5 minute read

Fortaleza, cinco dicas para conhecê-la

Cinco dicas imperdíveis sobre o que fazer em Fortaleza

Nada como investir alguns bons dias em uma viagem de férias por Fortaleza, a bela e repleta atrações turísticas da capital do Ceará, não é mesmo? Mas como são muitas atrações turísticas e essas vão desde praias, passando por centros de comprar do mais puro artesanato regional até espaços de expressões culturais, confira agora cinco opções para você curtir ao máximo a terra da linda Iracema dos lábios de mel.

Advertisement

Já que é pra começar com o astral lá no alto, vamos logo comer caranguejo e tomar cajuína na praia do Futuro, umas das melhores da capital cearense. Essa faixa de areia é ideal para toda a família e famosíssima por sua infraestrutura completa: bares, restaurantes, duchas, sombra, água fresca, lojas, e aquela energia positiva do povo cearense. Vale destacar também os serviços oferecidos pelas "barracas" à beira mar: massagem, playground para crianças, lojas e até mesmo piscinas. Ou seja: não dá nem pra chamar de barraca, não é mesmo?

Saindo da Praia do Futuro vamos agora até Mucuripe, tantas vezes cantada por grandes ídolos de nossa música, como Belchior e Raimundo Fagner. É lá no Mucuripe que está o Mercado dos Peixes. A outra boa notícia, além dessa, é que é possível comer pescados fresquinhos, preparados na hora, ali mesmo. Maravilhosa, não é mesmo?

Nossa terceira dica é o Mercado Central, carinhosamente conhecido como Mercadão. É lá que você pode encontrar uma variedade imensa de produtos típicos! Quer comida? Tem! Quer artesanato em madeira? Tem também! Quer tapetinhos, camisetas, chaveiros, chapéus e telas? Tem, tem, tem e tem! Tem tudo! E por isso mesmo é bom separar algumas boas horas para aproveitar e ver com calma tudo isso, em duas dezenas de lojas.

Um pouco mais distante de Fortaleza, a aproximadamente uma hora e meia de estrada, fica a encantadora praia de Canoa Quebrada, com suas areias cheias de falésias, coqueiros e um mar verdinho. Pode ficar tranquilo quanto ao quesito infraestrutura, pois ela também não deixa a desejar. São restaurantes e barracas que estão prontas para te receber, como você merece!

Chegamos de volta à capital para a nossa quarta e última parada: o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Mas se quiser abreviar, pode chamar só de Dragão do Mar que todo mundo sabe onde é. Esse é o destino perfeito aos amantes de artes visuais, ateliê e planetário. Ao redor dele tem alguns barzinhos com isso uma vida noturna bem agitada.

Para aproveitar a cidade a dica de hospedagem é Hotel ibis Fortaleza Praia de Iracema que fica a 200 metros da praia , a 8 km da praia do Futuro, a 12 km do aeroporto internacional de Fortaleza e a 20 km do Beach Park Resort. Com fácil acesso à Avenida Beira Mar e à Avenida Monsenhor Tabosa, o hotel é ideal para viagens de negócios e férias. Inclui 173 quartos com WIFI grátis, piscina, bar aberto 24 horas por dia e um restaurante para café da manhã, almoço e jantar. Informações pelo e-mail: h1142re@accor.com.br

Esperamos que você tenha gostado! Agora é só se programar, fazer as malas e boa viagem!

Divulgação

 Piscina do Hotel Ibis Fortaleza

Depositphotos Depositphotos

 Parque Nacional de Talampaya

Fósseis de dinossauros e selfies com paisagens estonteantes na Argentina

Tirando a parte futebolística, onde Brasil é mil vezes melhor que Argentina e Pelé dava de mil em Dom Dieguito, é justo e necessário dizer que nosso vizinho tem um desfile de paisagens e atrações e vinhos e carnes e histórias e tantos outros “e” que são dignos de comprar as passagens, fazer as malas e desbravar tudo isso.

Entre elas se destacam dois: o Parque Nacional de Talampaya e o Parque Provincial de Ischigualasto. Os dois cobrem uma enorme área de 275 mil hectares entre as províncias de San Juan e La Rioja, tendo a honra de abrigar os mais antigos fósseis de dinossauros já descobertos no mundo.

Por isso, e por sua natureza única, com clima desértico e espetaculares formações geológicas, no ano de 2000 eles foram declarados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

No período Triássico a Bacia de Ischigualasto-Villa Union, onde ficam os parques, era uma região rica de répteis gigantes, plantas exuberantes e pequenos animais. Desde então, ao longo de 250 milhões de anos, ela se transformou numa gigantesca biblioteca de fósseis que registrou desde o surgimento dos dinossauros até os mais distantes antepassados dos mamíferos. Diversos desses exemplares podem ser vistos nos museus locais.

Além da curiosidade científica, porém, a região atrai pelas paisagens com cânions de pedra vermelha desenhados entre paredões de 150 metros de altura, e formações rochosas que lembram cenários de faroeste. Com esse visual ao fundo, os turistas que se dedicam à fotografia têm material espetacular para trabalhar - mesmo que seja somente para tirar selfies.

Em diversos paredões de pedra há inscrições rupestres feitas pelos povos antigos que ali habitavam há milhares de anos. O quadro é completado com uma fauna que inclui guanacos (um parente da lhama), lagartos, tartarugas terrestres e as peculiares maras, também chamadas de lebres-patagônicas, roedores capazes de correr até 80 km/h.  Parque Provincial de Ischigualasto

Divulgação Inprotur

Como chegar

Os parques ficam na região Oeste, perto da Cordilheira dos Andes. Para ir até lá toma-se um vôo de pouco menos de duas horas de Buenos Aires até San Juan ou La Rioja - cidades acolhedoras, onde os viajantes podem beber grandes vinhos, como Syrah em San Juan e Bonarda em La Rioja.

Dessas cidades, é um trajeto de três a quatro horas de carro ou de ônibus. Saindo de La Rioja pode-se seguir pela Cuesta de Miranda, uma estrada com paisagens cinematográficas que é considerada ela própria uma atração turística.

Mais informações: https:// www.argentina.travel/pt

This article is from: