1 minute read

Pet

IMUNIZAÇÃO DE CÃES E GATOS

A pandemia do novo coronavírus trouxe à tona a discussão sobre vacinas e imunização de populações. Se em medicina humana a relação entre imunização e saúde ficou nítida ao longo da pandemia, neste momento em que temos boa parte da população vacinada, na medicina veterinária essa constatação também é sentida.

Advertisement

Cães e gatos oriundos de mães e pais vacinados ao longo da vida nascem em melhores condições de saúde, com sistema imune mais apto a resistir aos desafios do ambiente e são capazes de ofertar respostas mais duradouras.

Inúmeras doenças virais desafiam a imunidade e a saúde de cães e gatos, especialmente durante os primeiros meses de vida e podem, à medida que se desenvolvem nos organismos, produzir prejuízos durante toda a vida do paciente, quando não a comprometem.

Diversos protocolos estão disponíveis e o médico veterinário irá recomendar aquele que melhor se enquadra na saúde do seu pet. Importante destacar que, muito além da vacinação no período infantil e jovem dos cães e gatos, é fundamental manter o protocolo vacinal em dia nos pets adultos.

Mesmo pets adultos, em que se desconhece o histórico de vacinação, merecem receber um protocolo de imunização, pois isso auxiliará na manutenção de sua saúde ao longo de seus próximos anos de vida.

A prevenção ainda é o melhor caminho e evita a necessidade de tratamentos longos e dispendiosos, além de garantir, na maioria das situações, a saúde de nossos amigos de quatro patas. Para manter a saúde de seu pet em dia, busque sempre o atendimento clínico com um profissional de sua confiança.