8 minute read

Experiencias de Professores com tecnologias

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA Diretoria de Tecnologia e Inovação Gerência de Tecnologias Educacionais e Inovação

Advertisement

Relatos de práticas pedagógicas inovadoras das escolas Públicas Estaduais de Santa Catarina

FLORIANÓPOLIS Dezembro de 2016

Apresentação

Apresentaremos neste e-book o resultado da Seleção de Relatos de Práticas Pedagógicas Inovadoras nas escolas da rede pública estadual de Santa Catarina, uma ação que teve início em 2015 numa parceria entre a Diretoria de Tecnologia e Inovação e a Diretoria de Gestão de Rede Estadual.

Para o desenvolvimento desta ação foi elaborado um Guia de Orientações encaminhado às Gerências Regionais de Educação/GERED no 2° semestre de 2016, as quais foram responsáveis pela implementação da ação, levando-se em consideração os cursos de formação continuada ofertados pela Gerência de Tecnologias Educacionais e Inovação em anos anteriores, os editais de seleção de práticas na área da educação daquele ano, a Proposta Curricular de Santa Catarina, o Plano Estadual de Educação, entre outros documentos que serviram como base para a elaboração do Guia de Orientações

Os objetivos da Seleção dos Relatos de Práticas Pedagógicas Inovadoras foram: identificar aquelas implementadas pelos professores da Educação Básica e Profissional da Rede Pública Estadual de Santa Catarina; valorizar o trabalho do professor através da divulgação da prática; socializar as práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas por professores das escolas públicas estaduais de Santa Catarina.

Para a seleção foram constituídas comissões regionais e estaduais conforme orientações constantes no Guia. Os critérios, considerados na avaliação dos relatos, foram: contextualização, metodologia/estratégia inovadora, interdisciplinaridade, engajamento, impacto e replicabilidade.

Nesse contexto, o conceito de prática pedagógica inovadora podemos considerar aquela que o embasamento teórico e metodológico possibilita ao sujeito apropriar-se dos conceitos científicos e produzir ações transformadoras no seu contexto sócio-cultural. As práticas pedagógicas quando inovadoras refletem na a- prendizagem dos alunos, ampliando seus saberes de forma crítica, criativa e reflexiva, proporcionando autonomia na produção de conhecimento. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica rompe com as barreiras usuais de tempo e espaço, adequando-se às novas temporalidades, com isso ressignificamos o conceito de sala de aula e espaço de aprendizagem.

7

This article is from: