1 minute read

CARRO FLEX NÃO PEGA NO FRIO? EXISTEM DUAS SOLUÇÕES FÁCEIS!

Carro flex e clima frio não se topam, ainda mais se for preciso funcioná-lo pela manhã. Mas para você não ter dor de cabeça, siga estas dicas!

Você só abastece seu carro flex com etanol pois fez as contas e ele é mais barato. Porém nos dias mais frios você quase se arrepende, pela dificuldade do motor em pegar de manhã. Duas soluções para o problema, a primeira:

Advertisement

Faça uma revisão no seu tanquinho de partida a frio, pois a gasolina pode ter ficado velha; ou então o motorzinho que injeta a gasolina no motor está com problema, queimado ou emperrado.

Se essa revisão não funcionou ou você está com preguiça de fazê-la, tem outra dica mais simples: Quando vão chegando os dias mais frios, ao abastecer o tanque com etanol, misture 20% a 30% de gasolina , pois isso não é um pro- blema para o motor flex. Pelo contrário, essa gasolina é que vai resolver o problema do motor pegar nas manhãs mais frias.

Por que a bateria do meu carro dá mais problema no frio?

Acordar em pleno inverno, ir até a garagem pronto para sair, dar a partida e… nada. Provavelmente você já passou por isso, ou conhece alguém que teve problemas recentemente com a bateria do veículo em dias mais frios.

Isso não é coincidência. os carros ficam com mais dificuldade de ligar devido ao motor sofrer com as temperaturas baixas. Para facilitar o entendimento sobre esse assunto, vamos lembrar alguns conceitos da física.

Quanto mais baixa for a temperatura, maior é a dificuldade do combustível se vaporizar no cilindro. Além dos óleos lubrificantes ficarem mais grossos e viscosos, gerando um maior esforço do motor de arranque do veículo necessitando de mais energia vindo da bateria.

Todos os motores possuem uma maior dificuldade de pegar no frio. Em climas assim, é necessário dar a partida mais de uma vez ou até mesmo segurar a chave de ignição por mais tempo. E isso acaba consumindo mais energia da bateria.

Se sua bateria estiver com um tempo de uso maior que o recomendado ou mais desgastada por outros motivos, essa “forçadinha” na hora de fazer o motor pegar, pode ser o que faltava para fazê-la pifar de vez.

Outro ponto importante, está ligado diretamente ao funcionamento da bateria. A bateria fornece energia ao veículo a partir de uma reação química. Assim como acontece com o combustível, essas reações químicas, fi cam mais difíceis de acontecer com a temperatura baixa.

This article is from: