__MAIN_TEXT__

Page 1

Uma Publicação Trimestral da Instituição Amélia Rodrigues | Santo André - SP Ano 14 | Ed. 43 | Jan/Fev/Mar - 2018

WhatsApp não é bagunça Utilize bem essa ferramenta e otimize sua imagem pessoal e prossional

Turismo Conheça o bê-á-bá da produção dos vinhos em visita à França

Meio Ambiente Veja qual a relação do ar poluído com as doenças Todas as empresas anunciadas nesta Revista investem nas crianças da Instituição Amélia Rodrigues


Editorial Álcool, drogas, sexo, carrões, ouro, dinheiro, poder, “tudo junto e misturado” como eles dizem, estão formando os acordes e, ao mesmo tempo, dando o tom do terceiro milênio.

“QUE TIRO FOI ESSE?”

Isso só vale para os chamados excluídos? Não, evidentemente. Para a turma dos morros, trata-se de um grito de revolta. Para a galera do asfalto, é o vazio interior sendo preenchido com os mesmos ingredientes, só que em silêncio e com uma boa dose de hipocrisia.

Pode parecer estranho, mas esse é o título de uma música. Música, alguns questionam? Não sei denir bem. São poemas ritmados, batidas, como diz a garotada, versos sem muito nexo, mas com grande emoção, não raras vezes, puro protesto. Alguns críticos, mais do comportamento alheio que musicais, acabam querendo analisar a qualidade da letra, os acordes e outros requisitos da chamada boa música, para classicar o movimento funk, que está por trás dessa onda musical, como algo de baixo nível. Sem entrar no mérito da qualidade artística, que não é a “minha praia”, permito-me dizer que me coloco na posição de crítico de quem critica. Quer dizer que eu gosto e defendo esse tipo de música? Não! Quer dizer que esse pessoal dos morros e

das periferias está dando o seu recado pelos meios de que dispõem. Se eles entendem essas manifestações como protesto, a sociedade em geral e o Poder Público em particular devem entender como recado. A consumolatria que vivemos hoje, conforme observa Mário Sérgio Cortella, faz tábula rasa dos alicerces mais caros para uma sociedade sadia, transformando tudo, inclusive pessoas, em bens a serem adquiridos, consumidos e, como decorrência natural do caráter efêmero de qualquer posse, descartados.

Muda a letra, muda a música, mas a crise de valores é a mesma. Em polos opostos, todos vivem o mesmo drama. Sair dessa? Ainda dá tempo, mas só se sairmos todos juntos. Talvez não no mesmo ritmo, mas para o mesmo lado. Talvez não com a mesma letra, mas com o mesmo desejo: viver em paz.

Edson Sardano – Voluntário da Instituição Amélia Rodrigues

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

CEBAS-EDUCAÇÃO

Projeto Investidor Social da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues Presidente da Inst. Amélia Rodrigues: Miguel Sardano Coordenação Projeto Investidor Social: Terezinha Sardano Assessoria:

Camila Cordioli, Nádila Gilotti, Suzete Botasso e Thaila Oliveira

A ENTIDADE: INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL E EDUCACIONAL AMÉLIA RODRIGUES CNPJ nº 67.178.178/0001-06, MANTENEDORA DESTA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, ESTÁ CERTIFICADA COMO ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PELO PERÍODO DE 11/08/2015 A 18/08/2018, PROCESSO Nº.230000464201514 E, COMO TAL, DEVE OFERECER BOLSAS DE ESTUDO CEBAS NA FORMA E NA PROPORÇÃO DEFINIDAS NA LEI Nº 12.101/2009.

Revisão: Terezinha Sardano e Rosemarie Giudilli Projeto Gráfico e Diagramação: Marco Beller - Tel. (11) 4438.8834 Impressão: Lis Gráfica e Editora - Tel. (11) 3382.0777 Tiragem: 7.000 exemplares Colaboraram cedendo seus textos para edição: Ana Maria Penharbel Simão, Dandy Souza, Heloisa Cestari e Patricia Alves. Contato e Sugestões: contato@investidorsocial.org.br Rua Silveiras, 17 Vila Guiomar - 09071-100 Santo André - SP - Tel.: (11) 3186-9755 www.investidorsocial.org.br ©Copyright Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta publicação em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da entidade.

3


As empresas e profissionais liberais que fazem parte do Projeto Investidor Social contribuem por meio da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues para melhoria de vida de crianças e suas famílias, provenientes de três comunidades em situação de vulnerabilidade social no município de Santo André, no ABC Paulista. Com trabalhos iniciados em 1986, a Instituição Amélia Rodrigues mantém 255 crianças entre 3 meses e 10 anos de idade, bem como adolescentes, com atividades socioeducativas, e precisa do seu apoio para a manutenção desse trabalho. Todas as empresas e profissionais, divulgados na Revista Investidor Social, abraçam essa causa, demonstrando o seu compromisso com a Responsabilidade Social.

A partir de R$ 10,00 por dia (plano mensal) já é possível se tornar um Investidor Social. Saiba mais em investidorsocial.org.br e venha fazer parte desse time do bem!

4


ABC Rádio Táxi - www.abcradiotaxi.com.br Aja Alimentos - www.alimentosaja.com.br Alumiplast - www.alumiplast.com.br Banda DM - www.bandadm.com.br Bonfatti Advogados - www.bonfatti.com.br Bosch Car Service - www.centroautomotivopb.com.br Candinho - www.candinho.com.br Casa dos Vidros - www.casadosvidros.ind.br Chicaroni Água Potável - www.chicaroni.com.br Copafer - www.copafer.com.br Dal Pino - www.dalpino.com.br Diário do Grande ABC - www.dgabc.com.br Ecoamazon - www.ecoamazon.com.br Elevadores Otis - www.otis.com Eletromidia - facebook.com/eletromidiaabcocial Espaço Consciência e Plenitude - f/conscienciaeplenitude Fernandes & Fernandes - www.ffterceirizacao.com.br Fisiologic - www.siologic.com.br Flytour - superbanca@ytour.com.br Foco - www.contabilidadefoco.com.br Frad Calçados - www.frad.com.br Garante Vidros - www.garantevidros.com.br Giglio - www.giglio.com.br Glan Data - www.glandata.com.br Hausthene - www.hausthene.com.br Hidropig - www.hidropig.com.br KNN - facebook.com/knnidiomassantoandre Latife - www.latife.com.br Lis Gráca - www.lisgraca.com.br LV - www.lvdistribuidora.com.br Marco Beller - www.marcobeller.com Mazuco - www.mazuco.com.br Megalivros - www.megalivros.com.br Metra - www.metra.com.br Microcamp - www.microcampabc.com.br MSA - www.msaonline.com.br MSO - www.mso-medicina.com.br Ossel - www.ossel.com.br Pantera Imóveis - www.panteraimoveis.com.br Phoenix - www.phoenixmemorial.com.br Potência - www.potenciadiamante.com.br Protecin - www.protecin.com.br Quarup Editorial - www.quarupeditorial.com.br Queijos Joana - www.laticiniosjoana.com.br Real Food - www.realfood.com.br Santil - www.santil.com.br Space Glass - www.splaceglass.com.br Suprem - www.suprem.com.br Tapeçaria Brejão - www.tapecariabrejao.com.br Toca do Leão Buffet - www.tocadoleaobuffet.com.br Unitec - www.unitecfriction.com.br Verzani & Sandrini - www.verzani.com.br Viação Guaianazes - viacaoguaianazes@uol.com.br WebSnap - www.websnap.com.br

5


Casa

Organize seu guarda-roupas Use melhor aquilo que tem disponível Mais do que simplesmente nos proteger, as roupas permitem que nós nos expressemos – isso é divertido e não há nada de errado nisso. O problema pode estar na quantidade de roupas que temos. A produção, uso e descarte de todas as roupas têm impactos no meio ambiente, pois a produção têxtil requer toneladas de água, geralmente utiliza tratamentos químicos nocivos ao meio ambiente, e faz uso de muita energia. Além disso, o excesso de roupas exigirá mais armários – que também tem impactos no meio ambiente decorrentes de sua produção – ou exigirá o descarte de roupas sem uso, que certamente implicará transporte das mesmas, com impactos de emissão de gases de efeito estufa. É possível estar satisfeito com a quantidade de peças que temos sem transbordar as gavetas. Para isso, é preciso ter cuidados não só antes da compra, mas também depois que a peça chegou em casa.

6

Organizar o guarda-roupas, especialmente nas mudanças de estação, ajuda a fazer um bom uso das peças e acessórios que temos disponíveis, pois carão mais visíveis e fáceis de visualizar. Veja as dicas para deixar tudo à mão: Mantenha no armário só o que ele pode comportar. Se as peças cam entulhadas, elas cam “escondidas” e acabam por não ser usadas. Analise as peças com frequência, selecionando aquelas que você não quer mais – troque, doe ou venda! Nas mudanças de estação, reorganize o armário. Procure selecionar as roupas que você vai usar mais e deixe-as mais acessíveis.

tempo. Com isso, você pode evitar problemas como perder apenas um pé-de-meia ou estragar um sutiã que cou deformado na gaveta. É importante que esses organizadores tenham “respiros” que deixem o ar entrar, para evitar a formação de mofo.

Para peças menores, como meias e roupas íntimas, e acessórios em geral (cintos, relógios, joias), um bom recurso são os chamados organizadores de gaveta, que oferecem diferentes compartimentos e evitam “sumiços” e danicações antes do

No caso dos jeans do dia a dia, é possível guardá-los dobrados em prateleiras, o que facilita a visualização, ou em cabides individuais, onde eles também cam mais fáceis de serem identicados. O importante é que que fácil de serem escolhidos.


posição que não se deformem, protegidas por plástico-bolha ou papel de seda. Procure pendurar as camisas e ternos em cabides individuais. Se quiser proteger com uma capa, que seja de um tecido que permita a circulação de ar. Separe as roupas e sapatos que você não quer mais usar e destine para doação. Procure instituições de caridade na sua cidade ou igrejas, que geralmente costumam recolher doações. Se a peça for de marca ou quase nova e em boas condições de uso, você pode tentar vendê-la em um brechó ou pela internet.

|Antes das mudanças de estação, faça uma boa arrumação no seu guarda-roupa - Foto: Pixabay Para as roupas de uso menos frequente, evite guardá-las em capas de plásticos, como aquelas usadas em lavanderias. O material retém calor, favorecendo o surgimento de mofo. O ideal são os modelos feitos de tecidos respiráveis, como o TNT ou o algodão cru. Mas use uma capa que facilite a visualização da peça.

ras. Em último caso, apele para as gavetas, mas cuidado para não enchê-las até a borda, evitando que o ato de abrir e fechar danique as peças.

Malhas e tricôs, que geralmente são usados apenas em alguns meses do ano, não devem ser pendurados, pois as peças esticam. Prera dobrá-los e também mantê-los em pratelei-

Bolsas cam mais visíveis se colocadas em prateleiras ou em gavetas. Evite guardá-las de forma que quem esquecidas no fundo do armário. Procure deixá-las em uma

Sapatos podem ser mantidos em caixas, mas é preciso que haja furos nelas para o ar circular. Caso contrário, irão mofar.

Você também pode organizar um bazar com as suas amigas. Além de participar de um evento muito divertido, as suas roupas vão ganhar vida nova junto às pessoas que você tanto gosta. A customização das roupas do seu guarda-roupa também é uma alternativa para transformar uma peça que você deseja renovar ou que não tem mais a sua cara. Assim você consegue transformar roupas e acessórios que estavam em desuso em peças com a sua personalidade. Então, solte a criatividade que existe dentro de você!

Fonte: Ingrid Lisboa, organizadora pessoal

Inovação, Tecnologia e Qualidade A Hidropig é líder no fornecimento de pigs e acessórios para tubulações nos segmentos de óleo, gás, saneamento e indústria alimentícia, entre outros. Nossos - Pigs Produtos - Acessórios para pigs

- Transmissores - Bloqueadores de Fluxo (Plug)

Pigs e Acessórios Av. Antártico, 401 - Jd do Mar SBCampo - Tel.: (11) 4331-5353 vendas@vidropig.com.br

Nossos - Limpeza (Pigging) - Furo em Carga - Bloqueio de Fluxo Serviços - Secagem - Congelamento

- Rastreamento de Pig

Serviços Av. Antártico, 38 - Jd do Mar SBCampo - Tel.: (11) 4331-5353 comercial@hidropig.com.br

7


DOE SUA NOTA FISCAL E ALIMENTE AS CRIANÇAS DA INSTITUIÇÃO

AMÉLIA RODRIGUES

É rápido, automático e você concorre a prêmios de até R$ 1 milhão/mês 1 Cadastre-se no site: nfp.fazenda.sp.gov.br 2 Escolha a opção Entidades e a seguir Doação de Cupons com CPF Automática 3 Pesquise por Amélia Rodrigues e conrme a doação Pronto - Sempre que pedir CPF na Nota, a Doação Automática vai direto para as nossas crianças Mais informações: (11)94000-1952

(11)3186-9788

- contato@ameliarodrigues.org.br

As Notas sem CPF não poderão mais ser doadas para as Instituições

8


Nutrição

Vamos fazer as pazes com o nosso corpo? É nele que habita nossa alma, nossa essência... O dia a dia é sempre repleto de correria. Mesmo que tentemos nos manter num padrão normal de atividades e alimentação, é bem possível que em alguns períodos de pressão no trabalho, doença na família, desgaste emocional acabemos exagerando na alimentação.

Rua dos Franciscanos, 20 Jardim Santo André Santo André - SP Fone: (11) 4451-5077 www.garantevidros.com.br

Infelizmente o resultado aparece no nosso corpo, com o cansaço, dores, peso corporal e medidas superiores ao que desejamos. O que faço agora com as roupas que tanto gosto que não entram em mim? Como vou expor meu corpo naquele maiô, biquíni ou sunga? Sim, isso também acontece com os homens. Ah! E não vai faltar aquela pessoa que nos pergunte: “você engordou?”. Isso basta para que já desencadeie a nossa culpa e a vítima é o “nosso corpo”. Temos que pensar que a natureza tem o seu ciclo...primavera, verão, outono e inverno e nós fazemos parte da criação divina. Assim, não é diferente que também tenhamos os-

cilações físicas e emocionais em decorrência também de um calendário. O mais importante é buscar a solução e não o culpado e, para isso o primeiro passo é fazermos as pazes com o nosso corpo, de forma verdadeira e carinhosa. É nele que habita nossa alma, nossa essência, que elaboramos nossos sonhos e com ele nos relacionamos com os outros seres desse planeta. Com o passar dos anos temos que desenvolver o autoconhecimento e o respeito para conosco e deixar de nos impor questões e situações que nos são impostas pela mídia e outros mecanismos.

Engenharia e Sistemas de Combate a Incêndio

(11) 4977-8720 www.protecin.com.br 10


Nosso valor como pessoa não pode ser baseado na estética corporal, até porque só isso não é garantia de saúde. Considerando que “o equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital é o estado de saúde”, necessitamos desenvolver um olhar mais compreensivo para nossas alterações e denir uma estratégia de ação, anal temos muitos dias de 2018 para estabelecermos metas, perseverarmos e atingirmos nossos resultados.

Turmas de Apenas 4 Alunos 9.7255-3794 / 4991-7600 Av. D. Pedro II, 3199 - Campestre - Santo André

www.knnidiomas.com.br

O fundamental é procurar orientação prossional para realizar exames de rotina para uma avaliação mais direcionada; saber se está em condições de realizar atividades físicas e quais são as mais indicadas para você; e ter alimentação saudável e balanceada, alimentando-se de 3 em 3 horas e fazendo pelo menos 5 refeições por dia, sem cometer exageros. Precisamos saber o que é melhor para nós dentro da nossa individualidade, para que possamos levar o nosso melhor para onde passarmos. |Imagem: Pixabay

Colocando em prática as três atitudes a seguir, com certeza já será um bom começo. O importante é nos aceitarmos e buscar melhorar dia a dia, para sermos um presente para nós mesmos.

Por Dra. Ana Maria Penharbel Simão, nutricionista (CRN3)

11


Saúde

Diabetes gestacional: saiba mais sobre causas e consequências Controle esse mal para garantir uma gestação tranquila Um dos problemas recorrentes durante a gravidez é o diagnóstico de diabetes. Conhecida como diabetes gestacional, a doença é diagnosticada quando há uma quantidade de açúcar no sangue superior ao normal. Apesar de ser uma situação de risco para a mãe e para o bebê, existe a possibilidade de controlar este mal para garantir uma gestação tranquila. "Esse quadro de diabetes pode ou não se reverter após o nascimento da criança, porém, quem desenvolve o distúrbio têm um aumento na probabilidade de diabetes no futuro" explica o ginecologista e obstetra Élvio Floresti Junior. Segundo o especialista, o diabetes ocorre quando há uma modicação no metabolismo, quando a placenta passa a produzir uma grande quantidade de hormônios que podem prejudicar ou até mesmo bloquear a insulina, e, caso o pâncreas da gestante não aumente sua produção, a

quantidade de insulina produzida torna-se insuciente para suprir a demanda do corpo, elevando o índice de glicose e de açúcares do organismo. As causas da doença não são exatas, mas existem condições que facilitam seu aparecimento. Uma gestação de mulheres com idade de 35 anos ou mais, histórico de diabetes gestacional, mulheres cujo lho anterior nasceu acima do peso ou mulheres que ganharam peso excessivo durante a gravidez, histórico de intolerância à glicose ou histórico de diabetes na família, hipertensão, ovários policísticos, histórico de aborto de repetição e crescimento excessivo do feto podem facilitar o aparecimento do diabetes gestacional. "Quando os níveis sanguíneos de glicose não são controlados, as consequências são inevitáveis tanto para a gestante como para o bebê. Para as

|As causas da doença são variadas - Foto: Pixabay mães aumenta a possibilidade de desenvolver infecções urinárias, candidíase e até pré-eclâmpsia. Já o bebê, caso o diabetes não seja tratado de forma eciente, corre o risco de nascer prematuramente, ter má formação e até aborto espontâneo", alerta o obstetra. Além disso, o histórico de diabetes gestacional se torna um fator de risco para o desenvolvimento do diabetes Tipo 2. Após o parto é necessário que a mãe realize exames de acompanhamento. "Por isso é importante que desde o início a futura mãe esteja em constante acompanhamento de prénatal, além de seguir uma alimentação balanceada e se possível praticar atividades físicas regularmente", naliza.

Por Dr. Élvio Floresti Junior, ginecologista e obstetra formado pela Escola Paulista de Medicina desde 1984. Possui título de especialista em ginecologia e obstetrícia pela Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e título de especialista em colposcopia. Realiza pré-natal especializado e atua em gestações de alto risco.

12


Modernização e acessibilidade* Uma das principais vantagens do processo de modernização de elevadores é permitir que o condomínio possa realiza-la em etapas, com substituição parcial dos componentes, ou ainda fazer a substituição total das peças de acordo com a disponibilidade do condomínio. A modernização permite ainda a adequação dos seus elevadores à norma vigente de acessibilidade (NBRNM313).

(*) Verificar disponibilidade destas sinalizações para seu elevador.

Contate-nos e agende uma vistoria técnica gratuita!

www.otis.com


Capa

Sim, existem boas maneiras para usar o WhatsApp O WhatsApp é a plataforma de comunicação que mais utilizamos em nosso cotidiano. Sua praticidade permite que assuntos pessoais e prossionais sejam tratados de maneira rápida e com ecácia – isso quando ele não ca fora do ar. Sua força é tremenda que o aplicativo praticamente substituiu as tradicionais ligações e sms's. Apesar de vários benefícios que o WhatsApp nos proporciona, ele não deixa de ser uma ferramenta pessoal. Sendo assim, é muito importante conversarmos acerca de algumas regras de boas maneiras para garantir um convívio social saudável. Não é verdade? Agora responda com sinceridade: Você cobra respostas imediatas de assuntos que não sejam urgentes? Já enviou áudios acima de 03 minutos, em que somente 10 segundos são aproveitados? E o que dizer do envio de correntes e orações nos grupos, você também já fez isso? Se você respondeu sim para todas as perguntas, lamento lhe dizer que você não está passando uma boa imagem. Não se preocupe, eu também já cometi essas gafes, anal sábio é aquele que aprende com seus erros. Como tudo que é bom merece ser compartilhado, eu apresento dicas de Boas Maneiras para Usar no WhatsApp. Leia todas com atenção,

14

anote-as e se consagre na vida. Sem mais delongas. Vamos lá! #PartiuBoasPráticas. O que é Etiqueta? Etiqueta nada mais é do que um código de relacionamento que permite a você manter a harmonia dentro de um ambiente social e prossional. Quem conhece algumas dessas regrinhas básicas de conduta tem grandes chances de sucesso no campo pessoal e prossional. É muito importante deixar bem claro que o principal objetivo de ter um conhecimento de etiqueta é garantir o respeito ao próximo e jamais, eu disse jamais, constranger o outro. Então, deixe essa premissa xada em sua mente. Tudo bem? Primeira Conversa: sempre que for conversar com alguém pela primeira vez, tome certo cuidado. Lembre-se que você é um estranho para outra pessoa e você está entrando na vida íntima dela. Qualquer tratamento ou palavra errada pode garantir um belo bloqueio e sua imagem manchada. Para não ter erro, siga a regra do CAIED (Cumprimentar, Apresentar, Informar, Explicar e Despedir) – eu montei esse Mnemônico para ajudá-lo na memorização desta regra.


Exemplo de boas maneiras no WhatsApp

-Está livre: responda. -Não sabe a resposta: escreva que irá vericar e que retorna depois.

Cumprimentar Bom dia/Boa tarde/Boa noite üü Apresentar Me chamo Fulano üü Informar Eu li o anúncio de seu curso sobre Marketing Digital üü ....... Explicar Fiquei interessado e gostaria de obter mais informações a respeito üü Fico no aguardo de sua resposta üü Despedir Tenha um bom trabalho üü

Lembre-se de ser o mais breve possível em sua mensagem e aguarde a resposta, sem cobranças. Assuntos Prossionais: sem sombra de dúvida esse aqui é o mais visto com frequência. Assuntos relacionados a trabalho devem ser tratados em horário de trabalho. Passou

do horário, só envie mensagens se for algo de extrema urgência, e se desculpe pela mensagem. Todos possuem suas vidas pessoais que não devem ser perturbadas. Se visualizar responda: muita atenção. Responda conforme as seguintes situações:

-Está ocupado: diga que não pode falar no momento e que retornará assim que se desocupar. Não cobre resposta de imediato: procure se colocar no lugar da pessoa. Talvez ela esteja trabalhando, estudando, em reunião, em meio a uma conversa particular, entre outras situações. Não envie seguidos pontos de interrogações. Essa atitude dá a entender que você é uma pessoa caprichosa. Aguarde. Se o assunto for de extrema urgência, caso de vida ou morte, ligue e passe sua informação de forma objetiva. Não mande Áudio: é algo muito prático? Sim. Economiza tempo? Sim. Então por que não posso mandar áudio? Porque muitas vezes a outra pessoa não vai poder escutá-lo. Além da mensagem de texto ser mais leve, ela não demora para baixar. Só envie áudio em último caso e que não ultrapasse 30 segundos. Agora pare e pense, o tempo que você mandaria um áudio de 5 minutos, não seria melhor ligar para a pessoa? E sem contar que a maioria dos áudios longos praticamente apenas 15 segundos são aproveitáveis. Então, tenha bastante cautela. Compartilhe tópicos relacionados ao grupo: cá entre nós, não faz menor sentido você fazer parte de um grupo de aperfeiçoamento de Inglês e você mandar um vídeo íntimo de alguma celebridade que vazou, não é verdade? Sendo assim, evite o envio de qualquer conteúdo que não faça parte do assunto. Isso vale para aquelas correntes irritantes que além de afetar de forma negativa sua imagem, corre o risco de você ainda ser excluído do grupo. Tenha foco e procure respeitar as regras do grupo. Tenha bastante atenção.

Por Dandy Souza, blogueiro do canal do Youtube TAS – Talking About Something - www.blogtas.com.br

15


Cuidado com brincadeiras em níveis de chacota: essa atitude é a principal causadora de discórdias nos grupos de WhatsApp. Muitas amizades já foram desfeitas por conta de zombarias. Cuidado! Muitas vezes a pessoa não está num bom dia, ou está passando por alguma diculdade. Por mais que você tenha intimidade com todos, evite-as. Não seja rude com as pessoas: esse tópico complementa o anterior. Se alguém disse algo que você não gostou, não fale nada e siga os seguintes passos: Respire. Dê um tempo e não olhe as mensagens do grupo por alguns minutos. Quando retornar, trate a pessoa com educação quando ela falar com você. Se achar necessário, converse numa boa no privado com a pessoa. Acredite, quando você não revida uma grosseria, automaticamente você sinaliza que a pessoa foi inconveniente. Não discuta por motivos tolos: Se alguém agredir você verbalmente, não prossiga. Esfrie a cabeça. Se for conversar, que seja no privado. Discutir na frente de outras pessoas, além de ser falta de educação, é uma atitude imatura e afeta negativamente sua imagem. Evite.

16

em particular, vá até o privado da pessoa e converse por lá. Não encaminhe mensagens antes de vericar a fonte: muito cuidado com mensagens de pedidos de doações de sangue, de divulgações de possíveis criminosos. Sempre verique a fonte. Como? Da seguinte maneira:

Caso a pessoa insista na agressão, comunique no privado do administrador que está saindo do grupo e agradeça-o pela compreensão.

Doações de Sangue: pergunte a quem enviou se ela conhece a pessoa mencionada e qual o grau de amizade ou parentesco entre eles.

Evite conversar apenas com uma pessoa: se você está em um grupo não faz o menor sentido conversar apenas com uma pessoa. Assim também na vida real, essa atitude é considerada falta de educação em grupos de WhatsApp. Se desejar tratar sobre algum assunto

Possíveis criminosos: só divulgue aqueles cuja fonte seja de mídias conáveis (jornais e portais da internet), caso contrário, não passe adiante. Muito cuidado, já tivemos casos de pessoas que foram agredidas ou prejudicadas por conta de um boato. Infelizmente, existem pessoas de má-

fé, e precisamos investigar a veracidade das informações que chegam até nós. Ao colocar essas dicas em prática, você notará melhoria bastante considerável em sua vida. Lembra da frase "Faça ao próximo o que gostaria que zesse a você mesmo"? É justamente isso que acontecerá. Quando você age com respeito, automaticamente você será respeitado. Essa regra vale para os inimigos, principalmente de trabalho. Você não é obrigado a amá-los, mas respeitá-los é necessário. Espero que essas dicas ajudem você em seu desenvolvimento prossional e pessoal. Compartilhe esse artigo com parentes e amigos e ajude-os a espalhar essas boas práticas que fazem a diferença em nossas vidas.

Por Dandy Souza, blogueiro do canal do Youtube TAS – Talking About Something - www.blogtas.com.br


recriando com arte Luminária de Mesa: Base tampa de motor elétrico. Haste cabo de foice e tubo de ferro. Porta lampada revestido com terminal de reservatório de óleo.

Materiais descartados e dados como obsoletos viram matéria-prima e ressurgem através de criações ecléticas e conceituadas na prática do reúso em objetos exclusivos e manualmente executados.

A partir desses materiais garimpados, a Loft66, praticando o Design Industrial, recria com harmonia e estética apurada móveis, arte decorativa e luminárias com personalidade, permitindo que essas peças continuem sua história ao longo do tempo.

9 7338 2968 /loft66luminarias

/loft66industrial


Meio Ambiente

Ar puro e saúde: qual a relação? O ar atmosférico pode apresentar componentes prejudiciais à saúde humana Ele não tem cor, não tem cheiro e nem gosto, mas é um item imprescindível para nossa sobrevivência. Podemos car 3 semanas sem comer, 3 dias sem tomar água, mas não conseguimos car 3 minutos sem ele. Estamos falando do maravilhoso ar que respiramos. Talvez em determinados locais ele não seja lá tão maravilhoso, já que pode estar contaminado com alguns gases poluentes, porém não podemos negar que o ar é algo importantíssimo para a sobrevivência não somente de mulheres e homens, mas de todos os seres vivos. É comum associarmos o oxigênio como sinônimo de ar, porém o ar atmosférico que respiramos é uma mistura de gases, em que a maior parte é composta de nitrogênio (78%), seguida de oxigênio (21%) e o restante composto por gases como gás carbônico, vapor d'água e outros. Porém, em determinadas re-

Distribuidores de Produtos para uso Industrial Especializados em Importação Door to Door para Componentes Elétricos, Hidráulicos, Pneumáticos Automação Industrial

Tel.: (11) 4903-0207 www.suprem.com.br

18

giões ou épocas do ano, o ar atmosférico pode apresentar componentes prejudiciais à saúde humana. Ao inalar os poluentes atmosféricos nosso pulmão sofre uma inamação, que pode provocar, ao longo dos dias, doenças pulmonares. Além disso, essas substâncias poluentes podem entrar na corrente sanguínea e desta forma se espalhar por todo o corpo, agindo até mesmo no cérebro, rim, fígado e sistema cardiovascular. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, estima-se, em 2015, que a poluição do ar tenha provocado 11.200 mortes precoces no Estado de São Paulo que correspondem a 31 vidas perdidas ao dia! Entre as principais fontes de poluição atmosférica está a queima de combustível fóssil (derivado do petróleo) tanto nos veículos quanto nas fábricas, por meio de fornos e caldeiras. Ademais, há a problemática das

queimadas, muito comuns em regiões rurais, onde há alta liberação de gás carbônico e material particulado. Tomando por base o Estado de São Paulo, onde há uma frota de aproximadamente 15 milhões de veículos motorizados, as emissões atmosféricas chegaram a 422.497 toneladas em 2016, trazendo grave risco para a saúde da população. Diante de dados tão alarmantes uma pergunta se torna pertinente: Como melhorar a qualidade do ar de nossas cidades? Podemos começar por atitudes simples de nosso dia a dia, como por exemplo, deixar o carro em casa em percursos menores, ou até mesmo compartilhar uma carona


Tel. (11) 4229.3233 www.bonfatti.com.br

Seja um |Uso da bicicleta contribui para não geração de poluentes - Foto: Pixabay com amigos para ir ao trabalho. Utilizar o transporte público também é uma ótima sugestão, pois além de reduzir a poluição atmosférica, você ainda colabora para a redução do trânsito nas grandes metrópoles. Não podemos deixar de citar nossa amiga de duas rodas: a bicicleta. Este tipo de veículo tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos, tanto por ser uma prática saudável de locomoção, quanto pelo aumento da disponibilidade de ciclofaixas nos municípios. Outra atitude fácil de fazer em casa é separar o lixo reciclável. Devido à decomposição dos resíduos sólidos nos aterros sanitários há a liberação de gases poluentes – metano e gás

carbônico. Ao reciclar nosso lixo, igualmente reduzimos a emissão de poluentes. E para quem gosta de colocar a mão na massa, nada melhor que plantar uma árvore e ainda ajudar a melhorar a qualidade do ar. As árvores têm o poder de capturar poluentes como o gás carbônico e transformá-los em oxigênio e garantir uma sensação térmica melhor ao seu redor.

Investidor Social e anuncie aqui!

É importante que tenhamos consciência que a melhoria da qualidade ambiental, seja ela nos rios, no solo e no ar não impacta positivamente apenas a natureza, mas também a nós, seres humanos que dependemos totalmente do ambiente onde vivemos.

Patricia Martin Alves, coordenadora do Projeto SustentABC e Professora Mestre na Universidade Anhanguera – UniAN

(11) 94000-1952

(11) 3186-9788

www.investidorsocial.org.br

Limpeza e Conservação Portaria e recepção - Limpeza Hospitalar Serviços Gerais - Jardinagem Limpeza de Galpões Industriais e Logística Bombeiro Civil

Tel.: 11 4121-9243 - www.ffterceirizacao.com.br 19


Finanças

Como ensinar os lhos a lidar com o dinheiro Quando não educada, a criança trará grandes problemas de descontrole para os pais É fundamental debater em família a educação nanceira dos lhos, principalmente diante do cenário atual instável do país, o que mostra que não é mais possível se omitir sobre o tema. Diante de um cenário de consumismo desenfreado, população endividada ou frustrada por não conseguir realizar seus sonhos, ensinar crianças e jovens a como lidar com dinheiro e controlar os anseios tornou-se um dos principais desaos dos pais. Lembro que as famílias têm papel fundamental no signicado que os lhos atribuem ao dinheiro e na forma como irão administrar seus recursos nanceiros ao longo de toda a vida. Muitos pais que não receberam orientação dessa natureza encontram diculdade de transmitir esse conhecimento. Mas agora estão ganhando

20

aliados nessa tarefa, como as escolas, que estão adotando programa de educação nanceira para alunos desde o Ensino Infantil ao Médio. E um dos caminhos para essas duas importantes instituições, escola e família, educarem nanceiramente a nova geração é estimular que ela identique seus sonhos de curto, médio e longo prazos, ensinando a investigar quanto custam e como poupar. A partir dos sete anos, esse processo pode se dar por meio de semanada ou mesada. Quando começar? É uma característica das crianças serem muito observadoras e desde cedo começarem a perceber que o dinheiro tem uma importância na vida dos pais; em paralelo, elas passam a estabelecer desejos de consumo. A partir da percepção deste

|A educação nanceira da criança deve entendimento, que ocorre normalmente por volta dos três anos, já deve ter início a educação nanceira. Frequentemente elas observam os adultos entregarem dinheiro, cartões e cheques, em vários locais, em troca de mercadorias. Ou seja, observam que troca-se dinheiro por coisas que se quer ter. Ao mesmo tempo, crianças e jovens estão expostos às mensagens publicitárias que estimulam o desejo de ter. São duas forças importantes que movimentam a sociedade e, portanto, precisam ser bem compreendidas. Combatendo o consumismo O antídoto para os possíveis efeitos nocivos do estímulo ao consumo é envolvê-los nas decisões familiares sobre os gastos, colocando os sonhos em primeiro lugar. Temos de mostrar que é preciso ter objetivos,


er iniciada a partir dos 3 anos de idade - Foto: Pixabay

exposição das crianças às ações publicitárias faz com que estas se tornem cada vez mais cedo consumistas. Hoje, a criança é elevada ao status de consumidora sem estar preparada. E a publicidade utiliza de propagandas tão apelativas que causam desejos imediatos nas crianças de querer o produto. Uma situação que indica uma criança excessivamente consumista é quando ela gasta todo o seu dinheiro ganho com mesada e logo pede mais dinheiro para seus pais. Porém, não existe um índice que mostre qual o grau que esse problema atingiu.

fazer escolhas e que nada é mágico, porém, tudo é possível, desde que o dinheiro seja usado com foco e sabedoria. Dessa forma, mostra às crianças e aos jovens que acordos não signicam negação, mas sim negociação. Eles perceberão que é possível ter, porém nem sempre no momento em que se quer. Essa prática também ajuda a aliviar o sentimento de culpa de muitos pais porque, nesse exercício, eles também aprendem a se reeducar nanceiramente e deixam de ver o dinheiro – ou o poder de comprar – como uma válvula de escape para suprir lacunas em outros aspectos da vida. Uma criança que não é educada nanceiramente trará grandes problemas de descontrole para os pais, por querer tudo que vê e fazer “birra”. A

Você é o exemplo! Os pais são referências para os lhos. Se a criança vê os pais comprando sem parar, vão tender a seguir esse exemplo e acabar agindo da mesma maneira ou até pior. Assim, é fundamental ter muito cuidado com o exemplo que os familiares passam e, desde cedo, demonstrar que a felicidade não está associada ao consumismo desenfreado, mas sim na realização de objetivos. No caso do exemplo externo, a família também terá um papel de grande relevância, que é o de estabelecer os limites para esta atitude. Os pais podem reforçar ou não a atitude consumista da criança e, se o comportamento não mudar, nesse primeiro momento, é muito provável que ela se torne um adulto sem limite nos seus gastos. Por Reinaldo Domingos, educador nanceiro

PSICOLOGIA - COACHING - CONSTELAÇÃO FAMILIAR ROSINHA BRANDIERI 9.9666.8086 SUSIE CRISTINA 9.9589.5460


Beleza

3 erros que podem detonar suas sobrancelhas Especialistas listaram os erros mais cometidos pelas mulheres na hora de modelar as sobrancelhas As sobrancelhas são essenciais para valorizar e dar um up no visual, mas se elas estiverem em um formato errado podem deixar sua expressão triste ou até mesmo envelhecida. O desenho natural das sobrancelhas é capaz de deixar sua expressão mais leve. Ele é denido pelo formato do osso frontal do rosto, por isso é necessário tomar muito cuidado na escolha do local para manter suas sobrancelhas em dia, anal é importante que o prossional saiba o que está fazendo. Pensando nisso, a BeautyB - Sobrancelhas e Unhas, listou três erros principais cometidos na hora de desenhar a sua.

û Criar buracos: acontece quan-

do são retirados alguns pelinhos a mais, criando uma falha. Mas se

isso acontecer, não se apavore! Uma solução imediata é passar uma sombra com pincel para cobrir essas falhas. Na escolha da cor leve em consideração a cor dos seus cabelos.

û Mudar

drasticamente: Transformar sobrancelhas super cheias e retas em ninhas e arqueadas, pois os pelos crescem muito rapidamente e você teria que retirá-los frequentemente, correndo o risco de até machucar a região. Mas se suas sobrancelhas são muito nas ou se você tirou muitos pelinhos há um tempo e, agora, eles nascem com diculdade, e isso afeta seu visual. Nesse caso, você pode recorrer a uma micropigmentação.

|Desenho ajuda a denir o olhar - Foto: Pixabay

û Arquear demais: Curvar as so-

brancelhas ajuda a levantar o olhar, mas se você arquear e anar demais o desenho, mesmo se sua sobrancelha for bem ninha, o resultado poderá ser desastroso. Você pode car com a expressão de surpresa o tempo todo. Fonte: BeautyB

OUTONO/INVERNO 2018

22


Negócios

“Ninguém para nesta empresa” Diculdades no ambiente de trabalho são as principais causas da rotatividade de funcionários A rotatividade de funcionários é o uxo de colaboradores que entram e saem de uma empresa. Este movimento, também conhecido no mercado como turnover, não possui um padrão de ocorrência, mas, quando se torna alto, acaba sendo prejudicial para as organizações. Em uma companhia com altas taxas de troca de prossionais, os serviços não progridem porque diversas pessoas ocupam o mesmo cargo e a atividade que estava sendo desenvolvida anteriormente pode não seguir da mesma forma. Outro fator gerado por este movimento são os custos em demissões e contratações. Portanto, para que uma empresa possa manter a equipe motivada e consiga

24

reter os seus talentos é necessário conhecer as causas da rotatividade para preveni-la. Doenças, mudanças e viagens são algumas das razões que levam um funcionário a deixar o seu emprego. Mas, o motivo que mais resulta neste movimento são as diculdades no ambiente de trabalho. “Problemas internos envolvendo o ambiente de serviço, benefícios, liderança, plano de carreira e rotina são fatores capazes de desmotivar um prossional e levá-lo a buscar outras companhias para trabalhar”, explica José Roberto Marques, master coach senior e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

|A falta de crescimento, a Atenção às necessidades Para um colaborador alcançar altos níveis de produtividade é necessário que se sinta conante e seguro em seu ambiente de trabalho. Portanto, um local hostil, que reprima e humilhe as pessoas faz com que ocorra uma diminuição de desempenho e também a perda de interesse em continuar na organização. “Uma empresa não é apenas tijolos e cimento. É feita de pessoas. São os funcionários que a fazem ir para frente. Por isso é necessário que o líder preste atenção nas necessidades de cada


atividades. Dessa forma, a falta de perspectiva na organização fará com que o colaborador procure um lugar em que possa continuar o seu desenvolvimento prossional”, revela o master coach senior.

variedade no trabalho e falta de aprendizado inuenciam na rotatividade das pessoas - Foto: Pixabay colaborador e procure desenvolver um modelo eciente de gestão”, arma Marques. Outro elemento que está entre os principais motivos de rotatividade é a baixa remuneração e a falta de benefícios. As pessoas trabalham para pagar suas contas e quando recebem menos do que precisam, saem em busca de um lugar que ofereça uma renda maior e mais justa. Benefícios como transporte, auxílio alimentício e descontos em serviços e produtos de parceiros entram neste cenário como um diferencial.

A liderança também é decisiva no momento de reter talentos. O papel do líder é o de manter sua equipe motivada para que consigam atingir os seus potenciais, mas, quando esta função é exercida com autoridade, impaciência e falta de respeito, acaba gerando uma desmotivação em seus funcionários, que se sentem desvalorizados e agredidos. Na liderança é importante proporcionar aos seus colaboradores um plano de carreira. “Ao entrar em uma empresa, as pessoas esperam um crescimento em conformidade com o progresso alcançado em suas

Por sua vez, a rotina deve fazer parte da lista de preocupações dos líderes. A falta de crescimento, variedade de trabalho e aprendizado é capaz de inuenciar na alta rotatividade de prossionais. Executar a mesma função todos os dias gera um cotidiano maçante e improdutivo. Ou seja, se você deseja uma equipe competente e que continue contribuindo para o progresso da companhia, é importante prestar atenção em todos esses itens. “Oferecer um ambiente produtivo faz com que as pessoas se sintam mais valorizadas em seus empregos. É importante dar oportunidades de crescimento e uma remuneração adequada às suas funções. Dessa maneira, eles se sentirão motivados e manterão um nível de produção alto e qualicado, pois saberão que estão em um local que reconhece seus esforços e acredita em seus potenciais”, diz Marques. Fonte: Instituto Brasileiro de Coaching (IBC)

SUA EMPRESA NECESSITA DE QUALIDADE, RESPONSABILIDADE E SERIEDADE. A Glandata possui Softwares Gerenciais, Administrativos, ERP, Contábil, Depto Pessoal, Escrituração Fiscal e Sped Contábil P.C.P.

Solicite uma Demonstração Inf: (11) 2176.8500 - gsuporte@glandata.com.br www.glandata.com.br

25


Responsabilidade Social

Por que investir em organizações do Terceiro Setor? Quando empresas nanciam organizações sem ns lucrativos, todos saem ganhando. Mas aí ca a pergunta: como as empresas se beneciam destas parcerias? O Terceiro Setor vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade, e apesar de ainda haver um longo caminho a percorrer, a população tem se voltado cada vez mais para questões sociais e ecológicas. Em função disto, as empresas perceberam que para alcançar este público elas precisariam estar também engajadas em projetos sociais. A responsabilidade social e/ou ecológica se tornou algo essencial para atrair novos clientes e delizar seu público. É como se, ao mostrar que sua empresa é engajada e se preocupa com ações sociais, seu negócio ganhasse um selo de garantia de

Foto: Bárbara Almeida |Grupo de Dança da Instituição Amélia Rodrigues patrocinado pelo Projeto Investidor Social qualidade social. Atualmente, a melhor forma de publicidade para um empreendimento é mostrar que ele atua nanciando ONGs e participando ativamente de projetos sociais.

também trabalhando para ajudar a melhorar nossa comunidade.

Hoje as pessoas dão preferência a produtos e serviços que elas sabem que parte do dinheiro daquilo que elas estão gastando vai para ajudar a comunidade de alguma forma.

É importante que as empresas participem ativamente de projetos sociais, façam editais, nanciem organizações do Terceiro Setor, não só por publicidade e retorno nanceiro, mas para realmente ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor para todos.

Além disso, quando uma empresa nancia ONGs isto motiva seus funcionários, pois, faz com que eles sintam que não estão somente trabalhando para uma corporação, mas

Importante – as empresas devem avaliar, antecipadamente, não só a integridade da ONG, mas também a sua capacidade técnica para entregar o resultado social esperado.

Por José Alberto Tozzi, formado em Administração de Empresas pela FGV é também graduado em Ciências Contábeis e MBA Executivo Internacional, na FIA e mestre em Administração de Empresas com ênfase no Terceiro Setor pela PUC-SP.

Santo André R. das Pitangueiras, 461 Bairro Jardim (11) 4316.4777 94703.9516

Tratamento de coluna, joelho e quadril

Pilates Clínico

São Caetano Al. Terracota, 185 Sl. 1525/1526 Espaço Cerâmica (11) 2311.4777 94715.4219

www.siologic.com.br

26


Gastronomia

Suco dos Super Heróis Ofereça aos pequenos a vitamina do “Hulk” e do “Homem Aranha” Nosso paladar muda muito com o passar do tempo. Eu lembro que, quando comecei na gastronomia, tinha muito preconceito com alguns tipos de ingredientes e preparos, como língua bovina, pé de porco, carnes exóticas e até mesmo cogumelo, ingrediente mais do que amado pelos brasileiros e que foi amplamente servido nos restaurantes japoneses pelo Brasil à fora. Mas com a maturidade, vem também a vergonha na cara. Hoje como qualquer coisa que nade, voe e ande (e até alguns legumes por aqui e ali), mas percebo o quanto é difícil fazer com que as crianças percam o pre-

conceito de vários ingredientes que costumamos comer em nosso dia a dia. Meu sobrinho é um caso raro: ama alimentos verdes e chora, esperneia e faz birra quando oferecemos para ele um pedacinho de carne ou um pouquinho de massa com molho vermelho. Ou seja, é um desao enorme fazê-lo se alimentar todos os dias. Às vezes, me pergunto como que ele consegue parar em pé, mas o pequeno sempre está com muita energia para tudo. Percebo que nos dias de hoje (e nos que estão por vir), teremos cada vez mais diculdade para fazer as crian-

ças se alimentarem de forma saudável, pois estamos com menos tempo para nós mesmos, imagine para se preocupar com a alimentação equilibrada e balanceada dos pequenos? Em casa sempre tem pizza, macarrãozinho e, vez ou outra, delivery de pratos japoneses e chineses. Mas a grande pergunta é: como vou fazer agora que minha

9 4798-1259 11 2021-5841 ecoamazongarden - www.ecoamazongarden.com.br 28


que é meu dia a dia? As pessoas sempre acham que, por eu ser um cozinheiro prossional, cozinho todos os dias em casa. Mas elas se esquecem que, em casa de ferreiro, o espeto é de pau. Ou você acha que todos os dias um médico chega em casa e pede para os lhos fazerem la para um check-up?

|Suco de frutas batido com legumes é excelente opção para nutrir as crianças - Foto: Pixabay mulher está esperando dois pequenos dentro da barriga? Já começamos a nos organizar com uma lista de pratos que podemos fazer e congelar, papinhas caseiras de todos os sabores possíveis e claro, muito leite materno. A grande batalha será quando eles estiverem maiores, na escolinha: milhões de opções na cantina, lanchinho dos

amigos com pais desleixados, entre muitas outras coisas que terei que enfrentar quando os meninos chegarem em casa. Não serei o primeiro pai a lidar com essa bagunça na dieta dos lhos e, sem dúvida, não serei o último, mas como lidar com esse detalhe (que é somente mais um de muitos que temos que ter com nossos lhos)

Acho que o grande segredo é fazer como minha mãe fez comigo e com meu irmão e encher os dois de Vitamina dos Super-Heróis: um suco no qual ele colocava todas as frutas, legumes e vitaminas que encontrava dentro da geladeira. Não raro éramos contemplados com ovos crus batidos com abacaxi, morango e banana. E tudo regado a muito leite, claro. A mistura é completamente inusitada e, muitas vezes, gosmenta. Mas não podemos reclamar nem um pouco, pois eu e meu irmão sempre fomos muito sadios e fortes. A maneira mais simples de nos fazer beber aquele monstro horroroso era uma só: nos contar em segredo que era o que o Hulk e o Homem Aranha tomavam todos os dias no café da manhã para carem fortes!

Por Arthur Sauerbronn de Souza “Arthur Sauer”, Chef de cozinha brasileiro. Foi indicado chef revelação nos anos de 2009/2010 e 2010/2011 por uma grande revista brasileira. Formado pelo Institut Paul Bocuse, Lyon, França

A Giglio sabe que preservar o planeta é importante e se conseguir auxiliar a sociedade com produtos reaproveitáveis de ótima qualidade, será melhor ainda.

29


Turismo

O Inebriante ABC Francês Região embriaga os sentidos em roteiros enoturísticos por adegas, vinícolas e até Spa à base da bebida Não por acaso, Baco – ou Dionísio, para os gregos – é, ao mesmo tempo, o deus do vinho e da luxúria. Desde o episódio bíblico da embriaguez de Noé, o processo de fermentação da uva vem sendo aprimorado, conferindo à bebida atributos divinos, em todos os sentidos da palavra. Enquanto simboliza o sangue de Cristo na Igreja Católica, para os franceses o vinho brinda a arte de bem viver em roteiros que incluem degustações em castelos medievais, aulas com sommeliers em vinícolas históricas e até Spa para tratamentos de beleza à base da bebida.

Foto: Divulgação |Visita à castelo faz parte do roteiro

30

Na França, o bê-á-bá de Baco começa com A de Alsácia, B de Borgonha ou Bordeaux e C de Champanhe, regiões onde o vinho ganha status de tesouro nacional. Não à toa, os vinicultores dessas localidades zeram de tudo para proteger suas garrafas dos olhos grandes das tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. Para preservarem seus rótulos mais preciosos, eles construíram paredes falsas nas adegas e as envelheceram com teias de aranha, enviaram encomendas para o destino errado (trocando Hamburgo por Homburg, por exemplo), sabotaram trens carregados de vinho e empurraram as piores safras para os exércitos de Hitler. Tudo para resguardar o seu mais autêntico patrimônio, que hoje dita o rumo de passeios inebriantes por algumas das mais belas regiões do país. Percorrer doucement (lentamente) a Borgonha de barco ou na cesta de um balão, vislumbrando castelos rodeados de parreirais lá embaixo, confere novo signicado à expressão “viver bem é a melhor vingança”. De quebra, o turista bon vivant ainda

|Turistas podem visitar a rota do vinho alugando um avista as vinhas de Montrachet, Meursault e Pommad, responsáveis por alguns dos melhores vinhos tintos e brancos secos do mundo. É lá, na cobiçada região da Côte de Beaune, que funciona o Spa Bourgogne Vignes et Bien-Être, que recorre aos benefícios da uva e do vinho para tratar da saúde e, principalmente, da pele. O menu de tratamento é apresentado à la carte, em ambiente propício ao relaxamento, com iluminação suave e aromas sutis de óleos essenciais. Corpo revigorado, é hora de seguir para o centro de comércio de vinhos de Beaune ou para a Rota dos Grand Crus – a categoria top de linha dos


ganham charme especial: são o crème de la crème da região.

sinalizam o trajeto, passando por reservas orestais, tavernas típicas, castelos suntuosos à beira do Rio Marne e cidades medievais intactas. Fotos: Buttereld&Robinson carro ou até mesmo por meio de passeios em balão vinhos –, que vai de Dijon a Santenay. Em Beaune, a bebida está por toda parte: no Museu do Vinho, no antigo Hotel de Ducs de Bourgogne a até em cavernas subterrâneas abertas à visitação e degustação de algumas especialidades. Neste caso, cabe um parêntese: a descida é fácil, mas a subida pode se revelar um tanto quanto perigosa após alguns goles... Depois de sobrevoar a Borgonha de balão, alugue um carro em Paris, pegue um mapa em qualquer centro de informações turísticas e parta pela rodovia A4 para cumprir a Rota do Champanhe sem se preocupar com horários. Não há como se perder: é só seguir as placas que

As principais paradas são Reims, Epernay, Châlons-em-Champagne e Troyes, mas vale desviar do percurso pelas estradas vicinais para descobrir recantos que, por serem ainda pouco explorados pelo turismo,

Símbolo do requinte e da alegria que marcam as grandes comemorações há mais de dois séculos, o champanhe é o vinho mais elaborado que existe. Especialmente nesta parte da França, responsável pela produção de 250 milhões de garrafas da bebida ao ano. Das cerca de 100 casas produtoras do chamado rei dos vinhos, as marcas mais famosas – como Moët et Chandon, Taittinger, Mumm, Veuve Clicquot-Ponsardin e Perrier-Jouët – oferecem visitas guiadas e degustações. Os amantes da l'eau da vie descem as escadarias que levam ao labirinto das caves ou adegas e se entregam aos prazeres que levaram Voltaire a poetizar: “Deste vinho fresco, a espuma cintilante / De nossos franceses é a imagem brilhante”.

Foto: Divulgação |Champanhe é considerado o vinho mais elaborado que existe no mundo Por Heloísa Cestari, autora de guias de viagem e vencedora por dois anos consecutivos do Prêmio Europa de Jornalismo, concedido pela Comissão Europeia de Turismo da América Latina

PPRA (NR 9) Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PCMSO (NR 7) – ASO Exames Médicos: Admissional, Periódico e Demissional CIPA (NR 5) Constituição e Gerenciamento Perícia Médica e de Insalubridade

Tel. (11) 4990-4382 www.mso-medicina.com.br

Tel. (11) 4991.3920 www.casadosvidros.ind.br 31


Seja um Investidor Social A partir de R$ 10,00 por dia (plano mensal) sua empresa já pode se tornar um Investidor Social e anunciar nesta Revista, além de muitos outros benefícios. Criado pela Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, em 2002, o Projeto Investidor Social tem por objetivo a captação de recursos para manter os projetos socioeducativos da entidade, que atua há mais de 30 anos e atende, atualmente, a 255 crianças e adolescentes de três comunidades de baixa renda em Santo André (SP). Por meio dele, empresas e prossionais liberais podem associar-se e agregar valor aos seus produtos e serviços por meio do Marketing Social, engajando-se como empresa socialmente responsável.

(11) 3186-9788

contato@investidorsocial.org.br

www.investidorsocial.org.br

Primeiro Buffet por quilo especializado em

Culinária Árabe

9.4000.1952

Agora Também

DELIVERY

Shopping ABC Av. Pereira Barreto, 42 - Vila Gilda - Santo André - SP

(11) 4436-8008 Piso Térreo - www.latife.com.br 32


Bem Estar

- Recursos Humanos - Contábil Gestão - Fiscal - Societária 55 11 4227.6614 / 4221.7312 R. Amazonas, 521- 4º Ad. - Cj 47 - Centro - SCSul - SP

www.contabilidadefoco.com.br

Especialista dá dicas de treinos rápidos que podem ser feitos com pouco ou nenhum material Tel. (11) 4990-8541 www.centroautomotivopb.com.br Av Pereira Barreto, 290 - Sto André (Estacionamento do Carrefour)

Tel.: 2896-1444 www.ytour.com.br atriumshopping@ytour.com.br Rua Giovanni Battista Pirelli, 155 Vila Homero Thon - Santo André

34

Manter a rotina durante uma viagem não é um trabalho fácil, principalmente quando é uma viagem de negócios. A correria acaba deixando o tempo reduzido e os imprevistos mudam os hábitos dos viajantes. Mas, ainda assim, é possível se organizar e se exercitar durante esse período. De acordo com Mônica Morales Martines, professora do Marinho Fitness Club, a atividade física também ajuda a relaxar e evitar o estresse durante uma viagem. “Com um pouco de dedicação, planejamento e criatividade, é possível car em forma mesmo enquanto está viajando”, arma Mônica. O primeiro passo é incluir alguns itens na bagagem, como calçados esportivos, roupas para exercício, corda de pular e elásticos extensores. A caminhada é uma das opções mais simples de exercício e pode ser feita em vários locais. “Se tiver oportunidade, caminhe ou corra ao ar livre. Se não conseguir ou se o hotel não dispuser de tness center, use uma sala em seu próprio quarto”, explica a professora. Correr no lugar, alternando ritmo e usando os braços para ajudar no equilíbrio, é uma boa forma de começar um treino.

Foto: Pixabay |Corrida é boa opção, pois pode ser feita ao ar livre maior, o indicado é montar um circuito com até três repetições com um minuto para cada. “Podemos incluir no circuito exercícios de resistência, que usam apenas a força do corpo e não demandam equipamentos. Agachamento, exão de braços e exercícios de prancha são alguns deles”, comenta. Mas a professora alerta que cada treino tem sua particularidade e é destinado para um tipo de condicionamento físico. “É importante consultar um prossional de educação física de conança antes de começar a prática de exercícios. Ele poderá fazer uma avaliação detalhada de seu condicionamento físico atual e montar um programa personalizado”, naliza Mônica.

Para o exercício ser dinâmico e proporcionar uma queima calórica Fonte: www.centralpress.com.br


Cemitério Vertical

Phoenix Memorial do ABC Respeitando sentimentos e eternizando memórias Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ

Aquisição e locação de lóculos;

Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ

Segurança monitorada 24h;

Aquisição de ossários; Sepultamento 24h; Salas de velório climatizadas com ambiente de repouso e toalete privativo;

Conservação e limpeza; Ecologicamente correto; Amplo estacionamento; Atendimento personalizado.

Av. Lauro Gomes, 5000 - Vila Palmares - Santo André Central de Vendas: (11) 4991-9910 - Fax: (11) 4473-3580

www.phoenixmemorial.com.br


#ficaadica

Organize seus eventos de forma simplicada Conra as dicas para que tudo saia da forma planejada Realizar eventos requer muita atenção e comprometimento por parte dos organizadores. Seja de caráter social ou empresarial, é preciso criar um ambiente propício para que as pessoas possam se conectar e se relacionar, tornando essa experiência única. Além do valor que há para o antrião e para os convidados, o setor de eventos é muito importante, pois ajuda a impulsionar e alavancar a economia da capital paulista. De acordo com a São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), os eventos realizados entre 2016 até os conrmados até 2020 vão gerar mais de R$ 150 milhões em receitas para a cidade e atrair mais de 214 mil turistas durante os quatro anos. Para que os eventos saiam de acordo com o planejado, aqui estão algumas dicas fundamentais para ajudar a organizá-los de forma simplicada: Planeje com antecedência: o primeiro passo é fazer um planejamento detalhado do evento. A par-

Av. Papa João XXIII, 4833 Polo Ind. de Sertãozinho Mauá | São Paulo Acesso pelo Rodoanel Sul Tel: 55 11 4544.1696 www.hausthene.com.br

36

tir do momento que a ideia inicial esteja traçada, crie um plano de ação. Mas para isso é preciso que o objetivo do evento esteja alinhado com todos os envolvidos, por isso, converse com possíveis participantes para saber a expectativa de cada um deles. Outro ponto fundamental é questionar como organizador se o evento é a melhor maneira de atingir o objetivo ou se esse pode ser atingido por meio de outros canais. Pesquise o local do seu evento: Após nalizar o planejamento, os organizadores precisam elaborar um cronograma com as próximas ações e denir o budget, que é a verba destinada para o evento. Esse é um ponto delicado, pois muitas vezes os custos são maiores do que o planejado. Por este motivo, uma dica importante é ter um local usado como referência (como auditórios, buffet e etc) que tenha um preço acessível, já que o mesmo representa, na maioria das vezes, 50% do orçamento dedica-

do para todo o evento. Além disso, é fundamental que os organizadores conheçam seu público para que o formato, conteúdo, tecnologias e atendimentos sejam os mais assertivos possíveis. Cone em seus fornecedores: O momento da produção do evento é ao mesmo tempo empolgante e complicado, pois é a hora que surgem diversos conitos que precisam ser resolvidos. Para facilitar esse processo, o primeiro passo é criar uma lista de tarefas com todos os itens que serão necessários, além do cronograma, que será muito usado para ajudar a delegar as tarefas e executá-las.


|É importante que o objetivo do evento esteja alinhado com todos os envolvidos - Foto: Pixabay Mas, para isso é preciso que o antrião cone em seus fornecedores e foque no que realmente sabe fazer, mantendo sempre um acompanhamento das tarefas. Utilize a internet para tudo: A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Atualmente já existem aplicativos e plataformas que otimizam muitos processos na organização de um evento e melhoram a experiência de todos os envolvidos. Podemos citar exemplos que vão desde plataformas de hospedagens até aplicativos que possibilitam que os convidados conrmem sua participação nos eventos e encontrem to-

das as informações necessárias. Colete a avaliação dos participantes: Não pense que só porque o evento acabou que todas as tarefas estão concluídas. Muito pelo contrário. É nessa hora que os organizadores precisam estar próximos dos participantes, com o objetivo de coletar a opinião e avaliação deles para que possam resolver possíveis problemas que tenham acontecido e evitar que isso ocorra nas próximas ocasiões. Isso mostra a importância que os convidados têm para o antrião e permite que a próxima experiência seja ainda mais assertiva .

4972-7222

Por Alexandre Rodrigues, CEO e fundador da Evnts, plataforma tecnológica de reserva de hotéis para eventos e grupos.

Santo André Rua General Glicério, 412 Tel.: (11) 4435-3300 São Bernardo do Campo Rua Marechal Deodoro, 330 Tel.: (11) 4122-6868

Tel. (11) 4425-5147 www.lvdistribuidora.com.br

www.microcampabc.com.br

37


Compor tamento

O que fazer para ajudar quem pensa em suicídio? Existem diversas maneiras de auxiliar essa pessoa. Escuta ativa é uma delas. Pode ser que, em algum momento de nossas vidas, desconemos de que alguém próximo está pensando em suicidar-se em decorrência de um grande sofrimento. Diante dessa situação, o sentimento de impotência pode se fazer presente, fazendonos acreditar que não há como intervir, uma vez que a pessoa parece já ter decidido encerrar a própria vida. Entretanto, ao contrário do que o senso comum tende a reproduzir, existem diversas maneiras de auxiliar essa pessoa. Se há uma desconança, é importante que se converse diretamente com a pessoa que está sofrendo. Um diálogo aberto, respeitoso, empático e compreensivo pode fazer a diferença. Procurar saber como a pessoa está, o que tem feito ultimamente, como está se sentindo. O foco da conversa deve ser o outro, portanto, não é recomendável: falar muito sobre si mesmo, oferecer soluções simples para os problemas que a pessoa relatar e desmerecer o que ela sente.

Essa conversa pode obter melhores resultados se for feita em um lugar tranquilo, sem pressa, respeitando o tempo da pessoa para se abrir. Caso a pessoa se sinta à vontade para compartilhar o seu sofrimento, não é indicado: rechaçar (“Credo, isso é pecado!”), esboçar expressões de choque (“Não acredito que você tá pensando nisso!”) e reprimir, caso o choro venha (“Pra que chorar? Você sempre teve tudo do bom e do melhor!”). A escuta ativa deve sempre estar presente nesses diálogos. Uma escuta ativa consiste em realmente ouvir e compreender o que o outro diz, não apenas esperar uma pausa para poder respondê-lo. Isso não signica, no entanto, deixar a pessoa falando sozinha. Algumas pontuações que podem ser feitas consistem em: fazer perguntas abertas; fazer um breve resumo do que a pessoa falou, de tempos em tempos, para que ela saiba que você está atento ao que ela diz; retornar a algum ponto que não tenha cado claro e tentar, ao

|Ofereça suporte emocional - Foto: Pixabay

máximo, escutá-la sem julgamentos. Oferecer suporte emocional e informar sobre a ajuda prossional, bem como se mostrar à disposição, caso ela queira conversar novamente, são pontos importantes. Se a pessoa falar claramente sobre os seus planos de se matar e parece estar decidida quanto a isso, é primordial que ela não seja deixada sozinha. Podem ser contatados os serviços de saúde mental e familiares/amigos da pessoa. Pode ser necessário que ela que em um ambiente seguro, sendo auxiliada por um prossional. Se você perceber que a pessoa não se sente à vontade para se abrir, deixe claro que você estará disponível para conversar em outras oportunidades. Você também pode indicar os serviços oferecidos pelo CVV, disponível em www.cvv.org.br, que trabalha para promover o bem-estar das pessoas e prevenir o suicídio, em total sigilo, 24h por dia.

Fonte: Lorena - CVV Vitória/ES - CVV ligue:188

Tecnologia em corte de carne, sempre perto de você! 38


2 Poços Artesianos Profundos, sem utilização de água supercial Captação de água potável, realizada somente em rocha cristalina Caminhões e Carretas com capacidade de 5, 10, 15, 20 e 30 mil litros Indústrias - Comércios Hospitais - Residências Clubes - Condomínios Apoiamos os Projetos Sociais

(11) 4978.1531 agua.chicaroni@gmail.com

Faça uma Cotação:

Profile for Revista Investidor Social

Investidor Social 43  

A Revista Investidor Social é uma publicação da Instituição Amélia Rodrigues, entidade sem fins lucrativos que trabalham em atividades públi...

Investidor Social 43  

A Revista Investidor Social é uma publicação da Instituição Amélia Rodrigues, entidade sem fins lucrativos que trabalham em atividades públi...

Advertisement