4 minute read

ACISBC comemora 78 anos

ACISBEC celebra 78 anos em noite repleta de homenagens

 Toco Dias e Valter Júnior

Advertisement

O clima era de muita reverência ao passado, otimismo com o presente e a certeza de um futuro extremamente desafiador, mas não menos próspero. Foi com essa atmosfera que a ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) comemorou no último dia 28 de setembro seus 78 anos de história. Como não poderia ser diferente e, por todos os contextos envolvidos, incluindo a recente perda de seu pai, Valter Moura, o presidente Valter Moura Júnior estava visivelmente emocionado.

“A Associação Comercial acompanhou todas as transformações na cidade, desde a emancipação. Ou seja, a nossa história está diretamente ligada ao desenvolvimento de São Bernardo. Tudo isso faz com que seja uma honra e uma responsabilidade muito grande presidi-la. O meu pai, que foi presidente por 33 anos e aqui esteve por 40 anos, sempre teve esse sonho da construção da sede própria. E isso ele conseguiu, dentre outros muitos feitos”, celebrou Valter Moura Junior, em entrevista exclusiva pouco antes do início da cerimônia.

Falando em cerimônia e, ratificando tal prestígio, diversas autoridades marcaram presença. Dentre elas o presidente em exercício da Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul Sergio Tannuri, o secretário da SDECT (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo) Hirouyki Minami, que representou o prefeito Orlando Morando, e a deputada estadual Carla Morando.

Homenagens

A ocasião também serviu para que uma série de homenagens fossem prestadas. Dentre elas estava a apresentação do busto de bronze do ex-presidente Valter Moura, falecido em junho deste ano. Em outro momento da noite, Valter Moura Júnior comandou a reinauguração da galeria de ex-presidentes, todos in memoriam, da entidade.

 Braz Mazotti, Valter Moura Júnior, Sérgio Tannuri, Eliete

Vieira, José Eduardo Zago e Pedro Cia Júnior

 Diretoria também recebeu homangens

 Marcos Marchi, Luiz Antonio Novi, Eduardo Nunes Seni,

Luiz Bertanha, Paulo Sergio Cereda, Hiroyki Minami,

Milton Bigucci Junior, Valter Moura Junior e Marcio Takiguchi

 Sérgio Tannuri, Carla Morando e Milton Bigucci  Carla Morando, Vera Moura e o filho Vinicius Eduardo

 Funcionários tiveram um momento especial

 Milton Júnior, Luiz Bertanha e Milton Bigucci

 Beatriz e Nicole Floret

Valdir Sterci: o homem que nasceu pra vender

 Valdir Sterci fala como começou sua história  Victor com o pai Valdir e uma das especialidades da casa  Fachada do Quintal Del Carmen

Superação, trabalho, muito trabalho e algumas perdas que ficaram como aprendizado. Não por acaso, esta história também está repleta de diversas conquistas e reconhecimentos por nunca ter desistido. Assim é e foi, desde sempre, a vida do empresário Valdir Sterci. “Eu vim do interior de SP para Santo André quando eu tinha três anos. Meu pai era boiadeiro. Comprava gado, vendia, entre outras atividades. Em dado momento de nossa vinda meu pai sofreu um duro golpe e acabou perdendo tudo. Com toda aquela situação ele teve um encaminhamento para trabalhar como lombador, que são aquelas pessoas que carregam carne de boi nas costas”, detalha.

Valdir ainda relata que, lá pelos idos de 1970, uma dessas pessoas para quem seu pai fazia o transporte das carnes comprou um açougue em Santo André e, naquele momento, esse profissional chamou o meu pai, Oswaldo Sterci, para administrar a casa de carnes. Rapidamente Oswaldo pegou o fio da meada, tanto que acabou se destacando por ser muito caprichoso.

“O próximo passo, bem decisivo por sinal, foi quando o açougue onde meu pai trabalhava foi oferecido a ele. E nisso o meu pai e a minha tia se uniram para fazer negócio. As coisas caminhavam muito bem, até que veio o Plano Cruzado. Naquele contexto todo eu pensei “é agora ou nunca”. Eu tinha uns 14, 15 anos e comecei a fazer parceria com alguns amigos para a nossa Casa de Carne, que chamava Vila Pires. Nós ficamos com o açougue por 35 anos. Foi uma grande experiência de vida”, finaliza.

Atualmente o empresário Valdir Sterci comanda três empreendimentos junto com sua família: o Empório Jardim, que tem 17 anos; a Parrila Del Carmen, que recebeu este nome em homenagem a sua mãe e que foi fundado há oito anos, além do amplo e aconchegante Quintal Del Carmen, com capacidade para 400 pessoas e que acaba de completar um ano de vida.

This article is from: