Page 1

Guarulhos, 17/02/2017 Ano 8 n.º 366

clickguarulhos.com.br

Vá além do português Aprender um novo idioma pode impactar positivamente na carreira e nas relações sociais

Carnaval Blocos de rua fazem a alegria dos guarulhenses

Agenda Programação reúne dicas para curtir o fim de semana

Viagem Vai pegar a estrada? Separamos dicas para os feriadões de 2017


Saiba mais sobre porcentagens de descontos, regras e condições em uma de nossas unidades ou no site www.colegiomaia.com.br

•PERÍODO INTEGRAL •ESCOLA DA INTELIGÊNCIA •ROBÓTICA •LOUSAS DIGITAIS •CURSO DE INGLÊS DA OXFORD •TRANSPORTE GRATUITO

/colegiomaia Matriculando no Maia, você estará ajudando o hospital do GRAACC

/colegiomaia

Inglês | Espanhol | Natação | Judô | Educação Física Treinos Esportivos | Ginástica Artística | Ballet Jazz | Xadrez | Música | Coral | Rádio | Culinária Artes | Informática | Clube de Exatas | Aulas de Reforço Plantão de Dúvidas | Parque Pedagógico | Brinquedoteca

2 4 4 0.1 9 9 9

Av. Renato Maia, 201, Guarulhos/SP

omelhordeguarulhos.com.br


[ COLUNA DO CARLETO ] BOMBANDO NA NET

OUTRAS INCERTAS

AUDIOVISUAL

SOLUÇÃO DISTANTE

Vídeo transmitido ao vivo pela equipe de Guti no Facebook, mostrando a visita-surpresa que o prefeito, os secretários de Saúde e de Assuntos Jurídicos, além dos vereadores Eduardo Carneiro (PSB) e Eduardo Barreto (PCdoB), fizeram no fim da noite de sexta-feira à UPA do Jardim São João, viralizou. Ao fecharmos esta edição, passava de 760 mil visualizações.

Na sequênca, Guti e sua trupe visitaram o Pronto Atendimento do Jardim Maria Dirce, onde também verificaram haver séria deficiência no atendimento. A limpeza e a vigilância terceirizadas, a cargo da Fundação ABC, não estavam atuando. Para não parecer que fosse perseguição à entidade, estiveram também no HMU e no Hospital da Criança, cuja gestão é da própria Prefeitura. Nesses, porém, sem “live”.

O que parece ser consenso é o manifesto para liberação do prédio da antiga Câmara Municipal, na praça Getúlio Vargas, para implantação do Polo de Audiovisual da cidade. Quem quiser assinar virtualmente pode acessar https:// secure.avaaz.org/po/petition/ Pre f e i t u ra _ d e _ Gu a r u l h o s _ Liberar_o_expredio_da_camara_para_o_Forum_Audiovisual_de_Guarulhos

A única forma de reduzir a criminalidade é investir na educação e na geração de empregos. Porém, com percentual elevado de famílias desestruturadas e o crescimento vertiginoso do consumo de drogas, muitos jovens preferem o caminho mais fácil ao dos bancos escolares. Reinventar o jeito de lidar com as novas gerações é tarefa difilícima, mas imprescindível. Sobram vagas na escola pública e esse é um péssimo sinal.

SEM CONSENSO

INSEGURANÇA

Como é hábito desde sempre, os fazedores de cultura da cidade não se entendem. Até estão juntos em um grupo do WhatsApp, em busca de soluções para a área. Mas as divergências são evidentes; alguns defendendo a nova gestão, outros criticando ao alegar que o chamado para o diálogo seria apenas retórica.

Os acontecimentos no Espírito Santo podem servir de alerta ao povo brasileiro e aos governantes. Quando o Estado falha, o crime organizado toma conta. A linha que separa o estado de baderna que se instaura nesses momentos do de uma guerra civil é tênue. É preciso repensar a política de segurança pública.

“FORA DAQUI!” A queixa apurada é de que a UPA, que quer dizer Unidade de Pronto Atendimento, não estava atendendo ninguém. Sequer triagem estava sendo feita. A ordem teria partido de um médico da Fundação ABC, à qual está terceirizada a gestão da UPA e para a qual no mesmo dia haviam sido liberados R$ 2 milhões. Guti reagiu dizendo não querer mais o profissional ali. “Ele pode morar em Guarulhos. Atuar para a Prefeitura, não!”

REPERCUSSÃO Enquanto a maioria esmagadora dos internautas aplaudiu a iniciativa, profissionais da Saúde sentiram-se injustiçados. O Sindicato dos Médicos divulgou nota condenando a atitude de Guti, a qual classificou de constrangimento.

VÍDEOS ELOGIADOS Agradeço aos internautas que estão seguindo, comentando e compartilhando os vídeos do Click Guarulhos no Facebook. A maioria demonstra estar gostando, ainda que muitos discordem de minhas opiniões. Importante é fomentar o debate de ideias. Sugestões pelo whats 98849-7425.

AGILIZANDO Quando é para criticar, a gente critica. Mas, quando o poder público mostra serviço, é justo registrar também. A Proguaru finalmente fez um trabalho eficiente na avenida Arminda de Lima, na vila Progresso, corrigindo um problema que há muito tempo persistia. O Saae consertou rapidamente após postado no Click Guarulhos um vazamento de esgoto no Jardim Santa Cecília.

Novas notas da Coluna do Carleto durante a semana em www.clickguarulhos.com.br. AGORA TAMBÉM COM VÍDEOS

Diretor Responsável: Valdir Carleto (MTb 16.674) valdir@revistaweekend.com.br Diretor Executivo: Fábio Carleto fabio@revistaweekend.com.br Assistente de Edição: Tamiris Monteiro (MTb 65.493) Redação: Cris Marques // Jônatas Ferreira // Val Oliveira Revisão: Paulo Manso Fotografia: Marcelo Santos Design Gráfico: Felipe Pires // Gabriel Nakashima Comercial: Laila Inhudes // Maria José Gonzaga // Patrícia Matos // Thaís Tucci comercial@revistaguarulhos.com.br Administrativo: Viviane Sanson // Saiummy Sales Takei Distribuição Luiz Aparecido Monteiro Impressão e acabamento: D’ARTHY Editora e Gráfica Ltda. Tel: (11) 4446-4600

[4

]

Tiragem: 13 mil exemplares Venha conferir nas manhãs das sextas-feiras Distribuição gratuita em quase 150 condomínios, displays em pontos comerciais de grande fluxo, e em locais com salas de espera 35 anos de Jornalismo com Responsabilidade Social Carleto Editorial Eireli ME - CNPJ 10.741.369/0001-09 Av. João Bernardo Medeiros, 74, Bom Clima, Guarulhos.

Tel.: (11) 2461-9310


CAPA Por: Val Oliveira Fotos: Rafael Almeida / Marcelo Santos / divulgação e banco de imagens

A importância de saber outro idioma C

onhecer outros idiomas é um dos melhores investimentos que uma pessoa pode fazer para si. No mundo de hoje, falar outras línguas ajuda para tudo, principalmente para quem busca uma carreira profissional sólida e bem sucedida. Com a globalização e a popularização da internet, não existem mais fronteiras. Dessa forma, ampliar o conhecimento sobre outras culturas e idiomas é a maneira mais eficaz de

[6

]

“passear”, sem pedágios ou vistos, pela “aldeia global”. As vantagens são muitas: viajar a trabalho e conhecer o mundo, aumentar a rede de contatos, fazer negócios internacionais, ter salário maior, entre tantas outras possibilidades. Pensando nisso, preparamos essa edição especial procurando “elencar” as vantagens que conhecer outros idiomas proporciona a quem quer ser um “cidadão do mundo”, literalmente.


TECNOLOGIAS E MÉTODOS DE ENSINO Para Vera Lucia Moraes Novo, proprietária da unidade Guarulhos do Centro Britânico, cada vez mais as informações e a comunicação estão baseadas na tecnologia. E elas interferem diretamente no dia a dia das pessoas, inclusive na busca por estudos e trabalho. Com isso, a necessidade de dominar outro idioma é uma necessidade também crescente. “Falar ao menos o inglês é quase obrigatório para ingressar no mercado de trabalho, viajar ou dar um upgrade na carreira. Aqui ministramos aulas de inglês, francês, italiano, alemão, espanhol, mandarim e português para estrangeiros. Utilizamos método comunicativo, que desenvolve simultaneamente as quatro habilidades: produção oral (falar), compreensão auditiva (ouvir), leitura (ler) e escrita (escrever), sendo a comunicação no idioma estudado o foco principal das aulas”, explica. Vinicius Nobre, gerente acadêmico da Cultura Inglesa, também destaca a importância de não apenas aprender, mas vivenciar a língua. “Na escola, todos têm espaço para desenvolver experiências e práticas no idioma, desde as crianças até os adolescentes e adultos. Além dos cursos regulares, os alunos também podem focar o aprendizado em suas principais necessidades, sejam elas definidas pela conversação, gramática ou ainda pelo seu campo profissional”, enfatiza. Raphael Morais, diretor operacional da Wizard Guarulhos, explica a metodologia aplicada nos cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, chinês, japonês e português para estrangeiros da unidade, ministrados nas modalidades em grupo e individual. “Usamos metodologia própria e exclusiva, baseada em técnicas de neurolinguística. Aqui o aluno tem contato com o idioma e fala 100% inglês desde a primeira aula. Trabalhamos a fala, escrita, leitura e compreensão auditiva, que pode ser reforçada por meio do Wizpen, uma caneta capaz de vocalizar todo o conteúdo publicado nas páginas dos livros didáticos”, destaca.

ACADEMIA PARA A MENTE O aprendizado de um novo idioma em diferentes idades segue etapas diversas e pode funcionar como exercícios para a mente. As crianças aprendem e assimilam novas experiências com muito mais facilidade, justamente por estarem em um estado crítico da formação do cérebro. “Isso facilita o aprendizado e absorção de um novo idioma. E também há o fato de que os pequenos não têm receio de falar errado. Nossas aulas têm caráter lúdico e são bem divertidas”, comenta Vera. Por outro lado, os jovens e adultos apresentam outro perfil e estágio de aprendizado, o que pede um ensino personalizado e que leve em consideração aspectos de seu dia a dia, o que é fundamental para o aprendizado. “É por isso que os cursos são desenhados de forma a garantir esse foco no aluno. Para que ele possa utilizar o conteúdo aprendido em sala de aula em sua rotina. O interessado mais sênior deve pensar em aprender uma segunda língua para desenvolvimento pessoal, tanto quanto mental, pois está comprovado pela medicina e pela neurociência que é um dos melhores exercícios preventivos das doenças de envelhecimento do cérebro, visto que estimula as estruturas neurais desta parte do corpo, que devem estar sempre ativas. É uma academia para preservar a saúde da mente”, destaca Vera.

[8

]


QUANDO COMEÇAR? A dúvida sobre a partir de qual idade uma criança pode começar a aprender uma segunda língua é bastante comum. Será que existe prejuízo no aprendizado da língua portuguesa quando a criança começa tem contato com outro idioma? As informações simultâneas não vão gerar confusão para os pequenos? Vera Lúcia, do Centro Britânico, diz que a experiência pode começar a partir dos três anos de idade, quando as crianças estão mais abertas a uma experiência social fora do lar e dos cuidados dos pais. “Não há prejuízo. Muito pelo contrário, pois é observável que a criança desenvolve mais amplamente a sua percepção criativa e comunicativa nesta fase inicial, e isto estimula a sua capacidade de aprendizado, atenção e associação. Além disso, a criança desenvolve sua experiência social de forma dinâmica e divertida, pois aprende brincando. Isso, somado à grande atividade mental do período crítico de desenvolvimento do cérebro da criança, beneficia o aprendizado e aperfeiçoamento das capacidades cognitivas”, enfatiza Vera. “A partir de cinco anos de idade, a

criança já pode iniciar os estudos na Cultura Inglesa e terá um primeiro contato natural e divertido com a língua. [...] Cada aula é baseada em histórias contadas pelos professores e são alternados momentos de atividades lúdicas e de escrita e leitura”, explica Vinicius.

AVALIANDO O CURSO ESCOLHIDO Quais são os cuidados que devem ser adotados na hora de contratar um curso de idiomas e como avaliar se o curso escolhido é bom? É interessante procurar assistir uma aula demonstrativa, conhecer a metodologia, certificar-se de quantos alunos têm em sala (este item é de suma importância e a maioria das escolas tem média superior a 16 alunos por turma, em alguns casos, são 25 por turma), pedir os depoimentos gravados de alunos ou ex-alunos com nomes, visitar a escola e conhecer a infraestrutura oferecida, a formação dos professores, localização, segurança e acessibilidade, entre outros. “Convém observar se as pessoas desenvolvem plenamente as quatro habilidades: falar, ouvir, ler e escrever. A queixa recorrente por parte de novos alunos e visitantes é: ‘consigo ler, mas na hora de falar eu sempre travo’. Isso é facilmente avaliado ao longo do curso e o rumo dos trabalhos corrigidos dentro da necessidade de cada aluno. Também é importante que o aluno leia atentamente o contrato e observe todas as cláusulas evitando problemas de entendimento futuro”, diz Vera. “O mercado de ensino de idiomas oferece muitas opções, mas, infelizmente, não tem nenhum tipo de regulamentação. A seriedade do trabalho das escolas de idiomas depende muito da sua

[ 10

]


missão, proposta e posicionamento. Por isso, é muito importante avaliar a tradição da escola, buscar recomendação de amigos e analisar a proposta pedagógica e a metodologia escolhidas. É fundamental que o corpo docente esteja comprometido com a carreira de ensino de idiomas e que passe por frequente capacitação e desenvolvimento profissional. Um profissional dessa área deve ter, por exemplo, proficiência no idioma que ensina. A falta de compreensão de um contrato assinado pode gerar uma série de transtornos, principalmente, para o contratante. Para que não haja insatisfação, devemos ler todas as cláusulas com atenção e, caso alguma delas não seja clara, devemos buscar orientação de quem entende do assunto. O importante é estarmos cientes de tudo o que envolve o contrato de um serviço, seja um curso de idiomas ou não, e de nossos direitos e compromissos”, destaca Vinicius.

APROFUNDAMENTO CULTURAL Além de falar e escrever, aprender outro idioma acrescenta novos saberes e conhecimentos sobre a cultura dos países dos idiomas estudados. Esse enriquecimento cultural não tem preço e pode influenciar nos mais diversos setores da vida. “Ao aprender o francês, por exemplo, os alunos passam a desejar visitar a França, assistir aos filmes, ouvir músicas, ler autores de origem francesa e tudo isso amplia seus horizontes”, ratifica Vera. “Vivemos em mundo globalizado e saber outro idioma significa poder se comunicar e se conectar com esse mundo. Dominar outra língua nos permite abrir novas portas não só na vida profissional, como também na vida pessoal. O mundo se transforma em uma velocidade muito acelerada e devemos estar prontos para novas oportunidades, desafios e aventuras. O domínio de outro idioma com certeza contribui para que estejamos ainda mais preparados para as diversas situações que a vida nos oferece”, fala Vinicius. “Além do acesso ao mercado de trabalho globalizado, permite acesso a conhecimento, visto que a maioria do conteúdo publicado em sites científicos, de pesquisa, notícias e demais estão na língua inglesa”, pensa Raphael.

[ 12

]

DEPOIMENTO Conheça um pouco da história de Felipe Dias Morais Magalhães, engenheiro elétrico por formação e consultor de eCommerce por profissão, que investiu no aprendizado de idiomas e hoje reconhece o quanto isso foi fundamental para o desenvolvimento de suas funções profissionais e como o segundo e terceiro idiomas lhe abriram um “mundo” de possibilidades. “Estudei formalmente dois idiomas além do português: inglês e espanhol a partir dos 10 anos de idade. Em meados dos anos 1990, meus pais já sabiam da importância de falarmos outra língua e me incentivaram a estudar inglês. O espanhol veio mais tarde. Já estava trabalhando e comecei a ter contato com projetos que envolviam a América Latina. Aproveitei a chance de praticar todos os dias e ingressei em aulas particulares de espanhol. Aprender outros idiomas mudou muita coisa em minha vida. Com o inglês, logo na infância, pude desfrutar de jogos e livros que, naquela época, existiam apenas em inglês. No início da vida profissional o inglês foi fundamental. Trabalho numa multinacional e tenho contato diário com diversos países, e nosso idioma em comum é o inglês. O espanhol, por sua vez, acabou me permitindo participar de projetos na América Latina, em países como México e Colômbia. Depois de aprender o segundo idioma, o terceiro foi mais fácil, pois além de começar a entender a estrutura idiomática, o fato das regras gramaticais do espanhol serem próximas ao português também ajudou bastante. O principal cuidado na hora de escolher um idioma para se aprofundar é optar por aquele que possa ser praticado frequentemente, principalmente no início do aprendizado. Outra dica é perder o medo de falar. Todos falamos com sotaque e erros são bastante comuns no

Serviços Action , Rua Marret, 377, Vila Progresso N 2440-0535 Centro Britânico , Avenida Salgado Filho, 1.443, Maia N 4963-1133 / 2408-9762 / 98539-0195 w www.centrobritanico.com.br

início. O importante é conseguir se comunicar. Na minha área de atuação – eCommerce e tecnologia – saber inglês é impreterível. No mundo globalizado é muito comum ter um cliente estrangeiro, ou ter uma equipe de desenvolvimento em outro país. Sem contar que grande parte do material didático, fóruns, sites e eventos também são em inglês. No âmbito profissional os benefícios vão de conseguir entender piadas e expressões que só fazem sentido em outra língua, até a se sentir mais à vontade em viagens internacionais. No ramo em que atuo já vi pessoas perderem oportunidades de emprego ou de promoção por não dominarem um segundo idioma. Inclusive, em entrevistas que realizo com candidatos, considero o inglês fundamental. Na empresa em que trabalho, para ser promovido é preciso realizar um teste de inglês e garantir uma nota mínima para cada nível de carreira. Saber inglês deixou de ser diferencial e passou a ser pré-requisito. Saber um terceiro idioma, sim, pode ser um diferencial e garantir promoções e, consequentemente, melhor remuneração. Com o inglês pude ir a passeio para a Inglaterra, Bélgica, França e Estados Unidos. Com o espanhol pude me virar bem no México e no Chile. Em minha opinião, a melhor forma de aprender outro idioma é imergir na cultura e conviver diretamente com os falantes do idioma. Não existe nenhuma aula melhor do que ter que se comunicar. Se não for possível conviver com outras pessoas, a dica é assistir a filmes e seriados, escutar músicas ou ler livros na língua estrangeira. Reforço que o inglês não é mais um diferencial, mas condição fundamental no mercado de trabalho, e que o espanhol é a segunda língua mais falada no mundo, perdendo apenas para o mandarim”, encerra.

Cultura Inglesa , Rua Brasília Castanho de Oliveira, 280, Vila Lanzara N 2461-1032 w www.culturainglesasp.com.br Red Ballon , Rua Josephina Mandotti, 318, Jardim Maia N 4372-0023 / 4372-0024 w www.redballoon.com.br Wizard , Rua São Paulo, 238, Gopoúva N 2461-0633 w www.wizardguarulhos.com.br


EU CURTO GUARULHOS

Inglês também é coisa de criança

A criançada é o público-alvo da escola de inglês Red Balloon, em funcionamento há 45 anos e presente em Guarulhos desde 2014. E a escolha não foi por acaso. “Fizemos um estudo na região e percebemos que havia grande público potencial, mas ainda carente de produtos e serviços de alta qualidade. A rua Josephina Mandotti vem se revitalizando com o passar do tempo e se posicionando como uma rua repleta de serviços e produtos de qualidade para atender a demanda da região, além de conectar duas das principais avenidas da cidade: Salgado Filho e Paulo Faccini”, comenta Rita Rosa, coordenadora pedagógica da escola. Ela destaca também que aprender outro idioma traz muitos benefícios, principalmente quando se é criança. “Aprender outro idioma propicia ganhos cognitivos incríveis.” Pesquisas feitas pela Universidade de Harvard confirmam que estudar línguas aumenta as habilidades de pensamento crítico e de resolver problemas, além da versatilidade, criatividade e flexibilidade da mente. “Além do inglês ser essencial em nossas vidas, seja profissional, pessoal ou social, ele pode abrir muitas portas e um mundo de oportunidades” diz, afirmando também que a escola realiza intercâmbios por meio de parcerias.

[ 14

]

Por Amauri Eugênio Jr. e Val Oliveira Fotos: Rafael Almeida/Divulgação

Por etapas

Metodologia e aprendizado A metodologia de ensino da Red Balloon acompanha o desenvolvimento das crianças para o aprendizado acontecer de modo divertido, de forma que as aulas pareçam brincadeira. Contudo, o processo em si é feito com seriedade e o idioma é inserido de modo gradual no dia a dia dos alunos. “Garantimos a motivação e o aprendizado, envolvendo os alunos em histórias, artes, músicas, vídeos, atividades e jogos no computador e na internet, tudo com muita diversão. Quando menos se espera, eles já estão se comunicando em inglês e terminam o curso compreendendo, falando, lendo e escrevendo fluentemente”, destaca Rita. Vale dizer que as aulas têm duração de duas horas, o que totaliza quatro horas semanais. Além disso, a escola tem 90% de aprovação em exames internacionais da Universidade de Cambridge (Inglaterra).

A metodologia da Red Balloon contém a divisão de alunos por três faixas etárias*: • Kids (3 a 6 anos): estágio inicial para assimilação do idioma, cuja dinâmica de ensino acontece de modo divertido, para desenvolver a compreensão e produção oral – fala – por meio de histórias, vídeos e música; • Junior (7 a 10 anos): início do desenvolvimento da leitura e escrita por meio de ensino gradativo, de acordo com o desenvolvimento cognitivo da criança; • Teens (11 aos 15-16 anos): etapa final de ensino, em que os alunos são treinados para provas orais e escritas. Como estão no fim do curso, eles estão aptos a prestar o exame para obtenção do Certificate of Advanced English (CAE), da Universidade de Cambridge. *Fonte: Red Balloon

Rua Josephina Mandotti, 318, Jardim Maia. Tel.: 4372-0023 / 4372-0024.


[ VIAGEM ] Por: Elis Lucas Fotos: banco de imagens

Malas no carro e pé na estrada

3 destinos para curtir os feriados prolongados de 2017

D

epois das festas de fim de ano e das férias escolares, um ano com pelo menos cinco feriados prolongados parece muito animador, não é mesmo? Ainda mais quando se trata de aproveitar esses dias para viajar. Então, pensando nessas folguinhas de três ou quatro dias que algumas semanas darão, separamos quatro destinos para você fazer de carro. Programe-se!

BROTAS (SP) Conhecida como a capital do turismo de aventura no Brasil, Brotas oferece diversas atividades como rafting, boia-cross, canionismo, cachoeirismo, rapel, arvorismo, cicloturismo, circuito de tirolesas e trekking, atividade que consiste em uma caminhada por trilhas naturais que levam às cachoeiras, rios e locais de pura natureza na cidade. Tudo vai depender do seu grau de coragem e condicionamento físico. A cidade tem mais de dez cachoeiras abertas à visitação; nascentes de águas cristalinas, destaque para a Areia que Canta; e o Rio Jacaré Pepira Mirim, onde é praticado o rafting. Também vale a visita ao planetário CEU (Centro de Estudos do Universo). Os passeios e atividades são acompanhados por guias. Atente-se às orientações e operadoras de turismo certificadas para melhor segurança. Areia que Canta fica localizada dentro do hotel fazenda de mesmo nome Distância: Partindo do Centro de Guarulhos - 364 a 374 km, dependendo da rota escolhida. Informações: www.brotasonline.com.br

AVALIAÇÃO DE UMA COLABORADORA DO APLICATIVO TRIPADVISOR

Rafting é famoso e exige boa dose de coragem

[ 16

]

Conhecer a nascente da areia que canta é realmente indescritível. Mergulhei na corredeira, fui na hidromassagem natural e na prainha. O passeio (R$ 60) durou 2 horas e meia. Não agendamos, mas acredito que grupos maiores devam agendar com antecedência, pois tem limite de pessoas por horário. Pude ver que muitas pessoas vão até lá só para fazer esse passeio, no entanto o hotel não oferece nenhum vestiário para os visitantes passarem uma água no corpo e se trocar. Nisso poderiam melhorar. O almoço (R$ 55) é comida caseira (uma delícia) e sobremesa com doces de vó à vontade, bebida à parte.


PINTURAS DE ALTA PERFORMANCE À BASE DE ÁGUA

A Agnus mantém um programa rígido de sustentabilidade durante o seu processo de reparação automotiva. Em todo o processo de repintura utilizamos tintas à base de água e produtos com baixo nível de composto orgânico volátil, que proporciona um trabalho muito menos poluente. É bom para o meio ambiente e para a atividade profissional. Funilaria

Martelinho de Ouro

Polimento Técnico

AT EN D E M O S AS M A IS DIV E RS A S COMPANHI AS DE SEGURO DO MER CADO A AGNUS é uma oficina especializada em reparação automotiva e está há mais de 13 anos atuando com qualidade e eficiência. Possui uma equipe de profissionais treinados, ferramental de ponta e pintura com produtos de alta performance e ecologicamente corretos. Atendemos as mais diversas companhias de seguro do mercado! Rua Sold. José de Andrade, 579 - Jd. Sta. Francisca - Guarulhos/SP (11) 2440-0511 / (11) 2440-9364 agnus@oficinaagnus.com.br

REPARAÇÃO AUTOMOTIVA QUALIDADE E AGILIDADE NA REPARAÇÃO DE VEÍCULOS


PETAR – IPORANGA (SP) Quem diria que São Paulo teria um lugar tão fascinante quanto Petar (Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira), que abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas, sendo 12 abertas à visitação. Localizado entre as cidades de Iporanga e Apiaí, o parque é recheado de atrativos naturais como montanhas, vales, cachoeiras e rios de águas cristalinas, além das cavernas. Um lugar para quem não tem fobia e possui sangue aventureiro. Quatro núcleos compõem a região: Santana, Ouro Grosso, Casa de Pedra e Caboclos. Os mais frequentados são os dois primeiros e, dos quatro, somente o Núcleo da Casa de Pedra não cobra para entrar. O ingresso custa R$ 12, sendo que maiores de 60 e menores de 12 anos não pagam. Estudantes com comprovante escolar pagam meia entrada. A presença do Monitor Ambiental é obrigatória na visitação em todas as cavernas e na maioria dos atrativos. Consulte as agências locais antes de ir para a região. Informações: www.petaronline.com.br Núcleo Casa de Pedra – caverna com o maior pórtico do mundo

DICAS DE QUEM FOI | TATA RIBEIRO - ATRIZ Fui para o Petar com duas amigas, em dezembro. Ficamos hospedadas em Apiaí, cidadezinha próxima ao Petar. Nos hospedamos no Hotel Burkner, e os quatro dias de hospedagem custaram R$ 140 para cada uma, incluso um café da manhã “divônico”. Em Apiaí tem um restaurante e cantina chamado Tuk’s no qual vale a pena sair para jantar (a cidade é bem pequena, esse é um lugar gostoso e charmosinho). Para ir ao Petar contratamos um guia, pois no parque não é possível fazer os passeios sem eles. O guia cobrou R$ 250 por dia (dividido para nós três) pelo passeio, equipamentos de segurança e transporte. No Petar não tem lugar para comer, então é bom levar lanches e água na mochila. Para os passeios tem que trajar tênis (dica: tênis de trilha ou algum tênis antiderrapante), calça e camiseta. Visitamos algumas cachoeiras e piscinas naturais e seis cavernas.

[ 18

]

É tudo maravilhoso. Recomendo principalmente as cavernas: Santana, Água Suja, Ouro Grosso e Alambari de Baixo. As trilhas dessas cavernas são de nível médio, e a maioria possui trechos com água. Mas é emocionante se banhar em uma cachoeira dentro de uma caverna. Pelo grau de dificuldade da trilha, tanto externa quanto interna, não recomendo tanto a caverna Teminina. Pela distância, essa é uma caverna que levará o dia todo. Lá se encontra um chuveiro natural que, sem dúvidas, é belíssimo, mas achei as outras cavernas mais encantadoras. Preciso voltar ao Petar porque ainda faltam mais seis para conhecer (são 12 abertas para visitação). Há a Cachoeira sem Fim que fica fora do parque, mas os guias levam, que vale muito a pena. É linda. Sem dúvidas, o Petar é um lugar incrível para quem gosta de aventuras e desafios.

Caverna da Água Suja

Distância: Partindo do Centro de Guarulhos - 337 a 375 km, dependendo da rota escolhida.


Lagoa Azul

CAPITÓLIO (MG) De repente, Capitólio começou a aparecer nas redes sociais. Fotos de cânions de até 20 metros e rios de águas cristalinas verde-esmeralda começaram a chamar a atenção para esse cenário cinematográfico localizado no interior de Minas Gerais. O Lago de Furnas, conhecido como o Mar de Minas, é um dos principais atrativos da região, onde é possível fazer passeios de escuna, chalana ou lancha para apreciar os cânions, cachoeiras e piscinas naturais. Também vale a pena conhecer a Cachoeira Lagoa Azul num passeio de escuna que parte da pousada de mesmo nome. O roteiro inclui paradas nos cânions e nas cachoeiras Cascatinha e Canto dos Tucanos. Para os adeptos de esportes, a pousada Trilha do Sol oferece trekkings que conduzem às quedas do Grito e do Poço Dourado, perfeitas para banhos. Os roteiros devem ser agendados e há taxa de preservação.

PREPARE O CARRO

Distância: Partindo do Centro de Guarulhos - 470 a 480 km, dependendo da rota escolhida. Informações: www.feriasbrasil.com.br/mg/capitolio.

De acordo com Edgar Versace Junior, sócio das lojas Troca de óleo Nova Era, Auto Center Nova Era e Soma Centro Automotivo, é preciso atentar-se à manutenção básica do carro antes de botar o pé na estrada, como a troca de óleo, alinhamento e balanceamento, limpeza de bicos e troca de velas e cabos de velas, correia dentada, pastilhas, fluídos (óleo do motor e dos freios) e dos filtros (ar e combustível). Os problemas acarretados com a falta de manutenção vão desde o desgaste irregular dos pneus, que pode acontecer por falta de alinhamento; até a fundição do motor, quando a troca de óleo não é feita regularmente. Dica: Faça a revisão preventiva gratuita antes de viajar. Leva cerca de 1 hora e meia na Auto Center Nova Era. Confira opções de lugares para cuidar do seu carro: Auto Center Nova Era , Avenida Avelino Alves Machado, 127/163/181 N 2441-4622/ 2443-2679

Lago de Furnas

FERIADOS PROLONGADOS: 28 de fevereiro – Carnaval (terça-feira) 14 de abril - Sexta-feira da Paixão 21 de abril - Tiradentes (sexta-feira) 1° de maio – Dia do Trabalho (segunda-feira) 7 de Setembro – Independência do Brasil (quinta-feira) 2 de novembro – Dia de Finados (quinta-feira)

Preparamos uma trilha sonora para sua viagem. Acesse: canal Click Guarulhos

[ 20

]

Wash Quality Guarulhos , Avenida Timóteo Penteado, 942, Vila Hulda (dentro da Rinno) N 4307-4840 / 98703-0146 Agnus Reparação Automotiva , Rua Soldado José de Andrade, 579, Jardim Santa Francisca N 2440-0511 / 2440-9364 Grupo V.G , Rua Maria Elisa, 132, Taboão , Av. Rio Real,364, Jd. Presidente Dutra , Estrada Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 2.500, Pimentas N 2402-4611 Revolução Auto Center N 2304-2664 / 96277-2621 , Rua Antonio Avelino, 540, Vila Augusta


[ CARNAVAL ] Por: Jônatas Ferreira Fotos: divulgação

POLITICAMENTE CORRETO

‘A Bicharada tá solta’

Banda Bicha: o bloco da família guarulhense Na última segunda-feira, 13, membros da Banda Bicha estavam reunidos no Adega 33, na avenida Paulo Faccini, para participar do primeiro ensaio para o desfile que leva homens com roupas femininas às ruas de Guarulhos. Na ocasião, a reportagem foi convidada a assistir e aproveitar o momento para entrevistar o atual presidente do bloco, o empresário Kiko Magalhães, de 39 anos. O clima era de alegria e expectativa para saber como a Banda, que desfila há quatro décadas no Centro da cidade, circularia no sábado que antecede a semana do Carnaval. Como chegamos cedo, vimos os músicos afinarem seus instrumentos para começarem a festa. Entre o som das vozes e dos risos que crescia pouco a pouco, Kiko contou que frequenta os desfiles desde os quatro anos de idade e está no comando há nove. Quando o empresário assumiu, em 2008, faltavam 16 dias para o dia do desfile e a Banda corria o risco de não sair. Com uma equipe dedicada, que Kiko faz questão de valorizar, o Carnaval da cidade recebeu seu tradicional bloco carnavalesco. “A Banda Bicha é uma das maiores manifestações culturais do município”, diz Magalhães, orgulhoso. Neste ano em que a Banda Bicha completa 41 carnavais, a diretoria espera o ousado número de seis mil foliões que sairão do Hotel Slavieiro, na Vila Moreira, até a rua Joseph Zarzour, em frente à praça Ênio Chiesa, já no Centro. Como atração: a Gilmelândia, Bateria 40 Graus e Alexandre Frota, além de

[ 22

]

mais de 100 instrumentos, entre cavacos e baterias, que darão as notas da folia. Vale citar que no Carnaval passado a festa reuniu cerca de cinco mil pessoas. Entretanto, quem curte o bloco não sabe ao certo todo processo necessário para que o projeto se torne realidade. Segundo Magalhães, a Banda Bicha acontece aos 45 minutos do segundo tempo. “Não é novidade para ninguém que não tem nenhum retorno financeiro, nem intuito lucrativo. Então, a gente deixa para pensar da Banda Bicha faltando pouco tempo”, conta Kiko, que luta para que o projeto de lei que prevê a inclusão do bloco no calendário oficial da cidade seja aprovado na Câmara Municipal, permitindo a busca de outros recursos além do patrocínio privado. As maiores dificuldades para fazer a Banda rolar são financeiras. Para circular, são necessários cerca de R$ 80 mil que vêm de patrocinadores. Questionado sobre a ajuda da Prefeitura, Magalhães disse que não recebeu nenhuma verba da administração municipal desde que ele está no comando. O suporte é o de segurança, atendimento médico emergencial, banheiros químicos, além de apoio logístico e operacional. “O que a gente não sabe é até quando vamos aguentar fazer os aportes. Pedimos um pouco mais de atenção pelo tamanho que é a Banda Bicha hoje. Ela não é um produto meu, nem de ninguém, é do munícipio”, desabafa.

Em tempos em que o mundo caminha para o politicamente correto, as marchinhas carnavalescas foram colocadas em xeque. No caso da Banda Bicha, as famosas músicas de duplo sentido continuam, afinal, em um bloco que tem o principal chamativo nos homens vestidos de mulher, fica difícil pensar em preconceito. Kiko, quando indagado sobre o assunto, é direto: “Na Banda Bicha não existe preconceito, muito menos na música. Preconceito está na cabeça, na educação da pessoa e não em um bloco de Carnaval. Não é a Banda Bicha que vai fazer diferença na opção sexual de ninguém. Eu frequentei com quatro, nove, dez anos e isso não afetou minha vida em nada”. Para provar que o preconceito é mínimo, Rocha, 67, ex-policial militar, foi apresentado para a reportagem. Ele, que participa desde 1985, lembra-se da época em que o bloco saía do Recreativo, na rua Nilo Peçanha, com cerca de 200 pessoas e com baterias emprestadas de amigos. Questionamos se Rocha se fantasiava de mulher. Sorrindo, ele contou que ainda não se vestiu. Sua missão no grupo é garantir a segurança. “A gente se preocupa para não descambar a coisa. A gente evita confusão. Quem não se veste de mulher evita a confusão e bebe”, brincou.

DONALD TRUMP “Meu amor, você não acredita. Na casa branca, o gringo anunciou que vai desfilar com a Banda Bicha”... É com essa marchinha que o bloco vai circular neste ano. A música é um convite para que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ‘dê a louca’ e venha para Guarulhos desfilar com o bloco carnavalesco. Já pensou? É claro que as clássicas “Mamãe eu quero”, “Cabeleira do Zezé” e “A Pipa do Vovô”, entre tantas outras, também fazem parte do repertório.


PROGRAMAÇÃO DOS BLOCOS EM GUARULHOS: SÁBADO, 18 DE FEVEREIRO • BANDA BICHA Horário: 12h Local: em frente à Praça Ênio Chiesa com a rua Joseph Zarzour • BLOCO ACADEMIA SUPERAÇÃO Horário: 14h Trajeto: Avenida Damião Lins de Vasconcelos, avenida Jaime Regalo Pereira, avenida Plínio F. Gonçalves e rua Sargento da Aeronáutica Manoel Dias da Silva. • BLOCO DOS FANFARRÕES Horário: 15h Trajeto: Rua Central, rua Morás, rua Itu, rua Dr. Domingos Paschoal Benedito, viela Tietê, rua José Manoel Lopes, rua Tapiratiba e rua Miranhas até a rua Jandira • BLOCO BORORÓ Horário: 13h30 Trajeto: Alameda das Tulipas, avenida Odair Santanelli e rua Celia Domingues Faustino.

[ 24

]

• BLOCO PATO ESGANADO Horário: 17h Local: Lago dos Patos

DOMINGO, 19 DE FEVEREIRO

• PRÉ CARNAVAL UNÓ Horário: 11h Local: Rua 2º Sargento Fernando Fontes, 136 - Jd. Santa Mena • BLOCO PATO ESGANADO Horário: 17h Local: Lago dos Patos

SÁBADO, 25 DE FEVEREIRO

• BLOCO “KI CACHORRO UQ” Horário: 12h Trajeto: Rua Doutor Carlos Aparecido Rabelo de Freitas

TERÇA, 28 DE FEVEREIRO • BLOCO DA TERÊ Horário: 14h Local: Bosque Maia

SÁBADO, 4 DE MARÇO • UNIDOS DOS MEUS OVOS Horário: 12h Trajeto: Viela Camboriú, rua Raimundo Almeida de Araújo, rua Tijucas do Sul e rua dos Guedes. • BLOCO DAZANTIGA Horário: 15h Trajeto: Saída da rua Luís Gama com destino à rua Soldado José Hipólito

DOMINGO, 5 DE MARÇO • FOLIA DA VILA AUGUSTA Horário: 10h Trajeto: Rua Francisco Antunes, com retorno pela rua Cônego Valadão

DOMINGO, 12 DE MARÇO • BLOCO DO BEM DITO Horário: 11h Trajeto: Rua Águas Limpas, rua São Miguel dos Campos, rua Padre Cláudio Arenal, rua Fonte Boa e rua Aporé.


[ GASTRONOMIA ] Por: Val Oliveira

SELF-SERVICE O bufê oferece opções diversas, que variam ao longo da semana, para acompanhar o churrasco de todos os dias que é composto por fraldinha, cupim, costela, picanha suína, frango, linguiça e coração. O sistema sirva-se à vontade, de segunda a sexta, sai por R$ 17; aos sábados R$ 22, com direito a feijoada e caipirinha à vontade.

Marcelo Santos

Arquivo pessoal

Rancho da paçoca , Av. Damião Lins de Vasconcelos, 1.112, Cidade Jardim Cumbica. N 2412-2293

BOLO PRESTÍGIO

RODÍZIO ORIENTAL COMPLETO

A iguaria tem massa preparada com farinha de trigo integral e açúcar demerara, recheado com coco fresco, como se fosse uma cocada cremosa, mas sem leite condensado. Na cobertura, calda de cacau com amêndoas. O da foto tem dois quilos e sai por R$ 85.

No rodízio são servidos itens diferentes que incluem sushis e sashimis variados, temakis, hot rolls, tempurá, missoshiro, shimeji, guioza, rolinho primavera, carpaccio e ceviche. Para completar, tem novidades como o risoto de camarão e salmão; e chapa de frutos do mar (mariscos). R$ 39,90 por pessoa, no almoço; e R$ 54,90 no jantar. Marcelo Santos

Mix Sushi , Av. Brigadeiro Faria Lima, 933, Bom Clima. N 2401-3069 / 2401-0726

Bike Fit G /bikefit1 N 95353-0400

BURGER DO GORDO Lanche especial que o cliente pode optar entre o pão tradicional, com gergelim, ou o australiano. O recheio é composto por um hambúrguer artesanal com 180 gramas, feito com 70% de carne bovina e 30% suína; muçarela, alface, tomate e cebola roxa. Acompanha uma porção de batata frita. R$ 21,90. Divulgação

Cantinho do Gordo , Rua Elias Acras, 92, Jardim São Jorge. N 2229-8037

MASSAS

Divulgação

A casa oferece diversificado bufê self-service, com 25 opções diariamente, no sistema por quilo. Às quintas-feiras as estrelas são as massas, com destaque para o nhoque e as lasanhas verde e de berinjela. R$ 48,90 o quilo. Flashback , Av. Doutor Timóteo Penteado, 578, Picanço. N 2229-9601.

[ 26

]


[ AGENDA ]

Por: Cris Marques Foto: Divulgação

#MÚSICA

Seletores Tropicais Carnaval

#CINEMA

John Wick Um novo dia para matar Sequência do filme “De Volta ao Jogo”, John Wick, vivido pelo ator Keanu Reeves, é um assassino aposentado que precisa voltar à ativa por causa de uma promessa antiga. Dessa vez, Wick viaja para Roma. O objetivo é ajudar um velho amigo a derrubar uma organização internacional secreta, perigosa e mortal, composta por matadores procurados em todo o mundo.

Internacional Shopping: 15h40, 18h30 e 21h20 (dublado). D-Box: 13h50, 16h40, 19h30 e 22h20 (dublado). Parque Shopping Maia: 14h, 16h20 e 19h (dublado). 21h45 (legendado). Shopping Bonsucesso: 15h, 17h15, 19h30 e 21h45 (dublado).

18 de fevereiro Terceira edição de carnaval do evento. Com Marina De Oliveira Caires, da Nossa casa Confraria das Ideias; Camila Dias, do coletivo de cultura A Invasão; Bruna Diniz; DJ Cranio, do estúdio Rosa Preta Tattoo Shop; e Will Carbônica. R$ 15. Casa Clam – Avenida Rotary, 98, Vila das Bandeiras. Sábado das 21h às 4h.

EVENTOS NO ESPAÇO NOVO MUNDO A Iridologia revela e a Naturopatia equilibra

#DANÇA

#FESTA

Montadas 17 de fevereiro Lançamento do Brechó Farago, com um desfile cheio de garimpos e makes inspiradas nas Drags Trixie Mattel, Bob the Drag Queen e Violet Chachki. Discotecagem com Warley Noua. Bebidas e lanches Joannah Dark. Gratuito. Casa Clam – Avenida Rotary, 98, Vila das Bandeiras. Sexta das 21h às 4h30.

#CULTURA

*Programação sujeita a alteração

Cineclube InCinerante 18 de fevereiro Iniciativa do Coletivo Polissemia, que realiza mensalmente sessões de cinema na cidade. Neste mês, exibição do longa metragem “Vidas Secas” (Brasil, 1964, 103 min) e o curta “Achados e Perdidos” (Brasil, 2016, 6 min). Além de circular por toda a cidade, a ação itinerante tem como objetivo ocupar espaços e promover debates sobre os filmes exibidos. Gratuito. Cursinho Pré-Vestibular Cora Coralina – Rua Luiz Silvestri, s/nº, Bom Clima. Sábado, às 18h.

[ 28

]

Composição 18 de fevereiro Workshop de dança sobre a estrutura do corpo como potência de movimento e composição. Em um segundo momento, será abordado, coletivamente, o ato de improvisar com três propostas: oposição, imposição e reposição. Orientação: Felipe Cirilo. Doação voluntária: pague o quanto puder. Casa Clam – Avenida Rotary, 98, Vila das Bandeiras. Sábado, das 14h às 17h.

#MÚSICA

Rock em Concerto 18 e 19 de fevereiro The Beatles, Deep Purple, Pink Floyd, Led Zeppelin, Rolling Stones. Grandes ícones do universo do rock interpretados pela Orquestra Jovem de Guarulhos. Serão duas apresentações exclusivas que vão reunir uma banda completa, com duas guitarras, bateria e vocal, além de 75 músicos da orquestra. Adamastor – Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Sábado, às 20h. Praça da Portuguesinha – Rua Luís Silvestri, 55, Jardim Bom Clima. Domingo, às 11h.

22 de fevereiro Palestra com o iridólogo, naturapeuta, fitoterapeuta e oligoterapia Orlando Vettorazzo. Entrada: doação de 1 kg de alimento não perecível. Quarta, às 18h.

Reiki nível I 4 de março Curso com a mestra Ivone Valentim. Valores e informações: 99545-8669 / 97986-9506. Sábado, das 9h às 16h.

“Turismo Guarulhos” e “Geoparque nas escolas” 4 de março Lançamento do site sobre o turismo da cidade com Elton Soares e Roni. Entrada: doação de 1 kg de alimento não perecível. Sábado, às 19h30.

Terapeutas florais de minas – prática cotidiana e a escolha assertiva na composição da fórmula 11 de março Curso com a terapeuta holística e palestrante Darci Fernandes. Investimento: R$ 170. Contato: darci_dbf@hotmail.com. Sábado, das 9h às 18h.

1 kg de alimento não perecível, gibi ou livro infantil em bom estado são bem recebidos nos eventos do espaço.

Espaço Novo Mundo (Livraria Nobel) , Avenida Salgado Filho, 1.453, Jardim Maia N 11 4963-1133 / 2408-9762 / 98539-0139 G espaco.novomundo m marketing@espaconovomundo.com.br


[ artes gráficas ]

[ aquecedores ]

[ cursos ]

[ foto & filmagem ]

[ higienização ]

[ idiomas ]

[ nutricionista ]

[ saúde ]

[ veículos ]

www.clickguarulhos.com.br


Revista Weekend - Edição 366  

Vá além do português: Aprender um novo idioma pode impactar positivamente na carreira e nas relações sociais. Carnaval: Blocos de rua fazem...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you