Issuu on Google+

r e v i s t a

Foto: Márcio Monteiro

Guarulhos, 25/10/2013 • ano 4 • n.º 203 www.revistaweekend.com.br

Desapegue Não conseguir se desfazer de brinquedos, papéis objetos ou emoções pode aprisionar ao passado

Cultura

Casa

Educação

Comportamento

Exposição mostra vida do cantor Cazuza

Decoração zen pode harmonizar ambientes

Acontece nas escolas e dicas de redação para o Enem

Saiba se você é inconveniente


r e v i s t a

[ FRASES ] Fotos: Divulgação

Diretor Responsável:

“Usar droga é uma tremenda de uma ilusão. É se sustentar em uma base que não é sólida.” Rafael Nunes, no programa “Agora é tarde”, da Band. O rapaz ficou conhecido como o “mendigo gato” na internet, após ter a sua foto tirada enquanto morava nas ruas de Curitiba. Rafael era usuário de crack.

Valdir Carleto (MTb 16.674) valdir@revistaweekend.com.br

Diretor Executivo: Fábio Carleto fabio@revistaweekend.com.br

Editora Executiva: Vivian Barbosa (MTb 56.794) redacao@carletoeditorial.com.br

Assistente de Edição Amauri Eugênio Jr.

Redação: Amanda Gomes Daniela Villa-Flor Elís Lucas Michele Barbosa Tamiris Monteiro

“Foi aparecendo sem eu perceber.”

Deborah Evelyn, sobre ter enfrentado a anorexia.

Fotografia: Márcio Monteiro Rafael Almeida

Design Gráfico: Aline Fonseca, Katia Alves, Ricardo Lima e Williane Rebouças

Comercial:

“Depois da operação, a alma ficou medrosa, fiquei com um pouco de pânico, mais reclusa. Agora o corpo já está curado, precisava curar a alma.” Atriz Claudia Jimenez comemora o retorno à TV na novela “Além do horizonte”, após passar por duas cirurgias no coração.

“Apenas atos concretos podem desafiar o sistema dominante, e não gestos aprovados, como votar ou segurar um cartaz.” Filósofo anarquista americano John Zerzan, sobre os manifestos que têm acontecido no Brasil.

Ana Guedes, Cintia Kliman, Eliane Sant’Anna, Flávia Mesquita, Laila Inhudes, Maria José Gonzaga, Patrícia Matos, Régia Gênova e Thaís Tucci comercial@revistaweekend.com.br

Administrativo: Viviane Sanson e Erika Silva

Impressão e acabamento: D’ARTHY Editora e Gráfica Ltda. - Tel: (11) 4446-4600

Tiragem: 18 mil exemplares Venha conferir nas manhãs das sextas-feiras Distribuição gratuita em quase 150 condomínios, displays em pontos comerciais de grande fluxo, e em locais com salas de espera

32 anos de Jornalismo com Responsabilidade Social Av. João Bernardo Medeiros, 74, Bom Clima, Guarulhos. CNPJ: 10.741.369/0001-09

Tel.: (11) 2461-9310


[ CLICK ]

/// COLUNA DO CARLETO DE QUEM É O LIXO? Sobre os problemas de conservação da cidade que apontei na semana passada, vários internautas se manifestaram, dizendo que parte da culpa cabe à população. De fato, é nítida a falta de educação de muitos munícipes, que não têm o menor constrangimento de jogar todo tipo de detritos em tudo quanto é lugar. ÁREA DE PRESERVAÇÃO? Parece piada chamar de área de preservação os terrenos da avenida Salgado Filho que foram desocupados por ordem judicial, porque as construções estavam próximas aos córregos que passam por ali. Com exceção da parte que foi cercada e sinalizada para recuperação, o restante acumula lixo e entulho. Logo após a Prefeitura recolher, novos detritos aparecem. Será impossível flagrar os culpados? DÁ PRA FAZER MELHOR Se é verdade que faltam educação e consciência ambiental a parte da população, também o é que a Prefeitura pouco tem feito para coibir isso e oferecer alternativas. Seria fácil instalar vários PEVs - Pontos de Entrega Voluntária de Entulho - nos locais onde o povo costuma jogar toda essa tranqueirada. Sugiro fazer uma experiência no trecho citado da avenida Salgado Filho e no Jardim Santa Cecília, apenas delimitando a área, mas mantendo-a aberta para que se possa usá-la a qualquer hora, mesmo sem funcionários para cuidar do local. Custa tentar? PERGUNTAR NÃO OFENDE Desconheço que esteja sendo ampliada a coleta seletiva na cidade. Sem incentivo, sem ter onde depositar os recicláveis, não dá para esperar muito.

PARECE PERSEGUIÇÃO A rua Vítor Costa, no Jardim Paraventi, parece um queijo suíço com tantos buracos, além de remendos a cada metro. Há quem desconfie que é porque familiares de Jovino Cândido moram por ali. A julgar pelo desempenho eleitoral que teve em 2012, não deve ser por isso.

/// COMO MALHAR EM CASA? De forma criativa, o videomaker curitibano Marcio Tissi Mayer explica como fazer pequenos exercícios em casa, como abrir e fechar a geladeira várias vezes. Confira esse divertido guia no nosso canal no youtube.

CORREDOR EM DEBATE Acontece nesta sexta-feira, a partir das 9h, o encontro com representantes da EMTU para tirar dúvidas sobre o corredor de ônibus cujas obras estão destruindo árvores ao longo do Anel Viário. Boa oportunidade para questionar os critérios adotados. CRÍTICAS AO CEMEG Importante local de assistência médica à população carente da cidade, o Cemeg (Centro de Especialidades Médicas), na vila Augusta, vem recebendo críticas de idosos, porque o atendimento de geriatria tem sido insuficiente para a demanda.

/// PEÇA COM CLASSE! O videomaker Gustavo Horn resolveu pedir uma pizza de maneira bastante inusitada, ao melhor estilo clássico. Confira esse momento engraçado no nosso canal.

ELA VOLTOU Carreta estacionada sem o cavalo na avenida Gilberto Dini voltou a oferecer riscos aos pedestres. Usar a via pública como garagem está virando moda. ELOGIO TAMBÉM VALE

/// POR QUE PRECISAMOS DE HORA EXTRA NA CAMA?

Está ficando bonita a nova área de caminhada e corrida do Bosque Maia, incluindo a recuperação de nascentes. Quando é para bater, a gente bate. Então, é justo elogiar quando merecido.

Dormir é algo essencial e comum a todos, sendo até mais importante do que exercícios físicos. Mas porque necessitamos dormir bem, com pelo menos oito horas de sono? No vídeo fica fácil compreender o motivo. Entenda o porquê no nosso canal.

Seja parte da Weekend! Participe e ajude a bombar esta página, mandando suas sugestões de vídeos, sites, fotos e curiosidades para redacao@revistaguarulhos.com.br ou nas redes sociais: /revistaweekend

/weekendrevista

/weekendrevista


EU SEI QUE POSSO

REALIZAR

MEUS PLANOS

Com o apoio certo, seu filho descobre que é possível realizar seus projetos. Contar com uma escola que é referência para a vida e na educação é um passo importante nessa trajetória de crescimento, evolução e conquistas. Matricule seu filho(a) no Colégio Eniac, que conta com o apoio do Sistema Etapa.

www.colegioeniac.com.br SISTEMA ETAPA. REFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO. REFERÊNCIA PARA A VIDA.

MATRÍCULAS 2014


a l u a a r i e m i r p a Assista e d a d l u c a f a u s da !

agora

VEJA NESTE EXEMPLO COMO VOCÊ CONQUISTA, EM ETAPAS, DENTRO DAS SUAS POSSIBILIDADES, UM DIPLOMA DE ENSINO SUPERIOR.

• GRÁTIS •

*Valor da mensalidade de R$ 230,00, refere-se aos cursos de tecnólogos e licenciatura a distância, do pólo Unopar. **Gratuidade válida exclusivamente para os cursos livres de extensão batizados como MOOCs (Massive OPEN Online Courses - cursos livres online) disponíveis no site, cursadas a distância, válidos para certificação empresarial, conforme as regras detalhadas no campo de inscrição. As certificações poderão ser cobradas. O acesso a alguns MOOCs será gratuito.

Pela internet, você se inscreve na hora, faz matérias a distância e recebe uma Certificação Empresarial ENIAC.**

Na sequência, a partir de 2 anos, você obtém sua graduação superior, com opção de cursos presenciais e a distância.

Seguindo seus estudos, você conquista o diploma superior de Engenharia.

CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA

10 lugar MEC em Guarulhos

Mensalidades * a partir de R$ 230, 2h30 aula/dia horários alternativos Opção de aulas em horários compatíveis com seu trabalho, ou ainda às sextas e sábados e até mesmo só aos sábados. Veja tabela completa no site.

NOVOS CURSOS DE ENGENHARIA

E MAIS DE 30 CURSOS NAS ÁREAS DE TI E GESTÃO ENGENHARIA ELÉTRICA • ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ELETRÔNICA INDUSTRIAL • MANUTENÇÃO INDUSTRIAL • CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

.com.br

Educação superior, sempre.

NA ENIAC VOCÊ CONSTRÓI SEU FUTURO PASSO A PASSO. E O PRIMEIRO É JÁ: ACESSE O SITE E COMECE A MUDAR A SUA VIDA AGORA!

idade

Qual


[ CAPA ] Por Michele Barbosa

Banco de imagens

A lei do desapego

o

que tem feito para que coisas novas e boas se aproximem de você? Guardar objetos para relembrar o passado dificulta, em determinado ponto, o “novo” de aproximar-se de você. Nessas situações é possível prever o que se pode esperar para o amanhã: a mesma coisa que se tem agora, afinal, o que se planta é o que se colhe. Então, que tal livrar-se dos antigos "eus" armazenados na despensa? O desapego é também uma chave para alcançar a felicidade. Mas será que pessoas apegadas a objetos e memórias também podem ser acumuladoras? Confira as próximas páginas e descubra as diferenças entre as pessoas apegadas e as acumuladoras, e por que elas agem assim.

rr ee vv ii ss tt aa

Desapegados X apegados

10

De modo geral, pode-se dizer que uma pessoa desapegada é tranquila e está sempre em paz. Conhece a sua verdadeira natureza e sabe que o fato e a possibilidade de perderem alguma posse, ou se distanciarem de alguém, não mudarão a sua verdadeira natureza. Por outro lado, uma pessoa apegada pode

apresentar diversos sintomas como ansiedade, fobia e depressão. Ou seja, ou tem medo de perder ou perdeu algo ou alguém e não soube lidar bem com a situação. Resumindo: há sempre alguma parte da vida que precisa de faxina e, sendo assim, apegar-se às situações ou coisas que remetam ao passado pode não ser uma boa saída.


Não mexa nas minhas coisas O estudante de publicidade Carlos Lima, 25, tem praticamente todos os brinquedos de quando era criança, ingressos de shows, ou melhor, tudo o que lhe remete às lembranças do passado. Enfim, a memórias de sua infância. “Certo dia, uma amiga me deu um potinho de sorvete e disse para guardá-lo como recordação de amizade. E por tratar-se de uma pessoa especial, estou com a embalagem há três anos.” O jovem diz que, se sumir algum de seus pertences, certamente sentirá falta e ficará muito nervoso. Prefere nem pensar nessa hipótese. “Tento organizar-me ao máximo, mas nem tudo consigo colocar na minha estante. O que não dá, eu coloco em caixas em que, pelo menos duas vezes ao ano, dou uma olhada para relembrar o que já vivi.” Ele pretende casar-se, mas sua namorada alerta que será necessário se desfazer de pelo menos metade do que tem. “Eu vou levar apenas algumas coisas. O resto ficará na casa dos meus pais.”

Rafael Almeida

Já a designer gráfica Williane Rebouças, 21, guarda tudo o que acha “bonitinho” e não consegue se desapegar de nada, desde potinhos, roupas, sapatos, carregadores e fones de celular. “Tenho uma bota plataforma que nem é mais usada, porém eu não consigo dar. Se minha mãe pegar e doar sem que eu veja, não sentirei falta, mas colocá-la para doar por iniciativa minha é impossível”, afirma. Ao arrumar o guarda-roupas, a designer encontrou um Acquaplay, brinquedo dos anos 80 feito de plástico cheio de água, com dois botões e diferentes funções. “Fiquei até preocupada, com receio de que ele estivesse quebrado, mas quando vi que estava tudo certo, fiquei tranquila e tornei a guardá-lo.” Apesar de ter o armário cheio de “bugingangas”, Williane consegue manter tudo organizado.

25 de outubro de 2013

rr ee vv ii ss tt aa

Márcio Monteiro

A jornalista Ana Paula De Mauro, 28, tem semelhança com os casos acima. Quando gosta de alguma roupa, compra duas peças iguais com medo de não encontrá-la à venda. E ela não se desfaz de alguns de seus sapatos velhos e brinquedos com os quais brincava quando era criança. “Não consigo me livrar das minhas coisas. Parece estranho, mas sou assim.” São tantas roupas e objetos que Ana precisa até do espaço de seu marido no guarda-roupas. 

11


[ CAPA ]

Então, será que Williane, Ana Paula e Carlos, por guardarem tantas coisas, são considerados acumuladores? Segundo a psicóloga Maria Teresa Pin, não, pois a diferença está no comportamento. O acumulador precisa de tratamento psiquiátrico com medicamentos específicos e guarda tralhas sem

a preocupação de manter a higiene. Isso não envolve emoção. Já no apego, as lembranças e sentimentos têm papéis cruciais e as pessoas são mais organizadas pelo medo de estragaram os artefatos guardados e “destruírem” as memórias. Aqui, a coragem é o melhor remédio para desapegar-se. Banco de Imagens

rr ee vv ii ss tt aa

/// UM DIA EU POSSO PRECISAR...

12

A frase acima está ponta da língua para justificar a razão para alguém acumular tantos objetos. A bagunça começa com uma pilha de papéis e, em seguida, o montante cresce e passa a ocupar um cômodo inteiro. A residência deixa de ser um local de convivência para tornar-se um ambiente de depósito, sem higiene, com risco de incêndio e contaminação, infestação por insetos, doenças e acidentes. Os familiares afastam-se e o acumulador isola-se do mundo, pois tem vergonha da sua condição. “Em alguns casos, ele afunda-se em um ‘mar’ de dívidas, por ser também comprador compulsivo”, conclui a psicóloga. João do Nascimento*, 60, aposentado, não se recorda quando começou a aglomerar itens diversos, mas acredita que tem em seu lar tudo o que precisa. “Quando alguém vem aqui em casa e precisa de algo, eu sempre tenho”, diz. Na estante de João há muitos ursinhos velhos, garrafas de vinho e enciclopédias que sequer um dia foram folheadas. A árvore de Natal não

é desmontada há nove anos. No quintal, muito espaçoso por sinal, vários objetos e dois carros quebrados e cheios de entulhos ocupam o espaço. Entre sua “coleção” de artefatos, o mais estranho é um passarinho que morreu há trinta anos, mas que o aposentado preferiu empalhar e guardar como recordação. As festas e churrascos dos fins de semana não acontecem mais em sua residência, pois o espaço foi ocupado pela bagunça. “Meu marido não sai do ferro velho, parece criança em loja de brinquedos, pega todas as tranqueiras e as leva para casa”, afirma Maria Lima*, 59, esposa de João. “Eu tento manter o que eu posso em ordem, como o nosso quarto, onde ele não se mete. Porém, ele entupiu o banheiro da suíte com ‘porcarias’, mas já me acostumei”, afirma. Assim como a história de João existem muitos acumuladores compulsivos, sendo que alguns deles contam seus dramas no reality show “Acumuladores”, veiculado no Discovery Home and Health, canal por assinatura. Um problema bem mais grave do que os apegados.  * nome fictício


Banco de Imagens

[ CAPA ]

rr ee vv ii ss tt aa

Eu não vivo sem você

14

O apego entre pais e filhos amigos é bem comum e, em alguns casos, pode ser considerado comportamento normal. Mas cada situação precisa ser analisada individualmente. Terapias com psicólogos ajudam a resolver. E quando se trata de relacionamentos amorosos? Pois é, dependendo do grau de “apego”, a atenção precisa ser redobrada, como conta a arquiteta Simone Santos*, 26, que namora há três anos Anderson Linhares*, 26. Durante esse período, as idas e vindas tornaram-se parte da vida do casal, que parece não se importar com a situação. “Eu não sei o que é, mas não consigo me desvincular dele, que às vezes me trata como se eu fosse qualquer uma. Mas, quando estamos separados, sentimos falta um do outro”, afirma. A jovem relata que ela e seu parceiro já tiveram brigas feias e cheias de ofensas. Quando não estão juntos, chegam a envolver-se com outras pessoas, mas quando ela consegue iniciar o processo de desvinculação, ele se reaproxima e pede para voltar. Simone não resiste e cede ao apelo. Amigos e familiares a aconselham a largá-lo definitivamente, o que é uma missão impossível para a arquiteta. “Em nosso caso sei que é uma obsessão. Eu gosto dele e ele de mim, porém, o sentimento de posse é maior do que o de amor”, conclui. "É preciso se permitir e abandonar o que nada acrescenta à vida. Fugir disso por medo de se machucar tende a levar a uma jornada incompleta", ressalta a psicóloga Maria Teresa Pin. Então, qual é a recomendação? Buscar a moderação. Afinal, nenhum excesso é saudável. A boa notícia é que todo mundo pode desenvolver a habilidade de se desapegar um pouco mais. O ser humano foi criado para seguir adiante e evoluir. Sendo assim, a felicidade não pode ser canalizada em apenas um item ou relação, afinal, nascemos nus, sem posses e relacionamentos, ninguém morre quando algo não dá certo. A decepção não mata, mas ensina a viver.  * nomes fictícios


Lançamento Guarulhos

Lazer e entretenimento para você e sua família Sauna Cinema Fitness Sala de jogos Piscina Churrasqueira Quadra de Esportes Salão de Festas Playground Proteção perimetral para pedestres e carros

Fotos meramente ilustrativas.

Fotos do local.

O mais completo empreendimento da região.

Os espaços descritos serão entregues mobiliados conforme especificações no Memorial Descritivo.

Terrenos com até 250 m

Visite decorado e plantão de vendas

11 4963.4919 11 4963.3828 Av. Benjamin Harris Hunnicutt, 2399 | Vl. Rio de Janeiro | Guarulhos | SP www.tfempreendimentos.com.br


[ CAPA ] Dica de leitura A autora Danuza Leão conta em seu livro “É tudo tão simples", da editora Agir, a sua nova relação com os objetos. Acostumada com grifes de alta costura, ela se desfez de roupas, bolsas e sapatos dos tempos de glamour. Também trocou o carro pelo metrô e mudou-se para um apartamento menor.

Divulgaçã

o

e-se

rr ee vv ii ss tt aa

Desapegu

16

ada escenta n r c a o ã n juda a espaço e egativo a ra cupando o n o f , é e li e a u u g a q c o J ente fi fora o implesm ra. Jogar fo e u g Se algo s jo ida, o à s ua v ivo. de positiv ue é posit q o ir r b redesco ou até a , trabalho a ç n a r b m ntirtrás z você se vicção, le a a n f r o e a c t p u n o e e a sm Deix , crenç u simple - o objeto obiliza o im ente. , ê c Se a coisa o iga em fr ara v s p e o s s e á r p t é um ixe para pessoa esmo, de m o ig s n o e tiver -se mal c a coisa. S m u lg a e o ensando ou não d sar muit stiar-se p livrar-se u e g d n o a ã Sem pen u is o c fazer o de que pode ito temp e difícil a u a n o r m s o r s t e o o p p ã N contras ra outra s prós e ou dê pa o a r r a s fo e e p u de o, jog ue é cert sobre o q nces. dos perte o s u m o b ue você a única q , a id v a ou su te energia tempo o sobre a s d a a n g c r la o e a ã f p n s Não Estamo por isso, a medo. ecioso e, h r n p e t é o o t ã u N ada min lógico. erdade. C l ou psico ia tem de v r e t a m ara lixo e deespaço p licidade fe à e s e s ntregu udança ê valor à último. E e nas m uturo. D o f e o s s a r fo a Jogue-s p ia r a-se a se cada d e avança co prend d o u e o m d p o e c m p a a t Viv u nela, que te im onquisto e tudo o c d e e u u q g s e o p meçar. jet sa ndo?”: o aos ob para reco “Até qua ã e a n d ic r e s a t ú a é id m s ua v . Nunca dor, na ente".  O Pensa strutivas e d l, s ie a r o a com a g b s d a s u G pe m r o o t d n n o ca da o mu Como diz gente mu a o d n a ue qu "muda, q

Banco de Imagens


Fotos: Banco de imagens

[ BEM-ESTAR ] Por Tamiris Monteiro

Evite o boicote

rr ee vv ii ss tt aa

Alimentação inadequada pode contribuir para ineficiência das atividades físicas

18

Muitas pessoas sabem que para conquistar um corpo esguio e definido é necessário dedicar-se às atividades aeróbicas e à malhação. Mas é preciso alimentar-se de maneira correta antes e depois dos exercícios. E mesmo ingerindo alimentos aparentemente benéficos, alguns podem boicotar os resultados. Um bom exemplo são pessoas que praticam atividades físicas regularmente e não conseguem emagrecer. “Quando comemos de forma inadequada ou excessiva, isso se torna um gatilho para sabotar os resultados esperados do exercício. Alguns alimentos contribuem de forma significativa para isso, como os que apresentam alto índice glicêmico, refinados, com alta concentração de açúcar na composição e gorduras saturadas ou trans”,

explica a nutricionista Antonieta Cavalli. De acordo com a especialista, os piores alimentos em uma dieta são os com grande concentração de açúcar na composição como bolachas recheadas, doces confeitados e pudins; alimentos refinados como pães brancos, massas e açúcar; os que contêm gordura trans, presente em sorvete de massa, biscoitos e frituras; aqueles com gordura saturada de origem animal encontrada em carnes gordas; e alimentos com alto índice glicêmico, que são todos os refinados, além de sucos de caixinha, ricos em frutose. Outro erro bastante comum é achar que por praticar atividade pode-se comer de tudo. Segundo Antonieta, não adianta gastar 500 calorias em um treino de musculação e comer uma porção de 


[ BEM-ESTAR ] sorvete com a mesma quantidade de calorias. “Se o indivíduo está acima do peso, ele precisa fazer um balanço energético negativo, comer menos e gastar mais. Se o indivíduo for obeso ou eutrófico – peso normal - e comer principalmente carboidratos e gorduras em excesso, mesmo praticando atividade física, essa quantia a mais vai se depositar sob forma de gordura no organismo”, ressalta. Também pode acontecer o contrário. De nada adianta comer bem e não fazer atividades físicas

de forma regular. “A baixa frequência semanal de exercícios e se não são praticados de forma adequada ou na intensidade ideal não proporcionam resultado satisfatório. Vale lembrar que quem se propõe a entrar numa rotina mais saudável deve passar por um atendimento individualizado, em que é possível entender as necessidades e escolhas de cada um. É essencial consultar um nutricionista e fazer atividade física com supervisão de um educador”, aconselha.

/// COMIDA SAUDÁVEL A CADA TRÊS HORAS

/// O QUE COMER ANTES E DEPOIS DAS ATIVIDADES?

Comer a cada três horas não significa poder comer qualquer coisa. A importância de alimentar-se durante esses intervalos é fundamental, pois o organismo não entra em estado de estresse metabólico. “Mantendo esse padrão alimentar o indivíduo não chega tão eufórico para comer nas principais refeições”, diz. O ideal, segundo Antonieta, é manter as três principais refeições: café da manhã, almoço e jantar, e incluir o lanche da manhã e da tarde e, se possível, a ceia antes de dormir. “A ceia é a única que pode ficar de fora se o indivíduo dorme cedo. Caso a pessoa seja atleta, a alimentação a cada três horas evita perda de massa magra. Se a pessoa for obesa, induz o organismo a acelerar seu metabolismo para digerir e absorver os alimentos. Alguns alimentos têm o poder de aumentar esse metabolismo, é o caso das proteínas, que requerem um gasto calórico maior para a sua digestão”, afirma.

Para exercícios de resistência, como, por exemplo, musculação; antes do treino vale consumir fontes de proteínas e carboidratos com fibras. “Pão integral com queijo branco e café são perfeitos. Esses alimentos vão garantir energia e evitar a quebra de músculos já adquiridos. Para exercícios aeróbios, como corrida, o consumo de carboidratos é o ideal, pois garantem energia para concluir o trajeto. Tapioca com geleia de frutas é gostosa e perfeita para esse tipo de atividade”, sugere. Após as atividades é hora de recuperar e repor o glicogênio. Na musculação, é o momento de entrar com as fontes de proteínas, sejam elas em forma de alimento ou suplemento. Pode ser omelete com queijo cottage ou whey protein. Na corrida, o suco de frutas batido com bagaço e casca e pão integral com ricota, são ótimas fontes para recuperar o músculo e repor o glicogênio hepático utilizado durante o exercício.

rr ee vv ii ss tt aa

/// NADA DE EXCESSOS

20

Tudo em excesso é prejudicial, inclusive a ingestão de frutas e legumes. O consumo excessivo de alimentos naturais pode aumentar consideravelmente o acúmulo de fibras, que em grandes quantidades pode favorecer a eliminação de vitaminas e minerais essenciais para o metabolismo. O ideal é ingerir três porções de frutas e três porções de legumes diariamente, variando os tipos dos alimentos. 


Fotos: Banco de imagens

[ EDUCAÇÃO ] Por Amauri Eugênio Jr.

rr ee vv ii ss tt aa

Lição de casa: o que ser quando crescer?

22

Felipe gosta tanto de biologia, mas tanto, que quer criar a cura para a Aids e um dia ganhar o Prêmio Nobel por isso. Juninho não perde uma aula de gramática e sempre se senta nas primeiras fileiras nas aulas de história e de geografia ao ponto de querer entender o mundo por meio delas; e quer cursar jornalismo quando terminar o ensino médio. Bia conta nos dedos os dias que faltam para as aulas de literatura e sonha em ser escritora, daquelas cujas obras volta e meia concorrem ao Prêmio Jabuti. Mesmo sendo chamado de louco pelos amigos, Lucas quer seguir os passos do pai e tornar-se cientista político, ainda mais porque gosta da professora de sociologia e das atividades que ela aplica em sala de aula. Graças às aulas de artes, Júlia sonha em ser artista plástica e atriz. E você? O que quis ser quando era adolescente?

Tirando aquela velha história de todo o mundo, durante a infância, querer exercer alguma atividade pouco comum ou da moda quando chegar à vida adulta, como ser bombeiro, jogador de futebol, piloto de corridas, astronauta e assim por diante, a afinidade que uma pessoa tem por alguma disciplina enquanto está na escola pode influenciar em sua escolha profissional dali a algum tempo. Claro que o gosto por uma matéria não surge da noite para o dia, ou seja, é construído com o passar do tempo. E não são apenas as habilidades e características pessoais que estão nessa história: o método de ensino adotado pela escolha e a empatia com o professor podem influenciar ou não no gosto pela matéria. “Outro motivo é a utilidade prática de certa disciplina na vida prática do aluno e a compreensão que ele tem sobre ela”, explica a psicopedagoga Cristiane Ferreira.


[ EDUCAÇÃO ] /// O GOSTO, ELE TAMBÉM VEM DE BERÇO Quem nunca ouviu aquela velha história de que filho de peixe, peixinho é? Há casos em que a admiração pelo o que os pais fazem no dia a dia é grande ao ponto de isso ser refletido na vida escolar e, por consequência, na vida profissional. Atire a primeira pedra quem nunca, ao menos uma vez na vida, quis seguir a mesma profissão do pai ou da mãe. Pode-se ver com alguma frequência filhos que seguiram a mesma trilha profissional dos pais e se tornaram médicos, advogados, comerciantes, professores e assim por diante. “Quando os pais demonstram grande satisfação pelo que fazem, esse sentimento de alegria é transmitido aos filhos. Por isso, é possível que eles, impulsionados pela empolgação dos pais, tenham interesse maior por determinada área de atuação e disciplinas afins”,

rr ee vv ii ss tt aa

/// E AGORA, JOSÉ?

24

•Em primeiro lugar, deve-se acreditar no talento e estudar muito para traduzir o gosto por alguma matéria em resultados práticos no dia a dia; •O jovem também deve analisar o mercado de trabalho, em especial o da sua área de interesse, e estar preparado às mudanças que podem acontecer. Acredite, são várias as mudanças; •Chega a ser clichê dizer que pessoas realizadas com a profissão trabalham por prazer e que, por consequência, elas tendem a dedicar-se e estudar mais sobre a área de atuação. “E é sempre muito mais fácil esforçar-se naquilo que se gosta. Por isso, o jovem deve escolher como profissão aquilo que realmente acredita ser útil e de que goste muito”, finaliza a psicopedagoga Cristiane Ferreira. 

destaca Cristiane. Entretanto, toda regra tem sua exceção e há casos em que os filhos tomam rumos profissionais completamente opostos. Não era bem assim Cada indivíduo é uma metamorfose ambulante e pode, com o passar do tempo, mudar a maneira como vê o mundo. O mesmo acontece com a profissão, mesmo que a pessoa a tenha idealizado desde a época escolar. Isso pode acontecer porque a escolha de uma profissão ocorre, na maioria dos casos, na época do vestibular, quando começa-se a conhecer a vida, de fato. Assim como o jovem pode interessar-se por outros assuntos tempos depois, ele pode perceber que, por causa do dia a dia da profissão, as coisas não eram exatamente como foram imaginadas um dia.


[ EDUCAÇÃO ]

/// ESCOLA DA VIDA

rr ee vv ii ss tt aa

“Eu sempre amei Artes. Isso não significa que eu seja uma artista ou a melhor nisso, mas sempre gostei de criar coisas. Falta um mês para eu me formar em publicidade e acho que minha preferência pode ter influenciado. E pelo fato de sempre ter odiado exatas, também escolhi algo não muito familiarizado com números [risos].” (Denise Thomaz Ciampi, 26, estudante)

26

matérias i gostar de fo re p m se uímilema to quanto q n “Meu prob ta ca ti á m esse foi Amava gra rar tudo. E tu diferentes. is m ro o d lismo. iana, a ido o jorna lh o ca. Sou gem sc e r te nomia, citivos de eu , moda, eco um dos mo o çã ra co e d la verver de ixonada pe a p a Posso escre u so , tica... Enfim ência, polí fissão” a minha pro d e d a d li ti sa rnalista) antos, 28, jo S a ss e n a (V

“Sempre fui apaixonada por números e sempre admirei muito meus professores de matemática, física, química. Essa admiração levou-me a cursar licenciatura em matemática e me formei em 2012. Ainda não leciono, pois trabalho em uma indústria no faturamento, com números o dia inteiro, e pretendo me preparar melhor para enfrentar a sala de aula.” (Michele Bandeira, 26, faturista) “Sou formada em artes visuais e a escolha deu-se pela paixão pe la fotografia, teat ro e pela música. Tive uma prof essora que me in fl ue nciou muito e acabei seguindo seus passos. Hoj e dou aulas e a tenho como mod elo, exemplo e co lega de trabalho. Dedico-me ao máximo no qu e eu faço e mergulho de cabeça nos meus projet os , assim como ela fazia e ainda faz.” (Roberta R agon ha, 29, professo ra) 


Foto: Márcio Monteiro

[ EDUCAÇÃO ] Por Tamiris Monteiro

Professor Maurício Alex de Araujo

a

rr ee vv ii ss tt aa

O professor Maurício Alex de Araujo produz conteúdos para o site www. pontoenem.com. O endereço é referência para os vestibulandos. Acesse!

redação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerada uma preocupação para muitos candidatos. Afinal, elaborar um texto, expor ideias e argumentar sobre um assunto, que às vezes é desconhecido, pode deixar o candidato inseguro. E preocupar-se em redigir um bom texto realmente é importante, pois quem zera na redação não tem a prova corrigida e, em contraponto, uma boa nota pode contribuir para melhorar a média final. A redação exige que o participante faça uma dissertação-argumentativa, que é um texto opinativo. Portanto, é fundamental dosar as palavras e escrever com coerência; falar sobre o que não

sabe ou fazer citações baseadas no que acha pode resultar em uma redação fraca. O recomendado é utilizar argumentos sensatos e convincentes. Para isso, é ideal ler e escrever bastante. “O tema de redação do Enem será, necessariamente, uma problemática de ordem social, política, cultural ou científica. Essas abordagens estão inseridas no que se chama genericamente de atualidades. O aluno deve ficar atento aos temas mais relevantes como: democracia, cidadania, participação social, saúde pública, mobilidade urbana, entre outros”, pontua Maurício Alex de Araújo, professor do curso Objetivo, em Guarulhos. Outra dica é ler textos com a mesma estrutura do exigido no Enem - dissertativo-argumentativo -, pois essa tipologia ajuda que o aluno entenda como utilizar os argumentos que fundamentam a tese feita por ele. Na estrutura da redação deve haver introdução, parágrafos de desenvolvimento e uma conclusão, que deve, obrigatoriamente, trazer uma solução para o problema identificado. “O estudante bem preparado não pode deixar de fazer uma proposta de intervenção na problemática do tema”, avalia o professor.  Banco de Imagens

28


[ EDUCAÇÃO ] /// POR ONDE COMEÇAR E QUANTO TEMPO GASTAR? Para o exame de redação, que ocorre no segundo dia de prova, a boa utilização do tempo é fundamental. Devido à redação, o aluno é contemplado com uma hora a mais de prova. Mas o que é melhor: começar pela prova ou deixá-la para o fim? De acordo com Maurício, embora essa escolha seja pessoal e dependa unicamente da estratégia de resolução do exame traçada pelo estudante, nas aulas o professor recomenda produzir a redação no fim da prova. “Sugerimos ao aluno que, ao receber o caderno de questões, leia atentamente o tema de redação, siga para a resolução da prova e, por fim, produza a redação. Essa sugestão considera que a leitura prévia do tema proporcione uma reflexão mais profunda da problemática expressa. Também é importante lembrar que o aconselhável é gastar no máximo uma hora para desenvolver a redação, que é o tempo adicional oferecido ao aluno para produzir o texto”, explica.

/// TREINE! Segundo o educador, a prática leva à perfeição. Produzir frequentemente textos na modalidade dissertativo-argumentativa e contar com a correção de um profissional habilitado é fundamental. “Professores de português, tanto nos colégios como nos cursinhos - e até na internet -, podem indicar adequadamente os pontos fortes e fracos de um texto”, ressalta.

/// LETRA DE FORMA OU CURSIVA? Os corretores têm apenas uma preferência: letra legível. “Seja cursiva ou de forma, a escrita deve respeitar regras elementares como a diferenciação de maiúsculas e minúsculas, o espaço do parágrafo e a legibilidade. Nesses parâmetros, toda letra é aceitável. Para o participante que produz escrita ilegível a sugestão é: muita calma nessa hora! Escrever lentamente e mudar o tipo de letra utilizada são algumas ações possíveis”, comenta Maurício.

rr ee vv i i ss tt aa

/// EVITE OS ERROS RECORRENTES

30

Para o professor, os erros mais frequentes são os de adaptação à norma culta da língua portuguesa. Sendo assim, é essencial ter atenção redobrada com a gramática. O uso dos conectivos como preposições, conjunções e pronomes é outro ponto problemático. “O desempenho da média nacional no critério de correção que avalia o uso dos mecanismos linguísticos é baixo, o que indica dificuldade generalizada nesse ponto. A adaptação ao tema também é outro aspecto fundamental. Fuga total ao tema resulta na desclassificação do candidato. Outros erros comuns são: concordância e regência verbal, acentuação e colocação pronominal”, destaca. 


Fotos: Divulgação

[ EDUCAÇÃO ]

Acontece nas escolas /// SEMANA DA CRIANÇA

Aconteceu, entre 7 e 11 de outubro, a Semana da Criança na E.E. Vereador Antônio de Ré, localizada no bairro Macedo. O evento contou com a realização de Jogos Interclasses, quando foram arrecadados alimentos não perecíveis, doados à comunidade da própria escola; e labirinto temático sobre o halloween, que contou com participações dos alunos.

/// GUARULHENSE GANHA MEDALHA DE OURO NA REPÚBLICA DOMINICANA O estudante Luis Felipe Machado, estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Mater Amabilis, ganhou medalha de ouro durante participação na Olimpíada Ibero-Americana de Física, realizada em Santo Domingo, capital da República Dominicana. O jovem, que havia recebido medalha de prata na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, em Vólos (Grécia), e sido entrevistado pela Weekend na edição nº 195, de 30 de agosto, integrou a delegação brasileira que participou do torneio e que conquistou outra medalha de ouro e duas de prata.

rr ee vv ii ss tt aa

/// I SEMANA DE PEDAGOGIA

32

Termina nesta sexta-feira, 25, a I Semana de Pedagogia, evento acadêmico organizado pela Faculdade Progresso. A série de palestras tem como tema “Educação e Desigualdade” e visa a estimular entre os alunos o debate sobre aspectos diversos do universo pedagógico, com foco em oportunidades diferentes destinadas aos indivíduos e como incluí-los e integrá-los plenamente na sociedade. 


CO

NTA

ÇÃ

OD

EH

ISTÓ

RIA

A PIZZA FESTA D S

NA SEMANA DA CRIANÇA, O COLÉGIO CLIP PREPAROU UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA OS NOSSO ALUNOS:

r e v i s t a

BRINCADEIRAS, CINE PIPOCA, FESTA DA PIZZA, FESTA DO PIJAMA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E GINCANAS. AQUI A CRIANÇA É A PROTAGONISTA!

25 de outubro de 2013

33


[ EDUCAÇÃO ] Por Daniela Villa-Flor

Na sua estante

o Fotos: Divulgação

s livros traduzem conhecimento e certas expressões individuais de cada autor. Independente do momento em que foi escrito, cada conteúdo carrega base importante para o entendimento narrativo e desenvolvimento do aluno que pretende aprofundar-se nos conhecimentos gerais. “O livro é um produto intelectual e, como tal, encerra conhecimento necessário para qualquer ser humano. Incentivar a leitura desse conteúdo é papel do professor”, esclarece Evandro Mardochelli, professor do cursinho da Poli. A Weekend listou, com ajuda do professor, os conteúdos mais pedidos pela maioria dos vestibulares, incluindo os livros clássicos da literatura e obras modernas que são exigidas. “É importante ler cada uma das obras e não ficar apenas no resumo de internet”, orienta Evandro. 

rr ee vv ii ss tt aa

Eça de Queiroz A Cidade e as Serras

34

Carlos Drummond de Andrade – Sentimento do Mundo

Jorge Amado Capitães da Areia

José de Alencar Til

Aluísio Azevedo O Cortiço

Almeida Garret Viagens na Minha Terra

Machado de Assis Memórias Póstumas de Brás Cubas

Graciliano Ramos Vidas Secas

Manuel Antônio de Almeida - Memórias de um Sargento de Milícias

Álvares de Azevedo Lira dos Vinte Anos e Noite na Taverna


r e v i s t a 25 de outubro de 2013

35


Fotos: Divulgação

[ EDUCAÇÃO ] Por Amanda Gomes

Exposição revela trajetória de Cazuza

rr ee vv ii ss tt aa

Com sua ideologia, Cazuza queria mudar o mundo. Ele poderia até ser exagerado, porém, isso fez parte do seu show. Essas e outras frases, que remetem a hits do ícone do rock brasileiro, podem ser conferidas na exposição “Cazuza mostra sua cara”, montada em sua homenagem no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. É a primeira vez que uma mostra em homenagem à obra de um cantor brasileiro é organizada no espaço. No acervo é possível ver fotos e objetos pessoais, além de ouvir os clássicos do cantor e compositor. Mesmo após 23 anos de sua morte, Cazuza ainda influencia os jovens com suas canções de protesto. O jovem, notório rebelde e contestador, usava e abusava de poesia e crítica social em suas letras. É tudo isso que o público pode conferir na exposição. Logo na entrada há uma galeria com várias fotos na parede contendo rostos de pessoas desconhecidas e frases de músicas. Entre tantas, há uma que é reconhecida de cara pelo público, na

36

qual Cazuza estava com os seus inconfundíveis óculos escuros. A mostra é totalmente interativa e cada sala tem uma surpresa para o público, como as palavras flutuantes, que são cartazes pendurados nas paredes com frases de músicas usadas recentemente nos protestos. Outro espaço conta com depoimentos de diversos artistas, amigos e especialistas sobre temas relacionados à juventude; na sala “O tempo não para” é possível ver, por meio de animações, momentos da história do cantor e do Brasil. Nos banheiros, o público pode cantar sucessos do artista, com televisores que mostram os shows e videoclipes relativos à sua obra. E quem um dia sonhou em cantar com o poeta poderá fazê-lo no espaço “Cante com Cazuza”, em que o público pode escolher as faixas “Ideologia” e “Exagerado”, cujas letras foram projetadas com imagens do cantor, incentivando as pessoas a cantarem com ele e ficarem mais próximos do poeta, que está vivo na mémoria da música brasileira. 

Museu da Língua Portuguesa. Praça da Luz, s/nº. Luz, São Paulo. Informações: 3326-0775. Terças, das 10h às 22h; quartas a domingos, das 10h às 18h. Ingresso: R$ 6 (entrada gratuita às terças e sábados). Até 23 de fevereiro de 2014.


r e v i s t a 25 de outubro de 2013

37


[ AGENDA ]

Divulgação

Feira de troca de livros 30 e 31 de outubro Trocas de livros e gibis. Produtos devem estar em bom estado e não são aceitos títulos técnicos ou didáticos. Informações: 2443-2749. Entrada gratuita. Biblioteca do CEU Ponte Alta. Rua Pernambuco, 836, Jardim Ponte Alta. Quarta e quinta, às 13h.

Cine Ser 31 de outubro Projeto organizado pelo CVV (Centro de Valorização à Vida) em que há exibição de filme seguido de debate sobre a obra. Nesta edição, o longa-metragem é “A busca” (2012, drama, 96min.), em que o médico Theo tem de lidar com o pedido de divórcio da esposa, Branca (Mariana Lima) e a fuga de seu filho, o adolescente Pedro (Brás Antunes). CVV Guarulhos. Rua Otávio Nunes da Silva, 66, vila Augusta. Informações: 2440-4111. Quinta, às 19h.

/// CULTURA

Discutindo Nosso Tempo 26 de outubro Debate sobre o panorama sociocultural e político do mundo atual. Mediação: professores Lionel Fontanesi e Emmanuel Lisboa. Informações: discutindonossotempo.net. Entrada gratuita. Biblioteca Monteiro Lobato. R. João Gonçalves, 439, Centro. Sábado, às 10h. Cinema na Biblioteca 26 de outubro Exibição do filme “A hora e a vez de Augusto Matraga” (dir. Roberto Santos, 1966, 113min), baseado em conto homônimo do livro “Sagarana”, de Guimarães Rosa. Coordenador: Prof. Dr. Cláudio Henrique Sales Andrade. Entrada gratuita. Biblioteca Monteiro Lobato. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Sábado, às 14h.

r e v i s t a

Dia Internacional da Animação 26 a 28 de outubro Evento com mostras em diversas regiões do País, inclusive Guarulhos. Dia 26 (sábado), debate e workshop sobre animação no ateliê do Coletivo 308 (rua Paschoalina Migliorini, 131, Ponte Grande, às 18h); dia 27 (domingo) exibição de programação infantil (praça central da Comunidade Anita Garibaldi, Bonsucesso, às 18h); dia 28, na Casa Clam (avenida Rotary, 98, Itapegica, às 19h30).

38

Bate papo: Por que escolhi ser vegetariano(a)? 27 de outubro Debate sobre o vegetarianismo sob ótica relacionada a escolhas e motivações pessoais, assim como sua importância na construção da cultura de paz. Evento

promovido pelo Gaia-Veg (Grupo de Apoio e Incentivo à Alimentação Vegetariana). Entrada franca. Biblioteca Monteiro Lobato. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Domingo, às 10h30. Fotoarte Os olhos de quem vê 27 de outubro Mostra com trabalhos de seis fotógrafos em que as obras mostram olhares diversos sobre a cidade de São Paulo. Entrada franca. Hostel Alice. Rua Harmonia, 1.275, vila Madalena, São Paulo. Domingo, às 14h. Sarau do Castelo 27 de outubro Tradicional evento comandado pelo jornalista e poeta Castelo Hanssen, aberto ao público, no último domingo de cada mês. Casa dos Cordéis. Avenida Torres Tibagy, 90, Gopoúva. Informações: 99780-0956 ou 24634279. Domingo, às 16h. Leituras dramáticas 29 de outubro Leitura de textos, sucedidas de debate com artistas e público. Mediador: Jean Gaspar. Curadoria: Sandro Coimbra. Entrada franca. Biblioteca Monteiro Lobato. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Terça, às 19h. Três artistas, um só tempo Até 30 de outubro Projetos selecionados no Programa de Exposições 2013, da Secretaria de Cultura, das artistas Adriana Honorato (leitura), Ana Rocha (xilogravira) e Pamela Reis (bordado). Entrada franca. Biblioteca Monteiro Lobato. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Segunda a sexta, das 9 às 18h; sábados, das 9 às 14h. Até quarta (30).

Varal de poesias e exposição de livros Até 31 de outubro Projeto em homenagem ao escritor Mário de Andrade, nascido há 120 anos. Entrada franca. Biblioteca Monteiro Lobato. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Segunda a sexta, das 9h às 17h30; sábados das 9h às 13h30. Encontro para troca de livros 31 de outubro Terceiro encontro para troca de títulos literários. Interessados também podem fazer doações de obras. Luma Art Café com Arte. Avenida Papa João XXIII, 95, Jardim Maia. Informações: 2440-58396. Quinta, às 18h. 12º Salão de Artes Visuais de Guarulhos Até 3 de novembro Obras de diversas vertentes feitas por artistas de várias regiões do Brasil. Júri técnico: Ana Hoffmann (Unifesp), Antonio Busnardo (UnG) e Daniela Maura Ribeiro (USP). Entrada franca. Centro Municipal de Educação Adamastor. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. Diariamente, das 9h às 22h, exceto feriados.

/// CURSOS E PALESTRAS

Workshop de criação literária 26 de outubro e 9 de novembro Oficina para introdução em gêneros como poema, crônica, conto e microconto, além de incentivar à produção literária. Coordenação: Fabiano Fernandes Garcez, poeta e professor de literatura. Participantes receberão certificado. Vagas limitadas. Espaço Novo Mundo. Avenida Salgado Filho, 1.453, Jardim Maia. Informações: 4963-1133, 98539-0135 ou facebook.com/espaco.novomundo. Segundo encontro: dia 12. Sábados, às 17h. Desentravando a língua 29 de outubro Workshop com a naturopata holística Meire Yamaguchi. Investimento: R$ 150,00. Espaço Novo Mundo. Avenida Salgado Filho, 1.453, Jardim Maia. Informações: 4963-1133, 985390135 ou facebook.com/espaco.novomundo. Terça-feira

das 19h30 às 22h30. Ciclo de Palestras 30 de outubro Série promovida pela Organização Cultural Nova Acrópole: “Platão e a verdadeira ciência política” (30). Livre. Entrada franca. Biblioteca Monteiro Lobato. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Segundas e quarta, às 19h. Pães gourmet 30 de outubro Aulas com informações teóricas e práticas, inclusive com preparação de alimentos. A partir de 14 anos (menores de 18 anos devem inscrever-se com CPF do responsável). Documentos: RG e CPF. Valores: R$ 32,50 (beneficiários) e R$ 46,50 (não beneficiários). Matrícula presencial na unidade Jardim Adriana do Sesi (rua Benedito Caetano da Cruz, 566). Informações: 2404-4561. Alcoolismo na atualidade 30 de outubro Quarta edição de seminário sobre o alcoolismo. Palestras sobre o panorama e tratamento da doença. Venda de livros sobre o tema durante o evento. UnG. Praça Teresa Cristina, 88, Centro. Informações: 33159333 ou aaseminario28@yahoo.com.br (inscrições gratuitas). Quarta, às 8h30. Separe uma verba para ser feliz! 30 de outubro Palestra em comemoração ao dia do funcionário público (28) com o professor e doutor Mauro Calil, que também é escritor e colunista do Portal Investimento e Notícias, entre outros veículos de comunicação. Entrada franca. Biblioteca Monteiro Lobato. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Quarta, às 14h. Cursinho pré-vestibular online Projeto oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para mais de 500 mil alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Conteúdo de vestibulares anteriores da Fuvest, Unicamp e Unesp. Inscrição e informações: http://goo.gl/gY4q8I.

/// EVENTOS

Aniversário da Incubadora 25 de outubro Evento organizado pela Agende (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos) em comemoração ao 8º aniversário da Incubadora de Empresas. Rua João Batista Nogueira, 500, vila


r e v i s t a 25 de outubro de 2013

39


[ AGENDA ]

Nova Cumbica. Agendamento: 3488-9541. Sexta, às 10h. I Congresso Internacional de Remar Brasil 25 a 27 de outubro Evento organizado pela ONG Instituição Remar para conscientização sobre dependência química e alcoólica. Na programação, palestras, testemunhos de pessoas auxiliadas pela instituição, peças teatrais, entre outras atividades. Participações de Miguel Diez, fundador da Remar Internacional; e do Rev. Bruno Ribas, presidente do Ministério Vida em Cristo. Rua Maria Primo de Jesus, 201, vila Galvão. Sexta a domingo, às 9h. 1º Festival Gastronômico de Guarulhos 26 e 27 de outubro Evento voltado à promoção e divulgação do mercado gastronômico da cidade. Praça Getúlio Vargas (antiga Câmara Municipal). 1º Festival Japonês de Guarulhos 26 e 27 de outubro Evento com diversas atrações voltadas à cultura nipônica, como shows, danças, apresentações musicais e pratos tradicionais. Participações: ilusionista Mario Kamia, cantor Joe Hirata e grupo Requios Taiki. Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeu. Rua João Bernardo Medeiros, 762, Bom Clima. Entrada: 1kg de alimento não perecível. Sábado e domingo, às 10h. 7ºVegNic 27 de outubro Evento de comemoração de um ano do grupo Gaia-Veg. Participação: um prato vegetariano doce ou salgado, frutas ou sucos. Participantes podem levar instrumentos musicais. Parque Júlio Fracalanza. Rua Joaquim Miranda, 471, vila Augusta. Domingo, às 10h.

A2 Fotografia/José Luis da Conceição

Corrida Internacional de São Silvestre Inscrições para a tradicional corrida, realizada em 31 de dezembro. Informações e inscrição: www.saosilvestre.com.br. Até 30 de novembro ou quando o número de candidatos chegar a 27.500.

/// LANÇAMENTOS

“Como natureza”, Fábio Monteiro 26 de outubro Lançamento da obra e bate-papo com o autor. Participação da contadora de histórias Camila Soares, da Cia. Avarakundum. Espaço Novo Mundo. Avenida Salgado Filho, 1.453, Jardim Maia. Informações: 4963-1133, 98539-0135 ou facebook.com/espaco.novomundo. Sábado às 16h.

Incrições para ensino médio na rede pública Até 8 de novembro Inscrições abertas na rede estadual de São Paulo para alunos que cursarão o ensino médio em 2014. Vagas somente para estudantes que terminaram o ensino fundamental nas redes municipal, privada ou que vieram de outros Estados. Também estão abertas inscrições do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Informações: www.educacao.sp.gov.br. nistração, engenharia, economia, ciências contábeis, direito, marketing, comunicação e psicologia. Necessário ter inglês avançado e previsão para conclusão do curso entre dezembro de 2014 a dezembro de 2015. Incrições: ciadetalentos.com.br/ estagioavon.

/// OPORTUNIDADES

Vagas para o programa Jovem Aprendiz Até 25 de outubro Projeto do Acessuas (Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho) para seleção de jovens com idade entre 18 e 22 anos. Vagas: 55 para candidatos com ensino médio completo, residentes na cidade e com comprovação de renda baixa. Avenida Brigadeiro Faria Lima, 375, Cocaia. Informações: 2087-4259/2087-4261. Inscrições: das 10h30 às 12h30.

Vagas para menores aprendizes Até 31 de outubro Oportunidade para alunos com idade entre 18 e 21 anos e que cursam ou concluíram o ensino médio. Valores: R$ 500 a 680 e benefícios (vale-transporte e alimentação, férias, etc.). Vagas: 200. Interessados devem enviar currículo para curriculope@ciee. org.br com assunto “Programa Aprendiz 2013”.

Editais de produção audiovisual Até 30 de outubro Inscrições abertas para editais de apoio à produção de documentários e curtas-metragens (até 30 de outubro). Informações e inscrições para curtas-metragens e documentários: http://goo.gl/VuzE25 e http:// goo.gl/0qvMG7. Estágio na Avon Até dia 28 de outubro Estágios para alunos de admi-

r e v i s t a

Marcos Santos USP Imagens

40

Simulado online para o Enem Até 26 e 27 de outubro Plataforma disponibilizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo disponibiliza para os alunos da 3ª série do ensino médio para fazer simulado do Enem (que acontece nos dias 26 e 27). Há também conteúdo de outros vestibulares. Inscrições: http://www.educacao.sp.gov.br.

Programa de Trainee da FedEx Até 31 de outubro A empresa especializada em logística recruta profissionais de ensino superior concluído em qualquer área até dezembro de 2013. Candidatos devem ter habilidades em informática (Windows, pacote Office e internet), inglês fluente e disponibilidade para deslocamento e residência em outros estados.Incrições: www.entregamosoportunidades.com.br/trainees. Vestibular 2014 Fatec Até 7 de novembro Inscrições para o vestibular da instituição, mantida administrada pelo Centro Paula Souza, do Governo do Estado de São Paulo, que tem campus espalhados em diversos municípios do Estado, inclusive Guarulhos. Valor: R$ 70 (em dinheiro), a ser pago em qualquer agência bancária. Informações e inscrições em:

http://goo.gl/ob3hEO. Vestibular: 8 de dezembro. Inscrições para concurso da Prefeitura Até 12 de novembro 245 vagas em diversas funções que, de acordo com o cargo, exigem ensinos fundamental, médio ou superior completos. Para algumas funções é possível fazer a inscrição pessoalmente na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (rua João Gonçalves, 439, Centro). Informações: www.ibamsp-concursos.org. br, www.guarulhos.sp.gov.br ou 2423-7436/7471.

/// SAÚDE

Outubro Rosa 25, 30 e 31 de outubro Parceria entre o Internacional Shopping Guarulhos e a Unimed que visa a conscientizar a população sobre cuidados preventivos do câncer de mama. Programação integrante do outubro rosa. Internacional Shopping Guarulhos. Rodovia Presidente Dutra, km 225, Itapegica (piso superior, próximo à praça de alimentação). Atividades organizadas a partir das 14h. Atendimento a pacientes com câncer Projeto gratuito oferecido pelo Grupo de Atendimento Multidisciplinar ao Paciente Oncológico, da UnG (Universidade Guarulhos). Atendimento nas áreas psicológica, fisioterapêutica, de enfermagem e nutricional a pacientes com câncer. Inscrições: 2464-1717, de segunda a sexta, das 8h às 13h; ou em paddac@ung.br, com nome completo e telefone de contato. Encontros às quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, no campus Guarulhos-Centro da UnG (praça Tereza Cristina, 88, Centro).


r e v i s t a 25 de outubro de 2013

41


Fotos: Banco de imagens

[ DECORAÇÃO ] Por Daniela Villa-Flor

Equilibre-se

rr ee vv i i ss tt aa

b

42

aseada na decoração oriental e na crença do feng shui, termo de origem chinesa, cuja tradução literal significa o vento e água, a decoração zen representa todas as forças naturais necessárias para conservar as influências positivas do espaço e redirecionar as negativas para fora do ambiente, trazendo leveza, paz e espiritualidade para os moradores. “A base desse tipo de decoração é a pureza das linhas e formas. Não há nada entulhando, a organização e objetos minimalistas são essenciais”, diz Eliane Santana, decoradora do Espaço Orient. O conceito da simplicidade é a base do estilo: tons neutros, iluminação adequada e organização são indispensáveis para uma decoração tranquila, e com a correria do dia a dia, nada é tão recompensador

quanto chegar em casa e encontrar um espaço que nos remeta à paz interior. “A decoração equilibrada, sem dúvida, é fundamental para envolver e aproximar do estilo de vida inspirado na tranquilidade e serenidade”, afirma Claudia Libelli, que redecorou sua casa seguindo as regras de organização orientais. “Minha percepção ao chegar em casa mudou bastante, parece que toda a negatividade e estresse ficam na rua. É maravilhoso estar em casa”, afirma. Segundo Eliane, uma casa equilibrada não pode ter obstáculos, o movimento de pessoas no ambiente deve ser livre, com divisões sutis. “Livre-se daquelas mesas de centro que atrapalham a passagem e de qualquer objeto que faça as pessoas desviarem o caminho constantemente”, orienta Eliane. 


r e v i s t a 25 de outubro de 2013

43


[ DECORAÇÃO ]

Neutralize

As cores neutras nas paredes e móveis são apostas certas para abrir espaço para os objetos decorativos. Segundo Eliane, o branco, preto e cinza são as cores básicas e que dão resultado, pois equilibram a iluminação do ambiente, deixando mais relaxante e acolhedor.

Componha Uma vez que as cores dos móveis e paredes são escolhidas e o ambiente é desentulhado, seguindo o esquema de deixar transitável e amplo, é o momento de trazer objetos decorativos harmoniosos. A decoradora indica: “as possibilidades são variadas, geralmente os objetos escolhidos se movem, seguindo o fenômeno natural que é o vento, ou remetem à água, que significa pureza”, afirma Eliane. Sendo assim, separamos os objetos que seguem esse conceito no Feng Shui e que, segundo a técnica, filtram as energias negativas.

Ganesha Símbolo das soluções, os hindus acreditam que esse semi Deus destrói os obstáculos. O corpo é humano, porém a cabeça é de um elefante.

Bonsai Miniárvores crescidas em vasos cerâmicos. Acreditase que traz afeto e harmonia para o ambiente.

rr ee vv i i ss tt aa

Buda

44

É um ser iluminado que alcançou a plena realização espiritual. Segundo a crença, ter um em casa purifica os pensamentos, tornando o morador mais consciente nas escolhas.

Elefante Na Índia, acredita-se que o animal atrai bons fluidos e funciona como um amuleto de proteção. Deve ficar com as costas viradas para a porta para trazer proteção.

Jardim Japonês Parte integrante da tradição nas casas do Japão e em templos budistas, os jardins zen são construídos com elementos que significam equilíbrio: o lago com carpas, que significa fertilidade; bambus, como reverência ao vento; e a água é a continuidade da vida. Os elementos foram adptados para os minijardins zen, nos quais há a mesma representação através da areia, pedras e rastelo.

Fontanário O som da água é tranquilizador, ajuda na umidificação do ambiente, relaxa e decora. A cidade de Kioto é conhecida pelos jardins com fontanários e quedas de água. “Cada movimento de ciclo da água significa renovação”, diz Eliane.


r e v i s t a 25 de outubro de 2013

45


[ GASTRONOMIA ] Márcio Monteiro

Por Amauri Eugênio Jr.

/// FROZEN AMARULA

A bebida acompanha chocolate ao leite Kopenhagen; chocolate martin, feito com cacau e chocolate em pó, creme de leite e leite condensado; amarula; chantilly e chumbinho de chocolate da própria marca. Como é servido gelado, é uma boa pedida para dias quentes.

Márcio Monteiro

Kopenhagen Rua Brás Cubas, 418B, Jardim Maia. Tel.: 4307-4771.

/// COSTELA ASSADA

Servido às segundas, o corte, feito com molho barbecue, acompanha batatas assadas. Nos demais dias da semana, os frequentadores podem aproveitar bufês de saladas e de pratos quentes. Bendita Gula Rua Professor Angelo Castrucci, 71, Bom Clima. Tel.: 2441-1072.

Gledestone Campos

/// YAKISOBA O tradicional prato chinês acompanha macarrão com molho shoyu e vegetais diversos, como cenoura, brócolis, champignon e couve-flor.

r e v i s t a

Divulgação

China House Avenida Salgado Filho, 735, vila Progresso. Tel.: 2475-3555.

46

/// PIZZA SABOR FRANGO

O tradicional prato acompanha muçarela, requeijão, tomate, azeitona preta, manjericão e orégano. A rede norte-americana Domino’s Pizza, que chegou recentemente a Guarulhos, é conhecida pelo cuidado e qualidade na escolha dos produtos usados nas pizzas. Domino’s Pizza Avenida Salgado Filho, 981, vila Progresso. Tel.: 4969-0101.


r e v i s t a 25 de outubro de 2013

47


Fotos: Banco de imagens

[ COMPORTAMENTO ] Por Amauri Eugênio Jr.

p

Inconveniente, eu?!

r e v i s t a

or mais cortês, bem educada e ponderada que uma pessoa seja, em algum momento da vida ela cometeu uma gafe digna de causar vergonha alheia até mesmo na mais desencanada das pessoas. Por exemplo, quem nunca comeu muito mais do que deveria em uma festa? Ou exagerou na dose e protagonizou cenas lamentáveis na festa da empresa ou em alguma noitada, correndo até mesmo o risco de decepcionar ou magoar alguém de quem gosta muito? Quem sabe, contou alguma piada infame em algum momento pouco

48

propício, como em uma reunião de família ou em um velório? Ou até mesmo tentou ser um pouco mais simpático do que o normal ao conhecer os sogros e, ao invés de causar boa impressão nos dois, conquistou a antipatia gratuita por parte dos pais de sua amada? Mesmo se tentar ser a pessoa mais educada do mundo, em algum momento você poderá ser inconveniente. Para colocar os pingos nos “Is”, ninguém é desagradável por vontade própria, ou seja, não fará nada premeditadamente para chocar ou constranger outras pessoas. Cada ocasião – vida em família, trabalho, festas, passeios a dois, viagens e assim por diante – tem um código de comportamento específico. Logo, ser formal demais entre os amigos ou ser mais desbocado do que o normal em uma reunião de negócios são algumas situações para alguém ser classificado como inconveniente. “Quanto mais a pessoa conhecer a si própria, menores serão as chances de ela chocar os outros”, explica o especialista em comunicação verbal Reinaldo Passadori. 


FAÇA UMA REGIÃO E GANHE OUTRA* AGENDE JÁ SUA DATA PARA OS DIAS 01 E 02/11. Consulte-nos sobre outros tratamentos.

dolcevittaestetica.com.br 11 2408.3255

R. Josephina Mandotti, 106 - Jd. Maia - Guarulhos - SP

25 de outubro de 2013

r e v i s t a

* A região do brinde é escolhida por nós. Fechando uma região grande ganhe uma pequena (buço, dedos, orelhas ou intíma.)

49


[ COMPORTAMENTO ]

/// A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA

rr ee vv ii ss tt aa

Sabe aquela velha história de que a propaganda é a alma do negócio? O mesmo princípio vale para o comportamento no dia a dia. Toda e qualquer pessoa tem uma imagem a zelar, seja no ambiente do trabalho, na faculdade, em casa ou no grupo de amigos, por exemplo. Por isso, é natural ela mostrar-se gentil e olhar nos olhos dos outros, pois esses são sinais de refinamento comportamental. Isso não quer dizer que ela deva interpretar diversos papéis sociais e ser um personagem em vez de ser ela mesma, mas é bom ponderar sobre cada situação em que se está envolvido. “O ideal é a pessoa dizer com naturalidade o que precisa ser dito e expor o que pensa, mas sem ofender os outros”, destaca Reinaldo.

50

/// COMO ESTOU ME COMPORTANDO? Imagine a seguinte situação: durante um jantar de negócios, alguém – que pode ser você – não sabe quais dos talheres usar primeiro e fica sem saber como agir. Ou, então, um adolescente não sabe o que fazer durante uma entrevista de emprego e abusa das gírias enquanto responde às perguntas da entrevistadora. Pode até parecer algo cômico, mas os envolvidos nos casos acima passaram por apuros. Assim como os pais de um adolescente que chega em casa com um cabelo moicano ou colorido bem no dia em que a família recebe visitas. Como a pessoa não nota que está sendo inconveniente, justamente por não saber o que fazer, o ideal é dar dicas e feedbacks para ela em vez de fazer piadas constrangedoras a respeito da gafe. Relacionar-se com outras pessoas de diversos grupos sociais requer prática e, por isso, o comportamento tende a melhorar com o passar do tempo. Ninguém nasce sabendo de tudo, logo, é necessário receber as dicas e ponderar sobre o que pode ser melhorado. “A vida é um aprendizado contínuo até o último dia de vida. Por isso, ao receber um feedback, uma pessoa que tende a ser inconveniente passa a fazer valer o seu potencial. Todos são iguais, mas uns têm mais oportunidades do que outros”, completa Passadori. 


e aproveitar!

Pé e mão por R$

35,00

Escova por R$ 29,00 qualquer comprimento Hidratação + Escova por

R$ 59,00

Limpeza de pele com peeling de R$ 130,00 por

R$79,00

Tratamento estético com descontos de até 40%

25 de outubro de 2013

Com mais

de

3.000

curtidas

em sua

página,

a Vila Feliccità resolveu

comemorar em grande

estilo. Quem curtir nossa página no facebook

ganha descontos incríveis. Confira as promoções*.

*Válido no período de 25 a 31 de outubro de 2013 Informar sobre a promoção ao agendar seu horário.

r e v i s t a

É só curtir

51


Fotos: Igor Macário/Carta Z

[ VEÍCULOS ] POR IGOR MACÁRIO/AUTO PRESS

Ajuste fino

q

Chevrolet atualiza visual e reorganiza gama do Agile

rr ee vv ii ss tt aa

uando a Chevrolet lançou o Agile em 2009, a intenção era entrar no segmento dos “high roof”, hatches compactos com teto elevado, de maior espaço interno, onde estava Volkswagen Fox e Renault Sandero. Funcionou: o modelo conseguiu um bom patamar de 6 mil vendas mensais – praticamente toda a produção da fábrica de Rosário, na Argentina. O tempo passou, o Agile perdeu o frescor e a Chevrolet tem em seu estande o atraente Onix. Para sacudir o modelo, hoje estacionado em cerca de 3.500 carros por mês, a Chevrolet promove sua primeira reestilização. A proposta não foi reinventar o Agile, mas apenas dar um novo argumento para manter o atual desempenho no mercado. Nesse sentido, sai de cena a versão mais básica LT e todo o esforço foi concentrado na topo LTZ, recheada de equipamentos. Além disso, criou a Effect, uma série especial com proposta esportiva e visual mais jovem. Tudo para deixar o Agile com um ar mais

52

premium e sobreviver ao “fogo amigo”. As mudanças visuais integram melhor o Agile à identidade da marca. Ele perdeu os exagerados faróis, a grade dianteira ficou mais proporcional, com o emblema da gravata maior. As luzes de neblina estão maiores e há uma faixa preta – como um “borrachão” – atravessando o parachoque. A função é justamente proteger contra impactos e arranhões leves. O perfil continua o mesmo, com o controverso prolongamento da janela lateral traseira em preto brilhante na última coluna. As rodas maiores, de 16 polegadas, e desenho bonito, dão vigor ao ar comportado do hatch. Atrás, apenas um parachoque mais envolvente completa o pacote. No Agile Effect, o teto vem pintado em preto e a carroceria apenas em dois tons, branco ou vermelho. Nas laterais e capô, faixas decorativas e adesivos identificam a versão, que também tem as rodas pintadas de preto. Os adornos acabam adicionando R$ 1.950 ao preço. 


r e v i s t a 25 de outubro de 2013

53


[ VEÍCULOS ]

rr ee vv ii ss tt aa

Na parte mecânica, o câmbio do Agile foi revisto com novos sincronizadores para melhorar os engates – isso tanto para a versão manual, quanto para a automatizada Easytronic. Também reescalonou as marchas e adotou uma relação final mais longa, para compensar o conjunto de rodas maior. O sistema também foi atualizado, para uma adaptação mais rápida às demandas do motorista e passou a contar com espátulas atrás do volante para as trocas manuais. Por dentro, as mudanças se restringem ao volante. Além de um novo desenho – parecido com o do Onix –, ele passa a ser multifuncional, com comandos de som e controlador de velocidade de cruzeiro. Os instrumentos ganharam uma grafia nova, mas seguem com os ponteiros que se movimentam em direções opostas. Nas alterações, ficou fora o MyLink. Segundo a GM, seria necessário não apenas uma reformulação no painel, mas refazer a arquitetura eletrônica do carro para suportar

54

o equipamento – o que teria invibializado economicamente a mudança. Por outro lado, itens como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos e rádio CD/MP3/USB/Bluetooth são de série. A GM espera que as novidades sejam capazes de, no mínimo, manter o atual patamar de vendas. Ao preço de R$ 42.990 para o LTZ manual e R$ 45.490 para o Easytronic, que está bem no miolo dos compactos, quando equipados à altura. O problema é que se aproxima do valor pedido por um Onix LTZ com câmbio automático tradicional – mais caro que o sistema automatizado – que sai a R$ 47.690. Na balança, uma diferença de pouco mais de R$ 2 mil contra o projeto mais moderno do Onix. Em relação aos rivais, um Volkswagen Fox 1.6 I-Motion equivalente sai por cerca de R$ 46 mil, enquanto um Renault Sandero Automatique encosta nos R$ 47 mil, quando equipado com o sistema de navegação com GPS e tela sensível ao toque. Estão todos no bolo. 


r e v i s t a 25 de outubro de 2013

55


[ CINEMA ]

Divulgação

As bem armadas “The Heat“, EUA, 2013. Direção: Paul Feig. A agente do FBI Ashburn (Sandra Bullock) está de olho em uma promoção e pede ao seu chefe (Demian Bichir) que a encarregue da investigação de um traficante de drogas em Boston, cuja identidade é desconhecida. Mas ela decide interrogar um traficante preso por Mullins (Melissa McCarthy), policial que não aceita ordens. Mesmo batendo de frente, elas precisam encontrar um meio de trabalhar juntas. Comédia. 117 min. 12 anos. Shopping Bonsucesso: 13h20 e 15h50 (dublado). Internacional Shopping: 14h35, 17h30 e 20h10 (dublado). Sessão a ser exibida somente nos dias 26 e 27 de outubro (sábado e domingo): 11h40 (dublado). Sessão a ser exibida nos dias 25 e 26 de outubro (sexta e sábado): 23h10 (dublado). Aviões “Planes”, EUA, 2013. Direção: Klay Hall. Dusty (Dane Cook) é um avião que trabalha pulverizando plantações e sonha em participar de corridas internacionais, mas seu medo de altura e a composição da carroceria impedem que esta vontade vire realidade. Sabendo do sonho do amigo, Chug (Brad Garrett) busca a ajuda de Skipper (Stacy Keach), um avião que, devido a um acidente, não consegue mais voar. Infantil. 94 min. Livre. Internacional Shopping: 13h, 15h20 e 17h40 (dublado).

r e v i s t a

Capitão Phillips “Captain Phillips”, EUA, 2013. Direção: Paul Greengrass. Baseado na história real do capitão Richard Phillips, este filme conta a história do capitão (Tom Hanks) que aceita ser tomado como refém por piratas somalianos em troca da liberdade da sua tripulação. Drama. 134 min. 12 anos. Internacional Shopping: 22h35 (dublado) - sessão a ser exibida nos dias 25 e 26 de setembro (sexta e sábado).

56

Dragon Ball Z - A batalha dos deuses “Dragon Ball Z: Battle of Gods’, Japão, 2013. Direção: Masahiro Hosoda, Yusuke Watanabe. Após dormir por 15 anos, o deus da destruição Bills desperta e fica surpreso ao saber que Freeza havia sido derrota-

Meu passado me condena Nacional, 2013. Direção: Julia Rezende. Quando Fábio (Fábio Porchat) e Miá (Miá Mello) se encontram é amor à primeira vista. Eles se casam um mês depois de se conhecerem e decidem viajar à Europa em um cruzeiro em lua de mel. Só que, durante a viagem, eles encontram seus antigos namorados, Beto (Alejandro Claveaux) e Laura (Juliana Didone), que hoje estão juntos e também passam sua lua de mel. Comédia. 102 min. 12 anos. Shopping Bonsucesso: 14h30, 17h, 19h20 e 21h45. Internacional Shopping: 12h50, 13h30, 14h30, 15h30, 16h10, 17h10, 18h50, 19h50, 20h50, 21h30 e 22h30. Sessão a ser exibida somente nos dias 26 e 27 de outubro (sábado e domingo): 11h50. Sessão a ser exibida nos dias 25 e 26 de outubro (sexta e sábado): 23h30. do por Goku. Não demora muito para ele e seu mestre partirem em busca do jovem sayadin para encontrá-lo. Goku fica animado em enfrentá-lo, mas percebe que seus poderes são ínfimos perto do poderio de Bills. Animação. 85 min. 10 anos. Shopping Bonsucesso: 14h, 16h, 18h, 20h e 22h (dublado). Internacional Shopping: 15h e 19h45 (dublado). Elysium “The Heat“, EUA, 2013. Direção: Neill Blomkamp. Em 2159, o mundo é dividido entre grupos de pessoas ricas, que moram na estação espacial Elysium, e por pobres, que vivem na Terra. Enquanto a secretária do governo Rhodes (Jodie Foster) faz de tudo para preservar o estilo de vida luxuoso de Elysium, Max (Matt Damon), que vive na Terra, tenta um plano ousado para trazer de volta a igualdade entre as pessoas. Ficção. 109 min. 12 anos. Internacional Shopping: 13h05, 15h35, 18h15 e 21h (dublado). Família do bagulho “We’re the Millers“, EUA, 2013. Direção: Rawson Marshall Thurber. Após ser roubado, o traficante David Clark (Jason Sudeikis) é obrigado por seu chefe a viajar até o México

para fechar uma negociação envolvendo carregamento de maconha. Para tanto, ele precisa formar uma família de mentira e convida a stripper Rose O’Reilly (Jennifer Aniston) para ser sua falsa esposa. A delinquente Casey (Emma Roberts) e o virgem Kenny (Will Poulter) logo entram no plano e, juntos, eles formam os Miller, que aparentemente estariam fazendo uma pacata viagem rumo ao México a bordo do trailer da família. Comédia. 110 min. 12 anos. Internacional Shopping: 13h55, 16h30, 19h05 e 21h40 (dublado).

Invocação do mal “The Conjuring”, EUA, 2013. Direção: James Wan. Harrisville, Estados Unidos. Com a família cada vez mais apavorada devido a fenômenos sobrenaturais, Roger Perron (Ron Livinston) resolve chamar os demonologistas Ed (Patrick Wilson) e Lorraine (Vera Farmiga). Mas eles não imaginavam ter de enfrentar uma entidade demoníaca que demonstra ser a maior ameaça às suas carreiras. Terror. 110 min. 12 anos. Internacional Shopping: 14h, 16h40, 19h20 e 22h (dublado).

Gravidade 3D “Gravity”, EUA, 2013. Direção: Alfonso Cuarón. O experiente astronauta Matt Kowalski (George Clooney) está em missão de conserto ao telescópio Hubble com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock), mas ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da Nasa, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em um ambiente completamente inóspito para a vida humana. Ficção. 91 min. 12 anos. Internacional Shopping: 12h40, 17h20 e 22h10 (legendado).

Kick-Ass 2 EUA, 2013. Direção: Jeff Wadlow. O ato insano de Dave Lizewski (Aaron Taylor-Johnson) em se vestir como Kick-Ass e combater o crime, mesmo sem ter superpoderes, serviu de inspiração para dezenas de pessoas seguirem o mesmo caminho. Mindy Macready (Chloë Moretz) deseja seguir como Hit-Girl, mas o sargento Marcus Williams (Morris Chestnut), que prometeu ao pai dela, Big Daddy (Nicolas Cage, no primeiro filme da série), que iria cuidaria dela em sua ausência e ela é obrigada a levar a vida de uma garota de sua idade. Mas a carreira heróica de Dave não será solitária por muito tempo após conhe-


r e v i s t a 25 de outubro de 2013

57


[ CINEMA ]

Mato sem cachorro Nacional, 2013. Direção: Pedro Amorim. Deco (Bruno Gagliasso), um músico talentoso, mas sem expectativas, certo dia encontra dois grandes amores de uma só vez: a radialista Zoé (Leandra Leal) e o cachorro Guto, que desmaia toda vez que fica muito animado. Mas anos depois, Zoé termina o namoro, fica com a guarda de Guto e arranja um novo namorado (Enrique Diaz), o que motiva Deco a sequestrar Guto. Para tanto, ele conta com a ajuda de seu primo Leléo (Danilo Gentili). Comédia. 122 min. 12 anos. Shopping Bonsucesso: 13h40, 16h e 18h30. Internacional Shopping: 14h20, 17h15 e 20h05. Sessão a ser exibida somente nos dias 19 e 20 de outubro (sábado e domingo): 11h40. Sessão a ser exibidas somente nos dias 18 e 19 de outubro (sexta e sábado): 23h10. Sessão a ser exibida somente nos dias 26 e 27 de outubro (sábado e domingo): 11h30. Sessão a ser exibida nos dias 25 e 26 de outubro (sexta e sábado): 22h55.

r e v i s t a

O tempo e o vento Nacional, 2013. Direção: Jayme Monjardim. As família Amaral e Terra-Cambará são inimigas históricas na cidade de Santa Fé. Quando o sobrado dos Terra-Cambará é cercado pelos Amaral, todos os integrantes da família são obrigados a defender o local com as armas que têm à disposição. Entre eles está Bibiana (Fernanda Montenegro), matriarca da família, que recebe a visita de seu falecido esposo, o capitão Rodrigo (Thiago Lacerda). Baseado na obra do escritor gaúcho Érico Veríssimo. Drama. 127 min. 14 anos. Shopping Bonsucesso: 21h20.

58

Divulgação

cer o Coronel Estrelas e Listras (Jim Carrey). Ação. 98 min. Internacional Shopping: 20h55 (legendado). Sessão não será exibida nos dias 29 e 31 de outubro (terça e quinta).

Os supeitos “Prisoners”, EUA, 2013. Direção: Denis Villeneuve. Em Boston, um pai de família deve lidar com o desaparecimento de sua filha e de um amigo dela. Quando suspeita que o detetive encarregado das buscas já desistiu de procurar pelo culpado, o pai começa a desconfiar de todos ao seu

O conselheiro do crime “The Counselor”, EUA, 2013. Direção: Ridley Scott. Um advogado se envolve com o tráfico de drogas, mas tenta evitar os perigos do mundo do crime. Drama. 118 min. 16 anos. Internacional Shopping: 12h55, 15h40, 18h25 e 21h10 (legendado). Sessão a ser exibida somente nos dias 25 e 26 de outubro (sexta e sábado): 0h (legendado). redor, decide fazer sua própria investigação, encontra o principal suspeito e decide sequestrá-lo. Drama. 146 min. 16 anos. Internacional Shopping: 14h50, 18h05 e 21h20 (dublado). Sessão a ser exibidas somente nos dias 26 e 27 de outubro (sábado e domingo): 11h35 (dublado). Riddick 3 EUA, 2013. Direção: David Twohy. Riddick (Vin Diesel) foi abandonado à morte em um planeta destruído pela guerra. Seu desejo é voltar para o planeta de origem, mas para isso ele precisará enfretar demônios e caçadores de recompensas, o que o motiva a fazer um pacto com Vaako (Karl Urban), que promete ajudá-lo no retorno à sua terra natal. Ação. 119 min. 16 anos. Shopping Bonsucesso: 14h, 16h30, 19h e 21h30 (dublado). Internacional Shopping: 15h10, 18h e 20h40 (dublado). Sessão a ser exibida somente nos dias 26 e 27 de outubro (sábado e domingo): 12h20 (dublado). Sessão a ser exibida nos dias 25 e 26 de outubro (sexta e sábado): 23h40 (dublado). Serra pelada Nacional, 2013. Direção: Heitor Dhalia. Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Júlio Andrade) são amigos que decidem sair de São Paulo e ir a Serra Pelada, o maior garim-

po a céu aberto do mundo, no Pará, em busca de riqueza. Mas suas vidas mudam radicalmente após chegarem à cidade: Juliano vira gângster e Joaquim deixa para trás os valores que sempre prezou. Drama. 104 min. Classificação: 14 anos. Shopping Bonsucesso: 14h30, 17h, 19h20 e 21h45. Internacional Shopping: 20h. Sessão que não será exibida nos dias 25 e 26 de outubro (sexta e sábado): 22h35. Tá chovendo hamburguer 2 “Cloudy With a Chance of Meatballs 2”, EUA, 2013. Direção: Cody Cameron e Kris Pearn. Após a desastrosa tempestade de comida no primeiro filme, Flint (Bill Hader) e seus amigos são obrigados a deixar a cidade de Boca Grande. Sem saída, ele aceita o convite de seu ídolo, Chester V (Will Forte), e junta-se à The Live Corp Company, que reúne os melhores inventores do mundo. Porém, quando descobre que sua máquina ainda funciona e cria comidas animalescas mutantes, Flint decide retornar e tentar salvar o mundo. Animação. 95 min. Livre anos. Shopping Bonsucesso: 13h30, 15h30, 17h30, 19h30 e 21h30 (dublado). Internacional Shopping: 13h10, 14h40, 15h45, 18h20 e 19h30 (dublado). Sessão a ser exibida somente nos dias 26 e 27 de outubro (sábado e domingo): 12h10 (dublado).

Tá chovendo hamburguer 2 3D Ver sinopse em “Tá chovendo hamburguer 2”. Internacional Shopping: 17h e 21h50 (dublado). The Bling Ring - A gangue de Hollywood “The Bling Ring”, EUA, 2013. Direção: Sofia Coppola. Nicki (Emma Watson), Marc (Israel Broussard), Rebecca (Katie Chang), Sam (Taissa Farmiga) e Chloe (Claire Julian), entre outros jovens de Los Angeles têm em comum uma vida meio vazia, de pais ausentes, como Laurie (Leslie Mann), mãe de Nicki, que não tem a menor noção do que as filhas estão fazendo nas ruas, durante o dia. E, pior, durante a noite. Fascinados pelo mundo glamuroso das celebridades das revistas, como Paris Hilton e artistas como Kirsten Dunst, o grupo começa a fazer pequenos assaltos na casa dessas pessoas, quando descobrem que entrar nas residências deles não é nada difícil. Cada vez mais empolgados com os ganhos, o volume dos saques desperta a atenção das autoridades, que decidem dar um basta nos crimes dessa garotada. Comédia. 120 min. 16 anos. Internacional Shopping: 20h55 (legendado) - sessão a ser exibida somente nos dias 29 e 31 de outubro (terça e quinta).


Daniele

E já foi a primeira eliminação...

Roseli

Agradecemos às participantes Larissa e Renata pela dedicação e empenho! E para Kelly e Roseli desejamos boa sorte na grande final. Larissa

Reality

Fabiana

Kelly

1.953

r e v i s t a

a Renat

Acompanhe a última semana da disputa em nossa página facebook.com/vilafeliccita, acesse #mulheresreais e curta as fotos de sua candidata favorita. Em caso de empate no julgamento técnico, o número total de curtidas é critério de desempate.

25 de outubro de 2013

59


[ ESPETÁCULOS ]

Divulgação

/// MÚSICA

Balaio Urbano 26 de outubro Apresentação com repertório baseado em músicas nordestina, caipira e de demais regiões do Brasil, composições próprias e mistura de ritmos como o blues. Entrada: R$ 10. Informações: 2463-4279. Casa dos Cordeis. Avenida Torres Tigay, 90, Gopoúva. Sábado, às 20h. Katya Teixeira 26 de outubro A artista, que também é pesquisadora de cultura popular brasileira, apresenta repertório que transita por diversas vertentes da MPB. Espaço Novo Mundo. Avenida Salgado Filho, 1.453, Jardim Maia. Informações: 4963-1133, 98539-0135 ou facebook.com/espaco.novomundo. Entrada: 1kg de alimento não perecível. Sábado, às 20h. Boca no Trombone 29 de outubro O grupo formado por alunos, ex-alunos e trombonistas da cidade, tem como objetivo desenvolver a música de câmara para o trombone em vários estilos musicais. Nesse concerto, ser’ao interpretadas canções de Serocki, Hanendel, Haydn e Tom Jobim. Coordenação: Professor Silvio Giannetti.Entrada franca.Informações: 2087-7442.Conservatório Municipal. Auditório Antônio Geraldo Delorenzo. Avenida Tiradentes,2521,vila São Jorge. Terça, às 19h.

r e v i s t a

Projeto Espaço & Arte apresenta: Banda Sinfônica do Conservatório Municipal de Guarulhos 31 de outubro Criada em 2008, em sua formação predominam instrumentos de sopro e percussão, com a participação de piano e contrabaixos. A banda é composta por 55 integrantes. Direção musical e regência: Professor Marcelo Mendonça.Retirar ingressos meia hora antes do início do espetáculo. Entrada franca. Informações: 20877442 Teatro Adamastor Centro. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Quinta, às 20h.

60

Beto Santos 31 de outubro Em comemoração ao dia do Saci, o cantor apresentará as músicas que fazem parte de sua história de 40 anos de festivais. Nesse show ele terá a

“Os filhos da Dita”, Grupo Arlequins 26 de outubro Espetáculo que visa a propor reflexão sobre o golpe civil-militar de 1964 e consequências no cotidiano. Peça convidada da MAC (Mostra de Artes Cênicas de Guarulhos). Elenco: Ana Maria Quintal e Camila Scudeler. Direção: Sérgio Santiago. 75 min. 10 anos. Entrada gratuita. Informações: 2087-4175. Teatro Adamastor Centro. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Sábado, wàs 20h30.

companhia de Marcio Avellar, Wolf do Valle, Mauro Mesaque, Franklin Santos, Fábio Azeitona, Denise Milli, Dani Mercadante e participação de Davi Assunção.Entrada Franca. Informações: 2087-6900. Biblioteca Municipal Monteiro Lobato.Rua João Gonçalves, 439, Centro.Quinta,às 20h.

/// TEATRO

MAC - 2013 até 27 de outubro Mostra que visa a mapear e divulgar a produção em artes cênicas na cidade, além de oferecer apresentações gratuitas a públicos de todas as idades. Esta edição conta com a apresentação de mais de quarenta espetáculos e intervenções de grupos guarulhenses, além de convidados. Gratuito. Retirar ingressos uma hora antes do início dos espetáculos. Abertura foi dia 4. Encerramento dia 27, às 19h, com o espetáculo A cobra vai fumar, do Teatro Popular União e Olho Vivo.Centro Municipal de Educação Adamastor. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Programação completa em www.guarulhos.sp.gov.br.

“Um lago, dois cisnes” Cia. Khalina Aymelek 26 e 27 de outubro Baseado na peça original de Tchaikovsky, narra a história de Odette, uma moça frágil e submissa que vive um relacionamento infeliz com o cantor Rothbart, que encanta todas as mulheres. Duração: 50 min. Gênero: Dança. Direção: Khalina Aymelek e Hafina Nawar. Indicação: 14 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo – R$ 20 (inteira) e R$10 (meia).Informações: 986359814 ou 2440-7972. Teatro Nelson Rodrigues. Rua dos Coqueiros, 74. Sábado e domingo, às 20h. Terreiro de Folia e Sacizada – Grupo Folias e Folguedos 27 de outubro “Terreiro da Folia” é uma leitura de um dos folguedos mais tradicionais do Brasil, o Bumba-meu-boi que encena o rapto, a morte e ressurreição do boi. O folguedo engloba estilos brasileiros como os aboios, canções, toadas, cantigas, brincadeiras e danças. A Sacizada é composta por

músicas, danças, brincadeiras, histórias, causos de Saci e cortejo. Entrada franca. Informações: 2431-9711.Tenda do Bosque maia. Avenida Paulo Faccini, s/n°, Jd. Maia – Centro. Domingo, às 15h. Viola Viva 27 de outubro É o encontro de música sertaneja com Áurea Fontes, a banda Viola Viva e convidados. Duração:120 minutos. Indicação: Livre. Retirar ingresso(um por pessoa)na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo.Informações: 24592813. Teatro Nelson Rodrigues. Rua dos Coqueiros, 74, lago de vila Galvão. Domingo, às 15h.

/// DANÇA

Liceum de Dança de Guarulhos - Fábrica de bonecas com Baby Folc 30 de outubro O espetáculo tem como isnpiração Coppélia, com montagem do Kirov Ballet, trilha sonora de Léo Delibes e participação do maestro e músico Will Carvin. Indicação: livre. Duração: 60 minutos. Entrada franca. Informações: 992256716.Quarta,às 20h.


r e v i s t a 25 de outubro de 2013

61


[ CLASSIFICADOS ]

[ aulas ]

[ advocacia ]

AULAS DE MÚSICA

TODOS OS INSTRUMENTOS Desde 1963

Tradição que se moderniza Direção: Maestro Armando Colacioppo Rua João Gonçalves, 52 - 2º andar - Centro www.conservatorioguarulhos.com.br | Tel.: 2409-5830

[ dentistas ]

conservatorio_2módulos.indd 1

[ flores ] 17/07/2013 16:55:41

[ inglês ]

[ foto & vídeo ]

r e v i s t a

[ limpeza ]

62

[ assistência ]

[ oportunidade ]

Tel.: 9.8142-2585

[ serviços ]

[ serviços ]


[ serviços ] Compro Terrenos De 500m² a 3.500 m², em Guarulhos, para investimento em construções. Tr. com Hugo: 7802-9527 ou 98403-1491.

[ veterinária]

[ vende-se]

A única revista feminina de Guarulhos! Quer ver a sua empresa em nossas páginas? Entre em contato conosco e torne sua marca famosa entre as mulheres da cidade.

/necessairerevista 25 de outubro de 2013

r e v i s t a

11 2461-9310

comercial@revistaguarulhos.com.br

63



Revista Weekend - Edição 203