Page 1

guarulhos, 02/12/2016 ano 8 n.º 359

clickguarulhos.com.br

Confraternização corporativa Um guia prático de como organizar e se comportar na festa da firma Ação social hamburgada do Bem busca apoio para evento de natal

Mulher exames preventivos para quem tem prótese mamária

#forcachape i

Decoração dicas criativas para dar cara nova aos ambientes


DESEJO NATAL PROMOÇÃO

de

Concorra a 2 Jeep Renegade 0km. A cada R$

300,00 = 1cupom em compras

Promoção válida de 12/11/2016 a 05/01/2017

Dutra Saída 225

internacionalshopping.com.br Certificado de Autorização Caixa nº. 6-3012/2016. Consulte Regulamento e Lojas Participantes. SAC : (11) 2414.5000. Imagens meramente ilustrativas.


•PERÍODO INTEGRAL •ESCOLA DA INTELIGÊNCIA •ROBÓTICA •LOUSAS DIGITAIS •CURSO DE INGLÊS DA OXFORD •TRANSPORTE GRATUITO

/colegiomaia Matriculando no Maia, você estará ajudando o hospital do GRAACC

/colegiomaia

Inglês | Espanhol | Natação | Judô | Educação Física Treinos Esportivos | Ginástica Artística | Ballet Jazz | Xadrez | Música | Coral | Rádio | Culinária Artes | Informática | Clube de Exatas | Aulas de Reforço Plantão de Dúvidas | Parque Pedagógico | Brinquedoteca

2 4 4 0.1 9 9 9

Av. Renato Maia, 201, Guarulhos/SP

omelhordeguarulhos.com.br


[ ColuNa Do CarleTo ]

LIXO NO CECAP Diversos pontos de despejo de entulho e lixo têm se formado nas imediações do Parque Cecap, até perto de condomínios. O local da foto fica no fim da rua José Caldeira, na vila Barros. Há outros próximo à área do Saae.

AGEM À VONTADE

TODOS DE LUTO

Pelo que se vê por toda a cidade, não tem sido coibida a atitude nociva dos que transportam entulho irregularmente e o despejam em qualquer lugar. Só há vigias a serviço da CDHU durante o dia no Cecap. O foco da empresa é o de evitar invasões e é à noite que os detritos são jogados. A Prefeitura precisa mudar o modus operandi, porque fica muito mais caro reparar os danos do que agir preventivamente para que não sejam praticados.

É tal a comoção com a queda do avião que transportava a equipe da Chapecoense que superou qualquer rivalidade entre times e envolveu todas as pessoas, independentemente de suas preferências ou crenças. Estamos todos irmanados na dor das famílias de todas as vítimas.

CADÊ A CIDADANIA? Boa parte desse problema decorre do fato de que muitos munícipes preferem recorrer aos serviços de carroceiros para se desfazer de restos de construção, em vez de locar caçambas. E há os que despejam todo tipo de coisa nos terrenos baldios. Na foto, há até um televisor e restos de móveis.

ALÉM DO TIME É natural que o foco principal sejam os jogadores, que perderam a vida no vigor de sua juventude e em um momento tão promissor de suas carreiras. Mas não é menor a dor das famílias dos profissionais de imprensa e da empresa aérea, com as quais também devemos nos solidarizar. Tão importante quanto apurar as causas é que seja dada plena assistência a todos que perderam seus entes queridos e ao goleiro Follmann, que teve uma perna amputada.

BANHO DE AMOR

EM CAUSA PRÓPRIA

Com único intuito de ajudar o próximo, o jovem Cardoso Junior criou o Banho de Amor. É um trailler no qual instalou cabines, chuveiros e um gerador, para propiciar banhos a moradores de rua. Esteve na praça Getúlio Vargas dia 27, quando foram atendidas quase 30 pessoas. Sua irmã Rosiane mora em Guarulhos e explica que querem voltar no dia 18, no mesmo local, mas para isso precisam reunir roupas para que os beneficiados possam jogar as que estão usando, geralmente inaproveitáveis. A principal demanda é por bermudas masculinas, números 38 a 42. Chinelos são bem-vindos. Dinheiro, não. Contato pelo celular 99104-7311.

As alterações aprovadas pela Câmara dos Deputados, distorcendo a essência do projeto de que visava instituir maior rigor contra crimes de corrupção, deixaram claro o espírito corporativista dos deputados federais que se esqueceram de que estão lá para representar o povo e não para advogar em causa própria. Não foi apenas desrespeito aos 2 milhões de pessoas que subscreveram a iniciativa, mas a todos os cidadãos brasileiros.

ONDE ENTREGAR O Instituto Acolher será um posto de recebimento de doações: rua Asdrúbal Zanetti, 32, Bom Clima (próximo ao Fácil).

ELIS: RECOMENDO VER Fui assistir ao filme “Elis” e fiquei impressionado com o quanto a atriz Andréia Horta conseguiu reproduzir o riso e o trejeitos de nossa inesquecível cantora. Lúcio Mauro Filho ficou muito parecido com o também saudoso Miéle. Li críticas severas ao filme, mas acho que é um registro histórico digno de ser visto.

ISSO PODE? Uma ótica, na rua Mandaguari, Bom Clima, coloca essa placa no poste às sextas-feiras, dia em que oferece exame de vistas. Parece-me irregular quanto às posturas municipais. Com a palavra, a SDU. E quanto aos exames, cabe ao CRM e à Vigilância Sanitária pronunciarem-se.

Novas notas da Coluna do Carleto são publicadas durante a semana em www.clickguarulhos.com.br

diretor responsável: Valdir Carleto (MTb 16.674) valdir@revistaweekend.com.br diretor executivo: Fábio Carleto fabio@revistaweekend.com.br assistente de edição: Tamiris Monteiro (MTb 65.493) redação: Cris Marques // Jônatas Ferreira // Val Oliveira fotografia: Marcelo Santos design gráfico: Felipe Pires // Gabriel Nakashima comercial: Ana Guedes // Cristina Souza // Laila Inhudes // Maria José Gonzaga // Patrícia Matos // Thaís Tucci comercial@revistaguarulhos.com.br administrativo: Viviane Sanson // Saiummy Sales Takei distribuição Luiz Aparecido Monteiro impressão e acabamento: D’ARTHY Editora e Gráfica Ltda. Tel: (11) 4446-4600

[4

]

#forcachape i

Tiragem: 13 mil exemplares Venha conferir nas manhãs das sextas-feiras Distribuição gratuita em quase 150 condomínios, displays em pontos comerciais de grande fluxo, e em locais com salas de espera 35 anos de Jornalismo com responsabilidade social carleto editorial eireli me - cnpJ 10.741.369/0001-09 Av. João Bernardo Medeiros, 74, Bom Clima, Guarulhos.

tel.: (11) 2461-9310


[ Frases ]

[ ClICK guarulhos ]

O ex-jogador argentino Diego Armando Maradona lamentando o trágico acidente aéreo que vitimou a equipe de futebol catarinense de Chapecó.

Divulgação

Divulgação

“Desde hoje sou torcedor da Chapecoense.”

#ForçaChape

Divulgação

“Condenem-me, não importa, a história me absolverá.”

O grupo Carleto Comunicação solidariza-se pelas famílias das vítimas do acidente que comoveu o Brasil nesta segunda. Prestamos condolências aos torcedores do time e moradores de Chapecó, SC.

“É hora de sair.” Divulgação

O ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima, no pedido de demissão após acusações de que teria pressionado o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero para obtenção de favores de ordem particular.

Divulgação

“Tem uma classe que me olha com um olhar muito preconceituoso, como um homem vazio, bobo e superficial.”

Divulgação

O ex-presidente cubano Fidel Castro, que faleceu dia 25, em Havana, aos 90 anos, deixando claro que não se importava com as críticas a seus métodos.

Câmara aprova programa de parcelamento de dívidas A anistia proposta pelo Executivo municipal, que reduz multas e juros sobre débitos tributários e não tributários com a Prefeitura e com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), foi aprovada nesta terça-feira, 29, pela Casa de Leis com duas novas emendas: inclusão das multas de trânsito no projeto e alterando a data limite para assinatura da negociação Para saber mais, acesse: www.clickguarulhos.com.br

O padre Fábio de Melo, durante participação no programa “Encontro”, TV Globo.

Conquiste novos clientes anunciando na

Você repórter

Envie fotos e vídeos no WhatsApp da Redação

98849-7425 2461-9310 [6

]

#forcachape i

e veja o resultado no portal www.clickguarulhos.com.br


CaPa Por Val Oliveira Fotos: Marcelo Santos e banco de imagens

Festa da firma T

ão tradicionais quanto o panetone e o papai Noel são as festas de confraternizações nas empresas. Eventos dessa natureza colaboram para a união e a troca entre os colaboradores os diversos setores, reforçam a imagem da companhia e fortalecem o networking entre os funcionários. Além disso, é uma forma agradável da empresa agradecer pelos serviços prestados. As dúvidas sempre aparecem, seja do lado da empresa na hora de organizar e promover o evento, seja dos funcionários, que não sabem exatamente o que pode, ou não, na “festa da firma”. Pensando nisso, ouvimos profissionais que vão ajudar a nortear a todos, para que a confraternização seja um sucesso. E, a partir dessa boa experiência, empresa e funcionários possam sair revigorados e motivados para encarar 2017 com muita coragem, boa energia e disposição.

[8

]

#forcachape i


MÚSICA

ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO

ESPAÇO Para decidir onde será a festa é preciso, antes disso, ter um número aproximado dos participantes, bem como se será servido, por exemplo, churrasco, coquetel, almoço, entre outros. Nesse quesito, pode-se até fazer uma pesquisa entre os colaboradores para ouvir sugestões. “Fica bastante simpático. Mas, não é nada anormal os próprios responsáveis decidirem levando em consideração o orçamento disponível para o evento”, fala Claudia. Mesmo sendo um evento, conhecer o perfil dos frequentadores é determinante para o êxito da empreitada. “Não existe um local especifico, existe o local certo para o público certo. Antes de fechar contrato com qualquer fornecedor é necessário mapear o público alvo daquele evento e montar o projeto. Normalmente o RH tem o perfil de seus colaboradores traçado. Nada deve ser feito no “achometro”, pois não dá pra fazer uma festa em que a atração principal seja o Kenny G para um público com idade média de 22 anos, por exemplo”, exemplifica Ana.

ESTILO DE FESTA O momento é descontração e, portanto, dá para variar bastante na escolha do tema e aproveitar para deixar de lado algumas formalidades que o trabalho no dia a dia exige. Sim! Uma festa temática, de acordo com as consultoras, é uma opção bem interessante. É só deixar a imaginação fluir e definir o estilo da confraternização.

Pode-se fazer uma festa temática ou de fantasias, existem opções bastante simpáticas

O primeiro passo é definir qual é o funcionário ou setor ficará responsável pela organização da festa ou da contratação de um organizador de eventos. “Normalmente, nas empresas de maior porte quem nos procura são os departamentos de Marketing e Comunicação. Reunimo-nos com diretores da área especifica para o evento e fazemos o planejamento de acordo com o que estão querendo atingir no evento”, diz Claudia Fioretti, da Dote da Noiva - Assessoria em Eventos Sociais e Corporativos. Para Ana Carolina Prado, da Ewento Promoções e Eventos, “em alguns casos é imprescindível contratar uma empresa especializada no assunto, dessa forma não será colocado em risco o colaborador e nem a empresa, pois existem alguns pontos que não podem ser deixados de lado e o organizador de eventos é a pessoa que deve saber cuidar disso. Normalmente o departamento responsável pela organização do evento é o RH, é ele quem vai ajudar a desenhar o projeto e definir todos os pontos cruciais para o sucesso do evento”, detalha.

sugere Claudia.

Esse item precisa ser bem avaliado, uma vez que, dificilmente, os gostos musicais ficam entre um ou dois estilos. Sendo assim, ao organizar a lista de músicas, procure contemplar um bom número de gêneros e ritmos, principalmente os mais dançantes. Se preferir música ao vivo, contrate um cantor ou banda e instrua quanto ao repertório. Videokê e karaokê merecem atenção extra. “Quando você marca um happy hour entre amigos em um bar karaokê é muito válido, pois quem estará lá sabe qual a finalidade do encontro. Quando você faz uma festa de final de ano para seus colaboradores você tem todos os tipos de tribos, inclusive os que não sabem a hora de parar. Então, neste caso, por segurança, é melhor esquecer o karaokê e manter a música ao vivo”, pondera Ana. “Como é uma festa descontraída pode perfeitamente ter um espaço reservado para os interessados nesse divertimento, só não pode ficar disponível o tempo todo da festa, pois a bagunça de uns pode incomodar e atrapalhar outros”, sugere Claudia.

CARDÁPIO Comer e beber estão entre as atividades mais prazerosas para a maioria das pessoas. Fazer isso na companhia de amigos é ainda mais gratificante. Se a mesa for farta e a comida boa, é praticamente um êxtase. Atingir esse grau de satisfação começa com a escolha do cardápio, e o que servir depende muito do tipo de evento, do local escolhido e, fundamentalmente, da verba destinada para esse fim, mas há opções para todos os bolsos. Quanto à bebida alcoólica, cabe à empresa disponibilizar o que achar conveniente, e ao funcionário compete policiar-se para não exagerar na dose e provocar uma “saia-justa”. “Se for um dia no sítio, é bacana algo mais informal com churrasco, bufê com saladas e frutas à vontade. Em uma balada, com música ao vivo para as pessoas dançarem, é melhor poder servi-las na pista. Então, aqui cabe muito bem o finger food – sistema de bufê em que os aperitivos são servidos e saboreados sem o uso de talheres - que atenda tanto quem está na pista, quanto quem está acomodado em mesa. Em um coquetel com música ambiente, na qual a principal atração seja a interação entre os colaboradores, o finger food também é uma boa alternativa. É adequado que a empresa opte por servir poucos tipos de bebidas. Não adianta servir cerveja, batida, uísque, espumante, vinho e ainda ter um bar de caipirinha, pois a diversidade é bacana, mas nem todo mundo sabe se controlar”, enfatiza Ana.

#forcachape i

[9

]


AMIGO SECRETO A realização do amigo oculto é uma atração que ajuda a descontrair o ambiente, além de movimentar e aglutinar a “galera” da firma em torno da festa antes mesmo do evento começar. Mas, a realização do amigo secreto não é indispensável, assim como a participação é facultativa. “Embora seja uma atividade agregadora, cabe decidir de acordo com o perfil dos colaboradores, também é necessário respeitar a individualidade e não forçar quem não quer participar”, pensa Ana.

MARCANDO PRESENÇA Não assuma outros compromissos e reserve o dia da confraternização para realmente estar “de corpo e alma” no evento. Caso haja algum imprevisto que impossibilite sua presença, avise seus superiores. “É muito chato não ir ao evento. Pelo menos dê uma passada rápida para marcar presença”, expõe Claudia. “É sempre bom estar por perto para ser lembrado, porém não é obrigatório participar de um evento fora do horário de trabalho. Dessa forma, é escolha do colaborador participar ou não, e a empresa não deve ver com olhos diferentes o colaborador que optar por não ir”, diz Ana. Já a empresa pode usar o momento para uma análise mais profunda, a partir da adesão dos funcionários à festa. “Uma abstenção significativa deve ser levada em consideração e o motivo para isso deve ser mapeado e corrigido. Afinal, colaboradores felizes com o trabalho e com a empresa buscam participar de momentos de congraçamento”, resume a Master Coach e especialista em marketing pessoal Silvia Bez.

[ 10

]

#forcachape i

ATRAÇÕES EXTRAS Claudia sugere shows de humor, mágica, cantores ou bandas, e até palhaços para descontrair a todos.

CONVIDADOS ESPECIAIS As regras de etiqueta dizem que não é de bom tom levar acompanhantes sem a permissão da empresa. Para a companhia é preciso considerar o objetivo pelo qual o evento foi planejado. “Se for um evento para motivar a equipe, então é necessário convidar toda a equipe, sem exceções. Também é bacana convidar fornecedores e clientes significativos. Porém, avalie a proximidade”, diz Ana, informando também que, caso perceba que esse convite pode gerar “ciumeira” entre a clientela, prefira um momento apenas com os funcionários e faça outro evento só para quem tem relações comerciais com a empresa.

CUIDADOS COM AS CRIANÇAS Se a empresa permitir que funcionários levem os filhos ao evento, é indicado providenciar algum entretenimento para os pequenos, pois dificilmente eles terão paciência para ficarem sentados à mesa. “A responsabilidade de cuidar da criança é toda dos pais ou da pessoa que a levar à festa. Porém, para atendê-las é sempre válido contratar uma equipe de recreação, mas isso depende da quantidade de crianças que estarão no evento, pois menos de sete não é um número que justifique tal despesa”, indica Ana.


Comporte-se adequadamente e tenha só coisas boas para falar da “festa da firma” e dos colegas do escritório.

DIVIRTA-SE!

ETIQUETA O clima informal do ambiente não pode ser motivo para que as pessoas cometam excessos. São muitos detalhes que podem “dizer” se você respeita e preza sua corporação e seus companheiros de trabalho. Fique atento ao vestuário, à maneira como se comporta, bebidas alcoólicas, piadas, brincadeiras e observações a respeito da empresa. Veja outras dicas: “Chegar atrasado não é conveniente ou elegante; a vestimenta deve ser de acordo

com o tema do evento; comportar-se com educação e bom senso, assim como em qualquer outro lugar; há empresas que fazem eventos somente para os colaboradores e há também aquelas que permitem a entrada de acompanhantes, porém é necessário esclarecer quem é elegível a acompanhante, se é somente cônjuge, se são cônjuge e filhos, mãe, pai, irmão e afins”, enumera Ana. “Não se esqueça que você pode estar sendo observado por pessoas que você nem tem

Aranttini restaurante

acesso no seu dia a dia, então, discrição é tudo de bom num ambiente assim; beber muito é uma falta muito grave. Não se pode esquecer que é uma confraternização e no dia seguinte todos voltarão ao trabalho e suas hierarquias e responsabilidades continuam. Se não sabe se cuidar, é melhor ficar na água e refrigerante, pois é um vexame e profissionalmente é lamentável. Nunca se esqueça que você está em seu ambiente de trabalho, que é de onde tira o seu sustento”, reforça Claudia.

KS Evento

O cardápio contempla risotos, porções diversas, lanches artesanais, saladas, sopas e massas. Destaque para as panquecas portuguesas disponíveis nos sabores frango, filé bovino, linguiça defumada, peixe branco e vegetariano. Rua Abraham Lincoln, 304, Centro. ? 2441-4285 G Aranttini Restaurante

Bufê completo para casamentos, noivados, confraternizações, aniversários, batizados e outros eventos. Entre as especialidades estão o churrasco, feijoada, comida de boteco e mineira, coquetel e coffee break. ? 4307-2312 / 94538-0633 www.ksevento.com G Ks Evento

Cláudio Produções

Comandada pelo fotógrafo Claúdio Lima, a empresa produz foto, filmagem, clip de retrospectiva, telão, banner, quadro de assinatura, lembrança personalizada e totten. Av. Tomás Edson nº 115 - Vila Moreira ? 2087-0181 / 2087-1097 www.claudioproducoes.com.br G Claudio Produções Foto e Video

Salão Nobre

Naha Festas

É uma das lojas mais procuradas quando o assunto é celebração. Oferece salgadinhos de vários tipos, lanches de metro e vários sabores de bolos. Av. Salgado Filho, 1.507, Centro ? 2479-2244/2447-1572 www.nahafesta.com.br G Naha Festas Salgados

[ 12

]

#forcachape i

Espaço com infraestrutura completa para festas e eventos, como palco, camarim, parede espelhada, ar condicionado, sala para noivas e debutantes, estacionamento acoplado, oito tipos de iluminação, escada iluminada, pé direito alto e varada. Av. Julio Prestes, 99, Torres Tibagy ? 2451-7577 www.salaonobregru.com.br G Salão Nobre (E. C. Vila Galvão)


[ CIDaDaNIa ] Por Jônatas Ferreira Fotos: Marcelo Santoa

Um dia de

parlamentar J

uliana França Ribeiro, 15, estava tímida quando recebeu a nossa equipe para conceder entrevista. Mas foi apenas primeira impressão. O lado retraído deu lugar a uma jovem que esbanja dotes: simpatia, bom discurso e ótimas ideias. Ela é a única guarulhense a compor os 47 selecionados, num total de 181 inscritos, para participar do Parlamento Jovem 2016. Conquistou a vaga com a proposta de implantar painéis de conversão de energia solar para elétrica nas escolas do Estado. Quando Juliana começou a contar como foi escolhida por duas vezes para apresentar ideias, ela deixou claro que o molde para desenvolver projetos veio dos quatro anos de participação do Grêmio Estudantil da escola estadual Milton Cernach. “É um projeto [o Grêmio] que gosto muito, muito mesmo. É o melhor projeto que tem dentro da escola. Me desenvolve muito, traz muita experiência”, afirma Juliana, satisfeita por presidir a agremiação no ano em que mais tiveram atividades: dois interclasses, dois festivais de

talentos, campanha do agasalho e festas que, segundo a entrevistada, bombaram muito mais do que ela quis contar. A primeira vez que a adolescente participou do Parlamento Jovem foi em 2014, quando um dos professores a questionou sobre “o que ela gostaria que tivesse em todas as escolas”. Com inspiração dos EUA, ela sugeriu salas médicas que tivessem também auxílio de dentistas e psicólogos aos estudantes. Quem a orientou em todos os passos foi o professor. Toda a experiência adquirida serviu para ela dar os próximos passos sozinha. Em 2016, veterana no Parlamento, Juliana ficou atenta à data da inscrição. Sem o antigo professor que a orientou, desenvolveu toda a redação da proposta em forma de Projeto de Lei e se inscreveu. Não deu outra: ela foi selecionado e irá apresentá-lo na Assembleia Legislativa em dezembro. Segundo Juliana, é importante participante da sociedade mesmo sendo jovem, sem depender do incentivo de professores e dos pais. A adolescente sente-se feliz em estampar no peito o nome da escola pública. “São poucas escolas da periferia. São mais particulares. Você se sente honrada, porque alunos da escola da periferia também tem valor, inteligência e capacidade. ”

ENTENDA O Parlamento Jovem é um programa que seleciona estudantes do ensino médio para simular a jornada de um deputado. Para a escolha dos jovens, a equipe da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) levou em consideração a adequação formal, correção gramatical, concisão, clareza, pertinência, originalidade e condições de aplicação efetiva dos projetos.

[ 14

]

#forcachape i

VALE A PENA? Procuramos Arthur Ramos, engenheiro de obras e projetos e especialista em energia renováveis da Asthor Energia, para saber a efetividade do projeto de Juliana. O profissional explicou que o processo fotovoltaico transforma a energia contida na luz, chamada “Fóton”, em energia elétrica, através de semicondutores. Quando o semicondutor é atingido pelos fótons, os elétrons são estimulados, gerando assim, eletricidade. Arthur ainda ratifica que o efeito é obtido simplesmente por existir luz. Logo, a energia é gerada até mesmo em dias nublados ou chuvosos, porém, em menor quantidade. Quanto maior intensidade de luz, maior a produção de energia. Sobre o valor do investimento, é relativo. “Teríamos que analisar qual o consumo em kWh destas escolas. Tudo influencia. Número de salas de aula, tamanho da escola, número de banheiros, cantinas/refeitórios. É um cálculo simples, mas que depende de informações que não tenho acesso”, explica Arthur que afirma que o retorno é em médio prazo. “O Tempo médio de retorno, independente do investimento, está na base dos 4 a 7 anos. No melhor dos cenários, uma economia de 80% nas despesas com contas de energia”. Resta saber se os deputados legitimados pelo voto popular colocarão para frente a proposta que promete uma economia considerável de energia no Estado de São Paulo.


I Novembro Azul AECG

No último dia 25 foi realizado pela AECG – Associação das Empresas Contábeis de Guarulhos em parceria com o Sescon regional Guarulhos, o “I Novembro Azul da AECG”. O evento foi elaborado para levar conhecimento, informação e esclarecimentos sobre a saúde do homem, abordando temas como cancêr de prostata, disfunção erétil, impotência e DST’s, as palestras foram ministradas pelos médicos urologistas dr. Vinicius Meneguette, do centro de referência do homem do Hospital Brigadeiro de SP, dr. Wagner Raiter José, da clínica Priapus, pioneira sobre o tratamento de disfunção erétil. O câncer de próstata é uma doença silenciosa, que não costuma apresentar sintomas. A detecção precoce pode aumentar em 90% as chances de cura. No entanto, 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na prevenção. Diante deste cenário, a informação e conscientização são poderosas aliadas para mudança deste quadro e a principal bandeira do Novembro Azul.

“Foi um desafio para nós a realização deste evento por conta do preconceito e muitas vezes da resistência dos homens em participarem, mas ver este auditório cheio e com um número bem maior que nossa meta é uma realização para todos os envolvidos. Tenho a certeza que todos aqui sairam mais conscientes e com uma nova visão sobre o assunto. O retorno que os participantes nos deram foi muito positivo. Este será mais um evento que entrará no calendário da AECG”, disse a presidente da entidade, Silvana Araujo. Houve ainda a participação especial da rede de drogarias Drogasil, iniciando o evento com os participantes averiguando sua saúde através de testes gratuitos de diabetes e aferição de pressão arterial, distribuição de amostras grátis de cosméticos específicos para peles masculinas. Além do delicioso coffee de boas vindas, o evento contou ainda com um agradável happy hour, logo após os sorteios de brindes aos participantes.

AECG , Rua Haroldo Lobo, 380 Jardim Paraventi - Guarulhos - SP Atendimento das 8h às 18h N 2862-6747 w www.aecg.com.br mcontato@aecg.com.br


[ DeCor ] Por Tamiris Monteiro Fotos: banco de imagens

Dê um up no visual da casa Veja dicas atuais da arquiteta Elaine Soler para três cômodos do lar SALA

COZINHA

ara a sala, cinza e rosa quartzo são as cores do momento, então, se a ideia é conferir uma aparência diferente ao cômodo sem ter de fazer muitas mudanças, vale investir em paredes ou objetos nessas tonalidades. Já na parte de sofás, os de linhas retas e retráteis são os queridinhos da vez. De acordo com a decoradora Elaine Soler, na sala a decoração se resume como contemporânea, com peças ícones clássicas ou até mesmo estilizadas. “Se a intenção for dar um up na sala, minhas sugestões são: revestimento de parede 3D, papel de parede, pedras sintéticas com cores neutras e mobiliário com materiais ecológicos”, indica.

Por ser um lugar destinado à recepção de familiares e amigos para fazer refeições, o ideal é que os projetos desenvolvidos para cozinhas adotem cores e identidades visuais que remetam à função do “cozinhar”. “A cozinha integrada com a área social, por exemplo, é uma excelente opção”, comenta Elaine. Mais uma dica bacana é ter uma simples horta para agregar à cozinha. “A gastronomia nunca esteve tão em alta e a escolha por produtos frescos e orgânicos tem sido cada vez mais aceita pelos brasileiros. Levando isso em consideração, as hortas são sempre muito solicitadas nas cozinhas e nas varandas gourmet. Podem ser usadas como vasos, cachepôs, jardineiras suspensas, quadros de parede com recipientes apropriados, entre outros”.

P

QUARTO O quarto é um lugar de intimidade, relaxamento e aconchego. Sendo assim, o ideal é que a decoração do cômodo transmita conforto e tranquilidade. Seguindo essa ideia, vale a pena investir em composições que priorizam tons claros de cinza e nude. Para a decoração, Elaine sugere quadros que tragam identidade pessoal. Outros elementos que podem ser usados para dar uma cara nova à decoração do cômodo são os papéis de parede vinílicos, que têm boa durabilidade; e os enxovais neutros, com composições alternadas de cores e estampas para almofadas. “Também vale apostar em cortinas com características de isolamento de luz externa ao quarto; tapete confortável lateral ou aos pés da cama; e iluminação adequada para cada função”, aponta a profissional.

[ 16

]

#forcachape i


Por Cris Marques Fotos: divulgação

[ NaTureZa ]

[ laNÇameNTo ]

Jabuticabeira no apê

Turma da Mônica terá produtos especiais na Comic Con

J

á pensou em ter uma árvore frutífera mesmo sem ter um quintal? Essa é a proposta da mini jabuticabeira no vaso, produzida e comercializada pela Jabuticabeira.com.br, empresa de Cerquilho, interior de SP, líder nacional na produção de jabuticabeiras de alta qualidade e com certificado de origem. Variando de 80 cm a 1 m de altura (mais a altura do vaso), os espécimes do tipo híbrida ou sabará podem ser cultivadas na varanda do apartamento, basta seguir os cuidados recomendados no manual, como exposição ao sol, rega e poda adequada. Além disso, essa variedade produz frutos precocemente e várias vezes ao ano e já chega na casa do cliente na idade de produzir.

V

ai curtir de perto o maior evento nerd do país? Então você precisa visitar a Lojinha da Mônica no estande da Mauricio de Sousa Produções. Lá os fãs geeks vão encontrar pôsteres personalizáveis, camisetas, canecas, almofadas, colecionáveis, tênis e papertoys. São mais de 20 novas estampas e 60 lançamentos, tudo feito especialmente para a Comic Con Experience 2016. E ainda tem mais: a loja também contará com uma linha de produtos do #DonasDaRua, com parte da renda revertida para projetos que abordem o empoderamento e a igualdade de oportunidades, contribuindo para que os direitos das meninas sejam respeitados.

Jabuticabeira.com.br w www.jabuticabeira.com.br w www.jabuticabeiranovaso.com.br

[ CrIaTIVIDaDe ]

Dicas para decorar a mesa de Natal

A

s festas de fim de ano se aproximam e as preparações também: montar a árvore, decorar a casa, comprar presentes, definir o cardápio e convidar amigos e parentes. E para receber bem os convidados, Alessandra Laguardia, arquiteta e proprietária do Ateliê Mesa Posta dá dicas para uma bela decoração: • Comece pelos jogos americanos, guardanapos e porta guardanapos, com motivos ou cores natalinas; • Inclua também velas, taças, centros de mesa, sousplats (aquele suporte para o prato), arranjos de flores, Papai Noel de

[ 18

]

#forcachape i

mesa e uma mini árvore de Natal. Mas lembre-se que não há restrições e você pode incluir outros objetos decorativos; • Além do verde e vermelho, cores já tradicionais, você pode optar pelo azul, prata e/ou dourado. Outro tom, sensação do momento, é o nude. Com detalhes em dourado, ele traz sofisticação e requinte; • Não quer gastar muito? Faça você mesmo! Crie objetos de decoração em casa, como um arranjo de centro de mesa, guirlandas, porta velas e laços de fita. Ateliê Mesa Posta w www.mesapostaoficial.com.br


[ saĂšDe ] Por Tamiris Monteiro Fotos: arquivo pessoal e banco de imagens

PrĂłtese de silicone nas mamas Como fazer exames preventivos sem causar danos ao implante [ 20

] #forcachape i


Por Tamiris Monteiro

T

odo ano, no mês de outubro, frisa-se muito a importância da prevenção do câncer de mama graças ao Outubro Rosa, criado para estimular a população a fazer o autoexame e a mamografia, buscando o controle da enfermidade por meio de diagnósticos precoces. Mas e para quem tem prótese de silicone nos seios, será que os exames para a detecção antecipada da doença são os mesmos? Muitas mulheres com implante mamário têm dúvida em relação à mamografia, por exemplo. Isso porque acreditam que a prótese pode ser estourada durante o procedimento, já que o equipamento utilizado para realizar o exame aperta os seios. Mas será que isso pode mesmo acontecer? De acordo com o cirurgião plástico José Neder Netto, não existe nenhum tipo de restrição pelo fato de a mulher ter a prótese mamária, mas é importante que o profissional que for aplicar o exame saiba dessa condição. “Se a mamografia for realizada em clínicas especializadas, não há o risco de ruptura”, diz o profissional. O mastologista e ginecologista Lúcio Ferreira de Castro reforça que o autoexame e o exame clínico de palpação realizado pelo ginecologista ou mastologista podem ser feitos quando necessário. “Além do ultrassom mamário e, eventualmente, a mamografia, preferencialmente a digital”, reforça. Também é importante que as mulheres saibam da diferença entre ultrassom e mamografia, pois muitas acabam optando somente pelo ultrassom por considerá-lo menos dolorido. “São

cirurgia com segurança. “Se for detectado cistos ou nódulos esses devem ser avaliados pelo ginecologista/mastologista para realização do diagnóstico da lesão, se acusar benigno não existirá contraindicação para o procedimento. Contudo, se a lesão for suspeita ou maligna deverá ser tratado antes de realizar a colocação de próteses de mama”, pontua o cirurgião plástico.

exames diferentes para avaliações de situações diferentes. Eles até podem se complementar e, em alguns casos, é necessário a realização dos dois, mais a ressonância magnética das mamas”, afirma Lúcio. Segundo José Neder, o ultrassom visualiza melhor as questões líquidas, presença de cistos e a integridade das próteses. Já a mamografia também visualiza a integridade das próteses, mas serve para visualizar melhor as questões sólidas como calcificações ou micro calcificações. “Os dois exames são complementares e têm suas particularidades, mas a mamografia é o principal exame para rastreamento do câncer de mama. Para pacientes com mamas radiologicamente densas, por exemplo, é indicada a ultrassonografia das mamas, devido a maior chance de diagnóstico de nódulos ou outras alterações. É importante determinar se um nódulo é sólido ou cístico para o rastreamento do câncer de mama. A sociedade Brasileira de Mastologia tem indicado realização de mamografia de rastreamento anual a partir dos 40 anos. Antes dessa idade ultrassonografia das mamas.”, explica. Para uma paciente que tenha histórico de câncer de mama na família, o mastologista Lúcio Ferreira diz que não há nenhuma restrição para a colocação da prótese, “mas existe a recomendação para quem tem histórico familiar direto (mãe ou irmãs com câncer de mama) que faça o início do rastreio entre 20 e 25 anos”. Além disso, em todas as pacientes são realizados exames pré-operatórios para que seja realizada uma

QUAIS SÃO AS FORMAS DE COLOCAR O IMPLANTE NOS SEIOS? • Subglandular: abaixo da glândula mamária. • Subfascial: abaixo da fáscia muscular. • Submuscular: abaixo da musculatura peitoral.

AMAMENTAÇÃO X PRÓTESE DE SILICONE Outra dúvida frequente quando o assunto é prótese mamária é se a amamentação pode ocorrer normalmente mesmo com o implante. De acordo com o cirurgião plástico José Neder Netto, não existe problema algum. Ele explica que existem duas formas para colocar o silicone; sendo submuscular ou subglandular, sem interferir nas glândulas mamárias. “Não há relação prejudicial entre prótese de silicone e amamentação desde que sejam respeitados fatores como o tamanho da prótese e o local da incisão”, avalia.

#forcachape i

[ 21

]


[esPorTe] Por Tamiris Monteiro Fotos: Divulgação

Academia Acqua Sport inaugura tenda em tradicional corrida de Guarulhos

N

o dia 13 de novembro aconteceu a 8º edição da tradicional Corrida de Rua do Internacional Shopping Guarulhos e, na ocasião, a academia Acqua Sport – de portas abertas há 30 anos – também comemorou a inauguração da sua tenda de corrida, reunindo mais de 50 alunos que puderam consumir água, frutas e aproveitar uma relaxante massagem terapêutica pós-prova. “Noto que muitos alunos que frequentam a academia gostam de correr e tem sido cada vez mais comum eles se reunirem para participar de provas de rua; sendo assim, nada mais justo do que apoiá-los. É nosso dever. Também fiquei muito contente em ver a tenda cheia, mesmo com a chuva que caiu no dia. Assim, iniciamos nosso calendário anual de corridas e parabenizamos os atletas da Aqua Sport, sempre tão presentes no cenário esportivo da cidade”, diz Vinícius Magnoni, proprietário do espaço. A educadora física Fabiana Contrera, uma grande apoiadora da modalidade, também não escondeu sua alegria em celebrar mais essa conquista, que abrange tanto alunos quanto professores da academia. “Durante todo o ano tenho feito um trabalho intenso de corrida com os alunos da Acqua e a turma começou a marcar presença em muitas provas de rua. Acredito que a tenda veio para agregar, pois é um diferencial para eles, uma forma a mais de motivá-los e até mesmo trazer novos atletas”, afirma.

Atleta guarulhense conquista pódio em travessia da Ilha do Mel Outra conquista da academia foi a colocação do nadador Humberto Mamede Gabriel, 34, na prova de travessia da Ilha do Mel. O atleta foi o primeiro colocado dentro de sua categoria e o quinto na classificação geral. Com um longo currículo na natação, Gabriel coleciona importantes títulos e fala sobre a parceria com a Acqua Sport. “Aos 16 anos fui convidado para treinar no clube do Corinthians, onde me sagrei campeão paulista no nado peito. Um ano depois ingressei na faculdade para participar das competições entre universidades com bolsa integral de estudos. Aos 21, quando me formei, resolvi parar de treinar para trabalhar, porém nunca deixei o esporte de lado e sempre participava de algumas competições. Algum tempo depois precisei fazer uma cirurgia de joelho e resolvi procurar uma academia para fazer fortalecimento, e felizmente foi a Acqua Sport. Quando realizei meu primeiro treino na piscina, fui convidado a participar de travessias aquáticas pelos professores Fabio e Diogo, que cuidam da equipe Tartaruga Velozes. Desde então, fui me especializando em travessias mais longas de 10, 20 e 24 quilômetros e, juntos, temos tido resultados expressivos nas provas em que a equipe participa”, conta.

[ 22

] #forcachape i


[solIDarIeDaDe] Por Tamiris Monteiro Fotos: Divulgação

Por Tamiris Monteiro

Faça parte da

Hamburgada do Bem D

a paixão pela ação social e pelos encontros semanais entre amigos para fazer hambúrguer surgiu a “Hamburgada do Bem”, um projeto social que mensalmente leva lanches, diversão e informação para comunidades carentes de Guarulhos e São Paulo. A ideia que foi colocada em prática pela primeira vez, em outubro de 2015, nasceu dos sonhos dos jovens Erick e Tacio Watanabe e Thiago Salles; de lá para cá já foram feitas 16 edições, sendo 12 delas na cidade. A primeira ação aconteceu no bairro do Cabuçu e acolheu 86 crianças e 70 voluntários. Hoje, já se calcula que cerca de cinco mil crianças tenham sido atendidas por dois mil voluntários que sempre estão dispostos a colocar a mão na massa. De acordo com os idealizadores, o objetivo da Hamburgada é proporcionar um dia incrível para crianças carentes e, além de oferecer hambúrguer e lazer, a proposta é que os voluntários possam conhecer as crianças de perto e passar alguns valores para elas. Além dos hambúrgueres feitos artesanalmente, na parte de alimentação o evento conta com a distribuição de batata frita, refrigerante, algodão doce, pipoca e outras sobremesas. Na parte de recreação acontecem diversas brincadeiras, como pula-pula, piscina de bolinha, cama elástica e gol show. “A informação também faz parte do roteiro da Hamburgada. Além das atividades de conscientização sobre reciclagem e alimentação saudável, os

[ 24

]

#forcachape i

pequenos têm acesso a uma rápida palestra sobre higiene bucal”, explica Tacio. O evento é mantido pelos voluntários que pagam R$ 32 na inscrição, mais taxa que dá direito ao café da manhã e almoço. O restante é destinado a cobrir os custos dos eventos. Para ser voluntário ou fazer uma doação, basta acessar o site hamburgadadobem.com.br

EDIÇÃO ESPECIAL DE NATAL No dia 10 de dezembro, a Hamburgada do Bem vai realizar uma edição especial de Natal. Para esse evento, os voluntários podem escolher ajudar em três setores: cozinha, onde são preparados os alimentos; apoio, que cuida de toda parte logística do evento; e na recreação, fazendo brincadeiras com as crianças. Quem tiver interesse em ser voluntário pode escolher entre três opções de horários: integral, das 9h às 16h; parcial manhã, das 9h às 13h; ou parcial tarde, das 12h às 16h30. Todas as inscrições para o evento de Natal custam R$ 39.


CALÇADOS GRANDES

O N I N I M FE- 41 - 42 - 43 - 44 40 O N I L U C S 7 - 48 - 49 - 50 M- A 46 - 4 45

SHOPPING METRÔ TATUAPÉ PISO METRÔ - FONE (11) 2091-6280 www.romao.com.br

ENTREGAMOS EM TODO BRASIL


[ gasTroNomIa ] Por Val Oliveira

BOLO SORVETE COM MORANGO O bolo, que tem características de uma torta, é preparado com creme holandês e morango com sorvete. Na cobertura, calda e morangos inteiros. R$ 42 o quilo.

Divulgação

Divulgação

Padaria D’Ville , Av. Salgado Filho, 3.200, Jd. Iporanga. N 2457-0987

BATATA RECHEADA

FESTIVAL DE SUSHI

A iguaria é recheada com rúcula com tomate seco, muçarela e requeijão cremoso. A unidade com batata inglesa sai por R$ 20,90. Se a opção for batata suíça, o preço é R$ 22,90.

Rafael Almeida

American Potato , Rua Antônio Mussa, 50, Macedo. N 4386-1648/4386-2825.

O estabelecimento serve culinária do Japão à la carte ou em bufê no almoço, e festivais de sushis com cerca de 20 tipos. No jantar, o festival de sushi sai por R$ 52,90. O festival de sushi, no jantar, com dez fatias de sashimi, custa R$ 64,90. Tsurukame , Rua Duque de Caxias, 153 - Vila Fátima. N 2463-3116

PAELLA EXECUTIVA Prato típico da culinária espanhola, a paella é servida aos sábados e preparada com camarão, lula, mexilhão, vongole, arroz e o toque do chef. R$ 65 para uma pessoa. Gabriela Gonçalves

Nonetto Ristorante e Pizzeria , Rua Josephina Mandotti, 274, Jardim Maia. N 2440-7775/2440-0676

BUFÊ POR QUILO A casa oferece várias opções de itens de alimentação saudável como carnes grelhadas, frango, arroz integral, legumes e diversos tipos de saladas. R$ 37,99 o quilo. Agencia E!

Restaurante Talher , Av. Papa Pio XII, 205, Macedo. N 4574-5052

[ 26

] #forcachape i


[ ageNDa ]

Por Cris Marques e Tamiris Monteiro Fotos: João Paulo Racy, Ronald R. Amadeu, Sidnei Barros e divulgação

#shoW

Elza Soares em Guarulhos 4 de dezembro Dona de uma das vozes mais singulares da música popular brasileira, a cantora Elza Soares faz o show de lançamento do CD “A Mulher do Fim do Mundo” – primeiro álbum composto somente de canções inéditas. Com direção-geral de Guilherme Kastrup, tanto o cenário, a luz e as projeções do show são assinados por Anna Turra. Já a banda que a acompanha na cidade é composta por Rafa Barreto, Luque Barros, Rodrigo Campos e Guilherme Kastrup, contando com a participação de Rubi. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Vendas na bilheteria do teatro, das 15h às 20h. Adamastor – Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Domingo, às 19h.

#solIDarIeDaDe

8ª Caminhada de Natal no Bosque Maia 10 de dezembro Grande comemoração entre os frequentadores do parque. Venha com camiseta e gorro vermelho e não se esqueça de trazer um brinquedo para doação (novo ou usado em bom estado). Com caminhada, coral das crianças da ONG Missão Peregrina, café da manhã, casa do Papai Noel, presépio e uma árvore de Natal feita com a ajuda dos atletas solidários. Tenda Verde. Avenida Paulo Faccini, s/nº, Jardim Maia. Informações, no link goo.gl/zcvEOc. Sábado, a partir das 7h.

#reggae

*Programação sujeita a alteração

Ponto de Equilíbrio no Encontro das Tribos 3 de dezembro A banda carioca de reggae volta a Guarulhos, na última edição do ano da festa Encontro das Tribos. A noite ainda conta com Mato Seco, Cidade Verde Sounds, RZO, Oriente e Dryca Ryzzo. Ingressos: a partir de R$ 40 (pista) e a partir de R$ 60 (área VIP). Pontos de venda: Nas Ondas Surf Shop (tel.: 2480-0575), Sense Skateshop (tel.: 2498-4612) e Cantinho Das Artes (tel.: 2499-6781). Ingressos on-line no link: goo. gl/ti7RUP. Internacional Eventos – Rua João Cavalari, 133, Guarulhos/SP. Sábado, a partir das 22h

[ 28

] #forcachape i

#eVeNTo

8º Encontro de Carros Antigos em Guarulhos 18 de dezembro Com organização do grupo Antigomobilismo de Guarulhos, o encontro reúne veículos clássicos, hot roads, esportivos, ônibus e caminhões. A oitava edição do já tradicional evento faz parte da comemoração do aniversário da cidade, além de homenagear os 40 anos da Fiat no Brasil e Alfa Romeo. Entrada: 2 kg de alimentos não perecíveis. Avenida Paulo Faccini, em frente ao Bosque Maia. Informações no e-mail carrosantigosdeguarulhos@gmail. com. Domingo, das 8h às 14h.

#CulTura

Arrastão Cultural 11 de dezembro Cena artística autoral, com os shows de Belga Bordô, Raffa Moreira, Rosalia Paranoia, Carbonica, Warley Noua e João Perreka e os Alambiques; intervenções poéticas de Rosinha Morais, Jonatas Katrina, Daisy Coelho e Bruno Pastore; exposições do Projeto Essência e Barreto Rodrigo; e Folia de Reis com Os Mensageiros dos Santos Reis. Com discotecagem de Vanessa Castro e Camila Dias (A Invasão). Gratuito. Praça Gilberto Van Mill (Praça das Pedras), s/nº, Macedo. Informações no link: goo.gl/glbLvo. Domingo, das 14h às 22h.


o seu portal de notícias, informação e entretenimento em guarulhos

envie queixas e sugestões

pelo whatsapp

11 98849-7425


eVeNTos No esPaÇo NoVo muNDo A eficácia e a abrangência dos florais de minas na prática cotidiana

#esTreIa

#INFaNTIl

Anjos da Noite: Guerras de Sangue Esse é o quinto filme da franquia sobre vampiros e lobisomens. Na trama, Selene (Kate Beckinsale) é uma guerreira vampira que luta para acabar com a guerra eterna entre o clã Lycan de lobisomens sanguinários e a facção de vampiros que a traiu. Quando um novo inimigo parece tomar forma, ela irá utilizar sua influência e relacionamento com ambas as partes para negociar um cessar fogo. Internacional Shopping: 15h20, 17h35, 19h50 e 22h10 (dublado). Sala 3D: 12h (somente sábado e domingo), 14h15, 16h35, 18h50 e 21h10 (dublado). Parque Shopping Maia: 14h10, 17h50 e 21h30 (dublado). Sala 3D: 16h e 19h40 (dublado). Shopping Bonsucesso: 17h, 19h e 21h (dublado). Sala 3D: 14h, 16h, 18h, 20h e 22h (dublado).

#TeaTro

Os Três Porquinhos 4 de dezembro Encenação do clássico infantil no Cenário dos Três Porquinhos. Na história, cansados de morarem no mesmo teto, os três irmãos resolvem levar vidas diferentes. Enquanto Fred se preocupa em construir sua casa bem segura, os outros querem mais é festejar. Com a chegada do Lobo, eles vão ter que trabalhar juntos para não serem devorados. Parque Shopping Maia (piso 02) – Avenida Bartholomeu de Carlos, 230, Jardim Flor da Montanha. Domingo, às 16h.

Encontro no País das Maravilhas 3 de dezembro Alice e o Chapeleiro Maluco se encontram com as crianças para fotos e muitas brincadeiras. Parque Shopping Maia - Cenário de Alice no País das Maravilhas (piso 02) – Avenida Bartholomeu de Carlos, 230, Jardim Flor da Montanha. Sábado, às 14h e às 19h.

#NaTal

Corais Natalinos 3, 10 e 17 de dezembro Programação musical diferenciada do Shopping Pátio Guarulhos, com as participações do Coral Adventista de Guarulhos (3/12), Vida Nova (10/12), e Brilho Celeste (17/12), além de grupos vocais com repertório de músicas clássicas e populares da maior festividade cristã. Praça de alimentação – Avenida Rosa Molina Pannocchia, 331, Vila Rio. Sábados, às 18h.

#eVeNTo

Mega Outlet de Natal – Amigas câncer sem medo 11 de dezembro Moda feminina, masculina e infantil, acessórios, brinquedos, calçados e bolsas com preços promocionais. Além de chegada do Papai Noel, sorteio de brindes, espaço kids e food trucks. Entrada e estacionamento gratuitos. Varejão do Parque Cecap. Final da avenida Presidente Tancredo Neves, s/nº, Cecap. Domingo, das 10h às 18h.

*Programação sujeita a alteração

#eXPosIÇÃo

Mãos Sagradas Até 23 de dezembro Mostra dos artistas Berg Araujo e Irlânia Mercês, com mais de 20 imagens sacras dos santos de maior devoção no Brasil. Parque Shopping Maia – Avenida Bartholomeu de Carlos, 230, Jardim Flor da Montanha. Informações, no link: goo. gl/dpAmDl. [ 30

] #forcachape i

3 de dezembro Com a terapeuta, palestrante e professora credenciada Darci Fernandes. Investimento R$ 152. Informações e reservas no e-mail darci_dbf@hotmail. com ou celular telefone 99359-5323. Sábado, das 9h às 17h.

“O Informante – Uma história sem heróis”

6 de dezembro Noite de autógrafos e lançamento do livro, com o autor Alexandre G. Cavalheiro. Terça, às 19h30.

Happy Hour Literário

9 de dezembro Tragos & Papos em Verso & Prosa, com bate-papo, música e poesia. Tema: “Finalidade, função, finitude. Qual o fim da arte?”. Organização: autores Janethe Fontes, César Magalhães Borges, Fabiano Fernandes Garcez e Érico Marin e a artista visual Aline Araújo. Sexta, às 19h.

Camerata Magistral

9 de dezembro Apresentação do Projeto Manuscrito – recobrindo pequenos tesouros esquecidos pela história da música, com regência do maestro Celso Franchini. Ingresso promocional R$ 20. Sexta, às 20h.

1º Chiclete Multicultural

10 de dezembro Mostra de artes, cinema, música, poesia e teatro, com oficinas sobre blogs, origami, mangá e design e mostra de curtas guarulhenses. Programação completa no link: goo.gl/M7jeaY. Sábado das 14h às 19h.

Introdução à meditação mindfulness + Experiência sonora com tigelas de cristal de quartzo

11 de dezembro Com o terapeuta em meditação, reiki e arte terapia Marcelo Gutierrez. Apostila inclusa. Investimento: R$ 50. Reservas: 99578-3909. Domingo, das 9h às 11h30.

1 kg de alimento não perecível, gibi, livro infantil ou brinquedo em bom estado são bem recebidos nos eventos do espaço.

Espaço Novo Mundo (Livraria Nobel) , Avenida Salgado Filho, 1.453, Jardim Maia N 11 4963-1133 / 2408-9762 / 98539-0139 G espaco.novomundo m marketing@espaconovomundo.com.br

#eXPosIÇÃo

Presépios de Hilda Breda Até 28 de dezembro Com peças feitas por artistas e artesãos de mais de 50 países. Shopping Pátio Guarulhos - Primeiro Piso – Avenida Rosa Molina Pannocchia, 331, Vila Rio. Informações, no link goo.gl/YHtoxM ou tel.: 2458-8100. De segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados, das 14h às 20h.


[ aquecedores ]

[ idiomas ]

[ produções ]

[ cursos ]

[ higienização ]

[ música ]

[ youtube ]

Quem curte carros precisa conhecer

pedindo passagem

Anuncie aqui a partir de R$ 100,00

2461-9310


Revista Weekend - Edição 359  

Confraternização corporativa: Um guia prático de como organizar e se comportar na festa da firma. Ação social: Hamburgada do Bem busca apoio...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you