Page 1

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 019– 29 de novembro de 2012

Destaques da semana: CALENDÁRIO CÍVICO CALENDÁRIO DE COMPANHEIRISMO ATA DA REUNIÃO ANTERIOR NOTÍCIAS DO CLUBE NOTÍCIAS DO DISTRITO

Rotary Club de Lavras Lavras-Sul recebe visita oficial do Governador Aristides Beraldo Garcia O Governador Aris Aristides e sua esposa Cidinha visi visitaram o Clube e conheceram os nossos proje projetos.

Eleição para Presidente Presiden 2013-14 do o Rotary Club de Lavras-Sul Lavras Nesta quinta-feira 29/11 escolheremos o Presidente Presiden para o próximo ano rotário. ro Compareça!

ROTARY INTERNATIONAL FUNDAÇÃO ROTÁRIA PROGRAMAÇÃO DISTRITAL PROGRAMAÇÃO MENSAL DO CLUBE DÓLAR ROTÁRIO 08/12 R$ 2,06 .

Reuniões às quintas-feiras, às 20h 0

Rua Professor Alberto de Carvalho n 721 – Centro – 37.200-000 Lavras – Minas Gerais – Brasil

1


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 19– 29 de novembro de 2012

Calendário Cívico Data 29 Nov 30 Nov 01 Dez 02 Dez 03 Dez 04 Dez 05 Dez O6 Dez

Eventos •

Dia ia do Café, Dia do Nhoque da Fortu Fortuna, Dia da Solidariedade ao Povo Palestino P

Dia do Síndico, índico, Dia do Teólogo, eólogo, Dia pela vida contra a pena de morte e a tortura

Dia Internacional ernacional da L Luta contra a AIDS

Dia da Astronomia, ronomia, Dia Nacional do Samba, Dia do Advogado Criminalista Criminalis

Dia Internacional do Portador de Deficiência Física Física,, Morte do pintor francês Auguste Renoir (1919)

Dia do Publicitário, Dia Nacional do Ministério Público

Dia da Cruz Vermelha Brasileira, Dia Internacional do Voluntário, Morte do jornalista e escritor Humberto de Campos (1934)

Dia do Madeireiro, Morte orte do ex ex-presidente presidente João Goulart, na Argentina (1976)

Calendário de Companheirismo 29 Nov

Companheiro Antônio tônio César de Pádua

30 Nov

• •

Casamento to do Companheiro Marino Couto Moraes e Help Companheiro Wilson Raimundo Costa

01 Dez

18 anos do Ingresso dos Companheiros Hermínio da cunha Amorim Filho e Marino Couto Moraes

04 Dez

• •

Lucas, Filho do Companheiro Hermínio da Cunha Amorim Filho e Myrianne Giuliano, filho do Companheiro Juventino Júlio de Souza e Maria Aparecida

05 Dez

Ana Laura, bisneta do Companheiro Paulo de Souza e Clélia

2


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 19– 29 de novembro de 2012

Pronunciamento do Presidente do Rotary Club de LavrasSul durante visita do Governador Aristides O verdadeiro rotariano é aquele que consegue sair de si mesmo e ir ao encontro do outro, praticando a máxima rotária: DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI. Porque o Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviços. Qualidades características de Paul Harris, um ser humano de espírito elevado, sentimentos nobres e capacidade visionaria. Cabe a cada um de nós aprender a transmitir os valores que elevam o rotariano, para que possamos assim praticar, em toda sua plenitude e com a mesma intensidade com que Paul Harris o fez, a grandiosidade do rotarianismo. Que continuemos sendo embaixadores da boa vontade, entre ricos e pobres, entre todas as raças e credos religiosos. Que continuemos a disseminar a tolerância, a clemência, a justiça, o amor, a urbanidade, a solidariedade e principalmente a amizade. A vocês, Companheiro Governador Aristides e Cidinha, que estão neste momento sendo os embaixadores maiores do Rotary no Distrito 4560, os nossos cumprimentos pela garra e determinação em superar todas as adversidades antes da sua posse por motivos de saúde, quando estivemos a todo momento em oração pelo seu restabelecimento. Os nossos cumprimentos pela brilhante jornada e por estarem levando avante e contagiando a todos nós com sua simplicidade e humildade, mas conduzindo com determinação o lema: “PAZ ATRAVES DO SERVIR”. Muito obrigado, Governador, o Rotary Club de Lavras-Sul, se enaltece com sua visita. Nós rotarianos ficamos agradecidos e felizes por termos desfrutado de momentos tão agradáveis com pessoas tão simples e simpáticas como vocês. Que Deus continue abençoando-os e protegendo-os nessa bela jornada. Feliz regresso! Conte sempre conosco! Muito obrigado.

Querido Companheiro Governador Aristides e sua esposa Cidinha; demais autoridades que compõem a mesa diretora; ilustres convidados; Companheiros, Companheiras, boa noite! Quero agradecer a presença e a alegria que todos trouxeram a esta visita oficial do nosso Governador. Hoje é um dia muito especial para nosso Clube, pois temos o prazer e orgulho de tê-lo conosco juntamente com sua esposa Cidinha. O lema deste ano rotário veio se encaixar perfeitamente com nossa forma de sentir e almejar que seja o Rotary: “PAZ ATRAVÉS DO SERVIR”. Quando assumi o compromisso de ser Presidente, tinha consciência da responsabilidade que o cargo exige no cumprimento de minhas atribuições e preparei-me para isso, consciente de que a cada Companheiro devem ser delegadas atribuições especificas. Mas a principal atribuição no Rotary é de todos os rotarianos – que é o Servir. Aproveito a oportunidade, neste momento em que temos a manifestação de mais quatro candidatos a ingressar em nosso Clube, peço para que fiquem de pé os dois mais novos Companheiros Elisângela Rodrigues e Léo Fernandes Ávila, que entraram durante minha gestão, para receber uma salva de palmas. Façamos uma reflexão: O que é Rotary no seu conjunto? O que é ter consciência rotária? Possui uma percepção limitada de Rotary quem acha que ser rotariano é apenas frequentar as reuniões e estar com as mensalidades em dia. O autêntico rotariano é aquele que conhece, partilha, tolera, compreende, propaga e luta por todo o bem que o Rotary faz no mundo: pela defesa do meio ambiente; pela erradicação da pólio; pela alfabetização; pela nutrição, pela saúde pela união e companheirismo; pela ética e pela harmonia que semeia, respeitando o espaço e o momento de cada um no exercício de suas atribuições. Estes sim, são plenos de conscientização rotária.

Lavras, 20 de novembro de 2012. Lourenço Ricardo de Oliveira Presidente do RC de Lavras-Sul 2012 -13

3


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 19– 29 de novembro de 2012

Visita do Governador Aristides Beraldo Garcia e sua esposa Cidinha O Governador e sua esposa foram recebidos às 11h da manhã pelo Presidente Lourenço Ricardo de Oliveira e Companheiros do Rotary Club de Lavras-Sul. Também estava presente o Presidente do Rotary Club de Lavras, Walter Toledo Júnior. Às 11h30 foi realizada visita ao Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), recepcionada pela Profa. Stael Maria Patto Dessimoni Pinto, que apresentou as instalações e explicou o trabalho ali realizado. Após almoço no Restaurante Manah, oferecido pelos Companheiros Marcos Pizzolante de Pádua e Dilma Inês Chaves Reis, ocorreu a reunião de trabalho na residência do Presidente do Clube na presença do Governador Aristides Beraldo Garcia, do Presidente Lourenço Ricardo de Oliveira e da 2ª Secretária Maria Raquel Isnard Moulin. Às 14h30 visitou-se o Galpão Cidadão, cuja Cozinha-Escola foi equipada com a ajuda da Fundação Rotária de Rotary International, através de projeto de Subsídios Equivalentes conseguido pelo Rotary Club de Lavras-Sul. Algumas atividades realizadas puderam ser observadas, sendo recepcionados pelo Companheiro Virgílio Augusto Resende Bandeira, que fez as explanações sobre os cursos. Às 15h30 seguiram para a Fazenda Senhor Jesus, sendo recepcionados pelo Presidente Lourenço Ricardo de Oliveira, que é o administrador dessa entidade e onde também o Rotary se faz presente tendo como Presidente da associação mantenedora Companheiro Gustavo Pereira da Silva. Lá foram recebidos com um farto lanche contendo produtos preparados pelos próprios internos daquela instituição, que se encontram em processo de recuperação de dependência química por meio da educação, saúde e trabalho. Lá foi realizado o plantio de mudas de árvores que totalizarão a proposta de se plantar 100 mudas na gestão do Governador Aristides. Em seguida dirigiram-se à sede do Rotary Club de Lavras-Sul onde foi realizada a Assembleia com o Governador do distrito. A visita foi encerrada à noite com a Reunião Festiva na sede do Clube.

Visita ao CEDET

Recepção ao Casal Governador

Almoço no Restaurante Manah

4

Cafezinho na casa do Presidente Lourenço e Magali


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 19– 29 de novembro de 2012

VISITA AO GALPÃO CIDADÃO

5


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 19– 29 de novembro de 2012

VISITA À FAZENDINHA SENHOR JESUS

6


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 19– 29 de novembro de 2012

REUNIÃO FESTIVA

7


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 19– 29 de novembro de 2012

“Fator Rotary”: DAR DE SI SEM PENSAR EM SI? (Texto extraído/adaptado da reportagem Isto É No 36/16 Maio/2012)

agora, 50 anos depois, ressurge a idéia da seleção de grupo para mostrar que a evolução natural das espécies não se explicaria apenas pelos indivíduos e pelos graus de parentesco, conforme as teses geneticistas citadas. Há uma seleção em múltiplos níveis: se individualmente a atitude egoísta favorece o indivíduo, em sociedade os grupos mais altruístas prevalecem sobre os demais.

Paulo Marcos de Paula Lima (Rotary Club LavrasSul) “O processo evolutivo é mais bem-sucedido em sociedades nas quais os indivíduos colaboram uns com os outros para um objetivo comum. Assim grupos de pessoas, empresas e até países que agem pensando em benefício dos outros e de forma coletiva alcançam mais sucesso.” Edward Wilson (Universidade de Harvard)

Sem contrariar a teoria darwinista, ao lançar esta tese, Wilson afirma que a teoria da evolução de Darwin, por si só, é insuficiente para explicar a evolução do homem. Por que, afinal, se o importante era fazer com que os seus genes seguissem adiante, um indivíduo era capaz de se sacrificar pelo outro? A luta pela sobrevivência explicou muita coisa, mas não foi capaz de lançar luz sobre um comportamento intrigante entre os seres humanos, observada pelo próprio Darwin: o comportamento altruísta – chave da teoria de Wilson. Em suma, “A TEORIA DA SELEÇÃO INDIVIDUAL É IMPORTANTE, MAS NÃO EXPLICA TUDO”. O sucesso da evolução dos grupos é nítido ao se constatar que as espécies sociais, como abelhas, formigas e entre elas também o homem, embora representem apenas 3% do total dos animais do nosso planeta, se destacam por representarem 50% da sua biomassa. Este dado, segundo Wilson, é suficiente para se constatar que a colaboração entre os indivíduos conta pontos positivos na evolução. Aliás, Darwin já tinha observado isto, e, tentando explicar o altruísmo, percebeu que se este comportamento aparentemente não oferecia vantagem direta para o indivíduo, parecia ser capaz de garantir um benefício ao grupo.

Esta é a tese lançada por este Professor da Universidade de Harvard, considerado por muitos como o “Pai da Sociobiologia”. O interessante da tese é que ela chega para complementar as três principais teses da evolução do ser humano que são: i) A da evolução natural (Charles Darwin – séc. XIX) que se baseia na idéia de competição entre indivíduos na qual as linhagens mais preparadas ou adaptadas sobrevivem; ii) Seleção de parentesco (William Hamilton – década de 60) que na esteira da descoberta dos genes apregoa que o indivíduo seria capaz de se sacrificar por seus parentes, chegando até a esterilidade se isto conferisse maior possibilidade de seus parentes se reproduzirem e compensarem geneticamente o ato; e iii) Gene egoísta (Richard Dawkins – década de 70) que enfatiza ainda mais as bases daquelas duas primeiras e coloca que seríamos espécies de robôs a serviço da manutenção de nossa carga genética e tudo o que fazemos teria como fim preservar e multiplicar nossos genes.

A repercussão desta “nova velha tese” ganhou páginas dos jornais e revistas mais importantes do planeta (para saber mais leia – Isto É No 36, 16/Maio-2012).

Com a nova teoria de Wilson, criada pelo zoólogo inglês Wyne-Edwards na década de 60 e retomada

8


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 19– 29 de novembro de 2012

sob o lema do “servir”. O trabalho de cada geração passada torna um pouco mais leve o fardo da próxima e a humanidade vai se aperfeiçoando.

Para nós rotarianos, tal teoria traz à tona a lembrança de um dos lemas rotários de maior sucesso: “Dar de si sem pensar em si”. A teoria de Wilson vem a confirmar que o lema de Rotary Internacional mais lembrado por todos os rotarianos fala de “altruísmo”, porém, à luz daquela teoria, um altruísmo de certa forma “egoísta”, pois o alvo é propiciar às suas próprias descendências uma evolução futura melhor. Através do servir envidamos nossos esforços e às vezes, até sacrifícios para que pessoas melhores se propaguem, possibilitando um mundo melhor e mais justo.

É o “Fator Rotary”, inserido nesta nova teoria da seleção natural, que vem nos auxiliar a entender sob o aspecto científico-social por que persistimos hoje buscando a “PAZ ATRAVÉS DO SERVIR”. “CONHECER A SI MESMO PARA ENVOLVER A HUMANIDADE” pede desenvolver o altruísmo, o mesmo que “intrigou” Darwin, que não soube explicálo cientificamente como o faz agora esta abordagem de Wilson.

É justamente aí que reside aí o aspecto visionário de Paul Harris, quando idealizou Rotary, através da mola mestra do companheirismo, que nada mais é do que “compartilhar o pão”, estar junto e ajudar o próximo com foco num futuro mais solidário.

Mas porque não pensar também que tal virtude pode bem ser uma das consequências do “sopro” de Deus na matéria do homem em busca de uma humanidade melhor...?

Sim, ao “darmos de nós” em Rotary estamos pensando no nosso futuro e no futuro de nossos descendentes como humanidade e isto nos faz bem. Segundo estudos científicos, o “sistema dopaminérgico mesolímbico”, que é o sistema de recompensa cerebral, é ativado quando o homem pratica ações altruístas como, por exemplo, a doação de dinheiro para ajudar uma boa ação. Essa área cerebral é a mesma que tem sua atividade incrementada quando recebemos uma recompensa, como, por exemplo, um prêmio em dinheiro. Tal verificação neurológica explicaria porque nos sentimos satisfeitos quando fazemos o bem à outra pessoa.

Portanto, seja qual for o enfoque para a explicação (científico ou teológico), o certo é que o “Fator Rotary” está inserido em ambos, ajudando a beneficiar a evolução do homem ao longo de mais de 100 anos de sua história... Companheiro, vamos procurar este “fator” dentro de nós e desenvolve-lo, para fazermos cada vez mais a diferença na evolução de nosso clube, colaborando, assim, para o aperfeiçoamento da humanidade. A evolução de Rotary ocorre a cada dia, a cada reunião, a cada companheirismo e, estejam certos, “sobreviverão” somente aqueles que têm o foco no coletivo e nunca no individual. Agora, comprovado cientificamente...

Logo, este novo enfoque evolucionista ajuda a explicar por que Rotary tem atravessado gerações e gerações

GALPÃO CIDADÃO ENCERRA O ANO DE 2012 CONTABILIZANDO CERCA DE 700 PESSOAS BENEFICIADAS POR SEUS DIVERSOS CURSOS Neste ano que se encerra, o projeto Galpão Cidadão beneficiou cerca de 700 pessoas em seus diversos Cursos como: Secretariado Administrativo (139), Eletricista (75), Montagem e Manutenção de Computadores (55), Atendente de Farmácia (53), Assistente Jurídico (49), Canto Coral e Violão (60), Informática Básica e Avançada (79), Cabeleireiro (54), Manicure (44), Oficinas de Artesanato (20), Fabricação Artesanal de Pães (14) e Planejamento e Elaboração de Cardápios (14). O fechamento do ano ocorrerá com chave de ouro com a apresentação do Concerto de Natal. Veja ao lado informações sobre o evento. Prestigie!

9


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 19– 29 de novembro de 2012

Rotarianos engajados no Dia Mundial de Combate à Pólio Por Dan Nixon Rotary News — 9 de novembro de 2012

Barbara Groth (primeira à direita), governadora do Distrito 1940, com rotarianos e amigos na chegada da locomotiva End Polio Now em Hamburgo, Alemanha, no dia 26 de outubro.

Rotarianos em todo o mundo se juntaram para comemorar o Dia Mundial de Combate à Pólio Na Alemanha, eles fizeram parceria com a empresa ferroviária Deutsche Bahn para colocar a roda denteada do Rotary, o logotipo do End Polio Now e o slogan “Estamos quase lá! Suba a bordo para um mundo livre da pólio”. A locomotiva transitará pelo país durante os próximos 12 meses. Um dia nacional do Rotary está marcado para acontecer em 4 de maio de 2013. Nas Ilhas Maurício, rotarianos arrecadaram fundos para o programa Pólio Plus organizando uma regata, exibindo o documentário The Final Inch e patrocinando a versão local da corrida Great Waiters Race, onde os participantes estavam com as camisetas End Polio Now. O Rotaract Club de Diamond Valley, Austrália, organizou uma reunião no Parlamento com delegados da Conferência do Rotaract na Austrália, rotarianos, interactianos, entre outros, para promover o trabalho do Rotary e de seus parceiros na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (IGEP). Muitos deles estavam com a camiseta End Polio Now. Associados do Rotary Club de Three Rivers, África do Sul, fizeram apresentações em escolas sobre a necessidade de acabar com a paralisia infantil. Espen Malmberg, funcionário do escritório do Rotary na Suíça, participou da Maratona de Lucerna e com isto arrecadou US$1.023 para o Pólio Plus. No mundo todo, mais de 1.500 pessoas participaram do lançamento do Maior Comercial do Mundo, uma iniciativa inovadora para promover o trabalho global de erradicação da poliomielite. Quase 1 milhão de pessoas participou de uma campanha de mídia social para divulgar o Rotary no Dia Mundial de Combate à Pólio enviando uma mensagem através do Twitter ou Facebook. O trabalho do Rotary na erradicação da poliomielite recebeu grande cobertura da mídia, incluindo um artigo do secretáriogeral do RI, John Hewko, e do diretor do Earth Institute at Columbia University, que foi postado no The Blog do Huffington Post. Embora os casos de poliomielite tenham diminuído em 99% desde 1988, "a paralisia infantil ainda acontece", enfatiza John H.G. Soe, do Rotary Club de Jakarta Sentral, Indonésia. Ele e outros milhões de sobreviventes da pólio querem que a doença deixe de ser uma ameaça e pede para que o mundo todo se una para acabar com a pólio de uma vez por todas. • • •

Faça parte do Maior Comercial do Mundo em www.endpolionow.org/pt Compre o álbum musical End Polio Now em versão digital no iTunes e em breve em CD no shop.rotary.org Contribua hoje mesmo para acabar com a pólio

10


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 19– 29 de novembro de 2012

CARTA DO COMPANHEIRO CLAUDIO SPIGUEL, CHAIRMAN DISTRITAL DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA Prezados Companheiros, Escrevo a voces aqui do Aeroporto de Guarulhos, aguardando o embarque para os EUA onde irei "lamber a cria", e passar o Natal com filhos e netos. Acabo de receber a mensagem abaixo do DRI José Antiorio comunicando que fui contemplado com o Prêmio "Dar de Si Antes de Pensar em Si" (Service Above Self Award), a mais alta honraria outorgada a indivíduos Rotarianos(as) pelo Rotary International. Sinto-me extremamente honrado, e feliz não só pessoalmente, mas pelo meu clube, o Rotary Club de Guaxupé, o nosso Distrito 4560, e o Rotary do Brasil. Fiz uma pesquisa rápida aqui, e eu sou apenas o TERCEIRO Rotariano do nosso Distrito a receber tal honraria, tendo sido os outros dois, o Gov. Guaracy Nogueira (em 1992-93) e o Comp. Luis Alberto Contrera Godoy (em 1996-97). Fico extremamente feliz de, 15 anos depois, ter adicionado novamente o nosso Distrito à lista de contemplados. Quero agradecer a todos vocês pelo seu apoio, fundamental em tudo que aprendi, e alcancei no nosso ambiente Rotário, e particularmente ao Gov. Aristides, que me nomeou para o Prêmio, seguindo uma sugestão de um dos nossos parceiros internacionais, o Dr. Vasanth Prabhu, que vocês todos conheceram na Conferência do Gov. Fabiano em Caxambu. Não sei ao certo o que está envolvido nos próximos passos para o recebimento do Prêmio, mas conto com a orientação sempre presente de vocês, e da R.I.B.O. Estarei de volta ao Brasil em 28 de Dezembro próximo. Aproveito o ensejo para desejar a todos vocês e aos seus um Feliz Natal. Com um forte abraço, e Saudações Rotárias! Claudio.

11


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 19– 29 de novembro de 2012

Programação Distrital e de Rotary International DATA 13 a 19 Jan 2013 16 Fev 2013 16 Mar 2013 14 Abr 2013

EVENTOS Assembleia Internacional – San Diego – Califórnia - USA GATS – Seminário de Treinamento da Equipe Distrital – Lavras MG PETS – Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos – Lavras MG Assembleia Distrital – Lavras - MG

21 a 26 Abr 2013

Conselho de Legislação – Chicago – Illinois - USA

24 a 26 Mai 2013

Conferência Distrital – Caxambu - MG

23 a 26 Jun 2013

Convenção Internacional do RI – Lisboa - Portugal

06 Jul 2013

Posse do Governador Distrital 2013-2014 – Lavras - MG

Programação Mensal do Rotary Clube de Lavras-Sul NOVEMBRO – MÊS DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA DATA

29 Nov

EVENTO

Reunião para eleição do próximo Presidente

DEZEMBRO – MÊS DA FAMÍLIA FAMÍLIA DATA

EVENTO

06 Dez

Reunião ordinária

13 Dez

Reunião ordinária

20 Dez

Reunião Festiva de Natal

27 Dez

Reunião ordinária

12


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Volume I – ano 04 – nº 19– 29 de novembro de 2012

AGENDA DO PRESIDENTE DO CLUBE – NOVEMBRO - Novembro — Mês da Fundação Rotária - Planejar e realizar reunião mensal do conselho diretor do clube. - Enviar relatório mensal de frequência ao governador ou secretário distrital até 15 dias após a última reunião do mês. - Conduzir atividades e programas relacionados à Fundação Rotária, incluindo o programa Pólio Plus, e à captação de recursos. - Semana Mundial do Interact (semana do dia 5 de novembro). Patrocinar um Interact Club ou apoiar o já existente. - Monitorar metas e projetos para o desenvolvimento do quadro associativo. - Indicações ao Prêmio da Fundação Rotária por Serviços Eminentes devem ser recebidas na Fundação Rotária até 15 de novembro. - Solicite assistência ao clube para receber a equipe de IGE no distrito. Fonte: http://www.rotary.org.br/informes/IR188.pdf

Missão do Rotary Nós servimos ao próximo, difundimos a integridade e promovemos boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.

Café Rotário 16/03/2012 Todas as sextas-feiras às 07h30 na Casa do Pão. Venha participar de mais este momento de Companheirismo!

13


BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

ROTARY CLUB de LAVRAS-SUL

Volume I – ano 04 – nº 19– 29 de novembro de 2012

ANO ROTÁRIO 2012 2012-2013 PRESIDENTE DE ROTARY INTERNATIONAL: Sakuji Tanaka GOVERNADOR DO DISTRITO 4560: Aristides Beraldo Garcia GOVERNADOR ASSISTENTE DA ÁREA 4: Carlos Frederico Leite Corrêa PRESIDENTE DO CLUBE : Lourenço Ricardo de Oliveira

CONSELHO DIRETOR PRESIDENTE: Lourenço Ricardo de Oliveira VICE-PRESIDENTE: PRESIDENTE: Marcos Pizzolante de Pádua

rotary.lavrassul Rua Professor Alberto de 0 Carvalho n 721 – Centro – 37.200-000 Lavras – Minas Gerais – Brasil

PAST-PRESIDENTE: PRESIDENTE: Gustavo Pereira da Silva SECRETÁRIA: Chrystiani Souza P. Capelli TESOUREIRO: Marcos Antônio Cherezi DIRETOR DE PROTOCOLO: Sélem Vilela de Oliveira INSTRUTOR DO CLUBE: Juventino Júlio de Souza – Governador 1997-98 MEMBROS: Carlos Frederico Leite Corrêa José Alair Couto Luiz Carlos Gonçalves Costa Antônio César de Pádua Paulo de Souza COMISSÃO DO QUADRO ASSOCIATIVO: Dilma Inês Chaves Reis COMISSÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: Paulo Henrique Capelli COMISSÃO DE FUNDAÇÃO ROTÁRIA: José Luiz Rigato COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE: Luciano José Pereira COMISSÃO DE IMAGEM PÚBLICA DE ROTARY: Magno de Souza COMISSÃO DE BANCO DE CADEIRA DE RODAS:Hermínio da Cunha Amorim Filho CONSELHEIROS: Juventino Júlio de Souza – Governador 1997-98 Marcos Pizzolante de Pádua Paulo Henrique Capelli RESPONSÁVEIS PELO BOLETIM: Luciano José Pereira Maria Raquel Isnard Moulin Johnson Campideli Fonseca Luiz Carlos Gonçalves Costa Alessandra Teixeira da Silva

Créditos Figuras: 1) Calendário: www.folhadeitalva.com.br 2) Calendário de Comp Companheirismo: www.brasil-rotario.com.br

14

Lavras-Sul em ação - nº 19 - 2012-2013  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you