AMANDINHA ARAUJO

EDIÇÃO
DIRIGIDA



























EDIÇÃO
DIRIGIDA
Com o compromisso de trazer uma gama completa de produtos para piscinas em um único lugar, a Donatti continua a sua trajetória de crescimento, consolidando-se como uma marca líder na distribuição de produtos químicos, equipamentos e acessórios multimarcas em todo Brasil.
Com anos de experiência, estamos sempre à frente, introduzindo novidades e inovações. Desenvolvemos uma linha de produtos químicos que se destaca como uma das mais bem avaliadas pelos profissionais da área, proporcionando qualidade, segurança e eficiência incomparáveis no cuidado das piscinas.
44 3040 1211
Av. Colombo, 7293 - Zona 7, Maringá-PR donattidistribuidora
by Guto Bedetti
Showroom Idélli Maringá projetado por Lass Arquitetura. Foto por Huelberti Franco.
A Idélli Ambientes Maringá trabalha com móveis planejados de alto padrão há 11 anos, e há 6 anos expandiu suas operações nos Estados Unidos, com loja em Miami e em Orlando, na Flórida, com o portfólio mais completo do segmento. Em breve em Maringá nova coleção Pantelleria, produto Italiano, direto de Milão para nossa loja.
Desde 1984 autoridade e referência em projetos de edifícios
Há 40 anos transformando ideias em valor @mendescardoso.arquitetura
Na Just, encontrei a velocidade na entrega e uma equipe de alta performance em qualidade. Transformamos ideias em
Combinamos nossa expertise construtiva com o design excepcional da Pininfarina , que traz sua herança do desenho automotivo para marcas de luxo, como a Ferrari , e estabelecemos um marco para o mercado imobiliário de Maringá
Este encontro dá vida a um projeto que combina a inovação do design italiano a arquitetura brasileira . Além de mesclar visões e talentos, o legado de valores reverbera no desenho.
De duas potências, nasce um ícone internacional.
@revistawit www.revistawit.com
Maringá/PR |44| 3346
Editor responsável Vinícius Lima MTB 9416/PR vinicius@revistawit.com
Comercial
hamilton@revistawit.com |44| 9 9806 4385
Sabe aquele ditado, “devagar se chega ao longe”? Pois bem, o ditado parecenos tão velho quanto o tempo, mas agora está “na moda” temas como desacelerar, descomprimir… A WIT, quando foi concebida, foi arquitetada em cada detalhe para ser um templo de relaxamento. Do papel com textura orgânica que não ofusca as vistas, do tamanho exagerado que oferece um mergulho de cabeça nas páginas, do conteúdo com pautas atemporais e sempre agradáveis… Como é bom estar aqui, dentro da WIT! Especialmente nesta edição você será conduzido por matérias de pura leveza, começando com um papo profundo sobre a natureza de Sig Bergamin, o gênio da decoração de interiores. Pautas como exercícios funcionais após os 40 anos, dicas para modulação intestinal e gastronomia com brotos nutritivos vão te fazer sentir-se ainda melhor. Afinal, isso é o que melhor temos para te oferecer. Sinta-se bem, sinta-se WIT.
Vinícius Lima & Hamilton Mariano
ACKLEY SERRANO
FOTÓGRAFO
@ackleyserrano
Podemos dizer sim, de boca cheia, que Ackley é o fotógrafo das Celebs locais, fato consagrado no ensaio ma-ra-vilho-so que revelou Amandinha Araujo, não só na capa, como também nas páginas internas da WIT. De cair o queixo!
CRISTIANO MEDEIROS
FOTÓGRAFO
@_cristianomedeiros
Do time de Ackley Serrano, Cris Medeiros é autor do click no topo do Heritage para a Aklo. Um escândalo!
HAIR STYLIST
@_claudinhomakeuphair
No estúdio mais uma vez com Claudinho comandando não apenas o cabelo de Amandinha, mas toda sua performance, ele é um artista completo! O deslumbre da capa desta edição é toda mérito dele.
BRUNO POLETTI
FOTÓGRAFO
@brunopoletti
Em nossa passagem por São Paulo, Bruno quem esteve ao nosso lado, registrando tudo. Encontrá-lo foi uma grata satisfação. Que talento!
HUELBERTI FRANCO FOTÓGRAFO
@huellfotografia
Huel, como carinhosamente é conhecido entre os seus, não se cansa de revelar seus múltiplos talentos. De retratos, fotos de arquitetura e ensaio fashion. Nesta edição a assinatura dele está em todas!
CAMILA MACIEL JORNALISTA
@camilamaciel__
De mercado imobiliário ela entende também! Camila mergulhou fundo no mercdo de imóveis para trazer à tona a principal tendência de moradia do futuro.
MÔNIKA GANEM BELEZA
@salaomonikaganem @monikaganem
Quem mais poderia assinar a beleza da capa, senão ela!? Mônika entende como ninguém como revelar uma mulher colocando em evidência a beleza natural, sem excessos. A gente ama!
CIBELE CHACON JORNALISTA
@cibelechacon
Cibele está zen. De intestino modulado e com os exercícios físicos em dia. Pelo menos foi sobre tudo isso que ela escreveu nesta edição, e a gente amou!
Diretamente de seu escritório em São Paulo, fomos recebidos por Sig Bergamin para um bate-papo delicioso e descontraído sobre sua arquitetura e arte, um universo colorido, de múltiplas etnias, culturas e épocas, que projetou seu nome e o Brasil no cenário internacional. Orgulhosamente apresentamos a seguir a entrevista cedida com exclusividade para a WIT
Em um antigo casarão localizado na R. Cônego Eugênio Leite, no Jardim América de São Paulo, quase na esquina com a Alameda Gabriel Monteiro da Silva – o principal endereço de São Paulo para lojas de arquitetura, design e decoração –, encontramos o escritório de Sig Bergamin. Após cruzarmos um portão finamente forjado, retorcido e dobrado em aço, nos deparamos com lindos canteiros de alecrim, e uma fachada tomada por Partenocisso, uma trepadeira também conhecida
como Falsa Vinha, por sua folhagem que se assemelha a uma videira. Nem precisou alcançarmos o hall para já nos sentirmos em outro mundo, em outra atmosfera. Considerado atualmente o arquiteto, decorador e designer de interiores mais renomado do Brasil, Sig Bergamin ganhou notoriedade internacional simplesmente por não ter medo de ousar, seja através do uso de cores fortes, estampas marcantes ou uma combinação inesperada de móveis e objetos decorativos que tornam a sua arquitetura reconhecida como maximalista. Nascido em Mirassol, no interior de São Paulo, desde muito cedo ele sabia qual o seu talento e qual o seu propósito no mundo. Com 15 anos de idade, entediado com o próprio quarto e movido por um surto de criatividade, comprou metros e metros de Chita de algodão nas lojas Pernambucanas para redecorar seu quarto. A escolha pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos foi natural e de lá ele já saiu brilhando, afinal, como diz o ditado, tubarão já nasce nadando. Ele se tornou um dos arquitetos preferidos pela high society paulistana, projetando para famosos como Jô Soares, Maitê Proença e Nizan Guanaes. Seu trabalho e estilo únicos, reconhecível há quilômetros de distância, passou a estampar as principais revistas de arquitetura e design ao redor do mundo, como Architectural Digest, Elle Decor e Casa Vogue, abrindo portas para estabelecer seu escritório em Nova York, e assinar projetos no mundo todo como França, Inglaterra, Portugal e Uruguai, só para citar alguns. Ainda inebriados pela beleza de sua sala de recepção – que mais parece uma galeria de colecionador – fomos tomados de surpresa quando ele próprio abre a porta que revela um pavilhão imenso, de pé-direito duplo, banhado de abundante luz natural e cercado por prateleiras recheadas de livros e uma infinidade de objetos de seu acervo pessoal, uma visão que arrancou de nós, involuntariamente, um uníssono “óhhhhhh” que chamou a atenção de China, seu pet de estimação. De calça jeans, camisa branca e sorriso discreto, ele nos fez bem-vindos com sua voz baixa e compassada.
[WIT] O famoso editor da Vanity Fair, James Reginato, certa vez escreveu a seu respeito que você “é um sofisticado cidadão do mundo, mas representa a essência do Brasil”. Na real, de acordo com seu pensamento, você tá levando o Brasil nos trabalhos que tem feito lá fora, ou tá levando o Sig mesmo?
[SIG] Eu acredito que realmente estou levando o Brasil comigo, porque o Brasil tem uma certa vibração. Nosso país é um país solar, de dimensões generosas, então eu levo muita luz para os meus projetos, e cores que transmitem essa vibração, essa identidade brasileira que é diferente e exótica. Eu levo o Brasil junto comigo aonde quer que eu vá, uma pegada brasileira de mistura, contrastes e cores.
[WIT] Quando seu amigo, o fotógrafo
Mario Testino, diz que você entende de todos os estilos, todas as épocas, todas as culturas, isso me sugere que você é um pesquisador nato. Quais as principais fontes de pesquisa que você gosta de sorver?
[SIG] Olhe ao seu redor e veja que livro é o que não falta [risos]. Eu também amo a Índia, para onde fui mais de 20 vezes, e também tenho uma coleção de livros sobre a Índia. Eu acho a Índia e o Brasil muito parecidos, pelas cores, misturas e etnias. Mas a inspiração não é só viagem, vem de amigos, museus, galerias, épocas… Eu amo os anos 60, 70, 80, 40… Eu gosto de viajar meeeesmo por diferentes períodos e sou muito aberto ao diferente, a novas experiências, novos sabores. Amo a comida indiana, brasileira, italiana, enfim, e sou muito comunicativo, sou um cidadão do
mundo e falo todos os idiomas, nenhum perfeitamente [brinca para o riso de toda a equipe].
[WIT] Sobre essa arquitetura monocromática e “pasteurizada”, de tons beges e cinzas, o que você tem a dizer? [SIG] Eu costumo dizer que são 50 tons de bege [risos]. Na verdade, tudo o que vemos na arquitetura de interiores é fruto de um movimento prático. É uma “fórmula pronta” por assim dizer. Existe um mix das principais peças do design nacional, são peças lindas, maravilhosas, de combinação infalível que acaba tornando tudo muito parecido. Eu sou rodeado de coisas porque não consigo viver de outra forma, eu não consigo viver minimalista, eu tenho 6 casas apinhadas de objetos pessoais, mas eu acho que se eu tivesse uma sétima casa na Grécia,
incrustada em um penhasco na beira do mar, essa casa seria minimalista. Mas regra geral, o que faz bem, não só para mim, mas para qualquer pessoa, é estar perto de tudo o que te faz bem.
[WIT] Na prática, como que você faz para levar tudo isso pra casa das pessoas que te contratam?
[SIG] Eu faço o que você tá fazendo, uma entrevista, para descobrir tudo sobre a pessoa, porque o bacana da decoração é a pessoa se identificar com um mundo que é dela. Eu tenho um apartamento em Paris que é todo listrado em preto e brando, eu jamais vou fazer isso na casa de uma pessoa se não fizer sentido pra ela e pro mundo particular dela.
[WIT] Mas eu ainda quero entender, na prática, como que acontece esse garimpo, aonde você encontra estes objetos fantásticos?
[SIG] Primeiro eu apresento pro cliente o anteprojeto, que é um esboço dos espaços e layouts que se enquadram com a necessidade do cliente, pra resolver as questões espaciais e necessidades prática como ter ou não academia em casa, escritório, biblioteca e outras necessidades práticas baseadas no cotidiano de cada morador. Depois a gente começa a fazer o recheio, que é realmente garimpar, em lojas, no mercado de pulga de Paris, na Flymark de Nova York, aqui no Mooca tem muita coisa, vamos a sebos, antiquários… Tudo isso de uma forma que faça sentido para a pessoa que vai morar, com coisas que ela gosta, ou até mesmo coisas que ela quer começar a gostar, mas em hipótese alguma eu escolho uma obra
de arte por alguém, eu conduzo ela por um caminho de identificação, porque quem precisa se encantar com a peça ou a obra de arte, é ela, e não eu.
[WIT] E você consegue encontrar prazer nesse garimpo feito para outras pessoas ou só quando é para você mesmo?
[SIG] Eu nem posso mais fazer garimpo pra mim, já estou com 3 galpões lotados, fora o que tenho nas minhas casas. Eu não posso mais comprar um copo sequer, nada!!! [todos riem]
[WIT] E pra desapegar das suas coisas, é fácil?
[SIG] Pra mim o desapego é muito difícil, mas estou trabalhando nisso. Principalmente quando mudo de endereço e percebo que nada serve pro novo espaço, eu acabo dando uma reciclada, porque embora o desapego seja difícil, eu acho muito importante renovar os ambientes.
[WIT] E para quem quer se aventurar a criar seus próprios redutos de coisas boas e se cercar de coisas bacanas, qual sua dica?
[SIG] Tudo é válido, qualquer peça que você goste pode ser um objeto de decoração, não importa se é uma porcelana caipira ou um artefato da dinastia Ming, porque bom gosto não é sinônimo de dinheiro, e geralmente quem tem muito dinheiro não tem bom gosto.
[WIT] Sig, qual a sua cor?
[SIG] Minha cor sempre foi azul, todas as minhas casas eram azuis, agora não tem mais nada azul, agora é tudo verde.
[WIT] Você enaltece tanto nosso país solar e tropical, o azul não é uma cor fria?
[SIG] Nunca! Azul é mar, azul é céu. O verde é a natureza. O vermelho é o tomate, uma cor que nunca uso em excesso, apenas em pontos de destaque no meio de um todo.
[WIT] Sig, com a entrada do Murilo Lomas na sua vida, percebo que alguns projetos vocês assinam em coautoria. Pra você é uma novidade esse coletivo criativo?
[SIG] Nossa parceria é uma parceria que obviamente deu certo, tanto que alguns clientes fazem questão de assinarmos juntos o projeto. A vida toda eu sempre trabalhei sozinho, então pra mim é sim uma novidade, tem momentos que preciso fazer concessões e ele também, mas via de regra a gente acaba gostando das mesmas coisas, eu admiro muito o trabalho do Murilo, eu sou extremamente esteta, eu jamais estaria com uma pessoa que não tivesse bom gosto, e o Murilo é muito elegante, no vestir, no falar, no portar-se e, claro, na arquitetura.
[WIT] Pra você, o que é ser elegante?
[SIG] Ser elegante é ser educado, respeitar o outro, saber admirar o outro e não desfazer de ninguém. Todo mundo merece amor, carinho e gentileza. Ser correto e ter caráter é elegante. Depois vem o bom jeans, a camisa branca… Ser elegante não é sinônimo de ter dinheiro, em um voo você consegue perceber tudo isso, o sujeito que é educado, que fala baixo, trata uma aeromoça com cortesia e não incomoda quem está do lado, e tem aquele sujeito que maltrata o comissário de bordo, fala grosseiramente e incomoda todo mundo. Resumindo, elegância é respeito.
por Marcia Haddad
Hugo França é o maior, senão o único, ecodesigner brasileiro. Suas criações incríveis são um testemunho da harmonia entre a forma natural e a intervenção humana. Explorando a essência da natureza, Hugo França redefine o uso da Madeira Pequi na criação de peças únicas. Nesta imagem, você vê o banco Taia, onde o artista preserva as marcas naturais da madeira. Acesse @atelierhugofranca e veja como a inventividade humana e a natureza podem sim ser melhores amigos.
As velas voltaram pra mesa, e quanto mais longas, melhor! Além do clima cálido e prazeroso, elas também trazem consigo significados ímpar, que simbolizam a luz da alma e uma vida espiritual de abundância.
Esta foto é de uma empresa de decoração de eventos lá na Austrália, a Stories to Gather. Não é o máximo?
Não podemos deixar de enaltecer uma marca nacionalíssima de pedras naturais, a Palimanan, empresa Brasileira pioneira em importação de revestimentos naturais, que veio ao mercado com a alcunha “Formadas por camadas de tempo e matéria, as pedras naturais são como a poesia da Terra”. Não é de apaixonar? Eu adoro e coloco na maioria dos meus projetos, como essa foto, onde apliquei seixos de rio Palimanan nesta sacada de apartamento.
Já que estamos falando do melhor do Brasil, como não fazer menção a essa peça cujas curvas precisas não negam a autoria, assinada por Oscar e sua filha Anna Maria Niemeyer. O acabamento em palhinha natural trançada é atemporal e maravilhoso.
Fundada por Carlo Ginori em 1735, a Ginori 1735 mantém, desde então, o status de mais importante porcelanataria italiana.
Suas peças de design atemporal, com os inconfundíveis tons pasteis, proporcionam uma mesa posta elegante e ao mesmo tempo alegre, despretensiosa. Quem não ama?
Não é de hoje que a chamada arte espontânea, criada genuinamente por grupos étnicos e que trazem consigo um história e origem muito característicos, ganhou museus, galerias e casas do mundo todo. Neste movimento, a África, junto do nordeste brasileiro, continuam dando show e levando uma cultura cheia de originalidade e genuinidade. Olha só esse grupo que encontrei na África, o The Baba Tree Basket Company, uma turma de Ghana que exporta cestos de palha feitos à mão, pro mundo todo.
Situado nas remotas dunas da região de Merzouga, Marrocos, o hotel The White Camel Accacia foi feito para proporcionar a experiência de um verdadeiro nômade no deserto do Saara, mas com todo o luxo de um hotel 5 estrelas mega exclusivo. Composto por pouquíssimas, e luxuosas, cabanas, o The White Camel Accacia é extraordinário, perfeito para se desconectar e desfrutar da hospitalidade marroquina.
Eleita pela Pantone a cor de 2024, o Peach Fuzz (que podemos traduzir livremente para penugem de pêssego), é um tom gentil e aveludado que cai muito bem em qualquer décor. A foto é de Stacy Zarin Goldberg e o projeto por Carmel Greer.
De qualidade e durabilidade indiscutíveis, as pedras naturais são lindas e eternas. Elas têm um potencial indiscutível de sofisticar a decoração, ainda que preservemos o minimalismo das formas. Veja como exemplo esta cozinha assinada pela decoradora canadense Christiane Lemieux, que lançou o uso do mármore irlandês Connemara, aplicado nas paredes, bancadas e até no fechamento de armários! Um luxo!
O fascinante mundo Hermès chegou ao mundo do design de interiores, transpirando o mesmo luxo, e a mesma beleza. Aqui, nesta imagem, o Sofa Sellier aparece com acabamentos em couro, seguindo a tradição da marca francesa que, afinal, iniciou sua trajetória em 1837 por Thierry Hermès como produtora de arreios para cavalos. Incrível!
Seguindo a tendência das principais marcas do mundo fashion por lançar coleções voltadas ao universo décor, a Ralph Lauren desenvolveu sua linha Home, trazendo ao mercado uma linha de decoração onde o puro luxo e conforto está traduzido principalmente em tecidos e texturas mais que envolventes.
Detalhe da Duomo di Milano, o principal cartão postal de Milão, que foi palco da festa de encerramento da semana de Thalita Mandelli, Marianna Lopes e Juliano Burali em Milão, profissionais premiados pelo programa Dexperience em parceria com a Atelier Porcelanatos. Foto por Alex Vasey
Leva profissionais premiados por meio do programa DEXPERIENCE PORTINARI E DECA em parceria com Atelier Porcelanatos para a Semana de Design de Milão em uma experiência que soma arquitetura, arte, gastronomia, cultura e festa! Um luxo!
“ “ “
Foi uma honra conhecer a capital mundial do design durante a semana de design mais importante do mundo, uma experiência cultural incrível que a Atelier Porcelanatos nos proporcionou.
@paulolopesarquitetura
Além de visitar a feira de Milão, estivemos também na Fuorisalone, visitamos lugares históricos e voltamos com muita bagagem de conhecimento e cultura.
— Thalita Mandelli @mandelliecarvalho
Foi uma semana inesquecível guiada pela Atelier Porcelanatos, com muita experiência enriquecedora, e no final ainda brindamos a vida em uma festa no terraço da Galleria Vittorio Emanuele, com vista privilegiada para o principal cartão postal de Milão.
— Juliano Burali @julianoburali
Johnson Controls Hitachi, Ambiente Ar e Fora do Cubo
No dinâmico mercado de climatização, a colaboração estratégica entre fabricantes, distribuidores e arquitetos é essencial. A parceria entre Johnson Controls Hitachi, Ambiente
Ar Condicionado e Fora do Cubo, exemplifica essa sinergia.
Em 2 de maio, aconteceu o Encontro de Arquitetos Hitachi-Ambiente Ar na fábrica da Johnson Controls Hitachi em São José dos Campos, SP. O evento reuniu arquitetos da região de Maringá/ PR, oferecendo uma visão detalhada da produção de ponta desses equipamentos. Ambiente Ar, distribuidor e instalador credenciado, assegura que os produtos Hitachi cheguem aos consumidores com eficiência e qualidade. Fora do Cubo traz
expertise em projetos arquitetônicos, colaborando para desenvolver soluções de climatização inovadoras e sustentáveis. Essa parceria tripartida não só fortalece o mercado, mas também estabelece novos padrões de relacionamento entre a indústria de climatização e os profissionais de arquitetura, promovendo inovação e excelência para superar as expectativas dos clientes mais exigentes.
Um passinho pro lado. Este é o movimento feito pela matriz da imobiliária Silvio Iwata, uma mudança minúscula em termos geográficos, e gigante em inovações e transformações
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS ACERVO SILVIO IWATA
Há quase 50 anos a esquina da rua Néo Alves Martins com a Basílio Sautchuk é endereço da imobiliária Silvio Iwata, um edifício próprio, grande, porém adaptado ao longo dos anos às inúmeras evoluções pelas quais passou a empresa ao longo de 5 décadas. É por isso que a família Iwata decidiu que é chegada a hora de ir para um novo espaço, maior, mais confortável, e, principalmente, cuja arquitetura traduzisse o cuidado que a Silvio Iwata tem com seus colaboradores e clientes.
Localizado imediatamente ao lado de seu antigo endereço, a nova matriz da Silvio Iwata Prime é onde está concentrado o core de todas as operações: os departamentos administrativo, recursos humanos, marketing, financeiro e a equipe comercial comandada desde o princípio pelo senhor Silvio Iwata. “Fazia muito tempo que prometíamos para eles, e eles mereciam uma loja bonita, moderna, que permitisse aos nossos corretores de imóveis usar o modelo de atendimento atual, no qual existe um envolvimento muito maior de tecnologia nas apresentações”, explica Silvinho Iwata, Diretor. Além de uma mudança estrutural da nova matriz da imobiliária, esta mudança vai significar também uma
transformação da própria região. Isto porque a Silvio Iwata anunciou ao mercado o futuro lançamento de um grande empreendimento imobiliário onde antes era a sede antiga da empresa. “Entendemos que a esquina da Néo Alves com a Basílio é um cruzamento muito positivo, localizado na Zona 1, próximo do principal centro bancário da cidade e das avenidas mais nobres de Maringá, por isso faz muito sentido investir em um edifício que devolva pra cidade um empreendimento de alto padrão que vai deixar a região ainda mais bonita”, conclui Silvinho.
A nova Silvio Iwata é uma das 5 unidades presentes hoje em Maringá, com um total de colaboradores que ultrapassam os 130. Quem passar pela Néo Alves à noite, vai se deparar com uma fachada totalmente iluminada, com predominância do verde que é marca registrada da imobiliária, porém com a flexibilidade de trocar de cor segundo as campanhas de conscientização que existem ao longo do ano. Um detalhe arquitetônico que está totalmente alinhado ao caráter social de uma empresa presidida por Fátima Iwata, voluntária no Lar Escola há 30 anos, e há 12 anos presente na Diretoria da instituição.
Idealizado por Rafael Botta, o Grupo Conceitto reúne lojistas do segmento de arquitetura, design, decoração e construção para desenvolver programas de incentivo aos profissionais especificadores de suas marcas. O grupo é engajado com as questões sociais da cidade e com o desenvolvimento profissional de arquitetos e designers, através de conteúdos e parcerias exclusivas com indústrias e empresas de diversos setores, trabalhando também para uma melhor experiência dos clientes nas empresas participantes. Faz parte do Grupo Conceitto em Maringá: Clean Pool, Florense Maringá, Gama Superfícies, Grupo Telhaço, Ideale Decor, Kine Climatizações, Lit Concept, Prisma Revestimentos, Razzi Construtora, Rochas Nobres Marmoraria e Sierra Maringá.
Da esq. para a dir., iniciando na página anterior: Pedro Souza, Marlei Tirola, João Morigi, Fernanda Souza, Paulo Sergio Morigi, Daniel Bellanda, Rafael Zubioli, Renata Prochet, Rafael Botta, Marcus Zubioli, Larissa Tsukuda, Mozart Alves Pereira, Dani Corona, Paulo Ciochetta, Vania Marcheti e Fabio Yano. Foto de Huelberti Franco, movelaria por Sierra Maringá
Danieli Corona, à frente da Sierra Maringá, recebe convite da marca para ser franqueada também em Londrina
Menos de 2 anos após a inauguração de sua Sierra em Maringá, a empresária
Dani Corona recebe o convite da marca para assumir a Sierra Londrina, um desafio que ela aceitou mesmo estando em franco processo de mudança de seu showroom em Maringá para novo endereço: a maravilhosa Av. XV de Novembro
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO RICARDO ANDRADE
Dani Corona é o retrato da mulher e a capacidade que só elas têm de fazer a gestão de múltiplos projetos, incluindo ser mãe, esposa, filha e ainda sair de casa plena, com os cabelos escovados, faça chuva ou faça sol. Formada em Gestão Empresarial desde 2004, ela vinha por anos dedicando-se à gestão corporativa de empresas de diversos segmentos, quando decidiu desacelerar um pouco com a chegada do Otávio, seu segundo filho, quando o Matheus tinha 13 anos.
Ativa como só ela, após um ano e meio de sua dedicação integral à maternidade, ela decidiu voltar ao mercado, mas tomando um rumo diferente de sua carreira como gestora. “Uma vaga de consultora em uma loja de mobiliário me chamou a atenção, porque a loja ficava perto da minha casa e dos compromissos que envolvia meu filho”, explica Dani.
Nesta loja, ela entrou mais profundamente no universo do design de mobiliário, por meio de peças importadas da Índia, China e Vietnã. “Foram 4 anos e meio de experiência, onde naturalmente passei a fazer parte de compras e gestão das lojas”.
A Sierra entrou em sua vida já em meados de 2018, mas foi em 2019 que ela realmente se apaixonou pela marca, ao conhecer o senhor André Tissot, fundador do grupo Sierra, empresário que vem de uma família com tradição na manufatura de artigos de madeira na Serra Gaúcha. “O Seu André preside o grupo Sierra até hoje, e é impressionante ver a paixão com a qual ele lidera esta que se tornou uma das principais marcas de design moveleiro do país, e referência mundial em móveis e artigos de luxo”, declara Dani.
Dos 33 anos de história da Sierra, Dani caminha com a marca há 7 anos. Há 2 anos veio a oportunidade de abrir sua loja própria, a qual estabeleceu na Praça Pedro Alvares Cabral, Zona
2 de Maringá, um showroom de 400m² que ficou pequeno muito antes do que ela imaginava. “Anuncio aqui em primeira mão que estamos já finalizando as reformas do nosso novo showroom, que vai ficar na XV de Novembro, esquina com a rua Silva Jardim, um salto grande em espaço e conforto, que fizemos pensando exclusivamente nos nossos clientes”.
E foi durante esta jornada de transição e mudanças da Sierra Maringá que o destino apresentou à Dani mais uma oportunidade: um convite da marca para se tornar franqueada também em Londrina. “Estava nos meus planos? De jeito nenhum. Mas acredito que se o convite veio da marca é porque tenho capacidade, e como dizem: o cavalo selado só passa uma vez”, brinca Dani.
A loja em Londrina, prevista para reinaugurar em meados de julho de 2024, é ainda maior em proporção: são 1100m² de prédio, sendo 700m² dedicados exclusivamente a showroom.
Sobre os desafios de fazer a gestão de duas lojas, nas duas principais cidades do Estado, Dani é otimista e realista: “muitas pessoas pensam que abrir uma franquia de um produto consolidado no mercado, como a Sierra, significa que o produto se vende sozinho, que é fácil; mas o que digo é que ser empreendedor em qualquer ramo não é fácil, e que ter nas mãos um produto e um nome como a Sierra me exige extrema responsabilidade, porque minha performance precisa ser superior a que eu teria se estivesse com uma marca própria, eu preciso executar com a mesma excelência e a mesma credibilidade que a marca construiu ao longo de 33 anos”, conclui Dani.
A nova loja Sierra Maringá contará com 650m² de showroom, com inauguração prevista para meados de agosto de 2024. Sucesso!
Fruto da fusão dos corretores Adrielli Gutierre e Wellington Tasca
com o empresário Guilherme Zirondi, a AWG Prime Imóveis nasce em Londrina e expande suas operações para Maringá, um dos mercados
imobiliários mais aquecidos do país
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO HUELBERTI FRANCO
Wellington Tasca e Adrielli Gutierre são nomes fortes no mercado imobiliário de Londrina, onde consagraram-se como corretores de sucesso. Após anos de atuação independente, em 2018 eles decidiram trabalhar em cooperação, compartilhando um espaço na Av. Ayrton Senna, região nobre de Londrina, onde fortaleceram ainda mais seu nome e parceria. Nesta mesma época, em 2018, Wellington entrou no mercado de Maringá, cidade pela qual se apaixonou.
Após encontrar grande sucesso entre os principais players do mercado imobiliário de Londrina, Wellington e Adrielli voltaram seus olhares para o pujante mercado imobiliário de Maringá, cidade que ostenta o título de melhor cidade do país para se viver, e para onde concorrem as principais marcas de construção civil do país. “Vimos em Maringá grande potencial e fomos abraçados com grande receptividade, o que fez crescer em nós o desejo de contribuir com a cidade por meio de um modelo de negócio diferenciado”, explica Wellington.
Foi assim que surgiu a entrada do empresário Guilherme Zirondi na operação. Sócio investidor da AWG Prime Imóveis, Guilherme veio somar com sua visão empreendedora, em uma imobiliária cujo público alvo é formado fundamentalmente por grandes empresários, homens e mulheres de negócios.
“A visão empreendedora do Guilherme é também o grande
responsável por nos ajudar a formar um time de corretores que também são empreendedores atuantes, e portanto realmente entendem o perfil e as necessidades dos nossos clientes”, esclarece Adrielli.
Na AWG Prime Imóveis encontramos corretores imobiliários que, além de seu certificado Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), atuam paralelamente como empresários, advogados, funcionário público, dentistas e outras funções. “Nosso atendimento humanizado é focado no estudo aprofundado de cada cliente, para que ele realmente não erre no negócio”, afirma Tasca.
Outro diferencial da imobiliária são os serviços agregados, como serviços de consultoria, análises de créditos, financiamentos, projetos arquitetônicos e outras parcerias que visam facilitar a vida do investidor do mercado imobiliário de luxo. “Oferecemos uma gestão completa do patrimônio de nossos clientes, que muitas vezes compram ou vendem conosco e também querem usar nossa expertise para alugar seu imóvel e cuidar de ponta a ponta do seu patrimônio”, conclui Adrielli.
A AWG Prime já atua em Maringá, e agora está preparando um endereço físico para atender seus clientes, com previsão de inauguração nos primeiros meses de 2025.
Imagens ilustrativas de empreendimentos da GRP Construtora, que vai anunciar, ainda em 2024, um empreendimento múltiplo em suas formas, voltada para um público múltiplo em sua essência, mas que não abrem mão do alto padrão em acabamentos
As tendências de comportamento e novas configurações familiares levam o mercado da construção civil a desenvolver produtos cada vez mais híbridos, onde os critérios de acabamentos, e não o m², que definem o padrão do empreendimento
TEXTO CAMILA MACIEL IMAGEM ACERVO GRP CONSTRUTORA
Um casal de aposentados, um jovem estudante, um casal com seus animais de estimação ou ainda alguém que decidiu viver sozinho. São inúmeras as possibilidades que fogem do que era comum no passado: famílias numerosas vivendo debaixo do mesmo teto. Hoje, graças às diversas opções no mercado imobiliário, as diferentes configurações familiares são levadas em conta na hora de escolher um imóvel. Mas se engana quem pensa que, para cada grupo, deva existir um empreendimento diferente. Está cada vez mais comum edifícios que atendam às necessidades de todos, seja em relação à metragem, localização, áreas de lazer e afins.
De acordo com Marcos Araújo, especialista no setor imobiliário que se intitula “futurologista do morar”, considerar apenas o modelo que teve sucesso no último ano, ao projetar o próximo produto imobiliário, é um grande erro. Segundo ele, os gráficos de vendas passadas contam a história, mas são insuficientes para extrair os novos desejos dos futuros
compradores. Por isso, construtoras que buscam compreender as mudanças de hábitos dos consumidores e a nova configuração das famílias, saem na frente quando o assunto é a venda de imóveis, seja para morar ou investir.
Julio Rocha Guimarães, Gestor Comercial da GRP Construtora, afirma que, seguindo o que acontece em São Paulo e em outras grandes capitais, os empreendimentos mais recentes da construtora em Maringá vêm com plantas diversificadas, justamente para atender a um público heterogêneo. “Nos grandes centros podemos encontrar empreendimentos que comportam tanto unidades do tipo terraço de 600 metros quadrados quanto apartamentos garden de 400 e ainda estúdios de apenas 40 metros quadrados”, explica. A justificativa, segundo ele, é atender o público de alto padrão que tem necessidades diferentes.
Localizado no Jardim Aclimação, a quatro quadras da UniCesumar e com previsão de entrega para 2026, um dos
empreendimentos da GRP conta com plantas que iniciam em 52 metros quadrados e unidades que vão até 109 metros. Segundo Guimarães, este modelo de empreendimento é ideal para praticamente todos os públicos que buscam qualidade no acabamento e são exigentes nos detalhes que fazem a diferença, como design, conforto e praticidade.
“Nosso projeto é voltado para um público amplo: estudantes universitários que precisam morar sozinhos e perto da universidade; profissionais liberais e servidores, especialmente os que forem atuar no Centro Cívico; e ainda recém-casados ou casais que já têm filhos, e que não abrem mão de conforto, sofisticação, área social, lazer e comodidade”, diz.
De olho no futuro e antenada aos novos hábitos do consumidor, a construtora, que atua em Maringá desde 2009, também mira em outro nicho promissor: as unidades de 40 metros quadrados que servem tanto para quem mora sozinho
como para quem pensa em locar por plataformas como o AirBnb.
De acordo com Patrícia Borges, CEO da GRP, comprar um imóvel na planta com a intenção de locar por temporada é um excelente negócio. “Nossos empreendimentos levam cerca de 36 meses para ficarem prontos e têm entre 12 e 15% de valorização por ano antes da entrega das chaves. Ou seja, estamos falando de até 45% de valorização. Isso sem contar o valor das diárias em aplicativos como o AirBnb, que tem aumento de cerca de 1% todo mês”, diz.
E para quem está pensando em morar, investir, ou ambos, Patrícia Borges diz que o momento é de esperar: “estamos programando, ainda para o segundo semestre de 2024, um lançamento híbrido, em localização super estratégica, voltado para pessoas e famílias em diferentes fases da vida, será um empreendimento vivo, dinâmico, perfeito para morar e para investir”, conclui.
Uma seleção, com a curadoria WIT, de profissionais que integram cuidados com a pele, corpo e mente, para um estilo de vida mais pleno e abundante...
O mesmo time dos melhores personais da cidade, em breve em novo e magnífico endereço
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO HUELBERTI FRANCO
Em 2013 a Coach Fitness inaugurava na Av. Humaitá de Maringá com o propósito de ser uma academia diferente, com foco em um atendimento 100% personalizado e individualizado. Hoje, mais de 10 anos após sua abertura, a Coach Fitness mantém seu propósito, com um atendimento de no máximo 2 alunos por profissional, e uma dinâmica de treino adaptada diariamente para as necessidades de cada pessoa. “Fazemos uma avaliação global diária de cada aluno, para que ele ou ela não precise ficar longos períodos fazendo um mesmo treino, por isso todos os dias o aluno sai daqui com sentimento de que conseguiu se superar, de que cada treino é uma vitória”, explica Nájila Carniel, sócia-gestora da academia. Fundada por um profissional de educação física, o treinador Carlos Dena, a Coach nasceu com o propósito de fazer pessoas comuns se apaixonarem por exercícios. “Todo mundo entra aqui com um objetivo específico, mas nunca permanece pelo objetivo que os trouxe, porque nós trabalhamos com o ser
humano integral, físico e emocional, proporcionando muito mais qualidade de vida para as pessoas”, declara Dena.
Carlos orgulha-se de reunir um dos times mais qualificados da região, com diversos especialistas em suas áreas, como professores especializados em lesões, em lipedema, em treino feminino, e até mesmo treinadores especialistas em performance de atletas profissionais e campeões mundiais. “Além de reunirmos profissionais que são verdadeiros pesquisadores e estudiosos em suas áreas, nos tornamos referência em eventos de workshop e palestras de capacitação, há 10 anos trazemos profissionais renomados para Maringá, para onde vem até treinadores de outras cidades prestigiar nossos eventos”.
NOVA ESTRUTURA, NOVO ENDEREÇO
Após consagrar-se como a academia de personal preferida
da cidade, a Coach Fitness anunciou uma casa nova. Sim, um novo endereço em plena Av. Rio Branco, que vai não só aumentar a capacidade de atendimento como também inaugurar novas modalidades e novos amenities para o público. Com previsão para inauguração já no segundo semestre de 2024, a nova Coach Fitness vai ter também: fisioterapia, bike indoor, master class de jiu jitsu, nutricionista, pilates, e diversos programas para públicos específicos, como programas de emagrecimento, programa de treino para mulheres maduras e diversos outros.
Além das novas modalidades de treino, o público da Coach está ansioso para as novas amenities e facilities já anunciadas: amplo estacionamento, espaço kids com monitores e recreadores, armários privativos, vestiários equipados com produtos L’Occitane, cafeteria com menu fit e até mesmo uma lavanderia. “A maioria de nossos alunos saem da academia e vão direto para o trabalho e seus compromissos do dia, imagine a facilidade de poder deixar sua roupa de treino na academia
e, quando voltar, encontrar ela lavada e passada dentro do seu armário privativo, sem ter que se preocupar com toalha molhada dentro do carro o dia todo”, diz Nájila. Segundo ela, tudo foi pensado para que a experiência de treinar seja ainda mais prática e prazerosa. “Teremos steamers em todos os vestiários, para quem precisar passar uma camisa por exemplo, e ar condicionado estará presente até mesmo nos banheiros”, completa.
Apesar de sua estrutura novinha em folha, Carlos Dena diz que o mais importante é manter a essência do negócio. “Nosso time de profissionais é mais importante do que qualquer estrutura, temos os melhores profissionais do mercado, especialistas em suas áreas de atuação, com um atendimento tão individualizado e personalizado que o aluno não precisa nem mesmo saber o nome do equipamento onde está treinando, nós entregamos tudo para ele, com resultados e qualidade de vida”, conclui Dena.
Nosso time de profissionais
mais importante do que qualquer
Dra. Fabiola Tasca posa ao lado do novíssimo Fotona Nx Dynamis, eleito pela comunidade científica o melhor laser dermatológico do mundo
Sempre pensando em naturalidade e inovação, a Dra. Fabiola Tasca faz investimento no último modelo da Ferrari dos lasers: o Fotona Nx Dynamis, que irá se juntar ao time de lasers presente na clínica
por Dra. Fabiola M. Tasca
CRM/PR 20830 | R.Q.E. 12891
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO BULLA JR.
A tradição de investimento em pesquisa e tecnologia se mantém na clínica de dermatologia Doutora Fabiola Tasca, que trouxe para Maringá o último lançamento mundial da indústria Fotona de lasers dermatológicos, para se somar às mais de 15 outras tecnologias presente na clínica.
A Dra. Fabiola Tasca trabalha com a tecnologia Fotona há 8 anos, uma plataforma que já havia recebido o reconhecimento internacional de melhor laser do mundo, está presente na clínica agora através da sua mais nova versão, conforme explica a médica dermatologista Dra. Fabiola Tasca: “O antigo Fotona tinha 35W de potência, o atual tem 80W; ele veio também com ponteiras resfriadas; novas ponteiras para fazer drenagem e estímulo de colágeno da pele, melhorando os processos inflamatórios; e a grande novidade são as ponteiras automáticas, que detectam, em tempo real, a temperatura ideal da pele do paciente para estímulo de colágeno, tornando o tratamento individualizado e muito mais personalizado”.
Com mais de 100 diferentes protocolos de tratamento, o laser Fotona vai ao encontro da tendência atual pela busca da naturalidade, pois trabalha na qualidade da pele a longo prazo, estimulando o colágeno natural e o próprio nível de ácido hialurônico do paciente. Além disso, ele é tão bom porque é o único capaz de tratar, ao mesmo tempo, flacidez, poros dilatados, linhas finas, cicatrizes de acne, pálpebras, rosácea, acne e vasos. “O Fotona é o principal aliado do quiet luxury e da naturalidade, o paciente se
mantém bem, preservando sua essência e beleza naturais”, conclui Fabiola.
O Fotona existe há mais de 60 anos e é uma marca consagrada em tecnologias como laser e até robôs. Toda a equipe do grupo Fabiola Tasca foram a São Paulo onde receberam treinamento intensivo da nova tecnologia Fotona diretamente da fabricante.
Na imagem, Fabiola Tasca e sua equipe presentes em São Paulo onde receberam treinamento para o novo laser Fotona Nx Dynamis diretamente da fabricante
Dra. Sineida Berbert Ferreira, é pioneira nos estudos científicos sobre Alopecia Areata na América Latina
Pioneira no tratamento de Alopecia Areata (doença inflamatória que provoca a queda de cabelo até mesmo no corpo todo) e autora de diversos artigos publicados em revistas científicas internacionais sobre este tema, a médica dermatologista Dra. Sineida Berbert Ferreira (CRM 12283 | RQE 11131) traz nova esperança a pacientes acometidos por esta doença autoimune
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO JOÃO PAULO SANTOS
A Alopecia Areata é a causa mais comum de queda de cabelos, uma doença de origem inflamatória e autoimune, que afeta com muita frequência pessoas jovens, crianças, adolescentes e adultos abaixo dos 40 anos, mas pode surgir em qualquer idade.
A manifestação da doença acontece com a queda dos fios, resultando mais frequentemente em falhas circulares sem pelos ou cabelos, mas a extensão dessa perda pode chegar até casos extremos, como a alopecia areata total, nos quais o paciente perde todo o cabelo da cabeça; ou alopecia areata universal, na qual caem os pelos de todo o corpo, causando um impacto emocional muito grande nos pacientes.
Vale salientar que a alopecia areata não é contagiosa, e sua origem é de base genética, porém, gatilhos ambientais podem potencializar seu surgimento em pacientes geneticamente predispostos, como infecções (dengue, COVID , hepatites e outras infecções), desequilíbrios hormonais e até mesmo o estresse.
Pioneira no tratamento de alopecia areata na América Latina e autora de diversos artigos publicados em revistas científicas internacionais sobre a doença, a médica dermatologista Dra. Sineida Berbert explica que os impactos emocionais da doença são tão fortes que estudos mostram que em muitos casos é até maior do que em outras doenças autoimunes como a psoríase e a dermatite atópica. “68% dos pacientes com alopecia areata acabam desenvolvendo depressão, 73% desordem de ansiedade generalizada e até mesmo em 13% se manifesta ideação suicida”, esclarece Sineida.
Tudo isso porque, segundo Sineida, os cabelos e pelos cumprem com um papel muito maior do que suas funções
fisiológicas, como a proteção dos olhos (cílios e sobrancelhas) e filtragem de partículas ambientais (pelos nasais), os pelos estão associados a aspectos de identidade e reconhecimento. “Uma pessoa sem sobrancelha acaba não se reconhecendo, podendo até mesmo se fechar para o mundo; junto com isso pode vir a dificuldade na escola, no convívio social, no desempenho no trabalho, nos relacionamentos e até mesmo a família acaba sofrendo os impactos negativos da doença”.
A evolução da alopecia areata não é previsível e pode acontecer em qualquer idade, com qualquer pessoa. Cada caso é único e merece ser estudado cuidadosamente por um especialista. A boa notícia é que, mesmo nos casos mais graves, onde haja a perda total de cabelos e pelos, estes podem crescer novamente através de tratamento adequado, isto porque a doença não destrói os folículos pilosos.
“A ciência aliada à beleza sempre foi o foco e objetivo de todas as nossas pesquisas. Hoje existem medicamentos aprovados em bula pela Anvisa e outras agências regulatórias mundiais, como medicamentos que atuam como inibidores da Janus Kinase, que são o que de mais atual e moderno foi desenvolvido pela ciência”, diz Sineida.
Sineida é também o nome à frente da luta pelos direitos dos pacientes acometidos por alopecia de receber tratamento gratuito pelo SUS. “Nossa luta é para mostrar que a alopecia não é só queda de cabelo, é uma doença cujos pacientes têm os mesmos direitos de pacientes com Artrite Reumatoide por exemplo”, conclui.
Dr. Gil Yamaguchi CRM 20565
Cirurgião do Aparelho Digestivo (RQE 12684) e Endoscopista (RQE 2564); Membro Titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED); Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD); Pós-Graduação em Cirurgia da Obesidade pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo / MEC.
Entenda como funciona o mais novo procedimento para redução do estômago realizada por endoscopia, uma técnica livre de cortes, nãocirúrgica, aplicada com pioneirismo na região pelo médico Cirurgião do
Aparelho Digestivo e Endoscopista Dr. Gil Yamaguchi
A Gastroplastia Redutora Endoscópica chega como mais uma arma no arsenal médico terapêutico contra a obesidade. A técnica se tornou possível graças ao desenvolvimento de um dispositivo inédito, chamado OverStitch, que é acoplado a um aparelho de endoscopia permitindo ao médico realizar suturas endoluminais, ou seja, suturas por dentro do tubo digestivo, neste caso no estômago, o que permite reduzir a capacidade gástrica em 60 a 70%.
Considerado um método muito menos invasivo, a gastroplastia endoscópica é uma técnica muito menos agressiva de redução do estômago por dois principais motivos: todo o procedimento é feito por via endoscópica, pela boca do paciente, sem necessidade de cortes; e principalmente pelo fato de que o estômago é reduzido sem nenhuma incisão ou corte.
REDUÇÃO DA CAPACIDADE DO ESTÔMAGO POR ENDOSCOPIA
O médico Dr. Yamaguchi explica que esta nova técnica consiste em “costurar” o estômago por dentro, uma técnica possível graças ao desenvolvimento deste novo dispositivo endoscópico chamado OverStitch.
No que se refere ao tratamento conservador da obesidade, o OverStitch tem 3 principais objetivos: além da redução da capacidade do estômago por endoscopia, poderá ser útil na revisão e correção de cirurgias bariátricas e no tratamento de complicações de cirurgias bariátricas, conforme explica Gil
Yamaguchi: “alguns pacientes pós-bariátricos podem sofrer o alargamento da anastomose gastrojejunal — a ligação entre o estômago e o intestino — provocando reganho de peso, por meio desta nova técnica endoscópica, nós também conseguimos retrair novamente essa região, seja por meio de sutura ou apenas com a aplicação de plasma de argônio”.
A aplicação do plasma de argônio associado à Gastroplastia Endoscópica potencializa o processo de cicatrização da sutura interna do estômago, provocando maior aderência da mucosa gástrica, tornando o resultado do procedimento mais durador e eficaz.
É importante frisar também que a gastroplastia endoscópica mantém intactas as estruturas intestinais do paciente, por isso não tem nenhum efeito colateral relativo à deficiência de absorção de vitaminas, comum a outras técnicas cirúrgicas de redução de peso.
Segundo resultados publicados, a média de perda de peso no primeiro ano de procedimento está entre 20 a 25% do peso corporal total, e em torno de 50% de perda do excesso de peso. “Estes resultados apontam para um tratamento conservador da obesidade, sendo indicado principalmente para pacientes com sobrepeso e obesidade leve, e não impedindo a realização de cirurgias gástricas redutoras posteriormente”, explica Dr. Gil Yamaguchi.
A obesidade é uma doença crônica, progressiva, recidivante e uma epidemia global de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Agende uma consulta com seu médico de confiança para avaliar seu estado clínico de sobrepeso.
Direcionado para crianças, adolescentes e jovens adultos com transtorno do espectro autista, os grupos de habilidades sociais desenvolvidos pela Clínica Evoluir são uma forma prática, e divertida, de fazer novos amigos e inserir o paciente dentro de um contexto social
Todos nós, seres humanos, somos seres sociais na essência. O convívio social faz parte não apenas do nosso desenvolvimento pessoal, como também permitiu sobrevivermos e nos desenvolvermos como espécie até o presente momento. É por isso que aprender habilidades sociais é uma das disciplinas mais importantes nos programas de educação e enriquecimento de múltiplas habilidades direcionado a pacientes TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Na Clínica Evoluir, a primeira em Maringá a desenvolver um programa de tratamento intensivo em nível domiciliar para pacientes TEA, após os resultados comprovados da aplicação da análise do comportamento aplicado (ABA e modelo Denver) em âmbito doméstico, percebeu-se a necessidade de desenvolver um programa específico para a educação e enriquecimento de habilidades sociais, conforme explica a gestora e psicóloga Patricia Geron: “percebemos nos pacientes tratados em casa um progresso muito grande em diversas habilidades abordadas em nosso tratamento, mas as habilidades sociais ainda estavam com um certo prejuízo, por isso desenvolvemos um grupo para desenvolver esta habilidade específica”.
Para se inscrever em um dos grupos de habilidades sociais, a pessoa passa por uma triagem com um profissional da Clínica Evoluir, que o direciona a um grupo com pessoas de uma mesma faixa etária e níveis de habilidades semelhantes. Os grupos se traduzem em encontros semanais (sempre aos sábados) onde
aspectos elementares de interação e adequação são abordados. Com o tempo, o grupo é levado até mesmo a fazer atividades fora dos âmbitos da clínica, como cinema, jogos e outras práticas sociais. “Existe um poder muito grande em você perceber que não está sozinho, e que existem pessoas que têm dificuldades semelhantes. Não raro, os grupos formados acabam se tornando grandes amizades mesmo após a formatura”, explica a psicóloga Renata Rodrigues.
Os encontros semanais aos sábados têm duração de 2 horas em grupos de até 10 pessoas, totalizando 22 encontros. Para inscreverse, basta ter mais do que 5 anos e passar por uma avaliadora da clínica. “Quem é pai e mãe de autista sabe o valor que existe em coisas simples do cotidiano, como ouvir e pedir ajuda, ouvir e seguir instruções, participar de jogos, manter a calma durante o jogo, cumprimentar amigos, usar de um bom controle do volume de voz, enfim, são aspectos como estes que são praticados e treinados nos nossos grupos de habilidades sociais”, conclui Sabrina Moreschi, fonoaudióloga na clínica.
Vale destacar que as inscrições são abertas não apenas para pacientes da clínica, mas para o público em geral que tenha qualquer dificuldade social relacionada. Com o avanço nas técnicas de diagnóstico do TEA, cada vez mais se tem feito diagnósticos tardios, ou seja, em pessoas adultas que podem, ainda assim, querer buscar o desenvolvimento pessoal por meio de tratamentos e técnicas cientificamente comprovados. Para saber mais
O lipedema é uma condição dolorosa e frequentemente mal diagnosticada que afeta milhares de mulheres em todo o mundo. Caracterizada pelo acúmulo desproporcional de gordura nas pernas e braços, o lipedema não responde bem a dietas e exercícios convencionais, causando frustração e sofrimento. Em Maringá, a clínica Medinfuse, liderada pelo Dr. Eduardo Amado, atuando há 12 anos na cidade, mestre e doutor em ciências da saúde, está à frente na luta contra essa condição, oferecendo tratamentos inovadores e eficazes. “O lipedema é, muitas vezes, confundido com obesidade comum, levando muitos pacientes a fazerem uma abordagem e tratamentos inadequados, que não geram resultados e baixam ainda mais a autoestima do paciente”, explica o Dr. Eduardo Amado.
Na Medinfuse, o paciente encontra um tratamento personalizado, conforme as especificidades de cada caso. Os tratamentos podem incluir a combinação de implantes hormonais ou não hormonais, terapia de infusão e medicamentos orais para proporcionar alívio e resultados duradouros. Esta abordagem multidisciplinar se estende também a outros tipos de tratamentos,
Dr. Eduardo Amado
CRM/PR 24556 | R.Q.E. 17366 / 17367
como emagrecimento e reposição hormonal.
EMAGRECIMENTO E REPOSIÇÃO HORMONAL: A DUPLA DINÂMICA
Além de tratar o lipedema, a Medinfuse é especializada em ajudar pacientes com obesidade refratária e correção de distúrbios hormonais. O enfoque médico da clínica diferencia-se de tratamentos não supervisionados, garantindo aos pacientes acesso a soluções mais seguras e eficazes no desafio de perder peso. “Além da medicina moderna e medicamentos cientificamente atestados, nós também trabalhamos na adaptação do paciente a um estilo de vida mais elevado e mais saudável, e isso exige um acompanhamento diário e próximo, que é o nosso grande diferencial”, esclarece o Dr. Eduardo Amado.
Os hábitos e estilo de vida contemporâneos podem, sim, descontrolar nossa biologia e nosso ser como um todo, por isso, a busca por profissionais que podem pavimentar um caminho de novos hábitos e nova vida é, também, um caminho de libertação.
A mais recente tecnologia a laser para cirurgias oftalmológicas está em Maringá, um salto tecnológico que os médicos Kristian Santos e Audo Santos explicam agora
Quem já passou pela experiência de assistir a um laser em ação durante uma cirurgia refrativa – aquela que corrige miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia –, certamente ficou impressionado com a tecnologia envolvida, pois todo o procedimento é feito de forma automatizada, na qual o laser literalmente esculpe a córnea, modelando sua curvatura e eliminando as dioptrias, ou “graus”. Tudo isso em questão de segundos.
Essa tecnologia, chamada excimer laser, foi originalmente criada na década de 1970 e é chamada de “laser frio”, pois não produz calor, nem queimaduras, simplesmente vaporiza a córnea na medida necessária para remodelar seu relevo. Com os progressos científicos atuais, essa tecnologia avançou ainda mais, a tal ponto que, hoje em dia, com a chegada do aparelho Zeiss Mel 90, é possível executar procedimentos com um nível individual de personalização do procedimento.
Em Maringá, o Zeiss Mel 90 chegou por aqui em outubro de 2020, à época o primeiro aparelho do sul do país, e o quarto em território nacional. Esta tecnologia foi trazida a Maringá por um grupo de médicos oftalmologistas, dentre os quais o Dr. Audo Santos, que opera com a plataforma Zeiss desde 1995. “Na época, eu operava com o Mel 60, e desde então acompanhamos todos os avanços tecnológicos desenvolvidos pela Zeiss”, esclarece Dr. Audo. Ele teve a satisfação de passar seu ofício para o filho, o médico Dr.
Dr. Kristian Santos CRM/PR 33455
Dr. Audo Santos CRM/10835; RQE 10052
Kristian Santos, e agora operam juntos utilizando a plataforma mais atualizada existente.
A personalização da cirurgia refrativa realizada por meio do Mel 90 inicia muito antes do dia da cirurgia. O paciente faz inicialmente um exame no aparelho Zeiss Atlas, que faz uma leitura completa da córnea, mapeando todos os seus relevos e irregularidades. Estes dados são passados para o Zeiss CRSMaster, que integra os dados de topografia da córnea e, por meio de inteligência artificial, executa a programação da cirurgia de forma personalizada.
“Por meio desta técnica, a cirurgia é personalizada não apenas para cada paciente, mas para cada olho individualmente, pois o excimer laser faz pontualmente exatamente o que precisa ser corrigido em cada olho, diferente da cirurgia convencional onde o desgaste corneano é o mesmo para todos os pacientes, tendo como único parâmetro o grau a ser corrigido”, explica o Dr. Kristian.
Além de corrigir problemas refrativos, o Zeiss Mel 90 é o primeiro aparelho a laser capaz de remover manchas da córnea, um procedimento antes possível apenas por meio de transplante de córnea. “Após a avaliação para verificar se o paciente tem uma espessura de córnea que aceita o procedimento, podemos corrigir lesões na córnea como queimaduras, machucados por solda entre outros traumas que causam problemas conhecidos como nubécula e leucoma; é possível também corrigir manchas derivadas de infecções como a herpes zóster oftálmico e o tracoma”, conclui Dr. Audo.
Foto por André Renato
Por Dr. Angelo José Pavan CRO/PR 7444
Em um mundo onde a confiança e a autoestima são essenciais, a saúde bucal ganha destaque. Sorrisos brilhantes não só refletem uma estética agradável, mas também indicam saúde bucal e qualidade de vida. Para muitos, próteses móveis e perdas dentárias comprometem autoestima e funcionalidade. Nesse contexto, os implantes dentários emergem como solução, oferecendo transformação completa para uma saúde bucal definitiva.
Imagine-se livre das preocupações com próteses móveis desconfortáveis e a angústia de perder dentes, que afeta a autoconfiança. Os implantes dentários vão além da estética, sendo a chave para uma vida sem transtornos associados à perda dentária, restaurando a função mastigatória, a estabilidade estrutural e a confiança, frequentemente abaladas pela perda de dentes.
Os implantes dentários oferecem uma solução duradoura que restaura sorrisos, saúde bucal e confiança. Ao evitar a deterioração óssea que acompanha a perda de dentes, promovem a integridade estrutural do maxilar, prevenindo problemas futuros e garantindo uma sensação natural e confortável. Isso permite desfrutar das refeições sem restrições e enfrentar o mundo com um novo senso de bem-estar.
Os implantes dentários são mais que uma correção estética; são uma promessa de transformação completa. Oferecem uma solução abrangente para os desafios da perda dentária. Promovem saúde bucal restaurada e autoestima elevada. Sorria para uma vida melhor – com a transformação dos implantes dentários.
DRº ANGELO JOSÉ PAVAN
CRO 7444
Doutor em Diagnóstico Bucal; Mestre em Cirurgia Bucomaxilofacial; Professor de Cirurgia Bucomaxilofacial da Universidade Estadual de Maringá-UEM; Professor de Cursos de Especialização em Implantodontia.
CTB
EXCELÊNCIA EM RESULTADOS
• Cirurgias e estética bucomaxilofacial;
• Cirurgia dos dentes do siso e outros dentes não irrompidos;
• Cirurgia de lesões da boca;
• Implantes dentários;
• Cirurgia ortognática /mentoplastia;
• Cirurgia de enxertos ósseos;
• Cirurgias ambulatoriais.
Rua Princesa Isabel, 564 Zona 4 • Maringá/PR 44 3024.5646
44 9 9136.5874
www.ctbmaringa.com.br f/drangelopavan @dr.angelopavan
Paula Locks, profissional em micropigmentação full face, há 9 anos aposta na naturalidade e beleza individual de cada pessoa
Criadora da técnica Magic Brown PL e precursora de um movimento que busca pela naturalidade em micropigmentação, Paula Locks ganha cada vez mais adeptos daqueles que valorizam uma fisionomia única e a beleza real e individual de cada pessoa
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO HUELBERTI FRANCO
O mundo da beleza entrou muito cedo na vida de Paula Locks, uma menina que amava brincar de embelezar as pessoas. A brincadeira foi ganhando consistência, até que, aos 13 anos, já se via fazendo as unhas da mãe, da tia, da vó, com um esmero e precisão surpreendentes, principalmente para quem nunca havia feito um curso. De uma unha veio uma sobrancelha, da sobrancelha uma depilação, da depilação uma maquiagem, e quando ela percebeu, já era uma esteticista completa. “Eu costumo dizer que eu não escolhi a beleza, foi a beleza que me escolheu, porque tudo aconteceu de forma muito natural”, declara Paula.
Quando chegou o momento de escolher qual faculdade cursar, ela não precisou pensar duas vezes: Estética. Durante a faculdade ela vivenciou a profissão na prática, ao trabalhar para diversos profissionais. Foi quando se apaixonou pelas sobrancelhas. “Eu nunca fiz um curso de design de sobrancelha, mas já no segundo ano da faculdade, pela grande demanda do estúdio onde trabalhava, tive que atender várias clientes nesta área, e de forma muito natural e intuitiva eu já defendia um design natural e que respeita a anatomia do rosto de cada pessoa”, esclarece Paula.
O universo das sobrancelhas abraçou Paula de tal forma, que cresceu nela um desejo muito forte de poder desenhar nas pessoas os fios que, na verdade, elas não tinham. Foi assim que o curso de micropigmentação, na época existente no país apenas em São Paulo e Curitiba, entrou em sua vida. “Antes mesmo de terminar a faculdade, eu viaja para Curitiba e conciliei os dois cursos, mas foi lá que descobri minha verdadeira paixão”.
Após o curso, Paula já viajou para diversos congressos
e cursos de aperfeiçoamento no Brasil e no mundo, incluindo Espanha, Portugal, Holanda, Itália e Sérvia. “O congresso na Sérvia, em 2019, foi um divisor de águas, ele introduziu um conceito de naturalidade que eu já amava, e que ganhou expressão global. Neste congresso aprendemos na prática uma sobrancelha voltada mais pro gosto europeu, com fios mais bagunçados e um aspecto mais selvagem, ao voltar para o Brasil adaptei para nossa realidade, trazendo fios um pouco mais alinhados, sem perder a naturalidade”, explica Paula.
Em seu estúdio presente há quase 6 anos na Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 534, ela aplica a micropigmentação não apenas na sobrancelha, mas também na boca e olhos. “É o que chamamos de full face, para aquelas mulheres que querem acordar com a sensação de maquiagem pronta, porém nada carregada, nossa tendência é sempre valorizar e enaltecer a beleza natural”.
A beleza também tem sido cada vez mais buscada para aumentar a autoestima associada a doenças e outras condições. Paula relata que recebe muitos pacientes que precisam redefinir alguns contornos em virtude de acidentes e também pacientes que perderam os fios, seja pelo tratamento de câncer ou por alopecias. “Recebi recentemente uma paciente em quadro grave de depressão, que veio trazida por sua irmã, quando ela voltou uma semana depois para fazer uma limpeza de pele, fiquei surpresa ao ver uma mulher de cabelos escovados e uma vivacidade que ela não tinha uma semana atrás. De sorriso no rosto ela disse que aprendeu a gostar dela mesma, e que iria voltar a se cuidar. São casos como este que me fazem amar ainda mais meu trabalho”, conclui Paula.
A modulação intestinal pode melhorar sua saúde física e mental, trazendo bem-estar e qualidade de vida
Você já parou para pensar no poder que o intestino tem sobre a sua vida? Conhecido como o “segundo cérebro”, ele é muito mais do que um simples órgão digestivo e depois do cérebro é quem mais possui neurônios no corpo. Mas, com o estilo de vida moderno, repleto de dietas desequilibradas, estresse e sedentarismo, nossos intestinos estão sendo constantemente inflamados, comprometendo funções essenciais que vão muito além da digestão. E é aqui que entra o conceito de modulação intestinal.
Dentro de nós, existe um ecossistema complexo chamado microbiota intestinal, composto por trilhões de microrganismos –bactérias, vírus e fungos – que habitam nosso trato digestivo, e é importante que elas estejam em equilíbrio. Esses microrganismos desempenham um papel fundamental na absorção de nutrientes, na produção de vitaminas, no fortalecimento do sistema imunológico e na proteção contra patógenos.
Quando esse equilíbrio é perturbado, ocorre a disbiose e a nossa saúde pode ser severamente impactada, levando a doenças autoimunes, obesidade, diabetes tipo 2 e até depressão e ansiedade. Mas o que exatamente faz com que a microbiota seja
tão importante? Os microrganismos da microbiota desempenham vários papéis. Eles ajudam na digestão de alimentos que o corpo humano não consegue digerir sozinho, como certos tipos de fibras. Também produzem vitaminas como a K e algumas do complexo B, auxiliam a regular o metabolismo do nosso corpo e a prevenir infecções.
A função mais surpreendente da microbiota talvez seja a influência sobre o sistema imunológico. Microrganismos intestinais ajudam a “treinar” esse sistema, ensinando-o a distinguir entre microrganismos benignos e ameaças reais, fazendo parte da prevenção de doenças autoimunes, onde o sistema imunológico ataca as próprias células do corpo.
ESTILO DE VIDA E SAÚDE INTESTINAL
O estilo de vida moderno tem cobrado um preço alto de nossos intestinos. Dietas ricas em açúcares, gorduras saturadas e alimentos processados, junto com o uso indiscriminado de antibióticos, são os principais culpados por desequilibrar nossa microbiota. O estresse crônico e a falta de atividade física agravam ainda mais a inflamação intestinal, comprometendo sua
função e, consequentemente, nossa saúde e bem-estar.
Vamos começar com a dieta. Alimentos processados, ricos em açúcares e gorduras ruins, são um desastre para a microbiota. Eles alimentam as bactérias prejudiciais, permitindo que elas proliferem e dominem o intestino. Por outro lado, a falta de fibras – encontradas em frutas, vegetais e grãos integrais – priva as bactérias benéficas de seu alimento preferido, enfraquecendo-as e reduzindo sua população. A disbiose resultante pode levar a uma série de problemas de saúde, desde constipação e inflamação crônica até doenças mais graves, como diabetes tipo 2 e câncer de cólon.
O uso excessivo de antibióticos também é um grande problema. Embora sejam essenciais para combater infecções bacterianas, os antibióticos não distinguem entre bactérias boas e más, matando indiscriminadamente os dois tipos. Isso pode devastar a microbiota intestinal, levando meses ou até anos para se recuperar totalmente. Estudos têm mostrado que mesmo um único ciclo de antibióticos pode causar alterações significativas na microbiota, e o uso repetido pode ter efeitos ainda mais drásticos.
O estresse é outro grande inimigo da saúde intestinal. Quando estamos estressados, nosso corpo libera hormônios como o cortisol, que pode alterar a função intestinal e a composição da microbiota. O estresse crônico pode levar a um aumento na permeabilidade intestinal – uma condição conhecida como “intestino permeável” – onde partículas indesejadas podem passar pela barreira intestinal e entrar na corrente sanguínea, causando inflamação sistêmica e outros problemas de saúde.
Por último, mas não menos importante, a falta de atividade física regular tem um impacto negativo na microbiota. O exercício regular tem sido associado a uma maior diversidade microbiana e a um melhor perfil de saúde geral. O estilo de vida sedentário moderno, caracterizado por longas horas sentadas e pouca atividade física, está contribuindo para o desequilíbrio da microbiota.
Podemos adotar várias estratégias para restaurar o equilíbrio da microbiota intestinal e melhorar nossa saúde geral. A primeira e mais importante é uma dieta rica em fibras. Frutas, vegetais,
Esses microrganismos desempenham um papel fundamental na absorção de nutrientes, na produção de vitaminas, no fortalecimento do sistema imunológico e na proteção contra patógenos
legumes e grãos integrais são essenciais, já que alimentam as bactérias benéficas do intestino, promovendo seu crescimento e diversidade.
Probióticos e prebióticos também podem contribuir de maneira bastante importante. Probióticos são bactérias benéficas encontradas em alimentos fermentados como iogurte, kefir, chucrute e kimchi. Já os prebióticos são tipos de fibras que alimentam essas bactérias boas. Alho, cebola, alho-poró, aspargos e bananas são excelentes fontes de prebióticos.
Reduzir o estresse é fundamental para a saúde intestinal. Técnicas de manejo do estresse como meditação, yoga e exercícios de respiração podem ajudar a reduzir a inflamação e promover um ambiente saudável para a microbiota. A prática regular de exercícios físicos, como caminhadas, corrida, natação e ciclismo, também é benéfica e está associada a uma maior diversidade microbiana.
Entre os alimentos que ajudam na modulação intestinal, destaca-se o Kombucha. Essa bebida fermentada conquistou celebridades como Ney Matogrosso, Madonna e Halle Berry, e é rica em probióticos, que ajudam a repovoar o intestino com bactérias benéficas. Se você está em Maringá, pode encontrar Kombucha na All Natural, uma referência em produtos naturais e saudáveis.
O Kombucha é uma bebida feita a partir da fermentação do chá preto ou verde, adoçado com açúcar. Durante o processo de fermentação, uma colônia de bactérias e leveduras, conhecida como SCOBY (Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast), transforma o açúcar em ácido acético e outras substâncias benéficas. O resultado é uma bebida levemente efervescente,
com um sabor agridoce e um perfil nutricional impressionante. Os benefícios do Kombucha para a saúde intestinal são numerosos. Ele é uma excelente fonte de probióticos, que ajudam a manter o equilíbrio da microbiota intestinal. O ácido acético produzido durante a fermentação tem propriedades antimicrobianas, que podem ajudar a combater patógenos nocivos no intestino. O Kombucha também contém antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, reduzindo a inflamação e promovendo a saúde geral.
A Ayurveda, antiga medicina tradicional da Índia, oferece várias práticas que podem beneficiar a saúde intestinal. Raspar a língua ao acordar, por exemplo, ajuda a remover toxinas acumuladas durante a noite. Beber um copo de água morna com limão pela manhã é outra prática ayurvédica que estimula o sistema digestivo e promove um ambiente alcalino no corpo.
A Ayurveda também recomenda uma dieta equilibrada e sazonal, rica em alimentos frescos e naturais. Alimentos fermentados, como iogurte e picles caseiros, são altamente valorizados por seus benefícios probióticos. A incorporação de especiarias como cúrcuma, gengibre e cominho também é incentivada, devido às propriedades anti-inflamatórias e digestivas.
A modulação intestinal pode parecer um conceito complexo, mas é um caminho acessível para uma vida mais saudável. Ao entender a importância da microbiota intestinal e adotar hábitos que promovam seu equilíbrio, é possível melhorar a digestão, a saúde mental, imunológica e geral. Pequenas mudanças na dieta, práticas de redução de estresse e a incorporação de alguns alimentos podem fazer uma grande diferença.
TEXTO CIBELE CHACON FOTO HUELBERTI FRANCO
Com o passar dos anos, o nosso corpo passa por diversas transformações que podem impactar a qualidade de vida. Mas, há uma solução simples e poderosa para combater esses efeitos: os exercícios de força. Principalmente para aqueles que já passaram dos 40, essa prática ajuda a manter a vitalidade e prevenir uma série de doenças.
“A perda de massa muscular é uma preocupação crescente à medida que envelhecemos,” explica o personal trainer PG Estuani. “Os exercícios de força são essenciais para combater essa perda e manter a funcionalidade do corpo.”
Imagine-se mais forte, mais confiante e cheio de energia. É isso que os exercícios de força podem proporcionar. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário passar horas na academia levantando pesos pesados. Movimentos simples, feitos regularmente, podem trazer enormes benefícios.
A sarcopenia, ou perda de massa muscular, é um processo natural do envelhecimento. Os exercícios de força podem retardar e até mesmo reverter esse processo. Com mais músculos, temos mais força, equilíbrio e energia para enfrentar o dia a dia. E quem não quer se sentir jovem por mais tempo?
Para as mulheres, os benefícios são ainda mais impressionantes. “Elas enfrentam muitas mudanças hormonais ao longo da vida, como menstruação, gravidez, menopausa e pós-menopausa,” destaca PG. “Essas fases podem afetar a massa muscular e a densidade óssea. A prática regular de exercícios de força pode ajudar a mitigar esses efeitos, promovendo a saúde óssea e muscular a longo prazo.”
A osteoporose é uma preocupação real, especialmente para as mulheres acima dos 40. Os exercícios de força ajudam a melhorar a densidade óssea, reduzindo o risco de fraturas e fortalecendo o corpo. Imagine poder correr atrás dos netos, subir escadas sem esforço e viver a vida plenamente, sem as limitações que uma doença como essa pode trazer.
Além dos benefícios físicos, os exercícios de força também são um poderoso aliado da saúde mental. “A prática regular de atividade física libera endorfinas, que promovem a sensação de bem-estar e reduzem o estresse e a ansiedade,” afirma PG.
Segundo o personal trainer, é importante começar devagar e aumentar gradualmente a intensidade e a duração dos exercícios. “Defina metas realistas e encontre atividades que sejam agradáveis para tornar a prática sustentável a longo prazo.”
Para começar, não é preciso equipamentos caros ou de uma academia sofisticada. Exercícios de força podem ser feitos em casa, com o próprio peso corporal. Agachamentos, flexões, pranchas e levantamentos de pernas são alguns exemplos de exercícios eficazes que podem ser feitos em qualquer lugar. Com o tempo, é possível adicionar pesos leves, como halteres ou faixas elásticas, para aumentar a resistência.
A prática regular desses exercícios fortalece os músculos e melhora a densidade óssea, a postura e o equilíbrio. Com isso, reduz-se o risco de quedas e fraturas, que são uma preocupação crescente à medida que envelhecemos. Os exercícios de força também ajudam a controlar o peso, já que aumentam a massa muscular, que por sua vez acelera o metabolismo.
Incorporar exercícios de força na rotina diária pode parecer um desafio no início, mas os benefícios a longo prazo valem a pena. Para o personal trainer, o importante é começar e manter a consistência. “Mesmo sessões curtas de 20 a 30 minutos, duas ou três vezes por semana, podem fazer uma grande diferença,” aconselha PG.
O profissional ainda aconselha a nunca subestimar o poder de uma boa rede de apoio. Ter amigos ou familiares que compartilham dos mesmos objetivos de saúde pode tornar a jornada mais agradável e motivadora. “O apoio social é um fator importante para manter a motivação e o compromisso com os exercícios.”
Personal PG Estuani. CREF/PR 012874
Comece na posição de quatro apoios, com as mãos alinhadas aos ombros e os joelhos alinhados aos quadris. Em seguida, estenda um braço para frente e a perna oposta para trás, mantendo o corpo alinhado e paralelo ao chão. Retorne à posição inicial e repita o movimento do lado oposto. Cada repetição envolve estender um braço e uma perna, totalizando 10 repetições ao alternar os lados.
30 SEGUNDOS DE AGACHAMENTO
Mantenha os pés ligeiramente afastados e sempre bem apoiados no chão. Estique os braços à frente do corpo e mantenha as costas retas. Inspire antes de iniciar o agachamento e solte o ar enquanto desce. Descer o suficiente para manter as coxas paralelas ao chão.
Deite-se de costas com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão, afastados na largura dos quadris. Em seguida, contraia os músculos do abdômen e dos glúteos para levantar os quadris em direção ao teto, formando uma linha reta dos ombros aos joelhos. Mantenha essa posição por um momento e depois abaixe os quadris de volta ao chão.
30 SEGUNDOS DE ABDOMINAL SIMPLES
Deite-se de costas com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Coloque as mãos atrás da cabeça, sem puxar o pescoço, mantendo os cotovelos abertos. Eleve o tronco em direção aos joelhos, contraindo o abdômen, e retorne à posição inicial sem forçar o pescoço.
MANUAL
A flexão com liberação manual é realizada na posição de flexão de braço (plank), com as mãos posicionadas sob os ombros e o corpo alinhado dos calcanhares à cabeça. Ao descer o corpo em direção ao chão, mantendo os cotovelos próximos ao tronco, você libera uma das mãos e a estende para o lado, retornando à posição inicial e repetindo o movimento alternando as mãos.
Com inúmeros benefícios para a nutrição e saúde, os brotos
também dão toque de sofisticação à culinária mais trivial
Entre os nutricionistas é unânime: os brotos são
muito ricos para a alimentação. Isso porque o processo de germinação é, por assim dizer, uma metamorfose que envolve grande energia, uma transformação comandada por nutrientes que, quando ingeridos, estão prontinhos para potencializar os efeitos nutricionais em nosso organismo. Estamos falando de vitaminas A e C, algumas do complexo B, o sódio, além de minerais como o fósforo e o magnésio.
Para além das suas propriedades nutricionais, os brotos também são um charme, vamos combinar! Lá na frutaria
Depieri encontramos broto de beterraba, com suas folhinhas verdes e roxas que dão uma coloração elegante ao prato; broto de rúcula, com gostinho muito mais suave do que a folha madura; o famoso Moyashi, que é o broto de feijão; e até mesmo encontramos broto de bambu, uma planta que só é comestível nessa fase inicial da vida, conhecida por
benefícios à saúde do sistema nervoso central. Tá!?
Os brotos são ótimas fontes de fibra, protegendo o organismo contra o câncer de cólon, já que aumenta a velocidade de eliminação de substâncias potencialmente prejudiciais, por meio do trato digestivo. Outro benefício comprovado cientificamente são as propriedades antioxidantes presentes nos brotos, que previnem o envelhecimento precoce e danos celulares que poderiam desencadear células cancerosas.
E se você acha que os brotos só servem para fazer salada, experimente finalizar um prato de mignon com purê de batata dando um toque verde através de brotos, ou até mesmo substituir por brotos o alface e tomate do tradicional hamburguer, transformando-o em uma versão gourmetizada que já vimos a chef Sheyla Hermoza servir por aí. Que delícia!
por Amanda Culti
Os óculos de grau nunca encontraram uma versão tão fashionista quanto neste modelo Miu Regard. Oval retrô, o modelo promove um glamour imediato ao look.
E que, sem dúvidas, é a grande aposta entre as tendências de óculos para quem curte um visual clássico.
“No meio do Mar Mediterrâneo encontra-se um pequeno país formado por três ilhas habitadas e de encanto irresistível, Malta. Esse é o menor país pertencente ao bloco da União Europeia tanto em termos demográficos como territoriais. No entanto, em termos de beleza, é imenso. Também conhecido como Ilhas Maltesas ou arquipélago maltês, esse país é formado pelas ilhas de Malta, Gozo e Comino. Sua cultura é muito rica e foi influenciada por fenícios, gregos, árabes, romanos, cruzados, franceses e ingleses, o que pode ser percebida na arquitetura, na gastronomia, na música e na energia de seu povo. O mediterrâneo nunca decepciona!
A foto é de Calin Stan, retratando o vilarejo Marsaxlokk na ilha de Malta.
Baccarat Rouge 540 incorpora a alquimia dos sentidos, é uma fragrância vibrante, extremamente luxuosa, que acaricia a pele como um sussurro floral âmbar e amadeirado.
ACESSÓRIOS EM COURO
Um belo acessório tem o poder de transformar qualquer look. Fugindo da obviedade dos metais, os acessórios em couro trazem diferencial e cor em peças que resistem ao tempo. Na imagem, brinco e chocker @gute.oficial produzidos manualmente, em couro legítimo.
BELEZA E CUIDADO
O Hydra Glow, da Dermage, é uma fusão harmoniosa entre beleza e cuidado. O Sérum multifuncional oferece não apenas hidratação, mas também auxilia na luminosidade da pele e redução de poros e linhas finas. Seu toque acetinado deixa a pele suave e aveludada, perfeito para aplicação antes da maquiagem ou junto ao seu hidratante facial favorito.
CORADA
Major Headlines
Double-Take crème & powder Blush Duo. Este é o duo de blush mais queridinho do momento! Mais especificamente, na cor not too Much. Um compacto com duas fórmulas de blush complementares que combina um pó pigmentado e sem peso, e um creme hidratante e úmido. Desenvolvido para um acabamento profissional e duradouro, conta também com uma paleta de cores incríveis.
Para onde os seus pés te levarem, tenha sempre um mocassim a sua disposição. Chic, clássico e confortável, ele é sempre uma opção prática para o dia a dia. Na imagem, um clássico da Gucci, com salto bloco e detalhe horsebit.
É possível a rebeldia e sofisticação flertarem no mesmo universo? Sim! Uma jaqueta de couro entrega essa dualidade e é uma peça eterna para se ter no guarda-roupa, seja na versão couro legítimo ou até mesmo no democrático PU, como este da imagem, da Levi’s.
Combinando conforto e elegância, as peças em tricô texturizados transitam entre uma estação e outra sem perder a majestade. A marca Leela 127 (foto) é daqueles achadinhos que vale ouro. Kimono, saia, pantalona, vestidos... tem de tudo lá @leela.127
Para quem gosta de peças únicas e diferenciadas, as bolsas de tecido são leves, práticas e trazem texturas incríveis para um visual moderno e cheio de personalidade. Na foto, bolsas @ivibags simplesmente lindas.
Para criar uma atmosfera mais aconchegante em qualquer ambiente, as velas de cera natural são sempre uma ótima opção. Elas decoram, iluminam e perfumam sua casa de forma sustentável. Essa aqui é da @oasyshome
Com uma escrita leve e envolvente, a premiada escritora e jornalista britânica
Jade Beer exalta a força das mulheres ao unir amor proibido, mistério, drama familiar e cenários incríveis em um romance que tem como fio condutor a busca pelo valioso Maxim’s, um vestido raro desenhado por Cristian Dior, em 1950.
O quiet luxury saiu das passarelas e ocupou seu espaço também na mesa posta. As cerâmicas utilitárias ganharam espaço na mesa e no coração de quem não abre mão de servir com elegância e personalidade. Nas imagens, peças maravilhosas do atelier mineiro @oateliedeceramica
O bebedouro do seu pet não precisa ser sem graça. Diferente de tudo o que encontramos nos pet shops por aí, essa peça em cerâmica produzida artesanalmente, além de única, mantém a água do seu pet fresquinha o dia todo. O seu melhor amigo merece esse agrado da @_ddclay
Nova coleção de inverno da Aleha é inspirada nas fases da lua e sua influência nos ciclos da vida
Comandadas por ciclos e versões, nossas faces desconhecidas despertam-se através das transições lunares.
Somos várias. Novas, crescentes, cheias e minguantes. Somos una. Somos luna.
De Maringá para São Paulo e de São Paulo para o mundo. Ela é Amandinha Araujo, uma menina de rosto angelical que abduzimos de uma outra dimensão, um universo digital mais louco e mais fascinante que você pode imaginar
Quem não sabia, certamente passou a saber quem é Amanda Araujo quando, naquela noite de sexta-feira, 17 de maio, Richarlison, jogador da seleção brasileira e do Tottenham Hotspur da Inglaterra, assumiu publicamente seu namoro com Amanda ao publicar no instagram um álbum de fotos com nossa, agora, estrela da capa. Na época, ela já tinha 350 mil seguidores no Instagram, no fechamento desta edição já beirava os 500K.
Embora com grande repercussão na mídia nacional, por aqui, em Maringá, o fato só veio realmente à tona quando Amanda postou um selfie comendo um “dogão” com seu amor na ocasião em que ele baixou por aqui para conhecer pessoalmente a família de sua namorada. Para nossa reportagem ela confidenciou que o lanche foi do Serjão Lanches, que fica ali na Av. Paraná. “Pedimos pelo delivery porque era tarde na madrugada e faltava minutos pra fechar, mas foi o melhor lanche pós-rolê, e o Richarlison disse que foi o melhor que ele já comeu na vida”.
Magérrima e de corpo esculpido como só ela, sou cético ao perguntar se o cachorrão foi um lance real ou, como dizem, “pra inglês ver”. Ela disse que infelizmente tem percebido que suas fotos talvez transpire uma Amandinha diferente da que agora conhecemos. “As pessoas muitas vezes acham que sou uma menina de dieta restrita, que não fala com ninguém, que só usa roupa de marca e que é filhinha de papai, mas eu sou muito, muito diferente da imagem que passo”, desabafa, e ainda completa: “é pra isso que eu malho todo dia, pra poder comer meu dogão no fim de semana”, declara para o deleite da reportagem.
Natural de Maringá, Amandinha é filha do
empresário Eduardo José Daibert de Araujo e da atleta de CrossFit Luciana Gondo Araujo (um mulherão de mãe).
Naturalmente ruiva, naturalmente bela, e de um carisma que só percebemos quando ela desembarcou em Maringá diretamente no salão de Mônika Ganem, onde iniciamos a produção da capa. Isso porque Amandinha mora em São Paulo, para onde mudou-se em junho de 2023 ao conseguir uma transferência para a Universidade Mackenzie, após cursar 4 semestres de Direito aqui na Unicesumar. Lá em Sampa ela divide apartamento com seu irmão e grande amigo, Dudu Daibert, que mudou-se muito antes para São Paulo para correr atrás do sonho de ser ator. Formado em Cinema pela FAAP e já com formação na Escola de Atores Wolf Maya, ele atualmente está fazendo um curso para lapidar suas habilidades em teatro musical. Ele alcançou mais de um milhão de seguidores no Tik Tok com conteúdos de humor, mas fechou a plataforma porque não queria a fama de Tik Toker sobressaindo à fama de ator. “Ele não quer ser um Tik Toker que se tornou ator, ele quer ser um ator de verdade”, explica Amanda.
Embora não seja uma modelo profissional, Amandinha tem todo o traquejo e a performance diante das lentes, mas com uma leveza e carisma que é só dela. Ao final de uma deliciosa sessão clicada pelo fotógrafo Ackley Serrano, em uma linda tarde de sexta-feira, ele declarou que ela tem uma vibe boa. De fato, ao final do shooting, todo o time WIT estava leve e a atmosfera do estúdio foi de pura descontração. Amanda Araujo mostrou-se acessível, com zero empáfia e cheia de energia. Maratonou das 11h às 17h para nossas fotos de capa e despediu-se dizendo que iria pro salão se preparar para ir direto para uma festa de aniversário. Socorro!
Amanda fez 21 anos e está leve. Sua carreira como influenciadora começou de forma muito natural, segundo ela. Tudo começou quando, na época em que estourou a moda dos lip tint, ela resolveu ir pra escola (ensino médio na época) usando um que foi produzido por uma farmácia de manipulação local, cuja proprietária é amiga de sua mãe. “Todo mundo na escola me perguntou o que eu tinha passado nos lábios e de onde era, então eu resolvi gravar um vídeo ‘informativo’ quando cheguei em casa, muito mais porque as pessoas haviam se interessado do que por qualquer outro motivo, mas logo depois a amiga da minha mãe me ligou e perguntou se podia me enviar sua linha completa de cosméticos, porque muita gente foi na farmácia para comprar o produto; foi a primeira vez que me vi realmente influenciando pessoas”.
Na época ela tinha aproximadamente 10 mil seguidores no instagram, quando mudou-se para São Paulo já estava na casa dos 80 mil. Mas, afinal, qual é o conteúdo de Amandinha Araujo? “Quando as pessoas me conhecem eu sempre me deparo com essa pergunta, mas a verdade é que meu conteúdo sou eu mesma, eu não sigo uma linha editorial nas minhas redes, como conteúdo de moda, de maquiagem, de fitness ou de gastronomia, desde sempre eu só posto fotos minhas que acho bonitas”.
Outro salto em sua popularidade digital aconteceu também quando ela entrou no universo Tik Tok, uma rede social fundamentada em vídeos curtos, por assim dizer. “Eu comecei a reproduzir meus vídeos do Tik Tok no Reels do instagram, e percebi que o Reels era tão bom quanto o Tik Tok para trazer seguidores para a página”. Ela conta que um único vídeo que fez do seu rosto à beira mar alcançou 2 milhões de visualizações no instagram e mais de 150 mil novos seguidores. Sereia né!
De fato, um passeio por seu feed imprime aquela vibe de editorial de moda. Não à toa, recebeu seu primeiro convite para estar presente na São Paulo Fashion Week este ano, onde vestiu KYCo e sentou na primeira fileira. Podemos dizer que Amandinha não fala de moda, ela veste moda, pura e simplesmente.
Se você está louco, ou louca, pra saber como, afinal, Richarlison caiu nos braços de Amandinha, se prepara que lá vem história.
Tudo começou quando Amandinha, ainda no ensino médio, viu um movimento diferente em sua turma, uma certa febre por um joguinho de celular chamado PUBG, um jogo gratuito de tiro que coloca 100 jogadores online uns contra os outros até que o último sobreviva. Ela baixou o aplicativo, começou a jogar e continua jogando até hoje. “O surto durou pouco tempo entre meus amigos, que logo pararam de jogar, mas eu fiquei muito boa no jogo até ser contratada por um time profissional”. Oi?
O PUBG foi lançado no Brasil em 2018, e é tão levado a sério por seus adeptos, que a comunidade de fãs organiza campeonatos, contrata e remunera jogadores, e competem valendo grana de verdade. Existem, inclusive, campeonatos mundiais organizados oficialmente pela desenvolvedora PUBG Studios, nos quais, aliás, os times brasileiros despontam sempre nas primeiras colocações.
Voltando ao universo de Amandinha, o fato é que certa vez ela estava competindo em uma partida com seu time composto integralmente por mulheres, jogando contra os marmanjos. A presença de mulheres no PUBG é rara, e um time formado só por mulheres um fato quase inédito, o que fez chamar muito a atenção do time rival, organizado simplesmente por ele, Richarlison.
Na época, Richarlison comandava seu próprio time profissional dentro do PUBG, organizava campeonatos e tudo o mais. Foi assim que seus universos se entrelaçaram, e eles começaram a conversar dentro do jogo mesmo, depois rolou um instagram, um WhatsApp e a amizade foi só fortalecendo. “Formamos uma grande roda de amigos virtual, por assim dizer, com todos os amigos e primos dele de Nova Venécia, no Espírito Santo, que jogam com a gente até hoje”.
Tudo isso aconteceu muito antes de Richarlison
consagrar sua fama mundial ao fazer um gol de bicicleta pelo Brasil no jogo contra a Sérvia. O gol foi eleito o mais bonito da Copa do Mundo do Catar, em 2022. Na ocasião, a seleção brasileira ganhou de 2 a 0. “Eu mandei um textinho pra ele perguntando ‘como você se sente com o mundo todo te amando?’, e ele respondeu algo do tipo ‘e você tá me amando?’, eu respondi ‘faz mais um gol pra gente’, mas percebi que talvez pudesse estar rolando algo mais do que uma amizade”.
Até que em 2023 ele veio passar as férias no Brasil e convidou Amandinha para uma temporada em Fortaleza, Ceará, para onde foram família e amigos de Richarlison. Amandinha, que já os conhecia virtualmente, se sentiu em casa. “Foram 10 dias com mais de 25 pessoas na mesma casa, depois disso começamos a ficar sério e nunca mais paramos de nos ver”.
Segundo ela, o que mais lhe encantou em Richarlison foi o valor que ele deposita na sua família, um princípio que ela comunga e que os une em propósito. No restante, segundo ela, eles são bem diferentes. “Ele é do churrasco, eu sou da comida italiana, ele do sertanejo, eu de um pop internacional, mas somos muito iguais em relação à família, ao respeito, formas de demonstração de carinho e, principalmente, nos comunicamos muito bem, um ítem muito importante em uma relação onde ficamos até 2 meses sem nos ver pessoalmente”.
Hoje, Richarlison e Amandinha já não jogam profissionalmente no PUBG, mas continuam usando o jogo para fortalecer e aproximar seu relacionamento. Ela aqui e ele lá na Inglaterra, dedicam até 3 horas diárias na plataforma. “E quando estamos juntos fisicamente, assistimos na TV campeonatos mundiais de PUBG, participamos de grupos no WhatsApp para jogadores e torcemos para amigos do Brasil todo”. Isso sim podemos chamar de um admirável mundo novo. O mundo de Amandinha. Viva ela! Viva!!!
Eu sou teu homem
Você é minha mulher
E a gente vive junto
E a gente se dá bem
Não desejamos mal
A quase ninguém
E a gente vai à luta
E conhece a dor
Consideramos justa
Toda forma de amor, hey!
— Lulu Santos
Se o amor é clichê, lugar-comum, não queremos nem saber!
Convidamos para um ensaio que transpira romance, casais locais que amamos. Uns amores!
ela trabalha com fashion accessories ele, empresário da área de tecnologia para educação
ele mercado financeiro
ela pâtisserie
Com a proposta de ser um cruzeiro para quem não gosta de cruzeiros, a Explora Journeys é uma nova marca que chegou ao mercado para elevar as viagens marítimas de luxo a um padrão inédito e incomparável. Andrea Marrano embarcou nesta aventura e conta agora, em primeira mão, sua experiência a bordo do navio mais luxuoso dos 7 mares
Foto do restaurante Emporium, presente no Deck 11 do Explora I
Se você é daquelas pessoas que não troca um bom hotel boutique ou uma estada no seu resort preferido por uma viagem de cruzeiro por nada no mundo, essa matéria é para você! Pensado para imprimir a sensação de estar em um iate particular, o novíssimo navio da Explora Journeys oferece uma genuína experiência de casa em alto mar.
Com uma frota anunciada de 6 embarcações, a Explora Journeys (parte do gigante grupo MSC) já está com um navio em operação desde agosto de 2023 e prepara a entrega da EXPLORA II em agosto deste ano, e com um detalhe: os roteiros e itinerários nunca se repetem!
Nossa querida Andrea Marrano, Travel Designer de anos de experiência em Maringá, esteve a bordo do EXPLORA I, em um passeio de 8 noites partindo de Cartagena, Colômbia, com destino a Bridgetown, Barbados, uma viagem inesquecível pela costa caribenha, com paradas estratégicas em ilhas paradisíacas. Por não ter um itinerário que se repete, não vamos enunciar em detalhes o roteiro vivido por Andrea, e sim sua própria experiência a bordo. Mas fica a dica: os itinerários da EXPLORA I e II já estão publicados, com rotas até 2026, com experiências que variam de 6 até 19 noites de puro conforto e relaxamento.
“Não me senti embarcando em um navio, me senti entrando
em um hotel de luxo”, declara Andrea Marrano ao explicar porque a Explora Journeys é diferente de todas as melhores experiências que ela já teve em alto mar. Não é para menos, afinal, a EXPLORA I tem uma dimensão que comportaria até 2600 passageiros, mas é admitido no navio apenas 922! O tom de exclusividade fica ainda mais latente através de detalhes construtivos que fazem toda a diferença: ao invés de uma grande piscina no deck principal, a EXPLORA I possui diversas piscinas menores, localizadas em decks distintos, assim nunca ficam cheias, e a experiência do hóspede muito mais agradável.
Aliás, agradabilidade é o ponto alto de uma jornada a bordo da Explora Journeys. Com uma arquitetura e decoração inspiradas no luxo europeu, o navio possui 461 suítes com tamanhos que vão de 35 a 280m², e com um detalhe: todas as suítes, até mesmo as menores, possuem terraço privativo com vista para o mar e generosas janelas que vão do chão ao teto. “Diferentemente de outras embarcações onde o passageiro precisa decidir se quer ou não contratar pacotes como bebida, internet e restaurante de especialidades, na Explora Journeys tudo isso é incluso, aliás, todos os quartos possuem um mini-bar reabastecido de acordo com o gosto de cada passageiro”, declara Andrea.
Todos os quartos possuem também o serviço de entrega de bagagem no momento de embarque, closet walk-in, piso aquecido no banheiro, estações de recarga de celular sem fio ao lado de cada cama, máquina de café espresso e um par de
binóculos para uso durante a viagem.
Saindo da suíte, você encontra nada menos do que 12 opções de bares e espaços de entretenimento, 6 restaurantes, SPA com 11 salas de tratamento, fitness center e 60 deliciosas cabanas/day beds espalhadas por piscinas ao longo de todo o navio. Ah! Não podemos esquecer das 5 lojas boutique, dentre as quais a única loja Rolex em navio no mundo.
Tudo isso só poderia ser acompanhado de um serviço incomparável. Andrea explica que, com uma tripulação de praticamente 1 por passageiro, o serviço de quarto é 24 horas. “Com uma cordialidade e educação europeia, podemos pedir no quarto um champanhe a qualquer hora, ou uma refeição caso não esteja no mood de ir a um restaurante”.
Nesse luxo todo, cabe criança? Por incrível que pareça, sim. A Explora Journeys recebe crianças a partir de 6 meses completos e o Nautilus Club oferece programação e monitoria para crianças entre 03 e 17 anos diariamente. Porém Andrea adverte: “por ser um navio de relaxamento, para a experiência ser completa, mesmo com a presença dos filhos, minha dica é levar também uma babá”.
O navio possui, inclusive, ambiente onde são admitidos apenas adultos, como o Helios Pool & Bar, localizado no deck da proa do navio, com uma vista deslumbrante da paisagem em torno.
Feito para ser único em cada detalhe, a Explora Journeys te leva por destinos menos explorados pelos cruzeiros em geral, mesmo em mares tão comuns
Ao lado, em sentido horário: foto do Lobby monumental da EXPLORA I; Andrea Marrano aproveitando o sol caribenho às margens de uma piscina de borda infinita no navio; Andrea com sua amiga Bettina Cremonezzi na sala de SPA feita inteiramente de blocos de sal rosa; Andrea curtindo uma rede suspensa na EXPLORA I.
ao turismo marítimo como Caribe e Mediterrâneo. Nos seus 8 dias pelo Caribe, Andrea teve a chance de visitar Colon, Willemstad, Kralendijk, e SaintPierre. Os passeios ou tours fora do navio não estão inclusos nas tarifas, mas podem ser contratados previamente. Andrea teve a experiência de fazer uma visita guiada pela Explora Journeys e também em outra parada um passeio contratado localmente no momento do desembarque. Segundo ela, a organização e experiência entregue pelo passeio conveniado à Explora é incomparável.
POSSÍVEL DE CONTRATAR A BORDO
Como já mencionado, a EXPLORA I possui 6 restaurantes de diferentes gastronomias, apenas o Anthology não está incluso no pacote. Fruto de uma parceria da Explora Journeys com chef’s estrelados Michelin, o restaurante oferece um fabuloso menu degustação por 190 euros por pessoa, com mais 75 euros individuais você tem o sommelier da casa à disposição para harmonização de vinhos. Já na área de SPAs, estão liberadas saunas, ofurôs, a salt-cave feita inteiramente de sal rosa, e todos os banhos de imersão. O único serviço contratado à parte fica por conta das massagens relaxantes, drenagem linfática e afins. “Eu mesma curti cada amenitie do SPA, uma das que mais gostei foi a ducha que possui um dispositivo para escolher a essência que vem junto da água, simplesmente indescritível”, conclui Andrea.
A solidez do Grupo Servopa, empresa genuinamente paranaense, e o luxo da fabricante alemã de veículos automotivos Audi, encontram em Maringá um solo fértil para a fusão de duas potências do mercado automobilístico
Willyan Aleixo, gestor da Audi Center Maringá, é responsável por incorporar a cultura Servopa na tradição de mais de 20 anos de Audi em Maringá
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO HUELBERTI FRANCO
A história do Grupo Servopa começa quando a empresa ainda não era grupo, mas uma oficina mecânica fundada por um visionário, e corajoso, imigrante alemão que mudou-se para o Brasil na segunda metade da década de 1950 e estabeleceu no centro de Curitiba uma oficina denominada Serviços Volkswagen Paranaense (Servopa). Não tardou muito, e o empresário Rudolf Richard Petersohn recebeu uma autorização para revender a marca Volkswagen na região, tornando-se hoje o único distribuidor brasileiro a receber o prêmio Diamond Pin da Volkswagen Internacional, de melhor revenda, por cinco vezes.
Atualmente com mais de 40 concessionárias, a maioria no sul do país, e com 11 marcas em seu portfólio, o Grupo Servopa mantém vetores de crescimento acima da média nacional, em um momento de instabilidade para o setor de automóveis.
Presente em Maringá desde os anos 2000, a concessionária Audi Center Maringá foi incorporada ao Grupo Servopa em 2021, uma fusão de duas potências que representa, para o público local, o luxo de uma marca de prestígio internacional com os
serviços, atendimento e confiança que somente a Servopa pode oferecer, conforme explica Willyan Aleixo, gestor da Audi Center Maringá: “A Servopa representa a Audi no Paraná há mais de 20 anos, e por isso tem todo o know how para entregar a Maringá uma experiência aliada aos mais elevados padrões da marca”, declara.
Willyan, que trabalha com o mercado de luxo há mais de 15 anos, explica que seu principal trabalho foi incorporar em seus colaboradores o padrão de excelência Servopa em atendimento de ponta a ponta. “Fazemos bem o começo, meio e fim, com foco em atendimento personalizado e um programa de cuidados pósvenda que é a marca registrada do grupo”, afirma.
Somado a isso, a Audi tem vivido um momento histórico da marca, com o lançamento em 2024 dos novos SQ8 e-tron, A4 e A5 Quattro, e ainda este ano será lançado o novo Q6 e-tron, modelo aclamado pela mídia especializada. Além disso, a Audi anunciou um total de mais de 20 novos modelos até o final de 2025.
Foto da sede Audi Center em Maringá e, ao lado, foto histórica da Servopa em Curitiba
A seguir, um giro social por cenários onde passa do bom e do melhor...
Estávamos ansiosos pela inauguração do novo showroom da Portobello Shop em Maringá. Em plena Av. JK 1255, a loja reúne os lançamentos mais quentes da marca. E para celebrar sua inauguração, nada menos do que Bel Lobo esteve presente para um talk delicioso apenas para convidados.
Cerli e Carol
Foi uma honra participar da festa que celebrou os 25 anos de um legado iniciado por Cerli, mulher empreendedora e visionária, que abriu uma loja para trazer moda com paixão e muita dedicação. Hoje comandada por suas filhas Carolinne e Stéphanie, a loja possui uma curadoria impecável, e um atendimento de família para família. Nesta festa celebrada no Giardino sob a direção de Jaque Luchetti, amigos e clientes da marca assistiram a um desfile osquestrado pela Dress Me Consultoria, com presença do violinista Amon Lima. Ah! O dress code foi preto e branco. Um luxo!
A Evense Empreendimentos, do empresário Michel Felippe Soares, inaugura seu novo espaço em área nobre da Av. JK de Maringá. Além de ser um centro de relacionamentos para clientes da construtora, o espaço conta hoje com dois apartamentos decorados assinados pela arquiteta Maria Fernanda Gevaerd, ambos do Terraço Jardins, o mais recente lançamento da marca.
Um sonho! Foi assim que a mãe Danielle Georgetto definiu a festa de 15 anos da filha Valentina. A decoração em tons de pink e rosa da Karucha Decorações transbordou bom gosto por cada canto da famosa tenda vidro do Giardino Eventos. O bolo fantasia de Zuleika Zen, os doces de Giovana Tintori, a trilha sonora por conta de Léo e Giba, do Dj Cazella e de Eliezer do BBB, fizeram uma das festas mais tchans da temporada. Valentina e o pai Victor Cuzzolin protagonizaram o momento maior da festa quando brilharam na pista sob a admiração de todos. Depois disso a galera “se jogou” e dançaram até o chão. Que festa! Assessoria de Heverthon Mariani. Rafael Silva fotografou, registrou tudo.
Londrina, uma manhã de sol, um dia de domingo... Entre familiares e alguns poucos e bons amigos, Rafael Botta e Renan Melo disseram sim um ao outro. O momento mais que intimista, armado nos domínios da IO Paisagismo, ambientado pelo staff da própria, ficou ainda mais bonito com as mãos de Isaura Bortolassi e Bruno Valença. O momento seguiu o estilo petit comitê, regado por uma deliciosa gastronomia sob a batuta de Claudia Tasca e bebidinhas inebriantes. Pra ficar bem legal, a música deu o tom ideal com os DJs Lucas Nolasco e Samer Issa; o Light The Jazz e a bateria Demônios da Lagoa fez todos dançarem até o sol se por e a noite chegar.
Capela do Recanto Pascal, Buffet Haddock, Chácara Vida e Giardino Eventos. Estes endereços serviram de cenário para “selar” o amor entre Mariane e Alexandre. A mãe do noivo, Rosangela Costa, a Rô da Karucha, se realizou na concepção e realização da decoração personalizada para cada ambiente, um verdadeiro desbunde floral e artístico que somente ela com sua equipe sabem fazer. Em todos os momentos que protagonizaram, Mariane e Alexandre eram só alegria e felicidade. O fôlego inesgotável do casal contagiou a todos. Todo mundo junto e misturado dançaram no Giardino até o sol raiar. Assessoria de Jaqueline Luchetti. Mais uma vez clicks memoráveis de Victor Knabben.
O concorrido Giardino Eventos foi o cenário escolhido por Samira Name e João Brighenti para celebrar o amor entre eles. No ambiente do novo solarium do Giardino e tendo o céu como testemunha, a elegante mãe Márcia conduziu sua filha até o noivo João que a aguardava tomado de emoção. A comemoração que se seguiu foi marcante. Entre familiares e amigos, Samira e João personificaram o real estado da felicidade. O verde e branco na deslumbrante decoração foi orquestrado pela Karucha Decorações. Heverthon Mariani respondeu pela assessoria e o competente fotógrafo Victor Knabben pelos clicks memoráveis.
Ackley Serrano Fotografia (44) 99977-2142
Aklo Boutique (44) 3227-3088
ALEHA Maringá Park (44) 99721-0972
Ambiente Ar Climatização (44) 3032-6500
Andrea Marrano Travel Designer (44) 3026-3212
Dr. Angelo Pavan Bucomaxilofacial (44) 3024-5646
Anjos Colchões e sofás (44) 99970-0352
Atelier Porcelanatos Revestimentos (44) 3024-9002
Audi Center Maringá (44) 3355-9500
AWG Prime Imóveis Imobiliária (44) 99118-8880
A.Yoshii Empreendimentos (44) 4020-4121
Cashmere
Tecidos e Decorações (44) 3023-5758
Centro Comercial Tiradentes Utilitários e decorações (44) 3225-7979
Ciplart
A S CConstrutora (44) 3025-0207
Clínica Evoluir Tratamentos domiciliares (44) 99894-2963
Coach Fitness Academia (44) 3305-6976
Donatti Piscinas e acessórios (44) 3040-1211
Dynamis
Mobiliário (44) 99909-2863
DynCo
Mobiliário corporativo (44) 99909-2863
EMBRAED
Empreendimentos (44) 3046-8700
Enthusiasm Boutique (44) 3031-3002
Dra. Fabiola Tasca Dermatologia (44) 3025-5158
Dr. Gil Yamaguchi Gastroplastia (44) 3262-6699
GRP
Construtora (44) 3026-9650
Grupo Conceitto by Pontto @grupoconceitto
GS Mármores
Por Guto Bedetti (44) 99974-4647
INNA Interiores
Móveis e decorações (44) 3031-3850
Jamile Elias Artes plásticas (44) 98805-3317
Just Construtora (44) 3028-6666
Dr. Kristian Santos Hoftalmar (44) 3262-0044
MedInfuse
Maringá (44) 99129-4580
Mendes Cardoso Arquitetura (44) 3224-5500
Monolux
Construtora e Incorporadora (44) 3224-3662
Natuzzi Editions Maringá (44) 3346-8000
Paula Locks Micropigmentação (44) 99876-8422
Square Mobiliário (44) 3227-3677
Swarovski Maringá (44) 3227-4255
Vittourina Moda (44) 99702-1280
Weiku Maringá Esquadrias em PVC (44) 3259-5610
P F
Plaenge Empreendimentos (44) 3293-7000
PRC Empreendimentos Cidade Aruna (44) 3013-2900
Projetta Portas by Weiku (44) 3259-5610
Sierra Maringá Mobiliário (44) 3037-5886
I W J M V N
Idélli Maringá Ambientes planejados (44) 3046-3310
Silvio Iwata Prime Imobiliária (44) 4009-8981
Dra. Sineida Berbert Dermatologia (44) 3225-2162
@revistawit www.revistawit.com
Maringá/PR |44| 3346 4446
Editor responsável
Vinícius Lima MTB 9416/PR vinicius@revistawit.com
Comercial hamilton@revistawit.com |44| 9 9806 4385