Issuu on Google+

fitness Ano 3 • nº 08 • R$ 9,90

Glúten:

mocinho ou vilão?

lumber

by Alice Alagia

guia completo para os barbudos

Inspire-se com o

Treine pouco e emagreça muito com o

Dendê Olímpico:

Desafio LÔA

hiit

dossiê dos atletas baianos

tudo está na cabeça

5

máscaras que vão deixar sua pele perfeita

Bailarina do Faustão e fenômeno do FitDance que é puro sucesso pg. 16


2

alpha fitness


alpha fitness

3


sumário#08 42 78 experts

24 Alimente-se bem e faça bonito no verão

por Alice Alagia

38 Terapia

Ortomolecular

por Dr. Cláudio Bacelar

66 Angiologia hightech

78 Emagrecimento a jato:

conheça o Hiit, um treinamento rápido para quer emagrecer

94 “Coroa” em forma:

saiba a importância da atividade física na terceira idade destaque

70 Executivos da saúde:

por Dr. Manoel Goes

Três empresários que driblam a agenda cheia de para a prática de esportes

76 Pegue sua onda

82 Dênde Olimpico

por Odilardo Galvão nutrição

20 Croquete poooode! A nutricionista Lidia Loyola ensina um petisco delicioso e saudável

conheça os atletas que representaram a Bahia no maior evento esportivo do mundo Beleza:

32 Máscaras de beleza:

em forma

Quatro máscaras que são sucesso no universo beauté

26 Desafio Loa

42 Especial Barba:

Você também pode: siga o desafio de dois alunos da Alpha que toparam mudar hábitos e ser inspiração para mais saudável e equilibrada

4

alpha fitness

Conheça os estilos e cuidados para manter a barba bonita e saudável

62 Esporte Chic:

Mycaa Santtos apresenta looks inspirado no espírito olímpico

saúde

96 Imonoterapia:

a nova arma no tratamento do câncer

26


Voe a Paris Toda nossa experiência para te levar ao seu destino. Voos para Paris saindo de Salvador via Madri.

Para mais informações (71) 3347-8899 www.aireuropa.com

alpha fitness

5


carta do editor

O que te

youtu.be/IocLkk3aYlk

G

Patrícia Magalhães Editora @patrevistam2

6

alpha fitness

“Agradecer enche nossa alma de gratidão e a espalha no coração do outro”

FITNESS

ratidão. Essa é a palavra que resume esta edição, por isso, antes de qualquer coisa, vou agradecer: primeiramente aos generosos parceiros, que possibilitaram um dia mais que especial para a nossa linda modelo Mycaa Santos, que, de maneira tão paradoxal, nos mostra tanta vitalidade e esbanja beleza em nosso Editorial de Moda, mesmo lutando a mais de cinco anos contra um câncer. São eles: o fotógrafo Djalma Santos do Studio Vila de Imagens; Anick Cunha, do salão Brigitte, e a maravilhosa maquiadora Iolanda Mamede; Lais Caldas, mãe e marido, da Desfrutar Saúde; o generoso produtor de moda, Igor Lobo, e Segundinho Freire, do marketing da Rede Alpha. Eu e o meu sócio, diretor de arte da revista Alpha, Leandro Maia agradecemos, imensamente, e acreditamos na energia do bem que foi gerada com a ação. É nesse clima de agradecimento, amorosidade e força que permeia as páginas desta edição. Na capa, a linda bailarina do Faustão e fenômeno do Fit Dance, Lorena Improta. Uma linda matéria apresenta os heróis olímpicos baianos. E por falar em Olimpíadas, está circulando na internet um vídeo da TV britânica Channel 4, onde ela apresenta os seus atletas paralímpicos. O vídeo começa com uma banda formada, apenas por deficientes físicos tocando a música, Yes, I can (Sim, eu posso), do cantor Sammy Davis Jr. Nas cenas seguintes, pessoas com limitações físicas em situações cotidianas se misturam aos atletas paralímpicos em suas disciplinas esportivas, músicos e dançarinos com necessidades especiais que executam, sem qualquer impedimento, a sua arte. Me questiono: de onde vem tanta força?

Ano 3 • nº 08 • R$ 9,90

Glúten:

moçinho ou vilão?

LUMBER

by Alice Alagia

GUIA COMPLETO PARA OS BARBUDOS

Inspire-se com o

Treine pouco e emagreça muito com o

Dênde Olímpico:

Desafio LÔA

HIIT

dossiê dos atletas baianos

tudo está na cabeça

5

máscaras que vão deixar sua pele perfeita

Bailarina do Faustão e fenômeno do FitDance que é puro sucesso pg. 16

na Capa Lorena Improta Foto: Dodô Villar / Estúdio Dodô Villar

Redação Editora-chefe Patrícia Magalhães patricia@sempreeditora.com Publisher / Diretor de Arte Leandro Maia leandro@sempreeditora.com

Colaboraram nesta edição: Kau Mascarenhas, Rodolfo Peres, Paulo Gentil, Dra. Fernanda Landeiro, Dr. Airton Ribeiro, Dr. Elsimar Coutinho, Cau Sanches, Dr. Luiz Fernando Pedroso, Alice Alagia, Poliana Magalhães, Dra. Márcia Novais, Múcia Mylena, Dr. Cláudio Bacelar e Dra. Carine Oliveira. Impressão Halley S.A.

Projeto Gráfico Rafaela Palma

Colaboradores

Joseanne Guedes (texto), Tede Sampaio (texto), Pedro Hijo (texto), Carlos Amorim (revisão), Djalma Santos (fotos) Comercial Representante Comercial Aline Silva aline@sempreeditora.com Representante Comercial Rita Martins rc30martins@gmail.com Academia Alpha Fitness (Conselho editorial) Vitor Urpia, Leandro Cardoso Robinson Cardoso e Maurício Cardoso

Anuncie: (71) 98855-2723 / 99201-8977 publicidade@sempreeditora.com Assinatura: (71) 3027-9341 assinatura@sempreeditora.com A revista Alpha Fitness Magazine é uma publicação da Sempre Editora e Comunicação Ltda (CNPJ: 11.931.440/0001-89) – Tel.: (71) 3027-9341. A editora não se responsabiliza por informações, conceitos ou opiniões emitidos em artigos assinados, bem como pelo teor dos anúncios publicitários. Proibida a reprodução total ou parcial de textos e/ou fotos sem a prévia autorização da editora.


NESTE VERÃO, HOSPEDE-SE COM O CONFORTO DE UM RESORT 5 ESTRELAS E A PRIVACIDADE DE UMA CASA NA PRAIA. Tivoli Pool Villas, mais uma opção de hospedagem no Tivoli Ecoresort Praia do Forte.

Ideais para famílias ou grupos de amigos, cada villa conta com três espaçosas suítes, amplo living com ilha gastronômica integrada à sala de jantar, banheiros com vista para o paisagismo exterior, além de uma piscina privativa envolvida pela copa das árvores no piso superior. Quem se hospeda nas Tivoli Pool Villas, pode usufruir de toda a infraestrutura do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, além de ter benefícios exclusivos como o atendimento personalizado de um Concierge. Faça sua reserva e surpreenda-se.

TIVOLI ECORESORT PRAIA DO FORTE T: +55 71 3676 4000 | +55 11 3813 7366 E: reservas.htpf@tivolihotels.com www.tivolihotels.com P R A I A

D O

F O R T E

|

S Ã O

P A U L O

|

L I S B O A

|

A L G A R V E

|

C O I M B R A

|

S I N T R A

alpha fitness

7


top apps

Nike Training Club

Gratuito

Reúne mais de 100 treinos pré-determinados, alguns montados pelo personal trainer da Rihanna, Ary Nuñez, e outros por atletas. Para acertar na execução, vídeos e áudios explicam o passo a passo detalhado. A ferramenta também permite escolher rotinas de nível iniciante, intermediário e expert.

Daily Workouts FREE

Gratuito

Workout trainer

Amigo de

malhação Sabe aquela palavra amiga de motivação que você precisa na hora em que pensa em não ir treinar? Hoje, é possível recorrer à tecnologia para não fugir da academia. São inúmeros aplicativos que incentiva, acompanha a evolução e até treina junto. Um verdadeiro amigo virtual de todas as horas!

Gratuito

alpha fitness

Tonificar músculos, emagrecer, acabar com a flacidez... Esses são alguns objetivos que esse app promete te ajudar a alcançar em casa sem necessidade de aparelhos profissionais. Para conseguir os resultados, basta ficar ligada nos áudios e vídeos tutoriais curtos, que são superdetalhados. Como conteúdo extra (leia-se pago), ele oferece ainda rotinas prontas de treinos.

Pocket Yoga

Pago

Agora, você pode acordar e estimular o corpo com a prática de yoga. O app Pocket Yoga ajuda na criação de uma rotina regular de exercícios para serem feitos no aconchego do lar. Só é preciso escolher entre três diferentes práticas, três níveis distintos e três tipos de duração. No total, é possível montar 27 sessões distintas com combinações de até 150 posturas.

Exercícios de mulheres em casa

Pago

8

Treinos para quem está sem tempo, de 5 a 30 minutos, esse é o objetivo do Daily Workouts FREE. São 50 exercícios específicos divididos por parte do corpo ou direcionados para o corpo todo. Tudo depende do tempo e da motivação disponível. Os vídeos mostram todos os detalhes de cada prática, e, para não cair na rotina, os treinos são criados randomicamente todos os dias.

Específicos para mulheres, esse app reúne abdominais, agachamentos e flexões feitos com acessórios encontrados em casa, como garrafinhas, almofada e bola de borracha. Tudo para manter a saúde em dia e também garantir um corpo mais sequinho. Divirta-se!


alpha fitness

9


alpha | News

por Líliam Cunha

Saúde no Alpha no Parque Realizado sempre no último domingo de cada mês, o Alpha no Parque tem levado bem mais que atividades físicas para o público que frequenta o Parque da Cidade. As aulas ministradas pela equipe de profissionais da Rede Alpha Fitness, fazem parte do Projeto Alpha Sustentável, promovido pela Rede Alpha, em parceria com a Claro, e podem ser feitas por pessoas de todas as idades. São aulas de yoga, funcional, tai chi chuan, capoeira e muay thai, entre outras atividades, que fazem parte do quadro de aulas das academias Alpha Fitness. Ao final de cada dia de aula, os participantes são convidados pela equipe Alpha a fazerem o recolhimento dos resíduos sólidos encontrados na aérea utilizada. Para isso, são utilizadas sacolas em plásticos biodegradáveis. “Essas aulas têm como objetivo promover a saúde e o bem-estar das pessoas e conscientizá-las da fotos Eli Cruz

importância de cuidarmos dos espaços públicos. A ideia é entregar a área mais limpa do que encontramos”, explica Marcílio Duarte, diretor de Marketing da Rede Alpha Fitness.

Uma aula onde o riso é o ingrediente a mais para estimular a queima calórica. Essa é a proposta do projeto Piaba Step Show – série de aulas de step exclusiva, comandada pelo humorista Renato Piaba, nas academias da Rede Alpha Fitness. Tendo a irreverência como sua marca registrada, Piaba, que é formado em educação física, faz do treino uma verdadeira diversão, tornando o momento de cuidado com a saúde ainda mais prazeroso. O projeto, iniciado no dia 23 de agosto, na unidade Barra, é itinerante, e até o mês de outubro passará por todas as 11 unidades da Rede em Salvador, Lauro de Freitas e Aracaju (consulte o calendário em uma das nossas unidades ou em nosso site). Todos os eventos terão um professor de educação física, registrado no Conselho foto divulgação

Regional de Educação Física (Cref-BA), como responsável técnico. Junte a sua turma e venha se divertir!

10 alpha fitness

Gestores participam da 17ª IHRSA Fitness Sempre investindo na capacitação dos seus profissionais, a Rede Alpha Fitness levou sua equipe de gestores (diretores, coordenadores e gerentes) para participar de mais uma edição da IHRSA Fitness, maior e mais respeitado evento para gestores e coordenadores de academias da América Latina. Em sua 17ª edição, o evento, realizado em São Paulo no período de 1º a 3 de setembro, contou com mais de 70 palestrantes, entre eles o diretor geral da Rede Alpha Fitness, Leandro Cardoso, o diretor de marketing, Marcílio Duarte e o coordenador geral Igor Castro, que apresentaram, aos demais participantes do evento, as práticas desenvolvidas pela Rede Alpha Fitness, para se tornar a maior rede de academias do Norte/Nordeste. A IHRSA Brasil é um evento anual que reúne cerca de 20 mil visitantes e mais de 150 expositores dos segmentos de alimentação, artigos e acessórios, vestuário, equipamentos e serviços, movimentando cerca de 123 milhões em negócios. foto divulgação

Diversão com Renato Piaba em aulas exclusivas para os alunos Alpha


71 3113-4000

99915-8014

APLICATIVO A FÓRMULA, CRIADO PARA SER DO SEU JEITO. alpha fitness

11


Click | Alpha

Para chegar bem no Agora é o momento ideal para iniciar um projeto e fazer bonito nas praias na estação mais quente do ano. Fomos conversar com os alunos da Alpha para saber qual o seu projeto fotos Djalma Santos verão

Já comecei há um tempo. Só quero dar um foco maior na alimentação, pois tenho cedido à tentação da pizza nos finais de semana. Larissa Gomes

Meu Projeto Verão é o ano todo. Bicicleta, esteira e musculação, gosto de tudo. Busco qualidade de vida. Antonio Barreto

12 alpha fitness

Já retornei para a academia e não deixo de fazer meus 12km de caminhada em dias alternados. Quero perder um pouco de peso, mas conciliando com os prazeres da vida. Edilton Fernadez


Estou começando... (risos). Vou iniciar uma dieta e intensificar a malhação para perder umas gordurinhas. Erika Loiola

Procuro manter uma vida saudável, cuidando do corpo e da mente. Atividade física e alimentação, além de assistir sempre um bom filme e ler um bom livro. Rosana Calliga

Acabei de entrar na academia e quero perder 10 quilos até o verão. Acredito que o acompanhamento mais próximo aqui na Alpha irá me ajudar a ter mais disciplina. Ochadai Menezes Mantenho constantemente uma alimentação saudável, treino habitualmente e mantenho um sono adequado. A forma é uma consequência dessa abordagem. Carlos Alberto Duque

alpha fitness

13


Click | Alpha

Já faz um tempinho que comecei o Projeto Verão, tendo a musculação como alicerce, associada a uma alimentação saudável e rica em proteína. Vania Serra O meu projeto é verão, primavera, outono e inverno. É uma rotina. Faço aeróbica todo dia, pelo menos uns 40 minutos. Meu único deslize é um docinho que não resisto. Gabriela Sena

Projeto Verão tem que ser sempre. Nos alimentamos bem, fazemos musculação, corrida, escada e, como sou masoterapeuta, ele ainda ganha muitas massagens. Saveiro Lazzeri e Lidia da Motta

14 alpha fitness

Quero tonificar mais os músculos, diminuir o percentual de gordura e flacidez até o verão. Para isso, irei intensificar os treinos, melhorar a alimentação e beber mais água. Eline Moreira


Gostaria muito de ter mais tempo para dedicar-me a um projeto para o verão, mas a minha rotina não permite. Iago Souza

Acabamos de entrar na academia e iniciamos uma dieta, mas o nosso Projeto Verão é ficar mais saudável, pois se diminuir a celulite é lucro. Raphael e Ana Paula Ferrari

Entrei na academia para ter mais energia e mais disposição, independentemente da estação. Não tenho Projeto Verão. Hugo Menezes

Pratico atividade física e cuido da minha alimentação para estar saudável, indo além da questão estética para manter o meu corpo e mente sãos. Ivan Rocha

alpha fitness

15


CAPA | Lorena Improta

O fenômeno do Fit dance e do balé do Faustão, Lorena Improta, conta como faz para manter a saúde mesmo com a correria do dia a dia por Pedro Hijo fotos Dodô Villar

P

or telefone, Lorena Improta iniciou a conversa se desculpando pelas várias alterações de horário para que a gente pudesse bater um papo com

ela. A bailarina tinha acabado de chegar de uma viagem a Las Vegas, nos EUA, e emendado com a gravação do Domingão do Faustão, do qual faz parte do balé. “Minha vida está uma loucura, eu nem durmo mais direito.” Lorena se mudou de Salvador para São Paulo no ano passado para integrar o time do programa da Rede Globo. Ela ficou em primeiro lugar no concurso para a nova bailarina do Faustão, com direito a dança final com o

16 alpha fitness


Ficha técnica Nascimento: 01/09/1993 Signo: Virgem Idade: 23 anos Altura: 1,65m Peso: 68kg Um vício: Chocolate Uma música para ouvir treinando: Can’t stop the feeling de Justin Timberlake Um item que não pode faltar na sua bolsa: Água Um app que você não vive sem: Spotify Um sonho: Comer e não engordar, rs Um ídolo: Minha mãe Uma comida baiana: Moqueca de camarão

P erfe i ç ã o nos m í n i mos detalhes

alpha fitness

17


CAPA | Lorena Improta

cantor Lucas Lucco. Em Salvador, o seu jeito doce e o seu gingado já eram conhecidos pelos quase dois milhões de inscritos do canal Fit dance, no YouTube, que faz o povo suar enquanto ensina coreografias de músicas radiofônicas e do qual ela é dançarina. O sucesso da loira mede-se em views (só no Instagram, Lorena tem mais de 600 mil seguidores) e na repercussão nas ruas. Por onde vai, a publicitária por formação arrasta uma infinidade de fãs loucos por uma selfie. “Eu rezo todos os dias agradecendo pela vida que eu levo”. A rotina cheia de compromissos impede Lorena de fazer uma das coisas que mais gosta: ir à academia. Ela está sempre com o treino desenvolvido por um personal trainer que a acompanha, há dois anos, em mãos e leva para onde quer que vá. Mas não é tão simples assim. “Essa semana só consegui treinar duas vezes, mas compenso com uma corridinha, dança e alimentação”, diz. A atenção com o corpo iniciou quando Lorena entrou para o balé do Faustão. A dançarina confessa que nunca se importou tanto com o que come como agora, que está rodeada de meninas com trajes mínimos e com a barriga de fora. “Eu comecei a encarar a comida como um inimigo, o que não é bom”, confessa. Junte essa cobrança de estar na TV ao fato de Lorena, fã incondicional de chocolate, ser alérgica à lactose e ao glúten. “Sou viciada em todas as besteiras que você puder imaginar, amo comer, mas a minha vida é muito corrida, por isso tenho muita dificuldade para seguir uma alimentação tão restritiva e emagrecer.” Para controlar a ansiedade e não burlar a dieta, ela está sempre com uma garrafa de água ou de chá na bolsa. “É o que me salva e me controla.” O histórico esportivo de Lorena também a ajuda a não ficar parada. Ela já foi bicampeã de karatê e fez natação por sete anos. Também já dançou com quase todas as estrelas da música baiana, de Leo Santana a Carla Perez. Há seis anos, depois de voltar de um

18 alpha fitness

A dieta de Lorena Improta Ao acordar >1 banana-da-terra cozida ou mandioquinha, três ovos e uma fruta (amo uva ou mamão) Lanche da manhã >Um mix de castanha, nozes, amêndoas e um chá (não vivo sem!) Almoço >Arroz integral, salada verde à vontade, peixe ou frango (não como carne vermelha e não dispenso um pedacinho de chocolate de sobremesa – meu vício!) Lanche da tarde >Biscoito de arroz integral com atum ralado ou uma barrinhade

proteína. Também adoro comer uma fruta prática, como banana ou maçã Antes de treinar >1 banana Depois do treino >Whey poucas vezes na semana, pois tenho alergia à proteína do leite Jantar >Omelete e saladinha Uma dica: Morro de vontade de comer doces à noite, então tenho sempre à mão alguns cookies sem lactose que enganam muito bem


intercâmbio com 12 quilos a mais na balança, ela se jogou na academia e na alimentação, e voltou ao peso que sempre teve. “Naquela época era mais fácil porque eu podia descansar. Hoje em dia, eu estou com pernão e bundão, e as pessoas gostam disso, mas prefiro ser mais sequinha.” Para chegar ao objetivo, Lorena é acompanhada por um médico ortomolecular, dois profissionais de educação física, um nutricionista e pela mãe, que a ajuda fazendo um monte de refeições congeladas. “Quando vou para Salvador, volto para casa com uma mala só de comidas que a minha mãe faz”, diz. Além das refeições soteropolitanas, ela diz que inclui na dieta algumas escapulidas. “Não consigo fazer uma dieta tão certinha. Não deixo de comer um pedacinho de chocolate depois do almoço e nem de ir a restaurantes que eu gosto, mas escolho opções mais saudáveis, como saladas em vez de pizza, por exemplo.” As dicas para quem quer levar uma vida saudável, mesmo com uma rotina corrida, não param por aí. Amante dos snacks, Lorena diz que adora ter sempre um mix de oleaginosas por perto e cookies, sem lactose, para os momentos em que bate aquela vontade quase incontrolável de comer um doce. Outro detalhe importante para levar uma vida mais leve é estar sempre mentalizando coisas positivas, diz. “Eu sou assim, feliz e brincalhona desde pequena, então não é difícil ser otimista. Meu público ama essa minha energia, é meu compromisso passar esta felicidade para os meus fãs.” Até o fim deste ano, Lorena promete muitas novidades. Ela não adianta nada “para não estragar a surpresa”, mas diz que tem a ver com viagens, com seu canal no YouTube e, claro, com a dança. “Podem esperar porque eu tô cheia de projetos e de vontade de inventar coisa nova.”

alpha fitness

19


Croquete da saúde! D omingo de sol pede uns petiscos com uma refres-

nos dar uma receita de um delicioso

cante caipiroska. Só que não! #sqn Para manter a

salgadinho saudável.

dieta firme e forte até nos finais de semana, fomos

Instagram: @lidia_loyola_nutri

conversar com a nutricionista Lidia Loyola para

Tel.: (71) 3016-4551

Ingredientes

>>Acrescente o farelo de aveia e

1. 1,5 litros de água

fique sempre mexendo até começar a

2. 1 cebola cortada em pequenos pedaços

engrossar, quando o caldo estiver com

3. 300 gramas de frango cozido e desfiado

uma consistência tipo uma massa,

4. 300 gramas de farelo de aveis

acrescente o frango. Fique sempre

5. Pimenta do reino e açafrão a gosto

mexendo, você vai perceber que fica

6. 1 ovo

parecido com a massa de coxinha.

7. 50 g de farinha de aveia

>>Deixe esfriar e enrole. Por fim, passe no ovo batido e depois na farinha de aveia.

Preparo

>>Depois é só assar num forno pré-

>>Coloque numa panela para ferver a

aquecido por cerca de 35 minutos ou

água junto com a cebola, sal e pimenta.

colocar na fritadeira “Air Fryer”.

dica!

Ao invés da caipiroska, faça a mentiroska: 1 medida de fruta + bebida gaseificada (refrigerante zero ou água com gás) + gelo picado a gosto + adoçante, caso seja necessário. Pode ser limão, morango, kiwi, abacaxi ou tangerina. Uma combinação sugerida é abacaxi com hortelã.

20 alpha fitness

fotos divulgação

nutrição | Receita


alpha fitness

21


nutrição | Natureza & Cia

Saúde a

granel Com enorme variedade de alimentos funcionais, a Natureza & Cia se destaca entre quem busca uma alimentação saudável por Patrícia Magalhães fotos Djalma Santos

A

s pessoas estão, cada vez mais, conscientes da importância de uma alimentação equilibrada para uma melhor qualidade de vida. Para atender a esse público crescente, a rede Natureza & Cia

ampliou seu leque de produtos, se tornando uma das maiores lojas do segmento. “Começamos há mais de 20 anos, na antiga Ceasa, com produtos regionais, quando percebemos a carência de lugares que ofertassem oleoginosas (castanhas, amêndoas, nozes etc.), temperos (açafrão, orégano, chimichurri etc.), grãos (linhaça, chia, quinoa etc.), óleo e açúcar de coco, frutas desidratadas, produtos sem lactose, glúten, veganos, enfim, opções de alimentos funcionais – que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas”, conta Camila Martins, proprietária da loja. Camila detalha que o grande diferencial da Natureza & Cia é a venda a granel, o que possibilita um valor mais baixo e evita desperdício. “A pessoa compra a quantidade que

destacam. “Há opções para todas as idades

precisa.” O atendimento também se destaca entre os clientes.

e gostos”, expõe, destacando que a loja do

“Eu, minha mãe e meu irmão sempre estamos aqui atendendo

Wall Street ainda oferece serviço de restau-

e escutando os nossos clientes. Eles são fiéis, temos gerações

rante para todas as refeições do dia (café da

que frequentam a loja, e mesmo com o crescimento nunca

manhã, almoço, lanches e jantar) e música ao

perdemos o jeito de ‘feira’, onde eles podem experimentar o

vivo às quintas e sextas-feiras.

que desejam”, afirma.

dia do lixo Para aquele dia em que é permitido comer algumas guloseimas, no Natureza & Cia também é possível encontrar muitas tentações. A sessão de vinhos, com degustação no Mercado do Rio Vermelho aos sábados, possui muita variedade de nacionais e importados. Sequilhos, doces e massas também se

22 alpha fitness

natureza & cia Mercado do Rio Vermelho – Tel.: (71) 3452-0738 Wall Street – Paralela – Tel.: (71) 3034-0672 Instagram: @naturezaecia / Site: www.naturezaecia.com.br


alpha fitness

23


Fotos djalma santos

tire suas dúvidas | Alimentação

Verão

Alimente-se bem e faça bonito no

Alice Alagia é nutricionista esportiva e responsável pela Alagia Assessoria Nutricional

Foi dada a largada para o Projeto Verão 2017. Para ajudar nas estratégias alimentares, conversamos com a conceituada nutricionista, Alice Alagia, que esclareceu algumas dúvidas para ajudar você a desfilar um corpo perfeito nas praias

Tenho que me alimentar

quadro de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), seguido de náuseas, sensação

imediatamente após o treino?

ou até mesmo desmaio – a depender da intensidade do treino –, além da perda de

Quais os prejuízos se demorar

massa magra – o organismo na falta do carboidrato pode utilizar a massa muscular,

um pouco pra comer quando

que é composta por proteínas como fonte de energia para normalizar a glicemia.

finalizar a malhação? Paulo Cardoso, 51 anos

Malho pela manhã, assim que acordo, e não tenho tempo de preparar um café reforça-

Precisamos, sim, nos alimentar

do. O que devo comer para ter mais disposição para o treino? Débora Villar, 25 anos

após a atividade física, porém

Uma ótima opção de pré-treino, nessa situação, é uma vitamina. Você pode bater

não precisa ser imediatamente

leite desnatado ou 1 dose de whey protein (a depender da intensidade do treino) + 1

após o treino! Durante a ati-

fruta + fibra (aveia, linhaça..) + mel – pode ainda adicionar batata-doce, inhame ou

vidade física ocorre gasto ca-

aipim cozidos ou pasta de amendoim ou óleo de coco (a depender da intensidade

lórico, com baixa da glicemia,

do treino). Outra opção bacana é: iogurte + fruta + fibra (aveia, linhaça..) + mel. Tudo

acompanhado de uma lesão

fácil, rápido, nutritivo e energético!

natural da fibra muscular. Logo, alimentar-se após o

O glúten é realmente um vilão? Se mantiver uma dieta equilibrada durante a

treino auxilia na normalização

semana não posso comer uma pizza no final de semana, que irá prejudicar todo o

da glicemia e na recuperação

resultado? Joana Evangelista, 33 anos

mais rápida dessa ¨lesão mus-

O glúten não é um vilão! O glúten nada mais é do que uma proteína presente no trigo,

cular¨, com consequente me-

centeio e cevada, que são matérias-primas de produtos, como pães, massas e biscoitos.

lhora da musculatura. Existe

O problema está na ingestão exagerada desses produtos calóricos acima citados!

uma janela de, no máximo, 2h

Quando surgiu essa ¨moda¨ da retirada do glúten da dieta para o emagreci-

para essa refeição acontecer

mento, as pessoas passaram a excluir os produtos que mais engordam, como:

sem prejuízos, mas normal-

pães, massas e biscoitos (produtos com glúten). Logo, perdia-se peso.

mente recomendo a ingestão

Porém, hoje, a indústria alimentícia produz esses produtos sem glúten, que tem

de fontes proteicas em maior

calorias similares aos produtos com glúten. Logo eles também engordam! Então

quantidade, associadas a fon-

de nada adianta retirar o glúten da dieta e continuar comendo pães, massas e

tes de carboidrato em menor

biscoitos isentos de glúten, sem equilibrar toda a sua alimentação diária. Lógico

quantidade entre 30 minutos a

que essa afirmativa não vale para os intolerantes ao glúten. Para esses indivídu-

1 hora após a atividade física.

os a retirada é essencial.

Caso o praticante demore

Para quem tem uma alimentação equilibrada e pratica atividade física regular, vale

muito de se alimentar após

sim, no fim de semana ter uma a duas ¨refeições livres¨ e comer algo que goste,

o treino, pode ocorrer um

mesmo sendo um pouco mais calórico, mas lógico que sem exageros!

Envie suas dúvidas para o e-mail: contato@sempreeditora.com

24 alpha fitness

Tels.: (71) 3013-0205 / 9 93296572 / www.alagiaassessorianutricional.com


alpha fitness

25


saúde

Dois alunos, que passam pelas mesmas dificuldades da grande maioria que busca uma vida mais saudável, iniciam um desafio de superação de limites e inspiração por Patrícia Magalhães fotos Djalma Santos Ok! É hoje. Mais uma vez, você acorda, se olha no espelho e promete, a si mesma, que começará uma rotina mais saudável. Com toda determinação, toma um café da manhã equilibrado e vai para a academia. No almoço, muita salada, um frango grelhado e de olhos fechados, você foge da sobremesa. Mas, após uma reunião superestressante, você nem lembra da promessa e se joga numa fatia de torta. Quem se identificou com a história, levante a mão. Pois é... Sabemos da importância de uma alimentação saudável, da frequência da atividade física, mas, no dia a dia, não é tão fácil manter-se na linha. Assim, com o objetivo de criar uma corrente da saúde e incentivar a todos a levar uma vida mais saudável, mesmo com todas as dificuldades em parceria com a água mineral Lôa, lançamos o Desafio Lôa. Dois alunos Alpha, que estão em busca de novos Nanda Fernandes @nandabfernandes Idade: 24 anos Peso: 69,8 kg Altura: 1,74 m % de gordura: 33% Cintura: 74 cm

Sintomas: Cansaço e indisposição para malhar são as principais queixas de Nanda, que acabou de emagrecer 10 quilos provenientes de viagens e de um período sem muita disciplina com a academia. “Tenho tendência para engordar, então é só relaxar na alimentação e treino que a balança sobe”, conta. #quemnão? Para eliminar os quilos a mais, ela manteve-se firme na dieta até nos finais de semana e intensificou os treinos. Desafio: Apesar de ter emagrecido, Nanda não tem muito condicionamento físico por não praticar muita atividade aeróbica. O máximo que já correu foi cerca de 2 km. Animada com o desafio, para a Alpha Night Run, ela está a disposta correr 8 km.


Sintomas: João é aquele perfil que, frequentemente, está na academia, mas não vê mudanças no corpo. “Geralmente, treino quatro vezes por semana”, detalha. Suas principais queixas são a gordura localizada no abdômen e não conseguir ganhar massa corporal. Isso porque não é muito disciplinado na alimentação. “Não resisto a massas e um docinho”, confessa. Desafio: A preguiça também atrapalha os treinos de João. #todossomosjoão Completar a Night Run será um grade desafio, pois nunca participou de uma corrida de rua e como tem uma rotina agitada, sempre treina com o tempo contado e dedica, apenas, 20 minutos na esteira.

hábitos durante três meses, serão propagadores da saúde. Eles, assim como nós, não são “ratos de academia”, caem em tentação e querem melhorar o corpo para o verão. O desafio será finalizado no dia 3 de dezembro, quando eles terão que completar a prova de corrida Alpha Night Run. O dia a dia deles vocês podem acompanhar nos instagrans da revista @revistaalphafitness e da Lôa @agualoa, e, o final desse desafio, será apresentado na nossa próxima edição, de dezembro. No entanto, o nosso maior objetivo é que você, meu amigo leitor, se inspire nos desafiados, supere seus limites, e tenha uma vida mais saudável e equilibrada. Agora, apresento os nossos desafiados:

Nanda Fernandes @nandabfernandes Idade: 24 anos Peso: 69,7 kg Altura: 1,70 m % de gordura: 17% Cintura: 78,5 cm


saúde

A nutricionista, Lidia Loyola, realiza a avaliação do percentual de gordura em João

Uma dieta equilibrada e personalizada é importante para alcançar o objetivo

Desafie-se também! Acompanhe nas nossas redes sociais @revistalphafitness e @agualoa e nos conte como você tem buscado o equilíbrio em sua vida

Nanda e João contarão com profissionais especializados para acompanhá-los e ajudá-los a completar o desafio. Veja quem são:

Nutricionista: Lidia Loyola “Existem alguns cuidados importantes para quem vai iniciar um treinamento de corrida. O primeiro é estar com o peso adequado para não sobrecarregar as articulações; depois temos que adequar o cardápio dele, principalmente o carboidrato antes do treino para que a pessoa se sinta disposta durante o exercício; e finalmente é fundamental estar com a hidratação em dia.”

28 alpha fitness

Médico: Dr. Cláudio Bacellar “Fazer check up é fundamental para a prática de qualquer atividade física. Com o resultado dos exames, iremos verificar se há alterações no organismo que prejudiquem o desempenho do esportista e, com a abordagem da medicina ortomolecular, buscar restaurar, no plano molecular, as concentrações normais de substâncias, como vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes, hormônios, etc, normalmente presentes no organismo.”

Preparadora Física: Dayse Correa “Como Nanda e João já treinavam, continuamos com o fortalecimento muscular em geral, principalmente core e membros inferiores, agora, direcionado para corrida, e também os educativos. No primeiro mesociclo, o trabalho é de 30 a 70% do volume total (km), que serão distribuidos entre intervalado e contínuo. Outro ponto importante, é fazer o teste para trabalhar dentro da zona de frequência cardíaca.”


uma linha completa para você experimentar! Cerca de 40% da população brasileira é intolerante à lactose, o açúcar do leite.

Para aqueles que não consomem lactose, não deixem de saborear um iogurte gostoso, cremoso e de textura aveludada, a Natural Gurt desenvolveu o LactoFree.

alpha fitness

29


foto djalma santos

carros | Garage Car

Um centro de estética...

automotiva em domicílio

Alex é especialista em estética automotiva

Manchas, estrias, envelhecimento precoce? Será que seu carro está precisando de alguns cuidados estéticos?

E

xposição ao sol, pequenos choques e até lavagens com produtos abrasivos - que prejudicam a pintura, as partes plásticas e amarelam os faróis -, tudo isto deixa o carro com uma aparência feia e velha. “Trabalhamos

com detalhamento automotivo. É limpar ou restaurar o carro nos mínimos detalhes”, explica o especialista em tratamentos, beleza e rejuvenescimento automotivo, Alex Fábbio Magalhães. Após a aspiração, por exemplo, o carro é esmiuçado com pincéis específicos, como o de cerdas ultramacias de javali, para tirar até aquela mínima poeirinha escondida. Outros diferenciais são os produtos utilizados na sua maioria importados. “Estou sempre em busca das melhores técnicas e dos melhores produtos, alguns deles importados exclusivamente pela Garagge Car. Os nossos shampoos e produtos de limpeza são diferenciados. As ceras são específicas por cor e tipo de carro; os importados, por exemplo, possuem verniz diferente do nacional, que exige um composto polidor

Serviços exclusivos: >>Lavagens especiais >>Polimento técnico >>Vitrificação de pintura >>Enceramentos especiais >>Higienização e proteção de bancos >>Tratamentos exclusivos para carros premium, super esportivos e colecionáveis

fotos divulgação

>>Tratamentos para motos, jet-ski ou embarcações

“Alex é uma pessoa competentíssima com muito conhecimento do que faz, principalmente na limpeza do motor, que não é um trabalho tão simples quanto à lavagem da carroceria; ele faz com extremo apuro. Tanto os meus carros antigos quanto os novos já passaram pelos seus cuidados.” Dr. Renato Accioly

30 alpha fitness

>>Atendimento em domicílio

individualizado.” Os equipamentos também são extraordinários: refletores para detectar os ínfimos defeitos, luvas de lã de carneiro para lavagens especiais – evita microrriscos –, e tolhas magnéticas ou secagem a ar. Enfim, tudo para deixar o carro em forma.

valorize seu bem Engana-se quem pensa que é, apenas, uma questão de aparência. Na hora de vender, esses pequenos estragos derrubam o preço e, por outro lado, cuidados estéticos, além de prolongar a vida útil do carro, valorizam seu bem para a revenda. “Na Europa e nos EUA, esse conceito já é bastante difundido. Estamos trazendo algo inédito, com atendimento em domicílio de alto padrão”, afirma Alex. Garage Car Estética Automotiva Tel.: (71) 99675-9571 (WhatsApp) Facebook/Instagram: GaraggeCar Site: www.garaggecar.com


alpha fitness

31


nutrição | PortLife Bahia

Cápsulas de

beleza e saúde Suplementação funcional chega como forte aliada para quem busca um corpo perfeito por Patrícia Magalhães fotos Djalma Santos imediata. O corpo perfeito

tria farmacêutica tem, cada dia

da bailarina do Faustão,

mais, desenvolvido produtos que

Lorena Improta, tem a aju-

auxiliam a conquista do corpo dos

dinha das pílulas da Portlife.

sonhos. São cápsulas que prometem exterminar celulites, derreter gorduras, definir abdômen e

Para os fortões

fortalecer cabelos e unhas. “Temos uma linha

Além da linha feminina,

específica para as mulheres. São produtos 100% naturais, onde, associados a uma alimentação balanceada e atividade física, potencializam os resultados”, explica Leonardo Uzeda, representante da Portlife, destacando ainda que os produtos não têm conservantes e possuem a tecnologia gel caps, que provocam absorção

a Portlife possui mais de 100 produtos para quem se preocupa com a saúde, beleza e bem-estar. São bcaa, whey protein, colágenos, antioxidantes e nutricosméticos, enfim, são inúmeros os produtos naturais produzidos com tecnologia de alta

André Porto, fundador da PortLife

foto divulgação

M

ilagres não existem, mas a indús-

“Não fico sem os produtos da linha Slimmer, Cellulifree e Nutriskin. Gosto muito do Slimmer fusion para

qualidade. “Oferecemos

dar aquela energia antes do treino”,

uma alternativa confiável e

conta a bela. Na linha feminina, Leo-

eficaz para complementar

nardo também destaca o Profemina,

necessidades nutricionais”,

indicado para o combate à TPM.

explica André Porto, fundador da empresa. Toda a linha pode ser adquirida através do site, das redes sociais ou por atendimento presencial nas unidades operacionais. Leonardo Uzeda, representante da Portlife na Bahia

portlife nutrition bahia leonardo uzeda Site: www.portlifebastore.com.br Facebook: /portlifebahia Instagram: @portlifeba - Tel.: (71) 99923-1190 e-mail: lojaonline@portlifebastore.com.br


alpha fitness

33


dicas | Beleza

Máscaras de beleza

Máscara facial é unanimidade no quesito produto de beleza – que o diga as modelos e celebridades e a nova moda de postar selfies com os produtos no rosto! Anti-idade, iluminadora, firmadora, purificante, clareadora... Entre as inúmeras opções, selecionamos cinco opções que fazem sucesso no universo beauté

Masque Instant Détox

Indicado para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis, a máscara limpa com profundidade e diminui os poros. Caudalie. Por R$ 63,60

Thirstymud

Hit do mundo beauté, essa máscara garante hidratação vigorosa graças à ação do ácido hialurônico e de ativos da folha de oliveira Glamglow. Por R$ 248

Benefiance Wrinkle Resist 24

Inovadora, ela é feita por duas tiras cheias de retinol, que devem ser separadas e aplicadas diretamente abaixo dos olhos. O efeito é imediato: a pele fica extremamente macia e hidratada com efeito Cinderela que vai além das 24 horas.

fotos divulgação

Shiseido. Por R$ 315

Flash Energy Máscaras faciais de alta eficiência

São três máscaras que formam um tratamento intensive, promovendo efeito imediato de hidratação, nutrição e prevenção do envelhecimento. Tudo isso com a maravilhosa qualidade da Dermage e um preço super acessível! Dermage. Por R$ 9,90

34 alpha fitness

Com ação revitalizante, a máscara restaura instantaneamente peles cansadas e sem brilho. Linha Routine da Hinode. Por R$ 39


alpha fitness

35


estética | Nutriderm

Estética

holística Fisioterapeuta, Lidiane Angelim, cria protocolo exclusivo que elimina a celulite de dentro para fora

A

por Patrícia Magalhães

fisioterapeuta, Lidiane Angelim, tem um mantra que sempre enfatiza para todas as suas pacientes: “Qualquer

tratamento estético tem que vir de dentro para fora”. E foi baseado nessa crença que ela desenvolveu um protocolo exclusivo onde agrega à estética todos os benefícios da medicina ortomolecular. “A estética ortomolecular consiste num tratamento direcionado, sem necessidade de protocolos prontos, com o objetivo de neutralizar os da oxidação que ocorre, naturalmente, no nosso organismo”, explica a fisioterapeuta. Ela explica que celulites, estrias, envelhecimento precoce e gordura podem ser

foto djalma santos

radicais livres, que são formados a partir

resultados de um desequilíbrio químico no organismo. Assim,

corpo. “Contamos com uma equipe especiali-

atacar a causa é muito mais efetivo do que tratar as consequên-

zada, que irá entender a necessidade do corpo

cias. “A ideia é ter um tratamento que cuide do paciente de forma

de cada cliente, repondo minerais e vitaminas

integral e holística, ou seja, unir aos mais modernos equipamentos

essenciais para combater a toxicidade dos

de estética que temos aqui na casa - como o i-lipo, criolipólise ou

radicais livres, promovendo resultado rápido

velashape2 -, algo que equilibre as suas funções vitais”, detalha.

e eficiente, pois se trata de ativos compatíveis com o que temos no organismo. A aceitação

desintoxicação

deles será muito maior que um cosmético

O tratamento nutriortomolecular, nome dado por Lidiane para

comum, indo muito além da estética e favore-

ao tratamento ortomolecular através de cremes e géis, se inicia

cendo o bem estar e a saúde”, finaliza.

com mudanças alimentares. “O primeiro passo é uma nutridetox, onde o paciente passa por uma avaliação com uma nutricionista para ajustes alimentares. O objetivo é retirar toxinas e radicais livres provenientes da alimentação e dos hábitos, descongestionando o organismo, além de potencializar os resultados”, explica a fisioterapeuta. Essa fase é complementada com procedimentos estéticos voltados para a desintoxicação do

36 alpha fitness

Nutriderm Av. Antônio Carlos Magalhães, 1.298 - Itaigara - Salvador - BA Tel.: (71) 3016-4551 - Site: www.nutridermitaigara.com.br Instagram: @nutridermeitaigara


alpha fitness

37


em forma | Transformação

Sem medo do

espelho Como fotografias velhas impulsionaram a construção de um novo reflexo por Joseanne Guedes

A

costumado a se olhar no espelho e ver uma pessoa acima do peso, Leonardo Vieira, de 22 anos, descobriu há pouco mais de um

ano que seu corpo não estava exatamente como do seu notebook, ele se assustou ao encontrar fotos de 2012 e notar o quanto havia engordado. O estudante de engenharia mecânica conta que, após a saída do colégio em 2011 e ingressado na faculdade, acabou se descuidando ainda mais. Em março de 2015, a balança já registrava 122,4kg.

-37 kg

foto djalma santos

acreditava: durante uma faxina nos arquivos

Ele estava obeso e não sabia como não havia percebido o tamanho real do seu corpo. O choque serviu como impulso para uma verdadeira guinada, que o fez sentir na pele o peso. da transformação! “Resolvi realmente mudar, emagreA partir daí, sob a supervisão do professor Jaddy Santtos, da Alpha de Stella Maris, ele começou a encarar uma rotina de exercícios, que in-

foto divulgação

cer e ter uma vida saudável”, explica.

“Resolvi realmente mudar, emagrecer e ter uma vida saudável”

clui circuito funcional, pelo menos seis vezes

Passei a amar a atividade física e minha autoestima foi alavan-

por semana, com aula de bike, aliada a uma

cada, porque hoje sou outra pessoa. Tudo muda até para comprar

disciplina na alimentação a base de raízes e

roupa. Antes, eu comprava o que coubesse em mim, não tinha

integrais, frutas e saladas, acompanhada de

muita escolha. Hoje, tenho o poder de levar aquilo que realmente

perto por uma nutricionista. Após dez meses de

gosto, e posso me arrumar como eu quero”, comemora o jovem,

mudança, já havia conseguido atingir os 85kg,

que mostra sua evolução diária através do perfil no Instagram

totalizando uma perda de mais de 37kg. Seu

_fitleo. Seu objetivo, segundo ele, é inspirar outras pessoas e

foco agora é baixar os percentuais de gordura

mostrar que é possível. “O fator mais importante foi a determina-

e aumentar a massa magra.

ção. Não adianta pensar que toda essa mudança é passageira. A

“Minha vida hoje é completamente diferente.

38 alpha fitness

mudança tem que ser na mente para fluir com leveza.”


alpha fitness

39


foto: divulgação

experts | Ortomolecular

Terapia

ortomolecular por Dr. Cláudio Bacelar*

A

palavra ortomolecular, a primeira vista, pode até parecer algo de outro mundo, mas não é.

*Médico especialista em medicina estética, nutrólogo com formação em medicina ortomolecular e membro e professor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e Laser

A terapia ortomolecular atua de forma holística na prevenção primária e secundária das patologias através da nutrição balanceada

Aqueles que já tiveram contato

descobriram que se trata de uma abordagem concreta e científica, que vem alcançando resultados positivos no combate a várias doenças. Seu principal objetivo é restaurar, no plano molecular, as concentrações normais de substâncias, como vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes, hormônios etc,,

até restringindo alimentos que não estão em simbiose com o

normalmente presentes no organismo.

organismo. Não esquecendo nunca do intestino, considerado

Entre os inúmeros benefícios, essa terapia

um órgão inteligente, chamado de “O cérebro desconhecido”

visa neutralizar os radicais livres que, em

por um dos introdutores da terapia ortomolecular no Brasil, o

excesso, é responsável pelo envelhecimento

professor Hélion Póvoa, grande mestre.

e aparecimento de doenças. No âmbito da

No ambiente, ela detecta e elimina as intoxicações prove-

nutrição, ela se preocupa com a qualidade da

nientes do ar, solo e água, assim como substâncias ingeridas

alimentação, valorizando alergias e intole-

junto aos alimentos. Tudo isso vem ocorrendo após a era

râncias alimentares, necessidades calóricas

industrial, onde o organismo vem sendo submetido às subs-

diárias de cada indivíduo de acordo com a

tâncias alienígenas, como conservantes, acidulantes, estabi-

sua atividade física, stress diário ou patologia

lizantes, edulcorantes, antioxidantes sintéticos, agrotóxicos -

pré-existente, repondo, se estiver em déficit,

nosso país é campeão mundial - e a diversos tipos de metais

nutrientes, como proteínas, gorduras, carboi-

tóxicos, como chumbo (tinturas de cabelo), cádmio (cigarro),

dratos, minerais, vitaminas, fibras e água, ou

mercúrio (rios contaminando os peixes) e alumínio (panelas,

“Entre os inúmeros benefícios, essa terapia visa neutralizar os radicais livres que, em excesso, é responsável pelo envelhecimento e aparecimento de doenças” 40 alpha fitness

desodorantes), acrescido da pobreza do nosso solo em vários micronutrientes, tais como selênio, cromo, zinco, cobalto, manganês etc. Hoje já existem vários métodos modernos de desintoxicação do organismo, até máquinas que fazem isso. A visão holística do paciente aumenta a eficácia dos tratamentos convencionais. Um organismo sem deficiências e “limpo” de substâncias a ele estranhas responderá muito melhor a qualquer tipo de tratamento. E muito mais que isso: se o organismo estiver em perfeita dinâmica, saudável, ele estará em melhores condições de assim continuar, pois todos os seus mecanismos de defesa estarão em condições ideais de funcionamento.


alpha fitness

41


estética | Dra. Taíse Neves

Queridinhos das celebridades, laser e shock waves são sucessos entre as mulheres que desejam se livrar da celulite, gordura e flacidez, sem dor, cortes e riscos

O exterminador de

fotos Karine Costa

celuliteseflacidez

A

mais nova tecnologia de beleza acaba de aportar na Bahia. A onda acústica ou D-Actor 200 da Storz Medical ficou conhecida mundial-

mente por ser o queridinho das celebridades, como Madonna e Penélope Cruz. O aparelho promete potencializar tratamentos, como a criolipólise, proporcionando resultados extraordinários. “É a melhor tecnologia que existe atualmente, o único que pode ser feito imediatamente pós-crio-

A união faz a força e a parceria traz a beleza

A chegada dos aparelhos mais tops, D-Actor 200 da Storz Medical e i-Lipo®, só foi possível graças à união de Taíse Neves e Daniela Matta Pires, da clínica Spazzio Sallute, que relatam como seguir a tendência mundial de compartilhamento, pois entendem que o mundo moderno não suporta mais um consumo inconsciente e evitam o ócio do equipamento, já que, tendo outras tecnologias em suas clínicas, não é possível usá-los todos de uma só vez. “Nós temos os custos divididos, aumentamos o número de pacientes com acesso e podemos oferecer um preço mais justo.”

lipólise, com comprovação científica. Na primeira

diferentes ponteiras com va-

potência para o tratamen-

sessão já é possível notar as melhorias, especial-

riações ao alcance da energia,

to de gordura localizada e

mente na qualidade da pele”, explicam as fisiote-

podendo, assim, ser usado em

também celulite, indolor de

rapeutas Taíse Neves e Daniela Matta Pires.

quase todas as partes do cor-

fácil aplicação, rápido e sem

po, e o nosso equipamento é o

risco de queimaduras. É o

acústicas agem promovendo uma colisão entre

único com tratamento facial,

queridinho das celebridades

as células do tecido adiposo, que, com o choque

e os demais não podem ser

hollywoodianas.

mecânico (impacto entre elas), se fragmentam,

aplicados na face”, detalha a

e a morte da célula é por apoptose. No local,

fisioterapeuta. Para o trata-

onde é aplicado, há uma estimulação na produ-

mento completo, Taíse indica

ção de colágeno e elastina, e, consequentemen-

entre oito a 10 sessões, com

te, tratando de uma forma intensa a celulite,

intervalo mínimo de 48 horas

gordura localizada, fibroses, estrias, flacidez,

entre as aplicações, sendo no

1.902 - Caminho das Árvores.

rugas, linhas de expressão e cicatrizes.

máximo duas por semana.

Tel.: (71) 3141-0921

As profissionais explicam que as ondas

Associada à criolipólise, acelera e potencia-

Além dessa novidade,

liza os resultados em até 40% da perda de gor-

Taíse e Daniela trouxeram

dura. “É um tratamento indolor, que apresenta

o i-Lipo®, laser de baixa

42 alpha fitness

taíse neves Av. Tancredo Neves, 2.539 – CEO Empresarial - Torre Londres – sala

WhatsApp: (71) 99741-0951 Instagram: @clinicataiseneves Facebook: /clinicataiseneves Site: www.taiseneves.com


alpha fitness

43


especial barba

o visual do homem n l a ci n se es em it Considerada identidades e o id n efi d m te a rb el moderno, a ba , cada vez, mais fi co li b Ăş p m u o d ta is conqu por Tede Sampaio

44 alpha fitness


N

barba entre os brasileiros, nos

“Um shampoo e um condicionador de cabelo também servem para higienizar essa região, desde que tenham um pH ideal, entre 5 e 6,5. Isso melhorará, consideravelmente, o crescimento e a maleabilidade desses fios”

últimos cinco anos, está sendo

Wilson Mendes, dono da Barbearia Barber Boss

ão é de hoje que a barba masculina tem arrancado olhares de ad-

miração e se tornado item essencial no visual do homem moderno. O sucesso é tanto, que muita gente a valoriza tal quanto a famosa barriga tanquinho. Essa valorização da

vivida bem de perto pelo gerente de loja Rhavi Palmei-

acaba acumulando impurezas durante todo o

ra, de 28 anos. Há quase dois

cuidados necessários

anos, incomodado com o efeito

O que nem todo mundo

produtos específicos para a barba, facilmente

que as lâminas deixavam na

sabe, no entanto, é que ser

encontrados em lojas e sites especializados. Um

pele, ele decidiu cultivar a

agraciado pela genética ao

shampoo específico para que a barba não fique

barba, que hoje chega aos sete

possuir uma barba cheia não

tão espetada, um balm, que proporcione uma

centímetros de comprimento.

é suficiente para torná-la

hidratação melhor e um óleo, que dá um brilho,

Assim como a barba, ele conta

bonita, mas também é preciso

realçam os pelos e protege-os dos raios UV”.

que, desde então, o assédio

muito cuidado. É o que afirma

aumentou consideravelmen-

Wilson Mendes, dono da Bar-

te. “Eu sempre tive cara de

bearia Barber Boss. Segundo

moleque. Aparentava menos

ele, uma barba grande dá

idade do que a minha real, e

mais trabalho porque exi-

dia.” Para resolver esse problema, ele indica

ge cuidados específicos de

isto fazia com que muitas pessoas não me levassem muito a sério. Hoje, isso mudou completamen-

higienização e hidratação. “Por servir como filtro durante o processo de respiração, ela

te”, conta sorrindo.

fotos divulgação

Descubra o seu tipo de barba:

The old english – Muito utilizada por homens que adotam o cabelo coque samurai. Para adotar este estilo, é necessário deixar a barba crescer e cobrir o rosto inteiro; raspando a região das bochechas e deixando a barba alinhada nessa parte do rosto.

The ducktail – Estilo ousado e que está na moda atualmente. Consiste em deixar as laterais mais baixas, bem rentes ao rosto, e o volume na ponta crescendo na região do queixo.

The short boxed beard – Uma ótima opção para quem quer ficar no meio-termo entre a full beard (barba cheia) e a rente. É bem desenhada, com linhas marcadas na região da bochecha e o pescoço limpo.

alpha fitness

45


especial barba | Jack Navalha

jack navalha, barbearia bar

para homens que se cuidam Barbearia prova que é possível cuidar da aparência com muita virilidade por Tede Sampaio fotos Djalma Santos

A moderna decoração foi inspirada nos clubes de motoqueiros

S

e um guerreiro viking escolhesse um lugar para

comanda a barbearia bar.

cuidar dos seus cabelos, barba ou manicure, com

Esse novo conceito de centro de beleza

certeza, seria o Jack Navalha Barbearia Bar. O

masculina surge como um espaço onde o

espaço, que transpira masculinidade, possibilita

homem, além de cuidar do visual, pode tam-

que homens encontrem, em um único lugar, serviços diver-

bém tomar uma cerveja especial, comer um

sos de qualidade a preços justos. “Pagando apenas R$ 68,00,

petisco e jogar conversa fora. “Aqui se fala

o homem pode cortar o cabelo e fazer a barba. É um preço

sobre tudo, como futebol, mulher, política,

abaixo do mercado. Na Jack, ele também pode fazer um

besteirol... E a ideia é realmente essa, afinal é

tratamento estético completo, como depilação e manicure,

uma barbearia omde as pessoas querem se

além, é claro, de se divertir, conta o empresário Gustavo

sentir à vontade para falar sobre qualquer

Vieira, que, ao lado dos filhos e sócios Matheus e Murilo,

coisa”, explica Gustavo Vieira.

46 alpha fitness


“Pagando apenas R$ 68,00, o homem pode cortar o cabelo e fazer a barba. É um preço abaixo do mercado. Na Jack, ele também pode fazer um tratamento estético completo, como depilação e manicure, além de se divertir, é claro” Gustavo Vieira, empresário

cervejas especiais e jazz

Barbas bem feitas, cortes modernos e muita diversão são garantias na Jack

O estabelecimento, com decoração baseada nos grupos de motociclistas, também oferece um bar que dispõe de destilados e cervejas especiais. Nas quintasfeiras, das 19 às 23 horas e aos sábados das 13 às 18 horas, o Uma equipe peso comanda as tesouras, navalhas e cuidados com a beleza

espaço também oferece som ao vivo com chope gelado. “O ambiente foi todo pensado para

boutique

ressaltar essa ideia do homem

Assim como acontece nos centros de beleza

másculo, mas sem nenhum tipo

femininos, na Jack Navalha, além dos ser-

de distinção ou preconceito de

viços, o cliente também encontra uma linha

gênero, obviamente. Na Jack

de produtos específicos para os cuidados

Navalha Barbearia Bar, todos

com a barba e cabelos dos homens. “Sham-

são igualmente respeitados”,

poos, loções, cremes e óleos, que permitem

afirma o empresário. Com o ob-

a higienização e modelagem dos pelos, são

jetivo de potencializar essa sen-

alguns dos mais procurados pela clientela”,

sação de bem-estar, a barbearia

conta Gustavo Vieira.

oferece, ainda em sua progra-

É bom lembrar que, pensando no conforto

mação semanal, um grupo de

e pontualidade do atendimento, os serviços

jazz, que anima os clientes nas

podem ser agendados por meio de telefone e

noites de quinta-feira.

redes sociais da Jack Navalha.

Jack Navalha barbearia bar Tel.: 71 3036.1213. WhatsApp: 71 9 8138 3331 Instagram: jacknavalhabarbeariabar Rua Marques de Leão, 639-201B, Barra

alpha fitness

47


especial barba

orçamento, pois eles podem ser substituídos

“Também é preciso levar em consideração o estilo de vida que cada um leva. Se é um advogado, por exemplo, ele não pode ter uma barba tão informal”

por aqueles tradicionalmente usados nos

Celso Margonar, barbeiro visagista do jack navalha

Essa mesma dica é compartilhada pelo barbeiro visagista Celso Margonar, paulista de 40 anos e 18 de profissão, que há sete meses atende o público masculino de Salvador na barbearia Jack Navalha. Segundo ele, para obter fios perfeitos é preciso investir nesse tipo de produto, mas avisa que, nem sempre o valor desses itens cabem no

cabelos. “Um shampoo e um condicionador de cabelo também servem para higienizar

sejado. “O shampoo abre

imprimindo identidade

essa região, desde que tenham um pH ideal,

a cutícula do cabelo, já o

Além da higienização, outro

entre 5 e 6,5. Isso melhorará, considera-

condicionador é para selar.

fator de vital importância

velmente, o crescimento e a maleabilidade

Assim, é importante que, ao

para uma barba perfeita é o

desses fios.” Margonar chama a atenção,

usar o shampoo, o homem

corte. Margonar explica que,

entretanto, para o uso combinado desses

também use o condiciona-

para obter uma barba ideal,

dois itens para alcançar o resultado de-

dor”, completa.

é preciso obedecer critérios de geometria, assimetria e simetria em cada rosto. “Não existe um padrão. O tipo de barba que cada pessoa terá é determinado pela estrutura óssea do rosto.” Além dos fatores físicos, ele também considera os fatores sociais

fotos divulgação

como igualmente importantes. “Também é preciso levar em consideração o estilo de vida que cada um leva. Se é um advogado, por exemplo, ele

Descubra o seu tipo de barba:

não pode ter uma barba tão informal”, explica. De acordo com Wilson Mendes, ao se considerar a combinação, “tipo de rosto – vida social”, o corte da barba imprimirá em cada rosto uma

The full beard – Uma barba para quem busca uma imagem forte e autoconfiante. Ela é cheia, no entanto não é muito comprida. O bigode, a região do queixo e as laterais devem ter a mesma altura.

48 alpha fitness

Stubble beard – Como o próprio significado diz, é uma barba sombreada, ou seja, bem curta e rente ao rosto. Os adeptos fazem o estilo desleixado vaidoso, pois a ideia é como se estivesse deixada por fazer, porém delineada.

Hipster beard – Um estilo “moderninho”, onde é preciso remover os pelos do pescoço e cortar o bigode ao redor da boca. Diferentemente da barba cheia, tem que ser aparada com frequência, e seu tamanho não deve ser exagerado.

identidade visual específica. “Se ele usa um cavanhaque é uma identidade que esse homem assume, bem como se ele usa a barba cheia ou só o bigode. Cada tipo de barba atribuirá ao homem uma identidade visual diferente”, afirma.


“Pesquisas comprovam que hoje em dia homens barbudos são sinônimo de maturidade e liderança no universo masculino” Pedro Lima , sócio-administrador do cabelo & barba

adeus coceira Além da irritação provocada pela lâmina de barbear, outro fator que levou Rhavi, citado no início desta matéria a deixar a barba crescer, foi a coceira. Achou estranho? Acreditava que barba grande coçava? Enganou-se, querido leitor. Mendes explica que, na maioria das vezes, a coceira é provocada simplesmente pelo processo de crescimento dos fios. “É como o dente de criança quando está nascendo, ele coça e depois de um tempo a coceira passa.” Isso acontece, segundo ele, porque, com o crescimento dos fios, a barba tem melhor enraização e maior força, eliminando assim a coceira. Porém, nem sempre a coceira é provocada apenas pelo crescimento dos fios, conta Margonar. “Algumas vezes as barbas coçam devido à presença de ácaros, causando também a descamação, assim como acontece com o couro cabeludo.” Para se ter uma ideia, ele conta que 95% das pessoas que apresentam esse problema na barba também o têm nos cabelos. Mas afirma: “Produtos como óleos e bálsamos específicos para a barba, além de dar brilho e modelagem, também ajudam muito no combate à coceira”, finaliza.

alpha fitness

49


especial barba | Cabelo & Barba

A arte de

BARbear

T

al como o pintor e o vazio de uma tela, ele enxerga em cada rosto o espaço para fazer nascer sua arte. Em vez de lápis ou pincel, é com tesoura

e navalha que Adenilson Barbosa imprime cores em sua pintura. O barbeiro atua há quase uma década, mas acaba de chegar a Salvador para integrar a equipe especializada em cuidados masculinos da segunda unidade da Cabelo & Barba Barbearia e Choperia, inaugurada há pouco mais de dois meses no Caminho das Ár-

Um brinde à beleza. Barbearia moderna agrega serviços e consagra formato por Joseanne Guedes fotos Djalma Santos

“Somos uma barbearia cosmopolita, dialogamos com todo tipo de público. Para fazer a manutenção da sua identidade, é importante saber quem você é” Pedro Lima , sócio-administrador

vores. A barbearia, conhecida por linkar beleza, arte e diversão, investe no fortalecimento das

Por lá, a técnica é meramente um meio. E o cliente agra-

relações interpessoais, e proporciona vivências

dece! “Digo que sou cliente-fundador, pois comecei a ser

que vão muito além de um corte de cabelo

atendido na primeira unidade, a do bairro de Brotas, alguns

e barba, como: música, papo bacana, cerveja

meses antes do meu casamento. Queria escolher um local

artesanal, café e excelência no servir.

para fazer a barba e cortar o cabelo para o ‘grande dia’.

50 alpha fitness


Hoje, sou atendido nas duas sedes e a

ra através do negócio idealizado em 2008, mas posto em prática

qualidade dos serviços impressiona”’, revela

em 2011.

o advogado André de Jesus, de 34 anos.

O empresário pegou aquele conceito da convencional barbearia

“Gosto principalmente dos profissionais.

do bairro, cada vez mais rara desde o aparecimento dos salões

Todos eles, sem exceção. Além disso, con-

unissex, e adicionou atrativos para o homem de Salvador. Surgiu,

forto, limpeza e organização, boa música e

então, um ambiente clean, contemporâneo e aconchegante, que

também cafezinho, que, pra mim, é de lei.”

dialoga com todo tipo de público. “Nosso diferencial é o calor

Para André, o conceito da Cabelo & Barba

humano. Queria que os homens voltassem a se sentir à vontade.

“facilita a vida”.

Depois do período solitário, outros espaços passaram a combinar

do mundo

barbearia e choperia, o que confirma o sucesso do formato.” Se

Não é a toa que à barbearia tem conquista-

depender dele, nunca faltará movimento e leveza: de cartão fideli-

do tanto espaço no mercado baiano, sendo

dade a promoções especiais; de projetos culturais, como o “Chopp,

frequentada por personalidades do cenário

Pizza e Música”, a sociais, como a nobre “Quarta Solidária”, que

nacional. Assumidamente soteropolitana, a

proporciona um corte de cabelo em troca de 2 kg de alimento

Cabelo & Barba foi pensada para unir cuidados

não perecível. E Pedro já articula a abertura de uma terceira uni-

com a aparência e acesso à informação e lazer.

dade. Até lá, ele, que também é compositor, segue inventando arte.

Todos os itens em cena funcionam como chamarizes que seduzem os sentidos. “Somos uma barbearia cosmopolita, dialogamos com todo tipo de público. Para fazer a manutenção da sua identidade, é importante saber quem você é. Enfim, valorizamos cada ser e respeitamos sua individualidade”, destaca o sócio-administrador Pedro Lima. Sensível às mudanças, ele traz a criatividade no DNA e libera sua verve inovado-

cabelo & barba - barbearia e choperia Brotas: Rua Barros Falcão, 95 - Tel.: (71) 3381-4253 - Horário: Seg a Sáb das 08h às 19horas. Tancredo Neves: Ed. America Tower - Tel: (71) 3022- 3513 - Horários: Seg a Sexta das 10h às 20horas. Sáb: das 08h às 18horas. – Facebook: /cabeloebarbachoperia Instagram: @cabeloebarbasalvador – www.cabeloebarba.com.br alpha fitness

51


beleza | Spa das Unhas

unhas perfeitas

por mais

tempo por Patrícia Magalhães fotos Djalma Santos

Conversamos com a especialista em alongamento de unhas, Bernarda Lyra, para conhecer métodos duráveis que deixam as unhas lindas e saudáveis

I

magine: sua unha pintada de francesi-

dos com as unhas.

nha por 15 dias, sem descascar, mesmo

Inovadora, Bernarda trabalha

após ter que lavar aquela pilha de louça.

e ensina as técnicas mais mo-

Sim, isso é possível! Hoje, novas técnicas

dernas de alongamento, sendo

de esmalteria permitem que as unhas fiquem

pioneira no alongamento com

bonitas, como se fosse para uma festa, por

fibra de seda. “Uma técnica

muito mais tempo. “Na esmaltação em gel,

maravilhosa que não utiliza

após todos os procedimentos, as unhas são

cola, garantindo unhas super-

colocadas em uma cabine UV, que faz o

naturais e saudáveis”, afirma.

esmalte fixar e não perder o brilho por um

Além da fibra, a profissional

período maior. No entanto, para qualquer pro-

também faz o alongamento

cedimento, primeiro fazemos uma avaliação

Hit do momento

gratuita da unha e da rotina da cliente, para

A moda é unhas longas. Afinal, a enorme diversidade de adereços disponíveis – laçinhos, brilhantes, películas - pede alguns milímetros a mais. Entre os formatos, o ballerina e stilleto são as sensações do momento. “Um alongamento é perfeito quando tem curvatura e ponto de equilíbrio. É natural e respeita a saúde da unha”, finaliza.

depois, decidir qual o procedimento adequado”, explica Bernarda Lyra, especialista em alongamento de unhas e proprietária do Spa das Unhas, um espaço exclusivo para cuida-

em gel, acrygel, porcelana ou molde, e o incrível banho de gel que fortalece as unhas, permitindo o crescimento natural. Qualquer procedimento dura, em média, duas horas, sendo realizado de forma personalizada.

52 alpha fitness

Spa das unhas Itaigara/pituba Tel./WhatsApp: (71) 99919-2291 Instagram: spaunhas_salvador


2

alpha magazine

alpha fitness

53


estética | Sobrancelha Design

Sobrancelhas naturais e perfeitas A rede Sobrancelhas Design desenvolve uma técnica exclusiva de recuperação dos próprios fios para desenho das sobrancelhas

É Recuperação de sobrancelhas danificadas

Recuperação de sobrancelhas com falhas

Produtos exclusivos Corretivo para Sobrancelhas (Gel): Resistente à água e de longa duração, garante um design perfeito durante os intervalos entre as sessões de tratamento.

Serum Plus: Seus ativos naturais fazem com que novos folículos capilares possam crescer e se regenerar de forma saudável, reduzindo a queda e estimulando o crescimento dos fios.

inegável

do design e tratamento, pois este é

a impor-

o ciclo natural de crescimento dos

tância das

pelos. Além disso, o nosso Serum

sobrance-

Plus utiliza uma tecnologia com

lhas na harmonia

micropartículas nano encapsula-

do rosto. Elas não

das que produzem alto poder de

só emolduram os

permeação, garantido resultados

olhos como são

rápidos e perceptíveis. O produto

responsáveis pela expressividade facial.

deve ser aplicado diariamente para

Assim, todo cuidado é pouco na hora

estimular o crescimento de fios

de mudar o formato delas. “Existem

novos”, detalha. O tratamento co-

técnicas que agridem o bulbo capilar

meça com a designer especialista,

e pinturas definitivas onde as possi-

definindo o desenho ideal para as

bilidades de um dano irreversível são

sobrancelhas: “Após a assepsia, é

muito grandes”, alerta Lidiane Rocha,

feita a marcação que determina o

proprietária de uma franquia Sobran-

design ideal para as sobrancelhas

celhas Design, e continua explicando

da cliente, considerando diversos

que a rede é a única que trabalha com

aspectos, como formato do rosto e

uma técnica natural de recuperação

linhas de expressão”, conta Lidiane.

dos pelos para definição do formato:

Em seguida, é realizada a apli-

“Sejam sobrancelhas muito finas ou

cação da técnica com a pinça e,

falhadas, trabalhamos com um trata-

depois deste procedimento, o nosso

mento que recupera o próprio fio”.

gel tonalizante exclusivo, que dura

Corretivo para Sobrancelhas (Duo): Com excelente pigmentação, é utilizado no dia a dia para deixar o design sempre bem definido e sem falhas.

fotos divulgação

de três a cinco dias, preenche o

tecnologia exclusiva

desenho das sobrancelhas. Para a

“Todo mundo pode ter sobrancelhas

manutenção do design, desenvol-

volumosas”, garante Paulo Sandes,

vemos produtos específicos, como

também proprietário de uma franquia

o Corretivo para Sobrancelhas

da Sobrancelhas Design. Ele afirma que,

(Gel) e o Corretivo para Sobrance-

geralmente, em quatro sessões acompa-

lhas (Duo), que mantêm o design

nhadas do uso do Serum Plus (cerca de

perfeito durante os intervalos entre

80 dias) é possível ver um resultado ex-

as sessões de tratamento”, com-

pressivo. “É importante que a cliente ve-

plementa. Baixe o aplicativo SD

nha, a cada 20 dias, para a manutenção

Mobile e agende a sua sessão.

unidades: Alphaville: 3022-6429 • Wpp: 98865-3107 Brotas: 3012-2035 • Wpp: 99106-8192 Costa Azul: 3014-4626 • Wpp: 99204-6501 Graça: 3023-4985 • Wpp: 99658-4659 Horto: 3334-3102 • Wpp: 98785-9080 54 alpha fitness

Imbuí: 3372-8402 • Wpp: 99399-7873 Itaigara: 3015-1501 • Wpp: 99329-5478 Mundo Plaza: 3011-3636 • Wpp: 98835-7380 Ondina: 3015-2025 • Wpp: 99119-1721 Rio Vermelho: 3334-1069 • Wpp: 99268-8823

Salvador Shopp.:3021-0818 Wpp: 99409-0065 Norte Shopp:3035-5502 • Wpp: 99321-3401 Shop. Bela Vista: 3505-6455 • Wpp: 99187-1665 Stella Maris: 3106-7070 • Wpp: 98533-0035 Vilas: 3508-2976 • Wpp: 99173-6300


alpha fitness

55


Prótese ideal por Dra. Maíne Trece*

A

foto: divulgação

experts | Silicone

*Especialista em cirurgia plástica, pós graduada em estética humana, mestranda em regeneração tecidual, fellows em lifting facial, plástica abdominal e cosmiatria e procedimentos minimamente invasivos

colocação do implante mamário é uma das cirurgias plásticas mais solicitadas pelas mulheres para dar volume aos seios, corrigir assime-

trias ou restaurar o formato perdido. Mas ainda há muitas dúvidas a cerca dessa cirurgia. E a pergunta mais frequente é: “Qual prótese de mama é a ideal para mim?” A prótese ideal é a que dá harmonia ao corpo e, para isso, devem ser respeitadas as particularidades de cada paciente. Temos que levar em conta as características físicas, como altura, peso, dimensão do tórax, qualidade da pele e, principalmente , o volume e formato de

colo mamário marcado e sensual. O perfil – moderado, alto, ou

mamas que você já tem.

extra-alto – dependerá da flacidez e do excesso de pele, além

Muitas vezes as pacientes nos procuram com um determinado volume em mente, influenciadas pelo resultado de uma amiga.

da largura da mama. Quanto maior o perfil menor o diâmetro e maior a projeção (altura para a frente) da prótese. Escolhido a prótese, outra dúvida surge: “Como será a cirur-

Entretanto, o mesmo volume pode proporcio-

gia?” A possibilidade de colocação da prótese, por diferentes

nar um resultado totalmente diferente em seu

vias e em posições distintas, traz à mulher insegurança sobre

corpo, pois ele sozinho não é responsável pela

a decisão tomada. A prótese de silicone pode ser implantada

escolha da prótese. Outras variáveis também

em plano submuscular, ou seja, abaixo do músculo peitoral ou

são importantes, como o perfil e o formato da

subglandular, entre o músculo e a glândula mamária, além de

prótese. A anatômica, em forma de gota, per-

outras variantes, como subfascial ou dual plane. Geralmente

mite um resultado mais natural. Já a prótese

escolhemos colocar atrás da glândula, por trazer resulta-

redonda – a mais desejada – resulta em um

dos mais naturais e recuperação mais rápida, sendo o plano

“A prótese ideal é a que dá harmonia ao corpo e, para isso, devem ser respeitadas as particularidades de cada paciente”

submuscular reservado para quando não há tecido mamário

56 alpha fitness

suficiente para cobrir, adequadamente, a prótese. Independentemente da via e da prótese escolhida, a cicatriz cirúrgica tende a ser pequena e discreta. Geralmente feita no sulco inframamário, escondida na dobra abaixo das mamas, também poderá ser implantada pela axila, ou ainda através da auréola. Em todos os casos a cicatriz fica escondida, podendo usar decotes e biquínis sem medo. Converse com seu cirurgião sobre suas expectativas para decidirem, juntos, qual a prótese ideal para você!


alpha fitness

57


estética | Sutura Silhouette

UP facial imediato Quem nunca ao se olhar no espelho esticou a pele do rosto como se desejasse um up imediato? Pois, essa levantada no visual pode ser conquistada como que no piscar dos olhos com a moderna técnica Sutura Silhouette. Fomos conversar com o conceituado médico, Dr. Luiz Marques Filho, sobre essa técnica mágica.

58 alpha fitness


Revista Alpha Fitness: O que é sutura silhouette? Dr. Luiz Marques: É uma inovação tecnológica para o tratamento da flacidez facial que oferece algo que nenhum outro tratamento fotos divulgação

já proporcionou de maneira tão simples: um rosto redefinido, recuperação de volume e redução das rugas. É um procedimento não invasivo, com resultados naturais que duram até 18 meses. É o único produto em fios de sustentação na medicina estética que possibilita duas ações conjuntas: um efeito lifting logo após a sua aplicação, proporcionando resultados imediatos e discretos, e um efeito regenerativo ao estimular a produção natural de colágeno nos meses que seguem a aplicação, proporcionando resultados progressivos naturais. RAF: E como funciona?

“o procedimento possibilita dois efeitos: lifting logo após a aplicação e regenerativo ao estimular a produção de colágeno”

DLM: É um tratamento simples, com du-

RAF: Por que a sutura silhouette é segura?

ração média de 30 minutos, e feito com

DLM: Um componente natural, biocompatível e completamen-

uma pequena aplicação de anestesia local.

te absorvível, com eficácia comprovada, em várias áreas da

A sutura é inserida sob a pele a uma

medicina: a substância natural em sutura silhouette – ácido

profundidade de, aproximadamente, três

polilático (oi PLA) – tem sido usada por muitos anos em

a cinco milímetros sem necessidade de

diferentes aplicações farmacêuticas e médicas, como em fio

incisões, pois o procedimento é realizado

de sutura, pinos ortopédicos, parafusos e pregos para fraturas

com uma agulha fina. Os cones absor-

ósseas etc. Ela também é usada em novos ensaios de stents.

víveis são usados para segurar a sutura no lugar. Após as aplicações da sutura, o

RAF: Quais os principais resultados?

médico efetua uma leve compressão do

DLM: O contorno facial é redefinido com as mandíbulas mais

tecido para remodelá-lo manualmente e

destacadas, as bochechas têm aparência mais cheia e a pele re-

obter o efeito de levantamento desejado.

cupera a firmeza. Os sulcos nasogenianos são atenuados, a borda

As extremidades da sutura que não forem

mais externa das sobrancelhas se levanta, deixando o olhar mais

inseridas serão cortadas. Uma ou mais

aberto e a pele do pescoço recupera sua firmeza e tem aparência

suturas podem ser aplicadas, dependendo

mais lisa. O procedimento pode ser usado como tratamento isola-

da área do tratamento.

do ou combinado com preenchimento e toxina botulínica.

RAF: Para quem é recomendado o tratamento? DLM: Para homens e mulheres com 30 anos ou mais que estejam tentando combater, de forma eficaz, os sinais do envelhecimento e que não queiram tratamentos severos ou invasivos, mas que estejam buscando resultados autênticos e naturais.

Clínica Longevus – Dr. Luiz Marques Filho – CRM 12.615 Unidade Salvador: Rua Eduarda José Santos, 147 – Edf. Fernando Filgueiras, sl 803/804, Garibaldi – Tel.: (71) 3237-8402 Unidade Feira de Santana: Rua Estados Unidos, 211 – Kailândia - Tel.: 75 3624 7187 Site: www.clinicalongevus.com.br

alpha fitness

59


coluna | Por Enza Di Nuzzo • Instagram: @enzadinuzzo

Paixão por joias

espaço

É indiscutível a

Um lugar para cuidar de si Você sente dores? Quando sinto algum incômodo na coluna sempre recorro à Safe, uma clínica de fisioterapia especializada em tratamento de dores crônicas e agudas,

foto girlan menezes

e também em fisioterapia estética. Lá, você encontra

uma bela joia num look de festa. Para chegar deslumbrante, sempre conto com foto divulgação

Acredito que cada experiência que vivemos é uma grande colcha de retalhos, que forma quem somos, e a cada novo recorte nos tornamos maiores e mais fortes. Em parceria com a revista Alpha Fitness, inicio esta coluna apresentando um pouco da minha vida, dos meus “retalhos”, parceiros que me ensinam e tornam a minha vida mais feliz

a assessoria da minha amiga Adriana Deprá. As coleções da sua marca, Aro

Semijoias, são simplesmente maravilhosas. São peças que atendem a todos os estilos, dos mais clássicos aos mais modernos. Ela trabalha com réplicas dos principais joalheiros do mundo, como Carla Amorim, Vivarae Tiffanys. Semijoias com muito design para dar aquele up no look, e com garantia de qualidade. O atendimento é on-line e ela envia para todo o Brasil.

Aro Semijoias – Tel.: (71) 99963-1633 e-mail: adepra@uol.com.br – Instagram: @aro_semijoias

Beleza facial foto divulgação

foto tarsila fideles

importância de

O rosto é nosso cartão de visita, por isso ter um profissional de confiança é

profissionais

imprescindível.

de diversas

Hoje, quem cuida

áreas, como

do meu rosto é a

medicina

dentista Dra. Patrícia

estética,

Barros. Ela é uma

ortopedia,

profissional completa

fisioterapia,

para quem busca uma harmonização

nutrição e psicologia, ou seja, uma equipe multidisciplinar para ajudar

da face, atuando desde a aplicação de botox;

a melhorar a sua qualidade de vida. Entre os inúmeros

preenchimento com ácido hialurônico de cabeça

tratamentos oferecidos, não fico sem minhas sessões de

e pescoço; a grande sensação do momento, a

osteopatia e drenagens linfáticas maravilhosas!

bichectomia (que retira a gordura das bochechas, deixando o rosto mais fino); fios de sustentação; lentes de contato; e clareamento dentário. Enfim, tudo para deixar o seu rosto perfeito. E sabe o que é

SAFE Fisioterapia – Osteopatia, pilates, acupuntura, estética, RPG, desportiva e microfisioterapia – Tel.: 71 34613006 / 9 8763-6661 Edf. Helbor Cosmopolitan, sala 508, Alphavile – Site: www.safefisioterapia.com.br Instagram: @safefisioterapia

60 alpha fitness

mais bacana? Ela atende em domicílio! Dra. Patrícia Barros Tel.: 71 9 8789 2390 Instagram: @drapatriciabarros


alpha fitness

61


moda fitness | Fitclothing

Chic Gym

Empresa de moda fitness baiana, a Fitclothing apresenta nova coleção inspirada no mar para malhar com estilo e conforto Fotos: djalma santos

O

s encantos do mar transposto para leggins, tops, macacões... Essa foi a aposta da

empresa baiana Fitclothig para a nova coleção primavera-verão. “A coleção “Brizzas” vem com uma proposta de looks confortáveis, seguindo as tendências das passarelas e, é claro, com uma pitada do nosso verão”, explica Laila Bensabath, proprietária da marca. Há dois anos no mercado, a Fitclothing vem se destacando por suas peças arrojadas e modelagens que valorizam o corpo. A nova coleção traz muitas cores, assimetria e costuras invertidas. “Buscamos desenvolver peças de qualidade, que tragam muito conforto e estilo

Macacão Correntes

na hora de se exercitar”, pontua.

Conjunto Sereia

Conjunto Estrela do Mar

Conjunto Algas Vivas

62 alpha fitness

Fitclothing moda fitness Tel./WhatApp: (71) 99984-4972 – Facebook: fitclothingba - Instagram: @fitclothing Shopping Pituba Open Center, LJ 402 - Em frente ao Colégio Integral

Vestido Ninfas


alpha fitness

63


64 alpha fitness

fotos divulgação

O que é beleza? E limites? Em época de paralimpíadas, homenageamos esses super-heróis com um editorial de moda estrelado pela esplendidíssima guerreira Mycaa Santos, que há cinco anos luta contra um câncer, em looks inspirados nos esportes olímpicos. Sim, eles podem fazer qualquer coisa e esbanjam magnetismo e vitalidade no que fazem. Com o tema Esporte Chic, o extraordinário produtor de moda, Igor Lobo, montou o editorial numa representação de uma confortável e ao mesmo tempo elegante proposta de estilo

Nadador: O body de algodão listrado e short de moletom, ambos em cores leves, forçam um destaque aos acessórios pesados. Já a jaqueta jeans dá um toque street e jovial para o look


Basquete: o ar descontraĂ­do do esporte ĂŠ contrabalanceado com a delicadeza feminina transmitida pela renda do top cropped

alpha fitness

65


Tenistas: Com seus famosos conjuntos que dão todo um charme para a composição de peças com cores neutras como o clássico P&B

Maquiagem: Yolanda Mamede (Salão Brigitte) • Fotografia: Djalma Santos • Produção de Moda: Igor Lobo Looks: The Finds • Direção de Arte: Leandro Maia • Produção: Patrícia Magalhães • Apoio técnico: Segundinho Freire Apoio Buffet: Desfrutar Saúde fitness 66 alpha


apoio

igor lobo ferreira produtor de moda

alpha fitness

67


foto: djalma santos

experts | Tecnologia

Angiologia

hightech

*Médico com título de especialista em angiologia e cirurgia vascular pela Sociedade Brasileira de CIA e Angiologia (SBCAU)

por Dr. Manoel Goes*

S

empre fui um apaixonado por tecnologia e, no âmbito da saúde, é inspirador ver a revolução que estamos vivenciando por conta das nossas

soluções. A cada dia surgem novos aparelhos que permitem diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes. Enfim, possibilidades de mais qualidade de vida e saúde para os pacientes. No que tange à angiologia, o scanner de veias é a última novidade. Isso mesmo... assim como o digitalizador de imagens, que causou uma revolução quando se popularizou na década de 90, o VienViewer - este é o nome dele -, trouxe enormes ganhos para o diagnóstico e tratamento de varizes. Ele é um aparelho

“Outra tecnologia que transformou a angiologia e veio para ficar é o laser. Além de tratar uma grande quantidade de vasos, em regiões como o rosto e o pé, só ele é indicado para esses casos. O laser também é muito utilizado para o tratamento de varizes externas”

que incide uma luz em cima do vaso, e assim é possível ver todo o seu contorno sobre a pele

muitos ganhos. Antes se ficava de 15 a 20 dias afastado das

de forma ampliada. Para a escleroterapia é

atividades. Hoje, com três ou quatro dias, libero meus pacientes

muito indicado, pois em alguns casos, quando

para caminhadas. E com uma semana eles podem retornar

fazemos uma aplicação, o vaso não é muito

para a academia. Quando à dor, nos últimos 20 pacientes, não

grande. Com o scanner conseguimos ampliá-lo

me lembro de nenhum ter tomado analgésico e, na cirurgia

e fazer o tratamento, seja com agulha ou laser.

convencional, todos eram obrigados a tomar uma grande

tratar uma grande quantidade de vasos, em regiões como o rosto e o pé, só ele é indicado para esses casos. O laser também é muito utilizado para o tratamento de varizes externas. Quando essas veias têm certo diâmetro e comprimento, pode ser feito o laser endovenoso: pulsionamos essa veia e com um cateter realizamos a cauterização, como foi feito na minha safena esquerda. Tudo isso sem corte, sem ponto e com uma redução muito grande da dor. No pós-operatório, também houve

68 alpha fitness

quantidade porque incomodava bastante. Enfim, sejam muito bem-vindos às inovações transformadoras. foto divulgação

Outra tecnologia que transformou a angiologia e veio para ficar é o laser. Além de


alpha fitness

69


saúde | Cuidar

A vantagem de escolher um fisioterapeuta

multiespecialista O mundo moderno preza por profissionais com vasta experiência. Diferentemente do generalista, o multiespecialista é aquele que tem várias formações que se completam. Diante disso, surge uma questão fundamental: como escolher o profissional ideal para cuidar da sua saúde? por Thais Leite fotos Djalma Santos

N

a fisioterapia, essa relação de benefícios é ainda maior. Optar por um profissional que domine diferentes técnicas facilita no resultado final do tratamento. A integração dos

conhecimentos torna o fisioterapeuta um profissional multidisciplinar, capaz de oferecer sessões com mais recursos durante o atendimento. O fisioterapeuta Alan Dantas, que é especialista em fisioterapia manual, microfisioterapia e quiropraxia, afirma que associa estas técnicas durante as consultas e obtém, com isso, uma resposta satisfatória a partir da segunda ou terceira sessão.

“Em uma mesma sessão podem ser aplicados diferentes métodos. O resultado virá não pelo número de técnicas, mas pela capacidade de o profissional avaliar e escolher o momento certo para aplicar cada uma delas. Cada paciente vai responder de uma forma diferente” alan dantas, fisioterapeuta

70 alpha fitness

Alan Dantas Amaral, sócio-diretor da Clínica Cuidar, fisioterapeuta quiropraxista, microfisioterapeuta com formação em nova medicina germânica, medicina ortopédica cyriax, kinesio tape, dry needling, crochetagem e ENM.


“Em uma mesma sessão podem ser aplicados diferentes métodos. O resultado virá não pelo número de técnicas, mas pela capacidade de o profissional avaliar e escolher o momento certo para aplicar cada uma delas. Cada paciente vai responder de uma forma diferente”, afirma o fisioterapeuta. Segundo Alan Dantas, na quiropraxia, por exemplo, o paciente não paga pelos diferentes procedimentos e, sim, pela sessão, independentemente da técnica que será utilizada. Ele explica que os métodos aplicados dependem da necessidade individual de cada paciente. “O nosso objetivo é oferecer resultados no menor tempo possível”, explica.  Mais importante que aplicar diferentes métodos e técnicas no tratamento da fisioterapia, é observar a evolução do paciente no intervalo de uma sessão para outra.  O profissional deve levar em consideração a reação e a limitação de cada paciente, ou seja, entender a “resposta” do corpo. Alan Dantas afirma que a garantia do resultado não está na quantidade de técnicas empregadas, mas, sim, na capacidade de o fisioterapeuta identificar e corrigir os fatores que podem perpetuar ou inibir um problema.

Jack Navalha barbearia bar Tel.: 71Clínica 3036.1213. 71 981383331 Cuidar deWhatsApp: Fisioterapia Instagram: jacknavalhabarbeariabar www.cuidardevoce.com Tel.: Rua (71) 3481-6344 Marques de Leão, 639-201B, Barra

alpha fitness

71


vida saudável | Empresários

empresário

atleta

Ter uma rotina cheia de compromissos não deve ser um limitador para quem deseja ter uma vida saudável. Pelo menos esse é o mantra que guia os empresários Augusto Cruz, Ian Cunha e Ricardo Galvão

fotos divulgação

fotos divulgação

por Pedro Hijo

“Há uma grande diferença entre ser produtivo e ser ocupado” Ian Cunha, empreendedor, 41 anos. 72 alpha fitness


ian cunha “Sempre fui da turma do esporte. Quando pequeno, fiz ginástica olímpica por muitos anos, treinava intensamente para competições e tudo isso ficou na minha memória. Percebi que o esporte melhorava o gerenciamento do estresse, me dava disciplina e determinação. Ultimamente, tenho feito triátlon, crossfit, kitesurf, corrida, natação e musculação. Treino, diariamente, mais

“Levo a disciplina do esporte para o meu trabalho” Augusto Cruz, advogado, 46 anos.

carreira. Hoje, vemos as consequências disso. O meu ideal é estar aproveitando momentos bons com a família, cuidando do equilíbrio do corpo e, claro, tomamando decisões importantes e ser produtivo”.

z Augusto Cru “O que me fez correr foi a insônia. Passava noites

de uma vez por dia. A ideia

acordado, tentando descobrir

é não ficar parado, por isso

como resolver aquelas horas

criei um desafio para mim

em claro, até que me veio a

mesmo de não passar um só

ideia de acordar cedo, correr

dia do ano sem me exercitar.

e me cansar bastante durante

E você pode até pensar que

o dia. Não seria possível que

isso é difícil para um empre-

eu não conseguisse dormir

sário, mas não é quando se

à noite depois de um dia

coloca o esporte como prio-

exaustivo. No dia seguinte,

ridade. Todo mundo tem uma

me obriguei a acordar às 5

vida corrida, afinal o tempo

da manhã e fui correr. Dito

passa igual para todos. Mas, a

e certo: naquela noite dormi

partir do momento que se en-

como nunca. Minha vida mu-

cara a atividade física como

dou desde então. Faz 14 anos

uma tarefa básica, ela vira

que divido o meu tempo entre

um compromisso prioritário.

a advocacia e a corrida, e

Se tenho um dia de reuniões,

uma atividade complementa

arranjo um horário e encai-

a outra. Levo o foco do es-

xo um treino. A preguiça é

porte para o trabalho, otimizo

um ciclo vicioso: se o cara

o meu tempo, tenho mais

não cuida da saúde, fica na

disciplina. É esse gás que me

correria, ele não vai sair disso

faz manter a rotina da cor-

se não tentar. Há uma grande

rida cinco vezes na semana

diferença entre ser produtivo

e musculação por três dias.

e ser ocupado. Antes, existia

Virou uma prática gostosa no

uma ideia de que o sucesso

meu dia a dia. Sempre tento

do profissional estava ligado

organizar as minhas via-

à realização financeira, e

gens a partir do calendário

não importava o custo disso.

de corridas e maratonas: na

O cara podia trabalhar 20

minha última ida ao Canadá,

horas por dia, não cuidar da

corri por 5km e conheci um

saúde, e estava tudo bem,

país fora da rota turística. Ao

contanto que crescesse na

correr em

alpha fitness

73


vida saudável | Empresários

outros lugares, a gente descobre um pouco

Por sorte, ele também corria e começou a conversar conosco. São

mais da cidade, vê como os cidadãos locais se

tantas histórias, que lancei o livro “Corredor, um estilo de vida”,

comportam, e observa seus hábitos comuns. Foi

no fim do ano passado. O livro traz contos onde eu trato sobre

por ser corredor, inclusive, que evitei um baita

essa sensação de heroísmo que a gente tem ao terminar uma

problema na imigração americana durante essa

corrida. E eu me sinto como um herói enquanto eu corro: supero o

viagem ao Canadá. O atendente, mal-encarado,

sol como quem supera um dragão, ou os obstáculos no caminho

viu a palavra runner (corredor) escrita na ca-

como quem supera piratas. Ao correr, a gente tem a oportunidade

misa da minha mulher, e logo abriu um sorriso.

de ser maior do que achávamos que podíamos ser.”

ão ricardo galv “Há alguns anos, sofri um sequestro-relâmpago

baseado em, no máximo, três movimentos. Ensino a modalidade

em Salvador, e notei que meu conhecimento

há um ano e, olha, quanto mais ensino mais aprendo. Quando

em artes marciais não era suficiente para

assumo a posição de instrutor, me torno líder! Preciso ensinar

evitar a violência. Depois de muitas pesquisas,

prevenção, negociação, e tudo isto está ligado ao meio empresa-

conheci um sistema de defesa pessoal chama-

rial. Simplicidade é geniosidade. Esse é o princípio. Coordenação

do Krav Magá, que se propunha a desenvolver

motora, explosão, velocidade, paciência, saber como e se é pre-

habilidades técnicas e psicológicas para pesso-

ciso agir com frieza, em momentos de estresse, são trabalhados

as comuns se defenderem nas ruas. Em viagem

de uma forma lúdica, mas eficiente, o que faz toda a diferença

ao exterior, experimentei uma linha chamada

no meu dia a dia na empresa, onde treino líderes. Os meus

Comando Krav Magá, que é fundamentada

hábitos saudáveis inspiram quem está à minha volta. Um dos

no sistema original, mas agrega práticas de

meus funcionários passou dos 140kg para os 80kg depois que

prevenção, psicologia, negociação e um método

começou a tomar a minha rotina como exemplo.”

“Quando assumo a posição de instrutor, me torno líder” Ricardo Galvão, sócio da Totvs e diretor da RG7 Soluções, 51 anos

74 alpha fitness


alpha fitness

75


esporte | It’s On

México 2016

Maldivas 2006

Em busca da

prancha perfeita De nada adianta o “swell” entrar e você não estar com o equipamento adequado, a It’s On Surf oferece consultoria para um surf mais prazeroso e sem roubadas

É

por Patrícia Magalhães

unanimidade. Quem já deslizou

de surf e proprietário da loja It’s On Surf.

sobre uma onda descreve a expe-

Publicitário de formação, Rai, há um ano, resolveu aplicar seus

riência como extraordinária. Inde-

anos de praia em um sonho antigo: abrir uma loja que pres-

pendentemente de cor, credo, idade

tasse consultoria a quem fosse comprar uma prancha. A loja

ou sexo, o surf arrasta legiões de adeptos, que

funciona tanto fisicamente, com horário marcado, quanto on-li-

sempre estão em busca da sensação de descer

ne. A ideia surgiu das próprias experiências frustradas. “Sou

a próxima onda. “Comecei a surfar aos 14

grande e pesado, e por diversas vezes comprei pranchas que

anos, e hoje, aos 49, digo que nunca uma onda

não eram adequadas para o meu biótipo ou para as praias que

é igual a outra. A cada onda, mesmo com o

costumava surfar, o que me deixava muito chateado”, descreve

passar dos anos, você está sempre aprendendo.

e continua “na It’s On não vendo simplesmente uma prancha.

Não há monotonia no surf. Cada onda bem

Procuro colher todas as informações e orientar para a escolha

surfada é uma sensação indescritível, e tem

mais assertiva, onde a possibilidade de descer na onda será

aquelas inesquecíveis. Não há nada que um dia

muito maior e, assim, para que meu cliente tenha muito mais

de surf não cure”, conta Rai Apolonis, consultor

momentos de felicidade”.

76 alpha fitness

fotos divulgação

Rai Apolonis há 35 anos desfruta dos prazeres do surf


Dicas de profissional “Hoje existem diversos modelos de prancha: por tipo de onda, biótipo do surfista, condicionamento físico etc. As lojas convencionais vendem pranchas comuns, e, na maioria das vezes, o atendente não tem conhecimento para direcionar o equipamento adequado. fotos djalma santos

Assim, esmiúce, fale seu peso, descreva

surfskate A It’s On é o revendedor exclusivo do SurfSkate. O melhor simulador de surf em terra firme. Com o equipamento é possível executar manobras muito próximas às realizadas no mar, pois possui um eixo frontal que gira em 360º na horizontal e 45º na vertical, além de um eixo traseiro maior que o dianteiro. “A repetição leva ao aperfeiçoamento, assim o SurfSkate é uma ferramenta maravilhosa para o treinamento, pois pode-se executar um tipo de manobra várias vezes, independentemente do mar”, afirma Rai. Com um design diferenciado, o SurfSkate tem até deck semelhante ao de uma prancha de surf, podendo ser utilizado do asfalto à pista de skate.

como são as ondas da praia que você irá surfar, para que seja apresentado as melhores pranchas para o seu objetivo.” “Não fique limitado ao que está na moda, mas uma vez saliento que, para se ter mais momentos de prazer ao entrar no mar, se deve adaptar a prancha ao surfista.” “Não compre uma prancha apenas por se tratar de uma promoção. Você pode estar, simplesmente, levando um objeto que não lhe possibilitará desfrutar das delícias do surf e acabará sendo esquecida no canto, e, muitas vezes, há uma variação pequena no preço e muito grande na qualidade.” “Cuide da sua prancha como se fosse sua segunda namorada (risos). Sempre que a usar, dê um banho nela; não a deixe no sol e proteja-a com uma capa.” “Esteja sempre aberto a ter novas experiências com o surf, mesmo que o novo para você seja uma prancha retrô.”

It`s On Site: www.itsonsurf.com.br Instagram: @its_on_surf ��� Facebook: /it’son Tel.: (71) 999132-9481 - e-mail: rai@itsonsurf.com.br

alpha fitness

77


onda!

experts | Empreendedorismo

Pegue sua

* Empreendedor, MBA em marketing, diretor, surfista, marido e pai de três filhos.

por Odilardo Galvão*

A

s mudanças de maré no Brasil são desafiadoras e

é entrar em pânico e nem ficar parado, a

assustadoras, e as ondas revoltas da política e da

solução é se mexer e buscar saídas. Respi-

economia sempre quebram em nós. O mundo dos

rar, subir de novo na prancha, enfrentar de

negócios é como o surf. Em alguns momentos

novo a arrebentação e esperar para surfar a

deslizamos sobre ondas maravilhosas de oportunidades, em

“Pegar as maiores ondas possíveis, fazer as coisas mais difíceis... Tudo isso ajudou a me tornar o empresário que eu sou” Jorge Paulo Lemann, empreendedor

próxima boa onda que virá. O surf ensina tanto que Jorge Paulo Lemann, um dos maiores empresários do mundo, costuma dizer em suas palestras que a sua aprendizagem no esporte sempre lhe deu mais segurança do que tudo que aprendeu na faculdade de Harvard. Eu posso lhes garantir que o surf foi o meu MBA em política da prudência, onde aprendi a hora do medo e da coragem, e a não cometer o desatino de trocar um pelo o outro. São os mares turbulentos que nos habi-

outros recebemos uma baita maré braba com ondas desaban-

litam e nos credenciam a ter capacidade de

do sobre nossas cabeças. Nada mais desafiador do que uma

persistir e enfrentar todo o tipo de adversida-

escola de superação e empreendedorismo!

des, resistir, inovar e encontrar as soluções.

O surf ensina que a vida quer uma atitude de nós. Uma

Enfrente e siga em frente. Faça sempre

crise é como um caldo. Você acha que não consegue sair

o que puder, com o que tiver e onde estiver.

daquele redemoinho, mas aí você percebe que a solução não

Pegue a sua onda!

“São os mares turbulentos que nos habilitam e nos credenciam a ter capacidade de persistir e enfrentar todo o tipo de adversidades”

78 alpha fitness


alpha fitness

79


treino | Hiit

A hora do

Os mitos e verdades sobre o modo de treinamento que promete mais resistência, melhora do condicionamento físico e queima de gordura em pouco tempo por Pedro Hijo fotos divulgação

E

squeça as caminha-

ao contrário dos exercícios

dade Costa Azul da Alpha Fitness, este modo

das por horas na

cardiovasculares tradicionais,

de treinamento exige muito do corpo e, por isso,

esteira se você quer

que só queimam calorias

deve ser feito com cautela, pois “caso contrário,

emagrecer. Um modo

durante o treino,; ele promove

poderá influenciar negativamente no ganho de

de treinamento intenso e que

um excesso de consumo de

massa muscular ou resultar em overtraining.”

deve ser realizado em um cur-

oxigênio pós-exercício. Tal

to período de tempo é o mais

como uma panela de pressão

não é para qualquer um

indicado por especialistas para

que continua cozinhando os

O Hiit pode ser realizado numa esteira ou bike

quem quer diminuir o índice

alimentos mesmo após o fogo

comuns ou até sem o auxílio de um apare-

de gordura corporal. O Hiit (ou

ter sido desligado, o treino de

lho. Em qualquer um dos treinos, o exercício

treinamento intervalado de

Hiit continua detonando a

intercala momentos que combinam esforços

alta intensidade em português)

gordura do seu corpo por até

de alta intensidade de curta duração com

existe há mais de um século,

dois dias após o exercício.

períodos de recuperação.

mas virou moda nas acade-

Por isso, especialistas indi-

“É um exercício desgastante”, alerta Ruy.

mias desde que pesquisadores

cam que ele deve ser realizado

“Ele exige um grande esforço dos músculos e

notaram que o treino é muito

no máximo três vezes por

do sistema cardiovascular.” É comum que ao

mais eficiente para queimar

semana, a depender do tipo de

término do treino, o indivíduo sinta um cansaço

gordura do que exercícios com

treino. De acordo com o profis-

intenso, muito calor e aumento do suor por um

baixa atividade.

sional de educação física, Ruy

período que varia de alguns minutos até uma

Matheo Neto, que atua na uni-

hora. Por isso, uma pessoa com bom condi-

O diferencial do Hiit é que,

80 alpha fitness


O Hiit continua detonando a gordura do seu corpo por até dois dias após o exercício

Gentil, quando alguém se priva de comida e faz

cionamento físico consegue

alerta o professor de educação

ele, exercícios intervalados de alta intensidade

realizar um treino de Hiit em

física, Romildo Rios,, só os pro-

são mais eficientes na perda de peso, mas é pre-

até, no máximo, 20 minutos.

fissionais capacitados saberão

ciso levar em consideração questões hormonais

dizer qual é o melhor protocolo

e fisiológicas de cada indivíduo.

“É muito difícil que uma

atividades de longa duração, o corpo entende que se está passando por um período crítico e acaba ativando esses mesmos mecanismos de sobrevivência. O profissional de educação física, Ruy Matheo Neto, endossa a afirmação de Gentil. Para

pessoa destreinada consiga re-

para o seu tipo de treino e

alizar o Hiit seguindo à risca o

objetivo. “Esse treinamento tem

mesmo uma pessoa do aumento de gordura é

que a metodologia propõe, pois

que ser levado muito a sério,

manter uma dieta equilibrada e fazer exercícios

os intervalos de alta intensida-

pois se trata de alta intensi-

físicos. “A alimentação sempre será um fator

de devem ser executados com,

dade, coisa que nem todos os

indispensável no treino; é preciso que a dieta e o

pelo menos, 90% da capacida-

praticantes estão preparados

exercício caminhem em conjunto. Se você quer

de cardiovascular, e isto pode

para fazer.”

ter 100% de resultado se entregue 100%, e assim

levar um iniciante a uma lesão”, alerta o profissional. Para

caminhar engorda?

os sedentários e iniciantes,

Se por um lado a boa fama do

uma dica: antes de começar

Hiit cresce entre estudiosos, a

qualquer treino, desenvolva um

eficiência dos treinos de longa

preparo físico básico primeiro.

duração, com mais de 30

A empresária Aline Arruda,

sendo deixada para escanteio.

tes e da musculação, confessa

De acordo com alguns espe-

que foi o Hiit o responsável

cialistas, treinos aeróbios tra-

pela perda de 6% no percentu-

dicionais acabam promovendo

al de gordura. Ela começou a

alterações crônicas que levam

praticar o exercício depois de

à preservação, e até mesmo

ver as dicas de blogueiras no

ganho, da gordura corporal. O especialista em emagre-

Barra da Alpha Fitness, Aline

cimento, Paulo Gentil, recorre

treina acompanhada por um

à história para explicar a

personal trainer que a orienta

polêmica. De acordo com o

a continuar com o exercício in-

estudioso, a parte do DNA que

tenso de duas a três vezes por

controla o metabolismo foi

semana. “Intercalo a esteira

moldada há milhares de anos,

com a escada e faço o treino

numa época em que o ser hu-

logo depois de acordar”, diz.

mano tinha acesso irregular à

Apesar de ter virado moda

seu objetivo será alcançado”, diz Romildo.

minutos, está cada vez mais

de 30 anos, adepta dos espor-

Instagram. Aluna da unidade

Polêmicas à parte, o que pode afastar

comida. Para sobreviver a esse

nos perfis da internet dos mu-

período de privação, apren-

sos fitness, o Hiit não deve ser

demos a acumular energia

feito sem o acompanhamento

em forma de gordura. Atual-

de um profissional. Como

mente, ainda de acordo com

alpha fitness

81


experts | Varizes

Espuma: o mais novo tratamento para varizes por Dra. Polyana Martins*

*Cirurgiã vascular, formada pela escola de ultrassonografia Cetrus, especialização em angiologia e cirurgia vascular. membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular

É fundamental a avaliação do Angiologista para determinar a necessidade de alguma intervenção no tratamento das varizes e a es-

O

fotos divulgação

colha do método a ser utilizado para tal fim.

tratamento das varizes tem evoluído em busca de métodos menos invasivos, tanto para os casos relacionados à estética como para a melhora funcional.

Com o objetivo de realizar o tratamento de forma ambulatorial (sem internamento ou cirurgia), para os casos de varizes de maior calibre, foi desenvolvido o método de escleroterapia com espuma densa. A técnica consiste na aplicação de uma medicação em forma de espuma - mousse - no interior da veia doente, visando a oclusão do vaso tratado com posterior diminuição do seu calibre e desaparecimento. Nos últimos anos, esse método ganhou espaço em todo o Brasil em substituição ao tratamento cirúrgico, revolucionando o tratamento da insuficiência venosa, e se firmou como mais uma opção terapêutica para os portadores de varizes que não podem ou não querem se submeter à cirurgia. Menos invasiva, a terapia de varizes com espuma não requer a obrigatoriedade do repouso ou afastamento do trabalho. Assim como na escleroterapia de microvarizes, o paciente pode sair do consultório médico após a sessão de tratamento para retornar direto às suas atividades habituais.

82 alpha fitness

A técnica consiste na aplicação de uma medicação em forma de espuma “mousse” - no interior da veia doente, visando a oclusão do vaso tratado


alpha fitness

83


olimpíadas | Rio 2016 Allan do Carmo Cidade: Salvador Nascimento: 03/08/1989 Modalidade: Maratona aquática Altura: 1,74m Peso: 73kg Bronze (10km) nos Jogos Panamericanos Rio 2007

Isaquias Queiroz Cidade: Ubaitaba Nascimento: 03/01/1994 Modalidade: Canoagem velocidade; Altura: 1,75m; Peso: 85kg; Primeiro brasileiro campeão mundial de canoagem - prova C1500m, em 2013; Ouro (C1 1.000m e C1 200m) e prata (C2 1.000m) nos Jogos Panamericanos de Toronto 2015 Rafaelle Leone Cidade: Cipó Nascimento: 18/06/1991 Modalidade: Futebol Posição: Zagueira Altura: 1,75m Peso: 67kg Ouro nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015

Rio 2016:

Erlon de Souza Cidade: Ubatã Nascimento: 23/06/1991 Modalidade: Canoagem velocidade; Altura: 1,76m Peso: 78kg; Prata (C2 1.000m) nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015

Adriana Araújo Cidade: Salvador Nascimento: 04/11/1981 Modalidade: Boxe Categoria: Peso leve Altura: 1,67m Peso: 66kg Bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Graciete Moreira Cidade: Serra Preta Nascimento: 12/10/1980 Modalidade: Atletismo Altura: 1,55m; Peso: 43kg Bicampeã da Maratona da Bahia (13 e 15)

olímpico

dendê

A Bahia enviou um time de peso para representar o Brasil no principal evento esportivo mundial. Veja quem brilhou nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016! por Joseanne Guedes fotos divulgação

Cássio Lopes Cidade: Ituberá; Nascimento: 15/05/1989; Modalidade: Futebol de 5 (Classe visual: B1); Posição: Fixo/Ala; Peso: 75kg; Altura: 1,81; Campeão paralímpico em Londres 2012; bicampeão do Mundial da IBSA (Inglaterra-2010 e Japão-2014); bicampeão nos Jogos Parapan-americanos (Guadalajara-2011 e Toronto-2015)

84 alpha fitness

Rio 2016:

Rio 2016:

Walace Silva Cidade: Salvador; Nascimento: 04/04/1995 Modalidade: Futebol; Posição: Volante Altura: 1,88m; Peso: 75kg Campeão gaúcho sub-20 (14) Robson Conceição Cidade: Salvador; Nascimento: 25/10/1988; Modalidade: Boxe Categoria: até 60kg; Altura: 1,75m; Peso: 60kg; Ouro nos Jogos Sul-americanos de Santiago 2014 e Medalhista de prata no Rio 2016: Campeonato Mundial de 2013


Jeferson Gonçalves Cidade: Candeias; Idade: 26 anos; Modalidade: Futebol de 5 (deficiente visual) e campeão de todas as Paralimpíadas desde Atenas 2004.Títulos paralímpicos em Pequim-2008 e Londres 2012, medalhas de ouro no Parapan-americanos de 2011 e 2015. Melhor jogador do mundo na modalidade

Renê Pereira Cidade: Itapetinga Idade: 36 anos Modalidade: Remo adaptado (lesão medular) Mundial da França 2015 e Prata no Campeonato Mundial de Remo Indoor

Ana Marcela Cunha Cidade: Salvador Nascimento: 23/03/1992 Modalidade: Maratona aquática Altura: 1,63m Peso: 64kg Ouro (5 km) e Prata (10km) nos Jogos Sul-americanos de Medellín 2010

Joedison Teixeira Cidade: Salvador Nascimento: 28/01/1994 Modalidade: Boxe Altura: 1,72m Peso: 69kg Bronze nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015

Gledson Barros Cidade: Salvador Nascimento: 10/09/1990 Modalidade: Futebol de 5 (deficiente visual) Altura: 1,73m Peso: 77kg Campeão de todas as Paralimpíadas desde Atenas 2004 Isabela Ramona Cidade: Salvador Nascimento: 23/01/1994 Modalidade: Basquete; Altura: 1,81m; Peso: 57kg Campeã sulamericana (14)

Fabiana Simões Cidade: Salvador Nascimento: 04/08/1989 Modalidade: Futebol Posição: Lateral Altura: 1,61m Peso: 57kg Ouro nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015 e Prata nos Jogos Olímpicos Pequim 2008

Robenilson de Jesus Cidade: Boa Vista do Tupim; Nascimento: 24/09/1987; Modalidade: Boxe; Categoria: Peso pena; Altura: 1,66 m; Peso: 57kg e Ouro nos Jogos Sulamericanos de Santiago 2014

Verônica Almeida Cidade: Salvador; Nascimento: 15/051975; Modalidade: Natação paralímpica (mobilidade reduzida pela Síndrome de Ehlers-Danlos); Bronze nos Jogos Paralímpicos de Pequim em 2008; Medalhista paralímpica, mundial e parapan-americana e Guiness Book depois de realizar a travessia Mar Grande-Salvador

Formiga Cidade: Salvador Nascimento: 03/03/1978 Modalidade: Futebol Posição: Meia; Altura: 1,62m; Peso: 57kg Ouro nos Jogos Panamericanos de Toronto 2015

alpha fitness

85


Expansão da Rede amplia em

alpha | News

por Líliam Cunha

Lançamento unidade Vilas 2

Crescimento acelerado!

o número de unidades

Rede Alpha Fitness está crescendo. Após a inauguração da unidade Stella

fotos Eli Cruz

A

30%

Maris 2, no último dia 15

de agosto, duas novas academias já estão sendo construídas para serem inauguradas até o final do segundo semestre de 2016. A primeira delas será a unidade Shopping Paralela. Localizada no piso L1 do centro de compras, a academia será uma das maiores da Rede, com capacidade de atendimento para 2 mil alunos. Entre os serviços oferecidos, estão estacionamento gratuito e planos especiais para lojistas. A outra unidade será instalada no bairro de Buraquinho, em Lauro de Freitas, e terá capacidade de atendimento para 1,5 mil pessoas. A escolha do local visa atender à crescente demanda da região metropolitana. Depois de inauguradas, as duas novas unidades, a rede Alpha Fitness somará 13 academias em Salvador, Lauro de Freitas e Aracaju, o que representa um crescimento de 30% em relação ao número de unidades que possuía no início de 2016.

mais espaço A Vilas 2 também passou por mudanças. A casa nova foi inaugurada no dia 27 de junho e substituiu a unidade da Estação Vilas Shopping, em Vilas do Atlântico. Localizada na Rua Maria dos Reis Silva, lote 16, logo na entrada do Loteamento Miragem, o novo espaço tem 1.300 m2 400 a mais que o antigo. Entre as novidades, um espaço para a prática de treinamento funcional e maior área de convivência para os alunos.

86 alpha fitness

Lançamento unidade Stella Maris 2


alpha fitness

87


treinamento | Personal Club

os

melhores da

Bahia

Os professores e personal trainners, Marcelo Affonso e Bruno de Barros, levam seus padrões de treinamento diferenciados para o Personal Club

O

por Patrícia Magalhães fotos Djalma Santos s principais artistas e atletas da Bahia já treinaram com eles. Ivete Sangalo; Bell Marques; Durval Lelys; Paulo Emílio do vôlei; Renê Pereira, remador das Paralimpíadas; enfim, a lista

é enorme, isto sem contar com os mais de 1000 alunos anônimos. Marcelo Affonso e Bruno de Barros, há mais de 30 anos, vêm construindo corpos bonitos e levando muita saúde para os baianos. “A nossa base vem do treinamento esportivo, somos especialistas em fisiologia do exercício voltado para o treinamento personalizado, controle e qualidade de atendimento.” Dessa forma, aprendemos a olhar cada pessoa. Ampliamos esse conceito de individualização para o público em geral, numa época em que nem existia personal trainer. Fomos os primeiros a atuar dentro desse conceito aqui na Bahia”, lembra Bruno.

88 alpha fitness

“A nossa base vem do treinamento esportivo, somos especialistas em fisiologia do exercício voltado para o treinamento personalizado, controle e qualidade de atendimento” Bruno de Barros


“Escrevemos toda a nossa metodologia para que, quando não estivéssemos presentes, qualquer um da nossa equipe conseguisse manter o nosso padrão de treino” marcelo Affonso

Desde o início até hoje, a dupla só fez ampliar os seus conhecimentos e negócios. “O nosso trabalho é embasado na ciência. A partir daí, buscamos entender as diferenças e necessidades de cada um e aplicar os conhecimentos de maneira equilibrada e totalmente personalizada.

presentes, qualquer um da

Só assim os resultados

nossa equipe conseguis-

aparecem de maneira

se manter o nosso padrão

segura, eficiente e defi-

de treino”, detalha. Hoje, o

nitiva”, explica Marcelo,

modelo de treinamento de

que também é professor e

Bruno de Barros e Marcelo

ministra diversos cursos

Affonso encontra-se presen-

de formação, inclusive de

te em quatro unidades das

personal training. A mar-

academias Alpha Fitness e

ca Personal Club também

no Condomínio Panamby.

organiza eventos espor-

Entre as vantagens do

tivos, sendo responsável

Personal Club, Bruno desta-

pela Meia Maratona Farol

ca o excelente custo-benefí-

a Farol e a Alpha Night

cio. “Você tem a qualidade e

Run, entre outros.

o atendimento personalizado por um valor bem mais

personal club

baixo do que um personal”

Marcelo conta que, em um

e continua “a parceria com

período em que não esta-

a rede Alpha Fitness só veio

vam conseguindo atender

somar, pois o aluno pode

ao grande número de alu-

desfrutar das aulas ofereci-

nos que os procuravam,

das na academia e ter o seu

eles resolveram criar um

treino de musculação indi-

estúdio para treinamen-

vidualizado. Tudo isso com

to personalizado, onde

um custo mais acessível”.

pudessem treinar grupos

Outro diferencial é a flexi-

ao mesmo tempo. Daí

bilidade de horário. “Quando

surgiu o Personal Club.

você tem um personal o seu

“Escrevemos toda a nossa

horário é fixo, pois no Club

metodologia para que,

você pode adequar a sua

quando não estivéssemos

agenda.”

personal club Unidade Patamares / Unidade Barra / Unidade Costa Azul / Unidade Vilas 2 / Panamby Site: www.personalclub.com.br

alpha fitness

89


experts | Psicologia

140

A vida em caracteres com espaço ou sem espaço? por Dra. Luciene Figueiredo *

A

* Psicóloga e psicoterapeuta individual, infantil e de casal, doutoranda em família, sexualidade e saúde mental.

vida não tem ensaios? Ou a vida é o ensaio

“a depressão e a ansiedade” serão as patologias

de existir? Perguntas como essas sempre nos

que mais irão acometer as pessoas as próxi-

deixam inquietos, afinal, nos dias de #vidavir-

mas décadas, mas isto é uma contradição, pois

tual não se tem tempo para refletir e responder

se eu tenho (deixe-me consultar rapidamente

a essas questões. Refletir e, desde quando a vida em 140 –

o celular) quatro grupos de professores, três

cento e quarenta caracteres cabe reflexão, aliás será “cento

grupos de amigas próximas, quatro grupos de

e quarenta caracteres” ou “#centoequarentacaracteres”?, ou

colegas, três grupos de família, três grupos de

seja, com ou sem espaço. Mas, afinal, o que seria “espaço” na

alunos mais próximos, um grupo do doutorado

vida real? E na vida virtual? A vida real nos exige ação e a

e um grupo da clínica, aff. Se eu não tiver uma

vida virtual, no máximo, nos exige intenção de uma possível

vida real, a ansiedade (sem contar a vigilância

ação. Entretanto, tudo que vemos na vida colorida das redes

e a cobrança) entre o visualizar e responder

sociais são selfs e sorrisos: curta ou compartilhe. Segundo a

a todos vai me levar a uma #vidasemespaço.

Wikipédia: “Rede Social é uma estrutura social composta por

Afinal, o que procuramos nessas conexões e

pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos

como nossa persona nos desvela em cada gru-

de relações, que compartilham valores e objetivos comuns”. E

po? Procuramos pessoas, felicidade, afeto ou o

qual o tom dessas relações pela análise do sociólogo polonês,

quê? Falando em afeto, ah estes são variados

Zygmunt Bauman, o tempo é líquido e não há “tempo” para

para cada emotion. Uma manifestação de afeto

persistir. Será por isso o sucesso do self? Cada post um self.

garantida, só que é um afeto sem termômetro,

Então vamos refletir, instantaneamente (como se isso fosse

sem temperatura, assim como os diálogos cur-

possível), em quais redes sociais você e eu estamos inseri-

tos, rápidos e instantâneos de 140 caracteres.

dos? Nossos ciclos sociais são compostos pelo grupo familiar,

Mas não se preocupe com isso, pois existem

trabalho, escola, faculdade, clube de bike, clube de uísque,

minicurso, livro de autoajuda e até coaching

clube dos homens e clube das mães, e entre outros. Ah, isso

para lhe deixar feliz ou alcançar alta per-

sem falar do grupo zapzap. Engraçado é que agora eu lem-

formance em 12 passos, ops! Tem em quatro

brei que nunca vi um grupo “dos que fazem psicoterapia”. A

passos também!. #definitivamenteavidanãoca-

comunidade científica, constantemente, divulga dados como

beem140caracteres.

90 alpha fitness


alpha fitness

91


esporte | Sup Friends

Remada Amiga O grupo de Stand Up Paddle, Sup Friends, une atividade física e amizade como receitas para ser feliz!

por Patrícia Magalhães fotos Jeane Marilá

U

m esporte que une qualidade de vida, contemplação, comunhão com a natureza, esforço físico e que te possibilita fazer amigos. Assim é o Stand Up Paddle ou Sup para os mais acostumados. En-

gana-se quem imaginava que ficar em pé sobre a prancha é um ato solitário. Tanto não é que a cada dia surgem mais e mais grupos de Sup. Assim como os clubes de corrida, os grupos de Sup possuem dias, horários e locais pré-estabelecidos onde acontecem as aulas. Lá, são ensinados técnicas de remada e posicionamento de corpo, além de ser um estimulo à prática do esporte. “Encontramos-nos três vezes por semana. As terças e quintas-feiras são realizados os treinos técnicos e, no final de semana, um treino de resistência, que chamamos de longão”, explica Cissa Marback, jornalista e coordenadora do grupo Sup Friends.

92 alpha fitness


“Encontramosnos três vezes por semana. As terças e quintas-feiras são realizados os treinos técnicos e, no final de semana, um treino de resistência, que chamamos de longão” Cissa Marback, jornalista e coordenadora do grupo

Antes de iniciar o grupo, ela e o mari-

nícolas; Itacaré... Nas inúmeras

do, Heitor Marback, fizeram um curso em

excursões, de três ou quatro

Santos, São Paulo, que os credenciaram como

dias, aproveitamos os feriados,

instrutores na modalidade. “Para quem tem a

onde do grupo geral formam

intenção de se tornar um praticante do Sup

subgrupos, cada um no seu

é importante procurar um instrutor creden-

ritmo e desejo. É, apenas, um

ciado por questões de segurança. Primeiro de

passeio, sem compromisso de

ordem física, pois se você remar de forma er-

competição. O bacana é a soli-

rada pode lesionar, principalmente, o ombro.

dariedade que se forma. Mui-

Estar com um equipamento adequado, com

tas vezes quem está na frente

um remo da altura ideal, também é funda-

volta para ajudar quem está

mental para evitar lesões. Por fim, trata-se

atrás”. Cissa conta que, para

de um esporte que depende da natureza, e a

as excursões do Sup Friends,

maioria das pessoas não têm conhecimento

ela e Heitor sempre fazem o

de mar. Tenho visto muita negligência. Assim,

percurso anteriormente, com

o melhor é sempre procurar um grupo para

a finalidade de minimizar

estar mais seguro”, informa Heitor Marback.

imprevistos, além de sempre contar com uma embarcação

excursões

de apoio. Para o Réveillon de

Cada vez mais rotineiro nas praias de Sal-

2017, o grupo está planejando

vador, o praticante de Sup, com o passar do

o trajeto Salvador-Morro de

tempo, almeja se arriscar em outras praias. As-

São Paulo. Tudo para começar

sim, além dos encontros frequentes, os grupos

o Ano-novo com muita saúde,

organizam excursões para que se possa sentir

paz e muita amizade. Tem

a emoção de deslizar em novas águas. “O Sup

coisa melhor?

remete ir a lugares em que comumente não dá para ir. A prancha nos possibilita explorar lugares inusitados. Ver a natureza por ângulos imprevistos” define Cissa e continua “já fomos remar na Chapada Diamantina; no Xingó, em Sergipe; no Rio São Francisco, por entre as vi-

sup friends Site: www.supfriends.com.br Instagram: @supfriendsclube WhatsApp: (71) 9 9902 5080

alpha fitness

93


aulão | Djs

Music fitness Djs animam aulas na rede Alpha Fitness, levando muita motivação para os alunos

O

som começa a rolar. Aquela batida faz você balançar o corpo

manterem ativos”, conta o advogado, Andrei Nadier. A diferenciada experiência também agrada aos Djs.

e uma sensação de felicidade e

“Acho muito top fazer a galera dançar enquanto pratica

disposição toma conta do seu

exercícios. É gratificante quando eles cantam uma música

ser. Não há dúvidas que uma boa música é

que tocamos”, afirma o Dj, Naylson Carvalho. O Dj Deep D,

a parceira ideal na hora do treino. Ela ativa

também residente da Alpha, explica que o repertório para a

estímulos positivos, durante os exercícios, e

academia não difere da sua playlist normal. “Toco a mesma

distrai a nossa percepção de esforço em até

coisa que toco nas festas, afinal academia e música ele-

10%. Por isso, a rede Alpha Fitness criou o

trônica combinam demais. O bom da música (batidas por

projeto Music & Fitness, onde os Djs tocam

minuto) casa com o ritmo acelerado das atividades, animan-

ao vivo nas academias, tornando os treinos

do os alunos nos treinos”, explica. O Dj Monstro conta que

ainda mais prazerosos. “O evento traz mais

sente a mesma sensação de tocar numa festa: “Você precisa

movimento e animação para a academia,

observar o público e se adaptar, da melhor forma, para que

quebrando a rotina diária e mostrando que

sua música esteja de acordo com a “vibe” do treino deles”.

a Alpha é uma academia que está preocu-

Já Luan Delucci elogia o projeto. “Um projeto inteligente que

pada em investir sempre em inovações que

estimula não só a atividade física, mas também a sensibili-

possam motivar ainda mais os alunos a se

dade musical das pessoas.”

foto djalma santos

Da esquerda para a direita: Dj Monstro, Dj Deep D (Dan Libório), Dj Rafael Gouveia, Dj Luan Delucci e Dj Naylson Carvalho

94 alpha fitness


alpha fitness

95


foto divulgação

saúde | Terceira Idade

Sem idade para

manhã reforçado e segue em direção à academia. “Quando comecei os treinos, senti que

Atividades físicas na terceira idade se mostram um importantes componentes para quem busca um estilo de vida saudável

Q

por Tede Sampaio fotos Djalma Santos

tinha mais disposição durante o resto do dia. Até as dores da velhice foram desaparecendo com o tempo”, conta. As medidas tomadas por seu Geraldo não só contri-

uem já chegou à casa dos 60 anos já não tem mais o mesmo vigor

buem para uma melhor dis-

das décadas passadas e, por falta de motivação ou medo de que o

posição; elas também previ-

corpo não dê conta do recado, acaba levando uma vida sedentária,

nem, restauram e reabilitam

que favorece o aparecimento de doenças físicas e mentais. O seu

as condições físicas e psíqui-

Geraldo Vilela não faz parte desse grupo. Aos 64 anos, o ex-bancário aprovei-

cas dessas pessoas, é o que

tou o tempo livre que veio com a aposentadoria para sacudir a poeira e não se

afirma Jadir Filho, educador

entregar às limitações da idade. Todos os dias ele acorda cedo, toma o café da

físico e um dos responsáveis

96 alpha fitness


“Melhorei consideravelmente, hoje já não sinto tantas dores e até o meu açúcar consegui controlar” Ivone Lora, 65 anos, professora

decidiu iniciar a prática de exercícios físicos com o propósito de fortalecer a musculatura do joelho. “Melhorei consideravelmente, hoje já não sinto tantas dores, e até o meu açúcar consegui controlar”, conta. Durante as aulas, Jadir Filho afirma priorizar as atividades de baixo impacto, como caminhada, pedalada e dança de salão. “Além disso, esse programa é sempre iniciado com aquecimento, exercícios de respiração e alongamento. Para os exercícios de pelo programa Alpha Life, da rede de acade-

força, os aparelhos são sempre mais indicados, já que a própria

mias Alpha Fitness. Segundo ele, aqueles que

máquina induz o aluno a realizar os movimentos.” Após o treino,

desenvolvem alguma atividade física, quando

o educador físico indica ainda um tempo para o relaxamento.

chegam à terceira idade, mantêm uma melhor

O profissional também chama a atenção para alguns cuida-

densidade óssea e muscular, que ocasionam

dos. Segundo ele, exercícios de alto impacto devem ser evitados.

benefícios no equilíbrio e reflexo ao caminhar,

“Pular corda, correr ou qualquer exercício que exija tirar o pé do

por exemplo. “Também ajudam no controle da

chão, com mais intensidade,

diabetes e hipertensão, além de contribuir para

requer uma musculatura

a prevenção e tratamento da depressão.”

e ossos mais fortes. Então,

A professora Ivone Lora, de 65 anos, tam-

é bom ter esses cuidados”,

bém percebeu essas mudanças quando entrou

explica. Além disso, esportes

na academia. Com falta de disposição para as

de alto rendimento não são

tarefas diárias, sem condicionamento físico e

recomendados pelo pro-

dores no joelho, que lhe tiravam o sossego, ela

fissional. “Essas atividades possuem grande intensidade,

“Com apenas uma semana já me senti mais disposta para fazer as minhas atividades cotidianas e ainda queimo algumas calorias”

e por precaução recomenda-

Lindacy Manta, 58 anos, contadora

cotidianas e ainda queimo algumas calorias”, conta sorrindo.

mos que não sejam praticadas por esse tipo de público.” O educador físico ainda chama a atenção para a necessidade de se consultar com um médico antes de iniciar a prática dos exercícios. Foi o que fez a contadora Lindacy Manta, de 58 anos, que, preocupada com as doenças que chegam com a idade, se consultou com um médico que lhe recomendou a fazer exercícios físicos. “Com apenas uma semana já me senti mais disposta para fazer as minhas atividades

alpha fitness

97


saúde | Câncer

Nova estratégia contra o

Tratamento avançado contra a doença, a imunoterapia fortalece o sistema imunológico e gera menos efeitos colaterais que a quimioterapia por Pedro Hijo

A

guerra contra o

tratamento visa fortalecer o sistema imunológico do corpo ao invés de ata-

câncer ganhou

car, diretamente, as células cancerígenas. Nos EUA, a imunoterapia foi eleita

uma nova estra-

como o maior avanço contra o câncer em 2016 pela Sociedade Americana

tégia de combate

de Oncologia (Asco).

no Brasil, a imunoterapia.

O oncologista Fernando Nunes, da Clínica de Oncologia Clion, do Grupo Cam,

Ainda aprovado pela Anvisa

explica que o tratamento tenta corrigir um processo natural do nosso sistema

apenas para pessoas com

imune, a tolerância imunológica. Ao primeiro contato com o tumor, o nosso sis-

tumores de pele em estágio

tema de defesa inicia um poderoso ataque ao câncer, porém, subitamente, como

avançado (o melanoma), o

se uma chave fosse desligada, esta resposta é interrompida – e nesse momento a célula cancerígena cresce e se multiplica. “O objetivo do tratamento imunoterápico é manter essa poderosa resposta do sistema imune, sem que seja desligado”, diz o profissional. A interrupção do ataque ao tumor pelo corpo tem um motivo: proteger os tecidos saudáveis do próprio sistema imune. Quando essa poderosa resposta da imunidade não é interrompida ou controlada, o sistema imunológico começa a atacar as células sadias e inúmeras doenças podem se desenvolver. Esse exagero do sistema é, inclusive, o que gera os efeitos colaterais da imunoterapia, como diarreia e alterações hormonais ou cutâneas, por exemplo. Ainda assim, segundo o oncologista da Clion, os efeitos são muito inferiores aos dos tratamentos mais

foto divulgação

convencionais, como a quimioterapia, usada para atacar o tumor.

98 alpha fitness

“O objetivo do tratamento imunoterápico é manter essA poderosa resposta do sistema imune, sem que seja desligado”


rotina dos pacientes A imunoterapia dá mais um passo na busca para diminuir os efeitos colaterais durante o tratamento contra o câncer. “Hoje, estamos individualizando o tratamento”, afirma o oncologista Fernando. Mesmo na quimioterapia, os oncologistas já

Como se prevenir do câncer na alimentação Os vilões

são estimulados a manterem-se exercitando e se alimentando

Muito presente nas dietas de quem deseja hipertrofia muscular, o peito de peru está na lista dos alimentos ligados ao surgimento de câncer, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Além do item, outros vilões da saúde podem estar presentes na sua geladeira, como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela e blanquet de peru. São os aditivos colocados nesses alimentos para aumentar a validade que os tornam cancerígenos.

normalmente”, afirma.

Os substitutos

têm buscado encontrar características de cada tumor para o uso de drogas específicas. “Não queremos usar uma bala de canhão quando só precisamos de um alfinete no lugar certo”, diz o médico da Clion. Muitos tratamentos oncológicos já são realizados, inclusive, por uso de comprimidos, ajudando os pacientes a manter uma rotina diária normal durante o combate à doença. “Grande parte dos pacientes requer cuidados específicos, sendo desaconselhados as atividades laborativas ou com grande impacto físico. No entanto, com o uso de medicamentos com menos efeitos colaterais e perfil de tolerabilidade melhor, muitos pacientes já

Há, no entanto, uma serie de recomendações ao paciente em tratamento oncológico. Manter uma dieta saudável, com alimentos de fácil digestão, pouco condimentados, evitando comidas cruas e preparadas fora do ambiente domiciliar, são algumas das recomendações. Além de uma alimentação correta, suplementos alimentares também podem ajudar a balancear a dieta durante o tratamento, especialmente porque os pacientes oncológicos costumam perder o apetite tanto por substâncias liberadas pelos tumores como também pelos efeitos colaterais da quimioterapia. Algumas recomendações vão além dos pacientes com câncer. O indivíduo saudável também deve manter uma dieta rica em fibras, frutas e vegetais, fugindo daqueles itens considerados potenciais causadores de câncer (veja no box ao lado os alimentos aliados e vilões na prevenção do câncer);

Se você não quer perder nenhum grama de proteína, os embutidos podem ser substituídos por carnes brancas como frango e peixe, de acordo com a nutricionista da Clion, Flávia Bária. “Ovos, leite e derivados também são ótimas fontes de proteína de alto valor biológico”, diz. Flávia também sugere que a carne vermelha seja consumida no máximo duas vezes por semana, e com moderação. Isso porque, segundo a OMS, ela é “provavelmente cancerígena”.

Os aliados futuro da imunoterapia Para o oncologista Fernando Nunes, é uma questão de tempo para que o uso da imunoterapia seja ampliado para o tratamento de outros tumores. Como é de praxe, no teste de novos tratamentos médicos, os pacientes com tumores terminais são os primeiros a recebê-los, principalmente por já ter esgotado todas as possibilidades de remédios. No entanto, como a imunoterapia tem se provado eficiente, é possível que ela seja adotada para tumores em níveis iniciais em breve. Ainda não há, no entanto, previsão para que o tratamento chegue ao SUS mesmo para os casos avançados. No Brasil, ele já é oferecido em clínicas e hospitais privados e instituições públicas que

Para evitar o surgimento do câncer, a nutricionista da Clion sugere uma alimentação rica em alimentos in natura ou minimamente processados – como frutas, verduras, legumes e cereais integrais – e pobre em gorduras, açúcares e alimentos ultraprocessados – como aqueles prontos para o consumo. Além disso, a prática de atividade física também é importante para a prevenção do câncer.

realizam pesquisas na área.

alpha fitness

99


last page

Explosãode prazer por Carine Oliveira

M

Sex coach, nutricionista, farmaceutica, mestre em ciência dos alimentos e doutora em química de produtos naturais

uitas são as fantasias em torno do orgasmo.

nifestações elaboradas na intimidade do

Alguns até já mencionaram que a sensação

sistema nervoso, que está, estrategica-

é tão boa quanto alcançar o nirvana – um

mente, conectado às glândulas sexuais e

estado extraordinário de paz e tranquilidade,

à genitália através de nervos, hormônios,

difundido pelos budistas. Mas, e você, querido leitor, o que

neuropeptídeos e neurotransmissores. Para

é orgasmo para você? Aliás, já sentiu orgasmo? Orgasmo

o psicanalista Wilhelm Reich, o orgasmo é o

é uma palavra grega, órgazo, que significa ferver em ardor.

resultado da saúde emocional que evolui do

Do ponto de vista biológico, é o resultado de um desejo

orgasmo focado apenas nos órgãos sexuais,

que desencadeia uma excitação, e, como resultado máxi-

chegando ao cérebro e se expandindo por

mo, ocorre uma “explosão de prazer, e o não acontecimen-

todo o corpo, como uma experiência emocio-

to está relacionado à disfunção. O mais interessante, no

nal de total entrega. Nós somos detentores de

entanto, é que “está tudo na cabeça”. Foi o que comprovou

uma energia sexual, que precisa ser liberada

uma pesquisa realizada pela Universidade de Washington,

seja através do ato sexual ou da masturba-

onde mulheres com síndrome do desejo hipoativo (con-

ção. Assim, um bom início para se conhecer

dição em que a libido, simplesmente, desaparece da vida

e se proporcionar prazer é masturba-se. No

da mulher) voltaram a desfrutar do orgasmo após serem

entanto, apesar de tudo isso, é importante

tratadas com placedo (foi dito a elas que era adesivo de

esclarecer que orgasmo e penetração não são

testosterona). Isso porque excitação e orgasmo são ma-

necessários para se ter a satisfação sexual.

100 alpha fitness


alpha fitness

101


102 alpha fitness


Revista Alpha Fitness Ed. 08