1 minute read

viagens & memória por marisa v. n. cruz Um ponto de ônibus no meio do Parque Ibirapuera?

Imagine você em um dos parques mais conhecidos da América Latina e depara com um ponto de ônibus ali no local. No próprio Parque do Ibirapuera, próximo à Ponte Metálica e o Pavilhão das Culturas Brasileiras, há um ponto de ônibus naquele local, preservado como marco histórico.

O Parque do Ibirapuera existe desde o ano do quarto centenário da capital paulista, em 1954. Este ponto de ônibus é pintado na cor branca, e com alguns bancos para descanso. Tem cerca de quinze a vinte metros de comprimento aproximadamente, com três vigas de sustentação. Bastante curioso para quem nunca chegou a ver ônibus trafegando dentro deste parque.

Advertisement

Só para ter uma ideia, este trecho onde é localizado o ponto não é permitido tráfego de automóveis e veículos pesados, como ônibus. Isso desde 1987, quando o então prefeito Jânio Quadros bloqueou a passagem de automóveis nessa rua, inclusive skates no entorno de todo o parque. Atualmente, somente pedestres, patinadores, ciclistas e veículos motorizados da empresa gestora do parque compartilham o local.

E quais linhas de ônibus passavam por lá? Até 1982 havia uma linha da CMTC que passava ali, a 509A Rodoviária – Aeroporto via Pq. Ibirapuera. Esta linha passava pelo parque a partir de uma suspensão de uma outra linha em 1980, a 609R Rodoviária – Ibirapuera, que antes de 1978 era a antiga linha 625 (Rodoviária – Moema).

Atualmente é difícil encontrarmos alguma preservação material que conta uma parte da história do município. Como esse do ponto de ônibus, por exemplo, e dos outros dois (uma na Praça João Mendes e outra na Avenida Ricardo Medina Filho, na Vila Ipojuca). Que bom que a prefeitura preservou estes patrimônios, assim como alguns veículos da CMTC também, expostos em um museu do transporte que aguardamos pelo retorno de seu funcionamento!

Para visitar este parque, está localizado no eixo norte-sul, próximo ao Obelisco dos heróis de 1932. De metrô, a estação mais próxima é a AACD-Servidor da linha 5-Lilás, porém fica ao menos 1 km de distância a pé até os portões 5 ou 6, na avenida IV Centenário. Ou para quem vem de ônibus, descer na estação Moema da linha 5-Lilás e pegar o ônibus 6455 (Largo São Francisco) ou 5300 (Terminal Pq. D. Pedro II).