
29 minute read
Espaço Integrado
ESPAÇO PARA TODOS
Grande área integrada envolve crianças e adultos para os melhores momentos em família
Advertisement
Nossa rotina atribulada transforma a reunião de família em evento. Foi pensando nos momentos que compensam o pouco tempo de encontro durante a semana que os clientes – pais de gêmeas, de quatro anos – investiram nesse espaço integrado. O projeto, criado para agradar os adultos e as crianças, tem clima de fim de semana. Aos sábados e domingos a família aumenta, recebe os amigos e parentes e investe em algo especialmente valorizado nos dias atuais: a qualidade de tempo que passam juntos.
Na nossa região, o melhor lugar para receber alguém, ou mesmo reunir a família, é em torno da mesa. E o layout deu atenção especial ao espaço de refeições. A cozinha foi para o lugar onde antes havia uma varanda externa e possibilitou um ganho de 25 m² ao espaço integrado e novas possibilidades ao jantar. Iluminada por cinco grandes pendentes de vidro e com um tampo imponente de madeira maciça e borda orgânica, a mesa ganha a legitimidade do papel de reunir.
Por questões estruturais, a churrasqueira não poderia ser realocada. Na nova configuração, fica no espaço de jantar e ocupa o merecido destaque na refeição mais tradicional dos gaúchos ao receberem convidados.
Ao redor do churrasco, ou em qualquer extremo da área total de 70 metros quadrados, a convivência é prioridade, com atrações específicas para cada faixa etária. No espaço de transição entre o estar e o jantar, há uma grande cristaleira e um bar em casa, inspirado nos botecos brasileiros. A diversão dos adultos conta com cervejeira e adega climatizada.
À vista dos pais, as crianças também se divertem em um lugar pensado especialmente para elas. Criada como extensão da área de estar, a brinquedoteca aproveita o espaço debaixo da escada com uma casinha. Vizinhas à “casinha de verdade”, outras duas silhuetas de casas são quadros negros para desenhos. Quando esses elementos lúdicos não fizerem mais sentido à idade das gêmeas, o espaço pode se dedicar aos games.
Do outro lado da escada, uma bancada dupla otimiza a área e atende aos pais com um home office. No futuro, servirá também para o estudo das filhas. A ideia principal do projeto é que os familiares estejam sempre juntos.
Perfis longilíneos de LED desenham a integração e uma iluminação especial atende às funções de cada área. Crianças e adultos ocupam seus espaços favoritos e a TV acompanha quem estiver com o controle. Um móvel idealizado em estrutura de ferro, pedra natural e iluminação embutida tem tela giratória que pode ser assistida tanto da área de refeição quanto da área de estar.
O volume que abriga o lavabo, recebeu revestimento em painel ripado, inclusive na porta: o que crianças veriam como passagem secreta também satisfaz adultos pela discrição. Além do layout totalmente integrado, os acabamentos também mudaram para atender à nova proposta. O piso, antes porcelanato polido, agora é vinílico, sendo madeirado no ambiente da sala e brinquedoteca. Para a cozinha, a escolha foi vinílico cimentado que, junto à marcenaria executada em melamina, garante fácil manutenção, funcionalidade e alta resistência. Porque é um espaço para aproveitar, muito, cada metro quadrado.
FAMÍLIA REUNIDA
A proposta do projeto foi unificar espaço da cozinha, refeições, sala de estar e brinquedoteca para garantir momentos de lazer entre pais e filhas.



GIRO
O móvel com TV giratória que pode ser assistida tanto da área de refeição quanto da área de estar foi incluído no espaço.



PENSANDO NO FUTURO
A brinquedoteca foi projetada para ser adaptada conforme as crianças crescerem, com um quadro negro e uma bancada para que elas futuramente possam fazer os trabalhos de escola.
ESCONDER E REVELAR
Lavabo é revestido por um painel ripado. A estratégia da destaque ao volume desse ambiente na área integrada e discrição à porta, que tem o mesmo acabamento.


Marcas Apoiadoras
Casa Serra Acabamentos Lizt Villafranca
ARQ. ALE MOSNA
alemosnaarquiteta 54 99986.9073



BEM-ESTAR NO DENTISTA
Consultório equilibra linhas modernas com elementos de aconchego e otimiza o espaço para circulação inteligente
Por mais tranquilo que você seja em relação ao dentista, a imagem que criou do consultório provavelmente combina tudo com a frieza do branco asséptico na cadeira, no jaleco, nas luzes, nas paredes quase hospitalares. Em geral, não se associa odontologia ao conforto. E esse projeto busca reverter esse estereótipo. O consultório tem tudo o que é inerente à profissão, mas entrega um cenário que abraça e conforta quem chega.
O projeto partiu de uma sala crua, ainda sem acabamento no piso, com 50 metros quadrados e a demanda de otimizar o espaço em seis ambientes, com áreas independentes na circulação. A “tela em branco” manteve a cor dos dentes e dos consultórios tradicionais em pontos específicos, mas priorizou tons de aconchego.
Na recepção, a primeira imagem para quem chega é o balcão de atendimento, com logotipo aplicado sobre uma parede cinza: neutra, mas com a amigável textura do cimento queimado. A base da mesa, com borda circular, ilumina com cores mais quentes um ripado amadeirado. O mesmo tom aparece em painéis em duas paredes. Atrás das cadeiras de espera, o branco, bem dosado no projeto, ganha destaque em revestimento cimentício. Os grandes volumes do 3D são evidenciados pela iluminação cênica no teto e pela fita de led oculta no painel amadeirado. Um jardim vertical dá leveza ao espaço e abre uma “janela” para a natureza.
Do outro lado, a porta por onde os pacientes são encaminhados ao atendimento, aparece discreta e revestida pelo mesmo ripado cinza da parede, um recurso que também amplia visualmente o espaço. Nesse ambiente, perfis de LED sobre a área de trabalho da secretária dão conta da iluminação funcional. As demais fontes de luz mantêm-se suaves e agradáveis à espera.
Quando a porta em ripado se abre, não expõe a cadeira de dentista na primeira cena. Nesse primeiro espaço, o paciente é conduzido à mesa de escritório, em mármore. Atrás dela, prateleiras de madeira sustentadas por uma estrutura metálica têm iluminação amarela, que segue o clima da recepção. Na extremidade, mais espaços para o verde das plantas.
O layout propõe uma divisão mínima entre essa entrada e a sala de atendimento. No eixo da organização em U, um espelho que reveste uma coluna, um ripado vazado e o mobiliário em cinza escuro brilhante dão uma amostra da atmosfera do ambiente seguinte: mais sóbria e mais técnica. Sobre o móvel entre as duas salas, uma TV gira 180 graus para auxiliar o dentista tanto na pré-consulta quanto nos procedimentos, em si.
Também com perfis de LED no teto, porém mais potentes, a sala de atendimento complementa a luz natural das janelas do último andar do prédio, com vista para a Praça da Bandeira e igreja São Pelegrino. Aqui, a iluminação prioriza a funcionalidade. Deixar tudo à mão para o dentista não se traduziu em, necessariamente, deixar tudo à mostra. Na grande bancada que auxilia nos atendimentos, o mobiliário longilíneo potencializa seu impacto na sensação de amplitude e limpeza visual: é reflexivo. Além do cinza brilhante na bancada, o vidro reflecta utilizado nos móveis superiores mantém oculto o conteúdo e as funcionalidades, como o dispenser de sabonete e de toalhas de papel sobre a pia. Entre os cinzas da base e do alto, o branco e a tridimensionalidade do painel destacado na recepção voltam em versão compacta, em porcelanato com leves volumes. O tampo, em silestone branco, completa a composição.
Esse diálogo de texturas, volumes e cores ocorre também no lavabo, uma amostra do todo do consultório. O espaço tem painel ripado, plantas dispostas em estrutura metálica, dispensers ocultados por um avanço no espelho e um revestimento com volumes triangulares, como nos outros pontos onde o 3D é destaque.
Do ambiente da secretária ou do dentista, não é preciso passar pela sala de espera para acessar a sala de esterilização. Antes de pensar em qualquer elemento visual, é o estudo de layout que garante a funcionalidade para o dia a dia. A estratégia de segmentação é capaz de isolar ou integrar os ambientes. E os acabamentos conectam tudo.
PARA ACOLHER
Um clássico para tranquilizar, o verde foi uma das escolhas do projeto, que incluiu plantas artificiais no jardim vertical. A iluminação escolhida é mais suave e indireta para destacar volumes e criar uma atmosfera de acolhimento.



TRANSIÇÕES
Layout permite que a secretária e o dentista acessem a sala de esterilização sem passar pela sala de espera. Antes de chegar à cadeira do dentista, o paciente é recebido em um ambiente que migra, aos poucos, dos tons de aconchego para um clima mais técnico.
REFLEXOS
O espaço de procedimentos tem uma iluminação potente, tons mais sóbrios e atmosfera moderna. O cinza brilhante e o vidro dos móveis evidenciam reflexos e ocultam os conteúdos.



MOODBOARD
O lavabo resume o conjunto da obra com ripados, plantas, revestimento 3D em volumes triangulares e espelho com iluminação de LED e dispensers ocultos.
ARQ. BRUNA ROSSI ARQ. SUELEN MIGLIORANZA
arqbrunarossi esse_arquitetura_e_interiores 54 99640.7044 54 99154.5029



DIÁLOGO ENTRE ALTA TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ARTESAL: PROPOSTA DA NATUZZI TAMBÉM TEM FOCO NA SUSTENTABILIDADE
No ano de 1959, em uma pequena oficina no sul da Itália, nasceu a Natuzzi, empresa fundada por Pasquale Natuzzi com a missão de criar valor com integridade. A marca traz em seu DNA o foco em qualidade, inovação, pesquisa, responsabilidade social e sustentabilidade. De pequena estofaria na Puglia a uma multinacional com sete fábricas e presente em 126 países, a Natuzzi cresceu apoiada nos seus valores.
A participação familiar é o pilar que sustenta a tradição. O controle de 92% da cadeia produtiva, a qualidade dos materiais e a prototipia de todos os produtos desenvolvidos garantem o conforto almejado pelo grupo. Análises de mercado, time interno de designers e um centro de estilo próprio, além de parcerias com diversos estúdios e designers mundialmente conhecidos, consolidam a vanguarda e o pioneirismo da marca.
Com mais de 60 anos, a marca, presente nos cinco continentes, segue retratando a harmonia perfeita entre a alta tecnologia e a produção artesanal, em peças que privilegiam o conforto, a ergonomia e a estética apurada.
A Natuzzi teve seu primeiro contato com terras brasileiras em 1999, quando instalou o parque fabril na Bahia para exportar para a Costa Leste dos Estados Unidos. Em 2008, iniciou sua expansão em território nacional e hoje conta com mais de 100 lojas e galerias no Brasil, com as marcas NatuzziItalia e Natuzzi Editions. Elas se somam a outros 22 endereços na América Latina.
Com produtos que são sinônimo de conforto, design de vanguarda e qualidade incomparável, a Natuzzi Editions produz peças que vão além da beleza e focam na vivência e no conforto extremo.
Os estofados e camas em diferentes composições, cores, acabamentos e dimensões, surpreendem pela comodidade elevada. Além disso, a vanguarda tecnológica é um dos principais atributos da marca. Destaque para soluções de interface intuitiva, que promovem uma conexão perfeita entre usuário e estofado, oferecendo uma experiência de ergonomia e conforto customizável, acionado também por Bluetooth e aplicativo exclusivo. Ainda traz em seu portfólio os estofados Legiadro e Portento, únicos no mundo com certificação Ergocert de ergonomia, sendo a Natuzzi a única marca no mundo a receber tamanho reconhecimento.
NATUZZI EDITIONS
Versatilidade, design, ergonomia e, claro, conforto! A Natuzzi Editions consegue mesclar os atributos mais desejados em seus produtos. Conheça os novos itens da nova coleção em nossa loja.

POLTRONA POLI
Uma concha detalhadamente projetada para oferecer o máximo de conforto e beleza: essa é a convidativa poltrona Poli. Ideal para embalar suas tardes ensolaradas com elegância e relaxamento extremo.
SOFÁ GREG
Celebre o estilo italiano de Natuzzi Editions com Greg. Este sofá com formas delicadas une estética e versatilidade, ideal para todos os espaços. Com braços curvos, pés finos em metal e linhas simples e regulares, Greg é o equilíbrio perfeito da harmonia entre a tecnologia e o mais refinado design italiano.



POLTRONA RE-VIVE
Com a poltrona Natuzzi Re-vive, descubra o verdadeiro prazer do conforto e relax. A única poltrona do mundo que se ajusta aos movimentos do corpo sem a ajuda de botões ou alavancas. Abraço em forma de poltrona. Você merece uma Re-vive.
Fotos: Luciano Mota

DOCE TAILÂNDIA
Projeto comercial serve “sorvete como você nunca viu”, clima de praia na Serra e uma experiência para curtir e compartilhar nas redes sociais
Uma mistura líquida de leite, frutas e outros ingredientes é manipulada com habilidade sobre uma base gelada. O conteúdo vai sendo espalhado em lâminas até se solidificar. Então a camada é enrolada e servida com acompanhamentos diversos. Assim é feito o sorvete tailandês, um processo que, se você já viu, a primeira vez foi, provavelmente, em um vídeo no Instagram. O projeto dessa sorveteria convida a ver (e saborear) de perto, em um pedacinho da Tailândia em Caxias do Sul. E você também vai querer instagramar a experiência.
Sorvete é sempre uma ocasião alegre. A paleta escolhida reproduz essa característica com a predominância do trio azul, amarelo e roxo. O refrescante azul do logotipo aparece em tons mais claros e mais escuros nos tampos das mesas e outros detalhes. O amarelo aquece o lugar. É uma cor simbólica na Tailândia e está relacionada à bonança e à boa sorte. Bom motivo para o azul do ícone da marca, o sagrado elefante – também símbolo de prosperidade e bem-estar – ceder espaço à cor do sol. A energia do amarelo envolve o ambiente no clima praiano do país que inspirou o negócio. O roxo é pontual. Em um degradê de listras largas do roxo ao rosa claro, os tons destacam o elefante do logotipo e inscrições em tailandês: sorvete e diversão. É a parede mais extensa e, em um ambiente cheio de cenários e de detalhes instagramáveis, faz background para as selfies. Na do painel listrado, à altura do olhar, uma fileira de comigo-ninguém-pode traz o verde do design biofílico, outra característica marcante do projeto.
Os elementos da natureza também são referência à estética tailandesa. O bambu, ícone de construções de beira-mar, faz verão em qualquer época do ano. O material é empregado em diversos calibres: largos para simular vigas e pilares, médios acomodados lado a lado em painéis finos na vegetação e em chapas, no revestimento da parede. O recurso, especialmente quando usado como moldura, também delimita áreas, com auxílio da cor. É o caso do espaço kids. Neste ambiente, curiosamente o menos vibrante do lugar, os brinquedos – incluindo elefantes de todos os tipos e um nicho para livros em forma de templo tailandês – dão o colorido. Limitado por bancos baixos que também servem como organizadores para os brinquedos, o cantinho de brincar é completamente acessível às crianças. E visível aos adultos, que se divertem em outros espaços. Mesmo de longe, os pais conseguem acompanhar o que acontece ali. No salão, bancos em formato de cestos dão essa transparência necessária e criam um sistema agradável às famílias, melhor companhia para um sorvete.
BAMBU
A versatilidade da planta aparece em várias composições no design biofílico da sorveteria. Em diversos calibres, o bambu compõe painéis, traz o verde ao ambiente e ajuda a dividir visualmente os espaços.




ELEFANTES
Elaborado com foco nas famílias, o estabelecimento tem um espaço kids acessível aos pequenos e visível para os pais, em qualquer lugar. Os bancos que delimitam o espaço, à altura das crianças, também servem para guardar os elefantes e outros brinquedos.
ARQ. MÉGUI DAL BÓ
meguidalbo 54 99189.8767


TRILHA PARA A BELEZA
A partir do design biofílico e da estética wabi-sabi, hair spa oculta linhas e ângulos retos estruturais e valoriza a imperfeição das curvas para criar uma experiência perfeita de inspiração pela natureza
A natureza é imperfeita. Os volumes de uma rocha não obedecem simetrias; os ângulos de uma montanha não seguem padrões; nem as árvores se organizam proporcionalmente pelo solo, como o homem faz quando refloresta. Em mata virgem, até o homem obedece as imperfeições: segue o curso do rio, desvia pedras e árvores, desenha, como a própria natureza faria, linhas sinuosas no seu trajeto. E é nessas curvas e imprecisões que a natureza faz tudo funcionar bem, no conjunto. A natureza é perfeita.
Desse conceito nada óbvio para a visão quadrada das obras humanas, veio o pedido da cliente: “quero a sensação de andar por uma trilha na floresta”. Em um prazo desafiador de três meses, a floresta se ergueu.
Para atender ao inspirador desejo da cliente, o projeto do hair spa faz uso inteligente de design biofílico e da teoria wabi-sabi. Com origem no Japão do século XV e com base no zen-budismo, a estética valoriza a beleza do imperfeito, a aceitação da impermanência, o monocromático e o aspecto natural. O conceito está ligado ao slow living, que propõe desacelerar para concentrar no que geralmente é deixado de lado. Tudo a ver com a proposta do projeto e do spa: quebrar a rotina para um momento único de olhar para si mesmo. O layout do ambiente oculta quase todos os ângulos e linhas retas estruturais. Em formas orgânicas que remetem às rotas da natureza, a entrada guia os clientes do estabelecimento por uma trilha com destino ao spa para tratamentos capilares e massagens. Pelo caminho, a vista também é relaxante: o balcão da recepção, poltronas, sofás, pendentes, expositores e espelhos seguem as mesmas linhas curvas em uma atmosfera que inspira conforto.
Em uma trilha curvilínea desenhada no piso, a vegetação “brota” entre pedras tipo seixo. A paleta em nude e dourado tem iluminação natural, controlada por cortinas de linho e ripados de madeira que acompanham as texturas naturais. O espaço de tratamentos, a clareira dessa floresta, permite uma vista geral do ambiente e a interação entre as pessoas. Ao fundo, entre as conversas, uma fonte de água faz a trilha sonora.
Quem espera antes do seu momento spa – ou quem se demora um pouco mais, depois dele – é convidado a relaxar em balanços com estética artesanal: uma construção humana, mas que casa perfeitamente com a lógica da natureza.
TONS
Concebido como uma bancada de bar, o color bar demonstra todos os processos de preparação para uma coloração de cabelos.
ÁGUA
A sala, originalmente com apenas um ponto de água e um de esgoto, ganhou um sistema mais complexo para atender à demanda. As novas tubulações passam sob o piso elevado, com rampas para manter a acessibilidade.



TRILHAS
O desenho do balcão da recepção e o sofá reforçam nas suas curvas a proposta de linhas orgânicas que, desde a entrada, propõem a sensação de andar na trilha de uma floresta. Texturas de madeira, pedra e linho, o mobiliário, e os ângulos retos ocultados pelo projeto reforçam a atmosfera de estar em meio à natureza.

FLORESTA
As formas orgânicas permeiam todo o projeto. O design biofílico,com plantas, pedras, texturas e materiais naturais, traz a natureza para o interior em detalhes estratégicos, sobre uma paleta em tons de nude.
CLAREIRA
O ambiente de tratamentos, o de maior circulação, permite uma visão panorâmica do espaço e propõe a interação entre os clientes, em um momento de cuidar da beleza, mas também de bate-papo e lazer.


Marcas Apoiadoras
Casa Serra Acabamentos Lizt
ARQ. CLARISSA ZANATTA
clarissazanatta.arq 54 99140.4828



MASCULINO AUTÊNTICO
Duplex de um jovem valoriza o cimento e a serralheria e, sobre uma paleta de pretos e cinzas, acende detalhes em caramelo
Concreto, ferro e couro atendem à proposta industrial, masculina e moderna para o duplex de um jovem de 25 anos, com um cotidiano intenso de trabalho, muitas viagens e pouco tempo em casa. E essa escassez de tempo livre reforça a importância dos momentos e dos espaços de lazer e descanso. Quando a folga pode ser estendida, ele recorre ao surf. Ir à praia, no entanto, não é uma opção frequente na rotina urbana do cliente. A casa precisava suprir esse papel de ser refúgio de tranquilidade, bom lugar para receber amigos e prática no dia a dia. O projeto entregou também um home office, porque, especialmente nas fases mais produtivas da vida, o trabalho nem sempre termina quando se chega em casa.
O estilo industrial e a base escura da paleta foram pedidos do cliente. E a arquitetura de interiores potencializou muito essas referências. O projeto trabalhado na planta iniciou pela integração dos espaços. A primeira versão, pensada para acomodar um sofá que já fazia parte do acervo pré-projeto, precisou ser alterada quando o cliente, em busca por cadeiras, se apaixonou por um sofá caramelo bem maior do que o outro, da ideia inicial. Valorizemos essas paixões arrebatadoras! A cozinha, que recuou um pouco na nova configuração, tem acabamentos e bancada de pedra via láctea. É prática para as refeições cotidianas e mantém à vista os visitantes durante os preparos no espaço gourmet. No ambiente central, a sala de estar se conecta ao jantar pelo caramelo do sofá que também conversa com os tons dos detalhes amadeirados e da iluminação, em uma paleta de amarelos que é destaque sobre o cinza e preto predominantes. O home office, compacto e confortável, ocupa a área restante da parede onde se estende a escada. E ela, maior desafio do projeto, também é o elemento principal do ambiente. Sem possibilidade de alterações no desenho original, os degraus mantiveram o concreto aparente e receberam um acabamento em verniz, placas de madeira e um corrimão iluminado por LED. Na parede lateral do estar, a aparência bruta da escada encontra um link visual no acabamento em placas cimentícias, uma defesa forte do arquiteto para o projeto.
Subindo as escadas, a suíte segue a iluminação intimista em diversos formatos. Ao contrário do que se costuma pensar sobre o estilo industrial, com sistemas elétricos aparentes, o acabamento (justamente pela exposição e papel decorativo) é um desafio ao olhar minucioso de quem cria o design de interiores. Mais compacto, esse espaço evidencia as peças em serralheria, um dos trunfos do projeto, incluindo tela aplicada na parede (com efeito especial à iluminação) e peças criadas pelo arquiteto – a mesa de cabeceira e o box do banheiro da suíte –, que também assina a mesa de centro do estar. Aqui, o caramelo que conquistou o cliente na escolha do sofá, traz calor ao ambiente na cadeira e na cabeceira, também revestida em couro. No conjunto, o discurso das formas, texturas e cores, salienta a personalidade masculina do espaço e convida, senão para um whisky, a outras formas de relaxar e curtir o seu lugar. Co-autoria: Angélica Veronese, Bruna Regal Bressiani e David Thomas



BRUTO
A paleta escura solicitada pelo cliente é potencializada pelas cores e texturas do concreto (como nas placas cimentícias do estar) e por tons mais próximos ao preto, na marcenaria. Detalhes em variações do caramelo aquecem as composições em todos os ambientes.


ELABORADO
O metal divide com o concreto o centro das atenções do projeto. Em três peças – box do banheiro da suíte, mesa de cabeceira e mesa de centro – o design é também assinado pelo arquiteto.

Marcas Apoiadoras
Casa Serra Acabamentos Movelaria Renda Decorações
ARQ. SAYMON DALL ALBA
saydalba 54 99163.7940


DE FÉRIAS, EM CASA
O fim do dia ou a volta para casa após viagem de trabalho podem ter o clima de um domingo. Na suíte desse casal, tem, inclusive, atmosfera de resort
A primeira visão de quem entra nesse ambiente é uma cama espaçosa, formato king, com cabeceira imponente estofada em veludo e vestida em preto, branco e detalhes em dourado. A cena reconstrói o impacto de chegar no apartamento mais caro de um hotel contemporâneo. Repleta desse conceito, a imagem é um reflexo. O guarda-roupas, item indispensável, mas que poderia quebrar o clima de estar de férias em um resort, é ocultado por grandes portas de correr em espelho bronze: uma moldura elegante à altura da pintura que apresenta.
O briefing da reforma completa do apartamento era relativamente simples nos pedidos para a suíte: garantir conforto e funcionalidade com aproveitamento máximo do espaço. A reforma, no entanto, teve o peso de criar um ambiente do zero. Uma parede demolida deu as boas-vindas à king size e ainda abriu espaço para um armário de seis metros. Além de ampliar visualmente o espaço, o recurso das portas espelhadas mantém escondida a parte prática do vestir: o móvel comporta muito armazenamento, organização completa para as roupas e uma TV.
A reorganização do espaço, a partir do posicionamento da cama e do guarda-roupa, também privilegiou a circulação. A variação entre iluminação direta e indireta pinta a cena romântica ou prática do dia a dia. Do outro lado da parede, o banheiro segue o mesmo dinamismo e o clima de nobreza e exclusividade para os momentos do casal. A cuba dupla e o móvel aéreo com espaço de armazenamento favorecem a individualidade e dão praticidade à rotina. O porcelanato de grande formato, em padrão de pedras nobres, reveste três paredes e destaca a quarta, em preto, na área de banho. Aí, um par de duchas convida a deixar de lado a individualidade.
O resultado é um presente para um casal com dois filhos: ele com uma rotina intensa de viagens de negócios; ela com um cotidiano tão atribulado quanto do marido, nas funções da casa e da família. E talvez essa distância imposta pelo trabalho seja a preciosidade do conceito desta reforma: a importância de valorizar as pequenas folgas que a vida dá e cada encontro com quem você ama.
OURO
Sobre uma paleta de brancos, pretos e cinzas, detalhes dourados aparecem dos detalhes e fazem referência à finalização decorativa das suítes de hotéis contemporâneos.



BRONZE
A cama espaçosa, para a qual a eliminação de uma parede abriu espaço, é refletida em um espelho bronze: são seis metros em portas de correr que ocultam o guarda-roupas funcional, mas coadjuvante na atmosfera resort.
FOCO
Variedade de opções também é quesito importante para quem compra um item de alto destaque na imagem pessoal. Mas esse benefício não precisa poluir a loja. A exposição reduzida permite uma maior rotatividade de produtos em destaque. Gavetas em toda a extensão da loja facilitam o acesso ao que o cliente realmente deseja.

FUNCIONALIDADE ESPELHADA
Como a circulação no quarto e o armazenamento no guarda-roupa, tudo na suíte respeita a individualidade do casal. No banheiro, a cuba dupla, esculpida em porcelanato, dá ao dia a dia agilidade do uso simultâneo. A área de banho, com nicho para organização de cosméticos, tem duas duchas também.
Marcas Apoiadoras
Casa Serra Acabamentos Villafranca

ARQ. ENIO STUMPF
eniostumpfarquitetura 54 99993.4783



PARTICULAR E PARA COMPARTILHAR
Apartamento valoriza o conforto e a praticidade de quem mora sozinho, mas também recebe com qualidade os convidados
Uma paleta em preto, tons de cinza e amadeirados. Living integrado à cozinha. O sofá como elemento de referência na delimitação dos ambientes.Trata-se de um projeto convencional, de fato. Mas também cheio de personalidade. É feito para receber, mas, especialmente, para tratar como convidado de honra quem mora ali.
O projeto desse apartamento masculino ganhou as facilidades e benefícios de recorrer aos arquitetos ainda na fase da planta, o que aumenta as possibilidades de customização, como a escolha de cada acabamento. E também evita a inconveniência das “reformas” pós-entrega. Essa condição permitiu, além da escolha assertiva dos revestimentos, alterações mais intensas na proposta original da construtora. A retirada do lavabo da planta padrão aumentou a área funcional e acrescentou conforto e boa circulação a um ambiente que concentra cozinha, estar e home office.
A orientação geral do briefing era simples: discrição e praticidade. O nível de exigência, no entanto, foi mais desafiador: cada escolha no projeto foi submetida ao olhar e ao senso estético apurado do cliente que é designer gráfico. O trio de manequins articulados emoldurados nesse ambiente – e a bicicleta sempre pronta, “de saída” – resumem: é um espaço que valoriza o design; e um design que privilegia o movimento.
Promover o convívio é uma das funções contempladas no projeto do ambiente integrado. No entanto, por mais frequentes que sejam essas ocasiões de receber convidados, elas ocupam muito menos espaço na agenda do que a rotina: a praticidade do dia a dia é prioridade. Acertadamente, o cliente optou por não ter sala de jantar. Parte daí a definição de critérios de funcionalidade



e ocupação da área disponível. Nota: se a sala de jantar, na sua casa, é um espaço visitado somente quando tem convidados, talvez valha repensar a necessidade de tê-la (e no espaço útil que ela ocupa, sem merecer, nos dias comuns).
O estar prioriza o conforto para os momentos de ficar sozinho em casa. Um grande sofá em L e uma TV em tamanho de cinema particular têm ainda a boa companhia da lareira canadense, também responsável pela calefação na área íntima. Sobre o ripado, logo abaixo do teto, uma estreita faixa de espelho alonga a linha e dá leveza ao painel.
A cozinha encurta o caminho do fogão ao prato e agiliza a manutenção. Se levou trabalho para casa, este home office que nasceu como ideia antes mesmo de a pandemia valorizar o espaço, entrega funcionalidade às tarefas. Tudo no mesmo espaço, cada coisa no seu lugar.
O acesso principal – após uma porta azul, um dos poucos elementos coloridos do espaço – tem uma sequência de luminárias pendentes que fazem efeito especial no chevron do papel de parede e dá o impacto cênico para surpreender quem chega. Sem a formalidade das salas de jantar, os amigos são convidados a se sentirem em casa. Na cozinha, interagem com o preparo do jantar em uma bancada que acomoda seis pessoas. Além de ser “palco” para quem cozinha, o cenário joga luz sobre quem acompanha: a iluminação sob o tampo dá o tom de evento que esses encontros merecem. Antes e depois desse ato principal, tem espaço para todo mundo no sofá.
Na parede que separa a área social, painéis melamínicos amadeirados, com o volume de um móvel vitrine sobreposto, ocultam o acesso à suíte. A entrada é quase imperceptível a quem, ainda que seja “gente de casa”, não circula pela área íntima.


PARA O DONO DA CASA
A área integrada comporta com discrição o home office, solicitado antes mesmo de a pandemia transformá-lo em ambiente obrigatório em apartamentos jovens. Para dias sem trabalho de casa, conforto: sofá espaçoso, lareira e TV grande.


PARA AS VISITAS
A decisão de não ter uma mesa de jantar permitiu a otimização da área disponível. Na cozinha, a bancada facilita a rotina mais apressada de segunda a sexta. No mesmo espaço, com iluminação cênica sob o tampo – assim como na entrada do apartamento – os convidados são recebidos com o impacto visual que os encontros merecem e com o mesmo conforto que é cotidiano do anfitrião.

Marcas Apoiadoras
Casa Serra Acabamentos Movelaria Palladio’s Decor Quality Mármores Villafranca
