
3 minute read
ROTA 2030
EVENTO QUE ENCERROU O PRIMEIRO CICLO DO PROGRAMA REUNIU STARTUPS E FERRAMENTARIAS, E CRIOU CONEXÕES ESTRATÉGICAS PARA O SETOR AUTOMOTIVO DO BRASIL
POR AMANDA NASCIMENTO
Advertisement
AFUNDEP - Fundação de apoio da UFMG, realizou no dia 29 de abril, o Demoday Rota Challenge em Joinville, Santa Catarina. O evento foi organizado em parceria com a ABINFER - Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais no espaço Ágora Tech Park.
O encontro marcou o encerramento do primeiro ciclo desta iniciativa de empreendedorismo da Linha IV – Ferramentarias brasileiras mais competitivas – e contou com a participação das indústrias FHS Ferramentaria, Stampway Ferramentaria e a Union Moldes, e das startups I-Sensi, Vitau, Diamondbigger e Bitável para uma rodada de pitch e mostra de resultados.
Além disso, o Demoday foi uma oportunidade para gerar conexões com outras empresas do setor, além de divulgar o programa na região sul do Brasil. “O grande desafio é se aproximar das ferramentarias, por isso, temos tentado trazer uma comunicação horizontal com as pessoas que já estão com a gente. Acreditamos muito no conceito de rede em rede e assim chegamos de pessoa em pessoa, o nosso objetivo é nos conectar com o maior número possível de ferramentarias”, explicou Jade Alves da Coordenação de Programas da FUNDEP.
Os participantes puderam entender melhor como funciona o Rota Challenge, talks shows sobre Indústria 4.0, modelo de gestão e processos, pitchs entre as startups e indústrias, o papel da FUNDEP e ainda ficar por dentro das novidades do programa Rota 2030.
Programas como o Rota Challenge são muito relevantes, pois permitem novas parcerias. “Estar aqui e beber da fonte desse ecossistema é muito importante para nós, pois podemos ajudar a fazer mais e melhor no futuro”, explicou Marco Goetten, gerente executivo do Sesi Senai IEL.
“Eventos como o Demoday divulgam as inovações tecnológicas e ao mesmo tempo proporcionam a oportunidade das empresas se conectarem às inovações das outras empresas ligadas às tecnologias”, falou Lucas
Camargo, que participou do evento representando a startup Cpop Sistemas. Lucas é mestre em engenharia de produção e membro e acredita que envolver todos no mesmo contexto é importante e fundamental para trazer as necessidades reais das indústrias.
Para Rafael Dimas Vieira de Oliveira, participante do evento e proprietário da América Modelação e Ferramentaria, a parte mais importante do Rota Challenge é que ele escuta os problemas das ferramentarias e busca soluções em cima desses problemas.
O evento foi mediado por Jade Alves e Luiz Miranda da Coordenação de Programas da FUNDEP e Rafael Pelli, Head de Inovação Corporativa. A abertura contou com a participação de Christian Dihlmann, presidente da ABINFER, Osmar Filho, supervisor administrativo do parque tecnológico Ágora Tech Park e Marco Goetten, gerente executivo do SESI SENAI IEL.
APORTE FINANCEIRO E O PAPEL DA FUNDEP No primeiro ciclo a FUNDEP, por meio do Rota 2030, além de acompanhar as startups e indústrias em todo processo, disponibilizou aportes de até R$100 mil para a implantação de Provas de Conceito (PoC). O resultado desse ciclo gerou soluções de gestão que melhoraram e aceleraram os processos produtivos das indústrias e esses resultados podem ser implementados em outras ferramentarias.
Atualmente a FUNDEP é responsável pela Linha IV – Ferramentarias brasileiras mais competitivas e Linha V – Biocombustíveis, segurança veicular e propulsão alternativa à combustão. Na oportunidade divulgou ainda a aprovação como coordenadora da Linha VI – Estímulo à produção de tecnologias relacionadas à conectividade veicular.
SEGUNDO CICLO: EXPANSÃO E OPORTUNIDADE Das quatro startups participantes, duas foram selecionadas para o segundo ciclo do Rota Challenge: Vitau Automation e I-Sensi Tecnologia da Informação. Nesse segundo ciclo, as startups irão receber recursos de até R$300 mil/cada para multiplicar as soluções criadas e implementar em outras ferramentarias.
As demais startups e indústrias serão selecionadas a partir da inscrição na chamada que será em breve publicada no site do programa: www.rota2030.fundep.ufmg.br
SAIBA MAIS SOBRE O ROTA 2030 O Rota 2030 é uma evolução do Programa Inovar Auto. O programa é uma iniciativa do Governo Federal e tem como objetivo ampliar a competitividade e a capacidade produtiva da indústria automotiva nacional.
Neste contexto, a FUNDEP atua como um importante elo conector das necessidades da cadeia automotiva nacional e ainda contribui para fomentar o setor automotivo e de autopeças, estimulando a inovação, o desenvolvimento e a competitividade das empresas brasileiras.


Amanda Nascimento
Analista de Marketing e Comunicação do Programa Rota 2030 da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). amandaoliveira@fundep.com.br