Revista Singular - Edição 46

Page 1

Viajar é colecionar memórias inesquecíveis

Especialistas do turismo se dedicam para transformar sonhos em realidade

Edição 46

Julho 2019 1




AGORA VOCÊ PODE COMPRAR SEU KIA OU FAZER SUA REVISÃO DIRETO NA KIA MOTORS DO BRASIL. A partir de 8 de julho, na Av. Francisco Ernesto Favero, 662

HORÁRIO DO SHOWROOM: 2ª a 6ª, das 8h às 18h; e sábados, das 9h às 14h HORÁRIO DA OFICINA: 2ª a 6ª, das 8h às 18h

Declaração de Consumo de Combustível em conformidade com a Portaria Inmetro nº 010/2012. 4

27

No trânsito, dê sentido à vida.


kia.com.br 0800 77 11011

Garantia de 5 anos ou 100 mil km, exceto para o Bongo (que são 3 anos ou 100 mil km), o que ocorrer primeiro.

5


6


7




PORCELANATOS E REVESTIMENTOS

TUBOS E CONEXÕES 10

JACUZZIS

LOUÇAS E METAIS E + DE 30.000 ITENS PARA SUA CONSTRUÇÃO


TUDO O QUE PRECISA PARA SUA OBRA EM UM SÓ LUGAR! MEGA LOJA - ITU

Rua Parque do Varvito, 100 - Bairro Alto ‒ Itu/SP

ITU - LOJA TIRADENTES

Av. Tiradentes, 271 Altos da Vila Nova ‒ Itu/SP

B

LOJA INDAIATUBA

Av. Francisco Paula Leite, 3057 Rec. Campestre Joia ‒ Indaiatuba/SP

PADOVANI - MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO ¦

E

@PADOVANI.CONSTRUÇÃO

W W W. PA D OVA N I .C O M . B R

11


12


13


Carta ao leitor

Preparados para essa viagem?

D

esde nova, sempre tive o sonho de ser aquelas pessoas que viajam o mundo todo, como a maioria das crianças e adolescentes. Mas no “mundo real”, em que trabalhamos com tanta intensidade, nem sempre isto é possível. Seja por questão financeira, seja por falta de tempo disponível para isso. Hoje, eu tenho uma rotina super corrida, como 99% das pessoas adultas no mundo todo! Então, quando consigo viajar, geralmente é por um período de tempo bem curto, que se encaixa nessa rotina. Se tem uma coisa que eu aprendi é: o auxílio de uma agência de viagens muda tudo. Utilizando o meu exemplo, se você tem pouco tempo para aproveitar o seu destino, imagina se surge algum problema e você não tem toda a assistência que os profissionais do ramo podem te oferecer? Você pode até perder a sua viagem por coisas que poderiam ser resolvidas facilmente por eles. Então a 46ª edição da Revista Singular foi pensada especialmente para te orientar com os melhores profissionais da região: Mary Lemos Turismo, GVTN Travel, Pamplona Turismo, Flytour e um “bônus”: a recém inaugurada M&A Câmbio. O destino não importa, o importante é viajar! Essa edição ainda conta com um Especial com dicas para se preparar melhor para sua viagem e não esquecer de nada! O meio ambiente também é um assunto abordado em nosso novo trabalho. No Persona, conversamos com o biólogo e gerente de Restauração Florestal da Fundação SOS Mata Atlântica, com sede em Itu, Rafael Bitante Fernandes, para entender um pouco mais sobre a importância da preservação das florestas e as ações governamentais que tem sido ou não realizadas. Fique por dentro dos principais fatos de Itu na seção “O Mês”, as indicações culturais de São Paulo e região, além de dicas de nutrição, esporte, negócios e literatura. A revista mais completa da região está pronta para você apreciar e planejar sua próxima viagem. Embarque conosco e tenha uma ótima leitura!

Direção

Uma foto que “casa” bem com esta edição: minha última viagem, para Nova Iorque, na Brooklyn Bridge, que liga os distritos de Manhattan e Brooklyn.

Direção de Arte Cláudia Scavacini e Deborah Moraes arte@editoram.com.br

Atendimento

Gabriel Miloco Barbosa gabriel@editoram.com.br Diretora de Redação Núbia Prevelatto nubia@editoram.com.br

Jornalismo Rafael Paco e Rafaela Gomes jornalismo@editoram.com.br

Distribuição Gratuita nas cidades de Itu, Salto e Porto Feliz

11 2715-7609 comercial@editoram.com.br

NÚBIA PREVELATTO Diretora

Para Anunciar 11 2715-7609 | 9.7631-6336 | comercial@editoram.com.br A reprodução total ou parcial da Revista Singular somente será possível com a autorização por escrito. As informações contidas nos anúncios são de total responsabilidade dos anunciantes, bem como os artigos são de responsabilidade de seus autores. A Revista Singular não expressa nenhuma forma de opinião.

A Revista Singular é uma publicação facebook.com/

rsingular

14

instagram.com/

revistasingular

issuu.com/

revistasingular


Credenciado

RESTAURAMOS SEUS MÓVEIS

Decor Express Comércio e Restauração de Móveis

11 2715-0355

|

11 9.9978-6192

contato@dexmoveis.com.br Rua Sueli Aparecida Costa, 163 Pq. Nossa Sra. da Candelária - Itu/SP


Índice

18 O Mês

Confira os destaque na região

36 Matéria de Capa

Viajar é colecionar memórias inesquecíveis

50 Bastidores A foto de capa

64 Especial

Hora de viajar e se divertir!

58 Persona

A preservação das florestas

74 Negócios

Produtos de qualidade você encontra na Carnes de Carnes Sheik

82 Moda 90 Nutrição

Dieta low carb está associada ao aumento de mortalidade

96 Gastronomia

As delícias que nasceram de um sonho

100 Esporte

Pratique esportes no inverno

106 Moda Masculina 112 Educação

Inteligência Artificial auxilia alunos em busca pela aprendizagem

118 Rodeio Itu

Garante bem-estar e proteção dos animais

122 Social 139 Dica da redação As novidades da literatura

141 Cultura 144 Cinema

Confira os lançamentos para o próximo mês 16



O mês Por

Rafael Paco

Confira os acontecimentos que foram destaque na região no último mês.

A.I. Pref. Itu

Anunciado projeto para solucionar abastecimento na Vila Ianni

Festa Japonesa e Junina agitaram o mês de junho

Não faltaram oportunidades para os ituanos e turistas prestigiarem os eventos na cidade. Nos dias 8 e 9 de junho, aconteceu a 10º Festa Japonesa de Itu, com direito a chopp Brahma e pela primeira vez em Itu, o Quiosque da Colorado. Os amantes da música japonesa tiveram a oportunidade de ver as apresentações de Nobuhiro Hirata e Karen Ito. O evento foi realizado pela Associação Cultural Esportiva Nikkey de Itu - Acendi em parceria com a Prefeitura de Itu E quem gosta de música, diversão e quitutes juninos não perderam a terceira edição da Festa Junina de Itu, realizada nos dias 21 e 23 de junho, no Centro Esportivo e de Lazer do Pirapitingui (Titi). Mais de 30 mil pessoas prestigiaram o evento promovido pela Secretaria de Turismo.

18

A.I. Pref. Itu

A região da Vila Ianni registra problemas crônicos e históricos de abastecimento de água. Sem os investimentos necessários, a demanda por água foi maior que a infraestrutura disponibilizada, atingindo também o abastecimento de outros bairros. Para solucionar a questão, a Companhia Ituana de Saneamento - CIS apresentou um projeto inédito. Dividida em três etapas, a proposta inclui a construção de uma nova adutora com 2,7 quilômetros a partir do reservatório Vila Rica; a construção de um novo reservatório de água tratada com capacidade para dois milhões de litros; e a instalação de uma bomba na rede com vazão de 150 litros de água por segundo. O valor total da obra é estimado em R$ 4.271.861,54. A licitação para a construção da adutora Etapa 1 - deve ser iniciada neste mês de junho e com obras a partir de novembro. Segundo a autarquia municipal, serão quase 21 mil munícipes beneficiados, já que as melhorias envolvem oito bairros de Itu: Vila Ianni, Vila Mariah, Chácaras Primavera, Vila Progresso, Portal de Itu, Vila Bandeirantes, Jardim Padre Bento, Vila Padre Bento.


Divulgação

Saltense é premiada em promoção do Plaza Shopping Itu

A.I.Pref.Itu

A ganhadora do quarto e último sorteio do Plaza Shopping Itu na campanha em comemoração ao “Dia das Mães e Namorados” foi Silvana Gasparotto, de Salto. O sorteio contemplou a cliente com uma viagem com acompanhante para o Resort La Torre All Inclusive, em Porto Seguro (BA), juntamente com uma mala Hope e peças da marca. A promoção também premiou Tatiana Castro dos Santos, de Itu, e Rodrigo Aparecido de Freitas, de Itu, com um vale-compra no valor de R$ 1 mil, além de Thereza Cristina de Andrade Junqueira, que ganhou uma viagem com acompanhante para o Resort La Torre All Inclusive e a mala Hope: “Agradecemos aos milhares de clientes que participaram da promoção e convidamos todos a acompanharem as novidades do Plaza nas redes sociais”, registra Edgar Silveira, gerente de marketing do Shopping. A campanha foi realizada de 2 de maio a 13 de junho e teve como parceiros o Resort La Torre Brasil, a CVC Viagens Plaza Shopping Itu e a Hope Itu.

Mané da Saúde assume oficialmente a gestão da Câmara Desde o último dia 1º de janeiro, o novo presidente da Câmara é o vereador e ex-secretário da Saúde Manoel Monteiro Gomes, o “Mané da Saúde”. Pregando transparência e diálogo com a comunidade ituana, Mané da Saúde terá polêmicos projetos de lei para analisar com os demais vereadores. A relação harmoniosa com o Executivo também será um dos focos da gestão do presidente que pretende manter um bom relacionamento sem perder a independência dos poderes e sempre com o objetivo de propor soluções aos problemas do município. Aprovados bolsões de estacionamento No mês de junho, em uma reunião realizada no auditório da subprefeitura Regional do Pirapitingui, lojistas da Avenida Paz Universal aprovaram por unanimidade o projeto da construção de bolsões de estacionamento na referida via, com a finalidade de incentivar o comércio na região, ofertando mais comodidade e segurança aos clientes. Essa foi a primeira discussão pública sobre o tema, havendo a apresentação de projeções com artes gráficas sobre os bolsões, que totalizarão 380 vagas de estaciona-

na Avenida Paz Universal mento na Avenida Paz Universal, considerada o principal ponto comercial do bairro Cidade Nova e um dos mais movimentados da região do Pirapitingui. Aspectos ligados à fiscalização, manutenção e uso do novo espaço a ser implantado foram debatidos na reunião, havendo interação entre a população e os representantes do Poder Público. Um segundo encontro para o acerto de detalhes a respeito da criação dos bolsões recebeu o prazo de um mês para ser marcado. 19


O mês Por

Agora Itu

Rafael Paco

Confira os acontecimentos que foram destaque na região no último mês.

EX-VEREADOR REALIZA “FUNERAL” DE PREFEITO E VEREADORES NA CÂMARA Sem a adesão popular e apenas com poucos apoiadores, o ex-vereador Reginaldo Carlota, que renunciou ao cargo após ser eleito com o mais votado na última eleição, realizou um protesto em frente a Câmara de Vereadores no dia 11 de junho. Após convocar por intermédio das redes sociais, o ex-vereador carregou um caixão com as fotos dos vereadores e do prefeito, além de uma coroa de flores. Com um megafone, ele fez críticas aos vereadores, que estavam em sessão legislativa, e ainda

chegou a proferir algumas palavras de baixo calão, além de “desafiar” a presença de vereadores e do prefeito. O movimento planejado pelo ex-vereador não teve adesão popular e apenas alguns seguidores ou assessores acompanharam o manifesto. Nenhum vereador desceu para acompanhar o protesto e a sessão transcorreu normalmente. A segurança foi reforçada na Câmara, porém não houve a necessidade de intervenção.

O vereador Rodrigo Macruz confirmou a celebração de um convênio entre o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp e as instituições ituanas. Com o aval do reitor professor Ricardo Pereira Calegari e do professor e coordenador de pósgraduação, Edson Cortez, o Ceunsp cederá estagiários para as ONGs/OSCs em todas as áreas que elas precisarem como pedagogia, educação física, fisioterapia, nutrição, psicologia entre outras. O vereador também idealizou um projeto junto com o Ceunsp onde os TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) de vários cursos estão sendo elaborados pelos alunos com o objetivo de propor resoluções para os problemas da cidade.

20

Divulgação

Macruz acerta convênio entre o Ceunsp e instituições ituanas



O mês Confira os acontecimentos que foram destaque na região no último mês.

Por

Rafael Paco

A.I. Pref. Itu

O presidente do Sindicato dos Comerciários SECOM, Luciano Ribeiro acompanhou o trabalho de fiscalização realizado em parceria com a Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Itu. Após denúncia de trabalhadores, inúmeros problemas foram identificados na segurança e meio ambiente do trabalhador, estrutura e organização de estoque, produtos vencidos, ausência de local adequado para alimentação dos funcionários e ambientes insalubres, entre outros. Luciano Ribeiro destaca a importância do trabalho de fiscalização no comércio local. O SECOM notificou os proprietários para as devidas providências, enquanto a Vigilância Sanitária autuou a empresa por comercializar produtos com validade vencida, que foram apreendidos e serão incinerados.

Divulgação

SECOM E VIGILÂNCIA SANITÁRIA INSPECIONA CONDIÇÕES DE TRABALHO EM COMÉRCIOS

Renovada a frota de caminhões da Semsur

A frota de caminhões da Subprefeitura Regional Leste, a antiga Semsur, finalmente foi renovada. A última compra de veículos para essa finalidade havia ocorrido há, praticamente, 30 anos. Com investimento de R$ 1,8 milhão de recursos próprios, a atual gestão adquiriu sete novos caminhões, sendo dois basculantes e cinco com carroceria de ferro e cabine suplementar. A renovação da frota também trará economia aos cofres públicos e a otimização dos recursos já que, graças aos veículos de cabine suplementar, não será mais necessário o deslocamento adicional de um carro para transportar a equipe de trabalho.

22


A.I. Pref. Itu

MAIS DE 3 MIL ATLETAS PARTICIPARAM DA 35ª VOLTA PEDESTRE DE ITU

Revista Singular

A 35ª edição da Volta Pedestre Cidade de Itu reuniu mais de três mil atletas na manhã do dia 9 de junho, na Avenida Galileu Bicudo. Nem mesmo o frio que fazia pela manhã espantou os corredores que percorreram 6,5 km ou 10km e os caminhantes nos 6,5km. O prefeito Guilherme Gazzola, a primeira dama e presidente do Funssol Patrícia Müller Gazzola e o secretário de Esportes, Douglas Boschetti também participaram fazendo a caminhada. Foram premiados os primeiros colocados de cada categoria geral, moradores de Itu e por idade. Os resultados da prova podem ser conferidos no site https://www.cronoserv.com.br/.

FESTIVAL DE ARTES DE ITU COMEÇA DIA 5 DE JULHO A partir do dia 5 de julho, a Secretaria da Cultura promove o tradicional Festival de Artes de Itu, que chega à sua 26ª edição. A abertura está agendada para o dia 5, às 20 horas, na Praça do Carmo, em frente à Igreja do Carmo, localizada na Rua Maestro Elias Lobo, 21, centro. Com a proposta de resgate do legado cultural de um dos

festivais mais importantes da cultura paulista acontecerá até o dia 21 de julho. Para divulgar o evento, a equipe da secretaria da Cultura visitou a redação do Jornal Agora Itu com uma intervenção cultural. A programação cultural do evento está disponível no site www.itu.sp.gov.br

23


O mês Por

Rafael Paco

Confira os acontecimentos que foram destaque na região no último mês.

A.I. Pref. Itu

FROTA DO TRANSPORTE COLETIVO GANHA NOVOS E MODERNOS ÔNIBUS

Ex-prefeito pede na Justiça indenização trabalhista à Prefeitura

Uma notícia movimentou os bastidores políticos ituanos em junho. O ex-prefeito Antônio Tuíze acionou a Justiça contra o Poder Executivo para cobrar “indenização trabalhista” como o pagamento do décimo terceiro salário e das férias, incluindo o abono de um terço desse benefício durante o período que comandou a cidade, entre 2013 e 2016. A quantia solicitada se aproxima dos R$ 180 mil. Questionada, a Prefeitura informou em nota: “A atual administração vê com surpresa o fato do ex-prefeito recorrer à Justiça buscando se beneficiar retroativamente dos cofres públicos, solicitando pagamentos não realizados no período em que ele próprio era chefe do Executivo. A Prefeitura ainda não foi notificada, mas, de antemão, entende que não há o que ser pago, inexistindo amparo legal para tanto na esfera municipal. Quando houver a notificação, serão adotadas todas as providências para a defesa do patrimônio do município”.

24

Divulgação

As concessionárias do transporte coletivo urbano, Viação Itu e Avante entregarão oficialmente 10 novos e modernos ônibus que integrarão a frota ituana. Com ar-condicionado, tomadas USB para carregamento de celulares e plataformas elevatórias para a acessibilidade para as pessoas portadoras de deficiências, entre outros itens de segurança e conforto como monitoramento por câmeras e com sistema de telemetria e GPS, além de acompanhamento em tempo real de todos os veículos em circulação no município. De acordo as informações fornecidas pela Prefeitura, o investimento na renovação da frota foi de aproximadamente R$ 4 milhões.



O mês Por

Rafael Paco

Confira os acontecimentos que foram destaque na região no último mês.

Divulgação

NOVO ESTACIONAMENTO ROTATIVO ENTRA EM OPERAÇÃO EM SALTO

Celebrações de Corpus Christi reuniram milhares de ituanos

Como já é tradição em Itu, no dia 20 de junho, com o apoio da Prefeitura de Itu, aconteceu a confecção dos tapetes, missa e procissão de Corpus Christi. Confeccionados pela manhã, assim que o dia amanhece, centenas de voluntários usam como matéria prima palha de arroz, serragem colorida, cascas de ovos, borra de café, tampinhas de garrafas, entre muitos outros materiais. Os tapetes de Corpus Christi é um dos atrativos que leva a cidade a receber milhares de turistas todos os anos, mais um motivo para Itu manter a tradição que persiste em poucos lugares no país. A celebração da solene Eucaristia aconteceu as 15 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária, seguida da procissão pelas ruas Floriano Peixoto, Praça Padre Anchieta (Bom Jesus), Paula Souza, Praça da Independência (Matriz), Barão do Itaim e Praça da Independência (Carmo).

26

Juca Ferreira

O novo sistema de estacionamento rotativo – Zona Azul – entrou em operação nesta semana. Os monitores da empresa Park Express, concessionária do serviço, estão nas ruas centrais para orientar os condutores, tirar as dúvidas e auxiliar os usuários que ainda não baixaram o app RodaVaga ou têm dúvidas sobre como funcionamento do sistema. O valor para carros será de R$ 2/hora. Para o condutor utilizar o aplicativo RodaVaga, o valor pago será proporcional ao tempo utilizado. A cobrança de motos ainda não está em vigor, e passará a ser realizada a partir de 1º de julho.


Divulgação

Salto é a 7ª do país com melhor saneamento básico

Divulgação

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) divulgou em junho o Ranking ABES da Universalização do Saneamento, feito com base em dados de 1868 municípios fornecidos ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento. Neste novo estudo, Salto está em 7º lugar entre os 33 maiores municípios brasileiros que integram o grupo “rumo à universalização”, com a nota de 499,30 de um total de 500 pontos. Em 2018 Salto obteve a nota de 495,31, e aparecia na 19ª colocação. O estudo da ABES 2019 mostra que Salto tem, segundo dados do SNIS, 100% de universalização da água e 99,30% de coleta de esgoto. Do esgoto coletado, os dados mostram que há tratamento em 100%. A coleta de resíduos de Salto, 100% mecanizada, abrange 100% da população e há a destinação adequada em 100%.

Mané da Saúde assume oficialmente a gestão da Câmara

Desde o último dia 1º de janeiro, o novo presidente da Câmara é o vereador e ex-secretário da Saúde Manoel Monteiro Gomes, o “Mané da Saúde”. Pregando transparência e diálogo com a comunidade ituana, Mané da Saúde terá polêmicos projetos de lei para analisar com os demais vereadores. A relação harmoniosa com o Executivo também será um dos focos da gestão do presidente que pretende manter um bom relacionamento sem perder a independência dos poderes e sempre com o objetivo de proporHerculano soluções aos problemas do município. Deputado é indicado como Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 25 de junho, o despacho do Presidente da República, Jair Bolsonaro, nomeando o deputado federal Herculano Passos (MDB-SP) para vice-liderança do Governo na Câmara: “O trabalho que venho fazendo, desde a legislatura passada, quando Bolsonaro era deputado ao meu lado, acabou me dando um ótimo trânsito entres os parlamentares e o executivo. Presido a maior Frente Parlamentar do Congresso, que é a Frente dos Municí-

vice-líder do Governo Bolsonaro pios, com mais de 300 membros. Além disso, coordeno a maior Bancada, que é a Paulista, com 70 deputados e três senadores. Isso me gabaritou para fazer esse trabalho de defesa do governo, que demanda bom relacionamento e capacidade de articulação”, disse Herculano sobre sua indicação. Entre as propostas do governo que Herculano terá pela frente para defender são as Reformas da Previdência e Tributária e o Pacto Federativo. 27


Valores Valores Valores Valores Valores Valores

Áreas de Atuação Áreasde deAtuação Atuação Áreas Áreas de Atuação Consultivo Tributário Consultivo Tributário Consultivo Tributário Áreas de Atuação Fiscal; Áreas de Atuação Consultivo Tributário Fiscal; Fiscal;

Qualidade Comprometimento Transparência Confidencialidade Legalidade Qualidade Comprometimento ComprometimentoTransparência TransparênciaConfi Confi dencialidade Legalidade Legalidade Qualidade dencialidade Qualidade Qualidade Qualidade

Comprometimento Comprometimento Comprometimento

Transparência Transparência

Confidencialidade Confidencialidade Confidencialidade

ENTENDER ENTENDER ENTENDER ENTENDER

ATENDER ATENDER ATENDER ATENDER ATENDER ATENDER

Transparência

ENTENDER ENTENDER

RESOLVER RESOLVER RESOLVER RESOLVER

Legalidade Legalidade Legalidade

ESTUDAR ESTUDAR ESTUDAR ESTUDAR ESTUDAR ESTUDAR

RESOLVER RESOLVER

Contábil; Contábil; Fiscal; Contábil; Consultivo Societário; Tributário Societário; Consultivo Tributário Contábil; Societário; Fiscal; Auditoria; Auditoria; Societário; Auditoria; Fiscal; Contábil; Planejamento Fiscal; Planejamento Fiscal; Auditoria; Fiscal; Planejamento Contábil; Societário; Planejamento Contábil; Planejamento Contábil; Planejamento Fiscal; Planejamento Contábil; Societário; Auditoria; Planejamento Societário; Planejamento Societário; Planejamento Contábil; Planejamento Societário; Auditoria; Planejamento Revisão FiscalFiscal; de Débitos. Revisão Fiscal de Débitos. Planejamento Revisão Fiscal deSocietário; Débitos. Planejamento Planejamento Fiscal; Contábil; Revisão Fiscal de Débitos. Planejamento Planejamento Contábil; Societário; Planejamento Revisão Fiscal Societário; de Débitos. Contencioso Tributário Contencioso Tributário Contencioso Revisão Fiscal deTributário Débitos. Assessoria Jurídica;Tributário Contencioso Assessoria Jurídica; Assessoria Jurídica; Recuperação de Créditos Tributários; Recuperação de Créditos Tributários; Assessoria de Jurídica; Recuperação Créditos Tributários; Contencioso Tributário Compensação de Créditos Tributários; Contencioso Tributário Compensação Créditos Tributários; Recuperaçãodedede Créditos Tributários; Compensação Créditos Tributários; Assessoria Revisão deJurídica; Débitos; Revisão Débitos; Compensação de Créditos Tributários; Revisão de de Débitos; Assessoria Jurídica; Recuperação Pareceres. de Créditos Tributários; Pareceres. Revisão de Débitos; Pareceres. Recuperação CompensaçãodedeCréditos CréditosTributários; Tributários; Pareceres. Compensação de Créditos Tributários; Revisão de Débitos; Revisão de Débitos; Pareceres. Pareceres.

Av. Nova Independência, 87 -- Conj. 83/84 Av. Nova Independência, 87 Conj. 83/84 Av.Centro Nova Independência, 87 Conj. 83/84 Empresarial Berrini -- São Paulo/SP Centro Empresarial Berrini São Paulo/SP Centro Empresarial Berrini 87 - São Paulo/SP Av. Nova Independência, - Conj. 83/84 Centro Empresarial Berrini - São Paulo/SP Av. Nova Independência, 87 - Conj. 83/84 Filial: Av. Plaza, 06 -- Conf. 208 Filial: Av. Plaza, 06 Conf. 208 87 - Conj. 83/84 Filial: Av. Plaza, 06 Conf. 208 Av. Nova Independência, Centro Empresarial Berrini - São Paulo/SP Condomínio Campus Offices -- Itu/SP Condomínio Campus Itu/SP - São Paulo/SP Condomínio Campus Offi cesces - Itu/SP Filial: Av. Plaza, 06 -Offi Conf. 208 Centro Empresarial Berrini Condomínio Campus Offices - Itu/SP Filial: Av. Plaza, 06 - Conf. 208 Filial: Av. Plaza, 06 -Offi Conf. Condomínio Campus ces 208 - Itu/SP Condomínio Campus Offices - Itu/SP

+55 11 5102-3755 +55 5102-3755 +55 1111 5102-3755 +55 11 5102-3755 contato@fernandesnadalucci.adv.br contato@fernandesnadalucci.adv.br contato@fernandesnadalucci.adv.br +55 11 5102-3755 contato@fernandesnadalucci.adv.br +55 11 5102-3755 www.fernandesenadalucci.com.br www.fernandesenadalucci.com.br www.fernandesenadalucci.com.br contato@fernandesnadalucci.adv.br www.fernandesenadalucci.com.br contato@fernandesnadalucci.adv.br

““ “ “

Construir soluções Construirsoluções soluções Construir Construir soluções eficientes, ágeis eficazes eficientes,ágeis ágeise eeeficazes eficazes eficientes, Construir soluções eficientes, ágeis e eficazes Construir soluções para nossos clientes para nossos clientes para nossos clientes eficientes, ágeis e eficazes para nossos eficientes, ágeis clientes e eficazes


29




CONTDADOS CONSULTORIA CONTÁBIL E EMPRESARIAL Seu sucesso é nossa meta No ano de 2006, inicia-se uma parceria entre Paulo Cesar Lopes Barbosa e Luiz Carlos Vanussi, profissionais qualificados com mais de 30 anos de experiência adquirida em escritórios de contabilidade, grupos empresariais e no universo acadêmico, que prestam consultoria e assessoria direcionada a atividade específica de cada empresário, especialmente nas questões de planejamento tributário. Nosso escritório prima pelo bom atendimento, onde o cliente encontra facilidade de acesso com seus colaboradores e sócios. Atuamos nas áreas contábil, fiscal, trabalhista, previdenciária, legislação societária como também no atendimento de obrigações acessórias relacionadas as necessidades empresariais como: CETESB, INCRA, ITR, DCBE-Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior, e outras obrigações junto ao Banco Central, Transfer-Price, Contabilidade da Pessoa Física, entre outras. Possuímos uma carteira com mais de 100 clientes estabelecidos em vários estados como São Paulo, Amazonas, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso e Tocantins. Nossa Missão, Visão e Valores são as de fornecer serviços contábeis com assessoria e consultoria personalizada que permitam a nossos clientes tomar decisões na gestão de seus negócios. Ser uma organização contábil reconhecida em nossa região, pela competência em fornecer serviços diferenciados, com qualidade e nos prazos estabelecidos, através de uma assessoria personalizada prestada por equipe preparada. Pautados pela ética, respeito aos clientes, aos colegas, aos fornecedores e ao meio ambiente, agregando comprometimento, pontualidade, responsabilidade, inovações e formação de profissionais. Venham nos conhecer.

11 4023-0422

11 94722-4861

11 98668-0034

www.ctdados.com.br Rua Profª Maria Salete de Castro Marmo, 442 – São Luiz – Itu/SP



Barbosa & Sbrissa

Advocacia Empresarial e Tributária André Carneiro Sbrissa Alexandre Francisco Borro Barbosa

Execução Fiscal; Exclusão da Responsabilidade dos Sócios; Processos Administrativos Tributários (Municipal, Estadual e Federal); Planejamento Tributário Crimes contra a Ordem Tributária e Previdenciária 11 2429-8881 | 11 2429-8882

contato@bbsadvocacia.com.br Rua Dr. Custódio Pinto Sampaio Neto, 222 - Jardim Corazza - Itu/SP



Matéria de Capa

Viajar é colecionar

memórias

inesquecíveis A

"

s melhores coisas da vida são: as pessoas que amamos, os lugares onde estivemos e as memórias que fizemos”. Essa frase, dita por um autor desconhecido, nunca foi tão verdadeira. Viajar é colecionar histórias, conhecer culturas, vivenciar momentos únicos e transformadores. A descoberta de um novo lugar abre portas para o aprendizado e, a partir disso, a vida passa a ser vista de outras perspectivas. Cada vez mais, pessoas percebem o quanto as viagens são benéficas para suas vidas e investem fortemente nisso. De acordo com o Portal Panrotas, o turismo é um dos setores que mais geram crescimento para a economia mundial, além de ser um dos que mais valorizam o meio ambiente e a cultura. Existem no mercado profissionais que movimentam essa indústria e são apaixonados por viagens. Especializados no assunto, eles se empenham diariamente para proporcionar às pessoas experiências inesquecíveis. “Respiram” o turismo e afirmam com toda certeza: viajar é um dos melhores investimentos da vida. Nas próximas páginas, você terá a oportunidade de conhecer os perfis das principais agências de turismo de Itu. Empresas renomadas, que se destacam na região pela relação de confiança e cuidado com seus clientes. São elas: Flytour, GVTN Travel, M&A Câmbio, Mary Lemos Turismo e Pamplona Turismo. Cada uma tem sua particularidade, sua essência e forma de atuação, mas todas concordam plenamente com Mário Quintana: “Viajar é trocar a roupa da alma”. Embarque nessa leitura e se prepare para a próxima viagem!

Foto Juca Ferreira Ambiente Aeroporto Internacional de Viracopos Por Tatiana Lonardo Danna



Matéria de Capa

Amaury, Rose e Fernanda

38


Uma relacão de confianca Há 33 anos nascia a Âmbar Turismo, uma das mais tradicionais agências de turismo de Itu e região. Com o passar do tempo, a famosa Âmbar se tornou Flytour Serviços de Viagens, uma unidade pertencente a um dos principais grupos de turismo do mercado, responsável por mais de 1,1 milhão de vouchers vendidos em aluguéis de veículos e hotéis e 5,5 bilhões de reais em vendas no último ano. Composto por três mil colaboradores, 10 empresas e 7 segmentos de atuação, atende atualmente cerca de nove mil clientes e oferece soluções para cinco mil agências de viagens. O convite para fazer parte dessa importante rede veio diretamente do Sr. Eloy Oliveira, fundador da empresa, que percebeu a qualidade diferenciada do atendimento e dos serviços que a agência prestava. Escolha certa! Hoje, a unidade de Itu está entre as TOP20 de toda rede Flytour do Brasil. Duas palavras resumem esse sucesso: excelente atendimento. A equipe, que é composta por 17 colaboradores, é engajada em buscar a satisfação dos clientes. “Sentimo-nos realizados quando uma pessoa volta de sua viagem e tudo ocorre como o ofertado. Somos sempre os mediadores do produto final: cias aéreas, hotéis, cruzeiros, serviços de receptivo em cada localidade e nosso atendimento só acaba quando ela retorna satisfeita”, afirma Rose Pinheiro, diretora da Unidade. A Flytour atende ao mercado de turismo corporativo e também de lazer. Seus roteiros são diferenciados, elaborados

de acordo com a necessidade de cada cliente. “Oferecemos programas personalizados, inclusive essa é a nossa especialidade e diferencial”, explica Rose. Os mais escolhidos são os internacionais: EUA, Caribe e países da Europa. Mas os nacionais não ficam de lado: a maior procura é o Nordeste (Natal, Maceió e Porto de Galinhas). Para os admiradores de destinos exóticos, a agência tem uma área específica para indicar e sugerir roteiros. “Ideal para quem procura algo diferente do tradicional, bem como viagens com guias e todos os serviços locais já inclusos nos pacotes”, completa. Para quem marcou a data do casamento, existem as cotas de lua de mel, muito procuradas pelos jovens casais. Já para os estudantes de plantão, que desejam estudar fora do país, a Flytour oferece o que há de melhor em programas de intercâmbio. Para todos os tipos de viagens e perfis, a agência atua com a filosofia do cuidado, que é semeada dia a dia, desde a escolha do roteiro até a assistência durante uma viagem. É um trabalho intenso para garantir uma assessoria completa com passaporte, vistos, seguro viagem, chip telefônico, entre outras necessidades. Na Flytour quem manda é o cliente e sua satisfação é o que move a empresa. “Eu nunca vou me esquecer de uma frase que ouvi de um grande cliente e amigo: o agente de viagem é como um médico, em que confiamos ou não”, lembra Rose. Essa relação de confiança com certeza é o grande segredo para o sucesso.

FlyTour Serviços de Viagens Rua Domingos Fernandes, 74, Centro - Itu/SP (11) 4022-2767 www.flytour.com.br/itu c Flytour.itu f @flytouritu 39


Matéria de Capa

Experiências únicas e inesquecíveis As organizações só têm a ganhar ao contratar uma agência especializada em viagens corporativas. Quem pode afirmar isso com propriedade é a GVTN Viagens e Turismo. Há mais de 20 anos, a agência contribui diretamente para a redução de custos e aumento da produtividade das empresas. Esse trabalho é feito por meio de uma gestão estratégica e eficiente das viagens realizadas pelos funcionários. “Oferecemos aos nossos clientes um sistema de informação ágil, preciso e intuitivo, que lhe permitem conhecer todos os processos que envolvem seu turismo de negócios. A nossa expertise facilita a negociação com fornecedores e contribui para o melhor aproveitamento do budget definido”, afirma a Gerente Comercial, Gisele Marafon. Esse sistema otimiza a rotina dos funcionários, permitindo que eles visualizem as cotações de passagens aéreas e façam suas reservas. A ferramenta também gera relatórios, o que possibilita uma gestão eficaz dos custos. Outro benefício importante que uma agência especializada traz é a disponibilidade de atendimento 24 horas. Para qualquer imprevisto, há sempre uma consultora à disposição. “Nosso time é formado por 10 pessoas, que são treinadas e capacitadas para melhor atender nossos clientes”, ressalta Ana Flávia Faria, CEO da agência. Os principais diferenciais dessa equipe são a qualidade e a velocidade do atendimento.

Atualmente, são mais de 60 empresas de médio e grande porte atendidas diariamente por ela. Uma agência que tem como filosofia proporcionar bem-estar para as pessoas, tornando as viagens a trabalho cada vez mais confortáveis e atrativas. Mas as atividades da GVTN vão muito além do mundo corporativo. Para quem busca roteiros inusitados e diferentes, a agência tem experiência para dar e vender! O atendimento é personalizado, de acordo com o perfil, interesse e expectativas do cliente. “Nos dias de hoje, as pessoas não querem apenas viajar, reservar hotéis e transfers. Os viajantes buscam autenticidade nas viagens, atendimento personalizado, imersão cultural, interação com a comunidade. Eles querem conhecer lugares diferentes das rotas turísticas, vivenciar a alma e a essência de cada destino”, explica a Gerente Comercial. Proporcionar experiências únicas e inesquecíveis é a expertise deles! Seja no turismo de negócios ou de lazer, sua atuação é diferenciada e se destaca em Itu e região. Para os próximos anos, o objetivo é voar ainda mais alto. “Nosso foco é atender o cliente com mais agilidade no mundo digital e nos adequar ao viajante do futuro por meio de tecnologia avançada no setor. A meta é aprimorar cada vez os serviços para tornar a nossa agência conhecida mundialmente”, finaliza Ana Flávia. Além da sua sede em Itu, a GVTN já possui também uma unidade em Portugal.

GVTN Travel (11) 4022-7100 www.gvtngroup.com f @gvtntravel 40


Gisele e Ana Flávia

41


Matéria de Capa

Patrícia Wilhalba

42


Inovacão no mercado de câmbio Mais de 20 moedas com as melhores taxas do mercado ituano. Essa é a proposta da M&A Câmbio, a mais nova casa de câmbio de Itu e região. Comandada pelos profissionais Patrícia e Fabrício Wilhalba de Almeida e Haeckel Molmelstet, a empresa chegou há dois meses na cidade e promete fazer história. Para quem viajará nos próximos dias, é o lugar ideal. Com uma excelente estrutura, a M&A garante melhor preço, agilidade no processo de compra, atendimento privativo, segurança e uma variedade única de moedas. Possui uma gama de serviços, entre eles: cartão pré-pago, seguro viagem, transferências internacionais, deliverys, envio DHL e sala privativa. Com o cartão, você se protege em relação à variação cambial, pois já carrega no momento da compra da moeda. É uma opção segura para levar dinheiro, aceita em muitos lugares do mundo, credenciada à Visa e MasterCard, além de caixas eletrônicos filiados à rede Plus e Cirrus. Já o seguro viagem é importante para que você tenha a quem recorrer caso aconteça algum imprevisto. A M&A oferece as melhores taxas e coberturas, ideais para contratar e viajar de forma tranquila e segura. As transferências internacionais são usadas geralmente em casos de pagamentos de cursos, eventos ou imóveis, tra-

tamentos de saúde ou investimentos. Nesse caso, a casa de câmbio envia ordens de pagamento ao exterior em qualquer moeda, sempre em conformidade com o Banco Central. Outro serviço que a empresa oferece é a compra de moedas estrangeiras via delivery. Para quem busca privacidade ou sofre pela falta de tempo, é a opção adequada. Os valores mínimos de compra e as cidades atendidas podem ser consultadas no site www.macambio.com. Para quem precisa enviar mercadorias para o exterior, a casa de câmbio também possui esse serviço. Os envios DHL são práticos, seguros e econômicos. Por último, a sala privativa, ambiente ideal para as pessoas que desejam comprar suas moedas com mais privacidade. Na sede da empresa tem salas confortáveis e seguras, espaço reservado para realizar transações com tranquilidade e discrição. Com aproximadamente 100 clientes já cadastrados, a M&A começou suas operações com o pé direito, mas pretende crescer ainda mais. De acordo com Patrícia de Almeida, o objetivo é tornar a empresa uma referência no segmento de moedas. “Esse mercado é desafiador e estamos em constante aprendizado. O objetivo é trabalhar com empenho e dedicação para crescermos a cada dia, até nos tornarmos uma das maiores do interior”, afirma a empresária.

M&A Câmbio Av. Prudente de Moraes, 388, Vila Nova - Itu/SP (11) 4813-2406 @macambioitu c f @macambio 43


Matéria de Capa

O cliente se sente em casa

A Mary Lemos Turismo iniciou suas atividades em 2015 carregando com ela uma bagagem de 30 anos de experiência na área do turismo. Com atendimento diferenciado e ambiente acolhedor, a agência conquistou rapidamente o público ituano. Na Mary, os clientes se tornam amigos e se sentem mais que à vontade para montar seus roteiros da forma que desejarem. “Nossa missão é trabalhar para que o cliente desfrute da satisfação de viajar em sua plenitude”, afirma a empresária Maria Lucia Lemos. Atualmente, a agência trabalha em duas frentes: turismo de lazer e de negócios. Em ambos, a premissa é: atender de forma humana e pessoal. “Em uma viagem eu ofereço uma assessoria completa, incluindo documentação, hotel, passeios, compra de moeda estrangeira, etc. Reunimos tudo em um único lugar”, explica a empresária. Para o turismo de negócios, a Mary Lemos atua com foco na redução de custos para as empresas. A agência possui um sistema online de reservas e emissões de passagens aéreas nacionais e internacionais, com todas as companhias. Além disso, há um consultor disponível 24 horas para dar assistência caso necessário. A assessoria inclui reserva de traslados, preparação de pacotes nacionais ou internacionais, atendimento em inglês, português e espanhol, aluguel de veículos no Brasil

e exterior e muito mais. É uma excelente solução para as organizações que desejam economizar e aumentar sua produtividade. Para o turismo de lazer, o segredo é entender a necessidade do cliente. “Viajar é preciso. Mais do que nunca está provado que o ser humano necessita de um tempo para viver melhor e produzir mais. Eu procuro sempre entender o universo de cada um para que o passeio seja realmente tudo que ele espera e muito mais”, reforça Maria Lúcia. Nessas viagens, a Mary cuida dos clientes do início ao fim. Com uma equipe de 7 funcionários, a empresa tem uma estrutura preparada para acompanhar seus passos durante todo tempo, garantindo segurança, conforto e satisfação. Entre os destinos nacionais e internacionais, os mais procurados são: Porto Seguro, Natal, Maceió, Gramado, Foz do Iguaçu, Beto Carrero, Orlando, países da Europa, Chile e Argentina, sem contar os roteiros exóticos que também estão em alta como Tailândia, Dubai, Egito, Israel e Marrocos. Sendo pacote ou não, há sempre a possibilidade de personalizar o roteiro, deixando-o exatamente com o perfil do viajante. Com um jeito caloroso e amigo, a Mary Lemos conquistou seu espaço no mercado e fez diferença. “Conheço alguns clientes há 30 anos, acompanhei a vida deles. São meus amigos e quero que se sintam em casa ao entrar na agência”, finaliza a empresária.

Mary Lemos Turismo Rua Rio de Janeiro, 43, Bairro Brasil - Itu/SP (11) 4022-3335 | (11) 94762-4529 f @marylemosturismo 44


Maria Lúcia

45


Matéria de Capa

Marcia Maqui

46


Prazer em servir Seriedade, profissionalismo e respeito. Essas três palavras norteiam a atuação da Pamplona Turismo no mercado ituano. Desde 2008, a agência está presente na cidade trabalhando fortemente na realização de sonhos. Liderada pela empresária Márcia Maqui, a empresa possui 7 funcionários diretos e uma equipe indireta, responsável pelas áreas de marketing, comunicação, contabilidade e jurídico. Durante toda sua trajetória, a Pamplona embarcou mais de 35 mil passageiros. Foram muitos desejos realizados e clientes conquistados. “Temos como foco tornar a viagem uma experiência de vida. Nos empolgamos diariamente com cada sonho em que somos escolhidos para torná-lo realidade. Além disso, buscamos intensificar dia a dia nosso relacionamento com fornecedores, colaboradores e clientes, a fim de fortalecermos a amizade, uma vez que prezamos pela convivência e troca de vivências”, explica Márcia. O trabalho desenvolvido por ela e sua equipe vai além das vendas de pacotes, passagens ou hotéis. Eles são consultores e buscam conhecer o cliente, entender seu estilo, suas necessidades e interesses para oferecer o produto ideal, de acordo com o que realmente busca. Trata-se de um atendimento personalizado, realizado a dedo, com cuidado e principalmente, com seriedade. “Nossa prioridade é a qualidade e não a quantidade. Para isso, buscamos sempre as novidades do mercado e nos aperfeiçoa-

mos para sermos sempre a melhor agência para o nosso cliente”, destaca a diretora. De acordo com Márcia, sua equipe é composta por pessoas fascinadas pelo turismo, que estudam e se atualizam constantemente. “Diariamente recebemos fornecedores para treinamentos de sistemas e também representantes dos serviços que comercializamos, trazendo as novidades do mercado e trocando conhecimentos. Nossos colaboradores também fazem treinamentos on-line sobre destinos e produtos”, explica a empresária. Além disso, eles participam das viagens chamadas “famtour”, em que é possível conhecer o destino e aprimorar a vivência. A Pamplona oferece aos seus clientes todos os tipos de viagens, individuais ou em grupo (em especial nossa saída com acompanhamento da Pamplona desde o Brasil), sejam internacionais ou nacionais, além de passeios culturais como shows e teatros. Os pacotes existem, mas a agência possibilita também a “personalização” dos destinos, em que o cliente elabora, junto com o agente de viagens, seu próprio roteiro. Essa flexibilidade permite que ele fique à vontade, feliz e satisfeito com a prestação dos serviços. Com essa atuação, o sucesso não para por aí. Para os próximos anos, a meta é manter a qualidade no atendimento, priorizar o cuidado com os clientes e não deixar de buscar novidades e possibilidades para os mesmos. “O principal objetivo para o futuro é não perder nunca a essência Pamplona Turismo de ser.”, finaliza Márcia.

Pamplona Turismo Rua Capitão Sílvio Fleming, 230, Vila Nova - Itu/SP (11) 4022-0008 www.pamplonaturismo.com.br c Pamplona.Turismo.7 f @pamplonaturismo 47


publieditorial

Um olhar encantador pelas mãos de Maria Fernanda

P

ara as mulheres, um olhar diz mais do que mil palavras, ainda mais quando ele vem acompanhado de cílios longos e bem feitos. Essa é a missão da profissional Maria Fernanda Mercante Amâncio com suas clientes, trabalhando com a extensão de cílios fio a fio, por intermédio do método Classic Lash. De acordo com a Lash Designer Maria Fernanda, a aplicação é simples, porém delicada e por isso demanda tempo: ”O procedimento é realizado em uma poltrona bem aconchegante e com um som baixinho e bem agradável. Demora em torno de 2 horas a primeira vez e a manutenção por volta de 1 hora, que pode ser feito a cada 15 ou 21 dias”. Essa paixão pela área da beleza existe desde muito tempo na vida de Maria Fernanda, porém sua afinidade por extensão de cílios começou de uma maneira inusitada. O interesse teve início ao acompanhar nas redes sociais a digital influencer, Rafaella Santos, irmã do jogador Neymar, que é fã assídua de procedimentos estéticos como micropigmentação de sobrancelhas e alongamento de cílios: “Não queria mais trabalhar como funcionária e além disso, amo a área da beleza. Olhando as fotos da Rafaela, irmã do Neymar Jr, me apaixonei pelos cílios dela, e vi que a profissional que atendia ela em Santos também ministrava cursos. Optei por fazer e acabei por me apaixonar pela área. O olhar da mulher fica muito mais perfeito”. Com atenção e carinho, Maria Fernanda oferece as clientes auto-estima e autoconfiança através do olhar.

Informações para contato:

48

Maria Fernanda - Lash Designer (11) 9.6866-5129 Rua Sete de Abril, 175 - Centro - Sala 01 - Itu/SP lashesbymariafernanda lashesbymariafernanda.oficial


lojagarotadoblog 11 2715-1833

11 96407-9660

R. Santa Rita, 714 ou R. Floriano Peixoto, 719 - Itu Shopping, Centro - Itu/SP


A FOTO

de capa

U

ma foto ousada e inédita. A Revista Singular novamente inova e a produção da foto da capa da edição aconteceu no saguão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. A imagem produzida pelo fotógrafo Juca Ferreira foi viabilizada graças ao suporte da Assessoria de Imprensa do Aeroporto.

50

Foto: Ricardo Lima

Bastidores


O MELHOR

Foto: Ricardo Lima

aeroporto DO PAÍS

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) foi eleito pelos passageiros como o Melhor Aeroporto do Brasil no 1º trimestre de 2019 na pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), divulgada em abril. Esse é o 11º trimestre que Viracopos é eleito o melhor do Brasil desde o início da concessão, em 2013. Viracopos ficou com a nota 4,77 em uma escala de 1 a 5. Foi a melhor nota entre os 20 principais aeroportos do Brasil, que concentram 87% do fluxo de passageiros no país. A pesquisa ocorreu nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, e foram ouvidas 19.820 pessoas. A nota média geral de satisfação dos passageiros nos 20 aeroportos foi 4,60. Em fevereiro passado, Viracopos já havia recebido, na sede da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil, em Brasília, o prêmio de Melhor Aeroporto do Brasil em 2018 na pesquisa de satisfação de passageiros realizadas pela SAC. Se considerados todos os 25 trimestres desde o início da pes-

quisa, em 2013, Viracopos já venceu um total de 11 vezes. Entre os 10 - E no último mês de maio, o aeroporto ficou na 10º colocação entre os maiores aeroporto do mundo no ranking da AirHelp Score 2019 divulgado internacionalmente nesta quinta-feira (09/05). Viracopos recebeu nota 8,4 para pontualidade, 8,2 para qualidade do serviço e 7,9 para qualidade do varejo, com nota total de 8,25. O estudo levou em conta informações de voos da base de dados da AirHelp. No total, aproximadamente 40 mil usuários contribuíram com a pesquisa, que contou com a participação de cerca de 2,5 mil brasileiros: “Este reconhecimento se soma a outras conquistas importantes deste ano pelo Aeroporto de Viracopos: a de Melhor Aeroporto de Carga do Mundo e o de Melhor Aeroporto do Brasil (pela 11ª vez). O interessante é que parte do estudo considera a manifestação espontânea dos passageiros, que são o nosso foco”, disse o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich. Fonte: A.I. Aeroporto Internacional de Viracopos 51




Trabalhando pra você sorrir sempre!!! Atendimento Clínico

Endodontia/Canal

Cirurgia/Exodontia

Avaliações, limpezas e raspagens, restaurações etc.

Tratamento e retratamento de canal em sessão única.

Extração de elementos dentários, brichectomia, gengivoplastia

Ortodontia e Ortopedia

Implantes e Próteses

Estética e Clareamento

Instalação e manutenção de aparelhos convencionais e estéticos

Dentista 24 horas

/EduardoLouresFilho www.dentista24hs.net

Reposições nas ausências de elementos dentais

Devolvemos a beleza do seu sorriso

Dr. Eduardo Loures Filho Dra Raquel Zanuni de Moraes Loures 11 4025-1428 11 99994-9888 Av. Agenor Corrêa Leite de Campos, 489 - B. São Luiz - Itu/SP


PAPAI muito

mais

estiloso tradição desde

1943

Centro - Itu/sp 11 2429-9119 Rua Floriano Peixoto, 974

JM Relojoaria @jm_relojoariaoficial

Plaza Shopping Itu 11 2715-0630 Av. Dr. Ermelindo Maffei, 1199


publieditorial

U

Organização e praticidade

m trabalho que surgiu através da amizade. Duas mulheres em busca de ter seu próprio negócio descobriram juntas sua paixão pela organização da casa e uniram forças para fazer disso sua empresa. Luciane Gozzi Rampani, formada em engenharia têxtil e Luciana Miglioranza, em pedagogia e gastronomia, em meio a uma conversa descobriram a profissão chamada “Personal Organizer”. Juntas acreditaram que poderiam oferecer o serviço de organizar ambientes para clientes que não tinham tempo e nem técnicas para manter tudo em seu devido lugar, de maneira fácil e simples: “O nosso diferencial é que organizar sempre fez parte da nossas vidas. Não aprendemos organizar no curso, somos organizadas por natureza. Temos esse feeling para organização muito antes do curso e isso que nos levou a investir na profissão. Com o curso de especialização aprendemos outras técnicas que facilitam a organização, que deixam o lugar funcional como dobras padronizadas com uso de gabaritos, usar organizadores que facilitam o armazenamento, identificação entre outras”. A missão da Lu & Lu é transformar vidas. Para elas, arrumar é diferente de organizar e por isso fazem a diferença: “Na nossa casa arrumamos sem muito pensar onde realmente fica melhor no dia a dia, guardamos ali e pronto. Com a Lu & Lu é possível organizar com praticidade. Pensamos na otimização de espaços aproveitando cada canto do closet, armário, cozinha, despensa, quarto de bebê, louceiro, roupeiro, após mudança e até malas de viagem, através de técnicas que vamos aprimorando. Cada cliente é única, cada organização é diferente de outra, fazemos organização personalizada”, comenta as profissionais que podem acompanhar até mesmo a confecção dos móveis para os quartos e cozinha visando uma melhor disposição dos nichos. Trabalhamos com produtos organizadores como potes para despensas, caixas e deixamos a casa funcional, tudo utilizado após aprovação do cliente. Lu & Lu, deixam claro quanto ao descarte de qualquer item, que não é feito por elas: “A própria cliente é quem faz o descarte, e de preferência antes da Lu & Lu chegar. É importante analisar o que não serve mais, o que precisa ser consertado, o que não tem mais a ver com o seu estilo, o que não tem mais utilidade, assim já será possível eliminar muita coisa e provavelmente li-

Informações para contato:

berar muito espaço dentro dos armários. Já é um bom começo para se organizar e isso serve para a casa toda”. Uma dica primordial das profissionais é “Para manter-se organizada a dica é sempre voltar as coisas para o seu devido lugar, por isso a importância da categorização e identificação. Verifique sempre antes de guardar seu objeto, se ele esta útil para o uso, assim evitará que utilize o espaço com coisas que não lhe são úteis”. Lu & Lu Personal Organizers Luciana Miglioranza (11) 98307-5045 Luciane Rampani (11) 98398-8222 @lueluorganizers lueluorganizers@gmail.com www.lueluorganizers.com

56


Sempre com qualidade nos serviços, tais como:

Cabelo | Maquiagem | Penteados | Depilação | Unha em Gel | Esmaltação em Gel | Corte Bordado | Massagens | Limpeza de Pele

11 4013-0811 | 11 4013-0483 florencehairitu | www.florencehair.com.br Rua Capitão Silvio Flaming, 135 - Vila Nova - Itu/SP


Persona

A PRESERVAÇÃO

das florestas

Rafael Bitante destaca a importância da data e também o futuro da Mata Atlântica.

Revista Singular - 17 de julho é celebrado o Dia da Prevenção às Florestas. Qual a importância da data para a fundação SOS Mata Atlântica? Rafael Bitante Fernandes - Uma vez que a Mata Atlântica é uma das florestas mais degradadas do Brasil, é crucial ter um dia de Proteção às Florestas. Quase 90% de sua área original foi devastada. Sendo assim, precisamos restaurar nossas florestas, sobretudo nas áreas de nascentes, mananciais e a mata ciliar nas margens dos rios, para mitigar os riscos atuais e futuros de desabastecimento de água e enfrentamento às mudanças climáticas. O Brasil assumiu compromissos internacionais de recuperação das florestas, aderiu ao Desafio de Bonn e a Iniciativa 20x20. No Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, incluiu como meta restaurar 12 milhões de hectares de florestas e implementar 5 milhões de hectares de sistemas com integração entre lavoura, pecuária e floresta, até 2030, além de recuperar mais de 5 milhões de pastagens degradadas até 2020. Portanto, com apenas 12,4% da vegetação original, a Mata Atlântica é o bioma que mais deve ser beneficiado por esta meta de restauração.

Rafael Bitante Fernandes Biólogo e gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica

P

roteger a natureza é imprescindível, porém muitas das vezes nos esquecemos desta obrigação como cidadão. Para nos lembrar desta importante missão, 17 de julho é marcado como o Dia da Prevenção às Florestas. A Revista Singular, que tem como missão conscientizar e informar sobre a necessidade da preservação do Meio Ambiente, entrevistou o biólogo e gerente de Restauração Florestal da Fundação SOS Mata Atlântica, Rafael Bitante Fernandes, 40 anos. Especialista em Gestão Ambiental pela ESALQ / USP e conselheiro do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica,

58

O desmatamento da Mata Atlântica entre 2017 e 2018 caiu 9,3% em relação ao período anterior (2016-2017). Apesar da redução o volume ainda é muito alto. Quais os fatores que levam a este alto índice de desmatamento no Brasil? Vivemos em um modelo ultrapassado de desenvolvimento sustentado no mito da abundância. Todos os principais ciclos econômicos da história do país seguiram a lógica de que o crescimento se dá por expansão territorial e desmatamento, da exploração do Pau-Brasil, agropecuária até a industrialização e expansão das cidades. Atualmente, alguns destes fatores continuam sendo aqueles que pressionam o desmatamento no bioma, entre eles a expansão das cidades e a agropecuária. Quais as leis existentes para esse tipo de preservação? Elas são fiscalizadas na íntegra? A Mata Atlântica é o único bioma brasileiro protegido por lei. A Lei da Mata Atlântica (11.428/2006), uma conquista da sociedade


que regulamenta a proteção e a utilização da biodiversidade e recursos dessa floresta. Este é o principal instrumento de proteção do bioma. Além disso, o Brasil possui o Código Florestal brasileiro (12.651/2012). Nos últimos meses, o Código Florestal vem sofrendo uma série de ameaças, como a atual Medida Provisória (MP) 884/2019, que retira o prazo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Na prática, o Código Florestal já tem sete anos de sua aprovação, mas ainda é uma lei sem implementação. A legislação ambiental brasileira é positiva, porém sua implementação é um grande desafio. Na sua visão, como as gestões públicas têm tratado o tema (preservação das florestas) e o que ainda precisa ser melhorado? Após algumas derrotas na última alteração do Código Florestal, o Brasil vinha construindo uma estratégia muito interessante, com o Governo Federal criando o Plano Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa e instituindo a Política Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa, conhecida como Proveg, por meio do Decreto nº 8.972, de 23 de janeiro de 2017. O grande objetivo dessa política pública, era de uma grande articulação, promoção e integração de políticas já existentes, que seriam grandes catalisadores da adequação ambiental de propriedades rurais, e compromissos internacionais já citados, a exemplo da NDC brasileira. O que enfrentamos hoje, são constantes retrocessos, querendo o fim da reserva legal, alterações profundas no Código Florestal, que foi muito debatido e recentemente, passou pelo julgamento do Superior Tribunal Federal (STF) em pontos que ainda eram polêmicos e posteriormente sedimentados. Tais posicionamentos, que várias instituições representantes do agronegócio brasileiro já se demonstraram contra, não agregam em nada, e já começam a ameaçar negociações de commodities agrícolas. O Brasil pede e se arrasta mais uma vez em discussões de séculos passados, e neste momento, deveríamos estar sendo a grande liderança no modelo produtivo do agro mais sofisticado do mundo, com um diferencial da biodiversidade e provedor de serviços ecossistêmicos, que só abriram novas fronteiras econômicas. Como educar as novas gerações sobre a importância da preservação das florestas? Informação de qualidade! Temos um exemplo prático disso, onde mantemos o Centro de Experimentos Florestais, no município de Itu – SP. Uma área de 520 hectares, que foi toda restaurada com florestas e hoje é uma área produtora de água.Aqui, já recebemos mais de 45.000 pessoas, e contamos o papel dela, e resgatamos essa relação entre o ser e a natureza. Promovemos banho de floresta e conhecimento.

Pensando no âmbito regional, como avalia a preservação das florestas e áreas de preservação ambiental nas cidades da região (Salto, Itu, Porto Feliz, Cabreúva e Indaiatuba)? Temos ótimos exemplos a serem seguidos. Na região, existe um forte componente de recuperação de florestas, como o Centro de Experimentos Florestais, iniciativas de produtores, inovando em negócios e incorporando o capital natural como ativo, muitos proprietários de terras atendidos pelo programa Florestas do Futuro que apenas em Itu foram 860 mil mudas plantadas. Há também aqueles que não virão importância nesse processo, que permanecem com suas Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal (RL) sem florestas, mas, nosso papel, é fazer com que esses passem a ver a restauração como uma oportunidade. Qual a avaliação da SOS da Mata Atlântica sobre o Fundo da Amazônia e também das possibilidades de mudanças propostas pelo atual governo? Como não atuamos na Amazônia, não temos condições de opinar sobre o fundo. Porém, temos percebido que o Governo Federal tem promulgado medidas que têm acarretado o desmonte das estruturas de participação da sociedade e comprometido a implementação de políticas públicas ambientais, o que deve prejudicar, por exemplo, as metas assumidas pelo Brasil para 2030 no Acordo de Paris. Há um grave enfraquecimento do Ministério do Meio Ambiente, que quase foi extinto e sofre com uma sangria de recursos humanos, financeiros e políticos, além da perda da Agência Nacional de Água (ANA) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). E agendas positivas, como o mecanismo de conversão de multas em serviços ambientais, estão ameaçadas. E numa visão pessoal, o que significa as florestas na sua vida e porque ingressou no segmento ambiental? Sou um privilegiado. Desde muito novo, a natureza permeia fortemente minha vida. Nasci e cresci no interior de São Paulo, brincando em sítios, parques e até mesmo no quintal de casa, onde meus pais mantinham um pomar e horta, que trazem as melhores memórias da minha infância. O despertar profissional veio através de um amigo de faculdade, Carlos Nogueira, que mostrou que florestas poderiam ser um ótimo negócio e área de atuação. Foram horas e mais horas no viveiro que fica em Ibaté, e de lá para cá, quase todos meus amigos possuem “sobrenome natureza”. Hoje, há uma grande responsabilidade diluída em toda paixão, mas isso, só traz mais energia para trabalhar em prol da restauração da Mata Atlântica todos os dias.

59


DEPOIS

REVITALIZAÇÃO DE RESIDÊNCIAS COM APROVEITAMENTO DA ESTRUTURA ORIGINAL www.heimarmiloco.com.br | heimarmiloco@gmail.com Av. Prudente de Moraes, 210 Sala 218 - Vila Nova - Itu/SP 11 4022-1268

11 9.9605-7894

ANTES


Gramado

CONHEÇA OS ENCANTOS DE

A Serra Gaúcha fica localizada no nordeste do Rio Grande do Sul e engloba uma região com mais de 30 municípios, sendo Gramado e Canela os principais. Recebe anualmente milhares de turistas em busca do clima frio e da rica diversidade cultural, que mistura costumes e tradições gaúchas, alemãs e italianas. Além disso, é um destino que também atrai por suas belas paisagens e excelente gastronomia. A experiência gastronômica, proporcionada por essa viagem, merece um capítulo à parte. Das vinícolas aos chocolates, passando por receitas italianas e alemãs, visitar a Serra Gaúcha é garantir muitos prazeres ao paladar. Há excelentes restaurantes com cardápios diversos e que oferecem pães, carnes, massas, fondues, cafés coloniais e muito mais.

Gramado + Natal Luz 8 dias e 7 noites | 09/11/2019

- Passagem aérea ida e volta; - Transporte aeroporto / hotel / aeroporto; - 01 Ingresso para o Espetáculo Show do Lago Illumination com transporte; - Um Dia de Uso de Ticket Bustour; - Diárias com café da manhã no Hotel Serra Nevada; - Completa assistência com guias locais; - Seguro Viagem; - Franquia de Bagagem. A partir de

10x de R$ 200,83 por pessoa

Natal Luz

Valores, datas e condições de pagamento estão sujeitos a reajuste e disponibilidade na ocasião da reserva. Preço por pessoa em apto duplo. Consulte-nos para mais informações.


publieditorial

A importância da prevenção em odontologia desde a infância

Q

ue a saúde começa pela boca todos já ouvimos falar. Nossa boca está funcionando o tempo todo, seja comendo, bebendo, falando e respirando, e dessa forma, é a porta de entrada do nosso corpo para inúmeras bactérias. Por isso, os bons hábitos alimentares e de higiene bucal são tão importantes. Mas será que são o suficiente? Vamos pensar o seguinte. Um carro requer revisões periódicas: troca de óleo, revisão dos pneus, alinhamento e balanceamento, etc. É mais seguro para nossa família se fizermos as revisões recomendadas. Com a nossa saúde bucal é a mesma coisa. Restaurações necessitam de manutenção e eventuais reparos, elas não são para sempre. Fazendo visitas periódicas ao dentista, estamos evitando que problemas maiores se instalem na boca, assim como conseguiremos prevenir muitos outros. Estamos em uma nova geração, em que começamos desde muito cedo a criar o vínculo com o profissional. O acompanhamento com um médico pediatra é essencial desde o nascimento, e hoje é recomendado levarmos nossos filhos ao odontopediatra ainda bebês, mesmo antes de nascerem os dentes. Dessa forma, as informações corretas sobre higiene bucal e bons hábitos poderão ser aplicados no dia-a-dia desde o primeiro dente quando nasce. E os laços de confiança entre a criança e o dentista começam a se estreitar, fazendo com que quaisquer eventuais tratamentos sejam feitos de maneira tranquila, evitando com isso, experiências negativas. E você sabia que é possível prevenir problemas oclusais, ou de “mordida”? Sim, pois quanto antes forem diagnosticadas estas alterações, melhor será o prognóstico, fazendo com que o tratamento com aparelhos seja mais rápido, simples e confortável. A doença cárie hoje já é mais controlada, mas devido à persistência de alimentos ultra processados (como as papinhas, seguidas por sopas, purês, sanduíches, alimentos muito cozidos e moídos) na dieta das crianças, o correto funcionamento e estímulo dos dentes e da musculatura da boca e face são prejudicados. Estas alterações funcionais impedem um correto desenvolvimento da nossa boca, pois os músculos e nossas articulações não estão se fortalecendo e crescendo como deveriam. Este quadro, associado à genética e hábitos como respiração oral, sucção de chupeta e/ou dedo, podem levar a uma desestabilização da oclusão dentária (desalinhando os dentes). E o que isso significa? Com os dentes em desalinho, teremos falta de espaço para os permanentes, estética ruim, e inclusive dores na face e nas articuInformações para contato:

62

lações . E muitos outros problemas, como assimetria facial, má postura corporal e problemas respiratórios. O dentista, quando de suas orientações em consultas periódicas sabe e deve trabalhar orientando o tipo de alimentação que deve ser dada às crianças não somente no tocante à ingestão de açúcar e carboidratos, mas também alimentos ricos em fibras que irão solicitar mais trabalho dos dentes na mastigação. A palavra de ordem é prevenção. Consultas regulares e famílias bem orientadas fazem com que se diminuam as chances de tratamentos longos, caros e invasivos. Quando fazemos esse acompanhamento de perto com o profissional desde cedo, é possível tratar, diminuir e até prevenir esses problemas, tendo as informações corretas. E por isso a frequência no consultório odontológico é tão importante. E portanto, a Dra. Raquel Dati Macedo Bersélli, dentista especialista em Odontopediatria e Ortopedia Funcional dos Maxilares, ressalta a importância da frequência no consultório odontológico. IIOS – Instituto Ituano de Odontologia e Saúde Rua Goiânia, 159 – Bairro Brasil (11) 40223439


Criações feitas a mão

VIVA NA ARTE TODAS AS POSSIBILIDADES

f @Leobaruk_ceramica c atelier leonardo baruk Www.leonardobaruk.com.br

contato@leonardobaruk.com.br

(11) 97100-3588


Especial

HORA DE VIAJAR e se divertir! Por Rafaela Gomes

C

om 193 países existentes no mundo fica fácil escolher um destino para conhecer sozinho, entre amigos ou com a família, afinal viajar faz bem para a alma e é sinônimo de descanso e renovação. São muitas possibilidades, desde viajar em grupo até fazer um

64

mochilão por diversos países sozinho. O que importa é viajar! Pensando nisso, a Revista Singular traz para você, leitor, dicas para que sua viagem seja ainda melhor, além da matéria de capa desta edição que apresenta as melhores opções de agências de viagem e turismo da região. Confira:


Vá! A primeira dica é vá! Não tenha medo de viajar ou de gastar dinheiro viajando. Experiências novas são as melhores riquezas que podemos adquirir na vida. Permita-se conhecer novos lugares e novas culturas.

Pesquise Fique por dentro dos melhores preços tanto de passagens quanto de estadias. Economizar nesse quesito te dará a possibilidade de aproveitar mais os passeios e a gastronomia local. É importante pesquisar também sobre os pontos turísticos do local, e como chegar até eles de maneira fácil e barata. Outra possibilidade é contratar um guia turístico, assim você poderá desfrutar de cada atração que a cidade tem para oferecer.

Contrate um seguro de viagem Muitas pessoas deixam de contratar um seguro viagem por achar que nada de complicado acontecerá em sua viagem, mas a notícia é que pode sim acontecer e o seguro viagem é uma maneira de não sair no prejuízo e se sentir seguro e tranquilo durante o passeio.

Menos é mais Fazer a mala é sempre o grande desafio para a maioria dos aventureiros, a dica neste caso é “menos é mais”. Leve somente o necessário e procure fazer “rolinhos” com as roupas, pois é uma maneira de economizar espaço e dinheiro, uma vez que não precisará pagar a mais por excesso de bagagem. Na mala de mão leve sempre um casaco e uma troca de roupa, caso ocorra problemas com sua bagagem despachada.

Ouça o que sua agência tem a oferecer As agências de viagem tem grande conhecimento sobre os melhores destinos e passeios, peça sugestões para aproveitar melhor sua viagem!

65


Especial

Além dessas dicas você pode contar com o Google Trips para sua viagem. A plataforma do Google está disponível tanto para para versão web quanto mobile e permite que você reúna em um só lugar todos os dados da sua viagem, como voos, hospedagem e até um guia com os principais pontos turísticos do seu destino para você aproveitar ao máximo sua viagem.

ANTES DE EMBARCAR! Quando o grande dia chegar é hora de conferir se tudo está pronto! DOCUMENTOS ( RG, CNH, PASSAPORTE ) Providencie cada um deles e deixe separado em sua mala de mão com fácil acesso. CHECK IN ANTECIPADO Realize seu check in antes de sair de casa. É possível realizá-lo na maioria das vezes 24h antes de embarcar, assim você evitará filas e terá mais tranquilidade ao chegar ao aeroporto.

66

Na plataforma também é possível planejar seu próprio roteiro da viagem, reunindo seus “Planos do dia”. O app está disponível para IOS e Android.


NO AEROPORTO Chegue com a antecedência descrita em sua passagem. É importante que nada seja feito na correria, por isso obedeça ao tempo determinado de antecedência para chegada no aeroporto. DESPACHO DE BAGAGEM Com o Check in feito com antecedência é possível ter mais tempo para despachar sua bagagem, caso não seja necessário dirija-se ao portão de embarque para aguardar a liberação de entrada. MALA DE MÃO Certifique-se de que sua mala de mão não contenha itens proibidos, como produtos cortantes, líquidos, entre outros. Facilitando a passagem pela segurança. CARTÃO DE EMBARQUE Mantenha seu cartão de embarque em mãos até chegar ao seu assento, para ter certeza sobre seu lugar e agilizar o procedimento caso haja problemas. DENTRO DO AVIÃO Acomode sua bagagem de mão no compartimento superior ou abaixo de sua poltrona com agilidade para não atrapalhar o fluxo e a formação de filas no corredor. Em seguida, aproveite sua viagem!

67


Especial

FIQUE ATENTO COM A

documentação das crianças! Por Rafael Paco

A

s férias escolares se aproximam e inúmeras dúvidas burocráticas obrigatórias e técnicas na hora de embarcar para uma aventura, especialmente as internacionais e quando acompanhados das crianças. Primeiramente é preciso esclarecer quem é o órgão do regulador da viagem de crianças e adolescentes e a documentação necessária para o embarque. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é o responsável sobre a concessão de autorização de viagem para o exterior de crianças e adolescentes brasileiros. Para os menores que viajarão acompanhados dos dois pais ou responsáveis, não é necessária nenhuma documentação extra, exceto o passaporte. Porém, em outras situações as exigências são diferentes.

Alguns documentos são de porte obrigatório, independentemente da viagem. É o caso do Registro Geral (RG) e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), que geralmente estão no mesmo documento, a carteira de identidade. Além de confirmar os dados pessoais, eles são pedidos pelas companhias aéreas, férreas ou rodoviárias e pelos hotéis. Para as crianças, é obrigatório o porte da certidão de nascimento ou da carteira de identidade — o responsável deve comprovar o grau de parentesco com a documentação. Se a criança for menor de 12 anos e não estiver viajando com os pais, uma autorização com assinatura deles é obrigatória. E para essa autorização, o primeiro passo é preencher os dados do formulário padrão que pode ser encontrado no portal do CNJ ou da Polícia Federal . Após baixar o arquivo em PDF, é necessário imprimir em duas vias, preencher, assinar e levar a autorização a um

68

cartório, para reconhecer a assinatura (firma). É necessária uma autorização para cada criança ou adolescente. É importante que seja indicado o prazo de validade. Caso não haja esta informação, o documento será válido por dois anos. No momento do embarque, uma das duas vias ficará na Polícia Federal. Além da autorização, é necessária a apresentação do passaporte válido da criança ou adolescente e, se for o caso, o termo de guarda ou tutela. Vale destacar que a autorização por escrito é necessária mesmo que os pais compareçam ao check-in no dia da viagem. Se a criança ou o adolescente morar no exterior, não precisa da autorização, desde que comprove o local da residência, por meio de Atestado de Residência emitido há menos de dois anos por uma Repartição Consular Brasileira, e desde que viaje com um dos pais. Se não estiver com os pais, é preciso a autorização deles.


Viagens nacionais – Já para viagens nacionais, o responsável por crianças e adolescentes devem apresentar certidão de nascimento, carteira de identidade, passaporte ou outro documento com foto, que confirme a filiação ou parentesco com ele. Nenhuma criança com menos de 12 anos pode viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsáveis, sem autorização judicial. Essa autorização é dispensada quando a criança estiver acompanhada de um dos pais. Vacinação – Para garantir que você está protegido de doenças transmissíveis, alguns países pedem a apresentação de um certificado, conhecido como CIVP, que confirma a sua vacinação. Atualmente, a Febre Amarela chama a atenção por conta dos seus casos e lugares como Bolívia, Paraguai e Colômbia tornaram obrigatória essa documentação. No Brasil, é importante se vacinar antes de visitar lugares de floresta, como a Amazônia. A de imunização da Febre Amarela é distribuída gratuitamente nos postos de saúde, assim como as de hepatite A e B. Para proteger da malária, que tem vacinação planejada para ser lançada em breve, utilizar o repelente é o mais recomendado.

Saúde em 1º lugar - Ter problemas de saúde longe de casa pode ser um problema, mas alguns cuidados básicos diminuem essa possibilidade. Levar uma bolsinha com remédios para dor de cabeça, febre e enjoo é recomendado, já que alguns lugares mais remotos não têm tantas farmácias à disposição. No caso de viagens internacionais, alguns destinos não vendem remédios com tanta facilidade (pode ser necessária uma receita para comprimidos simples, por exemplo). Dessa forma, é importante levar tudo do Brasil para não passar aperto. Em caso de remédios de uso contínuo ou antibióticos, leve quantidade suficiente e sempre acompanhados da receita.

Uma opção para quem deseja ainda mais segurança é contratar um seguro-saúde, o que pode ser importante para quem têm filhos pequenos. Fora do país, alguns hospitais são muito caros, como nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, conheça anteriormente a localização dos hospitais e farmácias — é melhor garantir uma assistência rápida. Todas estas providências precisam ser tomadas após um planejamento financeiro e um roteiro de viagem com alguns meses de antecedência para diminuir os custos e os imprevistos para não estragar a viagem.

69




venha conhecer! variedade de produtos orientais que fazem sucesso com a galera!

11 4024-9427 noriartigosorientais noriartigos_orientais Avenida prudente de moraes, 396 - vila nova - itu/sp


Pioneira em seguranca para criancas

CERCAS REMOVÍVEIS PARA PISCINA

Com mais de 20 anos no mercado de Cercas Removíveis para Piscinas, a Limit Pool está focada em desenvolver uma ferramenta de ajuda na segurança para as crianças e animais domésticos na piscina, procurando sempre maior qualidade e profissionalismo. - Produto com garantia vitalícia!

Atendemos a Grande São Paulo e todo o Interior 11 4087-0039 11 97683-5421

| 11 97102-4492 Av. Amadeu Ribeiro, 76. Anhangabaú - Jundiaí/SP

www.limitpool.com.br


Negócios

PRODUTOS DE QUALIDADE VOCÊ ENCONTRA

na Carnes de Carnes Sheik

Oferecer ao cliente produtos de excelente qualidade com um atendimento exclusivo é a missão diária da equipe da Casa de Carnes Sheike, uma referência no setor em Itu e região. Pensando em seus clientes, a Casa de Carnes Sheike conta com o serviço de entregas à domicílio. Todos os produtos da casa podem ser solicitados por telefone sem sair da sua casa. Com toda a comodidade e qualidade, o cliente receberá os seus produtos, e o que é melhor, gratuitamente. O serviço de entregas é gratuito, porém a única solicitação é que o pedido seja feito com antecedência. Com uma linha de produtos selecionados das melhores marcas e tendo uma gama de itens para churrasco ou para o almoço do dia a dia, a loja está localizada na Alameda Barão do Rio Branco, 75, no centro (próximo a Câmara de Vereadores). A casa dispõe de carnes bovina e suína, cortes especiais, Informações para contato:

74

aves, linguiças, espetinhos e peixes, além de congelados, salgadinhos, frios fatiados e cortes de frango da Korin livre de antibióticos e conservantes, além de uma mercearia completa para compor um cardápio especial com especiarias, queijos entre outros itens. Com uma equipe preparada para atender os clientes da melhor forma possível, a Casa de Carnes Sheike busca a satisfação do cliente para tornar a refeição, através dos nossos produtos, um momento de puro prazer. E para auxiliar ainda mais os clientes, o site www.sheike.com.br apresenta sugestões de receitas de dar água na boca. Os clientes da Casa de Carnes Sheike ainda têm a comodidade do estacionamento rotativo em todas as ruas da região, inclusive em frente ao comércio, por 30 minutos, com o pisca-alerta ligado, tempo suficiente para encomendar ou adquirir os produtos, graças ao atendimento rápido e eficiente da equipe. Casa de Carnes Sheike Alameda Barão do Rio Branco, 75, Centro - Itu/SP (11) 403-0120 | 4023-1708 | 9.7206-4118 (WhatsApp)



Espaço amplo para variados tipos de eventos

Sonhos se tornam realidade no

9.8188-0576 Estrada do Taperinha 463 - Itu/SP 11


Venha saborear pratos deliciosos, preparadados por quem cozinha com dedicação e carinho.

RODÍZIO DE PARMEGIANA TODA QUINTA FEIRA EM ITU DAS 18H ÀS 23H

UNIDADE SOROCABA

UNIDADE ITU

UNIDADE VINHEDO

UNIDADE INDAIATUBA

15 3358-9555 | 15 3211-3963 Rua: Fernando Silva, 110. Jardim Astro

11 4024-5812 | 11 4024-1954 Av. Prudente de Moraes, 221. Vila Nova

19 3826-3081 | 19 3826-5352 Av. Benedito Storani, 762. Aquários

19 3835-4203 | 19 2516-0068 Av. Visconde de Indaiatuba, 900. Jardim Vitória I


publieditorial

O pão especial e o lanche artesanal que você respeita!

A

Padaria Pão Quente Itu continua com seu plano de inovação, e não poupa energia para encontrar alternativas e novidades ainda mais gostosas e saudáveis para o seu público: “Estamos em uma cruzada constante em busca de ingredientes mais saborosos, sem perder a qualidade e os benefícios à saúde”, explica o chef Marco Madrys. A padaria buscou a inspiração na panificação clássica e na natureza, e trouxeram todos os ingredientes que faltavam para a elaboração de pães mais saudáveis, balanceados e saborosos, que possam fazer parte da alimentação diária das pessoas. Todos os produtos levam grãos funcionais, frutas, legumes e verduras orgânicos, que são responsáveis por aumentar e melhorar a qualidade de vida. A beterraba, mandioquinha, cacau, açaí, sementes diversas, grãos e farelos integrais orgânicos, além do mel, item necessário para alcançar o toque adocicado perfeito. Pensando na facilidade e falta de tempo dos dias atuais, foram criados diversos lanches artesanais que levam esses tipos de pães na montagem. Um ótimo exemplo de como a ideia deu certo, foi o uso desse pães na elaboração de lanches artesanais prontos para o consumo: “Temos o wrap, feito de pão tipo marroquino, legumes e verduras e você escolhe a opção de presunto, salame ou peito de peru. Outro sucesso foi o lanche de pão de beterraba, que ficou delicioso

Informações para contato:

78

combinado com frios e o molho de mostarda e mel que elaboramos exclusivamente para esse lanche”, conta o chef Marco. Outro exemplo delicioso foi juntar o pão de pimentões (preparado com pimentões amarelo e vermelho), pepperoni e o molho especial de cheddar com cebolas ligeiramente defumadas: “O mais interessante desses lanches artesanais é que eles também ficam excelentes na chapa, quentes!”, conta Marco. E será que daria pra melhorar tudo isso? Marco Madrys diz que sim: “Todos os nossos lanches frios são preparados no modelo “ready to go”, ou pronto pra levar. É só passar na Padaria, ir a geladeira de auto atendimento, pegar, pagar e levar! Simples e fácil assim! Lembrando, claro, que todos são muito bem-vindos a degustarem na própria padaria. O ambiente é amistoso, a trilha sonora é perfeita para acompanhar um boa refeição ou um lanche rápido e o nosso atendimento é daqueles bem bacana, humanizado como deve ser!”. Não é raro o chef e sócio proprietário Marco Madrys estar andando pela padaria, ajudando no atendimento, conversando com os clientes, ou mesmo preparando algum pão: “Minha intenção é que nossos clientes possam aproveitar melhor nossos pães, saber um pouco mais sobre eles, os ingredientes que usamos e a forma como preparamos”. A Padaria Pão Quente Itu produz e oferece seus pães especiais e lanches artesanais todos os dias, de segunda à sexta. Praça Regente Feijó 71, Itu/SP (11) 4022-3523 cfPadariaPaoQuenteItu


Experiências únicas na

America do Sul

ILHA DE PÁSCOA

DESERTO DO ATACAMA

PATAGÔNIA

Localizado a 8 km de Hanga Roa, em um lugar privilegiado para explorar a Ilha de Páscoa, o explora Rapa Nui é cercado por florestas e prados com vistas para o oceano Pacífico. Todos os nossos programas incluem hospedagem, traslados de ida e volta para o aeroporto, alimentos e bebidas e uma seleção de mais de 30 rotas de exploração projetadas por nossa equipe outdoor. As nossas caminhadas, explorações de bicicleta e atividades de snorkeling e mergulho nos permitem conhecer a história de Rapa Nui, a sua cultura e as suas paisagens, percorrendo os locais mais emblemáticos da ilha, bem como os mais desconhecidos.

Localizado no oásis de San Pedro de Atacama, explora Atacama foi construído em uma parcela de 17 hectares como base para explorar o deserto, o planalto e seus arredores. Todos os nossos programas incluem hospedagem, transporte de e para o aeroporto, alimentos e bebidas e uma seleção de mais de 40 rotas de exploração. Grandes dunas de areia, esplanadas de sal, vulcões imponentes e um céu completamente limpo inspiraram o design de cada uma de nossas explorações que podem ser feitas a pé, de bicicleta, a cavalo ou combinando seções de van com caminhadas.

Ancorado como um barco nas margens do Lago Pehoé no coração do Parque Nacional Torres del Paine, explora Patagonia tem uma localização privilegiada da qual sair para explorar o parque. Todos os nossos programas incluem hospedagem, transporte de e para o aeroporto, alimentos e bebidas e uma seleção de mais de 40 rotas de exploração projetadas por nossa equipe outdoor. Nossas caminhadas e passeios a cavalo abrangem montanhas, lagos com águas turquesa, geleiras, florestas de lenga, miradouros, pampas e rios, bem como as seções mais emblemáticas do circuito de trekking conhecido como “W”.

Quer conhecer um destes 3 destinos do Chile de uma maneira inovadora? Com a GVTN Travel conseguimos te mostrar lugares fantásticos com um experiência totalmente diferente! A rede de hotel Explora introduz os nossos viajantes em áreas remotas da América do Sul com programas de exploração totalmente planejados. Inspirados a viajar pelo prazer da viagem em si, e pela riqueza das experiências que ela oferece. A filosofia destas viagens são formada por três pilares: áreas remotas, explorações profundas, e o luxo do essencial. Além do Chile também estão localizados: Machu Picchu & Vale Sagrado (Peru), Patagônia, Salta e El Chaltén (Argentina), Uyuni (Bolívia). BRASIL: +55 (11) 4022-7100 | PORTUGAL: +351 211 582 195 P @GVTNTRAVEL | QUEROVIAJAR@GVTNGROUP.COM | WWW.GVTNGROUP.COM


publieditorial

Queda de cabelo não é

mais problema no tratamento do câncer

A

alopecia, ou seja, a queda do cabelo, é um dos efeitos colaterais do tratamento quimioterápico contra o câncer mais temidos e que atinge diretamente o emocional e a autoestima dos pacientes, em especial as mulheres. De acordo com os especialistas, a alopecia acontece, pois além de eliminar as células malignas, os quimioterápicos também podem atingir outras células de crescimento rápido, como as pilosas, responsáveis por produzirem os cabelos. A tecnologia, por sua vez, também tem apresentado alternativas para auxiliar na redução dos impactos da quimioterapia. Recentemente descobriu-se a possibilidade de evitar, de maneira eficiente, a alopecia por intermédio da crioterapia. O sistema Capelli, que está disponível na Oncoitu desde agosto de 2018, viabiliza a crioterapia, um processo terapêutico baseado na diminuição da temperatura para o resfriamento do couro cabeludo. A utilização do Sistema Capelli pode inibir ou reduzir em até 75% a queda dos cabelos, tendo apenas uma pequena redução do volume capilar sem falhas. Na OncoItu é possível ter acesso ao sistema de forma gratuita

Informações para contato: 80

durante o tratamento e os resultados da utilização do Sistema Capelli têm sido muito satisfatórios. Eva Augusta Fávero, de 53 anos, paciente da OncoItu diagnosticada com câncer de mama foi a primeira a utilizar o novo sistema na clínica: “Comecei a quimioterapia e tive a grande notícia que a Clínica OncoItu iria receber a touca Capelli. Na descoberta do câncer meu desespero seria em ficar sem os cabelos. Minha experiência com a touca foi boa. Se não fosse assim já estaria completamente sem cabelos. Super recomendo para outras pacientes”, relatou a paciente. Desde o dia da implantação do novo sistema, a OncoItu propicia a todas as pacientes o uso do equipamento para manter não somente os seus cabelos, mas também as sobrancelhas e os cílios. Para os gestores e profissionais da OncoItu, o resultado positivo para o paciente é sinônimo de satisfação e alegria para a clínica. DRA. CAMILA O. Z. ALFIERI Enfermeira Oncologista COREN/SP 209.641

Rua Euclides Marins e Dias, 102 | Vila Nova – Itu /SP Rua Bélgica, 271 | Jd. Celani I – Salto/SP (11) 2715-7215 | atendimento@oncoitu.com.br


TRATAMENTOS CORPORAIS Drenagem método Joana medrado, modeladora, relaxante com pedras quentes, ventosa, tratamentos para flacidez, gordura localizada, estrias, clareamento corporal, esfoliação corporal, detox e pós-operatório TRATAMENTOS FACIAIS Limpeza de pele, peeling mecânico, peeling químico, hidratação facial, tratamento para melasma, harmonização e rejuvenescimento, rugas, cicatrizes de acne

11 9.9666-4495

vanessadragao_estetica


82


Disk entregas para toda Região 11 9.9989-5394

Loja de Itu: Rua Santa Rita, 1017 - Centro Loja de Salto: Rua Rio Branco, 535 - centro

Siga nossas redes sociais /Empório Rizzi @emporiorizzi




Uma comunicacao completa

exije midias completas Persona

Presidente da Codisei

Gastronomia

Conheça o Vila Don Patto

MERCADO IM O B I L I Á RI O | A RQ U I T E T U RA E D E CO RAÇÃO | D E S I GN | CO NS T RU ÇÃO

Edição 06

Portaria Sul Obras já começaram com duplicação de avenida

Centro Hípico Arquibancada e cobertura da área de treinamento

A satisfação de realizar sonhos

A marca do Tênis Edição 44

Profissionais especializados em tornar este momento mais que especial

Maio 2019

Edição 44

CONSTRUINDO sonhos

O esporte mais praticado nas Terras une famílias e gerações no complexo esportivo

Profissionais indispensáveis para atingir o seu objetivo do imóvel ideal

1

RevistaSingular

R$ 2,50 WWW.AGORAITU.COM.BR

Revista Singular

Revista.Cenario

Revista Cenário

ANO I | EDIÇÃO 95 27 DE ABRIL DE 2019

INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE

MÉDIA DE 7 MOTORISTAS SÃO MULTADOS POR DIA AO USAREM O CELULAR DIRIGINDO Reprodução

Na última semana, a Prefeitura de Itu, por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, confirmou que os 96 agentes de trânsito do município aplicaram 3.748 autuações durante os primeiros três meses deste ano (janeiro, fevereiro e março). Segundo os números divulgados, 644 motoristas foram punidos com multa por uso de celular ao dirigir, uma média de 7 autuações por dia. Vale ressaltar que o número reduziu drasticamente em comparação ao ano anterior que registrou 2.578 multas. E por falta de cinto de segurança, o total de autuações em 2019 (janeiro, fevereiro e março) foi 1.183 e, em 2018, 3.948 multas. Vale ressaltar que em 2018 foram registradas 15.596 autuações, sendo 5.045 no mesmo período de janeiro à março. - Pág. 5

Câmara avaliou reajuste de 4,6% aos servidores públicos

Transporte público ituano tem novo aplicativo

O transporte público em Itu passa a contar, a partir da próxima quarta-feira, dia 1º de maio, com o CittaMobi, aplicativo desenvolvido para melhor atender às necessidades dos usuários do serviço. Para a implantação e funcionamento adequados do aplicativo, mais comple-

Ontem, em sessão extraordinária, estava prevista a votação do projeto de lei, enviado pelo Poder Executivo, que trata do reajuste salarial dos servidores públicos municipais. Segundo o documento, encaminhado em regime de urgência, o reajuste contempla o repasse da inflação do período referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor INPC de atingiu 4,67%. Já a cesta básica terá o reajuste de 4,58% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA. - Pág. 3

Amanhã tem "Simba: O Rei Leão", no Plaza Shopping Divulgação

VI Parada LGBTI+ de Itu será amanhã, na Praça do Cruzeiro Promovida pela Comissão da Diversidade Sexual de Itu - Codisei, neste domingo, dia 28, na Praça do Cruzeiro, acontece a VI Parada LGBTI+ de Itu. O tema deste ano é "Meio Século de Progresso & Libertação LGBTI+ Resistir para Existir". O evento terá concentração às 12 horas e estão previstas inúmeras ações como passeata, atrações especiais e grandes surpresas.

Reprodução

to e moderno do que o existente atualmente, faz-se necessária a diferenciação nos números de sete linhas. Os horários e itinerários permanecerão os mesmos, mas é importante que os usuários do transporte coletivo urbano se atentem aos novos números de linhas.

O Teatrando abre a 9ª temporada no domingo, dia 28, às 16 horas, com a apresentação de “Simba: O Rei Leão”, na Praça de Alimentação. A entrada pode ser trocada por um litro de leite, que

será doado para o Fundo Social de Solidariedade de Itu. A troca dos ingressos será feita no balcão do Atendimento ao Cliente, ao lado da loja Centauro, do Plaza Shopping Itu. - Pág. 7

TEMOS OS MELHORES PRODUTOS E UM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO PARA LHE INDICAR A MELHOR SOLUÇÃO PARA SEU JARDIM E SUA CASA LOJA BOITUVA

R. Acácio Manoel da S. Vianna, 42 - V.NS. Aparecida

15 3263-8490

LOJA ITU

Av. Dr. Octaviano Pereira Mendes, 136 Centro

11 4013-9800

LOJA INDAIATUBA

Av. Visconde de Indaiatuba, 561 - Vila Vitória

19 3801-9330

1

JornalAgoraItu

PopMidiaIndoor

Jornal Agora Itu

Pop Midia Indoor 11 2715-7609

Rua Bom Jesus, 240 - Centro - Itu/SP

RevistaTerras


publieditorial

Dor articular: é bursite ou tendinite? A dor articular é uma queixa muito comum nos consultórios ortopédicos, com frequência relacionada com bursite ou tendinite. Tratam-se de inflamações de estruturas diferentes, mas que estão muito próximas das articulações e apresentam dor parecida e tratamento muito semelhante. A tendinite é uma inflamação do tendão, a região final do músculo, onde ele se liga ao osso, ajudando no movimento do corpo. É mais comum nos ombros, punhos, joelhos e calcanhares, mas também pode ocorrer em cotovelo, quadril, mãos e pés. Já a bursite é uma inflamação da bursa, uma espécie de bolsa cheia de líquido que protege os tecidos ao redor das articulações, principalmente do atrito dos tendões com os ossos. Esta inflamação normalmente ocorre nos ombros, cotovelos e quadril, mas pode acometer qualquer outra articulação. Esses processos inflamatórios são lesões por esforços repetitivos, sobrecarga ou traumas; outras doenças como a gota e artrite reumatoide também podem desencadear a inflamação. Em muitos casos o início da inflamação é no tendão e este acaba por inflamar a bursa próxima a ele ou vice versa. Os principais sintomas da bursite e tendinite são dores, rigidez e dificuldades de movimentar o membro. Além disso, áreas ao redor da articulação podem ficar avermelhadas, inchadas ou sensíveis. O diagnóstico é feito através de um exame físico detalhado pelo ortopedista, que avalia qual tendão ou bursa está inflamado e se outras estruturas estão envolvidas como cartilagem ou osso. Podem ser necessários exames complementares como ultrassonografia ou ressonância magnética. O tratamento depende do grau da inflamação, porém, geralmente são tratados com medicamentos de curto prazo, sempre prescritos por um médico, além de repouso e gelo. A reabilitação com fisioterapia é bem vinda para recuperação mais rápida e retorno a atividade. Em casos graves é indicada a imobilização e infiltrações medicamentosas, mas raramente é sugerida uma intervenção cirúrgica. A melhor forma de prevenção é a execução adequada do movimento associada ao fortalecimento dessas articulações com exercícios físicos.

Informações para contato:

As orientações são do Dr. André Sonsin Navarro, formado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Ortopedia e Traumatologia no Hospital Municipal Antonio Giglio – Osasco, além de especializações em Cirurgia do Joelho e Artroscopia no Hospital Regional de Osasco e pós-graduando em Medicina do Esporte e do Exercício – CEFIT. Av. Plaza, nº6, Jardim Paraíso. Campus Offices, 5ºandar, Sala 512 - Jardim Paraíso, Itu/SP (11) 2429-8707 | 9 4779-5010 www.davincimed.com.br contato@davincimed.com.br

87


NOVAS SALAS PARA SEU NEGÓCIO! O Unicenter apresenta as novas salas e ambientes modernos e reformulados com a melhor estrutura para recebê-los mais com conforto e comodidade!

11

de a partir

0

,0 0 0 0 R$ 1.

4024.1174 | 11 4024-0026

Av. Prudente de Moraes, 210 - Vila Nova - Itu/SP contato@unicenteritu.com.br | www.unicenteritu.com.br



Nutrição

E

DIETA LOW CARB ESTÁ ASSOCIADA a aumento de mortalidade

studo avaliou a ligação entre dietas baixas em carboidratos (DBC) e mortalidade geral, utilizando informações individuais e estudos prospectivos agrupados realizados com participantes maiores de 20 anos que preencheram registro alimentar de 24 horas durante dois dias e que foram acompanhados durante 12 anos. A partir do estudo NHANES, 24.852 participantes com idade média de 47,6 anos foram incluídos na análise. Durante o período de acompanhamento de 144 meses, foram registradas 3432 mortes, sendo 827 por câncer, 709 por doença coronariana e 228 por doença cerebrovascular. Ao distribuir a quantidade de calorias por tipo de nutriente, o último quartil de DBC (Q4), ou seja, os que ingeriam menos carboidratos na dieta, tiveram maior risco de mortalidade geral (RR=1.42, P<0.001). Mesmo após ajuste de variáveis adicionais, manteve-se uma associação positiva entre DBC e mortalidade geral, sendo que participantes no Q4 tiveram 32% mais risco de mortalidade geral. Também foi encontrada uma associação positiva entre mortalidade por doenças cardiovascular e cerebrovascular conforme aumento dos quartis, mesmo após ajuste de variáveis (P<0.001), onde os participantes do Q4 tiveram ris-

Serafim Netto 90

co 50% e 51% maiores de risco de mortalidade cardiovascular e cerebrovascular em comparação ao Q1. Uma associação positiva significativa também foi encontrada entre DBC e risco aumentado de mortalidade por câncer (52%), mesmo quando ajustado às variáveis (36%). O risco aumentado de mortalidade geral e específica também se mostrou positivo e significante em relação a razão baixo carboidrato/alta proteína nas dietas (P<0.001). Os autores também analisaram a relação entre mortalidade geral e DBC em indivíduos obesos (IMC≥30kg/m²) e não obesos (IMC<30kg/m²), demonstrando que essa associação foi maior em indivíduos não obesos que em obesos. Em conclusão, os autores destacaram uma associação desfavorável de DBC com mortalidade geral e por causa específica. Dado esse fato, sugerem cautela na prescrição desse padrão alimentar e priorização de padrões alimentares associados a perda de peso e benefícios à saúde a curto prazo e longo prazo (como dietas com pouca gordura, com fibra abundante) Referência: Mazidi M, et al. Lower carbohydrate diets and all-cause and cause-specific mortality: a population-based cohort study and pooling of prospective studies. Eur Heart J. 2019 Apr 19.

Nutricionista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba, pós-graduado em bases nutricionais para atividades físicas e especialista em nutrição desportiva pela UniFMU - SP


É POSSÍVEL TER QUALIDADE DE VIDA COM ARTRITE REUMATÓIDE A artrite reumatóide é uma doença autoimune que afeta principalmente a membrana sinovial e provoca inchaço, rigidez e dores nas juntas, capazes inclusive de limitar a movimentação no dia a dia. O distúrbio costuma afetar especialmente dedos das mãos e dos pés, joelhos e tornozelos. Se não for tratada pode causar deformidades articulares e acometer outros órgãos como pulmão, olho, coração e pele. Com o avanço científico, o que tem sido debate entre os médicos é a melhora da qualidade de vida dos pacientes portadores da patologia, que possuem maior propensão de precisar da ajuda com os cuidados básicos e maior probabilidade em desenvolver limitações da capacidade funcional. A AR também pode estar associada a transtornos do humor,

2715-8933 | 11 9.8787-2587 ouroclinicmedicinaintegrada Rua Bahia, 297 - Bairro Brasil - Itu/SP 11

como ansiedade e depressão. A boa notícia é que essas dificuldades têm diminuído nesses pacientes, devido ao empenho de especialistas em estabelecer o diagnóstico e tratamento precocemente e buscar sempre que possível atingir a meta terapêutica que consiste em melhorar a inflamação e capacidade funcional através de medicamentos que alteram o curso da doença, atividade física regular e educação do paciente. Atualmente algumas ações tornam a vida dos pacientes mais saudáveis como a prática de atividades físicas que ajuda a corrigir e prevenir a perda ou limitação articular, assim como a atrofia e fraqueza muscular. O sono também é um fator primordial para a melhor qualidade de vida de pacientes com artrite reumatóide, já que o sistema imunológico sofre influência com o ciclo do sono, sendo assim uma boa noite de sono beneficia muito o paciente com AR. O controle de peso para esses pacientes é fundamental, pois o sobrepeso gera alterações inflamatórias sistêmicas e sobrecarga mecânica que pioram a doença. Todas as ações devem seguir orientação do especialista, como a Dra. Melissa Nobrega, graduada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP desde 2013. Especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia, Dra. Melissa preceptora da disciplina de Reumatologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP - Campus Sorocaba. Atualmente integra a Ouroclinic Medicina Integrada, que iniciou suas atividades com o objetivo de proporcionar qualidade de vida aos pacientes. A clínica conta com as especialidades de Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Reumatologia, Medicina Esportiva, Alergia e Imunologia, Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia entre outras.


publieditorial

Mesoterapia capilar A queda de cabelo é uma das principais queixas dos pacientes no consultório dermatológico. Homens e mulheres podem sofrer com este problema e o dermatologista deve ser consultado para verificar se é apenas uma queda normal ou se trata de alguma doença capilar, do couro cabeludo ou da haste e raiz dos fios. O profissional poderá avaliar a possibilidade de diminuir e abreviar o período da queda. A tricoscopia é uma das alternativas para desvendar o real motivo da alopécia. Trata-se de um exame do couro cabeludo com uma lente especial para identificar o tipo e a causa da queda. O exame pode até mesmo substituir uma biópsia do couro cabeludo. Exames de sangue também auxiliam a afastar outras causas de queda capilar, como alterações tireoideanas, deficiência de vitaminas, alterações hormonais, entre outras. O tratamento indicado deve ser individualizado de acordo com a patologia do paciente. Em alguns casos, podem ser escolhidos medicamentos tópicos, shampoo ou tratamentos orais, além de lasers e luzes. A intradermoterapia ou mesoterapia é uma das terapias mais recentes e modernas. Com a técnica, é possível aplicar os medicamentos de escolha diretamente na derme, através de agulhas. Desta forma, o medicamento não depende da efetiva absorção pelo trato digestivo ou pelo couro cabeludo, agindo diretamente e evitando efeitos colaterais indesejados. A mesoterapia é capaz de diminuir a queda dos cabelos logo nas primeiras sessões, engrossar os fios, acelerar o crescimento, e em certos casos, até permite o nascimento de fios novos. A consulta com o dermatologista especializado é fundamental para o correto diagnóstico e a prescrição do tratamento adequado. A aplicação do procedimento deve ser feito por um profissional qualificado, como é o caso da Dra. Mariana de Azevedo Gavioli Amorim, dermatologista referência em procedimentos estéticos na região, com graduação e residência médica pela Universidade Estadual Paulista - Unesp-Botucatu. Também é especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Dra Mariana de Azevedo Gavioli Amorim CRM 134597-SP | RQE 38935 Informações para contato:

92

Clínica Santoro Rua Porto Alegre, 359 – Bairro Brasil – Itu/SP (11) 4024-0126 / (11) 4025-4048



Consulta Cirurgia Internação Ortopedia Florais de Bach Ultrassonografia Anestesia Inalatória Exames Laboratoriais

Pet Family petfamily.vet.br

Amor, confiança e felicidade não se compra, não se vende

Dr. João José Soares Junior Veterinário Responsável CRMV-SP 6869

Apenas se conquista!

Cães

Aves

Gatos

Répteis

Rua 24 de Outubro, 107 Centro - Salto/SP

Roedores Animais Silvestres 11 4021-0274

Emergência

11 99872-0784


CONHEÇA NOSSO ESPAÇO!

PRODUTOS HANDMADE Personalizados para Festas Agendas | Capa de álbuns Porta de maternidade Quilling | Scrapbooking Talheres bordados CURSOS E AULAS VIP

11

99644-4649

@qgdoscrap_byandreatinoco Rua Dr. Silva Castro, 65 - Vila Nova - itu/SP


Gastronomia

AS DELÍCIAS QUE nasceram de um sonho Por Rafaela Gomes

U

Um trabalho que nasceu de um sonho. Assim teve início as marmitas que hoje fazem parte da marmitaria “Delícias da Su”. Tudo começou em 2015, quando a proprietária Suzana Damásio teve a ideia de vender marmitas com o intuito de complementar a renda da família para realizar a tão sonhada festa de 15 anos da filha, Laura Fernanda Damasio Savi. A empresária aprendeu a cozinhar desde muito cedo com a mãe e encontrou, além de uma rentabilidade sua grande paixão. Começou oferecendo marmita para os amigos e familiares, porém novos clientes foram surgindo, aumentando a demanda do negócio: “As produções das marmitas foram crescendo e no final de 2015 meu esposo, Mauro, foi demitido por conta da venda da empresa em que trabalhava depois de 8 anos como Coordenador de RH. Vimos então, uma oportunidade de empreender, em meio a crise que o país enfrentava, e nasceu a Marmitaria Delícias da Su, no dia 6 de fevereiro de 2016”.

96

Hoje, a Delícias da Su é referência em marmitaria na cidade de Itu, atendendo empresas e o público em geral. Esse sucesso se deve aos diferenciais que o negócio oferece aos clientes: “Nossos diferenciais estão em todos os processos, desde a escolha de produtos de qualidade, pois não trabalhamos com ingredientes industrializados (exemplo: caldos de carne, frango, etc.). Temos parcerias com nossos fornecedores que nos entregam tudo bem cedinho, então temos tudo muito fresco. Outro exemplo é o alho, que não consumimos já processado, ou aqueles que vem em portes já picados e com misturas. Nós descascamos e trituramos aqui para que o sabor prevaleça sempre. Assim como nosso molho de tomate, onde compramos diariamente os melhores e mais selecionados para fazer nosso molho que é mais do que especial”. As marmitas mais pedidas são a parmegiana e a feijoada: “Para compor nosso cardápio estudamos o que as pessoas mais gostam e juntamente com nossa nutricionista montamos opções que variam a cada dia”.


E não para por aí. A marmitaria Delícias da Su está sempre inovando: “Como todo empreendedor queremos expandir. Hoje já oferecemos opções fitness, low carb e vegetariana e queremos aumentar esse segmento. Mas nosso maior objetivo é levar qualidade as refeições das pessoas, otimizar suas vidas cuidando com carinho daquilo que elas gostariam, mas não tem tempo de fazer, uma refeição caprichada e nutritiva”. Suzana deixa claro que a marmitaria é um negócio de toda família “Eu uso sempre o “nossa” porque não foi sozinha que fiz tudo. Aliás sem a minha família, nada seria possível”, completa a empreendedora.

Receita da Su Filé a Parmegiana

Tempo preparo: 30 - 40 minutos Rendimento: 2 porções Sugestão de acompanhamento: Tradicionalmente muito bem acompanhado por arroz branco e fritas Ingredientes: 02 Bifes de filé mignon (aprox. 01 cm de espessura) 02 xícaras (chá) de molho de tomate da Su (feito com tomates fresquinhos e com tempero especial da marmitaria) 04 fatias de mussarela ½ xícara (chá) de farinha de trigo ½ xícara (chá) de farinha de rosca 01 ovo 02 xícaras (chá) óleo para fritar Sal e pimenta do reino a gosto Queijo parmesão ralado a gosto

Informações para contato:

Preparo Separe três pratos, coloque no primeiro a farinha de trigo, no segundo coloque o ovo e bata com um garfo e no terceiro a farinha de rosca. Tempere o filé mignon com sal e pimenta. Em seguida empaneos passando primeiro na farinha de trigo, depois no ovo deixando escorrer um pouco; por último, passe na farinha de rosca e pressione com as mãos para garantir a casquinha em todo filé. Numa frigideira com borda alta, coloque o óleo e leve ao fogo para aquecer. Quando o óleo estiver bem quente, com cuidado, coloque um bife de cada vez e deixe cerca de 40 segundos aproximadamente ou até dourar um dos lados. Vire o bife e deixe até dourar o outro lado. Coloque em uma travessa com papel toalha para escorrer o excesso do óleo da fritura. Em um refratário coloque os bifes, cubra com a mussarela, cubra com o molho de tomate da Su e polvilhe com parmesão ralado. Pode ser servido imediatamente, porém se desejar, pode gratinar por 10 minutos no forno para derreter os queijos por completo.

Marmitaria Delícias da Su Av. Eugen Wissmann, 2011 - São Luiz (11) 2715-5278 | (11) 2715-5583 | (11) 94491-8670 c Marmitaria Delícia da Su | f @deliciasdasuitu 97


FAÇA PARTE DA PRÓXIMA EDIÇÃO!

Dicas culturais | automobilismo | setor náutico | turismo | gastronomia mais uma publicação do:

11 2715-7609 | 11 97631-6336 comercial@editoram.com.br


publieditorial

As diferenças entre a

lipoaspiração e abdominoplastia

M

uitas mulheres que desejam optar pelas cirurgias plásticas para melhorar o contorno corporal ficam em dúvida entre qual é o procedimento ideal: lipoaspiração ou abdominoplastia? Pensando nisso, o cirurgião plástico Dr. Fernando Quevedo, formado pela PUC de São Paulo e especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP, explica as diferenças entre as técnicas e quais são as indicações para cada uma delas. A maior diferença entre os métodos é que na abdominoplastia é removida parte da pele flácida, enquanto na lipoaspiração apenas é retirada a gordura localizada não somente da barriga, mas também de outras regiões do corpo. A lipo pode ser classificada em pequena, média ou grande, variando de acordo com a quantidade de gordura retirada e partes do corpo abordadas. A lipoaspiração é indicada para o paciente que não possui flacidez de pele. Já a abdominoplastia geralmente é sugerida para quem apresenta excesso de pele, geralmente mulheres que perderam muito peso ou que passaram por múltiplas gestações. Também é possível associar os dois procedimentos em uma única cirurgia. Para definir qual o melhor procedimento para cada caso, é necessário passar pela avaliação de um cirurgião plástico de confiança. As orientações são do cirurgião plástico Dr. Fernando Quevedo: “É sempre importante procurar um profissional experiente e uma clínica credenciada para a avaliação e realização do procedimento, pois evitará problemas de saúde no pós-operatório”.

Dr. Fernando Quevedo | Cirurgião Plástico Informações para contato:

Clínica Da Vinci - Medicina Integrada Avenida Plaza, 6 - 5º andar - Sala 512 - Jardim Paraíso - Itu/SP (11) 2429-8707 | (11) 9.4779-5010 Clínica Amis - Sorocaba/SP Rua Bernardo Guimarães, 105, Boulevard Alavanca - Sala 906 - Torre Business (15) 3327-9761 | (15) 9.9123-8606 | (15) 9.9748-2257 99


Esporte

PRATIQUE esportes NO INVERNO

O

frio chega e muitas vezes a prática de atividades físicas acaba sendo reduzida, porém opções não faltam para manter o ritmo esportivo para obter uma ótima qualidade de vida e também o corpo desejado visando o próximo verão. Para entender mais sobre os benefícios do esporte durante o período de inverno, a personal Carolina Scopel orienta atletas amadores sobre as melhores opções de treinamento diários e também para quem está viajando de férias ou participará de provas pedestres em outras cidades nesta temporada. No inverno, quais os cuidados que devem ter para a prática de atividades físicas e quais exercícios mais aconselhados para a queima de calorias? No inverno, os músculos ficam mais rígidos (menos elásticos e mais contraídos), contribuindo para o risco de lesões. O corpo demora mais para aquecer e devemos redobrar a atenção principalmente no aquecimento geral e específico antes de começar qualquer atividade física. Devido a queda brusca de temperatura, a sensação térmica é menor, sendo assim, o corpo precisa ser mais aquecido, gerando uma queima de gordura maior. Vale lembrar que os cuidados com o corpo são necessários em todas as estações do ano, pois cada uma tem suas particularidades, proporcionando melhor qualidade de vida e saúde. Qualquer exercício, desde que bem realizado, sempre com auxílio de bons profissionais são favoráveis para a queima de calorias. Busque os que te trazem mais prazer sem lesões ou complicações para sua saúde!

Maria Carolina Scopel

100

Qual a importância do alongamento e aquecimento na prática de atividade no inverno? O principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o esporte, seja no treinamento, na competição ou no lazer. Ele visa obter o estado ideal do nosso físico, previne lesões, aumenta a temperatura corporal, a irrigação tecidual, o volume respiratório, proporcionando uma melhora do desempenho, preparando então, gradativamente, a musculatura para uma atividade mais intensa. Podemos pensar em aquecimentos específicos, conforme a modalidade praticada. O alongamento ajuda a diminuir a tensão entre as fibras musculares, evitando eventuais estiramentos. Quando o alongamento é feito com regularidade, a musculatura se torna mais solta, no momento da atividade física, se apresentará mais preparada. Qual a importância das atividades físicas aeróbicas durante uma viagem a trabalho ou lazer? Viajar, principalmente de férias, é aquele momento em que esquecemos dos problemas e muitas vezes da prática de exercícios físicos, tendo como única preocupação relaxar e aproveitar o lugar. No entanto, não há necessidade de descuidar do corpo, mesmo porque mantendo a sua rotina saudável (exercícios e alimentação) você poderá desfrutar muito mais sua viagem. Além de aumentar a sensação de bem estar, você terá mais disposição para enfrentar as longas horas de passeios e caminhadas para conhecer os pontos turísticos: quanto mais treinado você estiver, mais longe chega, admira as mais belas paisagens, os lugares mais difíceis de chegar normalmente serão os mais exuberantes.

Formada em Educação Física e Pós Graduanda em Fisiologia, Nutrição, Treinamento e Bioquímica pela Unicamp. Sthudio Academia Personalizada: Tv. do Carmo, 274 - Centro - Itu/SP (11) 2715-3883 f @sthudioacademiapersonalizada


Um novo ponto de encontro com os amigos

Conveniência e Padaria • pão quentinho toda hora • bolos • tortas e doces • lanches e salgados • cafés • bebidas • porções

Localizado na marginal

Troca de óleo

Lavagem de carro e caminhão

Av. Dr. Octaviano Pereira Mendes, 1352 | Bairro Liberdade | Itu/SP (11) 2715-2295 | postoredepadova 101


VOCÊ JÁ COMPARTILHOU NOTíCIA FALSA? ReVISTAS

Eu acredito!

Você sabe de onde vêm as notícias que recebe? Checa as informações? Antes de compartilhar notícias você consulta se foram publicadas em uma mídia clássica? Disfarçadas, com linguagem alarmante e sem apuração jornalística, elas estão influenciando leitores que não conseguem identificar o que é verdadeiro e o que é falso. Não compartilhe informações sem checar a fonte! Com conteúdo comprovadamente consistente, as revistas produzem reportagens seguras e confiáveis, seja na versão impressa, on-line, no celular ou em vídeo. AssociAção NAcioNAl de editores de revistAs #revistAeuAcredito i www.ANer.org.br


publieditorial

Devedores podem ter passaporte e cartões de crédito bloqueados

A

suspensão de documentos e de cartões ganhou espaço a partir de 2016, quando entrou em vigor no novo Código de Processo Civil, que autorizou a aplicação das chamadas “medidas atípicas” para fazer cumprir uma decisão judicial. O que os devedores precisam ficar atentos é que o bloqueio dos documentos pode ocorrer após o juiz esgotar todas as “medidas típicas” no processo. Os dois principais procedimentos tomados contra os devedores são a penhora online e a penhora de bens. Na penhora online, o juiz tenta reaver o dinheiro para o credor em contas ou investimentos do devedor. A busca é feita com auxílio do Banco Central. Além disso, também é realizada uma busca por bens, direitos e imóveis registrados no nome do devedor para penhora. Se nada for encontrado, só então é que o credor solicita ao juiz a suspensão de documentos e cartões. A medida de bloquear os documentos do devedor o faz “lembrar” que possui uma dívida, bem como impede novas dívidas com o cartão, para que possa quitar suas dívidas. São medidas que acabam por tirar o devedor da zona de conforto e induzi-lo a pagar o que deve. Este tipo de decisão foi tomada pela 29ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, por maioria, que aceitou agravo de instrumento e aplicou medidas coercitivas a um comerciante de móveis planejados que recebeu o pagamento, mas não entregou os

Informações para contato:

produtos. O comerciante continuava por divulgar o seu trabalho, de modo a enganar ainda mais consumidores acerca de seu serviço. Dessa forma, a adesão de medidas coercitivas, mandamentais e indutivas para a realização do pagamento se tornou justificável em virtude das razões apresentadas. O agravo foi interposto contra decisão da 2ª Vara Cível do Foro Regional do Jabaquara, em São Paulo, que negou pedido de imposição de medidas coercitivas aos executados. Relator do agravo, o desembargador Carlos Henrique Miguel Trevisan apontou que a tentativa de bloqueio de contas não funcionou e o devedor não indicou bens para penhorar. Então foi preciso tomar medidas mais severas: “Analisando-se especificamente o pedido de suspensão do passaporte, o não pagamento do débito poderá, eventualmente, impedir o credor de realizar uma viagem para o exterior, tendo ele, a partir daí, limitado o seu direito de ir e vir pela inércia do devedor”. O TJ-SP também determinou bloqueio de todos os cartões de crédito dos executados, para evitar que o devedor assuma novas despesas não essenciais em detrimento do crédito do exequente. De acordo com o magistrado, a medida serve para reforçar a lembrança no devedor de que ele possui uma dívida e que deve cumprir suas obrigações. Essa é uma tendência no direito brasileiro, de cada vez ser mais rigoroso com aqueles que não cumprem suas obrigações e contratos. Fernando Rodrigues Advogados Associados R. Pernambuco, 270 - Bairro Brasil - Itu/SP (11) 4022-8046 Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h www.frodriguesadv.com.br


Estam� com uma novidade!

Marmitinha �t Agora oferecem� marmitinhas fit congeladas, mais praticidade e sabor para o seu dia a dia Fica pronta em 5 minutos no microondas

Faça seu pedido! Encomendas: até sexta-feira Entrega: toda segunda-feira

Rua Vitório Guitti, 07 | Vila Guitti - Itu/SP c f theodorarefeições

11 4022-2737 11 95452-5186


math

Vamos para EDUKE!!!

Nossa maior responsabilidade é fazer educação para as crianças pequenas, promovendo a integração entre os aspectos lúdicos, físicos, afetivos, cognitivos e sociais, considerando cada uma como um ser único.

ma th

FROG

Ensino moderno e personalizado para crianças de 0 a 5 anos com a dedicação e o conforto de um ambiente familiar.

ENGLISH

CONHEÇA NOSSO ESPAÇO

11 2429-0267

| 11 2429-0268 contato@edukeitu.com.br | www.edukeitu.com.br | Rua Maceió, nº 60 – Bairro Brasil – Itu/SP

@edukeitu


++++++ DICAS PARA USAR CAMISA POLO

VICTOR ANDRÉ Consultor de Varejo @voa.victor

Dica 3: Polo branca, que tal? Aqui fica aí uma sugestão para usar com Jeans: Polo da cor branca. Como eu sempre falo por aqui - e vale também para esse tema -, opte por tênis do tipo sneaker, já que eles são os mais coringas na hora de compor o visual.

Hey, e aí, tudo bem?

Bora falar de um assunto que absolutamente TODO homem precisa saber? DICAS PARA USAR CAMISA POLO!

+++

Ah, essa é fod#@%$, né? Porque ou você ama, ou então você odeia! Então pra você que ama ou tá na dúvida, aprendendo a gostar: Primeiro, é bacana você saber que a Polo pode ajudar a dar aquele ar de elegância, sem necessariamente estar de alfaiataria ou, então, social.

+ + + +

Dica 4: Polo com calça social Pode até parecer estranho, mas, se feito do jeito certo, essa combinação funciona DEMAIS! A dica é optar por um tecido mais fino na polo e evitar cintos e acessórios que possam poluir o visual, mesmo porque esse look fala por si! Tipo: “não quis usar uma camisa social e investi na Polo pra dar aquela quebrada!”

Dica EXTRA: Sobre usar a Polo abotoada ou desabotoada

Dica 1: Você pode ser estiloso e ousado usando Polo Pra começar, busque combinar uma calça um pouco mais diferente com a Polo. Você aí que não curte tanto esse visual “certinho”, pode colocar uma calça mais estilosa e um tênis - e assim dá um up no visual.

Nesse caso, é o seguinte: Sempre que você deixar o pescoço aparecendo, vai ajudar a alongar a sua silhueta. Então, se você é gordinho ou tem menos pescoço, vá de botões abertos, mas deixe sempre um abotoado pra deixar mais elegante. Se você tem pescoço fino ou então é bem magro, a Polo abotoada vai ajudar a preencher essa área, o que deixa o look mais agradável visualmente.

Mas é importante ficar atento para não: - Usar tênis de academia; - Usar a cor da camisa que seja totalmente diferente do tênis. É importante manter igual ou em tons próximos.

Ah, hoje falei de Chelsea Boot e Tênis Sneaker, não é? Bom, pra você que não tá ligado no que é isso, na próxima coluna vamos falar um pouco sobre esses calçados que são extremamente versáteis. Demorou?

Dica 2: Básico, pero no mucho

Então é só seguir as dicas e arrasar no visual!

Se você apostar em tons terrosos e mais básicos, como o azul, pô, fica demais! Inclusive, nessa proposta, coloque um coturno ou uma chelsea boot, que fica massa também!

+++

++++++++++++


+

O melhor da moda masculina está na Enzo! RUA NOVE DE JULHO, 627. CENTRO - SALTO/SP 11 4456-6706 /ENZOMODAS2 @LOJAENZO_MODAS


RECEBA TODOS OS SÁBADOS O MELHOR CONTEÚDO DA CIDADE NO CONFORTO DA SUA CASA! ASSINATURA ANUAL DE

R$ 169

,00

POR

R$ 139

,00

4X

R$ 34

Assine já! 11 2715-7609 | 11 9.7631-6336 comercial@editoram.com.br | www.jornalagoraitu.com.br

,75


O Studio Carolina Rollo, desenvolve projetos de arquitetura e interiores, até a execução completa e entrega da sua casa. Através do acompanhamento de profissionais gabaritados e a parceria com fornecedores experientes e de grande nome no mercado, asseguramos aos nossos clientes, prazos, valores, qualidade e principalmente o profissionalismo.

11

4813-3919

11

98900-3344

www.studiocarolinarollo.com.br StudioCarolinaRollo Av. Dr. Prudente de Moraes, 210 Sala 309, Ed. Unicenter - Itu/SP


publieditorial

Miguel Schincariol

Ituano tem decisão neste final de semana

N

este próximo final de semana serão definidos os 8 clubes classificados para as 4as de Final da Série D. São 6 clubes do Nordeste, três do Norte, três do Sudeste, três do Sul e apenas o Ipora/GO da região Centro Oeste. O Ituano é o único representante paulista que segue na disputa para conseguir uma das 4 vagas de acesso a Série C em 2020. Depois de enfrentar o Vitória na capital capixaba, o Ituano decide sua classificação no Novelli Júnior neste próximo final de semana. A campanha do Ituano até aqui tem melhor desempenho que as de 2014 e 2016. Em 2014 chegou também as 8as de final com aproveitamento de 54%. Foi eliminado nos pênaltis pelo Moto Club em São Luís. Em 2016, o Ituano chegou até as 4as de final. Mas perdeu os dois jogos para o CSA de Maceió e não subiu. Até a fase de 8as naquele ano o Ituano teve 66% de aproveitamento. Neste ano de 2019 até o início desta fase fez 70% de aproveitamento. Este percentual subiu por causa das duas vitórias contra a Caldense que havia realizado a melhor campanha na 1ª Fase. Em 8 jogos, o Ituano conquistou 5 vitórias, dois empates e sofreu apenas uma derrota. Marcou 15 gols e sofreu 4. Não computamos nesta campanha o resultado do último final de semana, partida ida contra o Vitória.

O técnico Vinicius Bergantin que completou dois anos de comando no Ituano, montou um elenco que mescla experiência e juventude. São 15 atletas que disputaram o Campeonato Paulista e se classificaram para as 4as de final. Para a Série D foram contratado 8 reforços, sendo que o lateral Pacheco retornou ao clube após três anos. Completam o elenco. Ainda subiram mais 4 atletas da base que se juntaram com os outros 5 que disputaram o Paulista. Dos 26 atletas, Vinicius utilizou 21 jogadores. O goleiro Pegorari, zagueiros Mateus e Leo Rigo, volante Correa e os atacantes Claudinho e Gui Mendes jogaram 100% dos jogos. Foram a base junto com os laterais Pacheco e Peri, volante Pauinho Dias e Marquinho. Com exceção do goleiro Pegorari, todos marcaram gols. O jovem Gui Mendes de 18 anos é o artilheiro da competição com 7 gols e Claudinho o garçom com 3 assistências. Este elenco tem experiência e jovialidade. E estão focados a conquistarem o acesso para a Série C. Os torcedores que tem acompanhado o time mesmo nos jogos fora, também acreditam nesta possibilidade. Acaz Fellegger Jornalista Mtb 19.426 SP

Ituano está classificado no sub 15 e sub 17 para a próxima fase do Paulista

Diego Reis

O Ituano conseguiu classificar as duas categorias sub 15 e sub 17 no Campeoanto Paulista. O sub 17 comandado do técnico Guilherme Bellangero fez a melhor campanha da categoria e terminou em 1º no grupo, deixando para trás o Desportivo Brasil e São Paulo. Os destaques do ataque que marcou mais de 30 gols na 1ª Fase são os artilheiros Matheus Araújo e Luigi. O sub 15 comandado pelo estreante Marcinho foi se ajustando durante a competição. E conquistou uma das vagas do grupo, atrás dos favoritos São Paulo e Desportivo Brasil. O time sub 15 também tem sua dupla de artilheiros. Zé Carlos e Maia marcaram a maioria dos gols da equipe. Sub 17 foi líder no grupo na 1a Fase

110



Educação

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AUXILIA alunos em busca pela aprendizagem

D

efinitivamente é inevitável a presença dos computadores na vida das pessoas, principalmente quando se fala em presente e futuro. E infinitos são os recursos fornecidos pelos computadores capazes de facilitar acessos, distanciar percursos, enfim, levar conhecimento. Com acesso à Internet este conhecimento é inimaginável. Já ouviu falar em Inteligência Artificial (IA)? Trata-se de uma área da ciência da computação que já ocupa um espaço importante no dia a dia, com objetivo claro de produção de dispositivos, capazes de simular a capacidade humana ao raciocinar, perceber, tomar decisões e diante a resolução de problemas. E pensando em auxiliar alunos do Ensino Médio em um dos períodos mais turbulentos da vida escolar, ou seja, a preparação para os vestibulares, o Colégio Forte Castelo – Pueri Domus se une ao grupo AZ Escolas em Rede, empresa da Conexia Educação, para oferecer aos alunos um reforço pra lá de interativo: a TATI, uma assistente capaz de organizar a vida escolar, com foco em auxiliar o aluno a atingir os melhores resultados na escola e nos vestibulares. Eduarda Neves Lara, aluna do 1º ano do Ensino Médio já está traçando suas estratégias de organização para os estudos voltados aos vestibulares. “Ainda falta um tempo para prestar as provas, mas já estou me organizando. Conheci a TATI e ela me

112

ajuda com lembretes para eu realizar as minhas tarefas e me fornece os resumos necessários para eu estudar para as provas”, conta a aluna de 15 anos. Disponível através do celular, pelo sistema operacional IOS, além de números e gráficos, a TATI também está presente e disponível sempre que o aluno desejar, para acompanhar o aprendizado dele, avaliando se ele precisa de reforço ou se já está preparado para avançar. A assistente e o aplicativo são capazes ainda de proporcionar aos professores o tempo necessário para aplicação das questões mais importantes enquanto responde às perguntas da rotina dos estudantes, pais, professores e escolas. Com a TATI, a escola pode ainda criar e treinar robôs tutores, que simulam diálogos, utilizando o conteúdo das aulas e podendo conversar sobre os assuntos específicos das diversas matérias dos cursos. “As possibilidades são as mais variadas possíveis. A intenção do Forte Castelo, ao se unir ao Sistema AZ foi o de tornar a preparação do aluno mais fácil possível. E a TATI possibilita essa praticidade, quando oferece os resumos através das vídeo-aulas, além do sistema de organização para a rotina escolar de estudos”, afirma a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Patrícia Ribeiro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 40224500 ou através do site www.colegiofortecasteloitu.com.br.


Fernanda Zanelato Manicure, pedicure e depiladora

Fernanda Zanelato 11 96387-2365

fernandazanelato

Bruno Ique

Penteados para todos os eventos, corte, químicas em geral

Bruno Ique brunoique 11 97238-6872

Nana Guido Maquiadora profissional, make para todas as ocasiões, loja de maquiagem

Nana Guido

11 94986-3570

11 4024-0799

nanaguido

Rua Luiz Leis, 51 | Vila Leis - Itu/SP Espaço Nana Guido espaconanaguido

Roberto Tezoto Jr

Penteados para todos os eventos, corte, químicas em geral

Roberto Tezoto Junior

robertotezotojr 11 97238-6872 Bruna Cordeiro

Depilação Facial, design de sobrancelha, alongamento de cílios

Bruna Cordeiro

bruhcordeiro.bc 11 97451-5966


A M&A Câmbio sabe que em determinados momentos ou situações precisamos de um pouco mais de privacidade para certos tipos de transações, por este motivo temos nossa sala privativa para nossos clientes. Realize sua compra em um ambiente com total conforto, discreto, privado e seguro, faça-nos uma visita e confira este e muitos outros benefícios de comprar sua moeda estrangeira aqui na M&A Câmbio em itu.

Transferência Internacional;

Cartão multimoedas;

As Melhores Taxas;

Seguro Viagem;

Delivery de moedas;

Sem IOF;

Variedade de 20 moedas;

Chip Travel de Aúdio e Dados;

Envios DHL

Atendimento Privativo. 11 4813-2406 | 11 9.7416-1292 contato@macambio.com | macambioitu Avenida Prudente de Moraes, 388 - Vila Nova - 13/309-050


publieditorial

O

Previna lesões no futebol

futebol possui milhões de praticantes, sendo o esporte mais popular do mundo. Apesar dos inúmeros benefícios associados a sua prática, muitas lesões em adultos e adolescentes também são diagnosticadas. São necessários esforços para prevenir as lesões e ter uma ótima saúde músculo esquelética, proporcionando a plena prática esportiva. Estudos recentes têm avaliado a incidência de lesões em jogadores de futebol e tem classificado estas lesões quanto ao seu tipo, localização e gravidade, e a mais frequente são as musculares. Para prevenir as lesões, primeiramente é necessária uma avaliação funcional, onde seria um conjunto de testes para avaliar a qualidade dos padrões de movimento. Em membros inferiores deverá existir uma relação 100 para 60/70% (valores da força concêntrica) entre a musculatura posterior e anterior da coxa, ou seja, o músculo do quadríceps deverá ser mais forte que os isquiotibiais, porém este último não pode ser muito mais fraco. Os exercícios de equilíbrio, realizados com ou sem superfícies instáveis, previnem e auxiliam na recuperação de lesões a nível do tornozelo, permite também a diversificação dos estímulos sensoriais aplicados ao atleta e controle postural. O treinamento do core engloba um conjunto de músculos da pélvis e do tronco, responsáveis para manter a estabilidade da coluna e da bacia. Enquanto o treino de pliometria tem o objetivo de diminuir o tempo entre o final da contração muscular excêntrica ao início da contração concêntrica A utilização da liberação miofascial antes do treino ou competição diminuindo as adesões fasciais, previne e corrige o encurtamento muscular, além de contribuir para correção postural e melhora a amplitude de movimento e da força. O aquecimento antes da prática esportiva é essencial e deverá preceder a parte fundamental, aumentando a temperatura corporal, o fluxo sangüíneo ao músculo cardíaco e aos músculos solicitados. Além dos itens citados, é muito importante o paciente fazer uma consulta com seu ortopedista para a prevenção de possíveis lesões no futebol.

Informações para contato:

Dr. Flávio Garcia Ramos é formado pela Faculdade de Medicina do Oeste Paulista - Unoeste e residência médica em ortopedia e traumatologia na Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA, além de pós-graduação em Longevidade Saudável e Fisiologia Humana, subespecialidade em cirurgia do joelho no Hospital HCor de São Paulo e cursando ortomolecular.

Dr. Flávio Garcia Ramos Ortopedista Centro Ortopedico Ituano (COI) - (11) 2715-3367 / (11) 2715-3368 Clinica Da Vinci - (11) 2429-8707 / (11) 9.4779-5010 115


lojagarotadoblog 11 2715-1833

11 96407-9660

R. Santa Rita, 714 ou R. Floriano Peixoto, 719 - Itu Shopping, Centro - Itu/SP


Nail

Denise Design de Unhas

Alongamento de Unhas Natural Stilleto Amendoada Francesa Fixa Ballerina Baby boomer 11

96910-0181

R. Francisco Benedito da Silveira, 54 - Sala 04, Itu - SP Bairro Itu Novo Centro /denisenailoficial

/denisenailitu


Evento

RODEIO ITU GARANTE bem-estar e proteção dos animais

A

lém de música, provas e de muita diversão, o Rodeio Itu é conhecido por reunir um conjunto de ações voltadas para a proteção dos animais envolvidos no evento. E na 13ª edição não será diferente. Para garantir o bem-estar dos animais que participam das provas, a organização do evento efetua um controle rígido das ações, previamente previstas em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado desde a primeira edição do Rodeio Itu entre os organizadores do evento e a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Itu. Os animais são supervisionados por uma equipe técnica formada por veterinários, representantes do Ministério Público e ONGs. A supervisão inclui o transporte deles até Itu, que deve ter estrutura especial para garantir o conforto e a segurança dos animais. Já na cidade, eles ficam em uma fazenda, afastados do local da festa. Lá, estão protegidos de som ou qualquer outro gerador de estresse e com alimentação balanceada. Durante a festa, são levados para a arena apenas no momento das montarias, permanecendo, no máximo, quatro horas no local. Logo depois, retornam ao pasto. Além disso, os bois participam das montarias em dias alternados, ou seja, após os oito segundos de prova, eles têm mais de 45 horas de descanso. Para evitar prejuízos à audição dos animais, as atrações musicais só começam após a retirada de todos os touros do local do evento. O Rodeio Itu também não permite o uso de equipamentos pontiagudos e de choque nas montarias. O peão que utiliza qualquer um destes

118

instrumentos, é prontamente desclassificado. Responsabilidade socioambiental e apoio à causa animal O Rodeio Itu tem compromisso com o meio ambiente e a sociedade. A organização do evento faz a correta destinação do lixo gerado durante a festa, separando-o por tipo de material e destino. O intuito é reduzir o impacto ambiental dos resíduos e contribuir com o meio ambiente. Além disso, mais uma vez, o Rodeio Itu contribuirá com a Associação de Socorro e Proteção aos Animais de Itu (ASPA), entidade sem fins lucrativos que mantém um abrigo com cerca de 400 cães. Parte da renda da festa será destinada à entidade, cujos animais são alimentados com ração de boa qualidade, bebem água potável e dormem em abrigos especialmente construídos. “A responsabilidade socioambiental é um assunto sério e uma preocupação permanente do nosso evento. Só temos a ganhar com a preservação do meio ambiente e da vida em suas mais variadas espécies”, afirma Herculano Neto, idealizador do evento. AGENDA 06/09: Henrique & Juliano, Diego & Victor Hugo e Felipe Araújo 07/09: Lucas Lucco, Wesley Safadão e Dennis DJ 13/09: Ferrugem, Fernando & Sorocaba e Marília Mendonça 14/09: Gustavo Mioto, Zé Neto & Cristiano e Munhoz & Mariano




AREZZO PLAZA SHOPPING ITU

Coleção Verão 2020

Coleção Viagem dos Sonhos

Visite nossa loja Plaza Shopping Itu 11 2429-3474 pandoraitu

121


Social Fique por dentro dos principais eventos que movimentaram a região

POR

Juca Ferreira

SPA NOVOTEL ITU Coquetel de comemoração do 1o ano do SPA L’Occitane Au Brésil no Novotel Itu.

122


Estilo e sofisticaçãodo seu jeito? Venha nos conhecer e se inspire com as nossas peças de moda casual, sport, business e acessorios.

Rua Gerson Mendes 126, Novo Centro Itu

InvernoBorasca

Aproveite a época mais fria do ano para reunir as pessoas que você mais ama e degustar das delícias da Padaria Borasca. Conheça a nossa linha de mini lanches, tortas salgadas e doces, petit fours e os já conhecidos pães salgados e doces. www.padariaborasca.com.br

123


Área Contábil | Área de Legalização Gestão Administrativa | Área Fiscal Área Previdenciária e Trabalhista

11

4013-8060

Com profissionais capacitados, o GISA CONTABILIDADE possibilita uma otimização nos processos internos da sua empresa, mantendo o foco na informação e análise gerencial, ganhando competitividades e agilidade.

contato@gisacontabilidade.com.br

Rua Arsênio Benedetti, 82 - Jd. Convenção - Itu|SP

www.gisacontabilidade.com.br

ENTREGAS EM DOMICÍLIO

Os melhores cortes bovinos, suínos e aves Cortes especiais: chorizo, noá, bananinha do contra, t-bone, baby beef, etc. Os melhores acompanhamentos

Tudo para tornar o seu churrasco num grande evento.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO Visite nosso site

www.sheike.com.br 11

Nosso WhatsApp 11 97206-4118

4023-0120 | 11 4023-1708

Al. Barão do Rio Branco, 75 - Centro - Itu/SP

124

CARNES BOVINAS | SUÍNAS | AVES | PEIXES CORTES ESPECIAIS MASSAS | FRIOS | BEBIDAS MERCEARIA | SOBREMESAS


Há 10 anos cuidando da sua saúde!

ATENDIMENTO POR

WHATSAPP 11

4013-3333

11

98690-4168

Rua Joaquim Borges, 244 - Itu/SP

Farmácia Innovata Farmaciainnovata

11

98690-4168

125


Social Fique por dentro dos principais eventos que movimentaram a região

POR

Juca Ferreira

ANIVERSÁRIO Uma noite para celebrar. Lúcia Braga reuniu familiares e amigos para comemorar mais um aniversário no Bar do Alemão.

126


AMPLA PRODUÇÃO

TOTALMENTE AUTOMATIZADA

Av. Caetano Ruggieri, 2408 - Pq. N. Sr. da Candelária - Itu/SP 11 4403-8323 | 11 940.233.351 | itulaje.com.br

COMPLETA LINHA DE BATERIAS A PRONTA ENTREGA, CONFIRA!

ATENDIMENTO ATÉ

MEIA NOITE todos os dias pelo número

11 9.9572

ENTREGA GRÁTIS

11

4456-4800 |

INSTALAÇÃO GRÁTIS

11

94033-2959

9582

REVISÃO GRÁTIS

AV. J. MARIA MARQUES DE OLIVEIRA, 392 - V. NORMA, SALTO

11

2429-6693 |

11

9.9572-9582

AV. DR. OTAVIANO PEREIRA MENDES, 100 - LIBERDADE, ITU

127


(11) 93248-7261 (11) 97568-7303

A hamburgueria mais temática da região! Diferenciais que só se encontra aqui!

Delivery: 11.97564.3306 www.hangarburger.com.br /hamburgueriahangarburger

128


Respire. Sinta. Alongue-se. Pilates e Low Pressure Fitness

Agende sua aula experimental! Rua Domingos Fernandes, 265. Centro, Itu/SP.

11 4022-5017 | 11 97242-4603 @studioalonguese Studio Alongue-se Pilates e Low Pressure Fitness

&

Low Pressure Fitness

Você merece todo o cuidado... ESTAMOS CHEGANDO

11 93030-7777 11 93032-7777 Avenida Belo Horizonte, 330 - Bairro Brasil - Itu/SP

129


Social Fique por dentro dos principais eventos que movimentaram a região

DIADIA SANTÉ Em um novo endereço, o Diadia Santé segue com sua qualidade no fornecimento de marmitinhas saudáveis. Agora você tem uma ótima localização para montar seu cardápio na loja, com estacionamento exclusivo. Localizada na Rua Francisco José Ferreira Sampaio, 206. Novo Centro, Itu.

ONG JOÃO DE BARRO Integrantes da ONG João de Barro celebraram no Itu Plaza Hotel os 11 anos de fundação da instituição social.

130


Segurança Patrimonial | Segurança Eletrônica | Serviços Terceirizados Portaria Remota | Limpeza

11 4013-4588 | 11 4013-4505 Rua Madre Maria Basília, 292 - Centro - Itu/SP

BIKES | PEÇAS | montagem ACESSÓRIOS | MANUTENÇÃO

11 2429-3915

11 94926-3726

R. Padre Bartolomeu Tadei, 115 - Centro - Itu/SP ponto de referência: morro do teatro

mjabikeshop

mjabikeshop@gmail.com

131


(11) 4025.9210

villas Pet Center 4025.9210 (11)(11) 4025.9210

Rua luiz Gonzaga bicudo, 1150 - Vila Nova - Itu/sp

LUIZ GONZAGA BICUDO, 1150 - VILA NOV - itu/sp RUARUA LUIZ GONZAGA BICUDO, 1150 - VILA NOV A -Aitu/sp

(11)4025.9210 4025.9210 (11)

50 - VILA NOVA - itu/sp RUA LUIZ GONZAGA BICUDO, 1150 - VILANOV NOV - itu/sp RUA LUIZ GONZAGA BICUDO, 1150 - VILA A A- itu/sp

Nesse dia tão especial, não se preocupe e deixe com a gente...

Nós realizamos o seu sonho!

11 96499-9246 pseventosecerimonial ps_eventos_assessoria

132


Nos dias 01 e 02 de junho, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro o grande campeonato de CrossFit (marca registrada) “Iron Wod”. Campeonato este, que teve o seu formato idealizado por Pablo Chalfun, um dos atletas brasileiros que melhor se colocou no CrossFit Games nos E.U.A. (2018). A CASA 1313 foi representada por duas equipes - Masculino: Emir Habib, Roberto Berni, Felipe Rolim e Gabriel Segabinassi. Feminina: Daniele Peixoto, Gabriela Badolato, Camila Lopes e Ana Cristina Bedendo. A equipe dos homens trouxe o terceiro lugar em sua respectiva categoria e a das mulheres figurou o sexto lugar; a equipe feminina também deveria ter trazido o terceiro lugar, mas por conta de alguns erros da arbitragem e na atribuição de pontos as colocações ficaram assim. De qualquer forma, foi uma participação importante, onde a cidade de Itu entra no radar das grandes competições e mostra que possui atletas de grande quilate. Ganha o nosso esporte, o nosso município e a nossa região. A nossa sala não é uma sala de CrossFit (marca registrada), mas faz um trabalho abrangente e plural, que nos possibilita transitar por diferentes modalidades e provas. Na trilha da 13! Na trilha da força.

efgl1313_2 Espaco Funcional Giuliano Leite R. Benedito Guilherme Leme - 50, Penha de França

efgl_1313 Espaco Funcional Giuliano Leite Rua Luis Gonzaga Bicudo, 1313 . Vila Nova - Itu/SP

Ambiente aconchegante para todos os momentos! Salão para Eventos | Aniversários | Happy Hours Horário de Funcionamento: terça a sexta das 13h às 20h Sábado e domingo das 9h às 18h

15 9.9806-9929 @santamariacafeteria | Cafeteria Santa Maria Av. Barata Ribeiro, 371 - Vl. Prudente de Moraes - Itu/SP

133


Social Fique por dentro dos principais eventos que movimentaram a região

POR

Juca Ferreira

FESTA JUNINA DE ITU Três dias em clima de festa junina na região do Pirapitingui.

134


POR

Juca Ferreira

SPAZIO ALLEGRO Um novo e moderno salão de festas foi inaugurado na cidade de Itu, o Spazio Allegro, localizado na Av. José Augusto Pickardt, 115 Novo Centro. Os proprietários Juvenal Fernandes Barbieri e Marli Bertucci Barbieri receberam convidados e amigos para o coquetel de inauguração. Confira as fotos!

11 4013-3723

stilly.noivas

Rua dos Andradas, 96 Centro, Itu - SP www.stillynoivas.com.br

135


Social Fique por dentro dos principais eventos que movimentaram a região

POR

Juca Ferreira

BATIZADO Um dia especial. Batizado do pequeno Rafael. Filho de Patrícia e José Pilli.

136


20 ANOS DE TRADIÇÃO FAZEMOS CONVÊNIO COM EMPRESAS

E-mail: bar.darose@hotmail.com

Rua Dr. Graciano Geribello nº 990 - Bairro Alto - Itu/SP

DISK-MARMITEX 11 4022-7036 11 4023-4266

137


TECNOLOGIA CEREC O progresso tecnológico proveniente das diversas especialidades vem sendo gradativamente incorporado na odontologia, em especial, na área da prótese. Para agilizar todo o processo e proporcionar um resultado final mais preciso foi desenvolvida a tecnologia CAD*/CAM** CEREC na odontologia. Trata-se de um sistema composto por uma câmera intraoral que registra as imagens da boca do paciente (moldagem virtual) e por intermédio de software cria a prótese do dente a ser restaurado. As imagens são enviadas para uma espécie de impressora 3D que desenha e esculpe um bloco de porcelana, e a prótese fica pronta em aproximadamente 11 minutos. O aparelho permite fazer desde pequenas restaurações até fixas extensas, passando pela prótese sobre implante, facetas e lente de contato, com uma precisão impecável. E o que é melhor, na maioria das vezes em uma única sessão! As técnicas e recursos tecnológicos têm permitido excelentes resultados nas reabilitações, sem contar no resgate da autoestima. O Espaço Med Dr. Humberto Chierighini Mureb domina essa tecnologia há mais de 4 anos com resultados muitos satisfatórios. *CAD – computer-aided design (desenho assistido por computador) **CAM – computer-aided manufacturing (manufatura assistida por computador)

11 4022-8798 R. Piauí, 83 - Bairro Brasil, Itu/SP | clinicahcm@outlook.com

Você sabe como estão os dentes do seu animalzinho? A condição dos dentes do seu cão ou gato, reflete na saúde do seu pet! Agende uma avaliação

11 4022-6745 | 11 4022-4815 | 11 99884-5277 Praça Padre Antônio Ferreira, 22 - Vila Nova - Itu/SP

138


Dica da redação

NÃO SE ENROLA, NÃO!

Autora: Isabela Freitas Editora: Intrínseca

NÃO SE ILUDA, NÃO!

Autora: Isabela Freitas Editora: Intrínseca Mayara Ingrid - Assistente financeira

Não se apega, Não! Desapegar: remover da sua vida tudo que torne o seu coração mais pesado. Loucos são os que mantêm relacionamentos ruins por medo da solidão. Qual é o problema de ficar sozinha? Quem me desculpe o criador da frase “você deve encontrar a metade da sua laranja”. Calma lá amigo. Eu nem gosto de laranja. O amor vem pros distraídos. Tudo começa com um ponto final. A decisão de terminar o namoro de dois anos com Gustavo, o namorado dos sonhos de toda garota. As amigas acharam que Isabela tinha enlouquecido, porque, afinal de contas, eles formavam um casal perfeito! Mas por trás das aparências existia uma menina infeliz, disposta a assumir as consequências pela decisão de ficar sozinha. O assunto central do livro remete a história de uma personagem com as mesmas características da autora, entre elas: o nome, lugar onde mora, faculdade e por aí vai... Outra ideia do livro, além de contar a vida amorosa da protagonista, é ajudar pessoas que se identificassem com as experiências relacionadas ao desapego. O livro não vai apontar só sobre relacionamentos, o desapego presente, é saber se desprender de sentimentos, círculos viciosos e vínculos com pessoas que nos prejudicam e interferem na nossa felicidade.

A 5 PASSOS DE VOCÊ

Autora: Rachel Lippincott Editora: Globo Alt

COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ

Autora: Jojo Moyes Editora: Intrínseca

139


Social Fique por dentro dos principais eventos que movimentaram a região

QUEIJO & VINHO A loja Da Fazenda preparou um momento especial para o dia dos namorados, uma noite de queijo e vinho para clientes e amigos.

140


Cultura na Região

Cultura

2º FESTIVAL DE INVERNO DE CABREÚVA Cabreúva se prepara para promover a segunda edição do Festival de Inverno da cidade, que acontece nos dias 06 e 07 de julho, na Praça Comendador Martins, no Centro. O festival volta com duas novas vilas gastronômicas e apresentações musicais para esquentar o inverno. Data: 6 e 7 de julho Local: Praça Comendador Martins - Cabreúva/SP Informações: www.agendasorocaba.com.br

40ª EDIÇÃO DA FESTA JUNINA BENEFICENTE DE SOROCABA A 40ª edição da Festa Junina Beneficente de Sorocaba acontece de 27 de junho a 21 de julho no Parque das Águas. Com o tema “O Arraiá da Família”, a festa promete agitar o calendário junino da cidade com shows musicais, parque de diversões e a famosa praça de alimentação. A realização fica por conta da Afejubes e apoio da Prefeitura de Sorocaba. Data: 27 de julho até 21 de julho Local: Parque das Águas - Av. Dom Aguirre, s/nº - Jd. Abaeté - Sorocaba/SP Informações: (15) 3202-4207 / 3217-8342

FESTA JULINA DE JUNDIAÍ 2019 O maior arraiá da região! A Festa Julina de Jundiaí 2019 reunirá atrações como Matheus e Kauan, Zé Neto e Cristiano, Capital Inicial, Nando Reis, Natiruts e Melim. Data: 20 até 28 de julho Local: Parque da Uva - Av. Jundiaí, s/n - Anhangabaú, Jundiaí/SP Informações: www.festajulinadejundiai.com.br

A VALSA Tendo um bar como cenário, quatro personagens vivem situações de solidão, amor, preconceito e dificuldade de se manter no mercado de trabalho após uma certa idade. Esses são temas tratados na peça A Valsa, que de uma maneira bem-humorada, encena a complexidade das relações presentes no cotidiano, assim como questões de gênero. Data: 19 de julho Local: Teatro NósMesmos Informações: www.sympla.com.br

141


Cultura

Cultura na Região PASSEIO: OBA! FÉRIAS! NAS ROCHAS, VESTÍGIOS! Visita ao Parque do Varvito em Itu, um monumento geológico de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial em nossa região. Após almoço (incluso), passeio no Parque da Rocha Moutonnée, em Salto, um espaço que permite compreender as eras geológicas e a evolução da vida no Planeta Terra. Ambas visitas com acompanhamento de especialista e participação em oficinas. Data: 13 de julho Local: Sesc Sorocaba - R. Barão de Piratininga, 555, Jd. Faculdade - Sorocaba/SP Informações: www.sympla.com.br 2º ENCONTRO FIAT 147 E DERIVADOS O primeiro carro a ser fabricado pela FIAT no Brasil, teve uma duração de 10 anos no País e após isso deixou saudades em diversas pessoas. Um carro pequeno que veio para competir com o Fusca, mas com seu design totalmente inovador e um carro que marcou o pioneirismo em vários seguimentos. E para lembrar deste ícone estaremos realizando nosso 2º Encontro. Mas não é só para quem tem um 147 ou uma Caranga antiga, se você não tem um, venha também, pois teremos muitas atrações! Data: 13 de julho Local: Rua Direitos Humanos, 123 - Jardim do Paço - Sorocaba/SP Informações: www.allevents.in

Festival de Férias Durante as férias da criançada, o Teatro NósMesmos planejou o Festival de Férias do Teatro Infantil. É possível adquirir ingressos individuais por R$ 40,00 inteira (R$ 20,00 a meia) ou o Passaporte da Alegria por R$ 105,00 (pacote completo).

Av. Prudente de Moraes, 210 Vila Nova (Unicenter) (11) 99525-6899 | 4024-0852

142


Cultura em São Paulo

22º FESTIVAL DO JAPÃO - JULHO DE 2019

Muita cultura, gastronomia, beleza, artes e diversão para toda família. O 22º Festival do Japão, o maior evento de cultura japonesa do mundo, será realizado nos dias 05, 06 e 07 de julho de 2019, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo. Data: 5 até 7 de julho Local: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 - Vila Água Funda - São Paulo/SP Informações: Tel: (11) 3277-6108 / 3277-8569 | secretaria@ festivaldojapao.com.br

PETER PAN - O MUSICAL

Na superprodução, adaptada da história original do escritor escocês J.M Berrie, Peter e a fada Sininho levam seus amigos Wendy, Michael e John para conhecer o lugar em que vivem, a Terra do Nunca, onde o tempo não passa. Uma sucessão de aventuras espera a turma. Eles vão se deparar com um navio pirata e ter que enfrentar o temível Capitão Gancho, conhecer a aldeia dos índios e os meninos perdidos. Uma história cheia de emoções, interatividade, efeitos especiais e tecnologia que proporciona às famílias muita alegria e diversão. Data: 6 de julho Local: Teatro Bradesco - R. Palestra Itália, 500 Loja 263 - Perdizes, São Paulo/SP Informações: www.teatrobradescosp.uhuu.com

ANA CAROLINA: FOGUEIRA EM ALTO MAR

FOGUEIRA EM ALTO MAR: A turnê que estreia em São Paulo no Tom Brasil leva o mesmo nome do álbum e promete um show repleto de grandes surpresas. Data: 26 até 27 de julho Local: Tom Brasil - Rua Bragança Paulista, 1281 - São Paulo/SP Informações: www.compre.ingressorapido.com.br

ELVIS - THE KING IS BACK

Em 2012 ficou comprovado: não havia ninguém no mundo que melhor representasse Elvis Presley do que Ben Portsmouth. Fisicamente, voz, dança, carisma. A afirmação foi ratificada pelo júri do Worldwide Ultimate Elvis Tribute Artist Contest, concurso em Memphis que elegeu naquele ano o britânico Ben (o primeiro não americano da história do evento) como o maior artista-tributo ao Rei do Rock.Neste mesmo ano, o artista iniciou sua trajetória no Brasil, onde vem se apresentando anualmente, em temporadas com 10 a 12 shows nas principais cidades do País. Data: 25 de julho Local: Teatro Bradesco - R. Palestra Itália, 500 Loja 263 - Perdizes, São Paulo/SP Informações: www.teatrobradescosp.uhuu.com 143


Cultura

Estreias no Cinema

O Rei Leão

Simba (Donald Glover) é um jovem leão cujo destino é se tornar o rei da selva. Entretanto, uma armadilha elaborada por seu tio Scar (Chiwetel Ejiofor) faz com que Mufasa (James Earl Jones), o atual rei, morra ao tentar salvar o filhote. Consumido pela culpa, Simba deixa o reino rumo a um local distante, onde encontra amigos que o ensinam a mais uma vez ter prazer pela vida. Estreia: 18 de julho Gêneros: Aventura, Família, Animação

Os mortos não morrem

Em uma cidadezinha pacata, uma série de crimes começam a chamar a atenção dos policiais Cliff (Bill Murray) e Ronald (Adam Driver). Depois de investigarem, descobrem que os seus piores medos se tornaram reais: o local está sendo tomado por zumbis, que voltaram para executar as atividades que faziam diariamente quando vivos. Estreia: 11 de julho Gênero: Comédia, Terroro

Homem-Aranha: Longe de Casa

Peter Parker (Tom Holland) está em uma viagem de duas semanas pela Europa, ao lado de seus amigos de colégio, quando é surpreendido pela visita de Nick Fury (Samuel L. Jackson). Convocado para mais uma missão heróica, ele precisa enfrentar vários vilões que surgem em cidadessímbolo do continente, como Londres, Paris e Veneza, e também a aparição do enigmático Mysterio (Jake Gyllenhaal). Estreia: 4 de julho Gêneros: Ação

144

As trapaceiras

Duas vigaristas, uma de baixo nível e outra de alto nível, competem para conseguir extorquir a fortuna de um ingênuo prodígio da tecnologia. Estreia: 25 de julho Gênero: Comédia



Faça seu evento no

Gandini Hotel Contamos com um completo espaço de eventos, para a realização de palestras, workshops, treinamentos e eventos sociais para até 100 pessoas. Além de uma equipe preparada para lhe dar todo o suporte necessário, temos deliciosos cardápios para o seu coffee break.

R. Argemiro da Silveira D’elboux, 120 Alto da Vila Nova, Itu - SP 11 4024-9700

reservas@gandinihotel.com.br www.gandinihotel.com.br


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.