
2 minute read
Nutrição & Sabor Frappé de Abacaxi e Laranja
from O Regional PG
ganharia fama posterior: a cerveja Original tipo Pilsen. No seu rótulo constava “Para amantes de cerveja fortemente dosada com lúpulo”. Logo, a bebida ganhou gosto popular e foi distribuída para o Rio, São Paulo e regiões.
Em 1945, Thielen vendeu a Cervejaria Adriática para a Cia. Antarctica Paulista. Foi desde então que a cerveja ganhou o nome que tem até hoje: Antarctica Original. O rótulo mantém alguns elementos da sua criação – como o fundo amarelo, a tipologia e o losango azul com a inscrição “pilsen”. Hoje a Original faz parte do portfólio da Ambev.
Advertisement
RENASCIMENTO DA ADRIÁTICA - A cerveja Adriática ficou disponível ao mercado até a década de 40. Depois da venda para a Antarctica, os rótulos foram descontinuados. Para resgatar de uma das primeiras cervejarias brasileiras e recolocar Ponta Grossa de novo na rota da Cerveja, a Ambev reconstruiu a fábrica, modernizou os processos e retomou a receita da cerveja baseada em uma fórmula de 1918, do mesmo jeito em que ela era produzida há mais de 70 anos.
AFINAL, COMO É A CERVEJA
ADRIÁTICA? - A cerveja Adriática tem 4,9% de teor alcoólico e entre 10 e 12 IBU’s (unidades de amargor). Ela é um rótulo puro malte, ou seja, só leva em sua composição malte de cevada e sem adjuntos cervejeiros. Tem uma coloração dourada brilhante, puxando para uma tonalidade mais intensa. A sua espuma tem ótima formação e persistência, sendo um dos grandes destaques em relação aos outros rótulos. No aroma, um dulçor do extrato de malte presente, somado com um herbal do lúpulo. No paladar, o amargor é bem equilibrado e leve, mas não remanescente. Na minha opinião, ela é uma cerveja com muito mais identidade e corpo que uma Original, mas que não conta com tanto amargor quanto uma Serramalte. É uma boa opção para se tornar uma tradicional cerveja de boteco, reunindo amigos em um clima descontraído e como uma boa opção de cerveja.
ONDE VOCÊ VAI ENCONTRAR? - Assim como era a cerveja Original nas décadas passadas, a distribuição da cerveja Adriática é bem restrita em um primeiro momento. Apenas 500 bares divididos em SP Capital, RJ Capital, Ponta Grossa, Curitiba e Ribeirão Preto contarão com a cerveja prima da Original. Assim como a Original era requisitada e item de colecionador para quem curtia a cultura de cerveja boteco, a Adriática chegou para tomar este posto, oferecendo a um bom custo-benefício, uma cerveja de qualidade e tradição.
Você vai precisar de:
1 caixinha de leite condensado
4 laranjas de suco descascadas e divididas em gomos picados
3 xícaras (chá) de suco de laranja
1 copo de iogurte desnatado
1/2 xícara (chá) de sorvete de abacaxi
Modo de preparo:
Leve para congelar os gomos despedaçados da laranja, em um refratário coberto com filme plástico, por 3 horas;
Os demais ingredientes, deixe por 3 horas dentro da geladeira;
Passado o tempo, distribua os pedaços de laranjas em 8 copos aproximadamente;
Bata o restante dos ingredientes no liquidificador, sirva os copos e decore com rodelas de laranja.

