2 minute read

Nutrição & Sabor Tâmara O doce da natureza

Cada vez mais as frutas secas ganham espaço na mesa do brasileiro não só em ocasiões especiais como Natal e Ano Novo.

A praticidade e o alto valor nutritivo fazem delas uma opção de alimentação saudável, principalmente no intervalo das refeições principais.

Advertisement

A tâmara é um fruto que possui uma cor avermelhada, polpa fibrosa e sabor agridoce. É altamente nutritiva, contém proteínas, açúcar, sais minerais e vitaminas.

É bem doce, considerada energética, portanto ideal para pessoas que precisam de muita energia como atletas e crianças. Esse fruto é considerado importante para a manutenção da saúde. No mundo árabe é consumida de várias formas.

Aqui vamos aprender uma receita de docinho funcional de tâmaras.

Docinho funcional de tâmaras

como objetivo fortificar os monges fracos. Na Revolução Francesa o mosteiro foi destruído e a receita se perdeu. Mas foi encontrada cerca de 70 anos mais tarde por Alexandre Legrand, que fundou a destilaria onde, até hoje, o Bénédictine é produzido.

Chartreuse: “Também fabricado por monges há séculos, o Chartreuse é considerado pelos conhecedores como o licor de sabor mais requintado”. De acordo com a lenda, a origem desse licor se deu por volta de 1600, quando monges receberam um manuscrito, trazido por um oficial do reinado de Henrique IV, que registrava a fórmula de um elixir de longa vida, inventado por alquimistas da Idade Média. Mas essa receita, por sua complexidade e número excessivo de ervas, não teve atenção que merecia.

Cointreau: É de origem francesa e produzido a partir de destilado de uvas. Contém em sua elaboração ervas e laranjas verdes da Ilha de Curaçao (Antilhas Holandesas). É o triple sec (seco) mais famoso do mundo.

Curaçao: É um licor holandês, produzido a partir da aguardente de cana-de-açúcar e aromatizado com cascas de laranja da Ilha de Curaçao. É encontrado em várias cores e, por isso, muito utilizado na composição de coquetéis.

Drambuie: “Licor de uísque produzido na Escócia, é feito com malt whisky e mel silvestre, além de outras ervas. [...] Seu nome seria derivado da expressão gaélica an dram buidheach, que significa “licor que satisfaz”“. O Drambuie é comumente bebido on the rocks.

Frangelico: Conhecido como o “original licor de avelã”, o Frangelico é produzido no norte da Itália, na região de Piemonte, há mais de 300 anos. Conta a lenda que o Fra Angelico, monge eremita que habitava a região no século XVII, foi o principal responsável por sua criação, dando o nome à bebida. Por isso, também sua pitoresca garrafa se apresenta em formato de um hábito de monge estilizado.

Grand Marnier: “Licor francês do tipo do Curaçao, feito de laranjas maceradas em conhaque. É apresentado em duas variedades: o tinto, mais forte, e o dourado, mais doce”. É muito utilizado na culinária, principalmente, na confeitaria.

Maraschino: Originário da Dalmácia (Itália), esse licor é feito com cerejas marascas fermentadas. É largamente utilizado na culinária, principalmente na confeitaria, e em coquetéis.

Southern Comfort: Seu destilado base é o bourbon e leva em sua fórmula pêssego, laranjas e ervas. É uma bebida relativamente seca e forte. Trata-se de um dos poucos licores originários dos Estados Unidos.

Você vai precisar de:

• 1 xícara de tâmaras sem caroço;

• 1 xícara de ameixa seca sem caroço;

• 1 xícara de nozes;

• 1 xícara de amêndoas;

• 1 xícara de coco ralado sem açúcar;

• 2 colheres de sopa de óleo de coco;

Modo de preparo:

1. Triturar as tâmaras, ameixas, nozes, amêndoas;

2. Misturar tudo e reservar;

3. Em um bowl, misturar as frutas secas trituradas, as nozes e amêndoas;

4. Misture bem até formar uma massa homogênea;

5. Faça bolinhas, passe no coco ralado;

6. Conserve em refrigeração.

PRAIA GRANDE | Habitação

This article is from: