Issuu on Google+

r e v i s t a

Ilustração: Douglas Caetano

Guarulhos 16/9/2011 - ano 2 - nº 96 www.revistaweekend.com.br

Sonhos Ganhar na loteria, encontrar o amor verdadeiro, conhecer o mundo... Tudo é possível em apenas uma noite

Prevenção Palestra fala sobre os riscos do álcool e de outras drogas

Verão

Cuidado

Polêmica

Saias e vestidos longos ganham espaço nas lojas

Filtro solar deve ser usado até para dirigir

Computador e TV causam danos à visão?


[ FRASES ] r e v i s t a

“Minhas heroínas não são patricinhas fúteis, são mães-coragem”

Diretor Responsável: Valdir Carleto (mtb 16.674) valdir@revistaweekend.com.br

Aguinaldo silva, autor de “Fina estampa” fala sobre a personagem Griselda, vivida por Lilia Cabral

Editor Executivo: Fábio Carleto fabio@revistaweekend.com.br

Editora Assistente: Vivian barbosa (mtb 56.794) vivian@revistaweekend.com.br

Redação: Amauri eugênio Jr. amauri@revistaweekend.com.br

elís Lucas elis@revistaweekend.com.br

tamiris monteiro tamiris@revistaweekend.com.br

tatiana soledade tatiana@revistaweekend.com.br

Val oliveira val@revistaweekend.com.br

Fotografia: márcio monteiro marcio@revistaweekend.com.br

rafael Almeida rafael@revistaweekend.com.br

Supervisor de Produção: rogério A. Hanssen rogerio@revistaweekend.com.br

Design Gráfico: douglas Caetano, richard Gutierrez e mariana Vasquez

Comercial: Ana Guedes, Jac brandão, Patrícia matos, thaís tucci e Laila Inhudes

Administrativo:

“Colocava quatro calças para aumentar minha bunda” Atriz Grazi massafera, em entrevista a revista “tPm”

“Só Deus vai me aposentar” Paulo maluf, deputado federal (PP-sP), que completou 80 anos

“Fiz a primeira plástica aos 38 anos; o meu rosto foi todo recortado. Hoje, jamais faria aquilo” Atriz regina duarte, em entrevista à revista “Contigo!”, ao ser questionada sobre os tratamentos que faz por causa da tV

Viviane sanson

Impressão: editora Parma - tel: (11) 2462-4000

r e v i s t a

tiragem: 15 mil exemplares distribuição gratuita em condomínios, displays em pontos comerciais de grande fluxo, e em locais com salas de espera

4

“Acredito que beleza não sustenta a carreira” Ator thiago Fragoso, em entrevista para o jornal “extra”, sobre sua carreira

“Eu gosto de homens exóticos” 30 anos de Jornalismo com responsabilidade social Av. João bernardo medeiros, 74, bom Clima, Guarulhos. Tel.: (11) 2461-9310.

modelo Isabeli Fontana, que agora namora rohan marley, filho de bob marley, em entrevista à Caras online


[ CLICK ] /// VAMOS CUIDAR DO MEIO AMBIENTE A turma da mônica dá dicas e alertas importantíssimos sobre cuidados com o meio ambiente. Você também pode aprender e ensinar seus amiguinhos e amiguinhas. Confira em nosso canal no YouTube.

/// COLUNA DO CARLETO Ponto positivo para os estabelecimentos comerciais, como o Frans Café, que instalaram recipientes adequados para os fumantes depositarem suas bitucas de cigarro. E uma dica para os que fumam e, por não encontrar onde jogar as bitucas, acabam atirando-as na rua ou nas calçadas: já existem pequenos estojos, com tampa, que dá para carregar nas bolsas delas ou nos bolsos deles. Bueiro é que não rima com bituca, mesmo!!

LADO DE FORA NÃO EXISTE Quando será que as pessoas entenderão que o lado de fora não existe? Quero dizer: jogar qualquer coisa pela janela do carro, do escritório, de casa, seja lá de onde for, não é racional, porque todo esse lixo continua aqui no nosso planeta. Do bueiro vai para as galerias, dali para o córrego, depois para o rio e para o mar. É sujeira que provoca enchentes, mau cheiro, polui os oceanos, envenena os peixes e volta para a nossa mesa. Será que é tão difícil compreender isso?.

PROJETO POLÊMICO Considerando que morre muita gente por causa de motoristas que dirigem embriagados, o vereador Floriano Pesaro (PSDB) apresentou Projeto de Lei na Câmara Municipal de São Paulo, que visa a proibir a venda de bebidas alcoólicas nas lojas de conveniência de postos de combustíveis. Se direção e álcool não se misturam, por que postos podem vender cerveja? Será que passa na Câmara? Será que se virar lei, pega?

SE FOR COMO AQUI... Em Guarulhos, como em todo o Brasil, há leis que pegam e outras que não pegam. Algumas daqui que não saíram do papel: tempo máximo em fila de banco, obrigatoriedade de funcionamento de todos os check-outs de super16 de setembro de 2011

mercados e a que determina a cobrança de fração de hora e veda nos estacionamentos.

AUTOSHOPPING ANIVERSARIA Comemorando seu quinto aniversário, o Autoshopping Internacional oferece de 16 a 25 de setembro, algumas vantagens serão oferecidas aos consumidores, como: até cinco anos para pagar e descontos de até R$ 3.500. São 48 lojas e cerca de 1.500 opções de veículos.

VANDALISMO Á área cedida pela Prefeitura à Guarucoop (Cooperativa de Taxistas do Aeroporto), no fim da rua Vitor Costa, próximo ao Paraventi, teve o muro de placas totalmente destruído.

/// STREET DANCE Um talentoso artista de rua mostra todo o seu gingado em uma performance espetacular. os movimentos do corpo acompanham as batidas de instrumentos dando a sensação que o homem é feito de borracha. Confira em nosso canal no YouTube.

NÃO CUSTA FALAR Na lançamento do edital de licitação do trecho Norte do Rodoanel, com a presença da presidente Dilma Roussef e do governador Geraldo Alckmin, o prefeito Sebastião Almeida cobrou a necessidade de dotar Guarulhos de uma ligação por trilhos com o Metrô. Água mole em pedra dura...

CONSELHO METROPOLITANO O governador Alckmin empossa, no dia 20, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), que contará com os prefeitos dos 39 municípios envolvidos, bem como representantes do Governo do Estado. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, o Conselho será a principal instrumento de deliberação sobre planos, projetos, programas, e obras estratégicas a serem executados. Entre as áreas de atuação do colegiado, estão o planejamento, mobilidade urbana e sistema viário regional, habitação e meio ambiente.

/// AI SE EU TE PEGO o garotinho Vitor Alves tem três aninhos e parece não se intimidar diante da câmera. Canta com desenvoltura o “Ai se eu te pego”, sucesso do cantor sertanejo michel teló. Confira em nosso canal no YouTube.

Seja parte da Weekend! Participe e ajude a bombar esta página, mandando suas sugestões de vídeos, sites, fotos e curiosidades para redacao@revistaguarulhos.com.br ou nas redes sociais: /revistaweekend

/weekendrevista

/weekendrevista

r e v i s t a

BITUCAS INCÔMODAS

5


[ ACONTECEU ] Foto: Divulgação

A virada do trilhão Na terça-feira, 13, o impostômetro – medidor de impostos arrecadados no Brasil -, atingiu a marca de R$ 1 trilhão. Por todo o país, muitas manifestações foram feitas em protesto contra as taxas tributárias imputadas à população. Em Guarulhos, o apitaço organizado pela ACE – Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos - fez muito barulho e contou com a participação de populares, na rua Dom Pedro II, no Centro. Segundo a entidade, de 1º de janeiro a 13 de setembro, o guarulhense engordou os cofres públicos com mais de 2.569 bilhões em impostos pagos.

Foto: Silvio Siqueira/PMG

/// 41ª OLIMPÍADA COLEGIAL O ginásio Thomeozão foi palco, no sábado (10), da abertura da 41ª Olimpíada Colegial Guarulhense. O evento, que já é tradicional na cidade, contou com a participação de autoridades e aproximadamente cinco mil alunos. Na ocasião, Jean Pierre Herman, ex-interventor federal e criador da Olimpíada, entregou uma medalha de 1971, ano da primeira edição da competição, a Alberto Serra Pinto, há 31 anos na organização da Olimpíada e coordenador-geral das 15 últimas edições.

Vencedora da melhor idade

8

MH

No feriado de 7 de

A Coordenadoria da Juventude organizou, durante os

setembro, a atleta

dias 8 e 9 de setembro, a Feira do Estudante de Guaru-

guarulhense Maria

lhos, que atraiu mais de cinco mil pessoas de diversos

de Fátima e Silva,

bairros da cidade. Além de realizar testes vocacionais e

60 anos, venceu

obter informações sobre o ENEM (Exame Nacional do

a 3º Corrida da

Ensino Médio), carreiras e como estudar fora do país, os

Independência de

participantes concorreram a bolsas de estudos de insti-

Guararema. Ela, que

tuições como FIG (Faculdades Integrada de Guarulhos),

também representa

UNG (Universidade Guarulhos), Torricelli, Eniac e ESPA

Guarulhos nos Jogos

(Escola Superior Paulista de Administração).

Regionais do Idoso (JORI), concluiu os Foto: Márcio Lino/PMG

r e v i s t a

/// FEIRA DO ESTUDANTE

oito km de percurso da prova em 48 minutos e levou a medalha de ouro.


Foto: Rafael Almeida

[ TENDÊNCIA ]

Saias e vestidos longos são a aposta da vez

r e v i s t a

a 10

Por Tamiris Monteiro

s saias e os vestidos longos estarão em alta no Verão. Inspirados na década de 70 – período em que os modelos reinaram absolutos no guarda-roupa feminino –, as peças, que já foram vistas com frequência neste inverno, ganharam cara nova para compor os looks da estação mais quente do ano. Além de confortável e feminina, as modelagens podem ser vistas nas vitrines de vários estilos. As estampas podem ser tanto lisas como florais. As cores passam pelos tons neutros, como o branco e o nude, e também por colorações quentes como laranja e amarelo. As alternativas permitem fazer uma série de combinações e agradar a todos os estilos. Para Aline Campos, proprietária e sócia da loja Espaço Allure, em Guarulhos, as saias e vestidos podem adaptar-se facilmente a qualquer estilo. “Àquelas que são adeptas ao estilo hippie chic podem


colocar uma blusinha básica, colares coloridos e uma rasteirinha. Já quem prefere o clássico pode optar por saia longa de cintura mais alta e uma blusa básica de um tecido mais nobre, como seda ou crepe. As mais modernas podem abusar das cores quentes em saias de malha ou listradas”, explica. Para não comprometer o visual, o bom gosto vem em primeiro lugar. Mas, evitar o uso de muito volume na composição, harmonizar a saia ou o vestido com peças básicas e abusar dos acessórios são sempre boas opções. Outra dica necessária é a escolha dos calçados. “Os sapatos são importantíssimos na produção. Os sociais, tais como scarpins e sandálias finas são dispensáveis. O ideal é combiná-las com clogs, anabelas, espadrilles, rasteirinhas e até mesmo chinelos” afirma. 16 de setembro de 2011

Geralmente, os longos são considerados bons para as mulheres altas, mas Aline diz que as de baixa estatura não precisam ter medo de usar a roupa. “As baixinhas podem, sim, usar saias longas! Caso contrário, elas nunca iriam usar longo em festas, não é mesmo?!”, pontua. Contudo, a produção sempre deve ser usada a favor do corpo e, nesse caso, o look deve passar a sensação de alongamento. Para isso, deve-se dar preferência às saias de cintura alta. As peças a serem combinadas com o resto do visual devem seguir o mesmo padrão de cor, pois a monocromia - caráter ou qualidade do que tem apenas uma cor - ajuda a alongar. Manter a cintura marcada e deixar a proporção do tronco menor do que a perna também ajuda a amenizar os centímetros a menos. ■■

r e v i s t a

Fotos: Divulgação

11


[ SAÚDE ]

Por Elis Lucas

Osteoporose:

Divulgação

saiba o que é e como preveni-la

r e v i s t a

a

12

o pensar na palavra osteoporose, normalmente o que vem à mente é uma doença óssea que acomete idosos. De fato, é basicamente isso, porém não é exatamente na terceira idade que ela é desenvolvida. Afinal, os ossos, que desde que nascemos estão em constante evolução, após os 30 anos tendem a agir de modo contrário e começam a perder sua força e robustez, o que fica ainda mais evidente nessa fase da vida. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a osteoporose tem como

características a diminuição da Densidade Mineral Óssea (DMO) e a desestruturação de sua microarquitetura e resistência, o que leva o osso a um estado de fragilidade, aumentando o risco de ocorrer fraturas. Além disso, ela pode ser dividida em dois grupos: a osteoporose primária - quando não há outra patologia que justifique sua ocorrência e quando há diminuição de estrogênios (hormônio feminino) após a menopausa ou da aquisição insuficiente de massa óssea durante a fase de crescimento da pessoa. E a osteoporose


www.netcombo.com.br

10 mega = R$ 49,90 /mêS *

até o final do ano, no net combo

+wi-fi gRÁtiS

4004-8844

*Oferta válida até 30/09/2011, para novas assinaturas do NET Vírtua 10 mega por R$ 49,90, no pacote NET Combo, na contratação simultânea da NET (TV por assinatura) na Seleção Compacto, do NET VÍRTUA na velocidade de 10 Mega e do NET FONE no plano Fale Light, na promoção Fale do Seu Jeito (Portabilidade), por R$ 99,90 por mês, nos quatro primeiros meses (proporcional aos dias utilizados a partir da data de instalação mais os três meses subsequentes), mais custos de ligações realizadas. Após este período, o valor do NET Combo será reajustado para R$ 109,90 por mês. O custo das ligações realizadas será adicionado ao valor do pacote mensal. Oferta válida no plano de serviços Conforto Fidelidade, exclusivamente para opção de pagamento via débito automático e mediante compromisso de permanência mínima de 18 meses com o NET Vírtua e de 12 meses com a NET (TV por assinatura). Em caso de cancelamento, será cobrada multa de até R$ 360,00. A velocidade anunciada de acesso e tráfego na Internet é a nominal máxima podendo sofrer variações decorrentes de fatores externos. O provedor de acesso gratuito não inclui nenhum serviço adicional além do provimento de acesso à Internet. Consulte velocidades disponíveis em sua região. Os equipamentos disponibilizados pela NET deverão ser devolvidos na rescisão do contrato ou quando houver necessidade em razão de eventual solicitação de alteração do plano. A promoção Fale do Seu Jeito, exclusiva para portabilidade numérica, consiste na isenção da franquia mensal do plano Fale Light, exclusiva para clientes que portarem o número telefônico de outra operadora para o serviço de telefonia fixa NET Fone via Embratel no plano Fale Light e adquirirem o serviço de banda larga NET Vírtua com velocidade a partir de 1Mbps e/ou o serviço de TV por assinatura, exceto Seleção Conexão e Seleção Compacto. A partir do 7º mês de adesão, somente terão direito a permanecer nesta promoção os clientes que apresentarem, a cada período de três meses, um consumo mínimo de 300 minutos em ligações. Excluem-se desse consumo as chamadas locais gratuitas realizadas para outro NET Fone e as chamadas de longa distância (exceto as realizadas com o código 21 da EMBRATEL). Caso o cliente não utilize o mínimo de 300 minutos no trimestre, passará a pagar a franquia do plano Fale Light, da qual serão abatidos os valores referentes às ligações, sendo ainda devido o valor excedente à franquia mensal, se houver. As ligações de NET Fone para NET Fone do mesmo DDD e os serviços inteligentes serão grátis por tempo indeterminado. O modem Wi-fi será concedido gratuitamente na assinatura dos três produtos anunciados. O sinal do modem Wi-fi pode sofrer limitações de acordo com obstáculos e distância do local de acesso da internet. Consulte disponibilidade técnica para instalação em seu endereço, características dos serviços e condições de aquisição, inclusive individualmente, dos serviços apresentados através do site www.netcombo.com.br. Serviço de telefonia local fornecido pela Embratel, com base no Termo de Autorização 219/2002/SPB-Anatel.


Divulgação

r e v i s t a

[ SAÚDE ]

14

secundária - quando a perda óssea tem como causa outra doença, um distúrbio alimentar ou determinada medicação. A falta de exercícios físicos, alimentação pobre em laticínios (produtos que têm o leite como principal elemento de composição – como manteiga, queijos, iogurtes, entre outros), aliada ao consumo de tabaco, álcool e de café em excesso, estão entre os fatores de risco para o desenvolvimento de fraturas por fragilidade. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, as mulheres pós-menopausa são as que mais sofrem com a doença - o que constatou também a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF - International Osteoporosis Foundation), que estima que a osteoporose afetará 200 milhões de mulheres em todo o mundo, cerca de um décimo das mulheres com 60 anos, um quinto das mulheres com 70 anos, dois quintos das mulheres com 80 anos e dois terços das mulheres com idade acima de 90. No Brasil, cerca de dez milhões de pessoas sofrem com a doença. Não à toa, a data 20 de

outubro celebra o Dia Mundial da Osteoporose, um ato para chamar a atenção para o problema. Mas, já que toda ação tem uma reação, entenda a doença como uma reação do corpo. Cabe a cada um preveni-la como puder. As recomendações da National Osteoporosis Foundation (Fundação Nacional da Osteoporose) são: seguir uma dieta rica em cálcio e vitamina D; ter uma vida saudável, evitando fumar ou abusar de álcool; e praticar exercícios físicos o que melhora o equilíbrio e confiança, fatores valiosos na prevenção de quedas. Estudos têm demonstrado que indivíduos que praticam tai chi chuan (estilo de arte marcial chinesa reconhecido também como uma forma de meditação em movimento) têm uma redução de 47% nas quedas. Além disso, tal prática pode ser benéfica para retardar a perda óssea na pós-menopausa, revela a IOF. Amanda König, personal trainer especialista em idosos, afirma que a caminhada e a musculação também são exercícios recomendados para melhorar a qualidade de vida dos que sofrem com o problema nos ossos. ■■


Porcelanatos rústicos e polidos. Pastilhas de vidro, pisos laminados, revestimentos especiais, mármores, banheiras, metais, cubas e muito mais.

Visite nossa loja e confira. ATENDIMENTO ESPECIALIZADO, PROJETOS PERSONALIZADOS E AS MELHORES MARCAS. R u a Ta p a jó s , 242 . G uarul hos . SP - t. 1 1 24 0 8 . 5 8 5 1 - i n fo @ b re n d e l l i .com. b r


[ CUIDADOS ]

Previna-se! Protetor solar é fundamental até na hora de dirigir

Por Elís Lucas

r e v i s t a

m

16

uito se ouve falar sobre o uso do protetor solar que, por sinal, as pessoas costumam usar com mais frequência quando expostas ao sol em piscinas ou praias. Porém, o que cabe ressaltar entre tudo o que já foi dito ou escrito sobre, é que mesmo dentro do carro, ainda mais no caso do condutor, há a necessidade de proteger-se contra a radiação solar ultravioleta, conhecida como UV, que pode causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Em um estudo publicado no The Journal of the American Academy of Dermatology, em que pesquisadores da St. Louis University School of Medicine examinaram registros de mais de mil pacientes encaminhados para tratar o câncer de pele, foi constatado que pessoas que tinham passado grande parte do tempo conduzindo um carro eram mais propensas a desenvolver a doença do lado esquerdo de seus corpo e rosto - o lado mais exposto à luz solar durante a condução. Inclusive, em pacientes com melanoma cutâneo (tipo de câncer de pele que tem origem nos melanócitos - células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) maligno, a forma mais letal deste câncer, 74% dos tumores foram encontrados do lado esquerdo, em comparação com 26% à direita. Diante desses dados,

Rafael Almeida

o que a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do CDE – Centro de Dermatologia e Estética -, orienta é não se expor ao Sol entre o horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos. “Mesmo em outros períodos do dia, recomenda-se a utilização de proteção extra como chapéu, guarda-sol, óculos escuros, roupas com fotoproteção e filtros solares com fator maior do que 30”, afirma. O câncer de pele, que tem predominância em adultos brancos, pode surgir a partir da pele normal ou de uma lesão pigmentada. “Na pele normal, a doença se dá após o aparecimento de uma pinta escura de bordas irregulares acompanhada de coceira e descamação. Já em casos de lesão pigmentada pré-existente ocorre aumento no tamanho, alteração na coloração e na forma da lesão, que passa a apresentar bordas irregulares”, explica a dermatologista, que também é chefe do Departamento de Fototerapia do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Associação Pele Saudável, Instituto BWS. Para o tratamento, a cirurgia é a mais indicada. A radioterapia e a quimioterapia também podem ser utilizadas dependendo do estágio da doença. “Quando há metástase, o melanoma é incurável na maioria dos casos. A estratégia de tratamento para o quadro avançado passa a ser, então, aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente”, finaliza a dermatologista. ■■


[ CAPA ]

O misterioso mundo dos sonhos Por Vivian Barbosa / Ilustração Douglas Caetano

Conhecer lugares distantes em pouco tempo, viajar sem calcular distâncias, conhecer reinos antigos e futuristas, ser feliz com um amor que ainda nem conhece, morrer e renascer, voar... Tudo isso pode acontecer com qualquer pessoa. Afinal, de acordo com especialistas, todo mundo sonha.

r e v i s t a

n 18

ão é de hoje que as pessoas se perguntam como os sonhos são formados e porque eles acontecem. Mas, esse mistério intrigante ainda não tem explicações 100% concretas. A psicologia e a neurologia estudam os possíveis motivos dos sonhos há muito tempo. As respostas partem de princípios diferentes, mas, no fundo, complementam-se. A neurociência trabalha com a tese de que os sonhos existem para exercitar a memória recente. Já a psicanálise entende que os sentimentos reprimidos precisam ser compensados de alguma maneira – o que acontece durante os sonhos. Quem explica é a psicóloga comportamental Simone Ono. “Existem acontecimentos que não tomamos conta. Permanecem, por assim dizer, abaixo do limiar da consciência. Aconteceram, mas foram absorvidos subliminarmente sem o nosso conhecimento consciente. Tais fatos só serão

percebidos em algum momento de intuição, por um processo de intensa reflexão ou por indagação, que nos leva à compreensão do que deve ter acontecido. E apesar de termos ignorado a importância emocional e vital deles, mais tarde brotam inconscientemente, talvez em forma de sonhos, como uma espécie de segundo pensamento”, completa. Os sonhos acontecem com todos. Simone explica que tanto a psicologia quanto a neurociência concordam nesse sentido. “Sonhamos, em média, de quatro a cinco vezes por noite. O que acontece é que nem todas as pessoas lembram-se do que houve durante o sono. Simone conta que um neurotransmissor chamado noradrenalina é liberado à noite para consolidar memórias recentes. Quando alguém acorda ou levanta bruscamente, a descarga do neurotransmissor é maior, e causa o esquecimento do “resto” dos sonhos.


16 de setembro de 2011

fácil. Por isso, muitas vezes, é preciso buscar ajuda de profissionais. Simone explica que a análise criativa é uma das formas de decifrá-los. “Trata-se de uma forma de terapia que busca tornar conscientes os conteúdos inconscientes a fim de entender o que determinado sonho realmente significou”. Todos os sonhos são especiais. Mas existem alguns que podem dizer algo além do que foi “vivido”. Arhan afirma que é difícil identificar se há ou não alguma mensagem especial em um sonho. Para compreender bem o que cada um significa é preciso praticar o autoconhecimento para saber mais sobre os sentimentos reprimidos dentro de si. O profissional pode ajudar a contextualizar o sonho, mas as respostas estão na cabeça de cada um. “Não adianta dar um livro para quem não sabe ler. É o mesmo que explicar que emoções e desejos estão sendo vividos nos sonhos, se a pessoa não conhece bem seus próprios sentidos”, completa o tarólogo.

r e v i s t a

O tarólogo e terapeuta Arhan Sérgio Padovan afirma que a psique do ser humano é muito inteligente. Por isso, muitas vezes os sonhos não são lembrados. “O inconsciente não tem moral, ou seja, ele pode transformar qualquer sentimento reprimido em sonho. Mas, nem sempre o ser humano está preparado para conviver com tais sentimentos e por isso ‘bloqueia’ o que foi feito ou vivido durante um sonho”. Ele completa dizendo que sonhar é a melhor forma de equilibrar a mente, evitando, inclusive, problemas psicológicos graves como a neurose e a psicose, que são causados pelo desequilíbrio das emoções e dos desejos reprimidos. “É comum ouvir relatos de pessoas que quando estão em tratamento terapêutico voltam a lembrar-se dos sonhos. O inconsciente reconhece a capacidade de administrar melhor as emoções e libera as informações vivenciadas”, conclui. Analisar um sonho não é tarefa

19


[ CAPA ]

/// O QUE ELES SIGNIFICAM?

r e v i s t a

Além de relacionar as emoções e as memórias recentes, muitos acreditam que todos os sonhos têm significados. É comum encontrar sites na internet que relacionam objetos, animais e até acontecimentos com um significado como, por exemplo, dizer que sonhar com um dente caindo traduz morte ou que uma árvore seca possa representar algum aborrecimento. Mas será que isso é verdade? Ahran explica que os significados dos sonhos são individuais, mas que os arquétipos são boas ferramentas para compreendêlos melhor. Trata-se de símbolos que tem representação universal. “Um arquétipo pode ser um velho de barba branca, por exemplo, que representa a sabedoria, assim como um imperador ou um rei. Caveiras, em geral, são arquétipos que representam morte. O arquétipo mãe também é comum, mas pode causar confusão na interpretação. Sonhar com a mãe não significa que ela represente a mãe de verdade. Ela pode estar fazendo o papel de mãe psíquica, que comanda as informações do consciente. Relacionar os sonhos com símbolos pode funcionar, mas os profissionais reforçam que é preciso analisar o dia a dia, os sentimentos e os desejos para compreender o que cada sonho quer dizer. Boa noite e bons sonhos!

20

Serviço Simone Ono Ono.simone@gmail.com Arhan Padovan www.arhan.com.br Espaço Entrevidas 11 3868-4624


soulcom.com.br

Buffet de almoço Capannone. Preço de dar água na boca.

Buffet de saladas, massas especiais e frutas da estação R$ 29 , 00

Às 2 as feiras, fechado para eventos. Aos sábados tem Feijoada completa com música ao vivo • R$ 39, 00

Rua Lázaro Bueno Oliveira, 92 • Travessa da Av. Paulo Faccini • Próximo ao Carrefour sentido Dutra Reservas e Eventos: 11 2441 3231 • Guarulhos • SP • www.capannone.com.br


[ CAPA ]

/// VOCÊ SABE O QUE É VIAGEM ASTRAL? A viagem astral costuma ser associada ao esoterismo. Mas, na verdade, trata-se de uma experiência vivida fora do corpo físico através de um estado sutil, que acontece enquanto as pessoas dormem. Marcello Cotrim, terapeuta, espiritualista e diretor do Espaço Entrevidas, explica que o corpo em estado sutil desloca-se para dimensões extrafísicas, visitando locais diversos, sempre de acordo com a afinidade vibratória de cada um. “Todos podem desencandear tal experiência. Porém, nem todos se lembram por conta do grau de lucidez de cada um durante o sono. Alguns exercícios práticos ajudam no desenvolvimento e controle da viagem astral”, completa. No príncipio da saída do corpo, é comum sentir o estado vibracional, quando ocorre uma grande sensação de tremor interno. Além disso, Marcello cita o embalonamento extrafísico, que é uma impressão de inchaço no corpo. A catalepsia extrafísica também pode ocorrer. O terapeuta explica que é o momento em que a saída do corpo inicia e a pessoa ainda tem lucidez no ambiente físico, mas já não consegue controlar o corpo, o que causa sensação de rigidez e ausência de controle dos movimentos. “Tontura e ondas de arrepio também condizem com o momento”. O sonho é composto por imagens oníricas e fantasiosas, com elementos simbólicos que combinam com os desejos reprimidos no subconsciente. “O sonho irreal é de grande importância para análise da psique, pois ajuda a conhecer melhor o universo emocional de cada um. Na projeção astral, que é um fenômeno real, os sonhos são vividos em espaços dimensionais. Enquanto o primeiro não tem muita lógica, a viagem permite contato com elementos presentes, tornando-a semelhante às experiências vividas durante a vigília física”, finaliza.

r e v i s t a

Marcello Cotrim apresenta o Programa Entrevidas na Rádio Mundial FM, em São Paulo.

22


KG2 / MKT UnG – 09/2011

LICENCIATURAS BACHARELADOS TECNOLÓGICOS

Prova

24 ou 25 de setembro

247

MENSALIDADES A PARTIR DE

R$

Você escolhe a data

*

* Valor promocional, válido exclusivamente para pagamento até o último dia bancário do mês anterior ao vencimento e não cumulável com nenhum outro benefício. Valor promocional válido exclusivamente para calouros ingressantes no primeiro semestre de 2012, para as parcelas da primeira semestralidade de 2012. Consultar valor regular das parcelas sem desconto e “Regulamento de Bolsas” no portal www.ung.br

* Valor promocional, válido exclusivamente para pagamento até o último dia bancário do mês anterior ao vencimento e não cumulável com nenhum outro benefício. Valor promocional válido exclusivamente para calouros ingressantes no primeiro semestre de 2012, para as parcelas da primeira semestralidade de 2012. Consultar valor regular das parcelas sem desconto e “Regulamento de Bolsas” no portal www.ung.br

VALORES PROMOCIONAIS UNIDADE GUARULHOS-CENTRO BACHARELADO MANHÃ Administração ..................................373,00* Arquitetura e Urbanismo ..................534,00* Biomedicina......................................567,00* Ciência da Computação ....................364,00* Ciências Biológicas ...........................366,00* Ciências Contábeis ............................386,00* Design (Desenho Industrial) .............694,00* Direito...............................................567,00* Educação Física .................................427,00* Enfermagem .....................................534,00* Farmácia ...........................................578,00* Fisioterapia .......................................604,00* Jornalismo ........................................404,00* Nutrição ............................................471,00* Odontologia......................................840,00* Psicologia .........................................404,00* Publicidade e Propaganda................404,00* Química ............................................364,00* Serviço Social....................................366,00* Turismo .............................................320,00*

NOITE 449,00* 641,00* 626,00* 396,00* 407,00* 427,00* 694,00* 631,00* 514,00* 587,00* 631,00* 620,00* 449,00* 525,00* 840,00* 449,00* 449,00* 407,00* 407,00* 407,00*

LICENCIATURA MANHÃ Artes Visuais - Ed. Artística ...............407,00* Ciências Biológicas ...........................366,00* Educação Física .................................427,00* Química ............................................364,00*

NOITE 407,00* 407,00* 514,00* 407,00*

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA MANHÃ Comunicação Institucional (Novo)...247,00* Fotografia (Novo) ............................247,00* Gastronomia .....................................693,00* Gestão Ambiental .............................318,00* Gestão Comercial ..............................318,00* Gestão da Qualidade.........................318,00* Gestão de Recursos Humanos...........318,00* Gestão Financeira .............................318,00* Gestão Hospitalar (Novo).................247,00* Logística ...........................................318,00* Marketing .........................................318,00* Produção Publicitária (Novo) ...........247,00* Radiologia ........................................374,00* Redes de Computadores ...................318,00* Sistemas para Internet .....................318,00* Tecnologia da Informação ................318,00*

UNIDADE GUARULHOS-DUTRA NOITE 318,00* 318,00* 693,00* 318,00* 318,00* 318,00* 318,00* 318,00* 318,00* 318,00* 318,00* 318,00* 374,00* 318,00* 318,00* 318,00*

UnG Nos cursos tecnológicos da dois você se forma no máximo em para anos e meio e pode ir direto a pós-graduação.

Acesse o site www.ung.br e conheça os cursos oferecidos nas unidades de Itaquá e São Paulo.

NOTA 4

DE 5 POSSÍVEIS NA AVALIAÇÃO DO MEC

11 2475-8300 | www.ung.br

BACHARELADO MANHÃ Administração ..................................373,00* Ciências Contábeis ........................... 386,00* Engenharia Ambiental......................578,00* Engenharia Civil................................578,00* Engenharia de Produção...................578,00* Engenharia Mecânica .......................578,00* Medicina Veterinária .....................1.067,00*

NOITE 427,00* 427,00* 640,00* 640,00* 640,00* 640,00* 1.067,00*

LICENCIATURA MANHÃ Letras - Português/Inglês .................318,00* Matemática ......................................318,00* Pedagogia.........................................318,00*

NOITE 318,00* 318,00* 318,00*

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA MANHÃ Eventos (Novo)................................. 247,00* Gestão Ambiental .............................318,00* Gestão Comercial ..............................318,00* Gestão da Qualidade.........................318,00* Gestão de Comércio Exterior ............318,00* Gestão de Cooperativas (Novo)........ 247,00* Gestão de Produção Industrial .........318,00* Gestão de Recursos Humanos...........318,00* Gestão Financeira .............................318,00* Gestão Pública (Novo) ..................... 247,00* Logística ...........................................318,00* Marketing .........................................318,00* Negócios Imobiliários (Novo)........... 247,00* Processos Gerenciais (Novo) ............ 247,00* Secretariado (Novo) ......................... 247,00* Transporte Aéreo ..............................318,00*

NOITE 318,00* 318,00* 318,00* 318,00* 318,00* 318,00* 318,00* 318,00* 318,00* 318,00* 318,00* 318,00* 318,00* 318,00* 318,00* 318,00*

PROVA TRADICIONAL


[ POLÊMICA ]

De olho na visão do seu filho Ficar horas em frente ao computador ou à TV é prejudicial? Por Tatiana Soledade

Banco de imagens

r e v i s t a

n 24

os dias atuais, uma das cenas mais comuns em um lar são crianças que ficam horas a fio em frente ao computador ou à TV jogando videogame. O que para elas é pura diversão, para os pais é preocupação com a saúde visual, pois acreditam que danos serão inevitáveis. O médico oftalmologista Carlos Tomoaki Watanabe afirma que os pais podem livrar-se desse receio, pois a situação não põe em risco a visão, exceto em casos específicos. Monitores e telas de LCD não emitem raios nocivos, segundo o médico. “No passado, era comum os pais pedirem aos filhos para não ficar muito próximos à tela da televisão. Tinham a crença de que os raios eram prejudiciais. O tempo passou, a tecnologia avançou e nada mais disso tem cabimento”. Quanto aos casos específicos, Watanabe diz tratar-se de irritações oculares crônicas que afetam duas a cada 15 crianças. Segundo ele,

nesses casos, o que aguça essa irritação é o fato do piscar pouco ao ficar tanto tempo defronte ao monitor ou à tela, já que geralmente dispensa atenção quase total ao que está fazendo. “É uma cadeia de acontecimentos. O piscar pouco causa ressecamento no olho, o que leva à ardência, irritação, coceira e visão embaçada. A criança então coça os olhos e pode levar bactérias a eles por meio das mãos sujas. Todo o processo pode culminar em sérios problemas como até a deformidade da córnea”. O médico conta que muitos são os pais que procuram seu consultório com tal preocupação sobre monitores e telas. “Eu os tranquilizo, mas oriento a ficarem atentos para o fato de seus filhos coçarem os olhos, já que tal atitude é sempre ruim. Diante de qualquer anormalidade, o correto é procurar o oftalmologista de confiança, e jamais aplicar nos olhos produtos por conta própria, como água boricada ou soro fisiológico”.


รšLTIMA FASE DE VENDAS. APROVEITE!

10 0 %

ADO E RE GI OV PR

DO RA ST

A

LOTEAMENTO RESIDENCIAL E COMERCIAL | ENTREGA A PARTIR DE MAIO DE 2012.

Foto do local.

INFRAESTRUTURA

COMPLETA โ€ข ASFALTO โ€ข รGUA E ESGOTO

โ€ข GUIAS E SARJETAS โ€ข ENERGIA ELร‰TRICA โ€ข ILUMINAร‡รƒO PรšBLICA

Foto do local.

FACILITAMOS EM ATร‰ 240 VEZES DIRETO COM O EMPREENDEDOR. CORRA PARA O PLANTรƒO: AV. CARMELA THOMEU, OU LIGUE:

(11) 2413-0202 โ€“ WWW.SYLMARIMOVEIS.COM.BR

Plantรฃo e Vendas:

Realizaรงรฃo e Desenvolvimento:

&5(&,-

Coordenaรงรฃo:

Loteamento aprovado e registrado na R2 da matrรญcula 86.542 do 1ยบ O๏ฌcial de Registro de Imรณveis do Municรญpio de Guarulhos/SP.


[ FOTOGRAFIA ]

Márcio Monteiro

A essência do olhar

Carmen Politano, a fotógrafa que mostra ser possível ir além do que a retina e as lentes permitem

r e v i s t a

p 26

ara Henri Cartier-Bresson (19082004), ícone do mundo da fotografia, “fotografar, é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração”. Essa declaração sintetiza o trabalho de um fotógrafo: encontrar o equilíbrio perfeito entre técnica e sensibilidade, dar “vida” a trabalhos normalmente pasteurizados e padronizados. Seguindo essa vertente, citar o trabalho do estadunidense Steve McCurry, autor da foto da afegã Sharbat Gula - que se tornou um dos símbolos humanísticos do século XX -, e que afirma que seu trabalho reside em captar a expressão humana, de modo

Por Amauri Eugênio Jr.

geral. Enfim, o trabalho da fotógrafa Carmen Politano Fernandes consiste nesse mote: trazer para quem o olha o que está além da lente, pelo fato de ela gostar da troca de experiências, “de viver o momento com as pessoas”, como ela mesma gosta de explicar. Não importa se as obras são de cunho sensual, relativas a festas infantis ou a casamentos: seu objetivo consiste em ir além do que se vê, como o grupo Los Hermanos cantou um dia. A exemplo da maioria dos artistas que obtiveram êxito em suas respectivas trajetórias, a trilha de Carmen no mundo fotográfico começou de maneira inusitada: ela era integrante de uma empresa de telecomunicações,


[ FOTOGRAFIA ]

r e v i s t a

28

Fotos: Carmen Fernandes

até que uma amiga que estava prestes a inaugurar uma boutique convidou-a para fazer trabalhos com viés sensual - até então, ela fazia fotos por hobby. “Fiz o ensaio dela gratuitamente, como teste, e deu certo. Na mesma época, surgiu a novela ‘Viver a vida’ [a personagem Ingrid, interpretada pela atriz Natália do Valle, fazia ensaios sensuais com mulheres maduras] e, também por conta disso, surgiram vários veículos midiáticos, e repercutiu muito”, explica a fotógrafa. “A parceria com a dona da boutique já tem dois anos”. Os trabalhos sensuais são feitos com mulheres dos perfis mais variados: desde a mulher de 20 e poucos anos, que sabe de sua forma física privilegiada, à senhora na casa dos 70 anos que, depois de muito tempo, deu asas à imaginação - e à sensualidade, por que não? -; transitando pela personal trainer, pela mulher com formas mais arredondadas e por quem quiser dar um presente inusitado ao marido, por exemplo. “Elas ficam com medo no início da sessão, mas sentem-se à vontade com o passar do tempo. Elas colocam para fora coisas que nunca tinham revelado antes. O ensaio não se limjita a mostrar o corpo, mas outras coisas como, por exemplo, o olhar”, complementa a fotógrafa. Aliás, é esse o diferencial de seu trabalho: por meio da sutileza, seu objetivo consiste em capturar características que indiquem a sensualidade, por meio de gestos e detalhes. Além disso, Carmen fotografa casamentos e festas infantis, não raras vezes na companhia de seu marido. Passaram pela sua lente personalidades como o cartunista Ziraldo, autor do HQ “O Menino Maluquinho”; e a atriz e ex-VJ da MTV Carla Lamarca. “Uma pessoa não fotografa da mesma maneira que a outra; logo, fotografia é uma junção do que uma pessoa viveu até hoje”, finaliza Carmen Politano Fernandes. ■■

Look at this! Quem quiser conhecer melhor o trabalho da fotógrafa Carmen Fernandes pode conferi-lo no site (http://www.carmenfernandes.com.br) ou em seu Flickr (http://www.flickr.com/photoscarmenfernandes)


r e v i s t a

a

30

Banco de Imagens

[ PREVENÇÃO ]

Terapeuta alerta contra primeira dose do jovem

psicóloga Fátima Rato Padin, em palestra que ministrou no Colégio Parthenon, no sábado, 20, enumerou causas, circunstâncias, formas de prevenção e tratamento do uso indevido de drogas, principalmente por jovens. Ela é doutoranda em Ciências da Saúde e especialista em Dependência Química pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e psicoterapeuta pós-graduada em Terapia Comportamental, pela Faculdade de Medicina da USP. Faz parte da Uniad (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas), organização não-governamental fundada em 1994, pelo prof.dr. Ronaldo Laranjeira e por John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação da entidade contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da Unifesp. Até 1996, funcionou no Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes. A partir de novembro de 1996, ganhou sede própria, universalizou seu atendimento, iniciou suas atividades acadêmicas e parcerias com o setor público e a sociedade civil, como o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Drogas (Inpad). Promovida pela “Escola de Pais” do Colégio Parthenon, a palestra reuniu professores, coordenadores, pais e demais interessados, que ouviram de Fátima Padin verdades chocantes, porém necessárias, aos que querem não apenas criar filhos, mas educá-los

Por Valdir Carleto

para a vida, tornando-os cidadãos conscientes e participativos. A terapeuta descreveu os vários tipos de drogas, sua forma de ação e efeitos, enfatizando que na sociedade atual são facilmente encontráveis e têm custo acessível para todas as classes sociais, o que agrava a situação e exige dos pais e educadores muito preparo e atenção. Fátima lembrou que o álcool é porta de entrada das demais drogas e citou como exemplo o adolescente que vai a uma balada e procura beber um trago para encorajar-se a abordar uma garota. O cérebro só está totalmente formado aos 21 anos. Por isso, ela defende que a lei deveria proibir a venda e o consumo de bebida alcoólica até essa idade, como é na Califórnia (EUA). Porém, se no Brasil a vedação é até os 18 anos, os pais devem fazer o que estiver ao seu alcance para que os filhos respeitem esse limite: “Se o pai não entrega o carro ao filho menor, porque a lei proíbe, é um crime também oferecer ou permitir que ofereçam bebida alcoólica ao filho”, sentenciou. Após listar uma série de situações e ensinar como proceder em cada uma delas, divulgou o site paisconectados.org., recém colocado em funcionamento com patrocínio do CNPq. Nesse canal da internet há um curso modular gratuito, com toda orientação às famílias, sobre tudo que diz respeito ao uso indevido de drogas. Na página 32, há um resumo do conteúdo do site, com orientações básicas sobre o tema.


r e v i s t a 16 de setembro de 2011

31


[ PREVENÇÃO ]

Site Pais Conectados oferece curso online Dicas e conselhos para deixar os filhos longe das drogas O curso está dividido em 19 capítulos. Quem quiser fazê-lo pode seguir a ordem proposta pelos organizadores ou pesquisar os itens como preferir. O site é www.paisconectados.org

r e v i s t a

/// VÁRIOS MOTIVOS LEVAM JOVENS A USAR DROGAS

32

As razões que levam pessoas a consumir álcool e outras drogas variam conforme as situações e as características psicológicas de cada um. As mais apontadas são: para sentir-se bem, por curiosidade ou para melhorar o desempenho. Na adolescência, busca-se obter novas sensações e emoções. Determinadas substâncias transmitem a sensação de prazer, causando desde euforia até o relaxamento. Essa euforia pode caracterizar sentimento de autoconfiança, poder e maior energia. Quando a pessoa se dá conta, tornou-se refém do vício e passa a ter imensa dificuldade para livrar-se dele. ■■

/// ALGUNS ITENS DISPONÍVEIS NO SITE: • Pais devem saber • Por que usam se faz mal • Quais os tipos e tratamentos • Orientações sobre festas • Como saber se meu filho usa • O que fazer se ele estiver usando • Onde procurar ajuda • Pergunte ao especialista • Exercícios

/// ALGUMAS SUGESTÕES: • Auxilie a autoestima de seu filho, dando suporte positivo a suas decisões. Isso o ajudará a dizer Não ao álcool e outras drogas • Dê conselhos sobre como lidar com sentimentos e emoções • Explique que as variações de humor não são totalmente ruins e não durarão para sempre. Ele aprenderá que existem várias formas de controlar a tensão e o humor, sem necessidade de usar álcool e outras drogas.


Participe desta Programação Fashion

* Imagem cedida pela Vetum Confecções / Foto: Michele Silva

ThanksComunicação

Todos os cursos da Programação Fashion são gratuitos.

22/Set

Curso/Workshop: Dicas de maquiagem (O Boticário) Horário: 15h • Duração: 1h • Vagas Limitadas: 12 vagas

Curso/Workshop: Conceição - Brincos e chaveiros recicláveis Horário: 15h • Duração: 30 min. • Vagas Limitadas: 12 vagas

Curso/Workshop: Curso Fuxico Horário: 16h • Duração: 2h • Vagas Limitadas: 12 vagas

Curso/Workshop: Dicas de maquiagem (O Boticário) Horário: 15h30 • Duração: 1h • Vagas Limitadas: 12 vagas

21/Set Curso/Workshop: Dicas de maquiagem (O Boticário) Horário: 15h • Duração: 1h • Vagas Limitadas: 12 vagas Curso/Workshop: Conceição - Brincos e chaveiros recicláveis Horário: 17h • Duração: 1h • Vagas Limitadas: 12 vagas

Curso/Workshop: Palestra com a blogueira Natalia sobre: “A influência dos blogs no mundo da moda” Horário: 18h • Duração: 1h • Vagas Limitadas: 12 vagas

Inscrições: (11)2414-5030

15/09/11 14:27

r e v i s t a

388A • anu 180x115mm.indd 1

20/Set

16 de setembro de 2011

33


Arriba!

[ GASTRONOMIA ]

a

Por Tatiana Soledade

preciadores da culinária mexicana, atenção! Até dia 18 de setembro, o hotel Caesar Park São Paulo Internacional Airport irá promover o Festival Gastronômico Mexicano, em comemoração à independência do México. As iguarias poderão ser degustadas no Restaurante Galani, que terá almoço e jantar, com sugestões do chef Diego Pagés, do hotel Fiesta Inn Veracruz Boca del Rio.

/// GUACAMOLE COM TOTOPOS Uma entrada diferenciada dá o toque especial à refeição. Esta é feita com abacate, tomate em cubos, cebola picada e azeite.

/// LOMBO DE PORCO COM MOLE DE TAMARINDO O prato principal com o lombo assado e fatiado é um dos destaques. Acompanha arroz branco, purê de feijão preto, totopos, queijo branco ralado e tortilha.

/// FLAN DE ZAPOTE Para finalizar a refeição, nada melhor do que uma saborosa sobremesa. Esta, feita com a fruta zapote, leva leite, leite condensado, queijo tipo Philadelphia, ovos, noz moscada, caramelo e polpa de lúcuma.

/// TEQUILA

r e v i s t a

Como não poderia deixar de ser, a sugestão de bebida é tequila. Da marca Revolucion, traz as versões prata e ouro.

34

Serviço Caesar Park São Paulo Internacional Airport Rodovia Hélio Smidt, s/nº. Horários: almoço, das 12h às 15h; jantar das 19h às 23h. Informações e reservas de mesas: 2124-5800.


[ GASTRONOMIA ] /// PASTEL É uma das paixões do brasileiro. Este é de escarola com queijo e bacon, e fica ainda melhor quando acompanhado pelo caldo de cana. A casa oferece mais de 25 sabores, entre salgados e doces. Pastel da Feira rua sete de setembro, 249, Centro. tel.: 2087-3608.

Rafael Almeida

/// BACALHAU QUINTA DA FREGUESIA Composto por postas de bacalhau puxadas no azeite, o prato é um dos destaques do cardápio da casa. Acompanham batatas douradas, brócolis, pimentões verde e vermelho, alho frito, azeitonas pretas e cheiro verde. Restaurante Quinta da Freguesia - Arujá estrada Arujá-Itaquá, 2.150, bairro Caputera (próximo à portaria do condomínio Arujazinho IV). tel.: 4654-1955. quintadafreguesia.com.br Divulgação

/// FEIJOADA O prato sempre agrada em qualquer estação do ano. Esta, assinada pelo chef Paulo Bueno, tem duas versões: light e tradicional. A light traz carne seca, lombo, costelinha, paio e linguiça. Já a tradicional, tem todos os pertences da light mais rabo, orelha e pé. Servida na cumbuca, é acompanhada por arroz, caldinho apimentado, caldinho de feijão, couve com bacon, farofa, laranja, mandioca frita, salada de couve temperada com limão cravo e torresmo. Pode ser degustada aos sábados e domingos.

r e v i s t a

Parati Boteco Avenida Paulo Faccini (em frente ao supermercado extra), maia. tel.: 2440-0007.

36

Divulgação


r e v i s t a 16 de setembro de 2011

37


[ VEÍCULOS ]

Por Ivana Cenci/Carta Z Notícias

Evolução notória

Fotos: Divulgação

Nova geração da Mercedes Classe M se mostra mais ágil, mais ecológica e mais confortável

r e v i s t a

a

38

nova Classe M é mais do que uma reestilização. O Mercedes-Benz que chegará o mercado europeu ainda este ano – com apresentação mundial no Salão de Frankfurt – ganhou uma plataforma renovada e mudou no resto todo. São desde alterações estéticas, sempre importantes, até interior remodelado, novos motores, equipamentos de segurança e mudanças na dirigibilidade. Como todo carro novo, as primeiras impressões são transmitidas pelo exterior. A terceira geração da Classe M tem identidade e imponência, conseguida principalmente pela incomum coluna traseira, inspirada nas gerações anteriores do modelo. E o caimento do teto

em direção à traseira confere esportividade ao utilitário. Além disso, os faróis ficaram com um design mais limpo, enquanto a dianteira ganhou uma grade maior e mais moderna. A parte inferior do para-choque tem um aplique cromado que ajuda a requintar o jipão da Mercedes. Na traseira, as lanternas ficaram mais horizontais e agora invadem a área da tampa do porta-malas. Além do design, a Classe M ganhou uma nova gama de motores, todos focados em maior eficiência dinâmica e melhores emissões de poluentes. Os novos propulsores consumem uma média de 25% a menos do que os que equipavam os modelos anteriores. O campeão de economia é a versão ML 250 BlueTec 4Matic que


Só na Everest

+ Seguro assistência

CG 125 FAN KS 50x R$

229,

SEM ENTRADA

SAÚDE

CENTRO

CAMBUCI

(Próx. Rua da Consolação)

(Próx. Largo do Cambuci)

Av. Jabaquara, 1.285

Rua Martins Fontes, 205 Av. Lins de Vasconcelos, 209

5079-8999

3257-3060

(Próx. Metrô Saúde)

5563-4800

PLANTÃO DE VENDAS: AOS SÁBADOS, DAS 08H ÀS 18H (TODAS AS LOJAS) DOMINGO DAS 09H ÀS 14H (SAÚDE E GUARULHOS)

AS TODASS E CORE TA N O PR A ENTREG

459,

SEM ENTRADA

AS TODASS E CORE TA PRON GA ENTRE

lEAD 110 50x R$

249,

SEM ENTRADA

CONSulTE

0,49% a.m.

a partir de

GUARULHOS

Av. Guarulhos, 2.067 (Próx. cruz. Castelo Branco)

2414-3500

Moto POP 100 LEAD 110 BIZ 125 KS BIZ 125 ES BIZ 125 EX CG 125 Cargo KS CG 125 Cargo ES CG 125 Fan KS CG 125 Fan ES CG 150 Fan ESi CG 150 Fan ESDi CG 150 Titan ESD NXR 150 Bros KS NXR 150 Bros ES NXR 150 Bros ESD CRF 230 F CB 300R ABS XRE 300 ABS

Parcelas 72x 76,03 109,45 101,75 113,29 126,76 99,83 109,57 99,83 109,57 120,99 126,76 131,30 150,36 157,98 165,60 198,80 264,11 290,54

Moto CB 600F Hornet CB 600F Hornet ABS Shadow 750 Shadow 750 ABS XL 700V Transalp ABS

Parcelas 60x 672,83 742,01 584,22 644,91 703,98

LIGUE JÁ E AGENDE SEU SERVIÇO!

CG 125 FAN KS 11/11 a/v 5.990,00 ou zero entrada+50x229,00 (t.prazo 11.450).Lead 11/11 a/v 5.990, ou zero entrada+50x249, (t.prazo 12.450,).XRE 300 STD 11/11 a/v 13.850, ou zero entrada+50x459, (t.prazo 22.950,).Financiamento pelo Banco Bradesco c/juros 2,25% a.m. (30,78% a.a.).TC e IOF já inclusos nos valores das prestações.Todas as fotos são ilustrativas.Promoções do anúncio não cumulativas com outras.Documento (sem emplacamento e somente para SP e Guarulhos) + Capacete+seguro assistência grátis condicionado ao financiamento pelo Banco Bradesco (o financiamento por outro banco elimina esta promoção). Crédito sujeito a aprovação pelo agente financeiro. CET máximo de 44,57% a.a. Reservamos o direito de corrigir possíveis erros gráficos. Ofertas e promoções válidas até a data de publicação ou término do estoque (2 unidades de cada modelo) ou da promoção pelo agente financeiro.

No trânsito somos todos pedestres. www.motocentereverest.com.br 16 de setembro de 2011

Aceitamos Cartão de crédito para serviços

r e v i s t a

+

Para as condições deste anúncio você leva:

50x R$

AS TODAS E CORESTA PRON A EG ENTR

• 13 contemplações mensais • 2 contemplações mensais por lance fixo de 15%

você encontra a condição ideal para sair de moto!!

XRE 300 STD

39


[ VEÍCULOS ]

r e v i s t a

consegue um consumo de 16,6 km/l com diesel e emissão de 158 g/km de CO2. Com isso, a marca alemã afirma que é possível andar 1.500 km com apenas um tanque de combustível. Esta configuração usa um quatro cilindros que desenvolve 204 cv de potência e 50,98 kgfm de torque. Por enquanto, serão oferecidas apenas três versões. Depois da ML 250, a intermediária é a 350 BlueTec, com um V6 a diesel de 258 cv e 63,22 kgfm, enquanto a topo de linha – a única a gasolina – é a 350 BlueEfficiency, que tem um V6 de 3.5 litros de 306 cv e 37,72 kgfm de torque máximo. Todas as configurações estão de acordo com as normas de emissão Euro6, que entram em vigor no início de 2014. Para atingir os valores

40

estipulados, a Mercedes usou nos motores a diesel a tecnologia SCR – semelhante a que vem sendo usada em caminhões e ônibus no Brasil. Ela injeta um aditivo no escapamento que, através de reações químicas, impede que boa parte dos gases e das partículas geradas na combustão cheguem à atmosfera. Também na parte mecânica, a Mercedes melhorou a capacidade dinâmica do Classe M, com um chassi retrabalhado, assim como o sistema de tração integral. Para superar os obstáculos fora do asfalto, a marca oferece como opcional o kit On & Off Road, que altera o comportamento do motor, transmissão e suspensão, com seis programações para o uso específico em cada piso. ■■


1

8/31/11

6:26 PM

r e v i s t a

R-HT0371-11-5_Weekend_8.5x11.75.pdf

16 de setembro de 2011

41


[ VEÍCULOS ] Por Luiz Fernando Lovik Carta Z Notícias

Luiz Humberto Monteiro Pereira/Carta Z Notícias

/// FOME DE VENDER Mesmo com apenas oito meses de vendas em 2011, a Kia já bateu o recorde de vendas alcançado no ano passado no mercado brasileiro. Até o início de setembro, 54.686 veículos da marca sul-coreana já haviam ganhado as ruas, ante 54.445 emplacamentos realizados no mesmo período de 2010. Em sua gama, o Cerato é o carro mais vendido com 16.963 unidades. O Soul vem logo atrás com 12.531 emplacamentos, seguido pelo utilitário Bongo, com 7.052. A expectativa da filial brasileira é terminar o ano com mais de 100 mil unidades vendidas e 2,86% de participação no mercado. “Com a chegada do novo Picanto, totalmente redesenhado, esperamos ter ótimos resultados no último quadrimestre do ano”, almeja José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.

r e v i s t a

/// RANKING ECOLÓGICO

42

Os veículos híbridos, que combinam motor elétrico e a combustão, já são realidade no mercado norte-americano – diferentemente do Brasil, onde seus raros lançamentos são marketing acima de tudo. Nos Estados Unidos, os híbridos correspondem a 2,06% do acumulado de vendas entre janeiro e julho deste ano, com predominância de marcas orientais. O Toyota Prius e o Honda Insight são os mais vendidos na terra do Tio Sam. O Prius, por exemplo, já vendeu 83.918 unidades só nos primeiros sete meses desse ano, com ótimas as médias de consumo de combustível como atrativo: 21 km/l na cidade e 20,4 km/l na estrada. Sai a U$ 26 mil, cerca de R$ 43 mil. Já o hatch da Honda é o híbrido mais barato disponível no mercado norte-americano, com preço inicial de U$ 19.800, cerca de R$ 33.300. No acumulado de 2011, o Insight soma 13.106 unidades. Os níveis de consumo do Insight marcam 17 km/l na cidade e 18,2 km/l na estrada. Mais, outro modelo começar a ganhar força e ameaçar a hegemonia dos hatches. Isso porque o sedã médio-grande Hyundai Sonata Hybrid conseguiu pegar carona na boa fase da marca coreana nos Estados Unidos e completa o pódio, com 12.042 unidades vendidas até julho. Vale lembrar que as vendas começaram só em fevereiro. O preço atrativo também parte de US$ 26 mil. O modelo coreano promete rodar 14,8 km/l em ambiente urbano, 17 km/l na rodovia e 15,7 km/l em uso misto.


r e v i s t a 16 de setembro de 2011

43


[ SERVIÇO ]

Por Tatiana Soledade

Shopping Fênix tem variedade em produtos Centro de compras reúne 40 lojas na Luiz Gama

s

hopping Comercial Fênix é a mais nova opção de centro de compras em Guarulhos. Recém-inaugurada, conta com 40 lojas distribuídas em amplo espaço. Lá, o cliente encontra artigos esportivos, de informática e perfumaria, bijuterias, bolsas, calçados, eletroeletrônicos, lingeries e roupas. O local também dispõe de espaço para alimentação. Segundo a gerente Luciléia Mota, os diferenciais do estabelecimento estão na localização privilegiada, melhores preços e qualidade

r e v i s t a

Serviço Rua Luiz Gama, 79, Centro Tel.: 2229-0894.

44

Funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 9h às 19h. Site: centrocomercialfenix.com.br E-mail: contato@centrocomercialfenix.com.br

Fotos: Rafael Almeida

dos produtos. “Estamos no coração do Centro, a poucos metros da rua Dom Pedro II, com ampla facilidade de estacionamento. Nossos produtos são oferecidos pela metade do preço que custariam em uma loja de shopping de grande porte”. O centro de compras tem lojas e boxes disponíveis para locação. Para o mesmo fim, a partir de outubro, estará disponível o piso superior (600 m²), no qual poderão ser realizados eventos corporativos e festas em geral.


Promoção

a cada R$500,00*

ganhe

em tratamentos estéticos,

um cupom para concorrer a uma viagem com um acompanhante para

Paris Converse com uma de nossas consultoras e aproveite essa oportunidade.

Agende uma avaliação personalizada gratuita**.

2382 5700

Unidade Guarulhos

onodera.com.br

Acompanhe a Onodera:

Av. Salgado Filho, 1.183

A realização dos tratamentos somente ocorrerá após consulta médica e em pessoas acima de 18 anos, cujos eventuais resultados dependerão das condições físicas e reações de cada cliente.*A cada R$500,00 em compras em tratamentos faciais e corporais não médicos, não sendo válidos valores menores, dará o direito de receber 1 cupom para concorrer ao prêmio, que deverá ser preenchido com todos os dados pessoais, assinalada a correta resposta, bem como número do contrato e depositado em urna própria até o dia 31/12/2011, quando se encerrará a promoção. **Avaliação realizada por consultora. Promoção Autorizada - Certificado de Autorização CAIXA nº 6-0894/2011.

8/30/11 6:21 PM

r e v i s t a

0034-ONDGUARU_Anu_Paris_8.5x11.75cm.indd 1

16 de setembro de 2011

45


por Ana Paula Doerzapff

[ TV CINE ]

/// SÁBADO, 17/09. Beethoven: A Corrida para a Fama (Record, 15h30) Beethoven’s Big Break, de Mike Elliot. Com Jonathan Silverman, Jennifer Finnigan e Moises Arias. EUA, 2008, cor, 101 min. Classificação Etária: Livre. Comédia – Eddie, um esforçado treinador de animais e pai solteiro, vê sua vida mudar radicalmente quando um de seus cães, Beethoven, torna-se um astro. Porém, enquanto Eddie curte a fama, nem imagina que um grupo de criminosos planeja sequestrar o animal para exigir um resgate milionário. A Fantástica Fábrica de Chocolate (SBT, 21h) Charlie and the Chocolate Factory, de Tim Burton. Com Johnny Depp, Freddie Highmore e David Kelly. EUA, 2005, cor, 115 min. Classificação Etária: Livre. Aventura – O recluso e egocêntrico Willy Wonka, dono da maior fábrica de chocolates do mundo, resolve realizar um concurso internacional para que cinco crianças tenham a chance de visitar sua fábrica. Cinco convites dourados foram colocados em seus chocolates e distribuídos pelo mundo. Para um deles, ele reserva ainda um grande prêmio.

46

Divulgação

r e v i s t a

As loucuras de Dick e Jane, domingo, às 14h05 na Globo

/// DOMINGO, 18/09

As Loucuras de Dick e Jane (Globo, 14h05) Fun With Dick and Jane, de Dean Parisot. Com Jim Carey, Tea Leoni e Alec Baldwin. EUA, 2005, cor, 90 min. A emissora não divulgou classificação etária. Comédia – Dick e Jane formam um casal que vive confortavelmente, até ele ser demitido. As dívidas começam a se acumular e, para manter o padrão de vida anterior, eles decidem realizar pequenos roubos. Após um início cheio de problemas, eles se veem diante de um golpe que pode deixá-los milionários. O Golpe Perfeito (Band, 21 h) Confidence, de James Foley. Com Edward Burns, Rachel Weisz e Andy Garcia. EUA/Canadá/Alemanha, 2003, cor, 92 min. Classificação Etária: 14 anos. Suspense – Um grupo de trambiqueiros rouba milhares de dólares. Mas quando um dos comparsas aparece morto, eles descobrem que o dinheiro roubado pertencia a um excêntrico chefão do crime organizado. Para minimizar os prejuízos causados, o chefão os obriga a trabalhar para ele dando um golpe em um banqueiro rival. Agora, eles serão perseguidos por criminosos e pela polícia.

/// SEGUNDA, 19/09

Tekken (Globo, 22h25) Tekken, de Dwight H Little. Com Jon Foo, Kelly Overton e Cary-Hiroyuki. EUA, 2010, cor, 92 min. A emissora não informou classificação indicativa.

Ação – Após o violento assassinato da mãe, um jovem parte em busca de vingança e treina com um grande mestre das artes marciais. Tempos depois, em um torneio de luta, ele descobre que um dos participantes é o assassino de sua mãe, mas para ter a chance de se vingar, ele precisa derrotar alguns dos maiores lutadores.

/// TERÇA, 20/09

Clockstoppers - O Filme (Globo, 16h) Clockstoppers, de Jonathan Frakes. Com Jesse Bradford, French Stewart e Paula Garces. EUA, 2002, cor, 94 min. A emissora não informou classificação indicativa.Aventura – Quando um adolescente, Zak Gibbs, descobre uma invenção feita por seu pai cientista - uma máquina que pode parar o tempo - ele mais que depressa conta sobre o equipamento para sua amiga Francesca. Inevitavelmente, os adolescentes se envolvem em muitas confusões. Speed Racer (SBT, 23h) Speed Racer, de Andy Hirsch e Larry Wachowski. Com Emile Hirsch, Christina Ricci e John Goodmanr. EUA, 2008, cor, 135 min. Classificação Etária: 10 anos. Ação – Ao recusar uma proposta milionária das empresas Royalton, Speed, além de enfurecer o seu proprietário, também descobre que os resultados de algumas corridas estão sendo arranjados por um grupo de magnatas. Para honrar a memória de seu irmão Rex e garantir a conti-

nuidade do negócio de sua família, Speed se une ao rival corredor X para vencer um rali que atravessa o país desafiando a morte.

/// QUARTA, 21/09

George, o Rei da Floresta (Globo, 16h) George of the Jungle, de Sam Weisman. Com Brendan Fraser, Leslie Mann e Thomas Haden Church. EUA, 1997, cor, 92 min. A emissora não informou classificação indicativa. Comédia – No coração da selva africana, um bebê é criado por gorilas, tornando-se o heróico e engraçado rei da floresta, George. Mas, quando uma executiva, Úrsula, surge no habitat natural de George, ele perde a cabeça. Deixa para trás sua floresta cheia de animais amigos para se aventurar na cidade de São Francisco.

/// QUINTA, 22/09

O Outro Eu (Globo, 16h) The Other Me, de Manny Cot. Com Andrew Lawrence, Mark L Taylor, Lori Hallier. EUA, 2000, cor, 90 min. A emissora não informou classificação indicativa.Comédia – Um garoto que detesta estudar precisa comprar um kit para fazer um trabalho de ciências, ganhar nota e se safar de castigos futuros. Mas a experiência, por engano, resulta na criação de um clone que, para sua sorte, é brilhante e poderá quebrar seu galho.

/// SEXTA, 23/09

Dr. Dolittle 2 (Globo, 15h50) Dr. Dolittle 2, de Steve Carr. Com Eddie Murphy, Kristen Wilson e Jeffrey Jones. EUA, 2001, cor, 87 min. Classificação Etária: Livre. Comédia – Dr. John Dolittle, o médico que tem o dom de conversar com os animais, parte para uma floresta juntamente com sua família a fim de evitar a extinção de uma raça de ursos. Meninas Malvadas (SBT, 23 h) Mean Girls, de Mark Waters. Com Lindsay Lohan, Rachel Mcadams e Tim Meadows. EUA, 2004, cor, 97 min. Classificação Etária: Livre.Comédia – A tranquila e ingênua Cady morou 12 anos com os pais na África. Agora, aos 16, está de volta aos EUA e conhecerá o competitivo mundo das “meninas poderosas”, um grupo de malvadas garotas lideradas pela bela e má Regina.


r e v i s t a 16 de setembro de 2011

47


[ ZAPPING ]

Luiza Dantas / Carta Z Notícias

com Nathalia Dill e direção de Rogério Gomes, o Papinha.

por Gabriel Cordeiro

Passado vivo Nívea Maria não quis saber de descanso depois de “Insensato Coração”. A atriz já está envolvida com sua nova personagem em “Aquele Beijo”, próxima novela das sete que estreia em outubro, na Globo. Nívea será Regina, mãe de Cláudia e Camila, de Giovanna Antonelli e Fernanda Souza, respectivamente. Há muitos anos ela trabalha como empregada de Maruschka, de Marília Pêra, de quem é cumplice em um mistério no passado. Íntimo e pessoal A RedeTV! ainda não bateu o martelo sobre a estreia do “reality show” de Luciana Gimenez para o “Superpop”. A ideia é que a estreia aconteça ainda este mês. A produção mostrará a rotina da apresentadora com seus compromissos profissionais e pessoais. A única exigência dela foi a de deixar os filhos de fora das gravações. Além disso, a equipe de produtores do programa tem feito tudo para conseguir gravar com Pelé, de quem Luciana é fã.

r e v i s t a

Rosi Campos, a Bita de “Dercy”, título provisório da próxima minissérie da Globo

48

Outros caminhos Paulo Vilhena tem se divertido com lado cômico de Cristiano, seu personagem em “Morde & Assopra”, da Globo. “Estou experimentando uma linha nova para mim. Pelo menos é o que uma novela das sete proporciona e também o que o personagem pede”, explica.

Band a possibilidade de fazer um novo “reality show” entre uma edição e outra do programa de moda, que deverá ter uma edição por ano. A ideia é evitar que Adriane fique longe da tevê por muito tempo. Vale lembrar que, por cláusula contratual, ela não pode ficar na “geladeira”.

Homenagem Rosi Campos volta ao ar em breve. Ela está no elenco de “Dercy”, título provisório da próxima minissérie da Globo em homenagem a Dercy Gonçalves. Rosi viverá Bita, irmã de Dercy, na segunda fase da produção. “Adorei o convite. Recebi o roteiro e a história é linda. O público vai se emocionar”, acredita. “Dercy” é de autoria de Maria Adelaide Amaral e tem direção de Jorge Fernando. A previsão de estreia é para janeiro de 2012.

“Nova” mulher Deborah Secco deu adeus de vez à personagem Natalie Lamour. O visual louro já é passado. A atriz agora ostenta um cabelo curto e fios escuros. A transformação é para viver Giovana, uma escritora e jornalista e ex-mulher do personagem de Du Moscovis em “Louco Por Elas”, próxima série da Globo.

Sem parar No ar com o “reality show” “Projeto Fashion”, Adriane Galisteu não quer ficar parada. A apresentadora já estuda com a

Outro trabalho Carol Castro, a Natália de “Morde & Assopra”, foi convidada por Elisabeth Jhin para a próxima novela da autora na Globo. A produção irá substituir “A Vida da Gente”, que estreia dia 26. O folhetim terá temática espiritual e contará

Outro homem Na próxima temporada de “Força-Tarefa”, o personagem de Júlio Andrade não lembrará em nada lembrará o divertido mordomo Artuzinho da novela “Passione”, da Globo. No seriado, o ator viverá um policial corrupto que irá extorquir dinheiro de traficantes. A previsão de estreia é para outubro. Sétima arte Aline Fanju está em contagem regressiva. A intérprete da dançarina Roseli, de “Vidas em Jogo”, está ansiosa para a estreia dos filmes que atuou. Em outubro, estreia “A Novela das Oito”, filme com Mateus Solano e Cláudia Ohana, entre outros. No ano que vem, Aline está no filme “Agamenon”, que já foi rodado e tem no elenco Luana Piovani e Marcelo Adnet. Outros projetos Thelma Guedes e Duca Rachid, autoras de “Cordel Encantado”, já sabem que terão férias curtas. A dupla foi procurada pela Globo para apresentar um novo projeto de novela para a faixa das seis ou das sete. A ideia é seguir com a tendência de ter um elenco

também mais enxuto. Para a família A Band já decidiu. A versão brasileira da série “The Nanny”, da Sony, será realizada a partir de outubro com a Floresta Produções. A ideia é que “A Babá”, título provisório, vá ao ar no primeiro trimestre de 2012. A série fez sucesso na década de 1990 e conta a história de Fran, uma vendedora de produtos de beleza, que ao bater na porta da casa de um potencial cliente, é confundida com uma babá enviada por uma agência. Ela aceita o trabalho e imediatamente conquista a simpatia e o coração da família de classe média alta. Pequena novela A escolha da intérprete da personagem professora Helena, do “remake” de “Carrossel”, ganha mais um capítulo. Lívia Andrade é preferência para Silvio Santos e sua esposa, e autora da adaptação do folhetim, Íris Abravanel. Contudo, Joana Limaverde, que está no ar em “Amor e Revolução”, também está cotada para o papel. Vale lembrar que o folhetim de Tiago Santiago encerrou as gravações no mês passado e fica no ar até outubro. Malandragem Fábio Assunção tem data marcada para reestrear na tevê. Vai ao ar no dia 27, o primeiro episódio em que Jorge, seu personagem, aparece em “Tapas & Beijos”, da Globo. Jorge é um sedutor e dono da casa de shows La Conga, em Copacabana. Ele vai encantar Fátima e Sueli, de Fernanda Torres e Andrea Beltrão, respectivamente, e preocupar os parceiros delas. Ritmo acelerado As gravações de “A Mulher Invisível” estão a todo vapor. Luana Piovani e Selton Mello têm intensificado o trabalho da segunda temporada da série. A previsão de estreia é em novembro, quando terminar “O Astro”, da Globo. Beleza nacional O Multishow já iniciou os preparativos para a quarta edição do “reality show” com mulheres “Casa Bonita”. A produção, que terminou a última temporada em agosto, será comandada pelo ex-BBB Max Porto. A previsão de estreia é para 2012.


r e v i s t a 16 de setembro de 2011

49


[ TV PAGA ] por Juliana Pixinine

Divulgação

Oscar da televisão (Warner/NET, TVA, Sky, dom, dia 18, às 20 h) Acontece neste domingo, em Los Angeles, na Califórnia, a maior festa da televisão americana. A 63ª edição do “Prêmio Emmy” será transmitida ao vivo, pela Warner, sob o comando da atriz Jane Lynch. O evento está repleto de novidades e de “azarões” entre os programas concorrentes este ano. A novata da série “Boardwalk Empire” chegou como uma das favoritas, indicada em 19 categorias. Nomes como Ashton Kutcher, Zooey Deschanel, Sofia Vergara e Will Arnett foram confirmados como alguns dos apresentadores da cerimônia de entrega de prêmios.

r e v i s t a

Sentimentos confusos (Telecine Cult/NET, TVA e Sky, ter, dia 20, às 22 h) O filme “O Ciúme Mora ao Lado” estreia nesta terça na programação do Telecine. O longa se passa na Finlândia e conta a história da consultora de negócios Tuula e do terapeuta familiar Juhani, um casal que está prestes a terminar o casamento. Apesar de terem concordado em se divorciar de forma civilizada, antes de venderem a casa onde moram, os dois resolvem provocar ciúmes entre eles. Tuula convida um piloto de avião para jantar na casa deles e, para se vingar, Juhani contrata uma prostituta para se passar por sua amante. Sentimentos antigos afloram e os dois embarcam numa disputa sem fim.

50

Teatro da vida (Canal Brasil/NET, TVA e Sky, qui, dia 22, às 22 h) O longa “A Falta Que Nos Move”, o primeiro da diretora teatral Christiane Jatahy, leva o espectador a se questionar e se perder entre realidade e ficção. Durante uma noite, às vésperas do Natal, cinco amigos, que têm os mesmos nomes dos atores, se reúnem na casa de um deles, cozinham, conversam e bebem enquanto esperam uma sexta pessoa. Durante o encontro, fazem um retrospecto de suas vidas, com direito a histórias comoventes e paixões arrebatadoras, que levam o espectador a se perguntar se os atores estão interpretando a si próprios ou se tudo não passa de uma grande encenação. Realidade e ficção (A&E/NET, TVA, Sky, qui, dia

22, às 22 h) Nesta semana, o A&E apresenta o “Especial Van Damme” misturando ficção e realidade. A verdade fica por conta da reapresentação de todos os episódios da primeira temporada do “reality show” “Van Damme a Portas Fechadas”. A ficção, por sua vez, aparece com a exibição de uma produção com o ator, “Risco Mortal”. No longa, o astro interpreta Alain Moreau, policial que vai para Nova Iorque investigar a morte de seu irmão gêmeo, e se aproxima da namorada do irmão. Enquanto tenta solucionar o caso, Alain precisa também se livrar de perseguições da máfia russa e de agentes renegados do FBI. Planeta música (Multishow/NET, TVA, Sky, sex, dia 23, às 17 h) Dez anos depois de sua última edição em solo carioca, um dos maiores festivais de música do mundo retorna às origens. Pela quarta vez, o “Rock in Rio” será realizado na cidade que dá nome ao festival. E o Multishow irá transmitir os shows ao vivo, direto da Cidade do Rock. No primeiro dia do evento, as cantoras pop Katy Perry e Rihanna irão se apresentar no palco principal, além da brasileira Cláudia Leitte. O show de abertura fica por conta das bandas Paralamas do Sucesso e Titãs, com a participação de Milton Nascimento, Maria Gadú e da Orquestra Sinfônica Brasileira.

A grande estrela da noite é o cantor inglês Elton John. Osso duro de roer (Telecine Premium/NET, TVA e Sky, sáb, dia 24, às 22 h) O longa nacional que bateu recordes e levou mais de 11 milhões de espectadores aos cinemas, “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro”, é o filme da semana na superestreia do Telecine Premium. No longa, o ex-capitão do BOPE, Capitão Nascimento, é promovido a Sub Secretário de Inteligência e, para acabar com o tráfico de drogas, tem de enfrentar inimigos milicianos. Ele acusa o sistema, os políticos e policiais corruptos, antigos e atuais, como os verdadeiros culpados da violência urbana no Rio de Janeiro. Do papel para a telinha (Canal Brasil/NET, TVA, Sky, sáb, dia 24, às 20 h) Estreia, neste sábado, a nova série do Canal Brasil, “Esquinas”. A produção, livremente inspirada na seção homônima, da revista Piauí, registra de forma documental personagens, eventos e locais já reportados na publicação ou encontrados pelos quatro sócios responsáveis pela produção. O programa promete trazer situações e personagens dos quatro cantos do Brasil, através do relato documental de histórias inusitadas. A série terá 30 minutos de duração, dividida em dois blocos com linguagens

O Ciúme Mora ao Lado estreia no Telecine, dia 20, às 22h

totalmente diferenciadas.

/// DICAS:

///Para quem gosta de acompanhar o glamour por trás dos prêmios, o E! exibe, ao vivo, direto de Los Angeles, o “Tapete Vermelho: Emmy Awards 2011”. Os apresentadores, convidados e indicados aos prêmios serão entrevistados conforme chegam à cerimônia. (E!/NET, TVA e Sky, dom, dia 18, às 19 h). /// O AXN exibe, nesta segunda, o primeiro episódio da décima temporada de “Law & Order: Criminal Intent”. No capítulo de estreia da temporada da série policial, com o título de “Rispetto”, o assassinato de uma garota de programa mostra os detetives Goren e Eames nos bastidores da indústria da moda. (AXN/NET, TVA e Sky, seg, dia 19, às 21 h). ///Uma boa notícia para os fãs saudosos de uma boa conspiração e casos envolvendo fenômenos paranormais: o canal TCM irá reprisar, a partir desta segunda, “Arquivo X”. A série, exibida entre 1993 e 2002, foi um verdadeiro fenômeno mundial, conquistou diversos prêmios e criou expressões que muitos continuam usando. (TCM/NET, TVA e Sky, seg, dia 19, às 23:55 h).


r e v i s t a 16 de setembro de 2011

51


[ CINEMA ]

Abutres “Carancho”, Argentina, Chile, França, Coreia do Sul, 2010. Direção: Glen Ficarra, Pablo Trapero. Sosa (Ricardo Darín) é um “urubu”, advogado especializado em acidentes rodoviários. Seu trabalho é lidar com as testemunhas, policiais, juízes e companhias de seguro. Mas o que seus clientes não sabem é que a agência para a qual trabalha está envolvida em esquemas de corrupção e desvio de dinheiro. Quando se apaixona pela jovem paramédica, Luján, (Martina Gusman), Sosa decide se aposentar do trabalho sujo e viver ao lado dela, mas seu passado não o deixará tão facilmente. Drama, 107 min, Classificação: 16 anos. Internacional Shopping: 14h (legendado). Apollo 18 “Apollo 18”, EUA, 2011. Direção: Gonzalo López-Galego. Oficialmente, a Apollo 17 foi a última missão tripulada à Lua, tendo sido lançada em 17 de dezembro de 1972. Só que, um ano depois, foi enviado ao satélite uma missão sigilosa, a Apollo 18, financiada pelo Departamento de Defesa dos EUA. Apenas dois astronautas foram enviados e ambos não sabiam o que estavam por enfrentar. Quando um deles encontra um capacete rachado em pleno solo lunar eles percebem que há algo de errado ali. Ficção Científica , 93 min, classificação: 14 anos. Shopping Bonsucesso: 22h (dublado). Internacional Shopping: 21h30 (dublado). Sessão a ser exibida somente no dia 17/09 (sábado): 0h (dublado)

r e v i s t a

Conan, o bárbaro 3D Ver sinopse em “Conan, o bárbaro”. Internacional Shopping: 13h20, 16h10, 18h50 (dublado). 21h50 (legandado). Sessão a ser exibida somente no dia 17/09 (sábado): 0h25 (legendado).

52

Cowboys & Aliens “Cowboys & Aliens”, EUA, 2011. Direção: Jon Favreau. 1873. Território do Arizona. Um estranho (Daniel Craig) sem memória chega na desértica cidade de Absolution. O que ele descobre é que a população do local não gosta de forasteiros, e ninguém na cidade se move sem a permissão do intransigente Coronel Dolarhyde (Harrison Ford). Mas Absolution está prestes a experimentar um

Conan, o bárbaro “Conan”. EUA, 2011. Direção: Marcus Nispel. Conan (Jason Momoa), ainda jovem, vê sua aldeia ser destruída. Disposto a tudo, Conan embarca em uma missão para vingar o assassinato de seu pai e do abate de sua aldeia. Aventura, 90 min, classificação: 14 anos. Shopping Bonsucesso: 14h20, 16h45, 19h10, 21h40 (dublado) Internacional Shopping: 15h15, 17h50, 20h30 (dublado). Sessão a ser exibida somente nos dias 17 e 18/09 (sábado e domingo): 12h20 (dublado). Sessão a ser exibida somente no dia 17/09 (sábado): 23h10 (dublado).

medo que mal compreende, quando a cidade é atacada por saqueadores do espaço. Agora, o estranho que eles rejeitaram é a única esperança de salvação. Ação, 118 min, classificação: livre. Shopping Bonsucesso: 14h, 16h30, 19h, 21h30 (dublado). Internacional Shopping: 13h45, 16h40, 19h20, 22h15 (dublado). De pernas pro ar Nacional, 2010. Direção: Roberto Santucci. Alice (Ingrid Guimarães) já passou dos 30, é casada com João (Bruno Garcia), tem um filho e é uma executiva bem sucedida. Na verdade, ela é uma típica workaholic, que tenta se equilibrar entre a rotina de trabalho e a família, mas perde o emprego e o marido no mesmo dia. É quando ela passa a contar com a ajuda da vizinha Marcela (Maria Paula) para mostrar que é possível ser uma profissional de sucesso sem deixar os prazeres da vida de lado. Para isso, Alice vira sócia da nova amiga em um sex shop falido. Comédia, 107 min, classificação: 16 anos. Internacional Shopping: 13h15, 15h35.

Deu a louca na Chapeuzinho 2 “Hoodwinked Too! Hood VS. Evil”. EUA, 2011. Direção: Myke Disa. Chapeuzinho Vermelho (Hayden Panettiere) trabalha para a agência Felizes para Sempre, que resolve problemas no mundo dos contos de fadas. Ao ser enviada para um treinamento junto com as Irmãs de Capuz, deixando o Lobo Mau (Patrick Warburton), a Vovózinha (Glenn Close) e o esquilo sozinhos nas missões. Quando uma bruxa desconhecida sequestra os irmãos João (Bill Hader) e Maria (Amy Poehler) o trio é chamado para o resgate, mas a Vovózinha acaba sendo aprisionada. Chapeuzinho retorna para salvá-la, mas enfrenta problemas quando precisa trabalhar junto com o Lobo. Shopping Bonsucesso: 13h30, 15h30, 17h30 (dublado). Diário de um banana 2: Rodrick é o cara ”Diary of a Wimpy Kid: Rodrick Rules”, EUA, 2011. Direção: David Bowers. Greg Haffley e seus amigos continuam se metendo em confusão. Só

que dessa vez, Rodrick, o irmão mais velho de Greg, é quem resolve torturar a molecada. Greg precisa manter em segredo uma confusão criada por ele. E a tarefa não será nada fácil, uma vez que está tudo registrado em um diário. Infantil, 99 min, classificação: livre. Internacional Shopping: 14h10, 16h30, 19h10, 21h30 (dublado). Sessão a ser exibida somente nos dias 17 e 18/09 (sábado e domingo): 11h50 (dublado). Sessão a ser exibida somente no dia 17/09 (sábado): 23h50 (dublado). Glee Live! 3D “Glee Live!”. EUA, 2011. Direção: Kevin Tancharoen. O seriado Glee transformou-se em filme. O longa traz o elenco na turnê Glee Live! In Concert! que rodou a América do Norte. Além das cenas dos shows, o filme traz imagens dos bastidores. A ideia é contemplar os fãs que não conseguiram ingressos para assistir aos shows. Musical, 84 min, classificação: livre. Internacional Shopping: 15h30, 19h45, 22h (dublado).


r e v i s t a 16 de setembro de 2011

53


[ CINEMA ]

Divulgação

Lanterna verde “Green Lantern”, EUA, 2011. Direção: Martin Campbell. Hal Jordan (Ryan Reynolds) é um audacioso piloto de aviões que foge de qualquer responsabilidade. É assim que mantém a amizade com Carol Ferris (Blake Lively), colega de infância e também piloto, prestes a assumir o comando da empresa do pai. Hal e Carol tiveram um caso no passado, que não seguiu em frente por causa dele. Um dia, a vida de Hal muda ao ser envolto em uma redoma verde e levado até um alienígena prestes a morrer, chamado Abin Sur (Temuera Morrison). O extraterrestre lhe entrega um estranho anel e diz que ele foi escolhido, além de alertar sobre as responsabilidades de possuí-lo. Ao passar a usá-lo, Hal torna-se o Lanterna Verde. Aventura, 114 min, classificação: 10 anos. Internacional Shopping: 15h25, 20h35 (dublado). Lanterna verde 3D Ver sinopse em “Lanterna Verde”. Shopping Bonsucesso: 14h, 16h20, 18h40, 21h20 (dublado). Internacional Shopping: 21h40 (dublado). Sessão a ser exibida somente no dia 17/09 (sábado): 0h15 (dublado). Larry Crowne - O amor está de volta “Larry Crowne”, EUA, 2011. Direção: Tom Hanks. Larry Crowne (Tom Hanks) trabalha há anos em uma loja, onde já foi escolhido por nove vezes como funcionário do mês. Um dia, para sua surpresa, ele é demitido. Precisando recomeçar do zero, ele resolve se matricular em curso de oratória, de forma a conseguir falar em público. Sua professora é Mercedes Tainot (Julia Roberts), que está desanimada devido ao baixo número de alunos. Com o passar do tempo, Larry e Mercedes aproximam-se, inicialmente como amigos, até surgir algo mais entre eles. Comédia romântica, 99 min, classificação: 10 anos. Internacional Shopping: 12h55, 18h10 (dublado). Sessão a ser exibida somente no dia 17/09 (sábado): 23h30 (dublado).

r e v i s t a

Manda Chuva - O filme 3D Ver sinopse em “Manda Chuva - O filme”. Internacional Shopping: 13h, 15h10, 17h20, 19h30 (dublado).

54

O Homem do futuro Nacional, 2011. Direção: Cláudio Torres. Zero (Wagner Moura) é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos atrás

foi humilhado publicamente na faculdade e perdeu Helena (Alinne Moraes), o grande amor de sua vida. Certo dia, uma experiência acidental com um de seus inventos faz com que ele viaje no tempo, mais precisamente, à data da festa onde foi humilhado. Depois da chance de mudar a sua história, Zero retorna ao presente totalmente modificado e se descobre um tremendo canalha, o que só o afastou ainda mais de Helena. Agora, sua chance é voltar novamente no tempo e impedir que ele mesmo altere o presente. Shopping Bonsucesso: 14h40, 17h, 19h20. Internacional Shopping: 13h40, 14h40, 15h, 16h15, 17h15, 17h40, 18h40, 20h, 20h20, 21h10, 22h25. Sessões a serem exibidas somente nos dias 17 e 18/09 (sábado e domingo): 12h15, 12h35. Sessão a ser exibida somente no dia 17/09 (sábado): 23h20. O Rei Leão 3D “The Lion King”, EUA, 2011. Direção: Roger Allers e Rob Minkoff. O Rei das bilheterias está de volta aos cinemas, pela primeira vez em 3D. A história conta as aventuras de Simba, um filhote de leão que está ansioso para tornar-se rei. O filme é um Clássico Disney que encanta os olhos e desperta a curiosidade para os ciclos da vida, dos quais todos nós fazemos parte. Aventura, 98 min, classificação: livre. Internacional Shopping: 13h10, 17h35 (dublado). Onde está a felicidade? Nacional, 2011. Direção: Carlos Alberto Riccelli. Até onde você iria para ser feliz? Nessa deliciosa comédia, a chef de cozinha Teodora embarca em uma jornada de descobertas que farão dela uma nova mulher. Crises no amor e na vida profissional a levarão – junto com o amigo Zeca e a espanhola Milena – a percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, cenário ideal para encontros, reencontros e aventuras. Comédia Romântica, 110 min, classificação: 12 anos. Internacional Shopping: 16h25, 19h. Os Smurfs “The Smurfs”, EUA, 2011. Direção: Raja Gosnell. Gargamel (Hank Azaria) encontra onde fica a pacata vila encantada dos Smurfs, graças a um descuido de Desastrado (Anton Yelchin). e provoca debandada dos Smurfs. Desastrado segue o caminho errado e se vê diante de um portal

Manda Chuva - O filme “Top Cat”, EUA, 2011. Direção: Alberto Mar. Manda-Chuva leva uma vida pacata ao lado dos companheiros Batatatinha, Chuchu, Espeto e Bacana. Só que a cidade está passando por uma onda de crimes, coordenados por um vilão poderoso que usa recursos tecnológicos de ponta. A situação faz com que o guarda Belo fique preocupado, já que seu chefe quer resultados imediatos na luta contra o crime. Até que um homem surge com a proposta de usar robôs para proteger a cidade, o que acabaria de uma vez por todas com a paz e tranquilidade da vida de malandro de Manda-Chuva e amigos. Animação, 87 min, classificação: livre. Shopping Bonsucesso: 14h, 16h, 18h, 20h, 22h (dublado). mágico. Os habitantes da vila entram no portal para escapar das garras de Gargamel, mas se veem em plena Nova York..Como Gargamel os segue, eles acabam se separando, com Desastrado indo parar em uma caixa, levada por Patrick (Neil Patrick Harris) para sua casa. É o suficiente para que os demais Smurfs o sigam, no intuito de resgatar o amigo. Comédia, 86 min, classificação: livre. Internacional Shopping: 14h25, 16h50, 19h15, 22h05 (dublado). Sessão a ser exibida somente nos dias 17 e 18/09 (sábado e domingo): 12h00 (dublado). Planeta dos macacos - A origem “Rise of the Planet of the Apes”, EUA, 2011. Direção: Rupert Wyatt. San Francisco. Will Rodman (James Franco) é um cientista interessado em descobrir novos medicamentos para a cura do mal de Alzheimer, já que seu pai, Charles (John Lithgow), sofre da doença. Will leva para casa algumas amostras do medicamento, aplicando-as no próprio pai, e também um filhote de macaco. Charles não apenas se recupera como tem a memória melhorada, graças ao medicamento. Já César, o filhote, demonstra ter inteligência fora do comum. O trio leva uma vida tranquila, até que, anos mais tarde, o remédio para de funcionar em Charles

e, em uma tentativa de defendê-lo, César ataca um vizinho e, após ter sido engaiolado, revolta-se com a situação. Ficção científica, 105 min, classificação: 12 anos. Shopping Bonsucesso: 19h30, 21h50 (dublado). Internacional Shopping: 13h05, 15h50, 17h55, 18h20, 20h25, 20h50 (dublado). Sessão a ser exibida somente no dia 17/09 (sábado): 23h, 23h25 (dublado). Professora sem classe “Bad Teacher”, EUA, 2011. Direção: Jake Kasdan. Elizabeth Halsey (Cameron Diaz) trabalha como professora, mas não vê a hora de deixar a função. Seus planos vão por água abaixo quando seu noivo termina o relacionamento, acusando-a de gastar demais. Como resultado, ela é obrigada a voltar à escola em que trabalhava para um novo ano letivo, mas não está interessada em ensinar os alunos e pouco se importa com as tentativas de interagir com os professores. Ela decide fazer uma operação para aumentar os seios, por acreditar que será mais atraente. Sem dinheiro, ela começa a dar pequenos golpes envolvendo alunos e professores, para que possa atingir sua meta. Comédia romântica, 92 min, classificação: 14 anos. Internacional Shopping: 13h50, 16h05, 18h30, 20h45. Sessão a ser exibida somente no dia 17/09 (sábado): 23h05 (dublado).


C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

r e v i s t a

K

16 de setembro de 2011

55


de amigos que para a banda são tão importantes quanto os próprios integrantes. Duração: 120 minutos. Indicação: livre. Retirar ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo. Teatro Nélson Rodrigues. Rua dos Coqueiros, 74, lago da Vila Galvão. Sábado, às 20h.

Divulgação

[ ESPETÁCULOS ]

/// CINEMA

A Falta Que Me Faz (Brasil, 2009) 17 de setembro Durante um inverno, rodeado pela Serra do Espinhaço, um grupo de meninas vive o fim da juventude. Um romantismo impossível deixa marcas em seus corpos e na paisagem a seu redor. Em meio a conversas, obrigações e prazeres cotidianos, cada uma delas encontra uma maneira particular de contornar a solidão e enfrentar as incertezas de um futuro próximo. Gênero: Documentário. Duração: 85 minutos. Direção: Marília Rocha. Entrada franca..Cineclube do Centro Municipal de Educação Adamastor. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Sábado, às 19h.

Estórias pra boi acordar 18 de setembro Acordais é composto por Joyce Carvalhaes (vocais) e Alex Rocha (viola caipira e vocais). Nesta apresentação a dupla será acompanhada pelo contrabaixista Luciano Domingues e o percussionista Ariel Ferreira, mostrando clássicos regionais brasileiros, de Luiz Gonzaga a Tião Carreiro, além de MPB e composições próprias. A entrada é gratuita. Casa dos Cordéis. Avenida Torres Tibagy, 90, Gopouva. Domingo, às 16h. Informações 2358.2011 das 13 às 19, ou no site www.boscomaciel.com.br

/// MÚSICA

r e v i s t a

Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos 17 de setembro Neste dia, o Conservatório Municipal apresenta os vencedores da 10ª edição do Concurso Jovens Solistas da OJMG, onde as melhores interpretações – selecionadas por uma banca formada por regentes do Conservatório e da OJMG – serão apresentadas em concerto. Retirar ingresso na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo. Teatro Adamastor do Centro. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Sábado, às 20h.

56

Clube Leonor 17 de setembro Banda paulistana formada em 2009 pelos irmãos Rodrigo Cósz (bateria e voz), Leonardo Cósz (voz e violão) e o amigo Marcos Vinícius (baixo), e em 2011, Marcio Menechini (guitarra). A banda Clube Leonor utiliza a música folk como referência e simplicidade, inspirados sob diversas vertentes da arte, sonoridade que dá voz aos sentimentos contraditórios que a vida cotidiana traz. Em 2010 a banda gravou o 1º single, atualmente se prepara para gravar o 1º álbum oficial. Para conhecer alguns trabalhos musicais da banda, visite o site www.myspace.com/clubeleonor. O nome Clube Leonor foi inspirado em um endereço (avenida Leonor) que a maioria dos amigos e músicos, geralmente ligados a projetos musicais, frequenta, gerando assim um “clube”

O Trenzinho Villa-Lobos – Cia. Articularte 20 de setembro Inspirado nas artes e imitações sonoras do menino Tuhu, apelido de infância de Heitor Villa-Lobos, o espetáculo conta a pequena trajetória de Heitor e o difícil relacionamento com seu pai, um homem bastante severo. Tratando da sensibilidade musical que existe em todas as pessoas, a peça conta as aventuras de Tuhu, seu contato com o mundo da música e a descoberta de sua verdadeira vocação. No desenrolar da história, exemplos da determinação e coragem do personagem em busca de seu cachorro Bolinha, aprisionado por uma Maria Fumaça feroz, que ele chama de Trem de Fogo. No espetáculo são tocados 20 trechos das obras do compositor em um divertido e poético espetáculo de animação, entre eles “Bachianas nºs 2, 4, 5”, “Uirapuru”, “Quarteto de Cordas”, “Ária nº 5”, “Pequena Suíte”, “Cirandas”, “Floresta Amazônica” e “Trenzinho Caipira”. Texto e Direção: Dario Uzam. Bonecos: Surley Valério. Direção Musical: Chico Botosso e Mariana Anacleto. Duração: 45 minutos. Indicação: 4 anos. Retirar ingresso na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo. Teatro Padre Bento. Rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade. Terça-feira, às 15h.

Concertos Matinais: Série Padre Bento – Camerata GuaruCordas 18 de setembro Compositores importantes serão apresentados pela Camerata GuaruCordas nesse concerto que inaugura a 2ª fase do Concertos Matinais em 2011, no Teatro Padre Bento. Destaque para as canções dos brasileiros J. Ovalle e C. Santoro, na interpretação das jovens sopranos guarulhenses Camila Carmo e Rosangela Sena e do italiano Antonio Vivaldi, o “Concerto em Ré Maio RV. 93”, que terá solo do violonista Emerson de Paiva. Direção e regência: maestro Celso Franchini. Indicação: livre. Duração: 50 minutos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo – R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia para estudantes com carteira escolar, professores, aposentados e melhor idade). Entrada gratuita para crianças de até 12 anos. Rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade. Domingo, às 11h. “Lundu Marrua”, com o Grupo Lira d’Orfeo 21 de setembro Idealizado por Edilson de Lima (guitarra francesa) e formado por Milton Castelli (viola caipira e guitarra barroca), Rosemeire Moreira (soprano) e Sarah Abreu (mezzo-soprano), o grupo Lira d’Orfeu apresen-


AQ QUI A TEC ECNOLO LOGIA A FA AZ A DIFE FERENÇA.

LIPO PO SEM EM COR ORTES CO OM O U UL LTRAS ASSO SOM CAVI CA VITA TACI CION ONAL L

É a Dolce Vitta trazendo sempre o que há de mais moderno para sua beleza e bem-estar. Agende já sua avaliação e ganhe uma demonstração do tratamento com o aparelho de ultrassom cavitacional.

dolcevittaestetica.com.br

r e v i s t a

11 1 240 08. 8.32 255 5

16 de setembro de 2011

57


Dias Con Art Orquestra e Coral 22 de setembro Sob a regência do maestro Rubens Suzano Dias Conceição, que durante dez anos foi regente da Banda da Base Aérea de São Paulo, a orquestra traz em sua formação músicos experientes e de ótima formação, o que possibilita a execução de um repertório variado que abrange o erudito e o popular. Retirar ingresso na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo. Teatro Adamastor do Centro Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Quinta-feira, às 20h.

/// SARAU

1º Sarau Cultural do CEU Pimentas 17 de setembro O CEU Pimentas realiza o seu 1º Sarau Cultural, que contará com intervenções teatrais, musicais, contação de história, poesia e muito mais. O evento é aberto para intervenções do público, que poderá expressar-se artisticamente.Entrada franca. CEU Pimentas. Estrada do Caminho Velho, 351, Pimentas. Sábado, das 10h às 12h, e das 14h às 16h.

r e v i s t a

/// TEATRO INFANTIL

58

A Dama e O Vagabundo – Cia. Brittos Produções 18 de setembro A cachorrinha Lady, forçada a ser artista por sua malvada dona Arlinda, foge de casa e encontra Caco, um vira-latas muito simpático que a ajuda e ensina como viver na rua. Arlinda manda Caco para a carrocinha, Lady e a gata amarela precisam se unir para salvá-lo. Arlinda ganha o concurso que obrigou Lady a participar e tem uma péssima surpresa. Caco, Lady e a Gata Amarela tornam-se grandes amigos e juntos vivem grandes aventuras. Adaptação e Direção: Nando Britto. Duração 55 minutos. Indicação: livre. Ingressos à venda na bilheteria do teatro

Divulgação

[ ESPETÁCULOS ]

ta ritmos da música popular brasileira colonial e imperial, como o lundu, de origem afrobrasileira, e a modinha, de origem europeia, que se difundiram amplamente nos ambientes urbanos do Brasil entre os séculos 17 e 19. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo. Teatro Adamastor do Centro Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Quarta-feira, às 20h.

Pamonha e Panaca - Com Samantha Scmutz e Ricardo Blat 24 e 25 de setembro Pamonha e Panaca tentam saciar a fome que os assola. Em contínua tentativa de dissimular a sua própria ignorância, ambos tornam-se risíveis pelas suas atitudes, irritam, mostram-se ameaçadores, perversos e até invejosos. Outras vezes revelam-se inofensivos e despertam comoção pelas suas infantilidades, pela falta de referências e aspirações que obstruem suas vidas. Um empurra para o outro a missão de conseguir comida. Quando um deles resolve agir, este se torna um pretenso dono da verdade. Alternadamente, um lidera o outro. Tentam pescar, colher frutos e roubar um galinheiro. Jogam na loteria e ganham. Com dinheiro, tornam-se ainda mais ardilosos e chegam a destruir obras de arte e documentos históricos por desconhecer o seu valor. Pamonha e Panaca fazem um grande esforço para alcançar o fracasso, boicotam-se, arrumam obstáculos para não atingir seus objetivos. Tal situação revela que o saber e o trabalho são os principais instrumentos de evolução do ser humano. Ingressos: R$ 60 (inteira), R$ 40 (preço promocional) e R$ 30 (meia). Informações: 2809-1907. Teatro Adamastor Centro. Avenida Monteiro Lobato, 734, Centro. Sábado, 24/09 às 21h. Domingo, 25/09 às 16h. *Leitores da Revista Weekend têm 35% de desconto apresentando este recorte (exceto na meia entrada). uma hora antes do início do espetáculo – R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Informações: 4125-3099 ou 9337-7086. Teatro Nélson Rodrigues. Rua dos Coqueiros, 74, lago da Vila Galvão. Domingo, às 16h. Encontros Paspalhentos: Super Heróis X Palhaço – Doutores do Riso Curativo 18 de setembro Espetáculo resultado da oficina de clown dos Doutores do Riso Curativo e trata de um encontro improvável entre Super Heróis e Palhaços, os quais, num ambiente neutro, serão capazes de criar as maiores paspalhices que se possa ver, mas sempre com a possibilidade de salvar o mundo com muitos risos. Uma reunião inusitada entre esses seres heróicos e bobagentos; o ridículo, apresentado com muita acrobacia e poderes especiais. Duração 60 minutos. Indicação: livre. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo. Teatro Nélson Rodrigues.

Rua dos Coqueiros, 74, lago da Vila Galvão. Domingo, às 19h. O Casamento da Dona Baratinha – Cia Trapiche 23 de setembro Dona Baratinha, desiludida da vida, é aconselhada pela amiga Patativa a se casar. Aparecem três pretendentes: ela questiona a profissão de cada um para escolher; Radolfo (ator), Mialdo (médico) e Bull (mestre cuca); o escolhido é Radolfo. Mestre Bull resolve fazer uma feijoada para o casamento, numa grande disputa onde prevalece uma linda mensagem de amor, amizade, compreensão e união entre os bichinhos. Duração: 60 minutos. Indicação: 3 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo – R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia) e R$ 7 (antecipado). Informações: 23033650. Teatro Padre Bento. Rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade. Sexta-feira, às 9h30 e 14h30.

/// TEATRO MUSICAL

On Broadway 2011 - Uma viagem ao mundo do teatro musical 18 de setembro O espetáculo traz diversos trechos de musicais da Broadway, entre os quais “My fair lady”, “Rent”, “Grease”, “Hair” e “A noviça rebelde”. No palco, muito canto, dança e interpretação. Algumas músicas são apresentadas nas versões originais em inglês, porém toda a peça é narrada em português com uma linguagem clara e de fácil compreensão. Produção e direção de Tatiana Gurgel. Ingresso: um quilo de alimento não perecível (troca do ingresso no dia do evento, a partir das 17h). Não será permitida a entrada do público após o início do espetáculo. Apoio: Secretaria Municipal de Cultura. Informações: o n b ro a d w ay@ t a t i a n a g u rgel.com.br. Teatro Adamastor Centro. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Domingo, às 19h.


r e v i s t a 16 de setembro de 2011

59


[ AGENDA ]

/// CURSOS E PALESTRAS

Curso de Auriculoterapia 17 e 18 de setembro Realizado pelo Espaço Ki, o curso de Auriculoterapia aborda técnica baseada na Medicina Tradicional Chinesa, assim como as relações do pavilhão auricular com o resto do corpo. Sábado e domingo, das 9 às 17h. Forma de pagamento: 3 vezes de R$ 90. Espaço Ki. Rua Dr. José Maurício de Oliveira, 152. Gopoúva. Informações: 2408-2078 ou www.espaçoki.com.br. Curso preparatório para voluntários do CVV 24 de setembro O Centro de Valorização da Vida, entidade filantrópica que visa dar apoio emocional a indivíduos em crise pessoal, organiza curso para capacitação e seleção de novos voluntários em sua unidade de Guarulhos. Os candidatos aprenderão sobre a instituição, o perfil dos indivíduos que procuram o serviço e como se dá a relação de ajuda. CVV Guarulhos. Rua Otávio Nunes da Silva, 66, Vila Moreira. Informações: 24404111. Sábado, 24, das 8h às 17h.

/// EXPOSIÇÕES

85ª Exposição de Orquídeas 16 a 18 de setembro A Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP) organiza a 85ª Exposição de Orquídeas no bairro da Liberdade, em São Paulo, trazendo ao público aproximadamente mil plantas, algumas delas de espécies raras. Também haverá curso gratuito de cultivo das orquídeas, todos os dias do evento, em horários alternados. Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. Rua São Joaquim, 381, Liberdade, São Paulo. Informações: 3207-5703. Entrada franca. De 16 a 18 de setembro, das 9h às 19h. Abertura da Mostra “Primavera e Arte” 22 de setembro A mostra “Primavera e Arte” tem como tema a próxima estação, que terá início em 23 de setembro. Serão expostas obras de Jandilisa, Lisete Metran, Lúcia Robes, Sandika e Denis de Oliveira. Veruska Decorações, Rua Damianópolis, 37, Vila Galvão. Quinta, às 19h.

r e v i s t a

/// OPORTUNIDADES

60

Fácil Empresarial Itinerante 19 a 21 de setembro O Fácil Empresarial Itinerante retomará suas atividades na próxima semana. O objetivo do projeto é tirar da informalidade os microempreeendedores ainda em situação ilegal, com o

/// RESPONSABILIDADE SOCIAL

Feira oferece 40 animais castrados e vacinados para adoção 18 de setembro Acontecerá no próximo domingo feira de adoção, organizada no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de animais poderão ser adotados. No total, cinco gatos e 35 cachorros, entre machos e fêmeas, adultos e filhotes, estarão ao alcance dos interessados em adotá-los. Ambos os animais são castrados e estão com vacinas em dia, assim como medicados contra vermes e microchipados. Será oferecido ônibus gratuito, que sairá do Bosque Maia em três horários: às 9h, 11h e 14h, com retorno às 10h30, às 12h e às 15h30. Interessados deverão ser maior de 18 anos e apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. CCZ. Tua Cruz do Descalvado, 420, Jardim Triunfo. Informações: 2436-3666. Domingo, das 9h às 15h. objetivo de melhorar suas respectivas atuações e garantir benefícios como auxílio-doença e aposentadoria. No dia 19, a ação acontecerá na unidade do Fácil Pimentas, localizado na avenida Jurema, 453, Parque Jurema; e, no dia seguinte, no Fácil São João, na rua Particular, 29, Jardim São João. No dia 21, o evento ocorrerá no calçadão da rua Dom Pedro II, na região central. Após fazer o cadastro, o empreendedor pagará valor mensal de R$ 57,10, no caso de comércio ou indústria; ou R$ 62,10, se for prestação de serviços. Essa contribuição será destinada à Previdência Social e ao ICMS ou ao Imposto ISS, conforme o caso. ACE nos Bairros 21 de setembro A Distrital Cumbica receberá a 2ª edição da ação “ACE nos Bairros”, que terá como foco o desenvolvimento empresarial e contará com a realização da palestra “Como liderar sua equipe para obter os melhores resultados”, ministrada por Flávio Capaz, especialista em Gestão de Recursos Humanos. Solicita-se que interessados doem um litro de leite integral; os donativos serão revertidos à Casa de Convivência - Associação Nossa Senhora Rainha da Paz. Distrital Cumbica. Avenida João Veloso da Silva, 1.027, Cumbica. Informações: 2137-9331 ou no site www.aceguarulhos.com.br. Quarta-feira, às 19h. Inscrições abertas para o Degrau-Guarulhos Até 23 de setembro O Degrau-Guarulhos, movimento coordenado pela ACE,

está com inscrições abertas para os cursos de Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Produção. Para o curso de Auxiliar Administrativo, os jovens devem ter entre 15 e 17 anos e, para o de Auxiliar de Produção, entre 18 e 21 anos. É necessário levar cópia do RG, CPF, carteira profissional, carteira profissional dos pais (cópia da folha com a foto e do último registro) de todos os familiares, três últimas contas de telefone ou da fatura de cartão de crédito e do comprovante de escolaridade e de renda (recente) para inscrever-se. Informações: 2403-5050. Inscrições devem ser feitas diretamente na Escola Natasha Franco Vieira até 23 de setembro. Escola Natasha Franco Vieira. Av. Brigadeiro Faria Lima, 2102, Cocaia. Informações: 2403-5050. Venda de convites para o Destaque Empresarial 2011 Até o fim dos convites A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) iniciou a venda dos convites da 14ª edição do Prêmio Destaque Empresarial 2011 (PDE), evento a ser realizado em 7 de outubro, no Open Hall Convention Center, quando serão premiados os destaques nos setores do comércio, indústria, serviços e terceiro setor. A Carleto Editorial, que edita Weekend, é um dos três finalistas no setor de serviços. O convite custa R$ 100. Adquirindo a mesa para dez convidados, 10% de desconto. ACE-Guarulhos. Avenida João Bernardo Medeiros, 278, Bom Clima. Informações pelo telefone 2137-9304.

Semana Nacional do Trânsito 18 a 25 de setembro A Semana Nacional do Trânsito terá programação extensa em Guarulhos, sob a coordenação da Escola Pública de Trânsito (EPT), órgão ligado à Secretaria de Transportes e Trânsito. Entre as atividades previstas, em vários locais da cidade, estão: exposição com veículos envolvidos em acidentes, para chamar a atenção dos motoristas para o respeito à sinalização; atividades lúdicas para crianças em relação ao trânsito; e também serão feitas, gratuitamente, inspeção veicular, manutenção preventiva dos itens de segurança dos veículos e consulta de pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre os dias 23 e 25. Informações: 2425-1743.

/// SOLIDARIEDADE

Campanha de cadastro de doadores voluntários de medula óssea 17 de setembro A Ameo (Associação da Medula Óssea) e a ONG Canto Cidadão, voltada às áreas de Saúde, Educação e de Cultura, organizam campanha para cadastramento de doadores voluntários de medula óssea. Interessados precisam ter entre 18 e 54 anos, apresentar RG, CPF e dois números de telefones para contato. ONG Canto Cidadão. Rua Galeno de Almeida, 557, Cerqueira César, ao lado da estação Sumaré do Metrô. Informações: info@ cantocidadao.org.br. Sábado, das 10h às 16h. 33ª Festa do Verde 24 e 25 de setembro O evento, que conta com participação significativa da comunidade nipo-brasileira, tem como objetivo chamar a atenção da comunidade para as pessoas com deficiência intelectual e os esforços feitos pela entidade para proporcionar condições dignas aos pacientes. Haverá shows de duplas sertanejas e de grupos de taikô; exposição e venda de flores; espaço beleza, voltado para cortes de cabelo e venda de cosméticos; e espaço bazarista, com mais de 40 lojas. Kibô-No-Iê. Travessa Hideharu Yamazaki, s/n, saída do km 206 da via Dutra, sentido Rio de Janeiro. Sábado, 24, das 9h às 11h; e domingo, 25, das 7h às 12h.


Nos finais de semana quem ganha é você!

O Sables Hotel preparou uma tarifa especial para você aproveitar seus finais de semana. Diária para até 2 pessoas, com café da manhã e estacionamento inclusos, por apenas R$ 104,00*. *A tarifa não inclui 2% de ISS; sujeita à alteração sem aviso prévio.

Sables Hotel, muito mais que hospedagem.

r e v i s t a

11 2181.5900 | Av. Salgado Filho, 1176 - Jd. Maia

16 de setembro de 2011

61


[ CLASSIFICADOS ]

[ artesanato ]

Curta a nossa página no Facebook:

www.facebook.com/weekendrevista

[ foto/filmagem ]

Foto Casamento, Aniversário book em domicílio, filmagem e DJ. Tel.: 2995-7882 / 6150-0097

[ empregos ] Vendedora

[ assessoria ]

Para empresa especializada em vendas de pastilhas e revestimentos cerâmicos.Curriculo para: fino_acabamento@ hotmail.com. Oferecemos salário+fixo

Pizzaiolo e atendente Mesas. Entregar curriculo R.: José de Andrade, 584 Tel.: 2468-3486 após 18h.

[ festas ]

Cerimonialista Casamento, debutante, empresarial: voxaugustus.com.br Tel.: 9872.7613

Sthar Eventos- DJ-Som-Ilum.

[ cursos ]

pintura rosto, escultura bexiga, festas, casamentos, confraternizações, aniver. adulto ou infatil. Tels.: 7179-5486/ 2469-6214

[ imóveis - locação ] Sobrado p/ Locação - Cid. Jd.

Soimco 6 dorms (1 suíte), 2 sls, 4 wcs, garagem. Exc. p/ Escritório/Empresa R$3.000 + IPTU - ref.:897501 Sylmar Imóveis - Tel.:2413-0202

Aula Particular de Espanhol

Casa Térra para Locação Jardim Ottawa 2 dorms (1 suíte), sl, coz., wc, 2 vagas. R$600,00 + IPTU – Ref.:57501 Sylmar Imóveis - Tel.:24130202

[ imóveis - venda] Sobrado a Venda – Parque

Atendimento individualizado. Básico, Avançado e Conversação. e-mail: itatiaiadias@hotmail.com

Continental II 3 dorms (1 suíte), sl estar e jantar, churrasq., 2 vagas. R$310mil Ref.:5843 - Ac. Financiamento.Sylmar Imóveis - Tel.:2413-0202

25% de desconto No curso “Berçarista numa perspectiva multidisciplinar”, de R$ 900 por R$ 675. www.clickguarulhicularesos.com.br

Magnífico Sobrado a Venda Bom Clima 3 dorms, 2 salas, closet, quintal + dep emp. R$290mil ref.:5837 - Ac. Financ. Sylmar Imóveis - Tel.:2413-0202

Aulas de Inglês Particulares personalizado p/res.e empresas, individuais ou grupos. Tel. 2409-5344/72123984 sion_marriotti@yahoo.com.br

[ música ]

Escola de Música

r e v i s t a

[ diversão ]

62

desenho e pintura. Matrículas abertas. www.marts.com.br Tel.: 2421-8526

[ serviços ]


[ redes de proteção ]

[ reformas ]

[ reforma de lustres ] MiMu Correntes

Lustres, abat-jours, arandelas, castiçais e objetos de decoração. Orçamento com Antônio: 2409-0802 / 8470-0610. correntes@mimucorrentes.com.br

[ saúde ]

Acupuntura Massagem Med Trad Chinesa . Téc. milenares p/ avaliar o stress físico, mental e emocional gerados pelo dia a dia.Tel. 34365629/3435-6556/9695-1088 c/Enio.

[ CLASSIFICADOS ]

[ limpeza ]

[ serviços ]

Rosa Costureira. Consertos e reformas de roupas, cortinas, almofadas. Tels.; 2087-1823 / 9221-5730

AINDA

DÁ TEMPO! Anuncie na edição de setembro da RG Projeto gráfico atualizado e um tema de dar água na boca

REPÚBLICA GASTRONÔMICA DE GUARULHOS

Reservas de espaço até terça-feira 20/09/2011 / Entrega de material até 21/09/2011

16 de setembro de 2011

r e v i s t a

A mais completa publicação sobre o ramo, comprovando que a cidade tem centenas de deliciosas opções para todos os gostos e bolsos.

63



Revista Weekend - Edição 96