Revista ribeirãopreto - Junho 2011

Page 1

X-MEN

O NOVO FILME DOS MUTANTES ESTREIA NOS CINEMAS

JOÃO ROCK

O FESTIVAL DE MÚSICA COMPLETA 10 ANOS DE MUITA ATITUDE E ROCK

ENTREVISTA

SAULO GOMES CONTA SUA HISTÓRIA NO JORNALISMO INVESTIGATIVO

MODA PÍTON

CHEGOU A HORA DAS TEXTURAS DE COBRAS INVADIREM AS VITRINES

www.revistaribeiraopreto.com.br

JUNHO 2011 • NÚMERO 02

ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO

PORQUE RIBEIRÃO É APAIXONANTE? Listamos alguns dos principais motivos e razões que fazem a cidade ser um dos melhores lugares para se viver

VENDA PROIBIDA DISTRIBUIÇÃO GRATUITA


Ribeirão Preto, 155 anos. Uma cidade sempre muito mais. Tão impor tante quanto fazer par te dessa histór ia há 30 anos, é contr ibuir para que ela seja cada vez mais bonita, mais fashion e mais completa.

ribeiraoshopping.com.br


O primeiro em todos os sentidos.

S E M P R E

M U I T O

M A I S


CARTA DO EDITOR

Edição especial para comemorar o aniversário de 155 anos de Ribeirão Preto A segunda edição da Revista ribeirãpreto traz um especial que mostra porque a cidade é tão apaixonante e um dos melhores lugares para se viver.

P

Primeiramente, gostaria de agradecer todos os leitores e amigos que ligaram, enviaram e-mails e deixaram comentários positivos em nossa página do Facebook. Fico muito feliz em saber que a população de Ribeirão Preto aceitou e entendeu a nossa proposta de fazer uma revista interativa, com conteúdo e de qualidade. E antes que digam que estou sendo exagerado, convido você a ler os comentários dos internautas e deixar sua avaliação da revista no link: www.facebook.com/revistarp?sk=reviews Nem é preciso falar que adoro Ribeirão. Gosto tanto daqui que coloquei o nome da cidade na revista que criei. Falar de Ribeirão Preto requer carinho. Esse mês o município completa 155 anos e a segunda edição da Revista ribeirãopreto contempla de forma explícita o nosso amor pela cidade. Da fama do nosso chope aos nossos parques, a matéria especial de capa mostra algum dos motivos que fazem Ribeirão Preto ser uma cidade única para se viver. Entrevistamos o premiado jornalista e escritor Saulo Gomes, que foi homenagiado na Feira do Livro. Fizemos uma restrospectiva dos 10 anos do festival João Rock. Fomos conhecer o novo endereço do Zucca Cucina Italiana. Descubrimos no bairro City Ribeirão, o Teatro Santarosa. As dicas de presentes para você dar para seu amor no Dia dos Namorados. Na coluna de cinema ressaltamos a volta dos mutantes de X-Men e do segundo filme de animação Carros. Ainda em cinema, abordamos os super-heróis da época em que não existia efeitos digitais. Nosso editorial de moda mostra a modelo Tássia Ilio vestida com roupas e acessórios que usa o animal prints, tendência que está invadindo as vitrines desta última estação. O guia gastronômico foi atualizado e agora oferece dicas de lugares, bares e restaurantes pelo Foursquare, a nova rede social que está virando febre na internet. Temos também a estreia dos novos colunistas que vão deixar a revista mais inteligente e com mais conteúdo. Enfim, trabalhamos muito para que essa segunda edição ficasse superior a primeira. E creio que ficou. É um belo presente para a cidade mais bonita e querida do interior que apaga suas 155 velinhas dia 19 de junho. Espero que você goste e e ajude a difundir a ideia da revista pela cidade. Parabéns leitor. Parabéns Ribeirão!

Daniel Manarelli Editor daniel.manarelli@revistarp.com.br @danielmanarelli

R 4

ONLINE Fale com o editor e com a redação da Revista ribeirãopreto. Envie suas sugestões e críticas em: www.facebook.com/revistarp

| revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011


ONDE ENCONTRAR A REVISTA

Academia Companhia Athlética - Shop. Santa Úrsula Banca “A Japonesa” - Avenida Caramuru, 2181 Banca 13 de Maio - Avenida 13 de Maio Banca 7 de Setembro - Rua 7 de Setembro Banca 9 de Julho - Avenida 9 de Julho, 378 Banca Camões - R. Visconde de Inhaúma c/ Bernardino Banca Cantinho da Amizade - Avenida do Café, 835 Banca Carrefour - Rua Capitão Salomão Banca Castelo - Avenida Castelo Branco Banca Catedral - Rua Florêncio de Abreu Banca Correios - Rua Alvares Cabral Banca do Forum - Rua Alice Além Saad, 1010 Banca do Jorge - Avenida Jerônimo Golçalves Banca do Napoleão - Avenida Saudade Banca do Shopping - R. Couto Magalhães, 413 Banca Doçura - Avenida Plínio de Castro Prado Banca Jornais, Revistas e Cia. - Av. Pres. Vargas, 25 Banca José da Silva - Rua José da Silva Banca Mini Rodoviária - Rua Camilo de Matos, 2454 Banca Office Center - Avenida Portugal, 1760 Banca Paulista - Av. Independência, 1730 Banca Pinguim - Rua General Osório Banca Portugal - Avenida Portugal, 63 Banca Presidente – Avenida Presidente Vargas, 1446 Banca Santa Úrsula - Shopping Santa Úrsula Banca São Francisco - Rua 7 de Setembro Banca São Lucas - Rua Amadeu Amaral, 684 Banca Silva - Avenida Portugal, 974 Banca Spadoni - Avenida Presidente Vargas, 43 Banca Stream - Rua General Osório Banca Vasconcelos - Estacionamento da Telha Norte Banca Visconde - Rua Visconde de Inhaúma Fnac RibeirãoShopping Saguão do Aeroporto Leite Lopes Posto Fiuzza (rotatória do Pão de Açúcar)

JUNHO 2011 • ANO 1 • EDIÇÃO 02 EXPEDIENTE DIRETOR E EDITOR

Daniel Manarelli Gomes Guimarães daniel.manarelli@revistarp.com.br

DIRETOR DE REDAÇÃO

DIRETORA COMERCIAL

Raul Ramos - MTb 61.836

Ana Paula Rossi

raul.ramos@revistarp.com.br

paula.rossi@revistarp.com.br

DESIGN E PROJETO GRÁFICO

EXECUTIVO DE CONTAS

Spunky Design & Comunicação

Rogério Almeida

www.spunky.com.br

rogerio.almeida@revistarp.com.br

FOTOGRAFIA

DIRETOR ADMINISTRATIVO

Mariana Martins

Marcos Gomes Guimarães

mariana.martins@revistarp.com.br

marcos.guimaraes@revistarp.com.br

Rafael Sassoli

GERENTE ADMINISTRATIVA

rafael.sassoli@revistarp.com.br

Maria Aparecida Manarelli Guimarães cidinha.manarelli@revistarp.com.br

Karen Dovico

karen.dovico@revistarp.com.br

ASSESSORIA JURÍDICA

Rafael Alberto Pellegrini Armênio

PRODUTORA DE MODA

rafael.armenio@adv.oabsp.org.br

Janaina Dandaro Abrahão

A Revista ribeirãopreto é uma publicação mensal da Spunky Design & Comunicação Ltda. É distribuída gratuitamente para um mailing exclusivo, em condomínios, hotéis e locais de grande circulação de Ribeirão Preto. Tiragem: 20.000 exemplares

janaina.dandaro@revistarp.com.br ESTAGIÁRIA

Ana Claudia Camargo

ana.camargo@revistarp.com.br CPT, IMPRESSÃO E ACABAMENTO

IBEP Gráfica

www.ibepgrafica.com.br

A publicação não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados ou por qualquer conteúdo publicitário e comercial, este último de inteira responsabilidade dos anunciantes. A revista se reserva o direito de não veicular publicidade não condizente com as diretrizes editoriais da publicação. As pessoas que não constarem no expediente não tem autorização para falar em nome de Revista ribeirãopreto ou para retirar qualquer tipo de material se não possuir em seu poder cartão, pasta e carta em papel timbrado assinada pelo editor.

COLABORADORES DESTA EDIÇÃO

Ana Carolina Filippini Alberti, Alexandre Carlomagno, Beatriz Amorim, Carlos Natal, Danilo Chiaroti, Fábio Gatti, Karen Dovico, Marcela Calura, Marcela Yamasita, Marcelo Rocha, Mariana Martins, Marcos Manarelli, Rafael Cautella, Rafael Sassoli, Roberto Galhardo, Robson Francisco Silva, Tássia Ilio, Tiago Morgan e Will Parisi.

AGRADECIMENTOS

6P, Animale, Arezzo, Bananas Eventos, Bambara, Betônico, Assessoria de imprensa Stock Car, Cervejarium, Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Ribeirão Preto, Coxilha dos Pampas, Fnac, Da Fiori, Daesp, Damyller, Draftz Propaganda, Duzzek Alves, Fonte Assessoria de Imprensa, Fundação Pedro II, Fundação Feira do Livro, Ideia Comunicativa, Hashi Sushi Bar, Jardim Comunicação, Marcos Manarelli, Med Prev, Mirai, NW3, Planet Surf, Posto Fiuzza, RibeirãoShopping, Secretaria de Municipal Cultura de Ribeirão Preto, Phábrica de Ideias, Ópia, Optical Design, Outras Palavras, Salve Rainha, Saulo Gomes, Spunky Design, Tássia Ilio, Teatro Santarosa, Thiago Manarelli, Três Marias, Victor Hugo e Zucca Cucina Italiana.

Curta nossa página no Facebook: É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem autorização do editor. © 2011 Spunky Design & Comunicação Ltda. Todos direitos reservados. Toda revista traz conhecimentos e incentivo a leitura. Ajude-nos a disseminar o hábito da boa leitura na cidade. Depois de ler esse exemplar, não jogue fora. Passe-o adiante e ajude-nos a construir uma cidade mais inteligente.

www.facebook.com/revistarp Siga-nos no Twitter:

www.twitter.com/revistarp Acompanhe nossas dicas de lugares no Foursquare:

www.foursquare.com/revistarp Veja mais fotos em nosso perfil no Flickr:

www.flickr.com/photos/revistarp FALE COM A REDAÇÃO

Pelo Facebook: www.facebook.com/revistarp Pelo Twitter: @revistarp Por e-mail: redacao@revistarp.com.br Por telefone: (16) 3441-1023 Por fax: (16) 3441-1022 Por carta: Rua Antônio Deloiagono, 444 - Edifício Ushuaia, Sala 10 - Vila Ana Maria - CEP 14026-210 Ribeirão Preto, SP - Brasil

R

Fotografe a figura acima com o leitor de QR Code do seu celular e vá direto para o link do Facebook.

ASSINE GRATUITAMENTE

ANUNCIE

Receba todo mês a versão digital da Revista ribeirãopreto no seu e-mail. A assinatura é gratuita e a versão digital reproduz na íntegra a edição impressa. Disponibilizada em PDF, você pode ler a revista quando e onde quiser, no computador, tablet ou smartphone. Para fazer sua assinatura digital acesse www.revistarp.com.br/assinatura e cadastre seu e-mail.

Anunciar na Revista ribeirãopreto é associar sua marca com a publicação mais comentada e admirada da cidade, além de ser um investimento mais barato do que você imagina. Ligue (16) 3441-1023, ou envie um e-mail para publicidade@revistarp.com.br e solicite nosso mídia kit. A Revista ribeirãopreto não admite publicidade editorial.

ONLINE Cadastre-se e receba gratuitamente a edição digital da Revista ribeirãopreto. Para assinar acesse: www.revistarp.com.br/assinatura JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

5


JUNHO 2011 DESTAQUES 20

ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO

Uma matéria especial de 12 páginas feitas em homenagem ao aniversário de Ribeirão Preto que completa 155 anos dia19 de junho. Você vai entender porque a cidade é uma das melhores cidades do para se viver. » O chope mais famoso do Brasil » Temos nosso próprio teatro de ópera » Adoramos ler e escrever » Quarteirão Paulista » Produzimos nossas próprias cervejas » Temos lugar para butecar e dançar » Nosso futebol é de elite » Domingo é dia de pedalar » Aprendemos a praticar esportes » Valorizamos nossos parques » Domingo é dia de pedalar » Referência em pesquisas científicas » Somos nota dez em educação » Tem espaço para qualquer ritmo » Temos nosso próprio som » As melhores festas do interior » Adoramos comprar nos shoppings » Somos um grande centro de serviços » Mil sabores numa cidade » A maior feira de agronegócio » Nessa terra plantando tudo se dá » Capital do agronegócio » Curtimos velocidade » O Japão é aqui » Convivemos com a diversidade » Reciclamos nosso lixo » Valorizamos arte e cultura » Le Petit Paris » Celebridades natas » É linda de dia e maravilhosa a noite

16

ENTREVISTA

O premiado jornalista e escritor Saulo Gomes fala um pouco de sua história, seu trabalho com Chico Xavier e sobre o jornalismo investigativo no Brasil. Tiago Morgan

6

| revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011


SUMÁRIO

16

44 32

35 56 05 Expediente 08 Carta ao leitor 09 Colaboradores

32 Música

44 Moda

35 Cult!

52 Ilustre

12 Recomendamos

36 Pipoca

Retrospectiva dos 10 anos de João Rock

Os amigos que fazem a Revista ribeirãopreto

O Teatro Santarosa

O que acontece de melhor nesse mês

X-Men e Carros voltam às telas dos cinemas

O que vem por aí no próximo mês

A sétima arte vista por outros olhos

Problemas, soluções e o olhar dos leitores

Álbuns que você deveria ter no seu iPod

Saulo Gomes fala sobre jornalismo

Cinco bons motivos para não sair de casa

Matéria especial de aniversário da cidade

Dicas de presentes para o Dia dos Namorados

13 Prepare-se 14 Nas ruas 16 Papo

20 Capa

39 Poltrona 40 Play

41 Fique em casa 42 Vitrine

As cobras invadiram as passarelas e vitrines Cordeiro de Sá mostra suas ilustrações e artes

56 Paparazzi

Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

62 Restaurantes

O novo endereço do Zucca Cucina Italiana

63 Guia gastronômico

Guia com os melhores bares e restaurantes

73 Com a palavra

Crônicas e artigos de nossos colunistas

78 Click final

Uma imagem vale mais que mil palavras

JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

7


CARTA AO LEITOR

Sem espaço e sem leitura A Feira do Livro vem a cada ano se transformando em um evento mais consolidado e esperado por grande parte da população, o problema é que a Praça XV já não oferece espaço suficiente para o que deveria ser o principal objetivo da feira: a leitura.

T

Tentar caminhar a procura de um livro ou mesmo trocar informações com outras pessoas sobre algum bom lançamento é tarefa quase impossível durante os dias em que acontece a Feira do Livro. O volume de pessoas e os corredores estreitos são uma das causas desse problema. Ribeirão hoje possui três grandes parques que se forem bem trabalhados, podem sim receber a feira que é a segunda maior a céu aberto do Brasil e nessa edição tem a estimativa de ver 500 mil pessoas circulando pelos stands e corredores. Outro ponto é a quantidade de adolescentes que se concentram nas grades dos jardins da praça diminuindo ainda mais o espaço e o pior, sem nenhum intuito ou interesse em participar das oficinas ou procurar algum tipo de leitura. Não é necessário nenhum estudo técnico, basta dar uma caminhada durante os dias do evento e perceber que o local já não sustenta o número de visitantes. É preciso um novo planejamento estrutural e também uma melhor abordagem da Feira do Livro com as crianças e adolescentes que frequentam o local e fazem parte da rede municipal de ensino. A iniciativa da prefeitura em doar R$ 18 para cada aluno da rede pública municipal para a compra de livros durante a feira é excelente, porém é esquecido o fato de que nenhum aluno irá se entusiasmar e adquirir um livro se um trabalho ao longo do ano em relação a isso não for realizado. Porque não implantar uma série de palestras mensais com escritores nas escolas municipais? Porque não realizar mais oficinais literárias com os alunos? São medidas que fariam a Feira do Livro acontecer durante todo o ano nas escolas e não se transformar em apenas mais um evento aonde alunos vão “passear”.

Raul Ramos

Diretor de Redação

raul.ramos@revistarp.com.br @rauramos_

R 8

ONLINE Curta, interaja e deixe seus comentários para a redação da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp

| revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011


COLABORADORES Os amigos que fazem a Revista ribeirãopreto

Alexandre Carlomagno

Mariana Martins

Rafael Cautella

Rafael Sassoli

Karen Dovico

Will Parisi

@alexyubari

@marimartinsfoto

@rafaelcautella

@rafaelsassoli

@karendovico

@_Parisi

Cria de locadora, Alexandre Carlomagno é apaixonado pela sétima arte, e também um amante de literatura e rock’n’roll. Foi na faculdade que descobriu uma outra paixão: o jornalismo. Produziu e dirigiu dois documentários e escreve para diversos veículos impressos e digitais.Atualmente trabalha como redator de um site de vendas online.

Mariana Martins é fotógrafa profissional desde 2004. Já trabalhou fazendo ensaios para outras publicações na cidade. É colaboradora da Revista ribeirãopreto com dezenas de fotos. Mariana é autora da foto da capa dessa edição e das fotos do editorial de moda que mostra a tendência das texturas répteis na modelo Tássia Ilio.

Conhecido no meio jornalístico, Rafael Cautella, fotografa profissionalmente desde 2005. É fotojornalista ativo em vários quadros de jornais e revistas de Ribeirão Preto.

Fotógrafo desde 2006, o paulistano Rafael Sassoli é especialista em capturar pessoas em eventos. Rafael é autor da maioria das fotos da coluna Paparazzi, que traz os flashes das beldades e personalidades presentes nos eventos mais importantes da cidade. Rafael segue o conceito vanguardista de fotografar pessoas de forma espontânea.

Formada em Turismo pela Universidade Paulista, Karen coleciona postais do mundo inteiro. Já trabalhou com cruzeiros e possui vasto conhecimento em hotelaria e turismo. Hoje trabalha na maior companhia aérea do Brasil e colabora como colunista, assinando o artigo que dá dicas para quem vai viajar com filhos.

Jornalista, formada pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Will escreve desde que se entende por gente. Iniciou a carreira como estagiária na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto. Em 2009 foi uma das fundadoras e jornalista responsável da revista Lucta. Já colaborou como repórter e editora para outras publicações e sites da cidade.

Ana Carolina Alberti

Marcela Calura

Janaina Dandaro

Marcelo Rocha

Beatriz Amorim

Danilo Chiaroti

@marcelacalura

@janadandaro

www.2run.com.br

@biasamorim

@dchiaroti

Marcela é redatora, trabalha em uma agência on-line, é fã de futebol e tecnologia, não necessariamente nessa mesma ordem. Nas horas vagas coleciona impressões sobre a vida.

Estilista e empresária de moda, Janaina é formada em Comunicação Social e possui sua própria grife. É ela que assina toda a produção do editorial de moda da Revista ribeirãopreto, que nesse ensaio contou com a colaboração da estilista e produtora Marcela Yamasita, da fotógrafa Mariana Martins e da modelo Tássia Ilio.

Apaixonado por esportes e fazendo disso sua profissão, Marcelo é especialista em corrida e treinamento funcional. Viaja o mundo como maratonista amador e procura inspirar seus alunos na busca constante por qualidade de vida e bem estar. Graduado em Educação Física e pós-graduado em Fisiologia do Exercício, atualmente é diretor técnico de uma empresa de assessoria esportiva.

Amante da boa gastronomia, Bia é formada em hotelaria, pós-graduada em Gestão de Negócios e sommelier de cerveja. Hoje trabalha como gerente de marketing da Cervejaria Colorado e dá aulas de bebidas e bar para gastronomia em uma faculdade de Ribeirão Preto. Seguidora do lema: “beba menos, beba melhor”.

Publicitário formado pela Unaerp, o ribeirão-pretano é apaixonado pela cidade. Trabalha como redator em uma agência de propaganda. Escreve mais por prazer do que por obrigação e não tem papas na língua. Conhecedor das coisas boas da vida, sempre está acompanhado de boa música, bons amigos, boa comida, bons filmes e adora conversar até altas horas da madrugada.

Jornalista

Jornalista

@Ana_Alberti Formada em Jornalismo e curiosa por natureza, Ana já trabalhou com comunicação e telejornalismo. Atualmente é jornalista de uma famosa rádio FM. Apaixonada por informação e pelo poder de transformação do conhecimento, ela colabora todo o mês para a diversidade da revista.

R

Fotógrafa

Redatora

Fotógrafo

Estilista

Fotógrafo

Personal trainer

Turismóloga

Sommelier

Jornalista

Publicitário

ONLINE Interaja e converse com os colunistas e colaboradores da ribeirãopreto através do Twitter: www.twitter.com/revistarp JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

9




RECOMENDAMOS

1

O que acontece de melhor nesse mês

João Rock 2011

1

Festival Nacional Dança Ribeirão

As novidades são a ampliação das apresentações para 10 minutos cada, buscando assim a criação de coreografias mais elaboradas. Outra novidade é a criação de um prêmio para estimular os concorrentes. O Festival Nacional Dança Ribeirão acontece entre os dias 22 e 26 de junho.

Divulgação

4

3

2

O lendário DJ japonês de House Music, Satoshi Tomiie e Audiofly são as atrações internacionais do quarto aniversário do Zucker, o club mais badalado da cidade. O esperado evento acontece numa das mais belas fazendas da região, o que deixa a produção da festa ainda mais bonita. Para animar a pista os DJs residentes do club também foram escalados. Além do line up impecável, o open bar de bebidas premium garante a alegria da festa. Dia 11 de junho, a partir das 23h.

4

5

3

Aniversário de 155 anos

Dia 19 de junho, Ribeirão Preto completa 155 anos e como já é tradição, a cidade se prepara para uma semana com muitos eventos para comemorar seu aniversário. Dia 11 de junho a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto toca clássicos do rock com Edinho Santa Cruz. Outro show confirmado é o do cantor Fábio Júnior que acontece no Parque Carlos Raya no dia 18 de junho.

R 12

Camila Maia/Divulgação

ONLINE No site www.forrodaluacheia.com.br você encontra a lista completa das atrações e informações sobre o 21º Forró da Lua Cheia.

| revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011

Divulgação

O festival de música segue o conceito de ser alternativo em todos os sentidos e um dos únicos a reunir grandes artistas da música popular brasileira como Tom Zé, Moraes Moreira, Elba Ramalho, Farofa Carioca, entre outros. A 21ª edição do Forró da Lua Cheia acontece sob o luar, entre os dias 11 e 13 de junho no Vale das Gutras em Altinópolis.

Zucker Ano 4

Tiago Morgan

2

21º Forró da Lua Cheia

Divulgação/ Weber Padua

Com muita atitude o festival esse ano completa 10 anos e chega a sua 10ª edição já consolidado como um dos maiores do gênero. Para essa edição traz o melhor do pop, rock, reggae e eletrônico. Com a presença de CPM 22, Jota Quest, Skank, Charlie Brown Jr., entre outros. O evento deve somar mais de 14 horas de música. O João Rock acontece no dia 4 de junho, no Parque Permanente de Exposições.


PREPARE-SE O que vem por aí no próximo mês Divulgação

Marco Luque

Festival Tanabata

O Tanabata é uma festa tradicional da cultura japonesa baseada em uma lenda chinesa existente há 4.000 anos e adaptada pelos japoneses há mais de 1.300 anos. Esse ano o festival completa 10 anos e mostra a força da cultura oriental na cidade, através das suas mais variadas manifestações artísticas como: danças folclóricas, o divertido Cosplay (representação de personagens de quadrinhos e filmes japoneses), música, artes marciais, taiko (tambores japoneses), karaokê, artes plásticas, bonsai. É esta mistura de aprendizados que a cada ano melhora a experiência de proporcionar três dias de tradição e trazer um pouco da reflexão e sabedoria cultivada a vários milênios no oriente. A entrada para o festival é franca e acontece nos dias 8, 9 e 10 de julho, no Morro do São Bento. Divulgação

O integrante do CQC apresenta seu stand up no Theatro Pedro II e além dos seus já conhecidos personagens traz uma surpresa. O espetáculo Labutaria conta com 90 minutos de pura diversão. Luque consegue tirar muitas gargalhadas da plateia. Os ingressos vão de R$ 25 a R$ 70 e podem ser comprados nas bilheterias do teatro ou nos stands dos shoppings da cidade. O espetáculo acontece nos dias 1, 2 e 3 de julho.

Divulgação/Frederick Galeazzi

E:cool 2011

O inverno está chegando e com ele as noites do projeto de inverno E:cool, que traz as novas tendências musicais sempre com atrações inéditas. O ponto forte da noite acontece quando músicos e instrumentistas tocam acompanhados de DJs. Sempre realizado em locais inéditos o projeto deste ano promete muitas novidades.

Tatiana Belinky no SESC

R

Divulgação

Até o dia 31 de julho, o SESC Ribeirão Preto abre pelo segundo ano o projeto Tirando de Letra, apresentando e representando as histórias da premiadíssima autora russa Tatiana Belinky. Escritora, tradutora, ensaísta, dramaturga e poeta, Tatiana consagrou-se principalmente por suas obras para crianças. A exposição cenográfica Moradora de Livros expõe de forma interativa e lúdica as histórias da escritora. Seus livros e traduções já receberam diversos e importantes prêmios como o Nestlé, o Jabuti e o Melhor para Criança da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. De terça a sexta das 13h30 às 21h30 e aos sábados e domingos das 10h às 18h. ONLINE Fique por dentro e confira a programação mensal do SESC Ribeirão Preto em: www.secsp.org.br JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

13


NAS RUAS Problemas, soluções e o olhar do leitor

VAI BEM Ç

VAI MAL È

VAI INDO Æ

A terceira faixa da avenida Francisco Junqueira já começou a funcionar. Em consequência da medida, ficou proibido o estacionamento de veículos em toda a extensão da avenida, com isso já foi possível notar maior fluidez do trânsito na via, principal objetivo da mudança, pois a avenida recebe um volume médio, nos horários de pico, de aproximadamente 3 mil veículos por hora em cada sentido de direção.

Simultaneamente ao trabalho realizado nos bairros, a prefeitura vem priorizando a recuperação do asfalto das principais avenidas da cidade, consideradas corredores comerciais e com grande concentração de veículos. Estamos de olho.

Karen Dovico

TAPA-BURACOS

Mariana Martins

FRANCISCO JUNQUEIRA

A praça Francisco Schmidt há muito tempo vem sendo alvo de vandalismo e ponto de encontro de usuários de drogas. A sujeira também já se transformou em parte integrante da praça, com garrafas, latas e papéis espalhados pelo chão.

PARA QUEM RECLAMO...

Tiago Morgan

PRAÇA ESQUECIDA

RETRATOS DA CIDADE A bela paineira fotografada por Dalmo de Figueiredo Arraes, poeta e escritor.

Para a Vigilância Epidemiológica, que notifica o dono do imóvel, exigindo limpeza para evitar criadouros do mosquito transmissor da dengue. Se o proprietário não fizer a limpeza do imóvel poderá ser multado em no mínimo R$ 1.000. O telefone para denunciar é (16) 3977-9355. Fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

R 14

Dalmo de Figueiredo Arraes

Divulgação

...se existem criadouros de dengue e o imóvel está fechado?

Envie sua foto da cidade em alta resolução com seu nome e título da foto para o e-mail redacao@revistarp.com.br, se sua foto for escolhida nós a publicaremos nessa seção.

ONLINE No site www.ribeiraopreto.sp.gov.br a prefeitura mantém um canal direto para o cidadão obter informações sobre serviços públicos.

| revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011



PAPO Sempre uma entrevista interessante

Quem: Saulo Gomes O que: Jornalista e escritor Onde: No seu apartamento por ALEXANDRE CARLOMAGNO fotos por MARIANA MARTINS

Saulo Gomes apesar de ser carioca, podemos afirmar que é um orgulho de Ribeirão Preto. Tê-lo em nossa cidade, onde ele se instalou para poder escrever seus livros com mais tranquilidade, é uma satisfação. Nascido em 2 de maio de 1928, deu início à sua carreira jornalística em 1956 quando foi o vencedor de um concurso para uma vaga de repórter de rádio. De lá para cá, ele construiu uma carreira no jornalismo de campo e investigativo em 54 anos de vida cujo profissionalismo, a ética e a responsabilidade social sempre andaram juntos. Primeiro jornalista a ser perseguido pelo Golpe de 1964, seu pensamento livre lhe custou treze inquéritos, exílio no Uruguai e cadeia no Brasil. E com o passar dos anos, Saulo cada vez mais foi se aperfeiçoando na profissão que agarrara tão ideologicamente. Seu nome está vinculado a coberturas históricas como a do maníaco do parque, o programa Pinga-Fogo com Chico Xavier e a transmissão ao vivo em 2 de maio de 1980, quando anunciou que a TV Tupi deixava, naquele instante, de gerar suas imagens. >> 16

| revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011



PAPO Sempre uma entrevista interessante

Mariana Martins

Mariana Martins

Dedicatória de Chico Xavier para Saulo Gomes datada de 28 de dezembro de 1971

Saulo, você é carioca. O que o trouxe ou lhe atraiu em Ribeirão Preto? Eu já estou fora do Rio desde 1964, quando fui exilado e preso, depois fui impedido de trabalhar no Rio. Trabalhei em São Paulo, em TV e rádio. Deixei a “loucura” de São Paulo para escrever meus livros com mais calma, agora estou desfrutando dessa cidade acolhedora e do carinho do povo ribeirão-pretano.

Uma pessoa com a sua experiência e credibilidade, tendo 55 anos de trabalho, enxerga o jornalismo investigativo praticado atualmente de que maneira? Extinto. Salvo algumas exceções.

Em tempos de internet e notícias digeridas rapidamente, o jornalismo de campo e investigativo ainda é importante para a sociedade? Sim. O telespectador sempre quer saber mais, com detalhes, com imparcialidade. O jornalismo investigativo vai fundo no assunto e quando feito com responsabilidade traz sua parcela de colaboração para a sociedade.

Como é estar envolvido em assuntos tão polêmicos como espiritismo ou o caso do maníaco do parque? O repórter não pode recusar matérias, polêmicas e se não tiver um envolvimento profissional, de atenção, estudo e pesquisa sobre o assunto ele não apresentará uma reportagem que satisfaça a opinião pública. A reportagem sobre o maníaco do parque deu 38 pontos no Ibope contra 16 pontos da novela das 20h da TV Globo. Na época eu era repórter do Programa do Ratinho Livre, na TV Record de São Paulo. Se você visitar meu site (veja o endereço no rodapé dessa página) vai encontrar essa reportagem e analisar o tratamento dado à matéria. Nos dois assuntos e outros mais polêmicos como você os denomina o tratamento foi de imparcialidade e respeito.

Qual a principal mudança que a internet trouxe para o jornalismo? Com a internet a notícia tem a velocidade da luz! Esse é o lado bom, você está atualizado online. O outro lado: você fica escravo da internet e não vai pesquisar in loco, não sente na pele e no coração as emoções das notícias.

Qual a sensação de ser o homenageado da 11º Feira do Livro? Os meus livros são jornalísticos. Eu vejo essa homenagem como um prêmio ao bom jornalismo. Agradeço aos internautas que me elegeram e estou ciente da responsabilidade de representar Ribeirão Preto como o Autor da Terra.

Qual sua visão sobre o jornalismo em Ribeirão Preto hoje? Ribeirão Preto tem um bom naipe de jornalistas. Aqui, como em qualquer lugar o jornalismo tem pouco espaço.

R 18

Hoje, olhando para trás na sua trajetória profissional o que mais te orgulha? Eu me orgulho de ter praticado um jornalismo sadio, responsável, honesto, corajoso e imparcial. Eu pratiquei um jornalismo que, modéstia à parte, ficou na história. Você pode falar brevemente sobre o seu novo livro? Estou organizando um livro sobre os bastidores do filme As mães de Chico Xavier. Entrevistamos as mães que foram a inspiração para o filme, tomamos depoimentos de espíritas respeitados, de pessoas que conviveram com Chico, mostramos os bastidores das gravações com fotos inéditas e elaboramos um conteúdo que vai levar o leitor a sentir que faz parte dessa história. Para encerrar, se encontrasse um turista em Ribeirão Preto qual o lugar que você indicaria para ele visitar? Por quê? Ribeirão Preto tem muitos locais interessantes que poderiam ser indicados. Eu indicaria, em primeiro lugar, o Theatro Pedro II, que está entre os quatro maiores teatros do Brasil. g

ONLINE Conheça mais sobre a obra do jornalista e escritor Saulo Gomes no site: www.saulogomes.com.br

| revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011



CAPA Nossa reportagem especial do mês

Porque somos tão apaixonados por

RIBEIRÃO

PRETO É fácil se apaixonar por Ribeirão. Difícil é explicar os motivos desse amor. A cidade é bonita, rica, tem o chope mais famoso do Brasil e já até foi cenário de novela das oito. Mas afinal, o que faz as pessoas gostarem tanto daqui? Em comemoração ao aniversário da cidade que completa 155 anos em 19 de junho, a Revista ribeirãopreto listou alguns desses encantos para você. por ANA CAROLINA FILIPPINI ALBERTI e WILL PARISI com colaboração de DANIEL MANARELLI e RAUL RAMOS fotos por MARIANA MARTINS, RAFAEL CAUTELLA, FÁBIO GATTI, KAREN DOVICO,TIAGO MORGAN, CARLOS NATAL, DUZZEK ALVES e ROBERTO GALHARDO.


Temos o chope mais famoso do Brasil

Nosso chope é o melhor e o mais famoso do país. Fato incontestável. Hoje a choperia Pinguim carrega a tradição do melhor chope nacional e muitas lendas sobre a “receita da bebida” e de seu transporte, como a famosa história do “chopeduto”, uma serpentina gigante que ligaria a fábrica até a choperia, localizada a algumas quadras do estabelecimento. História que surgiu de uma brincadeira do proprietário na época, Albano Cellini. A serpentina quilométrica é lenda, mas a qualidade do chope vem de várias modificações do Sr. Albano, que construiu a primeira câmara fria para a bebida do Brasil, além de serpentinas super equilibradas no comprimento e nas bitolas, balcões desenhados exclusivamente para a temperatura de tráfego e torneiras de saída em metal nobre revestidas internamente em prata. Para se ter uma idéia, são servidas anualmente aproximadamente 4 milhões de tulipas da consagrada bebida para um público estimado de 1,5 milhão de clientes. Vai um chopinho aí?

Não tem como falar do chope do Pinguim sem citar o nome de Ribeirão Preto

JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

21


CAPA Nossa reportagem especial do mês

Temos nosso próprio teatro de ópera

O majestoso e imponente Theatro Pedro II

N

Na década de 20, Ribeirão vivia o apogeu econômico da cultura cafeeira. A maior produção mundial de café dava à cidade ares de Eldorado. Em 1928, o presidente da Companhia Cervejaria Paulista, João Meira Júnior iniciava a construção de um grande teatro de ópera, o Theatro Pedro II, inspirado em casas de espetáculos europeias. Com a crise de 1929, diversos padrões de acabamento foram alterados. Mesmo assim, o local surgiu como ícone e símbolo de poder da alta sociedade ribeirão-pretana e depois de sua restauração tornou-se o segundo maior teatro de ópera do país em capacidade de público. O local merece uma visita pela beleza do conjunto e de detalhes como a cúpula, cujo desenho é da artista plástica Tomie Ohtake e possui um lustre que imita uma gota d’água, além da sala dos espelhos, que comporta três lustres de cristal em estilo Art Déco. Tiago Morgan

Adoramos ler e escrever

Quarteirão Paulista

Bonito, interessante e cheio de histórias, o Quarteirão tem ao seu redor os prédios do Pinguim, do Theatro Pedro II, do Palace Hotel, da Biblioteca Altino Arantes, o calçadão e a bela Praça XV de Novembro. O lugar também virou sinônimo de palco para muitos artistas de rua, que ali conseguem encontrar certamente uma plateia no mínimo curiosa para ver o que se passa. Sempre que andar pelo centro e passar pelo quarteirão irá observar rodas de pessoas ao redor de artistas e trovadores. A Feira Nacional do Livro, um dos maiores eventos da cidade também é realizada próximo ao Quarteirão Paulista.

R 22

ONLINE Para saber mais sobre a história do Theatro Pedro II acesse: www.ribeiraopreto.sp.gov.br/fundacao/teatro/i36principal.php | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011

Carlos Natal

Roberto Galhardo

Mais que uma das maiores feiras do segmento. A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto é uma das maiores bibliotecas a céu aberto do Brasil. Na última edição reuniu um público de 420 mil pessoas. A cada ano, países e autores consagrados são homenageados e outras centenas participam. Os stands, palestras, saraus, exposições, peças teatrais, prosas e as diversas atrações que sobem ao palco montado na esplanada do Theatro Pedro II agregam valor a cidade e enriquecem intelectualmente seus habitantes. Esse ano foram mais de 25 shows, sem contar os salões de ideias, sessões de autógrafos, exposições de artes visuais e culturais, cinema, concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, dança, entre outros.


Têm lugar para butecar, paquerar ou dançar

C

Com mais de 600 mil habitantes, a cidade convive com uma mistura de públicos vindos de todos os lugares do Brasil. Temos gostos e uma noite com forte característica universitária. Mas não é só os universitários que dominam os barzinhos da cidade. Muita gente que mora aqui também gosta da noite e da vida boêmia. Todo mundo tem vontades diferentes na balada ou fora dela. Se “baixou” o santo da tranquilidade, basta alugar um filme para assistir comendo pipoca ou ir até um dos três cinemas multiplex existentes nos shoppings cidade. Se a idéia é butecar, sabemos fazer isso de maneira profissional, como no festival Comida di Buteco, que esse ano aconteceu sua segunda edição (e veio pra ficar) com quase nove mil votos de avaliação aos tradicionais bares da cidade. O número de votos superou os da cidade de Campinas. O vencedor da competição foi o Bar Chocolate com Pimenta com a iguaria Pitel de Carne Seca. Tradição é tradição. E ela também se reflete entre as casas noturnas temáticas da cidade, com espaço para baladas alternativas, universitárias, sertanejas, eletrônicas, eruditas e tradicionais como o Samba da Vela, que acontece no bar Maria Cachaça. Outra tradição profundamente ligada a noite da cidade é, depois de um programinha refinado ou básico, matar a fome num dos carrinhos de lanches, comida japonesa ou pastel que ficam pelas avenidas e praças.

R

Divulgação

A cervejaria Colorado já ganhou vários prêmios por suas cervejas

P

Podemos bater no peito e dizer que nosso chope e cerveja são 100% produzidos em solo ribeirão-pretano, como é o caso da Colorado. Produzida com ingredientes naturais e com uma das melhores águas do mundo a cerveja da marca é artesanal e exportado para todo país. Outra cervejaria em expansão é a Lund. Fundada em 2009, produz chope e cervejas artesanais dos tipos Pilsen e Munich Dunkel, seguindo a Lei da Pureza Alemã. A distribuição da Lund por enquanto é feita apenas para Ribeirão Preto e região.

O Pitel de Carne Seca ganhador do Comida di Buteco 2011

Mariana Martins

Mariana Martins

Produzimos nossas próprias cervejas

O Salz pode ser comparado aos melhores bares de São Paulo

ONLINE Saiba quem foram os participantes da competição Comida di Buteco 2011 no site: www.comidadibuteco.com.br/riberao-preto JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

23


CAPA Nossa reportagem especial do mês Divulgação

T

Nosso futebol é de elite

Temos aquela rivalidade saudável entre os dois times tradicionais da cidade, Botafogo e o Comercial, e um mais caçula, focado em revelar talentos, o Olé Brasil. Quem não se lembra quando ficava na expectativa para o próximo o Come-Fogo? Desde 1954, os dois times disputaram 154 jogos, muitos deles com mais de 60 mil pessoas no Santa Cruz ou 30 mil no Palma Travassos. O próximo duelo da dupla já tem data marcada: 24 de julho, pela Copa Paulista. Porém a atenção fica para 2012, quando os dois se enfrentarão pela série A1 do Paulistão. Fundado em 21 de setembro de 2006, o Olé Brasil Futebol Clube nasceu do idealismo de empresários ribeirão-pretanos apaixonados por futebol. Hoje o clube disputa a segunda divisão do campeonato paulista e tem como objetivo incubar novos craques que brilhem dentro e fora de Ribeirão Preto. Mariana Martins

Todo domingo é dia de pedalar

Para aproximar a população da prática esportiva, esta em funcionamento na cidade, desde agosto de 2010, o Programa Ciclofaixa de Lazer. O evento semanal tem levado para as ruas da cidade ciclistas e conquistados novos adeptos a cada final de semana. A organização estima que mais de cinco mil pessoas já tenham rodado pelo percurso. A rota de aproximadamente 6 km une os parques Luiz Roberto Jábali (conhecido também como Curupira) e Luiz Carlos Raya, passando por trechos da Avenida Francisco Junqueira, Maurílio Biagi e Costábile Romano. Mesmo aqueles com a mínima intimidade com a magrela ou sem ela, podem se animar. Foram criados pontos de locação de bicicletas nos dois parques. Ribeirão Preto foi a segunda cidade do estado a implantar o programa de acordo com as normas da Federação Paulista de Ciclismo, mantendo monitores e contando com o apoio dos agentes civis de trânsito da Transerp. O sucesso do programa pode indicar que a cidade esta se conscientizando dos benefícios do uso da bicicleta, como a melhoria da saúde individual e do meio ambiente e do uso como meio alternativo de transporte. Possibilitando assim a implantação de ciclovias, ou seja, vias independentes que estimulem o uso e que proporcionem mais independência e segurança para os usuários.

Andar de bicicleta com segurança aos domingos é uma realidade

Aprendemos a praticar mais atividades físicas

O

Fábio Gatti

O Ministério da Saúde estima que 19,3% dos homens e 12,3% das mulheres pratiquem atividades físicas. Parece pouco, mas esse percentual aumenta a cada dia. Basta andar pela cidade a qualquer hora do dia e constatar a geração saúde que invade as academias e ruas, além dos principaias parques ecológicos e circuitos de corrida que fazem parte do calendário de Ribeirão. A cidade conta também com o complexo esportivo, conjunto poliesportivo Elba de Pádua Lima e ginásio da Cava do Bosque, que disponibiliza aulas de esportes variados para a população.

24

| revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011


Tiago Morgan

O Parque Luiz Roberto Jábali é uma das áeras verdes que conta com a cobertura de internet wi-fi gratuita

A valorização dos espaços verdes na cidade fez surgir grandes parques urbanos

A

ajudam a criar uma temperatura mais agradável para quem pratica exercícios físicos. O parque também possui um palco para realização de shows e eventos. O Parque Tom Jobim é o mais afastado do centro de Ribeirão. Localizado na zona norte da cidade o grande lago faz com que várias famílias se reúnam no local para pescar durante o final de semana. Áreas para churrasco também estão espalhadas pelo parque. O Maurílio Biagi é o parque mais variado entre todos da cidade, com espaço para vários esportes como basquete, atletismo e skate. O parque conta com obras do artista plástico Bassano Vacarini entre as árvores. O Maurilio Biagi, também fez parte da estrutura da Feira do Livro, recebendo shows de músicos locais.

A população aderiu ao Parque Maurílio Biagi para fazer caminhadas

Mariana Martins

Tiago Morgan

Mariana Martins

A população de Ribeirão consegue fugir da “cidade” graças às várias áreas verdes espalhadas pelos mais diferentes bairros. O que ajuda, além do meio ambiente com as árvores e um ecossistema mais equilibrado, a prática de exercícios e também acaba se transformando em mais um ponto de lazer. Um dos mais famosos é o Parque Luiz Roberto Jábali, mais conhecido como Parque Curupira. Inaugurado em 2000, é a maior área de lazer do município, com cachoeiras, lagos, trilhas, ciclovia e até uma praça de eventos com capacidade para 20 mil pessoas. Outra característica interessante é a grande variedade de aves e animais que vivem pelo parque. Localizado no Jardim Botânico entre os Jardins Canadá e Irajá, o Parque Dr. Luis Carlos Raya tem vários espelhos d’água que

Moradores praticam exercícios no Parque Luis Carlos Raya

A zona norte conta com o Parque Tom Jobim JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

25


CAPA Nossa reportagem especial do mês Shutterstock

Somos referência em pesquisa científica

C

Mariana Martins

Mariana Martins

Carlos Natal

Renato Lopes

Mariana Martins

Mariana Martins

Com a Universidade de São Paulo e o Hospital das Clínicas na cidade, fez Ribeirão ser um dos maiores pólos de pesquisa científica de toda a América Latina. Somente em 2010 foram mais de 3.400 trabalhos publicados entre periódicos, anais de congressos, dissertações de mestrado e teses de doutorados dos cursos de Medicina e Enfermagem. Alguns fatos mostram o pioneirismo do HC, em 1968, o hospital realizou o primeiro transplante de rim do Brasil, além do primeiro transplante de células-tronco para o tratamento do Lúpus. E tudo isso deve crescer ainda mais, já que toda a sua infraestrutura é colocada à disposição dos docentes e pós-graduandos da Faculdade de Medicina e da Escola de Enfermagem, para realização de investigações na área médica e projetos de pesquisas clínicas. Desde 2000 a USP desenvolve tecnologias a partir de diferentes técnicas para a produção do biodiesel.

P

Somos nota dez quando o assunto é educação

Para nós a educação é assunto sério. A partir do antigo Grupo Escolar foi constituído um complexo educacional, que reúni cursos em todas as áreas da educação: humanas, exatas, biológicas e técnicas. Formando profissionais qualificados para o mercado profissional. A região de Ribeirão Preto conta

R

26

com a tradição e qualidade da USP. Com a Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) que implantou um dos primeiros cursos superiores do interior de São Paulo. A visão e credibilidade do Centro Universitário Barão de Mauá, nossa caçula e já conceituada Anhanguera, o quase centenário Cento Universitário Moura La-

ONLINE Visite o site da USP do Campus de Ribeirão Preto em: www.ribeirao.usp.br

| revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011

cerda, a Unip e sua excelência nos projetos de extensão, o Centro Universitário Uniseb-COC e toda sua tecnologia de ponta e por último, a Faculdade Alvares Penteado, conhecida nacionalmente como FAAP, que oferece cursos para quem já possui nível superior e cursos livres, em áreas específicas.


Divulgação/Dani Gurgel

Aqui têm espaço para qualquer ritmo

S

a

Divulgação

Somos micareteiros, cowboys, roqueiros, pagodeiros, eruditos, clássicos, rappers, clubbers e um mix de tribos e ritmos. O exemplo desta afirmação é o enorme número de eventos e festivais variados. Temos o Carnabeirão, a maior micareta do interior, mas também vestimos botas e chapéu nos bares e no Ribeirão Rodeo Music. Já adotamos o João Rock e o festival SESC ‘n Blues como marca registrada. Temos um teatro específico para música lírica e vários talentos natos, além de diversas baladas que reúnem vários ritmos em uma só noite.

b

Mariana Martins

c

Divulgação

Divulgação

Temos nosso próprio som

f

Ribeirão além de ter festas e eventos de grande porte, conta também com talentos natos. Músicos, cantores, bandas e DJs se apresentam numa cidade musical que se concentra nas equinas entre casa de shows, bares, clubs e pubs; e não só em Ribeirão, nossos artistas saem daqui fazendo turnês e espalhando o nome da cidade pelo mundo. Temos o rock do Senhor X, o pop de Kiko Zambianchi, a voz suave de Verônica Ferriani, a animação de Os Virgens e Rod Hanna, o axé de Jana Lima, o jazz do Quarteto Pô de Café, o samba rock do Sambô; o sertanejo das duplas Tom & Arnaldo, as discotecagens do duo Anhanguera e dos DJs Diego Faleiros, Christian Stilck e Fabiano Tamburus. Ribeirão é isso, todos os ritmos em um só lugar.

Divulgação

e

i

l

Divulgação

Duzzek Alves

g

R

Divulgação

Divulgação

h

k

Divulgação

d

A Veronica Ferriane b Senhor X c Sambô d Diego Falleiros e Quarteto Pô de Café F Kiko Zambianchi G Anhanguera H Fabiano Tamburus I Jana Lima L Christian Stilck k Tom & Arnaldo

E as melhores festas do interior paulista

A alegria acontece aqui também, o Carnabeirão reúne 90 mil foliões todos os anos para dançarem e se divertirem em um dos maiores carnavais fora de época do país. Festas universitárias também se transformaram em megaeventos como o Entorta Bixo que já trouxe artistas como Zeca Baleiro, Ultraje a Rigor, The Wailers, Nando Reis para as mais de 20 mil pessoas, a maioria universitários. Outro destaque é a tradicional Peruada, a festa a fantasia mais antiga da cidade, realizada há 63 anos pelos alunos dos cursos de Farmácia e Odontologia da USP. Outras festas menores também acontecem no Campus da USP, em repúblicas e em locais próprios para eventos. O importante é se divertir!

ONLINE Acesse o site www.senhorx.com e conheça mais sobre a banda ribeirão-pretana Senhor X JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

27


CAPA Nossa reportagem especial do mês Ayrton Photos/Divulgação

Adoramos passear e comprar em shoppings

Somos um grande centro de serviços

A

A Rua Barão do Amazonas concentra diversas lojas do setor de vestuários

Mariana Martins

A agricultura local perdeu espaço na cidade e ganhou a região, abrindo assim as portas para que o setor de serviços também se destacasse especialmente na educação, entretenimento e saúde. A cidade tem hoje mais de 30 mil estabelecimentos comerciais e de serviços. A média de empresas por habitantes na cidade supera, a média estadual e nacional totalizando uma empresa para cada quinze habitantes, segundo dados do Sebrae. Em 2010 Ribeirão Preto foi a 25ª cidade do país na criação de empregos formais, com mais de 14 mil postos de trabalho criados com carteira assinada, entre o saldo de demissões e contratações, liderado pelos setores de serviços e comércio.

Mil sabores numa cidade

A gastronomia da cidade reflete a diversidade de culturas e estilos que caracterizam Ribeirão Preto. Com cerca de três mil estabelecimentos gastronômicos, a cidade possui os mais diversos e variados bares e restaurantes. Há circuitos de culinária mexicana, árabe, italiana, francesa, espanhola e japonesa, além de inúmeros restaurantes de pratos típicos, comida chinesa, argentina, pizzarias, churrascarias, cafeterias, sorveterias e bares. Já tivemos um dos melhores restaurantes franceses do país e temos um dos melhores mojitos preparado pelo bartender Zeca Oliveira. O setor está ganhando cada vez mais destaque nacional e já entrou para o calendário de festivais gastronômicos como o Restaurant Week e o Comida di Buteco.

R 28

ONLINE Conheça mais sobre o festival gastronômico Restaurant Week em: www.restaurantweek.com.br | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011

Mariana Martins

O RibeirãoShopping concentra as melhores grifes e lojas da cidade

A

Além dos vários centros comerciais espalhados pelos bairros, temos as maiores redes de lojas e restaurantes do mundo dentro dos três shoppings da cidade. Inaugurado em 1981, o RibeirãoShopping é o mais tradicional e moderno shopping da cidade, com vários complexos e prédios comerciais ao seu redor. O espaço de compras sempre foi uma das atrações turísticas de Ribeirão. O Novo Shopping contempla a rede de cinemas Cinemark e o hipermercado Walmart, que logo ganhou a aprovação da população. O shopping ainda conta com um amplo estacionamento gratuito. Depois da reforma e reestruturação das lojas, o Shopping Santa Úrsula voltou a receber muitas visitas devido a sua localização. O shopping também conta com grandes redes de lojas.


Divulgação

A maior feira de agronegócio do país

A Vista aérea da Agrishow, a maior feira de agronegócio do Brasil

A Agrishow nasceu exatamente da necessidade de se ter uma feira dinâmica onde o produtor pudesse comparar, na prática, como uma nova tecnologia pode alavancar sua produtividade. E muita coisa mudou desde 1994 quando houve a primeira edição da feira. Hoje o evento é um dos maiores dentro do setor agrícola mundial, trazendo para a cidade centenas de produtores interessados em novas técnicas e tecnologias, movimentando cerca de 1,7 bilhões de reais entre as áreas de hotelaria, turismo, serviços e vendas de equipamentos, máquinas e implementos agrícolas. Em 2009 quase perdemos a feira para a cidade de São Carlos, mas após uma campanha intitulada de “Fica Agrishow!”, ela ficou. No mês passado quase 150 mil pessoas visitaram os stands do evento provando que a Agrishow se tornou uma a feira mais importante para a economia da cidade.

Nessa terra se plantando tudo dá

O

O café ou o “ouro verde” foi motivo da expansão e riqueza da cidade e transformou a região na maior produtora de grãos na virada do século XIX. O desenvolvimento trouxe novas culturas, como a cana-de-açúcar, a soja, o milho, o algodão e a laranja implantando uma forte agroindústria. A renda per capita é semelhante à de alguns países da Europa mediterrânea e praticamente o dobro da média brasileira. Para se ter uma ideia, a região de Ribeirão Preto corresponde a 29% de toda a produção de cana-de- açúcar em todo o Estado de São Paulo. Somente na safra 2010/2011, mais de 105 milhões de toneladas de cana foram colhidas nesta área do estado.

Nossa Terra Roxa produz nossas riquezas

Tiago Morgan

Capital do agronegócio

A iniciativa de dar à cidade o título de Capital Brasileira do Agronegócio surgiu de várias instituições como a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG/RP), Assossiação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACI/RP), USP e Prefeitura Municipal, com intenção de valorizar a imagem do agronegócio local que representa uma grande chance de destacar-se no mercado internacional. Sediada em um dos mais importantes e competitivos pólos agroindustriais do Brasil, Ribeirão impulsiona e define o ritmo frenético de crescimento de uma região inteira e isso se reflete em todos os outros setores da economia. Os impostos pagos pelo setor contribui para nossa qualidade de vida e para as áreas de saúde, ensino, pesquisa, comércio, serviços, infraestrutura, cultura e em outros campos que fazem a cidade se desenvolver e conquistar novos investimentos.

R

ONLINE Acesse o site www.agrishow.com.br e conheça mais sobre a maior feira de agronegócio do Brasil JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

29


CAPA Nossa reportagem especial do mês

R

Curtimos velocidade

Ribeirão recebe a Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional desde 2010. O circuito de rua fica localizado no bairro Nova Aliança, na zona sul. Mas com o crescimento comercial da área a tendência é que outro local seja escolhido para realização da prova, que fica por aqui pelo menos até 2014. Neste ano o evento movimentou cerca de R$ 22 milhões na economia do município e alcançou um público superior a 40 mil pessoas. Quem com certeza gosta da cidade e do circuito é o piloto Átila Abreu, que venceu as duas provas disputadas nas ruas de Ribeirão. Além de gerar de renda para a cidade, a corrida tem a transmissão em rede nacional pela Globo, o que leva o nome da cidade para todos os cantos do país e do mundo.

Fernanda Freixosa/Divulgação

A etapa da Stock Car em Ribeirão Preto está garantida até 2014

O festival Tanabata reúne o que há de melhor da cultura oriental

O Japão é aqui

Se você gosta de comida japonesa, animes ou de uma boa festa japonesa? Seu lugar é o festival Tanabata. Esse ano o evento completa 10 anos e mostra como a cidade é receptiva com a cultura oriental e participa de maneira alegre desse tipo de festa. O Tanabata já se consolidou como uma das grandes eventos da cidade, inclusive fazendo parte do calendário oficial de eventos. Todo ano o Morro do São Bento se transforma num pedaço do Japão para oferecer à população um pouco da cultura milenar japonesa. Barracas de comida e apresentações são realizadas nos três dias de festival. A cidade também tem um pedacinho do Japão no Bosque Fábio Barreto, o jardim japonês tem vegetação típica, lagos e flores ornamentais típicas da terra do sol nascente. Nós adoramos também a culinária nipônica, basta observar a quantidade de restaurantes japoneses que existe na cidade.

Separamos e reciclamos nosso lixo Desde 2007, Ribeirão possui o sistema de coleta seletiva, que atende 10% dos bairros da cidade e pretende aumentar este número para 30%. A coleta seletiva evita que parte do nosso lixo chegue a aterros sanitários e que outras soluções possam ser dadas aos resíduos, como a reciclagem. Nós reciclamos cerca de 130 toneladas de lixo por mês, vindos de 27 bairros. Todo esse lixo é reciclado e transformado em renda para as cooperativas existentes na cidade.

R 30

Mariana Martins

Mariana Martins

Mariana Martins

A parada gay reuniu mais de 10 mil pessoas contra a homofobia

Convivemos com a diversidade

Ribeirão possui vários clubs e bares GLS para se divertir. Além disso, fomos pioneiros na criação do CMADS (Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual) na região. O objetivo do conselho é implantar políticas públicas que busquem a diminuição das desigualdades sociais em relação à homossexualidade, a inclusão da diversidade sexual nas diretrizes do município e a garantia dos direitos humanos para os homossexuais, como por exemplo, o combate a homofobia. E o resultado pode ser visto nas ruas. Em 2010, Ribeirão reuniu mais de 10 mil pessoas na parada gay, que reuniu simpatizantes e famílias. Esse ano a cidade vai realizar a parada no dia 21 de agosto com o tema Levante-se, você tem motivos para se orgulhar.

ONLINE Visite o site da Stock Car, a principal categoria do automobilismo brasileiro em: www.stockcar.com.br | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011


Carlos Natal

Valorizamos arte e cultura

Celebridades natas

Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto/MIS

Le Petit Paris

Isso mesmo, Ribeirão já foi comparada a Paris. O movimento foi importado pela elite da cidade e os pelos senhores do café que queriam seguir os moldes europeus de desenvolvimento dos centros urbanos. Visando atingir esse “ideal”, entre os anos de 1890 e 1930, a cidade passou por diversas transformações. O centro foi o primeiro a receber as redes de água, esgoto e eletricidade, era a Belle Époque Caipira que havia se instalado. O período também foi marcado pela influência artística, musical, arquitetônica e gastronômica.

O doutor Socrates levou o nome de Ribeirão Preto para o mundo.

A cidade é linda de dia e maravilhosa a noite

O prédio do Pinguim iluminado. Com a chegada da noite a cidade fica ainda mais bonita.

Os milhares de habitantes movimentam dia e noite de Ribeirão. O calor não é só no clima, mas também entre os cidadãos. O corre-corre diário, o movimento frenético dos carros pelas ruas e avenidas, o movimento comércio central e dos shoppings compõem a paisagem da cidade ao longo do dia. Mas essa loucura não tira o fôlego dos ribeirão-pretanos que aproveitam como ninguém a vida noturna. Dos butecos das regiões mais afastadas até o mais requintado restaurante. A cidade não pára e quase nunca dorme.

R

ONLINE Deixe sua mensagem de amor pela cidade em nossa página do Facebook: www.facebook.com/revistarp JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

31

Rafael Cautella

Nossa cidade respira cultura. Temos o Museu de Arte de Ribeirão Preto, que reúne artes plásticas de importantes artistas. Para os amantes da sétima arte, o Cineclube Cauim e os Estúdios Kaiser, que sempre oferecem filmes clássicos e que não circulam nos cinemas comerciais. Temos nossa própria Orquestra Sinfônica, o SESC com uma programação mensal voltada para a aproximação do público com todos os tipos de arte. Aos domingos, acordamos um pouco mais cedo para dançar e aproveitar o projeto cultural Café com Chorinho que acontece no coreto do Museu do Café.

Mariana Martins

Também temos nossas próprias celebridades que nasceram aqui e conquistaram o mundo. Os jogadores e irmãos Raí e Sócrates brilharam pelo nosso time do Botafogo e depois na Seleção. O cavaleiro Guega é um dos maiores campeões do hipismo nacional. Laís Souza é a nossa caçula, com 13 anos já havia sido convocada pela Seleção Brasileira de Ginástica Olímpica. No jornalismo temos o Datena, que iniciou sua carreira como locutor esportivo. Desde 2009 assistimos a Monica Iozzi, no irreverente CQC, programa da Band. Já fomos até cenário de novela da Globo. Em 1996, o Brasil inteiro assistiu o sucesso Rei do Gado.


MÚSICA O barulho bom da cidade

Dez anos de guitarras e amplificadores no

volume máximo

FESTIVAL

João Rock

Música, atitude e responsabilidade social; essas são as principais características de um festival que garantiu a Ribeirão seu lugar como uma das cidades mais importantes no cenário musical do país por DANIEL MANARELLI e RAUL RAMOS

R 32

S

Se você gosta de rock internacional com certeza já ouviu falar de John Lennon, John Bonham ou John Desmore, já se prefere algo em português deve ter cantado algo de João Barone ou João Gordo. Com esse espírito de vários “João”, o João Rock completa 10 anos já consolidado como um dos maiores festivais de música do Brasil. Grandes nomes como Rita Lee, Os Mutantes e Zé Ramalho já se apresentaram no palco do evento e fizeram Ribeirão se transformar na cidade do pop rock. Desde 2002, mais de 200 mil pessoas circularam pelo João Rock para além de curtir boa música também participar de ações sociais e ambientais promovidas pelo festival. A Revista ribeirãopreto faz uma retrospectiva do que de melhor aconteceu nessa década de muita atitude e bom som na cidade. Aumente o som e relembre os momentos do João Rock.

ONLINE Acesse o site e conheça mais sobre o festival João Rock: www.joaorock.com.br | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011

Divulgação/Fernando Battistetti

Mallu Magalhães e Jorge Ben mostraram como o festival reúne diferentes gerações de artistas


> >

Divulgação

2004

*****

>

2006

2003

Com o mesmo sucesso dos anos anteriores, o festival se consolidou em 2004 como um dos principais do país e passou a fazer parte do calendário oficial de Ribeirão Preto. Mais de 25 mil pessoas participaram do João Rock que contou com Pitty, Detonautas, Skank, O Rappa e Capital Inicial. Era a terceira edição do evento que ganhou o mundo ao ser transmitido ao vivo pelo portal Terra.

*****

>

Com uma campanha nacional e contando com a cobertura da MTV, o festival atraiu fãs de todos os cantos do Brasil. Mais de 30 mil pessoas esgotaram os ingressos e lotaram a cidade. Quando os portões do estádio do Comercial se abriram no dia 11 de junho, o público se uniu para assistir um espetáculo histórico para que contou com a participação de Cidade Negra, Pitty, Marcelo D2, O Rappa e Engenheiros do Hawaii.

30 mil pessoas prestigiaram o festival

Divulgação

>

Toni Garrido empolgou o público em 2002

Tendo maior estrutura e projeção a segunda edição trouxe grandes artistas e apoiou a campanha a favor da paz. Detonautas, Jota Quest, Capital Inicial, Os Paralamas do Sucesso e CPM 22 se apresentaram e o momento mais marcante foi quando Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial e Herbert Vianna, líder dos Paralamas do Sucesso, fizeram um tributo a Renato Russo cantando a música Que País É Esse.

Divulgação

Herbet e Dinho cantam Que País É Esse

*****

A roqueira Pitty tocando no festival

2005 Divulgação

Divulgação

2002

A primeira edição do João Rock foi novidade numa cidade que estava acostumada apenas a grandes shows de axé e sertanejo. O estádio Palma Travassos foi o palco de estreia do festival e os anfitriões foram as bandas CPM 22, Cidade Negra, Ira! e Titãs. Desde então o João Rock passou a ser referência e alternativa para quem gosta de pop rock.

*****

Os cinco anos de festival foram comemorados com um encontro dos maiores nomes do rock nacional. Rita Lee, Nando Reis, CPM 22, O Rappa, Charlie Brown Jr. e Cachorro Grande, promoveram uma inédita união de gerações na noite em que Rita Lee mostrou porque é uma das maiores estrelas do rock brasileiro.

Rita Lee fez um show histórico em 2006 JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

33


>

2007

Divulgação

O barulho bom da cidade

Com o mundo lutando contra o acontecimento global, o João Rock mostrou que também tem preocupação em manter o planeta um lugar saudável para se viver. Junto com a fundação SOS Mata Atlântica o festival plantou 2.500 árvores para compensar todo o gás carbônico emitido durante o evento. Outra parceira, com a ONU, incluiu o João Rock na campanha internacional 8 jeitos de mudar o mundo. NX Zero, Cidade Negra, Pitty, Charlie Brown Jr, Marcelo D2 e Os Mutantes animaram o estádio lotado.

*****

>

Em 2008 o João Rock mudou de casa, saindo Estádio Palma Travassos devido a capacidade de público e ao crescimento do festival. O Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto foi o local escolhido. As bandas O Rappa, Pitty, Charlie Brown Jr., Natiruts, Marcelo Nova, Forfun, Strike, Ventania, além do convidado especial Jorge Ben Jor.

>

Em 2008 o festival João Rock mudou de local

2009 Divulgação

R 34

2008 Divulgação/Tanio Marcos

A principal novidade foi a montagem de dois palcos, que dobrou o número de músicos no João Rock. Agora a público poderia decidir entre as apresentações no Palco Principal com O Rappa, Marcelo D2, Jorge Ben Jor, Pitty, Jota Quest, Mallu Magalhães e Natiruts ou o Palco Universitário com Farofa Carioca, Teatro Mágico, Nação Zumbi e Ponto de Equilíbrio. Também foi criada uma tenda de música eletrônica para DJs renomados discotecarem. Santiago, Jonny Cash, Paranormal Attack e Lê Cruz animaram o público.

>

O dia já começava amanhecer quando rolaram os últimos acordes do João Rock. O público cantou e dançou ao som de Rita Lee, Charlie Brown Jr, Marcelo D2, Raimundos, NX Zero, Capital Inicial, Pitty, Chimarruts, Mundo Livre S/A, Funk Como Le Gusta, além de um show inédito reunindo Teatro Mágico e Móveis Coloniais de Acaju.

ONLINE Siga o João Rock no Twitter: www.twitter.com/joaorock | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011

Chorão e Marcelo D2 fazendo barulho

*****

*****

Teatro Mágico fez apresentação inédita no festival

Divulgação

MÚSICA

Falcão e Marcelo D2 cantam juntos no João Rock 2009

2010


CULT! Nossa cultura levada a sério

TEATRO

Teatro Santarosa

O primeiro teatro particular da cidade se inspira nos palcos de Nova Iorque e traz para Ribeirão espetáculos mais intimistas e próximos do público. Com as portas abertas há menos de seis meses o espaço já coleciona várias noites com casa lotada

E

Divulgação

Brooklin na City Ribeirão A peça O Flautista de Hamelin, da companhia teatral Boccaccione

por RAUL RAMOS

Em novembro de 2010 surgiu um novo palco na City Ribeirão, ideia de Léo Santarosa e seus irmãos, “Morei em Nova Iorque durante cinco anos e queria trazer para o interior essa ideia de um teatro mais intimista, que fizesse o público realmente participar de cada peça ou apresentação”. O Teatro Santarosa é um espaço completamente diferente de qualquer outro da cidade, o prédio foi construído com um conceito vanguardista e uma arquitetura que chama a atenção logo na entrada, um amplo espaço na frente (onde também são encenadas peças) junto com uma enorme e colorida pintura na fachada dão as boas vindas àqueles que vieram ocupar um dos 200 lugares da casa de espetáculos. “Quando frequentava o Brooklin conheci teatros com 50 lugares e sempre todos os ingressos já tinham sido vendidos antecipadamente para os meses seguintes”, explica Léo sobre a influência de se ter um local menor e mais aconchegante. A acústica do teatro também foi pensada para favorecer companhias teatrais e plateia. Os atores não precisam de microfones ou qualquer outro aparelho para serem ouvidos, basta a própria voz. Além disso, a acústica também é compatível com shows e espetáculos musicais que ganham um visual diferenciado quando o sistema de iluminação é acionado. A ideia de construir o teatro num bairro distante foi justamente a intenção de descentralizar a cultura do centro da cidade, que é onde a maioria dos eventos acontece. “Poderia ter aberto o teatro na região central ou em uma cidade mais acostumada com espetáculos desse tipo, mas quis abrir aqui porque acredito no potencial de Ribeirão Preto, acredito que as pessoas daqui tem sim gosto pelo teatro e merecem cada vez mais espetáculos qualificados”, Léo também mostra que a mecânica do teatro está funcionando, a casa está com a agenda praticamente

R

fechada até o fim do ano, o que é muito difícil para teatros desse estilo no interior. “Nossa proposta não é a mesma que a do Theatro Pedro II. Nossas peças e apresentações são mais intimistas, precisam da interação do público, até por isso o espaço é mais reduzido do que o habitual. É uma experiência mais aprofundada do que ser simplesmente expectador”. O trabalho de criar esse público que consiga apreciar e participar de uma peça teatral vai mais além do que simplesmente as apresentações, o Santarosa também oferece aulas de teatro. “Temos todas as turmas fechadas e alunos de todas as idades, isso prova que temos um público que cada vez mais se interessa por vários tipos de arte e cultura”, diz Léo se mostrando orgulhoso. Com tudo isso Ribeirão tem cada vez mais espaço para manifestações culturais e artísticas, não só o espaço, mas também um lugar que faça a arte nascer e se espalhar pela cidade. g

ONLINE Acesse o site do Teatro Santarosa e fique por dentro da programação cultural do teatro: www.teatrosantarosa.com.br JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

35


PIPOCA A estreia do mês nos cinemas

A primeira classe de

ESTREIA

X-Men: Primeira Classe

O longa que estreia dia 3 de junho conta como os mutantes Magneto e Professor X se conheceram e seguiram caminhos distintos por ALEXANDRE CARLOMAGNO

R 36

R

Responsáveis pela nova era de filmes de super-heróis no cinema, os mutantes de X-Men: O Filme (2000) mostraram à Hollywood que não apenas este universo poderia ser levado a sério como sua representação nas telas, devido ao avanço tecnológico, seria real e condizente com os aspectos fantasiosos. Dois filmes depois (X-Men: 2, de 2003, e X-Men: O Confronto Final, de 2006), fora um derivado (X-Men Origens: Wolverine, de 2009), eles estão de volta em X-Men: Primeira Classe, que estreia dia 03 de junho nos cinemas. E voltam ao começo, na década de 60, para mostrar como surgiu a escola de mutantes e de que maneira se deu o encontro entre seus dois principais personagens: Charles Xavier (James McAvoy) e Erik Lensherr (Michael Fassbender), posteriormente conhecidos como Professor X e Magneto, respectivamente.

ONLINE Acesse o site oficial do filme X-Men: Primeira Classe em: www.x-menfirstclass.com | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011

Divulgação/Twentieth Century Fox

Erik Lehnsherr e Charles Xavier à frente de seus jovens e poderosos mutantes

Mutantes


Divulgação/Twentieth Century Fox

O novo filme retrata de forma nova personagens antigos e grandes sequências de ação

Fique por dentro da cinessérie dos mutantes Onze anos após o lançamento do primeiro filme, os fãs de X-Men continuam conferindo seus heróis prediletos na telona. Confira um pouco de cada filme e aproveite para relembrar as aventuras dos mutantes. X-Men: O Filme Brian Singer

2000, Estados Unidos, Fox Film > Sob a orientação do professor Charles Xavier, seres humanos que sofreram mutações genéticas aprendem a direcionar seus poderes especiais para o bem, tendo de lidar com Magneto, que prepara um plano sinistro por acreditar que humanos e mutantes não devam coexistir.

X-Men: 2

Brian Singer

2003, Estados Unidos, Fox Film

Antes de seres inimigos mortais, como é bem mostrado nos primeiros filmes, eles eram grandes amigos. No início da descoberta de toda uma sociedade de mutantes, quando eles se escondiam por não saberem da existência um dos outros, Charles e Erik juntaram forças em prol de um propósito maior. Em plena crise dos mísseis de Cuba, em 1963, eles se tornam a única opção da CIA. No entanto, como os dois passaram a trilhar caminhos tão distintos? E de que forma Xavier encontrou outros mutantes pelo mundo e criou a sua escola? Claro, como todo bom filme de super-herói, um vilão não pode faltar. A bola da vez fica com Sebastian Shaw (Kevin Bacon), o líder do Clube do Inferno. E como toda grande franquia, a troca de diretores é sempre certa – ainda mais quando são tantos longas. Brian Singer, o diretor dos dois primeiros e produtor deste, fala sobre a adaptação: “Nós tomamos algumas liberdades. Temos algumas noções... Não quero entregar muito sobre as interrelações, mas digamos que algumas coisas aderem àquilo que está nos quadrinhos e acho que os fãs vão gostar. E essas coisas podem se desenvolver no futuro”. Já o diretor que entra no comando do filme, Matthew Vaughn (responsável por outra adaptação, Kick-Ass - Quebrando Tudo, de 2010) diz que a franquia precisa de novos ares. “Este vai ser muito diferente. O que eu estou fazendo nunca foi feito em filmes de super-herói. É um filme de X-Men misturado com James Bond e suspense político. Não é parecido com os outros filmes da série, o que eu acho importante. Eu acho que precisamos de um novo... É como o que Batman Begins fez com os filmes de Batman. X-Men precisa muito (dessa renovação). Não estou dizendo que vai ser tão bom quanto Batman Begins, mas estamos tendo o mesmo tipo de atitude”. g

R

> Ódio e desconfiança floresceram entre os humanos e a raça dos mutantes. Uma guerra na qual apenas uma raça sobreviverá. Xavier, Wolverine, Tempestade e outros X-Men precisam unir-se a seu adversário de longa data, Magneto, para impedir um confronto devastador.

X-Men: O Confronto Final Brett Ratner

2006, Estados Unidos, Fox Film > Após a descoberta de uma controversa “cura”, os mutantes podem escolher entre manter ou abdicar de seus poderes super humanos. Quando Xavier diverge de seu oponente Magneto, suas visões opostas podem desencadear a guerra.

X-Men Origens: Wolverine Gavin Hood

2009, Estados Unidos, Fox Film > O longa conta a história épica de Wolwerine, sua relação com Victor Creed e o sinistro programa Arma X. Pelo caminho, Wolwerine encontra mutantes, tanto conhecidos como novos, incluindo aparições surpresa de várias lendas do universo X-Men.

ONLINE Curta, interaja e fique por dentro da quadrilogia dos X-Men na página oficial do Facebook: www.facebook.com/xmenmovies JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

37


PIPOCA A estreia do mês nos cinemas

Carros aceleram

de volta aos cinemas

ESTREIA

Carros 2

Novo longa da Pixar é sequência do filme que dividiu opiniões, mas traz a reputação inigualável do estúdio como garantia por ALEXANDRE CARLOMAGNO

O

Divulgação/Disney/Pixar

R 38

O estúdio de animação Pixar é referência absoluta quando o assunto é longa-metragem em computação gráfica. A empresa chefiada por John Lasseter que encantou o mundo com Toy Story em 1995 (o primeiro longa inteiramente animado por computação gráfica) e que marca presença todo ano nos cinemas, desta vez surge com Carros 2, continuação do filme homônimo de 2006 que estreia em 24 de junho. E com um currículo invejável cujas críticas positivas são praticamente unânimes é de se questionar por que o estúdio optou por repetir a dose daquela que é justamente a obra que mais divide opiniões. Carros foi dirigido pelo próprio Lasseter e este novo, a princípio, seria comandado por Brad Lewis. Mas depois o filme sofreu intervenções do chefe do estúdio quando ele, no meio da produção, ficou insatisfeito com as escolhas que estavam sendo feitas – por isso os dois dividem os créditos. No entanto, Lasseter, que é considerado o pai da animação computadorizada nos cinemas sabe muito bem o que está fazendo. Para ele, os filmes criados na Pixar são como seus filhos. “Este é um filme de espionagem. Este é um ótimo filme de espionagem. Tem sequências de ação fenomenais e novos personagens maravilhosos. É fantástico!”, diz Lasseter. “Estou muito animado com esta sequência. Carros 2 é uma inspiração de quando eu terminei o primeiro. Eu viajei pelo mundo para promover o longa e não parei de olhar pela janela; havia todos esses personagens de Carros no meu cérebro, então em todos esses lugares que eu visitei - Tóquio, Paris, Londres, Itália - eu ficava me perguntando o que Mater (personagem do filme) faria por ali junto com todos os outros. Fiquei imaginando situações, e pensei que, se tivesse a oportunidade de fazer uma continuação, precisaria levá-los ao redor do mundo”. No roteiro escrito por Ben Queen, Relâmpago e Mate viajam pela Ásia e pela Europa para a Corrida dos Campeões, que se passa em cinco países e envolve campeões de modalidades distintas, como a Fórmula 1 e os ralis. A competição começa com uma corrida em Tóquio, no Monte Fuji até o centro da cidade, passa por uma prova na Floresta Negra, na Alemanha, segue para uma pista na Itália nos moldes da famosa corrida de rua de Monte Carlo, em Mônaco, uma prova de 24 horas em Paris (como a famosa Le Mans) e finalmente chega ao clímax em Londres, próximo ao Palácio de Buckingham. No entanto, Mate acaba envolvido numa confusão de identidade e salva a vida de um agente secreto britânico, um Aston Martin chamado Finn McMissile. Por causa disso, ele se vê envolvido num esquema de espionagem. Carros 2 chega aos cinemas em cópias 2D e 3D. g

ONLINE Curta, interaja e fique por dentro dos personagens do filme Carros 2 na página oficial do Facebook: www.facebook.com/PixarCars | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011


POLTRONA A sétima arte vista por outros olhos

Heróis dos tempos por ALEXANDRE CARLOMAGNO

Os últimos 10 anos foram extremamente importantes para os super-heróis no cinema. Nunca antes na história tantos personagens, que por décadas estamparam as capas de histórias em quadrinhos, ganharam vida. O avanço da tecnologia possibilitou e viabilizou transpor para as telas, por exemplo, um Homem-aranha que finalmente transitasse pelos prédios de Nova Iorque com o máximo de veracidade. Mas nem sempre foi assim. As adaptações de quadrinhos eram raras na tela do cinema. Elas representavam um risco financeiro para os produtores. Como fazer com que o Homem de Ferro pudesse combater aviões em plena altura quando o que se tinha à disposição, basicamente, eram cabos, telas de fundo e sobreposição de imagens? Fora que ainda havia a possibilidade do filme ser ridicularizado pelo público. E os estúdios não sabiam como tratar um material que era visto como infantil e que precisava ser consumido por uma plateia diversificada quando projetado no cinema. No entanto, houve aqueles que arriscaram e se deram bem. Superman - o Filme, de 1978, é um exemplo perfeito. Provavelmente o primeiro e realmente ótimo filme de super-herói, o longa dirigido por Richard Donner foi um enorme sucesso de público na época – não foi a toa que rendeu três sequências. A principal razão que faz o filme funcionar,

Cena clássicado filme Superman (1978), estrelado por Christopher Reeve

tirando a emblemática música-tema criada por John Williams, é que o personagem e seu universo foram tratados com respeito, seriedade. Dessa forma, houve a total suspensão da descrença e abraçar a fantasia foi uma tarefa fácil e prazerosa para o público. Bem mais depois, em 1989, Batman dirigido por Tim Burton é lançado. Diferente da aventura do homem de aço, o longa-metragem protagonizado pelo homem-morcego não envelheceu muito bem, mas permanece cultuado por fãs. Foi a primeira abordagem sombria sobre um herói em uma megaprodução e foi também quando os produtores descobriram as vantagens de fazer propaganda em longas da estirpe. Com um orçamento

de US$35 milhões (custo altíssimo para a época), o filme rendeu US$410 milhões ao redor do mundo. E detalhe: depois de Superman, lá nos anos 70, esta foi a segunda incursão dos grandes estúdios nas adaptações de quadrinho – um hiato completamente distinto do que vemos hoje. Fato é que tais adaptações chegaram, ficaram e não vão sair. Se esgotar o quadro de heróis? Sem problemas. Há quadrinhos sendo criados exclusivamente para serem adaptados. São os tempos atuais. É a computação gráfica em detrimento dos tempos analógicos. Os filmes citados aqui podem ser encontrados em DVD nas principais locadoras de Ribeirão. g

Superman

Batman

1978, Estados Unidos, Warner Bros.

1989, Estados Unidos, Warner Bros.

Richard Donner

> Clark Kent se emprega como jornalista e conhece aquela que será sua eterna paixão Lois Lane e seu inimigo Lex Luthor, este após já ter se apresentado ao mundo uniformizado e ser conhecido como o Super-Homem.

R

Divulgação

analógicos

Tim Burton

> Bruce Wayne presenciou o assassinato de seus pais por um criminoso. Anos mais tarde, tornou-se Batman, um ser fantasiado de morcego que assombra criminosos e auxilia a polícia local a desvendar diversos crimes.

ONLINE Fique por dentro de tudo que acontece no mundo do cinema no blog Cinemorfose: http://cinemorfose.wordpress.com JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

39


PLAY Álbuns que você deveria ter no seu iPod

[ CD + DVD ]

[ ITUNES ]

[ CD ]

[ CD ]

[ CD ]

Good Evening New York City

1000 Words

Estandarte

Maria Gadú

The Suburbs

2010, Universal

2011, Bedrock

2009, Som Livre

2010, EMI

Skank

Guy J

2008, Sony BMG

R$ 52,99 na Fnac

US$10,99 no iTunes

êêê

êêêêê

êêêêê

> Num material histórico, Paul McCartney reuniu em um só show todos os grandes sucessos que marcaram sua trajetória na música mundial tanto como integrante dos Beatles e Wings, como também em sua carreira solo. O kit com dois CDs e um DVD, registra shows inesquecíveis do ex-Beatle, em julho de 2009, no New York City’s Citi Field, mesmo local onde os Beatles fizeram uma lendária apresentação em 1965, se tornando a primeira banda a realizar um show em estádio aberto. Entre as 33 canções estão clássicos como Let It Be, Hey Jude, Live And Let Die e Blackbird. O DVD traz também parte da turnê Summer Live, de 2009. Good Evening New York City é um dos principais registros de um dos maiores músicos de todos os tempos.

> O DJ e produtor israelense Guy J faz parte da nova safra vanguardista de produtores de música eletrônica que vai em direção às raízes, com melodias ricas e emocionalmente carregadas. Seu mais novo trabalho 1000 Words exprime toda sutileza e emoção ao tocar a alma com a música, coisa que poucos conseguem. Apadrinhado por John Digweed e aposta do selo Bedrock, as faixas do CD já figuram em quase todos playlists de DJs como Sasha, Hernán Cattáneo e Nick Warren. 1000 Words é apresentado em três CDs e explora o espaço experimental entre o Electro, Techno, House e alguns outros ritmos, ora relaxante, ora dançante, criando uma atmosfera rica, progressiva e original, apresentada de uma forma extremamente criativa.

Paul McCartney

> OUÇA

Here Today

R$ 14,99 na Fnac

> O décimo título da discografia do Skank, Estandarte se coloca como mais um grande álbum do grupo e apaga a má impressão deixada pelo anterior Carrossel, de 2006, de que a banda começaria a se acomodar e a repetir uma fórmula mais comercial. Com canções inéditas e bem distribuídas, ora mais roqueiro (como em Renascença), ora mais pop (como em Ainda Gosto Dela), o último trabalho dos mineiros certamente retoma a levada que um dos mais importantes grupos nacionais dos anos 90 iniciou com discos como Calango e Samba Poconé, que ultrapassaram a cifra de um milhão de cópias vendidas, feito dificilmente alcançado pelas bandas de hoje. > OUÇA

Renascença

Maria Gadú

Arcade Fire

R$ 25,99 na Fnac

R$ 29,99 na Fnac

êêêê

êêêê

> Maria Gadú estreia com seu disco homônimo e justifica o porque de ser um dos nomes mais bem comentados da MPB atual. Na maior parte do álbum, Maria optou por uma sonoridade delicada, como acontece em Linda Rosa e na faixa de abertura Bela Flor. Já Laranja, que conta com a participação especial de Leandro Léo é a mais pop do álbum e talvez por isso, uma das mais fracas do repertório. Apesar do disco ser essencialmente autoral, Maria Gadú se aventura em composições de outros artistas, mostrando uma ótima voz, boas canções e, principalmente, muita personalidade, principalmente pelo fato de ter arriscado um repertório com músicas próprias.

> The Suburbs, terceiro álbum da banda canadense Arcade Fire, tem repercutido de maneira notável na internet. O som é uma sofisticada mistura de indie rock e música eletrônica. Uma ótima pedida para quem gosta de Radiohead. As 16 faixas do disco conceitual funcionam muito bem em conjunto, dessas que soam melhor a cada vez que você ouve. Os pontos altos são Half Light II (No Celebration), que tem um belíssimo arranjo de cordas, Suburban War e Sprawl II (Mountains Beyond Mountains). Com letras melancólicas e nostálgicas, a vida nos subúrbios americanos é pintada em diferentes camadas que se sobrepõem de modo delicado e preciso. Vale a pena conferir.

> OUÇA

Felicidade

> OUÇA

> OUÇA

Ready To Start

Easy As Can Be (Original)

PAUL McCARTNEY

MPL Communications

Paul McCartney, junto com os Beatles, é um dos músicos que mais influenciou a cultura pop do século XX. Sir McCartney, como é conhecido na Inglaterra, foi eleito em 2008 o 11º melhor cantor de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Após o fim dos Beatles, em 1970, Paul formou a banda Wings que incluía sua mulher Linda McCartney e alcançou o topo das paradas com a canção que foi trilha do filme 007, Live and Let Die. A trajetória musical de Paul começou ainda na adolescência quando se uniu a John Lennon e juntos escreveram a maioria das canções dos Beatles. O fim do grupo fez os dois se distanciarem e brigas surgiram durante a carreira solo de ambos, porém a proximidade de John e Paul nunca foi esquecida. Na sua última apresentação no Rio de Janeiro, McCartney tocou Here Today, canção onde declara o amor que sente por John e a admiração que mantém pelo amigo que foi assassinado em 1980.

R 40

ONLINE Baixe sets, ouça músicas e conheça melhor o trabalho do badalado DJ e produtor israelense Guy J: http://soundcloud.com/guy-j | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


FIQUE EM CASA Cinco bons motivos para você não sair de casa

[ BLU-RAY ]

[ DVD ]

[ GAME ]

[ LIVRO ]

[ LIVRO ]

O Curioso Caso de Benjamin Button

O Poderoso Chefão: The Coppola Restoration

Gran Turismo 5

Hic!stórias: Os Maiores Porres da História da Humanidade

Fraudes: Prevenção a Fraudes e Golpes

272 páginas, Panda Books

136 páginas, Editora Insular

David Fincher

2008, EUA, Warner Home Video

R$ 59,90 na Fnac

êêêê > “Eu nasci em circunstâncias incomuns”. Assim começa O Curioso Caso de Benjamin Button, adaptação do romance de 1920 de F. Scott Fitzgerald sobre um homem que nasce com oitenta e poucos anos e rejuvenesce a cada dia que passa. Benjamin Button, interpretado por Brad Pitt, é um homem como qualquer um de nós, que não pode parar o tempo. A partir da Nova Orleans do final da primeira Guerra Mundial, adentrando o século XXI, o filme percorre uma jornada tão incomum quanto pode ser a da vida de qualquer pessoa, através da grandiosa história de um homem nem tão comum assim, das pessoas e lugares que ele descobre ao longo do caminho, dos amores que encontra, dos que perde, das alegrias da vida e das tristezas da morte e do que permanece além do tempo. O filme foi indicado a diversos prêmios, entre eles, 13 Oscars, sendo o terceiro filme mais indicado ao Oscar na história da academia. Conquistou também cinco indicações ao Globo de Ouro.

R

Francis F. Coppola

2008, EUA, Paramount Pictures

R$ 39,90 na Fnac

êêêêê > Mais de três décadas após ganharem o Oscar de Melhor Filme, os clássicos filmes do diretor Francis Ford Coppola, O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão: Parte II poderão ser novamente apreciados pelo público como foram originalmente idealizados, graças a uma meticulosa restauração da Paramount Pictures, supervisionada pelo próprio Coppola. Além dos dois primeiros longas em DVD, a nova remasterização acompanha O Poderoso Chefão: Parte III. A história conta a trajetória de Don Vito Corleone, interpretado pelo brilhante Marlon Brando, como um poderoso chefe da máfia italiana nos Estados Unidos. Em meio a uma guerra com outras famílias da máfia, Don Corleone tenta colocar um de seus filhos como sucessor e chefe da família e assim continuar apenas como conselheiro. No total, os três filmes venceram 9 Oscars e transformou a trilogia em um dos grandes clássicos da história do cinema.

Playstation 3

2010, Sony Entertainment

R$ 199,90 na Fnac

êêêêê > Uma revolução em corridas. Gran Turismo volta com a experiência de corrida mais realista e completa. Uma coleção sem precedentes de mais de 950 carros fantásticos, recursos incríveis de corrida e comunidade on-line e praticamente todos os estilos de corrida imagináveis – tudo isso combinado com imagens de última geração típicas do Gran Turismo. Uma das principais inovações é a opção de viajar pelo mundo e experimentar uma diversidade de circuitos reais e imaginários de rallies, NASCAR, urbanos e fora-de-estrada. São tantas as novidades e um número enorme de conteúdo que vai levar muito tempo para o jogador descobrir todos os segredos disponíveis no jogo e conseguir se sentir um expert. A garantia é que os fãs da direção vão levar meses para fazer todas as provas a e conseguir juntar todos os carros na garagem virtual. Gran Turismo mais uma vez se garante como o melhor simulador de corridas já produzido.

Ulisses Tavares

Arnaldo F. dos Santos

R$ 29,90 no Submarino

R$ 19,90 no Submarino

êêêê

êêê

> Tem gente que acha a invenção da roda ou a descoberta do fogo as maiores descobertas da humanidade. Mas é muito injusto esquecer da bebida. Ela nos acompanha desde a pré-história, nossos ancestrais macacos já gostavam de tomar um porre! A invenção da dita ainda é um mistério. Algum gaiato pré-histórico deve ter deixado algumas frutas em um recipiente natural ou fabricado com barro e depois de alguns dias após a sobra ter fermentado ele, morto de fome, resolveu beber ou comer o pastiche. Percebeu então que, além de matar a fome foi tomado por uma sensação maravilhosa de leveza e irresponsabilidade. A largada estava dada! Com um olhar sarcástico e uma linguagem bem humorada o autor nos apresenta os protagonistas dos maiores porres da humanidade, como Alexandre, o Grande, Billie Holiday, Noel Rosa, Walt Disney, Lima Barreto, Sartre, além de personalidades políticas e religiosas de todos os tempos. É a evolução humana pela antropologia do boteco!

> O livro é fundamental e interessa a todos que queiram dar segurança no desenvolvimento de seus trabalhos, em sua relação com o público e àqueles que têm a responsabilidade direta pela segurança de sua empresa e pessoal, eliminando e superando a possibilidade de fraudes e golpes. A publicação não é muito técnica, o que facilita o entendimento. É de grande utilidade, pois capacita profissionais das mais diversas áreas com informações necessárias para uma correta e segura identificação de ações de estelionatários e golpistas, tais como: fraudes, roubos, extorsões e falsificações, promovendo resultados efetivos com a redução de riscos. Trata-se de uma ferramenta básica do gestor, que não apenas identifica, mas inibe e busca combater a ação de malandros, golpistas e estelionatários.

ONLINE Descubra mais sobre o professor, ativista, jornalista, publicitário e escritor Ulisses Tavares em: www.ulissestavares.com.br

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

41


VITRINE Presentes e achados que adoramos » Proteção com elegância

» Seus objetos protegidos

Óculos Marc by Marc Jacobs. » R$ 639 na Optical Design, (16) 3620-2226

Bolsa Corsa Beaver. » R$ 1.488 na Victor Hugo, (16) 3620-3006

» Para ficar elegante

para ela Colete.

» R$ 220 na

Três Marias, (16) 3235-5345

» Cintura fashion

Cinto de couro. » R$ 114,90 na Bambara, (16) 3620-3086

» Proteja-se do frio

Jaqueta Coco.

» R$ 338,40 na

Salve Rainha, (16) 3236-7916

» Seus pés na moda

» Pernas em evidência

Bota Social Couro. » R$ 350 na Três Marias, (16) 3235-5345

Short Jeans Evidence. » R$ 208,03 na Bambara, (16) 3620-3086

» Para cair na balada

Vestido tomara que caia. » R$ 208,80 na Salve Rainha, (16) 3236-7916

» Originalidade no acessório

Colar 3 pedras. » R$ 186 na Ópia, (16) 3013-7526

» Mostre sua personalidade

Calça Skinny franzida cinza. » R$ 111 na Ópia, (16) 3013-7526

R 42

ONLINE Conheça mais sobre as roupas e acessórios da Ópia no site: www.opia.com.br | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011

» Elegância na noite

Vestido Chopper.

» R$ 275,70 na Salve Rainha,

(16) 3236-7916


» Bom gosto exclusivo

Óculos Hugo Boss masculino. » R$ 675 na Optical Design, (16) 3620-2226

» Seus cartões organizados

Carteira masculina básica em couro marron. » R$ 32 na Damyller, (16) 3632-2332

» Básica para o dia a dia

Calça jeans masculina Skinny. » R$ 249 na Damyller, (16) 3632-2332

para ele » Para usar a qualquer hora

Boné Confort Leather. » R$ 55 na Damyller, (16) 3632-2332

» Pontualmente esportivo

Relógio Oakley Holeshot Chromo Black Dial. » R$ 1.900 na Planet Surf, (16) 3620-1255

» Para a noite

Calça masculina Confort Leather. Aparência de couro com o conforto do jeans. » R$ 229 na Damyller, (16) 3632-2332

» Documentos com estilo

Carteira masculina. » R$ 428 na Victor Hugo, (16) 3620-3006

R

ONLINE Conheça as roupas e acessórios da próxima estação no site da Damyller: www.damyller.com.br JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

43


Segunda pele TrĂŞs Marias, colete Salve Rainha e colar Bambara.

44

| revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011


Agora

Pítons! é a vez das

As chamadas animal prints são um clássico da moda feminina, desde que Christian Dior lançou seu primeiro perfume, Miss Dior, cuja a campanha publicitária ilustrava as peles com os desenhos do artista René Gruau. Mas foi a primeira dama Jackie Kennedy, quem imortalizou o estilo. Depois da febre de zebra e onça, as cobras são a bola da vez! As Pítons aparecem em roupas, sapatos, bolsas e acessórios, não só na estampa natural, mas em tons coloridos. O animal print promete modernizar os looks nessa estação.

por JANAINA DANDARO ABRAHÃO fotos por MARIANA MARTINS

Jaqueta Ópia, blusa e calça Salve Rainha, cinto Animale e sandália Santa Lolla.

JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

45


Camisa Guinza, blusa lurex Animale, short Salve Rainha, cinto Bambara e open boot Santa Lolla.


Trench coate Animale e sandรกlias e clutch Arezzo.

JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

47


Calรงa ร pia, bolsa Arezzo e Peep Toe Santa Lolla.

48

| revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011


Bolero couro Salve Rainha, regata Animale, colar e pulseira, Bambara e saia Shop 126.


Jaqueta e calça Salve Rainha, regata e cinto Animale, colar Bambara e peep toe Santa Lolla.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

edição de moda por JANAINA DANDARO ABRAHÃO stylist convidada MARCELA YAMASITA fotos por MARIANA MARTINS hair e make up por DINHO modelo TÁSSIA ILIO agradecimentos DUZZEK ALVES tratamento de imagem por CAROLINE FANJUL

50

| revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011


JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

51


Autoretrato, 2011


ILUSTRE O espaço dos artistas talentosos da região

A arte e o

público

Ribeirão Preto é historicamente uma espécie de incubadora de artistas valorosos. Um exemplo é Cordeiro de Sá, arquiteto e artista plástico que já conta com apresentações em duas bienais internacionais de Arquitetura

N

por RAUL RAMOS ilustrações por CORDEIRO DE SÁ

Nascido em Campinas, Cordeiro de Sá só veio para Ribeirão aos 18 anos para começar o curso de Arquitetura e Urbanismo. Já nesse período as inovações começavam a surgir das mãos de Sá, “fui um dos pioneiros na cidade a trabalhar com maquetes eletrônicas animadas e servia, com elas, grandes construtoras e empreendedores imobiliários”. Com o passar do tempo, o arquiteto foi se tornando um artista cada vez mais interligado com outras plataformas, o interesse pelo campo audiovisual o fez entrar no que chama de estar entre dois mundos, “Nessa época, me dedicava também a ensinar a meninada de Ongs e escolas públicas a produzir filmes de animação em stop motion, situação que me permitiu participar do AnimaMundi, Festival do Minuto e outros eventos do mesmo gênero. Talvez por causa desse trabalho sócioeducativo, acabei me tornando o primeiro coordenador geral do Centro Social Marista de Ribeirão Preto, atividade que levava em paralelo com minha vida acadêmica, lecionando em universidades particulares. Conto isso para mostrar que sempre estive entre dois mundos. De um lado, a periferia e de outro, a camada mais abastada da população. Isso só me fez aguçar o sentido crítico e a percepção das diversas faces da realidade.” Essa experiência é hoje o que move parte da necessidade artística de Sá, diretor de arte e braço autoral de uma produtora audiovisual em Ribeirão Preto. Atualmente a equipe da produtora se prepara para realizar um documentário sobre o desfavelamento na cidade, “também recebemos um prêmio do Ministério da Cultura em Conjunto com o do Meio Ambiente para realizar um filme sobre educação ambiental. A roda vai girando”, e girando também vai a criatividade de Cordeiro. Mesmo com todas as atividades profissionais relacionadas aos audiovisuais ocupando a maior parte do seu tempo, a necessidade de desenhar sempre ganha um espaço. “Para mim é uma necessidade tão importante quanto respirar. Já participei de duas Bienais internacionais de arquitetura, ganhei prêmios nacionais como quadrinista e expus meu trabalho em diversas galerias, em mostras individuais e em salões de arte. Hoje, pen-

R

so que a arte está mais vinculada ao processo, ao fazer, que à obra em si”, nesse contexto surgiu seu último desafio, que foi produzir obras ao vivo, para o público ter ainda mais proximidade com os desenhos e efetivamente participar do processo criativo. “Fui desenhando o que vinha à cabeça, sem me dar tempo para ensaiar ou esboçar qualquer coisa”, a exposição e oficina aconteceram no espaço A Coisa, um local um pouco diferente do que geralmente Cordeiro estava acostumado a se apresentar. Foi justamente a proposta underground do lugar que agradou o artista. “Hoje estou numa fase de experimentar. Quando vi o espaço A Coisa, me senti à vontade. É algo alternativo, dentro de uma proposta séria. Foi um desafio pessoal, no qual decidi fazer 10 desenhos ao vivo, de acordo com pedidos ou impressões das pessoas que lá estivessem. E assim foi. Munido de papéis coloridos, cola, tesoura, canetas e lápis, sai desenhando”, relata o artista. Com a bagagem e repercussão internacional de suas obras, Cordeiro foi convidado para fazer parte de um programa da MTV Índia. “No início do ano, eu participei como convidado de um reality show indiano que passou por Ribeirão, o MTV Rodies. Nesse trabalho, eu era o desafio dos participantes que, muito constrangidos, deveriam enfrentar sua vergonha e posar nus para que um artista os retratasse. Tudo isso ao som da banda Os Virgens com a platéia do Teatro Municipal quase lotada. Foi um desafio enorme para mim também, foi pura tensão e adrenalina.” Cordeiro de Sá é um daqueles artistas que não se contenta em apenas apresentar a obra como mercadoria pronta, a principal busca é que exista essa interação constante entre o público e a arte produzida por ele. “Tenho percebido como as pessoas ficaram maravilhadas ao verem alguém desenhar, como presenciar esse processo pode ser encantador. Sempre gostei de passear livre pela arte, do industrial ao artesanal, do clássico à vanguarda. Agora, busco a simples beleza do fazer.” Finaliza um dos ilustres artistas que chegou à nossa cidade e fazem Ribeirão se tornar ainda mais plural, ousada e bonita. g

ONLINE Veja mais peças do ilustrador e artista plático Cordeiro de Sá no seu blog oficial: http://cordeirodesa.fotoblog.uol.com.br JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

53


Que Bom, Leila, 2011

54

| revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011


Vaso de Flor, 2011

JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

55


PAPARAZZI Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

2

Rafael Sassoli

1

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

3 Rafael Sassoli

Lançamento do evento Rotas do Vinho no Carrefour Fotos por RAFAEL SASSOLI

Rafael Sassoli

O evento Rotas do Vinho aconteceu pela segunda vez em Ribeirão Preto, no Carrefour do RibeirãoShopping. A abertura ocorreu dia 17 de maio e contou com a presença de personalidades, fornecedores e políticos da cidade. Nas fotos: 1 a bela Isabela Gava, 2 Cleiton Martins, 3 Raquel Breda, 4 a secretária de cultura Adriana Silva e a apresentadora Dulce Neves, 5 o casal Thiago e Patrícia Cardeal, 6 Michelle Sander e 7 Carlos Eduardo Saco.

4

R 56

7

ONLINE Confira mais fotos desse evento no link de fotos da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011

Rafael Sassoli

5

Rafael Sassoli

6


PAPARAZZI Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

1

3

2

Workshop sobre Harmonização de cervejas e chocolates Fotos por RAFAEL SASSOLI

5

6

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

4

Rafael Sassoli

Dia 18 de maio a Cervejaria Colorado e o Cervejarium realizaram um workshop sobre harmonização de cervejas e chocolates com o convidado especial Pete Sloeberg e o chef André Ferreira. Nas fotos: 1 Marcelo Rocha e Anne Pereira, 2 Pete Slosberg, fundador da Pete’s Brewing Company e Cocoa Pete’s Chocolate Adventures, 3 Bia Amorim, 4 Doug Odell, da Odell Brewing Company, 5 Velaine Romeu e 6 Fabiana Antunes.

R

ONLINE Confira mais fotos desse evento no link de fotos da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

57


PAPARAZZI

1

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

2

3 Rafael Cautella

Rafael Cautella

Sunset Lounge no Chopp Time Spasse fotos por RAFAEL SASSOLI e RAFAEL CAUTELLA

5 Rafael Sassoli

4

As noites das quintas tem sido mais agitadas no Chopp Time Spasse com o projeto Sunset Lounge que está cada vez mais reunindo gente bonita e descontraída. Nossos fotógrafos passoram por lá em datas diferentes e conferiram o sucesso do projeto. Nas fotos: 1 Lizandra Papa, 2 Diego Selegatto, 3 Fernanda Martins, 4 a bela Bruna Monteiro, 5 Mario Zan, 6 os DJs Christian Stilck e Renato Maxmiller no comandando o som e 7 Julia Magri.

Rafael Cautella

6

7 R 58

ONLINE Confira mais fotos desse evento no link de fotos da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011


PAPARAZZI Flashes e pessoas nos eventos mais badalados Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

1

3

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

2

4

Show dos Titãs Fotos por RAFAEL SASSOLI

O show dos Titãs aconteceu no dia 21 de maio, na sede da Recra e reuniu fãs e muita gente de atitude. A formação atual da banda é formada por Branco Mello no vocal e baixo, Paulo Miklos no vocal e guitarra, Sérgio Britto no vocal, teclado e baixo e Tony Bellotto na guitarra. Nas fotos: 1 Georgia Junqueira, 2 o casal Nina Brum e Jonas Pascual, 3 o guitarrista e vocalista dos Titãs, Paulo Miklos, 4 Maisa Matturro distribuindo alegria, 5 o casal Claudia Lahud e Daniel Lazo, 6 Visão geral do show dos Titãs, que lotou a Recra. Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

5

6 R

ONLINE Confira mais fotos desse evento no link de fotos da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

59


PAPARAZZI

Rafael Sassoli

2

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

1

3 Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

Festa de lançamento do João Rock 2011 fotos por RAFAEL SASSOLI

7

Rafael Sassoli

6

5

R 60

ONLINE Confira mais fotos desse evento no link de fotos da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011

Rafael Sassoli

4

A festa realizada no Villa das Flores lançou oficialmente o festival João Rock 2011 para imprensa, músicos e convidados. O som ficou por conta da banda Tao e algumas presenças surpreenderam os convidados, como a do roqueiro Marcelo Nova e dos integrantes do CMP 22, Japinha e Badauí. Nas fotos: 1 Luit Marques, 2 o roqueiro Marcelo Nova, 3 Tatiana Zarpellon, 4 Alexandre Balbo, 5 Badauí, vocalista da banda CPM 22, 6 Josmara Molina e Max Borges e 7 Andressa Testi.


PAPARAZZI

3

Rafael Sassoli

Rafael Cautella

1

Rafael Sassoli

Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

2 Coquetel de Lançamento do Tablóide Realejo

4

5

fotos por RAFAEL SASSOLI e RAFAEL CAUTELLA

Rafael Cautella

7

8

Rafael Sassoli

Rafael Cautella

6

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

A Realejo realizou um coquetel para apresentar o seu tablóide. O evento também lançou a campanha do agasalho Inverno Quente Só Depende da Gente, que a loja faz todos os anos. Nas fotos: 1 Isabela Altoe, 2 os irmãos Marcelo Borges e Rodrigo Borges, 3 Marina Lian, 4 Ana Carolina Cyrino Oliveira, 5 Fabricio Scaff Galvão, 6 Karen Zanarotti , 7 o DJ Diego Falleiros e 8 a estilista Marcela Yamasita.

R

ONLINE Confira mais fotos desse evento no link de fotos da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

61


RESTAURANTES Os melhores lugares para comer

O novo endereço da

A nova casa do Zucca ganhou mais espaço e ambientação contemporânea

Divulgação

comida italiana CASA NOVA

Zucca Cucina

Com endereço e cardápio novo a casa tem chamado a atenção dos amantes da culinária italiana

Divulgação

por DANIEL MANARELLI

O Tortelloni é uma boa opção do novo cardápio

R 62

Localizado na Avenida Murílio Biagi, uma das vias de acesso mais movimentadas da cidade, o Zucca Cucina Italiana oferece boas massas artesanais. Leves, bem trabalhadas e cozidas no ponto correto, ganham a companhia de molhos potentes. O rótulo “fresca” para definir massas preparadas na hora de ir ao fogo nasce em contraponto à versão “industrializada”. Em termos gastronômicos, a vantagem reside na maior delicadeza, elasticidade e maciez da massa fresca, que ainda por cima comporta recheio – ao contrário da massa seca, que não pode ser recheada. O preparo da massa fresca é o segmento mais trabalhoso da culinária italiana. O tortelloni recheado é uma ótima sugestão do cardápio. Um excelente Spaguetti ao molho pomodoro é servido acompanhado de um polpettone sob casquinha crocante. Sem grandes arroubos criativos, a cozinha do Zucca mostra qualidade e requinte muito mais na técnica precisa e na apresentação delicada dos pratos. As novas instalações do restaurante demonstram a competência dos chefs e dos proprietários que investiram no visual e aumentaram a capacidade da casa para 60 pessoas. O Zucca agora fica anexo ao Arco Hotel Premium. O cardápio e a carta de vinhos também foram renovados. Vale apena fazer uma visita lá. g

ONLINE Acesse o perfil do Zucca Cucina Italiana no Facebook e conheça mais sobre a casa: www.facebook.com/zucca.italiana | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade COMO AVALIAMOS OS ESTABELECIMENTOS » Nossos testes são feitos com uma ficha de avaliação desenvolvida pela ribeirãopreto. Nela, são atribuídas notas para entrada, prato principal e sobremesa. A avaliação do prato principal, a mais importante do teste, é realizada com a escolha de uma nota para cada um dos sete quesitos observados: apresentação, temperatura, qualidade, cozimento, harmonia, tempero e sensação final. Estas refeições-testes são feitas por colaboradores e jornalistas anônimos. » Nossas críticas não se identificam nem aceitam cortesias. Todas despesas são custeadas pela revista. Não fazemos inserções pagas para garantir a credibilidade do guia. » O processo completo de avaliação de um estabelecimento inclui atendimento, bebidas, carta de vinhos, preços e uma visita à cozinha (observando a qualidade dos produtos utilizados, métodos de armazenagem de ingredientes e a condição de higiene desses lugares). » Restaurantes em destaque, com foto, são visitados no mínimo duas vezes, em dias e horários diferentes. O objetivo é avaliar o desempenho da cozinha e da equipe no almoço ou no jantar, tanto durante a semana quanto no sábado ou no domingo. » Novos testes são realizados por outras pessoas da equipe quando surgem dúvidas envolvendo a inclusão de um novo estabelecimento ou mudanças importantes na classificação. » Só testamos novos estabelecimentos após um mês de funcionamento, prazo para que os responsáveis providenciem eventuais ajustes.

ENTENDA A LEGENDA êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR % A ESCOLHA DA REVISTA ? AINDA NÃO FOI AVALIADO PELA REVISTA $ ÓTIMO CUSTO/BENEFÍCIO

R MESAS AO AR LIVRE T AR-CONDICIONADO

" ESTACIONAMENTO OU SERVIÇO DE VALET ¨ FAZ RESERVAS DE MESAS H ENTREGA EM DOMICÍLIO

é ACESSO A DEFICIENTES ¯ MÚSICA AO VIVO OU DJ

R

ÁRABE TENDA ÁRABE êêê COZINHA ÁRABE

Um restaurante com ambiente agradável e climatizado, mas sem grandes requintes. São servidos pratos e petiscos árabes baratos e corretos. A casa que existe há vinte e seis anos se destaca pela tradicional cozinha árabe. O quibe assado recheado com castanha é um bom pedido. O famoso Carneiro à Tenda, é o carro-chefe da cozinha e é preparado com carne de carneiro desfiada feita na manteiga e acompanhada de arroz com amêndoas torradas. O quibe crú e a esfiha aberta também merecem destaque. $T¨Hé ENDEREÇO Rua Guimarães Passos, 325, Vila Seixas - Tel. (16) 3636-0111 DESDE 1985 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Almoço de seg. a sex.das 11h às 14h30, sáb., dom. e feriados das 11h às 16h. Jantar de ter. a qui. das 18h às 23h30 ou até o último cliente, sex. e sáb. das 18h à 0h ou até o último cliente, dom. e feriados das 18h às 23h. CARTÕES DE CRÉDITO Visa e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Visa Vale, Maestro e Redeshop. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 60. FACILIDADES Wi-fi (internet sem fio) e ar-condicionado. CAPACIDADE 200 pessoas. PÚBLICO No almoço executivos e no jantar familias e casais entre 25 e 50 anos.

MABRUK ARABIAN FOOD êêêê COZINHA ÁRABE

A única casa árabe da cidade a participar do festival gastronômico Restaurant Week tem o nome que significa felicidade em árabe. Serve deliciosos pratos da culinária árabe num ambiente aconchegante e climatizado que prima pela comida caseira em seu cardápio. No menu, além das sugestões fixas, estão incluídos pratos servidos exclusivamente em dias específicos. O Frik consiste num saboroso trigo verde com frango desfiado com especiarias e amêndoas em lascas. O Chich Barak contempla uma espécie de capeletti de carne cozidos na coalhada, acompanhada arroz branco é uma boa sugestão. T¨Hé ENDEREÇO Rua Cerqueira César, 1556, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3636-2280 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 12h às 18h30, sáb. das 12h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO Visa,

Diners Club, American Express e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Maestro e Redeshop. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 60. FACILIDADES ar-condicionado e acesso para deficientes. CAPACIDADE 50 pessoas. PÚBLICO Amantes da culinária árabe, familias e casais entre 25 e 70 anos.

BRASILEIRA BAR DO EPICURISTA êêêê COZINHA NORDESTINA

A casa é especialista em comida nordestina, o local é simpático e agradável, com cardápio cheio de iguarias da comida nordestina. Nós adoramos a a Carne-de-Sol de lá, que vem acompanha de arroz, feijão de corda, purê de mandioca, mandioca cozida, manteiga de garrafa, vinagrete e pimenta. No almoço durante a semana o cliente pode optar por um rodízio de pratos nordestinas. % $"¨Hé ENDEREÇO Avenida Dr. Francisco Junqueira, 3280, Vila Seixas - Tel. (16) 3632-4616 SITE www.epicurista.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Almoço de e seg. a sex. das 11h30 às 15h. Jantar das 18h até o último cliente. Finais de semana e feriados das 11h30 às 16h e jantar das 18h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO Diners, Mastercard, Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop, Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 26 e R$ 50. FACILIDADES Estacionamento gratuito, wi-fi (internet sem fio), adega climatizada e área para crianças. PÚBLICO Familiar e descontraído, ideal para um happy hour com amigos.

CARNES ANCHO PREMIUM BEEF êêêêê GRELHADOS DE CORTES NOBRES

O imponente restaurante especializado em carnes e cortes nobres é comandado pelo conceituado chef Tullio Santini Júnior. Entre os destaques do cardápio está o Beef Ancho Premium, que contempla um bife de ancho de 240g, acompanhado do Arroz Ancho (bacon, salsinha, ovo e batata palha). O atendimento excepcional e a adega com ótimos rótulos também merecem destaque. %T"¨é ENDEREÇO Avenida Professor João Fiusa, 2040, Jd. Canadá - Tel. (16) 3610-9372 DESDE

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

63


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade 2010 SITE www.ancho.com.br HORÁRIO DE FUNAlmoço de ter. a dom. das 12h às 15h. Jantar de qui. a sáb. das 19h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO Visa e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Visa Vale, Maestro e Redeshop. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 84. FACILIDADES Wi-fi (internet sem fio), adega climatizada, ar-condicionado e área para crianças. PÚBLICO No almoço executivos e no jantar familias e casais entre 25 e 50 anos. CIONAMENTO

CABAÑA êêê CORTES NOBRES ARGENTINOS

Divulgação

Um lugar confortável e diferenciado. Cada ambiente do Cabaña é uma surpresa. O restaurante fica numa área nobre e privilegiada da cidade. A casa tem como especialidade a carnes argentinas e uruguaias de primeira qualidade. Recomendamos o corte T-Bone, que consiste numa enorme peça de contrafilé e filé mignon separadas por um osso. Nos fundos da casa existe uma figueira centenária que ambienta as mesas ao ar-livre. A ampla carta de vinhos merece destaque assim como os diferentes ambientes temáticos. O Prime Rib servido no Coxilha dos Pampas

RT"¨é ENDEREÇO Praça Boa Ventura, 218, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3289-6446 DESDE 2009 SITE www.cabanarestaurante.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Almoço de seg, a sex. das 11h30 às 15h. e jantar das 18h à 0h. Aos sab. das 11h30 à 0h. Aos domingos das 11h30 às 17h. CARTÕES DE CRÉDITO Visa, Diners Club, Mastercard e American Express. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Maestro e Redeshop. PREÇO MÉDIO Entre R$ 51 e R$ 75. FACILIDADES Estacionamento gratuito com manobrista, mesas ao ar livre, wi-fi (internet sem fio), adega climatizada, ar-condicionado, salão para eventos e ampla área para crianças. CAPACIDADE 250 pessoas. PÚBLICO No almoço executivos e familias. No jantar familias e casais entre 25 e 50 anos.

CHURRASCARIA FLAMBOYANT êêê CHURRASCARIA

Uma das churrascarias mais tradicionais da cidade, a casa tem como especialidade a picanha fatiada acompanhada de salada, pão de queijo, vinagrete e arroz carreteiro. Aos sábados e domingos uma enorme fila é formada no almoço,

mas a espera vale a pena.

$T"¨é

ENDEREÇO Av. Costábile Romano, 1603, Riberânia - Tel. (16) 3624-2442 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De ter. a dom. das 11h às 23h. CARTÕES DE CRÉDITO Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Maestro e Redeshop. FACILIDADES Estacionamento gratuito, internet sem fio (wi-fi), adega climatizada, ar-condicionado e área para crianças. PÚBLICO Familias e casais entre 35 e 56 anos.

CHURRASCARIA RIBEIRÃO êêê CHURRASCARIA

A casa é conhecida pelo seu tradicional churrasco e pelo buffet variado. Recomendamos o bife de ancho, a picanha e o carneiro uruguaio. A variedade de frutos do mar e as deliciosas saladas também chamaram nossa atenção. T" ¨é ENDEREÇO Av. Pres. Vargas, 1100, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3911-9513 DESDE 2002 SITE www.churrascariaribeirao.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias 11h30 às 15h e das 18h30 à 23h30. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners Club, Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Maestro e Redeshop. PREÇO MÉDIO Entre R$ 44 e R$ 60. FACILIDADES Estacionamento gratuito com manobrista, internet sem fio (wi-fi), ar-condicionado e área para crianças. CAPACIDADE 300 pessoas. PÚBLICO Na sua grande maioria executivos, empresários e familias entre 30 e 60 anos.

COXILHA DOS PAMPAS êêêê CHURRASCARIA

A churrascaria mais famosa da cidade oferece amplo ambiente aconchegante e requintado. Além do prato principal que são os 40 tipos de carnes em sistema de rodízio, o buffet conta ainda com 70 tipos de saladas. O excelente atendimento também é um diferencial da casa. % T"¨é ENDEREÇO Av. Pres. Castelo Branco, 1870, Nova Riberânia - Tel. (16) 3629-6017 DESDE 1994 SITE www.coxilhadospampas.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todo os dias das 12h às 15h30 e das 19 à 23h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners Club, Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Maestro e Redeshop. PREÇO MÉDIO Entre R$ 45 e R$ 80. FACILIDADES Estacionamento gratuito com manobrista, wi-fi (internet sem fio), adega climatizada, ar-condicionado e área para crianças. CAPACIDADE 500 pessoas. PÚBLICO Na sua grande maioria executivos, empresários e familias entre 30 e 60 anos.

R 64

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


Divulgação

OUTBACK STEAKHOUSE êêêê CARNES E CORTES AMERICANOS

Há quase mil unidades espalhadas pelo mundo. O clima é de permanente happy hour, com turmas ruidosas batendo cartão no pós-expediente e familias fazendo dos restaurantes da rede seu ponto de encontro. Não se deixe enganar pela ambientação australiana. Trata-se de uma empreitada 100% americana, com porções gigantes e molhos apimentados. Antes de partir para os pratos aproveite os coquetéis e o famoso pão preto quentinho servido na companhia de manteiga cremosa. Uma sugestão é o Ribs on the Barbie, que é consiste em uma costela de porco defumada e grelhada com fritas e cinnamon apples. T"¨é ENDEREÇO Av. Cel Fernando Ferreira Leite, 1540, Jd. Califórnia - Tel. (16) 3911-2222 DESDE 2010 SITE www.outback.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De seg. a qui. das 12h às 15h e das 18h às 23h30. Sex. das 12h às 15h e das 18h à 1h. Sáb. das 12h à 1h. Dom. e feriados das 12h às 23h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners Club, Credicard, Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Maestro, VR Smart, TR Eletrônico e Redeshop. PREÇO MÉDIO Entre R$ 27,50 e R$ 46,50. FACILIDADES Estacionamento com manobrista, internet sem fio (wi-fi), ar-condicionado e área para crianças. O restaurante fica nas dependências do RibeirãoShopping. PÚBLICO Jovens e familias entre 20 e 50 anos.

CHINESA CHINA IN BOX êê COZINHA CHINESA

A franquia de Ribeirão Preto faz entregas mas também serve pratos no próprio local. A sugestão é o frango xadrez (cubos de peito de frango com cebola, pimentão e amendoim), um tradicional prato da culinária chinesa. $ T Hé Rua Quintino Bocaiúva, 694, Centro - Tel. (16) 3632-5500 SITE www. chinainbox.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 11h às 14h30 e das 18h às 22h30. CARTÕES DE CRÉDITO Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Maestro e Redeshop. PREÇO MÉDIO Entre R$ 18 e R$ 30. PÚBLICO Jovens, estudantes e familias entre 20 e 50 anos. ENDEREÇO

R

O Ribs on the Barbie do Outback Steak House

ESPANHOLA

FRANCÊS

SALAMANDRA êêêê

FLOR DE SAL êêêê

COZINHA ESPANHOLA E MEDITERRÂNEA

COZINHA FRANCESA

O Salamandra é uma mistura de bar e restaurante especializado na culinária espanhola e mediterrânea, com cardápio, decoração e músicas típicas. Recomendamos a Paella Marinera, prato típico espanhol composto por peixe, camarão e frutos do mar. Para beber peça o delicioso e refrescante Sangria, bebida preparada com vinho tinto e frutas frescas. % R T ¨ H é¯

O bistrô comandado pelo chef Tiago Caparroz fica numa casinha charmosa e simpática no Boulevard. Com cardápio enxuto mas bem específico, o bistrô apresenta um pouco dos sabores da culinária francesa. Recomendamos o Noix de contrafilé, fetuccine artesanal Flor de Sal, molho branco e mix de cogumelos sautée. Ponto positivo para a extensa carta de vinhos que lista garrafas que vão de R$ 38 a R$ 4.900! %T¨

ENDEREÇO Rua São José, 839, Centro - Tel. (16) 3021-6322 DESDE 2001 SITE www. salamandrarestaurante.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De ter. a sáb. das 19h até o último cliente. Sáb., dom. e feriados abre para almoço a partir das 12h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Visa, Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 45 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, mesa ao ar livre e shows de música flamenca. PÚBLICO Alternativo e casais com amigos entre 25 e 40 anos.

ENDEREÇO Rua Floriano Peixoto, 1463, Boulevard - Tel. (16) 3421-4963 SITE www. flordesalbistro.com DESDE 2007 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De seg. a sáb. das 19h30 até o último cliente. Dom. das 12h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO CARTÕES DE CRÉDITO Mastercard, Visa e American Express. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 100 FACILIDADES Internet sem fio (wi-fi), adega climatizada, ar-condicionado. CAPACIDADE 62 pessoas. PÚBLICO Famílias e casais apreciadores de

ONLINE Siga a Revista ribeirãopreto no Foursquare e veja nossas sugestões de restaurantes e bares de Ribeirão: www.foursquare.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

65


GUIA GASTRONÔMICO

vinho entre 30 e 70 anos.

Os sorvetes artesanais do Da Fiori são uma delícia

FOFO êêêêê COZINHA FRANCO ITALIANA

Na decoração o estilo francês, na culinária uma feliz combinação com pratos italianos. O resultado são receitas deliciosas acompanhadas de uma cuidadosa carta de vinhos. O destaque fica para o Cordeiro do Fofo e o pato com laranja (pato assado com molho de laranja, acompanhado de arroz e purê de maçã). O restaurante conta com uma adega que abriga mais de mil garrafas, oferecendo uma carta de vinhos que supera 300 rótulos, uma das maiores do interior paulista. %RT " ¨é¯ ENDEREÇO Rua João Penteado, 602 - Jardim Sumaré - Tel. (16) 3635-7921 DESDE 1995 SITE www.foforestaurante.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De qua. a sáb. das 19h até o último cliente. Dom. das 12h30 às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO Mastercard, Visa, American Express e Diners Club. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 60 e R$ 120 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada para todos os vinhos, ar-condicionado. CAPACIDADE 90 pessoas. PÚBLICO Sofisticado e apreciadores de vinho entre 35 e 60 anos.

LE PETIT BISTROT êêêê COZINHA FRANCESA

Além dos pratos típicos assinados pelo chef Anderson Izo e da decoração temática, a casa aconchegante oferece uma diversificada carta de vinhos que incluem rótulos chilenos, argentinos, italianos, australianos e franceses. Recomendamos o Viandes et Volailles, que é preparado com dois medalhões grelhados com creme de shitake fresco e um refinado sabor da manteiga trufada. T"¨é ENDEREÇO Rua Thomaz Nogueira Gaia, 1116, Jardim Irajá - Tel. (16) 3911-4700 DESDE 2005 SITE www.lepetitbistrot.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De ter. a sáb. das 19h às 2h. Sáb. e dom. das 13h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop, Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 76 e R$ 100 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada, ar-condicionado. PÚBLICO Sofisticado, romântico e apreciadores de vinho.

COZINHA FRANCESA

Localizado no Boulevard, bairro nobre de Ribeirão, a casa é um representante da França na cidade. O local oferece sofisticados pratos da culinária francesa tradicional e contemporânea, com destaque para receitas da região de Provence. Conta com um ambiente requintado e acolhedor. Os aromas e sabores de ervas aromáticas frescas colhidas diariamente no próprio jardim do restaurante ressaltam uma culinária personalizada e caprichada. A casa também possui adega com ótimos vinhos. %T ¨é ENDEREÇO Rua São José, 1483, Boulevard Tel. (16) 3610-1225 DESDE 2010 SITE www.theotonio.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De ter. a sáb. das 20h até o último cliente. CARTÕES DE CRÉDITO Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 51 e R$ 75 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada e ar-condicionado. PÚBLICO Casais sofisticados e apreciadores de vinho.

ITALIANO THEOTONIO êêêêê

R 66

AMICI RISTORANTE êêêêê COZINHA ÍTALO-FRANCESA CONTEMPORÂNEA

Sem dúvida é o mais bonito e charmoso restaurante da cidade. O ambiente é sofisticado, a decoração impecável e o clima bucólico do local surpreende e faz com que se tenha a sensação de estar na Itália. Funciona numa antiga casa que foi adaptada para receber o restaurante. No térreo, mesas ao ar livre junto a uma fonte que inspira romantismo. A adega climatizada abriga vinhos de rótulos renomados. O serviço é atencioso e eficiente. Da cozinha saem pratos inspirados na gastronomia ítalo-francesa elaborados pelos chefs Tullio Santini Jr. e Luigi Santini. Experimente a salada Al Mare, com sabores bem definidos dos frutos do mar junto a um mix folhas. Já o Cordeiro A La Tullio Jr. é a estrela da casa. A carne tenra e macia tem sabor inesquecível. Para sobremesa, peça o tradicional Romeu e Julieta, em versão reinventada. %RT " ¨é ENDEREÇO Rua Olavo Bilac, 1280, Jardim América - Tel. (16) 3964-6035 SITE www. amiciristorante.com.br DESDE 2007 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De qua. a sáb. das 19h às

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

Mariana Martins

As coordenadas para comer e beber na cidade


0h. Dom. das 12h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO Visa e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron e Maestro. PREÇO MÉDIO R$ 88 FACILIDADES Ar-condicionado, mesas ao ar livre, área para fumantes, acesso para deficientes e adega climatizada. CAPACIDADE 120 pessoas.PÚBLICO Românticos, famílias, elegantes e apreciadores de vinho.

Da FiorE GELATO CAFFE CUCINA êêêêê CAFÉ, SORVETERIA E COZINHA ITALIANA

A casa funciona como sorveteria, cafeteria e cozinha, opções integradas num ambiente aconchegante e acolhedor. Os pratos são assinados pela chef Tati Bifulco. De entrada peça o misto de folhas com lascas de parmesão e molho de limão siciliano. Como prato principal recomendamos as massas artesanais como o Spaghetti Al pesto e Gamberi e o Pappardelle Al Shitake. Além de cafés e sorvetes como o cioccolato e o pistache, a casa também oferece lanches rápidos. Entre os paninis de ciabatta estão o Caprese, que leva tomate seco, mussarela de búfala, presunto Parma e manjericão. A carta de vinhos da casa possui 40 rótulos. %RT"¨é ENDEREÇO Av. Independência, 2165, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3621-0080 SITE www.dafiore.com.br DESDE 2008 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De ter. a sáb. das 12h às 0h. Dom. das 12h às 20h. CARTÕES DE CRÉDITO CARTÕES DE CRÉDITO Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. PREÇO MÉDIO R$ 50 FACILIDADES Estacionamento gratuito, internet sem fio (wi-fi), adega climatizada, ar-condicionado e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 88 pessoas. PÚBLICO Famílias e casais apreciadores de vinho entre 30 e 70 anos.

LA CUCINA TULLIO SANTINI êêêê COZINHA ITALIANA

O restaurante italiano mais premiado da cidade se destaca pela culinária típica da região norte da Itália, tendo como principal atrativo a leveza nos pratos. Tullio prepara pessoalmente suas massas, molhos e pratos, com produtos artesanais e ingredientes nacionais e importados de qualidade. Recomendamos o La Gôndola Imperattore, prato criado por Tullio Santini e ganhador de prêmios culinários. Massa artesanal fina e crocante no formato de uma rosa re-

R

cheada com filé mignon, molho pesto e mussarela. A adega abriga mais de 50 rótulos. Entre os importados se destacam os vinhos italianos e os chilenos. A casa é indicada pela Federazione Italiana Cuochi, instituição gastronômica reconhecida internacionalmente. % T " ¨ é¯ Av. Antônio Diederichsen, 485, Jardim América - Tel. (16) 3623-6361 SITE www. tulliosantini.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. das 19h à 0h. Ter. a sáb. 11h30 às 14h, das 19h à 0h. Dom. das 12h às 15h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners Club, Visa e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Maestro e Redeshop. PREÇO MÉDIO Entre R$ 56 e R$ 100 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada para todos os vinhos, ar-condicionado. PÚBLICO Casais em clima romântico, empresários e executivos. ENDEREÇO

ristorante del cacciatore êêêê COZINHA ITALIANA

O restaurante já figura como mais queridinho da cidade. No comando da cozinha está o badalado chef Guilherme Theodoro, que faz questão de fazer uma comida personalizada. O local superaconchegante traz para a cidade o que há de melhor em carnes de caça, massas e antepastos. Com menu diferenciado e carta de vinhos com excelentes rótulos, a casa está localizada no mesmo local onde funcionava o famoso restaurante francês La Pyramide. Recomendamos o Papardelle trufado com manteiga de salvia. %T¨é ENDEREÇO Rua Com. Marcondes Salgado, 1525, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3610-9121 SITE www.delcacciatore.com.br DESDE 2010 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De qua. a sáb. das 20h até o último cliente. Dom. das 12h até o último cliente. CARTÕES DE CRÉDITO CARTÕES DE CRÉDITO Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 32 e R$ 69 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado. CAPACIDADE 32 pessoas. PÚBLICO Casais sofisticados, amigos e apreciadores de vinho.

ZUCCA CUCINA ITALIANA êêêê COZINHA ITALIANA

Enogastronomia é a sua proposta. Com o objetivo de difundir a cultura gastronômica na cidade o Zucca prova que é possivel comer e beber bem sem gastar muito. A carta de vinhos é bem feita e

ONLINE Siga a Revista ribeirãopreto no Foursquare: www.foursquare.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


Divulgação

GUIA GASTRONÔMICO

Joy feito com salmão é um dos destaques do Hashi Sushi Bar

variada. De entrada, peça a brusqueta de tomate com manjericão. Os pratos ossobuco com fetuccine ao ragu e os rolinhos de abobrinhas e beringelas recheadas com tomate seco marinadas no azeite português também são deliciosos. A casa conta ainda com um sommelier para orientar os clientes para a melhor harmonização de massas, molhos e vinhos. A união de ótima comida e preço justo coloca o Zucca no topo da lista de restaurantes que recomendamos. % $ T " ¨é¯

Bar merece destaque pela boa culinária japonesa, pelo excelente atendimento e pelo ambiente descontraído, cheio jovens e universitários. A sugestão é o Hot Roll, um sushi feito com arroz, salmão e cream cheese, depois empanado, frito e coberto com um molho tarê, levemente adocicado, fazendo seu sabor ser único. A casa também possui um cardápio variado de sushis, sashimis e pratos quentes. % $RT"¨Hé

Av. Maurílio Biagi, 2905, Nova Riberânia - Tel. (16) 3234-1051 SITE www.zuccacucina.com.br CARTÕES DE CRÉDITO Visa e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron e Maestro. PREÇO MÉDIO R$ 40 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada, ar-condicionado, estacionamento gratuito e internet sem fio (wi-fi). PÚBLICO Executivos, casais e famílias.

ENDEREÇO Rua José Pierri, 95, lojas 12 e 13, Edifício Villaggio Belluno, Nova Ribeirânia - Tel. (16) 3618-1546 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De seg. a sáb. das 11h às 14h e das 18h às 0h. CARTÕES DE CRÉDITO Visa, Diners Club e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Maestro e Redeshop. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 55 FACILIDADES Mesas ao ar livre, internet sem fio (wi-fi) e acesso para deficientes. CAPACIDADE 90 pessoas. PÚBLICO Jovem, universitários, familias e casais com amigos.

JAPONÊS

KEEKI êêêê

ENDEREÇO

HASHI SUSHI BAR êêêê COZINHA JAPONESA

Localizado em uma praça de alimentação próxima a Unaerp, o Hashi Sushi

R

COZINHA JAPONESA

O nome Keeki (Lê-se queiqi) foi criado possivelmente pelo fato de ser do mesmo grupo que gerencia a rede Mousse

ONLINE Siga a Revista ribeirãopreto no Foursquare: www.foursquare.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


As coordenadas para comer e beber na cidade Cake, em diversos endereços na cidade. O Keeki, que abriu no lugar do antigo Koi, no Boulevard e oferece uma opção muito interessante: O festival do Keeki, onde você paga um valor fixo e escolhe qualquer item do cardápio. Outra sugestão é o Especial Keeki, um combinado de três pratos. Como entrada peça o carpaccio de peixe branco ou salmão, ou hot sashimi de salmão. " T ¨é ENDEREÇO Rua Garibaldi, 1561, Boulevard - Tel. (16) 3941-0019 DESDE 2009 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De seg. a qui. das 18h às 23h. Sex. sáb, dom. e feriados das 12h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO Visa, American Express e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Maestro e Redeshop. PREÇO MÉDIO Entre R$ 45 e R$ 60 FACILIDADES Acesso para deficientes, salas com mesas exclusivas, ar-condicionado. CAPACIDADE 130 pessoas. PÚBLICO No almoço executivos e no jantar familias e casais entre 22 e 55 anos.

MIRAI êêêêê COZINHA JAPONESA

A culinária japonesa encontra no Mirai um representante digno de sua tradição. Os pratos são elaborados com a cautela e meticulosidade nipônica, mostrando que a casa se preocupa não apenas em oferecer uma comida saborosa, mas também pratos que sejam agradáveis aos olhos. O restaurante impressiona pela qualidade e pelo design do cardápio, que é muito bem organizado. Nele encontra-se uma grande variedade de pratos. Sushi, teppan, temaki e tekka maki são alguns dos destaques. Entre os pratos quentes, tempurá, yakissoba e camarões empanados são algumas das opções que recomendamos. Para quem gosta de sashimi, a casa oferece pratos de tamanhos bem variados, que trazem de 10 a 40 fatias. As salas individuais e as balas japonesas vendidas no local também merecem destaque. % RT¨Hé ENDEREÇO Rua Ondibecte Silveira, 293, Jardim Macedo - Tel. (16) 3624-0530 DESDE 1996 SITE www.mirairestaurante.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De ter. a dom. das 12h às 14h. e das 18h30 à 23h. Sáb. e dom. das 16h às 0h. CARTÕES DE CRÉDITO Mastercard, Visa, American Express e Diners Club. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Maestro e Redeshop. PREÇO MÉDIO Entre R$ 51 e R$ 75 FACILIDADES Internet sem fio (wi-fi), salas com mesas exclusivas, mesas ao ar-livre,

R

adega climatizada e ar-condicionado. PÚBLICO Casais sofisticados, familias e românticos.

MEXICANA VIVA MÉXICO! êêê COZINHA MEXICANA

No mesmo local onde existe o restaurante, também funciona uma livraria. A pequena e aconchegante casa possui decoração mexicana com garrafas de bebidas de cores e formatos diferentes no balcão. É o lugar ideal para encontros mais reservados, e principalmente para apreciar os típicos pratos da culinária mexicana, além das diversas cervejas e bebidas. RT ¨é ENDEREÇO Rua Com. Marcondes Salgado, 1541, Boulevard - Tel. (16) 3610-6277 SITE www.vivamexico.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De seg. à sex. das 19h à 0h. Sáb. das 19h à 1h. CARTÕES DE CRÉDITO Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 60 pessoas. PÚBLICO Alternativo e descontraído, entre 30 e 50 anos.

PIZZARIA

FAMOSA PIZZA êêêê PIZZARIA

A pizzaria chama a atenção por causa do seu grandioso imóvel de fachada e iluminação cinematográfica. Em cada receita a pizzaria busca a medida certa de recheio, molho natural, massa crocante e leve. O cliente ainda pode escolher até quatro sabores em uma só pizza. No cardápio, as pizzas recebem o nome de grandes personagens da cultura internacional. Recomendamos a pizza Mona Lisa, que é feita com uma massa espessa de cream cheese, alho poró puxado na manteiga e vinho branco. A tradição italiana de comer as fatias de pizza com as mãos também é mantida. Filas são comuns nos finais de semana, porém vale esperar e pedir a pizza de alho poró. T"¨Hé Avenida Wladimir Meirelles Ferreira, 1466, Jardim Botânico - Tel. (16) 39118877 SITE www.famosapizza.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias a partir das das 18h. CARTÕES DE CRÉDITO Mastercard American Express e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop. PREÇO MÉDIO Entre R$ 25,90 e R$ 49,90 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada, ar-condicionado, área para crianças. CAPACIDADE 370 pessoas.PÚBLICO Famílias com crianças e casais entre 22 e 60 anos. ENDEREÇO

PADELLA êêêê PIZZARIA

ATELIÊ DA PIZZA êêêê PIZZARIA

No Ateliê você encontra mais de 50 tipos de pizzas, além de poder montar a sua própria pizza, com seus ingredientes preferidos. A sugestão do guia é a tradicional e saborosa pizza de marguerita que é preparada com mussarela de búfala, tomate e manjericão fresco). % T ¨ Hé ENDEREÇO Rua João José Rodrigues de Morais 453, City Ribeirão - Tel. (16) 3916-1990 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 18h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada, ar-condicionado, área para crianças. PÚBLICO Familias com crianças e casais entre 24 e 60 anos.

A casa serve pizzas de sabores inconfundíveis. Diferente das tradicionais pizzarias, a pizza do Padella é feita na panela. Uma carta de drinks inovadores é assinada pelo conceituado bartender Zeca. Para beber peça o Jack Limonade ou o Gostinho de Infância. Os drinks moleculares são inovadores. Recomendamos a tradicional pizza de marguerita ou de filé mignon. Além do jantar, a casa abre para almoço no sistema self-service. % R T ¨ H é¯ Rua Marechal Rondon, 826 - Jardim América - Tel. (16) 3289-1670 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 18h às 0h. CARTÕES DE CRÉDITO Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Maestro e Redeshop. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 60 FACILIDADES American bar, acesso para deficientes, ar-condicionado, área para crianças. PÚBLICO Famílias com crianças e casais entre 25 e 52 anos. ENDEREÇO

ONLINE Siga a Revista ribeirãopreto no Foursquare e veja nossas sugestões de restaurantes e bares de Ribeirão: www.foursquare.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

69


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade Divulgação

A pizza Portuguesa do Padella é rica em recheio e é preparada na panela

VIA LUCE êêê PIZZARIA

A tradicional pizzaria oferece uma das melhores pizzas da cidade. Em ambiente familiar e aconchegante. A sugestão da revista é a pizza de shitake, preparada com mussarela, shitake e tempero especial. T¨Hé ENDEREÇO Av. Santa Luzia, 100, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3625-2530 SITE www. pizzariavialuce.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 18h às 0h. CARTÕES DE CRÉDITO Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Maestro Redeshop. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, área para crianças. PÚBLICO Familiar, entre 25 e 70 anos.

VARIADA ATHENAS êêêê COZINHA INTERNACIONAL VARIADA

Com um ambiente charmoso e climatizado o restaurante Athenas é conhecido pela excelência gastronômica. Oferece o

R 70

mais completo café da manhã e um cardápio fixo durante a semana. O destaque é a tradicional feijoada, que é preparada sempre aos sábados. Servida com ingredientes separados, é considerada um atrativo gastronômico da região. Outro prato tradicional do restaurante é o nhoque da fortuna, servido no jantar todo dia 29. % T " ¨ é¯ ENDEREÇO Rua General Osório, 850, Centro Tel. (16) 3977-3939 SITE www.streamhoteis. com.br/athenas HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De seg. a sexta das 12h às 14h30. Sáb. das 12h30 às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO Visa e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 40 e R$ 80 FACILIDADES Estacionamento, internet sem fio (wi-fi), adega climatizada e ar-condicionado. CAPACIDADE 150 pessoas. PÚBLICO No almoço executivos e no jantar famílias e casais entre 30 e 65 anos.

Boteco do Vadinho êêê COZINHA VARIADA

A casa tem a descontração de um boteco e o conforto e atendimento de restaurante. Assim é o Boteco do Vadinho, um lugar onde você pode sentar numa mesa tranquila e apreciar um chope gelado

sem a aglomeração de pessoas. A casa serve pratos variados como porções, pizzas, comida japonesa, saladas, frutos do mar e lanches. Nossa dica é o risoto de cogumelos com a salada Caesar. A deliciosa feijoada servida aos sábados também é bastante apreciada. $T ¨é ENDEREÇO Rua Arthur Bernardes, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3237-9488 DESDE 2010 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De ter. a dom. das 18h às 23h. Sáb. e dom. a partir das 12h. CARTÕES DE CRÉDITO Visa e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 35 e R$ 40 FACILIDADES Adega climatizada e ar-condicionado. CAPACIDADE 180 pessoas. PÚBLICO Arrumadinhos, sofisticados e casais entre 30 e 65 anos.

classe a gourmet êêê COZINHA VARIADA

Localizado numa das áreas mais nobres da cidade o restaurante Classe A conta com três ambientes e serve pratos como saladas, pastas e grelhados assinados pelo chef Francisco Félix. Como prato principal o Tornedor Bonjur ou a Torre de Cordeiro. RT"¨é

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


ENDEREÇO Av. João Fiusa, 1871, Jd. Irajá - Tel. (16) 3442-5006 SITE www.restauranteclas sea.com HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De seg. a dom. das 11h às 15h. Jantar de ter. a sáb. a partir das 19h. CARTÕES DE CRÉDITO Visa e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 40 e R$ 80 FACILIDADES Estacionamento com manobrista, adega climatizada, mesas ao ar livre e área para crianças. PÚBLICO Familiar e descontraído, ideal para um chope com amigos.

Duets Pasta & Burger êêêê COZINHA VARIADA

O restaurante oferece um lugar aconchegante, climatizado e de fácil acesso, com pratos quentes, frios e uma deliciosa pista de petiscos, pães e queijos. O carro-chefe do Duets são os mini burguers, sendo um dos pratos mais requisitados no restaurante. No almoço tem um buffet que resgata a cozinha brasileira preparado pelo chef. João Roberto. A noite casa serve burguers, massas, risotos e grelhados. % RT"¨ é ENDEREÇO Av. Doutor Adolfo Bianco Molina, 2595, loja 3, Jardim Canadá - Tel. (16) 39118810 DESDE 2005 SITE www.duetspastabur ger.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De de ter. a sex. das 12h às 16h e das 18h às 1h. Sáb. e dom. das 12h às 1h. CARTÕES DE CRÉDITO Visa, Diners Club, American Express e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 35 e R$ 65 FACILIDADES Estacionamento com manobrista, adega climatizada, acesso para deficientes, internet sem fio (wi-fi), mesas ao ar livre e ar-condicionado. CAPACIDADE 230 pessoas. PPÚBLICO Arrumadinhos, executivos, sofisticados e casais entre 25 e 50 anos.

MOUSSE CAKE êêêê COZINHA VARIADA E CONTEMPORÂNEA

A cafeteria de alto padrão, oferece um ambiente muito bem decorado e dispõe de muitas variedades no cardápio. Além do tradicional cafezinho e dos doces como o delicioso mousse de chocolate, o espaço também serve almoço light como o combinado de saladas e quiche. No happy hour uma sugestão são as bruschettas de alho poró e peperone no pão ciabata aberto. O crepe de Shitake recheado com queijo gouda e gratinado é um bom pedido. % $RT"¨Hé ENDEREÇO 01

R

Rua João Penteado, 1481, Alto da

Boa Vista - Tel. (16) 3931-4598 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De dom. a qui.

das 12h às 23h. Sex. e sáb. das 14h à 0h. Rua Itatiaia, 242, Jardim Sumaré - Tel.: (16) 3623-2234 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De ter. a dom das 12h às 23h30. ENDEREÇO 03 Av. José Adolfo Bianco Molina, 2060, Jardim Canadá - (16) 3235-4808 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De ter. a dom. das 9h à 0h. ENDEREÇO 04 Av. Coronel Fernando Ferreira Leite, 1540 - RibeirãoShopping - (16) 3902-1105 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias a partir das 12h. SITE www.moussecakecafe.com.br CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Visa e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 60 FACILIDADES Acesso para deficientes, internet sem fio (wi-fi) e ar-condicionado. PÚBLICO Jovens arrumadinhos, sofisticados, casais e amigos entre 19 e 60 anos. ENDEREÇO 02

Restaurante Bar S.A.êêê BAR E COZINHA CONTEMPORÂNEA

Um dos lugares mais descontraídos e com gastronomia que é referência na cidade. O S.A. traz novidades e pratos exclusivos assinados pelo renomado chef Marcelo Tanus. Considerado um dos melhores e mais tradicionais restaurante da cidade, o S.A. traz em sua bagagem uma culinária que vai de simples petiscos a uma gastronomia mais elaborada, atraindo todos os paladares. Sempre fiéis, os frequentadores enchem a casa aos finais de semana. Os mais jovens marcam presença especialmente às quintas e sextas. Aos sábados um público mais velho toma conta das mesas, onde o clima é romântico, mas ao mesmo tempo a paquera rola solta. R T " ¨ H é¯ ENDEREÇO Av. Independência, 2379, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3421-6300 SITE www. restaurantesa.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De seg. a qui. das 18h às 0h. Sex., sáb. e dom. das 11h30 até o último cliente CARTÕES DE CRÉDITO Visa e Mastercard e American Express. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 39 e R$ 68 FACILIDADES Acesso para deficientes, internet sem fio (wi-fi), mesas ao ar livre e ar-condicionado. CAPACIDADE 280 pessoas. PÚBLICO Jovens e casais entre 20 e 45 anos.

BARES ÁGUA DOCE CACHAçARIA êêê BAR E CACHAÇARIA

ONLINE Siga a Revista ribeirãopreto no Foursquare: www.foursquare.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


Instalada em uma linda construção e com decoração agradável, a casa oferece os tradicionais pratos típicos de botequim como os escondidinhos, porções e aperitivos. Para beber, uma infinidade de cachaças artesanais, além do premiado chope e os fartos coquetéis bem preparados. O atendimento, aclamado por muitos, mas reprimido por alguns clientes mais reservados, já se tornou também outra marca registrada da casa. O palco recebe atrações musicais todas as noites, com música sertaneja, axé, pop e MPB. % $ R " ¨ é¯ Av. Independência, 1534, Jd. Sumaré - Tel. (16) 3931-5553 SITE www.aguadoce. com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De seg. a quinta das 17h à 0h. Sex. e sáb. das 17h às 2h. Dom. das 14h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO Visa, Diners Club e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 50 FACILIDADES Estacionamento com manobrista, acesso para deficientes e shows todas as noites. PÚBLICO Jovens descolados e casais com amigos entre 18 e 50 anos. ENDEREÇO

CERVEJARIUM êêê

O boteco moderninho e com decoração diferenciada oferece aos clientes mesas ao ar livre, petiscos e comida típica de boteco. Uma carta de coquetéis e bebidas tradicionais completam o cardápio. R¨é ENDEREÇO Rua Casimiro de Abreu, 944, Jd. América, Boulevard - Tel. (16) 3610-8558 SITE www.sejacasimiros.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De ter. a dom. a partir das 18h. CARTÕES DE CRÉDITO Visa e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. PÚBLICO Descontraídos e jovens descolados.

LA PORTEÑA êê BUTECO ARGENTINO

O boteco recém inaugurado serve as famosas empanadas argentinas num ambientes descontraído e que a toda hora nos faz lembrar dos hermanos. R¨é ENDEREÇO Av. Nove de Julho, 589, Centro Tel. (16) 3446-3886 DESDE 2011 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De ter. a dom. a partir das 18h. CARTÕES DE CRÉDITO Visa e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. PÚBLICO Descontraídos e jovens descolados.

SALZ êêêê BAR

O nome Salz vem de sal em alemão. O bar teve como inspiração os melhores bares de Nova York e da Vila Madalena, em São Paulo. O Salz oferece diversão de bom gosto, com espaço para músicos, DJs e pequenos shows. O restaurante conta com um cardápio assinado pelo chef Walter Di Carmo, que foi responsável por cardápios famosos como o do Café De La Musique, em São Paulo. Para beber peça o Mojito Bacardi Friendly para dividir com os amigos. Para beliscar peça a porção de pasteizinhos de mussarela de búfala, tomate cereja e majericão. % R T " ¨ é¯ ENDEREÇO Avenida Itatiaia, 1415, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3442-9242 SITE www.salzbar. com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De ter. a sex. a partir das 18h. Sáb. e dom. a partir das 17h. CARTÕES DE CRÉDITO Visa e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. FACILIDADES Estacionamento com manobrista, acesso para deficientes, ar-condicionado e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 180 pessoas. PÚBLICO Grupos de amigos fazendo happy hour, casais, descontraídos e arrumadinhos entre 18 e 45 anos.

BAR E CERVEJARIA

Aberto desde outubro de 2005, o Cervejarium trouxe um conceito de bar diferenciado para Ribeirão. A descontração de um ambiente de boteco faz do Cervejarium o lugar perfeito para degustar petiscos, chopes e cerveja da Cervejaria Colorado. O destaque fica para carta de cervejas de vários países como as belgas, alemãs, inglesas, americanas e muitas outras. No Cervejarium você pode fazer uma verdadeira viagem ao mundo das cervejas. De petisco peça o pastelzinho de carne seca. % $ Ré ENDEREÇO Av. Independência, 3242, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3911-4949 DESDE 2005 SITE www.cervejarium.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Diariamente das 18h às 23h30. CARTÕES DE CRÉDITO Visa e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 45 FACILIDADES Acesso para deficientes e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 200 pessoas. PÚBLICO Grupos de amigos fazendo happy hour, casais e apreciadores de cerveja.

CASIMIROS êê

PINGUIM êêê BAR E CHOPERIA

O chope mais famoso do país é zona de perigrinação de turistas de todo Brasil. Conhecido como o mais famoso cartão postal de Ribeirão Preto, a casa serve chope Antarctica geladíssimo. É frequentado em sua grande maioria por turistas e artistas famosos. A choperia oferece o mais cremoso e leve chope da cidade e o restaurante conta com um cardápio variado com diversos pratos, porções e petiscos que acompanham perfeitamente a bebida gelada. A porção de carne seca é tradicional e sempre é muito requisitada. Os lanches da choperia e os souvenirs da marca também merecem destaque. %R " ¨ é ENDEREÇO Rua General Osório, 389, Centro - Tel. (16) 3610-8258 DESDE 1943 SITE www. pinguimochopp.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De seg. a sáb das 9h à 1h. CARTÕES DE CRÉDITO Visa e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. PÚBLICO Descontraído, entre 30 e 60 anos.

VILA DIONÍSIO êêêê BAR E PUB

O pub tem dois palcos distintos onde acontecem apresentações e shows. O local é frequentado por jovens e apreciadores de cerveja e rock’n’roll. O Vila Dionísio desenvolveu identidade própria, difundindo a cultura cervejeira e trazendo ótimas bandas de blues, rock e jazz, criando um ambiente único e de decoração marcante. O bar conta com mais de 200 opções de cervejas de 17 países. Para comer peça a premiada coxinha de frango e catupiry. % T " ¨ é¯ Rua Eliseu Guilherme, 567, Boulevard - Tel. (16) 3610-7416 SITE www. viladionisio.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De seg. a sáb. a partir das 17h. Dom. a partir das 15h30. CARTÕES DE CRÉDITO Visa e Mastercard. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron, Redeshop e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 60 FACILIDADES Internet sem fio (wi-fi), ar-condicionado e mesas de sinuca. PÚBLICO Grupos de amigos fazendo happy hour, apreciadores de cerveja e jovens descontraídos entre 20 e 40 anos. ENDEREÇO

BUTECO GOURMET

R 72

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


COM A PALAVRA

stock.xching

Crônicas, reflexões e artigos de nossos colunistas

GASTRONOMIA

A gente não quer só comida Cada vez mais a cidade descobre o prazer de beber bem por BEATRIZ AMORIM

O progresso da humanidade começa na busca pela sua sobrevivência. E como ato básico, tão importante quanto respirar é se alimentar. A busca pelo desenvolvimento humano carrega em suas histórias diversas épocas em que a base da economia era a alimentação. Desde os fermentados de milênios atrás, passando pelas fogueiras, alquimistas até chegar aos refrigerantes, chefes de cozinha, barmans e fornos combinados de hoje, a evolução nos torna cada vez mais perto de um serviço completo. Não é exatamente a perfeição que leva uma refeição a ser laureada. Levando em conta que a comida nos trás conforto, a refeição feita por alguém que estimamos, também tem valor além do sabor. Mas gastronomia não é só alimento, as bebidas fazem parte deste setor, e mais, complementam a refeição, mostrando-se indispensável a escolha correta como acompanhamento, ou escolha principal. As harmonizações tomam conta do serviço, para que quem com paciência se torna alquimista dos próprios sabores, sabendo equilibrar os temperos, as texturas e temperatura. Na gastronomia, usamos todos os nossos sentidos. Desde pequenos, passeamos em formatos, texturas, aromas, cores; temos sabores um mais diferente do outro, idiossincráticos, os nomes vem de todas as culturas e são celebrados de formas distintas em cada lugar no mundo. A gastronomia encanta, nos modifica; uma barra de chocolate pode salvar um dia, um copo de cerveja pode aliviar um dia cansado, uma xícara de chá curar um resfriado. Quando era criança, e ainda como hoje, eu me encantava com os aromas do bolo assado vindo da cozinha. Até hoje, consigo me lembrar de pratos que comia quando nova, e coisas que não comia de jeito nenhum. Até determinada idade, cogumelos eram algo assustador e suco de pózinho um frenesi no meio da

R

tarde. Para aprender mais sobre gastronomia e serviço, busquei uma faculdade de hotelaria, em uma pequena cidade, famosa por abrigar um serviço impecável, onde aprendi que “para saber mandar, é preciso saber fazer.” Seguindo esse conceito, fui aprender a servir, lavar, carregar, correr, abrir, cortar. Nos restaurantes da grande capital paulista, os comensais são criteriosos e a vida corre a passos largos. Não há tempo para almoçar, fica-se na fila de espera 2 horas para comer, ambiguidades da vida em uma das maiores capitais gastronômicas do mundo, aonde até os preços parecem não se justificar. Para aprender mais sobre a teoria, fiz especialização em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação, que trás uma responsabilidade em saber levar o empreendimento como negócio e não como diversão. A 5 anos atrás o mundo do vinho já crescia desproporcionalmente nas grandes cidades e a curiosidade pela bebida me levou a entrar nesta esfera. Saindo da cosmopolita cidade para o pacato interior, vim para Ribeirão Preto e percebo que cada dia mais a cidade se mostra disposta a entrar neste campo com sucesso. E cá estou, cada dia aprendendo mais e descobrindo que na pacata cidade, nós temos raízes e muito o que crescer, mostrar e expandir. Me formei sommelier de cerveja e hoje vivo em meio aos tanques de uma fábrica de pão líquido. Pretendo aqui, escrever sobre como aproveitar melhor as estadias à mesa, ato que fazemos cotidianamente. Muito prazer, pints ao alto! g

BEATRIZ AMORIM é amante da boa gastronomia, formada em hotelaria e sommelier de cerveja. Trabalha como gerente de marketing da Cervejaria Colorado e dá aulas de bebidas e bar para gastronomia no Centro Universitário Barão de Mauá. É seguidora do lema “Servindo bem, para servir sempre”.

ONLINE Conheça a Cervejaria Colorado empresa que cultiva a arte de fabricar cerveja artesanal em Ribeirão Preto: www.cervejariacolorado.com.br JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

73


COM A PALAVRA

Rafael Cautella

Crônicas, reflexões e artigos de nossos colunistas

BEM ESTAR

A união do esporte com o dia a dia

O treinamento funcional, antes utilizado apenas por atletas, chegou nas academias por MARCELO ROCHA

Neste mês inicio uma coluna sobre esporte e bem estar, trago nessa edição um assunto que está em alta e que tem despertado muito a curiosidade de adeptos às atividades físicas, tanto em relação a sua prática como aos seus resultados: o treinamento funcional. Com uma mescla de técnicas de reabilitação e de alguns esportes como atletismo, ginástica olímpica e luta, o treinamento funcional foi criado no início da década de 90 com o intuito de melhorar a performance de atletas de alto rendimento. Hoje, evoluiu para uma técnica mais ampla e abrangente que se destina não somente aos atletas, mas principalmente ao indivíduo comum. O treinamento funcional possui como essência tornar o corpo mais eficiente, forte, equilibrado e capaz de realizar todos os gestos de atividades cotidianas (subir escadas, agachar ou carregar uma sacola) assim como aqueles necessários em qualquer esporte. Resumindo, significa aprimorar a capacidade funcional do indivíduo nas atividades que lhe são próprias e específicas. Se você possui como hobby correr, a preparação física será focada na corrida e em todos os gestos específicos da modalidade. Se pratica tênis, a ênfase será dada a movimentos que auxiliarão na melhora da performance no esporte. Uma sessão de treinamento funcional gasta em média 30% mais calorias do que uma sessão de musculação convencional. Pesquisas apontam uma redução significativa nas lesões em atletas que adotaram o treinamento funcional em sua preparação física. O principal foco dessa metodologia é o desenvolvimento de uma região denominada de core, que corresponde aos músculos

R 74

do abdômen, região lombar, pelve e quadril. O core é o centro de produção de força, geração de estabilidade e manutenção de alinhamento. Além disso, permite ao indivíduo movimentos que transpõem todos os planos estimulando todas as capacidades físicas. Na execução dos exercícios funcionais, utilizamos o próprio peso corporal e aparelhos alternativos, como bola suíça, corda, elásticos, pequenas barreiras, entre outros. As principais fábricas de equipamentos de fitness também estão investindo alto nesse novo mercado, criando acessórios e máquinas modernas que possibilitam o trabalho funcional. Dentre estas novidades estão o TRX, que permite exercícios em suspensão, o FT 450 Bravo e o Kineses, que permitem ângulos e gestos perfeitos para a prática. Não há como pensar nesta metodologia e não se lembrar dos atletas circenses do Cirque du Soleil com magníficos gestos e corpos atléticos, tendo como base de toda a preparação física o treinamento funcional. Todos os benefícios citados podem transformar-se em malefícios em casos de mal planejamento ou execução precária dos exercícios. Para uma correta orientação, procure um profissional capacitado em treinamento funcional. Inspire-se e dê uma chance a esta nova técnica, que tantos benefícios têm a oferecer. g

MARCELO ROCHA é apaixonado por esportes e faz disso sua profissão. É especialista em corrida e treinamento funcional e viaja o mundo como maratonista amador. Procura inspirar seus alunos na busca constante por qualidade de vida e bem estar. Atualmente é diretor técnico da 2run Assessoria Esportiva e do Studio 2you.

ONLINE Entenda mais sobre o treinamento funcional no site: www.core360.com.br | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011


COM A PALAVRA

Mariana Martins

Crônicas, reflexões e artigos de nossos colunistas

DESCUBRA RIBEIRÃO

Desafio de aniversário

Junho é mês de festa junina, frio de outono e festa de aniversário da cidade! por DANILO CHIAROTI

Ribeirão Preto, em 2011, completa 155 anos de idade e em meio à programação cultural e festiva que a prefeitura preparou para as comemorações eu proponho um desafio. Que tal, além de prestigiar a festa oficial, você encontrar pela cidade algo que ainda não conhece? Eu garanto que você vai se surpreender. Logo de começo, me responda: Você já tomou um chope gelado com um sanduíche de linguiça sentado em pleno calçadão, em um sábado a noite por exemplo? Ou então já comeu um yakissoba feito na hora, lá no meio do Mercadão Municipal? Delícias como essas estão lá há muito tempo e já passou da hora de você conhecer! E o meu desafio vai muito além de delícias da gastronomia. O que você acha de apreciar jazz numa sexta-feira a noite, com uma vista linda de Ribeirão e uma galera descolada e completamente à vontade? Ou então, fazer um piquenique em um dos nossos parques para apreciar o fim de tarde? Definitivamente, é uma ótima pedida. Desafio assim é fácil não é? E é mesmo. É só se informar para descobrir que diversão não custa caro nem é para poucos. Experimente dançar chorinho em plena manhã de domingo com companhias únicas e agradáveis, com suas histórias incríveis e seus passos de dança. Agora, se seu forte não é dançar, você pode apenas ouvir clássicos do chorinho no Jardim Paulista em um clima que nos remete à tempos antigos, em plena tarde de sábado. Pode também ir ao cinema lá no centro, servir-se do chope Colorado e apreciar filmes em cartaz por três reais! Se preferir, pode escolher entre os grupos de teatro, daqui mesmo, que sempre estão aprontando uma por aí. Ribeirão sempre foi uma cidade de diversão e entretenimen-

R

to, mas democracia nesse quesito não funciona por aqui. As festas, os restaurantes e os eventos badalados nunca estiveram ao alcance da maioria da população. E isso tem de mudar. Cada vez mais, o entretenimento deve ser popular, acessível e de qualidade. E nós devemos lutar por isso. Usar as alternativas, sem deixar de exigir a qualidade que merecemos é só uma de nossas armas. Frequentar lugares diferentes mas charmosos e interessantes só vai fazer com que fiquem cada vez melhores. Para você e para todos. Ninguém precisa pagar muito para ser feliz e Ribeirão oferece alternativas sim! Vamos aproveitar o aniversário da cidade e procurá-la de uma forma diferente, mais abrangente e diversificada. Aos 155 anos ela tem de ser democrática e acessível. É assim que vai se destacar cada vez mais no Brasil e mundo afora. Lugares caros, sofisticados e requintados têm seu valor claro e indiscutível. E quem não gosta de coisa boa, não é? Mas daí a achar que só são os lugares caros que podem ser bons é um grande engano. Aceite meu desafio e nesse aniversário dê um presente para você e para Ribeirão Preto! Faça um programa diferente. Passe um dia no parque delicie-se pelo calçadão ou vá aquele boteco lá na periferia que tem um jiló frito delicioso! Em qualquer uma das opções, tenho certeza absoluta que você vai se divertir e lamber os beiços. g

DANILO CHIAROTI é ribeirão-pretano, publicitário e apaixonado pela cidade. Trabalha como redator na Dueto Comunicação. Conhecedor das coisas boas da vida, sempre está acompanhado de boa música, bons amigos, boa comida, bons filmes e adora conversar até altas horas da madrugada.

ONLINE Confira o que acontece de mais legal na cidade acessando a página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

75


COM A PALAVRA Crônicas, reflexões e artigos de nossos colunistas DICAS DE VIAGEM

Crianças e adolescentes na estrada Os documentos necessários para menores viajarem pelo Brasil e exterior por KAREN DOVICO

No período que antecede as férias escolares a procura dos pais pelos cartórios e varas da infância e da juventude aumentam a fim obter autorizações para os filhos irem viajar. Nos terminais rodoviários e aeroportos do Estado de São Paulo não existem postos do Juizado de Menores, sendo necessária a autorização judicial. Listei aqui algumas orientações para você evitar contratempos de última hora na viagem dos pimpolhos. De 0 a 11 anos incompletos No Brasil os documentos aceitos são: RG (original ou cópia autenticada) ou Certidão de Nascimento (original ou cópia autenticada) ou passaporte válido. Os menores de 12 anos não necessitam de autorização judicial para viajar dentro do território nacional desde que estejam acompanhados de guardião, tutor ou parentes como pai, mãe, avós, bisavós, irmãos, tios ou sobrinhos maiores de 18 anos portando documentação que comprove o parentesco. Em outros casos, o acompanhante precisa ser expressamente autorizado pelo pai, mãe ou responsável, por escrito com firma reconhecida e portando documentação original com foto. Se a criança estiver acompanhada de um responsável que não tem parentesco entre o menor, o acompanhante deverá apresentar uma autorização escrita e assinada pelo pai ou mãe, pelo guardião ou tutor, com firma reconhecida por autenticidade, pois sem essa autorização nenhum menor poderá embarcar, seja de avião ou de ônibus, acompanhando ou desacompanhado. Recém-nascidos poderão viajar somente após uma semana de vida. No caso de gêmeos ou trigêmeos será necessário um adulto por criança. Há pequenas variações quanto às exigências burocráticas de um Estado para outro. Em caso de dúvidas, acesse o site da Polícia Federal e informe-se. O link do site da Polícia Federal é: www.dpf.gov.br De 12 a 18 anos incompletos Pelo fato do novo passaporte não conter informações de filiação, ao viajar com um menor os pais devem portar outro documento que comprove o parentesco (RG ou certidão de nascimento). Lembre-se que o antigo passaporte ainda é válido. Documentos aceitos em viagens nacionais: RG original ou Certidão de Nascimento (original ou cópia autenticada) ou passaporte nacional válido ou Carteira de Trabalho. Para viajar

R 76

sozinho é necessária uma autorização dos pais com firma reconhecida. Para viajar com os pais para o exterior é necessário apresentar apenas o passaporte ou RG original, sendo este último aceito como documento válido nos países vizinhos do Brasil. Algumas nações exigem visto, inclusive para as crianças e babás que forem acompanhar seu empregador por um período determinado. Menores de 18 anos que forem viajar com terceiros devem apresentar o RG original ou passaporte e uma autorização por escrito dos pais com firma reconhecida em cartório. Se um dos pais não puder assinar essa autorização, deve-se requerer o documento na Vara da Infância e da Juventude. Os links para baixar dos modelos das autorizações de viagem podem ser encontrados no site do Tribunal de Justiça de São Paulo, no endereço http://tj.sp.gov.br Antes de viajar visite o pediatra e veja se está tudo bem com a saúde do seu filho e, se for preciso veja quais medicamentos deve levar consigo. Lembre-se de também fazê-lo beber suco ou água mineral para evitar a desidratação causada pelo ar seco do interior do avião. Entre seus direitos de mãe, está o de reservar lugar na primeira fila de poltronas, onde há mais espaço e um berço para crianças de até dois anos. Crianças com menos de dois anos não pagam a passagem, porém não esqueça os acessórios necessários para distração como chupeta, ursinho de pelúcia ou outro brinquedo pelo qual seu filho seja apegado. Isso vai ajudar a mantê-lo distraído e calmo durante o voo. Se seu filho for um pouco maior e já souber ler, leve livros ou revistas em quadrinhos, que serão uma boa forma de mante-lo ocupado. Não esqueça de levar sempre a carteira de vacinação, que também é exigida. Para esclarecer dúvidas sobre as áreas de risco visite o site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em www.anvisa.gov.br ou consulte o consulado do país que pretende visitar. Agora é só esperar o grande dia e curtir a viagem com seu filho. g

KAREN DOVICO é formada em Turismo pela Universidade Paulista e coleciona postais do mundo inteiro. Já trabalhou com cruzeiros internacionais e possui vasto conhecimento em hotelaria e turismo. Hoje trabalha na maior companhia aérea do Brasil.

ONLINE Para saber mais sobre documentações e vacinas internacionais acesse: www.iatatravelcentre.com | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011


COM A PALAVRA

Karen Dovico

Crônicas, reflexões e artigos de nossos colunistas

CRÔNICA

A minha terra, meu coração Porque cada um tem um jeito de amar Ribeirão por MARCELA CALURA

Anhanguera, talvez km 298, sentido capital/interior, meu coração bate mais forte, me ajeito no primeiro banco do ônibus. Sim, eu só viajo nele, um hábito que herdei da minha mãe. É nessa hora, numa leve ondulação da rodovia, que posso ver as luzes brilhando. Lá embaixo a cidade se estende, até perder de vista, só luzes e mais luzes. Eu já me sinto em casa, respiro fundo e agradeço por poder voltar. Pelo menos uma vez por mês, venho sentir o cheiro de casa, o calor da rua, os hábitos tão característicos. Eu me lembro bem, da minha infância, quando meu pai me colocava no carro, junto com minhas irmãs e saía por aí, tentando fazer a gente dormir. O céu era limpo, de um azul escuro inexplicável, as estrelas quase se misturavam. Elas se agrupavam tanto que ficava difícil perceber quando uma terminava e outra começava. O destino preferido? Mogiana. O cheiro da madeira, a linha do trem. Resistia bravamente ao sono pelo menos até o contorno da rotatória, quando o percurso acabava e era hora de voltar para casa. Na linha dos olhos já pesados, luzes. Já nessa época eu me encantava pela forma como elas espalhavam-se aleatoriamente, eu tentava imaginar as pessoas, suas vidas e tinha cer-

R

teza que um dia as luzes do mundo seriam insuficientes e não caberiam ali. Como uma criança que ama incondicionalmente seus pais, eu amava Ribeirão. Cada sábado na feira com pastel e garapa. Cada julho com o ar seco e tardes quentes. Não podiam existir defeitos num lugar assim, e para mim, eles não existiam. Os anos passaram, eu cresci. A vida resolveu me roubar o encantamento, as coisas foram ficando difíceis demais e aqueles defeitos que antes não via, eu já não podia aceitar. Como todo filho, cheio de razão, bati a porta e parti. Só que do mesmo jeito que a vida desencanta, ela pode nos surpreender. Bastou voltar apenas uma vez para casa, avistar as luzes distantes e deixar o resto com a memória. Eu vi o lugar que eu sempre amei abrir os braços novamente. E não demorou muito para eu entender que não existe muita razão nessas coisas, um filho sempre volta para onde está seu coração. g

MARCELA CALURA é ribeirão-pretana e redatora publicitária. Trabalha em uma agência on-line em São Paulo, é fã de futebol e tecnologia, não necessariamente nessa mesma ordem e nas horas vagas coleciona impressões sobre a vida.

ONLINE Leia mais crônicas e reflexões da Marcela Calura no blog: www.pensoquenao.blogspot.com JUNHO 2011 | revistaribeiraopreto.com.br |

77


CLICK FINAL

Mariana Martins

Uma imagem vale mais do que mil palavras

R 78

ONLINE Comente e compartilhe essa foto na pĂĄgina da Revista ribeirĂŁopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | JUNHO 2011


Aqui você encontra as melhores marcas de equipamentos de fitness do mundo

Uma rede especializada, que oferece ampla variedade de produtos e uma equipe pronta para atender as necessidades de todos os segmentos, desde o residencial até a academia, passando por condomínios e empresas.

Esteiras

Bicicletas

Elípticos

Fit4 Store Ribeirão Preto Av. Independência, 2609 - Ribeirão Preto / SP Fone: (16) 3911-5311 E-mail: ribeirao@fit4.com.br

www.fit4.com.br

Acessórios



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.