1 minute read

Premiação e reconhecimento

Tradicionalmente, na noite anterior ao CINASE, é realizada a cerimônia do Prêmio O Setor Elétrico, que tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade a projetos e iniciativas que apresentem soluções inovadoras para o setor elétrico brasileiro. Os vencedores das cinco categorias do Prêmio desta edição, foram:

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

SmartAssets - Sistema de inteligência artificial unificado para gestão do parque de iluminação pública. Proponente e Responsável: FU2RE Smart Solutions – André Sih;

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS

Instalações elétricas da Marina da Glória. Proponente e Responsável: RD3 Engenharia - Pedro Antônio Ferreira da Silva;

PROJETO LUMINOTÉCNICO

Hotel Boutique Casa Mirador Búzios. Proponente e Responsável: NTZ Iluminação – Ugo Nitzsche;

PESQUISA & DESENVOLVIMENTO

Desenvolvimento de protótipo em média tensão do limitador de corrente de curto-circuito para sistemas de distribuição. Proponente e Responsável: Universidade Federal Fluminense (UFF) – Guilherme Gonçalves Sotelo;

ENERGIAS RENOVÁVEIS

Otimização da operação de recursos energéticos distribuídos com para arbitragem de preços de energia e a redução de custos de distribuição. Proponente e Responsável: PUC RJ – Delberis Araujo Lima.

Homenagens

Na ocasião, também foram homenageadas lideranças e personalidades que são referências regionais do segmento elétrico. São eles:

CLAYTON VABO

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Veiga de Almeida (1992), especialização em Instalações Elétricas Industriais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), especialização em Proteção de Sistemas de Distribuição pela Eletrobras (1982) e curso técnico profissionalizante em Eletrotécnica pela Escola Técnica Estadual Henrique Lage (1977). Atualmente é Engenheiro de campo Sr. da Light Serviços de Eletricidade S/A.

LUIZ SEBASTIÃO COSTA

Magistério para o ensino médio e superior nas áreas de Física e de Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Orientação de projetos de graduação e de iniciação científica. Gerenciamento e execução de estudos de planejamento de expansão de infraestrutura de abastecimento de derivados de petróleo, estudos de previsão de mercado de petróleo e seus derivados. Testes e medições de campo em subestações e linhas de transmissão referentes, entre outros, a sinais de rádio e TV, resistividade do solo e campos elétricos. Direção de entidades de classe. Atualmente é responsável pela atualização do tradicional livro de instalações elétricas do setor, editado pelo Prof. Hélio Creder.

LUIZ PINGUELLI ROSA (HOMENAGEM PÓSTUMA)

A homenagem póstuma celebrou os notáveis feitos do especialista graduado em Física pela UFRJ, mestre em Engenharia Nuclear pela Coppe/UFRJ e doutor em Física pela PUC-Rio, Pinguelli foi diretor da Coppe por quatro mandatos e presidente da Eletrobras, entre 2003 e 2004. O docente também era membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Orientador de dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, o professor recebeu diversos prêmios, entre eles o de personalidade do ano de 2014, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).