
5 minute read
Análises de Ocupação - RIZOMAR
ANÁLISES DE OCUPAÇÃO

Advertisement
CLIMATOLOGIA - Ventos + incidência solar

Através de compilação de bancos de dados climatológicos é possível visualizar a incidência solar no terreno de acordo com o período do dia mais longo do ano (Solstício de Verão) e o dia mais curto do ano (Solstício de Inverno).
Ao analisar os dados levantados em campocombinados com pesquisa meteorológica de Baependi, ficam sinalizados no mapa as tendências para tempestades fortes com predominância no sentido Sudeste-Noroeste e ventos fortes no sentido Nordeste-Sudoeste, Leste-Oeste e Sudeste-Noroeste.
De acordo com os períodos de estiagem da região o risco de fogo é baixo, porém recomenda- -se atenção nos meses de Agosto, onde de acordo com as estatísticas apresenta baixa umidade e início dos períodos de rajadas de vento. A face mais vulnerável e suscetível a queimadas do imóvel é sua porção Oeste que faz divisa com pasto de pecuária extensiva degradado.
A topografia do terreno pode possiblitar uma concentração das interpéries no vale do Córrego do Bugio, intensificando as rajadas de vento e tempestades em sentido Leste-Oeste ou Oeste-Leste, dependendo de como as massas de ar contornam o ponto mais alto do terreno.
Dados utilizados:
SunEarthTools
MeteoBlue
WeatherSpark
CADASTRO AMBIENTAL RURAL - Atual

O Cadastro Ambiental Rural é auto declaratório e pode ser alterado. No mapa ao lado mostramos que no período de pesquisa desse relatório (setembro/2021), constavam as seguintes Reservas Legais, delimitações de APPs e nascentes cadastrados.
RL - Reserva Legal: A reserva legal é a área do imóvel rural que deve ser coberta por vegetação natural e que pode ser explorada com o manejo florestal sustentável. Ela varia de acordo com o bioma em que está a propriedade.
APP - Área de Preservação Permanente: é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
- LEI Nº 12.651, 25 DE MAIO DE 2012
CADASTRO AMBIENTAL RURAL - Sugestão

Em anexo ao relatório está incluso um arquivo em Google Earth Pro (.kmz) com sugestões de zoneamento e atualização do Cadastro Ambiental Rural.
Foram priorizadas a regulamentação das áreas de APP no entorno dos córregos e nascentes e a definição de Reserva Legal em coerência com a regeneração natural do imóvel.
As áreas destinadas ao pousio: prática de descanso de áreas que foram exauridas e degradadas. O pousio garante a destinação das áreas produtivas, recuperando o solo para melhor planejamento dos projetos de produção da associação.
É necessário se atentar ao manejo das áreas declaradas em pousio, pois a área pode acabar se enquadrando na Lei da Mata Atlântica perdendo sua utilidade.
- LEI Nº 12.651 - 2012
- LEI Nº 11.428, - 2006
BENFEITORIAS

DISTRIBUIÇÃO DE REDE ELÉTRICA

PRÉ-ZONEAMENTO - Proposta 2021

PRÉ-ZONEAMENTO - Opção 01

Segundo o Estatuto da Terra e a Constituição Federal a área rural brasileira tem a finalidade social de preservação e produção. Segundo o art.6º da lei 8.629 de 1993, para cumprir com sua finalidade é necessário comprovação do GEE (Grau de Eficiência da Exploração) através do GUT (Grau de Utililzação da Terra). Para assegurar segurança jurídica recomendamos uma emissão de ART por um agrônomo para comprovação dos indices. A tabela abaixo representa as recomendações de acordo com a lei brasileira.
*cálculos realizados com base em 16 RAMAS:

As duas opções propostas apresentam vantagens e desvantagens e foram desenhadas a partir das análises e mapas gerados.
OPÇÃO 01 - VANTAGENS
Menor abertura de estrada reduzindo o impacto. Melhor posicionamento das Ramas.
OPÇÃO 01 - DESVANTAGENS
Dificuldade de abertura de estrada alta para acesso superior da Vila Ecológica. Necessidade de redução da área total das Ramas.
OPÇÃO 02 - VANTAGENS
Melhor distribuição de ocupação no terreno (ver pg 39), evitando que áreas fiquem “esquecidas”. Maior proximidade com as nascentes.
OPÇÃO 02 - DESVANTAGENS
Menor privacidade da Vila Ecológica. Necessidade de construção de ponte sobre o córrego. Maior extensão de infraestruturas.
PRÉ-ZONEAMENTO - Setorização
No mapa ao lado estão ilustrados 3 diâmetros de 150m, o primeiro círculo representa a centralidade da Vila Ecológica, mostrando que o acesso aos atrativos do terreno (cachoeira, poços) e a vizinhança próxima ficam dentro deste raio.
No segundo círculo (300m) ficam as imediações de áreas coletivas de interesse de lazer e produção (possibilidade de manejo mais intensivo).
No terceiro círculo temos a(s) sede(s) e áreas coletivas da entrada, as nascentes e o restante das áreas coletivas e de reserva, possibilitando uma energização mais distribuída através da ocupação do imóvel.
PRÉ-ZONEAMENTO - Produção + Aspecto Solar

CORREDORES ECOLÓGICOS

CONSULTORES
DÉBORA BITTENCOURT
VICTOR MAL
MILENA UYETA
BIANCA ISIDRO
CONTATO
contato@rizomar.ong.br