Revista Weekend - Edição 350

Page 1

Guarulhos, 30/09/2016 Ano 7 n.º 350

clickguarulhos.com.br

HORA DA DECISÃO Analise algumas propostas dos nove candidatos a prefeito e respostas a questões específicas

Weekend Night Run 1ª corrida noturna de Guarulhos agita a cidade

Educação É preciso ensinar às crianças como respeitar a natureza

Gastronomia Dicas de pratos salgados e doces para saborear




[ COLUNA DO CARLETO ]

NINGUÉM CONFERE? O erro foi cometido na rua Trinta e Sete, no Parque Continental I e denunciado via Facebook. É natural que casos assim ocorram. Mas, todo tipo de trabalho deveria passar por uma revisão, conferência. Alguém que deveria fiscalizar fugiu da escola? Dinheiro público não pode ser desperdiçado assim.

COMPRA DE VOTOS

TÁTICA SAFADA

Proliferam informações sobre candidatos a vereador que estariam arregimentando eleitores em troca de dinheiro. A rigor, seriam pessoas para trabalhar na boca de urna, que é proibida. Mas, na prática, é a velha e manjada compra de votos, disfarçada como se fosse pagamento de um lanche para as equipes. Fala-se em até 150 reais. Caro, hein!

Uma forma usada pelos candidatos desonestos é fazer com que uma criança acompanhe o eleitor na hora de votar. Em geral, os mesários permitem, pois seria uma iniciação ao exercício de cidadania. Porém, nesses casos, a criança é de confiança do candidato safado e só irá para ver se o eleitor que se vendeu votará mesmo no(a) bandido(a).

DANÇA DOS NÚMEROS

DEBATE NA CÂMARA

Novas pesquisas foram registradas perante a Justiça Eleitoral e seriam divulgadas na quinta-feira, quando esta edição já estaria sendo impressa, e também nesta sexta e até uma de um instituto de Ribeirão Preto, cujo resultado está previsto para ser divulgado no sábado. Ufa! Na última hora!

Na Câmara Municipal, segunda-feira, os candidatos Albertão, Carlos Roberto, Guti, Néfi Tales e Wagner Freitas participaram de debate, transmitido pela TV Câmara, TV Guarulhos, pelo Click Guarulhos e outros portais de notícias. Quem perdeu ainda pode ver acessando o link disponível no Click Guarulhos.

SE FOR GRAVADO...

FICA A DICA

Consta que uma candidata estaria pagando 100 reais por voto entre fiéis de uma igreja evangélica. Pode ser que a tática dê certo, mas o perigo é alguém ter gravado a conversa. Afinal, hoje todo mundo anda com um celular na bolsa...

Já que contei o milagre, quem sabe a Justiça Eleitoral oriente os mesários a exigir documentos das crianças que estejam acompanhando eleitores...

DEBATE NO G1

Se alguém comprou seu voto, vingue-se, votando em candidato de outro partido.

E AÍ, COMO FICA? Quer mesmo saber minha opinião? Não se importe tanto com as pesquisas, que, aliás, mais erram do que acertam. Analise cada um dos candidatos, avalie criteriosamente o passado e as propostas de cada um e vote conscientemente.

SEGUNDO TURNO Seja quem for para o segundo turno, já que é praticamente impossível que alguém ganhe no primeiro, faça o mesmo para decidir: vote com consciência.

Na tarde de quarta-feira, muita gente da cidade pôde acompanhar pelo portal G1 debate entre oito dos nove candidatos a prefeito de Guarulhos; só o Xerife Jorge Wilson (PRB) faltou e foi bastante criticado pelos demais. Eles responderam perguntas entre si e outras enviadas pelos internautas. No geral, prevaleceu bom nível entre todos. Foi uma boa iniciativa para que os guarulhenses tenham mais noções para decidir em quem votar.

FIQUE ESPERTO!

USE SEU DIREITO Não abra mão de escolher quem irá representá-lo no Executivo e no Legislativo. A classe política está desmoralizada, mas há bons nomes que merecem seu voto. Pense nisso!

BOATOS NOCIVOS Houve uma tentativa de estupro no Jardim Paraventi. Mas alguém divulgou um áudio nas redes sociais alertando que teriam sido dez casos, o que causou pânico na região. Tomara que a Polícia pegue o maníaco e quem divulga boatos.

Novas notas da Coluna do Carleto são publicadas durante a semana em www.clickguarulhos.com.br

Diretor Responsável: Valdir Carleto (MTb 16.674) valdir@revistaweekend.com.br Diretor Executivo: Fábio Carleto fabio@revistaweekend.com.br Assistente de Edição: Tamiris Monteiro (MTb 65.493) Redação: Cris Marques // Jônatas Ferreira // Val Oliveira Fotografia: Marcelo Santos Design Gráfico: Felipe Pires // Gabriel Nakashima Comercial: Ana Guedes // Cristina Souza // Laila Inhudes // Maria José Gonzaga // Patrícia Matos // Thaís Tucci comercial@revistaguarulhos.com.br Administrativo: Viviane Sanson // Saiummy Sales Takei Distribuição Luiz Aparecido Monteiro Impressão e acabamento: D’ARTHY Editora e Gráfica Ltda. Tel: (11) 4446-4600

[4

]

Tiragem: 13 mil exemplares Venha conferir nas manhãs das sextas-feiras Distribuição gratuita em quase 150 condomínios, displays em pontos comerciais de grande fluxo, e em locais com salas de espera 35 anos de Jornalismo com Responsabilidade Social Carleto Editorial Eireli ME - CNPJ 10.741.369/0001-09 Av. João Bernardo Medeiros, 74, Bom Clima, Guarulhos.

Tel.: (11) 2461-9310


Quem cozinha sabe! Lojas Guarulhos

• Av. Salgado Filho, 1536 Tel.: (11) 2408-9160 • Bosque Maia • Av. Onze de Agosto, 256 Tel.: (11) 2408-8008 • Vila Zaira

Loja São Paulo

• Av. Pe. Antônio José dos Santos, 296 Tel.: (11) 5049-0306 • Brooklin HORÁRIOS DE ATENDIMENTO Segunda a sábado • 7h às 22h Domingos e feriados • 7h às 21h

sitioverdehortifruti.com.br facebook.com/sitioverdehortifruti

A qualidade dos ingredientes é fundamental para um bom resultado final do prato. Por esta razão os grandes chefs são tão criteriosos na escolha dos ingredientes que serão utilizados na composição de suas receitas. O Sítio Verde busca para seus clientes, produtos de alta qualidade, cultivados com carinho, da forma correta e colhidos na hora certa. Se você sabe da importância desta qualidade, venha nos conhecer. Estamos prontos para receber os mais exigentes cozinheiros.

Batatas rústicas Prato toscano ideal para se acompanhar saltimboccas e outras carnes condimentadas, além de serem muito saborosas, é um prato lindo.

Ingredientes Preparo

porção para quatro pessoas • 4 batatas lavadas grandes (mais ou menos 330 g. cada). • 100 g de bacon fatiado. • 3 dentes de alho cortados em lâminas. • 1 raminho de alecrim fresco. • 1 xícara (chá) de azeite de oliva. • Sal Negro a gosto

1. Leve as batatas com casca ao cozimento em água, deixe que cozinhem por 30 minutos, em água quente sem levantar fervura. Ligue e desligue o fogo periodicamente para que a água não esfrie, isso fará com que as batatas fiquem apenas pré-cozidas. 2. Retire as batatas da água, deixe esfriar e com cuidado fatie de cima para baixo, atingindo dois terços da batata, cuidado para não quebrar a batata. 3. Coloque entre os cortes fatias de bacon, as lâminas de alho e algumas folhinhas de alecrim. 4. Ponha em uma assadeira, regue com azeite e leve ao forno (180°) por vinte minutos, ou até que estejam douradas ao seu gosto. 5. Com a ajuda de uma espátula larga, retire da assadeira com cuidado para não quebrar, regue com o azeite do fundo da assadeira, polvilhe com sal negro e sirva quente.


[ ESPORTE ] Por Tamiris Monteiro Fotos: Sport Click

1ª corrida noturna de Guarulhos é sucesso

N

o último sábado, Guarulhos teve sua primeira corrida noturna: a Weekend Night Run. O evento, organizado pela K10 Marketing Esportivo em parceria com a Carleto Comunicação, responsável pelas revistas Weekend e Guarulhos, reuniu cerca de 250 atletas. Como já prometido pelos organizadores, a prova teve muitos elementos inovadores, nunca antes colocados em nenhuma corrida da cidade, como pulseiras fluorescentes distribuídas nos kits, pó colorido que foi jogado nos competidores no momento da largada, tinta que brilha no escuro para passar no rosto, iluminação especial, sinalizadores na largada e até um tapete que acendia quando os corredores

[6

]

passavam com o chip sobre ele. “Esse tapete se chama brlight. É um modelo único que foi trazido especialmente para essa corrida”, explica Denis Baptista, um dos sócios da empresa K10. Se não bastasse a combinação entre cores, luzes e um som de primeira, antes da corrida ainda houve aulão de zumba comandado pela professora Leandra Aparecida Fraga, da academia Fórmula. A atividade estava tão animada que até mesmo pessoas que não foram participar da corrida juntaram-se ao grupo para curtir a aula. A concentração, largada e chegada aconteceram no clube de compras Sam’s Club e os corredores completaram trajeto de 6 km. O percurso foi até a antiga fábrica da Toddy.

“Para nós da Weekend foi uma alegria enorme participar da organização dessa primeira corrida noturna da cidade, porque tem tudo a ver com nossos propósitos, como promover eventos que as pessoas curtam, e dar motivos para que o guarulhense seja cada vez mais apaixonado por Guarulhos; e o lazer e a saúde também tem tudo a ver com nossa missão”, ressalta Fábio Carleto, diretor executivo da Carleto Editorial.



Outro ponto a ser destacado foi a organização impecável do evento, que Fábio Carleto fez questão de enaltecer. “Ficamos especialmente felizes de fazer essa parceria com a K10. Toda a organização ficou a cargo deles, sendo que ajudamos em alguns detalhes, como na divulgação. Mas o mérito de toda a organização e do sucesso da prova é da empresa K10 que, aliás, é formada por um time de craques, com caras que respiram esporte. Eles têm prestado um serviço enorme ao esporte da cidade, organizando corridas impecáveis como a Weekend Night Run. Foi um evento feito com alma, inovador e muito bem organizado. Senti que as pessoas ficaram muito contentes, os participantes saíram falando muito bem do evento e isso para nós é um orgulho. Não vemos a hora de chegar o ano que vem para fazermos a próxima”, pontua Fábio.

Para Denis, a primeira edição da Weekend Night Run foi muito bem sucedida e a ideia é seguir com o evento no calendário de corridas de Guarulhos.

“Temos a pretensão de continuar e no próximo ano os guarulhenses podem esperar por um evento ainda maior e com mais brilho”. A 1º Weekend Night Run contou com o patrocínio das empresas, Transpallet, Sam’s Club, academia Fórmula, Da Magrinha, Benassi, Bio2 Organic, Mega Inscrições, Nestlé, Labella Mafia, Big Format e My Safe Sports.

SOBRE A K10 A K10 Marketing Esportivo é responsável por organizar a maior parte das corridas que acontecem em Guarulhos. Gerida por Dênis Baptista, Paulo Lacerda e José Rodrigues que, além de sócios, são amigos, atletas e amantes

[8

]

do esporte, em três anos de funcionamento, a empresa já produziu corridas famosas em Guarulhos, como a Corrida Internacional de Guarulhos, 1ª Rotary Run (2015), Corrida da Base Aérea, Corrida do Centro Histórico, entre outras.



[EDUCAÇÃO] Por Tamiris Monteiro Fotos: banco de imagens

Como ensinar as crianças a respeitar o meio ambiente

V

ocê sabia que cerca de 20% de todas as mortes de pessoas antes do tempo são ocasionadas por problemas de degradação ambiental? Isso é o que aponta uma pesquisa da ONU que está no relatório “Meio Ambiente Saudável, Povo Saudável” (Healthy Environment, Healthy People). As principais causas evitáveis de morte que o estudo cita são doenças diarreicas, malária, infecções respiratórias, obstrução pulmonar crônica, doenças cardiovasculares, cânceres e outras. A poluição do ar, por exemplo, causa sete milhões de falecimentos por ano. Ou seja, os danos causados ao meio ambiente não afetam somente a natureza, mas também os seres humanos. Agora, vem a segunda pergunta: O que você tem feito para mudar essa situação? Pode parecer que não há muito a fazer, mas ensinar as crianças a terem uma relação de respeito com a natureza, talvez, seja um grande passo para um futuro

[ 10

]

ambiental mais consciente. “É na infância que a criança cria hábitos saudáveis, vivenciando uma boa relação com o meio ambiente; por isso, é importante que façam parte da cultura familiar: a reciclagem, o consumo consciente de recursos

naturais e materiais e a reutilização de recursos. Infelizmente, hoje as crianças estão cada vez mais consumistas e já estamos no sinal de alerta. Sendo assim, é preciso orientá-las bem e ensinar os três erres: reduzir, reciclar e reutilizar”, explica a psicóloga Vanessa Simões, que atua no Instituto Psicológico Recomeçar. A bióloga Kátia Cristina dos Santos sabe bem como a conscientização pode transformar os pequenos e aplica a educação ambiental na criação da filha Ana Beatriz, de seis anos. “Aos 19 anos, tive meu primeiro filho; eu era muito jovem, e ainda não tinha a preocupação que tenho hoje com o meio ambiente. Às vezes brinco dizendo que a minha geração contribuiu demais para os problemas ambientais que estamos vivendo, por total falta de conhecimento, claro. Não tive nenhuma noção de educação ambiental na época do colégio; nem a minha mãe, nem minha professora me ensinaram que eu deveria escovar os dentes com a torneira


RG_Setembro_campanha_meiaAF.pdf

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

1

28/09/16

15:04


[EDUCAÇÃO]

fechada ou que eu não deveria ter um pássaro preso na gaiola. Hoje, com mais maturidade, e também por ter me graduado na área ambiental, tenho um olhar diferente e tento passar para a Ana Beatriz, que é minha caçula”, conta. Para a psicóloga Vanessa Simões, em casa os pais devem ficar atentos com tudo, desde o consumo consciente da água e energia até a reutilização de recursos. “Jogamos muitas coisas no lixo, que poderiam ser reutilizadas para outros fins. No dia a dia, é possível explicar sempre para a criança cada conceito. Além de fazer tudo na prática, o que é muito mais fácil para a criança compreender e interagir. Acredito que quanto mais informações eles tiverem, mais eles se apropriam da preservação e respeito ao meio ambiente. Por isso, vivenciar atividades perto da natureza os aproxima dessa relação e faz a criança perceber o quanto somos dependentes dos recursos naturais”, pontua. Geralmente, o comportamento dos pais é copiado pelos filhos, por isso é essencial destacar que o exemplo é o melhor caminho, considerado uma arma a favor da educação responsável. “A Ana Beatriz foi morar em uma chácara quando tinha apenas um ano; saiu de lá com cinco e assim criou-se o hábito de conviver com bichos, floresta e toda aquela natureza, mas sempre a orientei que deveria amar e respeitar todas as formas de vida. Essa orientação

era constante; foi assim que tudo começou em relação à educação da Ana, inclusive na alimentação. Sempre mostramos o que era bom de comer e o que não era. Ela foi conhecer refrigerante com quatro anos, hoje ela sabe o gosto, mas sabe que não é bom. Ela só escova os dentes utilizando uma caneca, tem agonia quando está com um lixo na mão e não encontra lixeira, fica indignada com lixo no chão quando vai a algum evento, sabe que não pode arrancar ou quebrar galhos de árvores, adora pintar uma garrafa, porque sempre me viu fazendo isso e sabe que tem que ser rápida no banho”, enumera os vários hábitos da filha.

SAI A MÃE, ENTRA A BIÓLOGA “A maior lição que tento passar para a Ana, e para todas as crianças com quem eu trabalho, é o amor e o respeito. Oriento que o cachorro, a árvore e qualquer outro ser vivo sentem dores assim como nós; logo, necessitam de amor e cuidado. Oriento que os recursos naturais podem sim se esgotar e temos que utilizá-lo com consciência. Temos que mudar a situação precária em que se encontra nosso planeta: não basta desenvolver tecnologia de modo sustentável, temos que mudar padrões de consumo e estilo de vida. Cabe aos pais e professores observar que Kátia Cristina dos Santos - Bióloga e sua filha Ana Beatriz.

[ 12

]

estamos em uma nova era, em que as crianças são mais questionadoras, mais vivas; portanto, temos que aproveitar o que elas têm de melhor, para fazer o melhor por elas. As crianças bem informadas sobre meio ambiente serão adultos preocupados. Necessitamos de jovens mais comprometidos com a vida e com as questões ambientais. Senso assim, acredito que a educação ambiental tem que ser implantada em todos os níveis de ensino, se não como disciplina, ao menos como temas a serem discutidos”, ressalta Kátia.


E special m ês de ANIVERSÁRI O do Es paço Alt her nat iva Comemore com a gente o MÊS INTEIRO! Entr e em c onta to e c onheça n oss as promoç ões! Dura nte t odo o m ês d e outubro gr andes promoç ões em equi lí bri o e bem -estar, para v ocê que pr ec i sa se rec onect ar consi go mesm a e melhor ar sua qua li dade de vi da. Vi si te -n os e co nheç a noss as es pec ial i dades .

TEL.:

( 11 )

2409- 4905 |

( 11 )

9 4737- 2728

Rua Arturo Fogoso Nieves,123, Centro, Guarulhos, SP w ww. e sp a c o a l t h e r n a t i va . co m. b r /espacoalthernativa


[ GASTRONOMIA ] Por Val Oliveira

ALMOÇO EXECUTIVO O cliente monta sua refeição como preferir, combinando o prato principal e pode optar entre carnes, frango e peixes, com até três acompanhamentos. O prato da foto contempla cinco almôndegas, arroz branco, purê, salada e sai por R$ 15.

Divulgação

Himalaia Choperia , Av. Capitão Aviador Walter Ribeiro, 437, Cumbica. N 2411-1767

Rafael Almeida

PICANHA ONION RINGS WAFFLE MARIA CEREJA

O lanche faz parte da nova linha de sanduíches gourmet lançada recentemente pela rede. Leva cebola empanada, bacon, queijo cheddar, hambúrguer de picanha de 200 gramas, molho levemente picante e pão brioche. R$ 26,90.

O doce geladinho é composto por “biscoitos” waffle, coberto com creme de chocolate, sorvete, chantilly e morangos. R$ 29,50. Maria Cereja , Av. Paulo Faccini, 1.287, Centro. N 2443-2202

Big X Picanha , Av. Paulo Faccini, 511, Macedo. N 4307-3991 Divulgação

FILÉ À CUBANA Filé mignon à milanesa, presunto e ervilhas na manteiga, fritas Real, arroz, palmito, abacaxi e banana à milanesa. R$ 143,90. Serve três pessoas. Divulgação

Alameda Real , Alameda Yayá, 468, Vila Aida. N 2453-4510

FILÉ À PARMEGIANA Bife de filé mignon empanado e coberto com molho de tomate e muçarela. Acompanha arroz branco, batata frita e salada. R$ 39.

Divulgação

Cozinha Gourmet , Av. Emílio Ribas, 426, Gopoúva. N 2358-2295/2358-2296

[ 14

]


POSTINHO


[ AGENDA ]

Por Cris Marques e Tamiris Monteiro Fotos: divulgação

#TERCEIRAIDADE

Semana do Idoso no Pátio

De 30 de setembro a 7 de outubro Em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado em 1° de outubro, o Shopping Pátio Guarulhos terá uma semana inteira de atrações em prol da saúde e bem-estar dos idosos, com aulas gratuitas. No cronograma: alongamento, zumba, ginástica localizada, ABS, Pilates, alongamento, circuito e ritmo. Todas as atividades são oferecidas em parceria com os professores da academia João Caitano. Indicação: acima de 60 anos. Praça de Eventos. Avenida Rosa Molina Pannocchia, 331, Vila Rio. Informações: 2458-8100 e www.shoppingpatioguarulhos.com.br. Das 10h15 às 11h.

#TEATRO[2]

#TEATRO

Leituras Dramáticas Ubu Rei

Processo de criação do espetáculo Rubro – o Musical

30 de setembro O projeto da Escola Viva de Artes Cênicas apresentará, com os aprendizes da turma Teatro VI, leitura da peça de Alfred Jarry, seguida de exposição teórica. Coordenação: Eduardo César, Rodrigo Morais Leite, Sandro Coimbra e Simone Carleto. Gratuito. Teatro Padre Bento. Rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade. Informações: 2229-5043 ou escolavivaguarulhos@gmail.com. Sexta, às 19h.

1º de outubro Fragmentos do processo de pesquisa e criação do espetáculo da Cia. Unó de Teatro, grupo independente de produções artísticas, formado por atuadores da cidade. Texto: Angela Leão e Maciel Ferreira. Direção: Diego Pinheiro. Elenco: Angela Leão, Maciel Ferreira, Aldrey Tarrataca, Diego Pinheiro, Sandro Coimbra, Fernanda Gama, Matheus Bortolatto, Liia Caldeira e Danielle Carvalho. Apresentação faz parte do evento Festival Perifa sem Temer. Gratuito. Rua Augusto Ruschi (Praça B), Inocoop. Informações, no link: goo.gl/ oby5XZ. Sábado, às 17h15.

#INFANTIL

Aladdin 8 de outubro No mês da criança, Guarulhos recebe a produção musical que já é sucesso em São Paulo. O espetáculo conta com seis músicas, cenários virtuais e físicos, um elefante cenográfico com dois metros de altura, efeito especial de laser, papel picado e muita magia. Ao final, os pequenos ainda podem tirar fotos com os personagens. Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). Venda no site Ticket 360: goo.gl/IvPzeY, com desconto exclusivo de 20% para leitor da Weekend; basta digitar FLYER ao final da compra on-line. Também nos pontos de venda: PBF Maia (av. Paulo Faccini, 1.859), PBF Vila Galvão (rua Francisco Pereira, 41) e Trailer Meninas do Lago (rua Francisco Gonzaga de Vasconcelos, 464). Teatro Nelson Rodrigues. Rua dos Coqueiros, 74, Vila Galvão. Sábado, às 15h e 17h.

#CIDADANIA

Bazar Outubro Rosa 9 de outubro Evento beneficente em prol da organização Amigas Câncer sem Medo e parceria da F. Alonso Eventos. Com barracas de comida, 2 Food Trucks , Espaço Kids, com escorregador, piscina de bolinhas e pula-pula, atendimento à população, com plantão de dúvidas sobre o auto-exame de mama e encaminhamento para exames. No bazar, roupas e acessórios, masculino, feminino e infantil, calçados, bijuterias e bolsas. Varejão do Parque Cecap. Final da avenida Presidente Tancredo Neves, s/nº, Cecap. Informações, no link: goo.gl/B1WfYI. Domingo, das 9h às 20h.

[ 16

]


CALÇADOS GRANDES

O N I N I M FE- 41 - 42 - 43 - 44 40 O N I L U C S 7 - 48 - 49 - 50 M- A 46 - 4 45

SHOPPING METRÔ TATUAPÉ PISO METRÔ - FONE (11) 2091-6280 www.romao.com.br

ENTREGAMOS EM TODO BRASIL


EVENTOS NO ESPAÇO NOVO MUNDO

#CINEMA

O Lar das crianças peculiares

Jazz

30 de setembro Apresentação com Anderson Silvério e convidados: Gerson Silva (sax alto), Buga Júnior (sax tenor), Elias Cajú (bateria) e Robb (piano). Sexta, às 20h.

Até 9 de outubro

Filosofia e Melancolia

1º de outubro Discussão de temas ligados a sentimentos e suas vivências, com Rosana Biondillo, mestre em filosofia pela Unifesp, e mediação de Joseli Magalhães Perezine, mestre em educação pela USP. Com certificado de participação. Sábado, às 16h

#SEQUÊNCIA

“Viola urbana”

Bridget Jones está de volta

Projeto Dandô

A atriz Renée Zellweger está de volta depois de 12 anos desde a última aparição de Bridget Jones nos cinemas. Desta vez, o filme “O bebê de Bridget Jones” mostra o amadurecimento da personagem em uma história muito bem humorada. Depois de tantas idas e vindas com Mark (Colin Firth), Bridget finalmente casa-se com seu amor. Mas, não demora muito para que a vida pregue mais uma peça neles e o casal acabe se separando. Em crise no trabalho e tentando manter uma boa relação com o ex, ela engata um novo romance com Mr. Darcy, vivido pelo galã Patrick Dempsey. Já não bastasse todos os seus conflitos internos, a personagem enfrenta mais uma situação inesperada: ela está grávida. O dilema da vez é descobrir quem é o pai da criança. Parque Shopping Maia Sala VIP: 16h30 (dublado). 13h45, 19h30 e 22h20 (legendado). Internacional Shopping: 13h25, 16h15, 19h05 e 22h05 (dublado).

1º de outubro Apresentação musical com o cordelista e produtor do filme, Mário Cabral e o diretor Daniel Neves. Sábado, às 19h.

7 de outubro Abertura com o violonista José Ricardo e show com o cantador, violeiro, compositor e instrumentista Joaci Ornelas. Organização: Amauri Falabella. Gratuito. Sexta, a partir das 19h30. Na ocasião, serão aceitas colaborações espontâneas.

Alecrim dourado: cheirinho de infância, de flor-dasaudade

8 de outubro Contação de histórias, distribuição de pipoca e algodão doce, no Centro Britânico – unidade Guarulhos. Com a contadora Wânia Karolis. Sábado, às 11h.

“40 Dias no Deserto”

8 de outubro Tarde de autógrafos, lançamento do livro e bate-papo com o autor, Auriel Filho. Sábado, às 17h.

1 kg de alimento não perecível, gibi ou livro infantil são bem recebidos nos eventos do espaço.

Espaço Novo Mundo (Livraria Nobel) , Avenida Salgado Filho, 1.453, Jardim Maia N 11 4963-1133 / 2408-9762 / 98539-0139 G espaco.novomundo m marketing@espaconovomundo.com.br

#LITERATURA

# CINEMA[2]

“Cacilda Becker Vida no Palco”

Meu amigo, o Dragão Órfão, o pequeno Pete (Oakes Fegley) cansa de ser abusado pelos pais adotivos e foge de casa. Ele passa a viver numa densa floresta ao lado do amigo Elliot, um gigante dragão que desperta a curiosidade de moradores da região. Parque Shopping Maia: 4DX: 13h30 e 19h (dublado). 3D: 17h e 19h30 (dublado).

[ 18

]

Adaptação de “O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares”, a obra é dirigida por Tim Burton e conta a história de crianças que têm habilidades especiais, como flutuar, ter um corpo cheio de abelhas e superforça. O enredo se desenrola com o personagem Jake (Asa Butterfield) que, após uma tragédia familiar, vai parar em uma ilha isolada no País de Gales buscando informações sobre o passado de seu avô. Investigando as ruínas do orfanato, ele encontra um abrigo para crianças com poderes e decide fazer de tudo para proteger o grupo de órfãos dos hollows. Parque Shopping Maia: 4DX: 16h e 21h30 (dublado). Sala MacroXe: 15h e 18h (dublado). 21h (legendado). Sala VIP: 18h30 (legendado). Shopping Bonsucesso: 15h e 17h30 (dublado). 3D: 14h, 16h30, 19h e 21h30 (dublado). Internacional Shopping: 14h50, 17h50 e 20h50 (dublado). Sala DBOX: 12h55, 15h50, 18h50 e 21h45 (dublado). 3D: 16h45 e 22h20 (dublado). Shopping Pátio Guarulhos: 14h15 e 19h (dublado). 3D: 16h30 e 21h20 (dublado).

22h (legendado). Sala VIP 3D: 16h e 21h30 (legendado). Shopping Bonsucesso: 13h45 (dublado). 3D: 16h, 18h15 e 20h30 (dublado). Internacional Shopping: 13h40, 16h10, 18h40 e 21h10 (dublado). Shopping Pátio Guarulhos: 16h50 (dublado). 3D: 14h20 e 19h10 (dublado).

6 de outubro Lançamento do livro, de Manuel Filho e ilustrações de Bill Borges, lançado pela Paulus Editora. Com presença do autor. Gratuito. Adamastor. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Quinta, a partir das 16h.



CAPA Por Valdir Carleto Foto: banco de imagens e divulgação

Agora, você decide!! nessa hipótese, os candidatos anteriores seriam impedidos de concorrer. Pela legislação em vigor, qualquer que seja o percentual de votos válidos, os dois pretendentes ao Executivo mais votados irão para o segundo turno, caso nenhum atinja mais de 50% dos votos válidos. Quanto aos que concorrem à Câmara Municipal, para que um partido eleja um vereador precisa atingir o quociente eleitoral, que é o resultado da divisão do total de votos válidos por 34. Calcula-se que sejam aproximadamente 18 mil votos para cada vaga. E o candidato só estará eleito se obtiver ao menos 10% do quociente. Caso o partido atinja o quociente, mas o candidato mais votado não atingir os 10%, a vaga será atribuída a outro partido ou coligação que tenha cumprido essa exigência legal. Vote com consciência, analisando o

O fato novo da política guarulhense

Conheça minhas propostas para a candidatura em:

www.augustopinheiro.com.br

CNPJ: 25.479.084/0001-19 | Valor do anúncio: R$ 600,00 | Coligação: De Guarulhos, por Guarulhos. | PSB, REDE, PPS e PSC

Domingo, dia 2, serão realizadas as eleições municipais, para eleger o novo prefeito da cidade e 34 vereadores. Disputam nove candidatos ao Executivo e 1.175 ao Legislativo. Para que o leitor/eleitor tenha mais condições de avaliar os que pretendem administrar Guarulhos nos próximos quatro anos, estamos publicando um resumo das propostas de atuação dos que almejam o cargo, bem como respostas a duas perguntas específicas que lhes foram enviadas. É natural o desencanto da população com a classe política, motivo pelo qual muitos eleitores cogitam anular o voto, deixar em branco, ou mesmo não comparecer. Porém, é importante ressaltar que não é verdade o que tem sido apregoado pelas redes sociais, que uma nova eleição teria de ser promovida caso haja menos da metade dos votos válidos e que,

Prefeito

Guti 40 Vice-Prefeito: Zeitune

passado do candidato e se suas propostas são coerentes com sua linha de conduta. Faça valer seu direito. A qualidade dos eleitos depende da forma como os eleitores os escolhem. O futuro de Guarulhos está em suas mãos.



ALBERTÃO - PSOL - 50 VICE: ANSELMO PIRES - PSOL ALGUMAS PROPOSTAS * Resgatar o caráter público do SUS com controle social, aumento dos investimentos e serviços de qualidade a quem mais precisa; combateremos às terceirizações e privatizações, complementando municipalização e investindo na recomposição das equipes multiprofissionais; *As mais importantes decisões devem ser tomadas com ampla participação, fortalecendo os conselhos populares, realizando o planejamento e orçamento participativos, eleições diretas para as subprefeituras e conselhos com efetivo poder de decisão popular. Para combater a corrupção, audiências públicas com controle social permanente nos órgãos e programas da Prefeitura, afastamento imediato dos suspeitos de irregularidades e diminuição drástica dos cargos de confiança, com valorização dos funcionários de carreira; * Suspensão do pagamento da dívida interna com a União para promover a auditoria

dos contratos para acabar com o pagamento extorsivo dos juros e amortizações e renegociando aquilo que não seja ilegal e ilegítimo; *Dirigir imediatamente 30% da arrecadação de impostos para investimento exclusivo na manutenção e desenvolvimento do ensino, valorizando os professores e profissionais do magistério, reduzindo o número de alunos por sala de aula e articulando um projeto global de desenvolvimento da educação em Guarulhos; duplicar o investimento em creches e educação infantil para suprir o déficit da demanda, além de ampliar o serviço para atender às famílias nos bairros onde moram e com serviço noturno.

fraude. Não se discutem projetos políticos. Sempre temos um balcão de negócios, nada mais que isso. Lidar com essa realidade significa mobilizar e conscientizar a sociedade. Os projetos de interesse do povo precisam que o povo deles participe, desde sua elaboração até sua aprovação. Lotear a administração por conta desse parlamento é um absurdo que há anos se mantém. É um golpe sujo contra o povo. A mobilização popular é a única forma de combater o fisiologismo.

RESPOSTAS A PERGUNTAS ESPECÍFICAS 1) Como pretende obter a aprovação de projetos importantes para o Executivo, sem lotear a administração entre os vereadores? R.: O parlamento não representa o povo. Sua composição favorece os mais ricos e as elites. Para uma mudança, é imprescindível profunda reforma política no sistema eleitoral, voltada a garantir uma verdadeira representação. As eleições no Brasil são uma

2- Tem alguma experiência administrativa que o credencia a ser prefeito? R.: A atuação de um prefeito é política. Não creio ser este o melhor critério a ser adotado pelo povo em sua escolha. De qualquer modo, vivenciei três mandatos como vereador e participei intensamente de todos os debates importantes para a cidade: Acumulei muitos conhecimentos por fiscalizar incessantemente as ações da Prefeitura. São credenciais importantes, mas o que realmente importa é o compromisso com as lutas do povo pobre e dos trabalhadores. É a luta pela construção de uma nova sociedade. É a luta pelo socialismo.

*Reorganizar a GCM e fortalecer a articulação com as Polícias Militar e Civil e outras instituições ligadas à segurança pública; *Construir quadras poliesportivas, pistas de skate, de corrida, áreas de ginástica, em áreas de vulnerabilidade social. Capacitar treinadores e monitores; melhorar o desempenho de todas as modalidades; *Promover ações e projetos que permitam a preservação e difusão das diversas manifestações culturais. Construir a Concha Acústica Municipal no Parque Linear Transguarulhense, como estrutura fixa, para abrigar shows e eventos artísticos e culturais. *Implantar a Empresa Pública Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano e o Programa Mutirão de Legalização, em parceria com o projeto Cidade Legal do Governo do Estado, e regularizar a propriedade da terra para a população de baixa renda. Ampliar os programas de urbanização dos assentamentos precários do município; *Garantir a qualificação profissional e a geração de emprego em parcerias. Promover a universalização no acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs.

RESPOSTAS A PERGUNTAS ESPECÍFICAS 1)Ex-funcionários da CRW queixam-se nas redes sociais que não teriam recebido verbas recisórias. O que tem a dizer sobre isso? R.: O país enfrenta grave crise econômica, afetando todos os setores da economia, especialmente a indústria automobilística, segmento em que atua a CRW. O país perdeu cerca de 1,5 milhão de vagas em 2015 e já soma quase 12 milhões de desempregados. A CRW atua na cidade de Guarulhos há 37 anos, gerando empregos e movimentando a economia local e, assim como muitas empresas, foi afetada pela crise e obrigada a demitir. A empresa está negociando o pagamento de todas as verbas rescisórias e cumprindo suas responsabilidades. Lembrando, novamente, que a crise não é da CRW e sim do país. 2) O governo estadual do PSDB distribui cargos em troca de apoio parlamentar. Fará o mesmo para ter respaldo da Câmara Municipal se for prefeito? R.: O governo será pautado pela meritocracia. Vamos enviar à Câmara projetos que beneficiem a população. Se a Câmara não aprovar, terá de responder à sociedade.

CARLOS ROBERTO – PSDB – 45 VICE: JOSÉ WINTER - PSDB ALGUMAS PROPOSTAS: *Criar o Programa Guarulhos sem Miséria, para diminuir os índices de pobreza extrema no município, em articulação com as ações do Plano Brasil Sem Miséria (MDS) e o Programa São Paulo Solidário (SEDS); *Melhorar a qualidade dos serviços da Rede Pública Municipal de Educação Infantil, com menos alunos por classe, ampliação do quadro de professores; *Dobrar o número de médicos nos próximos quatro anos. Melhorar e modernizar o Hospital dos Pimentas. Implantar os Centros de Especialidades Médica (CEM) e Odontológica (CEO); construir o Centro de Diagnóstico por Imagem e para Exames Complementares; *Em parceria com os governos estadual e federal ampliar em 20 mil as vagas em creches e o quadro de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil. Implantar, de forma gradativa, o atendimento para crianças de até 3 anos de idade, em creches noturnas. Garantir o atendimento a todas as crianças de 4 e 5 anos de idade;

[ 22

]



ELI CORRÊA FILHO – DEM – 25 VICE: PEREIRA DOS METALÚRGICOS - PDT ALGUMAS PROPOSTAS: * Redução do número de secretarias e coordenadorias; rever o Regime Jurídico Único; redução de números de comissionados; desenvolvimento e ampliação da política de qualificação; inovação e potencialização do ambiente de negócio; ampliação das parcerias com o Sistema S; adequação e criação de novas políticas de incentivos fiscais; *Aumentar o número de equipes de saúde da família, atendimento domiciliar e dos agentes comunitários; prioridade para atenção básica e preventiva; desenvolver programa integrado de atendimento aos dependentes de álcool e de outras drogas; *Conclusão da Marginal Baquirivu; investimento maciço no transporte público e prioridade aos pedestres; construção de ciclovias com centros de apoio; criação de um departamento específico de mobilidade e assistência urbana; interligação da Jacu-Pêssego; *Reforma e manutenção dos ginásios esportivos; regulamentação por meio de decreto

municipal de mncentivo ao esporte; aumento da transferência de orçamento municipal de acordo com estudos orçamentários; estimular a prática do esporte nos parques, praças e academia popular, em parcerias com faculdades de educação física; *Criação de um hospital de referência para mulher; IML psicológico para atendimento de vítimas de violência sexual; *Cumprir e rever o Plano de Carreira dos profissionais da educação; assegurar a formação permanente para os professores e demais profissionais da educação. RESPOSTAS A PERGUNTAS ESPECÍFICAS 1) Vários partidos de sua coligação fizeram parte da gestão Almeida até recentemente. Votar em Eli Corrêa Filho representa renovação ou continuidade? R.: Nossa coligação é composta por partidos que tiveram membros que atuaram na gestão atual. Isso não os desqualifica, uma vez que perceberam as dificuldades em que a cidade se encontra e optaram pela mudança. Seria incoerente perceberem no erro e insistir nele. Estão ao meu lado porque acreditam

na nossa liderança e estão dispostos a trabalhar muito para tirar a cidade da situação de abandono que está. 2) Desde quando reside em Guarulhos e qual experiência administrativa tem para cuidar de uma cidade do porte de Guarulhos? R.: Estou com residência fixa em Guarulhos há um ano e meio. Entretanto, sou guarulhense tanto quanto quem nasceu aqui. Afinal, não escolhemos onde vamos nascer, mas determinamos onde queremos viver. Quanto à experiência para administrar a cidade, tenho os elementos necessários para resgatar o orgulho ao cidadão guarulhense. Ao longo destes 18 anos na política (nos parlamentos estadual e federal), adquiri experiência e construí relacionamentos que serão fundamentais para abrir portas para a cidade. Sempre tive bom trânsito com o atual governador e vamos dialogar em benefício do cidadão. Com a saída do PT do Governo Federal, muitas portas vão se abrir para a cidade. Ainda interino, o presidente Michel Temer, autorizou liberar emenda de minha autoria no valor de R$ 700 mil a ser aplicada na gestão dos CIET’s.

ELÓI PIETÁ - PT - 13 VICE: PROF. MOACIR - PT ALGUMAS PROPOSTAS *Prosseguir no empenho pela universalização da educação infantil desde a idade de creche; continuar avançando na qualidade de ensino; utilizar CEUs como centros de formação de nível superior e profissionalizante, com ensino a distância e cursos de extensão e como espaços de difusão da cultura; promover a qualificação profissional de adolescentes e jovens com o objetivo de geração de renda e aprendizagem; *Prioridade às melhorias no atendimento prestado pelas UBSs, principalmente nos bairros mais distantes, fortalecendo a rede de atenção básica; manter e aprimorar a qualidade dos hospitais municipais e prontoatendimentos; reduzir o tempo para a realização de exames laboratoriais; *Criar programas de polos regionais de desenvolvimento, por meio de operações urbanas que priorizem a inclusão social das pessoas de baixa renda; *Continuar priorizando os programas de

[ 24

]

transferência de renda, em especial o Bolsa Família; retomar os programas de Bolsa Auxílio ao Desempregado e Oportunidade ao Jovem; dar continuidade ao programa de construção de moradias de interesse social; *Intermediar as demandas com os órgãos estaduais e federais de segurança pública, reativando o Gabinete de Gestão Integrada Municipal; valorizar atividades dos Conselhos Comunitários de Segurança; garantir a presença da GCM em escolas, unidades de saúde, áreas de lazer e bairros mais carentes; *Incentivar o desenvolvimento e multiplicação de cursinhos pré-vestibulares de iniciativa solidária; manter e criar espaços de expressão da cultura, utilizando as instalações de escolas, dos Centros de Educação Ambiental, das bibliotecas, dos ginásios esportivos e dos CEUs; *Desenvolver planos de bairros, revitalizando os centros regionais com serviços públicos e privados mais próximos da população; otimizar o licenciamento de edificações e atividades econômicas, desburocratizando o serviço e ampliando a transparência nas decisões do poder público.

RESPOSTAS A PERGUNTAS ESPECÍFICAS 1) Se eleito, quais secretários da gestão Almeida pretende manter em seu governo? Por desencontro de informações com sua assessoria, a resposta não chegou a tempo de ser incluída.

2) Como fará para ter apoio no Legislativo, sem lotear a administração com os vereadores? Por desencontro de informações com sua assessoria, a resposta não chegou a tempo de ser incluída. Em entrevistas que concedeu, o candidato respondeu que, se eleito, adotará critério pessoal na escolha do secretariado, já que o PT caminhou praticamente sozinho na campanha deste ano.



GUTI - PSB - 40 VICE: ALEXANDRE ZEITUNE - REDE ALGUMAS PROPOSTAS * Construir um centro administrativo, que abrigue todas as secretarias, visando acabar com gastos como locações; racionalização da estrutura de governança, reduzindo drasticamente o número de secretarias e coordenadorias; potencializar significativamente os convênios, zerar o déficit de vagas em creches na cidade; * Estabelecer relações com entidades públicas e privadas que criem novas oportunidades de qualificação profissional da rede de ensino, mantendo a excelência profissional do educador; * Com base no programa Cidades Sustentáveis, prover oportunidades educativas que permitam a todos papel protagonista no desenvolvimento sustentável local e regional; * Estudo para redução de Impostos sobre Serviços para micro e pequenas empresas; * Inserção de coberturas verdes em locais de uso comum, impulsionando e estimulando a implementação de hortas urbanas; *Resgatar a iniciação esportiva pela

disseminação do esporte em larga escala e em diferentes segmentos, com práticas esportivas na rede de escolas municipais; * Estudar e propor ao governo do Estado, a transformação do presídio Adriano Marrey em um centro de exposições e eventos; *Implantação do Regime Jurídico Único após diálogo com o funcionalismo, garantindo não haver nenhuma perda de direito já conquistado; garantir que os servidores participem de forma concreta na discussão, implantação e avaliação das ações realizadas, assim como a defnição de novas metas. *Implementar de fato a coleta seletiva e de resíduos tecnológicos, valorizando o trabalho de cooperativas e ampliando o número de empregos nesse setor. RESPOSTAS A PERGUNTAS ESPECÍFICAS 1)Qual experiência administrativa tem para cuidar de Guarulhos? R.: Em quase oito anos como vereador conheci a realidade das pessoas que vivem nos quatro cantos da cidade. Oito anos vivendo de relatos e não de relatórios. Também tive oportunidade de fiscalizar e votar em diversas peças orçamentárias e LDOs, o

que me agregou muita experiência. Por isso sei como coordenar os recursos públicos de maneira mais eficiente, a fim de equalizar as oportunidades e qualidade de vida do cidadão guarulhense. Sou bacharel em direito e pós-graduado em Direito Administrativo, com ênfase em gestão pública e licitações; fiz parte do corpo diretivo de uma instituição de ensino e também administrei meus próprios empreendimentos, dos quais me afastei por completo um pouco antes da minha primeira eleição. Nunca deixei de aprimorar meus conhecimentos. Tenho participado de cursos para me manter atualizado.

2 - Como obter apoio do Legislativo sem lotear a administração com os vereadores? R.: Acredito que cada vez mais a população está se empoderando da política e por essa razão já não haverá mais espaço para a velha política de coalizão. Foi partindo desse princípio que formamos nossa coligação sem lotear a cidade. Pensamos em um plano de governo e não em um plano de negócios. Pessoas novas virão e quem não se encaixar nesse novo modo de fazer política aos poucos será tolhido pela própria população.

JORGE WILSON (XERIFE) - PRB - 10 VICE: ADRIANA - PMN ALGUMAS PROPOSTAS *Criar mais vagas para educação infantil, com mais creches em parceria com a iniciativa privada; garantir que pelo menos 95% das crianças com 7 anos de idade estejam alfabetizadas; capacitar, instrumentalizar e motivar os professores da rede pública municipal de ensino, utilizando novas tecnologias; *Reorganizar toda a rede de saúde pública do município colocando para funcionar todos os equipamentos de saúde pública da cidade; promover a saúde e prevenir as doenças e seus agravos, com ênfase na informação à população e esclarecimento quanto ao uso do sistema de saúde; reduzir drasticamente o tempo de espera para consultas médicas e realização de exames e em pelo menos 25% o tempo de espera nas emergências municipais; garantir que não haja pacientes em corredores em nenhuma das unidades da rede hospitalar municipal; trazer para

[ 26

]

Guarulhos uma extensão do Hospital do Câncer, em convênio com o governo federal e estadual; *Incentivos fiscais para empresas da cidade que: deem preferência a trabalhadores residentes na cidade; que se instalarem na cidade com mais de 50 trabalhadores; que priorizarem jovens a partir de 16 anos; investir no aperfeiçoamento constante da Gestão Pública; transformar unidades regionais em subprefeituras. RESPOSTAS A PERGUNTAS ESPECÍFICAS 1) O sr. mantém poder no Procon Guarulhos e vários partidos que o apoiam faziam parte da gestão Almeida. Votar em Jorge Wilson representa renovação ou continuidade? R.: Represento a renovação, com certeza. Não tenho nenhuma ligação com a atual administração. Fui diretor do Procon no ano de 2009 e graças a Deus e a toda equipe que nos ajudou, o Procon foi muito bem avaliado pela população tendo sido considerado o mais atuante do Brasil, onde atendemos mais de 110 mil consumidores ao ano. Votar no Xerife

Jorge Wilson representa devolver o município a todos os guarulhenses; fazer com que os serviços públicos sejam prestados com maior eficiência e qualidade e colocar o poder público muito mais próximo da população. Estou preparado para todos os desafios. Vou resolver os problemas da nossa cidade e colocar Guarulhos no seu lugar de merecimento. Esse é o meu compromisso. 2) Como fará para ter apoio no Legislativo, sem lotear a administração com os vereadores? R.: Não temos a intenção de privilegiar uns em detrimento de outros. Vamos manter um diálogo franco e aberto com o Legislativo e com todos os agentes públicos da nossa cidade. Vamos ser democráticos, como sempre fomos, e fazer o que é certo, o que é justo. Vou continuar sendo a mesma pessoa que sempre fui, com princípios éticos, respeitando principalmente as pessoas e a coisa pública. Isso é o que norteia minha atuação e o trabalho que desenvolvo há mais de 25 anos atendendo, graciosamente, a população.


CNPJ Candidato: 25.469.002/0001-55 Valor R$ 600,00 Coligação Muda Guarulhos: PMDB, DEM, PCdoB, PSL, PRTB, PEN e PDT

VO

TE

! � D D �� D G��G����

Para Vereador

15700

LAMÉ ATITUDE, CIDADANIA E ÉTICA


MARTELLO - PSD - 55 VICE: JOVINO - PV ALGUMAS PROPOSTAS * Reduzir secretarias de 30 para 10; diminuir cargos comissionados ao número imprescindível; valorizar os funcionários públicos, estabelecendo um plano de carreira justo e progressivo; otimizar o atendimento do serviço público com a construção de um centro administrativo no Bom Clima, reunindo todas as secretarias, departamentos e agências de bancos públicos, centralizando os serviços; devolver os prédios alugados para órgãos de serviço público; rever todos os contratos e fazer uma auditoria completa para reduzir gastos com os serviços; * Restaurar os teatros; estimular oficinas culturais par surgimento de novos talentos; estimular eventos culturais; fortalecer projetos de incentivos fiscais para artistas locais; * Criar condições para o desenvolvimento tecnológico e científico; fortalecer a Agência de Desenvolvimento Local (Agende) para avançar e cumprir sua função de estimular negócios e fomentar o setor produtivo; criar

novas incubadoras de negócios; * Valorizar o professor, aumentando o salário e dando melhores condições de trabalho; fazer valer o plano de carreira, respeitando as equiparações salariais, a extensão de jornada e a evolução funcional; garantir a entrega de uniforme e material escolar para os alunos antes do início do ano letivo; *Revitalizar os centros esportivos; construir campos de futebol de grama sintética, com vestiários e quiosques; dotar as praças de academias ao ar livre, colocando instrutores e professores de educação física para orientar os munícipes; RESPOSTAS A PERGUNTAS ESPECÍFICAS 1) Sua empresa é fornecedora da Prefeitura de Guarulhos. Não há conflito de interesses em ser prefeito e continuar fornecendo para a Prefeitura ? R.: A Prefeitura é uma de mais de uma centena de clientes da PauPedra. O que a Prefeitura gasta representa algo como 1% do faturamento da empresa, é irrisório. Todos os contratos foram firmados por termos o melhor preço ou, em muitos casos, por sermos o

único concorrente que aceitou as condições oferecidas. Para nós, fornecer para a Prefeitura é quase um dever de cidadania, porque não recebemos em dia, vendemos por um preço menor que o de mercado e se não fornecêssemos massa asfáltica, por exemplo, a situação das nossas ruas estaria bem pior. 2)Entre suas propostas, está alugar 300 casas para instalar creches na periferia. Porém, como fazê-las funcionar sem onerar ainda mais a folha de salários? R.: Essas casas serão os únicos imóveis alugados, porque vamos devolver todos os outros. O custo com o aluguel dessas casas é muito menor do que o gasto com imóveis que abrigam as secretarias e órgãos públicos. Hoje se gasta cerca de R$ 3 milhões mensais de aluguel com esses prédios. Devolvendo todos eles nos primeiros 90 dias de governo, poderemos economizar e investir no aluguel de 300 casas, ao custo de R$ 2,5 mil em média por mês, o que custará um total de R$ 750 mil. Além disso, vamos enxugar a máquina pública: meu primeiro ato será exonerar todos os funcionários comissionados e designar funcionários de carreira que estão “na geladeira”.

NÉFI TALES - PPL - 54 VICE: GERSON MARCONDES - PPL ALGUMAS PROPOSTAS *Reabilitar todos os (PA’s) Postos de Atendimento, construir o hospital do servidor municipal, e pronto-socorros 24 horas na região dos Pimentas, Taboão, Centro e Vila Galvão, com um centro inteligente interligando toda a rede de saúde; valorização dos médicos e de todos os profissionais da saúde. Negociar com laboratórios farmacêuticos da cidade para fornecer medicamentos com menor valor e reabilitar todos os postos de atendimento; *Reativar o projeto Adote um Atleta junto às empresas de Guarulhos; construir o estádio municipal e reformar os centros esportivos; formar um time profissional da primeira divisão e reativar o campeonato amador de futebol; *Aumentar o corpo da GCM, e fazer convênio com a Polícia Militar para reforçar o patrulhamento e fortalecer os Conselhos de Segurança(Conseg); Implantar câmeras nos centros comerciais e na Cidade Satélite

[ 28

]

de Cumbica, inibindo os assaltos. *Implementar creches e escolas com acompanhamento médico em todos os bairros, além de implantar merenda de qualidade e fiscalizar rigorosamente; criar a Casa do Idoso e voltar com o projeto Casa Amarela que retirava crianças e jovens da rua, fornecendo alimento e educação, em conjunto com o Juizado de Menores; *Construir grande reservatório de água na Ponte Alta, tratar 100% do esgoto da cidade, e rever os valores de água e esgoto aplicado pelo Saae aos munícipes; * Construir o centro de exposições e convenções internacional de Guarulhos e o Centro Politécnico Empresarial, para criação de mão de obra especializada, além da reativação do porto seco de Guarulhos (dryport); *Urbanizar os centros comunitários, regularizar os assentamentos irregulares no município, e lançar o projeto habitacional More Bem; *Rever a licitação do transporte, que está subjudice; implantar mais linhas e rever a licitação do transporte alternativo.

RESPOSTAS A PERGUNTAS ESPECÍFICAS 1) Qual é sua atividade profissional? Apesar de insistentes mensagens, o candidato não respondeu.

2) Quais cargos já exerceu que, em seu entender, o credenciam a ser prefeito de Guarulhos? O candidato não respondeu, mas, o que se sabe é foi secretário de Serviços Públicos na gestão de seu pai na Prefeitura de Guarulhos, no final dos anos 1990.



WAGNER FREITAS - PTB - 14 VICE: MAGNA FREITAS - PTB diferentes grupos; implantar núcleos de fomento às artes; exposição itinerante nas escolas e parques, de obras de artistas da cidade; * Implantação de gestão política apartidária, com a participação de diversos setores da sociedade, visando desenvolvimento voltado para um futuro economicamente sustentável; construção de centro de exposições para eventos, gerando riquezas e empregos diretos e indiretos ao município; incentivar o novo empreendedor, auxiliando didaticamente na instalação de novas empresas ou de ampliação das já existentes; *Priorizar a informática e as novas linguagens de comunicação como aspectos indissociáveis do processo educacional; garantir formação permanente e a valorização dos educadores, bem como a reorientação curricular dos mesmos; incentivar o papel da escola nas campanhas educativas sobre cidadania, segurança, meio ambiente, saúde e trânsito, entre outras; * Assegurar ao funcionalismo programa de capacitação, valorizando o plano de carreira e o crescimento profissional;

Legenda: PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira CNPJ: 25.503.347/0001-88 Valor do Anúncio: R$780,00

ALGUMAS PROPOSTAS * Efetuar reformas em ginásios de esporte abandonados pela atual administração; construção de um estádio municipal de futebol com capacidade para abrigar jogos de nível profissional, aliado ao conceito de arena multiuso; investir no esporte de alto rendimento, buscando parcerias com a iniciativa privada, resgatando a “Guarulhos Campeã” de Jogos Abertos do Interior; dotar todos os campos da cidade com grama sintética; patrocinar a participação de atletas em competições municipais, regionais e estaduais; * Estudos visando à instalação de uma usina verde, para incineração de lixo e resíduos com produção de energia de forma sustentável; ampliação das redes de abastecimento de água e esgoto sanitário; formação de comitê municipal com objetivo de tratar 100% do esgoto produzido; * Incentivar a formação cultural, independente da linguagem artística e seus

RESPOSTAS A PERGUNTAS ESPECÍFICAS 1) O sr. alega que não pôde fazer uma gestão melhor na Secretaria de Esportes, porque não tinha verba. Não teria sido melhor, então, sair logo, denunciando a falta de estrutura da Secretaria? Apesar de insistentes mensagens, o candidato não respondeu. No debate na Câmara Municipal, disse que é homem de palavra e que não é de abandonar as tarefas que assume.

2) Como fará para ter apoio no Legislativo, sem lotear a administração com os vereadores? Apesar de insistentes mensagens, o candidato não respondeu.


[ cursos ]

[ serviços ]

[ transporte ]

[ limpeza ]

[ estĂŠtica automotiva ] [ odontologia ]

Anuncie aqui a partir de

R$ 100,00 2461-9310 [ fotografia ]

[ youtube ]

Quem curte carros precisa conhecer

pedindo passagem [ 31

]


[ 32

]


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.