6 minute read

Enxaqueca

Especial Saúde da mulhermulher

É fundamental buscar um profissional especializado para que exames complementares sejam solicitados e o melhor tratamento seja prescrito.

Advertisement

A dor de cabeça é um sintoma comum em adultos e crianças, sendo responsável por elevado número de consultas médicas, principalmente neurológicas. Os pacientes frequentemente associam sua dor à possibilidade da existência de uma patologia potencialmente grave, como tumor ou aneurisma intracraniano.

A Sociedade Internacional de Cefaléias divide as cefaléias em dois grandes grupos. O primeiro compreende as cefaléias primárias, aquelas que constituem em si mesmas a doença. O exemplo clássico é a migrânea, anteriormente denominada enxaqueca comum, e que atinge aproximadamente 16% das mulheres. O segundo grupo é formado pelas cefaléias secundárias, que fazem parte do cortejo sintomatológico de uma doença qualquer, seja esta primária do sistema nervoso central ou sistêmica.

Quando falamos sobre enxaqueca sabemos que elas são 3 a 5 vezes mais comuns na mulher do que no homem, pois resulta, principalmente, das alterações hormonais que o organismo feminino sofre ao longo da vida.

Assim, o aumento e queda dos níveis de estrogênio e progesterona que acontecem devido às situações como menstruação, uso de pílulas hormonais e gravidez podem piorar as crises de enxaqueca, o que é chamado de enxaqueca hormonal. Apesar de não se saber exatamente a causa desta situação, isto provavelmente acontece porque estes hormônios podem ter efeitos estimulantes para o cérebro.

Na maioria dos casos as crises aparecem espontaneamente mas existem descrições de que movimentos cervicais, exercícios, álcool e estresse podem ser fatores desencadeantes.

Os pacientes portadores de Migrânea com aura apresentaram um risco 2 vezes maior de acidente vascular cerebral isquêmico em comparação com pacientes portadores do subtipo sem aura, mesmo ajustando os fatores de risco para a ocorrência da patologia. E a Migrânea com aura teve uma forte associação com o AVE do tipo cardioembólico, se comparado com o AVE trombótico.

Diante destes achados, preconiza-se a importância de se realizar testes de diagnóstico específico para avaliar os riscos, obtendo-se a prevenção de “derrames” em pacientes portadores de Migrânea/ Enxaqueca, principalmente os do subtipo com aura. Um dos exames que apresentam resultados satisfatórios nesta situação é o Doppler Transcraniano. Exame este muito prático, minimamente invasivo e, normalmente, realizado por um Neurologista ou Neurocirurgião no consultório ou Hospital.

DR. FÁBIO VIEGAS

Especial Saúde da mulhermulher

Amamentação e meios de contraste radiológicos

Uma dúvida comum de muitas mães durante o período de amamentação é: fazer exame com contraste oferece risco para o meu filho?

Os meios de contraste são substâncias comumente usadas em exames radiológicos com o objetivo de melhorar a capacidade de se fazer o diagnóstico. Em volume absoluto, estão em segundo lugar dentre as substâncias mais injetadas nas pessoas, ficando atrás apenas de soro fisiológico. Amplamente utilizados em todo o mundo, os meios de contraste são extremamente seguros.

Podem ser utilizados pela via endovenosa (injetados na corrente sanguínea), ingeridos pela boca e também podem sem utilizados em exames específicos em cavidades ( vagina, útero, reto, canais lacrimais, ductos salivares, entre outros). Na maioria das vezes os meios de contrate são utilizados pela via endovenosa.

Basicamente dividimos os meios de contrate em iodados, gadolínio e baritados.

Os meios de contraste a base de bário são utilizados em exames que visam ao estudo do trato digestório e são administrados pela via oral ou retal. Estes são minimamente absorvidos, saindo em grande parte nas fezes.

Os meios de contraste iodados (contraste à base de iodo) são utilizados em exames de tomografia computadorizada. Apesar de grandes volumes serem necessários, menos de 1% é liberado no leite materno e apenas 0,01% é absorvido pelo bebê, não oferecendo riscos.

Os meios de contraste a base de gadolínio são utilizados em exames de ressonância magnética. O volume utilizado é pequeno, bem menor que os exames de tomografia e apenas 0,04%

DR. LUCAS E. F. CALAFIORI é liberado pelo leite materno e somente 0,0004% é absorvido pelo bebê, também sem riscos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA - define que a amamentação pode ser mantida normalmente após exames de tomografia e ressonância magnética.

Entretanto, caso a mãe não se sinta segura (existe um risco mínimo de reação alérgica), é possível armazenar o leite antes do exame e retornar a amamentação 24h após o mesmo (descartando o leite que é produzido nesse período), de maneira que não haja mais contraste circulante no organismo da mãe.

Especial Saúde da mulhermulher

Rejuvenescer através da estética íntima!!!

O rejuvenescimento íntimo é um conjunto de técnicas médicas utilizadas com objetivo de melhora estética e funcional da área íntima.

O Rejuvenescimento íntimo, pouco conhecido pelas mulheres, tornou-se uma opção muito satisfatória para qualidade de vida da mulher. Precisamos focar em como queremos atingir a maturidade e seguir no processo natural do envelhecimento.

Hoje a medicina regenerativa oferece opções eficazes, para que a mulher mantenha sua integridade física e emocional. A auto estima está diretamente relacionada ao “empoderamento feminino”, tema este que solicita atenção e cuidado no relacionamento Intrapessoal e interpessoal, onde o objetivo é fortalecer a mulher, sem desfavorecer quem está ao seu lado. Pelo contrário esta estabilidade feminina forma um elo fortalecido entre as pessoas próximas, culminando no êxito do objetivo primário.

O rejuvenescimento íntimo é um conjunto de técnicas médicas utilizadas com objetivo de melhora estética e funcional da área íntima. Precisamos compreender que a área intima da mulher, está associada a feminilidade, desde o processo de menstruação, fertilidade e posteriormente o climatério. Cada etapa da vida traz uma transformação na nossa área intima e consequentemente em nossos relacionamentos. É preciso aprender a lidar com as mudanças de forma saudável e acreditar que a prevenção ainda é o melhor caminho.

Compreende várias tecnologias, que associadas demonstram um efeito ainda mais satisfatório. Tem como objetivo estimular colágeno profundo e vascularização. Dessa maneira atinge benefícios em situações como:

Frouxidão vaginal pós parto; Incontinência urinaria pós parto; Secura vaginal- Atrofia vaginal; Incontinência urinária de esforço em mulheres no climatério: Incontinência durante atividade física. Mulheres que sofreram com câncer de mama, e não podem, ou ainda mulheres que não desejam usar hormônios podem se beneficiar do laser íntimo para suas queixas vaginais ou sexuais.

Sobre as tecnologias e técnicas médicas, podemos destacar o laser íntimo e as radiofrequências, que são utilizadas para as questões mencionadas acima, além de promover melhora da flacidez dos lábios vaginais e da coloração da pele. Contamos também com bioestimuladores de colágeno e preenchedores vaginais, para buscar uma harmonia da vulva, entre lábios internos, externos e monte pubiano. O clareamento da vulva, hoje muito procurado por mulheres, pode ser realizado com produtos específicos, trazendo uma boa resposta a expectativa da mulher.

A diminuição da gordura no monte pubiano pode ser realizada com tecnologia também e não só cirurgia, através de ultrassom microfocado.

Vale ressaltar que as cirurgias íntimas a laser, promovem uma satisfação pessoal muito grande, pois são cirurgias estéticas, que além do equilíbrio na aparência da vulva, e frouxidão de vagina, confortam a mulher que busca sempre pelo belo na intimidade.

Especial Saúde da mulhermulher

Cada etapa da vida traz uma transformação na nossa área intima e consequentemente em nossos relacionamentos.

Os procedimentos estéticos trazem um upgrade na vida sexual do casal, devido ao aumento da autoconfiança e auto estima da mulher.

O início precoce do cuidado do colágeno com as tecnologias e as técnicas médicas, trazem uma resposta mais eficaz sobre o início mais tardio. Porém é possível sempre se beneficiar com os procedimentos.

Mulher, invista em você e consequentemente atingira seus objetivos!! vamos conversar? O início precoce do cuidado do colágeno com as tecnologias e as técnicas médicas, trazem uma resposta mais eficaz sobre o início mais tardio. Porém é possível sempre se beneficiar com os procedimentos.

DRA. ADRIANA LOPES

This article is from: