6 minute read

Mapas de Análise

Hidrografia

Advertisement

Microbacias hidrográficas

Traçadas as variações de altitude do topo do morro aos seus vales é possível gerar uma representação de como a água se comporta em cada “face”, demonstrando através de cores o comportamento da água no recorte da bacia hidrográfica.

Cada cor representa uma microbacia, é possível observar a antropização que já ocorreu no terreno através da formação de formas poligonais em linhas retas, isso se dá pela utilização de tratores e máquinas, deformando a topografia de sua forma original.

As linhas divisoras de água são representadas pela linha formada no encontro de cada cor (cumeeiras), enquanto a linha meridional que corta cada fragmento tendem a representar acúmulo de água de sedimentos (talvegues).

Mapas utilizados:

12. ESCOAMENTO SUPERFICIAL E MICROBA- CIAS.kml

ÁGUA e ESCOAMENTO

No mapa de análise é possível compreender o escoamento de água superficial pelas linhas pontilhadas azuis, as áreas mais secas do terreno tem menor incidência de linhas pontilhadas significando que existe uma menor permeabilidade de água.

A hidrografia é representada pelas linhas sólidas azuis, enquanto as linhas vermelhas indicam a altura das nascentes nas curvas de nível. Através do mapa é possível concluir que será necessário bombeamento de água para as áreas altas do terreno.

O ímovel apresenta 4 afloramentos de água distribuídos pelo córrego que margeia sua face Oeste e o Rio Pardo que margeia sua face Norte, já o círculo azul representa o açude de 180m³ existente na área próxima ao galpão.

Para realização de captação de água é recomendado se atentar aos limites estabelecidos pelo DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica. Para captação de águas superficiais e subterrâneas o limite de captação é de 15m³/dia (15.000l/dia), vale ressaltar a necessidade de realização do pedido de Dispensa de Outorga para uso insignificantes (inferior a 15m³/dia) e a Licença de Execução de Perfuração do Poço Tubular para autorização do projeto de perfuração.

Mapas utilizados: 03. CURVA 1M.kml 04. ESCOAMENTO SUPERFICIAL.kmz 10. NASCENTE OLHO DAGUA.kmz CAR_HIDROGRAFIA.kmz Portaria DAAE 1.631 MANUAL OUTORGA ELETRÔNICA - SP

Topografia

MDT (Mapa Digital do Terreno)

Gráficos MDT

O Modelo Digital de Terreno (MDT) gera uma gradação colorimétrica de altitude, onde o vermelho é o mais alto e o azul o mais baixo. Os gráficos ao lado ilustram o corte de elevação das áreas analisadas, na imagem do modelo na página anterior as linhas pontilhadas brancas representam os cortes:

Corte A-A: está representado da esquerda para a direita, é um corte latitudinal (Sul-Norte) do terreno, pode-se compreender o ponto mais alto em relação ao ponto mais baixo do imóvel.

Corte B-B: o corte representado de cima para baixo é um corte longitudinal (Oeste-Leste) do terreno, onde é possível perceber o leito do córrego na área verde de 841m e a pequena depressão topográfica na cerca/limite do imóvel na marca dos 600m da legenda.

Corte C-C: este corte acompanha paralelamente a cerca do limite Leste do imóvel e vai do ponto mais alto (873m) até o Rio Pardo (814m).

Mapas utilizados:07. MAPA ALTIMETRIA.kmz03. CURVA 1M.kml

DECLIVIDADE

O mapa de análise ao lado mostra a declividade em graus. De acordo com o Novo Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651, de 25 de maio de 2012, Capítulo II, Seção I, Artigo V), são Áreas de Preservação Permanente (APP), as encostas ou partes destas com declividade superior a 45º, equivalente a 100% (cem por cento) na linha de maior declive (Brasil,2012).

As áreas em vermelho escuro indicam inclinações de 17,8 graus que resultam em 28%, não se caracterizando como APP e apresentam topografia ainda ideal para construção (<30%).

Mapas utilizados:08. MAPA DA DECLIVIDADE EM GRAUS.kmz

ASPECTO SOLAR

O mapa de análise ao lado mostra o aspecto solar das faces do terreno. Este mapa projeta uma rosa dos ventos no terreno, pintando as áreas de acordo com a direção de incidência solar: Norte, Leste, Sul, e Oeste.

As faces com tonalidades roxo, laranja, amarelo e vermelho são as que tem mais incidencia solar ao longo do dia por serem direcionadas entre Norte (N = vermelho), Nordeste (NE = laranja) e Noroeste (NO = roxo).

Para as faces N, NE e NO recomenda-se o uso para plantio e construção, a depender também da analíse do mapa de declividade.

As áreas com alta taxa de arborização podem apresentar grande variação de cores, formando “bolhas”, estas áreas enganam a projeção do aspecto solar no terreno, as áreas de terreno plano são as que apresentam os melhores resultados.

Mapas utilizados:09. MAPA DO ASPECTO SOLAR.kmz

CURVAS DE NÍVEL

As curvas de nível foram geradas com 2 metros de distância. É possível analisar que a distância entre uma curva e outra nas linhas de topo de morro se afastam (pontilhado branco) enquanto as curvas se aproximam nos talvegues (pontilhado azul e linha azul).

Ao gerar este produto cartográfico, o drone pode confundir o terreno com copas das árvores, nos fragmentos de florestas as curvas se confundem criando ondulações que não são condizentes com a topografia do terreno. As áreas mais confiáveis são de campos limpos, pastos e áreas abertas.

Mapas utilizados: 03. CURVA 1M.kml

CADASTRO AMBIENTAL RURAL - ATUAL

O Cadastro Ambiental Rural é auto declaratório e pode ser alterado. No mapa ao lado mostramos que no período de pesquisa desse relatório (setembro/2021), constavam as seguintes Reservas Legais, delimitações de APPs e nascentes cadastrados.

RL - Reserva Legal: A reserva legal é a área do imóvel rural que deve ser coberta por vegetação natural e que pode ser explorada com o manejo florestal sustentável. Ela varia de acordo com o bioma em que está a propriedade.

APP - Área de Preservação Permanente: é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

- LEI Nº 12.651, 25 DE MAIO DE 2012

CONSULTORES

DÉBORA BITTENCOURT

VICTOR MAL

BIANCA ISIDRO

MILENA UYETA

CONTATO

contato@rizomar.ong.br

This article is from: