Channel Management Software for Hotels & Hosts PT

Page 1

GUIA PRÁTICO

SOFTWARE DE GESTÃO DE CANAIS PARA HOTÉIS E ANFITRIÕES

. O que é um Gestor de Canais?

Efeito “Billboard” das OTA 16. O que é uma Estratégia de Distribuição Online? 20. 10 Perguntas a fazer antes de investir num Gestor de Canais

. Conclusão

3
10
14.
Índice 06
. Diferentes tipos de Canais de Reserva
36

DOMINAR AS RESERVAS ONLINE

COM UM SOFTWARE DE GESTÃO

DE CANAIS

O número de walk-ins na indústria hoteleira diminuiu rapidamente. A internet tornou-se o local mais importante para os viajantes encontrarem e reservarem alojamento. Na verdade, estima-se que o mercado das reservas online irá duplicar de 432 mil milhões de dólares em 2020 para 833 mil milhões de dólares em 2025. Cerca de 40% dessas reservas são realizadas através do Booking.com, 32% através de outros agregadores e 21% através do website de um hotel. [Statista]

Isto mostra a importância de se conectar a vários canais de reserva online e a crescente necessidade de um software de gestão de canais para apoiar os hotéis e os anfitriões na venda eficaz do seu inventário num portfólio abrangente de canais para maximizar a receita.

Este guia prático analisa a gestão de canais e os benefícios de um software de gestão de canais.

Também selecionámos dez perguntas a serem feitas a fornecedores de software que podem ajudá-lo a reduzir as suas opções e fazer o investimento certo.

4

O que é a Gestão de Canais?

A Gestão de Canais é a gestão de diferentes canais de reservas para atingir os seus objetivos de vendas e de marketing. Distribuir as suas tarifas e disponibilidade em vários canais, incluindo o seu próprio website, é uma ótima forma de alcançar uma audiência mais vasta e de vender mais quartos.

Dados da RoomRaccoon revelam que o hotel médio usa entre 3-5 canais de reserva para distribuir o seu inventário.

Gerir atualizações de tarifas e de inventário numa extensa rede de extranets é um grande desafio para o staff do hotel, levando a processos manuais e demorados, frequentemente carregados de erros e reservas duplicadas. Hoje em dia, isto não é viável.

Um Gestor de Canais é uma solução de software concebida para simplificar e acelerar este processo através de ligações API a vários canais de reservas.

Curiosidade: RoomRaccoon oferece um dos Gestores de Canais mais rápidos, com uma velocidade máxima de sincronização de 5 segundos.

6

Esta poderosa ferramenta atualiza automaticamente a disponibilidade de quartos em tempo real quando uma reserva é efetuada e quando faz quaisquer alterações de tarifa às suas listas. Acima de tudo, mantém o seu calendário de reservas sincronizado em todos os seus canais de vendas.

Ao importar reservas feitas em websites de terceiros diretamente para o seu sistema de gestão de propriedades (PMS), um gestor de canais ajuda-o a manter todas as suas reservas numa só localização central para uma melhor monitorização e organização.

COMO FUNCIONA?

No momento em que é feita uma reserva em qualquer canal de reserva, o gestor de canais disponibiliza automaticamente os detalhes da reserva no sistema de gestão de reservas do hotel ou da propriedade e reduz imediatamente o inventário em todos os canais, incluindo no website do hotel.

7

rooms

8 12
12
12 11
12

VANTAGENS DE USAR

UM GESTOR DE CANAIS

1 Automatiza e simplifica alterações de tarifa, reduzindo o trabalho manual e as interrupções no negócio.

2

O aumento da visibilidade do inventário em vários canais leva a um maior número de reservas e a uma maior receita.

3

Obtenha um aumento das suas reservas diretas com o poder do efeito billboard das OTA.

4 Reduz o risco de reservas duplicadas e quartos e overbooking de quartos.

5

6

Aceita cartões de crédito e processa pagamentos

Fornece insights sobre os canais com o melhor desempenho, e aumenta assim a eficácia da sua estratégia de gestão de canais.

9
6

Quais são os diferentes tipos de canais de reservas para hotéis e hóspedes?

AGÊNCIA DE VIAGENS ONLINE (OTA)

Uma OTA vende alojamentos, tours, transportes e viagens numa plataforma online. São terceiros que vendem serviços (na sua maioria diretamente ao público) em nome de hotéis e outras empresas de alojamento.

Modelo de agência: os fornecedores de alojamento pagam uma comissão por cada reserva efetuada por uma OTA.

10

CANAL DE METASEARCH

Um motor de metapesquisa é uma ferramenta de pesquisa que envia pedidos do utilizador a outros sites de viagens e agrega os resultados numa única lista.

Modelo Cost-Per-Click (CPC) ou Pay-Per-Click (PPC): os fornecedores de alojamento pagam uma taxa por cada clique num anúncio. O Google Hotel Ads também oferece Comissões por Estadia.

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO

GLOBAL (GDS)

Um GDS é um canal global entre as pessoas que fazem reservas de viagens e os fornecedores. Apresenta dados em tempo real dos produtos, preços e disponibilidade aos agentes de viagem e a sites de reservas online. O GDS é frequentemente usado para aceder ao mercado de viagens corporativas porque pode apresentar hotéis, voos e aluguer de automóveis.

Preços: os fornecedores de alojamento pagam uma comissão por cada reserva efetuada a partir de um GDS. Conectar-se a GDS conhecidos através de um Gestor de Canais evita que pague uma taxa de ligação individual por cada GDS.

11

DISTRIBUIDORES

Um distribuidor situa-se entre agentes de viagens e fornecedores para atuar como intermediário, ao fornecer produtos (quartos, tarifas, pacotes) em massa e ao vendêlos a vários clientes (agentes de viagens, OTA, operadores turísticos).

Preços: preços negociados com operadores de alojamento para quartos ou pacotes

12

MOTOR DE RESERVAS DO WEBSITE DO HOTEL

Um Motor de Reservas processa reservas online no website da propriedade.

Um website responsivo para dispositivos móveis e um Motor de Reservas intuitivo são a única forma de aumentar as reservas diretas e de pagar menos comissões às OTA.

Preços: a maioria dos fornecedores de Motores de Reservas cobram uma subscrição mensal ou anual para além das comissões por reserva.

Na RoomRaccoon, acreditamos firmemente em oferecer reservas diretas livres de comissões a todos os utilizadoresindependentemente do tamanho do portfólio da sua propriedade. É por isso que incluímos a nossa tecnologia inovadora do motor de reservas em todos os pacotessem qualquer custo extra!

13

Efeito Billboard das OTA

Os hotéis listados nas OTA podem beneficiar de um fenómeno conhecido como o efeito billboard. Isto significa que as OTA oferecem publicidade aos hotéis e outros fornecedores de alojamento nas suas plataformas.

Os viajantes que procuram melhores ofertas ou mais informações sobre um determinado hotel podem aceder ao website desse hotel em específico para fazerem uma reserva direta.

14

Dica prática: os websites de hotéis com um motor de reservas intuitivo beneficiam de mais reservas sem comissões ao estar listados nas OTA.

O que é uma estratégia de distribuição global?

Além disso, a gestão de canais também pode ser descrita como a estratégia de distribuição online que usa para atingir os objetivos do seu negócio; mais reservas, maior crescimento da receita, mais exposição internacional e, por fim, mais lucro.

Uma estratégia de distribuição online implica definir objetivos e criar um framework para o que quer alcançar em cada canal.

Cada canal tem os seus benefícios e pontos negativos, e é essencial compreender como se diferenciam para poder estabelecer uma estratégia de distribuição de canais eficaz.

17

CRITÉRIOS PARA ESTRATÉGIA DE

CANAIS

No momento de decidir que canais são melhores para o seu negócio, há muitos aspetos a ter em consideração. Os canais podem ser muito diferentes em termos do tipo de viajante e de estrutura geral. Isso pode dificultar a sua comparação.

Se der um passo atrás, pode comparar todos os canais ao usar estes critérios:

Estrutura de custos

Quanto lhe custa vender através de determinado canal?

As taxas são essencialmente taxas de transação (i.e. comissão por venda vs. pagamento por estadia), ou existem custos fixos mais elevados?

Esforço de integração

Ao expandir o seu negócio para novos canais, deve integrar novos processos, tecnologia e meios. Verifique se o seu software de gestão de canais integra com os seus canais atuais e com aqueles que planeia adicionar ao seu conjunto de distribuição.

18

Potencial de mercado

Isto representa o tamanho do mercado, mas não se limita necessariamente ao número de clientes que pode alcançar através de um canal. Considere o perfil do cliente (viajantes de lazer vs. viajantes de negócios), incluindo quanto é que normalmente compram (pacotes de 5 dias vs. estadias de uma noite) de cada vez e com que frequência podem comprar (férias sazonais vs. viagens de negócios frequentes).

Oportunidades de interação

Diferentes canais oferecem ou exigem diferentes níveis de interação com o seu cliente. Por exemplo, deve responder a avaliações e a mensagens diretas de clientes no Booking. com. Considere como é que cada canal tem impacto na sua marca e o que deve fazer em cada canal para garantir que a sua marca é mantida.

19

10 perguntas a fazer antes de investir num software de Gestão de Canais

À procura de um software de gestão de canais?

Aqui estão 10 perguntas a fazer a fornecedores de gestores de canais para conseguir o melhor investimento para o seu negócio.

20

1. Utilizam um modelo de inventário agrupado?

Existem dois tipos de modelos de distribuição: inventário agrupado e inventário atribuído.

Os hotéis preferem o inventário agrupado porque distribui uniformemente o seu inventário em todos os canais de reserva, incluindo o seu website. Neste caso, o seu inventário geral reduz sempre que recebe uma reserva.

Em contrapartida, o inventário atribuído significa que dá a cada canal um determinado número de quartos. Isto limita o número de quartos que cada canal pode vender, o que cria um cenário em que um único canal esgota completamente e deixa outro com inventário por vender. Além disso, é mais provável que ocorram overbookings.

22

2. Suportam ligações a canais globais?

À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, é mais importante do que nunca que as empresas tenham uma presença em canais de reservas globais. Sites como o Booking.com, a Expedia, o Airbnb e o Agoda são essenciais para chegar aos viajantes internacionais. Ao estar listado nestes populares canais globais, as empresas podem garantir a sua máxima exposição.

Ligações XML fidedignas

Também é uma boa ideia verificar se o fornecedor de software integra com canais globais com ligações XML fidedignas para oferecer transferência de dados entre os dois sistemas.

Pense numa antena com fraca receção e no resultado: imagens turvas. O mesmo acontece quando existe uma ligação fraca entre dois sistemas de software. Pode verificar que as atualizações de tarifas e disponibilidade são demoradas, o que resulta em mais overbookings e dados de reserva em falta.

23

3. O sistema inclui relatórios detalhados?

Ter informação fidedigna relacionada com o desempenho dos seus canais de reserva e análise de receita é fundamental para tomar decisões mais sensatas relativamente à distribuição e aperfeiçoamento da sua gestão de canais para impulsionar mais receita no seu negócio. Saber o que funciona e o que não funciona pode desbloquear grandes oportunidades para o alcançar o sucesso.

Um

gestor de canais com um Relatório de Canais irá

oferecer

uma visão geral detalhada dos seus canais com melhor desempenho, taxas de ocupação e receita, e pode comparálos com meses e anos anteriores.

24

4. É possível gerir funcionalidades adicionais do canal com o gestor de canais?

Para além de vender quartos, os hotéis usam os canais de reserva como o Booking.com e a Expedia para realizar promoções de canais e acumular avaliações de hóspedes anteriores. Estas funcionalidades são normalmente mantidas dentro da extranet do canal.

Em vez de ter de estar a clicar constantemente em várias extranets, o software de gestão de canais mais eficaz irá permitir que os hotéis façam a gestão e funcionalidades de canais essenciais num único lugar. Isto facilita a organização e a eficiência.

Outras funcionalidades que pode gerir num gestor de canais:

• Promoções de canais

• Avaliações de hóspedes

• Gestão de conteúdo (descrições e fotos dos quartos)

• E-mails de confirmação de reserva

25
GESTOR DE CANAIS N.º 1 PARA O BOOKING.COM O RoomRaccoon simplifica todo o processo de venda de quartos no Booking.com com uma variedade de ligações API que abrangem promoções, avaliações, conteúdo e e-mails através do software de gestão de software.

5. O gestor de canais integra com os meus sistemas já existentes?

Antes de escolher um gestor de canais, deve perguntar-se se o software pode integrar corretamente com os sistemas e ferramentas que já utiliza. Isto irá permitir-lhe uma maior precisão e um funcionamento mais eficiente tanto no front como no backend da sua propriedade.

Para alcançar ótimos resultados, muitos hotéis escolhem combinar os seus gestores de canais com os seguintes sistemas:

• Sistema ou portal de reservas

• Sistema de gestão da propriedade ou reservas

• Sistema de gestão de receita (RMS) ou ferramentas de preços.

Dica prática: evite a acumulação de softwares ao escolher um sistema de gestão hoteleira (HMS)

all-in-one para precisão de automatização como o RoomRaccoon.

27

VS Sistema de gestão hoteleira (HMS) all-in-one, motor de reservas e software de gestão de canais

1 Configurar e começar

2 Uma subscrição/contrato.

3 Uma linha de assistência

Plataforma all-in-one acessível completa com sistemas essenciais: gestor de canais, sistema de gestão de propriedades, motor de reservas e um sistema de gestão de receita.

4

5 Fácil adaptação do staff a um painel central com dados consolidados.

6 Marketplace com parceiros de integração como POS e CRM para personalizar a sua propriedade com mais ferramentas e apps.

28

VS

Gestor de canais de utilização única

Integração demorada

Várias subscrições/contratos

Várias linhas de assistência

Os preços do software são individuais: gestor de canais, sistema de gestão de propriedades, motor de reservas e sistema de gestão de receita. No final, acaba por ser mais dispendioso.

5

Formar a equipa para gerir diferentes interfaces é desafiante e requer mais tempo de adaptação.

Marketplace com parceiros de integração para adicionar a uma plataforma montada através de várias aquisições discrepantes, cada uma com uma pilha de tecnologia diferente.

29
1
2
3
4
6

6. O gestor de canais pode importar e auto-carregar CCV?

Um cartão de crédito virtual (CCV) é um cartão Mastercard temporário e digital que as OTA utilizam para facilitar os pagamentos dos viajantes. As OTA carregam o pagamento num CCV que o hotel pode cobrar como um cartão de crédito normal. Todos os CCV têm uma data de expiração; se falhar este prazo, irá perder o acesso aos fundos.

Normalmente, o staff do hotel deve aceder à extranet da OTA para carregar o cartão de crédito para cada reserva. Um gestor de canais poderoso irá simplificar este processo e importar o CCV para o sistema de gestão de propriedades do hotel (PMS).

Bom saber: o XXX importa o CCV diretamente para a reserva do hóspede para fácil acesso e visibilidade e pode carregar automaticamente o CCV quando este é ativado, para que nunca fique sem receita!

30

7. As suas tarifas de canal podem ser ajustadas automaticamente de acordo com a procura?

O setor de alojamento é muito competitivo, e os hotéis precisam de ser capazes de vender com a tarifa correta e no momento certo para maximizar a sua ocupação. O software de gestão de canais com funcionalidade de gestão de rendimento dá-lhe maior controlo sobre as estratégias de planeamento e de preços.

Quando a procura é alta, aumentar as suas tarifas é uma excelente estratégia. E quando a procura é baixa, baixar as suas tarifas pode incentivar mais reservas. Afinal, não pode vender um quarto que estava vago no dia anterior.

A funcionalidade de rendimento monitoriza os níveis de ocupação e ajusta automaticamente as tarifas em tempo real em todos os canais de reservas a que está ligado. Concebida para tirar partido de oportunidades disponíveis, esta ferramenta de preços inteligente ajuda-o a manter tarifas de canais competitivas e a aumentar a receita.

31

8. O modelo de preços funciona por § canal, por reserva ou é uma taxa fixa?

Vamos falar de preços. Os hotéis independentes normalmente têm orçamentos limitados, e os preços guiam a sua tomada de decisão.

Na maioria dos casos, a tecnologia irá pagar-se a si mesma através de resultados. No entanto, ainda é importante compreender os diferentes modelos de preços e quais são mais adequados ao seu orçamento e às necessidades de gestão da propriedade.

Preço por canal

Este modelo de preços cobra pelo número de canais a que se conecta. Isto significa que os hotéis com orçamentos limitados irão limitar o seu alcance.

Preço por reserva

Este modelo de preços baseia-se em comissões, semelhante às OTA. Isto significa que os hotéis irão acabar por pagar uma comissão dupla por reserva.

32

Taxa fixa

Este modelo de preços cobra uma subscrição mensal ou anual pelo software com uma quantidade atribuída de canais de reserva, dependendo do seu pacote.

O benefício é que irá saber exatamente como criar um orçamento visto que o preço do seu software irá ser consistente. Também significa que se pode conectar a canais sem pagar taxas adicionais. Este é o modelo preferido de grandes e pequenos alojamentos.

Dica prática: a maioria dos fornecedores oferece uma poupança de 10-20% se escolher um contrato anual.

33

9. Quanto tempo demora a implementar o software?

Ao contrário da tecnologia antiga que requer instalação física no local, os fornecedores baseados em cloud oferecem-lhe a experiência “ligar e começar a usar”, em que pode configurar o seu perfil de forma rápida e fácil.

Os melhores gestores de canais têm programas de integração especializados com um especialista de implementação qualificado para o guiar durante a configuração e a formação online. De facto, muitos dos passos mais importantes são geridos por si. Coisas como o mapeamento de tarifas e categorias de quarto para cada canal podem ser feitas sem qualquer esforço adicional do seu lado.

10. Estão disponíveis assistência e recursos adequados no seu idioma?

Quando é necessário resolver um problema na sua propriedade, é essencial ação imediata. Isto é particularmente verdade para os hoteleiros, visto que o acesso a staff de assistência experiente com conhecimento do idioma local pode fazer toda a diferença. Além disso, recursos como Perguntas Frequentes e artigos de ajuda devem estar sempre disponíveis para guiá-lo.

35

Conclusão

Gerar mais receita é o seu principal objetivo, e um gestor de canais é uma ferramenta de vendas inestimável que ajuda a impulsionar os seus resultados. Um software de gestão de canais de alto desempenho torna as tarefas demoradas mas essenciais, como publicidade em plataformas de terceiros, pagamentos online e gestão de tarifas e disponibilidade uma parte natural do seu fluxo de trabalho diário.

Para anfitriões de hotéis independentes e de B&B que não têm o mesmo número de recursos que cadeias hoteleiras de maiores dimensões, um gestor de canais pode ajudar a nivelar o campo das vendas. Enquanto cuida dos seus hóspedes com a máxima hospitalidade, o seu calendário estará repleto de reservas de várias fontes.

37

Sobre a RoomRaccoon

A RoomRaccoon é uma plataforma de gestão hoteleira premiada com um software de canais totalmente integrado. O gestor de canais do RoomRaccoon importa as reservas das OTA diretamente para o sistema de gestão de propriedades e atualiza automaticamente as tarifas e a disponibilidade em todos os canais de venda, incluindo o motor de reservas integrado.

Peça uma demonstração personalizada para ver em primeira mão como é que um gestor de canais pode ajudar o seu negócio.

Agendar uma demo

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.