Ebook Helbor 04 - Design de interiores

Page 1


Índice

1. Introdução

2. 7 tendências de design de interiores que unem conforto e estéti ca

2.1. Minimalismo sustentável

2.2. Decoração afetiva e maximalismo

2.3. Estilo japandi

2.4. Natureza indoor e elementos naturais

2.5. Peach Fuzz e tons terrosos

2.6. Estilo retrô e vintage

2.7. Espaços e móveis multifuncionais

2.8. Integração da tecnologia na decoração

3. Conclusão

O design de interiores é uma maneira de expressar sua personalidade e estilo de vida na residência. Além de deixar o ambiente mais bonito e aconchegante, a decoração também consegue proporcionar benefícios para a saúde, bem-estar e produtividade de todos os moradores.

A cada ano, novas tendências surgem para renovar o visual dos ambientes, seguindo as preferências e as necessidades das pessoas. Desde plantas que purificam o ar até detalhes decorativos como almofadas e quadros, cada elemento é escolhido para transformar a residência em um espaço de paz e estilo.

Mas como escolher entre tantas opções? Quais são as cores, os móveis, os objetos e os estilos que estarão em alta em 2024? Neste material, vamos mostrar 7 tendências de decoração que vão do minimalismo ao retrô e ao vintage.

Você conhecerá as características, as vantagens e as dicas de cada uma das tendências, e poderá se inspirar para criar o seu próprio projeto de design de interiores. Confira!

2/ 7 tendências de design de interiores que unem conforto e estética

O design de interiores não se limita apenas à estética; trata-se também de criar espaços que melhoram a qualidade de vida e a eficiência ao ambiente no dia a dia.

Confira, a seguir, algumas tendências para 2024 que transformarão sua residência em um ambiente mais aconchegante!

2.1/ Minimalismo sustentável

O minimalismo sustentável é uma tendência de design de interiores que busca criar ambientes funcionais, confortáveis e elegantes, usando menos recursos e gerando menos impacto ambiental.

Essa tendência é ideal para quem quer viver de forma mais consciente, simples e harmoniosa, sem abrir mão do estilo e da personalidade. Para adotar o minimalismo sustentável, siga algumas dicas, como:

escolha móveis e objetos de qualidade, feitos com materiais naturais, que tenham uma longa durabilidade e que possam ser facilmente consertados ou reformados;

incorpore móveis herdados de gerações anteriores na sua decoração. Além de adicionar um toque histórico à sua casa, você também evita a produção de novos itens. É possível renovar o visual de sofás, cadeiras ou poltronas trocando os tecidos, por exemplo;

prefira cores neutras e claras nas paredes, pisos e tecidos, que criam uma sensação de amplitude, luminosidade e tranquilidade. Você pode usar alguns pontos de cor nos detalhes, como em almofadas, quadros e plantas, para dar mais vida e personalidade ao ambiente; invista em uma iluminação natural, aproveitando ao máximo as janelas e as cortinas;

reduza a quantidade de objetos e acessórios que você tem em casa, mantendo apenas o que é essencial, útil e que lhe traz alegria; decore com plantas, que trazem mais vida, cor e frescor para o ambiente, além de purificar o ar e melhorar o humor;

use tecidos naturais, como algodão, linho e lã, nas roupas de cama, toalhas, tapetes e cortinas, pois são mais confortáveis, duráveis e biodegradáveis.

2.2/ Decoração afetiva e maximalismo

A decoração afetiva é aquela que valoriza os objetos, cores e estampas com significado emocional. Expressa personalidade, memórias e sentimentos no ambiente, seja inspirado em viagens, hobbies, família, amigos ou cultura. O importante é se sentir bem e acolhido.

Já a decoração maximalista abraça o lema “mais é mais”, misturando cores, padrões, texturas e objetos sem receio de ousar.

Inclusive, uma das tendências do Pinterest Predict 2024 é a cozinha kitsch , compartilhando as características de ousadia, exuberância e mistura de elementos do maximalismo no design de interiores.

2.3/ Estilo japandi

O estilo japandi é uma tendência de decoração denominada de “novo minimalismo”, que combina a simplicidade e funcionalidade dos estilos japonês e escandinavo. Essa mistura cria ambientes acolhedores, harmoniosos e equilibrados, que valorizam os materiais naturais, as cores neutras e os detalhes artesanais. Alguns elementos que caracterizam a decoração japandi são:

materiais naturais, como madeira, cerâmica, vime, linho e algodão; cores neutras e contrastantes, como branco, cinza, bege, preto, azul e verde; plantas verdes, as quais trazem vida e cor ao ambiente; móveis simples, funcionais e versáteis, que valorizam o espaço e o conforto;

objetos decorativos discretos, tais quais vasos, quadros, tapetes e luminárias.

2.4/ Natureza indoor e elementos naturais

A tendência “país tropical” do Pinterest Predict 2024 está relacionada à busca por uma atmosfera exuberante e descontraída, inspirada na natureza e nas características tropicais. Isso pode ser refletido na decoração de ambientes internos, onde a ênfase será dada aos elementos naturais e a incorporação da natureza dentro de casa.

Esse estilo de decoração busca por uma conexão maior com a natureza , especialmente em tempos de estresse urbano. Para isso, a aposta é em materiais orgânicos e naturais, como madeira, pedra, fibras naturais e cerâmica, que trazem texturas ricas e uma sensação de autenticidade aos espaços.

Além de valorizar a beleza e a diversidade da natureza, esses materiais também são sustentáveis e eco-friendly, o que contribui para um mundo mais verde.

Outra forma de trazer a natureza para dentro de casa é investir em plantas, flores, jardins verticais e hortas, já que purificam o ar e criam um clima mais agradável e relaxante.

2.5/ Peach Fuzz e tons terrosos

A cor do ano de 2024, segundo a Pantone, é a Peach Fuzz, um tom suave e elegante que transmite delicadeza, calma e elegância . Essa tonalidade, situada entre o rosa e o laranja, inspira pertencimento e uma oportunidade para nutrir, evocando um ar de tranquilidade.

Além de proporcionar uma sensação de calor e conforto para qualquer espaço, a Peach Fuzz também se destaca pela sua versatilidade, podendo se adaptar a diferentes estilos de decoração e combinar com outras cores, especialmente os tons terrosos.

Veja algumas ideias para aplicar a cor Peach Fuzz e tons terrosos na sua casa: pinte uma parede inteira ou apenas uma faixa com a cor Peach Fuzz, criando um ponto focal no ambiente; use móveis e objetos decorativos na cor Peach Fuzz, como sofás, poltronas, mesas, cadeiras, almofadas, cortinas, tapetes, vasos e quadros. Esses elementos podem trazer um toque de cor e personalidade para o espaço, sem sobrecarregar a decoração; harmonize a cor Peach Fuzz com tons terrosos que remetem à natureza e ao aconchego. Essa combinação cria um contraste interessante e uma sensação de calor e conforto. Ainda, você pode usar madeira, couro, palha, linho e outros materiais naturais para compor esse estilo.

2.6/ Estilo retrô e vintage

Esse design de interiores busca inspiração nas décadas de 1950 a 1970 e traz consigo uma onda de nostalgia e charme que transforma qualquer espaço. O estilo retrô e vintage permite uma mistura interessante de itens antigos com elementos modernos e contemporâneos, criando um contraste entre o passado e o presente.

Nesse estilo de decoração, a tendência do “gótico sertanejo” do Pinterest Predict 2024 tem como base a fusão de elementos da cultura country e do estilo gótico, resultando em uma estética única e original. Esta tendência mistura o retrô e o vintage com um toque sombrio, criando uma atmosfera que remete ao velho oeste e aos vampiros.

Além disso, o estilo retrô pode ser aplicado de diversas formas na sua decoração, desde móveis até objetos decorativos, como relógios, telefones, rádios, câmeras, malas e quadros. Você pode optar por peças originais, garimpadas em feiras e antiquários ou por peças novas que reproduzem o design clássico de época.

2.7/ Espaços e móveis multifuncionais

Em resposta à realidade do modelo de home office que muitas pessoas se adaptaram, esse estilo de design de interiores permite otimizar os espaços pequenos e criar ambientes flexíveis e versáteis que podem servir para diversas finalidades sem sacrificar o estilo.

Os espaços multifuncionais são aqueles que podem ser facilmente transformados de acordo com as necessidades do momento, como:

quarto que vira escritório;

sala que pode ser utilizada, também, como academia; varanda que vira jardim.

A chave para um ambiente versátil está na escolha certa dos móveis.

Peças com design inteligente não só economizam espaço, mas também adicionam estilo e eficiência ao seu dia a dia.

Por exemplo, mesas retráteis que se expandem quando você precisa e se recolhem depois, liberando espaço para outras atividades. Ou sofás que se transformam em camas, perfeitos para receber visitas sem necessitar de um quarto extra.

2.8/ Integração da tecnologia na decoração

Em 2024, a tendência é que a tecnologia se torne ainda mais integrada aos ambientes, tornando-os mais confortáveis, práticos e inteligentes.

Uma das maneiras de promover essa integração ocorre por meio dos dispositivos inteligentes, como assistentes virtuais, sistemas de automação residencial , iluminação inteligente e sistemas de som integrados. Esses dispositivos podem controlar a iluminação, temperatura, segurança e até mesmo os aparelhos eletrônicos, proporcionando mais conforto e praticidade.

A integração da tecnologia no design de interiores também pode ser feita através do uso de materiais e acabamentos que incorporam elementos tecnológicos, como:

tecidos que mudam de cor conforme a temperatura; pisos que geram energia ao serem pisados; móveis que se transformam conforme a necessidade; paredes interativas que mudam de cor conforme o humor.

Esses materiais e acabamentos trazem mais inovação e personalização para os espaços, além de contribuírem para a sustentabilidade e a economia de recursos.

3/ Conclusão

Ao longo deste material, você conferiu as tendências de design de interiores para 2024 . Desde o minimalismo sustentável, que enfatiza um estilo de vida consciente, até a decoração afetiva e maximalista, que celebra a expressividade individual, as possibilidades para transformar seu espaço são infinitas. Ou seja, em um mundo em constante mudança, adaptar seu ambiente residencial pode ser uma maneira de ter mais tranquilidade e inspiração diária

Agora, chegou o momento de colocar em prática o que você aprendeu!

Transforme sua casa em um modelo de conforto e modernidade.

Lembre-se: pequenas mudanças podem resultar em grandes melhorias no seu dia a dia.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.