3 minute read

5 destinos pra curtir o outono no Brasil

Rot i o Nacional

Cinco destinos dentro do Brasil para curtir o Outono

Advertisement

Quando as águas de março chegam para fechar o verão também significa que o Outono se aproxima. Esse ano a transição de um para o outro ocorre no dia 20 deste mês. Junto com o Outono chegam também as ótimas sugestões de destino dentro do Brasil para curtir a estação. Vamos passear por elas e te inspirar para uma viagem inesquecível?

Nossa primeira dica é Lages, em Santa Catarina. Apesar de sua extensão territorial torná-la a maior cidade do estado, o município consegue crescer sem perder seu clima de aconchego. Parte deste feito é também graças ao título de capital Nacional do Turismo Rural. Por tal feito e, como não poderia ser diferente, sobram atrações em fazendas, como cavalgar observando belas paisagens montanhosas e curtir cada prato das comidas típicas.

Mas se a ideia for escolher destinos mais próximos a São Paulo, o friozinho de Serra Negra te espera com muitas atrações que prometem aquecer o visitante, como o teleférico e a adrenalina de percorrer 1.400 metros lá no alto. O passeio dura aproximadamente 15 minutos e seu ápice ocorre no Pico do Fonseca, onde um Cristo Redentor recebe a todos. Não deixe de conferir também as fabricações de queijos, vinhos e produtos que são oriundos da cana-de-açúcar.

Também referência quando pensamos em baixas temperaturas, mas atrelado ao apelo histórico, que tal investir alguns bons dias em uma estadia na cidade de Petrópolis? A casa de inverno do grande inventor Santos Dummont, com sua escadaria que só cabe um pé por degrau, é uma ótima atração, assim como o Museu Imperial e o imperdível show das águas à noite. Para os noveleiros das antigas, é perto de Petrópolis, mais especificamente em Nogueira, que fica o campo de golpe que

serviu de cenário para o “céu” do remake da novela A Viagem. Confira ainda dois palácios: o Quitandinha e o de Cristal. Ambos possuem vasta programação cultural para todas as idades.

Continuando no estado do Rio de Janeiro, seguimos agora para o Parque Nacional de Itatiaia, ótima atração para os apreciadores do ecoturismo. A área é dividida em duas partes identificadas como alta e baixa. Nessa última encontram-se as trilhas, mirantes e cachoeiras que não demandam tanta experiência em trilhas e preparo físico, o que não acontece na parte alta. O bônus para quem supera os limites nas trilhas e escaladas são as paisagens ainda mais altas e deslumbrantes.

Se quiser estender a permanência na região, a Colônia Finlandesa de Penedo, um distrito de Itatiaia distante 19 km daquele município, abriga um clima de Natal o ano inteiro. O cardápio de atrações inclui um shopping feito de casinhas chamado Casa do Papai Noel, restaurantes que servem deliciosas trutas, fondues e charmosas lojinhas com provas de patês, licores e pingas. A escolha pela hospedagem entre uma e outra passa por aquilo que o turista busca.

Por fim, a mineira Ouro Preto com seu vasto acervo histórico exposto na forma de igrejas e museus riquíssimos, além da charmosa arquitetura predominante naquela região. Para manter tudo isso, vale ter em mente que algumas das abadias cobram uma taxa de entrada e possuem horários diferentes de visitação. Mas já que estamos falando de Minas Gerais é impossível passar por lá e não conhecer a Mina da Passagem. O local é um pouco estreito e por isso não é indicado aos claustrofóbicos. Com essa exceção, coloque o capacete, respeite a natureza do local e curta cada detalhe. Boa viagem!

 Ouro Preto - MG

 Cachoeira Veu Da Noiva em Penedo

 Palácio de Cristal

Toninho Vieira

 Muitas cachoeiras são atrações no passeiro rural

 Cristo Redentor e miniteleférico

This article is from: