Revista Planeta Água 202

Page 1

Rotary International 100 anos de realizações no Brasil

Rotary International 100 anos de realizações no Brasil

Revista ANO XIX - 202 - FEV/2023

ALei Federal nº 14.026, chamada de Novo Marco Legal do Saneamento, foi sancionada em julho de 2020, quando o Brasil já contava com um Marco Legal do Saneamento – a Lei nº 11.445/2007 - que foi alterada. Muitos dos conceitos da lei anterior foram mantidos sob uma nova estrutura, com metas de universalização e um forte incentivo à regionalização da gestão do saneamento básico. O Novo Marco Legal do Saneamento não fortalece uma visão integrada da gestão dos quatro componentes do saneamento básico, mas prioriza serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. No entanto, não segue a resolução da ONU sobre água

Mensagem do Diretor

Mais um adiamento...

Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social

R. Benjamin Constant, 2018 - Centro

Anápolis - Goiás - Brasil - 75 043 010

(62) 3311-3489 / 9 9151 0193

CNPJ: 04417983000117

Diretor Geral

Odilon Alves Rosa

DRT-GO: 0870/86 - OAB-GO: 12.754 odilonagua@gmail.com

e esgotamento como Direitos Humanos. Além de uma oportunidade perdida é lamentável não ter sido incorporado na lei que abastecimento de água potável e esgotamento sanitário são Direitos Humanos. Incluí-los na legislação nacional de saneamento seria uma forma de regulamentar em nível nacional a resolução da ONU da qual o Brasil é signatário. Outro absurdo do novo Marco foi o estabelecimetno da meta para 2033 de que o Brasil terá 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos, ou seja, somente daqui a 10 anos e com possibilidade de adiamento para 2040. Alegando que centenas de municípios

Revista

Diretora Executiva

Ana Aparecida de Morais

DRT-GO: 01789/04 anamoraisagua@gmail.com

Diretor Comercial

Ronaldo Corrêa

DRT-DF: 247/03/13 ronaldocorrea103@gmail.com

poderão perder subitamente o acesso a repasses federais para obras de infraestrutura de água e esgoto, o governo pretende flexibilizar um prazo emblemático do novo marco legal do saneamento básico, sancionado na gestão anterior. Também já foi praticamente acertada a queda do limite imposto na gestão passada para a assinatura de parcerias público-privadas (PPPs) entre companhias estatais de água e esgoto, geralmente controladas pelos estados, e empresas privadas de saneamento. Uma vez mais, as mudanças demonstram o distanciamento entre as expectativas criadas pela legislação de 2020 e a realidade de sua implementação.

Correspondentes Dijan de Barros (Brasil) djbarros@hotmail.com

Dijane Christina de Barros Costa (Canadá) dijane@pop.com.br

Gustavo Costa (Canadá)

Aurélio Rezende Campos Rosa (Europa) aureliorezenderosa@gmail.com

Colaboradores

Julia de Morais Alves Rosa

Sofia de Morais Alves Rosa

Benedito Júnior

Ismael Vieira

Orlando Baiano

Regina Célia Pinheiro

Viviane Régia

Pimenta Voadora

Paulo Giovani

Afonso Lima

4 FEV/2023 revistaplanetaagua.com
FUNDADA EM 2004
As opiniões e pontos de vista emitidos nas reportagens e artigos assinados são da inteira e total responsabilidade de seus autores odilonagua odilon alves rosa
revistaplanetaagua revistaplanetaaguaanapolis

Propaganda e marketing para empresas de sucesso _

Agência especializada em criação de marca, tráfego pago, compra de mídia em emissoras de TV e rádio, produção de vídeos promocionais e institucionais em todos os formatos. Potencializamos os resultados do seu negócio através de estratégias omnichannel.

Fale com nossos especialistas e conte com a Agência Promove para fazer sua empresa vender mais.

promovedigital.com.br Acesse nossas Redes socias Marketing Digital & Varejo

1ª. PÁGINA

O primeiro Rotary Club brasileiro foi fundado no Rio de Janeiro no dia 28 de fevereiro de 1923. Com ações e homenagens no Brasil inteiro, a respeitada e conceituda instituição comemora 100 anos de atuação no País. Em Anápolis não está sendo diferente.

Capa - Planeta Água - (Páginas: 42-47))

UM TRAJETO DE BELEZAS NATURAIS MAS TAMBÉM DE DESENVOLVIMENTO

52 ARTE A ARTE DE DESENHAR COM A ALMA

6 FEV/2023 revistaplanetaagua.com Revista ANO XIX - 202 - FEV/2023
International 100 anos de realizações no Brasil
International 100 anos de realizações no Brasil
Rotary
Rotary
62 VAREJO LOJAS AUTÔNOMAS GANHAM ESPAÇO NO BRASIL E JÁ CHEGARAM EM ANÁPOLIS
SUMÁRIO
24 RECURSOS HÍDRICOS RIO CORUMBÁ:

Importância das Câmaras Técnicas para o meio ambiente

José Carlos Sousa, Sonia Maria Barreto, Leonardo Cruz e Danúbia Andrade Vidal, sob a presidência do representante da ACIA, Odilon Alves Rosa, participam ativamente das Câmaras Técnicas constituídas pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento da Prefeitura de Anápolis para apreciação e agilização de despachos dos inúmeros processos de uma extensa pauta.

15. OPINIÃO

Moacir Melo: Éticas Esquecidas

17. ESPECIALIZAÇÃO

Dijan Barros: Saiba quais são algumas das inúmeras vantagens da pós-gradução

19. PLANETINHA

Confira destaques sociais das novas gerações

20. EDUCAÇÃO AMBIENTAL

CCSA promove sensibilização ambiental no Lago Corumbá IV

29. HISTÓRIA

Comunidade árabe em Anápolis é destacada em exposição no CeiTEC

32. ASSOCIATIVISMO

Retrospectiva e prestação de contas marcam o fim dos mandatos de Dantas Maia

37. ESPORTES

Colégio Lúmen é destaque também no esporte

39. ECONOMIA

Goiás lidera geração de empregos no Centro-Oeste

48. PERISCÓPIO

Confira destaques da vida em sociedade

55. GASTRONOMIA

Canelone de berinjela à bolonhesa

59. HOMENAGEM

Ayrton Senna, patrono do esporte brasileiro

60. CONSELHOS

Conselho de Meio Ambiente de Anápolis realiza primeira reunião ordinária de 2023

67. CIDADES

Alexânia celebra o Dia Mundial da Água

75. LAZER

Parques de Anápolis lotados no início do outono

79. COMUNIDADE

Anápolis: Conselho da Criança e do Adolescente abre prazo para processo seletivo

revistaplanetaagua.com 7 FEV/2023

Reinaldo Canto atua há mais de trinta anos como palestrante, jornalista, professor, consultor e articulista e fala sobre a possibilidade de escassez de água na Terra.

8 FEV/2023 revistaplanetaagua.com ENTREVISTA
“O consumo consciente das pessoas é fundamental: não desperdiçar, não contaminar, não jogar qualquer tipo de produto na água”

A escassez de água torna-se um dos dos maiores riscos globais em termos de impacto potencial na próxima década?

A água é uma das principais questões hoje no mundo, aliás, não só de hoje, mas já faz tempo que ela tem um protagonismo muito grande, porque essa escassez vem crescendo ano a ano, em várias partes do mundo. O Brasil passou por várias crises hídricas bastante sérias. No passado, a gente ouvia falar do Nordeste: “Nordeste não tem água, não sei o quê”. No Sudeste era uma maravilha, parecia que tudo estava certo. Aí, em 2014, tivemos uma crise seríssima, eu cheguei a pensar que íamos ter que mudar de São Paulo porque não ia ter água, imagina chegar a um ponto desses. Sem água a gente não vive, nós somos água. Então, é uma das questões mais importantes e fundamentais em discussão no planeta.

Como a escassez hídrica está se tornando um dos maiores problemas da humanidade?

São diversos fatores. Vamos pensar primeiro a nível mundial, onde há um aumento da população, portanto, mais pessoas para consumir água. Em segundo lugar, a água é utilizada em processos produtivos e, cada vez mais, a gente precisa produzir mais. Esse aumento do consumo, associado ao aumento populacional, faz com que você tenha um maior consumo hídrico e, junto com isso, o fato de não haver, historicamente, os cuidados maiores com essa água, faz com que tenhamos o aumento dessa problemática. O cuidado teria que ser redobrado e isso não está acontecendo no momento. Caso não sejam tomadas as medidas necessárias, isso tende a a

aumentar e a ser cada vez mais grave em nosso país e no planeta.

Qual será o nosso futuro caso tenhamos uma escassez de água muito severa? Quais são os impactos que isso acarreta?

São impactos que, de certa maneira, já estão acontecendo. Quando a gente pensa, por exemplo, em refugiados climáticos - que são pessoas que precisam ir para outros lugares por não terem condições de ficar em suas terras e produzir por falta de água e acabam criando outro problema, porque onde tinha bastante gente consumindo água, passa a ter ainda mais, então, você dobra o problema no lugar que, lá atrás, ficou prejudicado e não pôde mais ser usado. Esse futuro, que eu espero que não ocorra, pode ser evitado, mas nesse momento nós temos uma situação que tende a se agravar.

Que medidas podemos adotar para preservarmos a água?

O consumo consciente das pessoas é fundamental: não desperdiçar, não contaminar, não jogar qualquer tipo de produto na água, a gente pensa que pode colocar qualquer coisa no esgoto. O nosso tratamento de água, nos lugares que existem, porque aqui no Brasil tem muitos que ainda não tem tratamento de água, está muito mais voltado para o esgoto doméstico e orgânico. Quando as coisas que vão para esse esgoto chegam em uma unidade de tratamento, não têm condições de serem tratadas, então, a água acaba ficando contaminada e prejudica seu ciclo de reutilização. Além disso, cuidar dos rios e das matas ciliares é muito importante porque essas matas impedem o as-

soreamento e a contaminação das águas dos rios. Garantir, também, reservatórios hídricos e cuidar dos biomas. O que está acontecendo com o Pantanal e a Amazônia, por exemplo, o que esse fogo está causando pode nos afetar em questão das chuvas, que nós chamamos de rios voadores - que é a transpiração das árvores da Amazônia, que formam nuvens que vão, principalmente, para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil e formam as chuvas que alimentam a agricultura.

É verdade ou é mito que o Brasil é um país rico em água? O Brasil é riquíssimo em água, mas o problema é que onde tem muita gente, tem menos água e, onde tem muita água, tem menos gente. Mas como é que você traz água de um lugar para o outro? A ideia não é essa, porque quantos impactos ambientais vão acontecer para fazer uma canalização? Imagine trazer canalização da Amazônia para São Paulo ou Rio de Janeiro, não tem cabimento, temos totais condições de ter água de qualidade, se soubermos cuidar do que a gente tem aqui. Mas não é mito, não. A questão é que não é tão simples, porque não temos água para consumo imediato.

Qual o desafio em garantir o funcionamento do ciclo hidrológico natural?

O desafio é que a gente tem ciclos que são naturais, então o ciclo hidrológico vem junto com o ciclo climático e as estações, tudo isso são coisas que o ser humano não tem como intervir. Tem os períodos de chuva - que é quando a gente pode armazenar melhor as águas nos reservatórios para que quando venha

revistaplanetaagua.com 9 FEV/2023
“O Aquífero Alter do Chão, na Amazônia é o maior no mundo, mas não vejo como o utilizarmos para diminuir a escassez porque teriam que ser feitas muitas obras para isso”

o ciclo contrário, com menos chuvas, possamos nos manter abastecidos. Portanto, para garantir que vamos ter água o ano todo precisamos cuidar dos rios, fazer uso consciente, garantir que os reservatórios e represas estão cheios, como também saber quando tem menos quantidade de água e entender o ciclo e agir de acordo com ele para ter um melhor nível de ação e uso da população.

Na sua opinião, qual é a percepção que as pessoas têm sobre o desperdício da água? Elas possuem consciência em relação ao consumo?

Eu vou dar um exemplo: o que é mais importante, água ou internet? Se você fica sem internet na sua casa, você vai ficar muito bravo, se você trabalha, vai ter que sair de casa e vai ter que correr atrás. Se você ficar sem água, tem que sair de casa na hora. Sem internet, por pior que seja, você vive. Sem água, não. Não é pra ter que escolher uma das duas, mas na hora de usar a água precisa de mais responsabilidade o que ainda acho que não existe. Precisamos ter campanhas o tempo todo falando sobre isso, para as pessoas entenderem a sua importância, que é vital para nossa sobrevivência. Nós temos que saber cuidar da água e as pessoas ainda não sabem, muito pouca gente tem consciência disso.

Existe alguma relação entre o nosso saneamento básico e a escassez hídrica?

Fizemos uma entrevista com Edson Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil. Teríamos uma realidade totalmente diferente no Sudeste do Brasil como um todo, se tivéssemos, senão a total universalização do saneamento básico, mas chegando perto disso. Teríamos água

suficiente para todo mundo estar bem abastecido, não teríamos tantos problemas com a questão de doenças de origem hídrica, porque é um dos problemas mais sérios que temos nas periferias no Nordeste e Norte do país e, mesmo aqui em São Paulo por causa da água de má qualidade porque não existe saneamento básico e essas pessoas não recebem água tratada. Nós temos cerca cem milhões de pessoas que ainda não têm acesso, no Brasil, a água tratada. Pensa que nós não somos um país rico, há países muito mais pobres que o Brasil que tem uma situação de tratamento de água de esgoto muitíssimo melhor que aqui. Na América Latina, nós somos o pior exemplo. Teríamos muito mais água se tivéssemos saneamento razoável, não precisa ser perfeito, mas razoável já seria algo fundamental.

A escassez hídrica é um problema exclusivo do Brasil?

Não, a escassez hídrica é algo que afeta praticamente todas as localidades do mundo com diferenciações. Eu estive duas vezes em Israel e lá, por exemplo, a escassez hídrica é absurda, só que eles têm projetos e processos para tentar solucionar razoavelmente isso. A escassez hídrica não significa que não tem água, escassez hídrica significa que você tem um problema que precisa ser administrado, então eu citei Israel, eles têm o processo de dessalinizar, tem que tirar a água do mar, que gasta uma energia enorme e muito dinheiro pra fazer isso. Já pensamos em fazer isso no Brasil, mas não há necessidade nenhuma de fazer uma dessalinização e sim, de cuidar de tudo que nós temos. Vai gastar muito menos, com melhores resultados e sem gastar tanta energia, porque são processos caros. Para nós, aqui na América Latina, deveria ser muito mais fácil administrar porque, em te -

oria, nós não temos escassez hídrica porque temos água em abundância, só que a gente não tem o acesso a essa água em todos os locais do país. Esse é o maior desafio.

Qual é o maior impacto da escassez hídrica na região das bacias hidrográficas?

A partir do momento em que os níveis baixam muito, isso prejudica a fauna e a flora e causa um desequilíbrio ambiental muito grande. Por exemplo, eu vi uma reportagem de uma represa que o nível de água baixou muito e as algas começaram proliferar e tiraram o oxigênio da água. Tirando o oxigênio da água, isso mata os peixes, mata outros tipos de vegetação, as bactérias e micróbios que são fundamentais para o meio ambiente. Quando há um desequilíbrio ambiental e essas bacias hidrográficas recebem menos água, o fluxo que corre nessas bacias acaba sendo prejudicado, traz desequilíbrio ecológico e prejudica todo o entorno dessa bacia.

É possível que acabe a água potável do planeta?

Eu acho que acabar é uma coisa que não está muito no horizonte. A questão é que, se houver uma redução brusca de água, acontecerão muitas coisas ruins para todos. Haverá menos pessoas com acesso à água e aí terão que consumir água contaminada. As desgraças vão aumentar, como por exemplo, guerras por causa disso, lugares vão deixar de ser habitados, mas a água não vai acabar.

E o aquífero da Amazônia?

O Aquífero Alter do Chão, situado na Amazônia é o maior no mundo, mas não vejo como o utilizarmos para diminuir a escassez, porque teriam que ser feitas muitas e caríssimas obras para isso. (Fonte: Internet)

10 FEV/2023 revistaplanetaagua.com Revista ENTREVISTA
“Se houver uma redução brusca de água, acontecerão muitas coisas ruins para todos.
Haverá menos pessoas com acesso à água e aí teremos que consumir água contaminada”
seucorretoraltopadrao.com.br (62) 98186-3552 ALTO PADRÃO EM GOIÂNIA A L P H A V I L L E E J A R D I N S
revistaplanetaagua.com 13 FEV/2023 continua na página 14

Dr.ª Fabíola Gomes de Oliveira Ebner (CRO: 6952) Cirurgiã-dentista, Ortodontista, Invisalign Doctor, Odontologia Estética

Dr. Alexandre Carneiro Ebner - Oftalmologista (CRM: 8043 - RQE: 3840)

Córnea/Catarata/Glaucoma/Lentes de contato

Atendimento: Espaço Ebner

HOA - Hospital Oftalmológico de Anápolis

Av. São Francisco, 715 - Jundiaí - Anápolis - GO 62 3098 7475 / 9 8238 4745 www.espacoebner.com / @fabiolaebner / @dralexandreebner
TELEVISÃO

Moacir Melo Éticas esquecidas

Foi atribuída a Sócrates, filósofo Grego (399479 AC), a criação da virtuose e da ética, através, principalmente, de reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.

Para tanto, as pessoas antes de realizar ou promover qualquer ação, pensamento e/ou emitisse qualquer palavra, deveriam filtrar estas atitudes, autorrespondendo três perguntas que foram denominadas de “Três Peneiras Gregas”, quais sejam: É VERDADE? É BOM? É UTIL? Se a resposta fosse “não”, ou, no mínimo duvidosa, sugeria-se não promover a atitude ou ato. Seria um mundo de pureza.

O povo Judeu, há milhares de anos, têm como referência religiosa e naturalmente a ética social baseada na “TORÁ”, seu Livro da lei. Ali estão incluídas as dez falas ou dez mandamentos, além de 613 normas ou preceitos que indicam o caminho da união e da boa convivência e isto cria a ética social. Tudo isto é pétreo, imutáveis, porque foi-lhes entregue pelo Criador, pelas mãos de Moisés.

Jesus Cristo, que era Judeu, deu uma nova dinâmica ao propor uma única lei: “amar ao próximo como a ti mesmo”. Na verdade, não há caminho que melhor conduza à prática do bem. Se seguir esta lei Cristã, acredito, todas as peneiras já estariam executadas, tacitamente.

Tão vivas quanto naquelas épocas, estas peneiras, socráticas, judaicas e cristãs, continuam a serem trilhadas pelas pessoas de bem nos dias de hoje. In-

teressante, porém, deduzirmos que ao manifestar sua preocupação com a ética e a boa vivência, bem como o fato de ter criado a assertiva que diz que: “se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade”, o mestre Sócrates já tinha uma preocupação muito grande com desonestidade, mentira, malícia e corrupção, antes da era Cristã.

Vai daí que vem de longe a corrupção, a desonestidade e falta de ética em todos os setores. Porém, vem de longe, também, a busca de soluções para atos não peneirados e que prejudicam pessoas no âmbito individual bem como no coletivo. Aqui em nosso Brasil, parece-nos implantado uma tal “Lei de Gerson” onde todos querem ganhar e ninguém é preocupado em servir o próximo. Com isto, implantou-se o fim da ética. E vivemos no pior cenário possível.

No entanto, os piores exemplos vêm de cima, ou dos Poderes constituídos, donde deveria vir o exemplo de grandeza, ética e virtude. De lá, já de há muito tempo foram esquecidas as peneiras gregas, judaicas, cristãs ou quaisquer outras que visam criar ética e moral, na política, nas relações econômicas e sociais. O que fazer? Só protestar? Talvez! Porém, é preciso procurar o caminho da virtude.

Enquanto isto, vamos que vamos, no estilo salve-se quem puder! Até quando? Só o Criador poderá responder.

Valha-me meu Deus!!!...

revistaplanetaagua.com 15 FEV/2023
OPINIÃO

ESPECIALIZAÇÃO

Dijan de Barros

Vantagens da pós-graduação

Os benefícios de fazer uma pós-graduação vão desde um aumento do salário em até mais de 100 % à possibildiade de expansão das oportunidades de emprego, significativo avanço na transição de carreira e impulsionamento do desenvolvimento profissional. Mas podem ser mais. Confira nove delas:

Melhorar as perspectivas de salário

Uma das principais vantagens de ter um certificado de pós-graduação é aumentar as chances de conseguir uma posição com melhor remuneração. Estudos mostram que em cargos de diretoria a diferença salarial entre executivos, que possuem pós-graduação ou MBA em comparação aos que não possuem essa formação, é de 47,2%.

Aumentar a empregabilidade

Com conhecimentos específicos em determinada área seu currículo vai se destacar em processos seletivos.

Conhecimento especializado

Se, durante a graduação, você se interessou por um tópico específico, a pós-graduação é o momento ideal para se aprofundar nesse tema. Ser um especialista traz reconhecimento e, é claro, a possibilidade de assumir cargos de liderança.

Explorar novas áreas

Talvez você não esteja plenamente realizado na sua área de formação. Assim, uma pós-graduação pode trazer outras possibilidades. Com uma especialização é possível fazer uma transição de carreira e assumir novas posições no mercado de trabalho através do conhecimento adquirido.

Ampliar o networking

Ao fazer uma pós-graduação você amplia o seu networking, ou seja, a sua rede de contatos profissionais.

Isso porque você vai estar em contato com os seus professores, com os seus colegas e, ainda, com profissionais do mercado, através de eventos e palestras.

Assumir cargos sênior/gestão

Quem deseja assumir cargos de gestão, a pós-graduação é uma excelente porta de entrada. O site VAGAS mostrou que mais de 70% das oportunidades para quem tem pós-graduação ou superior são destinadas para nível pleno, sênior ou supervisão/coordenação.

Progressão de carreira

Se você está pensando em progredir em sua função atual, fazer uma pós-graduação pode ser um bom caminho, pois você indicará ao seu ao seu empregador que é um profissional atualizado, em busca de crescimento e aprimoramento profissional.

Desenvolver habilidades socioemocionais Independentemente do assunto que você vai estudar, cursar uma pós-graduação permite que você desenvolva habilidades socioemocionais fundamentais para a sua carreira. Primeiro, porque você precisa desenvolver dissciplina e motivação durante os seus estudos, bem como gerenciamento de tempo e habilidades organizacionais.

Realização pessoal

Além de todas as vantagens relacionadas à carreira, há uma grande recompensa por trás do interesse e da decisão de fazer uma pós-graduação: a realização pessoal, sem a menor sombra de dúvida. Afinal, não há nada melhor do que adquirir conhecimento e expandir o nosso universo de possibilidades. Quanto mais estudamos, mais aprendemos e mais compartilhamos. (Fonte: Internet)

revistaplanetaagua.com 17 FEV/2023
Empreendedor | Diretor na Saraiva de Rezende Especialista em Gestão & Marketing | Apresentador | Palestrante

Três primas Morais: Olinda Castro Santos, filha de Daniela Santos e Carlos dos Santos; Alícia Moraes Oliveira, filha de Stefani Oliveira e Davi Morais; e Cecília Simões Pereira, filha de Debóra Simões e Júlio César Pereira. É a nova geração trazendo muitas alegrias. Parabéns!

PLANETINHA

revistaplanetaagua.com 19 FEV/2023
Arthur Rodrigues recebe o carinho dos pais, Priscilla Rodrigues e Diógenes Lopes. Bela família. Valenthina Gomides de Oliveira,  9 meses, filha de Roberta Gomides e Johnathan Oliveira. Linda. Thiago Amaral Resende Filho, 1 mês e 1/2, é luz no lar de Luana e Thiago Vidal. Bênção. Graciene e Jalles dos Santos com os filhos Maria Geovanna, João Paulo, Marcos e Jorge dos Santos. Uma bênção!

Sensibilização ambiental no Lago Corumbá IV

No primeiro trimestre de 2023 a Corumbá Concessões realizou Paradas Ecológicas e Abordagens Via Lago. As ações fazem um alerta e levam informações sobre meio ambiente para a população dos municípios do entorno do reservatório.

Equipes da Corumbá Concessões estiveram em campo nesse primeiro trimestre de 2023 para ações de sensibilização ambiental. Colaboradores do Programa de Educação Ambiental realizaram Paradas Ecológicas e Abordagens Via Lago nos municípios goianos de Alexânia e Abadiânia.

Kits

Foram entregues 450 kits ambientais e repassadas informações sobre assuntos como pesca predatória e piracema, turismo consciente e poluição das águas e fontes contaminantes, além de cuidados com o meio ambiente.

20 FEV/2023
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Abordagem Via Lago e Parada Ecológica visam educar e conscientizar

O trabalho de conscientização ambiental nos municípios dos arredores do Lago Corumbá IV faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Corumbá Concessões

Na Abordagem Via Lago, os usuários que estavam nos municípios de Abadiânia e Alexânia também receberam informações sobre descarte correto de lixo, cuidados com o fogo e detalhes sobre o uso correto da Área de Preservação Permanente. Na abordagem, foram entregues material educativo e sacos de lixo.

Parada Ecológica

Na Parada Ecológica foram abordados veículos e pedestres que acessavam o lago Corumbá IV na região rural da Serra do Ouro, em Alexânia. Eles também receberam

orientações sobre cuidados com a fauna e flora locais e um kit com lixocar reciclável e informações sobre os cuidados com a natureza.

Preservação

O trabalho de conscientização ambiental nos municípios dos arredores do Lago Corumbá IV faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA), da Corumbá Concessões. O programa possui frequente rotina de ações preventivas de sensibilização ambiental com o objetivo de preservar o meio ambiente no reservatório e entorno.

Nas paradas e nas abordagens são entregues panfletos conscientizando sobre a importância da preservação

revistaplanetaagua.com 21 FEV/2023
22 revistaplanetaagua.com Belíssimas cachoeiras, trilhas, rapel, boia cross, tirolesas, arvorismo, trilha do ouro e toboáguas, além de sua exuberante beleza natural. para o Salto! saltocorumba Br-414, km 38 - Corumbá de Goiás

Rio Corumbá: um trajeto de belezas naturais, mas também de desenvolvimento

Considerado um dos mais importantes de Goiás, o rio ancora muitas das atividades econômicas nas cidades que corta, entre elas o turismo ecológico

Além das águas em seu curso, os rios também levam ao surgimento e desenvolvimento de milhares de cidades. No Brasil, são muitos os municípios que de um rio tiraram, não só o seu nome, mas seu sustento e sua história.

Corumbá de Goiás

A bela Corumbá de Goiás, a 113 quilômetros de Goiânia, é um exemplo.

O povoamento da cidade histórica começou em 8 de setembro de 1731, como pólo de mineração principalmente no Rio Corumbá. Pirineus Desde então, esse curso d’água, que nasce nas encostas montanhosas da Serra dos Pirineus, a 1.100 metros de altitude, na divisa dos municípios de Cocalzinho e Pirenópolis, norteou

o desenvolvimento da cidade de Corumbá de Goiás e todo o seu entorno. Ele tornou a região um importante pólo turístico, com atividades do turismo rural, ecológico e lazer, além de contar com um rico patrimônio histórico e cultural.

Preservação

E, mesmo nos dias de hoje, esse que é um dos mais importantes rios de Goiás, continua sendo âncora de muitas das atividades econômicas. Incrustado no meio de uma bela mata preservada.

Dentre as diversas atrações naturais existentes às margens ou próximas ao histórico rio estão o Salto Corumbá e o Lago de Corumbá IV. Turistas de todo o mundo buscam lazer e descanso nesses belíssimos locais naturais que valorizam e destacam o estado de Goiás como alguns dos mais procurados destinos turísticos do Brasil e da América do Sul.

24 FEV/2023 revistaplanetaagua.com
Hidrelétrica Corumbá IV: É o rio gerando riqueza e qualidade de vida
RECURSOS HÍDRICOS

Casa do Rio

Uma dádiva da natureza que foi compartilhada

No Hotel Fazenda Casa do Rio o som das águas do Corumbá entre as pedras é a trilha sonora de toda a propriedade, trazendo a sensação de paz, descanso e integração com a natureza para os visitantes. Passando exatamente no meio da propriedade, uma passarela permite que os turistas tenham a experiência de atravessar e contemplar seu leito do alto. Em seu entorno, estão o restaurante e quartos, proporcionando uma verdadeira terapia de sons para os ocupantes. A hospedaria conta com cinco blocos em arquitetura com inspiração colonial, todos erguidos no entorno do rio.

Dádiva compartilhada

“É uma verdadeira dádiva da natureza, um presente ter um pedacinho do rio em nossa propriedade”, diz Waldir Moreira, proprietário do empreendimento que se chamava Hotel Fazenda Paraíso dos Sonhos e está sendo revitalizado e reaberto sob nova administração, com o novo nome de Hotel Fazenda Casa

do Rio. A ideia de tornar a propriedade da família em um hotel fazenda foi estimulada pelos próprios amigos e familiares. “Eles vinham aqui e se encantavam com o lugar e me diziam que eu tinha de compartilhá-lo com mais pessoas”, conta. As águas calmas do rio, no trecho da propriedade, permitem também o banho além da contemplação. Além desse contato com as águas, trilhas com matas virgens, gastronomia autoral, piscinas, academia, sauna, quadras de tênis, beach tênis, peteca e centro de convenções são outras atrações. No total, são quase 15 mil metros de área construída. Rio do desenvolvimento Com 576 quilômetros de águas inseridas só no território de Goiás, o Rio Corumbá é um importante afluente do Paranaíba e integra a bacia do Rio Paraná. Além do turismo, suas águas também servem ao abastecimento de cidades, à geração de energia e à irrigação de lavouras. Da propriedade de Waldir Moreira, o rio Corumbá segue proporcio -

nando o desenvolvimento do turismo ao longo de seu curso.

Corumbá IV

Suas fartas águas formam o lago de Corumbá IV, um enorme reservatório de água construído para possibilitar a queda de água pelas turbinas da Usina Hidrelétrica Corumbá IV. Com aproximadamente 173 quilômetros de área e capacidade para 3,7 trilhões de litros d’água, ele banha as cidades de Abadiânia, Alexânia, Corumbá de Goiás, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Silvânia.

Bacia do Prata

Além da geração de energia, ele também abastece com água tratada cerca de 1,3 milhão de habitantes do Distrito Federal (DF) e de Goiás e, ainda, está criando um novo polo de turismo náutico no Estado. De lá, o Rio Corumbá dirige-se para o sudeste de Goiás, onde deságua no rio Paranaíba. Seu destino final é a Bacia do Prata, segunda maior da América do Sul, formada pelos rios Paraguai, Paraná e Uruguai.

revistaplanetaagua.com 25 FEV/2023
Ponte da Casa do Rio é atração para todas as idades
“É uma verdadeira dádiva da natureza, um presente ter um pedacinho do rio em nossa propriedade. Então, por que não compartilhá-lo?”
28 FEV/2023 revistaplanetaagua.com O Grupo Vibracom investe no que há de mais sofisticado para você garantir o sucesso da sua construção. Com mais de 35 anos no mercado, somos uma empresa dinâmica e arrojada que alia tradição, competência e inovação para oferecer ao mercado da construção civil todo suporte necessário para o desenvolvimento e crescimento do setor na região Centro-Oeste. @vibracom www.vibracom.com.br @Grupo Vibracom (62)99610-6584 (62)99976-3447 canaldocliente@vibracom.com.br

Comunidade árabe em Anápolis é destacada em exposição no CEITec

Evento tem apoio da Prefeitura e vai até o dia 28 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

OCentro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (CEITec) abriu exposição inédita, “Os 120 Anos da Presença Árabe no Coração do Brasil”, na última sexta-feira, 24, no Espaço Cultural do Turismo. Com apoio da Prefeitura de Anápolis, o evento acontece até dia 28 de abril de segunda a sexta, das 8h às 17h. A realização é do Instituto Jan Magalinski e Vivendo a História. Conhecimento

Para o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização, Márcio Cândido, “essa é uma grande oportunidade de conhecer a história, de tirar dúvidas e curiosidades sobre a comunidade árabe em Anápolis, que tanto colaborou para a construção e progresso do município”, disse.

O participante Léo Morais é fã de exposições e afirmou que “saber mais sobre as moedas e cédulas árabes e ver registros fotográficos com personalidades históricas ajudam em nossa formação”. A abertura oficial contou com as presenças de representantes árabes, dentre eles o Sheik Nasser Sahim, do Centro Islâmico de Anápolis, além de historiadores, escritores e profissionais de comunicação. O jornalista Guilherme Verano, palestrante da noite, destacou a experiência que teve em entrevistar famílias árabes na cidade. “A preservação da memória cultural e histórica é relevante e fundamental para qualquer nação. Feliz pelo convite e por compartilhar este momento”, disse. Ele falou ainda sobre o CEITec, da Prefeitura, e a importância do espaço para a cidade. “Fiquei impressionado. É um local destinado aos projetos do futuro, para lançar um olhar no passado através das obras literárias, fotografias e peças de temática árabe, além da exposição de moedas e cédulas sob a curadoria do numismata Fernando Ganim”, ressaltou Guilherme, que também é escritor. O livro apresentado, “A Presença Árabe em Anápolis”, já foi doado para todas as escolas do município, fruto de uma parceria com o escritor e atual presidente da Academia Goiana de Letras, Ubirajara Galli. O agrônomo João Asmar Júnior também participou do evento e evidenciou a trajetória e história de seu pai, professor João Asmar, como também de seus dois livros: “Árabes no Sertão” e o “Troco e outras notas”.

Dança do ventre

A noite também contou com a apresentação da tradicional dança do ventre, com a professora Lanne Silva

e seu grupo. A exposição é elaborada sob a curadoria do historiador Jairo Leite que revelou que para o dia 13 de abril está programada uma nova palestra. “Apresentamos na abertura do evento o livro biográfico de Mounir Naoum, escrito pelo professor Pedro Sahium e esperamos poder contar com a presença de todos no evento”, completou.

revistaplanetaagua.com 29 FEV/2023
HISTÓRIA
Sheik Nasser Sahim e jornalista Guilherme Verano

Posse do presidente Álvaro Otávio Dantas Maia

Restrospectiva e prestação de contas marcam o fim dos dois mandatos de Dantas Maia

Trabalho, Inovação, Benefícios. Muitas são as palavras que poderiam definir o que foram os mandatos do presidente da ACIA, Álvaro Otávio Dantas Maia. Todas representam o grande número de ações desenvolvidas em prol do fomento econômico em Anápolis e região.

Após tanto empenho sempre chega o momento da retrospectiva. É uma maneira de compartilhar o passado recente e projetar novas conquistas para os próximos anos. Através de um trabalho cooperado que envolveu os diretores, empresários a sociedade civil e os poderes públicos e privados vimos que a luta por mudança é conjunta. A retrospectiva foi apresentada pela Comunicação da ACIA na primeira reunião ordinária de 2023 quando as contas da diretoria foram aprovadas por unânimidade.

2019

O Presidente eleito, Álvaro Otávio Dantas Maia, um homem de visão empresarial diferenciada. Assumiu a ACIA decidido a ser OUSADO, DETERMINADO, COM VISÃO DE LONGO PRAZO e PIONEIRO em grandes projetos.

Transparência

Desde o início a trajetória foi marcada pela transparência e pluralidade. Sua Diretoria sempre desempenhando um papel fundamental, foi conquistando avanços para o associativismo empresarial. Investiu em um TRABALHO SÓLIDO, voltado para as reais demandas dos empresários e instituições classistas.

1ª Expo Anápolis

Sempre buscando o fortalecimento das empresas e industrias de Anápolis e região a ACIA junto com sua diretoria liderada pelo seu presidente realiza a 1ª Expo Anápolis.

Uma ideia que já vinha sendo construída por gestões anteriores. A Expo Anápolis principal evento realizado no ano 2019 em Anápolis, atraiu empreendedores, investidores, empresá-

rios interessados em abrir ou expandir seus negócios. Reunindo experiências transformadoras, networking presencial e conexões com compradores, parceiros e fornecedores. Movimentando mais 20 milhões de reais em negócios. Álvaro mais uma vez projetou a ACIA como entidade atuante e responsável. Não abriu mão de se posicionar diante das questões contemporâneas, essa postura fez com que a associação fosse respeitada e admirada por outras entidades e pelos formadores de opinião. Neste ano de 2019 a ACIA junto com o seu presidente, e sua diretoria realizou 19 Reuniões Ordinárias no qual foram tratados diversos assuntos sempre e prol do fortalecimento da classe empresarial.

Equipe da Comunicação apresentou a retrospectiva

32 FEV/2023 revistaplanetaagua.com
ASSOCIATIVISMO

Na pandemia o presidente Álvaro Maia continuou selando parcerias com o poder público

Apoio e união ainda maior na pandemia

Em um ano crítico, a ACIA pautou todas as suas ações de forma a apoiar o empresário e oferecer as melhores alternativas para as empresas no enfrentamento da pandemia.

Outro fator importante da gestão do Presidente Álvaro, foi a representatividade, buscando maneiras junto ao poder público de permitir que as empresas se adequassem e continuassem suas operações.

Os pontos de destaque foram:

- Encontros periódicos da Diretoria com o Poder Público para auxiliar nas melhores estratégias para as empresas locais em virtude da pandemia

- Pesquisa com associados no início de março para traçar estratégias de atuação durante a pandemia

- Criação de área especial no site, dedicada a orientações e materiais de apoio aos empresários

- Campanhas de conscientização e incentivo às empresas locais.

- E naquele momento foi necessário se reinventar.

- Inovando através de Lives com conteúdo voltado ao marketing, inovação, linhas de crédito e transformação, assim como outros temas;

- Parcerias com SEBRAE através de cursos, palestras e Webinars.

- Não deixando os rumos de nossa cidade fora de pauta, foi realizado sabatinas com os candidatos a prefeito de Anápolis por meio presencial seguindo todas as medidas restritivas e por meio online, com alcance de mais de 50.000 pessoas. Devido a pandemia em 2020 a ACIA, e toda sua diretoria realizou 8 Reuniões Ordinárias e várias outras online visando alcançar meios para a nova realidade na qual estávamos passando.

2021

O ano de 2021 foi quase que uma continuação do ano de 2020, onde tivemos uma queda sem precedentes na economia devido ao agravamento da pandemia do Coronavírus.

Mesmo em uma pandemia a diretoria da ACIA liderada pelo seu presidente Álvaro Otávio Dantas Maia, ratificou a parceria realizada com a OAB Anápolis, beneficiando a classe empresarial. No intuito de unir a classe empresarial em meio a uma pandemia a ACIA participa do Fórum Empresarial de Anápolis, levando para o prefeito propostas a serem realizadas para a retomada da economia empresarial.

Sabendo das dificuldades encontradas por restrições da covid

19 a ACIA junto com sua diretoria preside reunião com o presidente da Goinfra.

Pedro Sales para tratar da retomada das obras do Anel viário do DAIA.

Seguindo os trabalhos a ACIA pautada em fortalecer a classe empresarial reuniu com o Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado.

Para apresentar reivindicações dos empresários anapolinos procurando levar para o Governo as necessidades da nossa classe.

Eleições 2021

Com o fim do primeiro mandato do presidente Álvaro Otávio Dantas Maia e sua diretoria.

Aconteceu no dia 09/04/21 as eleições para o biênio 2021/2023, para presidente e novo Conselho Administrativo, Consultivo e Conselho Fiscal da ACIA.

Sendo eleita a mesma chapa que já se encontrava na atual presidência. A presidente da ACIA e sua Diretoria participaram no Ministério da Defesa em Brasília de uma reunião com o General Brito e o Brigadeiro Meneses.

Na pauta do encontro estavam as ações para o desenvolvimento industrial de Anápolis.

O presidente da ACIA e sua Diretoria participaram do lançamento do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária. Estavam presentes o presidente da Acieg Rubens Fileti, o Governando do Estado de Goiás e o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas.

Diretores da ACIA participaram de solenidade de assinatura do projeto de lei que autoriza a transferência por parte do Governo de Goiás, de uma área total de 175 hectares da Plataforma Logística Multimodal de Anápolis.

Para a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás Codego que é responsável pelos distritos industriais do Estado. No dia 25/08/21 foi marcado na história da ACIA após quase dois anos de pandemia e restrições tivemos o retorno de nossa tradicional reunião presencial.

Seguindo todos os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde. A ACIA sempre incentivou e acreditou no desenvolvimento educacional neste sentido foi firmado pela 1ª Corte de Conciliação uma parceria com a Faculdade Raízes para que os acadêmicos do curso de direito possam estagiar na primeira corte.

revistaplanetaagua.com 33 FEV/2023

Desafios e conquistas em 2022

Com o apoio da ACIA o então Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, realizou na UniEvangélica uma audiência pública para discutir o futuro do modal ferroviário no Brasil e principalmente em Anápolis.

No dia 17/12/21 o presidente da ACIA recebeu a Comenda Henrique Santillo da Câmara Municipal de Anápolis uma das mais importantes comendas desse munícipio.

Em 2021 a ACIA, e toda a diretoria realizou Reuniões Ordinárias sempre pensando em alcançar ações que contribuam para a classe empresarial.

Mais um ano que se encerram com muito trabalho e com Fé, Trabalho, Força e Confiança que entramos para mais um ano repleto de conquistas.

2022

Um ano desafiador para muitos brasileiros e também para a Associação Comercial e Industrial de Anápolis.

Que mais uma vez através de toda a sua diretoria, liderada pelo Presidente Álvaro, abraçava a missão de bem representar o setor empresarial de Anápolis e região nessa nova retomada econômica.

Pós-pandemia de coronavírus, Guerra na Ucrânia, Eleições Nacionais e Copa do Mundo, tudo no mesmo ano, foram os componentes atípicos que colocaram uma pressão ao setor produtivo empresarial.

Na reunião em comemoração aos 86 anos da ACIA, foram apresentadas, uma série de ações para colocar a ACIA e a cidade de Anápolis, mais uma vez, como protagonistas no cenário nacional.

Essas ações resultaram em: Implementação do novo sistema de Gestão ACIA Gestor que visa a qualidade e agilidade nos procedimentos adotados por essa associação.

Participação no Encontro dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, promovido pelo Grupo Equatorial.

Participação na Tecnoshow COMIGO - Feira de Tecnologia em Agronegócio em Rio Verde-GO, como convidada especial do Prefeito Paulo Faria.

Parceria com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL para a disponibi-

lização de linhas de crédito para os associados. Através do SIM DIGITAL (Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores).

Parceria com a FIEG, SESI, SENAI, com o objetivo de promover avanços sociais e de cidadania a partir de soluções tecnológicas e inovadoras.

Outra grande conquista ocorrida durante o mandato do Presidente Álvaro, foi uma área para a construção de uma Unidade Avançada de Saúde, do Ânima Centro Hospitalar, dentro do Distrito Agroindustrial de Anápolis, o DAIA.

Sinergia com Protege Seguros, veio o VR Benefícios que a cada dia tem promovido, praticidade, inovação, comodidade e liberdade para o trabalhador.

Colaboração com a ACIANER - Associação Comercial e Industrial de Nerópolis, surgindo a criação de convênios para beneficiar as indústrias da região.

Grande contrato de cooperação com a Associação Comercial e Industrial de Jaraguá, para a disponibilização do SERASA EXPERIAN para os empresários da região.

E a criação de convênios para que os colaboradores de Jaraguá e região também possam conseguir descontos através da Rede de Convênios do Cartão de Vantagens ACIA.

SABATINA COM OS CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS.

Seguindo a tradição o Presidente Álvaro juntamente com a sua diretoria realizou a sabatina com todos os candidatos ao Governo do estado de Goiás.

Para ouvir as propostas e projetos para o estado.

REVISÃO E REFORMA DO ESTATUTO DA ACIA

Outra grande conquista da gestão do Presidente Álvaro e sua diretoria foi a Reforma do Estatuto da ACIA para que a entidade sempre esteja atualizada diante de relevantes mudanças políticas, tecnológicas e sociais.

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS

Visando a segurança no tratamento de dados e informações de nossos associados e parceiros a ACIA, junto com a sua diretoria, aprova a criação e implementação da LGPD trazendo assim mais confiabilidade para todos.

34 FEV/2023 revistaplanetaagua.com
Reunião da ACIA com representantes do Ministério da Defesa em Brasília

Eleições e reforma foram destaques no final do mandato

Areforma na sede e as eleições para sucessão do presidente Álvaro Otávio Dantas Maia por Luís Cláudio Ledra foram destaques no início de 2023.

REFORMA DO AUDITÓRIO E SALA DE REUNIÕES

No início de novembro um sonho começa a se realizar. Foi dado o ponta pé inicial na reforma do auditório e sala de reuniões. Sempre trabalhando na intenção de melhor atender e receber nossos associados. Uma estrutura pensada no conforto na qualidade de imagem e som.

Para que esse sonho fosse realizado contamos com a participação de todos os diretores e associados e de nossa comissão de reforma.

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS

Em novembro de 2022 foi aprovado o plano de cargos e salários para os colaboradores da ACIA. Visando assim promover igualdade e justiça entre os colaboradores, já que garante transparência nos processos de promoção e parâmetros técnicos e justos para distinção de cargos e membros.

Neste ano de 2022 a ACIA, realizou___Reuniões Ordinárias pautadas para o fortalecimento do classismo empresarial. Um ano que se encerra repleto de ações mas que ainda devemos trabalhar mais e mais para o empresariado.

2023

Já no fim de seu mandato, o presidente Álvaro Otávio Dantas Maia, sempre buscando a implementação de um sistema de gestão de excelência, solicita mais uma auditória de supervisão do ISO 9001, garantindo assim a manutenção da certificação ISO que já vinha sendo implementada por essa associação. Mais uma grande conquista dessa diretoria foi o registro em cartório da área localizada na Brasil Sul.

CONCLUSÃO DA REFORMA

No dia 13 de março foi realizada reunião solene em homenagem aos 87 anos da ACIA e reinauguração da sala de reunião e auditório.

Um grande e inesquecível marco para a Associação Comercial e Industrial de Anápolis que sempre pautou em

trazer para os seus associados benefícios e vantagens. Eleições 2023

Foi realizado no dia 16 de março a eleição para presidente e novo Conselho Administrativo, Consultivo e Conselho Fiscal da ACIA. Ao final do processo eleitoral a chapa única formada e intitulada Mais ACIA liderada pelo empresário Luís Cláudio Ledra foi eleita para o biênio 2023/2025.

Em relação as prestações de contas dessa associação todas elas foram atestadas e aprovadas, pelos Conselhos Administrativo, Consultivo e Fiscal. Conforme o previsto no estatuto dessa associação mostrando assim, que toda a arrecadação, está sendo aplicadas corretamente por essa Administração.

AÇÕES SOCIAIS DA ACIA

Mesmo em anos difíceis, superamos todas as expectativas. Vimos a comunidade, os lojistas e diversos parceiros se empenharem fortemente em favor de todas as causas.

ISSO MESMO! A cada ano as ações sociais da ACIA vêm sendo potencializadas porque tem a seu favor a proximidade com as indústrias locais, e o empenho de toda a diretoria.

Que, nesse caso, ajudam a alavancar o resultado, promove mais engajamento e tem conscientizado toda a população para causas tão nobres.

A ACIA nunca deixou de realizar Ações Sociais, seja na campanha do cobertor, do Natal Empresarial.

E no caso desta campanha específica em razão das inúmeras famílias que ficaram em situação delicada por causa da pandemia, foi um momento especial.

Porque através do Presidente Álvaro e sua diretoria a ACIA pode contribuir com mais de 5.000 famílias em Anápolis e toda região. Essas foram as principais ações dos dois biênios realizados por essa diretoria na gestão do presidente Álvaro Otávio Dantas Maia. Siga nossas redes sociais e acompanhe o que há de mais relevante no meio empresário. Para mais informações ligue ou chame no WhatsApp 62 4014-7000.

ACIA a Casa do Empresário. (Comunicação ACIA)

revistaplanetaagua.com 35 FEV/2023
na sede ampliou as condições de trabalho e atendimento
Reforma

Colégio Lúmen é destaque também no esporte

Time feminino de vôlei faz história no Campeonato Estudantil

Otime feminino de vôlei do Colégio Lúmen está fazendo história nas disputas locais e regionais e cresce em técnica, tática e dedicação, afirma Murilo Nascente, diretor do Colégio Lúmen, uma das mais destacadas escolas de Anápolis. Neste ano, a equipe é tida como favorita na etapa municipal do Campeonato Estudantil e conquistou a preferência pelo fato de que, em 2022, as atletas passaram para a fase regional invictas. Neste início do Campeonato, o time do Lúmen disputa a fase intermunicipal apresentando a mesma garra e dedicação, tanto nos treinos quanto nos jogos. Em seguida a essa fase, as atletas do Lúmen passarão à etapa regional coordenada e orientada pelo novo treinador do time, Antônio Caetano, que vem desenvolvendo excelente e produtivo trabalho, conclui Murilo Nascente.

revistaplanetaagua.com 37 FEV/2023
ESPORTES

Goiás lidera geração de empregos no Centro-Oeste em fevereiro

Saldo de mais de 11 mil vagas é resultado da diferença entre contratações e demissões

Goiás encerrou o mês de fevereiro com saldo positivo de 11.490 postos de trabalho formais com carteira assinada. Os dados foram divulgados na quarta-feira (29/03) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho e da Previdência. Os números colocam o estado na primeira posição do ranking de geração de empregos na região Centro-Oeste e são resultado da diferença entre 74.899 admissões e 63.409 desligamentos. Postos de trabalho

Além de liderar no Centro-Oeste, Goiás ocupa a sétima posição no ranking de estados com a maior geração de empregos formais no mês de fevereiro. O saldo positivo foi

registradas no segundo mês de 2023

alavancado, principalmente, pelos setores de serviços e agropecuária. Somente a categoria serviços que engloba, por exemplo, administração pública, defesa, seguridade social, saúde humana, informática e atividades financeiras e imobiliárias gerou 5.753 vagas de trabalho formais em fevereiro de 2023. Em segundo lugar, a agropecuária foi responsável por 2.107 oportunidades. Na sequência estão indústria, com 1.677 vagas; construção, com 1.414; e comércio, com 539 vagas.

O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel Sant’Anna reforça o crescimento nos dois primeiros meses de 2023 e a posição de destaque ocupada por Goiás.

“Neste segundo mês do ano, o sal-

do foi ainda melhor e ocupamos o primeiro lugar no Centro-Oeste. É o resultado do trabalho contínuo do Governo de Goiás, com foco, principalmente, nas micro e pequenas empresas”, afirma.

País

O Brasil abriu 241.785 postos formais de trabalho em fevereiro, de acordo com o Caged. Conforme o levantamento feito pela entidade, os estados que mais geraram vagas de empregos com carteira assinada no país foram, respectivamente, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás.

(Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) Governo de Goiás)

revistaplanetaagua.com 39 FEV/2023
EMPREGO
Goiás gera mais de 11 mil empregos com carteira assinada em fevereiro, lidera no Centro-Oeste e fica em 7º lugar no país na geração de empregos formais (Foto: Rodrigo Cabral)

Foto: Planeta Água

Brasil na Planeta Água

Umdos templos do futebol paulista e brasileiro, o Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, está fechado para reformas desde o início de julho de 2021. O estádio, que já sediou memoráveis de -

cisões e recebeu jogos da Copa do Mundo de 1950, já tem data definida de reinauguração: 25 de janeiro de 2024. O registro é do correspondente da Planeta Água na Europa e nas Américas, Aurélio Rosa.

revistaplanetaagua.com 41 FEV/2023
REGISTRO

Rotary Club comemora 100 anos no Brasil

ORotary Club começou sua trajetória com a visão de um homem: Paul Harris. O advogado formou o Rotary Club de Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905 para que profissionais de diferentes setores pudessem trocar ideias e fazer amizades duradouras. Com o tempo, o Rotary gradativamente ampliou seu alcance e visão para serviços humanitários. Hoje, os associados têm um longo histórico de trabalhos sociais, atendendo às necessidades de suas comunidades e do mundo todo. Aquele compromisso perdura até hoje por meio de

uma organização realmente internacional. Depois de apenas 16 anos da sua fundação, o Rotary já tinha clubes em seis continentes. Hoje, existem associados em todos os lugares, trabalhando com dedicação para resolver os maiores desafios do mundo. Os associados não têm medo de sonhar alto e definir metas ambiciosas. A luta contra a pólio, iniciada em 1979, com um projeto para imunizar seis milhões de crianças nas Filipinas foi o primeiro grande passo. De lá para cá, houve um progresso incrível: em 1988, a doença assolava 125 nações, hoje apenas dois países continuam endêmicos.

Os quatro primeiros rotarianos

No dia 23 de fevereiro de 1905, Paul P. Harris, Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram E. Shorey se reuniram no escritório de Loehr para a ocasião que ficaria conhecida como a primeira reunião de Rotary Club. O desejo de Paul Harris de promover o companheirismo entre profissionais uniu esses quatro homens e levou à criação de uma gigantesca organização internacional de serviços humanitários.

O fundador do Rotary nasceu em Wisconsin, EUA, no dia 19 de abril de 1868. Harris foi criado por seus avós paternos na cidade de Vermont e estudou na University of Vermont, em Princeton e também na University of Iowa. Paul Harris foi presidente do Rotary International de 1910 a 1912, e associado do Rotary Club de Chicago até seu falecimento, em 27 de janeiro de 1947.

42 FEV/2023 revistaplanetaagua.com
ROTARY 100 ANOS
Organização internacional já desenvolveu mais de 700 projetos sociais no país. Comemorações do Centenário acontecem desde fevereiro.
Gustavus Loehr, Silvester Schiele, Hiram E. Shorey e Paul P. Harris Convenção Nacional dos Rotary Clubs em Portland, Oregon, 1911

Um século de ações e solidariedade

Oprimeiro Rotary Club brasileiro foi fundado no Rio de Janeiro no dia 28 de fevereiro de 1923 e está comemorando 100 anos de atuação no País. O Rotary é uma rede global de líderes comunitários que trabalham para promover mudanças nas comunidades carentes do mundo todo, e já investiu cerca de US$ 73 milhões – o equivalente a R$ 380 milhões – no Brasil ao longo deste período.

Rotary no Spotfy

Milhões de vidas já foram impactadas de forma direta pelos esforços da entidade, que se dedica principalmente nas frentes de saúde, educação e inclusão. Atualmente, existem 2.329 clubes distribuídos pelo território na-

cional, que reúnem um total de quase 50 mil membros e mais 7.840 voluntários, aproximadamente.

A história do Rotary Brasil também será resgatada e contada através do podcast Rotary no Brasil, presente na plataforma do Spotify. Composto por 10 episódios, que serão lançados ao longo da meses de março e abril, o programa irá abordar o empenho da instituição em cada temática, a exemplo da educação básica e alfabetização e da prevenção e tratamento de doenças, trazendo também convidados especiais, que participam ativamente do movimento, para compartilhar vivências dentro do Rotary. Saiba mais em https://open.spotify. com/show/3UBgT7TKWRmbO0DkfXbrvU.

Ações de impacto social

ORotary International festeja seu centenário no Brasil em fevereiro de 2023 e celebra o sucesso de centenas de grandes projetos sociais realizados por seus clubes no mundo e em todo o País. Apenas nos últimos sete anos, foram mais de 700 ações com impacto em comunidades carentes nas cinco regiões brasileiras com investimentos de mais de US$ 26 milhões.

revistaplanetaagua.com 43 FEV/2023
A história do Rotary Brasil também será resgatada e contada através do podcast Rotary no Brasil, na plataforma do Spotify.
Foto histórica com os presidentes dos Rotary Clubs de Anápolis e membros do Legislativo

ROTARY 100 ANOS

Câmara Municipal de Anápolis presta homenagem ao Rotary Club Internacional no Brasil

Sessão solene realizada na noite de quarta-feira, 22/03, no plenário Teotônio Vilela, marcou o centenário do Rotary Club Internacional no Brasil. Foram homenageados os clubes de Anápolis e mulheres que contribuem com projetos sociais desenvolvidos pelo Rotary Club no município.

A solenidade foi conduzida pelo presidente Domingos Paula (PV). A propositura para a homenagem partiu dos vereadores Leandro Ribeiro (PP) e Jakson Charles (PSB). Também prestigiaram o evento os vereadores Eli Rosa (PSC) e Reamilton Espíndola (Republicanos).

O papel do Rotary

“Para nós da Câmara é um prazer fazer esse evento para homenagear essa instituição, que ao longo dos anos cumpre um papel importante na sociedade”, disse Domingos Paula na abertura dos trabalhos.

O vereador Leandro Ribeiro disse ser uma honra ver as galerias da Câmara repletas de pessoas importantes como os rotarianos no exercício diário de ajudar ao próximo e contribuir com a sociedade.

O vice-presidente Jakson Charles hipotecou apoio incondicional do Legislativo às ações do Rotary e reafirmou seu carinho e respeito por todos os clubes de Anápolis.

Fazer acontecer

Na qualidade de representante do prefeito Roberto Naves (PP), o secretário de Educação, Alex Martins, também rotariano, ressaltou a característica dos membros da instituição em não fechar os olhos e arregaçar as mangas para fazer as coisas acontecerem.

No caminho certo

O governador do Distrito 4530 de Rotary Internacional, Washington Cardoso Alkmim, disse que era uma noite

de gratidão. “Fico feliz por estar aqui. Com essa homenagem a gente entende que está no caminho certo. Sejamos úteis na comunidade que estamos inseridos, para melhorar a vida das pessoas, trazer paz e saúde, que é o que o mundo precisa”, declarou o governador.

Governadores

Governador no ano rotário de 1989 a 1990, William Leyser O’Dwyer citou rotarianos dos clubes de Anápolis que foram governadores do Distrito 4530. São eles, Sócrates Diniz, Odorico Leão, Geraldo Rosa, Ivan Roriz, William O’Dwyer, Eurípedes Junqueira, Moacir Lázaro e Vera Lúcia Ribeiro. “Se fossemos voltar os anos, teríamos uma história importante para contar de cada um deles, e também sobre o que levou cada um à vida rotariana”, ressaltou Bill, reafirmando o papel da instituição em programas sociais fundamentais para os brasileiros.

Dia Municipal do Rotary

Esposa do governador Washington Alkmim, Silvanice Santos Moreno Cardoso Alkmim, discursou em nome das mulheres homenageadas e ressaltou o papel das mulheres no Rotary, a organização feminina no cumprimento de trabalhos que engrandecem a sociedade e a presença feminina nos clubes anapolinos. O Rotary Club Internacional, que completou 100 anos neste mês de fevereiro no Brasil, completará 82 anos em Anápolis no mês de outubro deste ano. Anápolis comemora o Dia Municipal do Rotary Club, que nasceu de um projeto aprovado na Câmara, de autoria da então vereadora Professora Geli Sanches. A data é comemorada anualmente no dia 23 de fevereiro, coincidindo com o Dia Nacional do Rotariano (criado em 1980).

O Rotary veio pra Anápolis em 1941, sendo o Rotary Club de Anápolis o pioneiro na cidade (Marcos Vieira - Fotos: Ismael Vieira)

44 FEV/2023 revistaplanetaagua.com
Iniciativa altamente prestigiada celebra os 100 anos do Rotary no Brasil

Homenagens especiais

Na sessão alusiva aos 100 anos do Rotary International no Brasil a Câmara Municipal de Anápolis prestou homenagem ao Governador do Distrito 4530, Washington Alkimim e à sua esposa, Silvanice Alkimim, coordenadora Distrital da Amizade. Também foram homenageadas diversas personalidades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

revistaplanetaagua.com 45 FEV/2023
Silvanice Cardoso Alkmim e o esposo, Washington Alkimim Nara Núbia Alves da Costa Fonseca Lorena Baptista Pinheiro Sandre Karla Fernanda Rodrigues Adriana Helena Cristina de Deus Alves Marina Rodrigues Lopes Telma Cândido (Rep. Leila Elias Caixe) Maria Isabel Fernandez Mosquera Mendes (Maribel) Márcia Costa Maria da Glória Fernandes Coelho (Irmã Rita Cecília) Carolina Carvalho Tavares

ROTARY 100 ANOS

Reconhecimento gera motivação

Homenagens por todo o mundo reconhecem o valor dos serviços prestados pelo Rotary e motiva os rotarianos a seguir em frente. Veja a lista dos dos clubes de Rotary e Rotaract do Distrito 4530 em Anápolis homenageados pelo Legislativo anapolino.

ROTARY CLUB DE ANÁPOLIS LESTE FUNDADO EM 25/04/1980

PRESIDENTE - ACHILES MENDES (REP. POR AIR GANZAROLI)

ROTARY CLUB DE ANÁPOLIS OESTE FUNDADO EM 05/06/1973

PRESIDENTE - FRANCISCO CÂNDIDO SOBRINHO

ROTARY CLUB DE ANÁPOLIS NORTE FUNDADO EM 21/02/1969

PRESIDENTE - MARIA ISABEL FERNANDES

ROTARY CLUB DE ANÁPOLIS JAIARA FUNDADO EM 29/06/2020

PRESIDENTE - ROGÉRIO VILELA DOS ANJOS

46 FEV/2023 revistaplanetaagua.com

1° ROTARY CLUB DE ANÁPOLIS FUNDADO EM 17/10/1941

PRESIDENTE - WILLIAM SABINO RODRIGUES

ROTARY CLUB DE ANÁPOLIS JUNDIAÍ

FUNDADO EM 07/05/2012

PRESIDENTE - KARLA FERNANDA RODRIGUES

ROTARY CLUB DE ANÁPOLIS NOVAS GERAÇÕES

FUNDADO EM 23/04/2020

PRESIDENTE - EDSON JOSÉ TEODORO

ROTARY CLUB DE ANÁPOLIS DAIA

FUNDADO EM 19/06/2019

PRESIDENTE - BRUNO BRAZ SANDRE

ROTARACT CLUBE DE ANÁPOLIS

FUNDADO EM 28/06/2018

PRESIDENTE - LIDIANE CHIARELOTTO GONÇALVES

revistaplanetaagua.com 47 FEV/2023

3... 2... 1... Parabéns!!!

CINCO DE MARÇO DE 2023. Uma data muito mais que especial para você e para todos nós que o amamos muito, querido Pedro! Que as bênçãos divinas continuem iluminando o seu caminho.

DEZENOVE DE MARÇO DE 2023. O jardim da vida floresce ainda mais para celebrar o seu dia também mais que especial, querido Willis Júnior. Seu brilho e sua existência tornam nossas vidas mais floridas de amor, paz e realizações!

SEIS DE MARÇO DE 2023. Hoje! Sim, hoje é o meu dia especial pelo qual agradeço a Deus pela presença de todos vocês em minha vida. Obrigado, queridos filhos!

Celebrando e edificando nossas vidas, embasados nos mais belos sentimentos, constituímos uma família alegre, unida e feliz!

E o momento para a celebração não poderia ser melhor... Afinal... “São as águas de março fechando o verão. É a promessa de Vida no teu coração” (Tom Jobim). Marineusa Ribeiro e Willis Magalhães

48 FEV/2023 revistaplanetaagua.com
Em visita à família Morais, em Sao Paulo, fomos recepcionados pela prima Fabiana e seu esposo Reginaldo. Obrigado pelo carinho! Karine Franciane na linha de frente do execelente atendimento da loja Constat. Nota 10!

A linda Gabrielle Vidal, uma das finalistas do concurso Rainha dos Cowboys, em Joao Pinheiro (MG). Boa sorte!

PERISCÓPIO Ana Morais

Vereador Lisieux José Borges abraça seu pai, o vicentino e ex-vereador, José Borges, no dia em que ele completou 90 anos de uma vida dedicada à solidariedade. Parabéns!

revistaplanetaagua.com 49 FEV/2023
Bruna Lima Araújo, biomédica do Laboratorio Diagnóstico, comemorou aniversário no dia 17/02. Parabéns!
50 FEV/2023 revistaplanetaagua.com
Davi Francisco, Edilberto Silva e Nayliria Guimarães da equipe de vendas da Concessionária Caoa Chery. 10! João Victor G. Costa, Biomédico da fábrica de fraldas Ternura Baby, aniversariante no dia 25/03. Parabéns! Leandro Lino, Kátia Araújo e Josimar Silva (Buzinapinho Baterias). Atendimento 10! Anastacios Dagios, Odilon Rosa, Deputado Cel Adailton, Álvaro Otávio, Leidiana Batista e Gildo Ribeiro na comemoração dos 87 anos da Associação Comercial e Industrial de Anápolis. Nadir e Antônio Torres, o Gente Boa, fazem parte da história gastronômica de Anápolis.
revistaplanetaagua.com 51 FEV/2023
Odilon Rosa, Nara Costa, Leidiana Batista e Gildo Ribeiro na comemoração dos 87 anos da ACIA. Sintonia. Formatura do Contabilista Jorge Peterson Morais Santos. Mais uma vitória. Parabéns! Odilon Rosa, Luiz Rosa e Wheverton Borges na comemoração dos 87 anos das ACIA. Sintonia. Bruno Achcar Trevisan (23/04), formando de Agronomia. Parabéns duas vezes. Reencontro de amigos no aconchego da residência de Elis Regina e Luíz Roberto Mendes. Show! Geli Sanches abraça o filho Leonardo Odair Sanches, aniversariante do dia 29/03. Parabéns!

A arte de desenhar com a alma

Artista anapolino vence concurso nacional com desenho de carro e continua aprimorando a habilidade descoberta na infância

Victor Fellipe, 16 anos, estudante é também artista. Dedicado ao estudo e à arte, lembra que sempre gostou de desenhar e desde bem cedo começou a desenvolver sua habilidade com os traços. Fã de Fórmula 1 e de carros em geral, seu trabalho está focado em automóveis, caminhões e afins.

52 FEV/2023 revistaplanetaagua.com ARTE

Conquista nacional serviu de motivação

Em 2019, Victor Fellipe participou do concurso de desenhos da 16° Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT). De mais de quatrocentos desenhos inscritos de todo Brasil o trabalho de Victor foi selecionado entre os dez melhores e, por votação popular, foi o vencedor. “Essa conquista abriu caminhos e trouxe novas oportunidades”, afirma o artista anapolino. “Hoje, formado em artes plásticas pela Escola de Artes Oswaldo Verano, continuo aprimorando minhas técnicas, aprendendo cada vez mais sobre arte e desenvolvendo esse talento. E continuo desenhando aquilo que mais gosto e que quero levar como profissão... Carros!”, afirma o artista.

revistaplanetaagua.com

CANELONE DE BERINJELA À BOLONHESA

Ingredientes

Ingredientes do Canelone de berinjela à bolonhesa

3 berinjelas fatiadas no comprimento Sal a gosto Azeite para untar

1 xícara (chá) de queijo mussarela ralado Recheio

2 cenouras raladas

2 tomates picados

1 xícara (chá) de queijo mussarela ralado

1/2 xícara (chá) de requeijão cremoso Sal e salsa picada a gosto

Preparo

Para o recheio, misture todos os ingredientes e reserve. Coloque as berinjelas em uma tigela, cubra com água, sal e deixe de molho por 1 hora. Escorra e seque com papel-toalha. Sobre cada fatia de berinjela, coloque uma porção do recheio e enrole como canelone. Coloque em um refratário médio untado e polvilhe com a mussarela. Leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até dourar levemente. Sirva em seguida.

Rendimento: 6

Dificuldade: fácil

revistaplanetaagua.com 55 FEV/2023
GASTRONOMIA

Senado aprova Ayrton Senna como Patrono do Esporte Brasileiro

Segue para sanção presidencial o projeto que declara o automobilista Ayrton Senna da Silva como Patrono do Esporte Brasileiro.

OProjeto de Lei (PL) 2.793/2019, do deputado federal Filipe Barros (PL-PR), foi aprovado no Plenário do Senado nesta quarta-feira (29) na forma do relatório do ex-senador Dário Berger à Comissão de Educação (CE). Em sua justificação, o autor da matéria destaca a atuação esportiva de Ayrton Senna e a sua representatividade no esporte nacional.

Ayrton Senna da Silva foi piloto de Fórmula 1 nas décadas de 1980 e 1990 e tornou-se o maior ídolo brasileiro do automobilismo. Nasceu em São Paulo, no dia 21 de março de 1960, e morreu de maneira trágica em 1º de maio de 1994, após colidir com uma mureta de proteção no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália. Ídolo nacional

Dário Berger, em seu relatório, define que “Ayrton Senna foi um ídolo nacional. Durante o auge de sua atuação, ele representava uma das poucas esperanças de um povo carente de vitórias e grandes conquistas. Ele proporcionava a alegria das manhãs de domingo, a certeza da vitória. E, em cada conquista, fazia questão de demonstrar o seu orgulho de ser brasileiro”. O relator citou pesquisas de opinião que reconhecem o piloto como “herói nacional e um dos grandes esportistas de nossa história”.

(Fonte: Agência Senado)

revistaplanetaagua.com 59 FEV/2023
HOMENAGEM
Busto de Ayrton Senna no Autódromo de Interlagos produzido pela artista Lalalli Senna, sobrinha do piloto. A obra tem 3,5 metros de altura.

Conselho de Meio Ambiente de Anápolis realiza primeira ordinária de 2023

Primeira reunião ordinária do COMDEMAS aconteceu no dia 30/03, no auditório do Parque Ipiranga.

OConselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Anápolis - COMDEMAS realizou a primeira reunião ordinária de 2023. Comandada pelo presidente do Conselho, Wederson Lopes, a reunião aconteceu no dia 30/03, no auditório do Parque Ipiranga, com a apreciação, análise e aprovação de divesos processos de uma extensa pauta.

Troca consciente

Após a leitura e aprovação da ata da reunião anterior, o presidente informou que a última edição do Projeto Troca Consciente aconteceria no dia 24 de março. O projeto Troca Consciente faz parte do programa Pró-Água e consiste na troca de recicláveis como plásticos, alumínios, pilhas, baterias, celulares, teclados por mudas de espécies como angico, tamarindo, jatobá, amora, caju, bálsamo, jacarandá, moringa, araçá, tamboril, jenipapo, jamelão, guapeva, goiaba, guapuruvu, aroeira, mutamba, ipê (Amarelo, Rosa, Roxo, Branco), café e manga. Chuvas

Sobre a atuação da Prefeitura quanto aos danos provocados pelas chuvas o presidente Wederson Lopes informou que um trabalho conjunto entre secretarias de Serviços

Urbanos, Meio Ambiente, Integração Social, Planejamento, Defesa Civil, CMTT, Procuradoria, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros marcou a segunda-feira posterior à forte chuva que caiu sobre a cidade. Foram mais de 300 servidores em diferentes regiões de Anápolis para executar trabalhos de limpeza e recuperação de pontos atingidos pela forte chuva daquele domingo, 12 de fevereiro. Peixes

Foi registrado também que uma ação se desenvolveu nos espelhos d’água do Parque Ipiranga para manejo de peixes exóticos considerados invasores em nosso bioma. “Um dos maiores prejuízos que observamos nos parques da cidade foi o acúmulo de nutrientes, causado, na maioria dos casos, por uma espécie específica, a tilápia. Isso estimula o surgimento de algas, diminui a oxigenação e pureza da água, causando odor desagradável e mortalidade da ictiofauna nativa (o conjunto de peixes de uma região ou ambiente), disse o secretário. O ambientalista Antônio Barbosa El Zayek fez uso da palavra para comentar sobre as ações estratégicas para o enfrentamento e solução dos problemas dos alagamentos e inundações do período chuvoso em Anápolis.

60 FEV/2023 revistaplanetaagua.com CONSELHOS

Câmaras Técnicas agilizam apreciação, análise e votação da pauta

Elaboração do Plano Diretor Municipal de Arborização, criação do Projeto Jardins de Chuva e Trincheiras e diagnósticos de cursos d’água serão destaques na

próxima reunião

Na sequência dos trabalhos do COMDEMAS foram abordados temas relacionados à composição de Câmaras Técnicas para elaboração de diagnóstico e aquisição de estações termelétricas para a Bacia do Antas, implantação do Viveiro Escola Municipal, implantação e aparelhamento do Cetas, execução das atividades de desassoreamento da calha de cursos hídricos no município, acompanhamento da elaboração do diagnóstico físico, ambiental e socioeconômico de toda a extensão do Ribeirão das Antas e proposição de ações para recuperação das áreas de preservação permanente, acompanhamento da elaboração do diagnóstico físico, ambiental e socioeconômico de toda a extensão do Córrego João Cesário e proposição de ações para recuperação das áreas de preservação permanente. Também foi informado que o curso de Capacitação de Georreferenciamento, aprovado pelo Conselho, será ministrado em parceria com a UEG.

Manejo de peixes exóticos nos espelhos d’água do Parque Ipiranga é uma das ações mais recentes da SEMMA

Ao final dos trabalhos, Thiago Freitas Vitorino, Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Anápolis trouxe novidades sobre os seguintes assuntos: Comunicados

Aquisição de materiais para equipes do Programa Pró-Água, aquisição de prêmios para o Projeto Tampa Mania, contratação de empresa especializada para elaboração do diagnóstico do Córrego Góis, contratação de empresa especializada para elaboração do Plano de Manejo da APA do Rio Caldas, contratação de empresa especializada para elaboração de Plano Diretor Municipal de Arborização, criação do Projeto Jardins de Chuva e trincheiras, como soluções baseadas na natureza para mitigar os impactos das inundações.

revistaplanetaagua.com 61 FEV/2023
Diretores, conselheiros e convidados participaram da primeira reunião ordinária do COMDEMAS em 2023.

Lojas autônomas ganham espaço no Brasil e já chegaram em Anápolis

Enquanto varejistas do mundo todo enfrentaram desafios para manter suas portas abertas no mercado físico, outras oportunidades surgiram e se desenvolveram com a pandemia, como as lojas autônomas em condomínios e de rua. Mundo afora elas já eram bastante conhecidas, sobretudo nos Estados Unidos, com a Amazon GO, e na China, com a Bingo Box e Hema Supermarket (Alibaba). No Brasil, o cenário para o desenvolvimento desses modelos de negócio ganhou tração com a pandemia e o isolamento social destacando-se empresas como Onii, Market4u, Zaitt e muitas outras.

O

que são as lojas autônomas?

As lojas autônomas são estabelecimentos comerciais onde há ausência parcial ou completa de funcionários para mediar as transações. Essas lojas não possuem caixas e o pagamento é realizado online (ou via totem).

O modelo de negócio foi concebido com o objetivo de facilitar a experiência de compra dos consumidores. Elas são uma espécie de evolução dos chamados “mercados de vizinhança” que, por estarem mais próximos do consumidor, oferecem vantagens relacionadas à economia de tempo e praticidade.

Zaitt Anápolis

A Zaitt é uma dessas empresas de lojas de conveniência autônomas. A compa-

nhia inaugurou sua primeira unidade em 2019, em São Paulo, entrou em expansão e hoje já está em inúmeros estados. Em Goiânia já são cinco lojas e Anápolis acaba de ganhar a sua primeira Zaitt, localizada na Avenida Santos Dumont, Q-K, L-23, S-01, bairro Jundiaí, com uma grande novidade: um ponto de recarga gratuita de carros elétricos. Saiba mais: @zaitt_anapolis / 62 98124-8632

MercExpress

A MercExpress, rede lojas de conveniência autônomas 100% anapolina, iniciou suas atividades em outubro de 2022 e hoje está nos residenciais Garden, Royal Life, Riviera d’Itália e Vila Lobos e no edifício London Eye Offices, destacando-se como pioneira em Anápolis em sua atividade. Conheça mais: @merc.express / 62 3702-5944

62 FEV/2023 revistaplanetaagua.com
Já pensou em entrar, escolher suas compras e sair da loja sem falar com nenhum funcionário?
As lojas da MercExpress podem ser acessadas em vários residenciais da cidade
VAREJO
Loja da Zaitt na Av. Santos Dumont, bairro Jundiaí

Alexânia celebra o Dia Mundial da Água

APrefeitura de Alexânia organizou e promoveu diversas atividades no Condomínio Parque Flamboyant em celebração ao Dia da Água (22/03). Foi uma manhã muito especial, onde todos tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância desse recurso tão valioso para a humanidade. O evento foi coodenado pela Secretaria Municipal de Meio

Ambiente que realizou diversas ações em prol da preservação da água, como palestras educativas, plantio de árvores e limpeza de áreas verdes do condomínio. Foi um momento de aprendizado e conscientização para todos os participantes. Os organizadores agradeceram a todos que participaram e colaboraram para que o evento fosse um sucesso.

Ginásio Anchieta se torna Patrimônio Cultural de Silvânia

Odecreto 084/2023 assinado pelo prefeito Dr. Geraldo, homologou o pedido do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Cultural de Silvânia (CMCPC), para o tombamento compulsório de forma definitiva da estrutura física que integra o extinto Colégio Ginásio Anchieta.

Criado em 1926 a instituição fazia parte da Inspetoria São

João Bosco, da Rede Salesiana Brasil e funcionou durante muitos anos como internato e escola agrícola. Em 1970 conveniou-se com o Governo de Goiás para atender alunos do ensino fundamental e médio, já em 2010 a unidade abrigou a União Brasileira de Educação Católica (UBEC-CENTAF), ofertando o ensino técnico, em áreas agríco -

las. No ano de 2019 depois do anúncio das condições do convênio com a rede estadual a inspetoria decidiu pelo fechamento da unidade depois de 93 anos de atuação em Silvânia. Ao longo de sua trajetória, o Ginásio foi destaque na educação goiana, sendo responsável pela formação de diversos políticos, artistas, escritores e religiosos. A antiga sede, abriga o prédio da escola, uma fazenda com edificações e a Mata de Nossa Senhora, uma reserva natural com diversas espécies vegetais e animais e nascentes importantes para o município. Diante do seu valor histórico, ambiental e sua vasta colaboração para a cultura e a educação local, o CMCPC avaliou o pedido de populares para o seu tombamento. (Secom-Silvânia)

revistaplanetaagua.com 67 FEV/2023 CIDADES
Presença do prefeito Dr. Geraldo, Juiz da Comarca de Silvânia, Adenito Francisco Mariano Júnior, presidente da Câmara de Silvânia, vereador Mi, presidente do Conselho, Dr. Rubens Vieira, presidente da Academia de Letras, Artes e História de Silvânia, Luzo Gonçalves, secretários municipais e representantes da cultura.

Aconchego está em um belíssimo sítio a poucos minutos do centro de Anápolis

Café colonial de Anápolis agora é também bistrô

Éimperdível a experiência de estar em meio à natureza, em um belíssimo sítio em Anápolis com espaço rústico, porém requintado. O fogão a lenha, o café há pouco coado, acompanhado de mais de 40 itens do autêntico café colonial da culinária goiana e mineira. Se isso já é bom, agora ficou melhor ainda, pois o Aconchego Café Colonial agora é também bistrô. Com um diferencial do restauran -

te comum, o bistrô é um local mais intimista, mais descontraído, tem uma culinária caseira, mas com um toque de requinte. E o Aconchego Café Colonial & Bistrô proporciona essa experiência para quem valoriza curtir um domingo memorável com a família e amigos. Os serviços são oferecidos em domingos alternados e com reservas. Mais informações pelo instagram @aconchegocafecolonial.

revistaplanetaagua.com 69 FEV/2023 COMIDA
70 FEV/2023 revistaplanetaagua.com Florada Fonte de Mel Alimentos naturaiS Rua Pintor Javaé, 113 - Centro - Anápolis-Goiás 62 9 8413-6020 florada fonte de mel

(62) 9 9154-7835 AV.

GOIÁS, 1237 - CENTRO - ANÁPOLIS-GO
lado da Reformadora Reis
Ao
GOIÁS, 1237 - CENTRO - ANÁPOLIS-GO Ao lado da Reformadora Reis
(62) 9 9154-7835 AV.

Parques anapolinos lotados no início do outono

Com nove parques, centenas de praças e outras opções de lazer coletivo, Anápolis se destaca no interior goiano pela exuberância de seus parques ambientais. Os dois parques mais procurados - Ipiranga e das Águas - continuam sendo as grandes atrações por disponibilizarem uma gama de equipamentos, espaço e muita água. No primeiro final de semana do outono centenas de pessoas lotaram o Parque Ipiranga reunidas em família ou em grupos de amigos, fazendo caminhada, exercícios ou andando de patins, patinetes e bikes. Adotado pela Brainfarma - Indústria Química e Farmacêutiva instalada no Distrito Agroindustrial de Anápolis, o Parque Ipiranga continua carente de algumas ações de manutenção que certamente contribuirão para torna-lo ainda mais belo.

revistaplanetaagua.com 75 FEV/2023
Anápolis-GO faça-nos uma visita (62) 3976-4033 LAZER
R. Jorge Miguel Q-H L-01 V. Santa Maria de Nazareth
O início do outono é marcado em Anápolis pela grande presença de moradores e visitantes nos parques, praças e outras áreas de lazer
Av. Goiás, 671 - Centro - Anápolis - GO (62) 3324-5598 / 9 9347-3964 joalheriaitagiba ijoaojr@hotmail.com

Anápolis: Conselho da Criança e do Adolescente abre prazo para processo seletivo

Inscrições online vão até o dia 23 de abril. Eleição dos 15 conselheiros será em outubro.

Com a tarefa de acompanhar, fiscalizar e atender a denúncias de violência contra crianças e adolescentes, está aberto o processo seletivo para as vagas de conselheiros tutelares. Serão 15 novos membros para atender os três Conselhos Tutelares do município (Norte, Sul e Leste), com mandato de quatro anos.

A iniciativa é do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Anápolis (CMDCA), com fiscalização por parte do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e apoio da Prefeitura de Anápolis. Prazo

Até o dia 23 de abril, os candidatos a membros do CMDCA podem entrar no site para se inscrever (https:// cmdcaanapolis.com.br/inscricoes/). O endereço também dá acesso ao edi-

tal de processo seletivo, onde constam a documentação, os prazos, as etapas de seleção e os requisitos para os candidatos. “Convocamos a todos que têm o interesse de lutar pelo bem-estar e a defesa de nossas crianças e adolescentes, cuidar do futuro de nossa cidade”, convida a secretária de Integração – Assistência Social, Cultura, Esporte, Trabalho, Emprego e Renda, Eerizania Freitas.

Eleições

O mandato é de quatro anos (20242027) e as atribuições dos conselheiros tutelares incluem averiguação de denúncias, requisição de serviços públicos e representar ao Ministério Público e à autoridade judiciária. A remuneração mensal é de R$ 3.278,04, com direito a férias, licença maternidade/paternidade, cobertura previdenciária e outros benefícios.

Para estar apto à eleição, o inscrito passará por etapas de seleção que são um curso básico, prova objetiva e avaliação psicotécnica. A campanha inicia em 12 de julho e termina em 30 de setembro. As regras eleitorais estão no edital, com descrição das formas de abordagem aos eleitores, dos modos de realizar debates e também proibições.

Direito ao voto

Para votar e ser votado, é necessário estar em dia com a situação eleitoral, perante o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). A votação está prevista para o dia 1º de outubro deste ano, das 8h às 17h, em locais a serem divulgados pelo CMDCA. Na concorrência, serão escolhidos os quinze primeiros mais votados e os demais candidatos serão suplentes. Cada eleitor poderá votar em somente um candidato. Mais informações: (62) 99474-5605

revistaplanetaagua.com 79 FEV/2023
COMUNIDADE

País subiu cinco posições no ranking mundial, saindo da 13ª colocação em 2021 para a 8ª em 2022 com 24 gigawatts de potência de energia solar

OBrasil entrou, pela primeira vez, na lista dos dez países com maior potência instalada acumulada da fonte solar fotovoltaica. O país encerrou 2022 com 24 gigawatts (GW) de potência operacional solar. Com esse resultado, o Brasil assumiu a oitava colocação no ranking internacional.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), esta é a primeira vez que o país entra na lista dos dez maiores geradores desse tipo de energia no mundo.

Investimentos

O ranking se baseia na potência total acumulada ao final de 2022. O bom posicionamento do Brasil se deve aos 10 GW de potência que foram adicionados no ano passado. O setor atraiu mais de R$ 45,7 bilhões de novos investimentos em 2022, um aumento de 64% em relação a 2021.

Os dados correspondem à somatória das grandes usinas solares e dos sistemas de geração própria de pequeno e médio portes, como instalações em telhados e fachadas de edifícios.

China

A China, com 392 GW, está na primeira posição do ranking, à frente de Estados Unidos (111 GW), seguido pelo Japão (78,8 GW), Alemanha (66,5 GW), Índia (62,8 GW), Austrália (26,7 GW) e Itália (25 GW). Atrás do Brasil estão Holanda (22,5 GW) e Coreia do Sul (20,9 GW).

Segundo dados fornecidos pela Absolar, a energia solar passou a ser a segunda maior na matriz elétrica nacional em janeiro deste ano. Atualmente, são 26 GW em operação no país, com investimentos de mais de R$ 128,5 bilhões e mais de 783,7 mil empregos acumulados.

80 FEV/2023 revistaplanetaagua.com
Brasil é 8º maior gerador de energia solar
ENERGIA LIMPA

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook

Articles inside

Anápolis: Conselho da Criança e do Adolescente abre prazo para processo seletivo

2min
pages 79-81

Alexânia celebra o Dia Mundial da Água

2min
pages 67-74

Lojas autônomas ganham espaço no Brasil e já chegaram em Anápolis

1min
pages 62-66

Câmaras Técnicas agilizam apreciação, análise e votação da pauta

1min
page 61

Conselho de Meio Ambiente de Anápolis realiza primeira ordinária de 2023

1min
page 60

Senado aprova Ayrton Senna como Patrono do Esporte Brasileiro

1min
page 59

CANELONE DE BERINJELA À BOLONHESA

1min
pages 55-58

Conquista nacional serviu de motivação

1min
pages 53-54

Reconhecimento gera motivação

1min
pages 46-51

Câmara Municipal de Anápolis presta homenagem ao Rotary Club Internacional no Brasil

2min
pages 44-46

Um século de ações e solidariedade

1min
pages 43-44

Rotary Club comemora 100 anos no Brasil

1min
page 42

Goiás lidera geração de empregos no Centro-Oeste em fevereiro

1min
pages 39-41

Eleições e reforma foram destaques no final do mandato

3min
pages 35-38

Desafios e conquistas em 2022

2min
page 34

Apoio e união ainda maior na pandemia

2min
page 33

Restrospectiva e prestação de contas marcam o fim dos dois mandatos de Dantas Maia

1min
pages 32-33

Uma dádiva da natureza que foi compartilhada

3min
pages 25-32

Rio Corumbá: um trajeto de belezas naturais, mas também de desenvolvimento

1min
pages 24-25

Abordagem Via Lago e Parada Ecológica visam educar e conscientizar

1min
pages 21-23

Sensibilização ambiental no Lago Corumbá IV

1min
page 20

Vantagens da pós-graduação

1min
pages 17-19

Propaganda e marketing para empresas de sucesso _

10min
pages 5-17

Mais um adiamento...

1min
page 4
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.