Page 1

1


2019 Nova Grand Carnival 2019:

Espaço para 8 pessoas. Portas laterais corrediças e automáticas.

Detector de ponto cego (BSD). Freio de estacionamento eletrônico e assistente de partida em aclive.

Carregador de celular wireless.

Declaração de Consumo de Combustível em conformidade com a Portaria Inmetro nº 010/2012.

26 2

Trânsito seguro: eu faço a diferença.


Porta-malas automático sensível a presença.

kia.com.br • 0800 77 11011

tecnologia, design e espaço de sobra.

Câmbio automático de 6 velocidades. Motor 3.3 L, V6, com 270 cv.

Teto solar duplo panorâmico. Air bags frontais, laterais e de cortina.

3


Não deixe o seu patrimônio nas mãos do acaso. Todos os tipos de seguro em um único lugar.

Você pode até encontrar seguros em vários outros lugares. Mas a parceria com as maiores seguradoras do Brasil, as opções de proteção para pessoa física ou jurídica e o atendimento transparente e 100% preparado, tudo ao mesmo tempo, é uma exclusividade nossa. Seguros para você

Seguros pra sua empresa

• Seguro Residencial • Seguro Auto • Seguro de Vida • Planos de Saúde • Seguro Auto Kia

• Planos de Saúde • Seguro Empresarial • Seguro Transporte • Seguro Frota

Encontre a proteção que mais combina com você!

Itu (Matriz) 11 4013-9200 Av. Dr. Octaviano P. Mendes, n.: 338 | Centro

Indaiatuba 11 3825-6600 Av. Presidente Kennedy, n.: 1289 | Cidade Nova

Salto 11 4602-7100 Av. Nove de Julho, n.: 913 | Centro

Sorocaba 15 3325-4444 Av. Doutor Eugênio Salerno, n.: 525 | Centro

4


Gênia

MINHA

FAMÍLIA EU ASSEGURO! www.gandiniseguros.com.br /GandiniSeguros

5


6


7


Voz do Síndico

As 10 obras e iniciativas que vão melhorar em muito as Terras de São José

A

segurança das Terras melhorou com a utilização de um drone que analisa o perímetro externo do residencial; o DAEE autorizou o desassoreamento de cinco lagos com início nas próximas semanas; a licitação para implantar grama sintética no campo de futebol society já foi concluída; estão em fase de compra os novos e modernos equipamentos para a renovação do playground e a duplicação da pista de acesso da Portaria Sul para desafogar a entrada de condôminos e visitantes também começará em breve. Essas são apenas algumas das inúmeras iniciativas que fazem com que o condomínio melhore continuamente para proporcionar aos moradores uma vida mais agradável e confortável, assim como para os convidados e os milhares de fornecedores e prestadores de serviços que tornam as Terras uma pequena cidade.

8

NOVO BOULEVARD As obras do novo restaurante estão adiantadas e sendo executadas a baixo custo, pois estamos utilizando mão de obra própria. Assim que for finalizada a primeira etapa de concretagem do piso será marcado um dia para que os interessados possam visitar a obra, examinar a planta e esclarecer dúvidas sobre esse novo espaço que irá valorizar ainda mais o condomínio e tornar mais agradáveis as refeições e os encontros de fim de tarde para o drink para um happy hour. O PONTO DE ENCONTRO PARA OS JOVENS Assim que o novo restaurante começar a funcionar, o Boulevard será repaginado. A ideia é criar um espaço para os jovens, que precisam de um cantinho para que possam se reunir, jogar conversa fora, assistir uma série ou simplesmente confraternizar.


Como a área do restaurante é grande, a Comissão confirmou que será montada uma sala do carteado, pois cada vez mais os moradores se reúnem para jogar. Também haverá um fraldário com toda a estrutura para os bebês e seus pais. NOVO EQUIPAMENTO PARA O PLAYGROUND Está prevista também a troca do principal equipamento do playground, que receberá escorregador, trepa-trepa, brinquedos de cordas, rampa e outros brinquedos. A licitação do equipamento levou em conta a segurança, pois a Sociedade de Ortopedia alertou para os acidentes em parquinhos, quando os brinquedos podem representar eventual risco para os pequenos. Já que o playground será remodelado, o quiosque da área também será reformado, pois é importante para mães e babás que precisam acompanhar a criançada. DESASSOREAMENTO DOS LAGOS O tão necessário desassoreamento de cinco dos lagos das Terras também deve começar em breve. Recentemente foi concluído o processo aberto junto ao DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, que autorizou a complicada obra de retirar dezenas de toneladas de lodo e terra que com o tempo reduziu os lagos. O processo será necessário em virtude do corte da mata ciliar que protege as margens dos córregos da região e propicia o assoreamento. O desassoreamento também é necessário para aumentar o armazenamento, pois os lagos são importantes para abastecer de água toda a área urbana de Itu e o nível está baixo. FACILIDADE DE ACESSO OTIMIZADA Outra situação que procuramos resolver é do fluxo de veículos. Embora os moradores consigam entrar com tranquilidade nas Terras, os visitantes e fornecedores esperam um tempo excessivo na fila para se credenciar e ter acesso ao condomínio. A primeira providência foi mudar a entrada e saída de jardineiros, domésticas e demais funcionários que trabalham nas casas perto do Golfe ou que moram na Cidade Nova (perto da Castelo Branco) e que passaram a usar a Portaria Sul. A segunda foi a experiência de direcionar a saída - no período da tarde - de todos os prestadores de serviços pela portaria Chapeuzinho Vermelho, reduzindo a fila que se formava na Cinderela. Já na parte da manhã, aos fornecedores e visitantes que chegam, assim que os veículos começam a se acumular, um funcionário da Portaria percorre a fila, agilizando o credenciamento, o que reduz o tempo de espera. DUPLICAÇÃO DA PISTA DE ENTRADA Além destas providências que não dependem de obras, será iniciada a duplicação da pista de entrada na Portaria Sul. O es-

paço será ampliado com a criação de uma nova faixa de acesso com o corte do talude à direita. É ação aparentemente simples, mas que precisa ser feita com cuidados especiais, pois terá que ser implementada sem que a Portaria seja desativada durante o período das obras. O DRONE SUBSTITUI A VIGILÂNCIA TERRESTRE As Terras aproveita também a nova tecnologia dos drones para reforçar a vigilância do perímetro externo do condomínio, tradicionalmente feito por vigilantes de automóvel, por um drone que é mais eficaz e econômico. O drone sobrevoa os limites das Terras com a capacidade de aproximação da imagem que é analisada online na sala de monitoramento comandada por funcionários treinados e credenciados. CONSULTORIA DE SEGURANÇA A compra do drone faz parte das recomendações da consultoria de segurança que foi contratada e que comprovou que as Terras é um residencial extremamente seguro, com baixíssimo nível de ocorrência. Mas, é claro, a segurança sempre pode ser melhorada. Está sendo estudada a substituição dos cartões de acesso para abertura das cancelas por leitura da impressão digital ou por senha numérica, pois o cartão de acesso pode ser roubado ou indevidamente usado por alguém que não é proprietário. Outra recomendação é o recadastramento dos prestadores de serviço de uma forma mais moderna. Ainda sobre a segurança foi trocada a empresa que operava as câmaras de vigilância, que serão mais modernas e cobriram uma área mais ampla e - também recomendação da Consultoria -, os vigilantes passaram por mais um curso de aperfeiçoamento e outro de primeiros socorros. MÓVEIS PARA O CAMPO NOVO A carência de móveis para as sedes dos campos de futebol, que nos levava a transportar mesas e cadeiras de um lugar para outro, dependendo do campo que estava em uso, também será resolvida. Um novo mobiliário foi adquirido para o campo novo e, também novas espreguiçadeiras para a sauna. O mobiliário que estava na sede do campo será levado para o campo da Capela, de forma definitiva. A administração das Terras tem procurado proporcionar cada vez mais um lugar especial para os condôminos e por isso as ações são muitas e simultâneas. A remodelação da sede do tênis - a médio prazo; a substituição da grama natural por sintética no campo do futebol society e o campeonato de ‘beach tênis’ são outros projetos da atual gestão e outras novidades também serão divulgadas no Jornal das Terras.

André Luis Jordão Magalhães Síndico do Terras de São José

9


Editorial

Uma edição mais do que especial Chegou mais uma edição especial da Revista Terras de São José que apresenta a todos o prazer e o amor de viver em um condomínio espetacular como é as Terras. Com uma infraestrutura digna dos principais residenciais do país por sua encantadora reserva natural, as Terras é um espaço que proporciona qualidade de vida e o bem-estar a todos que moram ou passam férias, projetadas com excelência e com uma visão de futuro pelo Grupo Senpar Terras. Relatar a vivência dos moradores nas complexas e belíssimas estruturas foi um dos desafios da nova edição com a matéria principal, que ficou realmente especial e com conteúdos exclusivos. A Revista, que cada vez mais se consolida como um conteúdo de qualidade do condomínio, é apreciada por moradores e um modelo de divulgação das ações da administração e também das empresas que prestam serviço. Além de um conteúdo especial das Terras sobre o prazer de viver no condomínio, a edição também apresenta conteúdos que se conectam com o estilo de vida dos moradores como dicas de viagem para os pais e avós sem esquecer as crianças, automobilismo, salão do automóvel, mercado náutico, além de depoimentos de moradores. E a Editora Merkattus destaca a confiança da atual administração para a produção de um conteúdo especial para a Revista Terras e ressalta também o enorme apoio dos condôminos para tal realização. Boa leitura e até a próxima edição!

Gabriel M. Barbosa Diretor da Editora Merkattus

Direção Editorial Gabriel Miloco Barbosa gabriel@editoram.com.br

Atendimento 11 2715-7609 / 11 97609-0808 comercial@editoram.com.br

Núbia Prevelatto nubia@editoram.com.br

Tiragem 3.500 exemplares

Jornalismo Rafael Paco - MTB 58911/SP jornalismo@editoram.com.br

Para Anunciar 11 2715-7609 11 9 7631-6336 comercial@editoram.com.br

Direção de Arte Cláudia Scavacini e Deborah Moraes arte@editoram.com.br

10

NOSSA CAPA Foto Pedro Mascovi

A reprodução total ou parcial da Revista Terras de São José somente será possível com autorização por escrito. As informações contidas nos anúncios são de total responsabilidade dos anunciantes, bem como os artigos são de responsabilidade de seus autores. A Revista Terras de São José não expressa nenhuma forma de opinião. Uma publicação

www.editoramerkattus.com.br

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


VITRINE D E C O R AT T O

p o r Nathália Carotti e Ana Ifanger

A Decoratto transforma o desejo de viver bem em realidade. Móveis com assinatura de grandes designers, objetos garimpados pelo mundo e um showroom com mais de 1.200m2, fazem parte dessa experiência. Conheça a Decoratto e descubra como a alta decoração combina com seus melhores momentos.

DECORATTOINDAIATUBA

• R. Humaitá, 873 | Centro | Indaiatuba | SP | T 19 3894 6688 |

19 99371 7173 • 11


Índice

14 Especial

O amor e o prazer de viver nas Terras

22 Gastronomia

União da modernidade e tradição no novo restaurante

24 Memória do Esporte

Relembra a visita da melhor tenista brasileira da história

26 Hotelaria

Inaugurado o Novotel Golf & Resort Itu

28 Automobilismo

Os principais lançamentos do mercado automotor

34 Setor Náutico

O potencial do mercado e a SP Boat Show

36 Hora de viajar

O mundo mágico da Disney World nos EUA

40 Meio ambiente

Parceria nas ações de preservação ambientais

42 Família Terras

Uma história de carinho com as Terras

44 Viagem

Momento de apreciar os melhores vinhos do mundo

48 Cultura

Confira a melhor programação para você e sua família

52 Aconteceu

Acompanhe as ações da gestão do condomínio

56 Social

Fique por dentro dos principais eventos das Terras

12


13


Especial

O Amor pelas Terras UM LUGAR QUE REÚNE MODERNIDADE E O CLIMA DE INTERIOR COM UMA NATUREZA GENUINAMENTE BRASILEIRA

14


V

iver em um lugar rodeado por natureza com o clima interiorano e ao mesmo tempo ter acesso a uma estrutura de atendimento e serviços com o nível da capital paulista - até comparado as capitais europeias - é possível somente no residencial Terras de São José, chamado simplesmente de “Terras”. Considerado um dos principais condomínios do interior paulista, as Terras de São José se caracteriza pela tranquilidade, segurança e também harmonia entre os moradores e proprietários de casas de veraneio desde 1975, quando o empreendimento foi implantado. Com 995 lotes, sendo 700 casas, o condomínio soma 175 alqueires de área com 4,2 milhões de m2 de mata nati-

va, sempre preservando a natureza. A infraestrutura impressiona assim como a manutenção realizada pelas equipes coordenadas pela gestão do condomínio. Ao todo são 20 quadras de tênis, hípica com 50 baias, 3 campos de futebol, 1 quadra poliesportiva, 2 quadras de vôlei de areia, parquinho infantil, pista de cooper, heliponto, capela e campo de golfe, além da estrutura de atendimento como lanchonete, restaurante e loja de conveniência. Viver em um ambiente agradável como as Terras proporciona uma qualidade de vida mais saudável e que possibilita recarregar as energias para enfrentar o dia a dia de trabalho na capital paulista.

15


Especial

O prazer de viver nas Terras Quem é que não sonha em morar em uma casa dentro de um condomínio de excelência? Diferenciado pela estrutura e localização, as Terras de São José surpreende os moradores mais exigentes, independentemente da idade e do objetivo de vida. Se há alguma dúvida se este tipo de local para se viver é a escolha certa para as famílias, existem motivos relacionados à infraestrutura que provam seus maiores benefícios e diferenciais das Terras, um lugar onde os moradores têm o prazer de viver em meio a natureza. Por se tratar de um empreendimento que já atingiu os

16

40 anos de existência, o condomínio não perdeu o seu encanto por estar envolto a natureza mesmo tão próximo ao centro de Itu, uma cidade histórica de riquezas belíssimas. As Terras é um dos principais condomínios do Estado de São Paulo por manter a tradição do interior paulista com o cheirinho de terra molhada ao som dos passarinhos nas manhãs ensolaradas aliada a modernidade da capital com a tecnologia a favor da segurança e infraestrutura: “viver junto a natureza diariamente é especial. Mais de 70% das Terras é rodeada por áreas verdes e isso torna o ar mais puro”, comentou Salim Cury, um dos primeiros moradores das Terras.


R O T E I R O S

gvtngroup.com

PERSONALIZADOS PARA VOCÊ

Há mais de 20 anos, a GVTN cuida dos viajantes que querem explorar com segurança, conforto e exclusividade as maravilhas do Mundo.

Nós temos roteiros apaixonantes e uma equipe especializada pronta para montar a viagem dos seus sonhos. Planejamos roteiros exclusivos e especialmente criados de acordo com os seus interesses e expectativas. O destino pode ser nacional ou internacional, quem decide é você. Embarque com a GVTN e vivencie experiências únicas. SIGA A GENTE:

@gvtn_experience

TELEFONE: Brasil:

MANDE UM EMAIL: queroviajar@gvtngroup.com

+55(11) 4022-7100 Portugal: +351 211 582 195

UMA EMPRESA DO GRUPO

gvtngroup.com

17


Especial

Amantes dos esportes de todas as idades Praticar esportes de diferentes modalidades e com uma infraestrutura de primeiro mundo também se destaca nas Terras de São José. Com uma estrutura impecável nas modalidades de tênis de campo, futebol society, quadras poliesportivas, hípica e complexo de golfe à disposição de todos os moradores das Terras, as áreas esportivas são as favoritas daqueles que buscam mais qualidade de vida para a família. Todo o espaço esportivo é utilizado por todas as gerações residentes no condomínio: “pratico tênis todos os finais de semana e venho de bike até as quadras. O

18

condomínio é estruturado e propicia a prática esportiva, o que gera qualidade de vida”, destaca Ricardo Malucelli, de apenas 15 anos. Um dos destaques apontados pelos moradores é a qualidade das áreas esportivas integradas a natureza com a pista de cooper, propiciando um ar mais puro em comparação a capital paulista. Essa possibilidade só é possível quando o empreendimento é pensado de forma planejada e organizada, como foi a Terras de São José, um condomínio implementado com visão de futuro.


A natureza presente a todo momento Caminhar pelas alamedas das Terras de São José se torna um grande prazer e uma oportunidade incomparável de aproveitar a natureza, fato que infelizmente não acontece nas grandes metrópoles brasileiras em virtude da industrialização. A extensa área verde, mais de 4 milhões de m2 de mata ativa, exerce uma influência muito importante na fauna e flora. Destacamos os principais valores que a arborização agrega ao estilo de vida dos condôminos. A regulação da temperatura é um dos benefícios, pois as plantas possuem a habilidade de liberar gotículas de água a partir da respiração. Isso favorece a temperatura em dias muito quentes, quebrando a sensação térmica e fornecendo mais frescor. Outra vantagem é que as árvores também

bloqueiam os raios ultravioletas do sol e a própria sombra garante proteção contra os efeitos negativos que os raios solares provocam no corpo humano. A presença de áreas verdes favorece a qualidade do ar e fornece uma respiração mais limpa aos moradores, quebrando o excesso de CO² que as atividades humanas liberam. Além de todos os benefícios, a contribuição ao meio ambiente é essencial. Quem não gosta de aproveitar as áreas comuns do residencial no tempo livre? E de se sentir orgulhoso do lugar em que mora quando recebe visitas e familiares? Um condomínio bonito faz bem para a própria autoestima dos moradores, sendo a área verde favorável para valorizar o visual e ornamentar o ambiente.

19


Especial

Segurança aliada a tecnologia

Morar em um condomínio de alto padrão fora da capital paulista como as Terras de São José é um desejo de muitos, pois sua administração preza e está atenta a pontos que são extremamente valorizados pelos moradores, como o planejamento e segurança. Com equipe profissional e altamente capacitada, a segurança do condomínio é levada a sério por todos os envolvidos. Tecnologias como câmeras de segurança e portarias com controle de acesso 24 horas por dia deixam as famílias muito mais tranquilas para andarem pelo condomínio a qualquer dia, qualquer hora, sem que haja qualquer preocupação.

Momento de meditação e espiritualidade As Terras de São José possui características ímpares. Além de toda a sua infraestrutura, as Terras também conta com uma capela. O local, arborizado e com um clima de tranquilidade, transmite paz e propicia um momento de oração e espiritualidade. Localizada próxima ao heliponto, a capela é o espaço ideal para meditação, independente da religião, pois é

20

relativamente afastada e tem o silêncio como característica principal. Às vezes, com a agitação no dia a dia, o espaço da capela pode ser a ideal para reduzir o estresse e a ansiedade fortalecendo o sistema nervoso e imunológico, melhora a memória, a autoestima e aumenta a capacidade de concentração.


www.gandinihotel.com.br

O Gandini Hotel, localizado na cidade histórica de Itu, a 96Km de São Paulo e 47Km de Campinas, é o local ideal para quaisquer necessidades de sua empresa, seja para fazer negócios, apresentar palestras, aproveitar seus finais de semana ou férias. Tudo isso num ambiente calmo, saudável e com opções de lazer.

Desfrute da estrutura completa: Piscina | Jacuzzi Aquecida | Fitness Center | Sala de Jogos | Restaurante | Eventos Certificado de excelência do TripAdvisor por quatro anos consecutivos

11

Outros serviços: Dia da Noiva | Sala de Reunião | Café da Manha Completo | Almoço e Jantar Executivo

4024-9700

reservas@gandinihotel.com.br R. Argemiro S. D’elboux, 120 - Altos da Vila Nova - Itu/SP

21


Gastronomia

Novo restaurante das Terras unirá tradição com modernidade

U

m espaço se tornará ponto de encontro dos moradores das Terras de São José. Trata-se do novo restaurante do residencial que terá um conceito moderno e ao mesmo tempo manterá as tradições ituanas. Com uma estrutura especial tendo como destaque um boulevard, o novo empreendimento, foi projetado pelo arquiteto Cristiano Ribeiro, enquanto o projeto 3D é de responsabilidade do arquiteto Renan Mendes. O novo empreendimento atenderá a todos os públicos

22

das Terras de São José, desde os jovens até a velha guarda que curte aproveitar a noite com os amigos e família tomando um vinho especial, já que o espaço terá uma adega de vinhos diferenciada. O layout contemporâneo manterá o estilo das Terras com um paisagismo ousado, assim como uma iluminação diferenciada e moderna para valorizar o espaço. A expectativa da atual gestão é concluir as obras do novo restaurante, aprovado em assembleia, no início de 2019.


23


Memória do Esporte

Maria Esther Bueno comandou clínica de tênis nas Terras

O

momento em que Maria Esther Bueno, a ‘Bailarina do Tênis’, maior tenista brasileira – 19 títulos de Grand Slam - deixou definitivamente as quadras, quando faleceu no último mês de junho. Os tenistas das Terras de São José relembram o encontro com a melhor tenista brasileira numa clínica que ela dirigiu aqui, numa quadra rápida, em 1982. A saudade é maior para Arlete Cury, que ganhou o torneio interno promovido em outubro daquele ano e que recebeu o troféu das mãos de Maria Esther, que ainda hoje fica em destaque entre todas as glórias de sua vida esportiva: “Maria Esther era muito amiga de uma moradora das Terras, Silvia Book”, conta Arlete. Ambas jogavam no Clube Harmonia, em São Paulo, e Maria Esther, que sempre foi muito simples e modesta, aceitou o convite para vir fazer uma demonstração e uma clínica para os poucos tenistas, todos amadores, que jogavam nas Terras. Maria Esther fez a demonstração, que deixou todo mundo de queixo caído e depois, com imensa paciência ensinou alguns golpes, orientou os tenistas, corrigiu defeitos e acompanhou o torneio que os moradores disputavam. Quando o torneio terminou, é claro que foi Maria Esther

24

quem entregou os prêmios e posou para fotografias com os “atletas” das Terras: “Eram quadras duras, de cimento, numa época em que a grande novidade que se anunciava eram as primeiras quadras de grama – e a nossa tinha acabado de ser feita onde hoje é o conjunto de quadras das Terras. E as quadras mais usadas ficavam perto do Jurassic Park, ao lado de um quiosque que também já não existe mais”, relembra Arlete. Nessas quadras, Arlete tinha sua ‘escolinha’ de tênis, nas quais ensinava as técnicas do esporte para a garotada que com o tempo foi crescendo e tornando o tênis um dos esportes mais praticados no condomínio. O orgulho dos tenistas das Terras ao receber Maria Esther se explica. Afinal, ela foi uma das raras tenistas a conquistar títulos em três décadas diferentes, na década de 1950, na de 1960 e na de 1970 e, considerada a maior atleta feminina brasileira de todos os tempos, foi a primeira a fazer o nome do Brasil brilhar nas quadras internacionais. Eleita a melhor tenista do século XX na América Latina, Maria Esther ocupava o 38º lugar no ‘ranking’ do Tennis Channel, que listou os 100 melhores tenistas da história. Ela ganhou os torneios individuais de Forest Hills (hoje US Open) de 1959, 1963, 1964 e 1966, os de duplas de 1960, 1962 e 1968. Ao todo, venceu 19 torneios do Grand Slam e a Federação Internacional de Tênis a colocou como a primeira do mundo na categoria individual feminina, em 1959 e também para o International Tennis Hall of Fame ela foi a melhor do mundo, após ganhar em Wimbledon e no U.S. Open, em 1966. Em 1960, tornou-se a primeira mulher a ganhar o chamado Grand Slam de tênis, ou seja, a conquistar os 4 Grand Slams jogando em duplas num mesmo ano (3 com Darlene Hard e 1 com Christine Truman Janes). Maria Esther faleceu aos 78 anos no dia 8 de junho e levou para o túmulo uma única mágoa, não ter representado o Brasil nos Jogos Olímpicos. É que na década de 1930 o tênis deixou de ser esporte olímpico e só voltou às Olimpíadas em 1996, tarde demais para a ‘Bailarina do Tênis’, apelido que ganhou por causa da nobreza e elegância do seu estilo. Colaboração: Luiz Roberto de Souza Queiroz


CONDOMÍNIOS Urbanos Industriais

Rurais

Credibilidade se conquista com dedicação, respeito e seriedade

11 4023 2000 | 11 99936 4343

baroniimoveis.com.br 25


Hotelaria

Design inovador é a marca do Novotel Golf & Resort Itu LOCALIZADO NO COMPLEXO TERRAS DE SÃO JOSÉ, UM DOS MAIORES CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS DE LUXO DA CIDADE DO INTERIOR PAULISTANO, O HOTEL OFERECE ATRAÇÕES PARA TODA A FAMÍLIA

A

cerca de 90 quilômetros de São Paulo, a AccorHotels inaugura o Novotel Golf & Resort Itu, primeiro resort da categoria midscale na América do Sul. Com atrativos como bares e restaurantes abertos ao público, piscina, spa, parque aquático (abertura em breve) e campo de golf, o complexo é o primeiro empreendimento deste porte na região. Além disso, o Novotel Golf & Resort Itu oferece design inovador e um espaço para eventos corporativos e sociais que possui entrada lateral. Na chegada, o hóspede é surpreendido por uma ampla recepção, com pé direito de 7 metros de altura e um lounge acolhedor com vista privilegiada para a enorme piscina de 700m³, para a quadra de tênis e para o campo de futebol. O projeto arquitetônico é de responsabilidade do escritório Aflalo Gasperini Arquitetos. Já o projeto de interiores ficou a cargo da empresa Michaelis Arquitetos. Com investimento de mais de 200 milhões de reais, realizado

26

pela SENPAR e pela Incorporadora Praias, a construção do complexo foi realizada em pouco mais de 40 meses, utilizando-se do que há de mais moderno na estrutura de construção e técnicas de sustentabilidade - um dos diferenciais do projeto. “Foram inseridos 200 painéis solares que aquecem diariamente 20 mil litros de água responsáveis pelo abastecimento dos chuveiros, lavatórios e áreas comuns. Além disso, em toda a iluminação foram utilizadas lâmpadas de LED e o ar condicionado foi projetado para gerar economia de energia”, explica Carlos Jacobina, gerente geral do Novotel Golf & Resort Itu. Alinhando a tradição histórica da cidade de Itu com a vasta área construída de 33.211,91 mil m², o Novotel possui 343 acomodações em três categorias: superior, family e suítes, sendo que cada quarto apresenta um estilo diferente de decoração, proporcionando experiências únicas para os hóspedes. Um dos principais atrativos do hotel, o Gourmet Bar apresenta um menu especializado em tapas e vinhos, uma tradição


espanhola, com opções gastronômicas em pequenas porções acompanhando bebidas. Além disso, o bar também trabalhará com mixologia, arte da criação de coquetéis, que oferecerá a cada dia um drink diferente por R$ 24,00. O Novotel Itu dispõe, ainda, do restaurante RARO, com capacidade para 360 pessoas e que pode ser dividido em até três ambientes, o que possibilita a realização de eventos simultaneamente, além de oferecer duas show kitchens, por meio das quais os clientes poderão assistir aos chefs preparando massas, carnes, omeletes e crepes, entre outros pratos quentes. Um terceiro bar, chamado Deck Bar, atende a piscina durante o dia e, à noite, oferece petiscos deliciosos aos hóspedes. Já para o café da manhã, o cardápio oferece uma ampla variedade de opções, que inclui itens tradicionais (pães, frios, iogurtes, leite, etc.) nas versões light, diet e sem lactose, além de omeletes, crepes, tapiocas, dentre outros pratos quentes e frios, a R$ 45,00 por pessoa. É importante ressaltar que todos os restaurantes e bares estão abertos tanto para hóspedes quanto para moradores locais que tiverem interesse em desfrutar uma boa gastronomia. O Novotel Itu está localizado dentro do Condomínio Terras de São José, conhecido tradicionalmente pelas casas de alto padrão e o campo de golfe profissional, um dos cinco melhores do país, que recebe em média 9.000 golfistas por ano e poderá ser utilizado pelos hóspedes. Por ali, encontra-se também a única unidade da América Latina da Jack Nicklaus Academy Of Golf, ao lado do Centro hípico Terras de São José. No resort, as opções de lazer são diferenciadas para a região: piscina, fitness center, saunas seca e úmida, SPA L’Occitane, sala de jogos, playground, além do espaço Family Novotel com brin-

quedoteca, campo de futebol e quadras de tênis, sempre com monitores disponíveis até às 22h. Para o corporativo, o centro de convenções do Novotel Resort é o único na região, oferecendo ampla área para eventos com 17 salas de convenção que podem receber até 1.200 pessoas e oferecem subdivisão entre elas. Todo o espaço é equipado com ar condicionado, cortinas estilo blackout, internet de alta velocidade e equipamentos para apresentação. Além disso, o hotel apresenta oportunidades para eventos sociais, como casamentos e festas, que podem ser adaptadas para diferentes cerimônias e quantidade de pessoas. “Estamos felizes em abrir mais um Novotel e, desta vez, com formato único, tanto para a região quanto para a cidade de Itu. A localização é privilegiada, próxima a aeroportos e oferece tranquilidade e conforto para as famílias ou executivos que viajam a trabalho”, ressalta Olivier Hick, vice-presidente executivo de operações do segmento de midscale AccorHotels na América do Sul. Até janeiro de 2019, o Novotel Golf & Resort programa o lançamento de um moderno parque aquático que atenderá a todos os seus hóspedes. Toboáguas, piscinas, brinquedos aquáticos e ofurôs vão oferecer ainda mais entretenimento e experiências inesquecíveis para os clientes. Os hotéis da marca Novotel são reconhecidos por sua hospedagem com foco familiar, que inclui acomodação gratuita e café da manhã para até 2 crianças menores de 16 anos hospedadas no mesmo quarto que os pais ou 50% de desconto em um segundo quarto conjugado, check-out tardio aos domingos, welcome gift com presentes de boas-vindas para as crianças, parcerias com filmes e áreas de recreação infantil com monitores.

27


Automobilismo

30º Salão Internacional do Automóvel - SP | Novembro

D

esde a sua concepção, os carros são paixões arrebatadoras, objetos de desejo e companheiros que nos movem e nos conectam na realização de muitos sonhos. Em sua 30ª edição, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os dias 8 e 18 de novembro, inspira a conexão das pessoas com suas grandes paixões, movendo-as em direção ao ápice de suas experiências novas, únicas, ousadas e clássicas. Um espetáculo em entretenimento além da exposição. O Salão é considerado o 4º maior do mundo e um dos mais importantes eventos

28

na economia brasileira. Um evento que movimenta mais de R$ 320 milhões na cidade de São Paulo e gera mais de 30.000 empregos diretos e indiretos. O Salão do Automóvel 2018 reúne as principais marcas mundiais de veículos, promovendo um grande encontro de interatividade com seus fãs e conectando as pessoas ao ápice da experiência automobilística. Supercarros, lançamentos, test-drives, demonstrações, atrações de entretenimento movimentarão o São Paulo Expo em novembro.


LANÇAMENTOS AUTOMOTIVOS Kia Sportage 2019

As novidades visuais podem ser mínimas, mas o modelo 2019 do Kia Sportage apresenta uma versão híbrida diesel/eletricidade, a Eco Dynamics, que combina um motor de 2,0 litros a um elétrico em sistema de 48 volts. Também novo é o turbodiesel de 1,6 litro com 113 ou 134 cv, que substitui o antigo 1,7 com menores emissões. A Kia Sportage agora oferece controlador de distância à frente com função para-anda, monitor de atenção do condutor e câmeras ao redor para estacionar. O sistema de áudio ganha novas telas de 7 e 8 pol.

AUDI A7 A renovação da linha Audi continua no segundo semestre. A nova geração do A7 é uma das novidades – talvez a mais tecnológica delas seja a que permite que o motorista estacione o carro pelo smartphone. O A7 será vendido com motor V6 a gasolina. A unidade de 3 litros entrega 340 cavalos, e faz com que o cupê acelere de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, com máxima limitada em 250 km/h.

BMW X2 O lançamento chega pouco tempo depois da chegada do modelo na Europa e nos Estados Unidos. O X2 é o menor crossover da marca alemã, e deve chegar ao Brasil com motor 2.0 de 192 cv – ainda há 2 opções a diesel, de 190 ou 231 cv. O X2 é pouco maior do que um Honda HR-V (4,30 metros). São 4,36 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos e 1,82 m de largura. No porta-malas vão 470 litros. Com estas medidas, o X2 passa a ser o menor crossover da gama da BMW.

29


Automobilismo

Ford Mustang Após alguns anos de espera, finalmente o Mustang foi confirmado para o Brasil. Importado na versão GT, tem motor V8 5.0 aspirado de 466 cv e câmbio automático de 10 marchas. Contra o Camaro, fará uma das brigas mais aguardadas para 2018. O muscle car já pode ser reservado, com preço de R$ 299.900.

Porsche Cayenne O SUV alemão ganhou nova geração e, como um dos Porsche mais vendidos do Brasil, alternando com o Macan na primeira posição, não poderia deixar de ser trazido para cá. Agora, ficou mais espaçoso, potente e leve, além receber um estilo que puxa mais para o 911 do que nunca. A versão híbrida também é esperada.

Lamborghini Urus Não tinha como esperar menos do SUV da Lamborghini. O Urus foi finalmente revelado e é um monstro, assim como os esportivos da marca. Entrega 650 cv em um motor 4.0 V8 biturbo e interior luxuoso para quatro ocupantes. Pelas mãos de importadora independente, deve chegar ao Brasil na época do Salão de São Paulo, em novembro.

30


A MELHOR EXPERIÊNCIA EM BARBEARIA A barbearia mais especial de Jundiaí e Itupeva acaba de chegar em Itu. Profissionais treinados e qualificados, ambiente agradável com total limpeza e higiene, cortesias especiais e muito mais! Tudo na comodidade e conveniência do Plaza Shopping Itu. LIGUE (11) 2715-0411 E AGENDE SEU HORÁRIO!

/barbeariadovava

www.barbeariadovava.com.br

Plaza Shopping Itu - Piso 2 - Itu - SP - Fone: (11) 2715-0411

31


Automobilismo

MercedesBenz Classe X A picape média da Mercedes aguarda apenas o início da produção na Argentina para chegar ao Brasil. Dividindo plataforma com a Nissan Frontier e Renault Alaskan, se posicionará em uma linha superior do segmento, com preços, acabamento e equipamentos mais premium. Terá inclusive uma versão V6 a diesel exclusiva para ela, além das 2.3 diesel também oferecidas nas irmãs de projeto.

O novo Jeep Renegade A principal novidade da Jeep para o Brasil neste ano será o Renegade 2019, versão reestilizada do SUV compacto. O utilitário irá manter o 1.8 E.torQ. O Renegade 2019 terá o mesmo desenho do modelo europeu. Os faróis recebem iluminação em LED em sua borda, novo para-choque dianteiro e grade frontal com entradas de ar mais largas. Na traseira, a novidade é o lanterna em LED com novo desenho interno, que passa a impressão de ser 3D.

Jaguar E-Pace

O irmão menor do F-Pace já foi confirmado para o Brasil e tem até preços. Custa de R$ 195.400 a R$ 278.080, sempre com motor 2.0 turbo a gasolina (249 cv ou 300 cv, dependendo da versão) e câmbio de 9 marchas. Ele já pode ser encomendado, mas as entregas acontecem apenas no segundo semestre.

32


33


Setor Náutico

O potencial do mercado náutico

A

trativos não faltam para curtir um fim de semana ou fazer uma viagem a bordo de um veleiro confortável. Com um enorme potencial para navegação de norte a sul, uma costa belíssima e com inúmeros locais de belezas naturais esplêndidas, além de vias interiores que podem ser utilizadas durante todos os meses do ano com um clima agradável, o mercado náutico tem registrado um crescimento destacado, mesmo com a instabilidade da economia brasileira. Com um público amante da navegação, as Terras de São José possui profissionais envolvidos no mercado com experiência destacada como Jorge Camasmie, que atua no setor náutico desde a década de 80 e é proprietário da Master Marine, além do capitão Ricardo Demasi, residente nas Terras, que possui uma estrutura de charter à disposição dos clientes para um passeio inesquecível, além de José Luiz Gandini que atualmente é o Comodoro do Yacht Clube de Ilha Bela. De acordo com profissionais especializados no segmento, o mercado náutico brasileiro começou a apresentar sinais de melhora animando empresários do setor já no segundo semestre do ano passado. O mercado náutico vinha sentindo uma forte queda desde 2013 e três anos depois o número voltou a sofrer uma redu-

34

ção. Já no ano passado mais de 1.200 novas lanchas foram colocadas no mercado que retomou o crescimento. Um dado interessante é que para cada embarcação registrada, 3,5 habilitações náuticas são liberadas. Em 2017 cerca de 50 mil habilitações de amadores foram emitidas pela Marinha do Brasil - número também menor que em 2012, que foi de 104 mil habilitações para todas as categorias de amadores. Essa realidade se atribui à economia, mas também outros fatores como a segurança e à falta de campanhas para trazer novos consumidores ao setor. Um dos termômetros que confirma o cenário positivo é o aumento de produção e vendas divulgado por estaleiros nacionais e internacionais. Somente no último salão náutico brasileiro em 2017, o São Paulo Boat Show, mais de 300 embarcações foram comercializadas, conforme informado pela organização do evento, o que tem refletido, por exemplo, na procura por vagas em marinas. A Marina Itajaí, localizada no litoral norte catarinense, teve um aumento de 15% de ocupação nos últimos 4 meses tanto em vagas secas quanto molhadas, para guardar embarcações de várias dimensões, de motos aquáticas, lanchas a iates acima de 100 pés. Com este cenário de crescimento, a resposta é apenas uma. É


preciso informar cada vez mais os novos consumidores, no teor explicativo e prático, sobre valores e a facilidade de ter um barco, aproximando-os por meio da informação, atrações e melhorando a prestação de serviços para quem já faz parte do mercado. Uma boa dica para quem ainda não tem uma embarcação, mas gosta do mar é de fazer pesquisas de preço e também começar alugando um barco (charter) e experimentando a sensação, seja com amigos por um dia, ou um passeio em algumas ilhas mais próximas.

SÃO PAULO BOAT SHOW 2018 EM SETEMBRO Para aproveitar a retomada do crescimento naútico nada melhor que um evento com todas as novas novidades para fazer a escolha certa e entender todo o funcionamento do mercado. Considerado o maior Salão Náutico Indoor da América Latina, o São Paulo Boat Show reunirá a maior variedade de lançamentos de lanchas, jets, infláveis e caiaques, motores e equipamentos e uma gama completa de produtos ligados ao universo náutico. O evento acontecerá na São Paulo Expo entre os dias 27 de setembro e 2 outubro. Os 19 anos de tradição e a regulamentação do São Paulo Boat Show junto à Acobar (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos) proporcionam toda a segurança e o conforto que você e sua família precisam na hora de escolher a sua embarcação. Eventos adicionais - O maior evento de mergulho da América Latina, pelo quarto ano consecutivo, acontece junto ao São Paulo Boat Show, no São Paulo Expo. Com o principal objetivo de promover e movimentar a indústria do mergulho recreativo, apresentando tendências, notícias, equipamentos, serviços e dicas a todos os visitantes e entusiastas.

Este ano, além das palestras e do Mega Tanque Discover Scuba Diving com 47 mil litros, onde o visitante poderá vivenciar o mergulho pela primeira vez, o PADI Dive Festival apresenta o Oceanário itinerante, um espaço onde todos poderão conhecer a diversidade marinha e também tudo o que os nossos mares escondem sob as águas, em projeção 180°. E exclusividade e requinte marcam presença no palco de grandes e renomadas marcas, o Espaço dos Desejos, onde os apreciadores do mercado de luxo poderão conhecer os lançamentos mais cobiçados e desejados do momento. Tudo sobre o São Paulo Boat Show pode ser encontrado no site do evento www.saopauloboatshow.com.br Ação especial - O melhor job do Brasil. Como funciona? Durante 15 dias, o escolhido fará parte da equipe e poderá explorar o São Paulo Boat Show 2018 em cada detalhe, com entrada privilegiada em todas as embarcações expostas. A missão do sortudo será a de mostrar todas as curiosidades do maior evento náutico da América Latina com um olhar diferenciado, e publicar suas experiências no Instagram da Revista Náutica. O premiado poderá degustar de um Yacht Day para curtir e registrar momentos de sonho em um dia inesquecível a bordo de uma embarcação destaque do salão náutico paulista. Para se inscrever não é necessário ter experiência em náutica. Basta enviar um vídeo para convencer a organização do Boat Show de que você pode ser a pessoa escolhida. Só serão aceitos vídeos enviados no Instagram da Revista Náutica @revistanautica ou marcados com a hashtag #melhorjobdobrasil até o dia 9. Acesso - E quem reside nas Terras e gostaria de comparecer no evento pode acessar o site www.mastermarine.com.br e contatar Jorge Casmamie.

35


Hora de viajar

A magia da Disney pelo mundo

36


M

agia. Este é o significado dos parques da Walt Disney World, em Orlando, nos Estados Unidos; em Paris, na França ou até mesmo em Shangai, na China, além da California (EUA), Tóquio (Japão) e Hong Kong. O destino é o preferido das crianças e ousamos a dizer que não somente das crianças, pois os parques possuem atrações para todas as idades com a magia que encanta e agita o imaginário dos visitantes. Quando pensamos na Disney nos Estados Unidos, as opções são inúmeras para hospedagem, mas os resorts que integram o complexo possibilitam um passeio especial, com a imersão completa no mundo da Disney. Dos 10 parques temáticos mais visitados do mundo, 4 são “Disneylândias”, inclusive os 3 primeiros colocados da lista. Só em Orlando, na Flórida, o parque recebeu mais de 20 milhões de visitantes no último ano. Além dos Estados Unidos, a nova Disney de Shangai é o recente destino que une um país em franca ascensão com a magia. Os números são impressionantes mesmo para padrões chineses: 5,5 bilhões de dólares investidos, 100 mil pessoas envolvidas na construção do projeto, 7 quilômetros quadrados de área e 10 mil colaboradores.

O Magic Kingdom de Shanghai pode ter um pouco de sotaque mandarim, mas não se enganem: a nova Disney é tão fiel à Disneylândia original quanto suas irmãs mais velhas. A mesma fórmula “mágica” de sucesso que há 60 anos atrai visitantes de todo o mundo para o parque de Los Angeles, Orlando e Paris que agora encanta milhões de chineses. E a magia parisiense também encanta a Europa. Com parques no padrão “Walt Disney World”, Paris reúne o clássico e o charme de uma cidade europeia com a moda e gastronomia como destaques com a diversão com o Mickey, tornando-se um passeio para toda a família.

Dicas de Hoteis - Orlando (EUA) • Four Seasons Resort Orlando at Walt Disney World Resort • Waldorf Astoria Orlando • The Ritz-Carlton Orlando, Grande Lakes • Villas of Grand Cypress • Arnold Palmer’s Bay Hill Club & Lodge

37


38


39


Meio ambiente

Parceria de sucesso em prol da saúde ambiental

A

parceria entre o condomínio Terras, a Prefeitura de Itu e a Guarany Indústria já garante resultados positivos no combate ao Aedes Aegypti no condomínio. Com o crescente aumento de endemias ocasionadas com a proliferação de vetores em centros urbanos, a Guarany, empresa especializada em tecnologia de aplicação, disponibiliza soluções ecoeficientes e altamente eficazes para condomínios residenciais. Prova da união entre iniciativa pública e privada garantiu resultados positivos para o Condomínio Terras de São José, preocupado com ao controle dos vetores responsá-

40

veis pelo desenvolvimento de diversas doenças. Sabe-se que condomínios residenciais são locais muito propícios ao desenvolvimento de larvas de mosquitos entre outras pragas urbanas. E, diante de uma população com mais de 3 mil moradores flutuantes (o que aumenta a possibilidade de exportação de vetores endêmicos) e localizado em uma área de 175 alqueires, o Condomínio Terras de São José representa aproximadamente 20% da área urbana de Itu, assim, a Prefeitura Municipal entendeu que a parceria público-privada poderia representar um grande benefício para a região no que se refere o controle de ve-


tores e se propôs a participar de um projeto. A Guarany é a única empresa brasileira a participar do GCDPP (Grupo organizado pela Organização Mundial da Saúde - OMS), formado por fabricantes de equipamentos e produtos químicos, agências governamentais / não-governamentais, organizações regionais / internacionais, universidades e institutos de pesquisas com o objetivo de estabelecer as diretrizes da aplicação de produtos domissanitários para o controle de endemias. Projeto - A parceria estabelecida foi organizada da seguinte forma: Os técnicos do município promoveram um treinamento sobre uso dos produtos químicos e formas de aplicação, a empresa Guarany procedeu as orientações sobre os equipamentos e o condomínio contratou um engenheiro agrônomo para ser o responsável técnico. Com investimento aproximado de R$ 40 mil, o projeto contemplou a criação de uma brigada composta por funcionários do condomínio, onde foi adquirido um kit básico de equipamentos Guarany composto por diversos produtos dentre eles, o Nebulizador Veicular. O Terras de São José teve apoio técnico da Prefeitura e da Guarany para a realização de um plano de controle eficaz. A equipe formada fez uma avaliação do mapa geográfico do condomínio onde desenvolveu o plano de ação envolvendo a capacitação sobre as técnicas de aplicação, manutenção e uso correto dos produtos. As vantagens são oferecer ao condomínio maior rapidez para o controle satisfatório, disponibilidade do equipamento 24 horas por dia e melhor autonomia de trabalho. Esses equipamentos também permitem realizar outras atividades como aplicação de produtos aromatizantes em locais de atividades coletivas e intervenção rápida em no caso do surgimento de pequenos focos de incêndios. Para André Magalhães, atual síndico das Terras de São José, desde o início do projeto o sucesso só foi alcançado e mantido graças ao correto treinamento dos envolvidos feitos por técnicos competentes e equipamentos eficientes. “Quando iniciaram as pulverizações mesmo no auge da epidemia da dengue, não foi registrado nenhum caso de contaminação do vírus no condômino, temos informações que em nosso entorno (em bairros próximos) houve mais de 100 casos”, descreve. Saúde em Dia - A partir do momento em que o condomínio resolveu realizar trabalhos com a finalidade de controle, somaram-se esforços para as atividades já re-

alizadas pela Prefeitura, melhorando assim os resultados para toda a coletividade: “Em 2015 houve uma grande epidemia na região onde aproximadamente 60 mil pessoas foram identificadas com dengue no município de Sorocaba, em Itu foram cerca de 2.500 casos confirmados subindo para 3.200 casos em 2016, correspondendo a um aumento de 22%. Nas Terras de São José não foi registrado nenhum caso de autoctonia, que é a transmissão quando ocorre dentro do mesmo local de moradia e na mesma cidade” explica Gilberto Lucena, biólogo e coordenador do Controle de Vetores – Itu/SP. Segundo Lucena o sucesso no Terras de São José foi graças ao programa feito casa a casa em conjunto com a equipe técnica formada por: funcionários do Terras, responsável técnico, prefeitura e Guarany nas áreas comuns do condomínio. Segundo Júlio Flávio, Assessor Comercial da Guarany, a soma de esforços foi muito positiva. “O grande benefício é o controle de vetores no condomínio, que já possui equipe treinada, equipamentos e um engenheiro agrônomo como responsável técnico, com máquinas que permitem fazer o controle dos vetores em seus mais diversos estágios de desenvolvimento. O Condomínio Terras de São José é uma referência para outros residenciais no Estado de São Paulo. A maioria dos condomínios horizontais está localizada dentro dos centros urbanos e promovem ações com a parceria público-privada, o que aumenta a eficiência no controle de vetores responsáveis pelas mais diversas endemias. Devemos também citar a importância do trabalho realizado pelas empresas de controle de pragas nesse segmento, onde muitas atuam nessa atividade em áreas intradomiciliares e de uso coletivo e os condomínios podem contar com a importante atuação desses profissionais”. Parceira - Com mais de 90 anos de atuação no mercado, A Guarany é uma empresa 100% brasileira, com cerca de 360 colaboradores, localizada na cidade de Itu. Exportando para mais de 60 países, consolidou-se no mercado internacional como um dos mais renomados fabricantes de máquinas para aplicação de defensivos agrícolas e de equipamentos, tanto para o combate aos vetores de endemias, como para combate a incêndios, em duas divisões de alta especialização. Além destas linhas, a Guarany se destaca no desenvolvimento de produtos para artesanato e tingimento industrial: corantes e auxiliares.

41


Família Terras

“Viver nas Terras é um prazer”

U

m dos primeiros compradores e moradores das Terras de São José. Há 40 anos residindo nas Terras, o empresário do ramo ceramista, Salim Pedro Cury Neto, 84 anos, casado com Arlete Cury, relembra como chegou às Terras e quão importante é morar num local que propicia tranquilidade, segurança e, além de

42

tudo o convívio com a natureza. Para Salim Cury, como é conhecido entre os amigos, viver nas Terras é um verdadeiro prazer: “É só ver como era e o como se transformou ao longo do tempo. Temos uma vida saudável e segura. Um lugar que propicia momentos inesquecíveis entre os amigos”.


Há 40 anos, Salim adquiriu um lote no empreendimento, logo que foi lançado pelo empresário Jacob Federmann: “Minha família é ituana e está enraizada na cidade há mais de 120 anos. Minha esposa, Arlete Cury, foi a responsável por me trazer às Terras de São José. Ela vinha com as colegas de colégio. Eu tinha a intenção de construir nossa residência em outro local, porém quando o Jacob estava lançando o empreendimento não pensamos duas vezes. Na verdade foi uma exigência dela. Fui um dos primeiros a comprar e também morar nas Terras”, relembra com carinho o início de sua trajetória no tradicional residencial ituano. Cury também destaca a importância das amizades construídas ao longo do tempo nos encontros nas áreas de convivência do condomínio: “Aqui é uma verdadeira família. Todos os finais de semana encontramos os amigos

nas áreas esportivas e isso não tem preço. Perdemos recentemente um grande amigo, o Carlos Gandini, e conversando num dias desses ele me falou uma coisa que ficou muito gravada na memória. Essa frase “na vida, dinheiro não é tudo. O que vale são os amigos” não sairá da minha cabeça e é a mais pura verdade”. Amante do esporte, Salim disputou basquete profissionalmente em São Paulo e depois se apaixonou pelo tênis, modalidade praticada pela esposa. Durante o último torneio de tênis realizado nas Terras, Salim destaca o surgimento das novas gerações no condomínio: “O esporte é uma das minha paixões e vemos surgir com os filhos, netos, bisnetos dos nossos amigos novas gerações de moradores das Terras que irão seguir com essa harmonia. Todos somente tem a ganhar”, encerrou Salim.

43


Viagem

No mundo dos vinhos

A

ntes reservado aos apreciadores do vinho, o turismo enológico ou de degustação ganha, a cada ano, mais adeptos, graças também a popularização dos vinhos. E para quem aprecia um bom vinho, nada melhor do que viajar pelo mundo para degustar todos os tipos do produto, que tem se tornado uma tendência de turismo mundial. Além de degustar um vinho de qualidade, os visitantes

têm regiões produtoras com destaques para a beleza paisagística. Uma viagem pelas rotas do vinho é garantia de prazer e boas lembranças. A Europa tinha a exclusividade de produzir os melhores vinhos do mundo. As produções da Itália, França e Espanha continuam em destaque, porém há vinhos excelentes em todos os cantos do planeta.

Vale de Barossa Austrália

No sul da Austrália, o Vale de Barossa, é a principal região vinícola do país, que já ganhou lugar de destaque como produtor de vinhos de qualidade. Conhecida por seus excelentes Riesling, Chardonnay e Syrah, este vale tem cidades como Nuriootpa, Tanunda e Lyndoch, cercadas por vinhedos e adegas onde podem ser degustados os melhores vinhos australianos acompanhados por pratos regionais, com forte influência alemã.

DICA DE HOTEL Discovery Parks – Barossa Valley Barossa Weintal Hotel Complex

44


Marlborough - Nova Zelândia

É da região de Marlborough que vem quase 80% de todo o vinho produzido na Nova Zelândia. A especialidade local é o Sauvignon Blanc, vinho branco muito apreciado por amantes de vinho do mundo inteiro. A região tem mais de 10.000 hectares de vinhedos, além de restaurantes sofisticados para acompanhar os vinhos com iguarias que vão de frutos do mar a comida europeia, passando por receitas asiáticas. Tudo isso em um cenário com vistas incríveis para o mar e as colinas da região.

Bordeaux França

A França é o país do vinho por excelência, portanto, a região de Bordeaux pode ser considerada a capital mundial do vinho. A região tem mais de 60 marcas de origem controlada e cerca de 8.500 produtores. Programe-se para passear de carro pelas cidades da região, admirando paisagens e castelos e, principalmente, fazendo longas pausas para provar excelentes vinhos tintos de Bordeaux acompanhados de saborosos queijos franceses. A cidade de Saint-Émilion é considerada a que possui os melhores vinhos da França.

Vale do Mosel Alemanha

Na fronteira entre a França e Alemanha, o Vale do Mosel atrai turistas não apenas por produzir alguns dos melhores vinhos alemães, mas também para aproveitar o ambiente de conto de fadas. As cidades de Bernkastel-Kues e Cochem e seus arredores têm ruas românticas, castelos, vinhedos e bodegas, além de vistas sobre o rio onde você pode fazer um piquenique bebendo vinhos brancos

DICA DE HOTEL Gasthaus Moselloreley Hotel Restaurant Alte Stadtmauer

45


Viagem

Toscana - Itália

A Itália disputa com a França o título de principal produtor de vinhos do mundo. A região da Toscana, cuja capital é Florença, produz Chianti, um dos vinhos tintos com melhor reputação mundial. Nada mais romântico do que um tour pela Itália degustando os melhores vinhos acompanhados da inigualável gastronomia local, entre vilas e vinhedos e com paradas em pequenos restaurantes familiares. DICA DE HOTEIS Le Fontanelle Castello Banfi - Il Borgo Castel Porrona Relais & Spa

Sabores africanos

A África do Sul é a sétima maior produtora de vinhos do mundo. As principais regiões para conhecê-los são Stellenbosch, Franschhoek e Paarl, cidades próximas umas das outras, o que facilita seguir esse roteiro. O país tem, inclusive, sua própria uva, a pinotage, uma junção entre a pinot noir e a hermitage.

Valle de Colchagua - Chile

O Valle de Colchagua é o maior produtor de vinhos finos do Chile, com diversas bodegas importantes e produção em larga escala. Há opções de passeios de bicicleta pelas parreiras da região, uma ótima ideia para os casais e fãs da paisagem. Além disso, o Trem do Vinho é uma opção para o caminho, uma locomotiva a vapor que passa por diversos vinhedos. A conhecida vinícola Casa Silva é considerada a mais antiga da região e totalmente voltada para a atividade familiar.

46


47


Cultura

48

TEATRO RENAULT APRESENTA O MUSICAL ‘O FANTASMA DA ÓPERA’ Desde o último mês de agosto, o musical ‘O Fantasma da Ópera’ chega ao Teatro Renault para uma temporada até o dia 23 de dezembro. O espetáculo retorna ao Brasil após a comemoração do 30º aniversário do mais antigo musical em cartaz na história da Broadway – o fenômeno global já foi visto por mais de 140 milhões de pessoas em 35 países, 160 cidades e traduzido para 15 idiomas ao redor do mundo.

SHOW DE ANDREA BOCELLI EM TURNÊ INTERNACIONAL Andrea Bocelli inclui o Brasil em sua turnê de 2018, e celebrará 60 anos de vida com seus fãs brasileiros. As apresentações acontecem em Brasília no dia 20 de setembro, quinta-feira, no Estádio Nacional - Mané Garrincha; em Porto Alegre, no dia 26 de setembro, quarta-feira, no Estádio Beira-Rio; e em São Paulo, no dia 29 de setembro, sábado, no Allianz Parque.

“HITCHCOCK - BASTIDORES DO SUSPENSE” NO MIS Mestre do suspense que ao longo de quase cinco décadas deixou grudados à poltrona do cinema fãs aterrorizados, Alfred Hitchcock tem seu processo criativo revelado pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo. “Hitchcock Bastidores do Suspense” presta homenagem ao cineasta britânico e é a primeira mostra sobre um personagem internacional totalmente concebida pelo museu. Com curadoria do ex-diretor do MIS e atual secretário de Cultura de São Paulo, André Sturm, a mostra propõe uma imersão nos bastidores dos filmes de Hitchcock, até o dia 21 de outubro.

16ª MOSTRA INTERNAZIONALE DI ARCHITETTURA FREESPACE EM VENEZA Com o tema Freespace, a Bienal de Arquitetura de 2018 apresentará até novembro propostas, elementos - construídos ou não - obras que exemplifiquem as qualidades essenciais da arquitetura; a modulação, a riqueza e a materialidade das superfícies, a orquestração e o arranjo seqüencial do movimento. A exposição propõe um envolvimento emocional e intelectual para compreender a arquitetura, estimular o debate sobre os valores centrais da arquitetura e celebrar o contributo real e duradouro que a arquitetura oferece à humanidade.


49


Cultura

50

SEMANA DA MODA EM NOVA YORK | SETEMBRO Neste mês de setembro acontece o Couture Fashion Week New York no Crowne Plaza Times Square Manhattan - agora em sua 25ª temporada. É a oportunidade de conhecer os promissores designers e também dos veteranos apresentarem suas novas coleções na luxuosa pista montada no famoso hotel. A cidade de Nova York é conhecida como a capital da moda da América.

“EGON SCHIELE: EXPRESSION AND LYRICISM” EM VIENA Um século atrás, Viena era o berço da criatividade de artistas como Schiele, Gustav Klimt e Kolomon Moser, definindo uma estética modernista claramente escura e exuberante que moldaria a trajetória da cultura visual européia durante décadas. Marcando o 100º aniversário da morte prematura de Schiele, o Museu Leopold apresenta os destaques de sua incomparável coleção até novembro.

“CATASTROPHE AND THE POWER OF ART” ACONTECERÁ EM TOKYO Provavelmente não é uma exposição onde você vai querer ir se estiver tendo um dia ruim, mas “Catastrophe and the Power of Art” promete uma tomada mordaz e poética sobre os grandes cataclismos recentes – o terremoto do Japão de 2011, a crise financeira global atingida de 2008, o 9/11 – e como artistas contemporâneos responderam a eles. A exposição acontecerá a partir de 6 de outubro e seguirá até janeiro de 2019 no Mori Art Museum – Tokyo.

ROCK COM ROGER WATERS EM BRASÍLIA O ex-baixista do Pink Floyd, Roger Waters fará shows pela América do Sul e desembarca em Brasília no dia 13 de outubro. No palco, sucessos da carreira e músicas de seu disco mais recente, o político e polêmico Is This the life we really want?. Ao final da apresentação, o artista promete encorajar o público a se juntar a ele na crença da capacidade que todos têm de amar e criar empatia pelos outros. Roger Waters esteve no Brasil em seis oportunidades (2002, 2007, 2008, 2001, 2012 e 2013), mas nunca fez tantos shows em território nacional. Em 2018, ele passa pela capital do país e ainda por outras seis cidades.


Assinou, tá seguro!

Tudo Incluso

Equipamentos e Instalação

Alarmes e câmeras por assinatura

R$19,90/Mês

*

*Valor promocional por sistema nos 3 primeiros meses.

Instalado

11 4813.8889 www.assineseguranca.com.br A partir do quarto mês o valor do sistema de alarme com 2 pontos é de R$ 59,90 e o sistema de câmeras HD com 1 ponto é de R$ 79,90. Consulte também outras opções. Plano promocional para contratação enquanto durarem os estoques. Imagens meramente ilustrativas. Valores para o contrato de 60 meses. Consulte valores para opçãode 36 meses. Consulte condições e regulamento.

51


Aconteceu

A criançada se divertiu na Colônia de Férias

As férias escolares se encerraram e a Colônia de Férias das Terras de São José também chegou ao fim. Ao longo das últimas semanas, instrutores das Terras promoveram inúmeras atividades com os pequenos nas áreas de lazer do condomínio. Brincadeiras lúdicas e esportiva agitaram as crianças durante as férias.

Segurança é tratada como prioridade

Seguindo o planejamento anual de treinamentos dos profissionais de Segurança do condomínio, as Terras de São José sediou um treinamento com a participação de profissionais de segurança pública da Guarda Civil Municipal de Salto/SP. Além das questões que envolvem a segurança do empreendimento, os profissionais que atuam na setor receberam instruções de como lidar com os cães dos condôminos no dia a dia.

52


A conscientização é fundamental

No último mês de julho, próximo ao lago da Alameda Gondoleiro do Amor, foi realizada um movimento de conscientização em favor das aves do condomínio. A Comissão Vida Animal, com apoio da Administração e condôminos, promoveu bloqueios de carros, motos, bikes e pedestres para conscientizar sobre a travessia das aves nas alamedas do condomínio, além do respeito a fauna brasileira existente na grande área verde que envolve as Terras de São José.

Pulverização e combate aos carrapatos

Nos meses de junho e julho, a equipe de manutenção das Terras de São José I realizou um total de três pulverizações nas áreas de risco, como na região dos lagos e cursos d’água, para combater os carrapatos. Os locais foram sinalizados com placas e as ações realizadas as orientações da veterinária responsável.

53


Ar

CONFIRA ESSA E OUTRAS SOLUÇÕES

Rua 7 de Setembro, 377 - Centro - Itu/SP 2a a 6a feira, das 8h às 18h e Sábado das 8h às 13h

11 4023-2820 11 9.9179-6292

Arquitetas H

Móveis; Decoração; Presentes. 11 2429-9129

11 9.7605-4774 catozzidecoracoes www.catozzidecoracoes.com.br catozzi@catozzidecoracoes.com.br R. Prof. Antônio Dirceu Marmo, 570 - Vila São Luis - Itu/SP

54


11 4496.3208

www.casadecolar.com.br

Mostra Artefacto por Francis

rquiteto David Natto Arquiteto David Natto

Mostra sustentรกvel 2017 por Maxwell Geraldi

Mostra Artefacto por Francisco Calio

Arquitetas Helena Gatti e Mariana Gomes

Villagio San Pietro por Cassiana Fagoti

Campinas Decor 2017 por Juliana Le Grazie

Helena Gatti e Mariana Gomes

Villagio San Pietro por Cassiana Fagoti

Campinas Decor 2017 por Juliana Le Grazie

Apartamento de Kadu Dantas

Campinas Decor 2017 por Julian

Casa Cor Sรฃo Paulo por Francisco Calio

CORTINAS, PERSIANAS, PAPEIS DE PAREDE E TOLDOS.

Loja 1: Av. Italia, 395, L2. (Vila Roma) Itupeva SP Loja 2: Madre Maria Brasilia, 580, L2. (Villa Garden) Itu SP 55


Social

29º Brasileiro Juvenil de Golf aconteceu nas Terras

Fotos: Gustavo Garrett

No último mês de julho, as Terras de São José Golfe Clube Itu sediou a 29ª edição do Campeonato Brasileiro Juvenil de Golf, promovido pela Confederação nacional da modalidade. O evento teve o patrocínio da Kia Motors, Brassuco e Novotel.

56


Residência de Alto Padrão Comercial Industrial

pradocontrucoes

www.pradocontrucoes.com.br

Projeto de Decoração e Fotos cedidas pela CFL Decorações de Interiores

Desde 1989 ajudando a construir o seu sonho

eng.rodrigoprado@hotmail.com 11-4022-2940 Crea 5062802280 57


Social

3º Torneio de Tênis Fernandes & Nadalucci agitou as Terras Jogos disputados em todas as categorias durante vários finais de semana marcaram a terceira edição do Torneio de Tênis Fernandes & Nadalucci realizado no último mês de junho.

58


Áreas de Atuação

Valores

Consultivo Tributário Qualidade

Comprometimento

Transparência

Confidencialidade

Fiscal; Contábil; Societário; Auditoria; Planejamento Fiscal; Planejamento Contábil; Planejamento Societário; Revisão Fiscal de Débitos.

Legalidade

ENTENDER

ATENDER

Contencioso Tributário

ESTUDAR

Assessoria Jurídica; Recuperação de Créditos Tributários; Compensação de Créditos Tributários; Revisão de Débitos; Pareceres.

RESOLVER

Av. Nova Independência, 87 - Conj. 83/84 Centro Empresarial Berrini - São Paulo/SP Filial: Av. Plaza, 06 - Conf. 208 Condomínio Campus Offices - Itu/SP

+55 11 5102-3755 contato@fernandesnadalucci.adv.br www.fernandesenadalucci.com.br

Construir soluções eficientes, ágeis e eficazes para nossos clientes

59


Social

Festa Junina do tamanho de Itu O mês de junho foi marcado pela tradicional Festa Junina das Terras de São José que foi realizada no campo de futebol do boulevard. Animação, boa comida e música de qualidade, além da organização e segurança foram os destaques do evento coordenado pela atual gestão.

60


Terras de São José - Terrenos de 2.300m 2 Energização subterrânea, 20 quadras de tênis de saibro, 3 campos de futebol, boulevard, heliponto, hípica, campo de golfe e etc.

61


A JEEP BICUDO MANTÉM O ESPÍRITO DE AVENTURA VIVO EM ITU.

FAÇA UM TEST DRIVE E DESPERTE O ESPÍRITO JEEP EM VOCÊ! JEEP RENEGADE TUDO NELE É JEEP

JEEP COMPASS O INOVADOR SUV

AQUI VOCÊ FAZ HISTÓRIA, SEM EXAGEROS.

Avenida Tiradentes, 674 Vila Nova, Itu - São Paulo (11) 2118-3333

62

Jeep é marca registrada da FCA US LLC.

No trânsito, a vida vem primeiro.

JEEP.COM.BR

CAC 0800 7037 150 facebook.com/jeepdobrasil

Revista Terras de São José - Edição 04  

Edição 04

Revista Terras de São José - Edição 04  

Edição 04

Advertisement