2 minute read

“Naquela época, os desafios eram muitos”, diz primeiro prefeito de Sorriso

Aos 86 anos e cheio de histórias para contar sobre como o município se transformou ao longo dos anos, o pioneiro Alcino Manfrói mantém na memória todas as dificuldades que enfrentou para administrar uma cidade recém formada, mas comemora o progresso de Sorriso, que completa 36 anos no dia 13 de maio.

A história da Capital Nacional do Agronegócio começou a ser escrita na década de 1970, quando os primeiros moradores chegaram aqui. Foi em janeiro de 1976, que seu Alcino veio para cá e acreditou nessa terra. “Cada vez mais gente vinha para cá, e assim, Sorriso começou a crescer. Eu sempre dizia que aqui seria uma cidade e muitas pessoas duvidavam, porque era tudo mato. Mas eu insistia em dizer: vai ser cidade e muito bonita!”, diz o pioneiro.

Advertisement

Em 1980, a agrovila se tornou distrito, pertencente ao município de Nobres; e em 1986, foi elevada a município, através da Lei Estadual nº 5.002, de 13 de maio. Seu Alcino, então, foi o primeiro prefeito eleito para uma gestão de apenas dois anos, chamado mandato “tampão”.

“Naquela época, os desafios eram muitos. Mas, como ex-prefeito trabalhei e fiz tudo o que foi possível. Conseguimos trazer água, luz, telefone e muitas outras benfeitorias”, conta. Ele destaca a estruturação da prefeitura, a implantação do Banco do Estado, e a vinda da Escola Estadual Mário Spinelli.

Hoje, seu Alcino relembra os desafios superados naquela época e garante que tudo valeu a pena. “Me sinto orgulhoso e muito feliz em ver que aquela pequena vila que eu vi nascer e acreditei no seu potencial, hoje se tornou uma das cidades mais promissoras do País”, comemora.

Alcino Manfrói

1º prefeito de Sorriso-MT

This article is from: