5 minute read

Conheça algumas praias com bandeira azul

5 praias Bandeira Azul no Brasil

Divulgação Divulgação

Advertisement

 A Praia da Sereia foi a única praia capixaba contemplada com o prêmio

Nada melhor do que planejar as suas viagens de férias de verão e não precisar se preocupar se aquela praia está limpa e própria para banho, não é mesmo? A outra notícia melhor ainda é que atualmente há, no Brasil, um recorde de praias em situação de bandeira azul e que estão espalhadas pela Bahia, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina: são 28 ao todo. Desse montante e, como ficaria uma resenha muito grande, nós escolhemos cinco dessas.

A primeira delas é a Praia do Tombo, no Guarujá, única do litoral sul que detém essa certificação por mais de sete anos e de maneira consecutiva. A praia, que é vizinha à praia das Astúrias, conta com boa estrutura: há diversas opções de quiosques, onde são oferecidos desde bebidas geladinhas até peixes e frutos do mar, como lula, camarão, entre outros.

Nossa segunda dica é a Praia da Reserva, no Rio de Janeiro. Essa faixa de areia está localizada em uma área que exala tranquilidade da Zona Oeste fluminense. Os mesmos ares de tranquilidade também tomam conta da faixa de areia e, pensando para quem vai de carro e quer estacionar perto, é legal chegar cedo pois as vagas são limitadas. Por todas essas características, o lugar é de fato uma reserva. Também na região Sudeste, mas agora no Espírito Santo, nossa terceira dica de praia bandeira azul é a aconchegante e pequenina Sereia, em Vila Velha. Geográficamente localizada entre as praias da Costa e do Governador, sua faixa de areia é bem grossa e, diferente da nossa anterior, fica lotada na alta temporada. Há barracas e cadeiras em abundância nessa dica de destino de águas calmas, e por isso ótima para as crianças. O visitante pode curtir ainda opções de passeios de caiaque. Voltamos para a estrada sentido Penha, Santa Catarina, mais precisamente na Praia da Saudade, que dizem ter esse nome pois é impossível ir embora ou ter estado lá, que seja uma só vez, e não sentir saudade. Falando de suas

Jorge Antônio Pex -Prefeitura do Rio  Guarajuba e Itacimirim tem o selo azul características gerais, Saudades fica em uma região central de Penha, é cercada de imponentes casarões e seus mares são calmos, mas não muito: ou seja, às vezes podem ficar um pouco revoltosos.

Para fecharmos com chave de ouro esse tour praias bandeira azul, vamos para a outra ponta do país, mais precisamente a Praia de Guarajuba, em Camaçari, na nossa Bahia de todos os santos. Este destino é famoso por suas belezas naturais e, consequentemente, atrai milhares de turistas todos os anos. Dentre essas belezas naturais, seu mar é de tonalidade azulada e não economiza em brindar os visitantes com piscinas naturais.

Guarajuba, ótima para crianças e idosos que querem curtir a vida sem se preocupar com ondas mais fortes, também é indicada para praticantes de stand up paddle, bodyboard e kitesurf. Agora é só escolher o seu destino e aproveitar cada segundo.

Divulgação

 Praia da reserva

Divulgação Prefeitura do Guarujá

Top 5 de locais imperdíveis para conhecer no mundo

 Budapeste no outono

Destino de vinho repleto de restaurantes estrelados, histórias e belezas naturais em uma parte ainda pouco explorada do Velho Continente, além de grandes e já consagradas metrópoles com muitas novidades. Esses são alguns dos cenários que os turistas brasileiros já podem encontrar (ou reencontrar) agora que os países estão voltando a nos receber depois de mais de um ano com as fronteiras fechadas ou controladas.

Natasha de Caiado Castro, que mora no Vale do Silício, é designer de experiências, caçadora de tendências, além de professora dos setores de turismo e turismo de negócios na ESPM, listou cinco locais imperdíveis para retomar as viagens no "novo normal".

Região de Bordeaux

Bordeaux é uma região francesa famosa pelos vinhedos, que são mesmo imperdíveis, frutados, minerais, tintos, brancos, com ou sem bolhas, mas todos, segundo Natasha, com personalidade forte. Uma possibilidade de unir a experiência com a parte histórica é fazer a estadia em um dos 5000 castelos da região. Tem para todos os gostos. Desde vilas renascentistas privativas a fortificações medievais. país mediterrâneo é um balneário muito frequentado pelos próprios europeus, mas ainda pouco conhecido pelos brasileiros. Com belezas naturais estonteantes, ele chama atenção por suas paisagens diversas: de montanhas nevadas, às belas praias e fiordes.

Paris

O glamour das cidades é sempre "uma boa pedida", afirma Natasha, e Paris nunca esteve tão linda, limpa e leve. Os parisienses estão felizes de estarem de volta à vida normal e recebendo bem os turistas que ainda não 'invadiram' o destino. Além dos atrativos de luxo já conhecidos por lá, como hotéis únicos, spas, restaurantes estrelados, a capital francesa não perde o charme e ainda tem os seus segredos, como perfumarias sob medida.

Budapeste

Capital única e "história à parte" é Budapeste, na Hungria. "São duas cidades. De um lado você vê a imponência e a beleza de prédios e construções da época do comunismo. Do outro lado, há parques verdes, o romance e a riqueza diferente do outro. Então, é uma diversidade não só de cenários, mas também de histórias", explica Natasha. Aqui, a pedida é observar a diversidade arquitetônica com um guia especializado, que vai mostrar as nuances de cada época, todas preservadas por lá.

Fotos: Depositphotos

 La Cite du Vin, o museu do vinho de Bordéus

 Panorama da baia de Kotor em um belo dia de verão, Montenegro

Lazio

A dica de Natasha é fazer os tours oferecidos na região de Lazio, onde fica a capital romana, seguindo os passos dos imperadores romanos por cidades como Nápoles e Pompeia, "uma verdadeira aula de história da civilização contada em meio a taças de vinho".

A região abriga Roma e, por si só, oferece uma diversidade de paisagens e opções gastronômicas e de luxo. Mas estando em um ponto tão privilegiado da história do ocidente, os sítios arqueológicos são atração imperdível na área. As necrópoles de Cerveteri, Tarquinia, Veii, Ostia Antica e a Vila do Imperador Adriano, em Tivoli, são algumas que merecem a visita.

 Vista sobre Paris ao pôr do sol

Montenegro

Montenegro é um país que 'nasceu' em 2006, no último desdobramento da antiga Iugoslávia e os moradores lembram da época do comunismo que não era tão "pesado" como na Rússia, com bastante saudosismo. O pequeno

This article is from: