Page 1

Ti ra ex 18 gem em m d pl il e ar es

r e v i s t a

Fotos: Banco de Imagens

Guarulhos • 11/01/2013 ano 4 • n.º 162 www.revistaweekend.com.br

Agora vai! Dicas para colocar em prática as promessas de ano novo e como não se esquecer dos sonhos com o passar dos meses

Saúde

Cidade

Comportamento

Televisão

Cuidados com as lentes de contato são essenciais

Saiba quem são os secretários da Prefeitura

Site de relacionamentos para pessoas maduras

E quem não quer assistir Big Brother Brasil?


[ FRASES ] r e v i s t a

“Não acho que este foi o meu melhor ano.”

Diretor Responsável:

Lionel Messi, pouco antes de receber a Bola de Ouro da Fifa. Esta foi a quarta vez que o argentino foi escolhido pela entidade como o melhor jogador do mundo.

Valdir Carleto (MTb 16.674) valdir@revistaweekend.com.br

Diretor Executivo: Fábio Carleto fabio@revistaweekend.com.br

Editora Executiva: Vivian Barbosa (MTb 56.794) redacao@carletoeditorial.com.br

Redação: Amauri Eugênio Jr. Elís Lucas Larissa Nunes Tamiris Monteiro Val Oliveira

Revisão Simone Carleto

Fotografia: Márcio Monteiro Rafael Almeida

Supervisor de Produção:

“Esqueçam o 10 de janeiro. O povo já decidiu em 7 de outubro. O presidente da República é Hugo Chávez, e a vontade do povo deve ser respeitada.” Diosdado Cabello, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, sobre a posse do presidente Hugo Chávez para o quarto mandato, que aconteceria no dia 10 deste mês. Chávez está desde dezembro de 2012 em Cuba, para tratar-se de câncer.

Rogério A. Hanssen rogerio@revistaweekend.com.br

Design Gráfico: Douglas Caetano, Mariana Vasquez e Williane Rebouças

Comercial: Ana Guedes, Eliane Sant’Anna, Flávia Mesquita, Laila Inhudes, Maria José Gonzaga, Patrícia Matos, Priscila Adati, Tayara Cordeiro e Thaís Tucci comercial@revistaweekend.com.br

Administrativo: Viviane Sanson e Erika Silva

Impressão: D’ARTHY Editora e Gráfica Ltda. Tel: (11) 4446-4600

“Minha resposta é a mesma de vinte anos atrás. Eu acho que obviamente uma coisa não tem nada a ver com a outra.” O cineasta Quentin Tarantino, sobre a associação feita com a violência de seus filmes ao massacre na escola Sandy Hook, em Newtown (EUA).

Tiragem: 18 mil exemplares

r e v i s t a

Distribuição gratuita em quase 150 condomínios, displays em pontos comerciais de grande fluxo, e em locais com salas de espera

4

32 anos de Jornalismo com Responsabilidade Social Av. João Bernardo Medeiros, 74, Bom Clima, Guarulhos. Tel.: (11) 2461-9310 CNPJ: 10.741.369/0001-09

“Eu tenho um passaporte russo, mas sou francês e ainda terei dupla nacionalidade belga.” O ator Gérard Depardieu, após tornar-se cidadão russo em retaliação ao governo francês pela taxação de 75% sobre salários superiores a 1 milhão de euros


[ CLICK ]

/// COLUNA DO CARLETO QUEBRA-CABEÇA

TRANQUILA

Não devem estar sendo fáceis as noites do prefeito Sebastião Almeida (PT), enquanto monta o complicado tabuleiro do secretariado. Juntar nas mesmas pessoas os critérios de capacidade técnica, adequação ao cargo, interesses político-partidários e, ainda, atender aos anseios de determinados setores é uma tarefa muito espinhosa.

Luíza diz que não se arrepende, porque apoiou gestões que beneficiaram a cidade. Afirma não ter pretensões pessoais, pois sempre colocou a posição do partido acima das suas. A única certeza que tem é de que pode voltar para a sala de aula, lecionando geografia.

A indefinição de Almeida para escolher quem será titular na Secretaria do Desenvolvimento Urbano mostra o quanto essa pasta é importante, em vários aspectos. Como as construtoras de prédios têm investido muito na cidade, é inevitável cogitar que o prefeito procure nomear alguém que não as afugente, embora liberalidade em excesso possa pesar contra sua administração. Ele sabe bem disso.

OVOS DE OURO - 2

TIME RESERVA

Enquanto a nomeação do titular, prometida para segunda-feira, não sai, o PCdoB reina na SDU com Rodolfo Ribeiro Machado, que era adjunto de Álvaro Garruzzi, que saiu para assumir uma diretoria na Proguaru. O partido não deve ter ilusão de que o posto permaneça com Rodolfo; talvez como adjunto. Como Luíza Cordeiro não se reelegeu, mas sempre apoiou Almeida, é claro que há expectativa de ocupar um cargo relevante, desde que seja algo politicamente interessante.

rr ee vv ii ss tt aa

AVISO NÃO FALTOU

6

Em várias situações, Luíza foi aconselhada por pessoas próximas e apoiadores a não ser tão fiel às causas petistas, pois gratidão não faz parte do jogo político.

David Bowie completou 66 anos no último dia 8, mas, ao invés de ser presenteado, foi ele quem deu um presente daqueles aos fãs. Após dez anos sem gravar trabalhos com músicas inéditas, Bowie anunciou o lançamento do álbum The Next Day, previsto para março, cujo single, Where Are You Now?, foi lançado no mesmo dia e tornou-se o mais baixado na iTunes. Confira em nosso canal no YouTube.

EXPECTATIVA A caneta é do prefeito e ele nomeia quem bem entender. Mas, é lógico que alguns nomes são mais digeríveis do que outros. O ex-candidato ao Bom Clima Wagner Freitas na Secretaria de Esportes é, sem dúvida, a maior polêmica. Pode conquistar a glória ou o cadafalso. Grande expectativa gira em torno de Edmilson Souza na Cultura. Como a primeira gestão Almeida foi desastrosa nesse quesito, o setor espera muito dele, que terá de se desdobrar para não decepcionar.

OVOS DE OURO - 1

/// WHERE ARE YOU NOW?

/// VERSÃO BRASILEIRA O que você faria se a sua voz mudasse completamente – ou melhor, se alguém passasse a dublá-la? O vídeo, do programa online Porta dos Fundos, mostra de modo para lá de cômico o sufoco que seria passar por uma situação como essa, digna de produção do estúdio Herbert Richers. Assista em nosso canal no YouTube.

Com alguns dos mais experientes vereadores do time petista no secretariado, Almeida joga os novatos e os suplentes que assumem no lugar dos titulares na jaula dos leões da oposição. A aposta é que eles são poucos e seus dentes seriam pouco afiados. É esperar para ver.

MÊS DO IPÊ Janeiro já é um pesadelo nas contas dos contribuintes, por ter de pagar IPVA, matrícula do colégio, material escolar... E, se não bastasse, o carnê do IPTU deste ano está chegando bem salgadinho.

ENTULHOS NAS RUAS Será que um dia as pessoas aprenderão a respeitar o meio ambiente e os direitos dos outros, não jogando lixo por todo lugar?

/// CELULAR: DE ONDE VEM? PARA ONDE VEM? O celular entrou em definitivo para o dia a dia do brasileiro, não dá para negar. Tanto que o País ultrapassou a marca de 250 milhões de linhas celulares em 2012. Mas, o que fazer com aquele aparelho que já não tem mais utilidade? Neste vídeo, do Instituto Akatu, é possível saber quais elementos dão origem aos celulares e como descartá-los sem causar danos ao meio ambiente. Confira em nosso canal no Youtube..

Seja parte da Weekend! Participe e ajude a bombar esta página, mandando suas sugestões de vídeos, sites, fotos e curiosidades para redacao@revistaguarulhos.com.br ou nas redes sociais: /revistaweekend

/weekendrevista

/weekendrevista


Ilustração: Divulgação

[ TELEVISÃO ] Por Tamiris Monteiro

r e v i s t a

p

8

Ano novo, vida nova e BBB de novo

ara alegria de uns e tristeza de outros, o BBB (Big Brother Brasil) está de volta. Há mais de dez anos na programação da Globo, o reality ainda gera polêmica e dá o que falar. Prova disso são os debates acalorados que acontecem nas rodas de conversa entre amigos e familiares. Ao longo de mais de uma década, discute-se a relevância do programa e enquanto muitos se declaram fãs, outros fazem questão de mostrar total desdém pela atração. Mas, indiferente de amar ou odiar Big Brother Brasil, que atire a primeira pedra quem nunca deu uma “espiadinha”. Ainda que o reality não seja mais nenhum grande fenômeno de audiência, a verdade é que seja pelos programas de fofoca da tevê ou da internet, provavelmente, em algum momento você saberá o que está rolando dentro da “casa mais vigiada do Brasil”. E, discussões a parte, até quem diz ser anti-BBB parece saber bastante sobre o programa. Quem assume gostar, geralmente, procura assistir o programa diariamente. No entanto, quem não gosta faz questão de deixar claro que assistir BBB está fora de cogitação. Mas, vale a pena

exercitar a observação e identificar que muitas dessas pessoas que dizem detestar o reality, às vezes, têm mais informações do que os que se dizem fãs. E a pergunta que não quer calar é: por quê? Afinal, quando não gostamos de algo é comum que o evitemos. Em busca de uma resposta plausível para esta questão resolvi escutar um dos meus colegas de trabalho. Também jornalista, Amauri Júnior é o tipo de cara que defende o time dos que não assistem ao programa, mas assim que começa qualquer bate-papo sobre o reality, a sensação que tenho é que ele não perde um só dia. Mas ele explica. “De fato não gosto de Big Brother, mas para argumentar e até mostrar para as pessoas o quanto o programa é ruim procuro saber o que acontece. Além disso, como em casa todos assistem, às vezes, não tenho escapatória e acabo vendo”, afirma. Não tenho tanta certeza de que a explicação do meu amigo convencerá. Mas, caso você seja aquele tipo de pessoa que não vê Big Brother por nada na vida e não sabe o que fazer naqueles longos minutos em que o programa passa, a Weekend sugere algumas atividades úteis para passar o tempo. Confira.

1. Exercício físico contribui com a saúde, sendo assim,

se ele não gostar de BBB, assim podem falar mal do

enquanto passa o BBB aproveite para caminhar ou

programa.

pedalar.

4. Contrate uma TV por assinatura, os canais

2. Aproveite o tempo com a TV desligada e leia. Vale

pagos oferecem programação bastante variada,

jornal, revista, gibi ou até aquele livro que comprou e

provavelmente opções não faltarão.

deixou parado na estante.

5. Enquanto passa Big Brother, aproveite para

3. Ligue para saber como está aquele amigo ou parente que não vê há algum tempo. Melhor ainda

organizar as coisas do trabalho para o dia seguinte. Com tudo em ordem, as chances de atrasar-se serão menores.


[ CAPA ] Por Amauri Eugênio Jr.

Feliz ano novo! Com a chegada de 2013, muitas promessas foram feitas. Que tal colocá-las em prática?

r e v i s t a

t

10

odo início de ano traz, após se fazer o balanço sobre o que deu certo e os planos que ficaram pelo meio do caminho, aquela esperança pela chegada de dias melhores. Esse clima de positividade é um dos combustíveis mais importantes, se não for o principal, para começar a fazer planos e colocar velhas vontades em ação. “Agora vai!” e “Este será o meu ano!” são algumas das frases mais ditas por muita gente. E isso, definitivamente, não se trata de um ou outro caso isolado: “O inconsciente coletivo faz parte disso quando se compartilham [sonhos e objetivos] com pessoas próximas, amigos, colegas de trabalho, como uma ajuda mútua para a busca por forças, sugestões e ideias”, explica o psicoterapeuta Vicente Nascimento Alves. Quem nunca prometeu parar de fumar

assim que começassem os primeiros minutos do dia 1º de janeiro? Ou jurou para si próprio que faria um regime daqueles, só para perder alguns quilos indesejáveis, mesmo que seja desnecessário? Claro, também há as pessoas que têm como principais metas quitar as dívidas e cancelar o cartão de crédito, abrir o próprio negócio, encontrar um novo e/ou grande amor, chutar o sedentarismo para escanteio e começar a prática de determinada atividade física, passar muito mais tempo ao lado da família, amigos e da namorada, economizar um pouco mais e fazer aquela tão sonhada viagem; e assim por diante. Mas, nada cai do céu: sem esforços, força de vontade e positividade, as chances de as resoluções feitas na virada do ano saírem do mundo dos sonhos ou do papel serão mínimas. A seguir, dicas para transformar as metas em realidade. 


r e v i s t a

Banco de imagens

11 DE JANEIRO DE 2013

11


[ CAPA ] /// MANTENHA O FOCO Assim como qualquer coisa na vida, as promessas de ano novo precisam ser planejadas para virar realidade. Tudo o que é feito apenas na base da emoção tende a não dar certo sem um ponto de partida concreto. Como consequência disso, qualquer promessa feita nessa situação fica pelo caminho no decorrer do ano. “As pessoas se esquecem das metas, pois não as concretizaram ou estabeleceram foco, ficando apenas no patamar da emoção. De nada adianta traçar um objetivo sem planejar qual a primeira ação que se deve tomar para o projeto ou resolução acontecer”, destaca Vicente. Planejar e fazer uma lista das ações que serão colocadas em prática são iniciativas muito importantes, mas se não houver comprometimento, isso tudo será ineficaz. Sim, força de vontade e determinação são essenciais para trazer aquele sonho antigo à realidade, pois será gasta energia em vão e as ações deixarão de ser tomadas como deveriam. E nem é preciso dizer que aquelas promessas de gaveta – as que são feitas e esquecidas algum tempo depois – não adiantam nada, não é mesmo?

r e v i s t a

/// FORÇA DE VONTADE + CALMA + APOIO = SUCESSO

12

Ter força de vontade e estabelecer metas são fundamentais para transformar velhos desejos em realidade, mas vamos com calma: cobrar-se demais e, por consequência, pressionar-se demais não são atitudes das mais indicadas. Tudo o que se faz com esse ponto de partida tende a falhar em algum momento, e o resultado é a frustração. “A autocobrança pode tornar-se uma grande neurose e obsessão, o que pode travar um processo importante. Deve-se sempre rever e traçar estratégias, e fazer disso um prazer ao invés de um problema”, ressalta o psicoterapeuta. Pode parecer um exemplo insignificante, mas a atuação do Corinthians na Taça Libertadores da América ilustra bem esse quadro: em todas as

edições do torneio em que o alvinegro do Parque São Jorge participou, o título era tratado como obsessão pelo time e pela torcida, o que sempre resultava em nervosismo durante as partidas e em eliminações precoces. Em 2012, quando a postura da equipe mudou e a calma aliada às metas traçadas passou a prevalecer, a equipe conquistou o tão sonhado título. É igualmente importante contar com a ajuda de pessoas próximas, em especial da família, amigos e de parceiras (os). Muito disso se deve ao fato de elas terem vontade de ver o êxito dessa pessoa. Por causa do vínculo afetivo, esse tipo de apoio acaba sendo essencial para o sucesso na concretização dessas metas. Por fim, o equilíbrio entre força de vontade, planejamento e emoção deve prevalecer para fazer aquela promessa de ano novo virar realidade. E deixar em lugar visível a lista na qual cada passo desse objetivo foi relacionado, como se fosse um lembrete diário, é fundamental. “Os pedidos mais difíceis são elaborados por pura emoção, sem haver pensamento racional de como será o passo a passo e de como se deve fazê-lo. Os dois aspectos têm de ser equilibrados para não haver desistência e desinteresse”, finaliza Vicente Alves.


/// OBJETIVO ONLINE Para aqueles que dificilmente se desgrudam do smartphone, o aplicativo Lift™ é uma mão na roda quando o assunto é colocar os objetivos em prática. O app, desenvolvido pelos criadores do microblog Twitter, também funciona como uma rede social para pessoas que tenham uma meta – pouco importa qual seja –, mas que também tenham dificuldades para colocá-las em ação. Além disso, usuários podem interagir entre si e, claro, apoiar uns aos outros. O aplicativo está disponível para iPhone, mas em breve também estará ao alcance de proprietários de celulares com sistema Android e para a web. O download do Lift™ pode ser feito nos endereços

r e v i s t a

http://goo.gl/u3H7u e http://goo.gl/y28qG.

11 DE JANEIRO DE 2013

13


[ CAPA ] /// MÃOS À OBRA Arquivo pessoal

“Saí em agosto da agência em que estava para trabalhar sozinha e, então, passei a planejar tudo. Mas, foi em dezembro quando decidi que precisava economizar. Comecei a pensar em algumas metas para 2013 e 2014, agora que completei 25 anos, decidi colocar tudo na ponta do lápis. Cheguei à conclusão de que gasto muito dinheiro com coisas inúteis, como roupas. Este ano será de mudanças em favor desses objetivos. Preciso economizar para pagar as contas da empresa que resolvi abrir.”

(Ana Garnier, 25, assessora de imprensa) Arquivo pessoal

“As metas mais importantes para mim neste momento são as relacionadas às atividades físicas. Já vinha sentindo necessidade de emagrecer e melhorar a minha resistência há temos, pois gosto de viajar e faltava fôlego. Em novembro me acidentei no Maranhão, mas mesmo assim levei a viagem até o fim. Esse foi momento de superação e, daí, a vontade ficou mais intensa. Depois disso, surgiu na última semana do ano a chance de conhecer o deserto do Atacama e lá percebi ainda mais essa necessidade. Assim, defini as metas para eliminação de peso e melhoria da capacidade física, sendo que deverei estar com 10kg a menos em maio. Também estou fazendo dieta alimentar e caminhadas diariamente, e começarei a fazer Pilates na próxima semana. Essas metas estão diretamente ligadas aos meus hobbies, que são viajar e fotografar.”

(Ana Paula Casal Rey, 44, supervisora escolar)

r e v i s t a

Arquivo pessoal

14

“Após quatro anos de muita luta, estudando fora da cidade, o primeiro passo para 2013 é em ir busca de um trabalho que preencha as minhas expectativas, financeira e emocionalmente. E, para atingir esse objetivo, já estou elaborando o meu currículo para enviar ao mercado de trabalho. Vamos lá: com fé em Deus e pensamento sempre positivo, vou aguardar pelo melhor! Após conseguir um espacinho profissional, o próximo passo será voltar a estudar inglês – um sonho antigo que tenho de realizar! O mais importante em 2013 será cuidar da alma, corpo e espírito, pois se eles estiverem bem, tudo vai bem na vida! E, para isso, estou praticando meditação, aprendendo um pouco mais sobre ioga, fazendo exercícios físicos, e, o mais importante, fazendo o bem ao próximo!”

(Natália Borges, 28, assistente social)


Divulgação

[ DECORAÇÃO ] Por Elís Lucas

Cresci! Como mudar a decoração do quarto de menina para o de mulher?

r e v i s t a

f 16

oi-se o tempo em que a decoração do quarto de menina era só pintar as paredes de rosa ou qualquer coisa do tipo. Com o tempo, os pais foram percebendo que era necessário muito mais do que isso para agradar sua princesinha e, então, estampas de lacinhos ou bichinhos, assim como pelúcias e tapetes de personagem passaram a fazer parte do cenário do quarto. Mas, toda princesinha cresce e a decoração do ambiente, que passa a ser muito mais do que apenas um lugar para dormir, precisa acompanhar essa mudança. A idade em que essa transformação não é exata, já que o amadurecimento pode chegar em períodos diferentes para cada pessoa. “Já atendi meninas de 11 anos que a mãe queria fazer uma decoração da Minnie e a menina queria

floral, pois não se considerava mais criança. Assim como também já atendi meninas de 17 anos que queriam um dormitório com a decoração do Ursinho Pooh”, conta Agatha Cintia, decoradora da Charmeuse Decorações. Ao identificar este amadurecimento, o ideal é que a dona do quarto opte por suas cores favoritas. Mas, vale lembrar: “se a escolha for de uma cor forte nas paredes, o restante terá de ter cores mais neutras e vice-versa, para que o ambiente não fique cansativo”, diz a arquiteta Rebeca Souza. Ela ainda ressalta que uma boa opção é a mistura de listras e bolinhas para deixar o quarto diferente e bonito. Para investir nas estampas, Rebeca antecipa que é preciso bom senso e equilíbrio para não cansar o ambiente. “A dica é valer-se do composê


Divulgação

r e v i s t a

[ DECORAÇÃO ]

18

para criar um visual mais interessante. O composê é quando criamos um equilíbrio entre formatos e tonalidades diferentes, mas que tenham algo em comum. É como combinar cores quentes e frias ou mesclar estampas”, explica a arquiteta. Outra dica, dada por Agatha, é investir em tecidos florais, puxando para um lado provençal, se a mulher for mais romântica; ou trabalhar com estampas geométricas, se ela for mais despojada. “Nos dois casos o poá e o xadrez também caem muito bem”, completa a decoradora. Mas, não é só isso. Os acessórios são alguns dos itens que também devem ser inseridos na decoração. Na verdade, eles marcam essa passagem da vida da menina que está se tornando mulher. “Afinal, ela está crescendo e esse é o momento em que ela vai querer muito se produzir. Existem muitos móveis - tipo cômodas - que são utilizados para essa função”, afirma Agatha. No entanto, talvez uma das maiores preocupações dos pais, ou até mesmo da própria “moradora” do quarto, seja a respeito dos gastos. Quanto a isso, relaxe. Pois é possível reformar o quarto sem esvaziar os bolsos. Comece mudando a cor das paredes. Pode-se, por exemplo, utilizar papel de parede ou adesivo e trocar cortinas ou persianas. Segundo Agatha, ultimamente, usa-se mais a persiana tipo rolô

ou romana. Já a arquiteta Rebeca indica as cortinas de tecido voil com um bom acabamento. O mobiliário não costuma mudar muito, mas, se não estiver suprindo mais as necessidades da garota e a grana não for item de preocupação, compre móveis de cores vivas para serem colocados na parede atrás da cama e cores suaves nas demais. “As disposições dependem do formato e do tamanho do quarto, mas o segredo é sempre deixar passagens livres para não aparentar que o quarto é menor do que é”, indica Rebeca. Para as que trabalham ou estudam no quarto, a única orientação das especialistas é que o cantinho do escritório tenha as medidas de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), para que tenham melhor conforto quanto à altura da cadeira e da mesa, por exemplo. Para finalizar, os pufs são bem-vindos. “Eles podem e devem ser usados em qualquer ocasião, pois é um produto versátil e que muitas vezes nos auxilia bastante”, recomenda Agatha. Quanto àquelas pelúcias de apego pessoal, não precisa se desfazer ou dar para os sobrinhos. “Elas podem ser colocadas em nichos, gavetões sob a cama ou em móveis com rodízios tipo baús ou sob a bancada”, finaliza Rebeca.


Banco de imagens

[ SAÚDE ] Por Amauri Eugênio Jr.

De olhos bem abertos

s

r e v i s t a

Como usar lentes de contato sem causar problemas?

20

im, usar óculos, apesar de ser algo importante e até mesmo imprescindível para muitos, pode causar desconfortos. Além da parte estética – por mais que também se trate de questão de estilo, eles sempre transmitem aquela aparência de seriedade excessiva –, muitas armações deixam aquelas marcas incômodas no nariz, e em casos de grandes diferenças de grau de um olho para o outro, os óculos podem causar confusão de imagens e visão dupla. Isso sem contar que usá-los durante

algumas atividades e programas no dia a dia não é boa ideia. E, por isso, as lentes de contato acabam sendo boas aliadas. “Em muitas ocasiões, o uso de lentes é uma escolha estética para quem precisa de correção ocular e não gosta de óculos. O uso é indicado em casos de alta miopia e, além de evitar o famoso ‘fundo de garrafa’, a melhora da qualidade de visão é considerável”, conta a oftalmologista Maria Pia Friera. A seguir, dicas para usar as lentes sem causar dores de cabeça ou complicações nos olhos.


r e v i s t a 11 DE JANEIRO DE 2013

21


[ SAÚDE ] /// COMO USAR E COMO LIMPÁ-LAS? Pode parecer algo simples, mas colocar lentes de contato, ou retirá-las, requer cuidados básicos. E não importa se a pessoa for usá-las pela primeira vez ou se já o faz há um bom tempo. Dependendo de como são colocadas, as lentes ou até mesmo os dedos podem arranhar a córnea, causando pequenos ferimentos ou erosões na córnea e que, se infeccionarem, podem resultar em úlceras. Isso sem contar o risco de surgirem ceratites – inflamações na córnea causadas por infecções no local – ou demais inflamações não infecciosas. As infecções em formas de úlceras, que podem resultar na perda de visão e até mesmo do globo ocular, são as complicações mais graves e frequentes causadas pelo uso errado das lentes de contato. Para evitar infecções por causa das lentes, cuidados básicos são essenciais. Higienizar as mãos antes de cada manuseio é um requisito básico para usá-las. O uso de líquidos de conservação e a higienização periódica das lentes são fundamentais, assim como a limpeza do estojo no qual elas são guardadas. Também é indicado fervê-lo em momentos pontuais, para eliminação de bactérias.

/// LENTES GELATINOSAS OU DURAS: QUAL USAR? Os dois tipos de lentes são porosas, mas há variações no índice de porosidade. As gelatinosas são recomendadas em casos de correção de miopia, presbiopia – a popular vista cansada – e astigmatismo inferior a 2,5 graus. No último caso, é necessário o uso de lentes tóricas – com curvaturas em ângulos diferentes –, que podem gelatinosas ou duras. Já as lentes propriamente duras têm mais eficácia quando há irregularidades corneais

ou alto grau de astigmatismo. Mas, antes de começar o uso, devem ser feitos exames prévios na córnea, pálpebras e filme lacrimal antes e durante o processo de adaptação, além de acompanhamento periódico. E também é importante lembrar que as lentes devem ser retiradas antes de a pessoa dormir, para que a córnea seja oxigenada. E esse processo acontece por meio da formação do filme lacrimal. “A lágrima deve hidratar o olho e as lentes, permitindo a oxigenação e diminuindo o atrito ao mesmo tempo em que realiza a correção, formando um menisco lacrimal entre a face interna da lente e a superfície da córnea”, ressalta a oftalmologista.

/// ABRA O OLHO Antes de decidir pelo uso das lentes de contato, o paciente deve considerar a utilidade do instrumento e em sua necessidade, além de levar em conta que elas são corpos estranhos nos olhos; A validade e o tempo de duração das lentes podem variar de acordo com o tipo escolhido. Mesmo que o uso seja esporádico, os limites sugeridos pelo fabricante e o resultado do exame oftalmológico devem ser respeitados; Lentes descartáveis são indicadas para casos semelhantes à indicação de lentes gelatinosas, e o tempo de uso pode ser de um mês ou mesmo de um dia;

r e v i s t a

As possíveis irritações causadas pelo tipo de lente estão condicionadas ao uso excessivo e, principalmente, por ambientes poluídos ou secos. Algumas consequências são a sensação de corpo estranho, reação alérgica e até mesmo reação definitiva do instrumento;

22

É bom evitar o uso das lentes no mar e em piscinas, pois, além de haver o risco de deslocamento do instrumento ou de perdê-las, o pH da água tratada e o sal do mar pode resultar em vermelhidão e coceira nos olhos.


r e v i s t a 11 DE JANEIRO DE 2013

23


[ RELACIONAMENTO ]

Apaixonados depois dos 40?

r e v i s t a

é

24

Fotos: Divulgação

Internet pode melhorar a vida afetiva dos mais maduros Por Vivian Barbosa

cada vez mais comum ouvir histórias de pessoas que desistem de relacionamentos falidos depois de tentarem de tudo. O casal e os filhos sofrem com a separação, mas nunca é tarde para recomeçar a busca pela felicidade em um relacionamento. Mas, o maior problema, é quando um relacionamento acaba e a mulher e o homem se veem em crise, cheios de complexos porque seus corpos e a pele não são mais os mesmos. Muitos medos surgem junto com a separação. E o principal deles é o medo de não conseguir uma vida social novamente e ter como companhia apenas a solidão. Quem explica é a psicóloga Cleide Rodrigues Castro. “Muitos acreditam no ditado que diz que a vida começa aos

quarenta, que podem buscar novas relações com mais maturidade e experiência. Porém, outros entram em crise por causa do envelhecimento natural e da famosa crise de meia idade.” Ela ainda diz que se por um lado são pessoas mais experientes, por outro tornam-se mais exigentes por causa das decepções, traições e fatos negativos vividos no passado. O que acontece é que a sociedade não é tão receptiva com pessoas mais maduras que precisam voltar à ativa. Os mais jovens costumam se achar com facilidade em bares, baladas e afins que têm pessoas com a mesma faixa etária, os mesmos interesses e até mesmo o visual parecido. Os homens e mulheres mais velhos sentem-se peixinhos fora do aquário quando tentam curtir algum desses lugares com o estilo jovem.


11 DE JANEIRO DE 2013

grande amor e há uma cobrança de que elas casem e tenham filhos. Quando isso não acontece pode ser interpretado como uma frustração e aí a solidão passa a ser um incomodo e não um momento de estar bem consigo. Mas, isso não quer dizer que os homens sofram menos. “Eles são mais vulneráveis e podem sofrer mais com a solidão, geralmente são mais dependentes de uma presença feminina e cuidados, e raramente ficam muito tempo sozinhos após romper algum relacionamento ou em caso de viuvez.” Quem não quer ter problemas com a solidão na meia idade deve buscar saídas para conhecer pessoas novas, fazer novas amizades e, assim, fica mais fácil encontrar um novo amor. Cleide diz que pessoas acima dos 50 anos devem agir com naturalidade e frequentar lugares como academias, clubes, restaurantes; Aos mais fechados, a internet pode ser uma ferramenta valiosa, desde que usada com bom senso. “Acho que sites de relacionamento são boas opções desde que as medidas de segurança sejam tomadas para evitar exposições desnecessárias e arriscadas. As pessoas que têm dificuldade de socialização podem se beneficiar muito com a internet e sentirem-se protegidas das exposições até conseguirem segurança suficiente para um encontro real.” 

r e v i s t a

Com a maturidade também chega o autoconhecimento. Por isso, a solidão nem sempre é uma escolha tenebrosa. Estar em paz consigo mesmo pode ser um ótimo primeiro passo para recomeçar a vida pessoal e social. Cleide explica que nesta fase não é preciso estar sempre em grupos. “Fazer companhia para si mesmo não é ruim. Ouvir uma boa música, ler um livro, descobrir o que gosta de fazer para agradar-se e cuidar de si mesmo é uma saída. Mas, é importante não levar tudo a ferro e fogo. Afinal, ninguém é uma ilha e se basta. O ser humano é essencialmente social e tem necessidade de compartilhar momentos com o próximo. Quando o comportamento solitário está associado ao medo de se envolver novamente pode haver um trauma causado por relações anteriores que não deve ser encoberto”, detalha. As mulheres, talvez, sofrem mais do que os homens quando se deparam com a fase madura da vida. Isso porque há o fator beleza envolvido. Cleide diz que é até cruel, mas a juventude e a beleza são muito valorizadas em nossa cultura. Mas, é preciso lembrar-se de que ninguém é jovem e cheio de vitalidade para sempre. “Costumo referir-me a essa questão com a frase: ‘eu não sou, eu estou’. E isso deve ser levado em conta para não se sentir invisível perto de alguém que a atraia”. A dica para quem não quer sentir algo parecido é valorizar o crescimento e maturidade. A autoestima é um fator determinante para tornar qualquer pessoa mais confiante e sedutora. Vale lembrar, ainda, que as mulheres passam pelo período de climatério e menopausa por volta dos 45 a 50 anos. As mudanças hormonais podem causar oscilações de humor e a instabilidade emocional. Os homens também sofrem com a solidão. Mas, segundo a psicóloga, o que difere o comportamento entre os sexos é a forma de se expressar. “As mulheres idealizam viver um

25


[ RELACIONAMENTO ] /// COROA IDEAL Por falar em internet, uma novidade foi ao ar há menos de dois meses e já é um sucesso entre homens e mulheres maduros que buscam um novo relacionamento. O site de relacionamento Coroa Metade foi criado exclusivamente para mulheres com mais de 40 anos e homens com mais de 45. Airton Gontow é jornalista e o criador do projeto. Ele conta que escolheu esse público em uma festa com colegas que não se viam há muito tempo. “Percebi que 60% deles eram separados e ouvi muitos dizendo que ‘é fácil arrumar uma companhia, mas é difícil encontrar uma companheira’. Eu mesmo já tinha passado por isso, quando me separei aos 43 anos. Voltei para casa pensando em criar algo para esse público”, conta. O público do site é direcionado às pessoas maduras que buscam um novo amor. Airton conta que geralmente são pessoas de bom nível sóciocultural, o que ajuda a ter um papo mais interessante. Há pessoas tímidas, mas a maioria é composta por pessoas que enxergam a internet com bons olhos. “São pessoas cheias de vida e que acreditam que é fundamental ter alguém para compartilhar os grandes momentos.” Apesar de estar no ar há menos de dois meses, o site já está bombando. Entre os assinantes, 65% são mulheres e 35% homens. O jornalista diz que São Paulo é a cidade com maior número de pessoas cadastradas. Mas, outras cidades e estados já conhecem os serviços e começam a participar de forma crescente. Sobre as histórias de sucesso, Airton diz que ainda é muito cedo para falar que as relações são firmes e estáveis. Mas, já existem notícias de namoros acontecendo. “Fomos entrevistados para

Cleide Rodrigues Castro rodriguescastro@ig.com.br

r e v i s t a

Coroa Metade www.coroametade.com.br

26

uma reportagem no SBT e uma das assinantes contou que está namorando de verdade. Fiquei até emocionado. Claro que o site é o meu negócio, mas saber que alguém deixou de ser assinante porque já encontrou um novo relacionamento me deixa comovido. Meu objetivo é ajudar as pessoas a encontrarem o que buscam.“ A internet tem se tornado mesmo importante na vida das pessoas maduras que desejam voltar à ativa. Airton conta que nos Estados Unidos, nos últimos três anos, aumentou em 39% o número de pessoas a partir dos 55 anos que busca um relacionamento pela internet. Mas, ele completa: “ninguém quer ficar só no virtual. O site é apenas uma forma possível e interessante para conhecer pessoas”. Para os que não têm muita prática com a internet, Airton diz que é simples fazer parte do Coroa Metade. “A pessoa deve se cadastrar e preencher seu perfil – primeiro o básico, depois o mais aprofundado. Deve-se preencher o perfil da busca também, com o tipo de pessoa que deseja encontrar. Depois de fazer o cadastro é importante fazer uma experiência como assinante diamante, porque é possível experimentar todas as ferramentas disponíveis. Quando optar pelo assinante diamante, coloque o código CM40e45 para usar os serviços por trinta dias gratuitos. Sem este código os serviços ficam disponíveis apenas por sete dias. A dica do jornalista para novatos é ter paciência, conversar muito antes do primeiro encontro e seguir as dicas de segurança para não sofrer exposição negativa. Boa sorte! 


r e v i s t a 11 DE JANEIRO DE 2013

27


[EMPREGO]

Passaporte para a estabilidade profissional Divulgação

rr ee vv ii ss tt aa

c

28

onseguir emprego é uma batalha que envolve uma grande massa de concorrentes; são feitas cada vez mais exigências para o preenchimento das vagas nas empresas. Para parcela significativa da população, a opção mais viável é ingressar em um cargo público, pois além de estabilidade profissional proporciona uma melhor qualidade de vida, sendo que geralmente são oferecidos melhores salários, mais gratificações e a segurança de uma aposentadoria tranquila. Segundo José Luís Baubeta, diretor de recursos humanos da Central de Concursos, ingressar na carreira pública é, sem dúvida, a melhor escolha para quem deseja ter um bom futuro. Diz ainda que, apesar da grande concorrência para as vagas oferecidas, qualquer indivíduo pode e deve buscar essa oportunidade. Basta seguir algumas regras básicas: Escolher a vaga na qual seus prerrequisitos

se encaixem, desde que também seja uma função que o candidato venha a sentir satisfação pessoal em desempenhá-la, lembrando que profissional insatisfeito é sinônimo de profissional improdutivo; Estudar os conteúdos dispostos no edital com ajuda de profissionais devidamente qualificados em instituições conceituadas, que realmente possam dar suporte e sanar dúvidas e dificuldades e, ainda, dar uma visão mais ampla sobre o mercado de trabalho; José Luís ressalta que, caso o candidato não seja aprovado na primeira tentativa, ele deverá persistir, dando continuidade aos estudos. “Um objetivo não pode ser alcançado da noite para o dia, mas a persistência, a disciplina e a autoconfiança proporcionam crescimento e bem-estar”, conclui, informando que a Unidade Guarulhos da Central de Concursos está à disposição dos que pretendem prestar concurso público, para orientação e informações.


A Dolce Vitta tem o tratamento certo para reduzir medidas e acabar com a celulite, as estrias e a flacidez.

CELULITE E FLACIDEZ

FREEZE (RADIOFREQÜÊNCIA + PULSOS MAGNÉTICOS) FAÇA 8 E PAGUE 7 SESSÕES E AINDA COM R$ 340,00 DE DESCONTO

GORDURA LOCALIZADA

HIDRO LIPO REDUX FAÇA 15 E PAGUE 14 SESSÕES

dolcevittaestetica.com.br 11 2408.3255

r e v i s t a

R. Josephina Mandotti, 106 - Jd. Maia - Guarulhos - SP

AF_3717_Anúncio Revista Weekend_18x11,5cm.indd 1

11 DE JANEIRO DE 2013

08/01/13 11:49

29


[ FUTEBOL ] Por Amauri Eugênio Jr. e Larissa Nunes

Fotos: Divulgação

Transações de Alexandre Pato e Montillo influenciam mudança no ranking

rr ee vv ii ss tt aa

e

30

Mercado da bola coloca o Brasil em evidência

2013 entra em campo com a bola na mão e preparado para o ataque. Este ano, o time fez grandes contratações e promete fazer boa campanha. Brincadeiras à parte, a temporada começou com grandes mudanças no futebol brasileiro. As movimentações milionárias entre os times da Série A do Campeonato Brasileiro deixaram o País em 9º lugar no ranking de transações futebolísticas, ficando atrás de Inglaterra (Premier League e segunda divisão), Itália, Alemanha, Rússia, França, Espanha, e Turquia. Dentre as movimentações recentes estão a contratação de Alexandre Pato, que assinou com o Corinthians por R$ 40 milhões, e a do argentino Walter Montillo, ex-Cruzeiro (MG), comprado pelo Santos por R$ 16 milhões. A aquisição do passe de Paulo Henrique Ganso, feita pelo São Paulo ainda em 2012, custou aos cofres do tricolor R$ 24 milhões.

O mercado da bola ou de passes de jogadores não se baseia apenas nas compras de atletas, mas também na venda. O São Paulo recebeu R$ 108 milhões pelo meia-atacante Lucas, que já integra o elenco do Paris Saint-Germain (França). O clube paulista também optou pela rescisão do contrato do meio-campista Cícero, contratado pelo Santos. Osvaldo, um dos destaques do tricolor na segunda metade da temporada, pode ir à equipe da Roma, e Casemiro, para o Cruzeiro. Em crise, o Palmeiras não consegue manter alguns jogadores que integraram o time na temporada passada. Há especulações sobre a saída de Maikon Leite. Os atletas Juninho e Leandro Amaro estão em negociações com Vasco e Sport, respectivamente. Os cariocas de São Januário também têm interesse por Luan, enquanto Valdivia, envolvido nos últimos dias em mais uma polêmica, por causa de atrasos na sua reapresentação na 


2194-anunc-powershape-17.5x11.75.pdf

1

11/30/12

8:33 PM

A tecnologia a seu favor para você desfilar neste verão. Onocavit é o novo tratamento da Onodera para gordura localizada. Realizado com o poderoso equipamento PowerShape Platform, ele afeta as células de gordura em uma profundidade segura para aplicação em todas as regiões do corpo. Venha experimentar. Aproveite e conheça também o Onobody, tratamento para celulite e modelagem corporal, e o C

M

OnoCavit

Y

Tratamento para Gordura Localizada

CM

MY

OnoBody

CY

Tratamento da Celulite e Modelagem Corporal

CMY

K

OnoWave

Tratamento para flacidez

Unidade Guarulhos Av. Salgado Filho, 1183 | Tel. 11 2382.5700 za de s er bem-cuidad a.

Os tratamentos somente serão realizados em mulheres acima de 18 anos e após aprovação médica. Os eventuais resultados dependerão das condições físicas e reações de cada cliente.

onodera.com.br

r e v i s t a

Certe

11 DE JANEIRO DE 2013

31


[ FUTEBOL ]

r e v i s t a

Academia de Futebol, é alvo de interesse da Universidad de Chile. De 11 jogadores que já têm algum tipo de acordo fechado, cinco deles perigam desistir de continuar no clube. Nessa lista estão Obina, Leandro, Daniel Carvalho e Betinho. Marcos Assunção, um dos principais nomes na conquista da Copa do Brasil, não chegou a um consenso com o alviverde sobre seu salário e não continuará no Palmeiras. Já os torcedores do Santos ainda poderão ter alguns dias de agonia. Mesmo com a declaração de Neymar afirmando que ficará no Peixe, há rumores de negociações com Barcelona (Espanha) e Manchester City (Inglaterra). Mais três jogadores estão envolvidos em boatos: Bill, João Pedro e Victor Andrade. O Corinthians também está envolvido em negociações, sendo com Luis Ramírez,

34

possivelmente para Ponte Preta, e Juan Martínez, tido como nome certo do Boca Juniors para 2013. Outro alvo de especulações é a situação de Paulinho. O volante, um dos principais nomes do alvinegro, recebeu propostas de Manchester City, Paris Saint-Germain, Internazionale (Itália), Arsenal e Chelsea (Inglaterra), mas a situação do atleta não foi definida até o fechamento desta edição. Outro grande rumor do clube é a saída de Paolo Guerrero para Chelsea, Schalke 04 (Alemanha) ou Juventus (Itália), mas o autor do gol do bicampeonato mundial é tido na Fazendinha como intransferível. Acompanhe as movimentações do seu time. Os campeonatos estaduais começam em 20 de janeiro, enquanto a repescagem da Taça Libertadores da América começará três dias depois. 


r e v i s t a 11 DE JANEIRO DE 2013

35


[POLÍTICA] Fotos: Fábio Nunes Teixeira e Nicollas Ornelas/PMG e Douglas Caetano

Por Larissa Nunes

A cidade está nas mãos deles

Saiba quem compõe a equipe de Almeida

c

onheça abaixo os novos - e os antigos - secretários que cuidarão da saúde, habitação, transporte, segurança, cultura e todas as outras áreas da Prefeitura de Guarulhos. Ainda não foram definidos os secretários de Desenvolvimento Urbano e de Segurança Pública. Na próxima edição, a Weekend informará como fica a composição da Câmara Municipal, após a saída dos vereadores que ocuparão secretarias e a posse dos suplentes.

O prefeito da cidade é Sebastião Almeida, PT, reeleito, no segundo turno, para continuar os trabalhos na cidade. No primeiro turno, ele recebeu 49,65% dos votos válidos. No segundo turno, com 60,73%, venceu seu adversário político Carlos Roberto de Campos, PSDB, que obteve 39,27%.

O secretário de Administração e Modernização é Vitor Kléber de Almeida, 30. Assume pela segunda vez a Secretaria, que tem como base a gestão de pessoas, documentos, patrimônio e serviços. As centrais de atendimento “Fácil” são geridas pela Secretaria. Secretaria de Administração e Modernização Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, 1.041 – vila Augusta. Tel.: (11) 2423-7400 O secretário de Assuntos Legislativos é Abdo Mazloum, PDT, 57. Vereador entre 2001 e 2004, ele assume pela primeira vez a secretaria que auxilia a condução de temas relativos à normatização dos processos legislativos e faz a ponte entre os dois poderes. Secretaria de Assuntos Legislativos Avenida Bom Clima, 91 – Bom Clima. Tel.: (11) 2475-8614

rr ee vv ii ss tt aa

O secretário de Finanças é o economista Nestor Seabra, 58. A pasta que trata dos tributos municipais e gerencia a receita e a despesa do Município será administrada novamente por ele, que está no cargo desde o início da primeira gestão de Elói Pietá, em 2001. Secretaria de Finanças Avenida Salgado Filho, 886 – Centro. Tel.: (11) 2423-8600

36

O secretário de Cultura é o vereador reeleito Edmilson Souza, PT, 40, que já atuou na pasta durante as gestões do ex-prefeito Elói Pietá (PT). A secretaria organiza, sistematiza e divulga os patrimônios histórico, artístico e cultural da cidade. Secretaria de Cultura Avenida Monteiro Lobato, 734, 1º andar – Macedo (Adamastor) Tel.: (11) 2087-4160/2087-4161


O secretário de Desenvolvimento Econômico é Luis Carlos Teodoro, 47. Formado em Direito, foi presidente da Asec (Associação dos Empresários de Cumbica) e dirigiu até dezembro a Regional do Ciesp (Centro das Industrias do Estado de São Paulo). A pasta tem como principal função fomentar a indústria, comércio, serviços e turismo. Secretaria de Desenvolvimento Econômico Avenida Emílio Ribas, 1.120 – Gopoúva. Tel.: (11) 2475-7920/ 2409-7813

O secretário de Esporte, Recreação e Lazer é o ex-vereador Wagner Freitas, PP, 35. Wagner concorreu à Prefeitura de Guarulhos, e ficou em terceiro lugar. Assume a secretaria que tem como foco promover e incentivar a prática de esportes pela cidade, além de investir em áreas para a realização dessas atividades. Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer Rua Gastão Vidigal, 120 – Centro. Tel.: (11) 2087-6858

O secretário de Governo é João Roberto Rocha Moraes, 49. Depois de ter sido superintendente do Saae por vários anos, atuou no quadriênio anterior da gestão de Almeida. A secretaria visa a organizar e sistematizar o cotidiano da administração pública. Secretaria de Governo Avenida Bom Clima, 91 – Bom Clima. Tel.: (11) 2475-8611

A Secretaria de Meio Ambiente está sob controle de Luiz Henrique Rodrigues Zanetta, 55. O engenheiro e arquiteto atuará na secretaria que tem como principal função elaborar políticas de sustentabilidade e zelar pela conservação das praças, parques e jardins. Secretaria de Meio Ambiente Rua Antônio Vita, 253 – Cidade Maia. Tel.: (11) 2475-9857 A Secretaria de Saúde continua com o vice-prefeito Carlos Derman, 60. Ele está à frente da saúde desde 2008, quando Almeida tomou posse como prefeito. A pasta administra os hospitais municipais, as UBSs e os pronto-atendimentos. Secretaria de Saúde Rua Íris, 300, sala 35 – Gopoúva Tel.: (11) 2475-5000

O secretário de Assuntos Jurídicos é o advogado Severino José da Silva, 35. A secretaria é responsável pelo assessoramento e orientação jurídico-normativa do Município. Ele atua na pasta desde o início do mandato anterior. Secretaria de Assuntos Jurídicos Avenida Salgado Filho, 494- Centro Tel.: (11) 2453-6800 11 DE JANEIRO DE 2013

rr ee vv ii ss tt aa

O secretário de Transportes e Trânsito continua sendo Atílio André Pereira, 42. Formado em Engenharia. A pasta tem como principal objetivo gerenciar e fiscalizar a execução das modalidades de transporte público e cuidar do trânsito da cidade, para o que conta com a Central de Monitoramento, inaugurada no fim da primeira gestão Almeida. Secretaria de Transportes e Trânsito Rua Dora, 18 – vila Barros. Tel.: (11) 2402-6200

37


A Secretaria de Comunicação está sob controle do jornalista Justino Pereira, 47, que já a comandou nas duas gestões de Elói Pietá. Atua desde os anos 1990 nas campanhas eleitorais do PT. Cabe à pasta cuidar da imagem da cidade, bem como da administração. Secretaria de Comunicação Avenida Tiradentes, 2.140 – vila São Jorge. Tel.: (11) 2464-1000

A chefia de Gabinete é exercida por Hélio Arantes, 56. Formado em marketing, é responsável pela organização das agendas e distribuição dos compromissos da administração frente às demandas. Está na pasta desde a gestão passada e foi secretário de Cultura. Chefia de Gabinete Avenida Bom Clima, 91 – Bom Clima. Tel.: (11) 2475-8907

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistencia Social será comandada por Genilda Bernardes, PT, 49. Eleita vereadora, não assumiu os trabalhos na Câmara Municipal para ser secretária da pasta, que tem como principal objetivo atender a população excluída, para garantir a todos o acesso a bens e serviços. Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social Rua Santana do Jacaré, 84 – Bom Clima. Tel.: (11) 2087-7400 O secretário de Habitação é Orlando Fantazzini, 54, que foi vereador e deputado federal e já exerceu a função no primeiro mandato de Almeida. A Secretaria cuida dos programas destinados a facilitar o acesso de famílias de baixa renda à habitação. Secretaria de Habitação Avenida Otávio Braga de Mesquita, 1.191 – vila Fátima Tel.: (11) 2088-5600 O secretário de Obras é Marco Antônio Toledo, 47. Engenheiro concursado, atua na Secretaria desde 2010. Antes, passou pelos departamentos de Infraestrutura e de Trânsito, na gestão de Elói Pietá. A Secretaria é responsável pela execução e gerenciamento de obras públicas. Secretaria de Obras Rua Antônio de Souza, 779 – Centro. Tel.: (11) 2421-2366

r r ee vv i i ss t t aa

A Secretaria de Serviços Públicos é responsável por gerenciar serviços essenciais, como a coleta de lixo domiciliar, serviços funerário e outros. Continua sob o comando de Maria Helena Ribeiro, 56, que já era secretária na gestão anterior de Almeida. Secretaria de Serviços Públicos Avenida Lauro de Gusmão Silveira, 580 – Jardim São Geraldo Tel.: (11) 2468-7200

A Secretaria do Trabalho tem como novo titular o jornalista Rabih Khalil, 32. Presidente do PT do B, Rabih assume pela primeira vez a pasta, que promove cursos de formação profissional e gerencia os Ciets - Centros Integrados de Emprego, Trabalho e Renda. Secretaria do Trabalho Avenida Salgado Filho, 427 – Centro. Tel.: (11) 2475-9702 Mais informações: www.guarulhos.sp.gov.br

38


r e v i s t a 11 DE JANEIRO DE 2013

39


[ ECONOMIA ] Por Larissa Nunes

Não comece 2013 no vermelho Fotos: banco de imagens

Exagerou nas compras de fim de ano? Organize-se para não entrar no vermelho

rr ee vv ii ss tt aa

a

40

no novo e contas... Opa! As contas são as mesmas, de novo. Todo começo de ano é igual, tem IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, parcela do cartão de crédito, cartões de lojas, prestação do carro e do apartamento, licenciamento e os gastos extras com as viagens. Caso tenha perdido o controle das contas e não tenha guardado parte de seu 13º, não se desespere, sempre há uma solução. O economista Antônio Azambuja, professor da Universidade Guarulhos, explica que para não entrar em dívidas deve-se colocar na ponta do lápis todas as despesas e os ganhos, somando também as bonificações. Com tudo listado e em ordem, separe os valores que correspondem ao pagamento dessas contas. Mas, caso não tenha planejado e gastou tudo nas férias, junte o orçamento e veja o que consegue pagar. “Se tiver dinheiro em caixa

pague as contas à vista, pois assim pode negociar descontos. Caso não tenha como pagar as dívidas de um só vez, veja aquelas que apresentam menores juros e parcele-as.” Não se pode esquecer de um ponto importante: a matrícula das crianças. A dica do especialista é negociar um desconto no valor da mensalidade e comprar os materiais em partes. “Geralmente, a escola pede material para o ano inteiro, mas em situações de pouco recurso financeiro comprar o material por parte é, sim, uma solução.” Antônio explica que em situações extremas atrasar contas de prestadoras de serviços públicos como concessionárias de água e luz é melhor do que dever para pequenos comerciantes. “As concessionárias dão um prazo maior para negativar o consumidor, sendo assim pode-se atrasar até três meses. Mas, indico, em casos extremos, atrasar um mês para conseguir colocar as contas


r e v i s t a 11 DE JANEIRO DE 2013

41


[ ECONOMIA ] em ordem. Já que após sessenta dias de atraso há corte do serviço.” Antônio alerta para um ponto importante: caso tenha dinheiro investido, muitas vezes é melhor tirar o valor necessário e perder o rendimento do mês do que pagar juros altos de parcelamento. Isso, claro, de acordo com o tipo de investimento. Agora, se o problema está nas altas faturas do cartão de crédito, Antônio é severo: “busque ajuda em financeiras, faça empréstimos, mas não deixe atrasar as contas. Cartão de crédito é útil, mas deve-se ter cuidado extremo, pois ainda são os juros mais altos. Por isso, o empréstimo é melhor do que acumular faturas e enrolar-se com as taxas das operadoras”.

/// APRENDA A POUPAR

r e v i s t a

Depois de colocar suas contas em ordem e quitar todos os excessos, tente poupar dinheiro para não passar novamente por essa situação. Para isso, Antônio Azambuja ensina a reorganizar a vida financeira e a preparar as contas para o próximo ano. Aprender a separar o salário é fundamental. Destine 60% para pagamento de contas rotineiras como água, luz, telefone, internet, assinatura de TV, aluguel, prestação do carro e outras. Tente manter suas contas dentro de um padrão para não ter que desfazer seu orçamento; Os 40% restantes separe 10% e aplique numa poupança mensal durante 13 meses. Ao final desse período terá dinheiro para gastar como quiser, seja para dar entrada em um carro, passar o fim de ano no exterior, fazer a viagem dos sonhos ou simplesmente gastar em roupas, sapatos e acessórios. Pegue 20% e destine a pagamento de carnês, cartões de créditos, cartões de lojas, cursos ou até mesmo a faculdade. Os outros 10% estão liberados para gastar em baladas, festas, jantares e outras atividades de lazer. Assim, é possível pagar tudo em dia e garantir a diversão necessária. Se conseguir seguir estes passos, dificilmente passará por probleminhas de descontrole financeiro.

42


r e v i s t a 11 DE JANEIRO DE 2013

43


[ CINEMA ] Por Elís Lucas e Larissa Nunes

s a n o l e t s a Estreias n ipocarão p e u q s e lm os fi Saiba quais

em nos cinemas

2013

des estreias do por gran ca ar m i fo ma 12 obbit – U O ano de 20 res”, “O H do ga in e V , “Os o Skyfall” nas telonas : Operaçã 07 “0 ”, da espera ssurge” são Jornada In s Trevas Re da ro ei r al O Cav ão deixar po “Batman – 13 parece n 20 , to n o ta n s. No en ntin Taranti alguns dele dia 18, Que no próximo e, qu já , Livre”. menos m “Django seus fãs co presenteia erdade tem sua lib Foxx), que ie am (J ulher Freeman a de sua m avo Django a ir em busc cr es go n n) do ja D ia a ck uel L. Ja so que ajud nta a histór ephen (Sam toph Qaltz), St is em 1858, co m hr a te (C ss e pa ltz qu , se e ro. s King Schu di Caprio) O filme, qu humor neg recompensa e (Leonardo ta e cheia de alvin Candi en caçador de C ol lo o vi ir pe é de a a n ad faze compr tino, a tram dida para o es de Taran ngton), ven rado dos film pe (Kerry Washi es já o Com el escravo. como seu fi

e o mais longa sobr mo mês, o Estados s Neste mes idente do erido pres qu e nas no o lo te os fam chega às ln”, também co in filme “L o os g, id Un Spielber o por Steven id 12 ig ir de D o . çã 25 dia com indica do favorito o ra ad de lg si n vu di co e já é (conform Oscar 2013 e lm ao fi r as et ho tu el esta ive a de m us cl in ), ra ei -f ayta Daniel D nesta quinta protagonis ao or at r e a de melho Lewis. mor ilogia de hu fechar a tr e et om rta, pr Case 3” a coisa é ce e Beber Não s. Será?! Um “S , da 13 ha al 20 foi rg ia em stin Bartha m muitas ga tir a coméd anakis e Ju iro, mas co ifi al lte G Para garan so ch de Za Helms, spedidas acontecer! ento ou de Cooper, Ed tudo pode sem casam por Bradley na estrada, o pé ad o rm em fo os e põ lobos” estão reunid o “bando de estes amigos do an qu e, mantido

44


r e v i s t a 11 DE JANEIRO DE 2013

45


el musical s”, um incrív s Miserávei “O é z e Taylor ve ay da ne Hathaw o (1º), a bola l Crowe, An se Em fevereir us R onários , ci an lu ckm ntes revo por Hugh Ja o de estuda up gr a que ez interpretado um br ória de rno e a po conta a hist ção do gove up çado rr n co Swift, que ca a al a contr filme já ter com armas sonora do esta a n ilh que lutam tr da ga da fato oard (divul anceses. O ns da Billb bu a. “I ál em 0 abate os fr n 20 ci para ir ao r na lista de s ga ai lu m ro a ei o prim atrativo nção tema fôlego. A ca lvez seja um o ta r ra ), ti ra ei de -f as quarta a das músic Dream” é um . ay Dreamed a w ha e Hat da por Ann é interpreta

lme de ca para o fi destaque fi ta vez, es D Em abril, o . de Ferro 3” k “Homem ac obert Bl (R e k ar an Sh io Tony St ár on ili m io lão chinês o empresár entar o vi rá de enfr te ) ey eger sua n ot Dow ley) e pr gs n Ki em (B h Paltrow) Mandarim tts (Gwynet Po er pp Pe namorada igos. outros inim de e e st de

r e v i s t a

ano, imar neste derão se an po m de bé m 26 trelas” ta treia para nada nas es evisão de es pr m te um já Fãs de “Jor Abrams tem Escuridão” do por J. J. ek: Além da s em saga, dirigi pois “Star Tr a ov n o colocado da a equipe sã ndo longa su gu e se rk O Ki sa. O o. o julh ão em mas e o Capitã de destruiç íptico, já qu a al m oc ar ap a de um “q” a. capturar e Zoe Saldan guerra para ary Quinto ch uma zona de Za e, n Pi is ta com Chr elenco con

46

perada” em rnada ines bit: Uma jo ob H “O a desolação sso de “O Hobbit: o: çã Com o suce ua n ti terá con eiro (Martin o a trilogia it Bilbo Bols bb ho do s 2012, este an aventura eado pelo retratará as souro saqu te o r ra de Smaug” andalf (Ian rá recupe ões e de G que tenta Freeman), grupo de an um r Gollum de po do aug, ao la é possuído r de po de dragão Sm so, o anel Enquanto is McKellen). is). (Andy Serk

Hollywood e que só ns pe o nã cional Mas, produção na ra 2013. A neste l, na fez filmes pa afi da atenção, to e ec er e m também á a saudad oclo” matar ab C e st oe m estreia ano, “Far Urbana, co ão gi Le de Isis de fãs terá a bela o. O longa ai m ra a pa prevista Lucia, “aquel l de Maria pe pa no ”, Valverde o meu amor quem jurei a pr a ls fa menina nato Russo música de Re da a tr le a z como di l de João de filme. O pape ao e m no ,o que deu io Boliveira para Fabríc u co fi to ris ibida pela Santo C Subúrbia, ex rie sé da e o criminos s para Felip de Jeremia o e bo e lo nt Rede G do estrea m direção te e lm fi ra espe Abid. O quanto se io. Mas, en rão se de René Sampa po s” , “legionário to en am ”, nç pelo la Tão Jovens filme “Somos o m co r o, ta ss Ru conten ntor Renato ografia do ca que a, nç uma cinebi do en r Thiago M po da ta re interp te mês. ada ainda es deve ser lanç


r e v i s t a 11 DE JANEIRO DE 2013

47


[ GASTRONOMIA ] Márcio Monteiro

Por Larissa Nunes

/// BABAGHANUSH COM KIBE O babaghanush é um patê de berinjela com tahine, salsinha e cebola. O prato acompanha kibe cru feito de carne moída, trigo, cebola e hortelã. Khalifas Restaurante Árabe Rua Conêgo Valadão, 1.364, vila Augusta Tel.: 11 2451-8818

Ilustrativa

/// BROWNIE Feito com autêntico chocolate belga. A caixa com cinco unidades é montada com três de nozes e duas de brigadeiro. Dom Fa Fe Ateliê de Doces Avenida Barber Greene, 133, Jardim Paraventi Tel.: 11 4307-3233

Divulgação

Oferta com desconto de 52% no site www.weekmania.com.br

/// PRETZEL COM CANELA Feito com massa leve e macia, o pretzel é polvilhado com canela e açúcar.

Divulgação

Mr. Pretzels Internacional Shopping Guarulhos, loja QS-37 Rodovia Presidente Dutra, saída 225

/// GOURMET À JAPONESA II

r e v i s t a

O prato, com peixe empanado ao molho de camarão, acompanha purê de batata e arroz. Servido todas as sexta-feiras.

48

Gourmet Refeições Avenida Doutor Renato Maia, 903, Jardim Maia Tel.: 11 4966-0070


r e v i s t a 11 DE JANEIRO DE 2013

49


Márcio Monteiro

[ GASTRONOMIA ]

/// TEPAN KIBÔ A casa especializada em comida japonesa tem como carro-chefe o Tepan Kibô. Composto por salmão, arroz branco e legumes na manteiga.

Divulgação

Kibô Rua Sete de Setembro, 145, Centro Tel.: 11 2087-3394

/// BATATA COM STROGONOFF Batata assada e recheada com catupiry, strogonoff de frango e batata palha.

Ilustrativa

Roasted Poteto Shopping Internacional de Guarulhos, loja P-23 Rodovia Presidente Dutra, saída 225

/// MOUSSE DE CHOCOLATE A cafeteria oferece mousses de diversos sabores como maracujá, chocolate, morango ou napolitano, além de lanches e sucos. Doce Caffé Rua Siqueira Campos, 98, Centro Loja 23 – Shopping Boulevard D’Vitta Tel.: 11 2382-2433

Divulgação

Oferta com desconto de 50% no site www.weekmania.com.br

/// CHOCOCCINO DIET

r e v i s t a

A chocolateria oferece bebidas sem adição de açúcar para diabéticos. O chococcino diet acompanha pastilha Mini Kop de chocolate ao leite, também diet.

50

Kopenhagen Rua Brás Cubas , 418, Centro Tel.: 11 4307-4771


C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

r e v i s t a

K

11 DE JANEIRO DE 2013

51


[ GASTRONOMIA ] Márcio Monteiro

Por Larissa Nunes

/// BABAGHANUSH COM KIBE O babaghanush é um patê de berinjela com tahine, salsinha e cebola. O prato acompanha kibe cru feito de carne moída, trigo, cebola e hortelã. Khalifas Restaurante Árabe Rua Conêgo Valadão, 1.364, vila Augusta Tel.: 11 2451-8818

Ilustrativa

/// BROWNIE Feito com autêntico chocolate belga. A caixa com cinco unidades é montada com três de nozes e duas de brigadeiro. Dom Fa Fe Ateliê de Doces Avenida Barber Greene, 133, Jardim Paraventi Tel.: 11 4307-3233

Divulgação

Oferta com desconto de 52% no site www.weekmania.com.br

/// PRETZEL COM CANELA Feito com massa leve e macia, o pretzel é polvilhado com canela e açúcar.

Divulgação

Mr. Pretzels Internacional Shopping Guarulhos, loja QS-37 Rodovia Presidente Dutra, saída 225

/// GOURMET À JAPONESA II

r e v i s t a

O prato, com peixe empanado ao molho de camarão, acompanha purê de batata e arroz. Servido todas as sexta-feiras.

52

Gourmet Refeições Avenida Doutor Renato Maia, 903, Jardim Maia Tel.: 11 4966-0070


r e v i s t a 11 DE JANEIRO DE 2013

53


[ CINEMA ]

Divulgação

vendê-lo por causa da retirada do incentivo dado pela prefeitura local. E, durante viagem ao Canadá, o navio cargueiro no qual todos viajavam naufraga. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker. Aventura. 129 min. 10 anos. Internacional Shopping Guarulhos: 21h35 (dublado).

A Viagem “Cloud Atlas”, 2012. Direção: Andy Wachowski, Lana Wachowski, Tom Tykwer. O longa-metragem, composto por seis histórias que acontecem em épocas e locais diferentes – além de os atores interpretarem mais de um personagem. As histórias, que acontecem entre o século XIX e o futuro apocalíptico, passando pelo presente, são interrelacionadas. No elenco, destaques para Tom Hanks, Hale Berry, Jim Sturgees, Bem Whishaw, Kim Broadbent e James D’Arcy. Drama. 172 minutos. 12 anos. Shopping Bonsucesso: 14h, 17h25, 20h45. Internacional Shopping Guarulhos: 14h20, 17h50, 21h20, 22h (dublado); 12h35, 16h15 (legendado).

r e v i s t a

A origem dos guardiões “Rise of the Guardians“, EUA, 2012, Direção: Peter Ramsey. Quando o espírito maligno Pitch (Jude Law) decide dominar o mundo, os guardiões imortais reúnem-se para proteger, com seus poderes extraordinários, as crenças das crianças ao redor do mundo. Liderados pelo Papai Noel (Alec Baldwin), o grupo é também formado pela Fada do Dente (Isla Fisher), Jack Frost (Chris Pine), Coelho da Páscoa (Hugh Jackman) e Sandman. Aventura. 97 min. Livre. Shopping Bonsucesso: 13h20, 15h40 (dublado).

54

Amanhecer - Parte 2 “The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part II”, 2012, Direção: Bill Condon. Após dar à luz a Renesmee (Mackenzie Foy), Bella (Kristen Stewart) desperta como vampira e precisa aprender a lidar com seus novos poderes, além de aceitar que Jake (Taylor Lautner) teve um imprinting com a filha. Devido ao elo, Jake passa a acompanhar o rápido desenvolvimento de Renesmee, o que faz com que se aproxime cada vez mais dos Cullen. Paralelamente, Aro (Michael Sheen) é informado por Irina (Maggie Grace) da existência da garota e de seus raros poderes. Ao acreditar que ela seja uma ameaça em poten-

cial para o futuro dos Volturi, ele passa a elaborar um plano para atacar os Cullen Aventura. 110 min. 12 anos. Shopping Bonsucesso: 21h20 (dublado). Internacional Shopping Guarulhos: 12h30, 17h20, 19h45, 22h15 (dublado).

As aventuras de Pi “Life of Pi“, EUA, 2012, Direção: Ang Lee. Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry (Índia). Após anos cuidando do empreendimento, a família decide

As aventuras de Pi 3D “Life of Pi 3D”. Ver sinopse em “As aventuras de Pi”. Internacional Shopping Guarulhos: 13h10, 16h, 18h45, 21h50 (dublado). As neves do Kilimanjaro “Les Neiges du Kilimandjaro”, 2011. Direção: Robert Guédiguian. O casal Michel (Jean-Pierre Darroussin) e Marie-Claire (Ariane Ascaride), junto há trinta anos, leva vida pacata até ser vítima de assalto no qual o dinheiro que vinha sendo guardado para uma viagem ao monte Kilimanjaro, sonho dos dois, é roubado. Após a descoberta dos assaltantes, os dois agem de forma inesperada, diante do histórico que têm. Drama. 107 minutos. 14 anos. Divulgação

De pernas pro ar 2 Nacional, 2012. Direção: Roberto Santucci. Alice (Ingrid Guimarães), após ter se tornado uma empresária bem-sucedida, está com a rotona atribulada por causa da abertura da filhal de sua sex shop em Nova Iorque, ao lado da sócia, Marcela (Maria Paula). Mas, a empresária tem um surto durante a festa de comemoração da centésima unidade da loja no Brasil, por causa do excesso de trabalho. Por isso, ela é internada em um spa comandado por Regina, onde ela conhece pessoas que visam a controlar suas obsessões e ansiedades. Comédia. 99 minutos. 12 anos. Shopping Bonsucesso: 14h, 16h, 18h, 20h, 22h. Internacional Shopping Guarulhos: 11h30, 12h, 12h40, 12h55, 14h, 14h35, 15h05, 15h25, 16h30, 16h55, 17h25, 18h05, 19h, 19h35, 20h35, 21h30, 22h10, 22h25. Sessões que serão exibidas somente nos dias 11 e 12 de janeiro (sexta e sábado): 22h50, 23h50.


r e v i s t a 11 DE JANEIRO DE 2013

55


[ CINEMA ]

Divulgação

Internacional Shopping Guarulhos: sessão a ser exibida somente nos dias 15 e 17 de janeiro (terça e quinta): 21h05 (legendado). Detona Ralph 3D “Wreck-It Ralph 3D”, Ver sinopse em “Detona Ralph”. Internacional Shopping Guarulhos: 11h50, 13h, 14h30, 15h30, 17h05, 18h, 19h30, 20h30 (dublado). Sessão a ser exibida somente nos dias 11 e 12 de janeiro (sexta e sábado): 23h (dublado). Jack Reacher: O último tiro “Jack Reacher”, 2012. Direção: Cristopher McQuarrie. O ex-policial Jack Reacher tem de interromper seu descanso em uma praia em Miami para aprofundar-se em um caso no qual um atirador treinado vitimou 25 pessoas aleatoriamente. Ação, 14 anos, 130 minutos. Internacional Shopping Guarulhos: 12h15, 15h15, 18h15, 21h10 (legendado). O Hobbit - Uma jornada inesperada “The Hobbit: An Unexpected Journey”, 2012, Direção: Peter Jackson. Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) leva uma vida pacata no condado, assim como a maioria dos hobbits, até que o mago Gandalf (Ian McKellen) aparece em sua porta e lhe promete uma aventura como nunca antes vista. Na companhia de

Uma família em apuros “Parental Guidance”, 2012. Artie (Billy Crystal) e Diane Becker (Bette Midler) cuidam dos netos quando a flilha sai para trabalhar, mas os métodos modernos de educação, que excluem punições e qualquer tipo de diversão, conflitam com o que os dois aprenderam no decorrer da vida. Por isso, eles optam por usar o método com o qual eles estão acostumados. Livre. 107 minutos. Shopping Bonsucesso: 13h, 15h20, 17h30, 19h40, 21h50 (dublado). Internacional Shopping Guarulhos: 12h25, 14h50, 17h30, 20h, 22h30 (dublado).

vários anões, os dois iniciam jornada pela Terra Média na qual o objetivo é libertar o reino de Erebor, conquistado há tempos pelo dragão Smaug e que antes pertencia aos anões. No meio do caminho encontram elfos, trolls, Gollum (Andy Serkis) e o seu precioso anel. Aventura. 175 min. 10 anos. Shopping Bonsucesso: 18h (dublado).

O Hobbit - Uma jornada inesperada 3D “The Hobbit: An Unexpected Journey 3D”, 2012, Ver sinopse em “O Hobbit - uma jornada inesperada”. Internacional Shopping Guarulhos: 19h40 (dublado). O impossível “The Impossible”. Maria (Naomi Watts), Henry (Ewan

r e v i s t a

Divulgação

56

Detona Ralph “Wreck-It Ralph”, 2012. Direção: Rick Moore. Ralph é o vilão do popular jogo de fliperama Conserta Félix Jr., mas entra em crise existencial por causa do tratamento que recebe do protagonista e dos demais personagens do jogo. Para provar que merce a atenção de seus colegas, ele decide tornar-se um herói e, assim, ele parte para outros jogos em busca de seu objetivo. Animação, livre, 101 minutos. Shopping Bonsucesso: 12h40, 14h55, 17h10, 19h25, 21h40 (dublado). Internacional Shopping Guarulhos: 11h20, 11h40, 12h45, 13h40, 14h05, 15h10, 16h05, 16h25, 17h35, 18h30, 19h50, 22h10 9dublado). Sessão que não será exibida nos dias 15 e 17 (terça e quinta): 21h05 (dublado).

McGregor) e seus três filhos estão aproveitando suas férias de Inverno na Tailândia, mas na manhã de 26 de dezembro de 2004, enquanto todos relaxam na piscina do hotel após o Natal, um tsunami de proporções devastadoras atinge a costa. A família terá de lutar, ao lado de dezenas de milhares de estranhos, para manter-se unida. Diante de tamanha tragédia, sentimentos como compaixão, bondade e coragem irão aflorar e dar forças para enfrentar uma situação tão adversa. Ação. 114 min. 10 anos. Internacional Shopping Guarulhos: 20h05 (dublado). Sete psicopatas e um shih tzu “Seven Psychopaths”. Marty (Colin Farrell) é um escritor que não consegue encontrar inspiração para o seu novo conto, intitulado “Sete Psicopatas”, mas Billy (Sam Rockwell), seu melhor amigo, ator desempregado e ladrão de cães, tenta ajudá-lo. Mas, ele coloca Marty na mira de Charlie, gângster que não pensa duas vezes em matar quem colocar as mãos em seu cachorro, um shih tzu. 16 anos. 110 minutos. Legendado. Internacional Shopping Guarulhos: 15h (legendado).


Almoço BUFFET GOURMET

Buffet completo de saladas, deliciosos pratos quentes e sobremesa do dia.

24,90

R$

EXPLORE TODAS AS DELÍCIAS DE NOSSA COZINHA, COM TODA COMODIDADE DO SABLES HOTEL AGORA CONTAMOS COM SERVIÇO DE VALET.

POR PESSOA

Jantar MENU DEGUSTAÇÃO Composto de 4 pratos, sendo uma entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa.

34,90

R$

POR PESSOA

Sables Hotel:

Av. Salgado Filho, 1176 • Jd Maia

Informações e reservas 11 2181.5903

11 DE JANEIRO DE 2013

r e v i s t a

itaunasrestaurante.com.br

57


Divulgação

[ ESPETÁCULOS ] Lenine 25, 26 e 27 de janeiro O príncipe dos olhos verdes volta a São Paulo com a turnê de seu mais recente disco “Chão”. Produzido e tocado por Bruno Giorgi, JR Tostoi e por Lenine, Chão é o décimo álbum de carreira do cantor e compositor, um trabalho eletrônico e orgânico. Juntos, Lenine, Bruno e JR Tostoi ainda têm a incumbência de transpor os sucessos do compositor para essa nova atmosfera. “Jack Soul Brasileiro”, “Leão do Norte” e “Paciência” são alguns deles. Ingressos R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Informações pelo telefone 36291075. Auditório Ibirapuera . Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n. Sexta e sábado, às 21h; domingo, 19h.

/// INFANTIL

r e v i s t a

Dudinha e a Galinha Pintadinha Até 27 de janeiro O espetáculo inteiramente musical é baseado em clássicos de cantigas de roda e conta com os personagens Dudinha, Mariana e as Galinhas mais famosas do Brasil. Ingressos disponíveis a R$ 19,90 no site de compras coletivas Weekmania (www. weekmania.com.br). Mais informações pelo telefone 3337-5509. Teatro Brigadeiro. Avenida Brigadeiro Luís Antonio, 884, Bela Vista - São Paulo. Sábados, às 16h, e domingos, às 11h e às 15h.

58

Branca de Neve - O Conto Até 25 de fevereiro O espetáculo é uma adaptação do clássico infantil “A Branca de Neve”, feita por Ronaldo Ciambroni, que já criou verdadeiros clássicos da dramaturgia para crianças. Numa

produção bem executada, as cenas contam com a trajetória dessa princesa que, ao longo de sua jornada, aprende que o bem e o mal sempre andam juntos, mas as boas intenções prevalecem no final. Ingressos disponíveis a R$ 9,99 no site de compras coletivas Weekmania (www.weekmania.com. br). Teatro Eva Wilma. Rua Antonio de Lucena, 146, Tatuapé. Sábado e domingos, às 16h. A Era do Gelo Até 25 de fevereiro A peça conta a história de quatro amigos que vivem na Era Glacial: o bicho preguiça Sid, o mamute Manfred, o tigre dente de sabre Diego e Scrat, um esquilo atrapalhado. Os personagens saem em busca de um local com clima mais quente e, durante a viagem, encontram um garotinho perdido. É aí que começa a aventura: dispostos a encontrar a família do pequeno me-

nino, os amigos vão enfrentar muitos perigos e surpresas, além de aprenderem o valor da amizade e companheirismo. Ingressos disponíveis a R$ 11,99 no site de compras coletivas Weekmania (www.weekmania.com.br). Teatro Ressurreição. Rua dos Jornalistas, 123, Jabaquara - São Paulo. Sábados e domingos, às 17h.

/// MÚSICA

Rafael Castro 11 de janeiro O punk caipira, que já lançou oito álbuns, mas somente o último físico – já que os outros foram lançados na internet -, convida Pélico, Leo Cavalcanti e Tim (O Terno) para sacudir o Estúdio Emme. A noite também contará com discotecagem Sambarbudo Project (Marcos Lauro e Peu Araújo) além do DJ Tatá Aeroplano. Ingressos por R$ 40 e R$ 20 para quem tiver o nome na lista (agressivalistaamiga@gmail.com). Infor-

mações no Facebook (goo.gl/ ldFVQ). Estúdio Emme. Rua Pedroso de Morais, 1036, Pinheiros. Sexta, a partir das 23h. Temporada especial 70´s Todas as quartas de janeiro, o Saravejo Club recebe a festa quartas-tropicais com a temática dos anos 1970. A atração da noite é a banda Quarteto São Jorge que manda o som de Jorge Ben e de Tim Maia. Além do som ao vivo, também rola a discotecagem feita pelo DJ Child. A entrada das mulheres é vip, já os homens pagam R$15 ou R$30 com consumação. Rua Augusta, 1397. Jardim Paulista (Estação Consolação). Quartas, das 23h às 5h.

/// TEATRO

O Quarto do Barba Azul – Núcleo Ausência em Cena 19 e 20 de janeiro O espetáculo conta a história de uma mocinha que chega a um casarão cercado pelo mar,


AGORA, PEQUENAS EMPRESAS TAMBÉM PODEM ATUAR NAS REDES SOCIAIS COMO AS GRANDES MARCAS, SEM GASTAR MUITO POR ISSO. OS PLAarNtir de ap

R$

8m9en9sa,is90

A SocialCom traz ao alcance das pequenas empresas um serviço de Gestão de Redes Sociais criativo e eficiente, na medida certa para marcas locais que querem fortalecer a presença digital e alavancar o crescimento no mercado. Conheça as opções de planos em nosso site.

GESTÃO DE REDES SOCIAIS

www.socialcom.com.br

r e v i s t a

(11) 3125-5534

11 DE JANEIRO DE 2013

59


60

Krisiun e Torture Squad 11 e 12 de janeiro O Sesc Pompeia recebe dois dos maiores representantes do metal extremo feito no Brasil: o grupo gaúcho Krisiun, um dos maiores nomes do “death metal” mundial, que nestes shows, recebe o trio paulistano Torture Squad, expoente do “thrash metal” nacional. Ingressos de R$5 a R$20. Mais informações pelo telefone 3871-7700. Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93, Pompeia. Sexta e sábado, às 21h30. Los Porongas 12 de janeiro A banda do Acre radicada em São Paulo, que pratica rock amazônico com muita poesia, mandará ver no repertório de seus dois discos, “Los Porongas”, de 2007, e “O Segundo Depois do Silêncio”, de 2011. Ingressos de R$ 6 a R$24. Informações pelo telefone 2076-9700. Sesc Belenzinho. Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho. Sábado, às 21h. Emicida 17 de janeiro O projeto “Cem Palavras” reúne o rapper paulistano Emicida, a cantora Aline Calixto e o seminal sambista carioca Wilson das Neves. Ingresso de R$ 6 a R$ 24. Informações pelo telefone 395-9400. Sesc Pinheiros. Rua Paes Leme, 195. Quinta, às 21h. Orquestra Imperial 18 e 19 de janeiro A orquestra carioca comemora seus 10 anos de existência de existência com o lançamento do álbum Fazendo as Pazes com o Swing e ainda presta uma homenagem póstuma ao músico Nelson Jacobina. O repertório inclui boleros, mambos, sambas e soul music. Choperia do Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93, Pompeia. Sexta e sábado, às 21h30.

Tulipa Ruiz 1º de fevereiro Apontada como uma das grandes revelações da nova geração da MPB, a cantora Tulipa Ruiz apresenta as faixas do elogiado disco “Tudo Tanto”. Ingressos de R$ 40 a R$60, tendo meias entradas. Mais informações pelo telefone 3231- 3705 ou pelo site cinejoia.tv. Cine Joia. Praça Carlos Gomes, 82, Liberdade. Sexta, a partir das 22h.

Divulgação

r e v i s t a

A Vida é uma Piada – Trupe Spazio Dell’Arte 26 de janeiro Em “A vida é uma Piada” Adilson resgata o bom e velho jeito dos mestres do humor, tais como os pioneiros José Vasconcelos, Ary Toledo, Marcos Plonka e Juca Chaves, entre outros, com o diferencial de sua interpretação toda pessoal, enriquecida com sua expressão corporal. O espetáculo não é recomendado para maiores puritanos e para menores de 16 anos. Afinal, as melhores piadas são como a vida. Ingressos à venda na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo - R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia e portadores da Carteira do Ator da Secretaria de Cultura de Guarulhos). Mais informações pelo telefone 99749-0964. Teatro Nelson Rodrigues. Rua dos Coqueiros, 74, lago de vila Galvão. Sábado, às 20h. João Kléber – Entre a Pizza e o Motel Até 31 de março Após sete anos em Portugal, João Kléber retorna aos palcos para apresentar um divertido show de humor, recheado de imitações de personalidades artísticas, imitações de políticos e sátiras do cotidiano. Aplaudido por mais de 1 milhão de pessoas em várias partes do mundo, “João Kléber – Entre a Pizza e o Motel” é acompanhado por um elenco de peso, contando com a celebridade da comédia, João Kléber, Mineirinho de Maceió, Marlon Rossy, Pedro Bexiga e Renato Rodrigues. Ingressos disponíveis a R$ 24,99 no site de compras coletivas Weekmania (www.weekmania.com. br). Teatro Ruth Escobar. Rua dos Ingleses, 209, Bela Vista. Sextas, às 21; sábados, às 22h; e domingos, às 20h.

/// ESPECIAL SHOWS REDE SESC

Filipe Catto 2 e 3 de fevereiro Dono de uma voz incomum, de timbre raro e canto afinadíssimo, Filipe Catto é dramático sem ser nostálgico, tem atitude rock’n’roll com a sofisticação estética de um Oscar Wilde (escritor irlandês) contemporâneo. Sua capacidade vocal comove pela delicadeza combinada aos efeitos dramáticos, proporcionados tanto pelo timbre, quanto pelo tema de suas canções. E em fevereiro, essa fera gravará seu primeiro DVD após a turnê de seu disco Folêgo, que deixou seu rastro por todas as cidades e estados pelos quais o cantor passou. Ingressos R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Informações pelo telefone 36291075. Auditório Ibirapuera . Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n. Sábado, às 21h; domingo, 19h. Divulgação

[ ESPETÁCULOS ]

onde vive os primeiros momentos de seu casamento. Ela é a quarta esposa de um homem cheio de mistérios, que a leva rumo a uma descoberta pautada pela curiosidade. Um hiato temporal conduz essa mulher ao encontro de suas próprias sombras, memórias, deleites, perversões, inocências e pulsões de horror e morte. Indicação: 12 anos. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo. Teatro Nelson Rodrigues. Rua dos Coqueiros, 74, lago de vila Galvão. Sábado, às 20h, e domingo, às 19h.


r e v i s t a 11 DE JANEIRO DE 2013

61


Sincomerciários Janeiro a março de 2013 O CQC (Centro de Qualificação do Comerciário) oferece, de janeiro a março, cursos rápidos e gratuitos para trabalhadores empregados ou desempregados: Marketing Pessoal (17, 24 e 31 de janeiro, das 9h às 12h), Liderança (30 de janeiro, das 19h às 22h), Excelência em atendimento ao cliente (19 e 26 de fevereiro e 5 de março, das 9h às 12h). Vagas limitadas. Centro de Qualificação do Comerciário. Rua Cerqueira César, 236, Centro. Informações: 4378-8333. Cursos de qualificação profissional Até 22 de janeiro A Secretaria do Trabalho abriu inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional, oferecidos pelo Centro de Treinamento de Mão de Obra (CTMO). Vagas disponíveis para cursos de auxiliar administrativo com ênfase em RH e contabilidade, cabeleireiro, assistente comercial, corte e costura e informática com ênfase em auxiliar administrativo. A seleção dos participantes considera a condição socioeconômica dos candidatos. Interessados devem ter idade mínima de 16 anos e morar em Guarulhos. Informações: 2475-9723, 24759725 e 2475-9726.

/// DIVERSÃO

r e v i s t a

Encontro Cultural Infantil 13 de janeiro O encontro consiste em um dia de integração entre família, comunidade e educadores. Trata-se de oportunidade para pais, avós e tios compartilharem das alegrias da infância acompanhando suas crianças em brincadeiras e oficinas de origami, caça palavras, tangram, confecção e campeonato de peteca, dama, pula corda, amarelinha e outras. Se possível, levar materiais recicláveis como garrafas pet, tampas, rolos de papel, embalagens de produtos de higiene e limpeza, etc. Entrada franca. Teatro Padre Bento. Rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade. Domingo, a partir das 13h.

62

Divulgação

[ AGENDA ]

/// CURSOS

Vila da Mônica chega ao Shopping Bonsucesso Até 3 de fevereiro Trata-se de atividades gratuitas para crianças de 3 a 12 anos, que vão de a massi-

Doutores do Riso Curativo abrem novas turmas 19 de janeiro Os Doutores do Riso Curativo abriram as inscrições para o curso básico de clown (palhaço), que terá início em 19 de janeiro. As aulas acontecerão em módulo intensivo - durante dois fins de semana em período integral, sendo nos dias 19, 26 e 27 de janeiro e 2 de fevereiro, das 9h às 17h. Haverá apresentação final (formatura) em 3 de fevereiro, às 19h. Valor: R$ 100. Interessados devem solicitar ficha de inscrição: e informações pelos e-mails: ezonaro@terra.com.br ou info@risocurativo.com.br . Informações www.risocurativo.com.br. O curso será ministrado no anfiteatro Pedro Dias Gonçalves (Biblioteca Monteiro Lobato: Rua João Gonçalves, 439, Centro). nha de modelagem na Cozinha da Magali a jogos de tabuleiro no espaço Jogos do Cebolinha. Shopping Bonsucesso. Estrada Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5308, Jardim Albertina. De segunda a sábado, das 13h às 21h.

/// EXPOSIÇÃO “Luzes do Norte – Desenhos e gravuras da Coleção Barão de Rothschild / Musée du Louvre” 27 de janeiro Após levar o prêmio APCA de Melhor Exposição na categoria Obra Gráfica, a exposição fica mais duas semanas em cartaz e poderá ser vista até o dia 27 em meio às comemorações do aniversário da cidade de São Paulo. Inédita e especialmente concebida para o MASP, a mostra traz 61 gravuras de Dürer, Altdorfer, Schongauer e outros 23 artistas do Renascimento Alemão no século XVI, além de dois óleos de Cranach e Holbein pertencentes ao acervo do museu paulista. Ingressos: até R$ 15. Masp. Avenida Paulista, 1578, Cerqueira César.

Exposição Mostra de Processos e Poéticas – Programa Oficinas Culturais Até 28 de janeiro Mostra de resultados e processos das turmas de oficinas culturais da cidade de Guarulhos, mediada pelos artistas visuais Adriano Gregório, Aline Fonseca, André Firmiano, Emerson Alcalde, Ian da Rocha, Marcelo Bragança, Marcilio Gonçalves, Maria Luisa Dias, Nazaré Botana, Marina Pinto, Fábio Francé e Verônica Pereira. Indicação: livre. Entrada franca. Informações e programação completa: oficinasculturais.wix.com/guarulhos. Centro Municipal de Educação Adamastor. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Diariamente, das 9h às 22h, exceto feriados.

/// FESTA Projeto Colours 20 de janeiro A balada, voltada ao público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) intitulada de Projeto Colours da King Club, contará com

pocket show de Natalia Damini e discotecagem de DJ Lorenzo (The Society e Frey Café), DJ Douglas Penido (Flexx Club) e DJ Carlos Up (DJ oficial da 11ª Parada do Orgulho LGBT de Uberlândia) Informações: http:// goo.gl/FhiJF. King Club. Avenida Monteiro Lobato, 1.241. Informações pelo telefone 4307- 1750. Domingo, das 19h às 5h.

/// SOLIDARIEDADE Almoço Beneficente 12 de janeiro Buscando atrair recursos, a Casa dos Cordéis está promovendo almoço cuja verba será utilizada para ajudar a pagar o aluguel (dezembro/2012) do imóvel, que abriga o Projeto Cultural. Sua presença é importante. Convite: R$ 10. Também haverá música sertaneja e outras atrações. Participando deste almoço, você estará contribuindo para a continuidade das atividades culturais. Vendas antecipadas: 2358.2011 ou 9 9780.0958 ou e_mail: boscojb@gmail.com. Sábado, a partir das 12h.


[ veículos ]

[ foto&vídeo ]

[ serviços ]

[ aulas ]

[ CLASSIFICADOS ]

[ odontologia ]

[ serviços ]

r e v i s t a

[ limpeza ]

11 DE JANEIRO DE 2013

63


Revista Weekend - 162  

Agora vai! Dicas para colocar em prática as promessas de ano novo e como não se esquecer dos sonhos com o passar dos meses Saúde: Cuidados c...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you