Issuu on Google+

r e v i s t a

Foto: Rafael Ameida

Guarulhos 20/01/2012 - ano 3 - nº 113 www.revistaweekend.com.br

Estilo vencedor Cynthia Hayashi, a guarulhense que faturou o Projeto Fashion, de Adriane Galisteu

Saudade

Radical

Saúde

Prevenção

Eventos e lançamentos pelos 30 anos sem Elis

Slackline, o esporte de quem vive na corda bamba

Como evitar as terríveis otites

Exercícios para manter o cérebro bem esperto


[ FRASES ] r e v i s t a

Diretor Responsável: Valdir Carleto (MTb 16.674) valdir@revistaweekend.com.br

“Quando recebi a notícia, pensei: perdi.” Marcos Paulo, sobre sua luta contra o câncer no esôfago

Editor Executivo: Fábio Carleto fabio@revistaweekend.com.br

Editora Assistente: Vivian Barbosa (MTb 56.794) vivian@revistaweekend.com.br

Redação: amauri eugênio jr. amauri@revistaweekend.com.br

elís Lucas elis@revistaweekend.com.br

“Nós queremos um país, obviamente, de pessoas ricas e prósperas, mas queremos, sobretudo, um país de classe média. Ninguém é classe média se não tiver sua casa. Ninguém.” dilma rousseff, presidente

Maitê Coelho maite@revistaweekend.com.br

“O Brasil é um grande exportador de lutadores. Tá melhor que o futebol.”

Tamiris Monteiro tamiris@revistaweekend.com.br

Val oliveira val@revistaweekend.com.br

Fotografia: Márcio Monteiro marcio@revistaweekend.com.br

Vitor Belfort, lutador de MMa. o país tem atualmente três campeões no UFC

rafael almeida rafael@revistaweekend.com.br

Supervisor de Produção: rogério a. Hanssen rogerio@revistaweekend.com.br

Design Gráfico: douglas Caetano, Mariana Vasquez e Williane rebouças

Comercial: ana Guedes, Patrícia Matos, Maria josé Gonzaga, Thaís Tucci e Laila inhudes

Administrativo:

“Ele ameaça o próprio futuro da humanidade.” Papa Bento XVi, sobre o casamento gay

Viviane Sanson e Cesar Tenente Filho

Impressão: editora Parma - Tel: (11) 2462-4000 Tiragem: 15 mil exemplares distribuição gratuita em condomínios, displays em pontos comerciais de grande fluxo, e em locais com salas de espera

r e v i s t a

“Talvez eu volte para dançar.”

4

30 anos de jornalismo com responsabilidade Social av. joão Bernardo Medeiros, 74, Bom Clima, Guarulhos. Tel.: (11) 2461-9310.

robert downey jr. , durante visita ao Brasil, para promover o segundo filme do detetive Sherlock Holmes, “o jogo de Sombras”


[ CLICK ]

/// COLUNA DO CARLETO DEFICIÊNCIA

ATÉ QUANDO?

Estão abertas na Diretoria Guarulhos - Sul matrículas para alunos com deficiência auditiva, física, intelectual, visual e múltipla nas escolas de sua jurisdição. Comparecer na avenida Emílio Ribas, 940, vila Tijuco, das 9 às 16 h, e falar com Andresa. Informações pelo tel. 2442-2280 ou pelo e-mail de10402o@see.sp.gov.br

Perguntar não ofende: a ornamentação de Natal nas ruas e parques de Guarulhos irá permanecer até as próximas festas de fim de ano?

SUGESTÕES

r e v i s t a

A Igreja Mundial poderia implantar em seu imenso espaço atividades culturais e educacionais para crianças e adolescentes dos bairros vizinhos, nos horários em que não houver cultos. Para estacionar ônibus, poderia fazer um acordo com a Justiça e locar a área da antiga Iderol, no Macedo, revertendo os recursos em benefício da massa falida e dos ex-empregados. Assim, talvez amenizasse as reações ao seu megatemplo.

6

NOVO BISPO

Dom Joaquim Justino Carreira, o novo bispo diocesano de Guarulhos, toma posse neste domingo, 22, em missa que será celebrada no Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeo, no Bom Clima, às 15h.

/// TECNOLOGIA X MEIO AMBIENTE a utilização de recursos naturais para geração de energia, mesmo que de forma limpa, também gera impactos ambientais. o Google earth desenvolveu simuladores que analisam e mostram o impacto que as barragens hidreléticas em rios causam nos ecossistemas, interferem na vida das pessoas e no clima. Confira em nosso canal no YouTube.

CONTROVÉRSIA -1

O jornalista Pedro Notaro comentou comigo que, diferentemente do que afirmei na coluna da semana passada, teria havido alteração na lei eleitoral e o requerimento para que Guarulhos tenha horário eleitoral gratuito em uma emissora aberta de TV não mais caberia à totalidade dos diretórios municipais, mas à maioria das direções estaduais.

SACOLINHAS

CONTRAVÉRSIA -2

Muitos são os questionamentos dos consumidores a respeito do fim da entrega de sacolinhas plásticas pelos supermercados. Mas, o fato é que estava mesmo na hora de se encontrar formas de poluir menos o planeta e não sufocá-lo mais, como diz a ótima campanha da Apas. Cada pessoa deve escolher a alternativa que melhor a atenda: sacola retornável, carrinho de feira, caixa de papelão. O plástico compostável ou oxibiodegradável também não é boa saída, porque deixa resíduos que podem ser tão ou mais danosos aos peixes do que as sacolinhas comuns.

Pesquisei e nada encontrei sobre como requerer esse direito. A Lei 9.504/97 foi modificada pela Lei 12.304/2009, mas na essência o artigo 48 não mudou. Estabelece que a Justiça Eleitoral garantirá o horário gratuito nas cidades em que não haja geradoras de TV aberta. O parágrafo único diz que haverá regulamentação do artigo. A Assessoria de Imprensa do TRE-SP informou que o TSE já publicou a Resolução 23.370, para as eleições deste ano. Não faz, entretanto, menção à forma do requerimento. Cada caso pode depender da interpretação de cada juiz.

/// CRIANÇA E SEU CÃO SONOLENTO Ver TV pode ser a receita infalível para a chegada daquele soninho gostoso. os dois amigões, a criança e o cachorro, que o digam. a “pescaria” foi boa. Confira em nosso canal no YouTube.

/// DANZA KUDURO o kuduro é um gênero musical angolano. no Brasil, recentemente, o ritmo tomou força com a gravação da música “dança Kuduro” pelo cantor Latino. Conhecido por suas habilidades na dança, o músico desenvolveu coreografia especial que faz com que todos que a ouvem queiram “chacoalhar o esqueleto”. Aprenda alguns passos de Kuduro em nosso canal no YouTube.

Seja parte da Weekend! Participe e ajude a bombar esta página, mandando suas sugestões de vídeos, sites, fotos e curiosidades para redacao@revistaguarulhos.com.br ou nas redes sociais: /revistaweekend

/weekendrevista

/weekendrevista


Fotos: Rafeal Almeida

[ CAPA ]

Por Val Oliveira

Fina estampa Estilista Cynthia Hayashi vence reality show de moda e leva Guarulhos ao mundo fashion

r e v i s t a

v 8

encer grandes desafios já está virando rotina na vida desta guarulhense de 24 anos, apontada por especialistas como uma das estrelas da moda da próxima década. No dia 17 de dezembro de 2011, Cynthia Hayashi venceu o reality show “Projeto Fashion”, apresentado por Adriane Galisteu, na Rede Bandeirantes, sob as bênçãos de nomes importantes para o segmento como Alexandre Herchcovitch, Reinaldo Lourenço, Suzana Barbosa, Carla Seabra, Paulo Martinez, Flávia Lafer, Costanza Pascolatto e Paulo Borges, idealizador da São Paulo Fashion Week, maior evento de moda da América Latina. Durante o programa, que é a versão brasileira do “Project Runway”, atração reproduzida em 14 países e

que foi indicada ao prêmio Emmy, nos Estados Unidos, por sete vezes, os 12 estilistas ficaram confinados por mais de três meses, dividindo o mesmo teto, e tiveram que produzir roupas com materiais improvisados e temas aleatórios. Ela também foi vencedora do concurso Ponto Zero, realizado pela ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil -, em parceria com o Mercado Mundo Mix e Casa de Criadores. Por meio desse projeto pôde desfilar suas criações na China e em Portugal, representando jovens talentos brasileiros. Os 16 episódios do programa foram gravados no período de 10 de agosto a 4 de novembro, apesar da final só ter sido exibida em 17 de dezembro. Os competidores participaram


20 de janeiro de 2012

Na construção me inspirei nos músculos dessas pessoas que vão para a academia e ficam muito maiores em cima do que em baixo, criando uma desproporção. Na desconstrução trabalhei com as aplicações subcutâneas e piercings”, detalha. Tanto sacrifício valeu a pena. Como prêmio, a bela embolsou R$ 100 mil para o desenvolvimento de uma coleção exclusiva para as lojas Marisa; um carro 0 km; curso de moda em Milão, na Itália; produção de uma capa na revista ELLE; máquinas de costura de última geração. Dona de uma marca de roupas que leva seu próprio nome, Cynthia Hayashi, ela diz que a premiação veio em um momento importante e decisivo em sua carreira. “Eu estava em um ponto que, com a minha marca já estava muito difícil, não tinha

r e v i s t a

de diversas provas até o dia 23 de setembro, data em que foram apontados os três finalistas. “A convivência foi intensa. Após esse período, voltamos para casa e tivemos um mês para produzir a coleção final e não podíamos ter ajuda. A produção do programa nos monitorava. Eu acordava super cedo e ia dormir quando o corpo não respondia mais a nenhum tipo de estímulo como café ou energético. O tempo era muito curto para o trabalho minucioso e cheio de detalhes que fiz”, conta. Para a etapa final do desafio, a estilista optou por trabalhar uma coleção inspirada no universo dos extremos, com a construção e desconstrução do corpo. O material usado foi lã e couro ecológico. “Eu escolhi a construção e a desconstrução do corpo.

9


[ CAPA ]

Sala de produção do ateliê: onde tudo acontece

Esmaltes by Cynthia Hayashi

r e v i s t a

Cynthia posa com sua coleção

10

como crescer, sem capital. Eu já tinha colocado um deadline. Se eu não conseguisse melhorar o meu processo produtivo até dezembro de 2011 eu desistiria da marca e voltaria para o mercado para trabalhar para outra pessoa”, declara. Caçula em uma família de três irmãos, foi no aconchego do lar que Cynthia encontrou apoio para entrar “de cabeça”, no Projeto Fashion. Quando recebeu o convite achou que não era o momento, porém, do irmão, o empresário Fábio Hayashi, vieram palavras convincentes que a fizeram mudar de ideia. “Meu irmão me ligou perguntando por que eu não havia me inscrito. Conversamos e ele me apresentou um milhão de outros bons motivos para que eu entendesse que seria uma experiência boa, uma oportunidade de aprendizado, ganhando ou não, se eu soubesse aproveitar”, pontua. Cynthia conta que dentro do programa pôde avaliar melhor seu potencial e aproveitou cada desafio como se fosse o único e que a vitória no Projeto Fashion é o reconhecimento

não só pelo que fez no programa, mas de tudo aquilo que vem fazendo desde 2009, quando concluiu a faculdade de moda. “Eu já andava me questionando se tinha feito a escolha certa. O prêmio me injetou novo ânimo e me fez enxergar que, apesar de difícil, estou no caminho e vai dar tudo certo”, acredita. A estilista mantém em casa um ateliê e suas peças são vendidas em lojas dos Jardins e da Vila Madalena. Ao explicar seu estilo, diz que foi modelo dos 12 aos 18 anos e a rotina nos back-stages proporcionou contato com muitos estilistas renomados e de peso no mercado. Mas, a influência maior vem da moda dos anos 80 e 90. Ela tem preferência por desenhar roupas femininas e admira a moda vanguardista de Alexander McQueen. As criações de Cynthia não se restringem às roupas. Ela é capaz de produzir looks completos, com bolsas, sapatos, acessórios para cabelo e, pasmem, até as cores para as unhas. Recentemente, em parceria com a Hits Speciallità,


[ CAPA ]

Parte do prêmio: máquinas novas de última geração A guarulhense passou a ser figura fácil nos editoriais de moda

No detalhe, os relevos no couro foram feitos com pedras

O acabamento metálico faz referência aos piercings

desenvolveu uma linha de esmaltes cromados, inspirada em pedras preciosas e que levam sua assinatura. Ao falar de sua relação com a cidade, a bela lembra a infância na rua Barber Greene, no Paraventi, onde a tranquilidade, segundo ela, sempre foi o grande atrativo, assim como ainda é morar em Guarulhos até hoje. “Aqui é tudo mais tranquilo. Se você tem vontade de comer um doce, em cinco minutos pode estar na Maria Cereja, tomar um sorvete na Gelateria ou um açaí na Frutaria. Estão surgindo várias boas opções em Guarulhos, principalmente na gastronomia. Sou muito tranquila e para o meu fim de semana ser perfeito não precisa de muita coisa. Um cineminha com meu namorado, uma passadinha na Forneria, na Wow, que é uma delícia, no Kame, Temakeria, Cachaçaria ou no Ponto K já me deixa feliz”, diz. Mas não pense que o brilho das passarelas ofusca o olhar desta cidadã que leva o nome da cidade para diversas partes do mundo. Consciente de seu valor e de seu amor por Guarulhos, cobra mais planejamento e foco das autoridades. “Eu gosto muito daqui e espero muito mais da minha cidade. Espero que, da mesma forma que tenho carinho, as pessoas que estão comandando e que têm nas mãos o poder de mudar algumas coisas, tenham o mesmo sentimento. Eu fico muito feliz em poder projetar a cidade com coisas boas. De poder levar o nome de Guarulhos para um programa, em rede nacional, remetendo a coisas boas como uma boa índole, ao profissional de qualidade e grandes conquistas. Mas, ao mesmo tempo, fico triste ao ver pessoas na TV falando de assaltos, reclamando do aeroporto, do trânsito, das enchentes, entre outras coisas. Estamos crescendo muito. É visível a enorme quantidade de prédios que estão sendo levantados. E, se a gente está recebendo essa quantidade enorme de novos moradores, acho que está na hora de pensar um pouco melhor no que vamos fazer com a nossa cidade. Os políticos, principalmente, estão precisando olhar um pouco mais para frente e estruturá-la como é preciso”. Para finalizar, Cynthia fala de suas expectativas para o futuro, diante de tantas possibilidades que o presente lhe oferece: “Estou vivendo um momento novo, de escolhas bem cuidadas e analisando propostas que estão aparecendo para decidir o melhor caminho. Espero saber aproveitar sem deixar que qualquer coisa possa mudar a pessoa que sou. Procuro sempre manter o pé fincado no chão. É muito fácil perder-se no meio de tanta informação. Eu acho que manter a minha essência, o meu eu, é o mais importante”. 


r e v i s t a 20 de janeiro de 2012

13


[ MÚSICA ] Por Elís Lucas

“Nossos ídolos ainda são os mesmos” Lançamentos e homenagens relembram os 30 anos sem o mito Elis Regina

r e v i s t a

c

14

omo é bom dar esta notícia: um furacão vem trazendo homenagens e relíquias das obras da cantora Elis Regina. Entre elas, as encontradas por acaso pelo jornalista e pesquisador musical Marcelo Fróes, enquanto garimpava obras de Gilberto Gil no acervo da Warner. O lançamento, só agora, foi mais do que proposital: relembrar os 30 anos da morte de Elis, completados ontem (19), e sua data de nascimento (17 de março), que virá cheia de homenagens, como o show da própria filha, Maria Rita, que, nesse

dia, subirá ao palco do Auditório Ibirapuera para interpretar canções da mãe. “Fiquei com isso [o material] por mais de 15 anos; então, ano passado propus à diretoria da Warner que lançasse um CD duplo por conta da efeméride e eles toparam. Os herdeiros de Elis concordaram. Então, preparamos tudo”, conta Fróes, que demorou seis meses para reunir as obras. O material garimpado pelo jornalista traz o registro das duas apresentações de Elis no festival suíço Montreux Jazz Festival, realizado em 1979.


Fotos: Divulgação

Acesse: Como Éramos Elises/ trailler do documentário: goo.gl/0pZv8 Informações do show de Maria Rita: goo.gl/Kt302

20 de janeiro de 2012

que depois de São Paulo seguirá para Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio e Recife, também inclui uma exposição itinerante, que além da música, agrupa fotos, imagens de entrevistas, cenas de shows e especiais de TV, ingressos, pôsteres e objetos pessoais da cantora. Marcada para iniciar em 14 de abril, no Centro Cultural São Paulo, a mostra também terá o documentário Como Éramos Elises. O vídeo, composto por depoimentos de Gal Costa, Gilberto Gil, Marília Pera, André Midani, Milton Nascimento, Nelson Motta e Jair Rodrigues, será dividido em seis partes de uma hora cada. Aproveitando o bonde, a gravadora Universal já discute com Bôscoli o relançamento dos 21 álbuns que Elis gravou na casa. Os CDs serão individuais, remasterizados e em duas caixas de luxo, com mais um CD de raridades cada. A garota estrábica e tímida que até jorrava sangue pelo nariz nos bastidores por medo de não ser perfeita, foi isso e muito mais. Foi grande suficientemente para ser intitulada a melhor intérprete do Brasil, transmitindo, sem economias, em seu canto e performance, todo o sentimento que uma música pode expressar e despertar. Por isso, viva, eterna Elis! 

Biografia ampliada e revisada. Páginas: 272 De R$39,90 por R$29,90 na Livraria Folha.

r e v i s t a

O LP gravado três anos após o evento e alguns meses depois da morte da Pimentinha, (apelido dado pelo poeta Vinícius de Moraes) continha somente nove faixas retiradas da apresentação que ela fez à tarde no festival, já que tinha se apresentado duas vezes naquele dia. Fróes fez uma versão completa deste LP dividindo-o em dois: fez o CD duplo intitulado Um Dia, que permite ao ouvinte apreciar e comparar as duas apresentações da cantora na íntegra. “Tudo é muito especial, mas as gravações de Corrida de Jangada e Triste vão surpreender, porque são realmente novidade para os fãs e colecionadores”, adianta Marcelo. Mas, as novidades não param por aqui. O filho mais velho de Elis, João Marcello Bôscoli, mixou a nova versão do álbum Elis, que reúne canções como Romaria, do show gravado em 1978, no teatro Ginástico, no Rio de Janeiro. A obra foi organizada e ampliada pelo pesquisador Rodrigo Faour, que, de 12 canções do LP original Transversal do Tempo, o transformou em um CD com 25 canções. Além deste CD, o projeto Viva Elis, encabeçado por Bôscoli, que inclui os shows de Maria Rita,

15


Fotos: Divulgação

[ EXERCÍCIOS ]

Por Amauri Eugênio Jr.

Atividade e papo cabeça Saiba como manter o cérebro em bom funcionamento

r e v i s t a

n 16

a sociedade atual, não são raros estímulos, sejam eles textuais, televisivos ou sonoros, que induzem à constante atividade cerebral - ao raciocínio, propriamente dito. De maneira contraditória, o excesso ou a falta de atividades que estimulem o funcionamento da mente podem ser prejudiciais ao seu desempenho. O distúrbio do “cérebro de pipoca”,

condicionado ao ritmo de vida cotidiano e ao excesso de informações e de atividades simultâneas, resulta, entre outras coisas, em problemas para concentrar-se em uma única tarefa. Por outro lado, a falta de atividades que visem ao exercício da mente condicionam à perda de memória e à lentidão de raciocínio, por exemplo. Logo, manter o cérebro saudável está diretamente ligado à qualidade de vida. No caso


r e v i s t a 20 de janeiro de 2012

17


rr ee vv ii ss tt aa

18

de pessoas na faixa da “melhor idade”, em especial, atividades como cruzadas e sudoku - jogo formado por sequências numéricas, no qual nenhuma delas pode ser repetida - estimulam a atividade mental e, logo, melhoram a capacidade de memorização. O mesmo vale para manter ativas habilidades adquiridas por meio de exercícios realizados durante a vida. “As atividades estimulam que conexões cerebrais já realizadas durante a vida permaneçam ativas. As conexões são feitas todas as vezes em que aprendemos algo. Desde o estímulo mais complexo, como dirigir, até o mais simples, por exemplo ao reconhecer visualmente objetos. O propósito é de que as atividades permaneçam na memória, e não como uma capacidade aprendida. Isso não geraria ansiedade e angústia nos idosos, fator que os mantém em tratamentos e interessados em melhorar sua saúde”, explica a psiquiatra Bruna Kaup. Em casos de crianças, brinquedos lúdicos - jogos de quebra-cabeça e da memória, além de blocos de encaixe, por exemplo -, assim como jogos eletrônicos, auxiliam no processo de desenvolvimento de noção espacial, senso de direção, coordenação motora e, claro, de memorização. Outro aspecto a ser citado é que tais atividades, se repetidas exaustivamente e por longos períodos, podem gerar ansiedade nos pequenos. “Tudo o que não é vivido, não é aprendido. A diversidade de estímulos para crianças é importante para um crescimento saudável, respeitando porém a adequação das atividades conforme a idade”, relata a psiquiatra. Por fim, a melhor maneira para manter o cérebro a trabalhar de maneira saudável é associar atividades que o estimulem e que o coloquem “em ação”, de modo que elas sejam agradáveis ao indivíduo, não importando a idade. “O mais importante para manterse saudável é fazer o que gosta. Uma mente em bom funcionamento depende do que é feito para a pessoa se sentir bem: passeio, exercícios físicos, leitura, pintura e idas ao cinema, por exemplo. O cérebro memorizará fatos e situações conforme aquilo for importante para a pessoa, independentemente da atividade”, finaliza Bruna Kaup.


r e v i s t a 20 de janeiro de 2012

19


[ ESPORTES ]

Divulgação

Por Tamiris Monteiro

Corda bamba Slackline proporciona benefícios físicos e mentais ao corpo

r e v i s t a

s 20

e antes andar em uma corda bamba era atividade exclusiva de integrantes de circo ou acrobatas, agora esse conceito mudou. Graças ao Slackline, qualquer um pode tentar equilibrar-se sobre uma corda. O esporte que surgiu nos Estados Unidos, na década de 80, foi criado por escaladores que buscavam novas vias durante suas caminhadas. Para isso, esticavam os próprios materiais de segurança e as fitas de escalada entre árvores otimizando o caminho. No ano passado, o esporte ficou bastante conhecido por ser praticado nas praias do Rio de Janeiro e espalhou-se para outras regiões

do País. Recentemente, o Slackline deu as caras por Guarulhos e tem conquistado adeptos. O fotógrafo Lucas Dantas, que inicialmente teve contato com o esporte durante uma viagem ao interior. “Eu conheci o Slackline em uma viajem que fiz a São Pedro. Lá havia um alpinista que praticava e por coincidência, um dia, passando pelo Bosque Maia, vi um senhor que também é alpinista praticando o esporte, o Mika. Então, comecei a conversar e a praticar com ele. Foi a primeira pessoa que conheci praticando aqui e hoje já tem uma galera bem legal”, conta. O Slackline que, atualmente, já tem material especificamente projetado para sua


r e v i s t a 20 de janeiro de 2012

21


[ ESPORTES ]

Mika praticando o Slackline no Bosque Maia Lucas Dantas Vivi Gonçalves

Lucas Dantas praticando o Slackline na praia

prática, é um esporte focado no equilíbrio e na concentração. Sua execução acontece sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, normalmente esticada a uma altura de 30 centímetros do chão. Inclusive, a flexibilidade da corda permite que os praticantes criem saltos e manobras. De acordo com Lucas, os iniciantes que se empolgarem com o esporte devem ter no mínimo uma fita - de preferência mais larga - e catraca de amarra carga, fácil de ser achada em loja de materiais de segurança. Fora os benefícios psicológicos, o esporte também é ótimo para o corpo, pois trabalha o fortalecimento dos músculos, principalmente dos membros inferiores e da região abdominal. Outro aspecto positivo é a questão da irrelevância da idade, já que o esporte pode ser praticado por criança e idosos sem contraindicações. E não para por aqui. “As pessoas que estão em um nível mais avançado, conseguem fazer alguns movimentos de ioga, parkour e até dança. Mas isso é mais para os que não sentem medo de ousar na criatividade”, afirma o fotógrafo. O tempo para aprender é bem variável, pois esse é um fator que depende do empenho de cada pessoa. “Eu levei um dia inteiro para chegar até a metade da fita. Mas, há alguns dias, coloquei a fita em Caraguatatuba e alguns meninos com seis anos em média quiseram andar. Um deles, na primeira vez que tentou, chegou até a metade da fita sem grandes dificuldades”, declara. Os lugares mais indicados para a prática do Slackline são os bosques e as praias. Esses são locais ideais para os iniciantes porque têm o chão de grama ou areia. Para os que estão em um nível mais avançado as opções podem ser cachoeiras, montanhas e até prédios. Nesse caso, o atrevimento é permitido, desde que a segurança venha em primeiro lugar. 


r e v i s t a 20 de janeiro de 2012

23


Por Vivian Barbosa

[ BELEZA ]

Cabelos lindos e saudáveis depois do Verão

r e v i s t a

s 24

ol, calor, praia e muita diversão são as estrelas da estação mais quente do ano. Mas, depois da curtição vem a realidade: os cabelos ficam péssimos se não foram bem cuidados. Como é possível voltar das férias sem deixar o visual feio por causa dos fios danificados? Com a ajuda de especialista, a Weekend ensina a prevenir e também a remediar. O ressecamento é evidente depois dos dias de férias e excesso de sol. A maior dúvida neste quesito é sobre a solução: será que é possível tratar o cabelo sem recorrer à tesoura? Segundo Luciano Ledo, cabeleireiro da clínica Dolce Vitta, em Guarulhos, o melhor a fazer é preparar os fios para evitar danos. “Com os fios

já prejudicados, o ideal é fazer um tratamento para devolver a emoliência, brilho e maciez do cabelo. O Color Extend Sun, da Redken, protege a madeixa antes e depois de passar pelos grandes vilões da temporada”, sugere. A tesoura só precisa entrar em ação quando os fios estão extremamente ressecados e quebradiços, pois o corte pode ficar irregular. A queratina é uma velha conhecida da mulherada. Luciano explica que a finalidade deste produto é proporcionar ao cabelo equilíbrio essencial dos aminoácidos e princípios ativos que revitalizam os fios tornando-os mais saudáveis e hidratados. Mas, o processo deve ser feito por profissionais, já


C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

r e v i s t a

K

20 de janeiro de 2012

25


[ BELEZA ] que a quantidade de produtos e o passo a passo são feitos de acordo com a necessidade dos fios. Quem tem fios oleosos também deve se preocupar em mantê-los hidratados, sim. Luciano faz apenas uma ressalva: “é preciso escolher os produtos específicos para esse tipo de fio. Caso contrário, ao invés de hidratá-lo, ele poderá ficar pesado e ainda mais sem vida. Para esse tipo de cabelo, indicamos o tratamento Remedy Shampoo kb2, da Lanza, de três etapas, que desobstrui o couro cabeludo e deixa os fios limpos para receber o tratamento que normaliza a oleosidade. Mas, este tratamento só se deve ser feito uma vez na semana, pois ele retira toda impureza existente no couro cabeludo. Os cabelos coloridos ou descoloridos também precisam de cuidados específicos. O ideal é que sejam protegidos antes da exposição solar com produtos antidesbotamento da cor e que ajudem a manter as cutículas dos fios fechadas. “Existem produtos com filtro solar e também os tratamentos pós e pré-Verão

específicos para as madeixas secas, sensíveis e desgastadas pelo sol”, completa. Procedimentos químicos, como alisamentos ou escova progressiva são comumente feitos antes de partir rumo à praia. Mas também é preciso cuidar para que eles não se desgastem antes do tempo. Rick Gonçalves, cabeleireiro e maquiador também da clínica Dolce Vitta, explica que toda química pede tratamento antes, durante e depois e que os produtos de manutenção devem ser aplicados para garantir a saúde capilar. Xampu antirresíduos pode ser usado para fazer uma limpeza mais profunda e preparar o cabelo para receber algum tratamento. No Verão ele serve para retirar excesso de cloro, sal do mar e restos de produtos. Sobre as novidades do salão, Ricky conta que são muitas. Mas cada tratamento depende do estado dos fios. Pode-se hidratá-los com óleo de argam ou até cuidar do couro cabeludo com photon de luz a fim de desobstruir o folículo piloso e melhorar a saúde das madeixas. 

/// FILTRO SOLAR, SEMPRE! Ricky Gonçalves ressalta a importância de optar por produtos capilares com proteção solar na fórmula. Os cabelos finos e oleosos não ficam pesados por causa do filtros contra raios UVA e UVB, pois o mercado de cosméticos investem cada vez mais neste tipo de produto. Cuidar é a melhor forma de ter fios saudáveis e sedosos.

r e v i s t a

Dolce Vitta

26

Rua Josephina Mandotti, 106 11 2408-3255


r e v i s t a 20 de janeiro de 2012

27


Fotos: Divulgação

[ BEM-ESTAR ]

Gordura boa Conheça os benefícios que uma alimentação saudável oferece ao organismo

r e v i s t a

a 28

palavra gordura pode soar ruim aos ouvidos de muitas pessoas. Mas, nem sempre pode ser considerada vilã para a saúde. Isso porque existem diversos tipos disponíveis para o consumo humano. Alguns alimentos possuem uma gordura considerada “boa” que oferece benefícios nutricionais importantes para o equilíbrio e bem-estar do organismo. O que difere a gordura de ser boa ou má é o tipo de classificação que ela leva. As conhecidas como saturadas e trans são consideradas ruins, principalmente por que aumentam os níveis de colesterol e prejudicam a saúde cardíaca. Esse gênero de gordura é encontrado em produtos de origem animal como nos queijos e algumas carnes. E, em produtos industrializados, como biscoito e salgadinhos, por causa do processo

Por Tamiris Monteiro

de hidrogenação dos óleos vegetais que contém nesses alimentos. Já as gorduras chamadas de insaturadas são as consideradas boas. E ao contrário da anterior, até ajudam a diminuir os níveis de colesterol. Apesar de serem sempre de origem animal e vegetal, elas não costumam passar por grandes processos de industrialização, o que as conserva em um estado mais natural preservando suas propriedades. Essas são encontradas em algumas frutas, peixes, óleos e alimentos oleaginosos como as castanhas e amêndoas. As gorduras boas apresentam uma mistura de substâncias química e física com alta concentração de energia, maior inclusive do que o teor que os carboidratos e proteínas oferecem. Além disso, proveem blocos de construção essenciais para as células, contêm ácidos


r e v i s t a 20 de janeiro de 2012

29


[ BEM-ESTAR ]

graxos (linoleico e linolênico), que não são produzidos pelo nosso organismo e auxiliam no transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. “Para completar, são responsáveis por manter a temperatura do nosso corpo, proteger contra choques mecânicos e produzir hormônios”, explica a nutricionista Natulli Pavani Bamonde. Mas, até mesmo a gordura insaturada deve ser consumida com moderação. A ingestão dependerá do tipo de alimento. “O ideal é que peixes, como salmão e sardinha sejam consumidos duas vezes por semana. Assim como sementes e castanhas, como nozes, amêndoas e linhaça; frutas, como o abacate, uma vez por semana e os óleos, diariamente, só que em porções reduzidas”, aconselha. Ainda que seja quase impossível não consumir produtos que tenham gordura ruim, é importante conscientizar-se de que o seu consumo em excesso pode prejudicar gravemente a saúde. Sendo assim, uma boa saída é substituir os alimentos ruins pelos saudáveis aos poucos. “As gorduras não são vilãs para a nossa saúde. O problema é a forma como as consumimos. Se fomos ver pelo lado de escolhas, podemos fazer substituições como, por exemplo, o uso do creme de leite de origem animal, pelo creme de soja de origem vegetal. Lembrando sempre que, ao fazer essa substituição haverá alteração no sabor. Isso porque, normalmente, o gosto e resultado final de qualquer alimento preparado com gordura saturada tendem a ficar mais ‘gostosos’ ao paladar”, pontua. 

r e v i s t a

/// ALIMENTOS QUE CONTÊM GORDURA BOA

30

Frutas, oleaginosos e sementes Abacate Avelã Amêndoa Castanha de Caju Amendoim Castanha do Brasil Semente de Abóbora Pistache Gergelim Semente de Girassol

Peixes Salmão Cavala Truta Atum Sardinhas Anchovas Char Bacalhau Preto Linguado Mexilhões

Óleos vegetais Óleo de Cânhamo Óleo de Semente de Uva Óleo de Linhaça Azeite Óleo de Canola


r e v i s t a 20 de janeiro de 2012

31


Fotos: Divulgação

[ SAÚDE ]

Verão sem otite Dias quentes e mudança de hábitos aumentam incidência de otites Por Maitê Coelho

n

os dias de Verão, as piscinas, praias e clubes lotam. O calor e a umidade aumentam as infecções e inflamações de ouvido. Isso faz com que as visitas aos consultórios otorrinolaringológicos dobrem para o tratamento de otite externa. A otite externa é uma inflamação no meato – conduto auditivo externo. O fato de, nessa época, as pessoas estarem mais vezes em contato com a água e seus hábitos mudarem nos dias quentes, provoca maior incidência da doença. “O contato mais prolongado da água com o conduto auditivo externo modifica o epitélio de revestimento - tecido que cobre o aparelho auditivo -, diminuindo a proteção local. Consequentemente, pode haver a invasão deste epitélio por fungos e bactérias, e a sensação de umidade e coceira local faz com que 


r e v i s t a

Color profile: Disabled Composite 150 lpi at 45 degrees

anunciogussh.ps

C:\servi os\Deborah 20 de janeiro de 2012 Gussh\anœncio revista\arquivo\anœnciocurve.cdr quinta-feira, 12 de janeiro de 2012 16:57:39

33


[ SAÚDE ]

r e v i s t a

as pessoas manipulem mais o conduto auditivo, seja com cotonete ou com outros objetos (grampo, unha, palito, entre outros), causando pequenas lesões, as quais tornam-se uma via de penetração dos patógenos”, explica Eliane Cristina Panigassi, otorrinolaringologista. As pessoas que já tiveram casos de otite externa devem redobrar o cuidado na hora de frequentar mar ou piscina. Usar sempre um protetor auricular e não ficar com os ouvidos umedecidos constantemente pode ajudar. É importante, também, estar atento aos sintomas como dor nos ouvidos, coceira, sensação de umidade, secreção e sensação de ouvido tapado. Os idosos, bebês e pessoas debilitadas são mais suscetíveis à enfermidade. Caso algum dos sintomas apareça, é aconselhável procurar o médico o quanto antes.

34

Alguns cuidados ajudam a passar um Verão divertido e longe das inflamações de ouvido: “é possível prevenir otites de acordo com as seguintes recomendações: não usar o cotonete; secar bem a orelha externa usando um lenço limpo na ponta do dedo; não coçar o conduto auditivo com objetos pontiagudos; não banhar-se em águas poluídas; em caso de já ter havido algum episódio de otite externa ou se a pessoa já teve coceira auricular anteriormente, é recomendável o uso de protetores auriculares adequados. Outra dica importante é não pingar medicações ou qualquer outra substância nos ouvidos sem recomendação médica”. Sendo assim, os dias quentes das férias e descanso serão bem mais proveitosos para todos da família que desejarem se divertir sem adoecer! 


r e v i s t a 20 de janeiro de 2012

35


Divulgação

[ GASTRONOMIA ] Por Maitê Coelho

/// FROZEN YOGURT A deliciosa sobremesa é indicada para quem quer perder peso. É uma combinação perfeita do abacaxi com o geladinho do sorvete 0% de gordura. Yogoberry internacional Shopping, loja L10 - itapegica Tel.: 2414-0006

/// KIT FESTA Ideal para comemorações como aniversariante do mês, happy hour ou confraternização, o kit contém bolo, salgadinhos, doces caseiros e um lanche de metro. Naha Festa avenida Salgado Filho, 1.507, jardim Santa Mena Tel.: 2474-1572 | 2479-2244

O prato típico nordestino de sabor forte é servido pela casa acompanhado com polenta e agrião. Pio XII rua Papa Pio Xii, 172 - Macedo

Márcio Monteiro

Tel.: 2441-2327

/// ARCANO Drink feito com morango, framboesa, leite condensado, chantilly, licor de chocolate, frozen e champagne. Kabala r e v i s t a

avenida Paulo Faccini, 205 - Macedo

36

Tel.: 2093-3777

Márcio Monteiro

/// RABADA


r e v i s t a 20 de janeiro de 2012

37


Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

[ VEÍCULOS ] Por Rodrigo Machado | AUTO PRESS

Indecisão no topo Iminente reestilização dificulta a vida do luxuoso Volkswagen Passat CC

rr ee vv ii ss tt aa

o

38

Volkswagen Passat CC está passando por um daqueles momentos difíceis para os carros importados. Na Europa e nos Estados Unidos, ele acaba de ser reestilizado e as vendas começam já no próximo mês. E, enquanto não acaba o atual lote, as unidades disponíveis no Brasil ficaram instantaneamente velhas. Com isso, a clientela do modelo deve ficar dividida entre os que irão barganhar pelo modelo atual e aqueles que vão postergar a compra até a chegada do novo modelo. Seja qual for a escolha, o Passat CC é o carro de passeio mais caro vendido pela marca no Brasil. Por isso, é lotado de equipamentos e tecnologia que tentam justificar a compra de um Volkswagen de luxo.

Ao menos, a indecisão do consumidor deve durar pouco tempo. A Volkswagen do Brasil afirma que o novo CC – que na versão recémlançada perdeu até o nome Passat – chega por aqui ainda neste ano. Além disso, declara que não pretende baixar o preço do veículo 2011 na expectativa de equalizar as possíveis perdas nas vendas. Na verdade, o que aconteceu foi um aumento no valor cobrado pelo Passat CC devido à mudança na cobrança do IPI para os importados. Atualmente, o carro é comercializado por R$ 208.024. Antes ficava na faixa dos R$ 190 mil. Apesar de estar longe de ser uma pechincha, o preço do Passat CC esconde os seus reais rivais. Nascido em 2008 para entrar no novo segmento


r e v i s t a

40

dos cupês de quatro portas, os principais concorrentes são das marcas premium alemãs. A Audi tem o A5 Sportback por R$ 189 mil, mas é só comercializado com motor 2.0 TFSI de 211 cv. Já a versão cupê com um V6 pula para R$ 260 mil. Na própria marca das argolas ainda existe o A7, modelo maior, que custa R$ 323.900. Precursora do segmento, a Mercedes-Benz CLS só está sendo vendida na versão 63 AMG por US$ 268 mil – algo em torno de R$ 480 mil –, enquanto o Porsche Panamera parte de R$ 469 mil. Ainda mais fora de preço está o Maserati Quattroporte e seus R$ 700 mil. Em outras palavras, na faixa de preços e de potência do Passat CC, não há nenhum concorrente direto. Em termos de design, o Passat CC era uma ilha no oceano da Volkswagen. E por dois motivos bem claros. Um é bem óbvio, graças a sua proposta de ser um cupê de quatro portas, baixo e comprido. O outro tem a ver com o momento de seu lançamento. Em 2008, a marca ainda mantinha uma identidade visual que valorizava as formas arredondadas. Um ano depois as linhas mais retas passaram a imperar. Mas o Passat continuou sinuoso até agora. Ou seja, tornou-se um estranho no ninho da gama. E, mesmo assim ou por conta disso, o Passat CC 2011 continua como destaque. A lateral é bem baixa, enquanto a linha de cintura é elevada. A dianteira ainda tem uma vistosa cromada e faróis arredondados e espichados

para as laterais. O capô é marcado por vincos fortes. Na traseira, há o caimento acentuado do teto e o abuso de formas arredondadas. Mecanicamente, o Passat CC também parece ser único dentro da linha da Volkswagen no Brasil. A transmissão já é bem conhecida, a automatizada de dupla embreagem DSG, mas o motor é bem diferente. É um 3.6 V6 FSI com injeção direta de gasolina com 300 cv de potência a 6.600 rpm e 35,6 kgfm de torque a 2.400. Além da boa força, ele ainda é feito na incomum disposição VR, em que os cilindros são montados em “V”, mas com apenas um cabeçote e em uma única bancada. Com isso, todo o propulsor é bem compacto, o que permite que ele seja montado transversalmente. A parte mecânica é completada pela tração integral 4Motion, que ajuda a deixar o carro mais firme nas curvas. Em termos de equipamento, o Passat CC vem com tudo que se espera de um automóvel que custa mais de R$ 200 mil. Na parte de segurança são seis airbags, ABS com EBD, controle de estabilidade e de tração. Entre os itens de conforto, estão lá os triviais ar-condicionado dual zone, direção elétrica, revestimento de couro, cruise control, sensores de estacionamento, luminosidade e chuva. Ainda se destacam o rádio touchscreen com GPS e a segunda geração do Park Assist. É o tipo de coisa que pode servir para tentar justificar o gasto de tanto dinheiro em um  carro que terá “cara de antigo” em alguns meses.


Divulgação

[ ESPETÁCULOS ] O grande amor da minha vida 21 e 22 de janeiro A comédia narra os encontros e desencontros amorosos, assim como desafios cotidianos encarados pelo casal Luis Eduardo e Maria Helena, vividos por Joaquim Lopes e Giovanna Ewbank. Direção: Michel Bercowitch. Gênero: Comédia. Duração: 70 minutos. Indicação: 12 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, das 15h às 20h, a partir do dia 17. R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia, incluindo os portadores da Carteira do Ator, emitida pela Secretaria de Cultura). Informações: 2809-1907. Teatro Adamastor do Centro. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Sábado e domingo, às 21h e 19h, respectivamente.

/// MÚSICA

r e v i s t a

Zé Geraldo 4 de fevereiro A carreira de Zé Geraldo começa em 1979, com o lançamento do primeiro LP, “Terceiro Mundo”, que traz a faixa “Cidadão” (Lúcio Barbosa), um dos maiores sucessos de sua carreira. Mais de três décadas depois, o artista conta esta história no palco, ao lado de sua banda e de convidados, e relembra grandes momentos de sua carreira, passando por hits autorais como “Senhorita”, “Como Diria Dylan”, “Milho aos Pombos” e “Cidadão”, entre outros. Indicação: a partir dos 12 anos. Duração: 90 minutos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, das 15h às 20h, a partir do dia 24 de janeiro. R$ 50 (inteira), R$ 40 (antecipado), R$ 30 (promoção) e R$ 25 (meia e portadores da Carteira do Ator da Secretaria de Cultura de Guarulhos). Informações: 4427-4360, 4427-7986 ou 7861-2915. Teatro Adamastor Centro. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Sábado, às 21h.

42

João Arruda e João Bá 5 de fevereiro O show, que abre o calendário cultural da Casa dos Cordéis, é marcado pela união entre juventude e experiência, por meio de João Arruda e de João Bá. Arruda, 25,

é considerado como violeiro promissor, ao seguir pela trilha da música caipira de raiz. João Bá, baiano natural de Crisópolis e prestes a completar 80 anos, é um dos expoentes da viola e do lirismo musical, e fez parcerias com nomes como Hermeto Paschoal e Almir Sater. Casa dos Cordéis. Entrada franca. Avenida Torres Tibagy, 90, Gopoúva. Domingo, às 16h.

ria de Cultura). Informações: 2809-1907. Teatro Adamastor do Centro. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Sábado, às 21h. Stand-Up Comedy, com Maurício Meirelles 29 de janeiro Maurício Meirelles, redator e publicitário, faz sucesso há algum tempo no genêro stand-up comedy, por meio de vídeos no Youtube. Atualmente, Meirelles faz parte do “CQC”, da Rede Bandeirantes. Com textos próprios, ele satiriza fatos, pessoas e temas polêmicos. Duração: 60 minutos. Indicação: 14 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, das 15h às 20h, a partir do dia 24. R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia, incluindo os portadores da Carteira do Ator, emitida pela Secretaria de Cultura). Informações: 2809-1907. Teatro Adamastor Centro. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Domingo, às 19h30. Francesca 29 de janeiro

/// TEATRO

Mambo italiano 28 de janeiro A comédia de costumes, apresentada por hilariante grupo liderado pela atriz Jussara Freire, fala sobre estruturas familiares e das quebras de valores tradicionais substituídos por novos modos de vida. A narrativa aborda a história de Ângelo (Luciano Andrey), roteirista de TV que sofre por manter um relacionamento homossexual às escondidas com Nino (Alex Moreno), amigo de infância. Uma confissão desastrada de Ângelo expõe esse fato e causa a ira do amante e a reação de suas famílias. Direção: Marcos Caruso. Gênero: Comédia. Duração: 120 minutos. Indicação: 12 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, das 15h às 20h, a partir do dia 24. R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia, incluindo os portadores da Carteira do Ator emitida pela Secreta-

No purgatório, os diabos bufões esperam pela chegada de novas almas à espera de julgamento por parte do diabo-mor. Nesse contexto surge o casal composto por Francesca e Paolo, que tem sua história de amor narrada por Francesca antes do veredicto. De acordo com a protagonista, o único pecado cometido por ambos foi o “amor”. Autoria: Luís Alberto de Abreu. Direção: Roberto Lage. Gênero: Comédia. Duração: 80 minutos. Indicação: Livre. Ingresso: gratuito. Informações: 6459-1813. Teatro Adamastor Pimentas. Estrada do Caminho Velho, 333, Pimentas. Domingo, às 20h.

/// TEATRO INFANTIL

Chapeuzinho Vermelho – Cia. Condoreira 21 de janeiro O clássico infantil, adaptado por Maria Ada, tem como diferencial é nessa montagem o fato de o vilão nunca tem sucesso em suas tentativas, já a vovozinha também surpreende quando toma a iniciativa de prender o Lobo. O espetáculo visa a conseguir participação ativa da plateia, que ajuda o caçador a chegar na casa da vovozinha. Indicação: livre. Ingressos à venda na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo – R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia, incluindo os portadores da Carteira do Ator emitida pela Secretaria de Cultura de Guarulhos). Teatro Nelson Rodrigues Rua dos Coqueiros, 74, Lago da Vila Galvão. Sábado, às 16h. O Rei que tinha orelhas de burro 22 de janeiro de 2012 A peça consiste em narração da história de um rei arrogante, que maltratava seus discípulos. Um dia, uma bruxa indignada resolveu fazer-lhe uma maldição: colocar um par de orelhas de burro em sua cabeça e, se ele não melhorasse suas ações, ficaria com elas para sempre. Utilizando a forma clownesca [relativa a palhaços], Eliana Sotero viaja pelo universo infantil. Duração: 50 minutos. Indicação: livre. Ingressos à venda na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo – R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia, incluindo os portadores da Carteira do Ator, emitida pela da Secretaria de Cultura de Guarulhos). Informações: 8143-8749. Teatro Nelson Rodrigues. Rua dos Coqueiros, 74, Lago de Vila Galvão. Domingo, às 16h. Era uma vez na Floresta 29 de janeiro A Turma da Mônica aproveita a peça para chamar a atenção para as espécies de animais que estão em extinção. Gênero: Teatro Infantil. Duração: 60 minutos. Indicação: livre. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, das 15h às 20h, a partir do dia 24. R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia, inclusive para portadores da Carteira do Ator, emitida pela Secretaria de Cultura). Informações: 2809-1907. Teatro Adamastor do Centro. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Domingo, às 16h.


12/2/11 4:15 PM

r e v i s t a

0043-ONDGUARU_Anus 2Ded_8,6x11,5.indd 1

20 de janeiro de 2012

43


[ CINEMA ]

Divulgação

A hora da escuridão 3D Ver sinopse em “A hora da escuridão”. Internacional Shopping: 11h50, 14h, 16h10, 18h30, 21h (dublado).Sessão a ser exibida comente no dia 21/01 (sábado): 23h10 (dublado).

As aventuras de Tintim - O segredo do Licorne “The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn”, Bélgica, Nova Zelândia, EUA, 2011. Direção: Steven Spielberg. Tintim (Jamie Bell) é um jovem repórter que está sempre atrás de boa matéria. Um dia, ele compra para o amigo Haddock (Andy Serkis) o modelo de um galeão antigo que, por coincidência, é a réplica do navio de um antepassado do próprio Haddock. Mas a casa de Tintim foi invadida, toda revirada e a cópia do barco desapareceu. Sem entender direito o que está acontecendo, Haddock encontra no sótão um livro com as memórias do capitão, que servem de guia para a dupla de amigos embarcar numa aventura. Aventura, 107 min, classificação: 10 anos. Internacional Shopping: 11h, 13h, 13h50, 15h30, 16h30, 18h, 19h, 20h30, 21h35 (dublado). Sessão a ser exibida somente no dia 21/01 (sábado): 0h20 (dublado).

r e v i s t a

2 Coelhos Nacional, 2012. Direção: Afonso Poyart. Após envolver-se em um grave acidente automobilístico, no qual uma mulher e seu filho são mortos, Edgar (Fernando Alves Pinto) é indiciado, mas consegue escapar da prisão graças à influência de um deputado estadual. Logo em seguida, ele parte para uma temporada em Miami, onde retorna com um elaborado plano em que pretende atingir tanto o deputado que o ajudou, símbolo da corrupção política, quanto Maicon (Marat Descartes), um criminoso que consegue escapar da justiça graças ao suborno de políticos influentes. Ação, 108 min, classificação: 16 anos. Shopping Bonsucesso: 14h30, 17h, 19h25, 21h45. Internacional Shopping: 11h15, 14h05, 16h35, 19h05, 21h50.

44

À beira do abismo “Man on a Ledge”, EUA, 2011. Direção: Asger Leth. O filme mostra a história de um ex-policial procurado pela justiça que resolve se matar pulando do alto de um prédio de Nova Iorque. Uma vez notificada, a polícia da cidade se mobiliza para tentar impedir que o homem acabe com a própria vida, levando para o local inclusive uma policial psicóloga especialmente requisitada pelo suicida. Ação, 102 min, classificação: 12 anos. Internacional Shopping: sessão a ser exibida somente no dia 21/01 (sábado): 21h40 (dublado).

As aventuras de Agamenon, o repórter Nacional, 2012. Direção: Victor Lopes. Agamenon Mendes Pedreira (Hubert/Marcelo Adnet) é um jornalista mundialmente conhecido. Entre os altos e baixos de sua carreira, entrevistando figuras ilustres como Gandhi, Albert Einstein e Freud, o repórter volta ao Brasil, e já no jornal O Globo, segue sua vidinha no Dodge Dart 73, estacionado na porta do jornal e habitado pela patroa Isaura (Luana Piovani). Mas, após ser enviado para o Afeganistão para entrevistar Osama Bin Laden, a vida do casal sofre um forte abalo. Comédia, 74 min, classificação: 14 anos. Shopping Bonsucesso: 16h, 18h, 20h, 22h. Internacional Shopping: 12h55, 14h50, 16h45, 18h45, 20h40. Sessão a ser exibida somente no dia 21/01 (sábado): 23h05. A hora da escuridão “The Darkest Hour”, EUA, 2011. Direção: Chris Gorak. Quatro amigos passavam as férias na Rússia, mas a população local começa a viver um incrível pesadelo. É quando Sean (Emile Hirsch), Natalie (Olivia Thirlby), Ben (Max Minghella) e Anne (Rachael Taylor) descobrem que seres de outro planeta invadiram a Terra. Mas, ninguém consegue ver o inimigo, que se alimenta de energia e tem planos de destruir a humanidade. Terror, 89 min, classificação: 12 anos. Shopping Bonsucesso: 14h20, 16h20 (dublado).

Alvin e os esquilos 3 “Alvin and the Chipmunks: Chip-Wrecked”, EUA, 2011. Direção: Mike Mitchell. De férias a bordo de um luxuoso cruzeiro, Alvin, Simon, Theodore e as Esquiletes estão agindo como de costume, transformando o navio em seu playground pessoal, até que eles ficam encalhados em uma ilha deserta. Enquanto Dave Seville procura neuroticamente por sua equipe desaparecida, os ‘Esquilos e as Esquiletes’ cantam, dançam e causam confusão. Aventura, 90 min, classificação: livre. Shopping Bonsucesso: 13h30, 15h30, 17h30, 19h30, 21h30 (dublado). Internacional Shopping: 11h10, 11h40, 12h10, 12h50, 13h25, 13h55, 14h30, 15h15, 15h40, 16h15, 16h40, 17h30, 18h10, 18h40, 19h20, 20h25, 21h05, 21h30 (dublado). Sessões que não serão exibidas no dia 21/01 (sábado): 23h, 23h40 (dublado). As aventuras de Tintim - O segredo do Licorne 3D Ver sinopse em “As aventuras de Tintim - O segredo do Licorne”. Shopping Bonsucesso: 14h10, 16h40, 19h10, 21h30 (dublado). Internacional Shopping: 12h, 14h40 (dublado). 17h10, 19h40, 22h10 (legendado). Cavalo de guerra “War Horse”, EUA, 2011, Direção: Steven Spielberg. Ted Narracot (Peter Mullan) é um camponês destemido e ex-herói de guerra. Com problemas de saúde, batalha junto com a esposa Rose (Emily Watson) e o filho Albert (Jeremy Irvine) para sobreviver numa fazenda alugada, propriedade de um milionário sem escrúpulos (David Tewlis). Cansado da arrogância do senhorio, decide enfrentá-lo em um leilão e acaba comprando um cavalo inadequado para os serviços de aragem nas suas terras. O que ele não sabia era que seu filho estabeleceria com o animal uma conexão jamais imaginada. Drama, 146 min, classificação: 12 anos. Internacional Shopping: 22h30 (legendado). Imortais “Immortals”, EUA, 2011, Direção: Tarsem Singh. O Rei Hipérion (Mickey Rourke) declarou guerra contra todo o mundo grego e, para reforçar seu exér-

cito, ele tentará libertar os Titãs presos por Zeus (Luke Evans) no Monte Tártato. Para detê-lo, Zeus escolhe Teseu (Henry Cavill), um mortal que, com a ajuda de uma bela sacerdotisa (Freida Pinto), comandará o exército grego nesta batalha épica. Ação, 110 min, classificação: 16 anos. Internacional Shopping: 12h20, 15h, 17h35, 20h15 (dublado). Sessão a ser exibida somente no dia 21/01 (sábado): 23h20 (dublado). Missão impossível - Protocolo fantasma “Mission Impossible - Ghost Protocol” EUA, 2011, Direção: Brad Bird. Neste novo capítulo da franquia Missão Impossível, Ethan Hunt vai treinar seu sucessor. Ação, 132 min, classificação: 12 anos. Shopping Bonsucesso: 18h20, 21h10 (dublado). Internacional Shopping: 12h15, 15h10, 18h25 (dublado). Sessão não será exibida no dia 21/01 (sábado): 21h40 (dublado). Rock Brasília Nacional, 2011. Direção: Vladimir Carvalho. Trajetória do cenário rock/musical de Brasília nos anos 80, desde os primórdios, das bandas embrionárias até o estouro nacional de Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. Documentário, 111 min, classificação: 12 anos. Internacional Shopping: 20h. Sherlock Holmes - O jogo de sombras “Sherlock Holmes: A Game of Shadows”, EUA, 2011, Direção: Guy Ritchie. Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) continua desenvolvendo novos disfarces para ludibriar seus oponentes, enquanto seu fiel escudeiro John Watson (Jude Law) está prestes a se casar. A única coisa que Watson não contava era que Holmes apareceria com uma nova teoria conspiratória de que o Professor Moriarty (Jarred Harris) estaria por trás de uma série de assassinatos, para desestabilizar a paz mundial. A questão é: conseguirá Holmes superar a esperteza do terrível Moriarty? Ação, 129 min, classificação: 10 anos. Shopping Bonsucesso: 13h20, 16h, 18h40, 21h20 (dublado). Internacional Shopping: 11h30, 13h30, 14h20, 16h20, 17h20, 19h10, 20h20, 22h (dublado). 12h30, 15h20, 18h20, 21h20 (legendado). Sessões a serem exibidas somente no dia 21/01 (sábado): 23h30 (dublado) e 0h10 (legendado).


VOCÊ VAI SE SURPREENDER REDUÇÃO DE MEDIDAS COM ENZIMAS DE LIPOSSOMAS DE GIRASSOL E LIPO SEM CORTES

Tenha ótimos resultados ainda nesse verão. Aproveite também outros tratamentos Dolce Vitta. • Botox • Escleroterapia • Lasers • Entre outros tratamentos.

Agende sua consulta.

dolcevittaestetica.com.br

r e v i s t a

R. Josephina Mandotti, 106 - Jd. Maia - Guarulhos - SP • 11 2408.3255

20 de janeiro de 2012

45


Foto: Márcio Lino/PMG

[ AGENDA ]

/// BIBLIOTECA

Leitura de Férias Até 31 de janeiro Neste mês, a Biblioteca do CEU Ponte Alta seleciona vários livros para oferecer aos usuários. Este é um convite para uma viagem a outros universos, através de uma deliciosa “Leitura de Férias”. Mais informações pelo telefone 2443-2749. Biblioteca do CEU Ponte Alta. Rua Pernambuco, 836 - Jd. Ponte Alta. Segunda a sexta, das 8h30 às 16h45.

/// COMEMORAÇÃO

Aniversário do Jornal RBN 23 de janeiro Para comemorar seus cinco anos de existência, o Jornal RBN Notícias, apresentado pelo Jornalista José Augusto Pinheiro na Rádio Boa Nova AM - 1450KHZ - de segunda à sexta, das 18hs as 19hs, trará diversas atrações como: Música Instrumental (14h05); Canto Cidadão – Voluntariado (14h35); Cia. De Dança – Casas André Luiz (15h15); Palestra Motivacional – Gilclér Regina (15h35); Show de Gregory Rodrigues (17h15); Radiojornal Especial com Prêmio Landell de Moura 2ª Edição, além de entrevistas (18h); e Show do Dueto Urbano (19h05). Entrada Franca. Teatro Adamastor do Centro. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Segunda, das 14h às 20h.

/// EXPOSIÇÃO

Guarulhos 450 Anos de História - Exposição Coletiva de Premiação Até 29 de janeiro Mostra coletiva de Leandro Duarte, Montaña, Suzanne Salvini e Carolina Cunha. Este é o resultado da exposição “Guarulhos 450 Anos de História”, onde os artistas receberam como prêmio o direito de participar desta mostra. O evento é um recorte da produção atual brasileira em arte contemporânea e sua diversidade. Entrada franca. Centro Permanente de Exposições de Arte “Prof. José Ismael”. Praça Cícero Miranda, s/nº, Lago da Vila Galvão. Quarta a domingo, das 8h às 12h, e das 14h às 17h, exceto feriados.

r e v i s t a

/// INFANTIL

46

Férias na Biblioteca Até 31 de janeiro Em janeiro, mês das férias, o Sistema Municipal de Bibliotecas convida todos a visitarem as Bibliotecas Ramais, onde serão disponibilizados jogos e materiais para pintura, entre outros. Mais informações no www.bibliotecaguarulhos.

Passeio monitorado no Complexo Padre Bento 25 de janeiro Os interessados em conhecer um dos pontos históricos de Guarulhos podem se inscrever para participar da visita monitorada às dependências do Complexo Padre Bento, que inclui visitação à igreja, ao Teatro Padre Bento e à pérgola localizada no jardim do hospital. O passeio, que terá cerca de uma hora e meia de duração, faz parte do projeto “Conhecendo Guarulhos e sua História”, realizado pela Secretaria de Cultura por meio do Arquivo Histórico Municipal. A visita monitorada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 2442-8723 ou pessoalmente no Arquivo Histórico, localizado na rua Tapajós, 80, no Jardim Barbosa. As vagas são limitadas. Complexo Padre Bento. Rua Francisco Foot, 3, Jd. Tranquilidade. Quarta, às 10h.

com.br ou pelo telefone 20876900. Sistema Municipal de Bibliotecas. Rua João Gonçalves, 439 - Centro. Segunda a sexta, das 9h às 17h.

/// INSCRIÇÕES

FIG-Unimesp realiza vestibular 21 de janeiro A FIG-Unimesp está com inscrições abertas para o processo seletivo com diversas opções em Bacharelados, Licenciaturas e Tecnólogos, tendo este último, cinco novos cursos: Logística, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Marketing. Interessados devem se inscrever pelo site www.fig. br e o custo é R$10 ou dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições carentes. FIG-Unimesp. Av. São Luíz, 315, Vila Rosália. Sábado, das 10h30 às 12h30. Visita à Campus Party/2012 A Coordenadoria da Juventude está aceitando inscrições pelo link www.juventudedeguarulhos.k6.com.br para jovens acima de 16 anos que desejam visitar a Campus Party/2012, feira de tecnologia que acontece no Palácio das Convenções do

Anhembi, na capital paulista, entre os dias 6 e 12 de fevereiro. No evento será possível saber mais sobre ciência, inovação, entretenimento, cultura digital e empreendedorismo. Os interessados terão transporte e entrada para o evento gratuitos. Os ônibus devem sair no dia 7 de fevereiro do Jardim São João, dia 9 do Jardim Acácio e dia 10 da região central. As saídas estão previstas para as 12h. Iinformações pelo telefone 2408-5604.

/// LANÇAMENTO DE LIVRO

Lolitas – Graphic Novel 28 de janeiro Após lançar, recentemente, o livro “Sexo, Cinema e Dois Corpos Fumegantes”, o multimídia Maurício Nunes lança um novo trabalho agraciado pelo FunCultura. “Lolitas – Graphic Novel” é uma adaptação do espetáculo “Lolitas”, escrito e dirigido pelo mesmo, com sucesso de 5 anos consecutivos em teatros por todo País, para a linguagem de quadrinhos. Maurício assina roteiro e produção e os desenhos ficam por conta do guarulhense Fernando Bernardo. Tiradas ácidas da profunda inversão de valores, a obra é regada a sexo,

romance, humor negro e muito rock and roll. Entrada franca. Auditório 8 do Centro Municipal de Educação Adamastor. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Sábado, às 18h.

/// UTILIDADE PÚBLICA

Desconto no IPTU De 23 a 27 de janeiro A Prefeitura de Guarulhos está concedendo desconto de 10% para quem efetuar o pagamento à vista do IPTU 2012. Para aproveitar essa oportunidade, o contribuinte deverá quitar o carnê em cota única de acordo com a data de vencimento. Poderá opcionalmente pagar o imposto em no máximo 12 parcelas sem desconto. O pagamento do IPTU 2012 poderá ser efetuado em qualquer agência bancária até a data do vencimento e ainda nos caixas eletrônicos, pela Internet, nas redes de supermercados e farmácias conveniadas à rede bancária, e nas agências lotéricas credenciadas pela Caixa Econômica Federal, localizadas em diversos bairros da cidade. Após o prazo, o imposto somente poderá ser pago nas agências do Banco do Brasil. Informações: www.guarulhos.sp.gov.br.


Conservatório Musical

[ foto & vídeo ]

[ CLASSIFICADOS ]

[ cursos ]

de Guarulhos. Aulas de música, todos os instrumentos e canto. Rua João Gonçalves, 52 – Centro – tel. 2409-5830

Aulas de Inglês Particulares Personalizado p/res. e empresas, individuais ou grupos. Tel.2409-5344/72123984 sion_marriotti@yahoo.com.br

[ imóveis ]

Apto. Prox. AV. Paulo Faccini 60 m², 2 dorm, 2 banh, 1 vaga coberta, andar alto, lazer c/ piscina. R$ 210 mil Tel. 7196-2700 Dolores

[ reforma de lustres ] MiMu Correntes

Lustres, abat-jours, arandelas, castiçais e objetos de decoração. Orçamento com Antônio: 2409-0802 / 8470-0610. contato@mimucorrentes.com.br

[ serviços ]

Conserto de plasma e LCD www.videotape.com.br Tels. 2440-8902 / 2409-1054

Siga a Revista Weekend:

/weekendrevista

[ veículos ]

r e v i s t a

[ limpeza ]

20 de janeiro de 2012

47



Revista Weekend - Edição 113