Page 1

Uma Publicação Trimestral da Instituição Amélia Rodrigues | Santo André - SP Ano 11 | Ed. 31 | Jan/Fev/Mar - 2015

Marketing Pessoal Você é o seu principal produto: revele-se Turismo

Conheça os encantos de Budapeste

Alimentação A hora e a vez dos orgânicos

Todas as empresas anunciadas nesta Revista investem nas crianças da Instituição Amélia Rodrigues


Editorial

A corrupção nossa de cada dia Atire a primeira pedra quem nunca comprou um DVD pirata, quem nunca pediu um atestado médico para faltar à escola, quem nunca pediu para “livrar” o lho de servir ao exército, quem nunca pagou uma consulta ou tratamento sem nota para car mais barato, quem nunca fez uma venda de imóvel por um valor menor para reduzir o imposto, quem nunca transgrediu uma lei de trânsito, quem nunca dirigiu depois de “apenas” uma cervejinha... Faltaria espaço para descrever comportamentos rotineiros tidos como inocentes, justicados pelo “todo mundo faz”, “é só um pouquinho”, “no meu caso é diferente”, “é só essa vez”, e por aí vai. O nome disso é corrupção. Não foram os políticos que inauguraram a corrupção. Ela é uma companheira da índole do ser humano desde que ele se entende por integrante de uma sociedade, por mais rudimentar que fosse, mas movido por impulsos ligados à satisfação de desejos e interesses. No princípio, usava-se a força, uma forma corrupta de se obter algo em detrimento de outrem, prevalecendo, a grosso modo, a lei do mais forte. Com a evolução das relações sociais e a regulação da convivência por meio de normas gerais, o uso da força foi perdendo espaço, mas a necessidade de obter vantagens indevidas permaneceu. Mudou-se o instrumento. Nasceu a corrupção, como a entendemos hoje.

A política, não há dúvida, é o campo onde ela aparece em sua forma mais audaciosa, pois por denição, ela é a força de toda a sociedade, de modo que um simples desvio em sua natureza produz resultados extremamente danosos.

própria consciência.

Também a política não pode ser resumida aos políticos, ou seja: por mais que reclamemos de uma parcela deles, entra eleição, sai eleição, lá estão os mesmos novamente, nos braços do povo. Às vezes, literalmente.

Nunca fomos tão fortes materialmente falando e, ao mesmo tempo, nunca estivemos tão subjugados por múltiplas fraquezas, sejam a violência urbana, a desigualdade social, o desequilíbrio ambiental e, de forma ainda mais dolorosa, o desequilíbrio emocional, que ainda neste século vai envolver boa parte da população nas suas múltiplas manifestações – pânico, depressão, bipolaridade etc.

Quem deseja uma sociedade melhor, mais justa, onde a honestidade seja a regra, deve estar preparado, acima de tudo, para fazer a sua parte. Não pode passar pela cabeça de uma pessoa honesta que ela esteja fazendo papel de boba, que não sobreviverá no mundo corrupto, onde a “lei de Gerson” vigora com toda força. A honestidade é um valor pessoal. Não é um troféu para ser exibido, nem uma postura condicionada ao comportamento alheio. Se eu preciso que os outros sejam honestos primeiro, ca difícil vislumbrar uma chance de progresso. Criamos uma sociedade gananciosa, competitiva e, não raras vezes, predadora. Formamos os lhos ensinando que “o mundo é dos espertos”. Agora é hora de ensinar-lhes que o conceito de esperto mudou: esperto é quem respeita as leis, a natureza, o seu semelhante e, em suma, a sua

Os séculos de agressões físicas e morais a que nos impusemos trouxeram uma sociedade desequilibrada, onde valores são sinônimos de fraqueza, e só os fortes sobrevivem.

Corrupção emocional. Olha ela aí de novo! Corrupção é, por denição, um desvio de nalidade. Não é algo para se procurar nos outros. É algo para se corrigir intimamente, buscando a harmonia física e mental, postura imprescindível para uma vida de sucesso. Taí outra palavra corrompida: Todos temos direito ao sucesso! Denir seu verdadeiro signicado pode ser a chave da felicidade.

Edson Sardano – 2º Secretário da Instituição Amélia Rodrigues

Projeto Gráfico e Diagramação: Marco Beller - Tel. (11) 4438.8834

Projeto Investidor Social da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues Coordenação: Terezinha Sardano Assessoria: Ariel Diego Silva, Nádila Gilotti e Suzete Botasso Revisão: Miguel Sardano e Rosemarie Giudilli

Impressão: Lis Gráfica e Editora - Tel. (11) 3382.0777 Tiragem: 7.000 exemplares Colaboraram cedendo seus textos para edição: Patricia Martin Alves, Heloisa Cestari e Renato Naciff Contato e Sugestões: contato@investidorsocial.org.br Rua Silveiras, 17 Vila Guiomar - 09071-100 Santo André - SP - Tel.: (11) 3186-9756 www.investidorsocial.org.br

©Copyright Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta publicação em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da entidade.

3


As empresas e profissionais liberais que fazem parte do Projeto Investidor Social contribuem por meio da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues para melhoria de vida de crianças e suas famílias, provenientes de 3 comunidades em situação de vulnerabilidade social no município de Santo André, no ABC Paulista. Fundada há 28 anos, a Instituição Amélia Rodrigues mantém 214 crianças entre 3 meses e 10 anos de idade, com atividades socioeducativas, e precisa do seu apoio para a manutenção desse trabalho. Todas as empresas e profissionais, divulgados na Revista Investidor Social, abraçam essa causa, demonstrando o seu compromisso com a Responsabilidade Social. Saiba mais em investidorsocial.org.br e venha fazer parte desse time do bem!

GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTOS

4


ABC Rádio Táxi - www.abcradiotaxi.com.br Aja Alimentos - www.alimentosaja.com.br Alumiplast - www.alumiplast.com.br Arbax - www.arbax.com.br Argentum - www.argentumfarmacia.com.br Banda DM - www.bandadm.com.br Belga Metal - www.belgametal.com.br Belga Vidros - www.belgavidros.com.br Bonfatti Advogados - www.bonfatti.com.br Calêndula - www.calendula.com.br Candinho - www.candinho.com.br Casa dos Vidros - www.casadosvidros.ind.br Centro Automotivo Gravatinha - egravatinha@uol.com.br Chicaroni Água Potável - www.chicaroni.com.br Churrascaria Varandão - www.varandao.com.br Copafer - www.copafer.com.br Dal Pino - www.dalpino.com.br Diário do Grande ABC - www.dgabc.com.br Elevadores Otis - www.otis.com Estácio - www.estacio.br Fernandes & Fernandes - www.ffterceirizacao.com.br Fiocon - www.ocon.com.br Foco - www.contabilidadefoco.com.br Frad Calçados - www.frad.com.br Garante Vidros - www.garantevidros.com.br Giglio - www.giglio.com.br Glan Data - www.glandata.com.br Glass Vetro - www.glassvetro.com.br Hausthene - www.hausthene.com.br Hidropig - www.hidropig.com.br Hospital Bartira - www.hospitalbartira.com.br HRS Manutenção Indl. - adm@hrsjateamento.com.br Lab Hormon - www.labhormon.com.br Lis Gráca - www.lisgraca.com.br LISA - www.lisaconsultoria.com.br LV - www.lvdistribuidora.com.br Mack Flex - www.mackex.com.br Marco Beller - www.marcobeller.com Mazuco - www.mazuco.com.br Megalivros - www.megalivros.com.br Metra - www.metra.com.br Microcamp - www.microcampabc.com.br Monte Fuji - www.montefuji.com.br MSA - www.msaonline.com.br MSO - www.mso-medicina.com.br MVR Consultoria - marcus@protemp.com.br Norvidro - www.norvidro.com.br Numatur - www.numatur.com.br Ossel - www.ossel.com.br Pantera Imóveis - www.panteraimoveis.com.br Pereira Barreto Centro Auto - www.centroautomotivopb.com.br

Petit Editora e Distribuidora - www.petit.com.br Phoenix - www.phoenixmemorial.com.br Physis - www.physisjardinagem.com.br Potência - www.potenciadiamante.com.br Power Assessoria - www.powercont.com.br Protemp - www.protemp.com.br Quarup Editorial - www.quarupeditorial.com.br Queijos Joana - www.laticiniosjoana.com.br Real Food - www.realfood.com.br Santil - www.santil.com.br Seara - www.ortopediaseara.com.br Space Glass - www.splaceglass.com.br StoreMix - www.storemixferramentas.com.br Tapeçaria Brejão - www.tapecariabrejao.com.br Toca do Leão Buffet - www.tocadoleaobuffet.com.br Unimed - www.unimedabc.com.br Unitec - www.unitecfriction.com.br Verzani & Sandrini - www.verzani.com.br Viação Guaianazes - viacaoguaianazes@uol.com.br Workprint - www.workprint.com.br

5


Investidor Social

Teatro nos ônibus: embarque nesta viagem Metra proporciona distração e conscientização para seus clientes

|Atores interagem com o público - Divulgação

6

Uma viagem de ônibus para o trabalho, escola ou outros compromissos não precisa ser sempre igual. Sair da rotina, interagir com os passageiros, divertir e informar tem sido a proposta da Metra com o Teatro no ônibus. Nos veículos que circulam no Corredor São Mateus – Jabaquara, dois atores apresentam esquetes teatrais curtas, de cinco minutos aproximadamente, com informações sobre os serviços da empresa. Recentemente, abordaram o tema Cartão Bom Sênior para pessoas com idades entre 60 e 64 anos. A proposta era conscientizar, especialmente o público-alvo, das vantagens em adquirir esse cartão. Durante a apresentação, os atores falam acerca das principais dúvidas para a emissão do cartão, como deve ser usado e quem pode usar, entre outras informações. Para muitos, além de ser bastante esclarecedora, a iniciativa também vale como diversão, um passatempo durante a viagem. As peças de curta duração já existem há sete anos, abordando temas

|Diversão é a tônica do grupo - Divulgação

variados de conscientização. A cada esquete encerrada, os atores descem do ônibus na parada seguinte e já sobem no ônibus que vem logo atrás, apresentando-se para uma nova plateia. Dos ônibus para a internet! Além das apresentações nos ônibus, os atores fazem vídeos para o canal da Metra no Youtube. O “MetraTV” lança um vídeo novo a cada sexta-feira, são vídeos curtos em que os atores trazem dicas, abordam assuntos do dia a dia dos passageiros, e tudo isso com muita alegria.

Acompanhe a Metra nas Mídias Sociais: facebook.com/MetraTransportes youtube.com/user/MetraSistema twitter.com/metra_ocial


Boas Práticas

Orgânicos: resgate de uma vida mais saudável Alimentos trazem benefícios para quem os consomem, para o meio ambiente e para a economia Atualmente, muitas são as pessoas que se preocupam com a alimentação, em busca de uma vida mais saudável e um corpo escultural. Nas bancas de jornal podemos encontrar diversas revistas voltadas a temas tais quais alimentação, dieta, boa forma etc. As dietas baseadas em frutas e vegetais são as campeãs, sem falar nos sucos verdes milagrosos que prometem desintoxicar nosso organismo. Porém, o que muita gente esquece de averiguar é de onde vêm os alimentos que consumimos. Mesmo sendo considerados “saudáveis”, muitas frutas e legumes podem esconder em sua composição substâncias prejudiciais à saúde. O modo de cultivo dos alimentos e os processos de industrialização a que são submetidos podem diminuir o caráter nutricional e levar à nossa mesa uma innidade de agrotóxicos, substâncias químicas sintéticas, organismos geneticamente modicados e diversos hormônios e antibióticos. Todos estes itens são introduzidos nos alimentos convencionais com a justicativa de acelerar a produção, controlar as pragas das lavouras e as doenças em animais. Na contramão do sistema imediatista e convencional da alimentação, ressurge a necessidade de voltar no tempo e valorizar as práticas antigas de produção e preparação dos alimentos para uma vida mais saudável. A partir deste pensamento, a sociedade tem como escape o consumo de alimentos orgânicos. O mais interessante é que este tipo de alimento não traz benefícios apenas a quem os consome, mas também a outros sistemas como o meio ambiente e economia.

|Divulgação

Saúde e meio ambiente De acordo com a nutricionista Elaine de Azevedo, autora do livro Alimentos Orgânicos: ampliando os conceitos de saúde humana, ambiental e social, a agricultura orgânica tem como objetivos autossustentação da propriedade agrícola, maximização dos benefícios sociais do agricultor, redução de energias não renováveis na produção, oferta de produtos saudáveis e de grande valor nutricional, isentos de contaminantes que coloquem em risco a saúde do consumidor, do agricultor e do meio ambiente. Todo alimento orgânico é isento de insumos articiais, livres de adubos químicos e agrotóxicos. A produção orgânica animal está baseada em tratamento homeopático e toterápico de possíveis doenças, deixando de lado o uso de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos. Por se tratar de um assunto relacionado não somente à saúde, mas também ao meio ambiente e desenvolvimento econômico, em 2003 foi instituída a Lei 10.831 que trata do sistema de produção orgânica e sua comercialização. A partir desta lei, os consumidores podem saber se determinado produto é ou não orgânico. Atualmente, todo produto

orgânico brasileiro, exceto aqueles vendidos diretamente pelos agricultores familiares, levam o selo do SisOrg – Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica. Custo X Benefício Outra preocupação dos consumidores está relacionada ao preço dos produtos orgânicos, pois há um pressuposto que esse tipo de alimento seja mais caro. Na verdade, o problema ainda é a questão da baixa demanda comparada aos alimentos convencionais que não deixa o produto orgânico sucientemente competitivo no grande mercado. Uma pesquisa realizada pelo IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – mostrou que os preços dos orgânicos em supermercados podem ter uma diferença de até 463% a mais em relação aos mesmos produtos oferecidos nas feiras orgânicas. Você pode encontrar a feira orgânica mais próxima através do site: www.idec.org.br/feirasorganicas. Outra alternativa interessante é cultivar seu próprio alimento, em pequenas hortas, no quintal ou até mesmo em apartamentos pelo sistema de hortas suspensas.

Por Patrícia Martin Alves, coordenadora do Projeto SustentABC e professora especialista na Universidade Anhanguera – UniAN.

7


Investidor Social

Automatize sua empresa com a Glan Data Ganhe em produtividade de trabalho com sistemas de gestão integrados

PETIT

Deseja ganhar em produtividade e qualidade de trabalho com sistemas de gestão totalmente integrados? Então, conheça a Glan Data Sistemas. A empresa destaca-se pela conança e pela especialização em desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas administrativos e gerenciais. Ao longo de mais de 30 anos de atividade, a Glan Data desenvolve e aperfeiçoa produtos que auxiliam o cotidiano prossional dos administradores empresariais modernos, que buscam na tecnologia melhorar a produtividade e a competitividade de suas empresas com o melhor custo/benefício. No mercado de informática, a Glan Data destaca-se pela correta adaptação software/hardware e pela facilidade operacional e perfeita integração entre os vários módulos de seus sistemas. Mais do que acompanhar o mercado, a empresa foi uma das pioneiras no desenvolvimento de sistemas multiusuários, possibilitando mais

|Divulgação

agilidade e manipulação de dados, oferecendo inclusive o pacote de integração completo, tornando a troca de informações totalmente automatizada entre os diversos departamentos das empresas clientes. Suporte técnico Quem busca a Glan Data sabe que pode contar com uma estrutura de prossionais experientes e preparados para desenvolver soluções capazes de atender a diferentes especicações. Faz parte de seu time de colaboradores: analistas, programadores, pesquisadores, equipe de testes e atendimento; todos comprometidos com a satisfação dos clientes.

Soluções SPED, Contábil, Empresariais e Cooperativa Tel.: (11) 2176-8500 - www.glandata.com.br

Táxi rápido e seguro Baixe do seu celular o aplicativo disponível em abcradiotaxi.com.br, e solicite um táxi com mais rapidez e segurança.

8


Investidor Social

Aqui tem! Na Copafer você encontra tudo para indústria e construção Não é de hoje que a Copafer é referência para quem deseja encontrar materiais para indústria e construção. A empresa, que está há 41 anos no mercado, cou em 9º lugar no Prêmio Anamaco, em 2014. Essa é a principal premiação do setor da Construção, em todo o Brasil, onde são avaliados 69 segmentos. O ranking é feito com base nos resultados da Pesquisa Anamaco, conduzida pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção.

|Nas lojas, mais de 80 mil itens estão à disposição - Digulgação

Atendimento diferenciado Bem preparados, os prossionais da Copafer são qualicados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, sempre oferecendo as melhores marcas e com os melhores preços para quem precisa reformar ou construir. A Copafer busca estabelecer uma relação transparente com seus clientes, oferecendo um atendimento diferenciado. A empresa tem a maior variedade de produtos para indústria e construção. São mais de 80.000 itens à disposição. Além das lojas, a Copafer conta com o apoio operacional de prossionais capacitados e treinados para oferecer excelência em atendimento, com uma equipe de 500 funcionários, sendo 100 vendedores. A empresa também realiza entregas

de mercadoria e não cobra frete, até 100 km para litoral e interior. Se desejar ainda mais comodidade, basta fazer as compras pelo site da Copafer em seu catálogo completo de produtos. A loja também tem o serviço de lista de Casamento. Conra em: www.copafer.com.br

Matriz - Loja 01 Av. Dos Estados Nº 4.555 Santa Terezinha - Santo André - SP Telefone: (11) 4996-6000 Filial - Loja 02 Av. Dos Estados Nº 8.393 Parque Jaçatuba - Santo André - SP Telefone: (11) 3579-1000 www.copafer.com.br

9


Social

A importância dos programas sociais para as empresas De acordo a GS & MD, 53% dos brasileiros dizem comprar produtos e serviços de empresas social e ambientalmente responsáveis Atualmente, a maioria das empresas de médio e grande porte vem investindo constantemente em novas tecnologias e produtos com intuito de aprimorar o seu negócio e, com isso, fazer com que a sua marca cresça e ganhe mais visibilidade. Além de apostar em avanços tecnológicos, muitas organizações também têm se preocupado em oferecer projetos sociais que englobem a comunidade em geral e os seus colaboradores. Essas ações já entraram no conceito das instituições que buscam investir em programas que disseminem boas práticas na sociedade e dentro da empresa. Alguns destes projetos abordam os temas: cultura, sustentabilidade, drogas, bullying, entre outros. E podem ser apresentados para as comunidades locais, escolas,

shoppings, parques ou, até mesmo, internamente para a família dos funcionários da companhia. Vejo isso como uma evolução para o Brasil e uma contribuição para o futuro do nosso país, visto que o amanhã do mesmo será formado pela geração de crianças e jovens de hoje. Marketing institucional Claro! Muitas empresas têm se preocupado cada vez mais com a qualidade de vida dos funcionários, bem como da comunidade onde estão inseridas e oferecem esses programas por pensarem em distribuir conhecimento, informação e lazer para as pessoas. Essas ações também são realizadas visando ao marketing institucional, ou seja, em busca de conquistar resultados lucrativos para o seu negócio lançan-

Tecnologia em corte de carne, sempre perto de você! 10

do campanhas sociais. De acordo com a GS & MD (empresa especialista em varejo, marketing e distribuição), 53% dos brasileiros dizem comprar produtos e serviços de empresas social e ambientalmente responsáveis. A média mundial é de 40%. Grande impacto A Responsabilidade Social apresenta-se como um tema cada vez

Assessoria e Consultoria Área Contábil e Fiscal Área Trabalhista Legalização


|Divulgação

mais importante no comportamento das organizações e exerce grandes impactos nos objetivos, estratégias, visão, missão e valores da empresa. Infelizmente, essa tendência ainda está engatinhando no Brasil, quando vemos que apenas 1% das empresas do país utiliza as leis de incentivo, seja ela, cultural, esportiva, etc. Mas acredito que este cenário vai mudar. Antes, as atenções das empresas estavam voltadas apenas

para o institucional. Agora, algumas delas já abraçaram as causas sociais em prol de um futuro melhor para o nosso país. Para este tipo de ação, existem diversas leis que auxiliam as organizações, o que colabora para que os projetos voltados para a sociedade sejam realizados. Espero que cada vez mais empresas pensem e levantem essa bandeira.

Por Júlio Martinez, diretor da franquia master do Brasil – Fun Science – Ciência Divertida.

- Embreagens - Freios Industriais - Disco de Transmissão - Freios

Tel: (11) 4822-7777 unitecfriction.com.br 11


Turismo

Hungria: a mágica terra dos magiares Com mais de 1.000 anos de cultura, o país esbanja beleza e história em sua capital “Por que Budapeste?” Por um instante, quei sem saber o que responder ao passageiro à minha frente na la do check in em Guarulhos. Ele estava a caminho de Londres, onde mora há dois anos, e achou curioso que eu, sem conhecer Amsterdã, tivesse preferido utilizar a cidade holandesa (famosa por seus moinhos, tulipas e tolerância às drogas) apenas como conexão para chegar à Hungria, a terra dos magiares. “Anal, por que Budapeste?”, ecoou novamente a pergunta em minha mente... A verdade é que eu não tinha uma resposta à altura dos encantos da capital húngara. Para mim, ela ainda era um mistério, tão indecifrável quanto o seu idioma, denido por Chico Buarque como “a única língua que o diabo respeita”. E acho que nem

12

Chico saberia dizer o porquê, já que seu livro Budapeste foi escrito na base da imaginação, sem que o gênio da MPB houvesse pisado por lá. As palavras só tomaram forma depois que a obra ganhou as telas de cinema em 2009. Diferentemente de Chico, no entanto, eu escreveria sobre algo que vi. E que me fascinou. Com mais de 1.000 anos de cultura, o país esbanja beleza e história em sua capital de 1,7 milhão de habitantes, repleta de construções históricas, pontes, termas, vinhos de qualidade e atrações noturnas tão quentes quanto a páprica que apimenta o goulash, um dos pratos mais tradicionais na terra do compositor Franz Liszt. Se você não se lembra das músicas dele, basta assistir a alguns desenhos do

A bordo do ônibus anfíbio RiverRide,

Pernalonga ou do Pica-pau para reconhecer sua Rapsódia nº 2 nos pontos altos da trilha sonora. Sinfonia para os olhos Mas os encantos da Hungria não se restringem aos acordes do seu músico ilustre. Muito pelo contrário. Um passeio pela capital é como que


Turistas passeiam pelo Danúbio - Fotos: Divulgação

uma sinfonia para os olhos. De um lado, a montanhosa Buda, com seu imenso Palácio Real e as seculares ruas de pedra do Bairro do Castelo. Do outro, a plana Peste, agitada, que concentra a maior parte dos prédios e tradicionais cafés da cidade. Entre eles, o incansável Rio Danúbio, que arrasta pombinhos em românticos

cruzeiros uviais por vários países da Europa Central. Quem vê suas águas plácidas nem imagina que elas já foram responsáveis por enchentes que destruíram as igrejas medievais da cidade. Mas, a maior parte das construções históricas mantém a devida imponência, a exemplo do Parlamento, da Basílica de São Estevão e da Casa da Ópera. Passei três dias na cidade e a impressão foi de não ter visto nem um décimo do que ela oferece. O ideal seria reservar ao menos uma semana à capital húngara, para ter tempo de rodar as butiques de design, espiar as vitrines das lojas de grife na Váci útca, provar o vinho Tokaj no mercado ou sentar com calma nas mesinhas ao ar livre das confeitarias para saborear um strudel de ginja enquanto se tenta adivinhar o que os húngaros estão falando à volta, como o ghost-writer José Costa gostava de fazer anonimamente na história de Chico. Para que meu roteiro contemplasse o máximo de atrações, no entanto, tive de empreender uma maratona turística, sem tempo para devaneios. Visitei o Parlamento, assisti a um concerto de Liszt na Catedral de Budapeste, jantei em um barco no Danú-

bio, joguei xadrez submersa nas águas termais de um autêntico banho turco e fotografei vários monumentos da lista de cartões-postais durante um city tour a bordo do ônibus anfíbio RiverRide. No último dia, corri para o Bastião dos Pescadores, na parte alta de Buda, para ter tempo de contemplar a vista panorâmica da cidade ao pôr do sol, com os reexos dourados do astro-rei sobre as águas do Danúbio. Debrucei-me sobre um dos arcos de pedra calcária da forticação e nalmente parei para reetir sobre os questionamentos de outrora. Como uma noiva que só se dá conta do amor que sente quando está prestes a abandonar o altar, agora eu sei por que Budapeste.

|Balneário Széchenyi: águas termais

Por Heloisa Cestari, autora de guias de viagem e vencedora por dois anos consecutivos do Prêmio Europa de Jornalismo, concedido pela Comissão Europeia de Turismo na América Latina.

Planos Empresariais Tel. (11) 4432-1180 - unimedabc.com.br 13


Carreira

O que vale mais, formação ou experiência Saiba quais os quesitos essenciais para se destacar em um mercado tão competitivo Muitos colaboradores indagam-se sobre a questão de ter ou não formação acadêmica. Muitos deles sêniores, com larga experiência. Outros juniores, com pouco tempo na área. Para essa pergunta não há uma resposta padrão. Tudo depende do momento de cada prossional, do momento tecnológico que o mercado vive, bem como do seu planejamento de carreira. Mas uma coisa é fato: formação não substitui experiência. Porém, só a experiência em certo momento prossional não será suciente. Nos dias de hoje, o mercado é exigente nos dois aspectos. As vagas disponíveis provam isso, sempre exigindo conhecimentos e formações especícas para cada vaga. Então, como acompanhar um mercado tão volátil e versátil como esse? Em primeiro lugar, experiência e formação devem caminhar juntas para um prossional ser considerado completo. Por mais que a formação superior não seja um diferencial para os prossionais da atualidade, independente de seu tempo de experiência, a falta dela pode provocar a estagnação em determinado momento da carreira, anal, a base teórica e os trabalhos acadêmicos podem e devem ser aplicados à vida corporativa, ao passo que as dúvidas da vida corporativa podem e devem ser trazidas para a vida acadêmica, para que uma complete a outra. Ou seja, muitas vezes o ambiente corporativo supre algumas deciências acadêmicas, reforçando conceitos distintos e aprendendo com outros prossionais de mais gabarito. E vice-versa.

14

Se com experiência e formação acadêmica o mercado não está fácil, imagine sem elas? Por isso, para se destacar em um mercado tão competitivo, além de formação acadêmica e experiência de mercado, dois quesitos são essenciais: fale outro idioma, de preferência o inglês ou o espanhol! Vejo tantas pessoas experientes e com excelente formação acadêmica que perdem grandes oportunidades pela falta de um segundo idioma. Mas, quando digo falar outro idioma é dominá-lo mesmo, ler, escrever e se comunicar. O tal do “intermediário” ou “técnico” não fazem diferença nesse mercado tão globalizado. Com experiência, formação acadêmica e domínio de outro idioma, sua carreira tem um futuro longo e promissor. Busque especializações, certicações e uma pós-graduação. Assim, poderá direcionar sua vida corporativa nesse leque de opções que há. Passo além Se você busca uma área de gestão, saiba que após a sua pós-graduação o MBA é essencial, pois te dará |Divulgação


uma visão gerencial e estratégica, sem contar o networking que você consegue fazer nesse tipo de curso. No caso da escolha pela área de gestão, entra mais uma vez na importância do segundo idioma. Muitas multinacionais de abrangência na América Latina contratam gestores.

Sendo assim, ter um idioma espanhol uente pode ser a diferença em uma possível promoção. Já chegamos, então, no prossional da área de gestão com experiência, formação acadêmica, com pós-graduação e MBA, tendo além do inglês o domínio do espanhol. Suciente para se destacar no mercado? Talvez. Ainda falando sobre gestão, é necessário que esses prossionais tenham

noção de outras áreas para dar o suporte necessário a elas quando necessário. Por isso, um gestor que possui conhecimentos da área nanceira, por exemplo, e conhece as métricas do SOX ou tem conhecimento nos modelos ISO e auditorias, tem um passo à frente se trabalhar em uma Instituição Financeira. E existe ainda o prossional que é especialista ou consultor em determinada ferramenta ou metodologia. Aqui, além de imprescindível possuir o inglês, é necessária uma certicação desta ferramenta ou metodologia para assegurar o seu conhecimento perante a empresa. Obviamente, que a diversidade de projetos executados nessa ferramenta – ou seja, sua experiência – mostra um diferencial que rearma a sua certicação, mas muitas empresas exigem ver o diploma para comprovar a veracidade das informações. Atento às tendências Deu para notar que o mercado é mutante e cada caso é um caso, certo? Portanto, esteja sempre atento às tendências para estar atualizado a tudo que ocorre de novo ao seu redor e se atualizar rapidamente, seja em uma nova versão da mesma ferramenta que já é certicada ou em um curso da área de gestão fora de sua área principal. Quantos cursos ou certicações você fez no ano que passou? Organizese, crie suas metas desse ano. Quantos cursos você precisa ou quer fazer? Quantas certicações vai tirar? Qual idioma vai aprender ou aperfeiçoar? Já pensou em uma especialização nos Estados Unidos ou na Europa? Acha exagero? Bem-vindo ao mercado! O que é novo e destaque hoje pode não ser amanhã. Por isso, inove, reinvente, busque o depois de amanhã no hoje! Anal, formação e experiência são importantes, mas, mais importante do que isso é o que você faz com elas!

Por Renato Lopes, gestor da área de TI, palestrante e professor universitário www.renatolopespalestrante.com.br

Tel. (11) 4425-5147 www.lvdistribuidora.com.br

Av. Papa João XXIII, 4833 Polo Ind. de Sertãozinho Mauá | São Paulo Acesso pelo Rodoanel Sul Tel: 55 11 4544.1696 www.hausthene.com.br

15


Investidor Social

Dê um toque de classe na sua decoração Belga Vidros oferece produtos com formas e acabamentos diferenciados

|Divulgação

Atendendo com excelência às indústrias, lojas de móveis e clientes nais em todo território nacional, a Belga Vidros rmou-se como referência no mercado, ao longo de 42 anos de existência. Na Belga Vidros você tem a certeza de encontrar produtos com qualidade e sosticação nas mais variadas formas, em diversos acabamentos: lapidado, bisotê, 3G, boleado, pintado, serigrafado e temperado. O tampo de mesa, carro-chefe da Belga Vidros, é fabricado com todo preparo necessário para atender ao alto nível de qualidade exigido pelos clientes. A empresa também conta com equipe especializada na realização de projetos especiais tanto para o mercado moveleiro quanto para o cliente nal.

16

Renovação constante Atenta às exigências do mercado, a empresa renova e investe em seu parque industrial, constantemente. Para que o produto chegue ao cliente com pontualidade, agilidade e segurança, a Belga Vidros embala seus produtos em máquinas especiais, o que garante maior conabilidade no transporte, que é realizado por frota própria. Entre em contato com a Belga Vidros e descubra tudo o que a empresa pode oferecer para atender com qualidade e sosticação às indústrias, às lojas de móveis e também a seus projetos pessoais.

Tel.: (11) 4398-6633 www.belgavidros.com.br


#ficaadica

O cliente reclamou? Ainda bem! Seus clientes mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado. (Bill Gates) Quase ninguém gosta de ouvir reclamação. Mesmo quando a crítica é construtiva, é difícil encará-la como algo proveitoso e positivo. No mundo corporativo, quando se fala em atendimento ao cliente e prestação de serviços, ouvir reclamações é algo relativamente comum, mas a forma de receber e dar tratamento às queixas é que pode fazer toda a diferença para a organização. Pense bem: o que você tem a ganhar enfrentando um cliente insatisfeito ou sendo indiferente à sua queixa? Há pelo menos três aspectos altamente benécos em uma reclamação: Quando um cliente diz para a empresa, com a qual mantém uma relação comercial, que está insatisfeito com um determinado produto ou serviço prestado, signica simplesmente que ele deseja fazer alguns ajustes nesse relacionamento. É como um casamento: quando um reclama do outro é porque existe sentimento suciente para se resgatar e manter a relação. Muito pior seria se o cliente tratasse a empresa com indiferença. Quando

um cliente está incomodado, mas não fala nada, no momento em que menos se espera ele migra, espontaneamente e quietinho, para a concorrência. Ainda fazendo analogia ao casamento, uma reclamação é um sinal de alerta importante para ambos repensarem o relacionamento. Portanto, na maioria das vezes, não há motivo para se ofender com uma crítica. Ela pode ser um instrumento excelente para aperfeiçoamento pessoal e prossional. Outro aspecto positivo é que a reclamação de um cliente pode servir de consultoria, ainda que involuntária, para a empresa. Na maioria das vezes, o cliente mostra, de maneira inequívoca, sincera e gratuita, uma série de erros que a empresa vem cometendo, sem ao menos se dar conta. Uma consultoria, aliás, cobra caro para dar os mesmos conselhos que o cliente pode dar. Caso a empresa não possa atender ao pedido do cliente, que pelo menos lhe dê atenção, garantindo que ele seja ouvido. Tanto quanto obter soluções, as pessoas desejam

|Divulgação

ser ouvidas e seus pontos de vista respeitados. Saber ouvir é algo que não implica custo nanceiro para a organização, mas ainda assim é uma qualidade muito desejada num prossional, independentemente do setor em que atua. Portanto, ao ouvir uma crítica, procure todos os aspectos positivos que ela pode trazer. Se você conseguir focar apenas neles, evitando a tendência natural de confrontar o cliente ou esquivar-se do problema, todos saem ganhando – o cliente é ouvido, a empresa consegue retê-lo e o prossional aprende que, com exibilidade e jogo de cintura, pode transformar um problema em aprendizado, delização e melhores resultados. Muito longe de ser um inimigo, um cliente insatisfeito pode ser fonte de informações valiosas para a melhoria no atendimento e na gestão da empresa.

Por Erik Penna, especialista em vendas, consultor, palestrante e autor dos livros "A Divertida Arte de Vender" e "Motivação Nota 10".

17


Capa

Excelentes prossionais são subestimados por não evidenciarem-se Imagine-se na seguinte situação: uma ocasião especial que exige comemoração. Você e seu(a) acompanhante dirigem-se a um dos mais conceituados restaurantes da cidade buscando o jantar perfeito. O local tem amplo estacionamento e você não encontra diculdade para encontrar vaga. A hostess que o recebe à porta é extremamente gentil, solícita e ágil em conrmar sua reserva e mostrar-lhe a mesa. O local é encantador, levando-os a uma confortável sensação de perfeita harmonia entre a música e a discreta iluminação. Surge o garçom trajando o tradicional smoking que o ambiente exige. Ele os encara com um olhar de desdém ao mesmo tempo em que limpa o nariz que escorria em uma de suas mangas. Não sorri. Ainda assim é possível ver os dentes dele, escuros e irregulares, por entre os lábios, que grunhem palavrões em baixo volume enquanto procura uma caneta nos bolsos, coçando o rosto semicoberto por uma barba mal feita. Como num passe de mágica, todo o encantamento que a experiência havia proporcionado, até o encontro com o infeliz garçom, desapareceu por completo e foi substituído por uma frustração de proporções gigantescas. Vocês se entreolham, abrem o cardápio e disfarçam uma “saída à francesa”. A questão que ca é: Qual foi o problema? A resposta: Falta de Marketing Pessoal do nosso pobre garçom. Certamente, isso já fez parte de sua vida ou você já presenciou situações em que, apesar de fazer tudo certo,

18

alguém que tinha a mesma função dentro da empresa e exercia as mesmas atividades ou responsabilidades foi promovido, conseguiu aumentos salariais e frequentemente é citado como exemplo, enquanto você nem ao menos é lembrado, e, às vezes, sente-se desvalorizado e sem reconhecimento. Sinto dizer que o grande culpado por isso tudo pode ser você mesmo. Exceções à parte, o que provavelmente esteja ocorrendo é a falta de seu Marketing Pessoal. Necessidade prossional Marketing pessoal não é um culto ao ego ou à vaidade pessoal, é uma necessidade prossional. Excelentes prossionais têm seu reconhecimento subestimado pelo mercado por deixarem de lado este aspecto. Não devemos confundir humildade com anonimato. É perfeitamente possível ser reconhecido por seus valores humanos e prossionais sem com isso perder a humildade. Todos nós temos uma contribuição humana e prossional para oferecer ao mundo. Trata-se de uma aplicação do Mar-

keting relativamente recente. A expressão já havia sido utilizada por alguns dos principais autores na área tais quais Philip Kotler, Jerome McCarthy e J. Roberto Penteado. O primeiro livro a tratar exclusivamente do assunto foi escrito em Português, no Brasil, por Pedro Carvalho Neto intitulado Marketing Pessoal - O posicionamento pessoal através do marketing, em 1993. O Marketing Pessoal valoriza o ser humano em todos os seus atributos e características. Inclusive em sua complexa estrutura física, intelectual e espiritual. Visa possibilitar a utilização plena das capacidades e potencialidades na área prossional e na vida pessoal. Um dos fatores que facilita esse processo é que os talentos e dons que uma pessoa possua podem ser comparados a produtos e serviços sobre os quais se podem aplicar todas as técnicas e processos de Marketing. Para compreender isso é necessário entender que Marketing é um processo que catalisa todas as ações necessárias para que se


Capa

|Fonte: www.mundodomarketing.com.br/blogs/joao-marketeiro

produzam ideias, conceitos, produtos e serviços e depois os torna disponíveis ao mercado. É, sob outro aspecto, também, uma forma de exercer poder porque por meio dele os comportamentos podem, até certo ponto, ser modicados e direcionados. Nesse processo, empresas, organizações e indivíduos obtêm o que necessitam através da criação, oferta e troca de ideias, produtos e serviços, numa ação que satisfaz suas respectivas expectativas – tanto as de fornecedores quanto a dos consumidores. Marketing Pessoal pode ser descrito como o processo efetuado por um indivíduo, envolvendo a concepção, o planejamento e a execução de ações que contribuirão para a formação prossional e pessoal de alguém, a atribuição de um valor, que não necessita ser exclusivamente monetário, justo e compatível com o posicionamento que se queira adquirir, a execução de ações promocionais de valorização pessoal que o coloquem no lugar certo, na hora certa, de tal maneira que as organizações ou pessoas para

quem trabalhe ou exerça inuência, e ele próprio, sintam-se satisfeitos. A cada dia o tema ganha mais importância. Sua capacidade de auxiliar a inserção de prossionais no mercado é efetivamente uma vantagem competitiva que deve ser buscada numa economia em que o verdadeiro diferencial competitivo das organizações é a natureza, a qualidade e a capacidade dos homens e mulheres que as fazem. Entretanto, obter um bom posicionamento de mercado, embora seja relativamente simples, não é fácil para quem não conhece os processos sob os quais atua o Marketing.

“Sempre que tiver oportunidade, além dos resultados apresente seus projetos e ideias, mesmo que informalmente”

O grande diferencial competitivo das organizações é a natureza, a qualidade e a capacidade das pessoas que nelas trabalham/atuam. Mas cuidado! Ser notado desnecessariamente não é positivo, uma vez que será lembrado, com frequência, que não é um bom prossional. Neste caso, aquele ditado: “Falem mal, mas falem de mim” não é um bom lema, uma vez que falar mal signica comentar que você não é a pessoa ou o prossional ideal. Um plano de marketing pessoal é fácil de ser implantado. Trata-se de um conjunto de mudanças de atitudes, de ações e ferramentas que, se utilizados em conjunto, ajudam a promover uma vida de sucesso de acordo com os seus padrões desejados. Comece hoje a delinear o seu plano de marketing pessoal. E sorria. Sempre! MKT = ideias + conceitos + produtos + serviços disponíveis ao mercado MKT pessoal = capacidades + potencialidades + dons + talentos disponíveis ao “mercado”

19


Capa

Como ser reconhecido e valorizado Não há uma “receita de bolo”, mas há algumas dicas que você pode seguir: Ÿ Você deve ter liderança, desen-

Ÿ Faça um bom planejamento de

volvendo assim habilidades de inuenciar pessoas e ser formador de opinião.

onde pretende chegar. Qual situação almeja prossionalmente, e tenha paciência. Tudo acontecerá ao seu tempo desde que, obviamente, você direcione seus esforços para realizar-se.

Ÿ Transmita conança aos seus

chefes e companheiros de trabalho. Seja a pessoa que todos saibam que se algo precisa ser bem feito, tem que ser feito por você.

Ÿ Se estiver participando de um

do e porque está fazendo. Fuja de fazer apenas algo que mandam fazer, sem saber do que se trata.

processo seletivo ou de seu primeiro emprego através de um estágio, saiba o que você pode oferecer à empresa. Não vá para aprender, mas para contribuir. Com certeza, você aprenderá muito na organização e obterá excelentes experiências, mas isso deverá ser consequência de seu trabalho e não apenas um processo de aprendizado.

Ÿ Saiba trabalhar em equipe e

Ÿ Descubra o ponto mais marcan-

Ÿ Onde a maioria das pessoas

ca parada por falta de recursos, improvise. Use sua criatividade para desenvolver a melhor solução possível frente a um desao. Ÿ Precisa saber o que está fazen-

administrar conitos. Mesmo que você tenha mais habilidades em determinadas atividades, colabore para o desenvolvimento de seus colegas. Ÿ Lembre-se que seu marketing

pessoal tem o poder de transformar seu talento em oportunidades.

te da sua personalidade, sua maneira de se comunicar, sua alegria, seu bom-senso. Foque a “divulgação” deste seu ponto marcante, ele será para você o que uma marca é para uma empresa. Ÿ Mostre o seu lado “solucio-

apresente bons resultados. Sempre que tiver oportunidade apresente seus projetos e ideias.

nador de problemas”. Sempre que surgir uma diculdade ou um problema dentro da equipe a que você pertence, pergunte-se: “O que eu posso fazer por isso?”.

Ÿ Seja uma pessoa otimista e

Ÿ Entregue sempre um resultado

bem-humorada. Ninguém gosta de rabugentos, aqueles prossionais cuja presença faz murchar até o pequeno cacto ao lado da mesa.

Ÿ Saiba se comunicar. Não signi-

Ÿ Saiba valorizar seu trabalho e

Ÿ Dress to impress. Essa expres-

são do mercado corporativo americano signica “Vista-se para ser visto”. Sem exageros, sem extravagância, com discrição, mas desenvolvendo um estilo pessoal facilmente reconhecível. Estilo é tudo!

superior ao esperado. Dediquese a superar as expectativas das pessoas. ca falar muito, mas falar o suciente para que os outros entendam o que você está dizendo. Ÿ Construa networks. Dedique-se

a formar diferentes redes de relacionamentos dentro e fora da empresa. Por meio dos relacionamen-

tos conhecemos e somos conhecidos, reconhecemos e somos reconhecidos e, principalmente, compartilhamos interesses comuns. Ÿ Cultive sua ética e sua hones-

tidade de forma inabalável. A vida testa você. Caminhos não éticos são atalhos que conduzem a abismos. Uma atitude não ética acaba com o seu maior patrimônio: sua integridade. Ÿ Vivemos em uma era de muita

competitividade e muita pressão, por isso resistência física, mental e emocional são fundamentais. Isto signica: cuide do corpo, da mente e do espírito. Fortaleça-se nos três níveis, assim quando as pessoas estiverem sicamente esgotadas você ainda terá fôlego extra. Ÿ Ter um plano estratégico de pro-

moção pessoal é uma forma ecaz de aumentar a probabilidade de obter melhores resultados nos seus objetivos e realizações, sejam eles pessoais ou prossionais. Ÿ Seja humilde. Não se considere

melhor que os outros e não tente promover a sua imagem de forma agressiva e forçada perante outros. Quem faz isso, passa a imagem de arrogância e acaba prejudicando o seu marketing pessoal.

Por Renato Naciff, professor e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação e acumula 20 anos de carreira em gestão mercadológica de empresas nacionais e multinacionais.


Investidor Social

Glass Vetro apresenta mudança na marca Com identidade visual diferente, empresa reforça seu posicionamento de mercado O Grupo Glass Vetro – líder no segmento de ferragens e acessórios para o setor vidreiro anunciou, recentemente, para clientes e parceiros, as mudanças realizadas na identidade visual de algumas de suas marcas. Nelson Libonatti, diretor da Glass Vetro, explicou que a nova identidade visual do grupo signica um passo muito grande para a companhia e ao mesmo tempo um grande desao. “Queremos mostrar ao mercado e aos nossos parceiros que todas essas mudanças visuais reetem algo maior, a evolução de uma empresa com 23 anos de presença sólida no mercado e que está sempre disposta a inovar”, comemora. Projeto de Franquias A empresa comemora também um ano do projeto de franquias que, desde então, vem replicando por todo o país o modelo bem sucedido de varejo existente em São Paulo.

(11) 4994-4000 www.numatur.com.br Com o intuito de aproximar-se ainda mais de clientes, ajudando-os a aplicar a expertise da empresa em todo o país, durante este primeiro ano, a Glass Vetro implantou quatro franquias, possui nove já assinadas e almeja mais dez novas unidades até o m de 2015. www.glassvetro.com.br Televendas: (11)3124-4022 Conra endereços das lojas no site

Monte Fuji Atendimento exclusivo para sua Empresa

(11) 4472-7002

21


Investidor Social

Conheça os aplicativos “verdes” Existem apps ideais para cada tipo de necessidade. Escolha um! Ao longo do tempo, a qualidade dos aplicativos tem melhorado signicativamente. Para a consciência ecológica, o mercado oferece uma gama de aplicativos “verdes”, o que poderia ajudar os usuários a economizar dinheiro, reduzir a pegada de carbono e levar uma vida mais consciente. Existem milhares de aplicativos disponíveis para telefones móveis Android, basta escolher o que atende às suas preferências. De dicas de sustentabilidade a informações de centros de reciclagem, há aplicativos ideais para cada tipo de necessidade. O CicloVivo separou os cinco melhores aplicativos verdes. Go Green - Atualmente, todos estão tentando ajudar o meio ambiente de todas as maneiras possíveis. O aplicativo Go Green, para a plataforma Android, ajuda o usuário a viver uma vida “verde”. Toda vez que for acionado, abrirá uma dica ecologicamente correta. O usuário poderá aplicar este conselho em sua vida cotidiana e ajudar a preservar o meio ambiente. Ele pode ser baixado gratuitamente. Green Tips - O aplicativo Green Tips foi proposto pela Agência Europeia do Meio Ambiente. Ele oferece mais de 150 dicas “verdes”. Todas essas dicas, amigas do ambiente, são dadas

no que diz respeito aos transportes, resíduos, saúde e ambiente, alterações climáticas, produtos químicos, água, consumo das famílias e outros recursos materiais. Para exibir outra dica verde você só precisa “embaralhar” seu telefone. Você também pode compartilhá-las com seus amigos em todos os cantos do mundo através das redes sociais. O aplicativo também é gratuito. Eco Charger - Para usuários de telefones Android, aqui vai outro aplicativo que o fará lembrar de tirar o carregador da tomada após o telefone estar totalmente carregado. Chamado de Eco Charger, o aplicativo gratuito também notica, com um zumbido, o superaquecimento da bateria ou alta voltagem e impede o uso excessivo e desnecessário da eletricidade. Eco Buzz Widget - Ele permite ao usuário saber constantemente acerca das mudanças climáticas, atualizações sobre as mudanças ambientais e também informa como manter um estilo de vida ecologicamente correto. Aparece como um widget na tela inicial, em vez de um aplicativo e pode funcionar no modelo 2.3 ou versões posteriores. Este widget exibe as informações como uma notícia, com um título e um resumo das informa-

|Divulgação

ções. O app pode ser baixado gratuitamente da internet. My Recycle List - Este app foi lançado pela 1-800-RECYCLING.com e pode ser baixado gratuitamente no modelo 2.1 e versões posteriores de telefones Android. Com a ajuda desse aplicativo, o usuário pode localizar as estações de reciclagem para os diferentes itens: vidro, papel, metal, borracha entre outros, que podem ser selecionados da lista. O My Recycle List foi projetado com a intenção de facilitar a destinação dos recicláveis. Este aplicativo também permite que o usuário digite o CEP junto com o objeto que ele precisa descartar, e, ao fazê-lo, uma mensagem de texto é imediatamente recebida no telefone informando o nome do local mais próximo para a reciclagem, juntamente com um link do Google maps para facilitar a localização do destino. Com informações do GreenDiary.

Tel.: (11) 3382-1188 www.giglio.com.br

Fonte: www.portaldomeioambiente.org.br - Redação: CicloVivo

Tel. (11) 4229.3233 www.bonfatti.com.br 22


Investidor Social

Dedique-se aos seus negócios e deixe o resto com a Candinho

Há 75 anos no mercado, empresa é especialista nas áreas contábil, scal e trabalhista Quando o assunto é abrir uma empresa, tudo que a pessoa mais precisa é de tempo e de tranquilidade para gerir os negócios, sem ter de esquentar a cabeça com as áreas contábil, scal e trabalhista, certo? Nesse quesito, a melhor saída é terceirizar. E nada melhor do que contar com uma assessoria sólida, como é a Candinho, que completou em março 75 anos de mercado. Segundo Glauco Pinheiro da Cruz, diretor da Candinho, é comum o principiante deixar a empresa parcialmente irregular, por desconhecimento das regras. “No ramo alimentício, por exemplo, a pessoa busca apenas a junta comercial, a receita e o Estado. Mas se esquece da prefeitura e da vigilância sanitária”, observa. Outro erro comum, mencionado por Cruz, é não solicitar a vistoria do corpo de bombeiros, ou ainda, de alugar um imóvel e depois descobrir, pela prefeitura, de que não pode abrir o tipo de comércio que deseja naquele local. “Todo setor tem suas particularidades. Às vezes, você faz o que é o básico e deixa de buscar outros

órgãos que, futuramente, podem pedir a lacração”, explicou o diretor. Na área tributária, Cruz observa que é possível a empresa estar enquadrada em situação errada, tendo de pagar mais impostos ou deixando de cumprir obrigações que vão acarretar em multas. Por que terceirizar? A equipe de prossionais da Candinho tem vivência diária nas áreas contábil, scal e trabalhista. “O custo é mais barato do que ter na sua empresa um prossional para isso”, explicou. Outro ponto importante mencionado por Cruz é a constante mudança nas leis trabalhistas, previdenciárias, na receita federal, nos estados e municípios. “Não apenas as leis, mas os procedimentos mudam”, armou. “Há 75 anos a Candinho vem amparando o pequeno, o médio e o grande empresário. Tudo para que ele tenha mais tempo para gerir o próprio negócio”, concluiu. Tel.: (11) 3405-8500 www.candinho.com.br

Travessa Portugal, 19 Jd Bela Vista - Santo André Tel: (11) 4438-6802

23


Investidor Social

Crescimento individual, vitória conjunta Grupo Verzani & Sandrini lança Universidade Corporativa e reforça compromisso com a capacitação prossional Fundado em 1967, o Grupo Verzani & Sandrini tem, como um de seus valores primordiais, a crença de que o conhecimento individual e o trabalho em time são os diferenciais necessários às empresas que desejam se sobressair no mercado. Não à toa, em 2015, a Companhia reiterou seu compromisso com a capacitação prossional de forma inovadora e ousada ao lançar a Universidade Corporativa Verzani & Sandrini (UCVS).

A iniciativa tem, como grande objetivo, desenvolver prossionais a partir de ações de educação alinhadas às estratégias dos negócios. Em outras palavras, isso signica criar e aplicar cursos e treinamentos personalizados em total consonância com a visão, a missão e os valores da Companhia. Dessa forma, ganha o colaborador que tem acesso a um

24

conhecimento exclusivo e único no mercado e ganha a Empresa que passa a contar com prossionais amplamente capacitados às atividades e serviços por ela disponibilizados. “O objetivo do Grupo VS é garantir que nossos prossionais estejam sempre aptos à execução de suas atividades com excelência. Para alcançar esse objetivo, a UCVS oferece um conteúdo programático que aborda todos os pontos essenciais à qualidade do atendimento, como comunicação, trabalho em time, liderança, feedback, solução de conitos e tomada de decisões, entre outros temas”, diz Ademar Barbosa, Diretor de Operações da VS Segurança – uma das Empresas que compõem o Grupo VS, ao lado da VS Serviços, VS Parking, VS Tech e Veman. Antes mesmo de serem encaminhados aos postos de trabalho, todos os colaboradores da Verzani & Sandrini recebem os primeiros treinamentos e instruções operacionais. A regra

Waldyr Quevedo (Diretor de Operações), Magali Gonçales (Gerente de RH) e Ademar Barbosa (Diretor de Operações) |Divulgação

também se aplica aos prossionais alocados nos departamentos administrativos. Depois, uma série de programas dão continuidade ao processo de capacitação, que abrange competências operacionais, estratégicas e de liderança. A evolução individual de cada prossional é apurada em avaliações constantes que apontam quais habilidades podem ser trabalhadas e quais se destacam naturalmente em cada colaborador. “Essa iniciativa é a consolidação natural de todo o trabalho que temos desenvolvido”, conclui o Diretor de Operações da Empresa.

www.verzani.com.br


Investidor Social

Dúvidas na hora de elaborar um currículo? Conra as dicas da Protemp, empresa especialista em recrutamento e seleção de pessoas Pode parecer tarefa fácil, mas existem detalhes importantes que você deve observar quando for preparar seu currículo. Ele é a porta de entrada para qualquer processo seletivo. A Protemp SG Prestação de Serviços, com mais de 28 anos de experiência em Recursos Humanos, atuando nos segmentos de Recrutamento & Seleção, Mão de Obra temporária e Terceirização de Serviços, tem algumas dicas que podem ajudá-lo nessa tarefa: ü O currículo não deve ser extenso, tendo no máximo duas páginas. ü Deve conter as informações básicas necessárias para que o prossional de Seleção possa identicar o perl do candidato. ü A linguagem deve ser clara e objetiva, e o texto deve ser revisado para evitar erros de português. Os itens essenciais de um bom currículo são os que seguem abaixo: ü Dados Pessoais:

Nome, endereço, e-mail, telefone para contato, estado civil, sexo, idade. ü Objetivo:

Destacar seus objetivos no campo prossional.

26

ü Resumo das Qualicações:

Fornecer de forma sucinta as informações referentes à atuação e conhecimentos adquiridos durante a trajetória prossional. Inserir dados verdadeiros, os quais possam comprovar caso participe de uma entrevista técnica ou um teste especíco. ü Histórico Prossional:

Relacionar os dados dos três últimos empregos, mencionando o nome das empresas, ramo de atividade, função exercida, período (indicando data de entrada e saída) e principais atividades. ü Formação Acadêmica:

Mencionar a formação escolar (Ex.: ensino médio, graduação, pósgraduação, mestrado etc.), o curso realizado, ano de conclusão e o nome da instituição escolar. ü Cursos Complementares:

Indicar os cursos de extensão realizados seguindo os padrões acima, porém relatar apenas cursos pertinentes à atuação prossional desejada. ü Informações Complementares:

Expor os conhecimentos em informática e idiomas.

|Divulgação

Existem detalhes muito importantes quando se está participando de entrevistas de emprego, e uma delas é ser transparente com o selecionador, cujo papel é representar os candidatos no mercado. Esteja certo de que esse prossional tem interesse em encontrar as melhores oportunidades. Portanto, veja-o tal qual um parceiro na construção e consolidação de sua carreira. Procure escolher uma agência ou consultoria de Recrutamento e Seleção que tenha credibilidade, avalie o tempo que a empresa atua no mercado e certique-se que não haverá custo para participação nos processos seletivos. Quando receber convocação para entrevista de emprego, valorize essa oportunidade. Utilizar as Redes Sociais pode ser uma ótima ferramenta para buscar oportunidades de emprego, mas é preciso saber aproveitá-las.

Santo André - Tel.:(11) 4433-6444 São Paulo - Tel.: (11) 3337-5739 www.protemp.com.br


Investidor Social

Mix Urbano: escolha seu estilo Coleção Outono/Inverno da Frad investe na mulher moderna e urbana

Com um olho nas tendências internacionais e outro ao que acontece no Brasil, a Frad Calçados , através das suas marcas: Charmosa Chic para o público feminino adulto e a Charmosinha Chic Kids e Baby para as crianças, observou os movimentos sociais, culturais e as necessidades das consumidoras tanto em design, quanto em conforto. Aliás, conforto é a palavra de ordem no Outono/Inverno deste ano, com várias tendências: as peças artesanais misturadas com estampas esportivas, a estampa animal, o clássico modelo 'Mary Jane', típico dos anos 1960 e 1970, e que poderão ser vistos nos diversos modelos que a marca criou para a estação fria. Os lançamentos para esta coleção Outono/Inverno 2015 foram pensados especialmente tendo em vista a mulher moderna e urbana, que transita por diversos estilos sem perder a sua identidade. A estação

|Divulgação

traz uma reexão sobre elementos contrapostos, como pressa e tranquilidade, dia e noite, centro e periferia, uma verdadeira mistureba!

PPRA (NR 9) Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

A Frad Calçados aposta nessas tendências para direcionar a temporada Outono/Inverno 2015, com o lançamento da coleção “MIX URBANO”

Perícia Médica e de Insalubridade

Tel.: (11) 4220-4788 www.frad.com.br

ABC Inglês Design de Games MC Informática (Windows 8) Montagem e Manutenção Tecnologia da Informação Vip Santo André Rua General Glicério, 412 - Tel.: (11) 4435-3300 São Bernardo do Campo Rua Marechal Deodoro, 330 - Tel.: (11) 4122-6868

Web Design Desenho Artístico Técnicas Administrativas

PCMSO (NR 7) – ASO Exames Médicos: Admissional, Periódico e Demissional CIPA (NR 5) Constituição e Gerenciamento

Tel. (11) 4990-4382 www.mso-medicina.com.br

Ortopedia, Traumatologia e Fisioterapia Artroscopia Coluna Fixador Externo Geral Joelho Medicina Esportiva Ombro Pé/Tornozelo Quadril

www.microcampabc.com.br

27


Reflexão

Pesquisadores descobriram que a gratidão pode melhorar o bem-estar

Rua dos Franciscanos, 20 Jardim Santo André Santo André - SP Fone: (11) 4451-5077 www.garantevidros.com.br

Há indícios cientícos provando que desenvolver uma “atitude de gratidão” no dia a dia pode ser bom para nós. Um estudo de 2011, publicado na revista Heart Internation, descobriu que os pacientes cardíacos agudos que passaram por intervenções psicológicas positivas tiveram melhores resultados do que aqueles que não se submeterem às intervenções. O psicólogo e autor do estudo, Erin Olivo, da Columbia University, explica que as pessoas que veem a gratidão como um traço de personalidade tendem a ser mais saudáveis e felizes. “Elas têm fortes conexões sociais e sólidos relacionamentos, além de imunidade mais alta”, explicou. É possível treinar a si mesmo para tornar a gratidão um hábito regular. Conra! Procure por isso - A psicóloga Cherie Dortch diz que muitas vezes as pessoas estão focadas no que elas não têm e esquecem as milhares de razões que existem para serem gratas. “Sempre há algo para agradecer, mesmo durante os períodos mais difíceis”, completa.

|Divulgação

Procure por um signicado - Quando você aprecia as coisas pelas quais você é grato, pode compreendê-las melhor e usá-las como ponto de conexão, tornando o ato de dar graças mais poderoso. Pense sobre o ato ou a situação, o esforço que demandou para tornar isso realidade. Use esse entendimento para adicionar mais signicado à sua gratidão. Escreva sobre - Especialistas recomendam manter um diário de gratidão. Escrever as coisas pelas quais você é grato ajuda você a manter o foco nelas. Entenda as limitações - A gratidão pode ser uma força poderosa, mas é importante não pensar nisso como desculpa para a negação. Não é útil ser grato por um cônjuge abusivo porque ele ou ela é agradável algumas vezes ou para ser grato por circunstâncias nocivas. Escolha ser grato - Mesmo quando os tempos são difíceis, nós podemos tentar ser mais positivos e gratos ao procurar coisas pelas quais podemos ser gratos. Fonte: administradores.com

Tel.: (11) 4996-6666 - www.hospitalbartira.com.br

28


Investidor Social

Viação Guaianazes renova frota de ônibus Ação visa melhoria do sistema de transporte coletivo de Santo André (SP) Como parte do programa de renovação e modernização da frota de Santo André, a Viação Guaianazes apresentou ao prefeito Carlos Grana e ao secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, em fevereiro, dez ônibus zero-quilômetro. Os veículos integram pacote de 30 carros que serão substituídos na frota. O investimento para a renovação foi de R$ 10 milhões. A modernização segue o plano de melhoria no conforto e, principalmente, garantia da acessibilidade aos decientes físicos, com elevadores de alta tecnologia. “A empresa tem 80% de sua frota com elevadores. No grupo, formado também pela Viação Curuçá e Etursa (Empresa de Transporte Urbano e Rodoviário de Santo André), já estamos com 72% dos veículos adaptados.

Os ônibus apresentam encostos mais confortáveis e motores mais silenciosos”, detalha o diretor da empresa, Pedro Rezende Brito. “A Viação Guaianazes está cumprindo seu papel para melhoria do sistema de transporte coletivo de Santo André. Esses novos ônibus ajudam na realização do nosso plano de modernização. Desde que assumi, já trocamos 120 coletivos, instalamos GPS, implantamos o Bilhete Único Andreense, o CittaMobi (aplicativo que oferece aos usuários de ônibus informações em tempo real do trajeto das 48 linhas municipais), o passe livre escolar e, o mais importante de tudo, melhor acessibilidade e conforto para o passageiro”, arma o prefeito Carlos Grana. O secretário Paulinho Serra salienta a importância do investimento para o programa de modernidade. “O trans-

Tel. (11) 4991.3920 www.casadosvidros.ind.br

Foto: Marina Brandão - DGABC

porte de Santo André ca cada vez mais rico, com frota nova, paradas e corredores exclusivos e gratuidade para estudantes”. Os novos ônibus circularão nas linhas T-29 (Vila Suíça), B-21 (Cidade São Jorge/Campestre), T-15 (Estação Santo André), T-17 (Jardim Alvorada/Estação Central), I-01 (Parque Erasmo Assunção), T-14 (Centro), T12 (Centro), T-15 (Estação Santo André) e T-16 (Ipiranguinha).

Por Kelly Zucatelli do Diário do Grande ABC Fonte: www.dgabc.com.br

Tel. (11) 4990-8541 www.centroautomotivopb.com.br Av Pereira Barreto, 290 - Sto André (Estacionamento do Carrefour)

30


Invista na imagem da sua empresa e estabeleça uma conexão com seu cliente. O Design estabelece, por meio de uma linguagem visual atraente, sedutora e moderna, a conexão entre uma empresa e seus clientes. É decisivo na escolha de um produto ou marca, fidelizando consumidores através de uma personalidade própria criada e desenvolvida por ele.

Uma Publicação Trimestral da Instituição Amélia Rodrigues | Santo André - SP Ano 10 | Ed. 28 | Abr/Mai/Jun - 2014

O Valor da Sustentabilidade André Trigueiro Consumismo desenfreado

Carreira Saiba como não detonar a sua

Responsabilidade Social Marketing 3.0 - Empresas passam a focar o ser humano

11 9 7338 2968 | www.marcobeller.com


Fique por Dentro

Aqui nossa criança é tratada com amor A Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, entidade sem ns lucrativos, desenvolve atividades socioeducativas para 214 crianças entre 3 meses e 10 anos de idade, provenientes de 3 comunidades em situação de vulnerabilidade social no município de Santo André, no ABC Paulista. Conheça um pouco mais das atividades realizadas em nosso dia a dia e que são patrocinadas, entre outros recursos, pelas empresas e prossionais liberais que fazem parte do Projeto Investidor Social. Na Amélia Rodrigues, as crianças recebem até cinco refeições por dia, atendimento médico e odontológico, entre outros. Tudo gratuitamente.

1

2

4 3

/instituicaoameliarodrigues

6 5 01.*S.C.F.V. - Projeto Mestre-Cuca - 2.Fase II - Assinatura do diploma - 03.Fase I - Amigo secreto 04.Festa no Buffet Toca do Leão - 05.Maternal II - Projeto Alimentação - 06.*S.C.F.V. - Confraternização *S.C.F.V - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Livros Espíritas, Espiritualistas e Autoajuda 32


O site da Amélia Rodrigues está de cara nova

Ao acessar www.ameliarodrigues.org.br você já pode conferir o novo projeto gráco do site da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, muito mais dinâmico, alegre e fácil de se navegar. Além de informações institucionais, é possível acompanhar as atividades realizadas com as crianças, bem como a programação de eventos que ocorrem na entidade: Noite da Pizza, Festa Junina, Bazares Benecentes, etc.

Por meio de nossa página da web, você obtém informações de Como Ajudar acessando os links SócioColaborador, Imposto de Renda, Patrocínio/Apoio a eventos e Nota Fiscal Paulista, entre outros. É possível também fazer doações de qualquer lugar do Brasil e do mundo. Basta utilizar a ferramenta PagSeguro, serviço completo de doações on-line. Outra novidade é o nosso canal no Youtube com apresentação de nossos educandos. Você pode ainda ter acesso às edições atuais e anteriores dos Informativos Fique por Dentro e Revista Investidor Social. Vale ressaltar que as empresas que fazem parte do Projeto Investidor Social e que investem em nossas crianças estão em nosso site. Entre e conra!

33


Investidor Social

|Divulgação

Mão amiga em horas difíceis No Phoenix Memorial do ABC você encontra apoio em assistência funerária Quando chega o momento de se despedir de um ente querido, nada mais reconfortante do que conar em uma empresa especializada em assistência funerária. No Phoenix Memorial do ABC, você encontra toda a infraestrutura oferecida no Cemitério Vertical, situado em 33 mil metros quadrados de área construída, com 40 mil lóculos, que são os espaços individuais destinados ao sepultamento. Você também conta com equipe preparada para atender às suas necessidades tais quais: Aquisição de lóculos Por que não cuidar do futuro, evitando que outros da família se ocupem desse tema tão delicado em um momento de grande emoção? É possível adquirir espaços para toda a família, com planos diversicados.

34

Aquisição de nichos/ossários Para quem deseja manter toda a família em um mesmo local, o Phoenix Memorial do ABC oferece também a possibilidade de manter as ossadas em seu espaço. Seus prossionais também auxiliam com todas as informações para que o processo de traslado seja o menos trabalhoso possível. E ainda: O Phoenix Memorial do ABC oferece toda a manutenção necessária para que o local seja digno de receber e honrar seus entes queridos. Locação de lóculos Se a perda de alguém querido acontece de maneira súbita, e a família não conta com jazigos – e nem pode arcar com o investimento imediatamente – é possível alugar um lóculo, espaço individual de sepultamento, por 37 meses, no Phoenix Memorial do ABC.

Total Service - Assistência Funerária Com o intuito de prestar o melhor serviço possível, o Phoenix Memorial do ABC dispõe aos seus clientes assistência funerária diferenciada. Os cuidados vão desde o transporte de retirada até a funerária, traslado em carro fúnebre até o cemitério, preparação do corpo, entre outros, até a colocação de arranjos orais, livro de condolências, cartões de agradecimentos etc.

Tel.: (11) 4991-9910 www.phoenixmemorial.com.br


Investidor Social 31  

A Revista Investidor Social é uma publicação da Instituição Amélia Rodrigues, entidade sem fins lucrativos que mantem atividades socioeducat...

Advertisement