
3 minute read
Como o estereótipo latino em Hollywood é construído
Como o estereótipo latino em Hollywood é construído e como o Latino pode ser sinônimo de representatividade
Aluna explica como os estereótipos latinos vistos no filmes mostram um único lado de uma história e de onde isso nasce.
Advertisement
Por: Manuela Campanile
Pereira
Atualmente, mesmo com o incentivo e aumento da representatividade em Hollywood, ainda vemos os estereótipos complexos nesse ambiente. O Latino desde sempre, foi visto e representado de maneira agressiva e conservadora, o que leva muitos a ter uma história única sobre os mesmos. Desde o surgimento e consolidação do entretenimento (como filmes e séries de TV) a imagem latina é apresentada de maneiras exageradas e negativas, consequência do preconceito massivo que reflete na indústria estadunidense.
Os estereótipos das mulheres latinas em Hollywood são apresentados de duas maneiras diferentes: uma mulher jovem de corpo curvo, bronzeado e hipersexualizado, ou uma mulher de aparência mais “madura” , pouco atraente e quase sempre no papel estereotipado de empregada Latina. Já os homens sempre apresentam uma aparência intimidadora, atitudes inconsequentes e infiéis, estão envolvidos com gangues e máfias que em sua maioria são relacionadas ao tráfico de drogas. A religião também é um ponto sensível relacionado ao estereótipo latino, já que o catolicismo sempre aparece no ambiente familiar latino, onde a avó é extremamente religiosa e não aceita a maioria das relações dos netos e filhos e sempre coloca religião como ponto de paz e importância.
Apesar do exagero, esse tipo de personalidade aplicada aos personagens fazem sucesso, e muitas vezes nem mesmo as atrizes e atores conseguem se descolar do perfil do homem e mulher latina. É importante reforçar que a visão do Latino é distorcida, já que muitos acreditam que só aqueles que apresentam um específico biótipo são colocados na categoria ou até mesmo na etnia Latina. Muitos artistas que apresentam traços afros ou até mesmo europeus não se encaixam no perfil latino que temos estereotipado, apesar de serem de nacionalidade latina, o que reforça o estereótipo ao público.
22
Atualmente, temos alguns personagens que quebram esse estereótipo latino e mostram um outro lado da história. Rosa Diaz, personagem da série de TV “Brooklyn Nine-Nine” , compõem o grupo de “mulheres latinas” porém apresenta um outro lado da história por representar uma mulher bisexual, algo que quebra essa barreira do estereótipo feminino latino, onde muitas vezes, a mulher sempre está relacionada ao homem e como a “desequilibrada” do relacionamento. A atriz que interpreta Rosa, Stephanie Beatriz, é argentina-americana e conquistou o público ao fazer papéis que representam a imagem latina diferente do costume. Um de seus outros papéis foi no filme da Disney “Encanto” , que conta a história dos Madrigal, família grande e unida cercada pela cultura e costumes colombianos.


Apesar do filme retratar uma grande família tradicional, algo também incluso nos estereótipos latinos,
“Encanto” mostra como a família tradicional pode ser tóxica e mágica ao mesmo tempo e que nem sempre devemos seguir as tradições sem antes pensar no bem familiar.
Atualmente, a representatividade latina existe de forma mais completa, representando de uma melhor maneira a cultura latina e como realmente é. Mesmo assim, ainda existe muito estereótipo que faz com que cada vez mais as pessoas tenham uma única visão sobre um povo, causando pré julgamentos desnecessários. É importante relembrar que tudo isso não surge do nada, tudo se relaciona com diversos períodos históricos e como o preconceito abrange em toda nossa sociedade, fazendo todos sempre terem uma única história daqueles que estão mais “distantes” de nós.