Revista ribeirãopreto - Novembro 2011

Page 1

FESTIVAL

PELO SEGUNDO ANO RIBEIRÃO REALIZA SEU FESTIVAL DE TEATRO

TURISMO DE SAÚDE

CONHECEMOS AS FONTES HIDROMINERAIS DO PARQUE DAS ÁGUAS EM SÃO LOURENÇO

NOVEMBRO 2011 • NÚMERO 07

ESTAÇÕES ESQUECIDAS

Projeto inédito registra as antigas estações e ferrovias brasileiras

TENDÊNCIA

JUNTOS OU SEPARADOS, A COMBINAÇÃO DO PRETO E DO BRANCO ESTÁ EM ALTA

OS MUPPETS

CLÁSSICO DOS ANOS 80 ESTREIA NOS CINEMAS COM AR NOSTÁLGICO

www.revistaribeiraopreto.com.br

DEFESA DOS ANIMAIS

Maria Cristina, presidente da Associação Vida Animal explica como funciona a ONG

VAI UM CAFEZINHO AÍ? Como o café transformou nossa cidade, impulsionou a economia e deixou de ser um vilão para a saúde

VENDA PROIBIDA DISTRIBUIÇÃO GRATUITA


Um presente muito especial para comemorar 30 Natais com vocĂŞ.


Promoção válida para maiores de 18 anos. Imagens ilustrativas. Certificado de Autorização Caixa nº 6- 1033/2011.

DE DEZEMBRO DE 2011. DE NOVEMBRO ATÉ 29 18 DE S TA NO DE A OC TR

DE 2011. 17, 24 E 30 DE DEZEMBRO SORTEIOS SEMANAIS: 10,

Palco de grandes momentos, o RibeirãoShopping comemora 30 anos, 30 Natais.

Em agradecimento a você, personagem principal dessa história, preparamos um presente mais que especial, um shopping cheio de novidades e uma promoção imperdível: a cada R$ 400,00 em compras, concorra a 3 Mercedes-Benz e 1 Grand Cherokee. Venha participar conosco, a comemoração só é completa com você.

S E M P R E

M U I T O

M A I S

Consulte regulamento e lojas participantes em ribeiraoshopping.com.br




CARTA DO EDITOR

O café transformou nossa economia e colocou a cidade nos livros de história De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Café, o consumo da bebida cresceu 24,8% nos últimos cinco anos. O Brasil continua sendo o maior produtor e o segundo maior consumidor de café do mundo.

F

Falar da história de Ribeirão, é falar da história do café no Brasil. Graças ao “ouro verde” cultivado na região a cidade ganhou notoriedade mundial e progrediu economicamente. Na época, ganhamos até título de Capital do Café. Durante muito tempo o café foi considerado por muitos um vilão para a saúde. Porém, hoje, depois de muito estudos e pesquisas sobre o consumo da bebida rica em cafeína, descobriu-se que o café faz bem para o nosso organismo quando ingerido em quantidades moderadas. Na frente da cerveja, o café é a segunda bebida mais consumida no planeta, só perde para a água. Na matéria de capa desse mês, contamos um pouco da história do café em Ribeirão Preto e mostramos as curiosidades e peculiaridades da bebida. Em Papo conversamos com Maria Cristina Dias, presidente da ONG Associação Vida Animal, conhecida na cidade por defender com unhas e dentes os animais. Na entrevista Cristina explica como funciona a AVA e cita as principais ações organizadas pela entidade. Em Pipoca fizemos a crítica da primeira parte do final do blockbuster vampiresco A Saga Crepúsculo Amanhecer Parte 1 e do novo filme da Disney, Os Muppets que tem forte apelo dos anos 80. No editorial de moda clicado pela fotógrafa Lidia Muradás, a modelo Jessica Miyamoto veste preto e branco, que além de ser tendência para essa estação, é uma combinação clássica, feminina e que nunca sai de moda. Na editoria de turismo falamos do Parque das Águas, que fica na pequena São Lourenço, cidade turística localizada no pé da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. As fontes hidrominerais de lá são consideradas únicas e tem propriedades terapêuticas. A grande novidade desse mês é o aplicativo para iPad. Me sinto orgulho ao ver que pessoas do mundo inteiro estão baixando e lendo a revista através do aplicativo gratuito. Somos pioneiros na cidade quando o assunto é revista no iPad. Outra novidade são nossos novos colaboradores que a partir desse mês vão deixar a revista mais inteligente e com mais conteúdo. Um time graúdo de profissionais das mais diversas áreas vão ajudar a fazer a melhor revista da cidade para você, leitor. Espero que você aprecie as novidades. Pegue seu cafezinho e boa leitura!

Daniel Manarelli Editor daniel.manarelli@revistarp.com.br @danielmanarelli

R 6

ONLINE Fale com o editor e com a redação da Revista ribeirãopreto, envie suas sugestões e críticas em: www.facebook.com/revistarp

| revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011



ONDE ENCONTRAR A REVISTA

Bagueteria Lyon - Avenida Presidente Vargas, 15 Estacionamento VIP do RibeirãoShopping Outback RibeirãoShopping Fnac RibeirãoShopping Locadoras da rede Genius Vídeo Posto Fiuzza (rotatória do Pão de Açúcar) Band Pães Delicatésse - Avenida Independência, 1764 Casa Damasco - Avenida Portugal, 2670 Empório do Cinema - Avenida Nove de Julho, 885 Auto Posto Carro Nobre - Avenida Maurílio Biagi Da Fiori - Avenida Independência, 2165 Banca 13 de Maio - Avenida 13 de Maio Banca 7 de Setembro - Rua 7 de Setembro Banca 9 de Julho - Avenida 9 de Julho, 378 Banca Camões - R. Visconde de Inhaúma c/ Bernardino Banca Cantinho da Amizade - Avenida do Café, 835 Banca Castelo - Avenida Castelo Branco Banca Catedral - Rua Florêncio de Abreu Banca Correios - Rua Alvares Cabral Banca do Forum - Rua Alice Além Saad, 1010 Banca do Shopping - R. Couto Magalhães, 413 Banca Doçura - Avenida Plínio de Castro Prado Banca Jornais, Revistas e Cia. - Av. Pres. Vargas, 25 Banca João Bim - Rua João Bim, 807 Banca José da Silva - Rua José da Silva Banca Office Center - Avenida Portugal, 1760 Banca Pinguim - Rua General Osório Banca Portugal - Avenida Portugal, 63 Banca Presidente - Avenida Presidente Vargas, 1446 Banca Santa Úrsula - Shopping Santa Úrsula Banca São Francisco - Rua 7 de Setembro Banca São Lucas - Rua Amadeu Amaral, 684 Banca Silva - Avenida Portugal, 974 Banca Spadoni - Avenida Presidente Vargas, 43 Banca Stream - Rua General Osório Banca Visconde - Rua Visconde de Inhaúma

NOVEMBRO 2011 • ANO 1 • EDIÇÃO 07 EXPEDIENTE DIRETOR E EDITOR

Daniel Manarelli Gomes Guimarães daniel.manarelli@revistarp.com.br

DIRETOR DE REDAÇÃO

É distribuída gratuitamente para um mailing exclusivo, em condomínios, hotéis e locais de grande circulação de Ribeirão Preto e região. Tiragem: 20.000 exemplares. Impresso em papel Suzano certificado pelo FSC. A publicação não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados ou por qualquer conteúdo publicitário e comercial, este último de inteira responsabilidade dos anunciantes. A revista se reserva o direito de não veicular publicidade não condizente com as diretrizes editoriais da publicação. As pessoas que não constarem no expediente não tem autorização para falar em nome de Revista ribeirãopreto ou para retirar qualquer tipo de material se não possuir em seu poder cartão, pasta e carta em papel timbrado assinada pelo editor. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, design e ilustrações, por qualquer meio, sem autorização assinada pelo editor. © 2011 Spunky Design & Comunicação Ltda. Todos direitos reservados. A revista é uma forma de incentivo à leitura. Ajude a disseminar o hábito da leitura na cidade. Depois de ler, não jogue fora esse exemplar. Passe-o adiante e ajude-nos a construir uma cidade melhor e mais inteligente.

FALE COM A REDAÇÃO

Pelo Facebook: www.facebook.com/revistarp Pelo Twitter: @revistarp Por e-mail: redacao@revistarp.com.br Por telefone: (16) 3441-1023 Por fax: (16) 3441-1022 Por carta: Rua Antônio Deloiagono, 444 - Edifício Ushuaia, Sala 10 - Vila Ana Maria - CEP 14026-210 Ribeirão Preto, SP - Brasil

R 8

Karen Dovico

raul.ramos@revistarp.com.br

karen.dovico@revistarp.com.br

DESIGN E PROJETO GRÁFICO

DIRETOR ADMINISTRATIVO

Spunky Design & Comunicação

Marcos Gomes Guimarães

www.spunky.com.br

marcos.guimaraes@revistarp.com.br

FOTOGRAFIA

GERENTE ADMINISTRATIVA

Lidia Muradás

Maria Aparecida Manarelli Guimarães

Rafael Sassoli

Rafael Alberto Pellegrini Armênio

lidia@lidiamuradas.com.br www.lidiamuradas.com.br

cidinha.manarelli@revistarp.com.br ASSESSORIA JURÍDICA

rafael.sassoli@revistarp.com.br www.flickr.com/photos/rafaelsassoli

Jefferson Barcellos

jefferson.barcellos@revistarp.com.br www.flickr.com/photos/jeff_barcellos_2010 ILUSTRAÇÕES

A Revista ribeirãopreto é uma publicação mensal da Spunky Design & Comunicação Ltda.

DIRETORA COMERCIAL

Raul Ramos - MTb 61.836

Cordeiro de Sá

cordeiro.desa@revistarp.com.br PRODUTORA DE MODA

Janaina Dandaro Abrahão

janaina.dandaro@revistarp.com.br CPT, IMPRESSÃO E ACABAMENTO

Leograf

www.leograf.com.br COLABORADORES DESTA EDIÇÃO

Beatriz Amorim, Danilo Chiaroti, Jefferson Barcellos, Luciana Azouri, Marcela Calura, Marcelo Rocha, Marcelo Tomaz e Robson Francisco Silva.

rafael.armenio@adv.oabsp.org.br AGRADECIMENTOS

6P, Comunicazione, App Factory, APP Ribeirão Preto, Arco Hotel Premium, Associação Vida Animal, Companhia de Bebidas Ipiranga, Casa Damasco, Cervejaria Colorado, Colégio Anchieta, Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Ribeirão Preto, Divina Comédia Pizza Bar, Diálogo Propaganda, Dubai Motors, Espaço Fashion, Fnac, Da Fiore, Espaço Santo Antônio, Esspaço São José, Fonte Assessoria de Imprensa, Fundação Pedro II, Habiarte, Hashi Sushi Bar, Jardim Comunicação, Kumon, Lidia Muradás, Mansão Galo Bravo, MG Arquitetos, Mirai, NW3, Posto Fiuzza, Pronto Entretenimento, RibeirãoShopping, São Francisco Saúde, SEB COC, Bagueteria Lyon, Phábrica de Ideias, Outback, Outras Palavras, Salve Rainha, Santa Lolla, SESC Ribeirão Preto, Sol de Papel, Spunky Design, Stecar Automóveis, Travassos, UFSCar e Viver.

Curta nossa página no Facebook:

www.facebook.com/revistarp Siga-nos no Twitter:

www.twitter.com/revistarp Acompanhe nossas dicas de lugares no Foursquare:

www.foursquare.com/revistarp Veja mais fotos em nosso perfil no Flickr:

www.flickr.com/photos/revistarp

Fotografe a figura acima com o leitor de QR Code do seu celular e vá direto para o link do Facebook.

ASSINE GRATUITAMENTE

ANUNCIE

Receba todo mês a versão digital da Revista ribeirãopreto no seu e-mail. A assinatura é gratuita e a versão digital reproduz na íntegra a edição impressa. Disponibilizada em PDF, você pode ler a revista quando e onde quiser, no computador, tablet ou smartphone. Para fazer sua assinatura digital acesse: www.revistarp.com.br/assinatura e cadastre seu e-mail.

Anunciar na Revista ribeirãopreto é associar sua marca à publicação mais comentada da cidade. Você atinge diretamente os leitores que são formadores de opinião e tem alto poder de compra. Para anunciar ligue (16) 3441-1023 ou envie um e-mail para: publicidade@revistarp.com.br Para manter a credibilidade do periódico a Revista ribeirãopreto não admite publicidade editorial.

ONLINE Cadastre-se e receba gratuitamente a edição digital da Revista ribeirãopreto. Para assinar acesse: www.revistarp.com.br/assinatura

| revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011



NOVEMBRO 2011 DESTAQUES 26

O progresso que o café trouxe para nós

Conheça as curiosidades e benefícios da bebida que mudou nossa economia e alavancou o progresso da cidade num ritmo acelerado. » O café chega à cidade » Economia movida pelo “ouro verde” » Museu do Café » Cultura e o apogeu da “Belle Époque” » Segunda bebida mais consumida » Benefícios para a saúde » As 10 bebidas mais populares » Curiosidades do café por DANIEL MANARELLI e RAUL RAMOS

22

AMOR PELOS ANIMAIS

Maria Cristina Dias explica como funciona a ONG Associação Vida Animal que protege os animais da cidade. por RAUL RAMOS

33

ESTAÇÕES BRASILEIRAS

Num trabalho minucioso e inédito, o designer Marcelo Tomaz registra as novas e antigas estações ferroviárias do Brasil. por DANIEL MANARELLI

35

FESTIVAL DE TEATRO

Com onze espetáculos de grupos locais, a cidade se prepara para receber seu maior festival de artes cênicas. por DANIEL MANARELLI

42

PRETO & BRANCO

Tendência para o verão 2012, a combinação do preto e branco além de ser muito feminina, é clássica, nunca enjoa e está sempre em alta. por JANAINA DANDARO ABRAHÃO e LIDIA MURADÁS Shutterstock

10

| revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011


SUMÁRIO

60

42

22 08 Expediente 12 Carta ao leitor 13 Colaboradores

51

52 26 Capa

51 Carros

33 Ilustre

52 Papparazzi

Matéria sobre o café e sua história na cidade

Os amigos que fazem a Revista ribeirãopreto

O registro do projeto Estações Brasileiras

A palavra e opinião dos leitores

A banda de rock Sol de Papel

O que acontece de melhor neste mês

A segunda edição do Festival de Teatro

O que vem por aí no próximo mês

As estreias de Amanhecer Parte 1 e Os Muppets

Problemas, soluções e o olhar dos leitores

O Parque das Águas da mineira São Lourenço

15 Cartas

34 Música

16 Recomendamos

35 Cult!

17 Prepare-se

36 Pipoca

18 Nas ruas

39 Viagem

19 Nossa cidade

40 Play

A adequação no cruzamento com a Fiúsa

Álbuns que você deveria ter no seu iPod

20 Educação

41 Fique em casa

O simulado para a Fuvest no Facebook

Cinco bons motivos para não sair de casa

22 Papo

42 Moda

Maria Cristina Dias e seu amor pelos animais

O clássico preto e branco não sai de moda

O charme inglês do MINI Cooper S Cabrio Flashes e pessoas nos eventos badalados

60 Restaurantes

O Outback e seus pratos fartos e apimentados

62 Guia gastronômico

Guia com os melhores bares e restaurantes

75 Com a palavra

Artigos e crônicas dos nossos colunistas

81 História

Como era e como ficou a Praça Carlos Gomes

82 Click final

Uma imagem vale mais que mil palavras

Confira a Revista ribeirãopreto no iPad através do aplicativo gratuito disponível na App Store.

NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

11


CARTA AO LEITOR

A demora para o problema da poluição visual na cidade O projeto Cidade Limpa entra em mais uma briga entre prefeitura e comerciantes. Agora o problema é o prazo para adequação dos outdoors e painéis.

F

Fazer a lei da Cidade Limpa sair do papel não parece ser tarefa das mais fáceis em Ribeirão. A proposta da prefeitura é acabar com a poluição visual da cidade. A primeira audiência pública foi marcada por discórdia entre empresários e o poder público. Duas divergências estão emperrando a concretização do projeto, uma delas é o prazo de implantação. A prefeitura pretendia que a lei entrasse em vigor dentro de quatro meses após sua aprovação na câmara. Já a Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) defende um prazo de um ano, alegando que falta mão de obra para realizar as adequações. Para a arquiteta Regina Monteiro, responsável pela lei na capital paulista e que agora está auxiliando a prefeita Dárcy Vera, o que a Acirp quer é empurrar o assunto com a barriga, pois bastaria um estabelecer um cronograma de ação de acordo com o tempo estipulado pelos órgãos oficiais. Agora a prefeita quer um projeto rápido. Ela propôs uma nova audiência na câmara para o início de dezembro para logo depois enviar a proposta para a Comissão Especial de Estudos sobre o assunto, presidida pelo vereador Marcelo Palinkas, que também tem pressa e afirmou em tom de brincadeira, que se a prefeita não enviar o projeto até o início de dezembro ele mesmo envia. Desde 2009, a prefeita estuda o modelo do projeto Cidade Limpa implantado pela Prefeitura de São Paulo. A análise para implementação do projeto em Ribeirão começou em maio, quando a prefeita e a arquiteta Regina Monteiro percorreram vários pontos da cidade, especialmente as avenidas Independência, Meira Júnior, Presidente Vargas, Professor João Fiúsa, que funcionam como corredores comerciais, onde normalmente são colocados muitos outdoors, painéis em fachadas de prédios e frontlights. Agora resta saber quem irá vencer a briga entre prefeitura e comerciantes, e o mais importante: em quanto tempo.

Raul Ramos Diretor de Redação raul.ramos@revistarp.com.br @raulramos_

R 12

ONLINE Curta, interaja e deixe seus comentários e sugestões para a redação da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp

| revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011


COLABORADORES Os amigos que fazem a Revista ribeirãopreto

Matheus Arcaro

Escritor @matheusarcaro

Lídia Muradas

Fotógrafa @lidia_muradas

Guilherme Teixeira de Araújo Médico

Rafael Sassoli

Karen Dovico

Jefferson Barcellos

Cordeiro de Sá

Fotógrafo @rafaelsassoli

Turismóloga @karendovico

Fotógrafo @jabarcellos

Artista visual @cordeirodesa

Formado em Comunicação Social e também em Filosofia, é diretor de criação publicitária e professor de Filosofia e Sociologia. Atualmente faz pós graduação em História da Arte. Além de redator, é também escritor, com artigos, crônicas e poesias publicados em diversos portais e revistas. Nas poucas horas vagas arrisca-se como artista plástico.

Fotógrafa que adora sol, calor e mar é apaixonada por retratos. Saiu de Recife há 20 anos e mora atualmente em Ribeirão Preto onde possui um estúdio de fotografia. A nordestina “arretada” assina o editorial de moda desta edição.

Nascido em Goiás é ribeirão-pretano de coração e apaixonado por esportes e cinema. Possui graduação em Medicina, com residência médica em Clínica e Nutrologia. Atualmente faz MBA em gestão de saúde e é professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto.

Fotógrafo desde 2006, o paulistano Rafael Sassoli é especialista em capturar pessoas em eventos. Rafael é autor da maioria das fotos da coluna Paparazzi, que traz os flashes das beldades e personalidades presentes nos eventos mais importantes da cidade. Rafael segue o conceito vanguardista de fotografar pessoas de forma espontânea.

Formada em Turismo pela Universidade Paulista, Karen coleciona postais do mundo inteiro. Já trabalhou em navios de cruzeiros e possui vasto conhecimento em hotelaria e turismo. Colabora na revista como colunista assinando artigos e matérias sobre viagens e turismo.

Fotógrafo há quase 20 anos, já trabalhou em alguns grandes veículos nacionais e na maioria dos impressos locais. Também atua como professor universitário na UniSEB e no Centro Universitário Barão de Mauá ambos de Ribeirão Preto. É jornalista, mestre em Antropologia e baterista nas horas vagas.

O arquiteto Cordeiro de Sá é um dos mais respeitados artistas visuais da cidade. Já participou do AnimaMundi, de duas Bienais internacionais de Arquitetura, recebeu Menção Honrosa no Festival do Minuto e dois prêmios nacionais como quadrinista. Além disso, seu trabalho social lhe rendeu o título de Honra ao Mérito Social da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

Eduardo Soares

Marcela Calura

Janaina Dandaro

Marcelo Rocha

Beatriz Amorim

Sommelier @biasamorim

Danilo Chiaroti

Publicitário @dchiaroti

Caroline Fanjul

Jornalista, Vídeorrepórter e editor na TV Unaerp. É especialista em gestão de comunicação. Atualmente é professor de Rádio e TV nos cursos de Jornalismo e Audiovisual da Barão de Mauá em Ribeirão Preto. Tem experiência nas áreas de jornalismo, publicidade, audiovisual, cinema, multimídia, rádio e televisão. Virginiano, observador e detalhista e nas horas vagas ainda é baterista. Um sonhador de plantão que acredita sempre num mundo melhor.

Marcela é redatora, trabalha em uma agência on-line, é fã de futebol e tecnologia, não necessariamente nessa mesma ordem. Nas horas vagas coleciona impressões sobre a vida.

Estilista e empresária de moda, Janaina é formada em Comunicação Social e possui sua própria grife. Antenada às novas tendências da moda, é ela que cria e assina todas as produções e looks dos editoriais de moda da Revista ribeirãopreto.

Amante da boa gastronomia, Bia é formada em hotelaria, pós-graduada em Gestão de Negócios e sommelier de cerveja. Hoje trabalha como gerente de marketing da Cervejaria Colorado e dá aulas de bebidas e bar para gastronomia em uma faculdade de Ribeirão Preto. Seguidora do lema: “beba menos, beba melhor”.

Publicitário formado pela Unaerp, o ribeirão-pretano é apaixonado pela cidade. Trabalha como redator em uma agência de propaganda. Escreve mais por prazer do que por obrigação e não tem papas na língua. Conhecedor das coisas boas da vida, sempre está acompanhado de boa música, bons amigos, boa comida, bons filmes e adora conversar até altas horas da madrugada.

Formada em Publicidade e Propaganda, Caroline é especialista em tratamento, manipulação e fusão de imagens. Hoje, morando no Rio de Janeiro, ainda participa de projetos em parceria com grandes profissionais em sua terra natal. Carol colabora na revista fazendo o tratamento das fotos do editorial de moda.

Jornalista @edu_soares

R

Redatora @marcelacalura

Estilista @janadandaro

Personal Trainer www.2run.com.br Apaixonado por esportes e fazendo disso sua profissão, Marcelo é especialista em corrida e treinamento funcional. Viaja o mundo como maratonista amador e procura inspirar seus alunos na busca constante por qualidade de vida e bem estar. Graduado em Educação Física e pós-graduado em Fisiologia do Exercício, atualmente é diretor técnico de uma empresa de assessoria esportiva.

Publicitária @cariopretana

ONLINE Siga, interaja e converse com os colunistas e colaboradores da Revista ribeirãopreto através do Twitter: www.twitter.com/revistarp NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

13


CARTAS

A ERA DOS TABLETS Achei muito interessante a matéria publicada na edição de outubro sobre os tablets. Estava pensando em comprar um e o guia me ajudou na decisão. Acompanho a revista desde a primeira edição e posso dizer ela está cada vez melhor. — Mario V. Garces, via e-mail


A palavra e opinião dos leitores APLICATIVO PARA IPAD Pessoal, parabéns pela Revista ribeirãopreto. Gostaria de saber qual é o nome do aplicativo da revista? Já procurei o mesmo no iTunes e não encontrei. Obrigado e sucesso. — Quico Soares Oliveira, via e-mail Quico, agradecemos seus elogios. O aplicativo da Revista ribeirãopreto era para ter sido publicado no iTunes no final de outubro. Porém a Apple só liberou o aplicativo no começo de novembro, por isso você não achou ele na App Store. Para localizar o aplicativo na App Store, digite na busca: Ribeirão Preto, que você irá achar. Vale lembrar que o aplicativo é gratuito e só funciona no iPad. Com ele você pode ler na íntegra todas as edições já publicadas da Revista ribeirãopreto.

GUIA DE RESTAURANTES Gostei bastante da matéria sobre o Casemiros na última edição. Depois de ler a matéria fui experimentar a

indicação feita pela revista e realmente comprovei que o local tem uma gastronomia diferente e bem interessante. Eu também recomendei o bar para meus amigos. Continuem assim: dando as dicas dos melhores lugares de Ribeirão — Ingrid Oliveira Nunes, via e-mail

REVITALIZAÇÃO DO CENTRO Não é necessário repetir o quanto admiro a revista. Tanto que gostaria de dar uma sugestão: pelo que entendo, a revista é bastante eclética, pois não se limita à divulgação das amenidades dos eventos sociais, como algumas pretendem e, por isso, deixam muito a desejar. A coluna Nossa Cidade, por exemplo, traz informações de interesse da comunidade (aliás, esse é o slogan da citada coluna) informando o que acontece em Ribeirão. Como veículo de comunicação, além de entreter e informar é importante também cobrar ou monitorar as informações divulgadas pela própria

revista. Assim, a coluna da edição de agosto divulgou que a parte técnica do projeto de lei do mobiliário urbano, que permitirá a correta execução da revitalização do centro, estaria pronta entre o final de setembro e o início de outubro. Já estamos em novembro. E aí? Já ficou pronto? Não vale a pena verificar? — Julio Epifania, via Facebook Julio, agradecemos seus elogios e suas sugestões. Vamos apurar o andamento do projeto com os orgãos responsáveis e publicaremos o resultado desta apuração nas próximas edições da revista.

ESCREVA PARA A REDAÇÃO

redacao@revistarp.com.br www.facebook.com/revistarp Comente as reportagens, entrevistas e conteúdo da Revista ribeirãopreto no Facebook, faça sugestões, fale sobre a cidade. Sua participação é muito importante e bem-vinda!


RECOMENDAMOS

1

2º Festival de Teatro de Ribeirão Preto

1

>>

De 11 a 20 de novembro, os principais palcos da cidade estarão sincronizados em uma programação toda voltada para espalhar e discutir a arte dramática, e nesse clima acontece o 2º Festival de Teatro de Ribeirão Preto, com eventos no SESC, Teatro Municipal, Theatro Pedro II, Santarosa, Centro Cultural Palace, entre outros. O projeto, parceria da Secretaria Municipal de Cultura com as principais instituições culturais de Ribeirão Preto, terá como agenda principal espetáculos de 11 grupos.

>> Ribeirão Skol Folia

Divulgação

3

A tradicional micareta será uma grande festa que acontece nos dias 20 e 21 de novembro no Estádio do Comercial. O axé se mistura ao sertanejo no Ribeirão Skol Folia. A programação terá no sábado, dia 20, Chiclete com Banana, Tomate e João Lucas & Matheus. Dia 21, a animação ficará por conta da Banda Eva, Michel Teló e Jana Lima.

>>

5

R 16

4

4

Only in White

A festa anual é uma das mais esperadas do ano e reúne muita gente bonita vestida de branco. Nesta edição traz uma atração internacional inédita: o top DJ Funk D’Void que irá dividir as pickups com outros DJs convidados. A festa acontece no dia 26 de novembro, no Le Coq.

Mostra Audiovisual

Vários gêneros e influências resumem o melhor da produção audiovisual brasileira na 8ª Mostra Competitiva de Ribeirão Preto. Com abertura no dia 17, nos Estúdios Kaiser, o evento em parceria com o SESC. Durante o evento, serão exibidas gratuitamente 25 produções de todo o país de cinco categorias.

www.lifeisaloop.com você encontravocê a agenda encontra de shows, a programação biografia,emúsicas mais informações e vídeos dasobre tour oMusica 2º Festival do projeto de Teatro Lifede is aRibeirão Loop. Preto ONLINE No site www.festivaldeteatroribeirao.com

| revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011

Divulgação

Divulgação/Gabi Lima

Para encerrar as comemorações de seu 30º aniversário com chave de ouro, o RibeirãoShopping traz a banda Pato Fu. O grupo mineiro chega à cidade com o espetáculo Música de Brinquedo, vencedor do 22º Prêmio da Música Brasileira e do Grammy Latino 2011. No repertório estão canções nacionais e internacionais tocadas com instrumentos de brinquedo. Dia 13, no estacionamento do RibeirãoShopping.

>>

3

Pato Fu

Divulgação

2

2

Divulgação/Guto Muniz

O que acontece de melhor neste mês


PREPARE-SE O que vem por aí no próximo mês Divulgação/Alexandre Durão

Maria Bethânia

>>

Divulgação

A baiana Maria Bethânia se firmou como a mais autoral das cantoras brasileiras e não parou de escrever para si uma trajetória singular na história da MPB. Conseguiu conciliar de forma magistral atributos aparentemente inconciliáveis: ousadia, independência artística, sofisticação, sucesso e apelo popular. Foi a primeira mulher a vender um milhão de discos no país. Dia 06 de dezembro a cantora apresenta canções de Chico Buarque no Theatro Pedro II.

Ribeirão Country Fest

No sábado, dia 17 de dezembro o público de Ribeirão Preto e região poderá acompanhar de perto um festival sertanejo nunca antes visto na cidade, o Ribeirão Country Fest. O festival acontecerá no Parque Permanente de Exposições (FEAPAM) e já tem confirmado entre as atrações principais a dupla goiana Jorge & Mateus e a revelação Gusttavo Lima. O evento também terá as apresentações de Edson, Carlos Victor & Thiago, Rogério & Adriano e Guilherme & Gustavo. Além de duplas regionais que vão garantir a alegria a noite toda com muita música sertaneja, os DJs nacionais e internacionais também estarão entre as atrações do festival. O público poderá curtir a festa em setores diferentes. Divulgação

Lulu Santos

Com sete milhões de discos vendidos e dezenas de hits. Lulu Santos vem à Ribeirão Preto pela segunda vez no ano para dar continuidade a experimentação em seu repertório, que mistura diversos ritmos na mais perfeita tradução da música pop brasileira, gênero no qual é um precursor. Neste show o cantor apresenta canções de Roberto Carlos e Erasmo. Dia 07 de dezembro, no Theatro Pedro II.

Até 30 de dezembro acontece a 22ª edição proposta pelo SESC Ribeirão Preto, que tem como objetivo proporcionar o intercâmbio cultural e artístico entre jovens artistas com idade entre 15 e 30 anos. A mostra incluí pinturas, desenhos, fotografias, esculturas, artes digitais, instalações, vídeos e performances.

R

Divulgação/Guto Costa

>>

22ª Mostra de Arte da Juventude

ONLINE Para mais informações sobre as atrações do Ribeirão Country Fest visite o site oficial do evento em: www.ribeiraocountryfest.com.br NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

17


NAS RUAS Problemas, soluções e o olhar do leitor

VAI BEM Ç

Mesmo sem local definido para ser instalada, a elefanta Maison, doada à Prefeitura, já custou ao município cerca de R$ 180 mil. O valor incluiu a construção de um recinto temporário para abrigar o animal no zoológico. Após suspender a licitação que previa a liberação de mais de um milhão para a construção de uma moradia definitiva para Maison, a prefeita Dárcy Vera diz que quer tentar baixar o custo da obra.

PARA QUEM RECLAMO...

Ribeirão entrou em estado de atenção em relação ao mosquito da dengue. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, de cada cem casas vistoriadas cerca de duas continham focos do mosquito, quando o ideal é que apenas uma em cada cem registrem a presença do foco. A Divisão de Controle de Vetores chamou a atenção para as novas obras e construções na cidade, onde grande parte dos focos do Aedes aegypti foram encontrados.

Divulgação

ELEFANTA MAISON

Jefferson Barcellos

A Prefeitura liberou no início de novembro, a obra realizada na esquina das avenidas João Fiúsa e Presidente Vargas, onde foi construída uma abertura do canteiro central, eliminando a necessidade de um retorno. Em horário de pico passam pelo trecho cerca de seis mil veículos, o que provocava congestionamentos. No canteiro central todo o paisagismo foi refeito. A obra de R$ 500 mil foi financiada pelo grupo Multiplan que adiministra o RibeirãoShopping.

VAI MAL È

FOCOS DA DENGUE

Divulgação/Carlos Natal

CRUZAMENTO NA FIÚSA

VAI INDO Æ

RETRATOS DA CIDADE O mascote do Pinguim no Quarteirão Paulista, fotografado por Jefferson Barcellos.

A reclamação deve ser feita ao Controle de Vetores, que notifica o dono do imóvel, exigindo limpeza da piscina. Caso o proprietário não realize a limpeza, poderá ser multado em R$ 1.000. O telefone do Controle de Vetores é o 3626-9535. Fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

R 18

Jefferson Barcellos

Divulgação

...se a piscina do meu vizinho virou um berçario de dengue?

Envie sua foto da cidade em alta resolução com seu nome e título da foto para o e-mail: redacao@revistarp.com.br. Se sua foto for escolhida nós a publicaremos nessa seção.

ONLINE Aprenda como acabar com os focos do mosquito da Dengue através do site: www.combateadengue.com.br

| revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011


NOSSA CIDADE Assuntos de interesse da comunidade

Jefferson Barcellos

Mais espaço com menos congestionamento

A adequação do cruzamento das avenidas melhorou o trânsito na região

O cruzamento também recebeu sinalização e área para passagem de pedrestes Jefferson Barcellos

OBRAS DE ADEQUAÇÃO

Trânsito livre

As obras realizadas nas avenidas João Fiúsa e Presidente Vargas prometem acabar com os congestionamentos no cruzamento das duas avenidas

C

por RAUL RAMOS

Com nove mil veículos nos horários de pico e uma média de dois mil por hora durante o dia, as avenidas Presidente Vargas e Professor João Fiúsa receberam uma reestruturação buscando a melhoria no tráfego na região e desafogar o trânsito quando as duas avenidas se encontram. A obra, inaugurada no inicio do mês, realizou a abertura do canteiro central, no entroncamento das avenidas, eliminando a necessidade de um retorno. Ainda é possível ver outros tipos de adequações como uma nova estrutura paisagística, calçadas e sinalização horizontal e vertical. Novos semáforos nos dois sentidos das avenidas também foram instalados além de uma terceira faixa. “Por essa rotatória passam mais de nove mil veículos por hora e a população sentia a necessidade de uma intervenção, eliminando a necessidade de um retorno. Contamos com a colaboração de diversas pessoas que buscavam a melhoria do

R

local para que o trânsito tivesse uma maior fluidez e aí recebemos um aceno do Grupo Multiplan. Com a obra finalizada o contorno que anteriormente era realizado em doze minutos, hoje ele é feito em no máximo quatro minutos, melhorando muito o trânsito do local”, explicou a prefeita Dárcy Vera. O projeto das avenidas Presidente Vargas e João Fiúsa custou R$ 550 mil e é o primeiro a ser realizado pelo grupo de empreendedores do RibeirãoShopping, numa parceria privada. O investimento é um adiantamento de contrapartida ao município em função da construção do Complexo RibeirãoShopping. Os moradores e motoristas da região receberam bem a abertura dos novos trechos. “Ótimo. Isso é o que posso dizer principalmente para quem tinha que enfrentar todos os dias o trânsito congestionado neste trecho”, disse o motorista José Carlos. Outros dois projetos ainda serão realizados pelo grupo: a abertura da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, da avenida Brás Olaia Acosta até a avenida Caramuru, em torno de 2 km; e a construção de um terminal rodoviário urbano, próximo ao shopping. As duas próximas etapas de obras devem custar cerca de R$ 6 milhões. “São parcerias como esta que fazem com que a cidade caminhe a passos largos beneficiando a população. Tivemos apoio da iniciativa privada, a parceria de vereadores e muito apoio da população que também se envolveu no projeto e isso é muito bom, porque a obra foi concluída em dois meses, beneficiando milhares de pessoas e ainda deixando a cidade muito mais bonita”, finalizou a prefeita. g

ONLINE Veja a reportagem da EPTV Ribeirão Preto sobre a inauguração da adequação no cruzamento das avenidas em: http://migre.me/6f6tn NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

19


EDUCAÇÃO Educação é a base de tudo

Fuvest sem sair de casa Reprodução

vulgado compartilhando a classificação geral e por disciplinas. São questões de Portugês, Química, História, Biologia, Matemática, Física, Inglês e outras, todas relacionadas e direcionadas ao vestibular mais concorrido do país: a Fuvest.

***** Como participar

SIMULADO ONLINE

Simulado no Facebook

SEB COC realiza primeiro simuladão para a Fuvest no Facebook com o objetivo de deixar o vestibulando mais familiarizado com a prova que dá acesso à melhor universidade da América Latina

A

por DANIEL MANARELLI

Através de uma iniciativa pioneira no Brasil e utilizando a maior rede social do mundo: o Facebook, o SEB COC saiu na frente e colocou à disposição dos alunos do Ensino Médio e Pré-Vestibular de todo o Brasil um simuladão preparatório para a Fuvest 2012, organizado e avaliado pelos professores da própria instituição A escolha do Facebook como plataforma para aplicar a inovação foi o fato de que a rede social é o lugar na internet que agrega o maior número de jovens no mundo. Rodrigo Carlomagno, gerente de Marketing Digital do SEB COC, explica os objetivos de se levar o simulado para o

R 20

Facebook. “Neste emaranhado de informações que a rede proporciona, decidimos criar um aplicativo útil e contextualizado com o momento vivido pelos estudantes de Ensino Médio e Pré-Vestibular, que é a chegada da Fuvest. Além de simulados, vamos inovar em outros aspectos, sempre visando prestar um serviço de excelência para nossos alunos”, explica Rodrigo. Durante o simulado o estudante responde a 22 questões para cada fase, tendo um tempo de quatro minutos para responder cada questão. Para passar para a segunda fase, o aluno deverá acertar no mínimo 50% das questões. No final do teste, um ranking será di-

O simulado segue até o final da primeira fase da Fuvest, e as provas serão modificadas para os alunos que seguirem para a segunda fase, sempre com o objetivo de adaptar o nível de dificuldade das matérias de acordo com cada fase do vestibular. Para quem irá prestar Fuvest ou até mesmo para os treineiros que se interessarem, basta curtir a página do SEB COC no Facebook e iniciar o teste.

***** A FUVEST A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona alunos para a USP e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, recebeu 146.885 inscrições para o vestibular 2012. O número é 10,4% maior que no ano passado, quando 132.969 candidatos disputaram 10.752 vagas. O prazo para cadastro no vestibular terminou no dia 9 de setembro. Os vestibulandos já podem consultar e imprimir os dados de inscrição pelo site da Fuvest: www.fuvest.com.br Com esse número, será possível verificar os locais de provas das duas fases, além de ter acesso a outras informações sobre o vestibular. As provas da primeira fase serão realizadas no dia 27 de novembro e a segunda fase de 8 a 10 de janeiro de 2012. g

ONLINE Na página do SEB COC no Facebook você pode participar do simuladão para a Fuvest 2012: www.facebook.com/cocribeirao | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011



PAPO Sempre uma entrevista interessante

Quem: Maria Cristina Dias O quê: jornalista e presidente da Associação Vida Animal Onde: na sede da ONG Associação Vida Animal por RAUL RAMOS fotos por JEFFERSON BARCELLOS

Maria Cristina Dias é jornalista e exerce o cargo de presidente da ONG Associação Vida Animal, mais conhecida como AVA. O histórico da ribeirão-pretana Cris, como é conhecida, na defesa dos animais em Ribeirão Preto é bastante divulgado não só na cidade, mas em todo o estado de São Paulo. Uma dos maiores feitos em parceria com outras organizações foi a proibição da apresentação de um espetáculo do Circo Beto Carreiro na cidade, pelo fato de serem usados animais durante o “show”. A última grande ação organizada pela AVA e por Maria Cristina foi o ato público para a apuração da morte de mais de 40 gatos, por envenenamento, no Morro do São Bento, que até agora não houve condenação por tamanha crueldade. Porém, Cris sempre faz questão de deixar claro que não faz nada sozinha, a Associação Vida Animal depende de doações financeiras e trabalho voluntário, e que a defesa dos animais deveria ser reconhecida como um fator social e não apenas como um gesto de bondade. >> 22

| revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011



PAPO Sempre uma entrevista interessante Jefferson Barcellos

Cris cobra das autoridades uma maior participação no controle populacional dos animais

Jefferson Barcellos

De onde surgiu a ideia de montar a Associação Vida Animal? A AVA nasceu em 1996 e veio de um braço da ONG Pau Brasil, que é um grupo de pessoas que se uniram para defender as questões ambientais de Ribeirão Preto. Dentro desse grupo existia um casal, o Paulo e a Maristela, os dois tinham um olhar mais direcionado para a causa animal e resolveram fundar a AVA; na época já existiam outras ONGs de proteção animal em Ribeirão, porém essas ONGs trabalhavam de uma maneira paternalista, meio que adotando o problema sozinhas. A ideia era ir para rua pegar o animal e levar para casa, socorrer bichos desamparados, e tudo isso gerava uma proteção excessiva aos animais e também excluía a sociedade do problema. Foi a partir daí que o Paulo e a Maristela enxergaram que o grande problema era a quantidade de animais nas ruas, e uma das primeiras ações seria planejar um controle populacional, a primeira atitude da AVA foi promover a castração desses animais. A vocação da AVA é justamente o controle populacional, não tantos lares para o número de animais nas ruas, e se esse controle de nascimento não for planejado nós não teremos uma solução.

R 24

Esse é um dos maiores problemas nas grandes cidades? É um problema seríssimo, em São Paulo existe uma estimativa que se não houver esse controle populacional, em 2013 irá existir mais animais domésticos do que pessoas. E como o governo encara esse problema? Em Ribeirão não existisse nenhum

“ ” Nós somos ativistas, se eu estou passando na rua e vejo um animal sofrendo eu vou ajudar e de certa forma me responsabilizar por ele.

tipo de gestão em relação a isso, não existe ao menos nenhum tipo de destinação de verba. Quanto você monta um projeto para angariar fundos, a causa animal não é reconhecida como uma causa social. Agora que está sendo desmistificada essa questão, isso começou muito forte com a presença de ONGs internacionais no Brasil. Esse é um paradigma que temos que vencer. O que assusta é a falta de entendimento de nossos administradores municipais, eles não conseguem entender que é melhor prevenir do que tratar, mas o pior é que o ser humano eles não podem eliminar, mas o animal eles podem. Como funciona o processo na AVA para tratar de um animal abandonado? Existe uma multiplicidade de ações, nós somos ativistas, se eu estou passando na rua e vejo um animal sofrendo eu vou ajudar e de certa forma me responsabilizar por ele. Porque eu não vou chegar na AVA e depositar ele, aqui não é um deposito de animais. Se alguém chegar com um algum animal nós ajudamos da mesma maneira. Se alguém me ligar o que eu faço? Se a pessoa não puder abrigar o animal nós procura-

ONLINE Quer adotar um animal ou ser um voluntário? Descubra como no site da Associação Vida Animal: www.ava.org.br | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011


Jefferson Barcellos

mos um lugar para o bichinho ou um hotel de animais, se for filhote a gente não pode castrar, mas se for adulto nós procuramos castrar. É importante deixar claro que a AVA não faz esses serviços gratuitamente, nós vamos negociando. Se a pessoa não pode pagar, nós perguntamos se a pessoa pode vir ajudar na sede ou nas feiras, é uma relação de troca, até para existir essa interação. E como é feito esse sistema de adoção? Hoje nós trabalhamos mais com as feiras de adoção. A adoção é uma novidade na causa animal, apesar de sempre existir de maneira informal. Hoje isso é profissionalizado, além de doar existe a preocupação em conscientizar, em mostrar que é bacana adotar. A primeira feira que aconteceu em Ribeirão foi em 2008, com o projeto Murilo Pretinho, e foram doados 40 animais. A partir daí o que aconteceu na cidade? A conscientização de que as feiras são um espaço para arrumar um lar para os bichinhos, e que para isso acontecer os animais já precisam vir com todo o tratamento veterinário e castrado, mas você precisa ter a consciência de que é uma vida que você está levando, e é através dessas feiras nós educamos para outras ações. O número atual de adoções na feira é grande? Já foi maior, hoje nós conseguimos um lar para metade dos animais que vão para a feira, isso somente da AVA,

sem contar com os bichinhos das outras entidades, porque aí são outros números. Além de gatos e cães, a AVA cuida de outros animais? Nós não temos espaço para outros bichos, mas temos o bosque. Já acudimos outros tipos de animais como tartaruga, gambá, pombo, urubu e vários outros. Nunca deixamos nenhum animal desamparado. Atualmente, qual é a maior atividade da AVA? Hoje nosso maior foco é o mutirão de castração, nós trazemos os animais para a castração e se a pessoa for muito carente não paga nada, se puder colaborar nós conversamos sobre o valor. Hoje, por exemplo, nós conseguimos castrar um gato por R$ 50, se você for até uma clínica particular esse valor não sai por menos de R$ 100. Os custos de procedimentos cirúrgicos nós também conseguimos reduzir o valor em 50%. A AVA hoje também é uma clínica reconhecida por isso, as pessoas que dizem que abandonam um animal porque não tem condições de cuidar, acho que isso não existe, todo mundo tem condição de fazer alguma coisa. Hoje, a maioria das pessoas que nos procuram são de baixa renda, e se precisar pagar para cuidar de seu animal elas pagam, nós fazemos todo um estudo social para cobrar o menos possível pelos procedimentos veterinários. A Associa-

A presidente da AVA durante o bate-papo com a Revista ribeirãopreto

ção Vida Animal é a prova definitiva de que a causa animal é social, e as pessoas precisam reconhecer isso, que nós ajudamos os animais diretamente e indiretamente nós ajudamos muitas pessoas. Existe alguma outra área em que a associação luta a favor dos direitos dos animais? Nós entramos de cabeça na briga contra o circo com animal, nós tiramos o Circo do Beto Carreiro da cidade. A última vez que ele veio aqui não conseguiu se apresentar com animais, tanto que ele soltou uma declaração dizendo que nunca mais voltaria aqui. Espetáculo pra mim quem faz é o homem. g

ize r o l a V u se nto me i c e h con MATRÍCULAS A B E R T A S


CAPA Nossa reportagem especial do mês

A bebida

que vale

ouro HISTÓRIA DO CAFÉ

O progresso que o café trouxe para nós

A cultura cafeeira transformou a cidade e colocou o nome de Ribeirão em todos os livros de história. Conheça as curiosidades e benefícios da bebida que mudou nossa economia e alavancou o progresso da cidade num ritmo acelerado

N

por DANIEL MANARELLI e RAUL RAMOS

Não importa a preferência, forte, suave, expresso ou gelado, o café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros e com uma importância muito maior em nossa cidade. Graças a esse grão, Ribeirão Preto teve grande parte de seu desenvolvimento econômico, urbano e cultural, ganhando espaço entre as cidades mais ricas do país e um dos centros econômicos mais importantes do mundo. E até hoje, muitas influências desse período ainda permanecem em nosso cotidiano tipicamente ribeirão-pretano, como o costume do café com leite pela manhã ou até mesmo

26

| revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011

as sopas, herança dos imigrantes italianos que vieram trabalhar nos cafezais da região. Até título de Capital do Café a cidade ganhou na época em que o “ouro verde” dominava a economia brasileira. Ao contrário do que dizem por aí, o café traz sim vários benefícios para a saúde. Estudos comprovam que a bebida rica em cafeína facilita a aprendizagem, melhora a prática de esportes e auxilia na prevenção às drogas, isso tudo sem contar o tanto que é prazeroso saborear uma deliciosa xícara de café acompanhada de amigos e um bom papo.



CAPA Nossa reportagem especial do mês

Museu do Café

***** Economia movida pelo “ouro verde” Ribeirão Preto passou por um intenso crescimento econômico entre o final do século XIX e o início do século XX. Sem dvida, grande parte desse crescimento se deve ao café. Mas não foi apenas o setor agrícola que sofreu essa expansão. O café provocou uma reviraDivulgação

A produção cafeeira foi a primeira atividade agrícola intensiva de Ribeirão Preto, até então os habitantes da região viviam da agricultura de subsistência e da pecuária. A partir de 1870 alguns fatores internos, como a decadência da produção cafeeira no Vale do Paraíba e a chegada da ferrovia em Campinas contribuíram para situar a região de Ribeirão no centro da nova fronteira agrícola a ser explorada. A marcha dos plantadores de café em direção à região da Alta Mogiana foi gradual. Alguns proprietários de terras em Ribeirão Preto começaram a formar seus cafezais, entre eles estavam Manoel Otaviano Junqueira, José Bento Junqueira, Rodrigo Pereira Barreto e João Franco de Moraes Octávio. Ainda naquela época, Henrique Dumont, Martinico Prado e Luiz Pereira Barreto chegaram à região, adquiriram terras e começaram a cultivar café. Em 1876, Luiz Pereira Barreto publicou diversos artigos no jornal A Província de São Paulo, atual O Estado de São Paulo, sob o título A Terra Roxa onde enaltece a riqueza e fertilidade das terras da região de Ribeirão Preto para o cultivo do café,

sendo considerado como o primeiro grande propagandista destas terras. A família Pereira Barreto, tendo a frente Luiz Pereira Barreto foi também a responsável pela introdução do café tipo bourdon em nossa região. No ano de 1877, Martinho Prado Júnior também publicou um artigo no mesmo jornal, onde prevê um grande futuro para a região que “têm as melhores terras para o café do Brasil e do mundo”. No início do século XX o café cultivado no município já era conhecido na Europa pelo nome das próprias fazendas que o produziam: Café Guatapará, Café São Martinho, Café Monte Alegre, entre outros.

Carlos Natal

O café chega à cidade

O café foi apelidado de “ouro verde” pelos fazendeiros

R 28

O Museu Histórico Plínio Travassos dos Santos e o Museu do Café Coronel Francisco Schmidt estão localizados na área da antiga Fazenda Monte Alegre de Ribeirão Preto. O primeiro proprietário desta área foi o cafeicultor mineiro Coronel João Franco de Moraes Octávio. Em 1890, o então colono alemão Francisco Schmidt comprou esta fazenda e realizou uma série de reformas no local, para atender a grande demanda da produção cafeeira. Na década de 30, o Estado desapropriou a fazenda e parte da área foi cedida ao município para implantação dos museus, por volta de 1948, as terras da fazenda passaram a constituir o patrimônio da Universidade de São Paulo. O acervo do Museu Histórico foi constituído baseado nas coleções dos de história natural, da história oficial, coleções etnográficas, dos artefatos da cultura popular e fotografias de cidadãos ribeirão-pretanos. Já o Museu do Café representa a história econômica do café, quando os núcleos rurais substituíram a mão-de-obra escrava pelo imigrante europeu. Em 2010, o Museu do Café passou por uma reforma e ganhou noa iluminação, totens da época cafeeira e computadores.

ONLINE No link http://migre.me/6g0qY você encontra mais informações e história do Museu do Café de Ribeirão Preto. | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011


fissões, a maneira de pensar e o olhar volta no perfil urbano; o comércio, os sobre o mundo passaram a ter uma serviços e as indústrias, desenvolvidos forte influência dos imigrantes estraninicialmente para suprir os cafeeiros, geiros que viviam na cidade. Foi nesse aos poucos ganharam importância no Cultura e o apogeu período, denominado de Belle Époque, município, devido ao grande poder da “Belle Époque” que os vários mundos se entrelaçaram aquisitivo da população urbana. e ainda fazem parte de nosso cotidiano, Como as fazendas precisavam da As principais fontes de renda de Ricomo o café com leite com muito açúmão de obra para manter os cafezais, o beirão Preto, entre 1911 e 1930, foram car, por influência dos portugueses e número de trabalhadores assalariados os impostos das atividades urbanas, ou mineiros, servido logo cedo. No almoço cresceu e isso dinamizou a economia. seja, a riqueza gerada pela cafeicultura comia-se o arroz e o feijão, junto com a Os próprios imigrantes aproveitavam possibilitou o desenvolvimento e incarne assada e as verduras nativas cozio conhecimento sobre os hábitos dos vestimentos na estrutura urbana, como das, mas havia também o almeirão de seus compatriotas e investiam na incalçamento, iluminação, abastecimenorigem europeia. Por volta das duas da dústria de produtos perecíveis, difíceis de serem importados da Europa em por conta da longa distância. Para se ter uma noção do crescimento O caso mais famoso é do imieconômico, existiam na cidade, no ano de grante italiano Conde Matarazzo que construiu um império 1890, 340 estabelecimentos. Em 1904, esse industrial. Conde Matarazzo número saltou para 538 estabelecimentos. adquiriu terrenos e instalou em tarde era servido o café “a duas mãos”. Ribeirão Preto, nas ruas Saldanha Mato de água, serviço de esgoto e construNo jantar, que normalmente acontecia rinho, José Bonifácio, Campos Salles e ção de prédios públicos. entre cinco e seis da tarde, era servido Prudente de Moraes, uma série de edifíEm torno do antigo Largo da Matriz, uma sopa, uma herança nitidamente cios para o beneficiamento de algodão hoje praça XV de Novembro, foram reaportuguesa que, aos poucos, também e de azeite, extração de querosene e lizadas as principais ações de melhorase unia a influência italiana, com a sopa barracões para armazenamento. Para mento e embelezamento urbano. Nessa de massa de macarrão. se ter uma noção do crescimento ecoárea, também estavam localizadas as As alternativas de lazer eram limitanômico, existiam na cidade, no ano de residências da elite cafeeira. das antes do processo de urbanização 1890, 340 estabelecimentos. Em 1904, Ribeirão era um palco de trocas e que trouxe teatros, cafés e cinemas, esse número saltou para 538 estabeleciinfluências culturais. Os costumes, a muitas vezes ficando restritas às festas mentos, cerca de 60% eram comerciais. culinária, as práticas religiosas, as proe eventos religiosos. Muitos imigrantes tornaram-se fornecedores de serviços e produtos para Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto/MIS a então crescente Ribeirão Preto, eram artesãos, proprietários de pequenas fábricas e outros negócios. Empresas nacionais em expansão também buscaram se instalar na cidade. A Companhia Antarctica Paulista, com sede em São Paulo, começou, em 1909, a adquirir terrenos na cidade. Dois anos depois, a fábrica de Ribeirão Preto foi inaugurada próxima à avenida Jerônimo Gonçalves, que passou a distribuir os produtos para a região da Mogiana, Triângulo Mineiro e Goiás. O famoso pinguim dos rótulos da cerveja surgiu em 1935 e um ano depois foi inaugurado o bar e restaurante Pinguim. O chope oferecido pelo estabelecimento se tornou famoso e passou a referenciar Ribeirão Preto de maneira tão expresImigrantes tabalhando no siva, que a cidade ganhou o apelido de beneficiamento do café em Capital do Chope. fazenda de Ribeirão

*****

R

ONLINE Veja mais fotos da época do café no site do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto: www.arquivopublico.ribeiraopreto.sp.gov.br NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

29


CAPA Nossa reportagem especial do mês Jefferson Barcellos

A cafeteria A Única é uma das mais tradicionais da cidade

Segundo representantes de alguns dos mais respeitados laboratórios do mundo, o café facilita a aprendizagem, prática de esportes e até na prevenção às drogas. Não faltam trabalhos sobre as boas ações da cafeína, estimulante natural presente no café. Novos estudos derrubam a sua velha fama de vilã, provando que, em doses controladas, não prejudica o organismo, principalmente de crianças. Ao contrário, só faz bem. No Japão, diversas escolas estão incluindo café na merenda. Segundos depois de ingerido, o café começa a agir: mal encosta nas paredes do estômago e já vai provocando a secreção do suco gástrico. Para quem tem úlcera, o efeito é doloroso. Mas, para a maioria das pessoas, ele é bem-vindo, especialmente após as refeições. Pois o aumento do líquido estomacal ajuda na digestão. Os benefícios não terminam aí. Em cerca de trinta minutos, suas moléculas começam a ser absorvidas, caindo na corrente sanguínea. Ao passar pelos músculos, estimulam os nervos, aumentando a coordenação motora. Ao chegar no cérebro, a cafeína induz a produção da chamada noradrenalina, substância que ativa o estado de alerta. Toda vez que se presta atenção em alguma coisa, por exemplo, há muita noradrenalina jorrando entre as células cerebrais.

Uma pesquisa realizada pela ABIC A vida noturna da cidade também (Associação Brasileira da Indústria do Café) era efervescente e repleta de influrevelou que 93% da população brasiências europeias, o pioneiro nessa leira bebe café, e a bebida só perde em área foi Francisco (François) Cassoulet. consumo para a água. Mas, durante Empresário de origem francesa, ele se muito tempo o famoso cafezinho ficou instalou na cidade e chegou a adminisesquecido, sendo valorizado atualmentrar cinco casas de espetáculos: o Theate por produtores, comerciantes e contro Carlos Gomes, Paris Theatro, Cinema Rio sumidores dessa fascinante bebida. Branco, Polytheama e o Cassino Antarctica, E se antes, os que procuravam apreoferecendo ao público desde espetáculos luxuosos no Theatro Carlos Gomes até espetáculos “não fami- O Brasil ainda é o maior produtor de café do liares” no Cassino Antarctica. mundo e o segundo país que mais consome No território do café, sobre a a bebida, 93% da população, perdendo terra roxa, chegaram diferentes expressões e identidades cultuapenas para os Estados Unidos. rais, e a partir delas foi modelada Provavelmente, a relação entre a ciar o café não tinha muita opção, hoje a história e costumes de Ribeirão Preto. cafeína e a noradrenalina explica a inexistem muitas variedades como: forte, Expressões essas que até hoje possibiliformação divulgada no ano passado suave, orgânico, torrado, moído, solútam a identificação cultural da cidade. por médicos do Instituto de Psiquiatria de vel, etc. Além disso, o Dia Nacional do Londres. Segundo eles, quem bebe café Café, que é comemorado no dia 24 de diariamente chega a elevar a sua capamaio, reavivou a cultura de apreciar cidade de raciocínio entre 4% ou 5%. uma boa xícara de café. Além disso, os bebedores de café tenSegunda bebida mais dem a fumar menos do que os tabagisconsumida no Brasil tas não-consumidores da bebida. Entre os dependentes de tóxicos, por sua vez, O Brasil ainda é o maior produtor de os apreciadores de um bom cafezinho Benefícios para grãos de café do mundo e o segundo apelam para as drogas com menos frepaís que mais consome a bebida, pera saúde quência. Até hoje não se sabe direito dendo apenas para os Estados Unidos.

*****

*****

R 30

ONLINE No site da Associação Brasileira da Indústria de Café você encontra dados e estatísticas do consumo de café no Brasil: www.abic.com.br | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011


Shutterstock

As 10 bebidas mais populares a base de café Expresso

Café curto

Café longo

Café duplo

Americano

Café feito com uma moagem bem fina, extraído através da pressão de uma máquina de café adequada, usando água muito quente.

É um café expresso tirado com menos água, ficando com um sabor mais forte que um expresso normal.

É um café expresso obtido através da passagem do dobro de água através do pó do café.

São duas medidas de pó de café: dois expressos numa só xícara.

É feito adicionando água ao café expresso extraído. É conhecido popularmente como “chafé”.

Café comum

Cappuccino

Pingado

Frappuccino

Irish coffee

A água passa por um filtro com pó de café até este ficar preparado. Este tipo de café não tem o creme típico do expresso.

Café preparado com partes iguais de café expresso, leite fervido, espuma de leite. O uso de chocolate em pó é uma prática comum no Brasil.

Um copo americano com leite quente que recebe uma pequena quantidade de café, ou seja, somente um pingo de café.

Uma das bebidas gelada mais adoradas e originais da Starbucks. Um delicioso café gelado, doce e cremoso, batido com leite.

O café deve ser preparado normalmente. Uísque e açúcar são adicionados e misturados com ao café que é servido com chantilly.

por que isso acontece. Atualmente, os médicos do Hospital Johns Hopkins, um dos maiores dos Estados Unidos, estão usando pastilhas de cafeína concentrada no tratamento de drogados. Mas será que é mesmo a cafeína a responsável por tudo isso? Provavelmente não. Ela acaba recebendo os créditos e as críticas por ser a substância mais estudada da infusão. No entanto, existem mais de 100 componentes no café e há indícios de que muitos deles têm efeitos medicinais importantes. As boas notícias sobre o café ainda não conseguem arrancar das pessoas o temor que vem do coração. Virou senso comum achar que o cafezinho causa infarto. No ano passado, porém, o Instituto de Estudos Farmacológicos de Milão apresentou dados capazes de tranquilizar os consumidores. Segundo os cientistas, pessoas cardíacas podem tomar até 250 miligramas de cafeína por dia (aproximadamente cinco xicrinhas das nossas). Acima dessa dosagem, a substância pode, de fato, agravar os casos de hipertensão. Nada que deva preocupar quem tem pressão normal: nessas pessoas, o aumento costuma ser de apenas três décimos. A diferença, dentro da normalidade, está longe de preocupar. Por isso, são permitidos até 600 miligramas de cafeína aos adultos sadios (cerca de doze xícaras). As crianças devem tomar doses menores, conforme a idade. g

R

Estúdio 5ponto6

Depois da água, o café é a bebida mais consumida no mundo

ONLINE Descubra os mitos e verdades sobre a comida japonesa no Blog da Saúde: http://migre.me/5M6YX NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

31


Curiosidades do café SIGNIFICADO DA PALAVRA CAFÉ

MODOS DE PREPARO

A palavra “café” vem do árabe Kahoua ou Qahwa (o excitante) e designa: o fruto do cafeeiro; bebida preparada por infusão de água quente com café torrado e moído; lugar público onde se tome café ou outras bebidas; cor café, um marrom escuro que lembra o grão de café torrado.

Existem vários modos de preparo de café. A adição de água quente ao café torrado e moído, produzindo então a bebida café, é um processo chamado de infusão, e pode ocorrer por filtragem, percolação, prensagem ou pressão, sendo que cada um destes produz tipos de bebidas distintas.

CAFÉ NO COMBATE DO MAU HÁLITO

NÃO ESTRAGUE SEU CAFEZINHO

Uma pesquisa da Universidade de Tel Aviv, descobriu que certos elementos na composição do café bloqueiam o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo mau hálito. Agora eles estão querendo isolar esses componentes e produzir chicletes para prevenir a halitose.

Ao fazer seu cafezinho utilize sempre água filtrada ou mineral e sempre despeje a água sobre o pó antes da fervura para não queimar os grãos e modificar o sabor da bebida.

A DROGA MAIS CONSUMIDA NO MUNDO

A cafeína, estimulante presente no café é a droga mais consumida no mundo. Somente os brasileiro tomam em média impressionantes 74 litros de café por ano. Sem excessos a droga é considerada segura. CAFÉ MAIS CARO DO MUNDO

O café mais caro do mundo é conhecido como Kopi Luwak ou Café Civeta e é produzido da coleta de grãos em fezes de um simpático bichinho chamado civeta. Ele é uma espécie de gato herbívoro que curte se alimentar de grãos de café. SE BEBER, BEBA CAFÉ

Beber café diminui a embriaguez. Para reduzir o efeito da bebedeira, o café deve ser ingerido sem açúcar, pois essa substância dificulta a absorção da cafeína pelo organismo, prejudicando sua ação. O “EXPERT” EM CAFÉS

Barista é uma pessoa especializada em preparar café de alta qualidade. Além de servir um bom expresso, o barista é responsável pela criação de cardápios com diversas bebidas à base do grão.

R

CAFÉ TE DÁ ASAS!

Além de ser natural, uma xícara de café expresso de 50ml tem mais cafeína do que uma latinha do famoso energético. O FUTURO NA BORRA DO CAFÉ

Existe uma tradição, entre muitos povos, de que a borra formada pelo café pode ter o poder de revelar fatos sobre o futuro de quem saboreou esta bebida. A leitura da borra é chamada de cafeomancia. CERVEJA COM CAFÉ

Em Ribeirão, a Cervejaria Colorado produz a Demoiselle, uma cerveja escura que leva café na sua formulação. Essa cerveja é feita com maltes importados e o melhor café da região da Alta Mogiana. A cerveja com café já conquistou medalha de ouro no European Beer Star 2008 e em 2009, foi eleita a “Cerveja do Ano” pela revista Prazeres da Mesa. BEBEMOS E PRODUZIMOS MUITO CAFÉ

Atualmente os brasileiros são responsáveis por 30% da produção mundial de café, além disso, somos os segundo país que mais consome café no planeta e a bebida faz parte da nossa cultura.

ONLINE Conheça mais sobre a cerveja Demoiselle que utiliza café em sua receita: www.cervejariacolorado.com.br/cerveja_demoiselle.php


ILUSTRE O espaço dos artistas talentosos da região

A história esquecida das estações de trem REGISTRO

Registros férreos

Com muita disposição e poucos recursos, designer gráfico registra em fotos e vídeos as antigas estações ferroviárias abandonadas

E

por RAUL RAMOS

Estações Brasileiras é um projeto inédito e pessoal do designer gráfico Marcelo Tomaz, onde ele busca retratar de formas variadas a situação atual das mais de 3.500 estações ferroviárias existentes ou que já existiram no Brasil. Marcelo explica sua afinidade com o tema. “Desde criança tenho uma relação próxima com ferrovias. Meu avô sempre me levava nas suas viagens de trem pelo interior, daí minha relação afetiva com o tema. Na verdade o projeto tem como objetivo documentar através de minifilmes, fotos e textos a atual situação de todas as estações do Brasil, sejam elas demolidas, abandonadas, desativadas ou ainda em atividade. Minha principal motivação com este projeto é oferecer uma visão crítica e acima de tudo real sobre o panorama atual do setor ferroviário no país”. O projeto é amplo e tem como seu ponto de partida um site, que reúne um importante banco de dados destinado a recompor a memória sobre a real importância deste meio de transporte, que já foi e ainda poderia ser um dos mais importantes do Brasil. Todo material utilizado por Marcelo é original, gerado nas expedições às ferrovias. Para isso Marcelo planeja começar pelo interior do estado. “Ao todo são mais de 3.000, podendo até passar de 3.500 pelo país inteiro, a intenção é visitar todas elas e a partir dessa experiência, compartilhar com o público a condição de cada uma. O começo é pelo interior de São Paulo e Minas Gerais, pois aqui estão grande parte destas estações, e depois ir evoluindo de forma capilar por todo o Brasil.” Serão necessários mais de 12 anos de pesquisas, elaboração de roteiros, viagens, captura de imagens, fotos, edições e manutenção diária do site e do canal no YouTube. Hoje o projeto é totalmente sustentado por recursos pessoais de Marcelo. “Por enquanto banco todas as despesas. Se continuar desta forma, o projeto terá um tempo estimado de 15 anos, mas se conseguir apoio reduzo significativamente este tempo”, conclui. g

R

A Estção Francisco Schmidt, que fica dentro da Fazenda Vassoural está muito bem conservada

Divulgação/Marcelo Tomaz

Divulgação/Marcelo Tomaz

Divulgação/Marcelo Tomaz

A Estação Santos Dumont Nova retratada por Marcelo Tomaz

Divulgação/Marcelo Tomaz

ONLINE Visite o site do projeto Estações Brasileiras e confira mais fotos e vídeos postados por Marcelo Tomaz: www.estacoesbrasileiras.com.br NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

33


MÚSICA O barulho bom da cidade

Rock criativo e iluminado A banda Sol de Papel tem influências do rock dos anos 90

Divulgação

BANDA DE ROCK

Sol de Papel

A banda se prepara para lançar seu primeiro disco que foi mixado no mesmo estúdio do Nirvana e Pearl Jam

A

por RAUL RAMOS

A Sol de Papel é resultado da evolução de uma antiga banda cover de Ribeirão Preto, fundada em 2005. Depois de algumas variações na formação, o grupo chegou a uma decisão: dedicar-se exclusivamente a composições próprias, impulsionados pela paixão pelo rock e o desejo de levar para o público uma criação artística sincera que mostrasse o que realmente a banda sentia. Contando com um vocal inconfundível, em companhia de elaborados timbres de guitarra de Rodrigo Galvão, linhas de baixo precisas de Bruno Pessotti e forte pegada de bateria de Nandera Oliveira, a Sol de Papel se destaca também pela performance em seus shows e pela presença de palco de Pedro

R 34

Divulgação

REDES SOCIAIS

Rubiani, que consegue cumprir bem o papel de frontman. Com o chamado rock positivo, a banda traz a imagem do dia, do sol e da luz, tentando mostrar que rock não é apenas algo pesado ou agressivo, mas que pode sim levar um tipo de música agradável, sincera e sem perder a originalidade que o gênero sempre trouxe, principalmente na cena independente da região de Ribeirão Preto. Segundo Alexandre Balbo, empresário da banda, o grupo dedicou o ano de 2010 aos arranjos, gravação, mixagem e masterização independente de seu primeiro álbum, O Quarto Estúdio, que possui clara influência do rock dos anos 90. Em seu primeiro trabalho, a banda mostra muita maturidade sonora em suas composições e letras, tendo como características refrões marcantes e guitarras distorcidas. A curiosidade fica por conta do local da masterização, o lendário estúdio Masterdisk, em Nova York, por onde passaram bandas como Nirvana, Pearl Jam, Smashing Pumpkins, entre outros grandes nomes do rock dos anos 90. O lançamento do disco só poderia ser em Ribeirão Preto, se você não conhece o som da banda Sol de Papel se prepare para ouvir canções realmente alternativas e originais. O primeiro pocket show está marcado para o dia 12 de dezembro, na Fnac do RibeirãoShopping, com entrada gratuita e promessa de um show excelente. g

ONLINE Veja a agenda de shows e ouça as músicas da banda Sol de Papel no site oficial: www.soldepapel.com.br | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011


CULT! Nossa cultura levada a sério

Divulgação

A capital do teatro O festival vai reunir 11 companhias de teatro

FESTIVAL

2º Festival de Teatro de Ribeirão Preto

Com onze espetáculos de grupos locais, a cidade se prepara para receber seu maior festival de artes cênicas

E

por DANIEL MANARELLI

Em novembro, Ribeirão irá se transformar na capital do teatro. A cidade vai sediar o 2º Festival de Teatro de Ribeirão Preto a partir do dia 11. No total, serão apresentados onze espetáculos de grupos locais, além da presença da companhia Espanca! de Belo Horizonte. Para realmente o público conseguir assistir aos espetáculos, vários locais de fácil acesso foram escolhidos: SESC Ribeirão, Teatro Municipal, Theatro Pedro II, Teatro Santarosa e Centro Cultural Palace. Uma das novidades, foi a contratação de uma curadoria, realizada pela dramaturga, atriz e professora universitária Letícia Andrade. Letícia acompanhou desde o edital até a seleção,

R

organização de eventos paralelos, espetáculos convidados, grade de programação e logística do festival e afirma “Isso demonstra, sobretudo, o desafio e amadurecimento da Secretaria de Cultura de Ribeirão Preto, que preza pelo aprofundamento da primeira edição, que se revisa e reflete sobre o futuro”. “Nossa experiência na realização do primeiro festival foi significativa, queremos muito nos superar”, diz a Secretária da Cultura, Adriana Silva, sobre a contratação da curadoria. A seleção dos trabalhos foi feita por uma comissão avaliadora, composta por nomes como Aceves Moreno, Clayton Mariano e Evill Rebouças. Os grupos selecionados foram o Zibaldoni, Companhia das Cenas, Cia. Teatral Tertúlia, Balaco do Bacco, Cia. Cornucópia de Teatro, Rafael Bougleux, Cia. Teatral Boccaccione, Cia. Teatro de Riscos, Grupo TPC, Trupe Acima do Bem e do Mal e Núcleo de Teatro Queratina O festival oferece também as oficinas, que acontecerão durante seis dias no SESC. São elas: Máscaras, Bufões, Truões e Parlapatões com Augusto Marin e Will Saint Claire, nos dias 11, 12 e 13 de novembro e a presença de Samir Yazbek, que dará a oficina Dramaturgia em Movimento nos dias 16, 17 e 18. A novidade nessa edição é a presença do Projeto Sala de Teatro, que participa do festival, através da Mostra Estudantil Sala de Teatro. Trata-se de um importante projeto de orientação para formação de grupos de teatro em escolas públicas. Serão apresentados nove espetáculos no Teatro Santarosa. g

ONLINE Confira a agenda e a programação do 2º Festival de Teatro de Ribeirão Preto no site oficial do evento: www.festivaldeteatroribeirao.com NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

35


PIPOCA A estreia do mês nos cinemas

O início do fim dos

vampiros Divulgação/Andrew Cooper/Summit Entertainment

Algumas cenas do filme Amanhecer - Parte 1 foram rodadas no Rio de Janeiro

ESTREIA

Amanhecer - Parte 1

Repleto de clichês, a primeira parte do último filme da saga Crepúsculo estreia com a mesma intenção dos outros filmes: lotar as salas de cinemas

S

por RAUL RAMOS

Se os filmes anteriores da saga Crepúsculo conseguiram atingir uma bilheteria milionária, por outro lado, a crítica nunca os considerou obras-primas da sétima arte. E esse também nunca foi o objetivo. Como nas partes anteriores, A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 é marcado pela trama melosa, de ideais conservadores e cheio de puritanismo, como o da castidade e a força do amor

R

36

na superação de qualquer obstáculo. Ou seja, os vampiros antigamente que eram sedentos por sangue, hoje parecem sair de conventos ou igrejas. Na primeira parte do encerramento da história, Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) finalmente se casam, para desgosto do lobo descamisado Jacob (Taylor Lautner), que aceita a rejeição em termos. Após a festança, o

casal parte para o Rio de Janeiro, onde acontecerá a romântica lua de mel. Para a surpresa de todos, ela engravida durante a viagem e a mistura das genéticas vampira e humana traz consequências catastróficas, como não poderia deixar de ser. A miscigenação faz com que o feto destrua o corpo de Bella aos poucos, mas a desgraça não fica por aí: a escapulida do vampiro romântico reinicia a guerra entre os sugadores de sangue e os lobisomens. Relembrando os primeiros filmes da cinessérie, Crepúsculo (2008), Lua Nova (2009) e Eclipse (2010), existe uma grande evolução tecnológica em Amanhecer - Parte 1. Mais ousado e com uma fotografia chamativa, ele deixa para trás os ares de um filme adolescente qualquer para incorporar a produção milionária

ONLINE No site www.crespusculofilme.com.br você assiste o trailer e encontra mais informações sobre todos os filmes da A Saga Crepúsculo.

| revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011


que se tornou mais e mais amada pelo público a cada filme, e cujo elenco foi ficando mais entrosado com o passar do tempo. A fotografia do longa se destaca especialmente nas cenas rodadas no Rio de Janeiro, na fictícia Ilha de Esme, na costa do estado brasileiro. Nos cerca de 15 minutos de lua de mel dos personagens principais está também o ponto alto da comédia – pelo menos para os brasileiros. Há tentativas explícitas de arrancar risos na típica cena dos brindes no casamento, aquela que existe em quase todas as comédias românticas já produzidas em Hollywood. E também na forma como a energética performance sexual do vampiro Edward pode ser perigosa para a integridade física tanto de Bella, quanto do quarto

Amanhecer - Parte 1 é marcado pela trama melosa, de ideais conservadores e cheio de puritanismo, como o da castidade. que eles ocupam. Mas os brasileiros deverão rir mesmo do rápido retrato que é traçado do Rio de Janeiro e das divertidas falas em português soltadas por Pattinson. Em termos de linguagem, os recursos já são velhos conhecidos do cinema. Flashbacks mostrados com fast-cutting e aquela clássica tecnologia de expor o que acontece dentro do corpo humano que CSI já cansou de utilizar na TV. Mas, lembrando também, que não há nada de novo sendo desenvolvido em termos de roteiro, exceto talvez, que a mocinha tem a permissão de sentir desejo sexual e ser aquela que faz pressão. Nada que não seja devidamente punido, posteriormente na trama, com um mundo de dor e sofrimento. O último filme da saga foi dividido em duas partes. A primeira tem estreia nacional prevista para 18 de novembro. E a receita de sucesso deve continuar em 2012, quando a segunda parte colocará um ponto final num dos maiores blockbusters de Hollywood. g

Fique por dentro da saga dos vampiros Foi-se a época em que os vampiros encarnavam o mal. As diversas adaptações do personagem já criaram dentuços ridículos e apaixonantes. A última das várias releituras aconteceu em 97. Agora, quem incorpora os vampiros ao espírito dos novos tempos é A Saga Crepúsculo, versão para o cinema do fenômeno Twilight, da escritora Stephenie Meyer. Os filmes quebraram recordes de bilheteria nos Estados Unidos e causou estrondo similar quando estreiou no Brasil. O frenesi está atrelado ao sucesso que deu sangue novo ao mercado editorial para adolescentes. O livro que marcou o início do fenômeno vendeu mais de 45 milhões de exemplares e foi traduzido para mais de 20 línguas. Confira abaixo os filmes da saga. Crepúsculo

Catherine Hardwicke

2008, Estados Unidos, Paris Filmes > Bella é uma adolescente que no colégio fica fascinada por Edward, um garoto que esconde um segredo obscuro, conhecido apenas por sua família. Eles se apaixonam, mas ele está colocando Bella e aqueles à sua volta em perigo.

A Saga Crepúsculo: Lua Nova Chris Weitz

2009, Estados Unidos, Paris Filmes > Após Bella completar 18 anos, Edward decide deixá-la para trás num esforço para protegê-la. Com uma tristeza inconsolável, Bella descobre que ela pode chamar Edward sempre que se coloca em perigo.

Divulgação/Andrew Cooper/Summit Entertainment

A Saga Crepúsculo: Eclipse

David Slade

2010, Estados Unidos, Paris Filmes

Bella e o desejado vampiro Edward em cena romântica

R

> Bella mais uma vez está rodeada pelo perigo em Seattle. Em meio a tudo isso, ela é forçada a escolher entre Edward e Jacob, sabendo que sua decisão tem o poder de incendiar a luta entre os vampiros e os lobisomens.

ONLINE Curta a página da saga Crepúsculo no Facebook e veja mais curiosidades e fotos dos filmes: www.facebook.com/asagacrepusculo NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

37


PIPOCA A estreia do mês nos cinemas

A volta dos Muppets

Divulgação/Scott Garfield/Disney Enterprises

Baseado nos anos 80, o filme Os Muppets deve matar saudades dos fãs

ESTREIA

Nostalgia dos anos 80

Com grande apelo dos anos 80, Os Muppets voltam às telonas com o mesmo carisma e simpatia que conquistou o mundo há 20 anos

A

por RAUL RAMOS

A série de desenho animado Muppet Babies, exibida pela primeira vez na televisão em 1984, ganha um novo filme, com estreia nacional prevista para 02 de dezembro. Assim como o primeiro filme, Os Muppets Conquistam Nova York, este também foi feito com bonecos. Na história, Gonzo é contratado para dirigir um filme, que será rodado em um antigo teatro na cidade, mas acaba gastando todo o orçamento da produção no primeiro dia. Agora, ele precisa rodar o longa sem dinheiro, contando

R 38

apenas com a ajuda de seus amigos. Jason Segel (Eu Te Amo, Cara), que escreveu o roteiro ao lado de Nicholas Stoller, será o protagonista do filme, cuja missão é reunir os Muppets. Amy Adams (Encantada) será a sua namorada na trama, enquanto Rashida Jones (A Rede Social) será uma executiva da emissora ABC. Chris Cooper (Adaptação) viverá o vilão, que quer arruinar o estúdio do filme de Gonzo para ficar com o petróleo que existe embaixo dele.

A SÉRIE O programa Muppet Babies, de Jim Henson, foi exibido entre 1984 e 1990, na CBS, e repetida depois entre 1990 e 1992. Era vagamente inspirada numa cena do filme Os Muppets Conquistam Nova York, onde a Miss Piggy imagina como seria se ela e o Sapo Kermit tivessem crescido juntos. A série retrata versões infantis dos Muppets que vivem juntos em um grande berçário, sob os cuidados de uma mulher humana chama Nanny. Ela aparece em quase todos os episódios, mas a sua cara nunca é mostrada. Os bebês tinham uma imaginação muito ativa e embarcavam frequentemente em aventuras em mundos imaginários, que muitas vezes incorporavam cenas de filmes clássicos dos anos 80 como, por exemplo, Guerra nas Estrelas, Indiana Jones, King Kong, Batman, Caça Fantasmas, entre outros. g

ONLINE No site www.disney.go.com/muppets você assiste o trailer e encontra mais informações sobre o filme Os Muppets. | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011


VIAGEM Os melhores roteiros e viagens

As águas preciosas de

Minas Gerais Divulgação

SÃO LOURENÇO

Turismo de saúde

O Parque das Águas com nove fontes hidrominerais que tem propriedades terapêuticas é o maior atrativo da pacata cidade de São Lourenço

E

por KAREN DOVICO

Encravada no pé da Serra da Mantiqueira, a 867 metros de atitude, a pequena cidade de São Lourenço tem como atrativo suas fontes de água hidromineral. Pólo do Circuito das Águas, a cidade também possui o segundo maior parque hoteleiro de Minas Gerais. São diversas opções de hotéis e pousadas que variam desde o mais simples aos mais sofisticados para os turistas aproveitarem todo charme e natureza do local. O Parque das Águas fica no centro de São Lourenço e muitos turistas vão à procura das propriedades terapêuticas das fontes que jorram diferentes tipos de águas. A concessão para uso da água do parque é da Nestlé Waters, que administra e mantém o parque limpo e bem cuidado. Só para se ter uma ideia da importância das minas da cidade, a água mineral da marca São Lourenço, captada da Fonte Oriente é considerada umas das melhores águas minerais do mundo. O parque possui uma excelente infraestrutura com restaurantes, lojas, pedalinhos no lago, ducha de água sulfurosa, jardim japonês, quadras para esportes e parque para as crianças. A gruta da Nossa Senhora dos Remédios, é um local onde os fieis à santa vão para agradecer as graças alcançadas com o uso das “águas milagrosas”. O balneário com o centro hidroterápico, preservado no estilo clássico é dividido em duas alas: a masculina e feminina. Banheiras, ôfuros, saunas e salas de massagens possuem profissionais especializados para tratamentos corporais e faciais, práticas termais e de banhos terapêuticos que ajudam a ativar a circulação e o relaxamento muscular. Quem visita o parque tem tudo que precisa para passar um dia prazeroso e momentos agradáveis com belos jardins, alamedas e bosques, além de inúmeras aéreas de recreação livre, ótima para fazer um delicioso piquenique.

R

O Parque das Águas atrai turistas de todos os estados por causa das suas fontes d’água

Em cada uma das nove fontes hidrominerais do parque, há uma placa informativa sobre as características e propriedades, a quantidade que pode ser ingerida e os benefícios de cada uma que auxiliam em diversos tratamentos. O parque abre todos os dias das 8h às 17h e o ingresso custa R$ 5. São Lourenço tem muitos outros atrativos como o mirante, feira de artesanato, teleférico, Casa da Cultura e a Montanha Sagrada, que é o ponto mais alto da cidade. Outra atração recomendada é o passeio Trem das Águas, uma viagem de duas horas de Maria Fumaça que liga a cidade de São Lourenço à Soledade, que fica nas margens do rio Verde. O Center Kart tem pista de kart, campo de paintball, minibug para crianças, parede de escalada indoor, arvorismo, tirolesas e uma pista de autorama gigante. A fazenda Quinta do Cedro fica a menos de 2 km do Parque das Águas e é rodeada pela natureza. Há diferentes animais para divertir a criançada, como pôneis, avestruz e coelhos. Lá também é possível encontrar artesanatos e souvenirs rurais, além de saborear os deliciosos doces, queijos, linguiças e cachaças artesanais. O Sítio Lagoa Seca também oferece atrações para famílias e grupos escolares com visitas monitoradas para as crianças poderem ordenhar e amamentar os filhotes com mamadeiras e conhecerem um pouco mais sobre os animais da fazenda. g

ONLINE Conheça mais sobre a cidade de São Lourenço e o Parque das Águas no site: www.nestle.com.br/PortalNestle/parquedasaguas NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

39


PLAY Álbuns que você deveria ter no seu iPod

[ CD ]

[ CD ]

[ CD ]

[ CD ]

[ CD ]

Mylo Xyloto

Racional Vol. 1

Zii & Zie

1967, EMI Music

2006, Trama

The King Of Limbs

Rock In Rio Ao Vivo Cássia Eller

Coldplay

Tim Maia

R$ 29,90 na Fnac

R$ 24,99 na Fnac

êêê

êêêêê

> Todas as faixas de Mylo Xyloto apresentam a receita consagrada que fez a banda Coldplay se tornar um dos maiores vendedores de discos do mundo, levar sete Grammy pra casa e ter apresentações disputadas. Existe, claro, todo um “conceito” por trás do disco. Segundo Martin, o disco buscou inspiração nos grafiteiros nova-iorquinos dos anos 1970. As melodias se repetem com frequência. Mesmo que Martin capriche nas tentativas de soar pop como em Paradise e Charlie Brown, mas o seu falsete já não soa tão autêntico. Mesmo que Jon Buckland (guitarra) se esforce, para que, em um riff aqui e outro ali, imponha parte da sua personalidade musical. No final, Mylo Xyloto fica longe dos melhores trabalhos do Coldplay, mas consegue ser melhor que seu predecessor.

> O que faz do Racional um disco tão renomado é a mensagem que o cantor divulga nas canções. Os álbuns são marcantes por trazerem um Tim Maia diferente daquele que o grande público conhecia. Tim não fumava, não cheirava e não bebia mais. A vida saudável permitiu que o cantor atingisse o máximo que sua voz podia render. Por acreditar na mensagem que transmitia, Tim cantava com paixão, dava o melhor de si por aquela causa. Apesar de as vendas dos álbuns Racionais terem sido um fracasso, algumas músicas ficaram marcadas na história, como a clássica Imunização Racional. Tim e os músicos que o acompanham criaram um trabalho digno de um dos maiores nomes da história da música brasileira. Enfim, a qualidade musical do álbum é inquestionável.

> OUÇA

> OUÇA

Paradise

Imunização Racional

Caetano Velloso

Radiohead

2009, Universal Music

R$ 39,90 na Fnac

êêê

2011, EMI Music

êêê > Como sempre, ouvir um disco do Radiohead continua sendo uma experiência sonora complexa. O novo álbum não foge disso. A audição de The King of Limbs é difícil, com faixas sem refrão e com estruturas diferentes daquilo que estamos acostumados. Talvez o charme de um trabalho do Radiohead esteja nisso mesmo, mas o fato é que não dá para entender o disco no início. É um disco viajante, que leva o ouvinte para outra dimensão. Não é rock, não é eletrônica, não é jazz. É Radiohead. O disco é claramente dividido em duas partes. As quatro primeiras, mais urgentes, e as outras quatro, mais calmas, que talvez agradem mais aos fãs. A segunda parte do disco é mais “Radiohead”, principalmente aos que nunca se adaptaram à transformação sofrida pela banda. > OUÇA

Give Up The Ghost

R$ 24,90 na Fnac

> O novo álbum de Caetano trás uma espécie de ensaio em que o baiano volta ao seu estilo mais antigo. Atualmente, Caetano mostra uma influência mais carioca, samba e bossa-nova declarada que ouvimos em Zii & Zie. Tudo isso você ouve em faixas como Perdeu, Por quem?, Sem Cais e muitas outras faixas. O rock começa tomar forma em Lobão tem Razão, a quarta faixa do álbum. Mas nem dá para se animar, a identidade indefinida de Caetano mostra a A Cor Amarela, música que elogia uma mulher em frente a praia, algo bem carioca. Depois vem a repetitiva Base de Guantánamo, a reclamação infinita de Incompatibilidade de Gênios o frevo-leve de Menina da Ria. Claro, a boa letra do sambão Ingenuidade e o bom final com Diferentemente, completam o disquinho jovem do baiano.

Cássia Eller

2006, Universal Music

R$ 21,99 na Fnac

êêê > Excelente show e um pouco do espírito revolucionário de Cássia Eller, é isso que o Rock In Rio Ao Vivo tras. Muita música em roupagem inusitada e versões mais explosivas ao vivo (entre outras, Partido Alto de Chico Buarque e Come Togheter dos Beatles). O disco contém além de hits radiofônicos como Malandragem, covers excelentes como a que fecha com chave de ouro: Smell Like Teen Spirit do Nirvana, escolha mais que perfeita para agradar o público que estava lá para ver a banda de um ex-integrante do Nirvana que tocaria depois. Cássia Eller é um ícone do rock nacional, registrado ao vivo no maior festival de música do Brasil. > OUÇA

Malandragem

> OUÇA

Lobão tem Razão

TIM MAIA

Divulgação

A carreira de Tim Maia fortaleceu-se a partir de 1969, quando gravou um compacto simples com These are the Songs (regravada no ano seguinte por Elis Regina em duo com ele). Em 1970, gravou seu primeiro LP, Tim Maia, na Polygram, que permaneceu em primeiro lugar no Rio de Janeiro por 24 semanas. Um disco importante da década de 80 foi Tim Maia (1986), que trazia Do Leme ao Pontal. O artista com histórico de problemas com as gravadoras, na década de 70 fundou seu próprio selo, primeiramente Seroma e depois Vitória Regia. Em 96, lançou dois CDs ao mesmo tempo: Amigo do Rei e What a Wonderful World, com recriações de standards do soul e do pop norte-americanos dos anos de 50 e 70. Durante a gravação de um show para a TV sentiu-se mal e faleceu em 15 de março de 1998, em Niterói, após um internação hospitalar em razão de infecção generalizada.

R 40

ONLINE Visite o site oficial da banda inglesa Coldplay e veja os videoclipes do grupo em: www.coldplay.com | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


FIQUE EM CASA Cinco bons motivos para você não sair de casa

[ BLU-RAY ]

[ DVD ]

[ GAME ]

[ LIVRO ]

[ LIVRO ]

Trilogia Toy Story

Woodstock: 3 Dias de Paz, Amor e Música

Mafia II

O Poder do Mito

2010, 2K Games

242 páginas, Editora Pala Athena ISBN 978-85-7242-008-2

Vale Tudo Tim Maia

John Lasseter e Lee Unkrich 2010, EUA, Disney

R$ 149,90 na Fnac

Michael Wadleigh

2010, EUA, Warner Home Video

R$ 79,90 na Fnac

êêê

êêêêê

> Em Toy Story, Woody, um cowboy das antigas, é o boneco favorito de Andy, até que ele é presenteado com Buzz Lightyear, o herói do espaço que passa a tomar conta do quarto do garoto. A rivalidade entre os dois bonecos acaba levando-os a enfrentar Sid, um garoto que mora ao lado e adora torturar brinquedos. Woody e Buzz terão que trabalhar juntos para escapar dessa ameaça, e no meio do caminho acabam percebendo que são verdadeiros amigos. No segundo filme da série, enquanto Andy está no acampamento de férias, um ganancioso colecionador de brinquedos rapta Woody. Antes que se possa dizer “ao infinito e além”, Buzz Lightyear, Sr. Cabeça de Batata, o Porquinho, Rex e Slinky entram em ação, numa missão de resgate para salvar o cowboy. No último episódio, Andy está se preparando para ir para a universidade, deixando seus leais brinquedos preocupados com o futuro incerto agora que seu dono não tem mais a mesma atenção com eles. Toy Story, assim como os clássicos da Disney, é um filme para toda família assistir junta e aproveitar para se divertir com os brinquedos mais famosos do cinema.

> Os três dias de festival em Woodstock foram o pivô de todo o movimento hippie em 1960 e o concerto foi um marco histórico para o Rock’n’Roll. Mais do que uma simples crônica para o movimento hippie, o filme mostra a importância histórica e social do movimento captando o “espírito da América em transição” em um momento onde a Guerra do Vietnã estava em seu auge e os protestos contra ela foram expressados abertamente através da música da época. Esta edição muito especial é apresentada em 4 DVDs e comemora os 40 anos deste concerto épico. Incluindo cantores como: Joe Cocker, Canned Heat, Joan Baez, Johnny Winter, Mountain, Janis Joplin, Credence Clearwater Revival, Santana, The Who, The Grateful Dead, Jefferson Airplane e Jimi Hendrix.

R

Playstation 3 R$ 89,90 na Fnac

êêê > Em Mafia II temos a chance de conhecer a vida de Vito Scalleta, um filho de sicilianos criado nos Estados Unidos durante a primeira metade do século XX. Um pouco depois de completar seus dezoito anos, o jovem e seu melhor amigo Joe Barbaro se envolvem no roubo de uma joalheria. Tudo corre errado quando a polícia chega e Vito acaba preso. Com medo de envergonhar a família, o garoto escolhe um caminho alternativo a prisão, ele é enviado para lutar na II Guerra Mundial na invasão da Itália. O jogo começa aqui, um fantástico tutorial no meio de uma batalha bastante realista. Vito ajuda as tropas americanas a conquistar a pequena cidade, mas acaba ferido e graças a isso é enviado de volta a América. E aqui realmente é onde o jogo começa. Ao chegar em Empire Bay (na verdade Nova York), Vito descobre que seu pai deixou uma dívida gigantesca antes de morrer e agora sua irmã e sua mãe vem sofrendo ameaças. A única solução para arranjar dinheiro? Se juntar ao seu amigo Joe Barbaro, que enquanto Vito esteve fora se envolveu ainda mais na criminalidade, e trabalhar para a máfia.

Joseph Campbell R$ 74 na Fnac

êêêêê > Esta obra surpreende por tratar de assuntos complexos como religiões, ritos, manifestações culturais do inconsciente coletivo e do consciente individual e vice e versa. Joseph Campbell e Bill Moyers são protagonistas de um interessante diálogo sobre as mitologias que permeiam o imaginário e a vida do homem moderno. O renomado professor de mitologia (Campbell) estabelece uma linha que liga o passado ao presente, para mostrar que o homem sofre influência direta das suas crenças e que através delas produz e reproduz cultura. O livro mostra que não há possibilidade de estar inserido em sociedade e não ser de alguma forma influenciado por algum sistema filosófico ou religioso. Revelar que o homem moderno tão racional e lógico, e assim como na antiguidade regido em seus pensamentos por mitos é também uma das propostas desta obra.

Nelson Motta

392 páginas, Editora Objetiva ISBN 978-85-7302-874-4

R$ 54,90 na Fnac

êêê > O título não poderia ser mais apropriado, “vale tudo”. Realmente valia tudo na vida de Tim Maia e, por isso mesmo, apenas ele pode ser culpado pela vida que levou e o fim que teve. Se as piadas, muitas sobre o consumo de cocaína, eram engraçadas durante os shows, sua vida não foi das melhores, mas com certeza ele se divertiu. Tim foi um rei, não como Roberto Carlos, maior ainda. Mandava e desmandava em todo mundo. Incluindo gravadoras, banda, amigos, casas de shows, televisões, mulheres e até na polícia. A qualidade musical e o folclore em torno de Tim era o que movia sua fama. Nas apresentações ninguém sabia se ele iria. Se fosse, ninguém sabia em que estado chegaria e nem se permaneceria no palco, como aconteceu muitas vezes após gritar “estratégia” no meio de uma música. Era a deixa para avisar que ele ia embora. Mas se a estratégia fosse contra ele a coisa pegava. Quebrou sala de diretores de gravadora, quebrou a cara de uma de suas mulheres. Foi embora de hotéis sem pagar, deixou muitos músicos sem receber e sacaneou vários contratantes. Essa mistura fazia de Tim Maia um rebelde e um gênio da música brasileira.

ONLINE Assista a série de vídeos e entrevistas de Joseph Campbell no YouTube em: www.youtube.com/watch?v=h-jHc0kNtxY

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

41


MODA As últimas tendências das passarelas

Juntos ou separados, a combinação do preto e branco além de ser muito feminina, nunca é chato e está sempre em alta. Incrível como no meio de todas as cores que surgiram nas últimas semanas de moda internacional, essa clássica combinação teve um grande destaque em vários desfiles em Paris, Milão, Nova York e Londres. No Brasil, não foi tão explorada nas passarelas, aparecendo somente nos desfiles da Colcci, Tufi Duek, Salinas e André Lima. Parece que essa nova tendência para o verão 2012 pretende marcar presença em todas as estações. Um clássico que promete invadir as ruas e passarelas. por JANAINA DANDARO ABRAHÃO fotos por LIDIA MURADÁS

42

| revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011


Blazer Animale, blusa, saia e j贸ias Salve Rainha.

NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

43


Blusa e colar Espaรงo Fashion, saia Salve Rainha e biombo Chinoiserie UneRobusti.

44

| revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011


Regata Animale, saia Espaรงo Fashion, sandรกlia Santa Lolla e pulseiras DressTo.

Vestido Camarim Sosso e pulseira Dress To.

NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

45


Top e blusa Espaรงo Fashion, short Animale, scarpin Santa Lolla e sofรก Treviso por UneRobusti.


NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

47


Vestido Salve Rainha.

48

| revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011


Casaco Animale, vestido Dress To, brinco Espaço Fashion e gobelin UneRobusti.

T-shirt Animale e saia Salve Rainha.

edição de moda por JANAINA DANDARO ABRAHÃO fotos por LIDIA MURADÁS (www.lidiamuradas.com.br) hair e make up por MARCELO OLIVEIRA modelo JESSICA MIYAMOTO (www.andrepereiramodels.com.br) assistente de produção de moda LUCIANA AZOURI tratamento de imagem por ROBSON FRANCISCO SILVA agradecimentos UNEROBUSTI - (16) 3621-8709, CLASSIC CENTRO DE BELEZA - (16) 3610-6973 e ANDRÉ PEREIRA MODELS - (16) 4141-2494

NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

49


MODA As últimas tendências das passarelas Divulgação

Os esmaltes de cores metálicas estão em alta

Cor nas unhas

Os esmaltes aterrissam nas prateleiras com tons metalizados, cítricos e purpurinados, então nem adianta pedir para a manicure passar um tom clarinho. A indústria de esmaltes esta crescendo e investindo cada vez mais em novidades bem excêntricas. Até desfile de dedinhos ja aconteceu na semana de moda Nails Fashion Week. Marcas e cores que apostamos: Cobertura encantada 531 Peridot ARTECO Nail Lacquer 126 RISQUE

CHANEL

Loucas por sapato

Um exemplo de look gypset da grife Surafino

Mariana Martins

A grife de calçados e bolsas femininas Santa Lolla inaugurou mais uma loja em Ribeirão Preto. A nova casa fica no Boulevard, região badalada por quem é antenada em moda. A linda loja conta com uma equipe atendimento atenciosa. Se você é louca por sapatos, não deixe de visitar. A Santa Lolla Boulevard fica na rua Eliseu Guilherme, 555.

Paz, amor e riqueza

O estilo gypset anunciado como tendência para o verão 2012, mais do que moda, é um estilo de vida. Com grande influência dos anos 70, essa releitura Hippie é a nova onda dos ricos que preferem uma vida discreta e tranquila ao invés de ostentar riqueza. São pessoas não convencionais, que se preocupam mais com a cultura e muitas vezes são desconhecidas. Segundo a escritora americana Julia Chaplin, os gypsets são uma comunidade de artistas, designers, sufistas e bon vivants, que vivem e trabalham ao redor do mundo. Preferem morar em lugares remotos e exóticos a se sufocar numa metrópole. Podemos citar a joalheira (e filha de Mick Jagger) Jade Jagger e a designer de moda Alice Temperley. Daí o uso de tantos materiais rústicos como cortiça, madeira, linho, juta, fibras com aspecto natural, resgatando técnicas antigas como tressê e crochê, sendo utilizados em roupas e acessórios de moda.

Divulgação

R

50

ONLINE Confira a coleção das lojas Santa Lolla em: www.santalolla.com.br | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011


CARROS Os automovéis que desejamos ter

Charme inglês sobre

Divulgação

quatro rodas

MINI COOPER S CABRIO

O

O MINI Cooper S Cabrio não tem a potência de grandes máquinas, mas é um daqueles carros onde o charme é o principal apelo. Independentemente de esbanjar requinte e tecnologia, o famoso carrinho inglês chama a atenção com seu estilo retrô inglês pra lá de simpático. Mas, mesmo entre os modelos cujo design é o principal atrativo, é preciso lembrar outros pontos positivos. Ainda mais para uma marca que faz parte de um grupo que produz veículos de luxo, no caso, a BMW. O MINI Cooper S Cabrio, traz uma configuração que, ao reunir um motor vigoroso a um veículo de dimensões reduzidas, oferece uma alta performance. Visto por fora, o que chama a atenção no MINI Cooper S Cabrio são as rodas de liga leve de 17 po-

R

PREÇO R$ 146.200,00

MOTOR

legadas e o escapamento duplo central na traseira. O design é complementado com a funcionalidade da capota de lona elétrica retrátil, que é recolhida em 15 segundos e é ativada por uma chave na moldura frontal do teto ou no controle remoto da chave. As barras da janela e as janelas laterais do conversível são recolhidas eletricamente assim que o teto flexível começa a se mover para trás, num processo totalmente automático. Por dentro não faltam mordomias, estão lá: direção hidráulica, ar-condicionado digital, retrovisores e travas elétricas, bancos em couro, computador de bordo, entre outros. Já a lista de equipamentos de segurança, por sua vez, é bem farta e completa o carro “vintage” que tem apelo esportivo. g

Motor dianteiro 1.6, com injeção direta de combustível, turbocompressor que gera 184 cv de potência

CÂMBIO

Automático de seis marchas com Steptronic

COMPRIMENTO 4,71 metros

Largura X Altura 3,72 m x 1,41 m

0 a 100 KM/h 7,3 segundos

Velocidade Máxima 225 km/h

Ideal para quem

Procura um carro para passeio sem exigir grande potência mas sem perder a classe

Pontos Fortes

O design é o grande chamariz. Suas linhas retrô conferem um estilo único para as ruas brasileiras

Pontos Fracos

Preço e os opcionais disponíveis somente como acessórios nas concessionárias

ONLINE Para saber mais sobre o MINI Cooper S Cabrio acesse o site da Eurobike MINI, revendedora da marca em Ribeirão: www.eurobike.com.br NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

51


PAPARAZZI Flashes e pessoas nos eventos mais badalados Rafael Cautella/Divulgação

Rafael Cautella/Divulgação

Rafael Cautella/Divulgação

Rafael Cautella/Divulgação

1

2

3

Life is a Loop na Mansão Galo Bravo

5

fotos por RAFAEL CAUTELLA

6

Rafael Cautella/Divulgação

8

7 R 52

ONLINE Confira mais fotos desse evento no link fotos na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011

Rafael Cautella/Divulgação

Rafael Cautella/Divulgação

4

O Life is a Loop apresentou no dia 22 de outubro o show audiovisual Musica na Mansão Galo Bravo. Muita gente bonita foi conferir a festa que contou também com outros DJs convidados. Nas fotos: 1 o trio Life is a Loop formado pelo percussionista Rodrigo Paciornick e pelos DJs Leozinho e Fabricio Peçanha, 2 Alexandre Balbo, 3 Tatiana Gradim, 4 Rogério Almeida, 5 Maria Fernanda Mendes e Juliana Ribeiro, 6 Lury Toledo, 7 Marcelo Biagi e 8 Mariana Delbon.



PAPARAZZI Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

3

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

2

TUTU no Goa Lounge

4

fotos por RAFAEL SASSOLI

5

Rafael Sassoli

6

Rafael Sassoli

8

7 R 54

ONLINE Confira mais fotos desse evento no link fotos na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

O já consagrado projeto TUTU fez mais uma festa no Goa Lounge no dia 01 de novembro, véspera de feriado. Os DJs discotecaram homenageando a cultura negra caprichando no repertório regado com muito soul, funk e música brasileira de qualidade. Muita gente descolada e fãs do projeto lotaram o Goa Lounge. Nas fotos: 1 Isabela Romero, 2 Bastien Blanc, 3 Natália Cherubin, 4 Paulo Soares, 5 Renata Bonfim, 6 Ana Laura Luchetta, 7 Pedro Almeida e 8 Stephanie Zaniratto Zonta.

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

1


PAPARAZZI Flashes e pessoas nos eventos mais badalados Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

2

Rafael Sassoli

1

Essence de La Musique no Essence Maison Degainea

4

fotos por RAFAEL SASSOLI

3

6

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

5

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

Os domingos estão mais animados no restaurante Essence Maison Degaine com as festas do projeto Essence de La Musique, que une o melhor da gastronomia francesa com o melhor da House Music. Nas fotos: 1 Anita Freire, 2 Fellipe Trovo, 3 a bela Nathalia Cossalter, 4 o chef Sidney Degaine e sua esposa Maria Cecilia Camargo Degaine, 5 Flávia Gironi, 6 o DJ Christian Stilck e 7 as irmãs Cynthia e Nathalie Pilan.

7 R

ONLINE Todas as fotos da coluna Paparazzi estão disponíveis para download gratuito em alta resolução em: www.facebook.com/revistarp NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

55


PAPARAZZI

1

Rafael Sassoli

Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

Rafael Sassoli

2

3 Rafael Sassoli

Coquetel de inauguração do Espaço Santo Antônio Ribeirão Preto ganhou mais um espaço para festas e eventos. O Espaço Santo Antônio abriu suas portas no dia 09 de novembro para realizar um coquetel de inauguração para um grupo seleto de convidados. Nas fotos: 1 a sorridente Laisa Mendonça, 2 Aguinaldo Castaldelli, 3 Samanta Paiva, 4 Eliane e Cassio Magalhães, 5 Diego Brandalise, 6 Leticia Magalhães e Marina Magalhães e 7 Ed Mendes.

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

fotos por RAFAEL SASSOLI

4

R 56

7

ONLINE Todas as fotos da coluna Paparazzi estão disponíveis para download gratuito em alta resolução em: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011

Rafael Sassoli

5

Rafael Sassoli

6



PAPARAZZI

Rafael Sassoli

Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

3

Rafael Sassoli

1

2 Sunset Lounge no Chopp Time Spasse

4

fotos por RAFAEL SASSOLI

Rafael Sassoli

O projeto Sunset Lounge que acontece todas as quintas-feiras no Chopp Time Spasse continua atraindo um público selecionado e descolado da região que vai até o local para se divertir, paquerar e conferir as mixagens dos DJs residentes e convidados do projeto. Nas fotos: 1 a bela Julia Magri, 2 o DJ Ricardo Tomazelli, 3 a animada Bia Nogueira, 4 Tassi Carvalho, 5 Bruno Loyola, 6 Thaessa Souza e 7 Rodrigo Lima de Almeida.

7

Rafael Sassoli

6

Rafael Sassoli

5

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

R 58

ONLINE Confira mais fotos desse evento no link fotos na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011


PAPARAZZI

1

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

3

2 Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

4

Coquetel de inauguração da Divina Comédia Pizza Bar

5

fotos por RAFAEL SASSOLI

Rafael Sassoli

6

Rafael Sassoli

Ao lado do Teatro Santarosa foi inaugurada a Divina Comédia Pizza Bar, um espaço diferente que oferece, entre outras coisas, uma deliciosa pizza preparada na panela de ferro. O cardápio da nova pizzaria é assinado pelo chef Genilton Laureano. Nas fotos: 1 Ana Paula Devide, 2 Elcio Devide Junior, 3 Carmen Cardoso, 4 Cleide Magalhães, 5 Diego Machado, 6 Bruno Carvalho, 7 Eugênia Coelho e 8 Cleber Campos.

Rafael Sassoli

8

7 R

ONLINE Todas as fotos da coluna Paparazzi estão disponíveis para download gratuito em alta resolução em: www.facebook.com/revistarp NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

59


RESTAURANTES Os melhores lugares para comer e beber

Um pedacinho da Austrália Divulgação

em Ribeirão O Shrimp Scampi Pasta, é preparado com camarões e toque de vinho Chardonnay

O tradicional Ribs on the Barbie do Outback Steakhouse Divulgação

AVALIAÇÃO

Outback Steakhouse

O restaurante âncora que fica no RibeirãoShopping faz parte de uma rede americana de steakhouses criada na Flórida, Estados Unidos

Q

por DANIEL MANARELLI

Quem chega ao simpático restaurante Outback no RibeirãoShopping logo percebe um clima descontraído, bem ao estilo australiano. Os garçons e garçonetes são atenciosos e prestativos e têm um comportamento informal, podendo apoiar-se nas mesas ou até mesmo sentar para anotar o pedido. Não existe reservas no restaurante, mas a casa presenteia com bebidas em dobro quem esperar sua vez no balcão do bar. A carta de vinhos foi renovada

R 60

e desenvolvida pelo Outback, que traz uma seleção de vinícolas brasileiras, australianas, argentinas e chilenas, totalizando 11 vinhos. Todas as porções são bem generosas e apimentadas (você pode optar pelas versões sem pimenta), muitas delas podendo ser divididas até por mais de duas pessoas, especialmente as entradas e sobremesas. Como entrada, a sugestão é a bloomin’ onion marca registrada da casa, uma cebola gigante frita, servida em forma de flor,

com um molho especial. Para prato principal, peça o queensland chicken ‘n shrimp, que é peito de frango e camarões temperados, grelhados e regados com molho lemon butter, finamente misturados a uma porção de fettuccine Alfredo. Outra opção interessante é Herb Crusted Filet., que consiste em três pedaços de filé mignon temperados com ervas finas, servidos com molho Carbenet Merlot e acompanhados de um vinagrete preparados com tomates cerejas e manjericão. Para sobremesa, a dica é o Chocolate Thunder from Down Under, uma montagem de brownie com sorvete de creme, coberta com calda de chocolate, chantilly e raspas de chocolate. O Outback caiu no gosto do brasileiro graças à qualidade, fartura e sabor marcante da culinária oferecida, somada à descontração no atendimento e a instalação aconchegante. g

ONLINE Confira o cardápio completo e conheça mais sobre a rede americana Outback Steakhouse no site: www.outback.com.br | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011



GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade COMO AVALIAMOS OS ESTABELECIMENTOS » Nossos testes são feitos com uma ficha de avaliação desenvolvida pela ribeirãopreto. Nela, são atribuídas notas para entrada, prato principal e sobremesa. A avaliação do prato principal, a mais importante do teste, é realizada com a escolha de uma nota para cada um dos sete quesitos observados: apresentação, temperatura, qualidade, cozimento, harmonia, tempero e sensação final. Estas refeições-testes são feitas por colaboradores e jornalistas anônimos. » Nossas críticas não se identificam nem aceitam cortesias. Todas despesas são custeadas pela revista. Não fazemos inserções pagas para garantir a credibilidade do guia. » O processo completo de avaliação de um estabelecimento inclui atendimento, bebidas, carta de vinhos, preços e uma visita à cozinha (observando a qualidade dos produtos utilizados, métodos de armazenagem de ingredientes e a condição de higiene desses lugares). » Restaurantes em destaque, com foto, são visitados no mínimo duas vezes, em dias e horários diferentes. O objetivo é avaliar o desempenho da cozinha e da equipe no almoço ou no jantar, tanto durante a semana quanto no sábado ou no domingo. » Novos testes são realizados por outras pessoas da equipe quando surgem dúvidas envolvendo a inclusão de um novo estabelecimento ou mudanças importantes na classificação. » Só testamos novos estabelecimentos após um mês de funcionamento, prazo para que os responsáveis providenciem eventuais ajustes.

ENTENDA A LEGENDA êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR % A ESCOLHA DA REVISTA ? AINDA NÃO FOI AVALIADO PELA REVISTA $ ÓTIMO CUSTO/BENEFÍCIO

R MESAS AO AR LIVRE T AR-CONDICIONADO

" ESTACIONAMENTO OU SERVIÇO DE VALET ¨ FAZ RESERVAS DE MESAS H ENTREGA EM DOMICÍLIO

é ACESSO A DEFICIENTES ¯ MÚSICA AO VIVO OU DJ

R 62

ÁRABE CASA DAMASCO êêêê EMPÓRIO E COZINHA ÁRABE

A simpática casa é uma mistura de empório com restaurante árabe. Amplo, espaçoso e arejado o restaurante contempla uma área externa com ombrelones. Você pode comprar porcionados de esfihas, quibes e diversos molhos, temperos e especiarias. A casa serve no local deliciosos pratos e petiscos árabes. O pernil de cordeiro é muito saboroso. A esfiha aberta de coalhada com zaatar também é uma ótima sugestão. %$R"¨é Avenida Portugal, 2670 - Jardim Botânico - Tel. (16) 3442-4244 DESDE 2010 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb. das 10h as 22h. Feriados das 9h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 25 e R$ 60. FACILIDADES Adega climatizada, área para crianças, estacionamento gratuito, mesas ao ar livre e wi-fi. CAPACIDADE 100 pessoas. PÚBLICO No almoço casais e famílias com crianças e no happy hour famílias e casais entre 25 e 65 anos. ENDEREÇO

MABRUK ARABIAN FOOD êêêê

TENDA ÁRABE êêê COZINHA ÁRABE

Um restaurante com ambiente agradável e climatizado, mas sem grandes requintes. São servidos pratos e petiscos árabes baratos e corretos. A casa que existe há vinte e seis anos se destaca pela tradicional cozinha árabe. O quibe assado recheado com castanha é um bom pedido. O famoso Carneiro à Tenda, é o carro-chefe da cozinha e é preparado com carne de carneiro desfiada feita na manteiga e acompanhada de arroz com amêndoas torradas. O quibe crú e a esfiha aberta também merecem destaque. $T¨Hé ENDEREÇO Rua Guimarães Passos, 325, Vila Seixas - Tel. (16) 3636-0111 DESDE 1985 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 11h às 14h30. Ter., qua. e qui. das 11h às 16h e das 18h à 0h. Sáb., dom. e feriados das 11h às 16h e das 18h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Visa Electron e Visa Vale. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 60. FACILIDADES Ar-condicionado e wi-fi. CAPACIDADE 200 pessoas. PÚBLICO No almoço executivos e no jantar famílias e casais entre 25 e 50 anos.

BRASILEIRA

COZINHA ÁRABE

A única casa árabe da cidade a participar do festival gastronômico Restaurant Week tem em seu nome o significado de felicidade em árabe. Agora serve em sistema de buffet a vontade opções de pratos frios e quentes. Variedades novas, como arroz com berinjela, abobrinha recheada, peixe à moda árabe, arroz com trigo e grão de bico são servidos num ambiente aconchegante e climatizado que prima pela comida caseira em seu cardápio. T¨Hé Rua Cerqueira César, 1556, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3636-2280 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 12h às 18h30, sáb. das 12h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ R$ 30 e R$ 40. FACILIDADES Acesso para pessoas deficientes e ar-condicionado. CAPACIDADE 50 pessoas. PÚBLICO Amantes da culinária árabe, famílias e casais entre 25 e 70 anos.

BAR DO EPICURISTA êêêê COZINHA NORDESTINA

A casa é especialista em comida nordestina, o local é simpático e agradável, com cardápio cheio de iguarias da culinária nordestina. Nós adoramos a Carne-de-Sol de lá, que vem acompanha da arroz, feijão de corda, purê de mandioca, mandioca cozida, manteiga de garrafa, vinagrete e pimenta. No almoço durante a semana o cliente pode optar por um rodízio de pratos nordestinos. % $"¨Hé

ENDEREÇO

ENDEREÇO Avenida Dr. Francisco Junqueira, 3280, Vila Seixas - Tel. (16) 3632-4616 SITE www.epicurista.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 11h30 às 15h e das 18h até à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO Diners, MasterCard, Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 25 e R$ 50. FACILIDADES Adega climatizada, área para crianças, estacionamento gratuito e wi-fi. PÚBLICO Familiar e descontraído, ideal para happy hour com amigos.

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


CARNES

eventos. CAPACIDADE 250 pessoas. PÚBLICO Executivos, famílias e casais entre 25 e 50 anos.

ANCHO PREMIUM BEEF êêêêê GRELHADOS E CORTES NOBRES

O imponente restaurante especializado em carnes e cortes nobres é comandado pelo conceituado chef Tullio Santini Júnior. Entre os destaques do cardápio está o Beef Ancho Premium, que contempla um bife de ancho de 240g, acompanhado do Arroz Ancho (bacon, salsinha, ovo e batata palha). O atendimento excepcional e a adega com ótimos rótulos também merecem destaque. %T"¨é ENDEREÇO Avenida Professor João Fiusa, 2040, Jd. Canadá - Tel. (16) 3610-9372 DESDE 2010 SITE www.ancho.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a qua. das 12h às 15h. Qui. a dom. das 12h às 15 e das 19h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Visa Electron e Visa Vale. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 85. FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, área para crianças e wi-fi. PÚBLICO No almoço executivos e no jantar familias e casais entre 25 e 50 anos.

CABAÑA êêêê CORTES NOBRES ARGENTINOS

Um lugar confortável e diferenciado. Cada ambiente do Cabaña é uma surpresa. O restaurante fica numa área nobre e privilegiada da cidade e tem como especialidade carnes argentinas e uruguaias de primeira qualidade. Recomendamos o corte T-Bone, que consiste numa enorme peça de contrafilé e filé mignon separadas por um osso. Nos fundos da casa existe uma figueira centenária que ambienta as mesas ao ar-livre. A ampla carta de vinhos merece destaque assim como os diferentes ambientes. RT"¨é ENDEREÇO Praça Boa Ventura, 218, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3289-6446 DESDE 2009 SITE www.cabanarestaurante.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 11h30 às 15h e 18 à 0h. Sáb. das 11h30 à 0h. Dom. das 11h30 às 17h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 75. FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, área para crianças, estacionamento com manobrista, mesas ao ar livre, salão para

R

CHURRASCARIA FLAMBOYANT êêê CHURRASCARIA

Uma das churrascarias mais tradicionais da cidade, a casa tem como especialidade a picanha fatiada acompanhada de salada, pão de queijo, vinagrete e arroz carreteiro. Aos sábados e domingos uma enorme fila é formada no almoço, mas a espera vale a pena. $T"¨é Avenida Costábile Romano, 1603, Riberânia - Tel. (16) 3624-2442 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom. das 11h às 23h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, área para crianças, estacionamento gratuito e wi-fi. PÚBLICO Famílias e casais entre 35 e 60 anos. ENDEREÇO

CHURRASCARIA RIBEIRÃO êêê CHURRASCARIA

A casa é conhecida pelo seu tradicional churrasco e pelo buffet variado. Recomendamos o bife de ancho, a picanha e o carneiro uruguaio. A variedade de frutos do mar e as deliciosas saladas também chamaram nossa atenção. T" ¨é ENDEREÇO Avenida Presidente Vargas, 1100, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3911-9513 DESDE 2002 SITE www.churrascariaribeirao.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 11h30 às 15h e 18h30 às 23h30. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 45 e R$ 60. FACILIDADES Ar-condicionado, área para crianças, estacionamento com manobrista, wi-fi. CAPACIDADE 300 pessoas. PÚBLICO Na sua grande maioria executivos, empresários e famílias entre 30 e 60 anos.

COXILHA DOS PAMPAS êêêê CHURRASCARIA

A churrascaria mais famosa da cidade oferece ambiente aconchegante e requintado. Além do prato principal que são os 40 tipos de carnes em sistema de rodízio, o buffet conta ainda com 70 tipos de saladas. O excelente atendimento também é um diferencial. % T"¨é

ENDEREÇO Avenida Presidente Castelo Branco, 1870, Nova Ribeirânia - Tel. (16) 3629-6017 DESDE 1994 SITE www.coxilhadospampas.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 12h às 16h e 19h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 45 e R$ 80. FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, área para crianças, estacionamento com manobrista. CAPACIDADE 500 pessoas. PÚBLICO Executivos, empresários e famílias, entre 30 e 60 anos.

OUTBACK STEAKHOUSE êêêê CARNES E CORTES AMERICANOS

Há quase mil unidades espalhadas pelo mundo. O clima é de permanente happy hour, com turmas batendo cartão no pós-expediente e famílias fazendo dos restaurantes da rede seu ponto de encontro. Não se deixe enganar pela ambientação australiana. Trata-se de uma empreitada 100% americana, com porções e pratos gigantes e molhos apimentados. Antes de partir para os pratos aproveite os coquetéis e o famoso pão preto quentinho feito com mel e servido na companhia de manteiga cremosa. A carta de vinhos desenvolvida pelo Outback traz uma seleção de vinícolas brasileiras, australianas, argentinas e chilenas, totalizando 11 vinhos. De entrada peça o Corn & Bacon Cream que consiste num delicioso creme à base de milho e bacon. Uma sugestão é o Ribs on the Barbie, que consiste em uma costela de porco defumada e grelhada com fritas e cinnamon apples. T"¨é ENDEREÇO Avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, 1540, Jardim Califórnia - Tel. (16) 3911-2222 DESDE 2010 SITE www.outback. com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a qui. das 12h às 15h e das 18h às 23h30. Sex. das 12h às 15h e das 18h à 1h. Sáb. das 12h à 1h. Dom. e feriados das 12h às 23h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, TR Eletrônico, Visa Electron e VR Smart. PREÇO MÉDIO Entre R$ 27 e R$ 46. FACILIDADES Ar-condicionado, área para crianças, estacionamento com manobrista. O restaurante fica nas dependências do RibeirãoShopping. PÚBLICO Jovens e famílias entre 20 e 50 anos.

ONLINE Siga a Revista ribeirãopreto no Foursquare e veja as dicas de bares e restaurantes da cidade em: www.foursquare.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

63


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade Divulgação

onde funciona a concessionária Eurobike MINI. A cozinha é assinanda pelo chef francês Sidney Degaine, que já assinou o menu do restaurante The Ram, do Sun Vale Resort, nos Estados Unidos. A casa é uma das poucas embaixadoras da Veuve Clicquot no Brasil. A área ao ar livre é o local ideal para quem gosta de requinte e vista privilegiada. Para beber peça o champagne Brut Veuve Clicquot. A especialidade do Essence Maison Degaine são os pratos preparados com peixes e frutos do mar. Para comer peça o Atum Vermelho que é composto pelo melhor atum vermelho do Pacífico e compreende uma magnífica combinação entre o atum selado, Tacho de Legumes, Noodles e Molho Satay, envolvidos pelo sabor exótico da culinária tailandesa. RT " ¨¯

O Carré de Novilho Precoce do bistrô Flor de Sal é acompanhado de gratin de batatas e molho de vinho

CHINESA CHINA IN BOX êê COZINHA CHINESA

A franquia de Ribeirão Preto faz entregas mas também serve pratos no próprio local. A sugestão é o frango xadrez (cubos de peito de frango com cebola, pimentão e amendoim), um tradicional prato da culinária chinesa. $ T Hé ENDEREÇO Rua Quintino Bocaiúva, 694, Centro - Tel. (16) 3632-5500 SITE www.chi nainbox.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 11h às 14h30 e das 18h às 22h30. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 30. PÚBLICO Jovens, estudantes e famílias entre 20 e 50 anos.

ria espanhola e mediterrânea, com cardápio, decoração e músicas típicas. Recomendamos a Paella Marinera, prato típico espanhol composto por peixe, camarão e frutos do mar. Para beber peça a deliciosa e refrescante Sangria, bebida batida e preparada com vinho tinto e frutas frescas. % R T ¨ H é¯ ENDEREÇO Rua São José, 839, Centro - Tel. (16) 3021-6322 DESDE 2001 SITE www. salamandrarestaurante.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sáb. das 19h à 0h. Sáb., dom. e feriados das 12h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 45 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, mesas ao ar livre e shows de música flamenca. PÚBLICO Alternativo e casais com amigos entre 25 e 50 anos.

ESPANHOLA

FRANCÊS

SALAMANDRA êêêê

ESSENCE MAISON DEGAINE êêêêê

COZINHA ESPANHOLA E MEDITERRÂNEA

O Salamandra é uma mistura de bar e restaurante especializado na culiná-

R 64

COZINHA FRANCESA

O mais novo restaurante francês da cidade fica no luxuoso terraço superior

ENDEREÇO Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 1715, Jardim São Luiz - Tel. (16) 3621-3488 SITE www.mdessence.com.br DESDE 2011 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom. das 19h às 2h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 260 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, estacionamento. PÚBLICO Famílias e casais apreciadores de vinho, entre 30 e 70 anos.

FLOR DE SAL êêêêê COZINHA FRANCESA

O bistrô comandado pelo chef Tiago Caparroz fica numa casinha charmosa e simpática no Boulevard. Com cardápio enxuto mas bem específico, o bistrô apresenta um pouco dos sabores da culinária francesa. Recomendamos o Noix de contrafilé, fetuccine artesanal Flor de Sal, molho branco e mix de cogumelos sautée. Ponto positivo para a extensa carta de vinhos que lista garrafas que vão de R$ 38 a R$ 4.900! %T¨ ENDEREÇO Rua Floriano Peixoto, 1463, Boulevard - Tel. (16) 3421-4963 SITE www. flordesalbistro.com DESDE 2007 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb. das 19h30 à 0h. Dom. das 12h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 100 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado e wi-fi. CAPACIDADE 62 pessoas. PÚBLICO Famílias e casais apreciadores de vinho, entre 30 e 70 anos.

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


FOFO êêêêê COZINHA FRANCO ITALIANA

Na decoração o estilo francês, na culinária uma feliz combinação com pratos italianos. O resultado são receitas deliciosas acompanhadas de uma cuidadosa carta de vinhos. O destaque fica para o Cordeiro do Fofo e o pato com laranja (pato assado com molho de laranja, acompanhado de arroz e purê de maçã). O restaurante conta com uma adega que abriga mais de mil garrafas, oferecendo uma carta de vinhos que supera 300 rótulos, uma das maiores do interior paulista. %RT " ¨é¯ ENDEREÇO Rua João Penteado, 602, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3635-7921 DESDE 1995 SITE www.foforestaurante.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Qua. a sáb. das 19h às 0h. Dom. das 12h30 às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 60 e R$ 120 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada e ar-condicionado. CAPACIDADE 90 pessoas. PÚBLICO Sofisticado e apreciadores de vinho entre 30 e 70 anos.

te da França na cidade. O local oferece sofisticados pratos da culinária francesa tradicional e contemporânea, com destaque para receitas da região de Provence. Conta com um ambiente requintado e acolhedor. Os aromas e sabores de ervas aromáticas frescas colhidas diariamente no próprio jardim do restaurante ressaltam uma culinária personalizada e caprichada. A casa também possui adega com ótimos vinhos. %T ¨é ENDEREÇO Rua São José, 1483, Boulevard - Tel. (16) 3610-1225 DESDE 2010 SITE www.theoto nio.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sáb. das 20h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 75 FACILIDADES Adega climatizada, acesso para deficientes e ar-condicionado. PÚBLICO Casais sofisticados e apreciadores de vinho.

ITALIANO AMICI RISTORANTE êêêêê COZINHA ÍTALO-FRANCESA CONTEMPORÂNEA

LE PETIT BISTROT êêêê COZINHA FRANCESA

Além dos pratos típicos assinados pelo chef Anderson Izo e da decoração temática, a casa aconchegante oferece uma diversificada carta de vinhos que incluem rótulos chilenos, argentinos, italianos, australianos e franceses. Recomendamos o Viandes et Volailles, que é preparado com dois medalhões grelhados com creme de shitake fresco e um refinado sabor da manteiga trufada. T"¨é ENDEREÇO Rua Thomaz Nogueira Gaia, 1116, Jardim Irajá - Tel. (16) 3911-4700 DESDE 2005 SITE www.lepetitbistrot.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sáb. das 19h às 2h. Sáb. e dom. das 13h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 75 e R$ 100 FACILIDADES Adega climatizada; acesso para deficientes e ar-condicionado. PÚBLICO Sofisticado, romântico e apreciadores de vinho.

THEOTONIO êêêêê COZINHA FRANCESA

Localizado no Boulevard, bairro nobre de Ribeirão, a casa é uma representan-

R

Sem dúvida é o mais bonito e charmoso restaurante da cidade. O ambiente é sofisticado, a decoração impecável e o clima bucólico do local surpreende e faz com que se tenha a sensação de estar na Itália. Funciona numa antiga casa que foi adaptada para receber o restaurante. No térreo, mesas ao ar livre junto a uma fonte que inspira romantismo. A adega climatizada abriga vinhos de rótulos renomados. O serviço é atencioso e eficiente. Da cozinha saem pratos inspirados na gastronomia ítalo-francesa elaborados pelos chefs Tullio Santini Júnior e Luigi Santini. Experimente a salada Al Mare, com sabores bem definidos dos frutos do mar junto a um mix folhas. Já o Cordeiro A La Tullio Jr. é a estrela da casa. A carne tenra e macia tem sabor inesquecível. Para sobremesa, peça o tradicional Romeu e Julieta, em versão reinventada. %RT " ¨é ENDEREÇO Rua Olavo Bilac, 1280, Jardim América - Tel. (16) 3964-6035 SITE www.amiciristorante.com.br DESDE 2007 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Qua. a sáb. das 19h às 0h. Dom. das 12h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 80 e R$ 120 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada,

ONLINE Veja as dicas de bares e restaurantes da cidade em: www.foursquare.com/revistarp NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

65


GUIA GASTRONÔMICO

ar-condicionado, área para fumantes e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 120 pessoas. PÚBLICO Romântico, famílias, elegantes e apreciadores de vinho.

tizada, ar-condicionado, estacionamento gratuito, mesas ao ar livre e wi-fi. CAPACIDADE 60 pessoas. PÚBLICO Famílias e casais apreciadores de vinho entre 30 e 70 anos.

Da FiorE GELATO CAFFÈ CUCINA êêêêê

famosa pasta êêê

CAFÉ, GELATERIA E COZINHA ITALIANA

A casa funciona como gelateria, cafeteria e cozinha, opções integradas num ambiente aconchegante e acolhedor. Os pratos são assinados pela chef Tati Bifulco. De entrada peça o misto de folhas com lascas de parmesão e molho de limão siciliano. Como prato principal recomendamos as massas artesanais como o Spaghetti Al pesto e Gamberi e o Pappardelle Al Shitake. Além de cafés e gelatos como o cioccolato e o pistache, a casa também oferece lanches rápidos. Entre os paninis de ciabatta estão o Caprese, que leva tomate seco, mussarela de búfala, presunto Parma e manjericão. A carta de vinhos da casa possui 40 rótulos. A dica é experimentar o tradicional gelato italiano. %RT"¨é Avenida Independência, 2165, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3621-0080 SITE www.dafiore.com.br DESDE 2008 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sáb. das 12h às 0h. Dom. das 12h às 20h. CARTÕES DE CRÉDITO Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 80 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, estacionamento gratuito, mesas ao ar livre e wi-fi. CAPACIDADE 88 pessoas. PÚBLICO Famílias e casais apreciadores de vinho entre 30 e 70 anos. ENDEREÇO

DIVINO RISTORANTE êêêê COZINHA ITALIANA

Com um ambiente sofisticado e decoração contemporânea o restaurante funciona no térreo do edifício Times Square. Pratos como o tradicional capeletti in brodo são elaborados pelo chef italiano Errico Recanati. Para comer peça o Andreina, que consiste num tortello all’amaticiana. O restaurante abre todos os dias para almoço. RT"¨é ENDEREÇO Avenida Presidente Vargas, 2121, Edifício Times Square, Jardim América - Tel. (16) 3234-2360 SITE www.divinoristorante. com.br DESDE 2011 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a dom. das 12h às 15h. Qua. a sáb. das 20h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 70 e R$ 150 FACILIDADES Adega clima-

R 66

COZINHA ITALIANA

O restaurante italiano Famosa Pasta leva a chancela de qualidade da Famosa Pizza. A decoração e arquitetura do local é moderna e inovadora, com ambientes acolhedores, fugindo dos padrões tradicionais dos restaurantes da cidade. A casa conta com um excelente cardápio de massas e uma ótima carta de vinhos. Há opções para os mais diversos paladares. Além de tudo, o atendimento é um grande diferencial. De entrada peça a focaccia ao presunto cru e emmenthal. Como prato principal peça o Pappardelle com abobrinha e camarão passado no azeite e alho, com orégano fresco, lascas de ricota e tiras finas de abobrinha italiana. RT"¨é ENDEREÇO Rua Paschoal Bardaro, 1306, Jardim Botânico - Tel. (16) 3616-5000 SITE www.famosapasta.com.br DESDE 2011 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb. das 19h às 0h. Dom. das 12h às 17h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 90 FACILIDADES Adega de vinhos climatizada, ar-condicionado, estacionamento, deck com mesas ao ar livre. CAPACIDADE 350 pessoas. PÚBLICO Famílias e casais apreciadores de vinho entre 30 e 70 anos.

LA CUCINA TULLIO SANTINI êêêêê COZINHA ITALIANA

O restaurante italiano mais premiado da cidade se destaca pela culinária típica da região norte da Itália, tendo como principal atrativo a leveza nos pratos. Tullio prepara pessoalmente suas massas, molhos e pratos com produtos artesanais e ingredientes nacionais e importados de qualidade. Recomendamos o La Gôndola Imperattore, prato criado por Tullio Santini e ganhador de vários prêmios culinários. Massa artesanal fina e crocante no formato de uma rosa recheada com filé mignon, molho pesto e mussarela. A adega da casa abriga mais de 50 rótulos. Entre os importados se

ONLINE Veja as dicas de bares e restaurantes da cidade em: www.foursquare.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade Divulgação

Um dos pratos mais pedidos no Da Fiore é o delicioso Agnello Alle Erbe

destacam os vinhos italianos e os chilenos. A casa é indicada pela Federazione Italiana Cuochi, importante instituição gastronômica reconhecida internacionalmente. % T " ¨ é¯ ENDEREÇO Avenida Antônio Diederichsen, 485, Jardim América - Tel. (16) 3623-6361 SITE www.tulliosantini.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. das 19h à 0h. Ter. a sáb. 11h30 às 14h e das 19h à 0h. Dom. das 12h às 15h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$100 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada e ar-condicionado. PÚBLICO Casais em clima romântico, empresários e executivos.

ristorante del cacciatore

êêêê

superaconchegante traz para a cidade o que há de melhor em carnes de caça, massas e antepastos. Com menu diferenciado e carta de vinhos com excelentes rótulos, a casa está localizada no mesmo local onde funcionava o famoso restaurante francês La Pyramide. Recomendamos o Papardelle trufado com manteiga de salvia. %T¨é ENDEREÇO Rua Comandante Marcondes Salgado, 1525, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3610-9121 SITE www.delcacciatore.com. br DESDE 2010 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Qua. a sáb. das 20h às 0h. Dom. das 12h às 15h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 40 e R$ 70 FACILIDADES Adega climatizada e ar-condicionado. CAPACIDADE 32 pessoas. PÚBLICO Casais sofisticados, amigos e apreciadores de vinho.

COZINHA ITALIANA

O restaurante já figura como o mais queridinho da cidade. No comando da cozinha está o badalado chef Guilherme Theodoro, que faz questão de fazer uma comida personalizada. O local

R

ZUCCA CUCINA ITALIANA êêêê COZINHA ITALIANA

Enogastronomia é a sua proposta. Com o objetivo de difundir a cultura gastronômica na cidade o Zucca prova

que é possível comer e beber bem sem gastar muito. A carta de vinhos é bem feita e variada. De entrada, peça a brusqueta de tomate com manjericão. Os pratos ossobuco com fetuccine ao ragu e os rolinhos de abobrinhas e beringelas recheadas com tomate seco marinadas no azeite português também são deliciosos. A casa conta ainda com um sommelier para orientar os clientes para a melhor harmonização de massas, molhos e vinhos. A união da ótima comida e preço justo coloca o Zucca no topo da lista de restaurantes que recomendamos. % $ T " ¨é ENDEREÇO Avenida Maurílio Biagi, 2905, Nova Riberânia - Tel. (16) 3234-1051 DESDE 2011 SITE www.zuccacucina.com.br CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 40 e R$ 70 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega de vinhos climatizada, ar-condicionado, estacionamento gratuito e wi-fi. O restaurante é anexo ao luxuoso Arco Hotel Premium. PÚBLICO Executivos, casais e famílias.

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

67


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade Divulgação

O tradicional Combinado do Mirai acompanha shushis, sashimis e niguiris variados

JAPONÊS HASHI SUSHI BAR êêêê COZINHA JAPONESA

Localizado em uma praça de alimentação próxima a Unaerp, o Hashi Sushi Bar merece destaque pela boa culinária japonesa, pelo atendimento e pelo ambiente descontraído cheio jovens e universitários. A sugestão é o Hot Roll, um sushi feito com arroz, salmão e cream cheese, depois empanado, frito e coberto com um molho tarê, levemente adocicado, fazendo seu sabor ser único. A casa também merece destaque por possuir um cardápio variado de sushis, sashimis e pratos quentes da culinária oriental. % $RT"¨Hé ENDEREÇO Rua José Pierri, 95, lojas 12, Edifício Villaggio Belluno, Nova Ribeirânia - Tel. (16) 3618-1546 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb. das 11h às 14h e das 18h às 0h. CARTÕES DE CRÉDITO Visa, Diners Club e MasterCard. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 60 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, área para fumantes e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 90 pessoas.

R 68

PÚBLICO Jovens, universitários, famílias e casais com amigos.

KEEKI êêêê COZINHA JAPONESA

O nome Keeki (Lê-se queiqi) foi criado possivelmente pelo fato de ser do mesmo grupo que gerencia a rede Mousse Cake, em diversos endereços na cidade. O Keeki, que abriu no lugar do antigo Koi, no Boulevard e oferece uma opção muito interessante: O festival do Keeki, onde você paga um valor fixo e escolhe qualquer item do cardápio. Outra sugestão é o Especial Keeki, um combinado de três pratos. Como entrada peça o carpaccio de peixe branco ou salmão. " T ¨é ENDEREÇO Rua Garibaldi, 1561, Boulevard - Tel. (16) 3941-0019 DESDE 2009 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a qui. das 18h às 23h. Sex. sáb, dom. e feriados das 12h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 45 e R$ 60 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, salas reservadas com mesas exclusivas. CAPACIDADE 130 pessoas. PÚBLICO Executivos e famílias e casais, entre 20 e 60 anos.

MIRAI êêêêê COZINHA JAPONESA

A culinária japonesa encontra no Mirai um representante digno de sua tradição. Os pratos são elaborados com a cautela e meticulosidade nipônica, mostrando que a casa se preocupa não apenas em oferecer uma comida saborosa, mas também pratos que sejam agradáveis aos olhos. O restaurante impressiona pela qualidade e pelo design do cardápio, que é muito bem organizado. Nele encontra-se uma grande variedade de pratos. Sushis, teppans, temakis e tekka makis são alguns dos destaques. Entre os pratos quentes, tempurás, yakissobas e camarões empanados são algumas das opções que recomendamos. Para quem gosta de sashimi, a casa oferece pratos de tamanhos bem variados, que trazem de 10 a 40 fatias. As terças a casa serve ostras frescas vindas diretamente de Florianópolis. As toalhinhas quentes, as salas individuais e as balas japonesas vendidas no local também fazem toda diferença. % RT¨Hé ENDEREÇO Rua Ondibecte Silveira, 293, Jardim Macedo - Tel. (16) 3624-0530 DESDE 1996 SITE www.mirairestaurante.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom. das 12h às 14h e das 18h30 à 23h. Sáb. e dom. das 16h às 0h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 75 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, mesas ao ar livre, salas individuais com mesas exclusivas e wi-fi. PÚBLICO Casais sofisticados, famílias e românticos.

MOMBUKA êêê COZINHA JAPONESA

Onde antigamente foi a casa de restaurantes como o Doozo e o Akira Yá, agora fica o Mombuka. O restaurante japonês tem uma proposta diferenciada dos anteriores que já passaram pelo local, começando pelo nome que homenageia a colônia japonesa de Guatapará. Os principais pratos da casa: sushis de Kappamaki (pepino com gergelim), Califórnia Tropical (manga, pepino, kani kama e salmão), nigiris (salmão e salmão skin), temakis, sashimis e o inusitado Joe Salmon Amora (arroz

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


envolto de filete de salmão, amora e cream cheese). R T ¨é ENDEREÇO Rua Altino Arantes, 2003, Jardim América - Tel. (16) 3877-5555 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb. 11h30 às 14h30 e das 19h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 40 e R$ 80 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, mesas ao ar livre e wi-fi. PÚBLICO Casais sofisticados, executivos e famílias.

MEXICANA VIVA MÉXICO! êêê COZINHA MEXICANA

No mesmo local onde existe o restaurante, também funciona uma livraria. A pequena e aconchegante casa possui decoração mexicana com garrafas de bebidas de cores e formatos diferentes no balcão. É o lugar ideal para encontros mais reservados, e principalmente para apreciar os típicos pratos da culinária mexicana, além das diversas cervejas e bebidas. RT ¨é Rua Comandante Marcondes Salgado, 1541, Boulevard - Tel. (16) 36106277 SITE www.vivamexico.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De seg. à sáb. das 19h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 60 pessoas. PÚBLICO Descontraído, entre 30 e 50 anos. ENDEREÇO

ENDEREÇO Rua João José Rodrigues de Morais, 453, City Ribeirão - Tel. (16) 3916-1990 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 18h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada, ar-condicionado, mesas ao ar livre, área para crianças. PÚBLICO Famílias com crianças e casais entre 20 e 60 anos.

FAMOSA PIZZA êêêêê PIZZARIA

Em cada receita a pizzaria busca a medida certa de recheio, molho natural, massa crocante e leve. O cliente ainda pode escolher até quatro sabores em uma só pizza. No cardápio, as pizzas recebem o nome de grandes personagens da cultura internacional. Recomendamos a pizza Mona Lisa, que é feita com uma massa espessa de cream cheese, alho poró puxado na manteiga e vinho branco. A tradição italiana de comer as fatias de pizza com as mãos também é mantida. Filas são comuns nos finais de semana, porém vale esperar e pedir a pizza de alho poró. T"¨Hé ENDEREÇO Avenida Wladimir Meirelles Ferreira, 1466, Jardim Botânico - Tel. (16) 3911-8877 SITE www.famosapizza.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias a partir das 18h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 25 e R$ 50 FACILI-

DADES Acesso para deficientes, adega de

vinhos climatizada, ar-condicionado, área para crianças e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 370 pessoas. PÚBLICO Famílias com crianças e casais entre 20 e 60 anos.

PADELLA êêêê PIZZARIA

A casa serve pizzas de sabores inconfundíveis. Diferente das tradicionais pizzarias, a pizza do Padella é feita numa panela de ferro. Uma carta de coquetéis inovadores é assinada pelo conceituado bartender Zeca. Para beber peça o Jack Limonade ou o Gostinho de Infância. Recomendamos a tradicional pizza de marguerita ou de filé mignon. Além do jantar, a casa abre para almoço no sistema self-service. % T ¨ H é¯ Rua Marechal Rondon, 826 - Jardim América - Tel. (16) 3289-1670 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 18h às 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 60 FACILIDADES American Bar, acesso para deficientes, ar-condicionado e área para crianças. PÚBLICO Famílias com crianças e casais entre 20 e 50 anos. ENDEREÇO

PIZZERIA ZIO TOTÓ êêêê PIZZARIA

Com duas casas, a Pizzeria Zio Totó é uma das mais tradicionais da cidade. Com suas pizzas elaboradas em forno

A pizza Margherita do Ateliê da Pizza é considerada uma das melhores da cidade

PIZZARIA ATELIÊ DA PIZZA êêêê PIZZARIA

R

Divulgação

No Ateliê da Pizza você encontra mais de 50 tipos de pizzas, além de poder montar a sua própria pizza com seus ingredientes preferidos. A sugestão do guia é a tradicional e a pizza de marguerita que é preparada com mussarela de búfala, tomate e manjericão fresco. % T ¨ Hé

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

69


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade à lenha e de maneira artesanal, a casa mantém a tradição de seu fundador, o italiano Dom Calógero. O cardápio mescla pizzas tradicionais e novas influências e tendências. Com mais de 50 variedades de sabores e estilos, os destaques são as pizzas A La Puttanesca, que é feita com molho especial à base de alcaparras, azeitonas e uma pitada de alici, já a pizza de rúcula com mussarela de búfala e alho poró com tomatinhos cereja é muito recomendada. T"¨Hé ENDEREÇO Avenida Senador Cesar Vergueiro, 1185, Jardim Irajá - Tel. (16) 3623-3377 SITE www.ziototo.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom. das 18h30 à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, área para crianças, estacionamento próprio e espaço para eventos. PÚBLICO Famílias e casais, entre 25 e 70 anos.

SENHORA PIZZA êêêê PIZZARIA

O destaque do local é a grande variedade de pizzas de sabores tradicionais e outros diferenciados, como a pizza de carne seca, além das pizzas doces. Além de pizzaria, a casa abre para o happy hour com um chope geladíssimo, petiscos variados e sanduíches. A dica é a pizza Classe A preparada com molho de tomate, atum, muçarela e gorgonzola. T"¨Hé Avenida José Hebert Faleiros, 230, Recreio das Acácias - Tel. (16) 36295055 SITE www.senhorapizza.com HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom. das 18h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado e estacionamento próprio. PÚBLICO Famílias e casais, entre 25 e 70 anos. ENDEREÇO

VIA LUCE êêêêê PIZZARIA

A tradicional pizzaria oferece uma das melhores pizzas da cidade num ambiente familiar e aconchegante. As pizzas são preparadas com ingredientes nobres como o legítimo queijo Catupiry. A sugestão da revista é a saborosa pizza de shitake, preparada

R 70

com mussarela, shitake e tempero especial. Vale a pena experimentar outros sabores. T¨Hé ENDEREÇO Avenida Santa Luzia, 100, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3625-2530 SITE www.pi zzariavialuce.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 18h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, área para crianças. PÚBLICO Famílias e casais, entre 25 e 70 anos.

PORTUGUESA ADEGA LEONE êêêê COZINHA PORTUGUESA

Inaugurada a mais de 12 anos, a Adega Leone dedica-se à cozinha tradicional portuguesa. A casa é bela e decorada com extremo bom gosto. O local ainda oferece uma extensa carta de vinhos. Os pratos preparados com bacalhau e o lombo assado com azeite e batatas ao murro são as mais pedidas do restaurante. Mas o grande destaque da casa fica para pratos como a perna de cabrito em vinha d’alho, acompanhado de arroz de chouriço. De sobremesa, o toucinho do céu, doce feito de gemas, amêndoas e açúcar é uma ótima opção. % T ¨é ENDEREÇO Rua Eliseu Guilherme, 340, Boulevard - Tel. (16) 3635-3299 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sáb. das 18h à 0h. Dom. das 12h às 15h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 40 e R$ 80 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado e estacionamento. CAPACIDADE 150 pessoas. PÚBLICO Famílias e casais apreciadores de vinho entre 30 e 65 anos.

VARIADA

cardápio fixo durante a semana. O destaque da casa é a tradicional feijoada que é preparada sempre aos sábados. Servida com ingredientes separados, é considerada um atrativo gastronômico da região. Outro prato tradicional do restaurante é o nhoque da fortuna, servido no jantar todo dia 29. % T " ¨ é¯ ENDEREÇO Rua General Osório, 850, Centro Tel. (16) 3977-3939 SITE www.streamhoteis. com.br/athenas HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 12h às 14h30. Sáb. das 12h30 às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 40 e R$ 80 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, estacionamento e wi-fi. CAPACIDADE 150 pessoas. PÚBLICO No almoço executivos e no jantar famílias e casais entre 30 e 65 anos.

Boteco do Vadinho êêêê COZINHA VARIADA

A casa tem a descontração de um boteco e o conforto e atendimento de restaurante. Assim é o Boteco do Vadinho, um lugar onde você pode sentar numa mesa tranquila e apreciar um chope gelado sem a aglomeração de pessoas. A casa serve pratos variados como porções, pizzas, comida japonesa, saladas, frutos do mar e lanches. Nossa dica é o risoto de cogumelos com a salada Caesar. A deliciosa feijoada servida aos sábados também é bastante recomendada. $ T ¨ é¯ ENDEREÇO Rua Arthur Bernardes, 169 Jardim Sumaré - Tel. (16) 3237-9488 DESDE 2010 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sex. das 18h às 23h. Sáb. e dom. das 12h à 23h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 35 e R$ 40 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado e música ao vivo ou DJ. CAPACIDADE 180 pessoas. PÚBLICO Arrumadinhos, sofisticados e casais entre 25 e 65 anos.

Duets Pasta & Burger êêêê COZINHA VARIADA

ATHENAS êêêê COZINHA INTERNACIONAL VARIADA

Com um ambiente charmoso e climatizado o restaurante Athenas é conhecido pela excelência gastronômica. Oferece o mais completo café da manhã e um

O restaurante oferece um lugar aconchegante, climatizado e de fácil acesso, com pratos quentes, frios e uma deliciosa pista de petiscos, pães e queijos. O carro-chefe do Duets são os mini burguers, sendo um dos pratos mais

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


Divulgação/Wagner Abrahão Junior

requisitados no restaurante. No almoço tem um buffet que resgata a cozinha brasileira preparado pelo consagrado chef João Roberto. A noite casa serve burguers, massas, risotos e grelhados, além de ótimos vinhos. %RT"¨é ENDEREÇO Av. Doutor Adolfo Bianco Molina, 2595, loja 3, Jardim Canadá - Tel. (16) 39118810 DESDE 2005 SITE www.duetspastabur ger.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sex. das 12h às 16h e das 18h às 1h. Sáb. e dom. das 12h à 1h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 35 e R$ 65 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada, ar-condicionado, estacionamento com manobrista, mesas ao ar livre e wi-fi. CAPACIDADE 230 pessoas. PÚBLICO Executivos, sofisticados e casais entre 25 e 60 anos.

MOUSSE CAKE êêêêê COZINHA VARIADA E CONTEMPORÂNEA

A cafeteria de alto padrão, oferece um ambiente muito bem decorado e dispõe de muitas variedades no cardápio. Além do tradicional cafezinho e dos doces como o delicioso mousse de chocolate. O espaço também serve almoço light como o combinado de saladas e quiche. No happy hour uma sugestão são as bruschettas de alho poró e peperone no pão ciabata aberto. O crepe de Shitake recheado com queijo gouda e gratinado é uma boa sugestão, assim como a limonada suíça. % $RT"¨Hé Rua João Penteado, 1481, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3931-4598 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Dom. a qui. das 12h às 23h. Sex. e sáb. das 14h à 0h. ENDEREÇO 02 Rua Itatiaia, 242, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3623-2234 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom das 12h às 23h30. ENDEREÇO 03 Avenida José Adolfo Bianco Molina, 2060, Jardim Canadá - (16) 3235-4808 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom. das 9h à 0h. ENDEREÇO 04 Avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, 1540 - RibeirãoShopping - Tel. (16) 3902-1105 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 12h às 22h. SITE www. moussecakecafe.com.br CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 60 FACILIDADES Acesso para deficientes, internet sem fio (wi-fi) e ar-condicionado. PÚBLICO Jovens arrumadinhos, sofisticados, casais com amigos entre 19 e 60 anos e famílias. ENDEREÇO 01

R

S.A. Restaurante Bar êêêê BAR E COZINHA CONTEMPORÂNEA

Um dos lugares mais descontraídos e com gastronomia que é referência na cidade. O S.A. traz novidades e pratos exclusivos assinados pelo renomado chef Marcelo Tanus. Considerado um dos melhores e mais tradicionais restaurante da cidade, a casa tem em sua bagagem uma culinária que vai de simples petiscos a uma gastronomia mais elaborada, atraindo todos os paladares. Sempre fiéis, os frequentadores enchem a casa aos finais de semana. Os mais jovens marcam presença especialmente às quintas e sextas. Aos sábados um público mais velho toma conta das mesas, onde o clima é romântico, mas ao mesmo tempo a paquera rola solta. R T " ¨ H é¯ ENDEREÇO Avenida Independência, 2379, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3421-6300 SITE www.restaurantesa.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a qui. das 18h à 0h. Sex., sáb. e dom. das 11h30 à 0h CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 35 e R$ 70 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, mesas ao ar livre e wi-fi. CAPACIDADE 280 pessoas. PÚBLICO Jovens e casais entre 18 e 50 anos.

BARES

O Camarão a Provençal do Casimiros Boteco Gourmet

SITE www.aguadoce.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a qui. das 17h à 0h. Sex. e sáb. das 17h às 2h. Dom. das 14h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, estacionamento com manobrista e show com bandas todas as noites. PÚBLICO Jovens e casais com amigos entre 18 e 50 anos.

ÁGUA DOCE CACHAçARIA êêê BAR E CACHAÇARIA

Instalada em uma linda construção e com decoração agradável, a casa oferece os tradicionais pratos típicos de botequim como os escondidinhos, porções e aperitivos. Para beber, uma infinidade de cachaças artesanais, além do chope e os fartos coquetéis. O atendimento, aclamado por muitos, mas reprimido por alguns clientes mais reservados, já se tornou também outra marca registrada da casa. O palco recebe atrações musicais todas as noites, com música sertaneja, axé, pop e MPB. As filas são constantes no final de semana. % $ R " ¨ é¯ ENDEREÇO Avenida Independência, 1534, Jardim. Sumaré - Tel. (16) 3931-5553

CASIMIROS êêêê BUTECO GOURMET

O boteco moderninho e com decoração diferenciada oferece aos clientes mesas ao ar livre, petiscos e uma comida diferente de boteco. Uma carta de coquetéis e bebidas tradicionais completam o cardápio. A casa é ponto de encontro de amigos. Para beber peça uma das cervejas da Cervejaria Colorado. Para comer sugerimos o Filé Chatô. R¨é Rua Casimiro de Abreu, 944, Jardim América - Tel. (16) 3610-8558 SITE www. sejacasimiro.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom. a partir das 18h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Visa Electron e Visa Vale. PÚBLICO Descontraídos, jovens e apreciadores de cerveja e culinária de boteco. ENDEREÇO

ONLINE Siga a Revista ribeirãopreto no Foursquare e veja as dicas de bares e restaurantes da cidade em: www.foursquare.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

71


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade Divulgação

A histórica choperia Pinguim atrai turistas e visitantes de todo o Brasil

acompanham perfeitamente a bebida gelada. A porção de carne seca é tradicional e sempre é muito requisitada. Os lanches da choperia e os souvenirs da marca também merecem destaque. %R " ¨ é ENDEREÇO Rua General Osório, 389, Centro - Tel. (16) 3610-8258 DESDE 1943 SITE www. pinguimochopp.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb das 9h à 1h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Visa Electron e Visa Vale. PÚBLICO Descontraído, entre 30 e 60 anos.

SALZ êêêê BAR

CERVEJARIUM êêê BAR E CERVEJARIA

Aberto desde outubro de 2005, o Cervejarium trouxe um conceito de bar diferenciado para Ribeirão. A descontração de um ambiente de boteco faz do Cervejarium o lugar perfeito para degustar petiscos, chopes e cerveja da Cervejaria Colorado. O destaque fica para carta de cervejas de vários países como as belgas, alemãs, inglesas, americanas e muitas outras. No Cervejarium você pode fazer uma verdadeira viagem ao mundo das cervejas. Para comer, peça o petisco peça o pastelzinho de carne seca. % $ Ré ENDEREÇO Avenida Independência, 3242, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3911-4949 DESDE 2005 SITE www.cervejarium.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 18h às 23h30. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 45 FACILIDADES Acesso para deficientes e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 200 pessoas. PÚBLICO Grupos de amigos fazendo happy hour, casais e apreciadores de cerveja.

CHOPP TIME STREET êêê BAR, RESTAURANTE E CHOPERIA

A casa tem um dos happy hour mais alegre e concorridos da cidade. O

R 72

ambiente descontraído serve as mais variadas bebidas e chopes. O cardápio tem muitas opções e a cozinha é rica em novidades. Para petiscar a dica é a porção de picanha fatiada acompanhada de vinagrete, pão e mandioca fritas. % $ T"¨é

O nome Salz vem de sal em alemão. O bar teve como inspiração os melhores bares de Nova Iorque e da Vila Madalena, em São Paulo. A casa oferece diversão de bom gosto, com espaço reservado para músicos, DJs e pequenos shows. O restaurante conta com um cardápio assinado pelo conceituado chef Walter Di Carmo. Para beber peça o Mojito Bacardi Friendly para dividir e beber com os amigos. Para beliscar peça a deliciosa porção de pasteizinhos de mussarela de búfala, tomate cereja e majericão. % R T " ¨ é¯

ENDEREÇO Avenida Independência, 2579, Sumaré - Tel. (16) 3911-7898 SITE www. chopptime.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 17h à 1h. Sáb. e dom. a partir das 12h. CARTÕES DE CRÉDITO Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, estacionamento com manobrista. PÚBLICO Grupos de amigos fazendo happy hour, jovens, famílias e casais descontraídos, entre 18 e 65 anos.

ENDEREÇO Avenida Itatiaia, 1415, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3442-9242 SITE www.salz bar.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sex. a partir das 18h. Sáb. e dom. a partir das 17h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, estacionamento com manobrista e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 180 pessoas. PÚBLICO Grupos de amigos fazendo happy hour, jovens arrumadinhos e casais descontraídos, entre 18 e 45 anos.

PINGUIM êêêê

SENHOR CHOPP êêê

BAR E CHOPERIA

O chope mais famoso do país é zona de perigrinação de turistas de todo Brasil. Conhecido como o mais famoso cartão postal de Ribeirão Preto, a casa serve chope Antarctica geladíssimo. É frequentado em sua grande maioria por turistas e artistas famosos. A choperia oferece o mais cremoso e leve chope da cidade e o restaurante conta com um cardápio variado com diversos pratos, porções e petiscos que

BAR E CHOPERIA

O Senhor Chopp da Fiusa é uma das três choperias da rede que oferece uma variada carta de bebidas, passando pelos tradicionais coquetéis, até drinks mais sofisticados. A casa conta com o Club do Whisky, um serviço exclusivo para quem frequenta o local. Além disso, o Senhor Chopp tem serviço de buffet, você pode optar pelos aperitivos, porções, sanduíches e um serviço à la carte. T"¨é

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


ENDEREÇO Avenida Professor João Fiusa, 1901, Jardim São Luiz – Tel. (16) 3441-3132 SITE www.senhorchopp.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 17h30 à 0h. Sáb. e dom. das 11h à 1h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Visa Electron e Visa Vale. FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, estacionamento com manobrista e mesas ao ar livre. PÚBLICO Grupos de amigos fazendo happy hour, jovens, famílias e casais descontraídos, entre 18 e 65 anos.

VILA DIONÍSIO êêêê BAR E PUB

O pub tem dois palcos distintos onde acontecem apresentações e shows. O local é frequentado por jovens e apreciadores de cerveja e rock’n’roll. O Vila Dionísio desenvolveu identidade própria, difundindo a cultura cervejeira e trazendo ótimas bandas de blues, rock e jazz, propiciando um ambiente único e de decoração marcante. O bar conta com mais de 200 opções de cervejas de 17 países. Para comer peça a premiada e deliciosa coxinha de frango e catupiry. % T " ¨ é¯ Rua Eliseu Guilherme, 567, Boulevard - Tel. (16) 3610-7416 SITE www. viladionisio.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb. a partir das 17h. Dom. a partir das 15h30. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 60 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, mesas de sinuca e wi-fi. PÚBLICO Grupos de amigos fazendo happy hour, apreciadores de cerveja e jovens descontraídos entre 20 e 45 anos. ENDEREÇO

Três Colheres Pâtisserie êêêê

Recomendamos exclusivo Igloo, bombom de chocolate ao leite com recheio de marshmallow. %T¨H

CAFÉ E DOCERIA

ENDEREÇO Rua João Penteado, 2560, Jardim São Luis - Tel. (16) 3623-7695 SITE www.lebonbon.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 9h às 18h30. Sáb. das 9h às 13h. CARTÕES DE CRÉDITO Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. FACILIDADES Ar-condicionado, aceita encomendas para festas e casamentos.

João Brigadeiro Gourmet êêêê BRIGADEIROS E CHOCOLATES FINOS

Com um menu exclusivo assinado pelo chef Francisco Rebêlo, a casa surpreende pelas receitas exclusivas de brigadeiros. Entre os destaques estão os brigadeiros de caipirinha, Ferrero Rocher, rosas, banana caramelizada e Romeu e Julieta. O João Brigadeiro aceita encomendas para festas e eventos. % T"¨Hé ENDEREÇO Rua Comandante Marcondes Salgado 1736, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3442-4323 SITE www.joaobrigadeiro.com. br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 10h30 às 19h. Sáb. das 10h30 às 16h CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. FACILIDADES Ar-condicionado, estacionamento e aceita encomendas para festas.

Com duas lojas na cidade a Três Colheres Pâtisserie serve produtos gourmet para seus clientes. O cappuccino gourmet servido com chantilly é uma delícia, mas você também pode escolher entre o café com cardamomo, chocolate quente ou com chá alemão. Outra grande atrativo da casa são os famosos e saborosos cupcakes doces e salgados, em tamanhos standard e mini, que são a prata da casa. A loja da rua Chile é pequena e recebe os clientes de forma muito acolhedora e personalizada. Já no Boulevard, a loja é maior, aconchegante e muito bem ambientada. % T"¨H ENDEREÇO 01 Rua Chile, 1101, sala 03, Jardim Irajá - Tel. (16) 3877-8012 ENDEREÇO 02 Rua Marechal Deodoro, 1631, Boulevard - Tel. (16) 3877-7010 SITE www.trescolheres.com. br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb. das 9h às 19h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. FACILIDADES Ar-condicionado, área para crianças, estacionamento privativo na loja do Boulevard e aceita encomendas para festas.

Ajude-nos deixar o Guia Gastronômico completo e atualizado. Reporte erros, envie sugestões e críticas para a redação através do e-mail: redacao@revistarp.com.br

DOCERIAS Le bonbon êêêêê CHOCOLATES FINOS

Há 17 anos a casa cria deliciosos chocolates artesanais. Macio na textura e intenso no sabor, o chocolate da Le Bonbon fascina e conquista na primeira mordida. O segredo são os ingredientes frescos e naturais. A matéria-prima é escolhida a partir de uma cuidadosa seleção. Não contém conservantes, o que lhes confere uma qualidade especial em sabor, frescor e textura.

R

Os irresistíveis brigadeiros do João Brigadeiro Gourmet Divulgação

ONLINE Siga a Revista ribeirãopreto no Foursquare e veja as dicas de bares e restaurantes da cidade em: www.foursquare.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

73



COM A PALAVRA Crônicas, reflexões e artigos dos nossos colunistas

REFLEXÃO

Para onde você está indo? Algumas coisas deveriam ser como andar de bicicleta por MARCELA CALURA

Recentemente adquiri o hábito de pedalar. Sim, isso mesmo. Pegar a bicicleta, colocar o capacete e sair por aí. De todas as coisas que aprendi nesses meses, uma delas foi que pedalar pode ser libertador. A primeira ladeira me fez viajar nas lembranças da infância, o vento no rosto, a certeza de que não existia nada além daquela sensação, fui tomada subitamente por um sentimento inexplicável de coragem e de que nada poderia dar errado. Eu tive que me forçar a lembrar que era adulta e que minha estrutura óssea talvez não me permitisse tamanha ousadia. Passado o deslumbramento, a adrenalina e a energia que tomou conta de mim, aprendi outra lição. Não tão inspiradora quanto. Como uma pessoa que inicia uma atividade, procurei me informar, conhecer meus deveres e direitos no ato de pedalar. Em poucos metros percorridos, uma buzina estalada no ouvido e um carro jogado em cima de mim me trouxeram de volta a realidade. Para onde as pessoas estão caminhando? Porque o trânsito virou essa selvageria inacreditável? Talvez por isso, uma das escolhas que fiz no decorrer dos anos foi fugir dele. Tenho habilitação, mas não dirijo, qual o problema em fortalecer as pernas e escapar do caos? Eu não vejo problema algum em você sair de casa confortável em seu carro. É uma questão de

R

escolha, conveniência, vontade. Não de certo ou errado. Não sou ciclista, nem ativista. Sou apenas um ser humano que descobriu o prazer em fazer algo simples. O que mais me assusta nessa história toda é ver o respeito e a paciência se perderem no caminho. O pior de tudo é perceber que eles sumiram não só do trânsito, mas das filas de banco, dos restaurantes e dos consultórios médicos. Quer um exemplo? O quanto você se irrita com o download que está demorando? E o que você faz? Troca para uma internet mais rápida. Só que felizmente, as pessoas não têm taxas de transferência que podem ser mudadas. Tanto imediatismo anda nos tornando frios, impulsivos, donos de si. Desenvolvemos uma relação equivocada com o tempo. Estamos acelerados, correndo, para no fim não sentirmos mais prazer em nada. Se você duvida disso, experimente uma ladeira, experimente sentir-se livre em algum momento da sua vida. Estamos chegando num tempo em que temos a visão idiota que só há um jeito de fazer as coisas, o nosso. g

MARCELA CALURA é ribeirão-pretana e redatora publicitária. Trabalha em uma agência on-line em São Paulo, é fã de futebol e tecnologia, não necessariamente nessa mesma ordem e nas horas vagas coleciona impressões sobre a vida.

ONLINE Leia mais crônicas e reflexões escritas por Marcela Calura no blog: www.pensoquenao.blogspot.com NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

75


COM A PALAVRA Crônicas, reflexões e artigos dos nossos colunistas

REFLEXÃO

Política: instrumento de mudança A necessidade de politizar o pensamento por MATHEUS ARCARO

O que a palavra política traz consigo hoje? Corrupção? Meio para atingir fins particulares? Desesperança? Pois é. De tão deturpada, ela é mal vista pela maioria das pessoas. Mas nem sempre foi assim. O termo “política” é derivado da palavra pólis, a cidade grega, que surge no século VI a.C, rompendo com a tradição aristocrata. Cidade não como conjunto de edifícios e ruas, mas como uma comunidade organizada, formada pelos cidadãos (politikós) pertencentes ao sistema de normas racionais. O surgimento da pólis é um elemento profundamente original na história das civilizações e fundamental para a origem da filosofia. Com a pólis, estabelece-se a distinção entre público e privado; a existência humana passa a ser concebida numa dimensão partilhada (eu existo em prol do bem comum); as decisões são tomadas em debates na ágora e cria-se um vínculo entre razão e política. Para os gregos a política era a finalidade superior da vida humana. Aristóteles afirmou: “fora da pólis, o homem ou é uma besta ou um deus.” A importância da reflexão política é tamanha na filosofia aristotélica que ele critica o direito à cidadania aos que trabalham, já que estes estariam fadados a uma existência mecânica, incapazes, portanto, de refletir acerca de tema tão relevante.

R 76

Para Platão, a cidade ideal é governada por filósofos não remunerados que têm como interesse o bem geral da pólis. Antagonicamente, a cidade injusta é a que está nas mãos dos que lutam por interesses particulares (Alguma relação com política contemporânea?). Ao longo da história, inúmeros autores e fatos contribuíram para a formação do pensamento político. Maquiavel, no século XV, desmistifica a “política-teológica” e inaugura o pensamento político moderno. No século XVIII a Revolução Francesa confronta o regime absolutista e estabelece a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão - referência para constituições de vários países. Mais tarde, Marx critica a economia política e apresenta o socialismo (que seria implantado equivocadamente na Rússia a partir de 1917)... Enfim, conhecendo ao menos superficialmente esse panorama histórico-filosófico, podemos aguçar nosso pensamento crítico e, imbuídos de um sentimento de cidadania (no sentido grego da palavra), tentar algo em prol da política atual. g

MATHEUS ARCARO é formado em Comunicação Social e também em Filosofia. Trabalha como diretor de criação publicitária e professor de Filosofia e Sociologia. Além de redator, é também escritor, com artigos, crônicas e poesias publicados em diversos portais e revistas. Nas poucas horas vagas arrisca-se como artista plástico.

ONLINE Conheça mais sobre os trabalhos de Matheus Arcaro no site: www.matheusarcaro.art.br | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011


COM A PALAVRA Crônicas, reflexões e artigos dos nossos colunistas

ESPORTE

Esporte e superação Um relato sobre os desafios e vitórias na Maratona de Amsterdã por MARCELO ROCHA

Em outubro viajei para a Holanda com um grupo de maratonistas para participar da Maratona de Amsterdã. Primeira corrida do outro lado do Atlântico, no frio e com atletas das mais diversas nacionalidades. Esta prova foi a escolhida por apresentar três opções de distâncias (8, 21 e 42 quilômetros), o que nos permitiu levar um grupo eclético. As baixas temperaturas nesta época do ano e o fato de o percurso ser totalmente plano favorece tanto atletas iniciantes quanto aqueles que buscam performance. Corri os 42 km juntamente com um aluno. Nós fizemos uma preparação de 16 semanas de treinos, com o objetivo de terminar a prova em menos de quatro horas. Os treinos programados foram cumpridos e não houve qualquer tipo de lesão ou imprevisto que alterasse nossos planos. A maratona começou já na viagem, 11h de vôo e depois de cinco filmes seguidos chegamos em Amsterdã três dias antes da prova. Conseguimos adaptar facilmente ao fuso horário de cinco horas. O hotel era confortável e encontramos bons restaurantes de massa, tudo o que um corredor precisa. Os dias antes da maratona foram de privações em relação ao turismo, mas nada que atrapalhasse nossa admiração pela cidade. A beleza de Amsterdã é ímpar. Para nós, esportistas, as ciclofaixas por toda a cidade eram um ponto de destaque. No dia da prova, devido a alterações no transporte e ao grande fluxo de pessoas, tivemos que ir caminhando até a largada. Foram aproximadamente 2,5 km de caminhada no

R

frio. Chegando, já nos encaminhamos à área de largada, na pista de atletismo do estádio, onde realizamos o aquecimento até a largada. A prova era linda, misturando cenários urbanos e uma área rural ao lado do rio Amstel. No quilômetro 22, aconteceu um imprevisto: senti fortes dores no joelho esquerdo. Pensei inclusive em abandonar a prova, mas percebi que estava correndo no desnível do asfalto. Resolvi correr no centro da pista e diminuir um pouco a velocidade. Deu certo. As dores passaram e consegui seguir na prova. Nestes momentos, houve um grande desgaste mental. No quilômetro 33, praticamente fui obrigado parar no ponto de hidratação. Daí em diante, a corrida foi muito difícil. Foram nove quilômetros sofridos numa briga intensa comigo mesmo. Um exercício de superação. Pensar na chegada no Estádio Olímpico, com centenas de pessoas torcendo por você, foi a alternativa motivacional usada para ir até o final da maratona. Ao chegar no estádio, os gritos de incentivo recompensaram todo o meu esforço. Na reta final, as câimbras e lágrimas foram inevitáveis. A meta foi atingida. Completei a prova em 3h53min. Meu aluno também conseguiu, com o tempo de 3h55min. Dupla conquista: pessoal e profissional. Uma sensação inexplicável! g MARCELO ROCHA é apaixonado por esportes e faz disso sua profissão. É especialista em corrida, treinamento funcional e viaja o mundo como maratonista amador. Procura inspirar seus alunos na busca constante por qualidade de vida e bem estar. Atualmente é diretor técnico da 2run Assessoria Esportiva.

ONLINE No site www.amsterdammarathon.nl é possível encontrar mais informações e fotos das provas da Maratona de Amsterdã. NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

77


COM A PALAVRA Crônicas, reflexões e artigos dos nossos colunistas

SAÚDE

O ensino médico em Ribeirão Preto Como nossa cidade se tornou um expoente na formação médica por GUILHERME TEIXEIRA DE ARAÚJO

Em 1999, deixei o interior de Goiás para cursar Medicina em Ribeirão Preto. Na época, Goiás contava com apenas uma faculdade de Medicina, que era incapaz de atender a demanda de vestibulandos que almejavam o curso. Uma coisa me impressionou logo de cara: o número de escolas médicas na cidade. Em 1999, Ribeirão Preto contava com a mesma quantidade de faculdades de Medicina que todo Centro-Oeste brasileiro. A história das escolas médicas em Ribeirão Preto se iniciou em 1952, com a fundação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto por um médico visionário, o Dr. Zeverino Vaz. Após quase 60 anos de uma gloriosa existência, figura entre as melhores faculdades de Medicina do Brasil, sendo referência internacional em pesquisa médica. Na década de 90 surgiu os cursos da Universidade de Ribeirão Preto, conduzida pelo Dr. Dutra de Oliveira (médico pioneiro que introduziu a Nutrologia no Brasil) e do Centro Universitário Barão de Mauá, coordenada pelo Dr. Affonso Ferreira e pelo saudoso Dr. Luiz Carlos Raya (agora você sabe porque aquele parque do Jardim Bootânico tem esse nome!). Mesmo com poucos anos de vida, ambas já figuram entre as melhores escolas médicas privadas do Brasil. As maiores vantagens que as escolas médicas trouxeram para nossa região foram a melhora da qualidade do atendimento, uma vez que o aluno de Medicina tende a ser mais atencioso e é sempre

R 78

orientado por um médico experiente, além da quantidade de recursos trazidos pelos alunos e a disponibilidade de profissionais para o atendimento da população. Por outro lado, a alta concorrência e a baixa remuneração obrigam os médicos recém-formados a várias horas de trabalho, algumas vezes sem as condições adequadas, para garantirem um soldo digno. A quantidade de faculdades de Medicina reflete o número de médicos em Ribeirão Preto. Nossa cidade conta com 5,7 médicos por mil habitantes, número muito superior ao do Japão que possuí 2 médicos por mil habitantes e a própria média nacional que é de 1,7 médicos por mil habitantes. Tive a oportunidade de estagiar três meses no maior hospital de Madri, na Espanha, e posso garantir que a qualidade do atendimento médico em Ribeirão Preto nada deve à dessa cidade. O que nos falta em recursos compensamos com a alta qualidade profissional dos médicos formados em nossa cidade. g

GUILHERME TEIXEIRA DE ARAÚJO é ribeirão-pretano de coração e apaixonado por esportes e cinema. Graduado em Medicina e com especialização em Nutrologia e Clínica Médica. Atualmente é professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto e atende em sua clínica.

ONLINE Conheça mais sobre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto que fica na USP no site: www.fmrp.usp.br | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011



COM A PALAVRA Crônicas, reflexões e artigos dos nossos colunistas

CRÍTICA

Ribeirão e seu desenvolvimento Pesquisa da FIRJAN aponta Ribeirão como a quarta cidade mais desenvolvida do país por DANILO CHIAROTI

Sempre é bom ouvir boas notícias de nossa cidade. Sempre é bom saber que Ribeirão cresce e é referência em vários aspectos. E quando isso vem de uma pesquisa de fora de nossas divisas é melhor ainda. Tive a grata surpresa com a notícia dada pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) de que nossa cidade foi eleita o quarto município mais desenvolvido do país. Eles usaram índices da educação, da saúde e de emprego e renda, com dados retirados dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho. Dentre muitas críticas e problemas que nossa cidade enfrenta, é extremamente positivo o saldo verificado pela Firjan. Ribeirão educa mais, tem grandes investimentos (públicos ou privados) na área de emprego e renda, e a saúde, por mais problemas que ela tenha, acumulados em anos e anos de gestões bem aquém do ideal, consegue respirar. Agora, espero que isso resulte em mais melhorias para nossa cidade. Não é hora de comemoração, é hora de não nos contentarmos com o quarto lugar. Precisamos cobrar a continuidade deste trabalho, o investimento constante na saúde para nossa gente e na facilidade de emprego e renda, seja aos moldes de “feirão do emprego” ou de incentivos ao microempreendedor. Sem contar que na educação, base de tudo, devemos sempre depositar todas as nossas fichas. Ribeirão é

R 80

referência no ensino particular e no universitário, pode ser referência também no ensino público. Cada vez mais, nossa cidade se abastece com a educação obtida por aqui, estamos em um lugar que oferece profissionais de primeira linha. Por que isso não acontece com frequência também no ensino público, lá, desde o começo? Saber que conquistamos o posto da quarta cidade mais desenvolvida, no parâmetro escolhido pelo Sistema FIRJAN, é só injeção de combustível para não pararmos por aqui. Saber que o trabalho vai ser preservado, continuado, aprimorado e melhorado é o que queremos daqui pra frente. Somos os principais beneficiados com esta notícia. Agora, as próximas gerações devem ser as beneficiadas com esta continuidade e tudo tem que ser cada vez mais positivo. Do quarto lugar, não conseguimos chegar ao primeiro? Claro que sim. E queremos ficar lá por muito tempo. g

DANILO CHIAROTI é ribeirão-pretano, publicitário e apaixonado pela cidade. Trabalha como redator na Dueto Comunicação. Conhecedor das coisas boas da vida, sempre está acompanhado de boa música, bons amigos, boa comida, bons filmes e adora conversar até altas horas da madrugada.

ONLINE Veja a lista completa da pesquisa do Sistema FIRJAN em: www.firjan.org.br/ifdm/download/Ranking_por_Ordem_Alfabetica.xls | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011


HISTÓRIA

Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto/MIS

Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto/MIS

Conhecer o passado para entender o presente

A fachada do antigo Theatro Carlos Gomes

Conversas e café

Como era...

O Theatro Carlos Gomes, construído em 1897, era na época, o segundo maior teatro do país, superado apenas pelo Teatro Amazonas. A casa foi inaugurada com a apresentação da ópera O Guarani de Carlos Gomes. Nos anos que permaneceu ativo, o teatro foi sede de grandes eventos políticos e sociais, além de receber grandes companhias teatrais. A ideia de se construir uma casa de óperas surgiu a partir de um consórcio entre os maiores fazendeiros da época. O projeto arquitetônico foi de autoria de Ramos de Azevedo, em estilo neoclássico de influência italiana. O prédio foi demolido entre 1944 e 1946. Jefferson Barcellos

A atual praça Carlos Gomes

“A opulência do café abrindo caminho para as artes...”

Jefferson Barcellos

Como ficou...

Onde era o teatro, atualmente encontra-se a praça Carlos Gomes que juntamente com a praça XV de Novembro são as duas praças mais centrais da cidade. Localizadas entre as ruas Visconde de Inhaúma, General Osório, Barão do Amazonas e Duque de Caxias. A praça, que já foi terminal rodoviário, é hoje conhecida por ser um dos espaços utilizadas durante a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, um dos maiores eventos culturais da cidade.

R

A cafeteria mais tradicional de Ribeirão Preto ainda permanece oferecendo um dos melhores cafés da cidade. Fundada em 1936, a casa que até hoje funciona no térreo do edifício Diederichsen, virou ponto de encontro de empresários, estudantes, famílias, políticos e todos que passavam diariamente pelo local para degustar a famosa bebida e os deliciosos doces feitos pelo confeiteiro suíço Otto Benz. Grandes personalidades do mundo artístico que vinham à Ribeirão Preto visitaram A Única para degustar o famoso café preparado em coadores de panos especialmente costurados para o lugar. Entre os visitantes famosos figuravam os presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Até hoje, A Única mantém a mesma tradição do bom café servido no balcão e claro, as boas conversas e discussões que fizeram a fama do lugar e definiram boa parte do destino político de Ribeirão no início do século XX. A Única ainda atrai as novas gerações que vão para sentir o clima nostálgico e vivenciar a experiência única de manter viva uma tradição de um dos locais mais ribeirão-pretanos que temos.

ONLINE Conheça mais sobre a história da cafeteria mais antiga em atividade de Ribeirão Preto no site: www.aunicacafeteria.com.br NOVEMBRO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

81


CLICK FINAL

Jefferson Barcellos

Uma imagem vale mais do que mil palavras

R 82

ONLINE Curta, compartilhe e participe da campanha Eu Amo Ribeirão através da página no Facebook: www.facebook.com/euamoribeirao | revistaribeiraopreto.com.br | NOVEMBRO 2011


*consulte condições contratuais.

o poder da escolha

Liberté. O plano de saúde que oferece total liberdade para você escolher onde e por quem quer ser atendido em qualquer lugar do país. Ser livre nunca foi tão saudável. • Planos de saúde com reembolso • Reembolso nacional* • Acesso aos melhores hospitais.

Av. Presidente Vargas, 2121 | Edifício Times Square | Ribeirão Preto - SP | 16 2138 4080 | www.sfliberte.com.br



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.