4 minute read

MASTERPLAN - Visita técnica

Next Article
Vila Ecológica

Vila Ecológica

VISITA DE CAMPO - Córrego

Advertisement

Durante a visita técnica do dia 26/04/2022 acompanhamos o percurso do córrego na divisa Oeste do terreno. Este córrego por conta de uma antiga barragem está sofrendo de assoreamento (erosão laminar dos monocultivos acima da propriedade) que acabaram desviando o seu curso original, cortando a ponta Noroeste da associação, como está destacado em azul no mapa ao lado. A linha laranja representa o percurso que foi realizado até o córrego desaguar no Rio Pardo. O trecho em questão já consta no CAR e no registro da hidrografia do terreno realizado pelo topógrafo (linha azul).

O desvio causado pelo assoreamento está alagando toda a área do percurso do córrego até o Rio Pardo. Por se tratar de uma Área de Proteção Permanente, é recomendável aplicar intervenções de baixo impacto (manuais, com enxadas e enxadões) combinadas com observações durante os períodos mais chuvosos. O assoreamento está ocorrendo por conta do uso do solo de todas as propriedades ao redor do córrego, é indicado o diálogo e capacitação dos proprietários para adotarem práticas de conservação do solo, caso contrário o assoreamento continuará ocorrendo.

Para intervenções com maquinário segue formulário a ser encaminhado para a CETESB para estudo de dispensa de Licenciamento Ambiental:

AUTORIZAÇÃO PARA INTERVENÇÃO EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE

LEI Nº 12.651, DE 25 DE MAIO DE 2012

VISITA DE CAMPO - Nascentes

Durante a visita técnica a captação da nascente em destaque no mapa ao lado foi inspecionada. Após abertura da caixa de proteção da captação, foi identificado que a nascente não se encontrava seca, mas sim, um antigo cano estava desconectado dando a impressão de que não havia mais vazão.

Seguem os resultados da avaliação macroscópica utilizando a metodologia IIAN e o cálculo da vazão:

AVALIAÇÃO DA NASCENTE - Resultados

O resultado do Índice de Impacto Ambiental Macroscópico foi de uma nota C.

De acordo com Código Florestal Brasileiro, Lei 12.651/2012, a APP no entorno das nascentes e dos olhos d’água perenes, qualquer que seja sua situação topográfica, deve possuir raio mínimo de 50 (cinquenta) metros. Entretanto, para os casos de áreas rurais consolidadas em APP no entorno de nascentes, será admitida a manutenção de atividades agrossilvipastoris, de ecoturismo ou de turismo rural, sendo obrigatória então a recomposição do raio mínimo de 15 (quinze) metros.

Abertura da captação da nascente 02

A ausência de proteção e delimitação da APP das nascentes é um ponto de atenção, pois além de não estar conforme a exigência legal, suas localizações são de fácil acesso por humanos e animais, possibilitando uma degradação do local mais acentuada.

Apesar de existir vegetação no entorno, a mata ciliar é pouco densa e diversa.

Relação das vazões calculadas das nascentes:Nascente 01 - N01 - indeterminado*Nascente 02 - N02 - ±4.000 litros/diaNascente 03 - N03 - ±20.000 litros/diaTotal = ±24.000 litros/dia

* nascente com maior vazão, não foi possível realizar cálculo por conta de afloramento difuso

Reconexão do cano solto, reativando a captação da nascente

ESTUDO PRELIMINAR - 1ª proposta de ocupação

Primeiro desenho de proposta de ocupação

Primeiro desenho de proposta de ocupação

O que é ESTUDO PRELIMINAR?

É uma das primeiras fases projetuais do Desenho de Ocupação. O Estudo Preliminar é a etapa onde são pensandas e testadas a maior quantidade possível de configurações. Ou seja, é nessa etapa onde os elementos são organizados, sobrepostos, analisados, incluídos e assim por diante. É a fase de abertura. Onde todas as ideias são bem-vindas e nenhuma opção é descartada.

Para o Estudo Preliminar da Paineira fizemos um total de 14 opções diferentes de ocupação (além dos estudos prévios a contratação da Rizomar) onde foram analisadas as compatibilidades de infraestrutura, as necessidades trazidas pelos membros da Associação, formas, paisagem e tudo que pudesse influenciar no Planejamento Regenerativo do terreno como um todo.

Utilizamos um formato hibrido de croquis, juntando desenhos tecnicos digitais com desenhos livres manuais, possibilitando uma maior liberdade criativa no processo.

Para ver todos os estudos realizados:ENTREGA 01 - Planejamento Regenerativo

MASTERPLAN

Masterplan finalizado com principais elementos de ocupação

CONSULTORES

DÉBORA BITTENCOURT

VICTOR MAL

MILENA UYETA

SANTIAGO BORCHES

BIANCA ISIDRO

CONTATO

contato@rizomar.ong.br

This article is from: