
3 minute read
Um gole de café e outro de história Van Gogh em live


Advertisement
Cidade consolidada na rota nacional de arte, a capital cearense foi presenteada com uma mostra de escala colossal, instalada no Shopping RioMar Fortaleza.
Aberta em março, a exposição imersiva Van Gogh Live 8k exibe, em uma estrutura de 2.800 m², as obras do pintor holandês projetadas com tecnologia de alta resolução. Para completar o conceito audiovisual, a atriz Fernanda Montenegro emprestou a própria voz para narrar trechos de cartas trocadas entre Van Gogh e o irmão. A exposição fica em cartaz até 21 de junho, e os ingressos iniciam em R$ 60. Mais informações em @vangoghlivebrasil8k.

OBRAS DE ARTE, ITENS DE VIAGEM, OBJETOS DE DESIGN
E LEMBRANÇAS DIARIAMENTE RENOVADAS DE UMA VIDA
EM FAMÍLIA PERMEIAM O LAR DE NICOLE PINHEIRO BAYDE
Olar de Nicole Pinheiro

Bayde já foi visitado pela Revista MT anteriormente: em 2019, a influenciadora cearense abriu as portas do apartamento para o qual havia se mudado há pouco tempo com o marido, o filho e os dois enteados. De lá pra cá, foram muitas lembranças de viagens, obras de arte adquiridas, encontros de amigos - deles e dos filhos - e várias outras camadas da rotina em família que deixaram evidente a necessidade de mais espaço. “Quando visitei essa casa pela primeira vez, falei ‘É aqui’”, lembra Nicole sobre a escolha do imóvel com mais de 1.100 m² de área construída onde eles moram desde julho do ano passado. Antes da mudança, foram oito meses de reforma que resultaram no equilíbrio impecável entre aconchego, elegância, arte e identidade. Junto do arquiteto e urbanista Romário Rodrigues, que assina o projeto da casa, Nicole idealizou vários ambientes pequenos para fazer melhor uso do espaço e trazer o conforto tão almejado no projeto. Foi assim que surgiu a adega, adaptada a partir de uma área sem uso da varanda antiga da casa e que se tornou um dos lugares mais usados pela família. A parede de pedra, o sofá curvado e a luminária Moooi, que dá um efeito de renda ao teto, são alguns dos elementos destaque do ambiente. Uma área da casa tem lugar especial no coração de Nicole: o escritório e


O ARQUITETO ROMÁRIO RODRIGUES

E NICOLE PINHEIRO o camarim, ambos em cor de rosa. Ao andar pelo corredor que leva aos dois ambientes, ela não esconde o brilho no olho ao falar da realização desse desejo antigo. “Eu sempre quis ter algo bem rosa, mas não dava pra fazer isso no meio da casa, então, disse que esse ia ser o meu lugar”, conta. Além do tão sonhado rosa, o escritório ganhou móveis em laca azul claro, mesa de pedra também em detalhes cor de rosa e um tapete desenhado por Romário. Já no camarim, uma espécie de salão de beleza privativo, o toque de personalidade fica por conta do sofá em pied poule, estampa pela qual Nicole é apaixonada.


IDEALIZARAM, JUNTOS, espaços como o escritório dela, o camarim e o famoso louceiro.
Costura Art Stica
Enquanto cada espaço tem uma identidade específica, a casa inteira é interligada por um elemento comum: as obras de arte da coleção do marido de Nicole, distribuídas em todos os ambientes. Nomes como Antonio Bandeira, Sérvulo Esmeraldo, Abraham Palatnik, Hércules Barsotti, Sandra Cinto e Fernando Botero integram a lista de artistas que emprestam a póetica dos próprios traços ao lar daquela família. Os cenários são complementados por itens como a Cadeira Mole, assinada por Sérgio Rodrigues, e o espelho Millan, de Jáder Almeida. Grande parte dos itens com

ALÉM DA COR ROSA, O ESCRITÓRIO DE NICOLE GANHOU MESA EM PEDRA ESPECIAL e um tapete, desenhado com exclusividade para ela pelo arquiteto Romário Rodrigues.






Vitrine Mesa

Apaixonada por itens de mesa posta, Nicole reservou um lugar especial para o enorme acervo de louças que ela possui. “São coisas que eu tenho há muito tempo, é um acervo de vida. Essas peças ficavam guardadas em vários lugares e eu nunca conseguia visualizar tudo”, diz a influenciadora. O louceiro em formato de L, pensado em cojunto com o arquiteto Romário Rodrigues, exibe os conjuntos de jantar e taças, tem gavetas especiais para jogos americanos e um móvel para organizar itens como guardanapos e bandejas.
maior valor afetivo e artístico que compõem a casa foram trazidos da morada anterior. Alguns deles, contudo, foram adaptados, como a mesa de jantar, que se transformou em mesa-bar e expõe algumas peças da coleção de Opalinas garimpadas por Nicole em viagens ao redor do mundo. “Trouxe objetos de uma vida inteira porque gosto de carregar uma história na decoração da casa”, define. ¤