Page 1

PREÇO ESPECIAL R$

7,50

ANO 14 N°66 EDIÇÃO OUTONO 2013

www.revistafranquia.com.br

ENTRE E SEJA BEM VINDO !

EMPREENDEDORISMO

MICROFRANQUIA

NAIL BAR A novidade que conquistou mais de 1000 candidatos em dois meses

Gustavo Andare, presidente da Andare Franquias e Licenciamento de Marcas

CaDeRno De oPoRtUnIDaDeS

MAIS DE 90 OPÇÕES DE NEGÓCIOS lançamento

EDIÇÃO TRIMESTRAL

EM BUSCA DE RENTABILIDADE - FRANQUIA OFERECE DIVERSIFICAÇÃO DE “QUATRO NEGÓCIOS EM UM”

66


LOJAS LOJAS PORPOR TODO TODO O BRASIL O BRASIL E NO E NO EXTERIOR. EXTERIOR.

O início doO ano inícioé uma do ano época é uma perfeita épocapara perfeita colocar paraoscolocar planosos emplanos prática. emNovos prática. projetos, Novos novas projetos, metas novas metas e conquistas e conquistas fazem parte fazem de parte um ciclo de um que ciclo acabou quede acabou começar. de começar. garanta ogaranta seu sucesso o seu em sucesso 2O13 em e 2O13 e seja um dos sejanossos um dosfranqueados. nossos franqueados. Há 2O anos, Há 2O a Belle anos,Bijou a Belle introduziu Bijou introduziu o conceitoo de conceito “Luxo de Acessível” “Luxo Acessível” no mercado no mercado de acessórios de acessórios e hoje é ereferência hoje é referência no segmento no segmento de presentes. de presentes. veja maisveja informações mais informações no nossonosite nosso ou com site os ou nossos com osconsultores. nossos consultores. Será um Será prazer umreceber prazer você receber paravocê umapara conversa. uma conversa.

SEJA um SEJA DOSum NOSSOS DOS NOSSOS fRANquEADOS fRANquEADOS E COmECE E COmECE 2O13 COm 2O13muITO COm SuCESSO. muITO SuCESSO. vEJA mAIS vEJA INfORmAÇõES mAIS INfORmAÇõES NO NOSSO NOSITE NOSSO Ou SITE COm Ou NOSSOS COm NOSSOS CONSuLTORES. CONSuLTORES. SERá umSERá PRAzER um PRAzER RECEBERRECEBER vOCê PARA vOCê umA PARA CONvERSA. umA CONvERSA.


CONHEÇA CONHEÇA O SEgREDO O SEgREDO DA fRANquIA DA fRANquIA quE ENCONTROu quE ENCONTROu A fóRmuLA A fóRmuLA DO LuXO DO LuXO ACESSívEL. ACESSívEL.

fESTA

fESTA

PEDRAS NATuRAIS PEDRAS NATuRAIS SEmIJOIAS SEmIJOIAS

CONTEmPORÂNEA CONTEmPORÂNEA CASuAL

f r a n q u i af @ r a nb qe lul ieab@ i j obue.l cl eobmi j.obur . c o m . b r

CASuAL


15 Caro leitor, Nessa edição, a Revista Franquia & Global Opportunities conversou com Gustavo Andare, da Andare Franquias & Licenciamento de Marcas, grupo responsável pelas marcas Serafina Estética e Esmalteria Nacional, operação que surpreendeu com a grande aceitação que o mercado mostrou e somou mais de 1000 cadastros de interessados, no site do grupo, em menos de dois meses desde seu lançamento, no final do ano passado. Saiba mais sobre essa novidade na entrevista exclusiva da seção CAPA. Na seção NOVOS MERCADOS, atualizamos os números do mercado e as previsões de crescimento do setor, com as tendências de interiorização do franchising em pauta. No CADERNO MICROFRANQUIAS, publicado em todas as nossas edições, depoimentos de microfranqueados que, com o apoio da rede, mostraram que treinamento e suporte transformaram seu di-a-dia de microempreendedores em micro-empresários. Leia diariamente em nosso facebook, todas as novidades, lançamentos, cursos e eventos do setor. Você pode e precisa receber as informações “de primeira mão”, siga-nos também no twiter @franquiaINFORMA

Baixe um leitor de QRcode em seu celular, aproxime-o do código ao lado, e seja bem vindo!

Fotos Capa : Daniela Colossi

CAPA . ..................................................................... 6

NOVOS MERCADOS .................................... 15 Interiorização e mercados emergentes

Região Nordeste, novos empreendimentos e oportunidades de negócios - por José Marques Júnior

LANÇAMENTO ............................................. 20 A operação Divine Store, que reúne quatro negócios em um

FRANCHISING POR DENTRO .................... 24 por Elaine Bezerra

INTERNACIONAL ........................................ 26 Panorama e dicas

CADERNO MICROFRANQUIAS ................. 28

De microempreendedores para microempresários Saiba mais sobre as marcas e sobre o empreendedor por trás do Grupo que detém o modelo de negócio inovador que atraiu, um menos de dois meses, mais de mil candidatos interessados em investir na primeira operação de Nail Bar do mercado de franquias.

LEGISLAÇÃO ................................................ 34 por Samy Charifker

CADERNO NEGÓCIOS & OPORTUNIDADES Redes nacionais e internacionais ................ 35


C APA OPORTUNIDADES & TENDÊNCIAS

Você já foi a um Nail

Bar?

Agora é a hora de ter o seu ... O operação inovadora que atraiu, em menos de dois meses, mais de mil candidatos. Chegou sua vez de lucrar com a novidade

Gustavo Andare, da Andare Franquias & Licenciamento de Marcas, detentor das marcas Serafina Estética e do lançamento Esmateria Nacional - o primeiro NAIL BAR no setor de franquias

6

FRANQUIA & Global Opportunities


O

segmento de Saúde e Beleza, dentro do franchising vai muito bem, e acumulou mais uma vez, ganhos de mais de 20% em faturamento, movimentando, em 2012 quase R$ 15 milhões em negócios, segundo estudo anual realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). Durante muito tempo os serviços especializados de estética e beleza, de uma forma geral foram regalias para poucos, com valores acima da média do orçamento da grande maioria do público consumidor. Com o aumento do poder aquisitivo da chamada classe emergente, nos últimos anos, criou-se uma demanda desses serviços e algumas redes direcionaram seus produtos para esse nicho de mercado. Foi o caso da Serafina Estética Especializada, primeira marca do Grupo Andare Franquias & Licenciamento de marcas, que hoje, num curto espaço de tempo já lançou sua segunda operação, a Esmalteria Nacional. Marca que já surpreendeu nos primeiros meses de funcionamento, ou até antes ... é o que nos revela, em entrevista exclusiva um dos criadores do conceito Nail Bar em franquias, Gustavo Andare. Saiba um pouco mais da trajetória desse empreendedor.

Revista Franquia & Global Opportunities – Como começou o Grupo ANDARE? Gustavo Andare: A primeira marca nasceu

em 2009, Serafina Estética Especializada. No ano passado, vimos a necessidade de criar o grupo como ele é hoje, quando surgiu a segunda marca, a Esmalteria Nacional. Hoje são duas marcas correlatas no mercado de beleza, mas que atendem públicos finais diferentes.

FRANQUIA & Global Opportunities

Revista: A Serafina já nasceu como uma rede de franquias? Gustavo: Sim, já nasceu. Eu fui marketing

de algumas outras empresas que não eram redes de franquias, acabei saindo do mercado corporativo como franqueado de uma rede, também na área de beleza, mas não conseguia expandir meu negócio e atender o público que me procurava na outra empresa, então acabei vendendo a unidade para montar minha própria rede. Com esse foco passei a atender o nicho de mercado que partiu da classe C para a B. O público que passou a ter acesso à passagem de avião, TV LCD, carro 0 km, enfim, coisas que antes não tinha acesso. A estética faz parte disso, portanto, a Serafina nasceu voltada para esse público que nenhuma outra rede atendia diretamente, por causa do ticket médio, e, com custo benefício bom, qualidade nos serviços e proporcionando uma experiência que não deixa a desejar e atende também classes mais altas.

Revista: Porque você optou pelo sistema de franquia já na criação das marcas? Gustavo: Eu vim de empresas que expan-

diam com unidades próprias, é um formato completamente diferente e lento porque requer recursos próprios. No formato de franquias o investimento é compartilhado, assim o crescimento é mais rápido e saudável. Nosso foco é fazer a operação ser rentável para todos, ser criativo e lucrativo o tempo todo. Dessa forma podemos focar no negócio e oferecer para nossos parceiros o que eles não conseguiriam se estivessem sozinhos. Usamos a inteligência de mercado, uma pesquisa do que já aconteceu, o que está acontecendo e o que pode acontecer - assim, a empresa fica pronta para o que o mercado pedir. 7


C APA OPORTUNIDADES & TENDÊNCIAS Revista: Franquia e/ou licenciamento de marca. Como isso funciona no Grupo? Gustavo: Uma franquia é aquela unidade montada do zero, seguindo a nossa expertise. Já o licenciamento de marca, é aquela que já é uma clínica de estética, ou, um salão de beleza (no caso da Esmalteria Nacional) e vai “virar a bandeira” usando todo nosso knowhow - nossos padrões. O que muda, na verdade, é o “antes” e não o “depois”, pois os benefícios e o suporte durante o funcionamento da parceria serão iguais. Estudamos o negócio para “transformar” no nosso, isso vale para nossas duas marcas.

Revista: O que rege esse “casamento” entre vocês então, será sempre o contrato de franquia, nas duas situações. A diferença é a famosa “virada de bandeira”? Gustavo: Com certeza. Mas eu não considero

uma franquia igual a outra: para o franqueado que vem ‘cru’ do mercado, ensinamos até ‘o quê é’ esse mercado. No caso de licenciamento, temos que mostrar a direção ‘dentro do mercado’ e muitas vezes aprender com ele também. Existe uma troca muito maior. Mas como eu disse, franquia e licenciamento de marcas tendem a ser diferentes somente no ‘antes’, porque no ‘depois’ as responsabilidades entre franqueado e franqueador, benefícios, padrões, suporte são os mesmos. A grande diferença é que no licenciamento ele não paga taxa de franquia, passa a atender no nosso padrão a partir do treinamento e planejamento até finalizar a adequação de sua unidade.

Revista: Quais os números da rede desde a criação das marcas até hoje? Gustavo: Na Serafina Estética, hoje, temos em

Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina e Amazonas. A Esmalteria tem crescido muito mais rápido, nós já somos 17 unidades em implantação: São Paulo e unidades no interior do estado, Londrina, Goiânia. E, desde o lançamento da marca, tivemos um ‘boom’ inesperado no cadastramento de interessados. Foram mais de 1000 cadastros em pouco mais de dois meses..

Revista: Defina o perfil do seu franqueado ideal. Gustavo: O perfil é diferente para Serafina e

para a Esmalteria. Para a Esmalteria Nacional, o franqueado não precisa de especialização, ele tem o perfil muito mais fácil para aprovação. É um negócio muito mais rápido e simples de ser gerido. Para a Serafina Estética, queremos um franqueado que tenha uma noção empresarial maior, não necessariamente na área de estética, mas uma noção administrativa maior, por ser um modelo mais complexo. Homem ou mulher, não importa, os números de franqueados e franqueadas empata, temos muitos casais franqueados e existem também só homens franqueados.

Revista: As duas marcas são focadas no público emergente? Gustavo: Sim, claro que temos outros públicos, mas o foco principal é o emergente.

Revista: Qual o suporte que você oferece e a logística de relacionamento com o franqueado? Gustavo: Nosso suporte vai desde a escolha do ponto e a contratação da equipe, até a ges-

média 15 mil clientes atendidos, é uma rede com um pouco mais de 3 anos, 15 unidades franqueadas e uma unidade piloto que é a central. Estamos em cinco estados: São Paulo, 8

FRANQUIA & Global Opportunities


tão do dia-a-dia. Eu sou formado em Publicidade e atuo na área de marketing, com isso temos um enorme diferencial, nossa house interna. Uma agência que atende só nossas unidades. Como o marketing é um dos principais caminhos de entrada da receita em qualquer empresa, isso é essencial, criamos estratégias específicas para cada região, para cada unidade dentro da sua realidade.

Revista: Você tem a campanha da rede, mas faz um estudo regional para cada franqueado? Gustavo: Com certeza, não só um estu-

do, geramos campanhas, ações promocionais específicas e materiais customizados para a realidade de cada franqueado em uma velocidade monstruosa. O diferencial é que não terceirizamos estas ações, temos uma equipe própria para isso e o custo já está incluso na taxa de royalties e publicidade. Nossos royalties são fixos – este é outro diferencial. FRANQUIA & Global Opportunities

Revista: E tem alguma carência, a partir de quanto tempo de operação o franqueado passa a pagar esses royalties mensais? Gustavo: Nós negociamos a carência conforme o ponto. Depende de caso à caso, se for estratégico, podemos negociar uma carência. Nossa carência funciona para os três primeiros meses de operação, podendo ser uma porcentagem de desconto, ou até 100% de isenção. E, depois dessa negociação e definidos os prazos, o valor se mantém durante todo o contrato, só com a correção do IGPM.

Revista: Na filosofia do grupo, o foco no ‘bem estar’ e na ‘satisfação do cliente’ são muito fortes, como franqueador você consegue manter essa filosofia no relacionamento franqueador e franqueado? Gustavo: Não só o cliente, mas qualquer pessoa que entrar em uma de nossas unidades tem que sair melhor do que entrou. O mercado vende muito o ‘corpo perfeito’, com medidas perfeitas, mas nós não vendemos isso, nosso foco e

9


C APA OPORTUNIDADES & TENDÊNCIAS posicionamento, é vendermos o ‘bem estar’. O cliente vem buscar aqui sua auto-estima, buscar estar bem com ele mesmo, não seguimos um padrão específico criado pela cultura de achar que você estará se sentindo bem com um, dois ou dez centímetros a menos, isso independe, porque nosso foco é o cliente sair feliz com a mudança no corpo. Nossa defesa e toda nossa comunicação sempre focam a ‘sensação de bem estar’ e nunca ‘o corpo perfeito’. Temos todos os tipos de produtos, massagem modeladora, perda de gordura localizada, toxina botulínica, flacidez, celulite, estrias, rejuvenescimento e muitos outros tratamentos que realmente mudam seu corpo para melhor, mas sempre visando o aumento da auto-estima, tanto para mulheres quanto para homens.

Revista: E como está o percentual de procura dos homens por tratamentos em clínicas de estéticas? Gustavo: Quando abrimos a Serafina, chegava

a variar de 6 a 8%, hoje, batemos 20 a 22%. Hoje em dia os homens tendem a estar mais preocupados com a aparência, bem estar, em perder aquela barriguinha, por isso a procura é maior. Muitas

vezes maridos e esposas frequentam juntos, ou vem sozinho depois do trabalho. Outras vezes, ele esconde que está vindo para uma clínica estética, depende de cada perfil, mas temos um público masculino crescendo bastante. A taxa é exponencial.

Revista: Como você vè o potencial de crescimento do mercado de estética para os próximos anos? Gustavo: Eu entendo que irá se estabilizar. Não acho que o público vai se igualar entre homens e mulheres nunca, mas deve ficar num percentual entre 30% masculino e 70% feminino no máximo. O ser humano é muito vaidoso, mulheres e homens deixam de gastar com outras coisas para cuidar do seu bem estar. Nosso mercado não pára e estudos comprovam que só cresce de ano em ano e eu acredito nesse potencial.

Revista: Qual sua meta para o grupo, nos próximos cinco anos? Gustavo: No segmento da estética preten-

demos ser a maior rede de clínicas no Brasil. Sim, somos bem ambiciosos. Com a abertura da Esmalteria Nacional, nosso foco ficou um

RECADO DO EMPREENDEDOR “ A dica é nunca ter medo. Planejar, pensar e despreocupar. O medo é um dos piores inimigos para os empreendedores. Correr riscos e empreender são sinônimos. Você é muito bom em alguma coisa, mas não em tudo, então precisa detectar no que vai precisar de ajuda e de outros profissionais ao seu lado. Para descobrir isso, só estudando, pesquisando e procurando ajuda de órgão como o Sebrae, por exemplo. No Brasil temos esse diferencial, esse apoio. Um curso que eu recomendo é o Empretec (www.empretec.sebrae.com.br), eles direcionam e posicionam o empreendedor para ser um vencedor. O apoio de uma rede franqueadora também é um caminho, porque assim o empreendedor tem como aprender com a rede, ao invés de começar tudo sozinho.” 10

Gustavo Andare


pouco dividido porque não esperávamos a grande procura que tivemos pela marca. A Esmalteria Nacional começou quando criamos um projeto que foi encubado em algumas clínicas: chamava Serafina - mãos e pés, onde nós estudamos o mercado de unhas por um ano e meio para chegar ao conceito da marca Esmalteria Nacional. O lançamento foi no começo de dezembro de 2012 e, em dois meses, já tínhamos mais de mil cadastros online e não divulgamos muito. Na verdade acertamos o modelo de negócio, por ser barato, ser um investimento com menos riscos e ser a hora certa. O mercado de unha mudou muito – antes, usar unha vermelha era ousado, hoje, as mulheres exageram com um dedo de cada cor, texturas, trocas diárias de cores para combinar com os acessórios, etc. Não esquecendo o nicho da microfranquia que é fantástico, investimentos de até R$50 mil para um público gigantesco, com capital menor, mas com vontade de ter um negócio próprio. Na Serafina, passamos por uma crise pois houve uma mudança de cultura que nos atropelou – as compras coletivas online. Essa

prática vulgarizou um pouco o mercado de estética, já teve seu pico, mas já se estabilizou. A cliente não queria comprar mais pelo mesmo preço, não comprava da mesma forma, não fidelizava mais a empresa. Para sanar esse atropelo criamos o Clube Serafina, a cliente escolhe entre oito planos o que se adequa melhor para ela, e paga uma mensalidade. A grande vantagem para o cliente final – até 90% de desconto e uma gama enorme de coisas para fazer, e, a vantagem para o franqueado é uma receita fixa e maior, além de ter fidelizado o cliente.

Revista: Como você está trabalhando sua expansão? Gustavo: Hoje queremos as capitais para a Serafina. A meta é cobrir, pelo menos, uma praça por Estado ainda esse ano. Já para a Esmalteria, a cobertura nacional está sendo muito rápida, a meta para esse ano são 80 unidades e eu acredito que batemos esse número em agosto/setembro.

Unidade Serafina Estética

FRANQUIA & Global Opportunities

11


C APA OPORTUNIDADES & TENDÊNCIAS Revista: Como você está administrando essa triagem dos mais de mil cadastros recebidos? Gustavo: Hoje, recebemos, em média, 60

cadastros por dia. Nós criamos uma equipe de expansão que utiliza um software específico para aprovar essas fichas, priorizá-las e entrar em contato para começar as negociações. Abrir uma franquia é uma ‘paquera’, um ‘namoro’ e só depois o ‘casamento’, tanto para o franqueado quanto para o franqueador. É um processo que demora um pouco, não pode ser uma compra por impulso. Apesar de já serem 17 unidades aprovadas em dois meses, é um ritmo cauteloso pelo potencial que temos. Temos mais de quarenta unidades em negociação avançada.

Revista: Na Esmalteria, a operação é home office, e, funciona como um Store&Store também? Gustavo: Pode ser Store&Store, em um

salão, empresa, academia, com um espaço reservado para a Esmalteria. Pode, mas não é nosso foco principal. As lojas de rua são nossa prioridade. O Nail Bar é um conceito onde se faz as unhas e ao mesmo tempo tem o serviço de bar, por isso usamos um ambiente diferente de qualquer outro. A cliente recebe um cardápio que tem uma cerveja, champagne, espumante, sucos, entre outras bebidas. Funciona tanto para as clientes que vão fazer as unhas, quanto para o acompanhante. Chamamos de “estacionamento

12

de marido”, que ao invés de ficar sentado esperando, lendo uma revista, ele pode ficar tomando sua bebida, num local agradável, ou também fazer suas unhas. Apesar de ser um ambiente com decoração feminino, não somos exclusivos para mulheres, temos serviços de podologia, e hoje tem muitos homens que só cortam as unhas em podólogos. O grande diferencial para o Nail Bar é que podemos juntar as amigas, fazer um happy hour, uma festa particular, festa de empresa, mini eventos, uma tarde para ‘meninas’ com coquetéis não alcoólicos, tudo isso enquanto fazem as unhas. A Esmalteria, além de ser de extrema qualidade, com uma gama de esmaltes que você não compra em qualquer lugar, esmaltes importados, acessórios que você não encontra em qualquer lugar, técnicas diferentes, assepsia do material, seus kits descartáveis, além disso tudo, tem o ambiente descontraído, puxado para o Nair Bar.

Revista: E como o investimento inicial se enquadra dentro do nicho da microfranquia, se, para montar o negócio vai ser necessário o custo de instalação? Gustavo: Temos o investimento inicial, no

valor dos R$30 mil, não está incluso nesse valor o caso de uma reforma ou compra de ponto, se necessário. Mas dentro desse valor, você monta uma unidade de 30 m2, que é o espaço mínimo recomendado, tranquilamente. Criamos um formato de Kits de instalação que são, os adesivos do chão, o da parede, o kit

FRANQUIA & Global Opportunities


dos esmaltes, das manicures, enfim, cada coisa têm seu kit e o fornecedor cadastrado. O novo franqueado passa a metragem e encomenda o kit adequado. Coloca a roupagem no espaço, normalmente alugado, que, mesmo com depósito ou seguro aluguel, ainda fica no teto de R$50 mil (valor caracterizado como microfranquia). O que estaria fora desse valor, seria uma eventual compra de ponto ou luvas em um shopping. Vemos muito, imóveis locados, na média de R$3 mil, dentro dessa metragem de 30 m2. Já temos um na Vila Olímpia, outro no Tatuapé, que será a primeira a inaugurar. O franqueado alugou um imóvel de 60 m2, gastou em torno de R$40 mil, no total.

Revista: Qual a expectativa de retorno para o investimento na Esmalteria Nacional? Gustavo: É de 6 a 12 meses, com o fatura-

mento médio de R$25 mil a R$30 mil/mês, e lucro líquido de 30%. Se fizermos as contas, o retorno viria em 3 meses, porém, contamos com a maturação da empresa até chegar ao faturamento esperado.

Revista: E no caso da Serafina Estética? Gustavo: O prazo é um pouco maior, de 12

à 18 meses, a lucratividade é maior também, girando em torno de R$50 mil/mês, com uma média de 30% de lucratividade também. O investimento inicial é maior, mais equipamentos, o imóvel tem que ser maior, no mínimo de 120 m2. Enfim, o modelo de negócio FRANQUIA & Global Opportunities

é diferente, com um investimento inicial a partir de R$80 mil, já com taxa de franquia e instalação básica inclusas, todos os equipamentos médicos, estéticos, mobiliário padronizado e pintura básica. Não incluímos nesse valor eventuais reformas, compra de ponto ou decoração a mais.

Revista: Porque você acreditou no modelo Nail Bar como uma microfranquia? Gustavo: Primeiro pelo próprio negócio,

não basta só ser microfranquia, nem tudo vai funcionar. O que está em alta são unhas especiais, nail art. Eu escolhi unhas porque antes, elas eram feitas somente nos salões sem a garantia do controle de qualidade e nem da especialização. O que fomos buscar é atender o que o público procura, um lugar especializado em unhas, com profissionais extremamente treinados, todas as tendências mundiais do mercado de unhas, um esmalte diferente, até uma unha gel, de fibra ou qualquer outra tecnologia que vier a ser colocada no mercado. A garantia da alta qualidade, do alicate altoclavado, todos os utensílios são descartáveis. Hoje, tem Nail Bar em São Paulo que divulga ter gastado entre R$400 mil e R$500 mil para implantação. São poucos os investidores dispostos a gastar esses valores em um único negócio, sem diversificar. Nós temos um valor que cabe na realidade de muitos investidores, normalmente daquela mulher 13


C APA OPORTUNIDADES & TENDÊNCIAS executiva que veio do mercado de trabalho e acha que é a hora de migrar para um negócio próprio com um retorno muito rápido e um lucro muito alto.

Revista: Quem são os empreendedores por trás do grupo e qual foi sua trajetória? Gustavo: Quem criou a operação fui eu e

minha irmã Mariana Andare Mizael, mas eu estou à frente do Grupo. Hoje, minha irmã tem uma unidade Serafina e é franqueada da rede. Desde cedo minha mãe, que é descendente de libaneses, nos instigou para sermos comerciantes. Meu pai tinha uma fábrica de sorvetes naquela época, aqui em São Paulo, eu tinha doze anos e trabalhava a semana inteira na fábrica, não ganhava pra isso, mas no final de semana eu tinha o meu carrinho de sorvetes, e vendia na feira. Independente da situação da família, nunca passamos aperto. Comecei a ter um negócio próprio bem cedo, com 17 anos. Trabalhava em uma multinacional e, em paralelo, abri um quiosque no shopping. Fiquei 5 anos na multinacional, onde descobri que não nasci para trabalhar para os outros. De dono de casa noturna a estúdio de fotografia, acabei montando um ateliê de arte, comecei vendendo na rua e depois de pouco tempo tinha 18 funcionários e vendia 200 peças por semana, peças entalhadas em madeira. Exportei para 3 países e até hoje encontro em alguns lugares algumas peças minhas. Mas, aqui no Brasil, o controle sobre direito autoral é fraco e foram copiando minhas peças, que começaram a

baratear. Recebi uma proposta para trabalhar na agência de publicidade de um amigo, sou formado em publicidade, e acabei indo para o mercado promocional e me apaixonei. Passei para a área de marketing e foi uma das melhores escolas que eu já tive. Foi quando abri minha unidade franqueada, no segmento de emagrecimento e estética, logo em seguida vendi a franquia e parti para a Serafina Estética Especializada, já como franqueador.

Revista: Como você define seu perfil como empreendedor? Gustavo: Sou arrojado, incomodado, porque

gosto de ver o negócio funcionando a toda hora, gosto de ideias e muita energia. Não consigo conviver com as coisas em uma velocidade muito lenta e fazer planejamentos que demorem muito. Temos planejamento, é claro, mais temos algumas máximas: ‘não podemos perder o time do produto’, você nunca vai lançar um produto 100% pronto, tem que lançar na hora certa e ajustar conforme as necessidades que o mercado te mostrar ao longo do tempo.

Revista: Quando você olha para traz, consegue apontar um grande erro e um grande acerto? Gustavo: Na rede, um grande erro foi

uma escolha errada de um franqueado. Na minha trajetória, eu vejo os erros como grandes aprendizados. Acertos e erros foram milhares e os erros valeram ouro, não tem preço. E o grande acerto, sem dúvida, foi ter sempre muita energia e senso de urgência. Não fiquei esperando e fui atrás, agi para não perder o timing.

Revista: A sua principal meta, como empreendedor. Gustavo: É ser a primeira e maior rede de Nail Bar do Brasil. Vou chegar a 300/400 unidades com a Esmalteria Nacional. 14

FRANQUIA & Global Opportunities


N OVOS M ERCADOS

Crescimento positivo impulsiona soluções inovadoras O varejo puxou o crescimento do PIB, do contrário teríamos números piores do que tivemos em 2012. Mas existe um gargalo de mão-de-obra qualificada e das soluções planejadas para que o investimento regional encontre as oportunidades de novos negócios nos mercados emergentes

O desempenho do PIB nacional

em 2012, divulgado recentemente pelo IBGE, foi inferior a 1% (0,9%). O fraco crescimento da economia no ano passado se caracterizou pelo descompasso entre a expansão do consumo e do investimento na indústria, infra-estrutura e agroindústria. Enquanto o consumo das famílias cresceu 3,1%, os investimentos caíram 4%. Com a queda registrada em 2012, a participação dos investimentos no PIB baixou de 19,3% em 2011 para 18,1% no ano passado, voltado ao mesmo nível de 2009. O varejo foi o setor que conseguiu estabilizar esse índice, com crescimento entre 7 e 8%. E o franchising foi determinante nesse número. O faturamento

FRANQUIA & Global Opportunities

total do setor, conforme estudo realizado anualmente pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), ficou na casa dos R$ 103 bilhões, crescimento 16,2% superior ao de 2011. O setor gerou mais de 103 mil novos empregos diretos, crescimento de 12,3% em relação ao ano anterior e totalizando 941 mil empregados. Em número de redes, cresceu 19,4%, saltando de 2.031 marcas, em 2011, para 2.426 em 2012. Já em relação ao número de unidades ou pontos, o segmento passou para 104.543. Para 2013, a expectativa da associação é de manutenção dessa performance, e crescer 16% em faturamento, 9% em novas redes e 11% em novas unidades. A ABF projeta ainda mais de

15


N OVOS M ERCADOS 11% de crescimento na geração de novos postos de trabalho para este ano. Para Cristina Franco, presidente da ABF, os números revelam a maturidade conquistada pelo franchising. “Crescer acima de 10 a 15% todos os anos, um sobre o outro, há quase uma década, revela a solidez adquirida pelo segmento. Se fôssemos um país, nosso crescimento seria mais que o dobro do da China, um fenômeno em matéria de desempenho”, comemora a presidente. Este estudo é feito com base no Recad – cadastramento feito pelos próprios associados (mais de 60% do total de redes franqueadoras no país) no ambiente online da associação. Estes dados não computam os números das redes não associadas, mas dão um retrato percentual do setor.

Estabilização Macroeconòmica

e novos shopping. Esse crescimento está cada vez mais aliado a interiorização dos mercados, e está acontecendo cada vez com mais força fora dos grandes centros. Hoje, as marcas franqueadoras são praticamente sinônimo desses novos centros comerciais, shoppings ou strip centers, pois o índice de participação do mix desses novos empreendimentos, por franquias, é de 60 a 70%. Segundo especialistas, o que contribui para essa mudança de endereço são os valores de locação e a carga tributária, mais baratas nas cidades pequenas. E, algumas regiões muito ricas por causa do agronegócio e da chegada de grandes indústrias em busca das vantagens tributárias oferecidas pelos municípios, criam esse ambiente favorável ao crescimento de centros comerciais e novos shoppings. O interior de São Paulo ainda encabeça essa estatística, mas regiões do norte e nordeste, também registram esse fenômeno. Segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), em 2012 foram inaugurados 27 shoppings, com 20 deles construídos fora das capitais. O segmento continua em expansão e a expectativa é que 48 novos centros comerciais sejam anunciados para 2013, sendo que 30 deles no interior. São mais de 155 empreendimentos em fase de obras por todo o país, dos quais quase um terço fora

O momento é de atenção já que, em contrapartida da performance baixa, mas positiva da economia, a inflação chegou a marca de 6%. Mesmo com as sinalizações macroeconômica, em termos sociais, de estabilização nos níveis de crescimento da economia, com índices de desemprego relativamente se mantendo baixos, na média entre 5,7%, e a estabilidade e maturação dos números da chamada “ascensão da classe C para o consumo” que contribuiu nos últimos 4 a 5 anos Crescimento franquias X PIB nacional para o incremento e Fonte: ABF/ IBGE aquecimento do mercado do varejo. Os números da indústria de shopping centers prevê para 2013 um aumento percentual maior do que o ocorrido em 2012 nos centros comerciais 16

FRANQUIA & Global Opportunities


das capitais. “As oportunidades para se conseguir terrenos compatíveis para se construir no interior são muito mais viáveis, tanto no que tange valores , quanto a metragem”, garante a associação.

Oportunidades e cuidados Nesse ambiente aquecido, crescem as necessidades para investidores encontrarem bons negócios e para as redes franqueadoras que buscam expansão para esses novos mercados. Cada vez mais os consumidores nessas regiões estão capitalizados e procuram produtos e serviços , marcas nacional e internacionalmente reconhecidas. As redes franqueadoras levam com suas marcas já reconhecidas a resposta a essa expectativa e junto com elas a profissionalização de produtos e serviços, um novo padrão e patamar de atendimento e a maturidade do varejo para esses mercados. Ponto para a qualificação de mão-de-obra e para a melhoria dos serviços. Mesmo em alta, as redes varejistas são unânimes em apontar a falta de mão-de-obra qualificada como o maior gargalo que o crescimento do varejo ainda encontra, e esse problema não é só enfrentado nesses mercados emergentes, ele começa já nos grandes centros. Estima-se que para os próximos anos, esse seja o maior desafio das redes franqueadoras – qualificar seu atendimento à frente da demanda que o público estrangeiro e mais exigente vai dar aos estabelecimentos que receberão por conta dos eventos internacionais no calendário brasileiro e mundial, em sua maioria nos shoppings, centros comerciais e comércio em geral . www.revistafranquia.com.br

Interfaces e novas soluções Consultores de expansão tem desempenhado papéis relevantes de: planejamento estratégico focado em praças emergentes, seleção e captação de investidores interessados em franquias, captação de novos pontos comerciais, e interface na negociação junto a redes de shoppings centers, centros comerciais, street centers e stripmalls. As incorporadoras e construtoras também se somam aos interessados pelas marcas franqueadoras, captando o investimento local para seus empreendimentos, com ações locais e direcionadas. Segundo Helena Lemos Britto, diretora de novos negócios da Banco de Projetos, empresa especializada em ações mercadológicas, criação e adequação de canais exclusivos para fomento de expansão regional como: rodadas de negócios, encontros empresariais, entre outras ações,“Já estamos preparados para dar vazão a essa demanda. Com foco central na geração de oportunidades de negócios entre investidores e esses novos centros comerciais, detectamos a necessidade de criar e viabilizar ações como, por exemplo, o projeto

Ranking unidades franqueadas/ cidade Fonte: ABF/ Associados

17


N OVOS M ERCADOS das Rodadas de negócios regionais, promovidas pelas incorporadoras e pelas redes de shoppings centers. Já estamos em diversas negociações por todo o território nacional, com lançamentos em regiões como Sorocaba, Vale do Paraíba, cidades na região de Campinas, Natal, Tocantins e outras.” Para o diretor da US Franchising, Eládio Toledo, “ Com a crescente necessidade das redes franqueadoras em explorar o potencial dos mercados regionais emergentes, cabe aos consultores especializados em expansão solucionar esse gap entre os investidores locais e a oferta de novos negócios. Essas ações que viabilizam esse encontro, como as rodadas e encontros de negócios promovidas pelas operadoras de shopping e strip centers é fundamental para agilizar esse processo”. A US Franchising é parceira da HM Consultoria e da B2B e representa mais de 70 marcas franqueadoras com foco na expansão nacional, proporcionando um intercâmbio entre franqueadores do sul, sudeste, norte e nordeste do País. As soluções que vem ao encontro das necessidades dos mercados emergentes facilitam o crescimento e agilizam os negócios, contribuindo para o crescimento maduro do mercado do varejo. Hoje, pelos números do franchising, as marcas franqueadoras estão presentes em 2092 cidades. Somente 38% do total dos municípios brasileiros. Esse percentual demonstra o potencial de crescimento em todas as regiões do País. Municípios entre 50 a 100 mil habitantes, são o foco da maioria das redes. Em 2012, o crescimento do número de unidades franqueadas da região sudeste se manteve estável, já a região sul cresceu de 14,1 para 15,3% e a região nordeste, que cresceu mais do que as outras no ano de 2011, no ano passado cresceu 14,4%. Novos mercados, despontaram e chamaram a atenção, como o interior do Pará, que incorporaram novos empreendimentos. 18

Nordeste brasileiro, a bola da vez Com o agravamento da crise mundial, o Brasil torna-se cada vez mais atrativo para os investidores estrangeiros e o Nordeste, a bola da vez brasileira. Por José Marques Júnior

S

eguramente o Brasil e em especial o Norte/Nordeste brasileiro tornaram-se a bola da vez do mundo. Iniciando no Governo Fernando Henrique e após oito anos do governo Lula e, ainda continuando com as políticas sociais que a Presidenta Dilma herdou e vem ampliando, como também, outras medidas importantes que estão sendo tomadas, que influenciam diretamente em melhorias para as classes C, D e E brasileira e, estando aqui no Norte/Nordeste uma boa fatia destas classes sociais, podemos notar, ao longo dos últimos dez anos, um crescimento superior à média nacional para nossa região. Observando também as excelentes administrações que os governadores em alguns estados de nossa região, aliados ao Governo

FRANQUIA & Global Opportunities


Federal, vem fazendo ao longo destes 10 anos, inteligentemente aproveitando-se da oportunidade impar que nosso país vem tendo na esfera mundial, notadamente podemos citar o Governador Eduardo Campos/PE., Ricardo Coutinho/PB. e outros mais de seu partido PSB, que governam estados e municípios no Norte/Nordeste brasileiro. Relacionados ao varejo, temos informações que as operações de lojas das redes nacionais e internacionais que atuam aqui no Norte/Nordeste, tem se destacado, estando sempre colocadas entre as melhores em crecimento e faturamento, comparadas as outras regiões brasileira, inclusive as franquias, que estão a cada ano, batendo recordes de vendas e crecimento a exemplo do ano de 2012 no Brasil, com os R$103 bilhões em faturamento e crescimento de 16,2% divulgados pela ABF, e com previsão de crescimento para os próximos anos entre 10 e 16% ao ano. Nossa região vem crecendo numa velocidade impresionante e as previsões para os anos de 2013, 2014, 2015 e 2016, superam em muito quaisquer expectativas anteriormente projetadas. Temos aqui em nossa região em desenvolvimento, planejamento, construção e expansão, aproximadamente mais de 15 Shoppings, cerca de 400 mil m2 de ABL (Área Bruta Locavel), até 2016, que vão gerar mais de 20 mil empregos diretos, cerca de mais de 50 mil empregos indiretos, mais de 2 mil novas lojas, demonstrando desta forma, a força da economia gerada em nossa região.

www.revistafranquia.com.br

Manaira Shopping Center, em João Pessoa/PB

Manaira Shopping, com a comercialização da expansão 2013, feita pela Mart Shopping passou a ter 80 mil m2 de ABL (Área Bruta Locavel), e completou seu mix com as melhores marcas nacionais e internacionais que ainda não estavam em João Pessoa ou no nordeste Fachada Mangabeira Shopping Center, em João Pessoa/PB

O Mangabeira Shopping, empreendimento do Grupo Portal e Futura Administradora de Bens (João Pessoa/PB), tem um projeto moderno e inovador, com 50 mil m2 de ABL (área Bruta Locável), 250 lojas satélites, 15 âncoras, tendo já confirmadas Riachuelo, C&A, Renner, Marisa, Le Biscuit, Lojas Insinuante, Jurandir Pires, Eletroshopping, Magazine Luiza, Cinépolis, Game Station com um parque de diversões com aproximadamente 2 mil m2, boliche e uma praça de alimentação que já tem a confirmação das melhores marcas de restaurantes e fast food que atual no Brasil.

José Marques Júnior é presidente da Mart Shopping que participa de vários outros projetos e empreendimentos em desenvolvimento, planejamento e aprovação. Mantém contratos em parceria com outras empresas do ramo, em mais seis outros projetos nas regiões N e NE.

www.martshopping.com.br 19


L ANÇAMENTO

Investir em moda, acessórios, perfumaria ou calçados ...

... que tal tudo isso, mais rentabilidade garantida ! Com o lançamento da nova rede Divine Store, o especialista em franchising e franqueador Neander Souza, garante rentabilidade a novos investidores, numa operação que oferece a diversificação de “quatro negócios em um”

Em 2012 o setor de moda faturou

cerca de R$ 190 bilhões, gerou mais de 8 milhões de empregos, foram mais de 10 bilhões de peças vendidas e representa 3,5% do PIB. Esses números aliados aos percentuais de crescimento, dentro do franchising, que os segmentos de vestuário e de acessórios pessoais e calçados tiveram no ano passado, demonstram a força e o grande potencial desses mercados para investimento. A ABF (Associação Brasileira de Franchsising) divulgou que o segmento de acessórios pessoais e calçados cresceu em 14,8% e o de vestuário em 18,5% em faturamento. E, especialistas sinalizam que, em 2013, esse setor da economia irá crescer ainda mais. “O mercado de moda é um dos que mais cresce no Brasil, ninguém deixa de se vestir bem, ainda mais agora que o poder aquisitivo aumentou as pessoas querem mesmo é estar na moda”, garante Neander Souza, especialista em franquias e diretor 20

do grupo InvestFranchise que está no mercado há mais de 10 anos. A Divine Store é uma das empresas do grupo e foi lançada no segundo semestre de 2012 com um modelo de franquia focado em moda feminina “fast fashion” - seu mix de produtos é voltado para o público a partir dos 17 anos de idade. Segundo Neander, “para a criação da franquia Divine Store foram feitos projetos pilotos e testados diversos formatos para saber realmente qual seria a proposta exata para oferecer aos futuros franqueados – chegamos a uma marca com produtos que realmente fazem a diferença para as mulheres”, comemora.

A marca já nasce forte

Conforme o franqueador, a opção, desde o lançamento da marca, pelo sistema de franquia foi pela convicção de que atualmente este é o modelo mais FRANQUIA & Global Opportunities


Unidade Divine Store

‘justo’ no mercado. Os futuros franqueados da Divine Store poderão aproveitar de vantagens competitivas, pois, além do fato da franqueadora já ter testado seus produtos e marcas no mercado, também já tem planejado as diretrizes de sua expansão e conhece o perfil dos clientes de seus produtos. “Já testamos e temos as informações relevantes com relação ao processo de melhor produzir e/ou vender, além das estratégias de nossos concorrentes. Assim o crescimento da marca é sólido e quanto mais unidades, melhores serão as condições de compras junto aos nossos fornecedores”, explica. “Cada unidade já nasce e se torna cada vez mais lucrativa, esse é o benefício principal da expansão através do sistema de franquia”. www.revistafranquia.com.br

“O mercado de moda é um dos que mais cresce no Brasil, ninguém deixa de se vestir bem, ainda mais agora que o poder aquisitivo aumentou as pessoas querem mesmo é estar na moda”

Gestão operacional e suporte

O especialista em gestão trouxe para sua rede todo seu knowhow, “a operação das unidades Divine Store são otimizadas, utilizamos o software de gestão total da multinacional TOTVS, portanto, o franqueado terá todo o controle de 21


L ANÇAMENTO “O franqueado Divine Store pode maximizar sua rentabilidade. Nossas clientes compram, em média, no mínimo três produtos, o que gera um ticket médio de R$ 220 por compra, lucro na certa”

estoque, venda, compras, descontos e etc...”, e ainda a rede tem a sua disposição todo o suporte que o franqueador oferece, como o treinamento de sua equipe; a logística de distribuição dos produtos; as campanha de marketing; o estudo e projeto de vitrines atraentes e todo o visual merchandising do PDV; a análise, negociação e consultoria para escolha e instalação do ponto de venda; o apoio integral ao processo de inauguração, além da manutenção permanente e assessoria de gestão da unidade e o apoio da consultoria de Campo, a nível nacional.

Diferenciais da marca

Neander Souza, 13 anos de experiência em franchising no Brasil e Exterior, franqueador Divine Store.

22

Esta estrutura aliada ao produto, cria uma combinação positiva e garante os diferenciais da marca para novos investidores, “os produtos Divine Store são focado no ‘fast fashion’ (moda rápida), as mulheres contemporâneas querem sempre novidades, assim o estoque de nossas unidades tem um giro muito rápido. Por esse motivo nossa central tem um departamento exclusivo de pesquisa em moda para que tenhamos sempre peças que estejam atualizadas na moda. Assim po-

FRANQUIA & Global Opportunities


A nova marca entra no segmento da moda com um plano de expansão focado para todo o Brasil e com uma meta de chegar a 30 unidades franqueadas até 2015. A Divine Store busca pessoas com facilidade de se relacionar, espírito empreendedor, além de flexibilidade, humildade, idoneidade e dinamismo! Para ser um franqueado DivineStore, o novo empreendedor tem de investir uma média de R$170 mil, contanto com taxas de franquia, capital de giro necessários e custos com instalação e equipamentos. SERVIÇO www.divinestore.com.br Divulgação

demos garantir um estoque inteligente para nossa rede, com giro rápido de produtos e venda garantida, já que estamos atentos ao que as mulheres querem consumir” afirma Neander. A franquia Divine Store é um conceito inovador, “geralmente a mulher quando entra em uma loja, quer sair de lá com sua auto-estima elevada. Esses são os produtos que fazem a cliente ficar mais bonita, então pensamos, porque não proporcionar essa experiência em uma única loja - tudo que uma mulher precisa para sair linda? Depois de exaustivas pesquisas chegamos em um grande diferencial, ter 4 (quatro) operações simultâneas em uma única loja: roupas, sapatos, acessórios e perfumaria, quando uma mulher entra na loja ela tem que sair divine”, explica. Com esse modelo de operação, o franqueado Divine Store pode maximizar sua rentabilidade e “ganha em tudo”. Consequentemente o ticket médio de venda aumenta. “Nossas clientes compram, em média, no mínimo três produtos, o que gera um ticket médio de R$220 por compra, lucro na certa”.

Canal aberto

Um dos pontos fortes da rede DivineStore, na consepção de seus criadores é a relação entre franqueador e franqueado. “Desenvolvemos um canal aberto exclusivo, onde todos da rede podem se comunicar com as áreas da franqueadora, tais como: Gestão, Marketing, Financeiro, Sistemas entre outros, assim os franqueados estão totalmente apoiados quando necessitarem de informações, críticas, elogios, novas ideias”, finaliza Neander.

www.revistafranquia.com.br

23


F RANCHISING POR DENTRO

Balanced Scorecard

(ou como colocar os planos em prática) por Elaine Bezerra

O

O Balanced Scorecard, ou simplesmente BSC como comumente chamado, encontra-se entre as dez ferramentas e técnicas de gestão mais utilizadas e com maior índice de satisfação no ambiente empresarial. Sua aplicação em organizações públicas e privadas somente fica atrás de Benchmarking, Planejamento Estratégico, Missão e Visão, Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente – CRM e Terceirização 24

Balanced Scorecard BSC foi concebido no início dos anos noventa pelos professores e consultores norte-americanos Robert Kaplan e David Norton. Em linhas gerais, este modelo pretende favorecer, como afirmam os próprios autores, a tradução do planejamento estratégico em ação. Pesquisas apontam que aproximadamente 70% das iniciativas planejadas ou permanecem no papel ou se perdem pelo caminho. O número é expressivo, considerando não só a frustração de expectativas decorrentes da consciência de “planos engavetados”, mas também a ausência de retorno dos recursos tangíveis (financeiros, por exemplo) e intangíveis (dedicação, esforço, mobilização etc.) investidos no processo de formulação do planejamento estratégico. Uma boa saída para esta situação é criar um modelo de gestão (elaboração, monitoramento e avaliação de planos) que integre diferentes perspectivas e que favoreça a colocação em prática das ideias existentes nos planos. FRANQUIA & Global Opportunities


Os aspectos gerais do conceito de BSC envolvem a existência de um conjunto de medidas de desempenho financeiro e não financeiro, a alocação de indicadores por meio de perspectivas (que na concepção original dos autores poderia ser Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizagem/ Crescimento), a concretização do planejamento em medidas com peso balanceado, o equilíbrio entre curto e longo prazo, a necessidade de comunicação do planejamento, bem como seu controle e gerenciamento da implementação. A adoção de tais pressupostos reduziria a possibilidade de ocorrer o distanciamento entre o planejado e o efetivamente praticado pelos empregados. Muitas vezes, resultados negativos ou resultados aquém do potencial de realização da empresa ou instituição podem ser explicados pela não observância das indicações de ação e de metas contidas nos planos.

É importante lembrar que o BSC hoje se encontra incorporado na gestão de organizações públicas ou privadas, de pequeno ou grande porte, de natureza comercial, industrial ou de serviços e de diferentes setores da economia (financeiro, saúde, varejo, eletromecânico etc.). Os profissionais de organização, principalmente aqueles voltados para o planejamento e controle, precisam ao menos avaliar a viabilidade, e eventuais ganhos decorrentes, de implementação do BSC em suas instituições.

Elaine Bezerra, sócia da Troow Consultoria. Consultora Black Belt em Gestão. Mestre em Administração por resultados. Trabalhou em diversas consultorias de renome mundial, ainda prestou serviços para grandes redes de franquias e franqueadores. Possui mais de 80 cursos na área de gestão, nacionais e internacionais. Acaba de transformar a Troow em franquia para aqueles executivos que almejam ter seu negócio próprio.

www.troow.com.br

Outro problema muito comum é a falta de coordenação entre áreas fins e meio ou mesmo entre as diversas áreas de uma organização, o que significa Recursos Humanos, por exemplo, obedecer ao “seu plano” ou àquilo que considere prioritário, Logística atuar na mesma direção, assim como Marketing, Tecnologia de Informação etc. Cada um agindo por segundo suas próprias orientações, sem integração em prol do direcionamento comum à organização. O BSC age no sentido de evitar tal fragmentação de gestão. 25


I NTERNACIONAL DICAS DE MERCADO

Internacionalizar sua marca – você pode ! Quando chega a hora de avaliar novos mercados e expandir como gente grande, redes de franquia brasileiras tem o potencial, mas ainda receiam o novo. Cada vez fica mais fácil fazer a ‘lição de casa’ e contar com o apoio e knowhow já conquistados por outras redes

Segundo dados a Apex-Brasil –

Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e da ABF - Associação Brasileira de Franchising, 79 redes brasileiras de franquias atuam em 49 países, em todos os continentes. De um modo geral, o setor de serviços foi responsável por volta de 70% do PIB nos últimos 2 anos e as exportações brasileiras de serviços atingiram o valor recorde de US$36,7 bilhões em 2011, um crescimento de 21% em relação ao ano anterior, superior ao da média mundial (7,8%). Segundo Paulo César Mauro, da Global Franchising, consultoria especializada na internacionalização de marcas, “O primeiro passo para se pensar em internacionalizar uma operação de franquia é ‘fazer a lição de casa’, ou seja, analisar cuidadosamente se a marca e o conceito tem condições de competir no mesmo nicho de mercado a nível mundial; se a central da franqueadora tem estrutura para dar o suporte necessário 26

numa implantação internacional; se existem características, e o quê é INEGOCIÁVEL no conceito da operação antes de qualquer movimento; e também, entender no quê a operação vai ter de ser flexível em cada mercado que entrar, em função das características locais”, explica. Além desses pontos em relação a operação, o especialista orienta que é importante identificar os riscos e oportunidades nos países alvo; determinar o alvo preferido, economias em expansão são as que tem menor grau de competição. Quanto a escolha e concretização dos primeiros masters ou franqueados, a busca por informações detalhadas do candidato (não superficiais) é essencial; verificar se o contrato é efetivamente respeitado e se se enquadra na legislação local; e, é importante registrar, patentear e protejer a marca nos países onde pretende expandir;

FRANQUIA & Global Opportunities


BONS SINAIS

SINAL AMARELO

ECONOMIAS ESTÁVEIS E INSTABILIDADE POLÍTICA EM CRESCIMENTO ASIA E AMÉRICA LATINA

ORIENTE MÉDIO, NORTE ÁFRICA

POPULAÇÃO JOVEM E EM ECONOMIAS CRESCIMENTO ESTAGNADAS ÁFRICA, AMÉRICA LATINA EUROPA E ÍNDIA

Mercados ‘quentes’ Para detectar oportunidades é importante analisar a macroeconomia dos mercados externos. Um mercado ‘quente’ é aquele onde estão sendo assinados muito contratos de franquias e onde as marcas existentes estão crescendo rápido, com unidades mostrando bom desempenho. Para conseguir levantar essas informações locais, existem sites informativos que arrolam esses números. E, é importante também analisar algumas métricas políticas e sociais de cada mercado, que demonstram fatores facilitadores ou não para negócios. Os BRICs, grupo de países emergentes, do qual o Brasil faz parte junto com a China, Rússia e Índia, estão em pauta, com índices de fomento e crescimento de negócios em alta. Além de ações governamentais que demonstram ‘portas abertas’ para investimento externo, notadamente pelo franchising. FONTES DE INFORMAÇÕES www.imf.org www.cia.gov www.economist.com www.worldbank.org www.export.gov www.apexbrasil.com.br

Para onde eles querem ir

Em pesquisa recente divulgada pela Franchise Update Media Group, os mercados para onde os franqueadores americanos querem expandir em 2013 são, pela ordem de interesse: em primeiro lugar, o Canadá (52%), Austrália e Índia ficam em segundo lugar(40%), já 30% deles listaram interesse para expansão no Brasil, China, Reino Unido e Nova Zelândia. Somente 25% dos entrevistados listou o México, Filipinas e Indonésia, e ficaram menos cotados com 22% a Alemanha, Costa Rica, Singapura e Coréia; e com 19% a Itália, Rússia, Japão, África do Sul e Espanha. Dos países do BRICs, somente a Índia foi apontada com menos interesse por causa da legislação difícil e costumes mais diferenciados, principalmente na alimentação (com não para carnes). Entende-se que se os franqueadores americanos, com mais experiência em expansão internacional, fizeram a ‘lição de casa’ deles e levantaram esses mercados, mesmo que focados em suas operações e nas adequações que terão que fazer, nossas marcas podem começar a sua pesquisa por esse indicador. Bons negócios. 27


CADERNO

MICROFRANQUIAS

Um passo de cada vez

28


Quando um microempreen-

dedor opta por abrir seu próprio negócio precisa analisar bem o mercado, pesquisar e principalmente se programar para capitalizar nos primeiros meses de funcionamento. A divulgação e as estratégias de marketing do novo empreendimento vão depender de ações bem planejadas e ‘on time’. Todos esses fatores fazem com que o microempreendedor dê os passos necessários para se tornar o microempresário.

Perfil do empreendedor brasileiro Segundo pesquisa realizada pela FGV, 47% do empreendedor brasileiro que sonha em ter o próprio negócio ganha até 3 salários mínimos, e 48% entre 3 e 6 salários. Mais de 50% deles tem até 34 anos, sendo que 18% está cursando ou ainda não teminou uma graduação. 47% só tem o segundo grau completo. Analisando esses números, fica emergente que esses novos empreendedores tenham apoio e sejam capacitados para gerir seu novo negócio.

De microempreendedor a microempresário. Esse caminho passa diretamente pela escolha de ingressar em uma rede de franquias. O novo microfranqueado tem todo apoio e treinamentos necessários para operar e gerir seu novo negócio. Uma das vantagens que a opção pelo franchising garante. No caso do microinvestidor esse é um fator determinante para o sucesso.

55-65 anos 45-54 anos

7%

faixa etária do empreendedor brasileiro 14%

35-44 anos

27%

25-34 anos 18-24 anos

34% 18%

29


CADERNO

MICROFRANQUIAS Números que animam

Para abrir uma microfranquia, - mercado que teve um crescimento da ordem de 22% em 2012 e faturou em torno de R$ 4,5 bilhões no ano -, o custo médio para iniciar o negócio é de R$ 15 mil a R$50 mil. Uma das opções que estas operações oferecem é a de trabalhar em casa, sendo uma home based. É a chance de se tornar seu próprio patrão sem fazer um investimento tão grande. O setor mais procurado é o de serviços e o rendimento médio é de R$ 30 mil mensais. Uma franquia, seja ela micro ou não, é um investimento em que as chances do negócio dar certo são de até 70%, ou seja, na maioria dos casos os franqueados ou microfranqueados conseguem não só recuperar o valor investido, como também dar continuidade ao negócio com sucesso. Segundo pesquisas, devido ao modelo de negócios das franquias que recebem apoio gerencial, suporte da rede, treinamento gerencial de gestão do negócio, noções de marketing e ações promocionais para a fase de lançamento e continuidade com reforço da imagem em sua região; com toda essa capacitação, a taxa de falência costuma ser baixa, em relação 30

a outros empreendimentos. Mesmo com essa estatística, abrir uma franquia também representa riscos e por isso, pede cuidado redobrado quando o caso são microfranquias, pois nesse nicho de mercado, não é somente um investimento que não dará certo, mas sim, e muitas vezes, se trata de todas as economias de uma família, ou de uma troca de status, de empregado para empresário. Essa transformação não se dá somente com a assinatura do contrato de franquias, mas depende de toda uma mudança de postura e de um treinamento minuscioso pelo qual o novo empresário deve passar. E, de uma troca de informações, dúvidas e sugestões mútuas que deve ser feita entre o franqueado e o franqueador nos primeiros meses de funcionamento da unidade. Para evitar riscos é bom que se tenha um capital de giro maior do que o recomendado. É necessário então que o franqueado, ou microfranqueado, tenha autonomia para realizar o planejamento financeiro de acordo com a própria realidade da unidade, ou seja, os cálculos de fluxo de caixa e capital de giro são essenciais para manter uma gestão financeira saudável e assim solucionar imprevistos com menos riscos financeiros.


O capital de giro deve ser estratégico e fazer com que o planejamento operacional e tático atenda a gestão e ainda possibilite crescimento.

Abrir uma microfranquia

Mesmo que o investimento seja baixo, os erros cometidos levarão a prejuízos da mesma forma que acontece com os empreendimentos de maior valor inicial, e mesmo que as microfranquias esbarrem em detalhes, tais detalhes podem custar a sobrevivência do negócio. Um exemplo disso é a escolha errada da localização e um mal atendimento.

e

concorrência

home offic marketing

investir

O importante é que o empreendedor tenha em mente que as franquias não representam um investimento em que o sucesso virá por si só. Ao contrário, uma microfranquia também exige estratégia e competência gerencial; a escolha do negócio deve refletir os desejos profissionais dos empreendedores, exercendo uma atividade em que haja afinidade, experiência profissional ou a motivação de buscar conhecimentos maiores sobre esta atividade.Ou seja, para que dê certo é necessário investir não só capital, mas tempo, dedicação e estudos. É como o início de uma nova etapa na vida do empreendedor. Foi o que aconteceu com Maycon Medeiros, biólogo e Diretor Comercial da unidade Dr. Jardim em Mirassol – Natal – RN. “O suporte da franquia é muito importante não só no início do negócio mas no acompanhamento, ele é fundamental para a unidade conseguir o payback no prazo esperado ou mesmo antes. Para quem quer ter seu próprio negócio é necessário, antes de tudo, realizar uma pesquisa de mercado na área de atuação e traçar um plano de ação eficaz e eficiente, para não ser surpreendido de 31


CADERNO

MICROFRANQUIAS forma negativa no decorrer da operação, pois o seu negócio será a sua vida. Isso em franquia ou não.” Maycon opera a unidade só a alguns meses, e a opção pela microfranquia foi positiva em relação aos resultados do negócio, “Conheci a Dr.Jardim pela internet pesquisando sobre franquias na área de jardinagem, e a escolhi pois pesquisei sobre o Grupo Zaiom e tive excelentes referência com relação ao suporte dado aos franqueados.Estamos há cinco meses a frente da microfranquia Dr. Jardim e surpresos com a excelente aceitação do mercado local. Estou muito satisfeito com a franquia pois temos mais credibilidade no mercado no início do negócio e facilita nossa entrada sem ter a necessidade de alto investimento inicial em marketing para a marca ser reconhecida”, comemora. O gargalo de capacitação e mão de obra também atinge o microempresário que aponta como uma de suas maiores dificuldades a contratação de funcionários com experiência para executar os serviços de jardinagem e piscina, “temos que selecionar pessoas que nunca trabalharam com isso para podermos ensinar, pois 32

aqueles que trabalham de forma autônoma não tem o interesse de ser contratados como funcionários.”

Desafio em família

Henrique de Carvalho, físico e pesquisador, hoje, é franqueado da unidade Nova Campinas da rede Amigo Computador – Manutenção de Computadores, Redes, Sistemas e Softwares, uma das seis marcas do Grupo Zaiom, em Campinas, interior de São Paulo. Ele e o filho Éric Defane, com a mudança para Campinas optaram pela microfranquia depois de conhecer o Grupo Zaiom em uma revista especializada em negócios, “me interessei em conhecer mais sobre a operação depois de ler uma reportagem sobre microfranquias, e, em entrevista com o consultor da Zaiom percebi que o negócio estava ao alcance do meu bolso. Entrei como sócio investidor e meu filho entrou na parte técnica. Aceitamos o desafio!”, conta. O microempreendedor, que começou o negócio próprio em outubro de 2012, trabalhava em desenvolvimento de projetos e pesquisa na área ótica em grandes empresas de telecomunicação, saúde e da área militar.


O suporte oferecido pela franqueadora foi determinante para a escolha de Henrique, “mesmo tendo tido duas experiências anteriores com um negócio próprio, sentia dificuldades na gestão das empresas. A estrutura oferecida pela marca foi fundamental para minha escolha. O treinamento ajudou a entender melhor o negócio – o volume do mercado potencial, os custos, a rentabilidade e a parte comercial. Principalmente as estratégias de marketing para ganhar meu espaço dentro desse nicho de mercado”, e continua, “já fiz o levantamento da concorrência e da área potencial que vou atingir. Meu plano de marketing, e apresentei para a Zaiom. Essa é uma parceria muito positiva e uma troca de informações importante”. “O empreendedor tem que ser prudente, completa Henrique, antes de entrar em qualquer negócio tem de entender e conhecer a concorrência, e reconhecer a competição. Desta forma poderá competir para ser o melhor – ter foco e determinação até conquistar seu espaço. E, para isso é preciso acreditar no seu negócio”, finaliza.

“A estrutura oferecida pela marca foi fundamental para minha escolha. O treinamento ajudou a entender melhor o negócio” Henrique e Éric, franqueados Amigo Computador da unidade Nova Campinas, em Campinas - no interior de São Paulo

33


L EGISLAÇÃO

Incidência de ISS sobre Franquia Por Dr. Samy Charifker

O

Tribunal de Justiça de São Paulo tem proferido reiteradas decisões no sentido de afastar a incidência do Imposto sobre Serviços (ISS) no que se refere aos royalties recebidos por meio de contratos de Franquia. Firmou entendimento de que esse tipo de contrato não envolve, na essência, pura obrigação de fazer, mas variadas relações jurídicas entre franqueador e franqueado, afastando-se do conceito constitucional de serviços. A polêmica sobre a incidência ou não do imposto municipal surgiu com toda força com a publicação da Lei Complementar n° 116/03, através da qual a franquia passou a constar na lista de serviços tributáveis por meio de ISS. Essa discussão tem gerado, em especial nos últimos anos, posicionamentos das mais diversas ordens dos Tribunais, a tendência é de que consolidem o entendimento de não incidência do ISS sobre os Contratos de Franquia, notadamente pelas decisões recentes proferidas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, no que concordamos inteiramente. A questão controvertida gira em torno da natureza jurídica do contrato de franchising e o seu enquadramento como fato gerador do ISS. Para tanto, é importante registrar que o Art. 2° da Lei n° 8.955/94 considera a franquia empresarial como um sistema. Essa definição decorre das múltiplas facetas que o contrato de franquia pode assumir, ora como contrato de cessão de uso de marca ou patente, ora como contrato de distribuição de produtos ou serviços, ora como licença de uso de tecnologia. A conjugação de todos esses fatores faz com que a franquia insira-se na qualidade de contrato ou negócio jurídico complexo. Dessa forma, sendo um contrato de cessão de direitos, em que o franqueador cede ao franqueado o direito de uso de sua marca ou patente e o know-how adquirido pela experiência no desenvolvimento da atividade, podendo dar-se com o fornecimento de mercadorias, o contrato de franquia, em sua natureza jurídica, não é caracterizada apenas por uma obrigação de fazer, não sendo, por conseqüência, enquadrada no conceito de serviço, pelo que não se pode pretender incidir o tributo que tem como fato gerador justamente a prestação de serviços. Com base no conceito constitucional de serviços tributável, pode-se dizer que serviço para fins de incidência do ISS é o comportamento humano consistente em uma obrigação de fazer, economicamente apreciável, desenvolvido em favor de outrem de forma individualizada, sem vínculo de subordinação, contratado na forma do direito privado e não-compreendido na esfera de tributação de outro ente federado que não o Município. Nesse sentido, o Eminente Ministro do STJ, Franciulli Netto, afirma, de forma brilhante, que “permitir a primazia da cessão de marca em face da prestação de serviço, data máxima vênia, significa transformar o contrato de franquia em contrato de locação. Seguindo esse raciocínio, conceder preeminência à prestação de serviços em face da cessão de marca importa em transfigurar o contrato de franquia em contrato de prestação de serviços”. Por fim, deve-se salientar que a questão ainda está pendente de análise perante o Supremo Tribunal Federal. 34

Samy Charifker, advogado, sócio da Becker Advogados sc@beckeradvogados.com.br


No 66 EDIÇÃO OUTONO 2013

CADERNO NEGÓCIOS &

OPORTUNIDADES

MAIS DE

90 MARCAS

PARA SUA ESCOLHA FRANQUIAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS


UM NOVO FORMATO

UM BOM NEGÓCIO COMEÇA

LEVE SUA REVISTA + LIVROS, SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM COLSULTORIA E CURSOS PODENDO CRIAR SEU, “COMBO DA INFORMAÇÃO” APOIO

Copyright © 2013 - All Rights Reserved


DE LOJA ONLINE LOJA

CONTATO

REVISTA FRANQUIA

A EDITORA

FRANCHISING ONLINE

COM A MELHOR IMFORMAÇÃO

“COMBO DA INFORMAÇÃO”

+

+

USAMOS OS SERVIÇOS DE


c

aderno Negócios & Oportunidades

EXPEDIENTE A Revista Fanquia & Global Opportunities e o Caderno Negócios & Oportunidades são publicações sazonais da ADC Editora. Distribuída em livrarias e pontos de venda especializados de todo Brasil WORKSHOPS nacionais e internacionais, Encontro de negócios e de investimentos, principais eventos e feiras do setor. Circulação trimestral PRIMAVERA - VERÃO - OUTONO INVERNO Distribuição dirigida gratuita – redes franqueadoras e demais profissionais do sistema – principais executivos; Assinantes e venda avulsa www.revistafranquia.com.br REDAÇÃO E PUBLICIDADE Rua Pedroso Alvarenga, 1177 - Itaim São Paulo – SP – Tel.: 55 11 4152-3538 Diretora Publisher diretoria@revistafranquia.com.br Denise Dizioli Dip Colaboração Editorial na edição Agência Frila Certo Marta Simons Multimidia Daniela Colossi Redação contato@revistafranquia.com.br Publicidade comercial@revistafranquia.com.br Arte e editoração eletrônica ADC CRIAÇÃO DESIGN & SERVIÇOS EDITORIAIS Assinaturas www.revistafranquia.com.br Pacote promocional 8 edições R$ 60,00 Números anteriores www.revistafranquia.com.br Impressão e acabamento Stampato Gráfica e Editora Os artigos assinados podem não corresponder a opinião da revista, cabendo a seus autores qualquer esclarecimento necessário.

Caro leitor, Periodicamente fazemos um levantamento junto ao mercado e publicamos as oportunidades de negócios e marcas interessadas em expansão nesse período. Pesquise de forma agradável e informativa, analise os detalhes e diferenciais da operação de cada marca. Fique atento às oscilações do mercado e colecione os QUATRO Diretórios ANUAIS: PRIMAVERA (setembro), VERÃO (dezembro), OUTONO (março) e INVERNO (junho). As informações sobre as marcas franqueadoras e suas operações são fornecidas pelas próprias empresas, sendo de sua total responsabilidade. A Revista recomenda a seus leitores uma pesquisa rigorosa junto a cada marca, junto a ABF- Associação Brasileira de Franchising - www.abf.com. br, junto a rede de franqueados da operação que despertar seu maior interesse, fazendo um levantamento minucioso no mercado antes de optar por um novo investimento. Disponibilizamos a cada trimestre, uma pesquisa inicial, apresentando de forma interativa, e detalhada várias opções de negócio dentro de cada segmento, para facilitar sua busca e pesquisa. Boa leitura e bons negócios. 38

Edição Outono 2013


Consulte sempre um profissional para ajudá-lo na escolha de seu novo negócio

Negócios formatados com implantação e automação da Gestão por Resultados www.troow.com.br (19) 3927 0111 / (11) 98370-5775


caderno Negócios & Oportunidades

Serafina Estética Investimento a partir de R$ 90 mil SERAFINA ESTÉTICA ESPECIALIZADA Segmento de atuação: Estética e Beleza Fundação: 2009 No Franchising: 2009 Unidades próprias: 2 e franqueadas: 14 Investimento total a partir de R$ 90 mil (Taxa de franquia + capital de giro + média de custo de instalação e equipamentos): Capital para Instalação - R$ 60 mil Taxa de Franquia - R$ 30 mil Capital de Giro recomendado - a definir Retorno do investimento: de 12 a 20 meses Taxa de Royalties: R$ 3.200,00 (Fixo) Taxa de Publicidade: R$ 600,00

Tel.: 11 3062-6727 franquia@esteticaserafina.com.br

www.esteticaserafina.com.br 42

Perfil: A Serafina – Estética Especializada, empresa do Grupo Andare Franquias e Licenciamento de Marcas, é uma rede de clínicas de estética que oferece tratamentos para emagrecimento, gordura localizada, celulite, flacidez, estrias, modelagem corporal entre outros tratamentos corporais e faciais que visam à beleza e o bem-estar. Valorizamos o conhecimento, o atendimento e o tato com as pessoas. Somos os intermediários para a satisfação das pessoas, por isso buscamos um quadro geral, não vendas simples e genéricas de pacotes ou tratamentos. No fim das contas, as pessoas não querem comprar massagens ou pagar para utilizarem nossos equipamentos, elas buscam se sentir bem e nisso, somos especialistas. Viabilizamos esses benefícios focados no nicho de mercado que até então não era atendido por causa do alto tícket médio dos serviços. Assim, abrimos um ótimo mercado potencial em crescimento para nossos franqueados. Caderno Negócios e Oportunidades


ENCONTRE AQUI AS MARCAS INTERESSADAS EM EXPANSÃO À PROCURA DE NOVOS PARCEIROS EMPREENDEDORES

Esmalteria Nacional Investimento a partir de R$ 30 mil Perfil: A Esmalteria Nacional é uma empresa do Grupo Andare Franquias e Licenciamento de Marcas e oferece serviços diferenciados para unhas, mãos e pés. E um exclusivo conceito de NAIL BAR - um espaço diferenciado para relaxar, e até marcar um happy hour com as amigas. Nesse ambiente descontraído e único, a cliente encontra desde técnicas tradicionais até as mais modernas para o cuidado, recuperação e customização das unhas, além de serviços adicionais como podologia e quick massage. Todos os serviços são executados por profissionais treinadas que utilizam equipamentos de última geração, materiais esterilizados, utensílios descartáveis e diversos esmaltes, nacionais e importados. Esmalte e estilo andam juntos como cor e unhas. Edição Outono 2013

ESMALTERIA NACIONAL

Segmento de atuação: Estética e Beleza Fundação: 2012 No Franchising: 2012 Unidades próprias: 1 e franqueadas: 17 Investimento total a partir de R$ 30 mil (Taxa de franquia + capital de giro + média de custo de instalação e equipamentos): Capital para Instalação - R$ 20 mil Taxa de Franquia - R$ 10 mil Capital de Giro recomendado - a definir Retorno do investimento: de 06 a 12 meses Taxa de Royalties: R$ 1.400,00 (Fixo) Taxa de Publicidade: R$ 300,00

Tel.: 11 3031-4306 franquia@esmalterianacional.com.br

www.esmalterianacional.com.br

43


* Desenvolvido com a tecnologia Bruce Clay

FRANQUIAS

BRASILEIRAS As melhores opções em franquias Comparativo de marcas Entrevistas e notícias do franchising Palestras online • Cadastro fácil


caderno Negócios & Oportunidades

Investimento a partir de R$135 mil*

ENCONTRE AQUI AS MARCAS INTERESSADAS EM EXPANSÃO À PROCURA DE NOVOS PARCEIROS EMPREENDEDORES

*quiosque Perfil: Comercialização de acessórios femininos com grande diferencial por atuarmos no segmento de “Luxo Acessível”, caracterizado por peças de alta qualidade; mas com preço acessível. A Franquia Belle Bijou é composta por um mix bem variado que atende a mais exigente mulher, são Brincos, Pulseiras, Bolsas, pingentes e anéis. Marca consolidada com quase 20 anos de atuação e locada em um dos segmentos que mais crescem pelo quinto ano consecutivo em Franquia, segundo a ABF. Baixo investimento e alta lucratividade são os principais atrativos do negócio, a lucratividade de uma Franquia Belle Bijou é de 20%.

Edição Outono 2013

Tipo do Negócio: Comercialização de Bijouterias Fundação: 1993 Franquia desde: 2007 Unidades próprias: 10 e franqueadas: 20 Investimento total a partir de R$235 mil - para loja (Incluso Taxa de franquia: R$30 mil + Estoque Inicial: R$60 mil + Capital de giro: R$20mil + média de custo de INSTALAÇÃO 30m2) e, R$ 135mil para quiosque (Incluso Taxa de franquia: R$30 mil + Estoque Inicial: R$35 mil + Capital de giro: R$20mil + média de custo de INSTALAÇÃO 6m2) Royalties: 18% SOB COMPRAS Taxa de publicidade: 2% sobre faturamento bruto Contato: Francisco Acioli Tel.: ( 81 ) 3467-5270 / 9237-7287 francisco@bellebijou.com.br franquias@bellebijou.com.br

www.bellebijou.com.br

45


caderno Negócios & Oportunidades

Dom Conchiglione Investimento a partir de R$ 180 mil Perfil: A DOM CONCHIGLIONE é uma cantina italiana especializada em massas. Nasceu no município de São Paulo em 1991, no bairro da Moóca. Em 1998 foi aberta a primeira unidade da rede em Curitiba, onde atualmente fica sua sede, no formato que está se franqueando a terceiros. A cidade de Curitiba foi escolhida para os testes de mercado por lá residirem seus sócios e por reunir condições favoráveis para experiências e validação da proposta estratégica inicialmente definida para o negócio. A empresa conta com uma linha variada de produtos, que inclui conchigliones, lasanha, capeletti, nhoque, ravioli, molhos, recheios, carnes, sobremesas e bebidas (refrigerantes, sucos e vinhos). Todas as massas são fornecidas pela franqueadora. Atendimento no restaurante e na modalidade To Go. Investimento inicial acessível e elevada rentabilidade! CRONOLOGIA

1991 - Aquisição da Rotisserie San Gennaro fundada em 1974 no bairro tradicional italiano da Moóca – SP 1993 – Início da fabricação própria 1995 – Desenvolvimento do CONCHIGLIONE, carro chefe até os dias de hoje 1995 – Início do atendimento à Família Mancini, restaurante italiano tradicionalíssimo em São Paulo 1998 – Abertura da Loja Champagnat em Curitiba/PR 1999 – Início de atendimento ao Grupo Madalosso 2000 – Início da operação da Fábrica de Massas, que atende vários restaurantes, buffets, cozinhas industriais, casas de massas, ou seja, dedicada ao mercado atacadista 2006 – Abertura da segunda Loja em Santa Felicidade na cidade de Curitiba/PR 2012 – Abertura de unidade franqueada em São Luis-MA

Negócio: Cantina Italiana (Restaurante) Fundação: 1991 Início do franchising: 2012 Unidades Próprias: 1 e Franqueadas: 2 Área instalação: de 100 a 300 m2 (restaurante de rua); de 35 a 50 m2 (loja de shopping) Média de Funcionários por unidade: 10 a 14 Faturamento bruto médio mensal: R$ 45 a R$ 80 mil (unidades piloto) Ticket Médio: Mesa: R$17,50 Viagem: R$42 Rentabilidade média: 14 a 20% Prazo de retorno do capital (Pay-back): 14 a 24 meses Taxa inicial de Franquia*: R$60 mil - remunera o direito de uso da marca e do know-how explorado num território específico. Nesta taxa, já estão inclusos: projeto Arquitetônico e de decoração; treinamento pré-inauguração; preparação da unidade para inauguração; duas visitas de profissional para acompanhamento na etapa de construção da unidade. Royalties: 5% sobre faturamento bruto semanal ou R$ 500 (valor mínimo, podendo ser ampliado conforme o potencial de cada unidade), dos dois critérios o de maior valor. Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento bruto mensal. Investimento mínimo de 1% repassado ao franqueador e 1% com investimentos em micromarketing local, com mínimo de R$ 2.400 por semestre repassados ao franqueador. Investimento Inicial total: a partir de R$ 180 mil - não incluído valor de luvas (ponto) ou CDU – Cessão de Direito de Uso. Capital de Giro: R$ 10 mil (já incluso no valor acima) Contato: Marcelo Del Debbio/ Netplan Consultoria Tel.: 41 3339.9933 / 11 2122.4013 franquia@onda.com.br

www.domconchiglione.com.br

NETPLAN CONSULTORIA EM DESENVOLVIMENTO E EXPANSÃO DE REDES DE FRANCHISING


Exagerado Fried Chicken Investimento a partir de R$ 180 mil Perfil: A EXAGERADO FRIED CHICKEN nasceu no município de Serra (Grande Vitória) com o propósito de inovar com produtos saborosos, em porções fartas, de preparo rápido ao gosto do cliente, com processos padronizados com o intuito de atender ao mais rigoroso controle de Segurança Alimentar. O grupo societário conta com jovens empreendedores, com sólida formação acadêmica e profissional. A cidade de Serra no Espírito Santo foi escolhida para os testes de mercado por ter lá seus sócios e por reunir condições favoráveis para experiências e validação da proposta estratégica inicialmente definida para o negócio. Vendemos um produto diferenciado a preços acessíveis à população das classes A, B e C. Implantamos uma dinâmica de trabalho moderna e inovadora, que prima pelo posicionamento de nossa marca no segmento de frango frito, e pelo diferencial de atendimento e preparo rápido, em fartas porções, que favorece a descoberta e a experimentação de novos sabores. Revendemos nossos produtos em diferentes formatos de negócios, em pontos comerciais instalados inicialmente em pontos de rua. Todo o abastecimento é de responsabilidade da franqueadora ou dos fornecedores homologados, de modo que o franqueado precisa se concentrar somente na gestão operacional de sua unidade, na gestão de pessoas, na gestão financeira e no posicionamento da marca (branding) da operação, com foco em marketing e comunicação e atendimento e vendas em seu ponto comercial, sempre situado em locais de alto fluxo de pessoas. Esta estratégia de expansão e conceito de negócios é inédita, e não se confunde com a estrutura de outras revendas de frango frito que operam por formatos tradicionais. A rede EXAGERADO estruturou um formato de negócios que permite atingir em breve todo o território nacional e pretende revolucionar o mercado de frango fritos no Brasil! Faça parte de uma rede campeã em vendas! Saiba mais sobre nossa empresa e descubra todas as vantagens de se tornar um franqueado da EXAGERADO!

Negócio: Frango frito (Restaurante) Fundação: 2010 Início do franchising: 2012 Praças de interesse: Brasil Unidades Próprias: 2 e Franqueadas: 6 Área instalação: de 100 a 300 m2 (loja em rua) Média de Funcionários por unidade: 10 a 14 Faturamento mensal bruto médio: R$ 70 a R$ 150 mil Rentabilidade média: 12 a 20% Prazo de retorno do capital (Pay-back): 12 a 24 meses Taxa inicial de Franquia: R$40 mil - remunera o direito de uso da marca e do know-how explorado num território específico. Nesta taxa de ingresso estão inclusos: projeto Arquitetônico e de decoração; treinamento préinauguração; preparação da unidade para inauguração; duas visitas de profissional para acompanhamento na etapa de construção da unidade. Royalties: 6% sobre o faturamento bruto semanal ou R$600 (valor mínimo, podendo ser ampliado conforme o potencial de cada unidade), dos dois critérios o de maior valor. Taxa de publicidade: Variável, não compulsória. Investimento mínimo de 1% repassado ao franqueador e 1% com investimentos em micromarketing local, com mínimo de R$ 2.400 por semestre repassados ao franqueador. Investimento Inicial: a partir de R$ 150 mil + PONTO Capital de Giro: R$ 40 mil (já incluso no valor acima) Contato: Adriano Salvador e Rodolfo Gavassoni Tel.: 41 3339.9933 / 11 2122.4013/ 27 3218.5553 rodolfo@exagerado.net ou franquia@exagerado.net

www.exagerado.net

www.netplanconsultoria.com.br


caderno Negócios & Oportunidades

Olga Regina Ferreira Ribas, franqueadora RISI

Risi Bisi

Investimento a partir de R$ 300 mil Negócio: Restaurante de comida por quilo Fundação: 1992 (Brasil) Início do franchising: 1996 Número de unidades: 9 Praças de interesse: Curitiba e raio de 200 Km Área total: 180 a 320 m2 Investimento inicial total: R$ 300 mil a R$ 400 mil (pontos de rua); R$ 300 mil (lojas em shopping) Funcionários: 09 a 14 Taxa de royalties: R$ 2 mil mensais Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento bruto ou conforme orçamento anual Contato: Netplan Consultoria Tel.: 41 3339.9933 / 11 2122.4013 franquia@onda.com.br

www.risibisi.com.br

Perfil: Com 21 anos de existência, a Rede Risi Bisi, primeira cadeia de bufê por quilo do Paraná, anuncia a reabertura do mercado de franquias da marca, em dois formatos: Risi Bisi Express, para instalação em shoppings centers, e a Risi Bisi Grill, que incorpora a opção grill ao cardápio das lojas de rua. Essa nova empreitada da franquia faz parte de um processo de expansão para captar novos investidores para desenvolver a marca em outras cidades brasileiras.“Temos a expectativa de abertura, em Curitiba e RMC, de doze novas unidades e estamos receptivos para negociar em outros locais”, anuncia a empresária Regina Ribas.

NETPLAN CONSULTORIA EM DESENVOLVIMENTO E EXPANSÃO DE REDES DE FRANCHISING

www.netplanconsultoria.com.br


ISSAM SIDOM

encontra e negocia

O MELHOR

PONTO

! o t n o e pr

FAÇA COMO AS MELHORES REDES VAREJISTAS E DE FRANQUIAS, RECEBA

ANTES DA CONCORRÊNCIA , AS INFORMAÇÕES E A MELHOR NEGOCIAÇÃO PARA AS OPORTUNIDADES EM

PONTOS COMERCIAIS Nosso foco para pontos de rua é Zona Sul de São Paulo e Baixada Santista


Trabalhamos em parceria há quase 1 ano. Sidom nos apresenta pontos de rua, principalmente em São Paulo, e as oportunidades do Grupo UAI. Em Street Malls nos apresentou ótimas oportunidades - com total adequação e identificação para nossa marca. O importante é adequar a necessidade da metragem, valor da negociação e o local. Ele tem muitos contatos, a oferta é, no mínimo, semanal. É ágil, pois quando se trata de ponto de rua, nas capitais, o contato é fundamental, pois a ‘briga’ é grande!

Plínio Ribeiro - Expansão

Há quase 2 anos trabalhamos juntos, desenvolvendo negócios com o mercado de São Paulo. Sidom é a ponte entre o Grupo UAI Shopping Centers e as redes varejistas. Avaliamos as necessidades de cada empreendimento do Grupo e recebemos as informações importantes, bastante profissionais, sobre os futuros lojistas. Temos tido uma parceria muito produtiva.Hoje temos 9 shoppings - 5 em operação e 4 em fase de lançamento. Wanderley Cruz

Rede UAI de Shopping Centers

Uma história em poucas palavras é o que se resume Issam Sidom - sinônimo de agilidade, rapidez e confiabilidade que faz nossa parceria se fortalecer cada vez mais ao longo de 6 anos de trabalho. Sidom, oferece pontos estratégicos de acordo com o nosso negócio, assim, ele faz parte do nosso sucesso. Armando Bacha Lojas Bire

Alguns de nossos clientes: GRUPO DOIMO • CAEDU • TORRA TORRA • BESNY • LOJÃO DO BRÁS • LOJAS BIRE • LOJAS MARISA • KALLAN CALÇADOS • DI SANTINI • ESTRELA CALÇADOS • DENY CALÇADOS • LE BISCUIT • LOJAS AMERICANAS • RICOY SUPERMERCADOS • DIA SUPERMERCADOS • ACADEMIA CALIFÓRNIA • PINKBIJU • CHILLIBEANS • POUPAFARMA • FARMACONDE • BIFARMA • FARMAIS • BOBS • PIZZA HUT • AMERICAN PRIME • PELÉ ARENA • CASA DO PÃO DE QUEIJO • HABIBS • BURGUER KING • SUBWAY • CACAUSHOW • KOPPENHAGEN • FRANSCAFÉ • ACQUAZERO • ÁGUA DE CHEIRO • MULTIPARK • US FRANCHISING • FIESP • MAPP EMPREENDIMENTOS • ALLSHOP • REAL EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS • HIPERMOLDE GALPÕES • KIMAR CONSTRUTORA Comercialização do GRUPO UAI SHOPPING CENTERS em BH e Manaus

Issam Sidom | +55 13 97127882 | +55 11 959591793 | issam_sidom@hotmail.com


caderno Negócios & Oportunidades

ESCOLHA O NEGÓCIO QUE SE AJUSTA A SEU PERFIL

RESERVE SUA FRANQUIA PARA O MAIOR EVENTO ESPORTIVO DO MUNDO

INFORMAÇÕES

franchise@brazilsoccercafe.com 11 98454 6637

Procure Sempre um Especialista

www.usfranchising.com.br


DESTAQUES MARCAS COM INTERESSE EM EXPANSÃO

TENHA 4 LOJAS EM UMA FRANQUIA

o t n e m a ç n a L ional nac

Seja múltiplo empresário no segmento de Moda Investimento a partir de R$ 120 mil • • • • •

Espaço mínimo: 50 m2 Taxa de Franquia: R$ 35 mil Primeiro estoque e montagem de loja: R$ 120 mil Margem de ganho : 200% à 400% Retorno de investimento:a partir de 12 meses

www.hmconsultoria.com.br

Quer saber mais? Entre em contato franquia@divinestore.com.br 11 98454 6637 ou 11 3054 6016

CONSUTORIA ESPECIALIZADA EM FORMATAÇÃO E EXPANSÃO


CADERNO ESPECIAL

US FRANCHISING CONSULTORIA ESPECIALIZADA EM EXPANSÃO E FORMATAÇÃO DE REDES

PA R C E R I A S Q U E G A R A N T E M E X C E L Ê N C I A E M N O S S O S S E R V I Ç O S

powered by

Expansão Internacional com knowhow e marcas formatadas em mais de 15 países ADEQUAÇÃO E LEGISLAÇÃO

Região Sudeste

Região Nordeste

Região Sul

(11) 9753-0514 3482-6472

(81) 3327-9430 3327-3384

(48) 9902-3769 3034-6766

Supor te Internacional (11)

3172-5110

São mais de 70 marcas em todos os segmentos de negócios Investir a partir de R$362 mil

Abuela Goye nasceu de uma família suíça com o mesmo sobrenome. Os primeiros representantes, por volta de 1890 fundaram a Colônia Suíça, na Patagônia - Argentina. Há 25 anos a Abuela Goye se converteu em uma marca ligada aos chocolates, doces, tortas, alfajores e sorvetes. www.abuelagoye.com

Investir a partir de R$109 mil Serviço de reparação e manutenção automotiva, para atendimento a domicílio. Há cerca de 25 anos no ramo da mecânica, chapeação e pintura de veículos automotores. www.automovelexpresso.com.br

Procure Sempre um Especialista

Investir a partir de R$198 mil A idéia de fazer e vender bijuterias surgiu em 1981. As peças são feitas com conchas e búzios, e o nome inspirado nas embalagens para presente, que vinham com algas dentro do pacote. algaszarrasocial.blogspot.com

Investir a partir de R$140 mil

12 anos de experiência varejista no Rio Grande do Norte, se consolidou como marca forte e reconhecida no mercado da moda potiguar por sua excelência em tudo o que apresenta. www.ouseavohai.com.br

Investir a partir de R$1,285 milhão O American Prime Steak House é uma rede de restaurantes no formato formal dinner americano, baseada na sofisticação, primor, qualidade e diferenciação. www.americanprime.com.br


ESCOLHA AQUI O NEGÓCIO QUE SE AJUSTA A SEU PERFIL

Investir a partir de R$182 mil 17 anos no mercado varejista e há 3 no segmento atacadista. Com 4 lojas próprias, 2 franquias e SHOMROOM para atender os lojistas locais e de outros estados, com serviço de translado. www.bacchusstyle.com.br

Investir a partir de R$320 mil A Bello Pastel atua no segmento de alimentação. Pastéis (doce e salgado), pratos executivo, porções, panquecas. Operação com lucro liquido médio de 13 à 20%. www.bellopastel.com.br

Investir a partir de R$ 50 mil A Franquia Bella Casa é líder em confecção de artigos para cama, mesa e banho no Rio Grande do Sul. Mix de produtos exclusivos, com pesquisa de tendências internacionais. www.bellacasa.ind.br

Investir a partir de R$257 mil A marca BROOMER MEN’S WEAR teve origem em São Paulo, onde a primeira loja foi aberta no Shopping Iguatemi, nos jardins. Estilo inglês e sóbrio, com um mix voltado para a linha social. www.broomer.com.br

Investir a partir de R$120 mil

www.chickenin.com.br

www.usfranchising.com.br

Investir a partir de R$80 mil Segmento de Fast Fashion, com lançamentos constantes de acordo com as tendências. Produtos da Someday e da Pink Lou, com foco principal em produtos de valor baixo para o consumidor final e de grande atratividade, o que gera maior fluxo de pessoas e aumento das vendas no ponto de venda. www.bethsay.com.br

Investir a partir de R$465 mil O Restaurante Buongustaio já foi eleito o melhor restaurante do ano pela revista Veja, estrelado pelo Guia Quatro Rodas e destaque da revista Gula, entre os 10 melhores restaurantes italianos do Brasil. www.buongustaioprime.com.br

Desde 1967, oferecemos um conceito original com receitas saborosas que evoluíram ao paladar brasileiro ao decorrer dos anos.

Investir a partir de R$130 mil Desde 93 no mercado de acessórios trouxe novos conceitos de beleza. A partir de uma concepção considerada de “luxo acessível”, inclui diversas classes sociais como público-alvo. www.bellebijoufranchise.com.br

Investir a partir de R$50 mil Escolas de Capacitação Profissional, com conceito inovador. Trabalha com a Educação 3.0. Capacita em informática, profissionalizantes e Idiomas através de metodologia híbrida (presencial, flex e online) www.capacitamais.com.br

Investir a partir de R$527 mil Há mais de 10 anos no mercado de alimentação, o grupo ARKS desenvolveu uma marca forte, com excelência, visando atender ao paladar do público cada vez mais exigente. Uma verdadeira churrascaria, sendo na modalidade a quilo, destinada às praças de alimentação dos Shoppings Centers.

www.hmconsultoria.com.br


caderno Negócios & Oportunidades

CADERNO ESPECIAL

SÃO MAIS DE 70 MARCAS EM TODOS OS SEGMENTOS DE NEGÓCIOS

Investir a partir de R$300 mil Com o objetivo de crescimento e expansão para outras regiões do Brasil, a DADUCHA decidiu optar pelo Sistema de Franquias para difundir ainda mais sua marca e conceito, abrindo novas lojas DADUCHA em parceria com empresários que combinem com o seu estilo . www.daducha.com.br

Investir a partir de R$150 mil O primeiro Duda’s Burger foi inaugurado em 87. Em 2011, com 5 unidades em Fortaleza, foi inaugurada a loja em Terezina e a expansão por franquias, com espaço otimizado e venda voltada para tortas e Salgados.

Investir a partir de R$60 mil

www.esmalterianacional.com.br

Procure Sempre um Especialista

www.divinestore.com.br

A DRYJET adotou um sistema que não utiliza água para lavagens automotivas. Serviço de qualidade e ecologicamente correto. O diferencial é o ambiente de decoração clean, organizado e limpo. www.dryjet.com.br

Investir a partir de R$30 mil Oferece serviços diferenciados para unhas, mãos e pés. Podologia, Quick massage e as técnicas mais modernas para unhas. Num ambiente diferenciado de Nail Bar, proporciona uma experiência nova para happyhour, encontros e eventos.

Investir a partir de R$510 mil Bar e restaurante que reúne em um mesmo lugar, opções variadas de pratos sofisticados e eventos culturais, como apresentações de trechos de peças de teatro, exposições de artes plásticas e música ao vivo. Gastronomia e cultura. www.euvirestaurante.com.br

Investir a partir de R$170 mil A DIVINE STORE é focada na mulher contemporânea urbana que procura uma marca com opções para todas as ocasiões do seu dia-a-dia. Mulher exigente e sofisticada que encontra em um lugar só sapatos, roupas, acessórios e perfumaria.

Investir a partir de R$247 mil Especializada em serviços de podologia, cuidados e saúde dos pés. Oferece ainda produtos e acessórios médicos e ortopédicos das marcas mais conceituadas do mercado. www.doctorfeet.net

Investir a partir de R$90 mil Rede de clínicas de estética que oferece tratamentos para emagrecimento, gordura localizada, celulite, flacidez, estrias, modelagem corporal entre outros tratamentos corporais e faciais que visam à beleza e o bem-estar. www.esteticaserafina.com.br

Investir a partir de R$160 mil

A Eco Office atua no segmento de impressão geral, reciclagem de cartuchos, acesso a internet, suprimentos para informática. www.ecoofficenet.com.br

Investir a partir de R$80 mil Atua no segmento do mercado financeiro. Produtos: Crédito (Consignado, Pessoal e Privado); Consórcio; Financiamento (Imobiliário e Automotivo ); Seguro (Comercial, Pessoal, Residencial e automotivo). www.creditofinnance.com.br

www.usfranchising.com.br


ESCOLHA AQUI O NEGÓCIO QUE SE AJUSTA A SEU PERFIL Investir a partir de R$278 mil

Mais de 150 serviços e de 300 produtos exclusivos para homens em um só lugar: corte, barba, sauna, banhos energizantes e relaxantes, variados tipos de massagem, depilação, podologia, estética facial e tratamento capilar. www.figaroclub.com.br

Investir a partir de R$274 mil

Investir a partir de R$69 mil

Desde 2002, a Flu Look é certificada pela ABNT NBR ISO 9001, que determina os requisitos para o SGQ Sistema de Gestão da Qualidade. www.flulook.com.br

Cursos profissionalizantes que capacitam pessoas interessadas em ingressar qualificadas no mercado de trabalho, onde existe uma grande carência de mão de obra qualificada. www.formacaocursos.com.br

Investir a partir de R$743 mil Surgiu do sonho de seus sócios de levar saúde, diversão e bem estar as pessoas, ambos com formação em administração de empresas e que faziam atividades físicas há mais de 10 anos nas melhores academias da zonal sul de Recife. Abriu a primeira unidade no ano de 2003. www.hiacademia.com.br

Investir a partir de R$130 mil A Ideal Estagios atua no mercado de estágios para estudantes. Bom atendimento e em processos de alta qualidade desde o cadastramento até o acompanhamento dos estudantes em seus estágios. www.idealestagios.com.br

Investir a partir de R$120 mil Com quase um século de tradição, a Leardi lidera o mercado imobiliário. Solidez, seriedade e segurança que refletem na excelente reputação e a confiabilidade do mercado. www.leardi.com.br

Investir a partir de R$230 mil

A loja foi inaugurada em maio de 2002. E desde então, o Kina vem tendo um crescimento contínuo e gradativo de vendas, graças à diversidade de seu menu e à qualidade de seus produtos.

www.hmconsultoria.com.br

Investir a partir de R$229 mil Especializada no ensino de línguas estrangeiras mediante métodos, técnicas e tecnologias de ensino moderna com ênfase na conversação. A palavra HILPRO é uma sigla da frase Highly Interactive Learning Process cuja tradução é “Processo de aprendizagem altamente interativo’. www.hilpro.com.br

Investir a partir de R$280 mil Desde 2004, o SPA urbano atua no contexto, “cuidar do corpo e da mente”, atendimento personalizado e tratamentos exclusivos, um verdadeiro oásis em meio aos grandes centros urbanos. www.kalmmaspa.com.br

Investir a partir de R$446 mil Surgiu em Maracaípe, em 2003. Atende com um cardápio leve, com diversas sugestões de saladas e crepes. Decoração baseada em bistrôs franceses, o ambiente oferece sofisticação, porém com um acentuado toque de descontração. www.lavague.com.br

CONSUTORIA ESPECIALIZADA EM FORMATAÇÃO E EXPANSÃO


caderno Negócios & Oportunidades

CADERNO ESPECIAL

SÃO MAIS DE 70 MARCAS EM TODOS OS SEGMENTOS DE NEGÓCIOS

Investir a partir de R$150 mil

Empresa familiar, originária da indústria com experiência de 17 anos no setor de vestuário. Lojas inspiradas na música, literatura, cinema, arte e em todas as manifestações da cultura contemporânea, a Mito Culture Club é uma marca de moda jovem, ambos os sexos, moderna e criativa, com design e estilo revelado em estampas originais e exclusivas. www.sejamito.com.br

Investir a partir de R$417 mil

Há 22 anos no mercado de estética e beleza com serviços de cabelo, unhas, depilação, banhos, corpo e rosto, que se destacam por treinamentos constantes, em feiras e cursos profissionalizantes dentro e fora do país. www.mulhercheirosa.com.br

Procure Sempre um Especialista

www.mr.pizzo.com.br

Investir a partir de R$150 mil Marca inspirada pela criatividade da designer Maria Alejandra Rizzo. Propõe a volta de modelos básicos com qualidade, e compôe o look perfeito a partir da combinação e superposição de peças. www.maisqbasica.com.br

Investir a partir de R$400 mil Do Kitsch Bazaar da década de 70, loja com objetos de decoração, peças de antiquário e moda jovem. Em 2009, foi feito o redesign da marca e passa a abranger também o consumidor jovem, ligado a tecnologia, antenado ao que há de mais novo e interessante na moda. ww.mrkitsch.com.br

Investir a partir de R$216 mil Nakaffa Cafés Especiais. “A inspiração veio do Suplicy” uma badalada cafeteria de SP, reconhecida pelo seu vasto know-how em cafés de alta qualidade, marca que fornece os grãos da casa. www.nakaffa.com.br

Investir a partir de R$212 mil Pizzaria especialista em rodízio também vende a la carte e delivery. Massa fina com borda recheada ou não. A Mr. Pizzo tem como missão: “Garantir a excelência em sabor e atendimento em um ambiente, alegre e festivo.”

Investir a partir de R$30 mil Serviço especializado para o cliente que recebe seu imóvel construído e reformado com o problema que a limpeza comum, não retira todo o pó, resto de cimento, massa, gesso, tinta, dentre outras sujidades. www.mrlimp.com.br

Investir a partir de R$98 mil PRIMEIRA FRANQUIA DE SUSTENTABILIDADE DO BRASIL! Todos os produtos Nação Verde, desde a extração das matérias primas até a produção, são elaborados de maneira sustentável proporcioando um mundo mais limpo, mais cheiroso, mais justo e muito mais feliz! www.nacaoverde.com.br

Investir a partir de R$171 mil

Uma receita única de Crepes Crocantes, diferenciada por sua massa extremamente fina e crocante, associada a um ambiente saudável e que leva o consumidor a uma interação com a casa. A Operant Creperia não “vende comida”, e sim, um conceito.

Investir a partir de R$210 mil Formatada com ferramentas de alta performance, marca sólida do interior de SP e MG. Os investimentos permitem rentabilidade atrativa e retorno estimado em até 36 meses. www.oticasbrasileiras.com.br

www.usfranchising.com.br


ESCOLHA AQUI O NEGÓCIO QUE SE AJUSTA A SEU PERFIL

Investir a partir de R$107 mil Marca inovadora no varejo de moda teen desde 2007, hoje com 10 lojas e 150 multimarcas. Traz um conceito de atendimento, arquitetura e moda que encantam e fidelizam a garota teen. www.pinklou.com.br

Investir a partir de R$800 mil

Um ambiente familiar e aconhegante, atendimento sempre cordial, e um cardápio que se destaca pelas pizzas, mas com grande variedade de pratos. www.pizzariaatlantico.com.br

Investir a partir de R$488 mil

35 anos dedicados, desde ao desenvolvimento da cadeia de fornecedores até o varejo de ponta de calçados femininos, propiciou a Paulo Damasceno a criação de um conceito de negócio direcionado ao público feminino de alto nível, classes A e B. Reconhecida pela qualidade/design e atendimento.

Investir a partir de R$22,5 mil Licença Posigrip. O produto aumenta o coeficiente de fricção em pisos minerais e banheiras de porcelana. Não é uma camada que gasta e sim um processo que cria micro poros no piso sem alterar a sua aparência. www.posigrip.com.br

Investir a partir de R$85 mil Sistema de Rastreamento e Monitoramento seguro, moderno e objetivo. Um programa, não só para rastrear, mas principalmente para gerenciar e otimizar o movimento de sua frota. Tecnologia GPS/GSM/GPRS de transmissão e recepção de dados, e completo suporte para o seu controle logístico. www.prosatbr.com.br

Investir a partir de R$793 mil Investir a partir de R$90 mil Loja de conveniência que agrega em um único local diversos serviços permitindo aos clientes maior comodidade e otimização de tempo. www.postnet.com.br

Investir a partir de R$110 mil

A Prima Clean é a única empresa no Brasil a oferecer tanto lavanderias a seco e à água com lavanderias self-service. www.primaclean.com.br

Investir a partir de R$81 mil Clínica odontológica especializada em Prevenção, Correção e Reabilitação Oral. Excelência de serviços nos tratamentos odontológicos com máxima eficácia e rigorosos padrões de qualidade. www.redeortoestetica.com.br

www.hmconsultoria.com.br

Um bar especializado em churrascos (foco e personalidade). Hoje o bar conta com dois ambientes: Picanha do Cowboy e Saloon. Ba temático (o primeiro em Fortaleza) e garçons vestidos a caráter. www.picanhadocowboy.com.br

Investir a partir de R$246 mil Há 23 anos a Farmácia Roval de Manipulações “manipula medicamentos para todas as especialidades médicas” com o firme propósito de criar o intercâmbio Médico-Farmacêutico. www.farmaciaroval.com.br

CONSUTORIA ESPECIALIZADA EM FORMATAÇÃO E EXPANSÃO


caderno Negócios & Oportunidades

CADERNO ESPECIAL

SÃO MAIS DE 70 MARCAS EM TODOS OS SEGMENTOS DE NEGÓCIOS

Investir a partir de R$250 mil Traditional burger - cardápio especial de lanches tradicionais, porções, sorvetes e chopp Heineken em ambiente totalmente inspirado nos anos 50. Uma viagem no tempo e na história da música, uma experiência única. www.rockville.com.br

Investir a partir de R$119 mil Desde 2000, a Someday está no mundo da moda com a criação, produção e comercialização de roupas femininas com estilo próprio e as mais antenadas tendências mundiais. www.someday.com.br

Investir a partir de R$70 mil Desde 2007, o Spa das Sobrancelhas desenvolve um negócio próspero e inovador focado na identidade da empresa. Conhecimento, experiência e credibilidade www.spadassobrancelhas.com.br

Investir a partir de R$264 mil SALÃO de beleza onde meninos e meninas de todas as idades frequentam, sem choro, sem susto, sem perigos. Sem estresse tanto para a criança quanto para os pais. Um lugar que acolhe e distrai desde um bebê até um adolescente. www.salaopop.com.br

Investir a partir de R$237 mil Sushi Express é um dos maiores cases gastronomicos do Piauí, desde 2006, de um quiosque em um supermercado em Teresina popularizou o sushi no Estado. Desde então, surgiram as lojas, já num formato de cozinha show (selfservice).

Procure Sempre um Especialista

Investir a partir de R$169 mil Rede de lojas de calçados femininos monomarca, com 8 lojas, sendo uma delas o e-commerce. Trabalhamos com produtos que unem a mais alta qualidade, conforto e principalmente as últimas tendências da moda. www.shoeshop.com.br

Investir a partir de R$40 mil Fundada em 97 em Vancouver, Canadá. Serviço personalizados de consultoria criativa de casamento, combinados com preços competitivos para garantir que cada evento seja único e elegante. www.sweetbeginnings.com.br

Investir a partir de R$69 mil Desde 2000, líder em serviços de rastreamento no NE do Brasil, com mais de 10 mil clientes ativos. Proprietária de sua tecnologia, equipamentos e sistemas (hardwares e softwares) ou seja: pesquisa, desenvolve, distribui instala e monitora. www.segsat.com.br

Investir a partir de R$130 mil Salões de beleza diferentes, com investimento bem inferior à concorrência e que oferecem um excelente negócio pelo grande fluxo de clientes e alta rentabilidade. Espaço a partir de 50m², com capacidade para 900 atendimentos/mês e estrutura enxuta. www.uauhairstudio.com.br

Investir a partir de R$254 mil Uma nova forma, mais inteligente e prática de comercializar calçados femininos e acessórios. Inspirada nas lojas de desconto americanas. Democratiza o acesso a produtos fashion e de design. www.useshoesfranquia.com.br

www.usfranchising.com.br


ESCOLHA AQUI O NEGÓCIO QUE SE AJUSTA A SEU PERFIL

Investir a partir de R$155 mil Roupas e acessórios femininos que desde 97, assume o compromisso de surpreender as mulheres que gostam da moda criativa e inovadora, agregada a um estilo de ser e de viver. www.vellbizz.com.br

Investir a partir de R$286 mil Em 95 nasce em João Pessoa a primeira loja da Grife masculina Vernier. Em 2000, a se como franquia, hoje com 20 franquias e seus produtos disponíveis em lojas de multimarcas. Desenvolveu sua linha feminina e preserva seus padrões de qualidade e inovação. www.vernier.com.br

Investir a partir de R$322 mil Com o desejo de transformar eventos sociais e familiares em momentos inesquecíveis foi que em 2005 a VIVE LA FÊTE foi fundada, uma boutique de festas temáticas e personalizadas. www.vivelafete.com.br

Investir a partir de R$52 mil

A XTIK nasceu no início de 2010 para empreender um sonho de ‘cores e formas’. Iniciou no segmento de adesivos comerciais criando e confeccionando a comunicação visual de sua operação. www.xtik.com.br

Investir a partir de R$165 mil A primeira empresa que vende Kit’s de Segurança eletrônica, onde a composição dos produtos é feita sob medida, de forma prática conforme a necessidade do cliente e ambiente, visando a segurança preventiva.

Investir a partir de R$170 mil

Yogofrutti combina o iogurte natural com as mais diversas frutas. O melhor da tecnologia de alimentos com a diversidade e riqueza das nossas frutas proporciona uma experiência naturalmente deliciosa e diferente de tudo em sorvetes. www.yogofrutti.com.br

Investir a partir de R$60 mil

Começou na Áustria, pelas mãos criativas e ousadas da designer modelista de sapatos femininos, cujo nome deu origem à grife. Ancorada na tradição europeia de marcas de prestígio e produtos de qualidade, a grife ZITA LEHNER iniciou suas operações no Brasil em 2005, e hoje criam até 6 coleções por ano de bolsas, sapatos e acessórios de alta qualidade. www.zitalehner.com.br

N O S S O S PA R C E R I O S G A R A N T E M A E X C E L Ê N C I A E M N O S S O S S E R V I Ç O S

powered by

Região Sudeste (11)

9753-0514 3482-6472

www.hmconsultoria.com.br

Região Nordeste (81)

3327-9430 3327-3384

Região Sul (48)

9902-3769 3034-6766

Expansão Internacional com knowhow e marcas formatadas em mais de 15 países ADEQUAÇÃO E LEGISLAÇÃO

Supor te Internacional (11)

3172-5110

CONSUTORIA ESPECIALIZADA EM FORMATAÇÃO E EXPANSÃO


caderno Negócios & Oportunidades

Lady & Lord Cabeleireiros e Estética

Investimento a partir de R$ 200 mil

Segmento de atuação: Salões de Beleza Ano de Fundação: Lord 1967, Lady&Lord 1983 Início do Franchising: 2011 Unidades próprias: 5 e franqueadas: 7 Royalties: 5% Taxa de Publicidade: 0,5% Faturamento médio: R$ 120 mil Prazo de retorno: a partir de 24 meses Investimento total: a partir de R$ 200mil Taxa de franquia (R$40 mil) + capital de giro + custo de instalações e equipamentos Contato: +55 11 3044-2073 ladyelord@globalfranchise.com.br

Perfil: Há 29 anos no mercado a rede Lady&Lord Cabeleireiros e Estética é considerada a maior do sul do Brasil, fruto da qualidade e da credibilidade dos atendimentos. Preocupada com a qualidade dos serviços e em sintonia globalfranchise.wordpress.com/franquias-nacionais/ com todas as novidades do mercado, é também referência nacional beleza/lady-lord-cabeleireiro-e-estetica/ em administração. A rede possui cerca de mil colaboradores no Paraná. www.ladyelord.com.br Considerada a maior do sul do Brasil, em Curitiba tem seis unidades. Nas cidades de Maringá (PR), Florianópolis (SC) e Palmas (TO), uma unidade em cada. Os salões possuem área média de 700 metros quadrados. O destaque fica para o Lady&Lord do Shopping Mueller, o maior salão de cabeleireiros da América Latina dentro de um shopping center, com uma área de aproximadamente 2 mil metros2 e cerca de 400 colaboradores, chegando a atender 1.300 clientes em um dia. O Lady&Lord fornece também um avançado e exclusivo software de gestão que permite controle total das ações do salão, além de parcerias consolidadas com os principais fornecedores do setor, com benefícios de custos para os franqueados. Os valores para a abertura de salões variam de acordo com o tamanho e a infraestrutura necessária.

House Master Investimento a partir de US$ 300 mil Perfil Negócio: Sem a inspeção minuciosa do imóvel realizada por um profissional qualificado, nem o comprador ou o vendedor podem realmente saber quais os defeitos existem em uma casa. HOUSEMASTER tem mais experiência com inspeções de imóveis do que qualquer outra rede de franquias. Como parte de sua inspeção imobiliária, o profissional local da HOUSEMASTER irá avaliar todos os principais elementos da casa, incluindo o aquecimento, refrigeração, estrutura, canalização, eletricidade – e mais. 62

HOUSE MASTER

Ano de Fundação: 1971 Início do Franchising: 1979 Unidades próprias e franqueadas: mais de 370 Investimento total: - US$ 300 mil aproximadamente Taxa de Franquia: US$ 180 por região Contato: +55 11 3044 2073 atendimento@globalfranchise.com.br

www.globalfranchise.wordpress.com/franquiasestrangeiras/house-master


CADERNO

GLOBAL FRANCHISE CONSULTING

Tutor Doctor

Investimento a partir de US$400 mil

Perfil: A TutorDoctor é uma franquia canadense de aulas particulares e de reforço com atendimento em domicílio. Além de um sistema profissional deste tipo de prestação de serviços, a Tutor Doctor oferece um outro grande diferencial que é a análise do perfil do aluno para identificar qual o melhor profissional para atendê-lo. E aulas particulares online, serviço inédito que facilita a rotina de pais e alunos que não precisam se deslocar. Os preços são acessíveis, atingindo uma fatia maior de mercado. A proposta da TutorDoctor para o Brasil é de selecionar um máster franqueado regional para o Brasil. O máster franqueado terá o direito de subfranquear a marca, faturando com as taxas de franquia e royalties da rede a ser formada.

TUTOR DOCTOR

Fundação: 2000 Início no franchising: 2000 Unidades próprias e franqueadas: 280 presente em 8 países Taxa de Franquia Máster US$ 250mil por região - Investimento total aproximadamente US$ 400 mil Contato: 11 3044-2073 atendimento@globalfranchise.com.br

globalfranchise.wordpress.com/franquiasestrangeiras/educacao/tutor-doctor/ www.tutordoctor.com

Chicken-in Investimento a partir de R$ 190 mil Perfil: A Chicken-in é um fastfood de pratos à base de frango. Foi concebido para ser uma casa diferenciada, com produtos de qualidade, muito bem servidos e com temperos e ingredientes especiais. Seu cardápio permite atender tanto ao público que busca uma refeição saborosa quanto os que procuram um local para happy hour com bebidas e petiscos. O frango com polenta é um clássico da Chicken-in. A Chickenin é a rede brasileira de alimentação com o melhor retorno de investimento do mercado! O segredo do nosso sucesso está nos deliciosos temperos exclusivos. A franquia pode ser montada no formato loja de rua, que inclui o serviço delivery na região, e também pode ser montada dentro de shopping centers. A rede Chicken in acaba de firmar sociedade com a consultoria Global Franchise que possui mais de 23 anos de experiência em franchising como consultoria e como franqueadora de uma grande rede de serviços!

Ano de Fundação: 1967 Início do Franchising: 1979 Unidades próprias 0 e franqueadas 12 Royalties: 6% sobre faturamento bruto Publicidade: 2% s/ faturamento bruto Faturamento médio: R$40 a R$ 120 mil Prazo de retorno: a partir de 24 meses Investimento total: R$ 190 mil Taxa de Franquia: R$ 30 mil Contato: +55 11 3044 2073 franquia@chickenin.com.br globalfranchise.wordpress.com/franquiasnacionais/alimentacao/chicken-in/

www.chickenin.com.br www.globalfranchise.com.br

63


caderno Negócios & Oportunidades

Investimento a partir de € 75 mil Perfil: Details é uma marca europeia de valores familiares que oferece assessórios femininos. Os produtos são desenvolvidos para a mulher ambiciosa que sabe o que pretende. Apresenta NOVIDADES constantes, numa vasta gama de artigos DIFERENCIADOS, de elevado padrão de QUALIDADE e acima de tudo a PAIXÃO pela nossa marca.

DETAIS

Ano de Fundação: 1998 Início do Franchising: no Brasil 1998 Unidades próprias e franqueadas: 15 Investimento total: € 75 mil Taxa de Franquia: € 10 mil Contato: +55 11 3044 2073 atendimento@globalfranchise.com.br

globalfranchise.wordpress.com/franquiasestrangeiras/vestuario/3948-2/

7CAMICIE Investimento a partir de R$ 200 mil Perfil: 7CAMICIE é uma camisaria italiana que oferece produtos de excelente qualidade, com corte, design e estilo incomparáveis! O grupo 7CAMICIE é líder mundial em franchising de vestuário, com foco em camisas. As características opostas e complementares do clássico e da tendência atual constituem a essência da marca. O produto 7CAMICIE distingue-se pelo elevado conteúdo setorial e a originalidade estilística. Possui uma rede mundial de mais de 300 unidades em mais de 40 países. A proposta é de expandir no mercado brasileiro através de franquias unitárias, que serão administradas diretamente pelo franqueador.

64

7CAMICIE

Ano de Fundação: 2001 Início do Franchising: 2001 Unidades (próprias e franqueadas): mais de 300 Royalties: € 105,00/ mês Verba de Publicidade: isento Investimento total: R$ 200 mil aproximadamente Taxa de Franquia: € 5 mil Contato: +55 11 3044 2073 atendimento@globalfranchise.com.br

www.globalfranchise.wordpress.com/franquiasestrangeiras/7-camicie


CADERNO

GLOBAL FRANCHISE CONSULTING

Investimento a partir de US$ 800 mil Perfil: A Yishion é a maior marca chinesa especializada em moda urbana, roupas e acessórios confortáveis, com um estilo jovem. Em todo o mundo, a Yishion possui mais de 20 mil colaboradores e cerca de 4.000 unidades franqueadas. No Brasil, a marca tem planos de expansão para todo o território nacional, pelos modelos de master-franquia regionais. Segundo a consultoria Global Franchise, o potencial da Yishion no Brasil é muito grande, não só pelo estilo descontraído e casual, mas também pela qualidade e preços acessíveis.

www.globalfranchise.com.br

YISHION Ano de Fundação: 1997 Início do Franchising: 2001 Unidades próprias e franqueadas: mais de 4 mil Investimento total: aproximadamente US$ 800 mil Taxa de Franquia: US$ 250 mil Contato: +55 11 3044 2073 atendimento@globalfranchise.com.br globalfranchise.wordpress.com/franquiasestrangeiras/vestuario/yishion/

www.yishion.com

65


Educação é um mercado em alto crescimento Quem pode ser nosso Franqueado?

Se você é graduado e se identifica com a educação, poderá ser um franqueado TUTORES, pois será treinado para lidar com todas as questões que envolvem o desenvolvimento de um negócio na área da educação complementar. Se você é um profissional das áreas de Pedagogia, Psicopedagogia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Normal Superior ou Letras, ou simplesmente tem afinidade com a área de educação encontrará na Tutores sua oportunidade de fazer um Upgrade em sua carreira, em função da sinergia existente entre essas atividades, o que possibilitará também, retorno financeiro atraente. Como franqueado, você será treinado para operar nossa franquia nas áreas pedagógica, comercial, marketing, operacional e de internet e estará apto a selecionar os melhores professores de sua região, treiná-los e capacitálos para atuarem como seus Tutores dentro do nosso conceito pedagógico e comercial.

Imenso Mercado

Em países como os Estados Unidos, o mercado de ‘tutoring’ movimenta US$ 4 bilhões e atende 6 milhões de alunos por ano. No Brasil, a Tutores é a primeira e única a oferecer essa oportunidade.

Vantagens de ser um franqueado – Tutores Negócio com tendência mundial Baixo Investimento Operação Home Based ou com Ponto Comercial Ótimos Ganhos Marca com projeção Nacional Exclusividade de território para atuar Operação padronizada em todo o País

Rentabilidade Média de 50%

Como faço para adquirir a minha Franquia? Cadastre-se no site: www.tutores.com.br ou ligue para (19) 2512-1252

Revista Franquia & Global Opportunities - Edição 66  

Nessa edição, a Revista Franquia & Global Opportunities conversou com Gustavo Andare, da Andare Franquias & Licenciamento de Marcas, grupo r...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you