Revista ribeirãopreto - Julho 2011

Page 1

TANABATA

O FESTIVAL JAPONÊS MOSTRA A CULTURA ORIENTAL NA CIDADE

HARRY POTTER

O CAPÍTULO FINAL DA SAGA DO BRUXO MAIS FAMOSO DE HOLLYWOOD

JULHO 2011 • NÚMERO 03

O LUGAR CERTO PARA VIVER A Zona Sul da cidade cresce com o boom do mercado imobiliário e atrai novos investimentos

VENDA PROIBIDA DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DEDO-DURO

COMO AS REDES SOCIAIS PODEM ACABAR COM SUA PRIVACIDADE

COLOR BLOCK

A TENDÊNCIA QUE DEIXOU AS REVISTAS DE MODA MAIS COLORIDAS

www.revistaribeiraopreto.com.br




CARTA DO EDITOR

Agora os leitores também tem seu espaço na revista mais inteligente da cidade A partir dessa edição a editoria Cartas vai publicar todo mês as cartas e e-mails enviados para a redação da revista. Aproveite seu espaço e deixe seu recado.

M

Mais uma vez gostaria de agradecer o carinho e a atenção dos leitores que escreveram cartas elogiando, criticando, sugerindo pautas, enfim, participando de nossa publicação de alguma maneira. Nessa edição inauguramos uma nova editoria: Cartas vai mostrar o que os leitores pensam e comentam sobre as matérias e reportagens da revista. Sua opinião é muito importante. Escreva para nós! No “mês das férias”, fomos tomar um cafézinho e bater um papo descontraído com o querido Tony Elvis, uma figura carismática que além de ser fã de Elvis Presley, é dono de uma loja de discos no centro da cidade que possui um acervo com mais de 8 mil LPs. Por falar em música, fizemos uma matéria com uma das bandas de rock mais importantes da cidade, o Senhor X, que acabou de lançar seu primeiro CD. Experimentamos os famosos coquetéis preparados pelo conceituado bartender Zeca de Oliveira em seu restaurante. Fizemos uma reportagem bem interessante sobre o festival Tanabata, que também explica a lenda oriental que deu nome ao festival. Em Pipoca, contamos tudo sobre o último filme da cinessérie Harry Potter, o bruxo mais famoso de Hollywood. Falando ainda de cinema, fizemos uma sinopse sobre o filme do Capitão América, e lembramos com um certo saudosismo a importância das vídeo locadoras numa época onde a preguiça e a pirataria reinam absolutas. Em moda, a fotógrafa Mariana Martins enquadrou a belíssima modelo Jessica Ventura num editorial que mostra o Color Block, tendência fashion que tem deixado com mais cor as passarelas de moda. O guia gastronômico que não faz média com ninguém foi novamente atualizado para você ter as coordenadas corretas e imparciais para comer e beber em Ribeirão. Foram feitas novas visitas aos restaurantes e bares listados no guia. Temos também os artigos e crônicas de nossos colunistas que deixam a revista ainda mais inteligente. Enfim, estamos trabalhando muito para que a cada publicação você seja surpreendido com uma edição ainda melhor da Revista ribeirãopreto. Espero que você goste e nos ajude a difundir a revista pela cidade.

Daniel Manarelli Editor daniel.manarelli@revistarp.com.br @danielmanarelli

R 4

ONLINE Fale com o editor e com a redação da Revista ribeirãopreto, envie suas sugestões e críticas em: www.facebook.com/revistarp

| revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011


ONDE ENCONTRAR A REVISTA

Padaria Lyon Fnac RibeirãoShopping Saguão do Aeroporto Leite Lopes Posto Fiuzza (rotatória do Pão de Açúcar) Academia Companhia Athlética - Shop. Santa Úrsula Casa Damasco - Avenida Portugal, 2670 Auto Posto Carro Nobre - Av. Maurílio Biagi Da Fiori - Avenida Independência, 2165 Banca “A Japonesa” - Avenida Caramuru, 2181 Banca 13 de Maio - Avenida 13 de Maio Banca 7 de Setembro - Rua 7 de Setembro Banca 9 de Julho - Avenida 9 de Julho, 378 Banca Camões - R. Visconde de Inhaúma c/ Bernardino Banca Cantinho da Amizade - Avenida do Café, 835 Banca Carrefour - Rua Capitão Salomão Banca Castelo - Avenida Castelo Branco Banca Catedral - Rua Florêncio de Abreu Banca Correios - Rua Alvares Cabral Banca do Forum - Rua Alice Além Saad, 1010 Banca do Shopping - R. Couto Magalhães, 413 Banca Doçura - Avenida Plínio de Castro Prado Banca Jornais, Revistas e Cia. - Av. Pres. Vargas, 25 Banca José da Silva - Rua José da Silva Banca Mini Rodoviária - Rua Camilo de Matos, 2454 Banca Office Center - Avenida Portugal, 1760 Banca Pinguim - Rua General Osório Banca Portugal - Avenida Portugal, 63 Banca Presidente – Avenida Presidente Vargas, 1446 Banca Santa Úrsula - Shopping Santa Úrsula Banca São Francisco - Rua 7 de Setembro Banca São Lucas - Rua Amadeu Amaral, 684 Banca Silva - Avenida Portugal, 974 Banca Spadoni - Avenida Presidente Vargas, 43 Banca Stream - Rua General Osório Banca Visconde - Rua Visconde de Inhaúma

JULHO 2011 • ANO 1 • EDIÇÃO 03 EXPEDIENTE DIRETOR E EDITOR

Daniel Manarelli Gomes Guimarães daniel.manarelli@revistarp.com.br

DIRETOR DE REDAÇÃO

DIRETORA COMERCIAL

Ana Paula Rossi

Raul Ramos - MTb 61.836 raul.ramos@revistarp.com.br

paula.rossi@revistarp.com.br

DESIGN E PROJETO GRÁFICO

EXECUTIVO DE CONTAS

Spunky Design & Comunicação

Rogério Almeida

www.spunky.com.br

rogerio.almeida@revistarp.com.br

FOTOGRAFIA

DIRETOR ADMINISTRATIVO

Mariana Martins

Marcos Gomes Guimarães

marcos.guimaraes@revistarp.com.br

mariana.martins@revistarp.com.br

Rafael Sassoli

rafael.sassoli@revistarp.com.br

GERENTE ADMINISTRATIVA

Maria Aparecida Manarelli Guimarães cidinha.manarelli@revistarp.com.br

Karen Dovico

karen.dovico@revistarp.com.br

ASSESSORIA JURÍDICA

Rafael Alberto Pellegrini Armênio

PRODUTORA DE MODA

rafael.armenio@adv.oabsp.org.br

Janaina Dandaro Abrahão

A Revista ribeirãopreto é uma publicação mensal da Spunky Design & Comunicação Ltda. É distribuída gratuitamente para um mailing exclusivo, em condomínios, hotéis e locais de grande circulação de Ribeirão Preto. Tiragem: 20.000 exemplares. A publicação não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados ou por qualquer conteúdo publicitário e comercial, este último de inteira responsabilidade dos anunciantes. A revista se reserva o direito de não veicular publicidade não condizente com as diretrizes editoriais da publicação. As pessoas que não constarem no expediente não tem autorização para falar em nome de Revista ribeirãopreto ou para retirar qualquer tipo de material se não possuir em seu poder cartão, pasta e carta em papel timbrado assinada pelo editor.

janaina.dandaro@revistarp.com.br ESTAGIÁRIA

Ana Claudia Camargo

ana.camargo@revistarp.com.br CPT, IMPRESSÃO E ACABAMENTO

Leograf

www.leograf.com.br COLABORADORES DESTA EDIÇÃO

Ana Carolina Filippini Alberti, Alexandre Carlomagno, Beatriz Amorim, Caroline Fanjul, Danilo Chiaroti, Dinho (Magna Hair), Jessica Ventura, Marcela Calura, Marcela Yamasita, Marcelo Rocha, Mariana Martins, Marcos Manarelli, Rafael Cautella, Rafael Sassoli, Robson Francisco Silva e Will Parisi.

AGRADECIMENTOS

André Pereira Models, Animale, Arezzo, Bambara, Betônico, Bier Garten, Casa Damasco, Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Ribeirão Preto, Coxilha dos Pampas, Fnac, Da Fiori, Daesp, Draftz Propaganda, Eurobike, Flávia Mariano, Fit4, Fonte Assessoria de Imprensa, Fundação Pedro II, Guinza, Hashi Sushi Bar, Jardim Comunicação, Le Monde Fashion, Magna Hair, Marcos Manarelli, Med Prev, Mirai, NW3, Posto Fiuzza, RibeirãoShopping, SEB COC, Secretaria de Municipal Cultura de Ribeirão Preto, Padaria Lyon, Padella, Phábrica de Ideias, Outback, Outras Palavras, Salve Rainha, Saulo Gomes, Spunky Design, Thiago Manarelli, Três Marias, Zucca Cucina Italiana e Zucker Club.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem autorização assinada pelo editor.

Curta nossa página no Facebook:

© 2011 Spunky Design & Comunicação Ltda. Todos direitos reservados.

Siga-nos no Twitter:

Toda revista traz conhecimentos e incentiva a leitura. Ajude a disseminar o hábito da leitura na cidade. Depois de ler, não jogue fora esse exemplar. Passe-o adiante e ajude-nos a construir uma cidade melhor.

Acompanhe nossas dicas de lugares no Foursquare:

www.facebook.com/revistarp www.twitter.com/revistarp www.foursquare.com/revistarp Veja mais fotos em nosso perfil no Flickr:

www.flickr.com/photos/revistarp FALE COM A REDAÇÃO

Pelo Facebook: www.facebook.com/revistarp Pelo Twitter: @revistarp Por e-mail: redacao@revistarp.com.br Por telefone: (16) 3441-1023 Por fax: (16) 3441-1022 Por carta: Rua Antônio Deloiagono, 444 - Edifício Ushuaia, Sala 10 - Vila Ana Maria - CEP 14026-210 Ribeirão Preto, SP - Brasil

R

Fotografe a figura acima com o leitor de QR Code do seu celular e vá direto para o link do Facebook.

ASSINE GRATUITAMENTE

ANUNCIE

Receba todo mês a versão digital da Revista ribeirãopreto em seu e-mail. A assinatura é gratuita e a versão digital reproduz na íntegra a edição impressa. Disponibilizada em PDF, você pode ler a revista quando e onde quiser, no computador, tablet ou smartphone. Para fazer sua assinatura digital acesse www.revistarp.com.br/assinatura e cadastre seu e-mail.

Anunciar na Revista ribeirãopreto é associar sua marca com a publicação mais comentada e admirada da cidade, além de ser um investimento mais barato do que você imagina. Ligue (16) 3441-1023, ou envie um e-mail para publicidade@revistarp.com.br solicitando o mídia kit. A Revista ribeirãopreto não admite publicidade editorial.

ONLINE Cadastre-se e receba gratuitamente a edição digital da Revista ribeirãopreto. Para assinar acesse: www.revistarp.com.br/assinatura JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

5


JULHO 2011 DESTAQUES 20

O CRESCIMENTO DO MERCADO IMOBILIÁRIO

Uma matéria especial que aborda o mercado imobiliário e o crescimento da Zona Sul da cidade. » O Plano Diretor » O bairro que mais promete » Espaço para o mercado de luxo » O que você precisa saber antes de comprar um imóvel

16

SACO É UM SACO!

Por que ainda insistimos em utilizar de forma banal e preguiçosa as sacolas plásticas descartáveis?

28

TANABATA, NÉ?

O festival japonês e a lenda que deu nome ao evento que chega a sua 18ª edição.

15

HISTÓRIA ABANDONADA

26

NA PONTA DOS DEDOS

65

OS ESCOLHIDOS

O descaso com os prédios tombados pelo patrimônio histórico no centro de Ribeirão Preto.

O uso dos tablets em escolas e universidades já é uma realidade que está mudando o jeito dos alunos aprenderem nas salas de aulas.

Atualizamos o guia gastronômico com os melhores bares e restaurantes da cidade para você ter as coordenadas corretas para comer e beber bem em Ribeirão Preto. Mariana Martins

6

| revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011


SUMÁRIO

44

53

64 56 18 05 Expediente 08 Carta ao leitor 09 Colaboradores

26 Educação

44 Moda

28 Cult!

53 Carros

Os tablets estão revolucionando o ensino

A tendência do Color Block nas passarelas

Os amigos que fazem a Revista ribeirãopreto

O Festival Tanabata mostra a cultura japonesa

A palavra e opinião dos leitores

A banda Senhor X lança seu primeiro CD

A artista plástica Eny Aliperti e suas obras

O que acontece de melhor nesse mês

Capitão América e Harry Potter nos cinemas

Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

O que vem por aí no próximo mês

A sétima arte vista por outros olhos

Os coquetéis especiais e a pizza do Padella

Problemas, soluções e o olhar dos leitores

Álbuns que você deveria ter no seu iPod

Guia com os melhores bares e restaurantes

Os patrimônios históricos abandonados

Cinco bons motivos para não sair de casa

Crônicas e artigos de nossos colunistas

Sacola plástica é um saco!

Os sistemas operacionais dos smartphones

Como era e como ficou o Theatro Pedro II

Tony Elvis numa conversa descontraída

As redes sociais e a sua privacidade

Uma imagem vale mais que mil palavras

O boom do mercado imobiliário na Zona Sul

Presentes e achados que adoramos

10 Cartas

30 Música

12 Recomendamos

31 Pipoca

13 Prepare-se 14 Nas ruas

15 Nossa cidade 16 Sustenta!

35 Poltrona 36 Play

37 Fique em casa 38 Tech

18 Papo

40 Internet

22 Capa

42 Vitrine

O Audi A1 chega ao mercado nacional

54 Ilustre

56 Paparazzi

64 Restaurantes

65 Guia gastronômico 76 Com a palavra 81 História

82 Click final

JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

7


CARTA AO LEITOR

A cidade e os eventos Cada vez mais eventos são prestigiados pela população, porém os espaços onde eles são organizados não acompanham o volume de visitantes.

R

Ribeirão cresce e nesse mesmo ritmo crescem os eventos que são o motor que impulsionam parte da movimentação econômica da cidade. Obviamente a Agrishow, Feira Nacional do Livro, Stock Car e Fenasucro tem repercussão internacional e levam o nome da cidade muito além das fronteiras regionais. Porém não podemos esquecer outros tipos de eventos como a Virada Cultural e o Tanabata, esse último em que o número de visitantes vem crescendo de maneira espantosa. Em 2009 cerca de 70 mil pessoas prestigiaram o festival japonês, em 2010 esse número saltou para cerca de 80 mil. O grande problema, assim como foi a Virada Cultural em 2011, é o local onde é realizado um dos eventos mais esperados da cidade. Apesar do Morro de São Bento ser acessível e próximo do centro, o espaço físico não suporta confortavelmente eventos desse porte, qualquer cidadão ou visitante que participe do Tanabata irá certamente passar uns bons minutos caminhando (lentamente) até conseguir chegar as barracas ou a praça de alimentação, onde as filas se confundem com o trânsito de pessoas. O local também não possui uma estrutura e estacionamentos que comportem o volume de carros. É necessário uma reforma logística ou um novo local onde se consiga distribuir melhor as barracas, eventos culturais e praça de alimentação; o Tanabata já provou ser um festival de grande porte que cada vez mais irá trazer o público da cidade e da região para se divertir e saborear a culinária oriental, resta apenas uma melhor organização, estrutura e um espaço que seja suficiente para o volume de visitantes.

Raul Ramos

Diretor de Redação

raul.ramos@revistarp.com.br @rauramos_

R 8

ONLINE Curta, interaja e deixe seus comentários e sugestões para a redação da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp

| revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011


COLABORADORES Os amigos que fazem a Revista ribeirãopreto

Alexandre Carlomagno

Mariana Martins

Rafael Cautella

Rafael Sassoli

Karen Dovico

Will Parisi

@alexyubari

@marimartinsfoto

@rafaelcautella

@rafaelsassoli

@karendovico

@_Parisi

Cria de locadora, Alexandre Carlomagno é apaixonado pela sétima arte, e também um amante de literatura e rock’n’roll. Foi na faculdade que descobriu uma outra paixão: o jornalismo. Produziu e dirigiu dois documentários e escreve para diversos veículos impressos e digitais.Atualmente trabalha como redator de um site de vendas online.

Mariana Martins é fotógrafa profissional desde 2004. Já trabalhou fazendo ensaios para outras publicações na cidade. É colaboradora da Revista ribeirãopreto com dezenas de fotos. Mariana é autora das fotos do editorial de moda que mostra a tendência de Color Blocks na modelo Jessica Ventura.

Conhecido no meio jornalístico, Rafael Cautella, fotografa profissionalmente desde 2005. É fotojornalista ativo em vários quadros de jornais e revistas de Ribeirão Preto.

Fotógrafo desde 2006, o paulistano Rafael Sassoli é especialista em capturar pessoas em eventos. Rafael é autor da maioria das fotos da coluna Paparazzi, que traz os flashes das beldades e personalidades presentes nos eventos mais importantes da cidade. Rafael segue o conceito vanguardista de fotografar pessoas de forma espontânea.

Formada em Turismo pela Universidade Paulista, Karen coleciona postais do mundo inteiro. Já trabalhou com cruzeiros e possui vasto conhecimento em hotelaria e turismo. Hoje trabalha na maior companhia aérea do Brasil e colabora como colunista, assinando artigos sobre viagens e turismo.

Jornalista, formada pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Will escreve desde que se entende por gente. Iniciou a carreira como estagiária na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto. Em 2009 foi uma das fundadoras e jornalista responsável da revista Lucta. Já colaborou como repórter e editora para outras publicações e sites da cidade.

Ana Carolina Alberti

Marcela Calura

Janaina Dandaro

Marcelo Rocha

Beatriz Amorim

Danilo Chiaroti

@marcelacalura

@janadandaro

www.2run.com.br

@biasamorim

@dchiaroti

Marcela é redatora, trabalha em uma agência on-line, é fã de futebol e tecnologia, não necessariamente nessa mesma ordem. Nas horas vagas coleciona impressões sobre a vida.

Estilista e empresária de moda, Janaina é formada em Comunicação Social e possui sua própria grife. É ela que assina toda a produção do editorial de moda da Revista ribeirãopreto, que nesse ensaio contou com a colaboração da estilista e produtora Marcela Yamasita, da fotógrafa Mariana Martins e da modelo Jessica Ventura.

Apaixonado por esportes e fazendo disso sua profissão, Marcelo é especialista em corrida e treinamento funcional. Viaja o mundo como maratonista amador e procura inspirar seus alunos na busca constante por qualidade de vida e bem estar. Graduado em Educação Física e pós-graduado em Fisiologia do Exercício, atualmente é diretor técnico de uma empresa de assessoria esportiva.

Amante da boa gastronomia, Bia é formada em hotelaria, pós-graduada em Gestão de Negócios e sommelier de cerveja. Hoje trabalha como gerente de marketing da Cervejaria Colorado e dá aulas de bebidas e bar para gastronomia em uma faculdade de Ribeirão Preto. Seguidora do lema: “beba menos, beba melhor”.

Publicitário formado pela Unaerp, o ribeirão-pretano é apaixonado pela cidade. Trabalha como redator em uma agência de propaganda. Escreve mais por prazer do que por obrigação e não tem papas na língua. Conhecedor das coisas boas da vida, sempre está acompanhado de boa música, bons amigos, boa comida, bons filmes e adora conversar até altas horas da madrugada.

Jornalista

Jornalista

@Ana_Alberti Formada em Jornalismo e curiosa por natureza, Ana já trabalhou com comunicação e telejornalismo. Atualmente é jornalista de uma famosa rádio FM. Apaixonada por informação e pelo poder de transformação do conhecimento, ela colabora todo o mês para a diversidade da revista.

R

Fotógrafa

Redatora

Fotógrafo

Estilista

Fotógrafo

Personal trainer

Turismóloga

Sommelier

Jornalista

Publicitário

ONLINE Siga, interaja e converse com os colunistas e colaboradores da Revista ribeirãopreto através do Twitter: www.twitter.com/revistarp JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

9


CARTAS A palavra e opinião dos leitores Revista sensacional, parabéns! Estou impressionada com a qualidade, diagramação, fotografias (parabéns Rafael, suas fotos são incríveis), conteúdo, design, distribuição. Vocês surpreenderam Ribeirão. A cidade merece isto. — Camila Sarantopoulos, via Facebook Olá pessoal. Sou jornalista e recebi a primeira edição da Revista ribeirãopreto em casa ontem. Simplesmente amei. Diagramação impecável, conteúdo muito interessante. Finalmente teremos uma revista de conteúdo na cidade. — Natália Cherubin, via Facebook

PRIMEIRA EDIÇÃO Que ótima notícia! Adorei receber em minha mesa uma revista que acima de tudo presa pelo conteúdo. Finalmente alguém olhou para a “massa inquieta”, pensante, com sede de informação e inovação que existe sim nessa linda cidade! Uma revista que nasce bonita e inteligente! Diagramação excelente, layout moderno e nomes de gente jovem, descolada, sem vínculos, nem vícios, afim de expandir os limites da informação, cultura e entretenimento, que é o que merecemos. À Revista ribeirãopreto, desejo em nome da Fnac, sucesso! E que continuem com o propósito de abrir os horizontes de nossa cidade. Adorei o texto “Nossa outra Ribeirão” do colunista Danilo Chiarotti. — Débora Palma, gerente de comunicação da Fnac Ribeirão Preto Juro que me surpreendi quando passei numa banca e a revista logo me chamou a atenção. Ela está fantástica, bem produzida, com matérias muito legais, fotos incríveis. Está realmente linda! Só ouvi elogios em todos os lugares, inclusive já se fala muito nela. Parabéns novamente e muito sucesso. Vá em frente. Agora sim temos uma revista séria, que respeita a inteligência das pessoas de bom gosto. — Pedro Camargo, escritor e professor universitário

R 10

Chegou mostrando a que veio. Toda a equipe está de parabéns pois está muito bem feita. Continuem nos surpreendendo a cada mês. Excelente. — Daniel Navarro Betonico, jornalista Faço um curso em Ribeirão e recebi a revista de maio quando estava na galeria Fiusa. Muito boa a qualidade do material, bem como as matérias. Parabéns! — Flávia Roberta, via Facebook Vou aproveitar uma frase da carta do editor “a cidade ganha uma publicação mensal com conteúdo inovador e interativo” e ganha também um excelente editor. Parabéns pela revista. — Roberto Mannarelli, via e-mail Parabéns pela belíssima revista que Ribeirão Preto ganhou de presente. Publicação moderna, criativa e ligada no que interessa aos leitores. Sucesso à equipe! Abraços. — João Marcos T. dos Santos, diretor da rádio BandNews FM Moro em Ribeirão desde 1999 e peguei uma revista no Puntel, mas só agora que estou indo para Porto Alegre é que tive tempo de ler esta maravilhosa revista no avião. Parabéns pela revista, pela apresentação, pela diagramação, pela qualidade do material, das matérias e gostei da avaliação dos restaurantes, é bem imparcial. Realmente Ribeirão precisava e muito de uma publicação desta qualidade! Desejo muito sucesso à Revista ribeirãopreto, que possam

mostrar a nós, moradores desta maravilhosa cidade, o que ela tem de melhor com o jeito de fazer revista que acabei de conhecer e admirar. Ainda tem mais uma hora de voo, vou continuar lendo a revista quando chegar a Porto Alegre. — Carlos Henrique Abravanel, via e-mail

SEGUNDA EDIÇÃO Taí uma revista que há muito faltava em Ribeirão. Completa, cheia de boas matérias e, finalmente, um guia gastronômico transparente! Particularmente destaco as matérias do Alexandre Carlomagno (coluna Poltrona) e do texto leve e sincero da publicitária Marcela Calura sobre seu olhar sobre a cidade. — Fabio Melo, via facebook Recebi a Revista ribeirãopreto no escritório e fiquei super satisfeito com o conteúdo inteligível das matérias apresentadas, bem como, com a diagramação e design gráfico que ficou excelente. Parabéns a toda equipe de colaboradores. Meus cumprimentos! — Carlos Renato Lira Buosi, advogado Recebi a segunda edição da Revista ribeirãopreto e me surpreendi... Parabéns! Faltava em Ribeirão uma revista inteligente. Consegui ler a revista. Normalmente as revistas de Ribeirão Preto só trazem as mesmas coisas, as mesmas caras, a mesma “futilidade” — Denise Kiya, Studio DK, via e-mail Gostaria de dar os parabéns pela revista de vocês. Esta formidável a revista com ótimas matérias. Parabéns! Ribeirao merece uma revista desse porte. — João Guilherme Rangel, via Facebook

ESCREVA PARA A REDAÇÃO

redacao@revistarp.com.br facebook.com/revistarp Comente as reportagens, entrevistas e conteúdo da Revista ribeirãopreto no Facebook, faça sugestões, fale sobre a cidade. Sua participação é muito importante e bem-vinda!

ONLINE Faça sua crítica e avaliação da Revista ribeirãopreto. Sua opinião é muito importante para nós: www.facebook.com/revistarp?sk=reviews | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011



RECOMENDAMOS

1

Gaiola das Loucas

A versão brasileira do famoso musical da Broadway chega à Ribeirão. O espetáculo conta com uma megaprodução e traz no elenco os atores Diogo Vilela e Miguel Falabella, também responsável pela direção. O espetáculo musical acontece nos dias 22, 23 e 24 de julho no Theatro Pedro II. Os ingressos vão de R$ 35 a R$ 130.

12

4

Come-Fogo

Após um ano e dez meses, os dois times rivais de Ribeirão Preto voltam a se enfrentar em partidas oficiais pela Copa Paulista, que servirá como aperitivo para o superclássico do Paulistão 2012. O Come-Fogo acontece no dia 24 de julho, às 11h, no Santa Cruz. O Botafogo estreia na Copa Paulista no dia 16 de julho, contra o União São João, em Araras, mesmo dia do jogo do Comercial contra o Batatais.

II Festival Cultural – Cinema A segunda edição do evento reune diversas formas de expressões artísticas, como cinema, música e teatro. O festival cultural oferece atividades para todas as idades e gostos. A programação inclui exibição de filmes nacionais, palestras e oficinas com cineastas, produtores e atores. O II Festival Cultural - Cinema acontece em São Simão, de 20 a 24 de julho.

ONLINE Saiba mais sobre a Blitz, banda que fez muito sucesso nos anos 80: www.blitzmania.com.br

| revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011

Divulgação

5

2

4

O pequeno pônei e integrante do programa CQC, apresenta o seu stand-up Putz Grill no dia 29 de julho, às 21h, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. Os ingressos variam de R$ 50 a R$ 60.

Blitz

A banda que fez muito sucesso na década de 80 vai se apresentar na Recrativa no dia 23 de julho. Evandro Mesquita e sua turma vêm para comemorar o aniversário de 32 anos da Chatanooga. Os ingressos já estão disponíveis e custam de R$ 35 a R$ 200.

R

Oscar Filho

Divulgação

2

3

3

Divulgação

1

Divulgação/Thiago Calil

Divulgação

O que acontece de melhor nesse mês


PREPARE-SE O que vem por aí no próximo mês Divulgação

Sambô

Playground Music Festival 2011

Divulgação

Poucas são as bandas que conseguem inovar quando o assunto é música. O grupo Sambô é a prova de que ainda existe criatividade musical. A banda ribeirãopretana mescla hits conhecidos de Janis Joplin, Led Zeppelin e James Brown com samba. Com muito ritmo, swingue e brasilidade o Sambô consegue novas roupagens para clássicos do pop rock e faz um samba de primeira. O Sambô se apresenta dia 19 de agosto, na festa universitária Glasgow que acontece na Mansão Galo Bravo.

Show Time 2011 A tradicional festa Show Time comemora 15 anos em 2011 e faz um dos eventos mais concorridos da cidade. As novidades são o camarote Audi Eurobike e as delícias da culinária japonesa assinadas pelo Koni Store. Atrações inéditas como The Juns e Ask2quit completam o time de DJs escalados para animar a pista de dança do evento. A festa all included acontece dia 6 de agosto, no Renato Aguiar Festas.

O parque de diversões itinerante volta à cidade mesclando arte, música e entretenimento, o que proporciona ao público uma experiência única e inesquecível. Atrações internacionais e como Ian Carey, Format B, Skazi, Eskimo e Shanti, completam a festa que acontece no dia 27 de agosto no Parque Permanente de Exposições.

Divulgação

Festitalia

Divulgação

A 6ª edição do Festitalia, que ocorre entre os dias 19 e 21 de agosto, no Morro do São Bento. Entre os destaques estão barracas com comidas típicas, shows de música italiana, teatro, oficinas de gastronomia, palestras, cinema e apresentações de dança. Os visitantes poderão conferir também a exposição permanente Memorial dos Imigrantes Italianos no Brasil, montada no Teatro Municipal.

Fenasucro 2011

Divulgação

A feira é uma das mais importantes do setor sucroalcooleiro. Referência internacional em intercâmbio comercial e tecnológico para usinas e profissionais agronegócio. O evento é um importante encontro entre os principais fabricantes de equipamentos, produtos e serviços para a agroindústria da cana e os milhares de visitantes. A feira sempre apresenta as últimas e maiores novidades do setor. O evento acontece entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho.

R

ONLINE Fique por dentro do que acontece no SESC Ribeirão Preto conferindo a programação mensal no site: www.sescsp.org.br JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

13


NAS RUAS Problemas, soluções e o olhar do leitor

VAI BEM Ç

VAI MAL È Duda Bairros

CICLOFAIXA

VAI INDO Æ

A ciclofaixa já se transformou num ponto de encontro tradicional aos domingos para aqueles que gostam de pedalar. Os 6 quilômetros do percurso são monitorados por guardas da Transerp, o que traz maior segurança para quem leva os filhos para passear. Para atrair mais ciclistas, são programadas datas temáticas com atividades especiais. Outro atrativo é a locação de bicicletas para quem não tem.

TRANSPORTE PÚBLICO Mais 29 ônibus adaptados para portadores de deficiência passaram a circular na zona norte de Ribeirão Preto. Dados divulgados pela Transerp apontam que, dos 314 ônibus que circulam na cidade, 27% estão adaptados. A compra de 29 ônibus vai elevar a frota para 114, ou 36%, muito distante dos 100% previsto em lei federal que determina que toda a frota esteja adaptada.

Mariana Martins

Ribeirão surpreendeu a Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo. Segundo o orgão, a cidade é a mais poluída visualmente entre as 50 já visitadas em todo o Brasil. Um dos pontos mais preocupantes é a Avenida Presidente Vargas, onde a poluição visual é considerada total.

PARA QUEM RECLAMO...

Tiago Morgan

POLUIÇÃO VISUAL

RETRATOS DA CIDADE O Parque Luis Roberto Jábali, fotografado por Daniella Borgo.

Quem realiza os reparos nas redes de água e esgoto é o Daerp. O telefone 0800-77-19-792 atende as solicitações dos moradores e registra os pedidos de manutenção. No site do Daerp também é possível preencher um formulário solicitando reparo em qualquer área onde exista vazamentos. Fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

R 14

Daniella Borgo

Divulgação

...se existe um cano de água estourado em minha rua?

Envie sua foto da cidade em alta resolução com seu nome e título da foto para o e-mail: redacao@revistarp.com.br. Se sua foto for escolhida nós a publicaremos nessa seção.

ONLINE No site www.ciclofaixaribeirap.com.br você encontra mais informações sobre a ciclofaixa e as datas dos eventos especiais.

| revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011


NOSSA CIDADE Assuntos de interesse da comunidade

História e patrimônios

abandonados

PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS

O casarão Jorge Lobato é um dos mais deteriorados da cidade

Os casarões do descaso

A falta de preservação coloca em risco os prédios históricos da cidade

D

Dos 23 prédios tombados pelo Estado ou pelo município e protegidos por lei municipal no centro de Ribeirão, quatro deles estão em ruínas: os casarões Jorge Lobato e Albino de Camargo, o Hotel Brasil e a Algodoeira Matarazzo, todos construídos entre 1922 e 1930. O casarão Albino de Camargo, construído na década de 20, é o que está em pior estado de conservação entre todos os prédios tombados no centro da cidade. O imóvel, que já sofreu cinco incêndios, hoje virou abrigo para usuários de drogas e andarilhos que entram no local pela porta da frente. Sem cadeado no portão é possível observar muito lixo, além de roupas, calçados, preservativos, colchões, restos de comida e garrafas plásticas, além do cheiro de urina e fezes. A ocupação desses prédios é considerada a melhor alternativa para a sua preservação, evitando que o desgaste do prédio seja ainda mais acelerado por vandalismo. Um dos prédios mais imponentes do início do século na cidade, o casarão Jorge Lobato, na esquina das ruas Álvares Cabral e Florêncio de Abreu, está infestado por pombos e gatos. Uma placa avisa a presença de um cão bravo, mas o que se vê é só abandono. Construído em 1922, até pouco tempo estava sob a guarda de um vigia que morava em uma casa nos fundos, mas hoje apenas os gatos permanecem no local. A Secretaria Municipal de Cultura prevê a ocupação de prédios tombados

R

Mariana Martins

por RAUL RAMOS

e protegidos por lei municipal por projetos culturais. A secretária de Cultura, Adriana Silva, busca o apoio de diversos órgãos para que seja formada uma “frente” na preservação do patrimônio histórico de Ribeirão Preto. Segundo ela, a secretaria está levantando os prédios preservados para que seja realizada uma restauração coletiva. A iniciativa privada é uma das fontes de recurso a serem buscadas, segundo ela. “Iremos apresentar os prédios para as empresas, que poderão escolher qual deles se encaixa no

seu perfil, e bancar a restauração”, disse. Uma primeira conquista do projeto é o acordo feito com o proprietário do Hotel Brasil.Ele cedeu o prédio à Prefeitura, num comodato. No local, Adriana afirmou que será instalado um Instituto Livre de Música. O Hotel Brasil, construído na década de 30, ainda mantém algumas características arquitetônicas originais inspiradas no art déco francês. g

No site www.ciclofaixaribeirap.com.br o site da Secretaria Municipal devocê Cultura encontra de Ribeirão o calendário Preto pelo e datas portal dos daeventos prefeitura: especiais. www.ribeiraopreto.sp.gov.br ONLINE Acesse JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

15


SUSTENTA! Por uma cidade mais verde e sustentável

O meio ambiente stock.xching

agradece MEIO AMBIENTE

Saco é um saco

Eles estão em todos os lugares e são responsáveis por cerca 10% do lixo produzido no Brasil

P

por DANIEL MANARELLI

stock.xching

No Brasil, o plástico filme é responsável por 9,7% do lixo

O plástico demora 200 anos para se decompor

R 16

Pequenas atitudes podem minimizar os danos que todos nós, cotidianamente, causamos ao meio ambiente. Ao deixar de utilizar sacos plásticos (isso mesmo, aqueles que embalam compras nos supermercados e lojas de conveniência) você pode dar uma grande contribuição para reduzir a poluição e o aquecimento global. Você sabia que uma sacola plástica demora 200 anos para se decompor na natureza? E, além de levar esse tempo todo, elas ainda liberam em seu processo de decomposição, gás carbônico, um dos responsáveis pelo aquecimento do planeta. Estima-se que, em todo o planeta, sejam produzidas um trilhão de sacolas plásticas por ano. No Brasil, a indústria aponta para a produção de 210 mil toneladas de plástico filme, isso representa 9,7% de todo o lixo do país. É por isso que várias cidades do mundo deram início a um movimento que pretende banir as sacolas plásticas das ruas. Em São Francisco (EUA), elas já foram proibidas. Em Paris, o consumidor deve pedir ao caixa quantas sacolas pretende usar – e pagar por cada uma delas. No Brasil, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou uma lei que proíbe a venda e distribuição de sacolas plásticas na capital paulista a partir do ano que vem, com isso o comércio terá até dezembro para dar fim ao estoque de sacolas. O próximo passo é que a lei seja implantada em todo o estado. O governador Geraldo Alckmin já assinou um protocolo de intenções com os supermercados para acabar com o uso de sacolas plásticas em todo o estado. g

ONLINE Conheça a campanha do Ministério do Meio Ambiente para o consumo consciente de sacolas plásticas: www.sacoeumsaco.gov.br

| revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011



PAPO Sempre uma entrevista interessante

Quem: Antônio Fernandes Batista O que: Proprietário da loja de discos The Pelvis Onde: Na sua loja por RAUL RAMOS fotos por MARIANA MARTINS

Antônio Fernandes Batista ou Tony Elvis, como é conhecido, é com toda certeza um ícone ribeirãopretano. Além de ser um dos maiores fãs de Elvis Presley, Tony mantém na cidade dois sebos e um dos maiores acervos de discos de vinil da cidade. Em sua loja encontramos muito mais do que um local para venda de LPs, encontramos uma verdadeira discoteca variada e um espaço onde o Rei do Rock reina em todos os cantos, inclusive no nome de Tony. Os mais de oito mil discos na loja fazem qualquer fã de música passar horas peneirando raridades e procurando aquele álbum clássico que só foi lançado em vinil como o primeiro disco da dupla Chitãozinho & Xororó ou as raridades do cantor Roberto Carlos em LP. Mas se não encontrar, vale a pena a conversa e o cafezinho com o querido Tony Elvis, que sempre recebe cada cliente como um amigo e faz questão de anotar e procurar o disco caso não exista na loja. Tire a poeira da sua vitrola e conheça um pouco mais de uma das figuras mais simpáticas que temos em nossa cidade. >> 18

| revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011



PAPO Sempre uma entrevista interessante

Como e onde surgiu o interesse por Elvis Presley? É uma paixão antiga, não sei explicar muito bem quando começou. Mas desde quando era pequeno tenho essa admiração pelo rei, já deixei de comprar comida quando morei em São Paulo para comprar discos do Elvis Presley. É uma paixão antiga que nunca vou deixar de ter. Andando pela loja vemos quase um santuário do Elvis Sim! Mas já tive muitas outras coisas, cheguei a ter quase 300 discos e é uma das coisas que mais me arrependo de ter vendido. Os clientes vinham até aqui e ficavam doidos para comprar e eu acabava vendendo alguns, hoje não faço mais isso. Tenho pôsteres, discos raros, fitas com shows históricos e vários itens de colecionador. Organizávamos o encontro de fãs do Elvis Presley em Ribeirão,

R 20

“ ” Hoje tenho na loja aproximadamente oito mil LPs, mas já cheguei a ter quinze mil.

no último tivemos a apresentação de dois covers do rei, Flávio e Gustavo, e um público em torno de 100 pessoas. Hoje sua loja é uma das mais tradicionais em Ribeirão, ainda acredita

Mariana Martins

Tony Elvis e amigos em sua loja de discos

que o vinil possa voltar a ter importância de antigamente? Hoje tenho na loja aproximadamente oito mil LPs, mas já cheguei a ter quinze mil. Acho que cada vez mais as pessoas vêm procurando os antigos “bolachões” e por mais incrível que pareça a maioria dos que vem na minha loja hoje são jovens. O problema é que com o fim da fabricação do vinil no Brasil não existe uma reposição para os sebos, dependemos do pessoal que quer vender seus discos. É estranho essa “descoberta” dos jovens pelo vinil? É um pouco curioso, mas não estranho. Vejo como um ciclo, há vários anos os pais e avós desses jovens não tinham outra opção além do velho disco; então uma grande quantidade de artistas clássicos como The Beatles, Frank Sinatra,

O NoSindicato site www.ciclofaixaribeirap.com.br o FãdaClube Habitação Oficialdá doinformações Elvis Presley você no doencontra Brasil mercado pelo oimobiliário calendário site: www.elvispresleyfcbrazil.com com e datas previsão dos eventos de preços especiais. de imóveis por região: www.secovi.com.br ONLINE Conheça | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011


Mariana Martins

Elis Regina e outras influências tem sua discografia em vinil e isso faz com que os jovens que descobrem esses músicos venham procurar os discos. Hoje as coisas mudam muito rapidamente, em menos de duas gerações já surgiram CD, pen drive, MP3 players e mais coisas que eu talvez nem conheça, o vinil é mais estável e marcou quase todas as gerações que gostam de música. Além de Elvis, qual o outro grande sucesso do sebo? Meus clientes são fãs de Roberto Carlos, já fiz um cálculo onde acho que gravei umas seis músicas por dia de Roberto Carlos para o pessoal que vem aqui, nesses sete anos do sebo. Geralmente eles escolhem os discos e eu gravo em CD, que fica mais fácil para a maioria. Tenho todos os discos do Roberto Carlos, somando tudo, acho que já gravei umas 15 mil músicas para CD. Mesmo sendo um vendedor e apaixonado por discos, não posso negar que a qualidade do CD é mais fiel.

Mais de 8 mil LPs estão disponíveis na loja de Tony Elvis

Você pensa em parar com a loja e descansar? Nunca pensei nisso, tenho o sebo como meu grande lazer antes de ser um trabalho. Aqui posso conversar com meus amigos, ouvir meus discos e ainda tenho a sorte de encontrar pessoas que compartilham da mesma paixão que tenho pelos discos. É o melhor trabalho que eu poderia pensar em ter. Nesses nove anos que a Pelvis The Elvis existe, acho que foram os melhores anos da minha vida. g


CAPA Nossa reportagem especial do mĂŞs

22

| revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011


Luxo com jeitinho de

A zona sul expande atraindo investidores e empresas para os bairros da cidade

interior MERCADO IMOBILIÁRIO

Um capítulo a parte na história da cidade

O boom do mercado imobiliário nacional movimentou cerca de R$ 5 bilhões somente em 2010. E com o crescimento em alta, nossa cidade se tornou um celeiro de investimentos nesse setor. E a zona sul é uma das principais responsáveis.

O Divulgação

por ANA CAROLINA FILIPPINI ALBERTI e WILL PARISI

O crescimento de algumas regiões de Ribeirão Preto é vertiginoso e não para. E dentre todos os cantos desse município de 651,276 km², o que mais se destaca é sem dúvida a zona sul. A região que engloba o metro quadrado mais valorizado do município, já pode ser considerada um capítulo a parte na história da cidade. O corredor de edifícios erguidos ao longo da Avenida João Fiusa, os condominíos verticais e horizontais, os empreendimentos comerciais e os novos bairros, além de formarem um dos mais belos cartões postais, também representam a implantação de medidas para o planejamento urbano ordenado. Essas medidas foram estudadas pela administração municipal, engenheiros, arquitetos, urbanistas e especialistas na elaboração do Plano Diretor em 1995. O documento norteia a ocupação dos espaços vazios, levantando em consideração itens que anteriormente não eram determinados, como a densidade populacional e o crescimento da área. Além do estabelecimento das relações entre as áreas urbanas e rurais, a garantia de infraestrutura básica e sistema viário, o desenvolvimento de novos pólos comerciais, almejando a descentralização das atividades econômicas e reduzindo as distâncias de atividades, como: escola, trabalho, lazer e moradia. Concomitantemente com a preservação do patrimônio histórico e ambiental.

JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

23


CAPA Nossa reportagem especial do mês

Tiago Morgan

Os condomínios verticais de alto padrão na avenida João Fiusa

O Plano Diretor do Município de Ribeirão Preto, é um

instrumento normativo e estratégico da política de desenvolvimento municipal que visa integrar e orientar a ação dos agentes públicos e privados na produção e gestão da cidade, de modo a promover a prosperidade e o bem-estar individual e coletivo. R 24

O resultado pode ser notado em exemplos simples. As ruas e avenidas mais largas auxiliam o tráfego de veículos, cuja frota não para de crescer. Calçadas maiores e urbanizadas estimulam as atividades a pé, como o lazer, a prática de atividades físicas e até a diminuição do uso do carro. As necessidades diárias também foram facilitadas, com a criação dos novos centros comerciais e a proximidade dos shoppings centers. Melhorando assim a qualidade de vida e o bem-estar de seus habitantes. A implantação dessas medidas e o fato dessa região possuir há poucos anos, poucas instalações pré-existentes, ou quase nenhuma, facilitaram a ordenação do desenvolvimento. As possibilidades da construção de ruas, avenidas e edificações eram enormes e puderam assim, seguir os novos parâmetros determinados para o município. Os projetos que carregam essa característica, que pode ser chamada de Cidade Planejada, promovem a criação de núcleos urbanos que retoman os valores de uma cidade tradicional, com espaços onde as pessoas possam viver bem e desenvolver sua rotina em um mesmo local. “É um modelo urbano que pretende recriar uma forma hârmonica de convivência que não seja nem a ‘promiscuidade’ dos centros urbanos em decadência, nem o isolamento dos casarões dos bairros estritamente residenciais”, explica o urbanita e empreendor Silvio Contart.

NoSindicato site www.ciclofaixaribeirap.com.br da Habitação dá informações você do encontra mercado oimobiliário calendáriocom e datas previsão dos eventos de preços especiais. de imóveis por região: www.secovi.com.br ONLINE O | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011


CAPA Nossa reportagem especial do mês O bairro que mais promete A nova Fiusa, como esta sendo chamada, é o prolongamento da própria avenida nas imediações do anel viário – contorno sul, a 685 metros de altitude. O local também abrigará o futuro shopping Iguatemi, previsto para 2012, e vários empreendimentos residenciais e comerciais de alto padrão, como os condomínios Vila do Golfe, Quinta da Primavera, Fazenda Olhos D’Água, entre outros. Os loteamentos localizados nessa região já estão em andamento, e alguns já esgotaram as vendas da primeira fase. O que promete aquecer ainda mais o mercado imobiliário da cidade. Além da geração de novos negócios, a nova região também gerará receita para outros setores da economia local, como o setor de serviços, lojas de conveniência, escolas, supermercados, postos de combustíveis e outros serviços essenciais ao dia a dia. Outro ponto positivo desse crescimento é a ampliação do perímetro urbano de Ribeirão Preto.

***** A transformação de bairros inteiros, a inauguração de tendências e o diferencial, oferecidos pelos novos empreendimentos, vão ao encontro dos consumidores na hora de escolher onde morar. E para atender as exigências desse mercado o cardápio de opções precisa ser bem variado. Há aqueles que procuram o melhor lugar para criar os filhos, o bairro mais seguro, a tranquilidade dos condomínios residenciais afastados do centro ou o oposto, prefere a agitação da cidade. Mas como tudo que é bom tem seu preço, toda essa variedade transformou a região, elevando os custos dessa escolha. O metro quadrado pode custar até R$ 4 mil, explica André Lopes, diretor da WTB Negócios. Que completa dizendo que em 2007, ano do grande boom imobiliário na cidade, vender um apartamento a R$ 3 mil o m² era considerado um absurdo, mas hoje esse valor ficou obsoleto. Nenhum investidor consegue manter esse preço. As cifras são proporcionais à satisfação dos moradores que não param de chegar e seguem a tendência do crescimento desse seguimento. “Ribeirão Preto é considerado o 9º município do Brasil e o 1º do interior do país em relação à expansão do mercado de luxo”, afirma pesquisa realizada em parceria pela MCF Consultoria e GFK Brasil. Nessa pesquisa a cidade só perde para grandes capitais, como: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. E segundo as projeções até 2020, os negócios do setor, não tendem a diminuir. Conforme afirma André Lopes. ”A facilidade de crédito, o fortalecimento do mercado nacional, os investimentos relacionados ao Pré-sal e os eventos nacionais, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo tendem a atrair muitos negócios para o setor da construção em todo o território nacional. Como é o caso dos contratos de compra gerados a partir de investidores da microrregião e até de outros estados. Hoje as pessoas preferem investir em imóveis. É a segurança em algo que vai valorizar futuramente”, finaliza. g

R

O que você precisa sabe antes de comprar um imóvel Terreno

Quem investe em um terreno tem um alto valor de retorno, mas normalmente o prazo para isso é demorado. Mas desde 2009 os terrenos tem sofrido uma valorização de cerca de 40% ao ano.

Incorporações

Os empreendimentos residenciais e comerciais tendem a valorizar um pouco menos, mas em contrapartida fornece ao investidor o ganho que o terreno não consegue, que é a locação.

Prefere morar em casa ou apartamento?

Se você tem filhos pequenos, bairros próximos a escolas, área de lazer e segurança são itens que devem ser levados a sério. Há também outros aspectos que valorizam a casa como a facilidade dos meios de transportes, tanto para você, quanto para a valorização do imóvel.

Precisa de muito espaço?

Outra questão que precisa ser levada em conta é a metragem do espaço escolhido. Se a decisão for morar em apartamento é importante saber a área útil do apartamento. E que a área total é aquela oferecida a todos, como: elevador, corredor, piscina e playground. Para não errar, compare o tamanho do imóvel em que você vive hoje com o que quer comprar.

E a segurança?

Os itens segurança e custo são os fatores que mais implicam nessa tomada de decisão. A segurança de um prédio é inquestionavelmente maior que a de uma residência, mas muitas casas podem oferecer eficientes serviços de segurança. A maioria das ruas tem vigias e você pode optar por um sistema de alarme ou vigilância patrimonial. Além de serem mais espaçosas na maioria das vezes.

E o temido condomínio?

Um dos principais discursos sobre o custo de um apartamento é o valor do condomínio, muitas vezes mais caros que o próprio aluguel. Mas os custos de manutenção de uma casa ou de um apartamento acabam se equiparando. Numa casa, além da segurança, outros gastos embutidos no condomínio passam a ser seus - é o caso da conta de água e da manutenção da fachada do imóvel. No prédio, há uma divisão dos gastos das reformas básicas como pintura do prédio e da limpeza das áreas comuns que, no caso da casa, são arcadas por você.

ONLINE O site do Procon possui uma cartilha que mostra os caminhos para evitar problemas com contratos: www.procon.sp.gov.br JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

25


EDUCAÇÃO A base de tudo é a educação

Tecnologia e educação na

ponta dos dedos

ENSINO DIGITAL

Tecnologia a favor da educação

Universidades e escolas começam a se adaptar aos avanços tecnológicos e com isso integrar ainda mais os alunos e professores aos formatos multimídia, otimizando o ensino com os novos recursos. por RAUL RAMOS

R 26

O

O professor entra na sala de aula, cumprimenta os alunos e começa lecionar uma aula preparada com recursos e conteúdo multimídia extraídos da internet. Nas carteiras, os alunos não têm livros, cadernos ou canetas, apenas um tablet no qual acessam a informação em tempo real, fazem anotações e marcam o capítulo do livro para leitura na aula seguinte. Cenas como essa podem parecer um privilégio de países de primeiro mundo. Entretanto, ela já está se tornando realidade em escolas e universidades brasileiras. Pouco mais de um ano depois do lançamento dos tablets, começa a crescer o número de instituições de ensino que apostam na ferramenta tecnológica como diferencial educativo. Um dos primeiros exemplos em Ribeirão Preto vem do SEB COC, instituição de ensino que distribuiu nesse mês um tablet equipado com o sistema operacional Android para cada aluno do primeiro ano do Ensino Médio. No retorno das férias, os estudantes acompanharão o conteúdo pedagógico ensinado pelo professor du-

ONLINE No site do SEB COC você encontra mais informações sobre os tablets e sobre o material didático utilizado nas aulas: www.sebcoc.com.br | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011


rante a aula simultaneamente no tablet. A tecnologia está sendo oferecida através de um contrato de comodato. Os alunos recebem o tablet no primeiro colegial e permanecem com ele até a conclusão do Ensino Médio. Depois desse período, tornam-se donos do equipamento. Caso deixem a escola antes do terceiro ano, devolvem o dispositivo móvel à escola. A expectativa é eliminar a longo prazo os custos de logística e impressão de cerca de 37 mil livros por semestre. Projeto similar está sendo implantado na universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. O tablet será distribuído aos alunos do curso de Direito e, além do material didático para o ano letivo, contará com uma biblioteca virtual com cerca de 1,6 mil obras.

Alunos do SEB COC assistem a a primeira aula com os tablets

FUTURO Exemplos como os das instituições citadas acima ainda são minoria no Brasil. Contudo, mostram uma tendência que conta também com o apoio dos estudantes. Muitos deles, em especial universitários, já fazem uso dos seus próprios tablets para acompanhar as aulas, ainda que não haja integração com o conteúdo disponibilizado pelos professores. Nos Estados Unidos, uma escola do Tennessee decidiu substituir por completo o material didático dos seus alunos. Para isso, incluiu apenas um item

obrigatório na lista de material escolar: um iPad. A justificativa é que, além de facilitar a interação nas aulas, os tablets pesam muito menos do que uma mochila cheia de materiais.

ALTO CUSTO No Brasil, o iPad ainda é muito caro, por menos de R$ 1.500 você não consegue levar um produto desses para casa.

Professor utiliza recursos tecnológicos em aula no SEB COC

R

Além disso, a maioria das escolas não estão preparadas para oferecer conteúdo digital de qualidade ou ao menos do mesmo nível da versão impressa a que estamos habituados. Contudo, essa situação pode mudar. O Governo Federal estuda isentar os tablets de impostos, algo que diminuiria em pelo menos 30% o valor final do produto. Somado a isso, a expectativa é que haja um aumento na venda de produtos e, com a fabricação em território nacional que o preço possa cair ainda mais. Apesar dos investimentos em tecnologia serem fundamentais, há outra questão que também precisa de atenção. Muitos professores, por exemplo, têm menos preparo que os alunos para lidar com novas tecnologias. Por não estarem tão habituados com as possibilidades das novas ferramentas, muitas vezes deixam de explorá-las, por falta de conhecimento ou preparo. Resta saber quanto tempo a novidade vai demorar para atingir uma parcela maior da população. Afinal, é natural que nas escolas particulares e mesmo entre alguns universitários o acesso às inovações tecnológicas seja facilitado. g

ONLINE Conheça o tablet que foi entregue aos alunos do SEB COC em Ribeirão Preto: https://store.archos.com/archos-internet-tablet-p-5005.html JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

27


CULT! Nossa cultura levada a sério

Um pedacinho do Japão

CULTURA JAPONESA

Festival Tanabata

Com quase 20 anos e muita visibilidade, o Festival Tanabata se tornou um evento esperado a cada ano. O que antes era apenas uma reunião para celebrar a cultura oriental, hoje se expandiu e atrai o público que procura diversão, culinária e diversidade por RAUL RAMOS

R 28

C

Com uma homenagem às vítimas do tsunami e do terremoto que atingiram o Japão em março passado, o Festival Tanabata chega a sua 18ª edição, organizado pela comunidade japonesa local em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto. O evento chega a sua maioridade reunindo tradição e modernidade pop. De um lado, apresentações de karaokê, danças folclóricas e artes marciais. De outro, bandas que tocam temas de desenhos animados, concursos de cosplay e oficinas de mangá, o gibi japonês. “O evento cresceu demais e os mais jovens queriam que incorporássemos o Japão moderno. Hoje, as performances de cosplay, por exemplo, ficam lotadas”, informa Teruo Abe, presidente da Comissão Organizadora do festival japonês. A palavra Cosplay é a abreviação de costume play, em que os participantes utilizam fantasias de personagens de mangás e

ONLINE Conheça mais sobre o Festival Tanabata no site oficial do evento: www.ribeiraopreto.sp.gov.br/scultura/tanabata/i14principal.htm | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011

Analídia Ferri

em Ribeirão


Analídia Ferri

animes. Nesta edição do festival, os grupos e bandas do estilo vão se apresentar no Teatro de Arena, como parte da programação cultural do festival. No dia 10 de julho, vai haver apresentação do vencedor do cosplay no palco principal.

***** IMAGEM E CULTURA DO ORIENTE O evento conta com 46 expositores, entre barracas de especializadas em culinária japonesa, objetos artesanais, decoração, amuletos e serviços. Toda a área onde o festival é realizado, no Morro do São Bento, é decorada e enfeitada com os kussudamas, espécie de cometas que simbolizam uma antiga lenda oriental da qual se originou o Tanabata. Os enfeites foram feitos com a ajuda de 20 internas da Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto. O Festival tem sua origem baseado em uma antiga lenda oriental, que conta a história de um grande amor entre a princesa Orihime e Kengyu, que se apaixonam profundamente, esquecendo de suas obrigações. Vendo a atitude deles, os deuses resolvem castigá-los, transformando-os em estrelas, que são separadas pela Via Láctea. Para aliviar o sofrimento do casal apaixonado, foi lhes concedido um encontro por ano no sétimo mês, que é quando ocorre o festival. Vários artistas vão se apresentar no festival interpretando músicas da cultura japonesa, como os cantores Satiko Ono e Takeshi Nishimura. As apresentações de karaokê, assim como de danças típicas e artes marciais, são realizadas no palco principal, montado ao lado da Casa da Cultura. Uma das maiores atrações do Festival Tanabata são as barracas de comida típica japonesa, que oferecem uma grande variedade de deliciosos temakis, yakissobas, sushis, sashimis, entre outros pratos típicos. Outra atração interessante do festival é a programação do 6º Festival de Cinema Japonês, que vai exibir no Teatro Municipal, durante a realização do Tanabata, cinco longas-metragens e um documentário produzidos no Japão. Filmes como A Partida, Dolls e Sonhos, este último dirigido pelo mestre Akira Kurosawa serão exibidos. Sayonara! g

R

O evento cresce e os mais jovens apoiam e participam do festival

Analídia Ferri

Apresentação de dança típica, uma das atrações do palco principal

ONLINE Visite o site do Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social em: www.bunkyonet.org.br JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

29


MÚSICA Nossa cultura levada a sério

Os senhores do

rock’n’roll

MÚSICA

Senhor X

Com mais de uma década na estrada a banda de rock Senhor X embarca rumo ao sucesso com o lançamento do seu primeiro álbum por DANIEL MANARELLI

R 30

N

Numa entrevista realizada anos atrás num canal de TV local, o músico Kiko Zambianchi disse uma frase curiosa: “Fazer sucesso com a música dos outros é fácil. Quero ver fazer com a sua”. Pois a banda Senhor X resolveu pagar para ver. Com 13 anos de estrada, o grupo construiu uma carreira baseada num repertório de covers de clássicos do rock de várias épocas. O grupo lançou no mês passado o primeiro CD oficial da carreira com canções 100% autorais. O nome do disco é uma pergunta: Qual a Cara de X?. “O título tem a ver com a diversidade de estilos do grupo num mesmo CD. Traduz as várias influências dos integrantes”, garante Carla Viana, vocalista da banda. É com uma música do amigo Kiko que o CD começa. Mexendo com Fogo foi um presente do compositor. “Ele passou para a gente num formato e nós transformamos em outra coisa. Podemos dizer que é uma parceria”, afirma. O material foi gravado no Understudio em Ribeirão Preto e masterizado nos Estados Unidos. A produção musical ficou por conta de Beto Leoneti, guitarrista da banda, e Rômulo Felício. A produção executiva ficou a cargo de Carla e do empresário Alexandre Balbo. “O Ale é um admirador da banda e por isso resolveu investir no CD”, diz a cantora. A banda já mostrou músicas do novo álbum na Feira da Pompeia, festival tradicional realizado desde a década de 80 no bairro mais roqueiro de São Paulo. E, segundo Carla, a repercussão foi muito boa entre o público e a imprensa da capital paulista. g

ONLINE Descubra mais sobre o Senhor X e baixe gratuitamente músicas em MP3 no site oficial da banda: www.senhorx.com | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011

Divulgação

Integrantes da banda Senhor X que lançou seu primeiro CD


PIPOCA A estreia do mês nos cinemas

O primeiro vingador

chega às telas

ESTREIA

Capitão Vingador

A Marvel mostra a história do supersoldado em Capitão América: O Primeiro Vingador

Q

por ALEXANDRE CARLOMAGNO

Que os super-heróis tornaram-se o principal ganha-pão de Hollywood, isso já não é novidade. Agora, o que está sendo feito pela primeira vez é algo até então só existente nas histórias em quadrinhos: entrelaçar vários universos em uma só trama. No caso, estamos falando de Os Vingadores. E para que ele exista, é necessário o filme daquele que se tornou o primeiro vingador e líder da equipe. Capitão América: O Primeiro Vingador, que estreia em 29 de julho nos cinemas, vem para completar esse arco de personagens e dar um novo rumo para o cinema baseado em HQ. O ano é 1941, ápice pré-final da Segunda Guerra Mundial. Com a intenção de propagar o patriotismo por toda uma nação, surgem heróis que combatiam o mal com a bandeira estadunidense sobre

R

as costas. Criado por Joe Simon e Jack Kirby, Capitão América surge neste cenário pela revista Tales of Suspense, e mais tarde, em 1964, é trazido de volta às páginas pela Marvel. A história de Steve Rogers, um garoto franzino com problemas de saúde que deseja ingressar no exército americano a qualquer custo, refletia um ímpeto em manter erguida a moral de um país. Sem ter muito com que contribuir fisicamente, Rogers é escolhido por sua coragem para um projeto de supersoldados criados para combater Hitler. No filme dirigido por Joe Johnston (responsável pela refilmagem de O Lobisomem, de 2010), os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely pouco alteraram a origem do personagem. O que foi escrito há 60 anos é a premissa que se vê na tela. “Eu sempre gostei do tom de Os Caçadores da Arca Perdida. É um filme de época, mas não parece que foi feito naquela época (nos anos 40). Parecia um filme moderno sobre aquele período, que é a mesma coisa que estamos fazendo com Capitão América. Não vai parecer um filme de guerra. É engraçado onde precisa, emotivo onde precisa, e sério e cheio de ação”, explica o diretor. Para vestir o emblemático uniforme do líder dos Vingadores (que, apesar de modificado, traz as inconfundíveis cores da bandeiras dos Estados Unidos), Chris Evans foi o escolhido. E se você não se recorda do nome, ele viveu o Tocha-Humana nos dois longas-metragens do Quarteto Fantástico. E um filme com um personagem como tal, que nasceu em determinado ambiente, é de se pensar que o patriotismo vá impregnar a tela do início ao fim, até mesmo pela origem da história em si. Segundo o diretor, as coisas não são bem assim: “A questão principal que colocamos no roteiro é: não mude quem você é a partir do momento em que Steve Rogers passa a ser um supersoldado. O importante é se manter fiel a si mesmo. Então temos essa ideia de que o filme não é sobre os EUA, mas sobre o espírito de fazer a coisa certa. É uma história internacional, com um elenco internacional. É sobre as coisas que fazem da América um grande lugar e do mundo um grande lugar”. O filme vai além, ele prepara o caminho para o tão esperado filme dos Vingadores, que estréia em maio de 2012. g

ONLINE Visite o site oficial do filme Capitão América: O Primeiro Vingador em: http://captainamerica.marvel.com JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

31


PIPOCA A estreia do mês nos cinemas

A saga de você-sabe-quem

Divulgação/Warner Bros. Entertainment Inc.

chega ao fim!

ESTREIA

O bruxo mais famoso de volta às telas O último filme de Harry Potter estreia nos cinemas e encerra a saga que durou uma década por ALEXANDRE CARLOMAGNO

R 32

H

Há pouco menos de uma década, em 2001, mais especificamente no dia 23 de novembro daquele ano, Harry Potter e a Pedra Filosofal estreava nos cinemas. Adaptado de uma obra da autora britânica J. K. Howling, o longa-metragem do menino que se descobre bruxo era apenas o início de uma das maiores e mais bem sucedidas cinesséries de todos os tempos – e que já naquele tempo se estabelecera como sucesso absoluto na literatura. Agora, sete filmes depois e mais de US$6 bilhões arrecadados em bilheteria ao redor do mundo, a saga chega ao fim com Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2.

ONLINE Acesse o site oficial do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 em: http://harrypotter.pt.warnerbros.com | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011

Harry, Hermione e Ron encaram o mal que se estabeleceu pelo universo da bruxaria


Divulgação/Warner Bros. Entertainment Inc.

Divulgação/Warner Bros. Entertainment Inc.

No centro, Draco Malfoy deixa o menino esnobe dos primeiros filmes para se tornar um homem

Na história, o bruxo Harry Potter (Daniel Radcliffe), junto com seus amigos Hermione (Emma Watson) e Ron (Rupert Grint), sai em busca das relíquias do título, objetos essenciais para derrotar o Lorde Voldemort (Ralph Fiennes). Dividido em dois longas, Harry Potter e as Relíquias da Morte teve a sua primeira parte exibida nos cinemas em novembro do ano passado. Dessa forma, serão oito filmes contra sete livros. E a decisão de repartir ao meio o derradeiro capítulo da fran-

Harry Potter enfrenta, cara a cara, o assassino dos seus pais

nix, de 2007, e Harry Potter e o Enigma do Príncipe, de 2009), explica melhor: “Foi uma decisão tomada por Steve Kloves (roteirista), os produtores David Barron e David Heyman e eu. Nós sentamos e concordamos que provavelmente seria uma coisa interessante a se fazer. Foi uma escolha criativa, e não uma imposição do estúdio. Quer dizer, o estúdio achou ótimo que estávamos discutindo isso... Eu queria fazer dois longas ligeiramente diferentes. Um primeiro filme que

Já o ator Matthew Lewis, que interpreta Neville, pensa ligeiramente diferente: “A divisão em duas partes permite usar o máximo do livro. Isso significa que podemos fazer mais coisas durante os combates, o que vai ser bem legal”. No entanto, independente de quais sejam as motivações, o fato é que funcionou. Altamente elogiado pela crítica e o público, Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 é tido como um dos melhores filmes da franquia. E a bilheteria mundial (mais de US$954 milhões) só não foi maior porque seu lançamento se Até agora, Harry Potter é também uma das restringiu ao 2D, já que o resultamais longas franquias em termos de duração. do da conversão para o formato tridimensional não agradou aos Todos os filmes dão o total de 1.048 minutos realizadores. “Em um mundo ideal, se tivéssemos mais tempo, seou um pouco mais de 17 horas. ria interessante lançar o filme em 3D. Mas nós não tínhamos tempo quia não foi vista com bons olhos, ainfosse melancólico e assustador, como suficiente para fazer o formato funcionar da mais levando em consideração que o um thriller de perseguição com filme de corretamente, de maneira que ampliasse livro no qual se baseia tem 590 páginas estrada. Um filme em que você vê a inoe ajudasse o filme de um jeito interessancontra 704 do mais longo de todos: Harry cência destes garotos se quebrar. E então, te”, explica o diretor. Mas, como as duas Potter e a Ordem da Fênix. Este, condensado no segundo, queria fazer um filme de produções foram filmadas simultaneaem apenas um filme. Sendo assim, o que fantasia maior e mais clássico, com dramente, o mesmo não vai acontecer com pensar senão que a Warner Bros. quer gões. São dois longas um pouco diferena segunda parte, que terá o seu devido lucrar o máximo possível da sua mais tes, mas são baseados no mesmo livro. lançamento em 3D. rentável franquia? O que faz a ligação entre os dois filmes é Ainda em relação às tecnologias emO diretor David Yates, responsável a narrativa linear que passa por ele todo pregadas no filme, o diretor David Yates também por outros dois exemplares da mas, no fim das contas, são dois filmes pretende utilizar computação gráfica de franquia (Harry Potter e a Ordem da Fêbem diferentes”. última geração para um determinado

R

ONLINE Curta e fique por dentro do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 na página do Facebook: www.facebook.com/harrypottermovie JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

33


PIPOCA A estreia do mês nos cinemas Divulgação/Warner Bros. Entertainment Inc.

Uma década em bruxaria Harry Potter e a Pedra Filosofal Chris Columbus

2001, Estados Unidos, Warner Bros.

Voldemort analisa o medo de Harry Potter

> Harry Potter é um garoto normal, até o dia em que finalmente recebe o convite para ingressar na Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Lá, ele conhece Hermione e Ron, que se tornam seus melhores e amigos e o ajuda no mistério da pedra filosofal.

Harry Potter e a Câmara Secreta Chris Columbus

2002, Estados Unidos, Warner Bros.

momento da história, quando alguns personagens aparecem mais velhos. “Estou nervoso em relação a isso, porque se ficar bom eu vou ficar bem satisfeito”, comentou Radcliffe, o ator que vive Harry Potter. Sobre a tecnologia em questão, ela foi usada no filme O Curioso Caso de Benjamin Button (2008), do diretor David Fincher, permitindo que o ator Brad Pitt interpretasse o mesmo personagem durante uma vida toda, desde criança, passando pela juventude e até a velhice. E sobre o tão esperado final, o ator Jason Isaacs, que vive Lucius Malfoy, disse algumas coisas interessantes a respeito da relação entre os formatos tão distintos que são o cinema e a literatura, e como é necessário limar ou modificar alguns trechos para que tudo se encaixe de forma coerente: “Com o passar dos anos, adaptando os livros, acho que eles (os realizadores) foram ganhando mais confiança na habilidade de criar uma grande experiência cinematográfica. Onde eles acham que é preciso mudar a história do livro, eles o fazem com confiança e com a benção de J. K. Rowling. Acho que o final do filme será um banquete visual e fantasticamente cinematográfico. Vai satisfazer os leitores, mas não será o livro nas telas. É algo diferente e maior. Todo mundo aqui sabe que é o final de uma franquia de filme e que precisa ter peso, substância, que o espectador precisa ser tragado por esse desfecho”. Agora só resta ao fã e espectador que cresceu ao lado de Harry Potter ao longo dos últimos dez anos, conforme os filmes também gradativamente amadureciam, aguardar o próximo dia 15 de julho, quando a segunda parte de Harry Potter e as Relíquias da Morte chega aos cinemas. Definitivamente, será um evento a ser celebrado. Seja em 2D ou 3D, a opção é sua, mas a emoção promete ser inevitável. É o fim de uma saga. O desfecho de uma das melhores franquias do cinema. g

R 34

> Ignorando os avisos do elfo Dobby de que não deve retornar a Hogwarts, Harry Potter encontra a escola assombrada por uma série de misteriosos ataques, fora uma voz, em um dialeto desconhecido, que o persegue.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban Alfonso Cuarón

2004, Estados Unidos, Warner Bros. > No seu terceiro ano na escola de magia e bruxaria, Harry Potter está sendo caçado por Sirius Black, um assassino que fugiu da prisão de Azkaban, e que possui uma relação com Harry muito mais forte do que ele pode imaginar.

Harry Potter e o Cálice de Fogo Mike Newell

2005, Estados Unidos, Warner Bros. > Sem nem ter ideia de como pode ter acontecido, e suspeitando que possa ser uma armadilha vinda daqueles que o perseguem, Harry Potter é selecionado para participar de um torneio extremamente perigoso, envolvendo dragões e sereias assassinas.

Harry Potter e a Ordem da Fênix David Yates

2007, Estados Unidos, Warner Bros. > Agora vivendo sobre o medo constante com o aviso de que Lorde Voldemort voltou, Harry Potter e o professor Dumbledore saem em busca de soluções ao passo que Hogwarts sofre com um novo sistema de regras.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe David Yates

2009, Estados Unidos, Warner Bros. > Quando dá início ao seu sexto ano na escola de magia e bruxaria, Harry Potter encontra um livro antigo com misteriosos dizeres na capa e começa a conhecer melhor o passado do seu maior inimigo: Lorde Valdemort.

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 David Yates

2010, Estados Unidos, Warner Bros. > Correndo contra o tempo para destruir as Horcruxes, Harry Potter intensifica o relacionamento com seus amigos Ron e Hermione em meio à solidão, afastado de todos, e descobre a existência de três objetos extremamente poderosos.

ONLINE Confira os trailers oficiais do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 no YouTube: www.youtube.com/HarryPotter | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011


POLTRONA A sétima arte vista por outros olhos

O vento das Divulgação

mudanças

Histórias, experiências, sinopses, atores e atrizes expostos nas prateleiras

por ALEXANDRE CARLOMAGNO

Houve uma época em que locadora de filmes significava algo. Não era apenas um lugar aonde se ia para pegar algum lançamento no sábado à noite. O hiato entre a exibição nos cinemas e a chegada de determinado longa-metragem nas prateleiras, que abrangia até um ano de espera, fazia com que as pessoas fossem às locadoras para ver ou rever uma história há tempos exibida. A locadora era o berço de um renascimento cinematográfico. Hoje, esse tempo entre cinema e mercado de vídeo é exponencialmente mais curto. Filmes chegam em DVD com menos de dois meses. Sendo assim, o que é a locadora atualmente? Não é coerente dizer que a locadora morreu. Ela está debilitada, com certeza. Internet, TV a cabo e pirataria (quem nunca foi abordado por vendedores na mesa de um bar, até mais de uma vez na mesma noite?) podem ser consideradas a tríade culpada por essa enfermidade que acometeu as locadoras. É só olhar nos

R

idos anos 90, época pré-tríade: locadoras haviam aos montes, e nelas clientes chegavam a disputar a última cópia de um filme que tanto queriam ver naquele final de semana. E hoje? Se não conseguir na locadora, pegue com um amigo, deixe o copo de cerveja na mesa e leve três por dez, espere a reprise no canal pago ou mesmo pague com o controle remoto para vê-lo no conforto da casa. E aí, a pergunta continua pertinente: o que é a locadora atualmente? Será que essa baixa na locação de filmes é um reflexo da relação entre público e cinema? Sim, pois, como uma vez disse Reichenbach, o público não é descartável. Talvez a deficiência cognitiva audiovisual atrelada à limitação reflexiva da população majoritária quando o assunto é cinema tenha um papel crucial nisso tudo. Com o desmembramento dos formatos para se ver um filme diluiu-se, financeiramente, a ignorância daqueles que apenas prezavam, e ainda prezam, pelo último lançamento romântico-meloso-nauseabundo em detrimento da

qualidade do conteúdo? Em poucas palavras, aqueles que locavam apenas por locar (que foram e ainda são o verdadeiro ganha-pão das locadoras) debandaram diante a facilidade de reafirmarem seus frouxos laços com o cinema? Que fique claro: cinema (abrangendo toda a acepção da palavra) não é só Fellini, Truffaut e Spielberg. É também pura diversão, válvula de escape e sacarose em sua forma bruta. No entanto, se o entretenimento pode ser conseguido de uma maneira mais fácil, de modo que o indivíduo pratique ao máximo a lei do mínimo esforço, por que ir à locadora? Aquele espaço tão aconchegante, um peculiar mosaico de títulos, nomes e sinopses no qual uma mesma vontade é divida em prés e pós-experiências cinematográficas vem se deteriorando. Aos poucos, as pequenas dão seus últimos suspiros enquanto as maiores respiram com certo sufoco. De resto, a pergunta permanece. E a resposta está soprando aos ventos. g

ONLINE Fique por dentro de tudo que acontece no mundo do cinema no blog Cinemorfose: http://cinemorfose.wordpress.com JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

35


PLAY Álbuns que você deveria ter no seu iPod

[ CD ]

[ CD ]

[ CD ]

[ CD ]

[ CD ]

Quinze

Collapse Into Now

Multishow Registro: Vanguart

Wasting Light

Salve, Jorge!

2011, Sony BMG

2009, Universal Music

Jota Quest 2011, Sony BMG

R$ 34,90 na Fnac

êêêê > Em 15 anos, o soul virou pop. Uma mudança natural, segundo Rogério Flausino, líder e vocalista da banda Jota Quest. O grupo mineiro comemora uma década e meia desde o lançamento do primeiro disco, pensando em mais 15, e sem medo de novas influências. Para registrar oficialmente essa comemoração, foi lançada a coletânea Quinze, um disco duplo, que reúne 30 músicas, entre clássicos, inéditas, raridades e regravações, com participações especiais. A princípio, seriam escolhidas apenas 15 músicas, mas a gravadora, por fim, topou ampliar o lançamento, tornando-o um disco duplo. Aí sobra espaço para agradar a todos os gostos. A verdade, porém, é que desde que surgiu, o Jota Quest nunca parou de produzir hits e de tocar nas rádios. O repertório reúne sucessos como Fácil, Encontrar Alguém, Dias Melhores e Na Moral. > OUÇA

Dias Melhores

R.E.M.

2011, Warner Music

R$ 34,90 na Fnac

êêê > Depois de toda a expectativa criada com o ótimo Accelerate, álbum que deu uma nova injeção de ânimo e criatividade à banda de Michael Stipe, Peter Buck e Mike Mills, o grupo volta com Collapse Into Now, um disco que mescla elementos dessas três décadas de composições do R.E.M. Partindo do ponto de vista de alguém que nunca tenha ouvido nenhum álbum do grupo, esse décimo quinto trabalho de estúdio funciona de maneira responsável e introduz os leigos categoricamente ao som proposto pelo trio. Porém, um ouvinte mais assíduo da banda, pouca novidade irá encontrar nesse álbum. A sensação com esse novo disco é a de que a banda não trabalha com a pressão de substituir um álbum fracassado, mas sim de dar sequência a um bom registro de estúdio. > OUÇA

Uberlin

Vanguart

2009, Universal Music

R$ 26,90 na Fnac

êêê > Em Multishow Registro: Vanguart, a banda apresenta velhas conhecidas do primeiro disco, canções inéditas e até um cover de O Mar, de Dorival Caymmi, ídolo do vocalista Hélio Flanders e falecido quatro meses antes dessa gravação. O quinteto fez uma seleção de 14 canções, introduzida em português com Para Abrir os Olhos. A sequência é dada por Just To See Your Blue Eyes e, logo, aparece mais uma história a ser contada e cantada: Miss Universe, que mostra dois talentos raríssimos do Vanguart: O dom de estruturar suas melodias de folk rock em letras realmente geniais e ter sucesso ao dividi-las em quatro ótimas vozes. O disco reforça ainda mais a influência do Vanguart dentro da cena independente, agora com apoio de uma grande gravadora. > OUÇA

Foo Fighters

Arcade Fire

R$ 24,90 na Fnac

R$ 279,90 na Fnac

êêêê

êêêêê

> Esse é o típico disco em que você só quer que a última música termine para que possa voltar a primeira e começar tudo outra vez. Dave Grohl levou para sua garagem o melhor da banda Foo Fighters, em instrumentos, em sentimentos, em pessoas, enfim, em tudo. Quando Burning Bridge começa, você sente o clima e se for músico vai pensar em ensaiar na garagem ao invés do estúdio. Rope é a segunda música do disco e a primeira a tocar nas rádios. O conjunto de fatores que reuniu o mais recente disco do Foo Fighters mostrou que nada poderia dar errado. A volta de Pat Smear, guitarrista da primeira formação, a participação do emblemático Kris Novoselic, ex-Nirvana em duas músicas no baixo, mostram que o que é bom é atemporal, e o Foo Fighters sabe disso.

> Os fãs de Jorge Ben Jor já tem um novo objeto de desejo, mais precisamente um box, e ele se chama Salve, Jorge! Nele estão incluídos momentos marcantes da carreira do Babulina, que estava em sua fase mais criativa. Fazem parte do box discos imprescindíveis da carreira de Jorge: o fundamental disco de estreia Samba Esquema Novo, de 1963, onde ele já mostrava o que era ser Jorge Ben, seja no cantar malandro, nas letras cheias de malícia, no violão cheio de suingue. A Tábua de Esmeralda, de 1974, que traz os clássicos como Os Alquimistas Estão Chegando e Menina Mulher da Pele Preta. A caixa traz quase todos os títulos de Ben nas décadas de 60 e 70. Infelizmente ainda não foi dessa vez que foi relançado o ótimo Tropical, de 1977. Ainda assim tem como bônus um CD duplo com material inédito e raridades.

> OUÇA

I Should Have Know

Hemisfério

> OUÇA

Mas Que Nada

JOTA QUEST

Divulgação

Formada em 1993, a banda Jota Quest nasceu com o nome inspirado no personagem Jonny Quest. A história do grupo começa a se desenvolver em 1996, com o lançamento do primeiro disco, J. Quest marcou com canções como As Dores do Mundo e Encontrar Alguém. O segundo disco, De Volta ao Planeta, foi o de maior sucesso, alcançando 1,5 milhões de cópias vendidas e lançando o Jota Quest definitivamente ao posto de uma das bandas mais disputadas para shows por todo Brasil. Hoje, após oito álbuns lançados no mercado, o time de Rogério Flausino comemora a marca de quinze anos de sucesso com o lançamento do disco Quinze e uma turnê que relembra todos os sucessos da banda e tenta expandir seus hits pela América Latina com o lançamento do disco gravado em espanhol Dias Mejores.

R 36

ONLINE Conheça a biografia e a discografia completa do Jorge Ben Jor no site oficial do cantor: www.jorgebenjor.com | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


FIQUE EM CASA Cinco bons motivos para você não sair de casa

[ BLU-RAY ]

[ DVD ]

[ GAME ]

[ LIVRO ]

[ LIVRO ]

Onde Os Fracos Não Tem Vez

O Universo

Mortal Kombat

John e Ethan Cohen

2008, EUA, The History Channel

2011, Warner Games

R$ 79,90 na Fnac

R$ 199,90 na Fnac

Vips - histórias reais de um mentiroso

Dez Anos Que Encolheram o Mundo

R$ 59,90 na Fnac

êêêêê

êêê

186 páginas, Editora Jaboticaba

224 páginas, Editora Leya

2007, EUA, Paramount Pictures

êêêê > O drama Onde Os Fracos Não Tem Vez é um filme forte, não pelas cenas de violência, mas pela contundência dos diálogos. O cenário é praticamente inteiro composto pelo deserto. São regiões afastadas e inóspitas, daí a inspiração para o título do filme, que se passa em uma terra de ninguém onde a polícia não faz muito esforço para solucionar casos de bandidos contra bandidos. O longa não tem foco nem personagem principal, o que traz ainda mais responsabilidade para os dois protagonistas Tommy Lee Jones e Javier Bardem. O filme certamente agrada quem gosta dos antigos westerns, com xerifes e perseguições, além de ter o peso de ter vencido 4 estatuetas do Oscar, inclusive na categoria de Melhor Filme.

R

The History Channel

> O box com 4 DVDs reúne os mistérios do nosso sistema solar às galáxias inexploradas, história e ciência colidem numa ambiciosa investigação sobre o universo. Nestes 50 anos que passaram desde as primeiras tentativas de explorar o espaço, aprofundamos significativamente nosso conhecimento sobre o cosmo por meio de telescópios, robôs e missões tripuladas. Mas, só recentemente, a tecnologia permitiu aos cientistas ilustrar com detalhes suas impressionantes conclusões. O Universo, inovadora série do The History Channel, utiliza imagens criadas por computadores de última geração para nos aproximar de planetas misteriosos e estrelas distantes, permitir a observação de buracos negros e cometas e testemunhar o nascimento e a morte de galáxias e sistemas solares. O documentário faz uma viagem, dos mais longínquos limites das galáxias até a face familiar da Lua, O Universo traz os mistérios do céu para a terra.

Playstation 3

> Poucas franquias passam pelo que Mortal Kombat passou e conseguem se salvar. De ícone de violência de uma geração - responsável em parte pela criação do órgão regulador de idades ESRB - a esquecimento e descrença nas gerações posteriores. O cenário e as expectativas estavam montadas para o próximo título da série e para representar essa nova fase, nada melhor do que um novo começo. Eliminando tudo o que atrapalhava nos anteriores, a Warner entrega um jogo sólido, simples, nostálgico e ainda sim surpreendentemente novo. Você vai se ver em várias situações familiares, vai passar por uma história que até faz sentido (dentro do universo do jogo), vai reencontrar personagens do passado, e se surpreender com novas feições das caras já conhecidas, tudo embalado numa jogabilidade simples e bem mais fácil de utilizar do que aqueles que fizeram fama nos arcades dos anos 90.

Mariana Caltabiano

Daniel Piza

R$ 44,50 na Fnac

R$ 39,90 na Fnac

êêê

êêêê

> Seu perfil nos remete a Frank Abgnale, um dos maiores vigaristas da história dos EUA, interpretado no cinema por Leonardo Di Caprio, em Prenda-me se for Capaz. Como bem lembra a autora Mariana Caltabiano, a maior diferença entre os dois é que Marcelo Nascimento da Rocha pilota, sim, aviões de verdade. Com incrível capacidade de aprendizado e extrema facilidade para a farsa, ele se fez passar por policial, tenente, líder do PCC, fiscal da receita, fazendeiro, repórter da MTV, olheiro da seleção, guitarrista da banda Engenheiros do Havaí, enganando jornalistas, artistas, empresários e a própria polícia. O livro Vips revela como ele enganou o departamento de entorpecentes dos EUA, na época em que pilotava aviões para o narcotráfico, como assumiu o posto de líder em uma rebelião no presídio de Bangu, como conseguiu fugir três vezes da prisão, entre outros golpes. Inclusive aquele que o tornou mais famoso: o de se passar por Henrique Constantino, filho do dono da companhia aérea Gol. Na mesma ocasião enganou até o apresentador de TV, Amaury Jr., que fez várias entrevistas com o “dono” da Gol.

> Mais do que uma simples retrospectiva da primeira década do século XXI, em Dez Anos que Encolheram o Mundo, Daniel Piza propõe a análise dos principais fatos que influenciaram o curso da história nesse período. Dividido em cinco grandes temas, este livro relembra acontecimentos que levaram o mundo a uma nova configuração política e econômica, mostrando os fatos e suas consequências, para criar um panorama completo do cenário mundial. Além disso, Piza analisa em detalhes as mudanças nas artes, na cultura e no comportamento, os avanços em ciência e tecnologia, as catástrofes naturais e os efeitos da ação do homem na natureza e comenta os destaques nos esportes. Ainda assim, é possível registrar os fatos e entender algumas das razões que os levaram a acontecer. Por exemplo, todos sabem o que aconteceu no dia 11 de setembro de 2001, mas quais foram os desdobramentos desta tragédia? Dez Anos que Encolheram o Mundo é obra obrigatória para aqueles que não estão no mundo a passeio, mas procuram compreendê-lo em profundidade.

ONLINE Baixe gratuitamente o documentário Vips - histórias reais de um mentiroso em: http://tvig.vod.ig.com.br/vod/documentario_vips_HD.mp4.zip

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

37


TECH A última palavra em tecnologia

Telefones com

cérebro SMARTPHONES

F

Computadores de bolso

Conheça mais sobre os sistemas operacionais dos smartphones por ALEXANDRE CARLOMAGNO

Foi-se o tempo em que o Palm era tido como um computador de mão. Substituído pelos smartphones, aquele sistema já pode ser considerado obsoleto diante as inúmeras funcionalidades e a enorme praticidade que estes aparelhos apresentam. Em poucas palavras, o smartphone é um celular que atende às necessidades rotineiras do uso do computador, porém ele está na sua mão, em qualquer lugar. É um computador móvel, digamos assim. As mais diversas marcas disponibilizam vários modelos de smartphones. Eles abrem e fecham, deslizam para o lado, possuem design de um jeito, de outro, de determinada cor, mas não é isso que diferencia um smartphone. O modelo vai de acordo com o gosto pessoal do usuário, assim como a marca pela qual ele optar na hora da compra. Pois o que realmente diferencia um smartphone, é o sistema operacional, elemento-chave que apresentará as ferramentas que mais agregarão funcionalidades aptas para suas necessidades.

inteligente pode ser considerado, sim, um computador de bolso, mas com sistemas estipulados especificamente para o uso constante e diário, móvel, dentro da sua rotina. É para acessar e-mails, navegar na internet, elaborar, enviar e receber arquivos, recursos corporativos, enfim, tudo pensado para você agilizar certos processos através do celular. Hoje, há alguns sistemas operacionais de destaque, todos com suas devidas qualidades e peculiaridades. Em alguns outros países, como a China, existe um sistema criado, o WoPhone, para concorrer com outros de apelo mundial. E são exatamente esses que existem por aqui e merecem destaque: Android, BlackBerry, OS X, Symbian e Windows Mobile. Ou seja, quando for adquirir o seu smartphone, é nesses nomes que você deve prestar atenção. São eles os responsáveis por entregar a você, consumidor, as ferramentas que farão a diferença. Por isso, é interessante conhecer um pouco mais sobre cada um.

SISTEMATIZANDO AS FUNÇÕES

ANDROID

Você tem um computador, certo? O que faz ele funcionar é o seu sistema operacional. Agora, tire o computador e coloque um smartphone. O propósito é exatamente o mesmo – lógico, guardadas as devidas proporções. Um telefone

R 38

Divulgação/Apple

Criado pelo Google, ele já é o mais utilizado nos Estados Unidos, ultrapassando o BlackBerry. Segundo dados da pesquiza feita pela comScore, 31,2% dos smartphones no país são Android, contra 30,4% que usam o BlackBerry. Usando a plataforma Linux como base, um dos pontos mais

ONLINE Conheça os recursos do iPhone e do sistema operacional OS X no site da Apple: www.apple.com/br/iphone | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011


fortes deste sistema é que ele é código aberto, ou seja, desenvolvedores podem criar aplicativos para ele – os mais variados tipos de funcionalidades são criados para o Android. E sua concepção foi construída especificamente para levar a internet de verdade ao celular, com toda a navegação que lhe é própria.

BLACKBERRY O sistema operacional da linha de smartphones da RIM (Research in Motion) com o mesmo nome tem a fama de ser o melhor aparelho para e-mails. Ele provavelmente seja o mais utilizado no mundo corporativo devido ao push e-mail, considerado por muitos como a ferramenta mais apropriada para a utilização de e-mails em um celular – fora que o teclado QWERTY em formato Storm ajuda demais. Para digitar, com navegação na web e organizadores, este é um sistema operacional voltado mais para o lado profissional, mas que também serve a outros propósitos.

SYMBIAN

De propriedade do iPhone, da Apple, ele é considerado por muitos como o melhor e mais atraente de todos. Parte disso se deve ao ótimo browser mobile, que por sua vez tem seus méritos divididos com

A Nokia detém 39,3% do mercado mundial de smartphones e o seu sistema operacional, o Symbian, está presente em 44,3% das unidades vendidas – o que corresponde a quase um em cada

Em alguns países, como a China, existe um sistema criado, o WoPhone, para concorrer com outros de apelo mundial. a navegação multitoque. Mas seu principal atrativo, aquilo que atrai a grande maioria dos usuários de smartphones, é que ele possibilita a utilização de aplicativos criados por desenvolvedores de outros sistemas operacionais, o que não só traz uma maior gama de funcionalidades para o aparelho, como permite que o usuário deixe as funções mais próximas do gosto pessoal.

dois aparelhos. Seus recursos são os que apresentam melhor usabilidade no mundo dos smartphones: e-mail, navegação pela web, agenda, além de uma grande comunidade global de desenvolvimento de aplicativos.

WINDOWS MOBILE Lembra do paralelo entre computador e smartphone? Pois bem, nenhum outro sistema operacional ilustra melhor isso que o Windows Mobile, que nada mais é que uma versão móvel do Windows, da Microsoft (seu primeiro nome, inclusive, foi Pocket PC). Assim como o BlackBerry, ele é voltado mais para o uso corporativo e apesar de contar com edições tanto para aparelhos touchscreen e tela comum, sua navegação fica melhor em celulares com teclados físicos. Sua principal característica é o pacote Office, com o Outlook integrado e sua larga utilização em modelos de diversas marcas é um ponto a ser observado. g

Divulgação

O sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google é o mais utilizado no mundo

OS X

R

ONLINE Saiba mais novidades e conheça os recursos e aplicativos do Android no site: http://www.androidbrasil.com JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

39


INTERNET Os melhores sites para você navegar

Ela já pode interferir no seu dia a dia e

PRIVACIDADE

Privacidade nas redes sociais

Os sites de relacionamento são uma vitrine dos usuários. A postagem de informações pessoais em perfis pode se transformar em algo perigoso por ALEXANDRE CARLOMAGNO

R 40

E

Em determinada sequência do filme A Rede Social (2010), sobre a criação do Facebook, um casal briga e o término do relacionamento é iminente. A razão? A garota olhou no perfil do seu namorado e percebeu que ele mudou o status para “solteiro”. E apesar de tal cena estar numa obra de ficção, ela é mais real do que parece. Aliás, em um sentido mais abrangente que não apenas em referência aos relacionamentos amorosos, as redes sociais podem ser vistas como um empecilho na vida social de muitas pessoas. Mas será que ela influência na sua rotina? De acordo com uma recente pesquisa realizada pela empresa Ibope Nielsen Online, por volta de 83% dos internautas residenciais ativos (o que corresponde a 21,4 milhões de pessoas no Brasil) já acessaram alguma rede social – seja ela o Facebook, Orkut, Twitter, MySpace, entre outros. É um número consideravelmente grande de usuários, de vidas. Ou seja, se mais de 20 milhões de pessoas

ONLINE Saiba como configurar e manter sua privacidade no seu perfil no Facebook através do site: www.facebook.com/privacy/explanation.php | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011

Divulgação

você talvez nem saiba


estão em redes sociais, então essa multidão pode estar sofrendo algum tipo de interferência por parte de seus convívios virtuais. Em se tratando dos jovens, em especial os estudantes, um estudo do Laboratório de Computação Social do Instituto Rochester de Tecnologia, nos Estados Unidos, revelou que o uso de redes sociais na sala de aula pouco impacta em suas vidas. Em outras palavras, eles utilizam a vida social na internet e ainda assim mantém uma saudável relação com seus colegas. O que acontece, porém, é que a maneira de se relacionarem mudou – e aí entra a rede social. Pois é lá que ocorre o intrínseco contato, eles se conhecem ao mesmo tempo pessoal e virtualmente. Mas a relação de amizade ainda existe.

A transição do virtual para o real O problema de verdade está no trabalho. É aqui que as coisas complicam. Primeiro, o uso de computadores em empresas é praticamente generalizado – apenas 10% não utilizam. Segundo, muitas delas possibilitam o acesso à internet. E é aí que mora o perigo, pois o funcionário que está trabalhando, organizando seus afazeres em meios a pressões provenientes do serviço, eventualmente vai buscar a navegação virtual para espairecer. Porém, uma pesquisa realizada pela Socitm, empresa focada especialmente em gerenciamento de TI (Tecnologia da Informação), mostra que 90% das empresas, ou vetam completamente o acesso às redes sociais ou permitem que eles acessem apenas em horário do almoço ou fora do expediente. Pelo ponto de vista das empresas, é uma ação coerente, já que muitos funcionários buscam a internet para aliviar o estresse da rotina e acabam perdendo a noção do tempo, ou mesmo iniciam uma cadeia de distrações através de sites de humor ou coisas do gênero. Dessa forma, proibindo o acesso, o empregado mantém o foco em suas tarefas diárias. Mas há quem defenda a total liberação de acesso à internet para o funcionário dentro de uma empresa. Especialista

R

e autor do livro Planejamento Estratégico (Editora Brasport, 288 páginas), Felipe Morais diz também que é a favor de empresa que tome medidas caso o trabalhador extrapole. “Tem de liberar tudo e dar confiança ao funcionário. Se ele passa mais tempo no Facebook do que na planilha do Excel, a empresa tem de tomar atitudes. Porém bloquear é errado.”

O passado já é passado O fato é que as redes sociais, diferente da maneira como entraram em nossas vidas há alguns anos, já deixaram de ser um local onde um dos principais objetivos é reencontrar amigos de tempos passados. Muito pelo contrário. Hoje, uma rede social pode significar uma segunda vida. Todos os seus gostos pessoais, as suas relações íntimas e sua privacidade podem ser expostas no perfil em sua totalidade. Em outras palavras, o indivíduo transpõe para uma página virtual suas principais características, a sua personalidade, é como se a rede social se transformasse em uma vitrine do ser humano. Tanto é que até mesmo crimes já são estipulados através do uso da rede social. Desde o chamado cyber bullying (atos de

O amor e outras coisas E no que diz respeito aos relacionamentos amorosos, muitos utilizam seus perfis como armas para instigar, seduzir ou mesmo atingir de forma maldosa a outra pessoa. Mudar o status de “solteiro” para “comprometido” já é razão para alimentar inveja, ciúmes, assim como o inverso também suscita sentimentos. Mexer com as emoções de alguém, alimentar a cabeça de uma pessoa com suspeitas, vontades e anseios é fácil. A impossibilidade de aproximação diante do computador permite essa confusão. Assim como a proximidade da tela do computador, na rede social, pode trazer as mais diversas consequências. Conversas inadequadas com outras pessoas ou mesmo inúmeras distrações já têm sido suficiente para o divórcio. Nos Estados Unidos, as redes sociais são responsáveis por 80% das separações. Há a mãe, por exemplo, que perdeu a custódia dos filhos por negligência, deixando o registro de quantas horas passava em jogos disponibilizadas pelas redes, ou o namorado que negava ser uma pessoa violenta, mas que deixou recados nada amorosos no perfil da companheira.

Pesquisa mostra que 90% das empresas vetam completamente o acesso às redes sociais ou permitem que eles acessem apenas em horários fora do expediente. violência psicológica via internet) até mesmo sequestros e violações domiciliais. E o que possibilita isso? No caso da invasão de domicílio, o criminoso escolhe perfis de pessoas que pareçam ricas e ficam atentas quando elas orgulhosamente escrevem que estão viajando, passando um tempo fora de casa ou qualquer outra coisa que indique que a residência está desocupada. Mais uma vez a culpada é a exposição do indivíduo. A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro está acusando o Orkut de ser mantenedora de conteúdos com apologia ao crime, pedofilia e falsa identidade, entre outros.

Enfim, seja na escola, no trabalho, no relacionamento amoroso ou na vida social como um todo, é inegável que as redes sociais estão causando certa interferência. Medir as proporções é uma tarefa árdua, mas os acontecimentos estão aí. Eles aparecem nos noticiários, em fatos com maior importância ou na sua vida, em um menor grau. De qualquer maneira, se você é um usuário assíduo de alguma ferramenta social via internet, fique atento ao que ela traz para fora do computador, para a sua vida real. Lembre-se: são duas coisas completamente distintas. Cabe a você estipular a prioridade para cada. g

ONLINE Saiba como manter sua privacidade no Orkut através do site: www.google.com/support/orkut/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=48579m JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

41


VITRINE Presentes e achados que adoramos

» Para usar a tiracolo

Bolsa em couro ecológico. » R$ 149,90 na Três Marias, (16) 3235-5345

» Acessórios finos

Pulseiras de diversos modelos. » A partir de R$ 69 na Três Marias, (16) 3235-5345

» Camisa diferenciada

Camisa verde militar. » R$ 139 na Le Monde Fashion, (16) 3610-1140

» Para usar no verão

Baby look Holister. » R$ 89 na AMX Imports, (16) 7813-4151

» Saia felina

Saia longa com estampas de onça. » R$ 189 na Três Marias, (16) 3235-5345

» Saia selvagem

Saia em couro. » R$ 345,60 na Salve Rainha, (16) 3236-7916

» Um charme a mais

Colete caqui. » R$ 169,90 na Le Monde Fashion, (16) 3610-1140

» Elegância com personalidade

Vestido com bolero de renda. » R$ 198 na Flávia Mariano, (16) 3931-2395

R 42

ONLINE Faça sua crítica e avaliação da Revista ribeirãopreto. Sua opinião é muito importante para nós: www.facebook.com/revistarp?sk=reviews | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011


» Arrase na festa

Vestido Color Block. » R$ 289 na Salve Rainha, (16) 3236-7916

» Beleza e elegância

Vestido de festa. » R$ 650 na Guinza, (16) 3013-2470

» Esquente o frio

Sobretudo de lã com detalhes em pelo. » R$ 129,90 na Flávia Mariano, (16) 3931-2395

» Beleza com rendas

Vestido de renda. » R$ 156 na Flávia Mariano, (16) 3931-2395

» Saia animal

Saia em couro Píton. » R$ 345,60 na Salve Rainha, (16) 3236-7916

» Para esquentar

Casaco de pelo. » R$ 230 na Três Marias, (16) 3235-5345

» Todo mundo quer uma

Polo masculina Abercrombier. » R$ 179 na AMX Imports, (16) 7813-4151

R

» Beleza no pulso

Pulseira de asa com couro. » R$ 120 na Três Marias, (16) 3235-5345

ONLINE Leia as edições anteriores da Revista ribeirãopreto no site: www.revistaribeiraopreto.com.br JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

43


Color Block

para todas!

Depois dos desfiles internacionais, essa “moda” também pegou aqui no Brasil. O Color Block invadiu a estação e está trazendo vida para o closet. A ideia é misturar algumas peças com cores diferentes em um mesmo look. Tudo é possível! O importante é saber que essa tendência só vale para peças minimalistas, ou seja, aquelas sem estampas e excessos. Para ficar mais fácil na hora de se produzir, o melhor é escolher apenas um tom vibrante no look todo. Laranja, azul Bic, amarelo, roxo, verde escuro, pink e dourado são as cores que estão em alta. Você pode usar e abusar dessa tendência nesse inverno e no próximo verão! por JANAINA DANDARO ABRAHÃO fotos por MARIANA MARTINS

Blusa Giooh, calça, cinto e acessórios Le Monde e peep toe Santa Lolla.

44

| revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011


Camisa Guinza, regata e saia Salve Rainha, acess贸rios Bambara, Giooh e Le Monde e sand谩lias Santa Lolla.


Vestido Shop 126, meia cal莽a Lupo, peep toe Santa Lolla e acess贸rios Giooh.

46

| revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011


Jaqueta e macacรฃo Le Monde, sandรกlia Santa Lolla e colar Giooh.

JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

47


Blusa TrĂŞs Marias, colete Giooh, colar Bambara e saia de couro Salve Rainha.


Tricô Animale, regata Salve Rainha, short Espaço Fashion, sandália Arezzo, bolsa Três Marias e brincos Bambara.

JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

49


Blusa e brinco Giooh, saia de couro Guinza, colar e pulseira Bambara, sandĂĄlia Arezzo e clutch TrĂŞs Marias.


Tricô e brincos Giooh, regata Guinza, saia de couro Salve Rainha e sandália Santa Lolla.

edição de moda por JANAINA DANDARO ABRAHÃO stylist convidada MARCELA YAMASITA fotos por MARIANA MARTINS hair e make up por DINHO (MAGNA HAIR) modelo JESSICA VENTURA (www.andrepereiramodels.com.br) agradecimentos MAGNA HAIR e André Pereira Models tratamento de imagem por CAROLINE FANJUL

JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

51


Acesse: chopperjeans.com.br

Rua Laguna, 940 Jardim Paulista Fone: (16)3236-7916


CARROS Os automovéis que desejamos ter

Jovem, bonito, barato e com

Divulgação

quatro argolas

C

AUDI A1

Com a intenção de atrair o público jovem, marcas como Audi e BMW parecem querer se desfazer, um pouco, do rótulo de que seus carros são exclusivamente para pessoas com faixa etária mais elevada e que podem pagar um preço mais elevado pela esportividade e conforto desses automóveis. Pensando justamente na nova geração é que a Audi lança no Brasil o A1, um dos maiores sucessos da montadora na Europa durante o ano passado. O A1 é o carro mais barato da Audi no país desde 2006, quando a montadora deixou de produzir o A3. A proposta não era apresentar um carro barato, mas sim conseguir encantar os jovens com os padrões construtivos, tecnológicos, dinâmicos e a união de acabamento e

R

PREÇO

A partir de R$ 89,000 na Audi Eurobike

MOTOR

estilo que a marca passa. A possibilidade maior de customização é o que mais caracteriza o A1, indo desde a mudança de cor em partes da pintura até um sistema de som exclusivo desenvolvido pela Bose. Mas nem só de aparência se faz um carro sedutor, desempenho é fundamental. Isso fica a cargo do motor 1.4 TFSI de quatro cilindros em linha com 122 cv de potência, sistema de injeção direta de combustível e turbocharger com intercooler. A transmissão automática S-Tronic tem sistema de dupla embreagem. O compacto ainda vem com os sistemas Start-stop, que desliga o motor quando o carro está parado para economizar combustível, e Kers, que aproveita a energia das frenagens para reforçar o desempenho do motor. g

Transversal, 1.390 cm³, quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro

CÂMBIO

Automático com sete marchas com modo manual sequencial na alavanca ou através de paddleshifts no volante

COMPRIMENTO 3,95 metros

Largura X Altura 1,74 m X 1,41 m

0 a 100 KM/h 8,9 segundos

Velocidade Máxima 203 km/h

Ideal para quem

Jovens que esperam esportividade e estilo de um carro

Pontos Fortes Conectividade e customização

Pontos Fracos Desconforto nos bancos traseiros

ONLINE Conheça mais sobre a Audi e o seu lançamento, o A1 no site da Eurobike, representante da marca em Ribeirão: http://audi.eurobike.com.br JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

53


ILUSTRE O espaço dos artistas talentosos da região

ARTES PLÁSTICAS

Arte e paixão por Ribeirão

Com um ateliê, experiência e reconhecimento na área, a artista plástica Eny Aliperti apresenta obras que buscam mostrar nos seus quadros e intervenções a linearidade sem perder a beleza e plasticidade das cores quentes por RAUL RAMOS

R 54

E

Eny Aliperti encara a arte como uma ferramenta de formação e transformação do ser humano. Pedagoga e arteterapeuta, ela dá aulas de desenho e pintura desde 1990 em um ateliê que leva o seu nome em Ribeirão Preto, mas que é mais conhecido como Ateliê da Praça, por onde passaram artistas como Gabriel Nehemy e Vera Barbieri. Nascida em São Paulo em 1950, e formada em pedagogia pela Universidade Mackenzie, Eny teve aulas na capital com os artistas plásticos Lise Forrel e Fang, e com Branchini, Francisco

ONLINE Conheça mais sobre acasaonírica, espaço comunitário de fotografia e arte no blog: http://acasaonirica.blog.terra.com.br | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011


Amêndola e Pedro Manuel-Gismondi em Ribeirão Preto, para onde se mudou em 1978. Na década de 80, integrou os grupos artísticos Albatroz e Forja da Fantasia, assim como República das Artes e Grupo 11. Em 2006, entrou para o grupo acasaonírica e atualmente faz parte do Aproa e Zeferina, todos de Ribeirão Preto. Seu trabalho aborda temas como tempo e espaço. Na série Trama, ela utiliza como suporte as lonas estendidas sobre

R

as mesas de trabalho no ateliê em que dá aulas e que recebem tintas e resíduos de materiais diversos utilizados pelos alunos. Posteriormente, ela recorta as lonas e insere as tiras de tecido que formarão a trama. Em outro trabalho, Eny fotografa o interior de uma caixa de sapatos, preparada com espelhos. O resultado causa ilusão de ótica: o registro parece um salão sem fim. Daí ela questiona o conceito do espaço, que pode ser apenas uma ilusão.

“Eu sou uma poeirinha no meio do universo, mas também sou um gigante para uma poeirinha”, diz. Presidente da Associação de Amigos do MARP (AAMARP), sua prioridade é tornar o museu mais conhecido. “O foco, hoje, é educativo. Formar público para entender o que está acontecendo com a arte”, defende. g

ONLINE Visite o site da Associação dos Amigos do MARP: http://www.cmdca.pmrp.com.br/scultura/marp/aamarp/i14aamarp.htm JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

55


PAPARAZZI Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

1

3

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

2

João Rock 2011

4

Rafael Sassoli

A 10ª edição do João Rock reuniu, no dia 4 de junho mais de 25 mil pessoas que dançaram e cantaram com os shows de artistas como Skank, Jota Quest, Zé Ramalho, Lobão, Natiruts, Lenine, Katchfire e CPM 22, entre outras atrações de rock e música eletrônica. Nas fotos: 1 Samuel Rosa, vocalista do Skank, 2 Carol Angelis, 3 Rogério Flausino, vocalista do Jota Quest, 4 Fernanda Machado, 5 Michelle Moretti, 6 o publicitário Danilo Chiaroti e 7 Lílian Franzé.

7

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

fotos por RAFAEL SASSOLI

5 R 56

Rafael Sassoli

6

ONLINE Confira mais fotos desse evento no link fotos na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011


PAPARAZZI

1

Rafael Sassoli

2

Rafael Sassoli

III Golf Winter Day fotos por RAFAEL SASSOLI

O 10º Torneio Aberto do Ipê Golf Club fez parte das comemorações do 155º aniversário de Ribeirão Preto. De 9 a 11 de junho, o III Golf Winter Day reuniu, nos três dias de festa, cerca de 1.500 convidados entre empresários e jogadores que contaram com uma estrutura inédita, degustação de bebidas e os antepastos e pratos elaborados pelo Buffet Renato Aguiar. Nas fotos: 1 Stephanie Haddad, 2 Guilherme Fogaça, 3 Aretah Deperon, 4 Haryston Sosso, 5 Andrea Zaccherini, 6 Helen Sosso e 7 Eduardo Maistro.

5 R

3

6

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

4

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

7

ONLINE Todas as fotos publicadas na coluna Paparazzi estão disponíveis para download gratuito em alta resolução em: www.facebook.com/revistarp JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

57


PAPARAZZI

1

3

2 Rafael Cautella

Rafael Sassoli

Zucker Ano 4 fotos por RAFAEL SASSOLI e RAFAEL CAUTELLA

No dia 11 de junho aconteceu a tão aguardada festa de aniversário do Zucker Club. O concorrido evento foi realizado na belíssima Fazenda Santa Virgínia e a festança foi regada com bebidas premium até o amanhecer. A festa comemorou os quatro anos da casa noturna e o destaque ficou para o top DJ japonês Satoshi Tomiie. Nas fotos: 1 a bela Mariana Del Arco, 2 Diego Maschio, 3 Brenda Salermo, 4 o DJ residente do Zucker, Mario Zan, 5 Glenda Bueno, 5 Michelle Balbierato e 6 visão geral da festa.

5 Rafael Sassoli

Rafael Cautella

4

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

Rafael Cautella

Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

6 R 58

ONLINE Confira mais fotos desse evento no link fotos na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011

7


PAPARAZZI

Rafael Sassoli

Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

1

Rafael Sassoli

3

2

Rafael Sassoli

Sunset Lounge Edição Especial

7

6 R

Rafael Sassoli

5

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

4

O duo Anhanguera, formado pelos DJs e produtores Décio Deep e Dudu Palandre, apresentou seu set refinado de House Music na edição especial do projeto Sunset Lounge no dia 17 de junho. Os Ciprestes Eventos ficou cheio de gente bonita. A festa também contou com os DJs residentes do projeto que já caiu no gosto do público. Nas fotos: 1 Carla Lopes, 2 Bernardo Ometto, 3 Marina Junqueira, 4 Leandro Robusti, 5 Bruna Moura, 6 Juan Felipe Jurca e 7 Bruna Felicio Vianna.

Rafael Sassoli

fotos por RAFAEL SASSOLI

ONLINE Todas as fotos publicadas na coluna Paparazzi estão disponíveis para download gratuito em alta resolução em: www.facebook.com/revistarp JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

59


PAPARAZZI Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

1

3

Pimp Hop com DJ Hum no Goa Lounge

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

2

4

Rafael Sassoli

A festa do projeto Pimp Hop trouxe para Ribeirão o consagrado DJ Hum, produtor brasileiro pioneiro no estilo Hip Hop. O DJ animou a pista do Goa Lounge com suas discotecagens e mixagens no dia 22 de junho. A festa ficou repleta de gente bonita e decolada. Nas fotos: 1 a belíssima Natália Martini, 2 o descontraído Laui Santi, 3 Fernanda Tillmann, 4 Bruna Romero, 5 Samuel Fiori, 6 Maira Bassi Cavalcanti fazendo charme e 7 Felipe Figueiredo.

5 R 60

7

Rafael Sassoli

6

ONLINE Confira mais fotos desse evento no link fotos na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

fotos por RAFAEL SASSOLI


PAPARAZZI

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

1

2 DJ Paula Chalup no Chopp Time Spasse

4

fotos por RAFAEL SASSOLI

6 R

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

5

3

Rafael Sassoli

A DJ Paula Chalup, residente do club paulistano D-Edge, considerado um dos melhores clubs do mundo, veio apresentar seu set animado no dia 25 de junho no Chopp Time Spasse, local que já virou referência de balada boa e gente bonita. Nas fotos: 1 Raquel Cagnoni, 2 Fernando Novaes, 3 Jucimara Rueda, 4 Tuca Nassif fazendo graça, 5 o casal Tatiane Thumel e Felipe Schiavom, 6 Soraya Lapini, 7 Leonardo Meneguzzi.

7

ONLINE Todas as fotos publicadas na coluna Paparazzi estão disponíveis para download gratuito em alta resolução em: www.facebook.com/revistarp JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

61


PAPARAZZI

Rafael Cautella

Rafael Cautella

Rafael Cautella

Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

1

2

3 Rafael Cautella

Rafael Cautella

Brych & Brandz no Os Ciprestes fotos por RAFAEL CAUTELLA

Rafael Cautella

4

O aclamado projeto de música eletrônica, Brych & Brandz, formado pela dupla de DJs paulistanos Bruno Brych e Rafael Brandão veio à Ribeirão apresentar seu set no Os Ciprestes Eventos. Nas fotos: 1 Tatiana Garcia, 2 Bernardo Biagi Filho e Camila Rosolim, 3 a sorridente Natália Reque, 4 Fred Luz e Ana Cláudia Bernardes, 5 Renato Aguiar e Fabiana Albuquerque, 5 Ana Paula Nardi e 6 os DJs paulistanos Bruno Brych e Rafael Brandão do projeto Brynch & Bradz tocando na festa.

5

6 R 62

ONLINE Confira mais fotos desse evento no link fotos na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011

Rafael Cautella

7


PAPARAZZI

Rafael Cautella

Rafael Cautella

Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

1

2 Rafael Cautella

Coquetel de lançamento do Audi A1 no espaço AreA1

4

fotos por RAFAEL CAUTELLA

5 R

Rafael Cautella Rafael Cautella

Rafael Cautella

3

A Audi do Brasil, que em Ribeirão Preto é representada pelo Grupo Eurobike, apresentou à cidade o AreA1, um espaço criado pela Audi onde os convidados passaram por diversas experiências focadas no novo carro Audi A1. Muitos convidados foram conhecer o espaço que chamou atenção por causa do design do stand. Nas fotos: 1 Janaina Vianna, 2 Gilberto Colucci, 3 Fabio Colucci, 4 Rose Javaro, 5 Espaço AreA1 e 6 Joaquim Fortes.

6

ONLINE Todas as fotos publicadas na coluna Paparazzi estão disponíveis para download gratuito em alta resolução em: www.facebook.com/revistarp JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

63


RESTAURANTES Os melhores lugares para comer

É na panela que se faz Divulgação/Duzzek Alves

pizza boa! PIZZARIA

Padella

Com uma extensa carta de coquetéis sofisticados a casa se destaca pelas deliciosas pizzas feitas em panelas de ferro por DANIEL MANARELLI

A nova casa do Zucca ganhou mais espaço e ambientação contemporânea

A pizza de Nutella é preparada com Nutella, sorvete, morango, calda de morango e castanha de caju moída

R 64

O Padella é uma das mais inovadoras pizzarias da cidade, com o conceito único de fazer suas pizzas na panela e unir a qualidade gastronômica com um ambiente descontraído e que se adequa a todos os públicos. A casa fica na Rua Marechal Rondon, quase esquina com a Avenida Nove de Julho, e tem em seu cardápio pizzas de massa fina e recheio farto, com uma variedade de sabores que certamente não deixa a desejar para nenhuma outra pizzaria mais tradicional na cidade, experimente a deliciosa Filé Mignon ou Marguerita. O ambiente encanta pela decoração e versatilidade, que vai desde uma área de recreação para crianças até um legítimo American Bar, onde são produzidos os mais variados coquetéis e drinks da cidade, preparados pelo conceituado bartender Zeca de Oliveira, que sempre é requisitado para eventos e casamentos. Para beber peça um dos coquetéis moleculares ou martinis. Entre as criações inéditas, o destaque vai para o Framboesa Foam. O Kir Royal chama atenção por ser preparado com esferas de cassis. O tradicional Sex on the Beach ganha pérolas na sua versão molecular. Já o Jack Lemonade é uma das bebidas mais refrescantes e saborosas. g

Divulgação

ONLINE Visite o site do Padella e confira o horário de funcionamento e o cardápio da casa. Faça sua reserva de mesa pelo site: www.padella.com.br | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade

» Nossos testes são feitos com uma ficha de avaliação desenvolvida pela ribeirãopreto. Nela, são atribuídas notas para entrada, prato principal e sobremesa. A avaliação do prato principal, a mais importante do teste, é realizada com a escolha de uma nota para cada um dos sete quesitos observados: apresentação, temperatura, qualidade, cozimento, harmonia, tempero e sensação final. Estas refeições-testes são feitas por colaboradores e jornalistas anônimos. » Nossas críticas não se identificam nem aceitam cortesias. Todas despesas são custeadas pela revista. Não fazemos inserções pagas para garantir a credibilidade do guia. » O processo completo de avaliação de um estabelecimento inclui atendimento, bebidas, carta de vinhos, preços e uma visita à cozinha (observando a qualidade dos produtos utilizados, métodos de armazenagem de ingredientes e a condição de higiene desses lugares). » Restaurantes em destaque, com foto, são visitados no mínimo duas vezes, em dias e horários diferentes. O objetivo é avaliar o desempenho da cozinha e da equipe no almoço ou no jantar, tanto durante a semana quanto no sábado ou no domingo. » Novos testes são realizados por outras pessoas da equipe quando surgem dúvidas envolvendo a inclusão de um novo estabelecimento ou mudanças importantes na classificação. » Só testamos novos estabelecimentos após um mês de funcionamento, prazo para que os responsáveis providenciem eventuais ajustes.

ÁRABE CASA DAMASCO êêêê EMPÓRIO E COZINHA ÁRABE

A simpática casa é uma mistura de empório com restaurante árabe. Amplo, espaçoso e arejado o restaurante contempla uma área externa com onbrelones. Você pode comprar porcionados de esfihas, quibes e diversos molhos, temperos e especiarias. A casa serve no local deliciosos pratos e petiscos árabes. O pernil de cordeiro é muito saboroso. A esfiha aberta de coalhada com Zattats também é uma ótima sugestão. %$R"¨é ENDEREÇO Avenida Portugal, 2670 - Jardim Botânico - Tel. (16) 3442-4244 DESDE 2010 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb. das 10h as 22h. Feriados das 9h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 25 e R$ 60. FACILIDADES Adega climatizada, área para crianças, estacionamento gratuito, mesas ao ar livre e wi-fi. CAPACIDADE 100 pessoas. PÚBLICO No almoço casais e famílias com crianças e no happy hour famílias e casais entre 25 e 65 anos.

MABRUK ARABIAN FOOD êêêê COZINHA ÁRABE

A única casa árabe da cidade a participar do festival gastronômico Restaurant Week tem em seu nome o significado de felicidade em árabe. Serve deliciosos pratos

ENTENDA A LEGENDA êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

da culinária árabe num ambiente aconchegante e climatizado que prima pela comida caseira em seu cardápio. No menu, além das sugestões fixas, estão incluídos pratos servidos exclusivamente em dias específicos. O Frik consiste num saboroso trigo verde com frango desfiado com especiarias e amêndoas em lascas. O Chich Barak contempla uma espécie de capeletti de carne cozidos na coalhada, acompanhada arroz branco é uma boa sugestão. T¨Hé ENDEREÇO Rua Cerqueira César, 1556, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3636-2280 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 12h às 18h30, sáb. das 12h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 60. FACILIDADES Acesso para pessoas deficientes e ar-condicionado. CAPACIDADE 50 pessoas. PÚBLICO Amantes da culinária árabe, famílias e casais entre 25 e 70 anos.

TENDA ÁRABE êêê COZINHA ÁRABE

Um restaurante com ambiente agradável e climatizado, mas sem grandes requintes. São servidos pratos e petiscos árabes baratos e corretos. A casa que existe há vinte e seis anos se destaca pela tradicional cozinha árabe. O quibe assado recheado com castanha é um bom pedido. O famoso Carneiro à Tenda, é o carro-chefe da cozinha e é preparado com carne de carneiro desfiada feita na Divulgação/ Rubens Okamoto

COMO AVALIAMOS OS ESTABELECIMENTOS

A deliciosa esfiha de coalhada com Zattars

% A ESCOLHA DA REVISTA ? AINDA NÃO FOI AVALIADO PELA REVISTA $ ÓTIMO CUSTO/BENEFÍCIO

R MESAS AO AR LIVRE T AR-CONDICIONADO

" ESTACIONAMENTO OU SERVIÇO DE VALET ¨ FAZ RESERVAS DE MESAS H ENTREGA EM DOMICÍLIO

é ACESSO A DEFICIENTES ¯ MÚSICA AO VIVO OU DJ

R

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

65


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade ENDEREÇO Avenida Professor João Fiusa, 2040, Jd. Canadá - Tel. (16) 3610-9372 DESDE 2010 SITE www.ancho.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a qua. das 12h às 15h. Qui. a dom. das 12h às 15 e das 19h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop, Visa Electron e Visa Vale. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 85. FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, área para crianças e wi-fi. PÚBLICO No almoço executivos e no jantar familias e casais entre 25 e 50 anos.

o saboroso prato Beef Ancho Premium é o carro-chefe do restaurante Ancho

CABAÑA êêê

Divulgação

CORTES NOBRES ARGENTINOS

manteiga e acompanhada de arroz com amêndoas torradas. O quibe crú e a esfiha aberta também merecem destaque. $T¨Hé ENDEREÇO Rua Guimarães Passos, 325, Vila Seixas - Tel. (16) 3636-0111 DESDE 1985 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 11h às 14h30. Ter., qua. e qui. das 11h às 16h e das 18h à 0h. Sáb., dom. e feriados das 11h às 16h e das 18h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop, Visa Electron e Visa Vale. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 60. FACILIDADES Ar-condicionado e wi-fi. CAPACIDADE 200 pessoas. PÚBLICO No almoço executivos e no jantar famílias e casais entre 25 e 50 anos.

BRASILEIRA BAR DO EPICURISTA êêêê COZINHA NORDESTINA

A casa é especialista em comida nordestina, o local é simpático e agradável, com cardápio cheio de iguarias da culinária nordestina. Nós adoramos a Carne-de-Sol de lá, que vem acompanha da arroz, feijão de corda, purê de mandioca, mandioca cozida, manteiga de garrafa, vinagrete e pimenta. No almoço durante a semana o cliente pode optar

R 66

por um rodízio de pratos nordestinos.

% $"¨Hé

Avenida Dr. Francisco Junqueira, 3280, Vila Seixas - Tel. (16) 3632-4616 SITE www.epicurista.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 11h30 às 15h e das 18h até à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO Diners, MasterCard, Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop, Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 25 e R$ 50. FACILIDADES Adega climatizada, área para crianças, estacionamento gratuito e wi-fi. PÚBLICO Familiar e descontraído, ideal para um happy hour com amigos. ENDEREÇO

Um lugar confortável e diferenciado. Cada ambiente do Cabaña é uma surpresa. O restaurante fica numa área nobre e privilegiada da cidade e tem como especialidade carnes argentinas e uruguaias de primeira qualidade. Recomendamos o corte T-Bone, que consiste numa enorme peça de contrafilé e filé mignon separadas por um osso. Nos fundos da casa existe uma figueira centenária que ambienta as mesas ao ar-livre. A ampla carta de vinhos merece destaque assim como os diferentes ambientes. RT"¨é ENDEREÇO Praça Boa Ventura, 218, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3289-6446 DESDE 2009 SITE www.cabanarestaurante.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 11h30 às 15h e 18 à 0h. Sáb. das 11h30 à 0h. Dom. das 11h30 às 17h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 75. FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, área para crianças, estacionamento com manobrista, mesas ao ar livre, salão para eventos. CAPACIDADE 250 pessoas. PÚBLICO Executivos, famílias e casais entre 25 e 50 anos.

CARNES

CHURRASCARIA FLAMBOYANT êêê

ANCHO PREMIUM BEEF êêêêê

CHURRASCARIA

GRELHADOS E CORTES NOBRES

O imponente restaurante especializado em carnes e cortes nobres é comandado pelo conceituado chef Tullio Santini Júnior. Entre os destaques do cardápio está o Beef Ancho Premium, que contempla um bife de ancho de 240g, acompanhado do Arroz Ancho (bacon, salsinha, ovo e batata palha). O atendimento excepcional e a adega com ótimos rótulos também merecem destaque. %T"¨é

Uma das churrascarias mais tradicionais da cidade, a casa tem como especialidade a picanha fatiada acompanhada de salada, pão de queijo, vinagrete e arroz carreteiro. Aos sábados e domingos uma enorme fila é formada no almoço, mas a espera vale a pena. $T"¨é ENDEREÇO Avenida Costábile Romano, 1603, Riberânia - Tel. (16) 3624-2442 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom. das 11h às 23h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa

ONLINE Siga a Revista ribeirãopreto no Foursquare e veja as dicas bares e restaurantes da cidade: www.foursquare.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


Electron. FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, área para crianças, estacionamento gratuito e wi-fi. PÚBLICO Famílias e casais entre 35 e 60 anos.

CHURRASCARIA RIBEIRÃO êêê CHURRASCARIA

A casa é conhecida pelo seu tradicional churrasco e pelo buffet variado. Recomendamos o bife de ancho, a picanha e o carneiro uruguaio. A variedade de frutos do mar e as deliciosas saladas também chamaram nossa atenção. T" ¨é ENDEREÇO Avenida Presidente Vargas, 1100, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3911-9513 DESDE 2002 SITE www.churrascariaribeirao.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 11h30 às 15h e 18h30 às 23h30. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 45 e R$ 60. FACILIDADES Ar-condicionado, área para crianças, estacionamento com manobrista, wi-fi. CAPACIDADE 300 pessoas. PÚBLICO Na sua grande maioria executivos, empresários e famílias entre 30 e 60 anos.

COXILHA DOS PAMPAS êêêê

to de encontro. Não se deixe enganar pela ambientação australiana. Trata-se de uma empreitada 100% americana, com porções gigantes e pratos e molhos apimentados. Antes de partir para os pratos aproveite os coquetéis e o famoso pão preto quentinho servido na companhia de manteiga cremosa. Uma sugestão é o Ribs on the Barbie, que consiste em uma costela de porco defumada e grelhada com fritas e cinnamon apples. T"¨é ENDEREÇO Avenida Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540, Jardim Califórnia - Tel. (16) 3911-2222 DESDE 2010 SITE www.outback.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a qui. das 12h às 15h e das 18h às 23h30. Sex. das 12h às 15h e das 18h à 1h. Sáb. das 12h à 1h. Dom. e feriados das 12h às 23h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop, TR Eletrônico, Visa Electron e VR Smart. PREÇO MÉDIO Entre R$ 27 e R$ 46. FACILIDADES Ar-condicionado, área para crianças, estacionamento com manobrista. O restaurante fica dentro do RibeirãoShopping. PÚBLICO Jovens e famílias entre 20 e 50 anos.

CHINESA

CHURRASCARIA

A churrascaria mais famosa da cidade oferece amplo ambiente aconchegante e requintado. Além do prato principal que são os 40 tipos de carnes em sistema de rodízio, o buffet conta ainda com 70 tipos de saladas. O excelente atendimento também é um diferencial da casa. % T"¨é ENDEREÇO Avenida Pres. Castelo Branco, 1870, Nova Ribeirânia - Tel. (16) 3629-6017 DESDE 1994 SITE www.coxilhadospampas. com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 12h às 16h e 19h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 45 e R$ 80. FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, área para crianças, estacionamento com manobrista. CAPACIDADE 500 pessoas. PÚBLICO Executivos, empresários e famílias, entre 30 e 60 anos.

OUTBACK STEAKHOUSE êêêê CARNES E CORTES AMERICANOS

Há quase mil unidades espalhadas pelo mundo. O clima é de permanente happy hour, com turmas ruidosas batendo cartão no pós-expediente e famílias fazendo dos restaurantes da rede seu pon-

R

CHINA IN BOX êê COZINHA CHINESA

A franquia de Ribeirão Preto faz entregas mas também serve pratos no próprio local. A sugestão é o frango xadrez (cubos de peito de frango com cebola, pimentão e amendoim), um tradicional prato da culinária chinesa. $ T Hé ENDEREÇO Rua Quintino Bocaiúva, 694, Centro Tel. (16) 3632-5500 SITE www.chinainbox.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 11h às 14h30 e das 18h às 22h30. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 30. PÚBLICO Jovens, estudantes e famílias entre 20 e 50 anos.

ESPANHOLA SALAMANDRA êêêê COZINHA ESPANHOLA E MEDITERRÂNEA

O Salamandra é uma mistura de bar e restaurante especializado na culinária espanhola e mediterrânea, com cardápio, decoração e músicas típicas. Recomendamos a Paella Marinera, prato típico espanhol

ONLINE Veja nossas dicas de bares e restaurantes: www.foursquare.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


GUIA GASTRONÔMICO

composto por peixe, camarão e frutos do mar. Para beber peça a deliciosa e refrescante Sangria, bebida batida e preparada com vinho tinto e frutas frescas. % R T ¨ H é¯ ENDEREÇO Rua São José, 839, Centro - Tel. (16) 3021-6322 DESDE 2001 SITE www.salamandra restaurante.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sáb. das 19h à 0h. Sáb., dom. e feriados das 12h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 45 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, mesas ao ar livre e shows de música flamenca. PÚBLICO Alternativo e casais com amigos entre 25 e 50 anos.

FRANCÊS FLOR DE SAL êêêê COZINHA FRANCESA

O bistrô comandado pelo chef Tiago Caparroz fica numa casinha charmosa e simpática no Boulevard. Com cardápio enxuto mas bem específico, o bistrô apresenta um pouco dos sabores da culinária francesa. Recomendamos o Noix de contrafilé, fetuccine artesanal Flor de Sal, molho branco e mix de cogumelos sautée. Ponto positivo para a extensa carta de vinhos que lista garrafas que vão de R$ 38 a R$ 4.900! %T¨ ENDEREÇO Rua Floriano Peixoto, 1463, Boulevard - Tel. (16) 3421-4963 SITE www.flordesalbistro. com DESDE 2007 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb. das 19h30 à 0h. Dom. das 12h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 100 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado e wi-fi. CAPACIDADE 62 pessoas. PÚBLICO Famílias e casais apreciadores de vinho, entre 30 e 70 anos.

FOFO êêêêê COZINHA FRANCO ITALIANA

Na decoração o estilo francês, na culinária uma feliz combinação com pratos italianos. O resultado são receitas deliciosas acompanhadas de uma cuidadosa carta de vinhos. O destaque fica para o Cordeiro do Fofo e o pato com laranja (pato assado com molho de laranja, acompanhado de arroz e purê de maçã). O restaurante conta com uma adega que abriga mais de mil garrafas, oferecendo uma carta de vinhos que supera 300 rótulos, uma das maiores do interior paulista. %RT " ¨é¯

R

ENDEREÇO Rua João Penteado, 602, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3635-7921 DESDE 1995 SITE www.foforestaurante.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Qua. a sáb. das 19h às 0h. Dom. das 12h30 às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 60 e R$ 120 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada e ar-condicionado. CAPACIDADE 90 pessoas. PÚBLICO Sofisticado e apreciadores de vinho entre 30 e 70 anos.

LE PETIT BISTROT êêêê COZINHA FRANCESA

Além dos pratos típicos assinados pelo chef Anderson Izo e da decoração temática, a casa aconchegante oferece uma diversificada carta de vinhos que incluem rótulos chilenos, argentinos, italianos, australianos e franceses. Recomendamos o Viandes et Volailles, que é preparado com dois medalhões grelhados com creme de shitake fresco e um refinado sabor da manteiga trufada. T"¨é ENDEREÇO Rua Thomaz Nogueira Gaia, 1116, Jardim Irajá - Tel. (16) 3911-4700 DESDE 2005 SITE www.lepetitbistrot.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sáb. das 19h às 2h. Sáb. e dom. das 13h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 75 e R$ 100 FACILIDADES Adega climatizada; acesso para deficientes e ar-condicionado. PÚBLICO Sofisticado, romântico e apreciadores de vinho.

THEOTONIO êêêêê COZINHA FRANCESA

Localizado no Boulevard, bairro nobre de Ribeirão, a casa é uma representante da França na cidade. O local oferece sofisticados pratos da culinária francesa tradicional e contemporânea, com destaque para receitas da região de Provence. Conta com um ambiente requintado e acolhedor. Os aromas e sabores de ervas aromáticas frescas colhidas diariamente no próprio jardim do restaurante ressaltam uma culinária personalizada e caprichada. A casa também possui adega com ótimos vinhos. %T ¨é ENDEREÇO Rua São José, 1483, Boulevard Tel. (16) 3610-1225 DESDE 2010 SITE www.the otonio.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sáb. das 20h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre

ONLINE Veja nossas dicas de bares e restaurantes: www.foursquare.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


GUIA GASTRONÔMICO

Divulgação

As coordenadas para comer e beber na cidade

O Polpetone servido com Spaguetti com molho Pomodoro do Zucca Cucina Italiana R$ 50 e R$ 75 FACILIDADES Adega climatizada, acesso para deficientes e ar-condicionado. PÚBLICO Casais sofisticados e apreciadores de vinho.

ITALIANO AMICI RISTORANTE êêêêê COZINHA ÍTALO-FRANCESA CONTEMPORÂNEA

Sem dúvida é o mais bonito e charmoso restaurante da cidade. O ambiente é sofisticado, a decoração impecável e o clima bucólico do local surpreende e faz com que se tenha a sensação de estar na Itália. Funciona numa antiga casa que foi adaptada para receber o restaurante. No térreo, mesas ao ar livre junto a uma fonte que inspira romantismo. A adega climatizada abriga vinhos de rótulos renomados. O serviço é atencioso e eficiente. Da cozinha saem pratos inspirados na gastronomia ítalo-francesa elaborados pelos chefs Tullio Santini Júnior e Luigi Santini. Experimente

R

a salada Al Mare, com sabores bem definidos dos frutos do mar junto a um mix folhas. Já o Cordeiro A La Tullio Jr. é a estrela da casa. A carne tenra e macia tem sabor inesquecível. Para sobremesa, peça o tradicional Romeu e Julieta, em versão reinventada. %RT " ¨é ENDEREÇO Rua Olavo Bilac, 1280, Jardim América - Tel. (16) 3964-6035 SITE www. amiciristorante.com.br DESDE 2007 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Qua. a sáb. das 19h às 0h. Dom. das 12h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 80 e R$ 120 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada, ar-condicionado, área para fumantes e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 120 pessoas. PÚBLICO Romântico, famílias, elegantes e apreciadores de vinho.

Da FiorE GELATO CAFFE CUCINA êêêêê CAFÉ, SORVETERIA E COZINHA ITALIANA

A casa funciona como sorveteria, cafeteria e cozinha, opções integradas num ambiente aconchegante e acolhe-

dor. Os pratos são assinados pela chef Tati Bifulco. De entrada peça o misto de folhas com lascas de parmesão e molho de limão siciliano. Como prato principal recomendamos as massas artesanais como o Spaghetti Al pesto e Gamberi e o Pappardelle Al Shitake. Além de cafés e sorvetes como o cioccolato e o pistache, a casa também oferece lanches rápidos. Entre os paninis de ciabatta estão o Caprese, que leva tomate seco, mussarela de búfala, presunto Parma e manjericão. A carta de vinhos da casa possui 40 rótulos. %RT"¨é ENDEREÇO Avenida Independência, 2165, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3621-0080 SITE www.dafiore.com.br DESDE 2008 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sáb. das 12h às 0h. Dom. das 12h às 20h. CARTÕES DE CRÉDITO Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 80 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, estacionamento gratuito, mesas ao ar livre e wi-fi. CAPACIDADE 88 pessoas. PÚBLICO Famílias e casais apreciadores de vinho entre 30 e 70 anos.

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

69


GUIA GASTRONÔMICO

Divulgação

As coordenadas para comer e beber na cidade

O tradicional Combinado do Mirai, feito com sushis, sashimis e niguiris variados

LA CUCINA TULLIO SANTINI êêêê COZINHA ITALIANA

O restaurante italiano mais premiado da cidade se destaca pela culinária típica da região norte da Itália, tendo como principal atrativo a leveza nos pratos. Tullio prepara pessoalmente suas massas, molhos e pratos com produtos artesanais e ingredientes nacionais e importados de qualidade. Recomendamos o La Gôndola Imperattore, prato criado por Tullio Santini e ganhador de vários prêmios culinários. Massa artesanal fina e crocante no formato de uma rosa recheada com filé mignon, molho pesto e mussarela. A adega da casa abriga mais de 50 rótulos. Entre os importados se destacam os vinhos italianos e os chilenos. A casa é indicada pela Federazione Italiana Cuochi, importante instituição gastronômica reconhecida internacionalmente. % T " ¨ é¯ ENDEREÇO Avenida Antônio Diederichsen, 485, Jardim América - Tel. (16) 3623-6361 SITE www.tulliosantini.com.br HORÁRIO DE

R 70

Seg. das 19h à 0h. Ter. a sáb. 11h30 às 14h e das 19h à 0h. Dom. das 12h às 15h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$100 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada e ar-condicionado. PÚBLICO Casais em clima romântico, empresários e executivos.

FUNCIONAMENTO

ristorante del cacciatore êêêê

ENDEREÇO Rua Comandante Marcondes Salgado, 1525, Jardim Sumaré - Tel. (16) 36109121 SITE www.delcacciatore.com.br DESDE 2010 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Qua. a sáb. das 20h às 0h. Dom. das 12h às 15h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 40 e R$ 70 FACILIDADES Adega climatizada e ar-condicionado. CAPACIDADE 32 pessoas. PÚBLICO Casais sofisticados, amigos e apreciadores de vinho.

COZINHA ITALIANA

ZUCCA CUCINA ITALIANA êêêê

O restaurante já figura como o mais queridinho da cidade. No comando da cozinha está o badalado chef Guilherme Theodoro, que faz questão de fazer uma comida personalizada. O local superaconchegante traz para a cidade o que há de melhor em carnes de caça, massas e antepastos. Com menu diferenciado e carta de vinhos com excelentes rótulos, a casa está localizada no mesmo local onde funcionava o famoso restaurante francês La Pyramide. Recomendamos o Papardelle trufado com manteiga de salvia. %T¨é

COZINHA ITALIANA

Enogastronomia é a sua proposta. Com o objetivo de difundir a cultura gastronômica na cidade o Zucca prova que é possível comer e beber bem sem gastar muito. A carta de vinhos é bem feita e variada. De entrada, peça a brusqueta de tomate com manjericão. Os pratos ossobuco com fetuccine ao ragu e os rolinhos de abobrinhas e beringelas recheadas com tomate seco marinadas no azeite português também são deliciosos. A casa conta ainda com um sommelier para orientar os clientes para a melhor harmonização de massas, molhos e vi-

ONLINE Siga a Revista ribeirãopreto no Foursquare e veja as dicas bares e restaurantes da cidade: www.foursquare.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade

ENDEREÇO Avenida Maurílio Biagi, 2905, Nova Riberânia - Tel. (16) 3234-1051 DESDE 2011 SITE www.zuccacucina.com.br CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 40 e R$ 70 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega de vinhos climatizada, ar-condicionado, estacionamento gratuito e wi-fi. O restaurante é anexo ao luxuoso Arco Hotel Premium. PÚBLICO Executivos, casais e famílias.

JAPONÊS HASHI SUSHI BAR êêêê COZINHA JAPONESA

Localizado em uma praça de alimentação próxima a Unaerp, o Hashi Sushi Bar merece destaque pela boa culinária japonesa, pelo excelente atendimento e pelo ambiente descontraído cheio jovens e universitários. A sugestão é o Hot Roll, um sushi feito com arroz, salmão e cream cheese, depois empanado, frito e coberto com um molho tarê, levemente adocicado, fazendo seu sabor ser único. A casa também merece destaque por possuir um cardápio variado de sushis, sashimis e pratos quentes da culinária oriental. % $RT"¨Hé ENDEREÇO Rua José Pierri, 95, lojas 12, Edifício Villaggio Belluno, Nova Ribeirânia - Tel. (16) 3618-1546 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb. das 11h às 14h e das 18h às 0h. CARTÕES DE CRÉDITO Visa, Diners Club e MasterCard. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 60 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, área para fumantes e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 90 pessoas. PÚBLICO Jovens, universitários, famílias e casais com amigos.

você paga um valor fixo e escolhe qualquer item do cardápio. Outra sugestão é o Especial Keeki, um combinado de três pratos. Como entrada peça o carpaccio de peixe branco ou salmão, ou hot sashimi de salmão. " T ¨é ENDEREÇO Rua Garibaldi, 1561, Boulevard - Tel. (16) 3941-0019 DESDE 2009 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a qui. das 18h às 23h. Sex. sáb, dom. e feriados das 12h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 45 e R$ 60 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, salas reservadas com mesas exclusivas. CAPACIDADE 130 pessoas. PÚBLICO No almoço executivos e no jantar famílias e casais, entre 20 e 60 anos.

MIRAI êêêêê COZINHA JAPONESA

A culinária japonesa encontra no Mirai um representante digno de sua tradição. Os pratos são elaborados com a cautela e meticulosidade nipônica, mostrando que a casa se preocupa não apenas em oferecer uma comida saborosa, mas também pratos que sejam agradáveis aos olhos. O restaurante impressiona pela qualidade e pelo design do cardápio, que é muito bem organizado. Nele encontra-se uma grande variedade de pratos. Sushi, teppan, temaki e tekka maki são alguns dos destaques. Entre

os pratos quentes, tempurá, yakissoba e camarões empanados são algumas das opções que recomendamos. Para quem gosta de sashimi, a casa oferece pratos de tamanhos bem variados, que trazem de 10 a 40 fatias. As salas individuais e as balas japonesas vendidas no local também fazem a diferença. % RT¨Hé ENDEREÇO Rua Ondibecte Silveira, 293, Jardim Macedo - Tel. (16) 3624-0530 DESDE 1996 SITE www.mirairestaurante.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom. das 12h às 14h e das 18h30 à 23h. Sáb. e dom. das 16h às 0h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 75 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, mesas ao ar livre, salas individuais com mesas exclusivas e wi-fi. PÚBLICO Casais sofisticados, famílias e românticos.

MEXICANA VIVA MÉXICO! êêê COZINHA MEXICANA

No mesmo local onde existe o restaurante, também funciona uma livraria. A pequena e aconchegante casa possui decoração mexicana com garrafas de bebidas de cores e formatos diferentes no balcão. É o lugar ideal para encontros mais reservados, e principalmente para Divulgação

nhos. A união da ótima comida e preço justo coloca o Zucca no topo da lista de restaurantes que recomendamos. % $ T " ¨é

O irresistível Tataki de salmão do Hashi Sushi Bar

KEEKI êêêê COZINHA JAPONESA

O nome Keeki (Lê-se queiqi) foi criado possivelmente pelo fato de ser do mesmo grupo que gerencia a rede Mousse Cake, em diversos endereços na cidade. O Keeki, que abriu no lugar do antigo Koi, no Boulevard e oferece uma opção muito interessante: O festival do Keeki, onde

R

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

71


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade Divulgação

Avenida Wladimir Meirelles Ferreira, 1466, Jardim Botânico - Tel. (16) 39118877 SITE www.famosapizza.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias a partir das 18h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 25 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega de vinhos climatizada, ar-condicionado, área para crianças e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 370 pessoas. PÚBLICO Famílias com crianças e casais entre 20 e 60 anos. ENDEREÇO

PADELLA êêêê PIZZARIA

A pizza de rúcula e tomate seco do Padella

apreciar os típicos pratos da culinária mexicana, além das diversas cervejas e bebidas. RT ¨é ENDEREÇO Rua Comandante Marcondes Salgado, 1541, Boulevard - Tel. (16) 36106277 SITE www.vivamexico.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De seg. à sáb. das 19h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 60 pessoas. PÚBLICO Alternativo e descontraído, entre 30 e 50 anos.

PIZZARIA ATELIÊ DA PIZZA êêêê PIZZARIA

No Ateliê da Pizza você encontra mais de 50 tipos de pizzas, além de poder montar a sua própria pizza com seus ingredientes preferidos. A sugestão do guia é a tradicional e deliciosa pizza de marguerita que é preparada com mussarela de búfala, tomate e manjericão fresco. % T ¨ Hé

R 72

ENDEREÇO Rua João José Rodrigues de Morais, 453, City Ribeirão - Tel. (16) 3916-1990 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 18h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada, ar-condicionado, mesas ao ar livre, área para crianças. PÚBLICO Famílias com crianças e casais entre 20 e 60 anos.

A casa serve pizzas de sabores inconfundíveis. Diferente das tradicionais pizzarias, a pizza do Padella é feita numa panela de ferro. Uma carta de coquetéis inovadores é assinada pelo conceituado bartender Zeca. Para beber peça o Jack Limonade ou o Gostinho de Infância. Recomendamos a tradicional pizza de marguerita ou de filé mignon. Além do jantar, a casa abre para almoço no sistema self-service. % T ¨ H é¯ Rua Marechal Rondon, 826 - Jardim América - Tel. (16) 3289-1670 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 18h às 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Maestro e Redeshop. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 60 FACILIDADES American Bar, acesso para deficientes, ar-condicionado e área para crianças. PÚBLICO Famílias com crianças e casais entre 20 e 50 anos. ENDEREÇO

FAMOSA PIZZA êêêêê PIZZARIA

A pizzaria chama a atenção por sua propaganda massiva espalhada em toda cidade e por seu grandioso imóvel de fachada e iluminação cinematográfica. Em cada receita a pizzaria busca a medida certa de recheio, molho natural, massa crocante e leve. O cliente ainda pode escolher até quatro sabores em uma só pizza. No cardápio, as pizzas recebem o nome de grandes personagens da cultura internacional. Recomendamos a pizza Mona Lisa, que é feita com uma massa espessa de cream cheese, alho poró puxado na manteiga e vinho branco. A tradição italiana de comer as fatias de pizza com as mãos também é mantida. Filas são comuns nos finais de semana, porém vale esperar e pedir a pizza de alho poró. T"¨Hé

VIA LUCE êêê PIZZARIA

A tradicional pizzaria oferece uma das melhores pizzas da cidade, em um ambiente familiar e aconchegante. As pizzas são preparadas com ingredientes nobres como o legítimo queijo Catupiry. A sugestão da revista é a saborosa pizza de shitake, preparada com mussarela, shitake e tempero especial. T¨Hé ENDEREÇO Avenida Santa Luzia, 100, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3625-2530 SITE www. pizzariavialuce.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 18h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, área para crianças. PÚBLICO Famílias e casais, entre 25 e 70 anos.

ONLINE Siga a Revista ribeirãopreto no Foursquare e veja nossas dicas de bares e restaurantes da cidade: www.foursquare.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade PIZZERIA ZIO TOTÓ êêê PIZZARIA

Com duas casas, a Pizzeria Zio Totó é uma das mais tradicionais da cidade. Com suas pizzas elaboradas em forno à lenha e de maneira artesanal, a casa mantém a tradição de seu fundador, o italiano Dom Calógero. O cardápio mescla pizzas tradicionais e novas influências e tendências. Com mais de 50 variedades de sabores e estilos, os destaques são as pizzas A La Puttanesca, que é feita com molho especial à base de alcaparras, azeitonas e uma pitada de alici, já as pizzas de rúcula com mussarela de búfala e alho poró com tomatinhos cereja são muito recomendadas. T"¨Hé ENDEREÇO Avenida Senador Cesar Vergueiro, 1185, Jardim Irajá - Tel. (16) 3623-3377 SITE www.ziototo.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom. das 18h30 à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, área para crianças, estacionamento próprio e espaço para eventos. PÚBLICO Famílias e casais, entre 25 e 70 anos.

VARIADA ATHENAS êêêê COZINHA INTERNACIONAL VARIADA

Com um ambiente charmoso e climatizado o restaurante Athenas é conhecido pela excelência gastronômica. Oferece o mais completo café da manhã e um cardápio fixo durante a semana. O destaque da casa é a tradicional feijoada que é preparada sempre aos sábados. Servida com ingredientes separados, é considerada um atrativo gastronômico da região. Outro prato tradicional do restaurante é o nhoque da fortuna, servido no jantar todo dia 29. % T " ¨ é¯ ENDEREÇO Rua General Osório, 850, Centro Tel. (16) 3977-3939 SITE www.streamhoteis. com.br/athenas HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 12h às 14h30. Sáb. das 12h30 às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 40 e R$ 80 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, estacionamento e wi-fi. CAPACIDADE 150 pessoas. PÚBLICO No almoço

R

executivos e no jantar famílias e casais entre 30 e 65 anos.

Boteco do Vadinho êêêê COZINHA VARIADA

A casa tem a descontração de um boteco e o conforto e atendimento de restaurante. Assim é o Boteco do Vadinho, um lugar onde você pode sentar numa mesa tranquila e apreciar um chope gelado sem a aglomeração de pessoas. A casa serve pratos variados como porções, pizzas, comida japonesa, saladas, frutos do mar e lanches. Nossa dica é o risoto de cogumelos com a salada Caesar. A deliciosa feijoada servida aos sábados também é bastante recomendada. $ T ¨ é¯ ENDEREÇO Rua Arthur Bernardes, 169 - Jardim Sumaré - Tel. (16) 3237-9488 DESDE 2010 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sex. das 18h às 23h. Sáb. e dom. das 12h à 23h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 35 e R$ 40 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado e música ao vivo ou DJ. CAPACIDADE 180 pessoas. PÚBLICO Arrumadinhos, sofisticados e casais entre 25 e 65 anos.

Duets Pasta & Burger êêêê COZINHA VARIADA

O restaurante oferece um lugar aconchegante, climatizado e de fácil acesso, com pratos quentes, frios e uma deliciosa pista de petiscos, pães e queijos. O carro-chefe do Duets são os mini burguers, sendo um dos pratos mais requisitados no restaurante. No almoço tem um buffet que resgata a cozinha brasileira preparado pelo consagrado chef João Roberto. A noite casa serve burguers, massas, risotos e grelhados, além de ótimos vinhos. %RT"¨é ENDEREÇO Av. Doutor Adolfo Bianco Molina, 2595, loja 3, Jardim Canadá - Tel. (16) 39118810 DESDE 2005 SITE www.duetspastabur ger.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sex. das 12h às 16h e das 18h às 1h. Sáb. e dom. das 12h à 1h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 35 e R$ 65 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada, ar-condicionado, estacionamento com manobrista, mesas ao ar livre e wi-fi. CAPACIDADE 230 pessoas. PÚBLICO Executivos, sofisticados e casais entre 25 e 60 anos.

MOUSSE CAKE êêêê COZINHA VARIADA E CONTEMPORÂNEA

A cafeteria de alto padrão, oferece um ambiente muito bem decorado e dispõe de muitas variedades no cardápio. Além do tradicional cafezinho e dos doces como o delicioso mousse de chocolate. O espaço também serve almoço light como o combinado de saladas e quiche. No happy hour uma sugestão são as bruschettas de alho poró e peperone no pão ciabata aberto. O crepe de Shitake recheado com queijo gouda e gratinado é uma boa sugestão, assim como a limonada suíça. % $RT"¨Hé ENDEREÇO 01 Rua João Penteado, 1481, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3931-4598 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Dom. a qui. das 12h às 23h. Sex. e sáb. das 14h à 0h. ENDEREÇO 02 Rua Itatiaia, 242, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3623-2234 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom das 12h às 23h30. ENDEREÇO 03 Avenida José Adolfo Bianco Molina, 2060, Jardim Canadá - (16) 3235-4808 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom. das 9h à 0h. ENDEREÇO 04 Avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, 1540 - RibeirãoShopping - Tel. (16) 3902-1105 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 12h às 22h. SITE www. moussecakecafe.com.br CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop eVisa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 60 FACILIDADES Acesso para deficientes, internet sem fio (wi-fi) e ar-condicionado. PÚBLICO Jovens arrumadinhos, sofisticados, casais com amigos entre 19 e 60 anos e famílias.

Restaurante Bar S.A.êêê BAR E COZINHA CONTEMPORÂNEA

Um dos lugares mais descontraídos e com gastronomia que é referência na cidade. O S.A. traz novidades e pratos exclusivos assinados pelo renomado chef Marcelo Tanus. Considerado um dos melhores e mais tradicionais restaurante da cidade, a casa tem em sua bagagem uma culinária que vai de simples petiscos a uma gastronomia mais elaborada, atraindo todos os paladares. Sempre fiéis, os frequentadores enchem a casa aos finais de semana. Os mais jovens marcam presença especialmente às quintas e sextas. Aos sábados um público mais velho toma conta das mesas, onde o clima é romântico, mas ao mesmo tempo a paquera rola solta. R T " ¨ H é¯

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

73


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade ENDEREÇO Avenida Independência, 2379, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3421-6300 SITE www.restaurantesa.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a qui. das 18h à 0h. Sex., sáb. e dom. das 11h30 à 0h CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 35 e R$ 70 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, mesas ao ar livre e wi-fi. CAPACIDADE 280 pessoas. PÚBLICO Jovens e casais entre 18 e 50 anos.

BARES ÁGUA DOCE CACHAçARIA êêê BAR E CACHAÇARIA

Instalada em uma linda construção e com decoração agradável, a casa oferece os tradicionais pratos típicos de botequim como os escondidinhos, porções e aperitivos. Para beber, uma infinidade de cachaças artesanais, além do chope e os fartos coquetéis. O atendimento, aclamado por muitos, mas reprimido por alguns clientes mais reservados, já se tornou também outra marca registrada da casa. O palco recebe atrações musicais todas as noites, com música sertaneja, axé, pop e MPB. As filas são constantes no final de semana. % $ R " ¨ é¯ Avenida Independência, 1534, Jardim. Sumaré - Tel. (16) 3931-5553 SITE www. aguadoce.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a qui. das 17h à 0h. Sex. e sáb. das 17h às 2h. Dom. das 14h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, estacionamento com manobrista e show com bandas todas as noites. PÚBLICO Jovens e casais com amigos entre 18 e 50 anos. ENDEREÇO

CASIMIROS êêê BUTECO GOURMET

O boteco moderninho e com decoração diferenciada oferece aos clientes mesas ao ar livre, petiscos e comida típica de boteco. Uma carta de coquetéis e bebidas tradicionais completam o cardápio. A casa é ponto de encontro de amigos. R¨é Rua Casimiro de Abreu, 944, Jardim América, Boulevard - Tel. (16) 3610-8558 SITE www.sejacasimiros.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom. a partir das ENDEREÇO

R 74

18h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PÚBLICO Descontraídoa e jovens.

CERVEJARIUM êêê BAR E CERVEJARIA

Aberto desde outubro de 2005, o Cervejarium trouxe um conceito de bar diferenciado para Ribeirão. A descontração de um ambiente de boteco faz do Cervejarium o lugar perfeito para degustar petiscos, chopes e cerveja da Cervejaria Colorado. O destaque fica para carta de cervejas de vários países como as belgas, alemãs, inglesas, americanas e muitas outras. No Cervejarium você pode fazer uma verdadeira viagem ao mundo das cervejas. Para comer, peça o petisco peça o pastelzinho de carne seca. % $ Ré ENDEREÇO Avenida Independência, 3242, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3911-4949 DESDE 2005 SITE www.cervejarium.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 18h às 23h30. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 45 FACILIDADES Acesso para deficientes e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 200 pessoas. PÚBLICO Grupos de amigos fazendo happy hour, casais e apreciadores de cerveja.

SALZ êêêê BAR

O nome Salz vem de sal em alemão. O bar teve como inspiração os melhores bares de Nova Iorque e da Vila Madalena, em São Paulo. O Salz oferece diversão de bom gosto, com espaço para músicos, DJs e pequenos shows. O restaurante conta com um cardápio assinado pelo chef Walter Di Carmo, que foi responsável por cardápios famosos, como o do Café De La Musique. Para beber peça o Mojito Bacardi Friendly para dividir com os amigos. Para beliscar peça a porção de pasteizinhos de mussarela de búfala, tomate cereja e majericão. % R T " ¨ é¯ ENDEREÇO Avenida Itatiaia, 1415, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3442-9242 SITE www.salzbar. com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sex. a partir das 18h. Sáb. e dom. a partir das 17h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, estacionamento com manobrista e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 180 pessoas. PÚBLICO Grupos de amigos fazendo happy hour, jovens arrumadinhos e casais descontraídos, entre 18 e 45 anos.

VILA DIONÍSIO êêêê BAR E PUB

PINGUIM êêêê BAR E CHOPERIA

O chope mais famoso do país é zona de perigrinação de turistas de todo Brasil. Conhecido como o mais famoso cartão postal de Ribeirão Preto, a casa serve chope Antarctica geladíssimo. É frequentado em sua grande maioria por turistas e artistas famosos. A choperia oferece o mais cremoso e leve chope da cidade e o restaurante conta com um cardápio variado com diversos pratos, porções e petiscos que acompanham perfeitamente a bebida gelada. A porção de carne seca é tradicional e sempre é muito requisitada. Os lanches da choperia e os souvenirs da marca também merecem destaque. %R " ¨ é ENDEREÇO Rua General Osório, 389, Centro - Tel. (16) 3610-8258 DESDE 1943 SITE www. pinguimochopp.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb das 9h à 1h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron PÚBLICO Descontraído, entre 30 e 60 anos.

O pub tem dois palcos distintos onde acontecem apresentações e shows. O local é frequentado por jovens e apreciadores de cerveja e rock’n’roll. O Vila Dionísio desenvolveu identidade própria, difundindo a cultura cervejeira e trazendo ótimas bandas de blues, rock e jazz, propiciando um ambiente único e de decoração marcante. O bar conta com mais de 200 opções de cervejas de 17 países. Para comer peça a premiada coxinha de frango e catupiry. % T " ¨ é¯ Rua Eliseu Guilherme, 567, Boulevard - Tel. (16) 3610-7416 SITE www. viladionisio.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb. a partir das 17h. Dom. a partir das 15h30. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 60 FACILIDADES IAcesso para deficientes, ar-condicionado, mesas de sinuca e wi-fi. PÚBLICO Grupos de amigos fazendo happy hour, apreciadores de cerveja e jovens descontraídos entre 20 e 45 anos. ENDEREÇO

ONLINE Siga a Revista ribeirãopreto no Foursquare e veja as dicas bares e restaurantes da cidade: www.foursquare.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR



COM A PALAVRA

stock.xching

Crônicas, reflexões e artigos de nossos colunistas

GASTRONOMIA

As rotas do pão líquido

Ribeirão tem bares e empórios especializados em cervejas por BEATRIZ AMORIM

Em um quente inverno, os ribeirãopretanos ainda assim insistem em frequentar os bares da cidade. Me parece bem justo, já que temos para isso um clima propício, história e uma cultura boêmia histórica. Vamos voltar um pouco no tempo e ir para 1936, marco para a cidade, que inaugurava o famoso ponto de encontro de se tomar um chope muito bem tirado. Foi neste ano que surgiu o Pinguim, (no Quarteirão Paulista, que engloba um antigo hotel e um soberbo teatro) que hoje eleva a cidade como rota gastronômica no Brasil. Com todos os seus mitos e lendas, podemos observar que Ribeirão não ficou parada na história, temos uma diversidade de bares e locais para se consumir boa cerveja e compartilhar de boas companhias. Não só isso, hoje contamos com outras fabricantes do pão líquido, mas de forma artesanal, dando continuidade a cultura da cidade. Temos também locais aonde podemos encontrar diversas marcas, novidades e bom papo sobre a antiga bebida. Como não poderia ficar para trás, os restaurantes, bares e

R 76

empórios especializados continuam crescendo, se multiplicando e melhorando a qualidade do serviço e produtos oferecidos para clientes que estão cada vez mais exigentes. Com brigadas que ainda não oferecem um serviço tão impecável como o da capital, mas que estão no caminho certo. Vale o passeio por essa rota que estamos criando, aproveitando melhor a cidade que tem se destacado em várias áreas da economia. Vamos comemorar tal crescimento aproveitando a gastronomia de forma mais plural e também dar valor aos produtos regionais. No ano que vem, é muito provável que na semana de aniversário da cidade, tenhamos um festival de cervejas sul americanas, dando oportunidade para mostrar que temos capacidade e muito a celebrar. Cheers! g BEATRIZ AMORIM é amante da boa gastronomia, formada em hotelaria e sommelier de cerveja. Trabalha como gerente de marketing da Cervejaria Colorado e dá aulas de bebidas e bar para gastronomia no Centro Universitário Barão de Mauá. É seguidora do lema “Servindo bem, para servir sempre”.

ONLINE Conheça o site do Bier Garten, loja especializada que possui mas de 350 tipos de cervejas especiais: www.emporiobiergarten.com.br | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011


COM A PALAVRA Crônicas, reflexões e artigos de nossos colunistas DICAS DE VIAGEM

Viaje sempre conectado

Os aplicativos para smartphones estão cada vez mais úteis e indispensáveis por KAREN DOVICO

Você nem imagina, mas com os aplicativos certos instalados em seu smartphone sua viagem pode ser muito mais tranquila e divertida. Com uma infinidade de funções, alguns programas disponibilizam a maioria das informações que antes só se conseguiria através de algum serviço especializado. Confira abaixo alguns dos aplicativos mais utilizados e que são indispensáveis na lista de qualquer pessoa que vai viajar. Convert Units É um aplicativo gratuito para converter unidades. Sua interface tem aspecto de calculadora e é muito simples de utilizar. Entre os números e as unidades, você deve selecionar que tipo de unidade medida quer fazer. CardStar Reúne de forma prática e simples todos seus números de fidelidades, cartões de hóspede e qualquer sequência numérica relativa a associações. Chega de uma pilha de cartões e papéis. Algumas empresas já estão disponibilizando cupons de descontos exclusivos para o CardStar. Sem dúvida, o mais promissor da lista. TripAdvisor A empresa lançou recentemente a nova versão do seu aplicativo para smartphones. O aplicativo é bem simples, prático e intuitivo. A TripAdvisor fez uma versão estável e muito bem integrada ao site. Das principais funcionalidades do aplicativo, destaca a possibilidade de buscas de voos, utilização do GPS para auxiliar na escolha da melhor rota para o seu destino, tanto em suas caminhadas quanto para usar no carro ou no transporte público. Kayak Com a ajuda do Kayak você saberá como chegar e os voos disponíveis, pesquisará tarifas em centenas de sites ao mesmo tempo. Divertido e impecável. The Weather Channel É um popular e confiável serviço de previsão do tempo, conhecido em todo o mundo. Ao abrir o programa, você pode selecionar várias cidades para deixar em sua página principal, tornando-as acessíveis sempre que precisar. É possível pedir que o The Weather Channel determine sua localização, ou digitar o nome de sua cidade no campo de busca. As funções Home é o lugar de fácil acesso as cidades escolhidas por você. Right Now exibe a temperatura mais detalhada, com sensação térmica, ventos, visibilidade etc. A função Maps mostra com a ajuda do Google Maps, o mapa da sua região com opções de visualização

R

de frentes, chuvas, nuvens, entre outros. Videos exibe trechos de programas do The Weather Channel. AllSubways HD Exibe mapas dos transportes metropolitanos da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia, África e Austrália. A consulta pode ser feita de qualquer lugar do mundo, mesmo que o aparelho não esteja conectado à internet. Word Lens Disponível apenas para iPhone, esse aplicativo promete traduzir automaticamente qualquer placa ou texto em inglês que tiver a sua frente. O processo é bastante simples, basta apontar o seu iPhone para uma placa e ele exibe instantaneamente na tela a tradução. O aplicativo usa a tecnologia de realidade aumentada para traduzir. É claro que a conversão do texto não é 100% perfeita, mas ajuda a você compreender o que está escrito, assim como o tradutor do Google faz. Lonely Planet Seja qual for o destino que você escolheu, corra e baixe os aplicativos da Lonely Planet. São dezenas de destinos com mapas da cidade, informações sobre a história, clima, atrações turísticas, locais para comer e indicações de hospedagem. Right Size Um ótimo aplicativo para quem viaja bastante para fora do país. Sabe quando você quer comprar uma roupa ou sapato no exterior, mas não sabe como converter para a numeração do país em que você mora? Com este aplicativo você pode fazer essa e diversos outros tipos de conversão de uma maneira rápida e prática Guias DK - Dorling Kindersley Os Guias DK são de extrema qualidade e utilidade. Eles são publicados no Brasil pela Publifolha. São dezenas de fotos, dicas imperdíveis, avaliações de restaurantes e hotéis para você aproveitar seu destino ao máximo. Skype O aplicativo é o mesmo usado em PCs e Macs no mundo todo. Sem dúvida, a melhor opção para você falar com amigos e familiares sem gastar com ligações internacionais. g

KAREN DOVICO é formada em Turismo pela Universidade Paulista e coleciona postais do mundo inteiro. Já trabalhou com cruzeiros internacionais e possui vasto conhecimento em hotelaria e turismo. Hoje trabalha na maior companhia aérea do Brasil.

ONLINE Em http://itunes.apple.com/br/genre/ios-travel/id6003?mt=8 você encontra uma lista com todos os aplicativos de viagens para iPhone. JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

77


COM A PALAVRA

stock.xching

Crônicas, reflexões e artigos de nossos colunistas

CRÔNICA

Um simples abraço

Quando as injustiças podem ser esquecidas num abraço por MARCELA CALURA

Como todo mundo sabe, divido meus dias entre São Paulo e Ribeirão Preto. Acho que a grande vantagem de se andar tanto por aí é a quantidade de pessoas incríveis que a gente conhece. Faz um frio insuportável em São Paulo, sei que para quem nasceu lá, essa afirmação soa exagerada. Estou acostumada ao calor daqui, e quando falo de calor, não me refiro só ao clima, mas ao calor das pessoas. É por isso, que vou dividir essa história. Como todos os dias eu estava caminhando até o metrô que me levaria ao trabalho. Fazia muito frio. Já me aproximando da entrada, vi um garoto bem magrelo, encolhido, com as pernas dentro da camiseta, encostado na parede do viaduto. Uma cena, infelizmente, comum. Logo que eu me aproximei, o menino ficou de pé. A primeira coisa que me veio à mente foi: pronto, só faltava essa. É estranho perceber que em segundos somos invadidos por pensamentos preconceituosos, mas bastou que ele abrisse a boca pra eu morrer internamente de vergonha. - Tia, quer comprar uma bala? - Não, obrigada. - E me dar um abraço? Olha, não é todo dia que você é parada por uma criança na rua pedindo abraços. Não mesmo. Já me pediram muitas coisas: dinheiro, sanduíche, sorvete, refrigerante e chocolate. Em todas, eu estava preparada. Só que aí aparece um menino e me pede um abraço, como assim? Confesso que eu não esperava por isso. Fiquei sem entender

R 78

por alguns minutos, olhando incrédula, quando ele tomou a iniciativa e me abraçou. Eu perguntei seu nome, mas ele não me disse. Perguntei o que ele fazia ali tão cedo e ele sorriu. - Você mora por aqui? - Sim, eu moro. - Onde? - Em são Paulo, ué. - Certo. E seus pais? Você tem mãe? - Sim, lógico que sim. Cada dia eu tenho uma diferente. Hoje é você. A manhã se resumiu a um café com leite, pão com manteiga, um agasalho e um abraço. Um simples abraço. Acho que isso o protegeu do frio e enganou sua fome mais do que qualquer coisa. Fui embora para o trabalho pensando sobre a última vez que abracei alguém. Que abracei mesmo, de verdade. E pensei, pensei e pensei. Pensei o dia todo sobre o que a gente anda fazendo com as nossas crianças e o que fazemos com nós mesmos. Aprendi tantas coisas num único dia, principalmente, que é assim que o mundo funciona. E nessa hora, desejei ter coragem o suficiente para pedir um abraço. g MARCELA CALURA é ribeirão-pretana e redatora publicitária. Trabalha em uma agência on-line em São Paulo, é fã de futebol e tecnologia, não necessariamente nessa mesma ordem e nas horas vagas coleciona impressões sobre a vida.

ONLINE Leia mais crônicas e reflexões escritas por Marcela Calura no blog: www.pensoquenao.blogspot.com | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011


COM A PALAVRA Crônicas, reflexões e artigos de nossos colunistas

Shutterstock

BEM ESTAR

O equilíbrio através da mente Cada vez mais o método Pilates conquista praticantes na cidade por MARCELO ROCHA

Nesta edição vamos descobrir um pouco mais sobre o método Pilates de treinamento, esclarecendo dúvidas frequentes. Para entendermos o método Pilates precisamos conhecer a história do seu criador, Joseph Pilates, que quando criança sofria de alguns problemas respiratórios como asma, bronquite e outras doenças como raquitismo e febre reumática. Na adolescência, prevendo seu futuro em uma cadeira de rodas, começou a estudar anatomia, fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental. Desenvolveu exercícios em aparelhos rústicos inventados por ele mesmo e, ao praticá-los, criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas. Com essa prática, ainda jovem, tornou-se ginasta e mergulhador. Aos 32 anos tornou-se boxeador e no mesmo ano, participou da primeira guerra mundial onde foi preso e aplicou com sucesso seu método nos companheiros de exílio. Joseph deu início à aplicação do seu método revolucionário de condicionamento físico e mental em seu estúdio na cidade de Nova Iorque, juntamente com sua esposa, Clara. Desenvolveu mais de 500 exercícios para desenvolver os músculos flexíveis, enfatizando, sobretudo, a respiração. O sucesso da técnica fez com que o Pilates se tornasse parte integral do treinamento de bailarinos. Baseado no dizer romano Mens sana in corpore sano (Mente sã, corpo são), Pilates desenvolveu uma atividade física baseada em seis princípios básicos: Respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração dos movimentos.

R

Durante uma sessão de treinamento, utiliza-se, prioritariamente, das forças estáticas e excêntricas, as quais permitem o fortalecimento do corpo sem geração de tensões ou desequilíbrios musculares. Em relação as modalidades do Pilates, existem as aulas no solo e com equipamentos. As primeiras, feitas em grupo, são conhecidas como Mat Pilates. A dinâmica é indicada para aqueles que não possuem necessidades específicas, pois a atenção do professor é diluída e os exercícios tendem a atingir um objetivo macro. Já no caso do Pilates com os equipamentos, as aulas contam com número reduzido de participantes, o que permite um grau de individualização maior, aumentando o nível de correção por parte do professor. Por fim, vale uma observação em relação ao Pilates e exercícios de musculação. Estamos comparando métodos distintos, mas ambos promovem a melhoria da postura e do equilíbrio muscular. Ainda, não existe uma condição dizendo que quem faz Pilates não pode fazer musculação e vice-versa. Pelo contrário, um pode complementar o trabalho realizado pelo outro a medida em que acionam camadas musculares diferentes do nosso corpo. A musculação ativa musculaturas mais superficiais, enquanto o Pilates age nos músculos profundos. g MARCELO ROCHA é apaixonado por esportes e faz disso sua profissão. É especialista em corrida e treinamento funcional e viaja o mundo como maratonista amador. Procura inspirar seus alunos na busca constante por qualidade de vida e bem estar. Atualmente é diretor técnico da 2run Assessoria Esportiva e do Studio 2you.

ONLINE No site da Associação Brasileira de Pilates você encontra mais informações sobre o método Pilates: www.abpilates.com.br JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

79


COM A PALAVRA

stock.xching

Crônicas, reflexões e artigos de nossos colunistas

COMPORTAMENTO

Evolução sem preconceitos Cabeça fértil assim como nossos campos por DANILO CHIAROTI

Outro dia estava tomando um café na conveniência de um posto qualquer da cidade e não pude deixar de ouvir um diálogo entre dois senhores na mesa ao lado. Eram bem apessoados, dirigiam carros bons e pareciam pais de família exemplares. Na conversa, tratavam de casamento gay e chegaram à seguinte conclusão: “o casamento gay está tão na moda que agora temos que conviver com a possibilidade de ter um filho igual a estes caras.” Isso me fez pensar a quantas andam os pensamentos e valores das pessoas de nossa cidade. Será que ainda acham que ser gay é uma opção? Será que a chance de ter um filho gay aumenta com o fato de ser gay “estar na moda”? Realmente parecia que a possibilidade de ter um filho homossexual nunca tivesse sido real para estes distintos senhores. Pois é. Se muita gente ainda pensa que ser gay é só uma escolha, imagine qual a visão destas pessoas sobre muitos outros assuntos de nossa sociedade ou de nossa Ribeirão. Incomoda-me, e muito, o fato de muita gente ainda viver baseada em conceitos aprendidos há décadas atrás e não perceber que os tempos são outros, que as pessoas vivem de outra forma e que o comportamento é completamente novo. Ribeirão é uma cidade do interior. Apesar disso, sempre foi próspera. Mas, a modelo das marchas que ocorreram pelo Brasil no último mês, algumas ideias precisam ficar mais claras na cabeça de nossa gente. Brasileiros de todos os lados marcharam em nome da liberdade. Pediram por menos carro, trânsito, menos consumo de carne, mais tolerância, diversidade sexual, cultura, mais consumo sustentável, paz, liberdade e, entre muitos outros, mais amor. Como será que isso chega aqui, nas mentes ribeirãopretanas? Como andam as nossas ideias em relação às mudanças do mundo? Será que para este crescimento da cidade, os cidadãos são

R 80

tão abertos mentalmente quanto monetariamente? Se isso não procede, precisamos realmente mudar nossas posturas. É claro que a cidade tem que se posicionar como capital do agronegócio, mas essa capital seria muito mais bonita se fosse modelo de tolerância ou sustentabilidade, por exemplo. Não adianta reclamarem do trânsito se a educação do motorista é pouca e o número de venda de carros não para de aumentar. Não dá mais para deixar de reciclar o lixo, isto já devia ser natural, ou os próximos filhos e netos da terrinha não vão precisar de um planeta mais cuidado? Já passou da hora de celebrarmos as diferenças, porque a diversidade é o que move o mundo. Somos adaptáveis e isto se daria muito mais fácil se tivéssemos uma visão sem preconceitos, humana, racional e positiva sobre o principal grão da terra: a nossa gente e sua maneira de viver. Adaptar-se ao novo é difícil, mas estamos em um momento em que isso deve ser feito sem questionamentos. Não adianta progredir economicamente se cada vez mais as cabeças continuarem de coronéis. Vivemos em um mundo novo, em uma cidade que caminha para frente. Nossos pensamentos devem ser abertos e tão férteis quanto nossos campos. É nítido que Ribeirão cresce muito rápido, mas os valores ainda estão bem para trás no caminho do desenvolvimento. Passou da hora das cabeças acompanharem os rumos da cidade! g

DANILO CHIAROTI é ribeirãopretano, publicitário e apaixonado pela cidade. Trabalha como redator na Dueto Comunicação. Conhecedor das coisas boas da vida, sempre está acompanhado de boa música, bons amigos, boa comida, bons filmes e adora conversar até altas horas da madrugada.

ONLINE Confira o que acontece de mais legal na cidade acessando a página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011


HISTÓRIA

Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto/MIS

Conhecer o passado para entender o presente

A bala que fez história no Brasil

Como era...

Tiago Morgan

Na década de 20, Ribeirão Preto vivia o apogeu econômico. A maior produção de café dava à cidade ares de Eldorado. Em 1928, o presidente da Companhia Cervejaria Paulista, João Meira Júnior iniciava a construção de um grande teatro de ópera. O projeto foi inspirado em casas de espetáculos europeias. Durante cinco décadas o Theatro Pedro II foi a principal referência cultural da cidade. O teatro tornou-se centro de acontecimentos políticos e sociais. Grandes companhias teatrais e operísticas do exterior e corpos de baile do país se apresentaram nele.

Como ficou...

Em 15 de julho de 1980, o Theatro Pedro II viveu sua tragédia com o incêndio que destruiu a cobertura, o forro do palco e grande parte do interior. Na fase de reforma, toda a cúpula metálica da plateia principal foi reconstruída e a caixa cênica rebaixada em seis metros. Foi criado um subsolo com mais dois níveis, espaços para serviços de apoio artístico, oficina de cenário, carpintaria e almoxarifado técnico.

R

Sabe aquela bala durinha, mastigável e com sabor abacaxi que você sempre comprava quando criança? Sim, as balas Chita. Umas das coisas que poucos sabem é que ela é um produto legítimo de nossa cidade. A bala foi criada em 1945 pelo espanhol João Rucian Ruiz, que projetou as máquinas para fazer as primeiras balas mastigáveis do Brasil. O nome da bala veio pela paixão que ele tinha pelos filmes de Tarzan. O primeiro sabor foi o de abacaxi. Depois vieram outros. O anúncio acima, da época em que foi lançado o sabor uva, estampou o slogan: A macaca tá certa!, uma alusão a um bordão do humorístico Planeta dos Macacos. No começo dos anos 2000, a fabricante Santabina Alimentos começou a ter um sucesso tão grande nas exportações que não dava conta do mercado nacional. A bala começou a ser vendida para África do Sul, Estados Unidos, Canadá, Líbano, Senegal e Japão. A produção diária chegava a 15 toneladas diárias, mas quase não sobrava nada para o mercado interno. Atualmente as balas Chita são fabricadas pela Cory Alimentos, empresa que produz também as balas Ice Kiss.

ONLINE Veja mais fotos antigas de Ribeirão Preto em: www.facebook.com/revistarp JULHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

81


CLICK FINAL

Mariana Martins

Uma imagem vale mais do que mil palavras

R 82

ONLINE Comente e compartilhe essa foto na pĂĄgina da Revista ribeirĂŁopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | JULHO 2011




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.