
4 minute read
Ficha Técnica e Contexto Biorregional
FICHA TÉCNICA

Advertisement
Área: 24,0 ha
Benfeitorias: 3 casas, 2 galpões...
Valor: R$800.000,00
Custo/ha: R$33.333,33
CONTEXTO BIORREGIONAL

CONTEXTO BIORREGIONAL - Bacia Hidrográfica
Área de drenagem: 14.178 km²
População: 5.418.961 habitantes
Principais rios: Atibaia, Atibainha, Cachoeira, Camanducaia, Capivari, Corumbataí, Jaguari, Jundiaí e Piracicaba.
Reservatórios: Usina de Barra Bonita (Rio Piracicaba), Salto Grande (Rio Atibaia), Jacareí e Jaguari (Rio Jacareí), Atibainha (Rio Atibainha) e Cacheira (Rio Cachoeira). Os quatro últimos reservatórios fazem parte do Sistema Produtor Cantareira.
Principais atividades econômicas: As principais atividades econômicas são a agropecuária e a produção industrial.
Vegetação remanescente: Apresenta 1.911 km² de vegetação natural remanescente que ocupa, aproximadamente, 13,5% da área da UGRHI. As categorias de maior ocorrência são a Floresta Ombrófila Densa e a Floresta Estacional Semidecidual.
Unidades de Conservação: APA Cabreúva, APA Jundiaí, APA Corumbataí, Botucatu e Tejupá, APA Piracicaba e Juqueri-Mirim, APA Represa Bairro da Usina, APA Sistema Cantareira, ARIE Mata Santa Genebra, ARIE Matão de Cosmópolis, EE de Ibicatu, EE de Valinhos, FE Edmundo Navarro de Andrade, PE Assessoria da Reforma Agrária (ARA), RPPN Sítio Sibiúna, RPPN Ecoworld, RPPN Parque dos Pássaros, RPPN Parque das Nascentes, RPPN Estância Jatobá e RPPN Fazenda Serrinha.
Fontes:
Plano de Bacia Hidrográfica - Rio Piracicaba
APA Sistema Cantareira
PE Itaberaba - Plano de Manejo
PE Itaberaba - Resolução Nº 01, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2011
PE Itaberaba - MAPA
APRM Alto Juquery (LEI Nº 15.790, DE 16 DE ABRIL DE 2015)
APA Sistema Cantareira - ANEXO V

Ao analisar o contexto geográfico da região é possível identificar a importância da contribuição hídrica a bacia do Rio Piracicaba, que faz parte do Sistema da Cantareira, responsável por abastecimento de 60% da água utilizada Zona Metropolitana de São Paulo.
O imóvel está situado na macrozona ZORU - Zona Rural no Plano Diretor de Nazaré Paulista, área designada para desenvolvimento de atividades agropecuárias e de desenvolvimento do turismo. (Plano de Manejo - APA Sistema Cantereira ANEXO V, pg. 3)
APA Serra da Cantareira - O imóvel se encontra na (ZUS) Zona de Uso Sustentável = Área de Interesse para Recuperação (pg. 72)
PE Itaberaba - Com apenas a área de Reserva e a divisa Sudeste do imóvel pertencete ao Parque Estadual Itaberaba situado no SETOR 2 (Fortalecimento Rural. (PE Itaberaba - MAPA)
ARPMN Alto Juquery - O fragmento do imóvel faz parte de sua Reserva Legal que se encontra dentro da área de Recuperação de Mananciais está na SBD III - Subáreas de Baixa Densidade. (LEI Nº 15.790, DE 16 DE ABRIL DE 2015)
Para mais informações:
Plano de Bacia Hidrográfica - Rio Piracicaba
APA Sistema Cantareira
PE Itaberaba - Plano de Manejo
PE Itaberaba - Resolução Nº 01, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2011
PE Itaberaba - MAPAAPRM Alto Juquery (LEI Nº 15.790, DE 16 DE ABRIL DE 2015)
APA Sistema Cantareira - ANEXO V
CADASTRO AMBIENTAL RURAL - Sugestão

O Cadastro Ambiental Rural é auto declaratório e pode ser alterado. No mapa ao lado mostramos que no período de pesquisa desse relatório (setembro/2021), constavam as seguintes Reservas Legais, delimitações de APPs e nascentes cadastrados.
RL - Reserva Legal: A reserva legal é a área do imóvel rural que deve ser coberta por vegetação natural e que pode ser explorada com o manejo florestal sustentável. Ela varia de acordo com o bioma em que está a propriedade.
APP - Área de Preservação Permanente: é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
- LEI Nº 12.651, 25 DE MAIO DE 2012
CONSULTORES
DÉBORA BITTENCOURT
VICTOR MAL
CONTATO
contato@rizomar.ong.br