10 minute read

a grande matéria

da Scania | scania.com.br

SCANIA COMPLETA 65 ANOS NO BRASIL COM SÉRIE DE AÇÕES ESPECIAIS

Advertisement

Confira também um pouco da história da primeira fábrica fora do país sede, que foi no Brasil

AScania, empresa conhecida por seu pioneirismo e inovação na indústria automotiva, celebra, no próximo sábado (2 de julho), 65 anos de presença no Brasil. Foi o mercado nacional que recebeu a primeira fábrica fora da

Inovação chega com o articulado rodoviário em 1978, para a Viação Garcia

Suécia, sua matriz, em 1962, e onde se tornou referência de soluções que propiciam rentabilidade e disponibilidade para clientes de caminhões, ônibus e de motores industriais, marítimos e para geração de energia.

“Estamos comemorando esse Jubileu de Safira com nossos colaboradores e ao lado da nossa competente rede de concessionárias. São mais de 23 mil dias de Brasil, tendo em cada segundo o cliente em primeiro lugar. Na busca incansável por oferecer as soluções mais adequadas para gerar a máxima rentabilidade, que por consequência trará muito mais disponibilidade para tornar a operação de qualquer perfil de cliente mais eficiente”, afirma Fábio Souza, vicepresidente e diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “Nesses próximos anos, vamos seguir conduzindo a Scania na liderança da transição para um setor de transporte mais sustentável, pois sustentar o futuro é o nosso propósito.”

“A Scania tem uma história de conexão profunda com o Brasil, com o povo brasileiro. Nossos caminhões e ônibus estão presentes nas estradas, nos jornais, nas revistas, em fotos, livros, vídeos, portais e redes sociais, ajudando o progresso brasileiro ao longo dessas seis décadas. Estamos marcados neste contexto, o que nos enche de orgulho”, diz Souza. “Outro marco da nossa atuação é o relacionamento com o cliente: estamos e estaremos sempre ao lado dele. São gerações de desbravadores transportadores e de operadores de ônibus que expandiram empresas, prosperaram suas vidas, das suas famílias e de milhares de colaboradores em virtude dos empregos que geraram. Além dos autônomos, que carregam o Brasil sobre rodas “Estamos comemorando esse Jubileu de Safira com nossos colaboradores e ao lado da nossa competente rede de concessionárias. São mais de 23 mil dias de Brasil, tendo em cada segundo o cliente em primeiro lugar. Na busca incansável por oferecer as soluções mais adequadas para gerar a máxima rentabilidade, que por consequência trará muito mais disponibilidade para tornar a operação de qualquer perfil de cliente mais eficiente”, afirma Fábio Souza, vice-presidente e diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “Nesses próximos anos, vamos seguir conduzindo a Scania na liderança da transição para um setor de transporte mais sustentável, pois sustentar o futuro é o nosso propósito.”

A história da Scania no Brasil começou em 1957, quando a empresa ainda carregava o nome Scania-Vabis do Brasil S/A. Na época, os veículos vinham desmontados da Suécia e ficavam sob responsabilidade da Vemag, marca que os comercializava em São Paulo. A partir da década de 1960, a Scania passou a produzir integralmente seus caminhões e ônibus na fábrica inaugurada em 1962 em São Bernardo do Campo (SP), polo da industrialização nacional.

A linha do tempo da Scania no Brasil é marcada por diversos pioneirismos, destaques e lançamentos. A revolução do L 75, em 1958, que mudou o conceito da oferta de caminhão no país; a introdução da direção hidráulica, em

Elétrico já está no Brasil

1963, no ônibus B76; a suspensão pneumática no eixo traseiro dos ônibus, em 1968; a nova revolução com a chegada dos “Jacarés”; o primeiro ônibus com motor traseiro (BR 115) no ano de 1972; a inauguração da cabina “cara-chata” com o LK 140 em 1974; o primeiro articulado do país (B 111 RS), em 1978; o lançamento do intercooler, em 1983; a transformação do conceito de caminhão com a chegada da Série 3, em 1991, até hoje uma das mais lemHistória começou em 2010 com um bradas; a apresentação do chassi 8x2 (1998) são alguns simples blog e já são 600 edições dos destaques. O ano de 1998 marca ainda a introdução de outras duas novidades no mercado: o freio auxiliar Retarder e a injeção de combustível totalmente eletrônica. Já em 1999, foi a vez da chegada do L94 UB, o primeiro ônibus urbano de piso baixo. Em 2001, dois pioneirismos: a caixa automatizada Opticruise e o ônibus de 15 metros; no mesmo período, um novo jeito de pensar e fazer Serviços, sem precedentes na indústria, é implantado; a nova elevação do patamar de um caminhão, em 2007, com a chegada da família P, G e R, e de ônibus com a Série K, no ano seguinte. Em 2011, importantes contribuições ao meio ambiente: a marca passa a comercializar os motores Euro 5, com a venda dos primeiros ônibus a etanol e o lançamento na América Latina do caminhão movido a este combustível. Em 2015, aconteceu o lançamento do ônibus biarticulado, o primeiro com motor dianteiro; o ano de 2016 foi marcado pela chegada do primeiro ônibus nacional movido a GNV e/ou biometano. Em 2017, a apresentação dos Serviços Conectados Scania e do revolucionário e pioneiro programa de manutenção com planos flexíveis. Em 2018, interbuss 601 12

veio o lançamento da Nova Geração de Caminhões, que entrega uma economia de combustível de até 20% em comparação à geração anterior. Junto da novidade, foi implementado um novo formato de vendas de soluções de transporte, com base no conceito Tailor Made For Application (TMA), que personaliza ainda mais a experiência do cliente e permite a entrega da solução ideal para a operação de cada cliente.

Almanaque digital e eventos com clientes Para reforçar as celebrações, a Scania desenvolveu um almanaque digital, com os principais fatos históricos de sua trajetória, que poderá ser acessado gratuitamente por todos os admiradores da marca. As concessionárias poderão ainda personalizar o material e incluir seus próprios registros históricos para compartilhar com clientes.

A rede de concessionárias também vai realizar, entre os meses de julho e agosto, uma série de eventos regionais para celebrar além dos 65 anos de Scania no Brasil, o marco de 40 anos do Consórcio Scania. “O relacionamento próximo com o cliente está no DNA da Scania. Somos uma marca que procura estar sempre presente ao lado deles nos momentos bons e, principalmente, nos mais desafiadores. Por isso, nada mais adequado do que celebrar também com eles – e, melhor ainda, por meio da nossa rede”, conclui Furlan.

Um pouco de história Desde que chegou da Suécia em 1957, a Scania é reconhecida pela inovação e pioneirismo nos primeiros passos

da indústria automotiva nacional até a recente jornada na liderança pela transição a um sistema de transporte mais sustentável. E, de sempre acreditar no potencial do Brasil. Em 2021, teve início o novo ciclo de investimentos de R$ 1,4 bilhão até 2024. No ano passado, a Scania atingiu a marca de 50 mil veículos conectados e, em 2022, chegou a mais de 600 unidades de caminhões a gás vendidos.

Ao longo de seis décadas, dentre diversas novidades, a Scania foi pioneira em trazer para o Brasil: a direção hidráulica (1963), ônibus com motor traseiro (BR115, em 1972), caminhão “cara-chata” (LK 140, em 1974), ônibus articulado (B111 RS, em 1977), freio auxiliar Retarder (1998) e caixa de câmbio automatizada, Opticruise (2001). Além do novo formato de venda de soluções (sistema TMA) e da linha a gás (natural e/ou biometano), que chegaram com a revolucionária Nova Geração de caminhões (com as entregas a partir de 2019).

Para manter a tradição, ao comemorar mais uma data importante, a Scania apresenta ao mercado a Edição Comemorativa de 65 anos de Brasil. A fabricante preparou um pacote atrativo com diversas vantagens, dentre as quais pagar a primeira parcela do financiamento apenas em 2023. Além dos caminhões, pela primeira vez a marca criou um selo para que o cliente possa aplicar nos ônibus e também na linha de motores industriais, marítimos ou para geração de energia. O selo de 65 anos poderá ser colocado no local de escolha do comprador.

“Quando a Scania prepara uma edição especial, não mede esforços para entregar um produto inesquecível. Não poderíamos deixar de marcar pra sempre o aniversário de 65 anos de Brasil. Tenho certeza de que será um sucesso, mas os interessados precisam correr, afinal haverá apenas 265 unidades disponíveis. Teremos duas opções de compra. Além da tradicional venda do produto personalizado, clientes que já tenham caminhões programados e faturados para serem entregues entre setembro e dezembro poderão transformá-lo em 65 anos. Basta ajustar os valores com a concessionária”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. O valor do pacote completo para tornar o veículo um modelo 65 anos é R$ 35 mil, tanto para produtos já encomendados quanto para novos.

A Edição Comemorativa de 65 anos de Brasil está disponível nos modelos pesados RH 450 4x2 e 6x2, de 450 cavalos de potência, e RH 540 6x4, de 540 cavalos. Os motores de ambos são de 13 litros Euro 5 que desenvolvem torques respectivos de 2.350Nm entre 1.000-1.300 rpm e de 2.700Nm entre 1.000-1.350 rpm.

“A identidade visual escolhida explora grafismos diferenciados, que valorizam as linhas do caminhão em comunhão com o design e aerodinâmica da cabine, e trazem uma sensação de movimento. A cor exclusiva Nardo Gray levará o comprador a uma experiência contemporânea, seguindo a tendência atual da indústria automobilística, num apelo mais esportivo. Pela primeira vez, adesivamos a grade dianteira e o resultado ficou magnífico. Uma verdadeira obra de arte”, diz Munhoz.

A Scania seguiu a estratégia da última edição especial, a Heróis da Estrada, de 2020, que de forma inédita trouxe a solução completa com produto, serviços e alternativa financeira.

“Este veículo vai propiciar uma disponibilidade incrível ao cliente, que vai pagar um preço de programa de manutenção standard com os benefícios do Flexível Uptime, uma categoria acima, ainda levando o Control Tower, que só está incluso no Premium Flexível Uptime”, completa o diretor.

A Edição Comemorativa de 65 anos está equipada com teto alto, defletores, saia lateral, pintura nas cores na cor Nardo Gray exclusiva e customizada na saia lateral, nos paralamas e retrovisores. Completam os itens que tornam a edição 65 anos imperdível: faróis de milha no teto e na grade, geladeira, faróis H7, climatizador e rodas de aço preta, além do Pacote Clássico (customizável).

Uma história contada em 13 momentos inesquecíveis Com a Edição Comemorativa 65 anos de Brasil, a Scania atinge 13 séries ou edições especiais. Em 1991, foi lançada a primeira delas, a Jubileum, que marcou a comemoração do centenário mundial da fundação da marca. Com a chegada do novo milênio, em 2000, foi criada a Millenium, com mil unidades. Em 2001, a edição Horizontes resgatou a típica cor laranja, que celebrizou os “jacarés” dos anos 1960 e 1970, e 1980-81. No mesmo ano, chegou uma das mais lembradas até hoje, a “Rei da Estrada”, com o retorno do motor V8 e injeção eletrônica. No ano de 2007, a Silver Line foi escolhida para comemorar os 50 anos de Brasil.

Em 2010, outro momento para celebrar o V8 com a “King of the Road”. Em 2012, o R 440 festejou os “55 anos de Brasil”. No ano de 2015, chegou a Griffin Edition, nas versões R 440 e R 480, na cabine Streamline. Em 2017, a “Edição Especial 60 anos” trouxe o R 440 com a cor azul celeste e as faixas icônicas do T 113 para celebrar seis décadas no país. Na Fenatran de 2019, as primeiras edições especiais da Nova Geração com o “V8 – 50 anos” e o R 450 “Vintage”. O R 440, modelo mais vendido da história da marca, é o recordista com três participações.

Em 2020, uma das homenagens mais lendárias foi a Edição Especial Heróis da Estrada, com os modelos R 450 6x2 e R 410 4x2. A Heróis da Estrada nasceu junto com o Dia da Paixão Scania para celebrar o aniversário da marca no Brasil.

No auge do sofrimento de todos os setores por conta da pandemia da Covid-19, a Scania resolveu apoiar o negócio do cliente e render uma homenagem àqueles que movem o Brasil sobre rodas, os motoristas, autônomos e transportadores de todos os tamanhos de frotas.