Guia de Procedimentos de Biossegurança Odontológica

Page 1

GUIA DE PROCEDIMENTOS DE

BIOSSEGURANÇA ODONTOLÓGICA

SOLUÇÕES SEGURAS E EFICAZES PARA

AMBIENTES ODONTOLÓGICOS.

BIOSSEGURANÇA ODONTOLOGICA

UMA VISÃO 360º

A Indústria Farmacêutica Rioquímica tem como foco principal a qualidade de seus produtos. Atuando há mais de 40 anos em todo o mercado nacional, sua linha de produção é composta por medicamentos, cosméticos e saneantes.

Sediada em São José do Rio Preto-SP, a Rioquímica é uma indústria 100% brasileira que opera em prol do desenvolvimento nacional. A empresa conta com uma equipe de mais de 500 colaboradores regionais, sendo assim, um dos principais geradores de mão de obra e renda local.

A preocupação em produzir dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade e a utilização de métodos modernos de fabricação, os quais envolvem equipamentos e técnicas de última geração, proporcionam à Rioquímica destaque no cenário brasileiro de medicamentos e saneantes.

Este guia foi desenvolvido especialmente para auxiliar você, profissional de odontologia, na escolha de produtos adequados, que irão promover melhores condições de limpeza, desinfecção e higienização do seu consultório, proporcionando um ambiente mais seguro para seus clientes e todos os usuários da clínica.

Visando minimizar riscos de contaminação, a Indústria Farmacêutica Rioquímica oferece um seleto grupo de produtos que são capazes de juntos, limpar, desinfetar e impedir que vírus, bactérias, microbactérias e esporos se reproduzam em consultórios odontológicos.

TERMINOLOGIAS:

ANTISSEPSIA – É o procedimento que visa o controle da proliferação de micro-organismos em tecidos vivos com uso de substâncias químicas (os antissépticos) minimizando os riscos de infecção a partir do uso de substâncias biocidas próprias para uso em pele ou mucosas.

ASSEPSIA – É o conjunto de métodos empregados para impedir que determinado local, superfície, equipamento e/ou instrumental seja contaminado.

ARTIGOS – São instrumentos de diversas naturezas, utilizados nos procedimentos odonto-médico-hospitalares.

ARTIGOS CRÍTICOS – São os artigos que penetram através da pele ou mucosas adjacentes, atingindo tecidos subepiteliais e sistema vascular. Inclui materiais como agulhas, lâminas de bisturi, sondas exploradoras, sondas periodontais, material cirúrgico e outros. Exigem esterilização ou uso único (descartável).

ARTIGOS SEMICRÍTICOS – São aqueles que entram em contato com a pele não íntegra ou com mucosas íntegras, como condensadores de amálgama, espátulas de inserção de resinas, etc.

Exigem desinfecção de alta atividade biocida ou esterilização.

QUALIDADE E SEGURANÇA

A Indústria Farmacêutica Rioquímica segue os mais altos padrões de funcionamento ao atender as Boas Práticas de Fabricação (BPF) para medicamentos, cosméticos e saneantes. Conforme determinações da ANVISA, as BPF abrangem um conjunto de medidas para garantir a qualidade sanitária, dos produtos, processos, procedimentos, entre outros. Além dessa certificação, agora também foi aprovada nos processos da ISO 9001/2016 e ISO 13485/2016, dois selos que reconhecem internacionalmente a gestão de excelência da empresa.

Assim, a Rioquímica continua reforçando o seu compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar de todos.

ARTIGOS NÃO CRÍTICOS – São aqueles que entram em contato com apenas a pele íntegra do paciente, como refletor, macas, cadeiras, piso e mobiliário em geral. Exigem limpeza e desinfecção de atividade biocida intermediária.

LIMPEZA – É a remoção mecânica e/ou química da sujidade, visando à remoção de resíduos orgânicos, realizada anteriormente à desinfecção e à esterilização.

DESCONTAMINAÇÃO – É o método de eliminação parcial ou total de microrganismos dos artigos e superfícies, tornando-os aptos para o manuseio seguro.

DESINFECÇÃO – Processo físico ou químico que elimina as formas vegetativas de micro-organismos, exceto os esporulados.

ESTERILIZAÇÃO – É o processo de destruição de todas as formas de vida microbiana, inclusive as esporuladas, mediante aplicação de agentes físicos e/ou químicos.

Terminologias Institucional
PARA SANEANTES

Toda pessoa envolvida no processo de limpeza e desinfecção de ambientes e artigos, deverá utilizar Equipamentos de Proteção Individual - EPI, conforme a técnica utilizada para o processamento e de acordo com o estabelecido pela legislação vigente.

Óculos de Proteção

Protegem os olhos das secreções, aerossóis e produtos químicos utilizados durante os procedimentos odontológicos e na limpeza e desinfecção de artigos, equipamentos ou ambientes.

Os óculos devem possuir as laterais largas, ser confortáveis, com boa vedação lateral, e totalmente transparentes, e permitir a lavagem com água e sabão, desinfecção quando indicada, sendo guardados em local limpo, secos e embalados. Dica: devem ser utilizados pelos profissionais e pacientes.

Máscara

As máscaras devem ser descartáveis, de filtro duplo e tamanho suficiente para cobrir completamente a boca e o nariz, permitindo a respiração normal e não irritando a pele. Devem ser descartadas após o atendimento a cada paciente ou quando ficarem umedecidas.

Gorro

É uma barreira mecânica contra a possibilidade de contaminação por secreções, aerossóis e produtos, além de prevenir acidentes e evitar a queda de cabelos nas áreas de procedimentos. Deve ser preferencialmente descartável, cobrir todo o cabelo e as orelhas e ser trocado sempre que necessário a cada turno de trabalho ou quando sujo. Recomenda-se o uso pelo paciente em casos de procedimentos cirúrgicos.

Avental/Jaleco

Deve ser de mangas longas, claro e confortável, preferencialmente descartável para os procedimentos que envolvam o atendimento a pacientes e impermeável nos procedimentos de limpeza e desinfecção de artigos, equipamentos ou ambientes.

Deve ser usado fechado durante todos os procedimentos e trocado a cada paciente.

Oferecendo proteção ao tronco contra:

• Aerossóis e respingos durante os procedimentos.

• Ação de produtos químicos.

• Umidade proveniente de operações com uso de água.

• Contaminação por agentes biológicos.

Luvas

Devem ser de boa qualidade e usadas em todos os procedimentos. Constituem uma

barreira física eficaz que previne a infecção cruzada e a contaminação do profissional de saúde e reduz os riscos de acidentes.

Atuam na proteção das mãos contra:

• Agentes abrasivos e escoriantes.

• Agentes cortantes e perfurantes.

• Agentes térmicos.

Os principais tipos de luvas e suas indicações de uso são as seguintes:

• Luvas grossas de borracha e cano longo: durante os processos de limpeza de artigos e ambientes, quando em contato com superfícies, artigos, instrumentos e equipamentos contaminados.

• Luvas de látex ou vinílica de procedimento: para atividades clínicas. Devem ser descartadas após cada uso.

• Luvas cirúrgicas de látex ou vinílica: para procedimentos estéreis e assépticos. Devem ser descartadas após cada uso.

• Luvas de plástico: usadas como sobreluvas, quando houver necessidade de manusear artigos fora do campo de trabalho.

As luvas de borracha utilizadas durante os processos de limpeza e desinfeção dos artigos e ambientes devem ser lavadas, após o uso, com água e sabão, secar com papel toalha, ainda calçadas. Após, borrifar Germi Rio® Pronto uso e deixar secar esticadas e penduradas.

EPI EPI

TEMPO DE CONTATO

DESINFECÇÃO PREVENÇÃO

MINUTO 01

SUPERFÍCIES FIXAS E VIRUCIDA

RDC14/2007

Gatilho inteligente SPRAY ESPUMA Rende até 1.154 aplicações

MINUTO 1

MICRORGANISMOS RESISTENTES

Germi Rio® é um blend de quaternários de amônio de 5a geração e PHMB (biguanida).

Atende as exigências RDC 35/2010.

Deve ser usado em todas as superfícies do consultório: pisos, bancadas, paredes, janelas, persianas, equipo, mochos, ar condicionado, refletor, etc. não tem efeito corrosivo.

Cada spray deve ser dispensado num pano ou MOP.

EX.: 2 spray limpam e desinfetam a cadeira toda, sempre da área mais contaminada para a menos, em movimentos unidirecionais.

Germi Rio® limpa e desinfeta simultâneamente.

MINUTOS 30 MICOBACTERICIDA E ESPORICIDA

RDC 35/2010

Não enrijece plástico, nem o estofado do equipo, não opacifica acrílicos. Não contém álcool na sua formulação. Secagem rápida.

Cada lenço limpa 2 m²

SEM ENXÁGUE ODOR AGRADÁVEL SEM ÁLCOOL
Pack com 50 unidades 750 ml - Spray/Espuma 1 L - Frasco 5 L - Galão Limpeza e desinfecção de superfícies
EMBALAGENS ERGONÔMICAS
LIMPEZA
DE BIOFILME APENAS 1 PASSO EM PRESENÇA DE MATÉRIA ORGÂNICA NA SUPERFÍCIE Germi Rio® Pronto uso

LIMPEZA DE INSTRUMENTAIS

A limpeza é considerada a fase mais importante no processamento de instrumentais. Estudos e consensos nacionais e internacionais recomendam realizar:

Os instrumentais devem ser limpos imediatamente após o uso, evitando o ressecamento das matérias orgânicas, facilitando o processo de limpeza e prevenindo a formação de biofilme.

O Riozyme® Pronto uso “Spray/Foam” é um detergente multienzimático que possui 4 enzimas, pH neutro, cuja finalidade é realizar a pré-limpeza de artigos mantendo umectação suficiente para prevenir a secagem de sangue e secreções e a aderência de outras matérias organicas nas superfícies desses materiais que serão transportados para descontaminação ou que ficarão por um longo período parados até serem reprocessados.

Atendea RDC55/12

Rendimento do Riozyme Eco: 1 mL por litro de água, UTILIZA ÁGUA POTÁVEL

Rápido

O tempo de imersão é de até 5 minutos. Contém tensoativos que associados com as enzimas resultam em uma maior eficiência na limpeza. Contém álcool isopropílico. pH neutro.

Super Concentrado

1 litro de Riozyme® Eco rende até 1.001 litros de solução enzimática. Muito mais econômico.

Materiais: aço inox, endoscópio, fibra óptica, PVC, silicone, vidro, ferro galvanizado, látex, óptica de laparoscopia.

Atividade e estabilidade enzimáticas comprovadas.

Proceder com a lavagem dos instrumentos:

Manual: utilizando detergente enzimático por 5 minutos.

Cuba Ultrassônica: Usualmente 2,5 Litros de água (conforme a recomendação do fabricante) e diluir 2,5ml de Riozyme® Eco

Ligar a cuba ultrassonica para executar o ciclo. Enxaguar e fazer a inspeção visual dos instrumentos, se estão realmente limpos. Caso haja alguma sujidade, utilizar uma escova de cabo longo no instrumental até sua total remoção; enxaguar e secar.

Gatilho inteligente SPRAY ESPUMA Rende até 1.119 aplicações

Realizar o último enxague com água filtrada.

O material deve estar bem seco para o processo de esterilização.

ALTA COMPATIB L DADE
5 L - Galão 1 L - Frasco
Dica EMBALAGEM ANATÔMICA Limpeza de instrumentais 750 mL -Spray/Espuma
Amilase Lipase Protease Carbohidrase ALTO PODER DESENGORDURANTE FRASCO ANATÔMICO

Perax Rio 0,2®

ÁCIDO PERACÉTICO 0,2% | Desinfetante de Alto Nível. Para os materiais termossensíveis que NÃO tem indicação de ir à autoclave ( exemplo, pontas de polimento, espátulas de resina, artigos diversos, etc.) deverá ser feita a desinfecção em líquidos específicos para esse fim, como por exemplo, o Perax Rio.

Após o instrumental limpo e seco ( lavagem com o RIOZYME), colocar em imersão por 10 minutos exatos, em seguida retirar o instrumental e enxaguar.

Desinfecção de Alto Nível. 10 MINUTOS DE IMERSÃO

BIODEGRADÁVEL

Pode ser reutilizado por até 30 dias. Enxágue simples

O Perax Rio 0,2® é totalmente biodegradável podendo ser descar tado direto na rede de esgoto sem necessidade de inativação

Ó L E O M IN E R A L

O MaxSlip® é uma emulsão lubrificante de pH neutro, Pronto uso, indicada para a manutenção e lubrificação de instrumental cirúrgico. Sua fórmula é incolor e possui inibidor de corrosão, que não deixa manchas, previne a oxidação e aumenta a vida útil dos arsenais.

Atendea RDC55/12

Gatilho inteligente SPRAY ESPUMA

Rende até 1.119 aplicações

PRE JUDIC A O MEIO AMBIEN TE
NÃO
Frasco 30 Fitas/Cintas 1L - Frasco 5L - Galão
Cuidados com os instrumentais Desinfecção de instrumentais 750 mL -Spray/Espuma
Maxslip®
FRASCO ANATÔMICO

Oximax® C UI DA DO S CO M O S INST R UMEN TA I S

Desincrustante ácido, revitalizador e abrilhantador para remoção de manchas, oxidações e depósitos de sais dos instrumentais cirúrgicos. Também podem ser utilizados para limpeza das áreas internas das autoclaves removendo as incrustações causadas pela presença de minerais no vapor de água.

Para remoção de manchas e oxidações leves, dissolver na proporção de 1 medida de Oximax® para 6 de água. Imersão 40 minutos em água morna.

Para oxidações mais severas dissolver na proporção de 1 medida de Oximax® para 2 medidas de água. Imersão 40 minutos em água morna.

IMPORTANTE:

Utilizar somente em artigos 100% aço inox! NÃO PREJUDICA

EFICIENTE

AUMENTA VIDA ÚTIL E EFICIÊNCIA DO INSTRUMENTAL EVITA GASTOS COM REPARO E REPOSIÇÃO DE MATERIAIS DE AÇO INOX.

BRILHO

DEVOLVE O BRILHO SEM DEIXAR RESÍDUOS SEU INSTRUMENTAL CIRÚRGICO SEMPRE NOVO

REMOVE

MANCHAS OXIDAÇÕES DEPÓSITO DE SAIS

REVITALIZADOR

EXCELENTE DESINCRUSTANTE ÁCIDO

CUIDADOS COM O PACIENTE

Clorexidinas - A Clorexidina é um poderoso antisséptico de amplo espectro no controle de bactérias Gram-positivas, Gram-negativas e fungos.

Enxaguatório bucal.

Antes do inicio de qualquer procedimento deve-se bochechar 15 mL de solução não diluída por 1 minuto antes do atendimento de qualquer procedimento. Ou conforme orientação pro ssional.

Produto para assepsia bucal clínica, pré e pós cirúrgica. Indica-se o uso antes de todos os procedimentos.

Essa ação faz a antissepsia na cavidade oral do paciente, diminuindo consideravelmente o número de micro-organismos dispersados nos aerossóis durante o atendimento.

Bochechos feitos com Riohex Gard® 0,12% reduzem até 95% das bactérias da cavidade oral e previne alveolites quando usado antes de procedimentos cirúrgicos.

Cuidados com os instrumentais
EMBALAGEM ANATÔMICA NÃO CAUSA IRRITAÇÃO PROTEÇÃO ANTICÁRIE E ANTIPLACA SABOR HORTELÃ 2 L - Frasco Pump 1 L - Frasco Pump 250 mL - Frasco 20 g - Bisnaga
Cuidados com o paciente R iohex G ard® 0,12% D IG L I CO N ATO D E C LO R EX IDI N A A 0,12% 1 L - Frasco 5 L - Ga ão 750 mL -Spray/Espuma
MEIO
O
AMBIENTE. BIODEGRADÁVEL
5 L - Galão 1 L - Frasco
EMBALAGENS ERGONÔMICAS

Riohex® 2%

Riohex® 2%, poderoso antisséptico de amplo espectro no controle de bactérias Gram-positivas, Gram-negativas e fungos.

Solução degermante com tensoativo antisséptico tópico, antissepsia da pele no pré operatório.

MODO DE USAR:

Pro ssional: Aplicar quantidade suficiente para que o produto possa cobrir toda a superfície das mãos. Seguir protocolo de higienização conforme orientação OMS. Enxaguar e secar com toalhas ou compressas estéreis.

Paciente: Aplicar quantidade suficiente para umedecer uma gaze estéril e aplicar em toda a superfície próxima ao local do procedimento, seguindo a técnica de preparo pré operatório preconizado pela ANVISA. Enxaguar e secar com toalhas ou compressas estéreis.

Riohex® 2% 2% de digliconato de clorexidina

Solução aquosa.

Riohex® 2%, Antissepssia extrabucal em procedimentos Odontológicos. Riohex 2% é um antisséptico e caz, de amplo espectro no controle de bactérias Gram-positivas, Gram-negativas e fungos.

Antisséptico tópico, antissepsia da pele no pré operatório.

MODO DE USAR: Aplicar após processo antisséptico com Riohex 2% solução com tensoativos, com gaze estéril e não remover.

O Riohex® 2% atende a todas características de um antisséptico ideal, recomendadas pelo CDC.

ERGONÔMICA Mais e caz na redução microbiana Procedimento mais seguro

BAIXA TOXICIDADE

O Riohex® 2% é um produto exclusivo da Rioquímica.

BIODEGRADÁVEL

ALMOTOLIAS COM NOVAS TAMPAS TWIST OFF

Cuidados com o paciente
EMBALAGEM
NÃO PREJUDICA O MEIO AMBIENTE.
1 L - Frasco 100 mL - Almotolia 30 mL - Almotolia
EFICÁCIA COMPROVADA POR LAUDOS ASSEGURA O CUMPRIMENTO DAS REGRAS E EXIGÊNCIAS RDC 199/2006
2%
digliconato de clorexidina Solução com tensoativos. 1 L - Frasco 500 mL - Pump 100 mL - Almotolia 30 mL - Almotolia 22 mL - Escova/Esponja ERGONÔMICA ALMOTOLIAS COM NOVAS TAMPAS TWIST OFF
de

HIGIENE DE MÃOS

Rioderm Soft Cremoso®

Sabonete antisséptico com triclosano 0,5%. Possui propriedades antimicrobianas, que impedem a propagação de microrganismos e elimina odores indesejáveis.

Sua fórmula é composta por agentes de limpeza, substância que conferem suavidade e previnem o ressecamento da pele.

Modo de usar: Uso externo. Aplicar Rioderm Soft Cremoso® puro nas mãos úmidas, massageando suavemente. Enxaguar normalmente com água em abundância. Se necessário repetir a operação.

Riocare® Gel

EMBALAGEM ERGONÔMICA

Álcool etílico 70% indicado para antissepsia e higienização a seco das mãos, não necessita enxágue após sua aplicação. Contém extrato de Aloe Vera e vitamina E. Hipoalergênico.

Modo de usar: coloque uma quantidade suficiente do Riocare Gel® na palma da mão para cobrir completamente a mão. Esfregue as mãos até secar.

Atende RDC 42 de 2010, item obrigatório.

Riocare® Foam

• Ação refrescante

• Hipoalergênico

• Não provoca irritação cutânea

• Não apresenta potencial fotoirritante

• Sem fragrância e sem corante respeitando o ambiente hospitalar

• Alto rendimento

LIMPEZA

PROFUNDA

DAS MÃOS

D ERMATOLOG CAMENTE DERMATOLOGICAMENT E TESTADO

C ONTÉMEXTRATO DE ALOEVERA

Refil 1 L - Sistema Fechado

• Antivazamento

• Antientupimento

• Espuma densa

• Menor desperdício

ELIMINA

99,9%

DOS GERMES

Refil para Saboneteiras Standard

Frasco Foam

260mL - Pump

• Antivazamento

• Antientupimento

• Menor Desperdício

• Espuma densa

Fricção antisséptica das mãos com Preparações Alcoólicas.

Antes do procedimento, remova joias e relógio. Mantenha as suas unhas limpas e curtas.

QUANDO ESTIVEREM SECAS, SUAS MÃOS ESTARÃO SEGURAS.

Passo a passo | Lavagem e Higienização antisséptica Higiene de mãos
D ERMATOLOGICAMENTE DERMATOLOGICAMENT E TESTADO ELIMINA 99,9% DOS GERMES V TAMINA RICO EM
EFICÁCIA COMPROVADA POR LAUDOS
Mãos limpas são procedimentos seguros 1 2 3 4 5 6 7 8
P H NEUTRO AÇÃO REDUCIONAL COMPROVADA POR L AUDOS ANTIMICROBIANO L MPEZA E H GIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Fone: (17) 4009 4288

E-mail: rioquimica@rioquimica.com.br

RIOQUÍMICA S.A.
São Paulo, 30
Vila Maceno | São José do Rio Preto - SP | CEP: 15060-035
INDUSTRIAL:
Tarraf, 2600 | Jardim Anice | São José do Rio Preto - SP | CEP: 15057-441
rioquimica.com.br /rioquimica Trend Propaganda | Novembro/2022
CENTRAL ADMINISTRATIVA | DISTRIBUIÇÃO | CORRESPONDÊNCIA: Rua
|
CENTRAL
Avenida
www.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Guia de Procedimentos de Biossegurança Odontológica by Rioquímica S.A - Issuu