Page 1

r e v i s t a

Guarulhos, 21/03/2014 • ano 5 • n.º 222 www.revistaweekend.com.br

Faltou água.

E agora? Foto: Márcio Monteiro / Modelo: Marcos Ferreira

Guarulhos convive com racionamento de água. Por que chegamos a esse ponto? O que será feito? E qual o nosso papel nessa história?

Bem-estar

Segurança

Veículos

Gastronomia

Receitas de escalda-pés para relaxar

Saiba mais sobre autodefesa

Novidades da Yamaha e Alfa Romeo

Dicas de pratos para experimentar


r e v i s t a

[ FRASES ] Assessoria de imprensa

“Nós vivemos uma demanda reprimida há muitos anos; já economizamos água há muito tempo. Como é que querem tirar mais água de quem já não tem?”

Diretor Responsável: Valdir Carleto (mTb 16.674) valdir@revistaweekend.com.br

Diretor Executivo: Fábio Carleto fabio@revistaweekend.com.br

Editora Executiva: Vivian Barbosa (mTb 56.794) redacao@carletoeditorial.com.br

Assistente de Edição amauri eugênio Jr.

Redação:

Superintendente do Saae, afrânio de Paula Sobrinho, sobre o racionamento de água em Guarulhos.

elís Lucas michele Barbosa Talita ramos

Fotos: divulgação

Fotografia:

“Foi o pior filme que fiz de tensão, foi horrível. Fiquei feliz quando a gente terminou.” o ator Caio Blat, sobre papel que interpretou no filme “alemão”.

márcio monteiro rafael almeida

Direção de arte: Cíntia Brumatti

Design Gráfico: aline Fonseca, Katia alves e Williane rebouças

Comercial: ana Guedes, eliane Sant’anna, Laila Inhudes, maria José Gonzaga, Patrícia matos, régia Gênova, Thais Cristine e Thaís Tucci comercial@revistaweekend.com.br

“É uma represa enorme, em nossa experiência de 2003 e 2004 levamos dois anos para recuperar o nível dos reservatórios.” ,

diretor metropolitano da Sabesp, Paulo massato, sobre a queda do nível de água no Sistema Cantareira.

Administrativo: Viviane Sanson e erika Silva

Distribuição Luiz aparecido monteiro

Impressão e acabamento: d’arTHY editora e Gráfica Ltda. - Tel: (11) 4446-4600

Tiragem: 15 mil exemplares Venha conferir nas manhãs das sextas-feiras distribuição gratuita em quase 150 condomínios, displays em pontos comerciais de grande fluxo, e em locais com salas de espera

/// ERRATA

4

Na edição no. 221, do dia 14, houve incorreções na matéria de capa, ‘Música para crianças’, quanto ao nome do Conservatório onde as professoras Wilma Colacioppo e Selma Zarzur lecionam. O correto é Conservatório Musical de Guarulhos - e não Municipal, como constou. Fundado e dirigido pelo maestro Armando Colacioppo, o Conservatório Musical de Guarulhos é particular e fica na rua João Gonçalves, 52, 2o. andar, Centro; telefone 2409-5830.

33 anos de Jornalismo com Responsabilidade Social av. João Bernardo medeiros, 74, Bom Clima, Guarulhos. CNPJ: 10.741.369/0001-09

Tel.: (11) 2461-9310


6


[ CLICK ]

/// COLUNA DO CARLETO PALPITE INFELIZ O secretário de Esportes, Wagner Freitas, presidente do PP local, disse que se não fosse ele, os vereadores Luiz Matogrosso e Ramos da Padaria iriam continuar como motorista e fazendo pãozinho, em alusão à profissão de origem deles e ao fato de ele ter sido candidato a prefeito em 2012. QUEM AJUDOU QUEM? Na sessão de terça-feira, os vereadores foram à tribuna e disseram ter orgulho de suas profissões. Ramos da Padaria foi até com o uniforme de seu estabelecimento. Matogrosso afirmou que tem gratidão pelos eleitores que votaram nele, pelos demais candidatos à vereança que somaram votos ao partido, mas não a Freitas. Disse que ele e todos os demais é que ajudaram o candidato a prefeito a ficar em terceiro e, assim, poder negociar o cargo pelo apoio a Almeida no segundo turno. ME DÊ MOTIVO Só tem orgulho pela profissão que tem quem tem profissão.

r e v i s t a

MOSSORÓ NO MP O vereador em exercício Cícero Mossoró (PSDB) foi convocado a prestar depoimento no Ministério Público, acerca das acusações que fez em plenário ao secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira, sobre suposta fraude na licitação do transporte alternativo. Será dia 26, quarta-feira.

8

BATE-BOCA INÚTIL Estado e Prefeitura continuam trocando acusações sobre a responsabilidade pela caótica situação no abastecimento de água. Enquanto espalham suas farpas, ninguém assume que tem sua parcela de culpa e o povo, que é quem paga o polpudo salário de todos eles, é quem sente na pele.

NOVO ESPAÇO Inaugurei no fim de semana uma fanpage no Facebook, para debater questões da cidade, do estado e do Brasil. Batizei-a de Dizquediz Guarulhos, ressuscitando o nome da coluna que publicava no então Jornal Olho Vivo. Assim, posso publicar no FB pessoal assuntos mais amenos, falar de música, eventos... Convido os leitores da coluna a acessar e participar com comentários e sugestões de temas. AÍ É LUGAR DE POSTO? Recebi a informação de que um posto de combustíveis irá instalar-se na esquina das ruas Jaiminho, Salgado Filho e Conselheiro Antonio Prado, onde hoje funciona um lava-rápido. Causou estranheza à comunidade da EE Prof. Frederico de Barros Brotero, pois a escola, onde estudam também portadores de deficiência visual, fica bem em frente. SDU DIZ QUE SIM A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) informou que a Legislação em vigor e Zoneamento da região não proíbem a construção e o funcionamento de posto de combustíveis no endereço citado. Pode até ser legal, mas não me lembro de posto de combustíveis instalado tão próximo de escola pública como esse. Mesmo o Conselheiro não fica tão perto do posto da esquina da rua Mãe dos Homens quanto esse ficará. A LEI, ORA A LEI! Há lei em Guarulhos proibindo propaganda em muros. Como ninguém fiscaliza, é uma farra. Além disso, os suportes colocados em próprios municipais para afixar faixas de eventos culturais foram desmoralizados, pois estão sendo usados por estabelecimentos particulares, divulgando venda de bebidas alcoólicas.

/// QUER OLHAR DE NOVO? Volta e meia é comum ver alguma mulher sendo assediada na rua, independentemente do horário, da roupa que veste ou do local. Há situações em que andar na rua já basta para algum metido a engraçadinho fazer comentários pouco ou nada agradáveis, além de lançar olhares para lá de invasivos. o produtor de vídeos online Yousef erakat, conhecido como FoyseyTube, teve a seguinte ideia: vestir uma calça legging, ficar de bruços e filmar os olhares de quem passava por perto. o resultado é hilário. Confira em nosso canal no YouTube.

/// PAI HERÓI Como anda a relação com o seu pai? Você tem retribuído o carinho que ele te dá? o curta-metragem “Gift” induz à reflexão sobre o mundo de pais e filhos por meio de um garoto que não dá muita importância aos gestos de seu pai e, conforme cresce e evolui em sua carreira, afasta-se de seu “velho”. mas a vida lhe reserva uma surpresa e uma lição muito mais válida do que resoluções de questões de vestibulares. Confira em nosso canal no YouTube.

/// DIAMONDS IN THE SKY Quem assiste a programas musicais, como “The X Factor”, “The Voice” e afins, já se emocionou e foi às lágrimas com diversas interpretações - Susan Boyle que o diga. mas a performance da garota Iraila, 11, leva qualquer um às lágrimas pelo seu desempenho no palco do espanhol “La voz kids”, ao interpretar “diamonds”, de rihanna, e pelas circunstâncias: ela estava com um câncer em estágio avançado e faleceu dias após a apresentação. Confira em nosso canal no YouTube.

Seja parte da Weekend! Participe e ajude a bombar esta página, mandando suas sugestões de vídeos, sites, fotos e curiosidades para redacao@carletoeditorial.com.br ou nas redes sociais: /revistaweekend

/weekendrevista

/weekendrevista


21 de marรงo de 2014

9

r e v i s t a

SAC (11) 2414-5000


[ CAPA ] Por Amauri Eugênio Jr.

rr ee vv i i ss tt aa

Fotos: banco de imagens

Água:

10

mesmo sabendo usar, agora tem de racionar

f

az uma semana que os moradores da região central de Guarulhos estão submetidos ao racionamento de água programado pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), após a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) anunciar no dia 13 que a cidade passaria a receber menos água da companhia, vinculada ao Governo do Estado de São Paulo. Ainda segundo a Sabesp, a redução no fornecimento é decorrente de determinação da ANA (Agência Nacional de Águas), que obrigou a redução na captação de água do Sistema Cantareira, que atingiu o nível crítico de 15% da capacidade total. Junto a Guarulhos, São Caetano do Sul, no ABC Paulista, também passou a receber menos água da Sabesp. Em São Caetano, houve redução de 18% no consumo de água, razão pela qual lá o racionamento ainda está fora de cogitação. Mas, Guarulhos não teria conseguido reduzir o consumo. Dados de 2013 do IBGE apontam que a população da cidade do ABC era de 156,3 mil pessoas, enquanto a população guarulhense é de cerca de 1,4 milhão de habitantes. Ou seja, a proporção é de quase oito habitantes em Guarulhos para um em São Caetano e, ao considerar-se a proporção territorial dos dois municípios, pode-se dizer sem exageros que são duas realidades bem diferentes. Outro aspecto a ser levado em conta é a quantidade de água que Guarulhos recebe da Sabesp por meio do Sistema Cantareira. Até antes da redução do fornecimento, a cidade comprava da companhia 4 mil litros por segundo e, desde a semana passada, a quantidade passou a ser de 3,6 mil l/s. Segundo o Saae, o necessário para abastecer o município sem correr o risco de operar abaixo da demanda seria cerca de 4,5 mil l/s. Logo, se a cidade já era condicionada a ofertar quantidade de água abaixo do ideal, a redução dos últimos dias foi determinante para o racionamento tornar-se inevitável. Também é irônico pensar que isso está acontecendo pouco antes do Dia Mundial da Água, que é celebrado em 22 de março.


Público atingido

Dados do Saae indicam que antes da redução do fornecimento por parte da Sabesp, 210 mil pessoas eram afetadas pelo racionamento nos bairros de Cumbica e Pimentas. Após a redução anunciada em 13 de março, mais 850 mil pessoas passaram a ser afetadas diretamente pelo racionamento no esquema de um dia com água e outro sem. Na prática, porém, moradores de muitos bairros já convivem há muito tempo com interrupções no recebimento do líquido - cada vez mais precioso - nas torneiras.

Antes e depois 13% Em 2001, a capacidade de produção de água dentro de Guarulhos era de 5%. Por meio de obras de infraestrutura feitas em pontos espalhados no município, a produção aumentou para 13%, que é o patamar atual. (fonte: Saae)

5%

2001

2014

Apesar de a capacidade de produção de água do município ter aumentado na última década, a oferta de água evoluiu pouco se for pensar no contexto geral de Guarulhos. Deve-se levar em conta o crescimento econômico da cidade, que figura entre os dez maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do Brasil, o aumento populacional e a construção em massa de empreendimentos imobiliários e o crescimento comercial na cidade, o que resulta, é claro, em aumento no consumo de água. “A melhoria operacional e o pequeno aumento na produção não foram suficientes para igualar a oferta e a procura”, explica Afrânio de Paula Sobrinho, superintendente do Saae. Mesmo com o aumento populacional e o crescimento socioeconômico, não se pode culpar apenas a população pelo quadro atual. É verdade que cenas lamentáveis façam parte do cotidiano, como ver alguém lavar o quintal, calçada ou o carro com mangueira, escovar os dentes deixando a torneira aberta, tomar banhos demorados e demais 21 de março de 2014

hábitos nada responsáveis. É bom ter em mente que o recurso disponível já era inferior se comparado com o ideal. Cada um deve fazer a sua parte no quesito economia e fazer disso hábito, mas os impactos, por incrível que pareça, não chegam a ser tão significativos como se imagina. “Face à limitação de recursos, o guarulhense já economiza água. Trata-se de discurso simplista culpar a população e não abro mão de defender a população de modo enfático. Ele jamais deveria arcar com isso sozinho”, ressalta Sobrinho. Sua opinião é endossada pela de Plínio Tomaz, presidente da Agru (Agência Guarulhense Reguladora de Água). “A população não tem culpa, pois há pouca água e ela já é acostumada a economizá-la.” Entretanto, deve-se também levar em conta que a perda de água por vazamentos é de 36%, sendo 18% em perda física - vazamentos na rua e a outra metade é originada por perda comercial, ou seja, quando há problemas em hidrômetros e uso clandestino ou fraudulento de água. 

rr ee vv i i ss t t aa

/// AÇÃO E REAÇÃO

11


[ CAPA ]

13%: produção interna 25%: Sistema Alto Tietê

Direto da fonte 62%: Sistema Cantareira

62% da água utilizada em Guarulhos são provenientes do Sistema Cantareira, cuja redução no fornecimento afetará 850 mil pessoas; enquanto 25% do recurso consumido na cidade vêm do Sistema Alto Tietê, que também abrange, entre outros locais, a região do cinturão verde de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis. Já os 13% restantes são produzidos dentro da cidade.

Sabesp

rr ee vv i i ss tt aa

/// CAMINHOS POSSÍVEIS

12

Em caráter de emergência, a Sabesp iniciou nesta semana a instalação de sistema de bombeamento de água do chamado “volume morto”, ou seja, reserva de 300 bilhões de litros d’água abaixo do nível das comportas. A previsão é de que essa reserva, cuja capacidade de abastecimento é de aproximadamente quatro meses, passe a ser usada a partir de julho e agosto. Trata-se de medida para atenuar os efeitos da escassez de água “A água do ‘volume morto’ deverá ser reposta. É algo como o cheque especial, quando é necessário quitar as dívidas para voltar a ‘acumular’ recursos”, alerta o superintendente do Saae, Afrânio de Paula Sobrinho. Segundo Plínio Tomaz, o Sistema Cantareira não dá mais conta sozinho da demanda de água no Estado. “O Cantareira foi muito bom quando foi criado. Era a obra mais rápida e fácil do que [o manancial de] Ribeira do Iguape. Chegou a hora em que precisa pegar [a água] de lá, mesmo”.

Além dessa obra, deve-se considerar a construção do Sistema São Lourenço, que terá capacidade para tratar 4,7 mil l/s e deverá atender a 1,5 milhão de pessoas. O projeto, que desafogará os sistemas até agora existentes, deverá ser entregue em 2018. Outras possibilidades são os recursos disponíveis nos mananciais de Ribeira do Iguape e do rio Paraíba do Sul. Enquanto o uso do manancial de Ribeira do Iguape é o mais difícil em termos técnicos, pela distância, mas plausível em âmbito institucional, o inverso acontece com o Paraíba do Sul: se o uso da água desse manancial é mais viável financeiramente, a situação complica na parte institucional, pois o recurso já é usado pelo Rio de Janeiro. Há também obrigatoriedade de manutenção de 160 l/s de água no local, que fica na divisa entre o Estado do Rio e São Paulo e, sendo assim, a bacia da região é federal e a outorga para uso da água dali é da ANA. 


/// SOLUÇÃO DOMÉSTICA? SERÁ? Em reportagem publicada pelo jornal “Guarulhos Hoje” em 20 de fevereiro, foi questionado o uso de água proveniente do rio Jaguari pela unidade da Ambev instalada em Guarulhos. A empresa obteve, em 1977, outorga do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) para poder usar o recurso de forma legal, quando ainda era denominada Skol. A represa localizada dentro da empresa tem capacidade de 300 l/s, sendo que são usados 195 l/s para a produção de cerveja. Ainda que não resolvesse o problema de escassez em Guarulhos, é um volume de água nada desprezível,

Ladeira abaixo

motivo pelo qual o deputado estadual Alencar Santana (PT) está propondo que o Governo paulista flexione a outorga à empresa, para que a cidade possa usar o potencial excedente. Em resposta à Weekend, a Ambev informa que a utilização da represa por parte da empresa não interfere na captação de água na cidade. A empresa ainda informa que o volume usado é menor do que o indicado pelo DAEE; que a Ambev se baseia em estudos hídricos de limites sustentáveis; que respeita com vigor a legislação vigente e é referência mundial em práticas ambientais.

98,8%

91,6%

Em 2010, o volume de água do Sistema Cantareira atingiu mais de 98% e caiu até o nível crítico atual. Em fevereiro estava em 21,7% da capacidade e nesta semana chegou a alarmantes 14,9%. (Fontes: ANA e g1.com)

76,1% 52,3% 21,7% 2010

2011

2012

2013

2014

Em 2010, o volume do Sistema Cantareira era de 98%, sendo que a quantidade de água no local chegou a esse patamar em virtude das chuvas naquele ano – para efeito de comparação, em 2009 era de 61,6%. Para a situação ter atingido o nível atual, a explicação é a seguinte: o nível de 2010 era um ponto fora da curva por causa da quantidade de chuvas acima do normal e, de lá até hoje, o consumo foi maior do que a capacidade de oferta do sistema. Não é equivocado dizer que o planejamento foi 21 de março de 2014

insuficiente, ainda mais ao levar-se em conta que a população na região metropolitana de São Paulo é de cerca de 21 milhões de habitantes. No fim das contas, só a soma de várias providências pode dar um alento: a Sabesp e o Saae precisam ser mais eficientes para conter vazamentos e o povo tem de fazer sua parte. “Chegou-se ao ponto de submeter a região metropolitana à torcida para chover. Não é admissível que isso aconteça em uma região como essa”, finaliza o superintendente do Saae. 

rr ee vv i i ss t t aa

/// NO FIM DAS CONTAS...

13


Reprodução

/// POR ÁGUA ABAIXO Nos últimos dias, pôde-se ver no Facebook uma foto em que funcionários de uma empresa terceirizada lavavam a vidraça do prédio da Câmara de Guarulhos com jatos d’água, o que causou indignação nos cidadãos de imediato. Em resposta à Weekend, a assessoria de imprensa da Câmara informa que a água provém de uma mina localizada abaixo da garagem da casa, armazenada para ser reutilizada e que foi considerada imprópria para consumo humano pelo Saae. Ainda segundo a Câmara, há uma comissão que visa a encontrar meios para reduzir o consumo de água, independente do racionamento, e que trabalha para conscientizar os funcionários a fazer economia de água.

rr ee vv i i ss tt aa

/// ECONOMIA VALE DESCONTO

14

Consumidores que conseguiram reduzir o consumo de água em 20% sobre a média dos 12 meses anteriores estão obtendo desconto de 30% no preço de cada metro cúbico consumido. Quem reduziu 10% obteve desconto de 10%. Diante da queixa de usuários que receberam a conta de março sem o devido desconto, a assessoria de Imprensa do Saae informa que os consumidores cujos hidrômetros tiveram leitura em fevereiro não puderam ser contemplados com o desconto na conta de março, mas serão compensados no final do período previsto no decreto que estabeleceu as regras para o abatimento, 30 de setembro.

/// VOCÊ SABIA? Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cada pessoa precisa de 50 a 100 litros de água por dia, para assegurar necessidades básicas de saúde e higiene.

Minimizando o prejuízo “Aproveito a água da máquina de lavar e uso em tapetes e panos de chão ou no quintal. Tenho na cozinha um balde em que colho a água da lavagem do arroz, feijão, verduras, frutas e jogo nas plantas. Verifico vazamentos diariamente e coloquei duas caixas de água maiores. Durante a noite, apenas urinando, não utilizamos a descarga nos banheiros; deixamos para utilizá-la de manhã. Os banhos são de, no máximo, dez minutos. Lavo o quintal apenas uma vez por semana, após estar muito bem varrido – não se ‘varre’ quintal com a água da mangueira. Sou do tempo da década de 1970, quando tínhamos racionamento de água e todos faziam isso.” (Maria Vazquez Fernandez, via Facebook) “Sempre uso água da lavagem de roupas para lavar o quintal e deixo juntar bastante peças para lavá-las.” (Eliane Marcelino, via Facebook) “Junto louça e roupa, e aproveito a água da máquina [de lavar roupa] para lavar o quintal.” (Dilma da Silva, via Facebook) 


r e v i s t a 21 de marรงo de 2014

15


Foto: banco de imagens

[ SEGURANÇA ] Por Cláudia Duarte

Defesa Pessoal: esporte ou necessidade?

r er ev vi si st at a

a

16

cada dia nos deparamos com um volume maior de pessoas que já passaram por um caso de violência urbana ou até mesmo domiciliar. A ordem é a de não reagir, mas nunca é demais investir na segurança. Justamente por este motivo, aumenta o número de pessoas que procuram pela defesa pessoal, tanto como precaução, quanto a prática de esporte. Homens, mulheres, idosos e crianças: não importa! Não há restrições para aprender técnicas de autodefesa. Segundo o professor Imoto, criador do método Imoto, existem diferenças entre arte marcial e autodefesa: “A arte marcial também serve como defesa, mas não está no contexto de violência urbana. Nós não temos distinção de peso, por exemplo, nem utilizamos armas brancas”, explica ele. “Neste caso, o corpo é a arma”, finaliza. Existem boas opções de lutas que são aprimoradas justamente para algumas técnicas. O Mestre Avigdor Zalmon, do método Krav Magá, diz que o intuito da defesa pessoal não é o de competir, nem de sair lutando: “não

ensinamos nossos alunos a bater e sim a se defender”, diz Avigdor. A modalidade cria habilidades como reagir rapidamente a uma súbita agressão e desperta a agilidade em reconhecer locais e pessoas que possam colocar a integridade corporal em perigo. A fonoaudióloga Vanessa Clarizzia pratica a autodefesa há dois anos e diz não ter tido nenhum motivo de violência urbana específica: “Nunca precisei utilizar, mas me sinto mais leve, mais atenta nas ruas, segura e não me estresso tanto”. Segundo a filosofia Krav Maga, existem critérios a serem seguidos quando o treinamento for iniciado. A preparação espiritual, por exemplo, é o primeiro item a ser seguido. Aqui estão embutidos a coragem, que dará a facilidade de enfrentar obstáculos, sem mensurar sua dimensão; o equilíbrio emocional, para que o aluno controle as emoções e que o medo não paralise a ação; a paciência para trazer uma mudança de postura com relação à vida e a si próprio; e o respeito por si próprio e pelo próximo, inclusive ao inimigo. 


Somente uma instituição de referência, atuante no mercado a mais de 28 anos, com qualidade e sustentabilidade em seu DNA pode te fornecer as ferramentas para você consolidar o seu futuro profissional. Venha estudar no Eniac.

Especializações

MBA Gestão de Projetos com Ênfase no PMI Gestão estratégica de Recursos Humanos

Automação Industrial Manutenção Industrial

terças e quintas, das 18h às 20h30 ou das 20h40 às 23h10

sábado, das 8h às 18h

Desenvolvimento Empresarial e Negócios segundas e quartas, das 18h às 20h30 ou das 20h40 às 23h10

Diferenciais Horário flexível: Horários inteligentes, permitindo a rotina normal do profissional durante a semana.

Biblioteca Virtual: Um acervo virtual completo, com mais de 3 mil exemplares em diversas áreas.

Corpo Docente: Professores Mestres e Doutores formados e atuantes nas melhores Universidades do Brasil e do mundo.

Plano de Ensino: Aulas práticas com softwares e equipamentos de última geração. Acompanhamento de conteúdos através de Ambiente Virtual interativo e inovador. Laboratórios: Equipamentos de última geração, mais de 1.300 computadores a disposição do aluno em rede wireless.

Você referência.

Contato: Telefone: (11) 2472-5500 Rua Força Pública, 89 – Centro – Guarulhos/SP

www.eniac.com.br/pos-graduacao


[ BEM-ESTAR ] Por Talita Ramos

Fotos: banco de imagens

Conheça os benefícios do

r er ev vi si st at a

o

18

escalda-pés

s pés são a base de sustentação do corpo humano e sofrem um enorme desgaste ao longo do dia. O que muita gente não sabe é que por meio deles é possível tratar diversos problemas de saúde como dores de cabeça, má circulação e até mesmo gripe. Sabe como? Pelo simples processo do escalda-pés. “O escalda-pés, assim como a acupuntura, é uma técnica chinesa que age por meio dos meridianos do corpo humano. É uma maneira simples e eficaz de aliviar a tensão e diminuir o cansaço dos membros inferiores. É ótimo para relaxar e desinchar os pés, além de proporcionar conforto para todo o corpo”, explica Rosa Maria Ciossani, podóloga do ESC Centro de Beleza, em Guarulhos.

Segundo Rosa, “durante o Inverno, o processo é uma ótima maneira de aquecer os pés e amenizar os sintomas da gripe, pois atua no equilíbrio térmico do corpo, relaxamento dos músculos e na circulação, o que ajuda a aumentar a imunidade. No Verão, além de relaxar, serve como ação esfoliante, já que, como os pés ficam mais expostos, é preciso retirar células mortas para evitar o ressecamento. Para isso, a água tem que ser mais fresca e deve-se usar um produto com função esfoliante”. O momento ideal para realizar o escalda pés é durante a noite. O processo pode ser feito em casa. Quem sofre de diabetes não deve submeter-se ao escalda-pés, pois pode causar problemas circulatórios. 


MÊS DAS MULHERES Você quer reduzir aquelas gordurinhas? Nós da Vila Feliccità temos a solução: Lipocavitação, tratamento estético que utiliza a fonoforese para reduzir medidas.

A Vila Feliccità preparou promoções especiais e imperdíveis para comemorar o mês das mulheres. Aproveite e se dê esse presente!

Confira essa promoção: Tratamento inteligente que reduz medidas e diminui a celulite em até 2 graus. E o melhor de tudo, com um preço pra lá de especial!

10 sessões de Gordura Zero com massagem modeladora

NA COMPRA DE 5 LIPOCAVITAÇÕES GANHE 5 MASSAGENS MODELADORAS *PROMOÇÃO NÃO ACUMULATIVA *VÁLIDA ATÉ 31 DE MARÇO

antes

depois

10 sessões de Termoterapia com Infravermelho Av: Salgado Filho, 838 - Guarulhos

11 2358-5910 | 97080-4631

DE R$ 2.000

POR 4X R$ 299

RESULTADOS OBTIDOS COM A LIPOCAVITAÇÃO

*PROMOÇÃO VÁLIDA PARA O MÊS DE MARÇO

r e v i s t a

www.vilafeliccita.com.br facebook.com/vilafeliccita Segunda a Sábado das 8h às 21h Estacionamento próprio

10 sessões de Manthus

21 de março de 2014

19


[ BEM-ESTAR ] /// FAÇA EM CASA Adicione aproximadamente 2 litros de água quente (temperatura agradável) em uma bacia. Acrescente: 2 colheres de sal grosso; 5 gotas de essência de sua preferência (geralmente de lavanda ou alecrim) ou água de colônia; 2 colheres de álcool comum; Bolinhas de gude (Fazer movimentos sobre as bolinhas com os pés para massageá-los); Mantenha os pés submersos até a altura dos tornozelos, durante 15 minutos. Depois, seque bem os pés e vista uma meia grossa, evitando tomar friagem na região.

/// TIPOS DE ERVAS

r er ev vi si st at a

Para complementar o tratamento, alguns esteticistas ou podólogos acrescentam algumas ervas na mistura. Saiba qual é a função de cada uma delas e escolha de acordo com sua necessidade. Arnica – diminui dores Calêndula – antisséptica (combate micose) Arruda – ativa circulação Alecrim – estimulante Lavanda – relaxante

20

/// ESCALDA-PÉS DE FÁBRICA Outra opção fácil e de baixo custo é o uso de escalda-pés em sachês, que pode ser encontrado em farmácias e perfumarias, como os sachets escalda-pés da Granado. A caixa com cinco sachês custa R$14. 


r e v i s t a 21 de marรงo de 2014

21


[ GASTRONOMIA ] Por Amauri Eugênio Jr. Divulgação

/// BAIÃO DE DOIS O tradicional prato da culinária nordestina leva feijão de corda, arroz, carne seca, bacon e queijo coalho.

Divulgação

Casa do Norte Santa Clara rua antônio Pohlman, 55, Picanço Tel.: 2456-9492

/// SUPER STEAMROLLERS A pizza leva muçarela, rosbife, cream cheese e cebola gratinada com molho shoyu. Super Pizza Pan avenida Salgado Filho, 1.155, Jardim maia Tel.: 2468-1428

Rafael Almeida

/// TORTA DE MORANGO O doce, feito à base de morango, leva creme, castanha e massa folhada.

Divulgação

Padaria Nova Guarulhos rua albino Fantazzini, 90 (esquina com a avenida Guarulhos, 1.320), vila augusta Tel.: 2422-7188

/// BACALHAU VILA REAL

r e v i s t a

O prato, feito com postas de bacalhau na chapa, acompanha ovos, arros à grega, cebolas empanadas, brócolis, batata corada e pimentões.

22

Alameda Real alameda Yayá, 468, vila aida Tel.: 2453-4666


r e v i s t a 21 de marรงo de 2014

23


[ VEÍCULOS ] Por Luiz Fernando Lovik / Autotal Fotos: divulgação

r e v i s t a

/// TOQUE ESPECIAL

24

A Yamaha usou as redes sociais para apresentar a linha 2015 da naked XJ6. Além das já conhecidas versões N e F, uma novidade: a XJ6 N SP. A edição especial traz alguns itens diferentes como o desenho das tomadas de ar mais esportivo e a carenagem do farol com efeito de fibra de carbono. O painel de instrumentos traz conta-giros análogo e velocímetro digital. O motor dos três modelos é o mesmo: um quatro cilindros com 600 cc e arrefecimento líquido. Ele é capaz de gerar 77,5 cv e 6,1 kgfm de torque. A transmissão tem seis velocidades. Pela XJ6 N SP, a Yamaha cobra R$ 29.490 e 32.590 com freios ABS. Já a XJ6 N tem preços sugeridos de R$ 28.890 e R$ 31.990. Na versão F – com visual carenado –, os valores pulam para R$ 29.490 e R$ 32.590. 

Falta pouco A Alfa Romeo está a um passo de retomar suas atividades no Brasil. Na apresentação do modelo 4C Spyder durante o Salão de Genebra, na Suíça, Sergio Marchionne, CEO da Fiat Chrysler Automobiles, ainda não confirmou quando a tradicional marca milanesa volta a desembarcar seus carros por aqui. Mas o anúncio oficial parece estar próximo – ventila-se a possibilidade de ser até o fim do segundo semestre. Apesar do martelo ainda não estar batido, as especulações em torno de quais carros chegarão importados ao mercado brasileiro já começaram. Alguns modelos inclusive foram flagrados camuflados e rodando em testes. Um dos primeiros que pode pintar é o Giulietta – do mesmo porte do Bravo. O hatch chegaria para concorrer com outros hatches de marcas premium, como o BMW Série 1, Audi A3 e Mercedes-Benz Classe A. Outro veículo seria o Mito – equivalente ao Fiat Punto. As chances menores são do 4C, mas o cupê foi um dos que deu as caras em testes nacionais com bastante disfarce.


*(axilas, íntima, buço ou dedos)

DEPILAÇÃO A LASER É NA DOLCE VITTA. Faça uma região e ganhe outra* Agende já sua sessão para os dias 28 e 29/03.

r e v i s t a

11 2408.3255 • dolcevittaestetica.com.br • R. Josephina Mandotti, 106 - Jd. Maia

21 de março de 2014

25


[ CINEMA ]

300: A ascensão do império 3D “300: Rise of an empire 3D”. EUA, 2014. Dir: Noam Murro. Ver sinopse em “300: A ascensão do império”. Shopping Pátio Guarulhos: 16h45 e 21h25. Internacional Shopping: 14h15, 16h50, 19h20, 21h50 (dublado) e 22h20 (sessão legendada).

r e v i s t a

Alemão Nacional, 2014. Dir: José Eduardo Belmonte. Novembro de 2010. Cinco policiais trabalham infiltrados no Complexo do Alemão, considerado um dos locais mais perigosos do Rio de Janeiro. Desmascarados pelos traficantes, eles foram presos e aguardam ser executados ou resgatados pelas forças policiais, o que resultaria na divulgação de missão clandestina realizada pela PM. Elenco: Caio Blat, Milhem Cortaz, Otávio Müller, Cauã Reymond, Antônio Fagundes, Gabriel Braga Nunes, Marcelo Melo Jr. e Mariana Nunes. Policial, 109 min. 16 anos. Shopping Bonsucesso: 14h20, 16h40, 19h15 e 21h50. Shopping Pátio Guarulhos: 14h30 e 19h10. Internacional Shopping: 12h40, 13h45, 15h15, 16h20, 17h55, 19h, 20h30 e 21h30.

26

As aventuras de Peabody & Sherman “Mr. Peabody & Sherman”. EUA, 2014. Dir: Rob Minkoff. Mr. Peabody (voz de Ty Burrell), considerado o cão mais inteligente do mundo, cons-

Fotos: divulgação

300: A ascensão do império “300: Rise of an Empire”. EUA, 2014. Dir: Noam Murro. Baseado em “Xerxes”, quadrinhos de Frank Miller, e narrado no estilo visual de “300”, o novo capítulo da saga leva a ação ao mar, a medida que o general grego Themistokles (Sullivan Stapleton) tenta unir a Grécia ao liderar o grupo que mudará o curso da guerra. Themistokles lutará contra as forças persas, lideradas por Xerxes (Rodrigo Santoro) e Artemesia (Eva Green), uma vingativa comandante da marinha persa. Aventura, 103 min. 16 anos. Shopping Bonsucesso: 13h, 15h10, 17h20, 19h30, 21h40 (dublado). Internacional Shopping: 12h50, 13h40, 15h30, 16h05, 18h10, 18h40, 20h40, 21h20 e 23h20 (sessão exibida somente nos dias 21 e 22). Dublado.

SOS Mulheres ao Mar Nacional, 2014. Dir: Cris D’Amato. Adriana (Giovanna Antonelli) não está em um bom momento. Ela não consegue que alguma editora publique seus livros e, para ganhar a vida, legenda filmes pornôs. Para piorar a situação, seu marido Eduardo (Marcello Airoldi) decide pedir o divórcio. Em meio à fossa da separação, ela descobre que o ex fará um cruzeiro ao lado da nova namorada, Beatriz (Emanuelle Araújo), uma estrela da TV. Incentivada pela irmã Luíza (Fabíula Nascimento), as duas decidem embarcar no mesmo cruzeiro para que Adriana tenha a chance de reconquistá-lo. A empregada Dialinda (Thalita Carauta), que tenta ajudar a patroa a todo custo, acaba também embarcando nesta aventura. Shopping Bonsucesso: 14h, 16h, 18h, 20h e 22h. Shopping Pátio Guarulhos: 15h05, 17h10, 19h15 e 21h20. Internacional Shopping: 11h40 (sessão exibida somente nos dias 22 e 23); 12h45, 14h05, 15h, 16h30, 17h20, 18h50, 19h40, 21h10, 22h10 e 23h30 (sessão exibida somente nos dias 21 e 22). truiu uma máquina do tempo que foi roubada por uma pessoa que pretende viajar pela história. O cão e Sherman, seu ser humano de estimação, devem correr para retomar a invenção e impedir mudanças drásticas na história. Animação, 93 min. Livre. Shopping Bonsucesso: 17h40, 19h40 e 21h40 (dublado). Internacional Shopping: 13h, 15h20, 17h40 e 20h (dublado). Jogo de Xadrez Nacional, 2014. Dir: Luis Antonio Pereira. Mina (Priscila Fantin) está presa por fraudar a Previdência Social e além de se defender das outras detentas precisa escapar da vigilância do diretor da penitenciária (Tuca Andrada). O crime envolveu um senador (Antonio Calloni), que tenta de todas as formas impedir que sua participação venha à tona. Internacional Shopping: 11h50 (sessão exibida somente nos dias 22 e 23); 14h, 16h10, 18h15, 20h20 e 22h30. Justin e a espada da coragem 3D “Justin and the knights of valour”. EUA, 2013. Dir: Manuel Sicilia. Justin sempre quis ser cavaleiro, mas seu pai, conselheiro-chefe da Rainha, quer que ele siga seus passos e se torne um advogado. Em busca de ajuda, o garoto procura a avó e descobre que seu avô, Sir Roland, foi um nobre cavaleiro do reino

e protetor do rei, até que ambos foram traídos e mortos por Sir Heraclio. Contra o desejo de seu pai, Justin começa uma jornada para tornar-se cavaleiro. Infantil, 96 min. Livre. Internacional Shopping: 11h25 (sessão exibida somente nos dias 22 e 23) e 13h50. Dublado. Need for speed - O filme “Need for speed”. EUA, 2014. Dir: Scott Waugh. Tobey Marshall é um piloto que foi traído pelo sócio, Dino, e foi preso. Ele passou a articular uma vingança após obter novamente a liberdade, mas seu ex-parceiro descobre o plano e decide colocar a cabeça de Tobey à prêmio. Isso o obriga a participar de um circuito de corridas ilegais nos EUA, usando carros superpotentes. Ação, 140 min. 12 anos. Shopping Bonsucesso: 12h50 (sessão exibida até o dia 23), 15h30, 18h20 e 21h10 (dublado). Internacional Shopping: 11h10 (sessão exibida somente nos dias 22 e 23); 14h10, 17h10, 20h10 e 23h10 (sessão exibida somente nos dias 21 e 22). Dublado. Need for speed O filme 3D “Need for speed 3D”. EUA, 2014. Dir.: Scott Waugh. Conferir sinopse em “Need for speed - O filme”. Ação, 140 min. 12 anos. Shopping Pátio Guarulhos: 14h, 18h40 e 21h30 (dublado). Internacional Shopping: 22h(dublabo).

O Grande Herói EUA, 2014. Dir: Peter Berg. Baseada em fatos reais, a história acompanha o oficial da marinha norte-americana Marcus Luttrell (Mark Wahlberg), enviado ao Afeganistão em busca de um homem de confiança de Osama Bin Laden. Quando ele se depara com um homem idoso e três crianças, recebe ordens para matar os quatro, mas Marcus não tem coragem de fazê-lo. O paradeiro dos americanos é decoberto e logo toda a equipe é atacada por 250 homens armados, enviados pela Al Qaeda. Internacional Shopping: 12h55, 15h45, 18h35 e 21h25 (dublado). RoboCop “RoboCop”. EUA. 2014. Dir.: José Padilha. 2028. Há alguns anos, os drones têm sido usados para fins militares e a empresa OmniCorp deseja que eles sejam usados também para o combate ao crime nas grandes cidades. Mas essa iniciativa tem recebido forte resistência nos EUA. Na intenção de conquistar o povo americano, Raymond Sellars decide criar um robô que tenha consciência humana para aproximá-lo da população. A oportunidade surge quando o policial Alex Murphy sofre um atentado que o coloca entre a vida e a morte. Ação, 117 min. 14 anos. Shopping Bonsucesso: 19h e 21h30 (dublado). Internacional Shopping: 11h35 (sessão exibida somente nos dias 22 e 23); 14h20, 17h05, 19h50, e 22h35 (dublado).


r e v i s t a 21 de marรงo de 2014

27


[ CINEMA ] Namoro ou liberdade? EUA, 2014. Dir: Tom Gormican. Jason (Zac Efron), Daniel (Miles Teller) e Mikey (Michael B. Jordan) são grandes amigos, que estão o tempo todo juntos. Após descobrir a traição de sua esposa, Vera (Jessica Lucas), Mikey passa a morar no apartamento de Jason. Aproveitando a solteirice do amigo, o trio faz um pacto de pegar o maior número possível de mulheres e jamais se envolver em um relacionamento sério. Entretanto, por mais que tente se envolver com outras mulheres, Mikey está decidido a reconquistar a esposa. Em uma ida ao bar, Jason conhece a bela Ellie (Imogen Poots) e, aos poucos, se vê cada vez mais envolvido. Já Daniel começa a sentir algo a mais pela amiga Chelsea (Mackenzie Davis). Shopping Pátio Guarulhos: 17h, 19h05 e 21h10 (dublado). Internacional Shopping:13h30, 16h, 18h30 e 20h50 (dublado).

/// ACONTECENDO

r e v i s t a

Inscrições abertas na Escola de Futebol Boca Juniors

28

As inscrições para novas turmas da unidade Guarulhos das Escolas de Futebol do Boca Juniors (ARG) estão abertas para as categorias Sub-7, de 5 a 7 anos; Sub-10, de 8 a 10 anos; Sub-13, de 11 a 13 anos; e Sub-16, de 14 a 16 anos. A franquia disponibiliza material chancelado pelo clube argentino, assim como a possibilidade de intercâmbios internacionais, participação em torneios entre as unidades da escola e possível avaliação por profissionais da equipe xeneize - nome dado aos torcedores do Boca Juniors. A unidade Guarulhos está localizada na avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, 1.555, vila Sant’Anna. Informações: 4970-9675, 4970-9805 ou guarulhos@bocajuniorsbrasil.com.br.

Sem escalas “Non-Stop”. EUA e França, 2014. Dir: Jaume Collet-Serra. Durante um voo de Nova York a Londres, o agente Neil Marks (Liam Neeson) recebe uma série de mensagens enigmáticas, dizendo que um passageiro será morto a cada vinte minutos caso US$ 150 mil não sejam transferidos para uma conta bancária. Neil não dá atenção à ameaça, mas quando o primeiro passageiro aparece morto, ele inicia uma investigação em pleno avião para descobrir o assassino. Ação, 14 anos. Internacional Shopping: 16h25, 19h05 e 21h40 (dublado). Tinker Bell: fadas e piratas “The Pirate Fairy”. EUA, 2014. Dir: Peggy Holmes. Nova aventura da fada que dá nome ao filme, após “Tinker Bell e o Segredo das Fadas” (2012). Aventura, 76 min. Livre. Shopping Bon-

sucesso: 14h20 e 17h10 (dublado).. Shopping Pátio Guarulhos: 15h15. Tinker Bell: fadas e piratas 3D “The Pirate Fairy”. EUA, 2014. Dir: Peggy Holmes. Ver sinopse em “Tinker Bell: Fadas e Piratas”. Shopping Pátio Guarulhos: 16h50 (dublado). Internacional Shopping: 13h35, 15h40, 17h45 e19h55. (dublado). Uma aventura Lego “The Lego movie”. EUA, 2014. Direção: Phil Lord e Chris Miller. Emmet é um Lego comum, mas é confundido com o Master Builder, o criador desse mundo de brinquedo. Cabe a ele derrotar o vilão que pretende colar todas as peças. Mas sem poderes de verdade, ele precisará da ajuda de heróis como Batma n e Super-Homem. Aventura, 104 min. Livre. Shopping Bonsucesso: 13h10 e 15h20(dublado).

Veteranos da Basp na Itália O grupo de veteranos da Basp (Base Aérea de São Paulo) participa de visita ao escritório do Adido de Defesa e Aeronáutico na Embaixada do Brasil na Itália. A viagem teve início em 11 de março, se estenderá até abril e tem como objetivo tratar da ida da comitiva de veteranos da Basp para as comemorações da FEB (Força Expedicionária Brasileira) na região de Toscana. O coordenador do grupo de veteranos, Rubini Júnior, seguiu antes para preparar a recepção à comitiva brasileira.

Da esquerda para a direita: subtenente Montagner, do Exército; coronel-aviador Marcondes; veterano Rubini Júnior e suboficial da Aeronáutica, Silva Neto, no escritório do Adido de Defesa e Aeronáutico, na Embaixada do Brasil em Roma


r e v i s t a 21 de marรงo de 2014

29


[ AGENDA ]

Divulgação

Beto Santos, Nivaldo D’ávilla e Márcio Avellar. Contação: Cia. Avarakundum – Camila Soares e Hassim Hakim. Entrada franca. Espaço Novo Mundo. Avenida Salgado Filho, 1.453, Jardim Maia. Informações: 4963-1133, 98539-0135 ou facebook.com/espaco.novomundo. Sábado, às 19h.

Fabiana Cozza 22 e 23 de março A cantora se apresenta no fim de semana como parte da comemoração do Mês da Mulher. Realização Secretaria de Cultura em parceria com o Sesc. Entrada franca. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes do início de cada show. Informações: 2443-2155. Teatro Adamastor Centro. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Sábado, às 22h e domingo às 18h.

/// CULTURA

Chá com cinema 21 de março Apresentação do longa “Intermezzo” que conta a história de romance entre o violinista Holger Brandt (Leslie Howard) e Anita (Ingrid Bergman). Entrada gratuita. Associação Paulista de Medicina-Guarulhos. Rua Darcy Vargas, 64, Centro. Sexta, às 14h.

r e v i s t a

Mesa Redonda 22 de março Os 134 anos da criação do Município de Guarulhos – Instituição dos três poderes. Dia Mundial da água. Conhecendo o potencial das bacias hidrográficas de Guarulhos: águas superficiais subterrâneas/recuperação do córrego Queromano – vila Augusta. Debatedores: Elton Soares de Oliveira, historiador; Daniel Carlos de Campos, arquiteto e urbanista; e Carlos de Campos, ambientalista. Entrada franca. Espaço Novo Mundo. Av. Salgado Filho, 1.453, Jardim Maia. Informações: 49631133, 98539-0135 ou facebook. com/espaco.novomundo. Sábado, das 16h às 19h.

30

Lançamento de livro com show musical e contação de histórias 22 de março Lançamento do livro “Cantos e contos”, de Cristiane Martine. Participações especiais de

Cine SER 27 de março Apresentação do filme: As mil palavras, com Eddie Murphy, seguido de comentários e reflexões. Evento gratuito aberto à comunidade. Informações: 2440-4111 Posto CVV Guarulhos. Rua Otávio Nunes da Silva, 66. Quintas, às 19h.

/// CURSOS E PALESTRAS

Musicoterapia 22 de março Palestra com a musicoterapeuta Carolina Ferreira sobre a utilização da música no alívio da dor muscular e sua importância no cotidiano das pessoas. Investimento: R$ 50. Espaço Novo Mundo. Avenida Salgado Filho, 1.453, Jardim Maia. Informações: 4963-1133, 985390135 ou facebook.com/espaco. novomundo. Sábado, às 16h. Como reduzir os custos e aumentar os lucros da sua empresa 25 de março Workshop ministrado pelo empresário Edilson Lopes. Realização e vendas KLA Ed. Empresarial. Informações: 45740990. Hotel Mercure. Rua Barão de Mauá, 450, Centro. Das 19h às 23h.

/// EVENTOS

Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial 21 de março A Coordenadoria da Igualdade Racial de Guarulhos promoverá duas atividades de reflexão do dia a exibição de um filme com debate “Escritores da liberdade” às 14 horas, no Cineclube do Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo) e no próximo dia 28, às 14h, o seminário “Desafios para o Enfrentamento ao Racismo Contemporâneo”, no Paço Municipal. Informações: 2443-2155. Coquetel de aniversário Estúdio Aliento 29 de março O Estudio Aliento completa 8 anos no mês de março e convida a todos os amantes e apreciadores das danças orientais, através da dança do

ventre e do flamenco, para o seu coquetel. Início do coquetel às 19h, Show às 20h. Ingressos: coquetel + show = R$ 35 (com gazpacho andaluz e kibe assado com homus). Bebidas vendidas a parte. Somente o show (sem coquetel). R$ 20. Avenida Octavio Braga de Mesquita, 1299. Reservas: 2809-4690.

/// MÚSICA

Viva o causo brasileiro 22 de março Show com o violeiro Paulo Freire. Entrada: R$ 15. Informações: 99780-0958. Casa dos Cordéis. Avenida Torres Tibagy, 90, Gopoúva. Sábado, às 20h.

/// OPORTUNIDADE

Curso de espanhol gratuito Foram prorrogadas as inscrições para o curso de espanhol online para os alunos da rede estadual. Podem participar estudantes dos anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inscrições: www. educacao.sp.gov.br. Orientação gratuita de IR 5 e 12 de abril O curso de Ciências Contábeis da Universidade Guarulhos (UnG) auxilia a população no processo de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2014. Podem procurar o serviço pessoas com rendimento anual de até R$ 100 mil, com bens de até R$ 300 mil e que não sejam sócias ou proprietárias de empresas. Custo para orientação: 1kg de alimento não perecível ou um pacote de fralda infantil, destinados a entidades assistenciais. Atendimentos: das 9h às 15h, em todos os campi da UnG. No dia 05/04, as orientações estão agendadas nos campi Guarulhos-Dutra (avenida Anton Philips, 1, vila Hermínia) e Itaquá (avenida Uberaba, 251, vila Virgínia). No dia 12/04, os atendimentos acontecem no Campus Guarulhos-Centro (praça Tereza Cristina, 88), Unidade Guarulhos-Dutra, Campus SP-Centro (Rua Xavier de Toledo, 23, 4.º andar, São Paulo Shopping Light) e Campus Itaquá. Informações: 2464-1652.

/// SAÚDE

Dentista do Bem 25 de março Atendimentos odontológicos gratuitos para crianças e adolescentes de até 18 anos com baixa-renda. Realização: Turma do Bem, apoio da Oral-B. Os atendimentos serão realizados: escola Estadual Dom

Paulo Rolim Loureiro (Avenida Domingos Fanganiello, 251, Ponte Grande) e na escola Estadual Anna Maria Hoeppner Gomes (Rua Taubaté, 180, Jardim Soberana), das 7h às 18h. Informações: turmadobem.org.br/br Novo endereço do CTA O Centro de Testagem e Aconselhamento (CAT), da Secretaria de Saúde, responsável pelo acompanhamento de pacientes de Doenças Sexualmente Tansmissíveis e HIV/ Aids (DST/Aids) está funcionando em novo endereço: rua Piracicaba, 114, vila Augusta. O órgão realiza gratuitamente de forma sigilosa e anônima exames anti-HIV, hepatite B e C e sífilis em todas as pessoas que queiram se testar ou que foram expostas a uma situação de risco. Dias e horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

/// TEATRO

Anne Sullivan e Helen Keller - A luta pela inclusão social De 21 março a 27 de abril A peça conta a história real da americana Helen Keller, menina cega e surda, que por meio da ajuda de uma professora e métodos inovadores aprendeu a escrever e falar, se tornando uma das mulheres mais fascinantes da história. Duração: 90 min. Classificação: maiores de 10 anos. Adaptação e direção: Roberto Cordovani. Ingressos: R$50 (inteira) e R$25 (meia) sexta-feira e domingo; R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) – sábados. Informações: 3256 – 9115. Teatro Maria Della Costa. Rua Paim, 72, Bela Vista. Dias e horários: quintas (espetáculos extras para escolas), sextas às 21h, sábados às 21h30, domingos às 18h. Cena.com Partilha, Grupo LouPT Durante o mês, o Grupo Loupt – Loucos por Teatro faz parte de programação organizada pela Secretaria de Cultura. Serão encontros para discussão sobre o fazer teatral e apresentação de peças do repertório do grupo. Espetáculos: “A Coroa de Orquídeas”, dias 22 (20h) e 23 (19h); “Anos de Chumbo”, dias 29 (20h) e 30 (19h). As partilhas de processo ocorrem durante a semana, de terça a quinta. Atividade gratuita. Informações: 2087-4175. Centro Municipal de Educação Adamastor. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.


[ aula ]

[ flores ]

[ estética ]

[ maquiagem ]

[ moldura ]

[ oportunidade ]

[ CLASSIFICADOS ]

[ buffet ]

[ foto&vídeo ]

[ limpeza ]

ESPANHOL Professora nativa, método rápido p/ negócios, aeromoças, viagens, hotelaria R$ 30,00 (período de 1h30 de aula) . Atendo particular e à domicílio 2464-0440/ 99406-3330

VENDO FORD FOCUS 1.6 FLEX 2007/2008 Direção hidráulica, ar, faróis de neblina, vidros dianteiros e travas elétricas, alarme, insulfilm, som; revisões feitas; Segunda dona, 88 mil km, IPVA quitado. Tabela 23.000, quero 20.900. 97227-0087 Paulo.

[ serviços ]

[ veterinária ]

r e v i s t a

[ podologia ]

21 de março de 2014

31


Revista Weekend - Edição 222  

Faltou água. E agora? Guarulhos convive com racionamento de água. Por que chegamos a esse ponto? O que será feito? E qual o nosso papel ness...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you