
2 minute read
Acabar com o "ratinho noturno"
“ratinho” noturno
Esta é, seguramente, uma experiência vivida por todos nós ao longo da nossa vida. Na realidade, para muitas pessoas é até algo que acontece com relativa regularidade.
Quer seja por termos de estar acordados até tarde a resolver um problema ou até a terminar um trabalho importante, é normal sentirmos que o nosso estômago pede um “aconchego”. Acontece que já jantámos e muitos profissionais da área da nutrição desaconselham comer à noite. As razões para tal são várias e vão desde o aumento do peso, dificuldade em adormecer, má qualidade do sono, entre outras. No entanto, também é verdade que dificilmente dormimos bem quando nos sentimos com fome e, assim sendo, a melhor aposta é comer um “lanche” que nos satisfaça, mas que seja leve e não crie problemas de digestão ou interfira no nosso sono.
Os alimentos e bebidas a evitar à noite incluem chocolate (especialmente se formos sensíveis à cafeína), alimentos com adição de açúcares, álcool e líquidos em grandes quantidades. Para além disso, se sofrerem de DRGE (Doença do Refluxo Gastroesofágico), também vão querer deixar de lado alimentos picantes e fritos, e qualquer coisa que contenha hortelã-pimenta, já que esta pode irritar o esófago. As pessoas com DRGE também devem evitar comer duas horas antes de dormirem.
Regra geral, os hidratos de carbono são uma boa escolha para consumir à noite, já que ativam a libertação da serotonina no cérebro. Este neurotransmissor promove a sensação de bem-estar e calma - tudo o que precisamos para dormirmos que nem uns anjinhos! É importante, no entanto, escolher um snack com pouco ou nenhum açúcar adicionado para evitar um pico de açúcar no sangue imediatamente antes de dormir.
Outra aposta vencedora são os alimentos ricos em magnésio - tais como sementes de abóbora, nozes, abacate e pão integral.
Mistura crocante
Ao misturarmos pipocas caseiras, nozes e frutos secos vamos obter os benefícios dos hidratos de carbono (presente nas pipocas) e do magnésio (das nozes). Já os frutos secos, como as uvas passas, vão satisfazer o desejo por algo doce.
Papas de aveia
Para além de ser um ótimo pequeno-almoço, a aveia é também uma boa aposta à noite. Fornece muitos hidratos de carbono de absorção lenta e promove uma sensação de saciedade, terminando com o “ronronar” do nosso estômago! Podem adicionar meia banana às vossas papas para uma dose extra de potássio - algo que pode ser útil se sofrerem de cãibras durante o sono.
Tostas de abacate
Mais um snack da moda! Sendo rico em magnésio, o abacate torna-se numa excelente opção para comerem quando a fome ataca, colocando umas fatias deste fruto sobre uma fatia de pão integral.
Inês Barbosa
MDC Media Group
CONCRETE AND DRAIN WORK
Deseja uma Feliz Páscoa

Tel: 905-636-8860 Cell: 416-791-6651 windmill@bellnet.ca