3 minute read

Uso das pinças - - Pág

Uso das pinças

APinça Kelly é uma pinça tipo hemostática utilizada principalmente para fixar grandes vasos sanguíneos ou manipular tecidos pesados, também podem ser usados para dissecção de tecidos moles. As mandíbulas da Pinça Kelly tem 1/3 do comprimento das hastes e as serrilhas são 1/2 do comprimento das mandíbulas, pode ser reta ou curva.

Advertisement

A Pinça Crile Hemostatica é um instrumento geralmente utilizado para fixar vasos sanguíneos ou tecidos antes da cauterização ou ligadura. Possui serrilhas horizontais por todo o comprimento da mandíbula, pode ser curva ou reta.

Pinça Kelly: estrias cobrem até 2/3 do comprimento das garras; Pinça Crile: estrias cobrem completamente as garras, promovendo maior área de preensão

Diferença entre Kelly e Crile

ARTROSCOPIA DE JOELHO

Como é feita

Aartroscopia de joelho é um tipo de cirurgia relativamente simples que busca fazer a correção de problemas nas articulações do local. Para a realização da artroscopia do joelho, é realizado um pequeno corte tornando a cirurgia minimamente invasiva, uma incisão chamada de portal. Nesse corte, é inserido o artroscópio. O equipamento é munido de uma fonte de luz e uma microcâmera na ponta, onde o cirurgião ortopedista consegue visualizar as estruturas da articulação e corrigir o problema. Geralmente a artroscopia é usada como exame preliminar, mas em alguns casos podem ser feitos procedimentos cirúrgicos de fato, porém somente os de baixa complexidade. O procedimento dura pouco tempo, entre 15 minutos, ou mais de uma hora, dependendo do objetivo da artroscopia. Quando lesões simples são constatadas, o equipamento usado para os primeiros lançamentos de imagem é reutilizado para incisões nos tecidos. Geralmente, os procedimentos cirúrgicos de fato feitos através de uma artroscopia, são para reparações nos seguintes elementos: - Menisco; - Cartilagens; - Ligamentos cruzados. O grupo de risco desse tipo de cirurgia, por assim dizer, são os atletas, sobretudo os de alto rendimento que utilizam treinamentos de alto impacto, como por exemplo, jogadores de futebol, de vôlei e atletas da ginástica que possuem um desgaste intenso dos componentes de articulação do joelho. Por isso não é incomum ouvir na mídia que determinado jogador de futebol precisará fazer uma artroscopia.

Pós-operatório: como é feito?

Ao contrário das cirurgias abertas, em que o médico precisa fazer um corte maior, a artroscopia geralmente é minimamente invasiva e permite um tempo de recuperação mais rápido. Um pouco de inchaço e hematoma pode ser comum após uma artroscopia de joelho. Porém, medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios podem vir a ser prescritos. Por ser um procedimento pouco invasivo, a artroscopia de joelho possui uma fácil e rápida recuperação. O tempo de recuperação vai depender da idade da pessoa operada e do procedimento que foi feito. Artroscopias de joelho em que o foco foi uma varredura de imagem, possuem um pós-operatório bem mais simples que as cirurgias de fato. Porém, no geral os procedimentos para uma boa recuperação pós-artroscopia no joelho são os seguintes: - Fazer a aplicação de analgésicos locais sempre que necessário, a fim de acelerar a cicatrização interna e diminuir o inchaço; - Manter repouso absoluto nos quatro dias seguintes à operação; - Manter a perna suspensa o máximo de tempo possível durante os dias de repouso; - Levantar-se apenas com o auxílio de muletas até que o médico autorize a suspensão do uso; - Seguir rigorosamente o tratamento medicamentoso receitado pelo ortopedista responsável. Em casos onde houveram procedimentos cirúrgicos para a reparação de ligamentos cruzados, por exemplo, sessões de fisioterapia podem ser receitadas.

This article is from: