Page 1


CALÇADOS ROUPAS E ACESSÓRIOS SHOPPING MANAÍRA | JOÃO PESSOA - PB AIX-EN-PROVENCE BUENOS AIRES CANNES JOHANNESBURGO HOLLYWOOD LAS VEGAS NICE ORLANDO PUNTA DEL ESTE RIO DE JANEIRO SÃO PAULO

505 LOJAS - 18 PAÍSES


Mariana Souto

Miss ParaĂ­ba Mundo 2015


siga em frente Never give up on your dreams

É isso mesmo! Quero começar meu texto encorajando você a nunca desistir dos seus sonhos. Mesmo que alguém diga que você não é capaz, que você não tem perfil, que você não tem “sobrenome” de família ou mesmo influência (seja ela de que área for)... Nunca pare! Faça seu trabalho com honestidade, foque, estude, pesquise, lute... Mas, faça diferente, fuja dos clichês do mercado - já tão sem criatividade - e tenha os pés no chão. Isso fará de você um profissional excepcional, único e, porque não dizer, referência. Com essa crise que o Brasil está passando e que nós brasileiros estamos lutando sozinhos para superá-la, vi muitos desistirem dos seus sonhos. Bem sabemos que a crise já não bate mais a nossa porta, ela simplesmente arromba e entra sem pedir permissão. Nos pega indefesos. Mas, ao invés de lamentar, transforme o desespero em coragem e a dúvida em solução. Abra sua mente e crie. Isso mesmo! Tire o S da Crise e busque outros caminhos a seguir. Por onde ir? O que fazer? Como resolver? Questione-se, pesquise de novo, avalie as opções... Você só não pode parar e desistir dos seus objetivos. Desde que esse problema começou a surgir, paramos para avaliar o mercado e vimos que nós também tínhamos que nos reavaliar. Tínhamos que mudar, trazer algo novo, fazer a diferença. Passamos então a observar o que o mercado quer ver e ler e a montar estratégias de marketing para um melhor retorno dos nossos clientes, que, graças a Deus, só vêm crescendo e fidelizando-se à revista Fashion News cada vez mais. Afinal, trabalhamos focados no resultado e na satisfação dos nossos clientes e leitores. Pode ter certeza de que muitas surpresas virão. Estamos criando e nunca iremos desistir dos nossos sonhos. Nesta edição, que traz na capa a nova coleção da Trappo, você terá matérias diversas sobre saúde, beleza, moda, fitness, gastronomia, arquitetura, decoração, além de entrevistas, notícias da sociedade e das celebridades e mensagens de reflexão. Afinal, uma revista para ser completa tem que ter conteúdo. Desejo uma excelente leitura. Saúde e sucesso pra você.

Ceres Leão veste:

14

foto: Kadu Martins | make: Kátia Freire | hair: Geise Amarante | look: Maria Filó | acessórios: Belle Bijou


㔀 ㌀㌀

嘀攀渀栀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 渀漀猀猀愀 䌀䌀䌀䌀䌀䌀䌀 嘀嘀嘀嘀嘀 ㈀ ㄀㘀℀

 ㈀㐀㘀㘀  㠀㘀㌀㄀

�匀痷混混旷狷䰀濷盷旷䄀滷擷懷狷旷泷泷懷 䴀䄀一䄀촀刀䄀 匀䠀伀倀倀䤀一䜀簀 䄀瘀⸀ 䜀漀瘀攀爀渀愀搀漀爀 䘀氀瘀椀漀 刀椀戀攀椀爀漀 䌀漀甀琀椀渀栀漀Ⰰ 㠀 㔀 ⴀ 䰀漀樀愀猀 吀㈀ ㌀ 攀 吀㈀ 㐀Ⰰ 䴀愀渀愀爀愀 簀 䨀漀漀 倀攀猀猀漀愀 ⴀ 倀䈀


DESTAQUES D-Actor Equipamento suíço é o único a usar “ondas de choque” na face com o objetivo de rejuvenescimento ao redor dos olhos e pálpebras. Wavy Bob Esqueça os cabelos longos! Conheça o novo corte da estação que, inspirado nos anos 60, traz fios curtos e volume. Cirurgia Ortognática Apesar dos defeitos decorrentes do desenvolvimento facial, é possível corrigir os ossos e devolver a harmonia da face. Síndrome de Borderline Profissionais explicam o que é este transtorno de personalidade e recomendam ajuda para quem tem oscilações no humor. Bráquetes autoligáveis Estudos comprovam que esses aparelhos promovem remodelação óssea sem a necessidade de extrair os dentes e de forma mais rápida.

72

18

Pedro Chefe Conheça a trajetória do jovem vocalista da banda Forró do Chefe e saiba quais são seus projetos, rotina diária e sua paixão pela gastronomia.

82

20 30

Artesano Planejados Loja oferece móveis planejados e dá sugestões de decoração para deixar a sua casa ambientada com requinte e qualidade.

90

50

Deivid Ribeiro Fotógrafo

Contato Comercial

Colunista Celebridades

Fotógrafa

Kátia Freire

Lily Gouveia

Marcelo Campêlo

Márcio Monteiro

Regina Romano

Saulo di Tarso

Make-hair

Decoradora

Êxito Projeções

Reflexão Estevam Fernandes prega que a grandiosidade da vida está nas atitudes aparentemente pequenas, as quais dignificam o homem.

124

Cleide Nunes Fotógrafa

Don Diego Paleteria As novas paletas mexicanas, que já viraram mania nacional, chegam a João Pessoa e são apontadas como a opção ideal para se refrescar no verão.

118

48

Bernardo Leite Fotógrafo

16

Pilates e Plataforma Vibratória Modalidade desenvolve corpos firmes, e seus resultados podem ser obtidos de forma rápida se associados à plataforma vibratória.

Ewerton Vieira

Fotógrafo

Felipe Souto Maior Fernanda Camargo

V. Agency

Fotógrafo

Colunista Social

Salão G Amarante

Geise Amarante

Katarine Medeiros

Ton Pereira

Viviani Soratto

WD Studio

Humberto Arruda

Produtor de Moda

Amazing Models

Contato Comercial

Fotógrafo


expediente EDITORA | Ceres Leão REDAÇÃO | Ceres Leão e Amanda Galdino

54

ESTAGIÁRIA | Amanda Galdino ASSISTENTE DE MARKETING | Bernardo Leite

Ingrid Miranda celebra 15 anos com festa vintage que teve o tema “Borboletas”

REPRESENTANTE COMERCIAL Kadu Martins e Katarine Medeiros CONTATO | (83) 3246.6508 E-mail: revistafashionnews@yahoo.com.br IMPRESSÃO | Gráfica Santa Marta TIRAGEM | 5.000 exemplares DISTRIBUIÇÃO | Mazureik

Este impresso foi produzido com papéis provenientes de madeiras de reflorestamento extraídas a partir de um manejo florestal responsável e de outras fontes controladas.

A revista Fashion News é um informativo de publicação periódica, com distribuição em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Pombal e Patos, entre outras. Não nos responsabilizamos pelos textos assinados por seus autores nem anúncios enviados por agências de publicidade e/ou clientes. Também não nos responsabilizamos pelas respostas e afirmações de entrevistados. Pessoas sem registro em nosso expediente, exceto agências de publicidade, não estão autorizadas a vender a revista nem falar em nome dela. Na dúvida, entre em contato conosco pelo telefone acima.

capa Chegou a primavera! A estação das flores vem recheada de cores quentes e, antecedendo o verão, traz aquele sol que a gente tanto ama. Pensando nisso, a Loja Trapo preparou uma coleção cheia de leveza e conforto. Podemos conferir, em suas araras, macacão, shorts e calças de cintura alta, cropeed, camisas polo e sociais. Entre no jogo do nosso editorial e garanta uma vitória para o seu guarda-roupas.

looks | Loja Trappo fotos | Bernardo Leite make-hair | Kátia Freire modelos | Aliba Ulisses (Amazing Model) Natália Tavares (EP Models) produção moda | Ton Pereira


Anairana Bezerra dando dicas à jornalista Ceres Leão

A blogueira Nathalia Kirilauskas marcou presença no evento

Moema Arnaud praticando automaquiagem

Anainara Bezerra realiza curso de automaquiagem Com dois dias de treinamento, maquiadora ensina técnicas para

Moema Arnaud--Conceição Nathalia Kirilauskas Maria José Barbosa Imperiano- Anairana Bezerra - Marcella Lucena - Paulo Henrique

Priscila Paes - Ceres Leão - Anairana Bezerra - Iara Cristina - Faby Falcão

fotos: Fernanda Camargo

Quem não gosta de se maquiar, de se produzir e chegar arrasando em qualquer festa? Toda mulher gosta. No entanto, há aqueles dias corridos, cheios de compromisso, onde não temos muito tempo para ficarmos parte do dia em um salão de beleza e precisamos recorrer a uma make rápida, em casa mesmo. Apesar da dificuldade que algumas mulheres sentem em manipular os pincéis e aplicar a quantidade certa de base e sombras, maquiar não é tão complicado assim. Segundo a maquiadora e professora Anairana Bezerra, é fácil se automaquiar quando se aprende as técnicas corretas, inclusive a de colocar os cílios postiços que, para

muitas, é algo impossível. Pensando nisso, ela resolveu promover um mini curso VIP de automaquiagem para um grupo seleto de convidadas e mostrar como é interessante se produzir sozinha. O evento foi privado, e Anairana indicou os melhores produtos, ensinou como realçar a partes mais belas de cada rosto e, claro, deu dicas de como fazer uma maquiagem prática, rápida e linda. Entre o seleto grupo de convidadas, estavam a apresentadora Priscila Paes, a jornalista e apresentadora de TV Ceres Leão, a funcionária pública federal Moema Arnaud, a social mídia Marcella Lucena, a cantora Iara Cristina e as blogueiras Nathalia Kirilaukas e Faby Falcão.


Anairana mostrou como valorizar os pontos mais bonitos do rosto de cada uma

para convidadas vips uma maquiagem perfeita

A proposta do curso de automaquiagem do Anairana Make Up Club é fazer com que as mulheres se descubram, transformando pinceladas em arte, sem precisar seguir tendências.” Anairana Bezerra

Iara Cristina escolhendo batons

A maquiadora deu dicas para cada pele

A blogueira Faby Falcão colocando em prática o que aprendeu


Fotos: Shutterstock

Tratamento para os olhos

D-ACTOR Conheça a tecnologia que promove um olhar mais jovem e firme *Por Claudete Arruda

*Foto referente a um trabalho já realizado e desenvolvido pela Dra. Claudete Arruda e que serve apenas de base para mostrar o resultado do tratamento aqui mencionado, ressaltando que cada paciente tem uma resposta diferente, com tempo de resultado também diferente.

*Claudete Arruda CREFITO: 68353-F Fisioterapeuta Dermato-funcional Formação em Pilates Instrutora de Neopilates Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação)

20

Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista

Fotos cedidas pela autora

T

odo mundo já sabe que o D-Actor chegou para auxiliar mulheres no combate à celulite, flacidez, gordura localizada e estrias, e os resultados são surpreendentes porque o tratamento age diretamente na estrutura do tecido da pele. É a única tecnologia capaz de atingir sozinha a celulite multifatorial, que vai da retenção líquida ao excesso de gordura. No entanto, este novo aparelho vem impressionando os especialistas quando o assunto é a área dos olhos. Por melhorar a aparência estética e ter resultados eficazes em quatro ou seis sessões, este procedimento vem sendo bastante procurado por pacientes que não querem passar por procedimentos invasivos. O D-Actor é um equipamento suíço de ondas de choque na área dermatológica, sendo o único do mundo que utiliza essa tecnologia na face com objetivo de rejuvenescimento, tratamento constantemente procurado por homens e mulheres. A ponteira facial acaba de chegar ao Brasil, e, em João Pessoa, é possível encontrá-la, com exclusividade, na Clínica Glam. O tratamento com o D-Actor consegue atingir as áreas mais difíceis, como ao redor dos olhos e as pálpebras inferiores e superiores. Durante o procedimento, as ondas acústicas - ou ondas de choque -, penetram suavemente pela superfície da pele estimulando os fibroblastos a produzirem colágeno e elastina, causando a renovação celular, o que faz com que melhore a densidade e elasticidade da pele, proporcionando uma aparência mais firme e lisa. Os resultados faciais são surpreendentes e podem ser notados logo na primeira sessão.


cabelos curtos

E

foto: Bernardo Leite

squeça os cabelos longos, os fios curtos são a nova tendência, e, para nós, que moramos em uma região de clima tropical, nada melhor do que ter cabelos fáceis de pentear e que deixem nuca e pescoço à mostra. A modalidade do cabelo bob tem feito sucesso entre as famosas já há um tempo. Com inspiração sessentista, o corte tem altura média e usa textura ondulada, parecendo natural, mas podendo ser acentuado com uma escova de ondas. O corte faz sucesso por combinar com todos os tipos de cabelo. Aquelas que têm os fios finos ganham volume com o Wavy Bob, e as que têm excesso de cabelo podem só lavar e sair ao natural que, ainda assim, ficará sexy. As amantes dos cachos arrumadinhos só precisam caprichar no babyliss. Prático, ele tem acabamento repicado e dá a ideia de versatilidade, característica de toda mulher moderna. Com o vintage em alta, também nos inspiramos nos anos 60 para a maquiagem, como foi o caso da blogueira Jade Vilar. Criando uma reeleitura moderna, revivemos a época da diva Brigitte Bardot, com olhos bem maquiados de preto por toda a pálpebra móvel, e lábios nude. O delineador bem marcado faz o estilo menina-boneca, tipicamente daquela época. A técnica, modernizada através das makes atuais, trouxe vida ao rosto de Jade, deixando-a com um ar de sedução apesar de suas feições angelicais.

*Géssica e Geise Amarante Maison G Amarante

22

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


Centro de Convenções de Vancouver

Vista da cidade do Stanley Park

23º Congresso Mundial de Dermatologia em Vancouver Vivianne Araújo participa de evento e comemora 20 anos de carreira

Vivianne na entrada do Centro de Convenções

fotos: acervo pessoal

Área de exposição do evento

A dermatologista Vivianne Araújo participou, em junho, do Congresso Mundial de Dermatologia, na belíssima cidade de Vancouver, no Canadá. Lá, ela conferiu as novidades e tendências da sua especialidade, sobretudo da Cosmiatria (Estética). Aproveitou também para curtir a cidade em uma viagem comemorativa aos seus 20 anos de profissão e 12 anos de sua bem sucedida e renomada clínica na capital paraibana. Dentre os principais tópicos discutidos no Congresso, a doutora Vivianne relacionou alguns mais importantes: 1. Tratamento para Gordura Localizada: Injeções de Desoxicolato (ATX1) chegarão ao Brasil para tratar pequenas áreas de gordura. A laserlipólise invasiva e não invasiva ganhou destaque como tratamento para gordura e celulite; 2. Tratamento do Melasma: Ácido Tranexâmico e Glutationa se destacam pelo excelente efeito antiinflamatório; 3. Tratamento do Vitiligo: Minociclina utilizada como imunomodulador seguro e excelentes resultados; 4. Toxina Botulínica (botox): comprovada sua eficácia em tratar depressão. Novos pontos de aplicação para afinamento de rostos largos e orientais. 5. Terapia Transdérmica com Laser fracionado e Microagulhas: o já famoso e conhecido Drug Delivery para infusão de medicamentos pela pele para tratar problemas estéticos e patologias.


delineador

O delineador é uma maquiagem rápida e de grande efeito que pode levantar, abrir ou diminuir o olhar e ainda dar contorno aos olhos. Com ele, você pode ir desde o estilo romântico até o poderoso e sexy. Dependendo do formato do traço delineado, nós ainda podemos conseguir grandes efeitos em diferentes formatos de olhos. É fato que muitas mulheres desejam aprender como se aplica o delineador, mas dizem que é a parte mais difícil da maquiagem. Realmente não é tão simples, mas podemos usar alguns truques com durex ou fita crepe, fazer pontinhos e até usar pincéis finos de unhas artísticas, que vão auxiliar nesta missão. São vários os truques que realmente podem nos ajudar a conseguir o desenho do delineador, e eu vou mostrar aqui alguns desses truques. Confira!

Foto: Lucas Freitas - Modelo: Luana leão

Em Olhos Grandes: Traço mais grosso e rente à raiz dos cílios. Olhos Pequenos: Faça um traço fino a médio só na pálpebra superior. Olhos Juntos: Comece bem fininho no canto interno, e só engrosse o traço do meio para o canto externo. Olhos Caídos: Faça um traço bem rente à raiz dos cílios e levante uma pontinha no final no canto externo. O delineador gatinho é perfeito para esse tipo de olho. Olhos Redondos: Para criarmos um olhar mais puxado e amendoar os olhos, um bom efeito será delinear na pálpebra superior e inferior, fazendo aquele olho de gato. Olhos fundos: Devemos evitar traços muito grossos e não se alongar muito para a parte externa da pálpebra, pois como o osso desta região fica saliente, o traço pode não ficar bom. O ideal é começar fino no canto interno e engrossar um pouco no canto externo. Delineador Caneta: Dá segurança às mãos, e você pode fazer traços de diversas espessuras com mais firmeza na finalização. Delineador em Gel: De fácil aplicação, não borra na hora que está aplicando e precisa de um pincel chanfrado ou de ponta fina para aplicar o produto, mas esse tipo de delineador é mais indicado para quem já tem um pouco de firmeza na mão. Delineador líquido: Você consegue fazer traços finíssimos, porém de difícil aplicação. Delineador em lápis: Não garantem traços muito finos, pois a ponta dependendo de como está - não consegue esse efeito preciso. Escolha bem o seu delineador. Eles podem vir na versão à prova d’água, resistentes à água e não a prova d’água. Podem também apresentar a aparência brilhosa ou fosca, preta, marrom ou coloridos, metálicos ou com glitter. Inove! Atreva-se! Só veja qual o que mais combina com seu estilo, pois o delineador é uma tendência na maquiagem em todas as estações, para todas as idades, estilos e nunca sai de moda.

Uso do durex para marcação: coloca-se o adesivo no formato do desenho desejado, preenche o espaço com delineador ou lápis preto e depois retira o durex

24

Truque com pontilhados


cabelos platinados

T

oda mulher gosta de se sentir bonita, e, para algumas, o salão de beleza é como uma segunda casa. Além de make, manicure, sobrancelha, o apego maior de uma mulher são os cabelos. O loiro bem aberto, também chamado de platinado, é a atual tendência, e nove em cada 10 mulheres têm ou quer ter a cor da vez. Mas, se já é preciso cuidar bem dos cabelos sem coloração, imagine os cuidados necessários para manter o cabelo bem hidratado depois de descolorir. Protetor térmico, leave-in, máscara de hidratação. A lista de produtos para uso nos cabelos platinados é infinita. No entanto, mesmo com todo o cuidado, os fios acabam voltando para o aspecto desidratado e repleto de frizz, e, o pior, adquire o tom laranja, precisando tonalizar de novo. No intuito de trazer importantes dicas para ajudar você a não ficar presa nesse ciclo com seu cabelo, a nossa redação questionou a equipe de profissionais do salão Bella Beauty Studio Hair, situado no shopping Mangabeira, em

26

João Pessoa, para esclarecer o que deve ser feito para a permanência da cor e dizer os principais cuidados de um cabelo platinado. Cyntia Correa, proprietária do salão, esclarece que o grande segredo do platinado perfeito é a qualidade dos fios; hidratar pré e pós-processo de descoloração para reparar o fio danificado é essencial. “Aqui, no Bella Beauty, indicamos várias linhas reconstrutoras, mas o principal é o k-Park, da Joico, que é um blend de antioxidantes. Esse tratamento de quatro passos é aplicado em duas etapas antes e duas depois das químicas. Se há 14 anos esse produto é eleito o melhor reconstrutor capilar do mundo pela Stylist Choice Wards, temos que dar crédito ao produto”, comenta. Então, para aquelas que sonham com o tão almejado platinado, o segredo é hidratar, usar bons produtos e procurar bons profissionais, e, assim, você poderá voltar ao cotidiano com cabelos brilhantes, macios e lindos.


*Cyntia Correa Bella Beauty Studio Hair Informações, dúvida e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


Lily Gouveia caprichou nos detalhes da mesa de café da Marriage

A mesa de comidas típicas contou com bolo temático da Charm Cake

Fashion News é lançada com muito forró e comidas típicas Marriage vira um animado arraial junino com decoração temática

Decoração assinada por Lily Gouveia encantou os convidados

28


Banda Forró do Chefe agitou os convidados

Sucesso absoluto o lançamento desta edição. Festa animada, ambiente perfeito, convidados especiais e parceiros nota 10.” Ceres Leão Igreja cenográfica levou os convidados a fazerem pedidos a Santo Antônio

fotos: Márcio Monteiro

Nova edição da Revista Fashion News chegando no mercado é sempre motivo de festa. E, dessa vez, não foi diferente. Para celebrar o lançamento da edição 69, a jornalista e apresentadora do programa É Fashion, da TV Master, Ceres Leão, reuniu cerca de 200 convidados VIPS para uma festa temática, regada a muita música e comida regional. Aproveitando os festejos juninos, a equipe Fashion News inovou novamente e ofereceu um coquetel em total clima de São João. Reunindo gente bonita e bastante animada, a proposta da festa fez os convidados capricharem nos looks característicos da estação e cairem no forró. O palco da celebração foi a Marriage Recepções que se transformou em uma vila. O espaço recebeu decoração temática assinada por Lily Gouveia. Com bandeirinhas, elementos regionais e muita cor, o evento contou até mesmo com uma capela cenográfica, que se tornou cenário para fotografias e pedidos de casamento a Santo Antônio pelos convidados. O buffet, oferecido pela própria casa de recepções, contou com as típicas comidas da época. Bolo de milho, pamonha, canjica, milho cozido, tapioca feita na hora e todas as delícias já tão conhecidas pelos nordestinos, foram postas em uma mesa para que os convidados pudessem degustar. Além disso, também foram servidos salgados, canapés, e, claro, muito champanhe. Para deixar tudo ainda mais caracteristíco, o Fillip Miranda Cerimonial e Eventos colocou a popcar para a alegria dos presentes. Para adoçar a noite dos convidadados, a empresária Jéssica Gambarra também confeccionou seus famosos bem-casados especialmente para a festa. A Charm Cake foi a responsável pelo bolo do “Arraiá”.

Ícaro Barbosa - Gerlane Sá - Jessica e Magdala Gambarra - Joaquim Faria

A anfitriã com Paulo Sérgio & Daniel e o sanfoneiro Cezzinha


Andrea Roque - Soraya Guimarães - Karla Hofmann - Micheline Lima - Ceres Leão - Moema Arnaud

Simone Almeida com os pais Simão e Edineusa Almeida

Forró do Chefe e a dupla Paulo Sérgio & Daniel animam a festa Sanfoneiro Cezzinha marca presença no evento e encanta convidados

Caprichamos em todos os detalhes temáticos da festa. Noite linda, animada e cheia de boas energias.” Magdala Gambarra Rafaella Mangueira - Juliana Pintto - Fladja Dantas

Bertha Garcez - Nubia Gonçalves - Hélia Botelho - Louders e Sarah Bitencort - Bertha Garcez

30

Gutemberg Cardoso e Érika Serafim

Paulo Ninho e Mirna Menezes

Quem marcou presença foi Rayca Drinks, que preparou coquetéis elaborados, coloridos e com diversas frutas frescas e saborosas. A produção da festa também contou com o apoio da Êxito e da Âmbar Geradores. Toda boa festa tem que ter boa música, e, como não poderia ser diferente, o forró foi o estilo predominante da noite. O DJ Bruno Martins preparou uma playlist com forró das antigas, trazendo alegria e nostalgia para os forrozeiros que estavam muito animados. Mas não parou por aí. A banda Forró do Chefe colocou todos os convidados para dançar tocando os maiores e melhores sucessos do nosso forró. O show, que durou duas horas, contou com a participação da dupla sertaneja Paulo Sérgio & Daniel. A atração surpresa da noite foi a presença do sanfoneiro Cezzinha, que, além de aproveitar a festa, atendeu os pedidos dos fãs e deu uma palhinha daquele velho e conhecido forró pé de serra.


Petrúcio Medeiros - Humberto Arruda - Amanda Galdino - Simone Almeida - Ceres Leão - Kadu Martins - Thiago Cavalcanti - Cibele Leão - Katarine Medeiros - Bernardo Leite

Thayanne e Christiane Vasconcelos

Érika Nóbrega e Fernando Lucena

Rafael e Rafaela Nunes

Michel Napolitano - Lucas Freitas - Cimar Di Sales - Natalia Taveira - Victor Borges Camila Gadelha - Eric Mariz - Aliba Ulisses

Saulo Barreto - Frédéric Grevelik - Humberto Arruda - Rita de Cássia e Roberto Andrade

Géssica Amarante - Ceres Leão - Geise Amarante - Nazareth Gadelha


cirurgia ortognática

a i g r u

r i C

a c i t gná

o t r O

Correção dos ossos devolve a harmonia e beleza da face *Por Talvane Sobreira

A

lgum tempo atrás, a cirurgia bucomaxilofacial não era muito conhecida. Mas, com o passar dos anos, esta especialidade da odontologia foi sendo bastante divulgada, não só pelas pessoas que passaram por algum tipo de cirurgia, como também por meios de comunicação, como revistas, jornais e televisão. Dentre as subdivisões desta especialidade, destaca-se a cirurgia ortognática. Este procedimento trata os defeitos decorrentes do desenvolvimento facial que se dá na fase de crescimento da pessoa, seja ela do gênero feminino ou do masculino. Estes defeitos podem ser observados em pessoas que tiveram o aumento ou diminuição dos maxilares, ou seja, pessoas que têm o queixo muito grande (prognatismo) ou muito pequeno (retrognatismo), caso clássico do conhecido cantor Noel Rosa. Essas deformidades podem ter origem nas síndromes e anomalias específicas, distúrbios de crescimento após o nascimento, trauma facial, problemas musculares e hormonais ou mesmo de origem genética.

Estudos demonstram que, no nordeste do Brasil, há uma tendência maior das mulheres desenvolverem retroagnatismo do que os homens, não que esta seja uma condição única. Já os homens têm mais tendência a ter prognatismo, não sendo também uma regra. Atualmente, a técnica para a correção destes defeitos é a associação do tratamento ortodôntico com a cirurgia. Inicialmente, o paciente passa por uma avaliação, tanto com o ortodontista como com o cirurgião, para que se possa fazer estudos do caso e um planejamento. Algumas vezes, é necessário o acompanhamento de profissionais especializados em fonoaudiologia, fisioterapia e psicólogos, já que, em alguns casos, a mudança é tanta que a pessoa literalmente muda seu rosto... E para melhor é claro! A cirurgia consiste em cortes feitos no osso para que permita a correção dos segmentos envolvidos: o queixo, a maxila – que é a parte de cima da boca – e a mandíbula – que é a parte de baixo. O procedimento é feito em ambiente hospitalar e sob anestesia geral. O paciente fica apenas um dia internado e é acompanhado no consultório por duas semanas. Depois disso, continua com suas visitas ao ortodontista para finalização do tratamento. Neste período pósoperatório, ao contrário de antigamente, o paciente pode abrir a boca e se alimentar praticamente de tudo, exceto comidas mais duras.

*Talvane Sobreira Cirurgião Bucomaxilofacial | CRO: 2262 Especialista em cirurgia bucomaxilofacial pela UFRJ; Mestre em Diagnóstico Bucal pela UFBA e UFPB; Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Bucomaxilofacial; Membro da American Association of Oral Maxillo Facial Surgeons; Coordenador do Serviço de Cirurgia bucomaxilofacial do Hospital de Emergência e Trauma; Coordenador do Curso de Especialização em Cirurgia Bucomaxilofacial da UNIPÊ;

32

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) | Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


Fotos: Shutterstock

emagrecimento

Conversar sobre o assunto pode ajudar muito no processo *Por Mayara Almeida

C

erto dia, alguém sente a necessidade de mudar seus hábitos alimentares, porém, em algum momento, surgem “justificativas” para não se manter nesta nova rotina. Mas o que isto tem a ver com obesidade ou emagrecimento? Obesidade é um tema bastante trabalhado em terapia, pois envolve tanto os sentimentos (comer por raiva, ansiedade, depressão) como os comportamentos (comer em frente à TV, ingerindo mais sem perceber). Através do processo, é possível identificar e elaborar fatores que impactam no comportamento do indivíduo. Afinal, é no “infinito particular” - o inconsciente - que estão as experiências, referências, afetos e desejos que influenciam a vida como um todo. Na terapia, lhe é dada a permissão para a palavra. Busca-se compreender o que acontece com aquela pessoa que busca sempre a mesma forma nociva de conforto e que não satisfaz. Não falar sobre o que existe por trás da alimentação é como se castigar eternamente em vida, fazendo planos apenas para quando emagrecer. E, enquanto o peso ideal não chega, o sujeito não “pode” viver.

Algumas das reflexões que são feitas em terapia podem vir a ser: • Identificar o por quê de querer perder peso: o desejo é só estético? É para se enquadrar aos padrões de beleza impostos pela sociedade? • É um desejo real de emagrecer, ou uma espera para que “o outro” o emagreça? Essa postura dos que esperam ser “emagrecidos” é fortalecida por fatores externos (medicação ou cirurgia desnecessária), pois manterse magro e, o mais importante, saudável, vai depender de sujeito. • Como está sua auto-aceitação? Porque é impossível mudar algo que você não aceita que existe. Parar de brigar com o corpo é necessário para ter tranquilidade suficiente para ser eficiente ao fazer algo por ele. • A sua forma de alimentação é vício? Como todas as adicções, comer traz satisfação em curto prazo e dor e arrependimento a longo prazo. Portanto, se você está lendo este texto e pensa em fazer ou está iniciando uma dieta, busque também ajuda psicológica e vá além da reeducação alimentar, permitindo elaboração do seu infinito particular. O retorno, com certeza, será incrivelmente positivo.

*Mayara Almeida Psicóloga Clínica / Psicanálise – CRP 13/5938 Especialista em Gestão de Pessoas Membro do grupo de escritores Sol das Letras (João Pessoa/PB) Autora e colaboradora dos livros: Cuidando do Ser Humano – Prevenção (2015); No Compasso do Amor (2014); Cuidando do Ser Humano - Diversidades (2014); Entre Nós e Laços (2013); Psicanálise e Clínica com Bebês: Sintoma, Tratamento e Interdisciplina na Primeira Infância (2010)

34

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


epilepsia

*Por Emerson Magno de Andrade

A

epilepsia é uma das doenças neurológicas mais comuns, afetando cerca de 1% de toda população mundial. A crise epiléptica é resultado de uma descarga elétrica súbita e excessiva que pode ocorrer em qualquer região do cérebro. A etiologia da epilepsia é multifatorial, podendo estar relacionada a alterações genéticas, infecções, tumores, malformações vasculares, entre outras causas. O diagnóstico da epilepsia é clínico, sendo necessárias pelo menos duas crises espontâneas - com um intervalo mínimo de 24 horas - entre elas. O relato do paciente e de pessoas que presenciaram as crises também auxilia no diagnóstico e na classificação entre os vários tipos de crise epiléptica. Exames complementares como o eletroencefalograma (EEG), vídeo-EEG e a ressonância magnética servem para confirmação do diagnóstico e programação terapêutica. Os sintomas da epilepsia dependem da área do córtex cerebral envolvida na geração e propagação da crise. Na maioria dos casos, as pessoas com esta doença costumam apresentar o mesmo padrão de crises, o que pode auxiliar no reconhecimento dos sintomas. As manifestações mais comuns das crises incluem: * Contrações musculares localizadas ou generalizadas; * Perda da interação com o meio e mudança súbita de comportamento; * Movimentos automáticos da boca (mastigação, estalar da língua); * Movimentos automáticos dos membros (ato de abotoar); * Alterações visuais ou auditivas; * Percepção de cheiros estranhos.

Para a maioria dos pacientes com epilepsia, o uso correto de medicações é suficiente para o controle das crises. Porém, em cerca de 30% dos casos, as crises são refratárias ao uso de medicações, e a cirurgia pode ser uma opção para o controle da epilepsia. O tratamento neurocirúrgico da epilepsia é feito através da retirada da área do cérebro que origina as crises epilépticas. Em alguns casos, o tratamento pode ser realizado através do implante de eletrodos de neuroestimulação. Apesar de todas as informações disponíveis e das campanhas de esclarecimento, alguns mitos ainda persistem sobre a doença. A epilepsia não é contagiosa, e os adultos e crianças com epilepsia possuem condições plenas de levar uma vida normal, desde que façam o tratamento corretamente e sigam algumas recomendações médicas. O tratamento deve ser multidisciplinar com neurologista, neurocirurgião, psicólogo e outros profissionais de saúde. O apoio dos familiares e amigos é também importante na adesão ao tratamento e na promoção do bem-estar do paciente. A conscientização e divulgação de informações sobre a doença são medidas fundamentais no combate ao preconceito que ainda persiste na sociedade.

*Emerson Magno de Andrade Neurocirurgião | CRM-PB 6215 Doutorando em Neurologia - USP Especialização em Neurocirurgia Funcional e Dor - USP Pós-graduação em Neuro-Oncologia – Beneficência Portuguesa/SP Título de Especialista em Neurocirurgia

36

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


Mamães animadas e no clima do São João do Kids Place

Kids Place promove arrasta pé e faz convidados cairem no forró Pelo terceiro ano consecutivo, pais e alunos festejam o tradicional São João

Equipe do Pirlimpimpim serviu comidas típicas

Os empresários Matheus Morais e Isabela Ramalho com algumas de suas funcionárias

fotos: Cleide Nunes

O São João se foi, mas ficou a lembrança dos encontros que aconteceram em comemoração à época mais apreciada pelo povo nordestino. A festa junina é sempre um marco e não tem quem resista às suas músicas, comidas típicas e trajes temáticos. Seguindo a tradição e entrando no clima do arrastá pé, o bercário Kids Place organizou, pelo terceiro ano consecutivo, uma animada festa para seus pequenos alunos, pais, familiares e amigos. O evento, que aconteceu no Pirlimpimpim, reuniu cerca de 200 convidados que foram se divertir com a criançada. A decoração do ambiente ficou sob responsabilidade de Kelly Festas e Eventos, que preparou um cenário personalizado com bandeirinhas e fogueiras.

O buffet foi oferecido pela própria casa de festas, e, além dos tradicionais salgados, também contou com uma mesa de doces e comidas típicas. Para animar os convidados, a banda Castelo Encantado colocou todo mundo pra arrastar o pé no salão, com uma seleção musical regional dos grandes artistas nordestinos. Mas, a grande atração da noite ficou com os pequenos alunos do Kids Place. Vestidos tradicionalmente com trajes típicos, como xadrez, jeans e vestidos rodados, seis turminhas de alunos apresentaram uma animada quadrilha junina, encantando os papais. Após a apresentação, as crianças se divertiram nos games e brinquedos do Pirlimpimpim.


Turminha do Baby 2 super animada

O rei e a rainha do milho, Theo de Léon e Laura Luna

Isabela Ramalho e seu filho Lucas

O que mais gosto das festas do Kids Place é a interação entre pais, alunos e a nossa equipe. Somos todos uma grande família.” Isabela Ramalho

Ana Gabriela, Lucas e Leonardo, alunos e filhos dos empresários

Júlia Helena e Pedro Cartaxo se divertiram na festa

Quadrilha animada

Turminha do Kids 2 fazendo sua apresentação de dança


apneia

Apneia DO SONO Dormiu tão bem que roncou a noite toda *Por Rachel Queiroz

E

ssa frase não é verdadeira, pois atrás do ronco, o qual interfere na vida social do paciente, pode se esconder a SAHOS (Síndrome da Apneia ou Hipoapneia Obstrutiva do Sono), síndrome caracterizada por episódios repetidos de parada respiratória (apneia) e fluxo aéreo reduzido, sem cessação (hipopneia) que ocorrem durante o sono. Os fatores que predispõem a SAHOS são multifatoriais e podem ser obesidade, hormonal, sexo masculino, alterações craniofaciais (queixo pequeno, língua grande etc.), aumento do tamanho das tonsilas paliativas e faríngeas (amígdalas e adenoide), entre outras, e estão associados à diminuição do espaço aéreo superior devido à diminuição do tônus muscular durante o sono. Os pacientes com apneia geralmente relatam sonolência diurna, ou a sensação de cansaço, como se não tivessem dormido. Esse fato está diretamente relacionado à fragmentação do sono, à perda dos estágios deste relaxamento, tendo como consequência depressão, alterações de personalidade, prejuízo das funções cognitivas, falta de atenção, memória e aprendizado. Esses pacientes são sete vezes mais sujeitos aos acidentes de trânsito do que a população geral. A doença cardiovascular - resultante da SAHOS - inclui hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca, infarto do

miocárdio e arritmias, podendo culminar com morte súbita. A falta ou diminuição de oxigênio pode levar a uma alteração hormonal, mantendo a obesidade, podendo até levar o paciente a ter diabetes tipo 2. O diagnóstico é feito através da polissonografia, e o tratamento realizado por perda de peso, redução do álcool e fumo, redução de medicação que interfere no sono, cirurgias e o uso de um aparelho chamado CEPAP. Porém, muitas vezes, o paciente não se acostuma ao uso do CEPAP, ou não pode pagar por ele, com isso o dentista pode confeccionar um aparelho reposicionador mandibular, o qual projeta a mandíbula para frente, e, ao deitar, o paciente deixará as vias aéreas superiores livres para a passagem do ar. Porém, não são todos os casos que esse aparelho pode ser indicado, daí a necessidade do dentista trabalhar em conjunto com o médico, o qual é responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento do caso, uma vez que o aparelho mal indicado leva a uma subtratamento, eliminando o ronco, sem reduzir de forma significante a apneia, mantendo o paciente em risco de agravamento das doenças cardiovasculares.

Rachel Queiroz* Odontóloga – CRO: 2649 Especialista em Prótese e Disfunção da ATM Mestre em Odontologia: Área de Concentração em Laser – UNICSUL/SP Membro da Sociedade Brasileira de Dor Orofacial (SBDOF) Professora Coordenadora da Disciplina de Prótese do Unipê

40

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


articulações

Dores

nas

articulações

Uso incorreto de eletrônicos pode ser a causa

*Por Larissa de Paula Araújo, Jailson Ferreira e Patrícia dos Anjos

É

muito comum recebermos pacientes com dor no pescoço e nas costas em nossa clínica. Nesses casos, sempre perguntamos a ele o que pode ter provocado essa dor, e, na maioria das vezes, a resposta é: “Doutor, eu não fiz nada”. É aí que inicia o nosso trabalho de investigar as posições que essa pessoa adota para fazer as atividades do dia a dia, como trabalhar, dirigir, dormir, assistir televisão, usar o celular, etc. A maioria das pessoas já sabe que um travesseiro não adequado pode provocar problemas sérios no pescoço, ou que, quando passam muitas horas dirigindo ou trabalhando no computador, podem ficar com dor no pescoço, nas costas, na região lombar e às vezes nos braços e pernas. Mas o que a população mundial está descobrindo é que o uso dos smartphones e tablets está provocando uma verdadeira desordem na coluna cervical nessa geração de jovens e adolescentes.                Pesquisas científicas recentes apontam vários problemas relacionados ao uso excessivo dos smartphones: • • • •

Alteração da curvatura cervical fisiológica Degeneração, protrusão e hérnia de disco cervical Dores nos músculos do pescoço e ombros Depressão

Observe a posição do seu pescoço quando você usa seu smartphone ou tablet. Quanto mais flexionado estiver o seu pescoço maior a chance de você adquirir esses problemas citados. E qual seria a solução? Deixar de utilizar os tão inseparáveis “smart-tudo”? Acredito que esta não seria uma opção viável no mundo de hoje, devido à praticidade que esses aparelhos nos proporcionam. Mas a boa notícia é que é possível utilizá-lo de uma forma mais ergonômica e menos intensa. Mas, como seria isto?

EIS ALGUMAS DICAS QUE PODEM AJUDAR: • Ao utilizar seu aparelho móvel, segure-o afastado de seu corpo em uma altura próxima a sua linha de visão. O uso prolongado nesta posição pode acarretar um cansaço físico dos braços... Então, será a hora de dar um tempinho (30 segundos a um minuto) e movimentar os braços, ombros, mãos e pescoço em todas as posições, alongando todas essas musculaturas. • Quando a posição indicada não for possível, evite tempos prolongados com a flexão cervical e sempre intercale esta posição com a posição oposta: elevando o queixo e realizando uma curvatura fisiológica na sua coluna cervical. A Fisioterapia Especializada é indicada quando as dores estão atrapalhando o sono, a concentração, as atividades de estudo, trabalho e domésticas. No tratamento são utilizadas técnicas manuais para aliviar as dores musculares e para reposicionar as articulações afetadas, bem como exercícios posturais, para evitar que o problema se torne recorrente.

*Larissa de Paula Araújo Fisioterapeuta - CREFITO 136280-F *Jailson Ferreira Fisioterapeuta - CREFITO 50.901-F *Patrícia dos Anjos Fisioterapeuta - CREFITO 144.634-F

42

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


Fotos: Bernardo Leite

modifiicando f o sorriso

-Técnicas transformam sorriso e conferem beleza ao rosto*Por Dácio e Fernanda Gonçalves

Fotos: Arquivo pessoal de trabalho

U

m belo rosto é formado por pequenos detalhes que, ao se somarem, geram beleza. O sorriso é o principal deles, pois confere encantamento e aspecto saudável, tornando-o mais atrativo e harmonioso. A forma, cor, posição e outras peculiaridades dos dentes que formam o sorriso estão dentro do universo do cirurgião dentista, e este deve e pode analisar o rosto do paciente e melhorar. Hoje, o uso de coroas de cerâmica pura, facetas e lentes de contato nos dentes podem melhorar o sorriso de um pessoa e a maneira de se relacionar. As coroas são utilizadas para revestir os dentes como um todo, as facetas recobrem os dentes de forma parcial (a parte da frente dos dentes e as laterais), e as lentes de contato são semelhantes às facetas, mas, são mais finas e não necessitam que os dentes sejam desgastados. Porém, cada técnica tem a sua indicação e deve ser respeitada. Na Miss Mundo Paraíba 2015, Mariana Souto, foram utilizadas as Lentes de Contato, já que não foi necessário realizar desgaste, e um clareamento dental. As Lentes de Contato deram um contorno labial melhor e possibilitaram um sorriso mais simétrico. Podemos dizer que ela realmente ficou com um sorriso de Miss.

*Dácio Lima Gonçalves Júnior CRO: 3467 - PB

*Fernanda de C. Miranda Gonçalves CRO:3843 – PB

44

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


A avó materna, Iêda Gonçalves prestou homenagem à aniversariante

As amigas surpreenderam Ingrid com palavras de carinho

Celebrações dos 15 anos de Ingrid Miranda têm Pastor Alexandre Miranda de Assis pregou sobre a importância

Momento de oração

fotos: Deivid Ribeiro

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam”. Foi com essa passagem bíblica, que encontra-se em 1 Coríntios 2:9, que o advogado Paulo Miranda D’Oliveira Neto e a juíza Andréa Gonçalves Lopes Lins reuniram familiares e amigos para um culto em ação de graças pelo nascimento da sua filha única Ingrid Miranda Gonçalves Cazuza Lins. O versículo escolhido reflete o milagre que Deus fez na vida de Ingrid. Devido a uma eclampsia que acometeu sua mãe durante a gravidez, a menina nasceu prematura ao cinco meses, o que levou ao dignóstico de que, talvez, ela pudesse ter sequelas que a limitassem em

seu estilo de vida. Porém, Ingrid cresceu e se tornou uma moça perfeita, divertida, solidária e inteligente. Ministrada pelo Pastor Alexandre Miranda de Assis, primo do pai da aniversariante, no salão de festas do Condomínio Residencial Extremo Oriental, a cerimônia contou com uma pregação sobre a importância da família. Durante a cerimônia, a entrada da aniversariante louvando a Deus com o cântico “Me Derramar” fez os convidados se emocionarem. Outro momento marcante foi a finalização do culto com Ingrid e sua família cantando “Te Agradeço”. Ela ainda recebeu homenagens de amigos e familiares, que demonstraram todo o seu afeto.


A avó paterna, Janete Miranda, cantou “A Deus toda a glória” para Ingrid

início com o culto da família na cerimônia Leda Nunes - Andréa Lins - Janete Miranda - Ingrid Miranda - Paulo Miranda

Henrique e Andréa Miranda - Tatiana e Pastor Alexandre Miranda - Ingrid e os pais - Jacy e Juracy Arruda

Ingrid com os pais, Paulo Miranda e Andréa Lins

Os anfitriões com Igor Aragão, Valéria Mangeon, Beatriz Aragão e Iêda Gonçalves

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 1 Tessalonicenses 5: 18

A aniversariante com os tios Regina e Cazuza Lima e as primas Lara e Gabriela Lima

Ingrid com Iêda Bonifácio e o avô, Tiago Lins


estética dos dentes

*Por Aline Amorim e Mariângela Araújo

O planejamento abrange a estética de toda a face

A

demanda por tratamentos reabilitadores e, ao mesmo tempo, estéticos tem crescido muito atualmente. Um sorriso agradável é parte importante na composição do aspecto geral do indivíduo. Para uma verdadeira transformação do sorriso, são utilizados vários recursos odontológicos, funcionais e estéticos, que podem abranger várias especialidades. É possível, por exemplo, transformar um sorriso com ausências dentárias, defeitos ósseos, dentes cariados, entre outras irregularidades, em um sorriso harmônico e funcional. É uma verdadeira plástica do sorriso, onde o planejamento abrange a estética não somente dos dentes, mas também da gengiva e da face do indivíduo como um todo. Reabilitação Oral e Estética As próteses fixas são confeccionadas em um tipo de porcelana que tem como características a resistência e a estética. As próteses em porcelana podem ser unitárias (coroas) ou parciais (múltiplos), tendo a finalidade de preencher o espaço onde houve a perda de um ou mais dentes, recuperando a forma e a função mastigatória. As próteses são produzidas de forma bem similar aos dentes vizinhos, resultando em um visual bem natural e harmonioso. As próteses fixas podem ser cimentadas sobre os dentes remanescentes, ou sobre os implantes dentários, após o período de osseointegração. Esse tipo de prótese confere grande durabilidade, devido à estabilidade, pois não podem ser retiradas, como acontecem com as dentaduras e próteses removíveis.

Plástica Gengival Atrelado aos procedimentos cosméticos, algumas vezes, faz-se necessário a correção plástica do sorriso. A gengiva é a moldura dos dentes, é ela a responsável por dar o toque final aos trabalhos da odontologia estética. Pessoas com dentes pequenos, gengiva muito grande, chamado “sorriso gengival”, níveis gengivais desalinhados, exposição de raízes dentais, ou até mesmo o descontentamento com a coloração da gengiva, podem ser submetidas a este procedimento. Definitivamente a beleza se revela nos detalhes e na busca pelo sorriso perfeito, e a gengiva é um detalhe que não deve passar despercebido.

*Drª Aline Amorim Graduada em Odontologia pela UFPB Especialista em Prótese Dentária – COESP/PB Pós-graduação em Odontologia Estética e Cosmética – NEAO/PB Pós-graduação em Sistemas Rotatórios em Endodontia - NEAO/PB Aperfeiçoamento em Estética em Prótese Fixa – ABO/RN Formação em Protetor Bucal Personalizado Aperfeiçoamento em Prótese Sobre Implantes - ILAPEO/PR

*Drª Mariângela Araújo Graduada em Odontologia pela UFPB Especialista em Periodontia - COESP Formação em Manipulação do Tecido Mole com Finalidade Estética, Protética e Peri-Implantar Mestranda em Ciências Odontológicas - UFPB Cursando Especialização em Implantodontia - COESP

48

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


boRderline

Quando o“jeito de ser” pode demandar

ajuda

Saiba o que é o transtorno de personalidade borderline *Por Charlles Lucena, Heydrich Virgulino e Rafaella Nóbrega Braga

A

personalidade pode ser definida pelo conjunto de características pessoais relacionadas ao nosso processo de agir, pensar, vivenciar e sentir, ou seja, é o “jeito de ser” que tipicamente define cada indivíduo. Quando tais características começam a ocorrer de forma pouco adaptativa na vida do paciente, trazendo prejuízos ao seu funcionamento, podemos estar diante de um dos transtornos da personalidade. O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), também chamado de personalidade emocionalmente instável, é um dos mais prevalentes destes transtornos, acometendo especialmente as mulheres e tendo seu início no final da adolescência e início da vida adulta. Este transtorno é caracterizado por oscilações constantes no humor, sensação de vazio crônico, instabilidade nas relações afetivas (ou seja, dificuldade em estabelecer relações duradouras e estáveis), alternação entre extremos de idealização e desvalorização, além de episódios de automutilação, padrões constantes de impulsividade (como sexo, compras, abuso de substâncias, comer compulsivamente, etc.), esforços exagerados para não serem abandonados (são intolerantes à solidão) e dificuldade em controlar a raiva.

50

Esta desordem é uma enfermidade comumente confundida com o Transtorno Bipolar, contudo, enquanto o TPB é constante ao longo dos meses ou anos, a bipolaridade costuma aparecer na forma de “crises”, com longos intervalos onde o paciente fica assintomático, algo não usual na personalidade borderline. O tratamento de primeira escolha é a psicoterapia, havendo necessidade do uso de psicofármacos em casos de oscilações muito constantes do humor, intensa impulsividade ou episódios recorrentes de automutilação. Trata-se de uma doença que pode trazer sérias dificuldades nos relacionamentos interpessoais. Quanto antes puder ser iniciado o adequado tratamento, melhor o prognóstico e a chance de controle dos sintomas.

*Charlles Lucena

*Heydrich Virgulino

*Rafaella Nóbrega Braga

Psiquiatra pelo HSVP – SES/DF Professor de psiquiatria FCM/PB Preceptor de Residência em Psiquiatria da FAMENE

Psiquiatra pela UFBA Mestre em Neuropsiquiatria pela UFPE

Médica pela UFPB Residência em psiquiatria pela UFPE Especializanda em dependência química pela UNIAD/UNIFESP

Informações dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) | Onde Encontrar: no final da revista


Método eficiente de fotodepilação

Depilação facial com linha

Depilação com cera morna, sem hora marcada

Design e coloração de sobrancelhas

“Eu aprendi muita coisa com minha mãe. Mas na hora de cuidar da depilação, fui eu que descobri primeiro a Depyl Action: uma experiência suave e um atendimento encantador. Mesmo viajando muito, eu sempre encontro uma loja por perto. Mais que uma questão de pele, é uma relação de carinho e confiança.”

Gabriela Duarte, cliente desde 2007

www.depylaction.com.br

JOÃO PESSOA Bancários • R. Empresário João Rodrigues Alves, 264 • 83 3255-2211 Bessa • R. Fernando Luiz Henriques dos Santos, 1317 • 83 3566-8882 Manaíra • Av. General Edson Ramalho, 99 • 83 3247-1974 CAMPINA GRANDE Catolé • R. Otacilio Nepomuceno, 20 • 83 3337-3556 Prata • Av. Pedro II, 220 • 83 3341-4464


bráquetes

Bráquetes

Autoligáveis Metálicos ou cerâmicos, profissional garante tratamento mais rápido *Por Ana Helena d’Avila Lins Lacerda

D

urante vários anos os bráquetes convencionais, também conhecidos por trocarem borrachinhas coloridas, estiveram sozinhos no mercado. No entanto, graças aos contínuos estudos científicos de nossos grandes orientadores e autores, nós, profissionais, e, consequentemente, nossos pacientes podemos nos privilegiar com tamanha modernidade de aparelhos ortodônticos disponíveis. Dentre as modernas e interessantes técnicas com alinhadores extremamente estéticos e aparelhos linguais invisíveis ao sorriso, nada como nos encantar com os aparelhos autoligáveis, cuja característica principal é a sua grande redução do atrito durante a movimentação ortodôntica. Os bráquetes autoligáveis podem se apresentar metálicos ou cerâmicos. Ambos têm a mesma eficiência, a diferença está apenas na estética. A redução do atrito acontece pela ausência de borrachas em torno dos bráquetes para ativar o aparelho. Nesse caso, o arco ou fio ortodôntico é preso ao bráquete por um clipe que abre e fecha. Se diminuirmos o atrito na mecânica, logicamente serão necessárias forças mais leves para a indução da movimentação dentária e, com menos força, consequentemente teremos menos dor e menos efeitos colaterais. Diante de todas essas vantagens, podemos citar mais uma: tratamento mais rápido. Quanto tempo mais rápido? Vai depender de cada caso, pode ser seis meses a um ano do tempo que duraria o tratamento com bráquetes convencionais, por exemplo. Na verdade, a idade e a complexidade de cada caso definirão o tempo certo de cada tratamento.

Estudos comprovam que esses bráquetes promovem uma remodelação óssea de forma que também influenciam na decisão de não extração dos dentes. Dessa forma, mais uma vez, a evolução da Ortodontia nos beneficia com menos extrações de dentes permanentes. Por fim, qualquer tipo de aparelho supracitado é bom quando bem empregado. Sendo assim, a constante atualização e especialização dos profissionais, juntamente com o diagnóstico correto de cada caso clínico é condição de suma importância para o sucesso do tratamento e satisfação do paciente.

*Ana Helena d’Avila Lins Lacerda CRO: 2642-PB Especialista em Odontopediatria e em Ortodontia Mini-Residência no curso de Sistema Autoligado pelo SAL-Brasil Capacitação em Ortodontia Lingual pela ABOL Credenciada no Sistema Essix Clear Aligner Atuante na Interdental Odontologia Integrada Ltda Av. Piauí, 57. Bairro dos Estados.

52

Informações, dúvida e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


CÂNCER

JULHO

VERDE Campanha conscientiza a população sobre o câncer de cabeça e pescoço *Por Victor Perrusi

A

Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) deu início no mês de julho à Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, denominada “Julho Verde”, que tem por objetivo conscientizar a população para os principais fatores de risco da doença: o cigarro e o álcool. Quando associado, o consumo do álcool e cigarro multiplica em até 20 vezes a possibilidade de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata, com mais de 18 mil casos diagnosticados anualmente no Brasil. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.

NÓDULOS, ROUQUIDÃO E MANCHAS

Todo nódulo persistente no pescoço, rouquidão persistente, feridas que não cicatrizam, principalmente quando não desaparecem espontaneamente em até 21 dias, endurecidas e que crescem, feridas

persistentes na boca, manchas na pele que doem, coçam, têm forma irregular e violácea, feridas no olho ou pálpebras, bem como sangramento nasal recorrente, obstrução nasal, dificuldade para engolir e paralisia facial são sinais e sintomas que podem estar relacionados ao câncer.

JULHO VERDE O dia 27 de julho foi definido como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço no congresso mundial da especialidade, realizado em 2014, pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço. Várias ações de conscientização ocorreram em todo o país, no sentido de alertar a população para a prevenção, sintomas e tratamento da doença. A ideia é que o ‘Julho Verde’ passe a integrar o calendário oficial de campanhas de saúde pública. Em caso de suspeita, dúvidas ou para maiores informações, procure um especialista. Prevenção e diagnóstico precoce são as maiores armas contra o câncer.

*Victor Perrusi Cirurgião e oncologista de cabeça e pescoço | CRM: 5803 Residência médica em cirurgia de cabeça e pescoço – INCA/RJ Especialista em cirurgia de cabeça e pescoço – SBCCP Pós-graduação em cirurgia de cabeça e pescoço – PUC/RJ Especialista Lato Sensu em cirurgia de cabeça e pescoço – INCA/RJ Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço – SBCCP Membro da Sociedade Latino Americana de Tireoide – LATS

54

Informações, dúvida e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


Ingrid Miranda celebra 15 anos com festa temática Com tema “Borboletas”, a escolha da aniversariante faz alusão à sua

A debutante com os pais


em clima vintage transição de menina

A decoração de Hazael Melo encantou os convidados

As Carlos cores e Toyanma favoritas da Almeida aniversariante - Luannaderam Barros um - Lucas toque Wanderley vintage àAlmeida decoração

Cada detalhe foi pensado em conjunto com Ingrid

A quantidade de flores enchia os olhos dos convidados

Ingrid com as avós Janete Miranda e Iêda Gonçalves

fotos: Deivid Ribeiro e Vicktor Feitosa

Tudo foi feito com delicadeza para representar Ingrid

Nos sentimos gratos por reunir familiares e amigos para comemorar a dádiva da vida.” Paulo Miranda

O aniversário de 15 anos é um marco na vida de qualquer garota. A transição entre a adolescência e a fase adulta é um passo importante, e toda menina sonha com uma grande festa para celebrar esse momento. Para Ingrid e sua família, esse passo foi ainda maior. Nascida prematuramente, cada pequena conquista na vida de Ingrid foi de grande importância para os que a amam. Apaixonada por literatura e desenho, ela superou suas próprias limitações e cresceu de forma saudável, mostrando-se uma menina de incomensurável força interior, solidária, conselheira, meiga e disposta a batalhar pelos seus próprios sonhos, que incluem estudar Moda na Europa e montar um ateliê em João Pessoa. Não é para menos que o tema da festa, previamente aprovado por seus pais, foi “Borboletas”, fazendo uma lúdica alusão à metamorfose de Ingrid, saída do casulo e tornando-se uma bela moça. A debutante, admiradora de peças antigas, optou por um toque vintage em sua festa e escolheu marsala e azul tyffani, sua cores preferidas, para a decoração da noite.


Os anfitriões com Juracy e Jacy Arruda

Ingrid, seus pais e Leda Nunes, Cazuza, Lara, Gabriela e Regina Lima

Hazael Melo decorou cada ambiente com a opinião de Ingrid A debutante fez questão de estar presente em todas as escolhas da sua festa

Participativa nos preparativos da festa, Ingrid ajudou na escolha dos profissionais e da decoração, porque a intenção era que a festa tivesse a sua marca e estivesse ao seu gosto, já que se tratava da realização de um sonho. E, para realizá-lo, o arquiteto Hazael Melo executou com perfeição a temática escolhida pela aniversariante, transformando a Casa Roccia em um ambiente mágico. Para a decoração, foram usadas borboletas de papel, projeção mapeada e peças de cristal. Hazael não poupou esforços para criar um verdadeiro jardim digno de borboletas e apostou em hortências azuis, lírios acapulco, astromélias vermelhas, tulipas brancas, gypsophilas, proteas, celosias vinho, orquídeas corais, anturios vermelhos e chocolate

para decorar o ambiente. Já o buffet, ficou sob a responsabilidade do Chef Onildo que apresentou um menu magnífico, composto por couvert, coquetel volante, ilha de frios permanente, ilha de sushi, buffet jovem e jantar, momento em que foi servido camarão ao molho de champanhe e presunto de parma, tournedos de filé mignon ao molho de mix de cogumelos, raviole de mussarela de búfala ao molho de tomate, salada de hortaliças, crisps de queijo parmesão, tomates confitados, cebolinhas pérolas e arroz de amêndoas. Os docinhos foram feitos pelo buffet da própria Casa Roccia, e os bem-vividos distribuídos como mimos para os convidados foram feitos por Elen Lorenzo.


Os anfitriões com João, Rejane e João Neto Crispim

A garota me surpreendeu com seus conceitos ’up-to-date’ muito antenados com as tendências mais recentes.” Hazael Melo Tatiana Costa e Alexandre Miranda com os anfitriões

Rogério, Roberta e Luana Dantas com Ingrid e seu pais

O abraço da tia Regina Lima

Beatriz Luna, Beatriz, Luciana e Joana Vasconcelos com os anfitriões

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Morrana, Mônica e Genézio Moraes Rêgo com Paulo Miranda e Andréa Lins

Os amigos do colégio prestigiaram a aniversariante


A aniversariante com a avó materna, Iêda Gonçalves

Ingrid com a tia-avó Ruth Gonçalves

Mural de borboletas foi cenário de fotografia com familiares Noite foi marcada com momentos emocionantes e homenagens à debutante

Para deixar a aniversariante ainda mais bonita, Adriano Lima cuidou da maquiagem e dos cabelos de Ingrid, que usou dois vestidos na festa. O primeiro, de cor nude com dourado, bordado com pérolas, mangas compridas e costas em renda, da grife Inquérito, foi usado para receber os convidados. Já no segundo momento da festa, para a descida da escada e a valsa, Ingrid idealizou, junto à estilista Renata Dias, um vestido azul em renda e organza de seda, que possuía uma saia longa, que foi posteriormente retirada para o momento da balada, deixando a aniversariante mais confortável para se divertir. “O vestido foi idealizado nos mínimos detalhes para se adequar à personalidade autêntica e delicada de Ingrid. Fizemos tudo juntas”, contou a estilista.

Na descida de Ingrid, seu pai surgiu no alto da escada, ao som da música instrumental “A Thousand Years”, e lhe entregou uma caixinha branca. Ao abrí-la, a aniversariante foi surpreendida por uma revoada de borboletas vivas que também foram soltas pelo avô Tiago Lins, a avó Janete Miranda e pela sua mãe, totalizando 60 borboletas soltas para surpresa dos convidados que não contiveram as lágrimas de emoção. A valsa, indicação do Dj Nando DuB, foi um pot-pourri de sete minutos executado pela orquestra de André Rieu, a qual Ingrid dançou com seu pai Paulo Miranda, seu avô materno Tiago Lins Filho, com os tios José Cazuza de Lima Júnior e Igor Gonçalves Aragão e seu amigo de infância Adailton Teódulo. Uma ausência sentida no momento da valsa foi do avô Paterno José Cazuza de Lima, falecido em agosto do ano de 2010, que esteve presente nas doces recordações que deixou.


Os anfitriões com Giovanna Miranda e Pedro Lucca

Ingrid com a avó paterna, Janete Miranda

Você chegou de surpresa em nossas vidas, trouxe muita, muita alegria!” Andréa Lins

Ingrid com Fátima e Tadeu Meira Brito

Luanna dança a tradicional valsa com o pai Rodrigo Ingrid com Andréa e Henrique Miranda

Ingrid com o avô materno, Tiago Lins

Ingrid com Maurílio Fernando, Aparecida Leite e Ana Miranda

Ingrid com a estilista Renata Dias segurando o vestido idealizado por elas


Momento em que Ingrid abre a caixa presenteada pelo pai e solta vรกrias borboletas


Pai recebe a filha no salão e entrega uma caixa surpresa

Momento de emoção e surpresa para a aniversariante

Ingrid fez troca de roupa para o momento de descer a escada Aniversariante usou vestido idealizado por ela com a estilista Renata Dias

Momento mágico no qual Ingrid vira uma borboleta através da projeção de asas na cortina

O bolo foi feito pela empresária Mirta Gama, do Ateliê MM, no sabor chocolate com recheio de chocolate para agradar o paladar das adolescentes. A cake designer Maria Helena Moura assinou o outro bolo, de ameixa, que foi servido aos presentes. Outro mimo distribuído aos convidados foi uma caixa em formato triangular com fecho de borboleta, contendo o famoso bolo de noiva de Maria Helena Bolos. Cerca de 200 convidados estiveram presentes para celebrar a transição de Ingrid, e entre familiares, amigos da família e colegas do Motiva Ambiental e Zarinha, respectivamente o colégio e curso feitos pela aniversariante. A valsa de pai e filha Luanna dança a tradicional valsa com o pai Rodrigo


A debutante dança valsa com o avô Tiago Lins...

... com o tio Cazuza Lima

Ingrid dançou a tradicional valsa com familiares e amigos A aniversariante e seu pai apresentaram coreografia com músicas mixadas

O momento do “Parabéns pra você”

Os pais brindam com Ingrid a nova fase da vida

A aniversariante teve dois bolos assinados por Mirta Gama e Maria Helena Moura


... com o tio Igor Aragão

Esperei por esse momento muito tempo, agora finalmente estamos aqui, vivendo esta mágica fantasia .” Paulo Miranda

... e com o amigo Adailton Teódulo

A aniversariante e seu pai dublaram “The time of my life”

E dançaram ao som de um mix musical

Um momento especial foi a performace realizada por Ingrid e seu pai, dançando as músicas mixadas “The time of my life”, “Happy”, “Mambo number five” e “Twisted and shout”, que contou também com a participação da sua mãe Andréa na execução da coreografia criada e ensaiada pelos dançarinos/coreógrafos Nildo Santos e Jaciara Xavier. Familiares e amigos gravaram depoimentos em homenagem à debutante, que foram projetados nas cortinas brancas. A surpresa foi idealizada pela mãe de Ingrid que providenciou a equipe de Renato Produção para gravar o vídeo. A animação da festa ficou por conta do Dj Nando Du B que comandou até a hora dos parabéns, anunciando inclusive as valsas. Após a meia noite e trinta, a animação musical ficou por conta da

A coreografia foi feita por Nildo Santos e Jaciara Xavier

Orquestra Black Tie que tocou, fazendo os convidados dançarem até o amanhecer. Tanto o Dj quanto a orquestra foram escolhas dos pais da debutante que optaram pela excelência do serviço prestado por ambos que têm nome consolidado no mercado. Ingrid não conteve sua alegria durante toda a festa que teve início às 22h e só terminou às 05h da manhã do dia seguinte. Sempre com um sorriso no rosto, o clima de felicidade contagiou todos os presentes durante a festa. Com certeza foi uma noite dos sonhos para Ingrid, que sempre faz questão, junto aos seus familiares, de entregar e agradecer a Deus pela honra e glória da realização de seus sonhos e de poder desfrutar de uma vida abençoada e cheia de pessoas amadas.


A Orquestra animou a noite

Balada colocou convidados para dançar

Convidados terminaram a noite com balada na pista de dança Orquestra Black Tie colocou todo mundo pra dançar com repertório animado

O clima da festa era de pura descontração

Paulo Miranda - Andréa Lins - Regina e Cazuza Lima

Os anfitriões ao lado de Igor Aragão e Valéria Mangeon


Performance dos pais com o decorador Hazael Melo

A animação era contagiante

Foi tudo tão divertido e especial, que eu queria que não acabasse.” Ingrid Miranda

Os anfitriões com Deivid Ribeiro, Erik Marreiro e Lara Lima

Luanna a tradicional comnao pista pai Rodrigo Ingrid fezdança coreografia com asvalsa amigas de dança

Paulo Miranda com Alysson Casusa, Giovanna Miranda e Cazuza Lima

Momento de selfie com a prima Alane Casusa


nutrição funcional

Renova e aumenta a vitalidade e energia do corpo

*Por Erika Nóbrega

V

ocê sabia que o Programa Nutrifuncional Detox, também conhecido como DETOXIFICANTE, é benéfico à saúde? Pois é. Isso acontece porque promove uma total renovação no funcionamento fisiológico do aparelho digestório, aumentando a vitalidade e a energia de todo o corpo. Todos os dias nosso organismo é bombardeado por substâncias nocivas, como medicamentos, corantes, conservantes, gordura, entre outros. Já que é quase impossível blindar o corpo desse contato, vez ou outra se torna necessário fazer uma faxina geral para livrá-lo dos prejuízos causados por essas substâncias nocivas. UM CORPO INTOXICADO Os sintomas de um organismo intoxicado podem ser físicos e mentais, tais como cansaço, sono durante o dia, falta de concentração, má digestão, mau funcionamento intestinal, enfraquecimento do sistema imunológico, alergias, inchaço, dificuldade de perda de peso, irregularidades do ciclo menstrual, entre tantos outros problemas. Atualmente, por conta da vida sedentária, do estresse diário e da alimentação desequilibrada, com o alto consumo de produtos industrializados, nossos mecanismos precisam de uma limpeza, acompanhada por um especialista da área. O DETOX O objetivo da detoxificação é restaurar o equilíbrio do organismo, a fim de evitar ou auxiliar no tratamento de doenças acarretadas por desordens metabólicas, entre elas a obesidade. O programa elimina os excessos, que impedem o bom funcionamento do organismo, e faz com que as toxinas tornem-se hidrossolúveis, para que sejam eliminadas por meio da urina, fezes, bile, suor e lágrimas. Neste contexto, o fígado tem um papel fundamental no processo de eliminação, neutralizando as toxinas produzidas. Apesar da frequência com que o termo tem aparecido na mídia, o Programa Nutrifuncional DETOX não é modismo. Trata-se de um processo bioquímico realizado por órgãos detoxificadores que se não for feita corretamente pode aumentar a quantidade de metabólitos reativos na corrente sanguínea.

*Erika Nóbrega Nutricionista Funcional pela VP/SP Mestra em Nutrição e Alimentação pela UFPB Professora convidada em Pós-Graduação FAISA, FIP, FPB, UNASUS/UFPE, UNIPÊ

68

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


neopilates

Respire, alongue, fortaleça e viva com mais saúde *Dra Karina Martins Gomes Maia e Dra Rebecca Loureiro Mendonça

N

osso Studio é o maior centro especializado no método Pilates da Paraíba. Dirigido pelas fisioterapeutas Karina Maia e Rebecca Loureiro, especialistas e atualizadas no Método Pilates, oferecemos um programa de exercícios personalizados com resultados consistentes e seguros e adaptados às mais diferentes necessidades: condicionamento físico, prevenção e reabilitação. Cada aluno ganha um programa personalizado conforme o nível e preparo físico em turmas que não passam de três pessoas por instrutor. Nossos aparelhos são exclusivos e de alta qualidade, considerados entre os melhores do mundo. São recomendadas pelo menos duas aulas por semana, e os resultados podem ser sentidos a partir da décima sessão, garantem os especialistas. Além da melhora da postura e do tônus muscular, a atividade incrementa ainda o funcionamento do aparelho cardiorrespiratório, a flexibilidade, o equilíbrio, a força, a resistência e a coordenação motora. Quem tem problemas musculares ou esqueléticos, por exemplo, é muito beneficiado com Pilates, que não tem contraindicações. São várias as modalidades: Pilates clássico, na reabilitação, Funcional, Pilates na gestação, terceira idade, infantojuvenil e Neopilates. Nesta matéria iremos explicar um pouco sobre o modelo mais moderno do momento, o Neopilates. O Neopilates, uma nova modalidade do método, é uma mistura de exercícios circenses e funcionais que mobilizam todo o corpo, trabalhando os músculos de uma forma simples, divertida e desafiadora. Além de preservar as principais características do Pilates (os movimentos são feitos exigindo o controle da respiração, concentração, contração do abdômen e alinhamento da coluna), o trabalho é realizado sobre bases instáveis, dificultando a execução da atividade, auxiliando também na perda de peso, pode-se perder 500 calorias em uma hora de aula. Além do Pilates, nosso Studio dispõe de outras formas de tratamento como a Fisioterapia, Osteopatia, RPG Souchard e Bandagem funcional, o que auxiliam no processo de tratamento do paciente, podendo assim, evoluir nos exercícios e chegar nos níveis mais avançados do método.

*Dra Karina Martins Gomes Maia Fisioterapeuta - CREFITO 113868-F Osteopata pela ATMS Bélgica e instrutora do método Pilates Osteopatia, Pilates, Neopilates, Pilates na patologia de Coluna Vertebral e Joelho *Dra Rebecca Luiz Loureiro Mendonça Fisioterapeuta - CREFITO 150426 -F RPG Souchard, Instrutora do método Pilates e Neopilates RPG (Reeducação Potural Global), Pilates, Neopilates

70

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


Foto: Kadu Martins

método explosivo

Quem deve contar é a calculadora, não você, durante o treino!

*Por Alexandry Mangueira

Q

uando ouvimos a expressão “três de 10” no âmbito esportivo, sabemos que estão se referindo à 3X10 RM, ou seja, três séries de 10 repetições máximas. Cada uma delas tem dois segundos durante a fase concêntrica e quatro segundos na fase excêntrica, estando sob tensão de 60 segundos com uma grande exigência física. A musculação visa usar o glicogênio muscular, ou seja, a energia que provém dos carboidratos, chegando à falha momentânea durante a ação concêntrica. Todas essas informações são importantes, mas devemos sempre compreender que o ser humano vai além de números e séries. No livro “Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia”, o autor Paulo Gentil relata que “ainda se acredita que haja um número de repetições

ideais para promoção de hipertrofia, como o famigerado ‘três de 10’ (3x10) [...], como se o músculo fosse dotado de um contador implacável”. Sou totalmente contra essa ‘receita de bolo’ e já fui muitas vezes criticado por não seguir o ‘padrão’. O que deve ser feito sempre é que se chegue à falha ou A.V.M. (Ação Voluntária Máxima). Somos seres únicos e, por isso, temos uma individualidade biológica, cada dia nós podemos estar de uma forma diferente. Devemos ter em mente que só crescemos quando somos submetidos ao extremo. Cada treino deve ser encarado como um obstáculo a ser vencido com perseverança e força de vontade, fazendo com que o treino seja sempre uma oportunidade de superação. Assim é o MX (Método Explosivo)!

*Alexandry Mangueira Personal Trainer

72

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) | Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


pilates e plataforma vibratória

Garanta um corpo saudável e definido *Por Enísia Cruz

T

odos querem cuidar do próprio corpo, mas muitos não demandam tempo suficiente para isso. Existe uma boa opção para aqueles que querem fazer uma atividade física e ganhar tempo. Em duas ou três aulas semanais de 50 a 60 minutos cada, você exercita todo o corpo usando a Plataforma Vibratória e o Pilates. O Pilates desenvolve corpos fortes e flexíveis, e os benefícios são alcançados de forma mais rápida quando associado à Plataforma Vibratória. Em um treino convencional de resistência muscular há o recrutamento de 40 a 80% de fibras motoras, enquanto que em treino com a Plataforma Vibratória consegue-se recrutar de 95 a 100% das fibras musculares, e, em poucas sessões, percebe-se os resultados.

O uso das Plataformas Vibratórias vem aumentando no campo da geriatria, na melhora de equilíbrio corporal, nas terapias contra osteoporose, na dor lombar crônica, na reabilitação póscirúrgica e lesões desportivas, pré-operatórios prevenindo problemas circulatórios e evitando hipotrofia muscular, estabilização postural e ainda em Alzheimer e Parkinson, suavizando os sintomas e atrasando sua evolução. A Plataforma Vibratória pode ser usada tanto por idosos como por atletas de elite. Mas é essencial que esta atividade seja direcionada por um profissional especializado para evitar lesões e conseguir bons resultados.

“O Pilates já fazia parte da minha vida e não sei mais viver sem ele, principalmente agora depois de conhecer a plataforma vibratória e através dela estou conseguindo ter o resultado tão esperado: coxas e braços firmes.”

“Já fazia Pilates com a professora Enísia há um bom tempo, quando ela implementou a Plataforma Vibratória na minha série de exercícios. Realmente os resultados são surpreendentes. Virei fã.”

Helena Pimenta Empresária

Cristiana Marques Araújo Médica Cardiologista

*Enísia Cruz CREFITO 85492-F Fisioterapeuta graduada pela UFPB Osteopata CO - EBOM Especializanda em Osteopatia Estrutural - FCMMG Especialista em Fisioterapia Cárdio-Respiratória – UFPE Formação em Pilates, RPG, Mulligan, Kinesio Taping e Fisioterapia Manipulativa Miofascial.

74

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


A busca pelo corpo perfeito é uma constante na vida das pessoas, em especial na das mulheres. Para garantir a saúde do corpo e da mente, elas estão aderindo ao esporte que mais tem chamado atenção na área fitness: o Muay Thai. Entre socos, chutes, joelhadas e cotoveladas, a modalidade trabalha os membros inferiores, como glúteos e abdômen, que são as regiões de maior interesse pelo público feminino. Os resultados estéticos despertam a atenção porque proporcionam um elevado gasto calórico. O Muay Thai pode ser praticado todos os dias, e, além da perda da gordura corporal, a modalidade ajuda no ganho de tônus musculares e no condicionamento cardiorrespiratório. Com apenas uma aula, que conta com agachamentos, saltos, flexões e técnicas de ataque e defesa, o aluno pode eliminar cerca de 800 calorias. O esporte também requer concentração mental do praticante e ainda proporciona, ao final do treino, uma sensação de relaxamento. O hábito de exercitar-se garante uma mente mais relaxada, livre dos pensamentos negativos e problemas diários. No momento em que o praticante está fazendo esforço físico, o seu foco é apenas a realização correta da atividade, o que acaba por proporcionar um ‘desligamento’ do mundo exterior.

*Alex Artur

Graduando em Educação Física pelo IESP Kruang azul escuro de MuayThai Filiado à CBMT (Confederação de Muay Thai do Brasil) Filiado à FPMT (Federação Paraibana de Muay Thai) Informações ou dúvidas: (83) 3246.6508 (a redação) Onde encontrar: nas páginas amarelas na final da revista

76

As razões para se buscar o Pilates têm sido das mais variadas possíveis, desde o desejo de se esculpir o corpo, passando por prevenir e/ou tratar problemas, até dores e lesões pelo corpo. Além de aliviar estresse e ansiedade. O Pilates atinge todas essas questões, pois trabalha a saúde como um todo, deixando os praticantes mais fortes, flexíveis e resistentes, além de melhorar a concentração e memória. Os exercícios do Pilates são capazes de estimular os músculos, inclusive os mais profundos e, em geral, pouco acionados no dia a dia. O método é eficaz na redução das dores, com efeitos animadores em casos de dor lombar e de fibromialgia, pois os exercícios, além de manter um bom alongamento e equilíbrio postural, o Pilates faz também um trabalho de fortalecimento muscular muito positivo, ajudando na sustentação da coluna. O método vem sendo utilizado ainda para auxiliar na reabilitação de portadores de doenças neurológicas, entre elas Parkinson e os que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nesses casos, melhora os movimentos prejudicados e estimula a habilidade de concentração. Além das pessoas que procuram o método pela questão fitness, o pilates pode e deve ser indicado para pessoas com dor na coluna, ajudando no alinhamento e fortalecimento da região. Assim como para atletas, pois adquire mais agilidade, resistência, mobilidade, força muscular e prevenção de lesões, e grávidas, pois fortalece a musculatura do assoalho pélvico, ajudando no parto natural, e reduz edemas de braços e pernas. O pilates também é indicado para idosos e crianças.

*Dra. Elielma Costa de Andrade Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates CREFITO: 121949-F Informações ou dúvidas: (83) 3246.6508 (a redação) Onde encontrar: nas páginas amarelas na final da revista

fotos: Shutterstock

foto: Shutterstock

palavra especialista


Ingrid Miranda posa para as lentes de Deivid Ribeiro Aniversariante escolheu temática do ensaio e mostrou fotos: Deivid Ribeiro

Para eternizar a transição de seus 15 anos, Ingrid posou para as lentes do fotógrafo Deivid Ribeiro. As fotos, que foram feitas na fábrica Matarazzo, tiveram um clima descontraído e vintage. A debutande queria um ensaio que fugisse do convecional e resolveu brincar com luzes e sombras. A ideia era unir elementos antigos, reportando a decadência com o contemporâneo, mostrando que o passado se faz sempre presente, bem como que a beleza reside em todas as épocas, e mesmo naquilo que aparentemente é desprezível como paredes com lodo. Para o ensaio, Ingrid usou três vestidos. O primeiro foi da Iodice, o segundo foi customizado pela Furta Cor, e o terceiro foi um vestido da Inquérito. Os looks contaram com a produção do styling Vinícius Nepomuceno, e a produção da beleza e hair ficou sob responsabilidae de Cimar di Sales.


em seu book personalidade


Fรกbrica Matarazzo foi cenรกrio de ensaio fotogrรกfico Com toque vintage, debutante aposta em ideia nรฃo convencional


entrevista

Fotografia & Arte Por trás das lentes de

Deivid Ribeiro

A

82

paixão pelas artes visuais foi algo que ele aprendeu desde pequeno vendo o seu pai, o quadrinista Emir Ribeiro, criando histórias, personagens e desenhando. Nascido e criado em João Pessoa, Deivid sempre esteve em contato com a área de criação e pôde experimentar um pouco de tudo dentro desse meio, desenhando, estudando música e até mesmo aventurando-se nas artes plásticas. Durante sua adolescência teve seu primeiro contato com a fotografia, quando sua família comprou sua primeira câmera fotográfica. Logo, ela tornouse sua companheira inseparável. Não é à toa que ele possui um arquivo imenso de fotos que documentam praticamente toda sua fase do ensino médio. Nessa época, a fotografia era só um hobby, mas ele sempre foi um curioso na busca de aprimorar suas fotos, buscando aperfeiçoá-la a cada etapa. Nunca foi um aluno exemplar, mas passou no vestibular na primeira oportunidade e formou-se no Curso de História pela Universidade Federal da Paraíba. Apesar de crer na importância de sua formação acadêmica, durante os seis meses que lecionou, notou a falta de condições de um ambiente que proporcionasse prazer naquilo que fazia. Nesse período, esteve um pouco perdido em relação ao seu futuro profissional, mas encontrou seu caminho na fotografia, começando a praticá-la de maneira mais profissional. Com as economias, teve a oportunidade de comprar um equipamento razoável e fazer seu primeiro trabalho remunerado: a cobertura de um aniversário infantil da filha de uma amiga da sua mãe. A partir daquele momento, passou a imaginar que poderia passar a sua vida fazendo aquilo e preparou um pequeno portfólio para buscar oportunidades de emprego na área da fotografia. A primeira porta aberta foi a de Júlio Vasconcelos, que lhe deu a chance de o acompanhar nos eventos como segundo fotógrafo. Segundo Deivid, foi um momento indispensável em sua trajetória, pois teve a oportunidade de adquirir experiência e aprender muito, observando os movimentos de Júlio e também nas longas conversas que tinham sobre todos os aspectos da fotografia. Em 2011, Deivid abriu seu próprio escritório e, desde então, pôde seguir sozinho


em direção ao amadurecimento da sua fotografia e do seu desenvolvimento profissional. Para Deivid, o desafio sempre é a criação. Por isso, ele se diferencia quando tenta sempre entregar para cada cliente algo exclusivo e não apenas uma cópia de uma foto que já foi produzida anteriormente. No seu estilo, ele sempre vê no improviso uma possibilidade de criar o novo, achar aquele lugar que nunca foi explorado ou de retirar das pessoas a expressão que simboliza sua personalidade. “Gosto de fotografar as pessoas como elas são”, diz ele. Casado com a arquiteta Camilla Mayer, Deivid se descreve como alguém tranquilo e, até certo ponto, tímido. Apesar da rotina corrida, gosta de passar o tempo livre com a família e amigos. Sempre que encontra um espaço na agenda, procura viajar e conhecer novos lugares. Criativo e empreendedor, o fotógrafo criou o “Lembre-lembre”, um serviço de foto-lembrança que tem referência na história da fotografia, homenageando os antigos “lambe-lambes”, mas numa roupagem moderna, que é um verdadeiro entretenimento em forma de recordação. Sempre com concepções novas, planeja continuar materializando suas ideias (que não são poucas) e espera oferecer sempre algo novo que surpreenda e traga um sopro de criatividade para seus clientes.

“A fotografia me leva a muitos lugares, me apresenta várias pessoas e me permite ver o mundo de um jeito diferente. A simplicidade, o atemporal, o não-óbvio e a magia, que está presente em cada fração de segundo, me fascinam.”

*Deivid Ribeiro Fotógrafo Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


foto: Saulo di Tarso

perf il

C

oragem e força de vontade podem levar uma pessoa a realizar todos os seus sonhos. Se somados ao talento, então, o voo pode ser ainda mais alto. E uma prova disso é o cantor Pedro Henrique Ruiz Cristaldo, mais conhecido como Pedro Chefe, que, aos 24 anos, tornouse um dos nomes mais procurados quando o assunto é forró estilizado, animação e casa lotada. Apaixonado por música desde criança, Pedro começou a praticar seu canto aos 12 anos, com a ajuda de um padre da igreja que frequentava, e escolheu o violão como seu instrumento de cabeceira. Nascido em Amambai, no Mato Grosso do Sul, sua adolescência foi toda influenciada pela área musical, e ele fazia apresentações na escola e passava o dia tocando e cantando com os amigos em rodas de violão. A partir de então, Pedro sentiu necessidade de correr atrás do seu sonho e passou a participar de concursos musicais. Devido a sua participação nestes festivais, teve que amadurecer rapidamente. Por sua mãe não poder acompanhá-lo sempre a esses eventos, o então garoto - orientado por seus familiares - passou a viajar sozinho, e, com isso, teve que aprender a tomar suas próprias decisões. Aos 14 anos de idade, formou sua primeira dupla sertaneja, estilo musical de sua preferência e que influencia até hoje sua música, e começou a tocar nos bares da cidade. Em 2007, seu pai, que serve ao exército, foi transferido para João Pessoa, e o cantor em ascensão mudou-se para a capital paraibana. Com a mudança de vida, novos e ousados planos profissionais estavam apenas começando. Na capital paraibana, ele montou outra dupla sertaneja e, em

seguida, viu a necessidade de criar sua primeira banda: a PH Sertanejo, que durou um pouco mais de dois anos, e, em 2013, foi convidado a se tornar o vocalista do Forró do Chefe. Devido aos contratos frequentes da atual banda, Pedro teve que interromper o curso de Nutrição e passou a dedicar-se integralmente ao novo formato e estilo do seu mais arrojado projeto musical. Sua estreia na banda Forró do Chefe aconteceu no Chopp Time. A divulgação para o evento contou com um teaser em outdoors, instigando a curiosade do público para saber quem seria o novo Chefe da cidade. Com isso, o lançamento esgotou a bilheteria e deixou cerca de 200 pessoas sem conseguir ter acesso ao show. Hoje, com grande reconhecimento do público, a banda participa dos eventos mais importantes da cidade e tem chamado atenção de outros estados por seu estilo contagiante. Em sua trajetória musical, já dividiu o palco com o cantor Gabriel Diniz e a dupla sertaneja Henrique e Juliano, e abriu shows para a dupla Jorge e Mateus e a banda Aviões do Forró. Para Pedro, a música é o que lhe move, e ele não esconde nos palcos o jeito meninão, extrovertido e intenso de ser. Em sua vida pessoal, o cantor é adepto da gastronomia e confessa que adora cozinhar e, sempre que pode, curte o tempo livre ao lado dos amigos. Apesar da rotina intensa e corrida, entre estradas e palcos, o cantor garante ser extremamente feliz e satisfeito com sua vida. “Sou feliz por olhar em minha volta e ver que o que plantei no passado rendeu bons frutos, e tudo isso sempre no caminho do bem e jamais prejudicando o próximo”. *Pedro Chefe

84

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


Alfredo e Beth com Rodrigo Codevilla, Gabriela Rodrigues, Camilla Codevilla, Bruna Wanderley, Bruno Codevilla, Rafaella Leite e Alfredo Codevilla

Beth Codevilla festeja nova idade ao lado de amigos e parentes Educadora recebe seus convidados com jantar no Capital Steak House

Rivanda Siqueira - Alfredo e Beth Codevilla - Adriana e Alexandre Bezerra - Lalinha Siqueira

Mari e Emerson Andrade - Alfredo e Beth - Geraldo e Alessandra Duarte

fotos: Ewerton Vieira

São muitas as expectativas na maioria das mulheres que convivem com a chegada dos 50 anos. Algumas ficam um tanto quanto receosas, com vários medos e aflições. Já outras, comemoram a idade com a sensação de liberdade e de autoconhecimento. Sabem o que querem e estão preparadas para recomeços de planos sempre. No caso da educadora Beth Codevilla, os números das idades são apenas um detalhe, pois sua vontade de conduzir a vida continua da mesma forma e sempre com agradecimento a Deus pelas conquistas alcançadas ao longo de todos esses anos. “Considero que fazer 50 anos significa celebrar todos os momentos da vida com amadurecimento e garra para sempre seguir em frente”, comenta.

Uma das sócias dos colégios Master, com unidades no Bessa e Centro, Beth tem como alicerce o esposo Alfredo Codevilla, com quem está casada há mais de 33 anos, e os quatro filhos Rodrigo, Bruno, Camila e Alfredo Neto; e por isso só tem motivos para comemorar. Para brindar a passagem do seu aniversário, ela não mediu esforços para reunir amigos e familiares, no restaurante Capital Steak House, no Espaço Gourmet do Manaíra Shopping, onde teve uma noite descontraída e firmada em um único objetivo: celebrar a vida. “A ideia de festejar o meu aniversário foi poder reunir todas as pessoas que amo nesta noite inesquecível e abençada por Deus. Obrigada a todos pelo carinho e pela presença”, declara.


Beth e Alfredo com Mariana Hempel, Hygra Hempel e Lucas Hempel

Alfredo e Beth Codevilla

Os anfitriões com Mozart e Vanessa Lisboa, Odésio e Miriam Medeiros

Foi um momento único celebrar meu aniversário com minha família e grandes amigos. Adorei a minha noite.” Beth Codevilla

Beth com o esposo, Alfredo e os pais, Eva Hempel e Guilherme Coutinho

Diego Dias - Bartira Wanderley - Lourdes, Ariano e Bruna Wanderley Bruno Codevilla - Caio e Raíssa Macena - Beth e Alfredo Codevilla

O casal e Odésio Filho e Valeska Cartaxo

O casal com Lúcia Holanda, Claúdia Hempel, Socorro Gomes, Raquel e Jussiê Nóbrega e Maurício Hempel


Alfredo e Beth com Morgana e Reginaldo Macena, Monalisa e Igor Macena

Os anfitriões com Pedro e Andria Araújo, Aparecida Maria. Flávio Lourenço, Jussara Dilecssandro Sheshy e Haroldo Vieira e Benjamin

Noite foi celebrada em clima intimista e descontraído Decoração de Rafaela e Débora Leite remeteu aos campos silvestres

Arnaldo e Geralda Rodrigues - Beth e Alfredo Codevilla - Hayley Misael - Suzete Henriques

Cerca de 100 convidados estiveram presentes no jantar em homenagem à Beth. O local foi decorado por Rafaela e Débora Leite, que utilizaram flores do campo para a composição do ambiente. Dentre os detalhes da festa, destacamos a torta de morango com chocolate, os docinhos variados da Blend e a música ambiente, onde um clima agradável foi curtido por todos. A produção de cabelo e maquiagem de Beth ficou a cargo de Adriana Hair. Uma presença de destaque na festa foi a do ator Márcio Tadeu, grande admirador de Beth e que fez questão de levar seu abraço fraternal. Beth é natural de Fortaleza (CE), mas já mora em João Pessoa há aproximadamente 20 anos. Tem uma carreira vitoriosa no ramo da educação, onde é reconhecida pelo trabalho na coordenação de

vários colégios na Capital paraibana, a exemplo do Geo. Sua formação acadêmica é em Filosofia, Gestão Empresarial e Educacional, com atual mestrado em Educação. Uma das novidades no seu trabalho é a chegada do mais novo colégio da empresa, o EvoMaster. Situado no Cristo, a escola está em processo de expansão e com uma perspectiva de crescimento. Esta é Ana Elisabeth Ferreira Gomes Codevilla, ou simplesmente Beth Codevilla. Uma mulher de personalidade firme, corajosa, destemida e que não tem medo de buscar o que almeja. “Sou feliz com meus amigos e família, realizada com o meu trabalho e entrego meus projetos a Deus, que está sempre me conduzindo pelo caminho certo”.


O casal com Robson Abrantes - Emerson Andrade - Frâncio e Tatiana Berqueli

Beth é uma mãe valorosa, grande profissional e uma esposa formidável. Peço a Deus que a ilumine cada dia mais.” Alfredo Codevilla

Os anfitriões com Almeida Júnior, Suzanny Mendes, Selma Lúcia e Luiz Felipe

Beth e Alfredo Codevilla

Leo e Ivo Hempel - Gabriela Rodrigues - Rodrigo, Beth e Alfredo Codevilla

Beth com Reginaldo Machado - Rafaella e Beatriz Machado - Alfredo Codevilla Neto Thiago e Débora Machado - Thiago e Levy Brito

Alfredo e Beth Codevilla recepcionam Márcio Tadeu


perfil

Cícera

Ferreira

Transformando pensamentos em ações

A

utêntica, determinada, alegre e dinâmica. É assim que se define a consultora de empresas Cícera Ferreira Alves. E não seria diferente! Pelo foco que tem nos seus objetivos, podemos ver que determinação e força de vontade são características fortes em sua personalidade. Recuar não faz parte do seu dicionário, e a coragem, para firmar-se profissionalmente, a fez ir além dos seus sonhos. De família batalhadora, Cícera, aos 17 anos, começou a trabalhar como professora educacional, mas, na falta de identificação com a área, migrou para o ramo da moda e beleza, onde permaneceu como empresária por oito anos. Criativa e estudiosa, interessou-se por Administração no intuito de gerenciar com qualidade sua empresa, e, ao formar-se, descobriu que aquela era a área que a completava profissionalmente. Além do curso superior, Cícera tem especialização em Gestão de Pessoas, MBA em Gestão Empresarial e é mestranda em Educação para Ensino Superior. A área administrativa e empresarial lhe encanta tanto, que Cícera nos confessou um segredo: “Eu esperava ansiosa pelo programa “O Aprendiz”, sou fã do Roberto Justus, cheguei a fazer inscrição para participar do programa”, comentou sorrindo. Trabalhando com Consultoria há cinco anos, sua história no ramo começou quando Cícera observou a dificuldade dos empresários em gerir melhor seus negócios. Assim sendo, em 2010 ela iniciou sua carreira dando treinamento para empresas com uma proposta de reeducação administrativa dos processos e pessoas, no qual são trabalhadas ferramentas da administração com foco na maximização dos lucros. Em 2013, Cícera começou sua própria empresa de assessoramento, a Metanoia. Para ela, o nome escolhido tem um ótimo significado, já que religiosamente, o homem tem que sair de uma vida de pecado e se renovar, e, administrativamente, refere-se a uma mudança de mente e inovação. Durante esse período, a empresa ascendeu, e os empresários começaram a buscar mais serviços de consultoria, treinamentos, palestras e cursos. Novas parcerias também foram fechadas por Cícera. Em 2014, a consultora foi convidada a ministrar aulas no curso de Logística, experiência que acrescentou maiores conhecimentos técnicos para Cícera. Apaixonada por sua profissão, Cícera tem dias agitados entre as reuniões de assessoria, lecionar à noite e realizar projetos solicitados por órgãos privados. Porém, quando tem um tempo livre, se dedica à família e a prática de esportes, além da paixão por viajar. Para o futuro, a intenção de Cícera é divulgar a Metanóia Assessoramento Empresarial, para que ela seja reconhecida como a melhor empresa de consultoria do Estado.

Cícera Ferreira Informações, dúvida e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista

90


MÓVEIS PLANEJADOS

*Por Anny Karinny Lima

A

final, quem não quer um cantinho que seja a sua cara? O sonho de ter uma casa que seja o seu refúgio e aconchego perpetua a mente de todo mundo. No entanto, para que isso aconteça, qualquer ambiente precisa ter decoração e móveis que reflitam a personalidade e gosto de seus proprietários. Pensando nisso, nós, profissionais do Artersano Planejados, nos empenhamos em criar um ambiente confortável, requintado e que tenha o perfil do seu dono. Apresentamos, nessa matéria, um de nossos projetos, explicando nossas inspirações e como funciona o nosso trabalho.

Esse apartamento possui dois quartos, sendo um de casal e um de solteiro. Para o primeiro, os clientes queriam um ambiente moderno e clean, e a escolha foi por móveis claros que se contrapõem com o madeirado na cor canela, que emoldura o espelho e abriga a cama. No quarto de solteiro, o tema foi a cidade de Paris, por isso, foram escolhidos móveis brancos e papéis de parede dourados. Foram colocados armários com porta de correr e um painel de TV. O espaço para estudo foi diferenciado dos layouts habituais. O projeto também tomou partido de um vão abaixo da janela, onde ficaram embutidos, gaveteiros e sapateira. Na cozinha americana, a cor escolhida foi o ártico, um tom amadeirado claro. Painéis e nichos abrigam de forma requintada a syde by syde e fornos Tramontina. O diferencial da Artesano Planejados é que fazemos o projeto dos móveis e também trabalhamos toda a ambientação necessária. Nosso projeto é um conjunto, e a própria loja oferece sugestões de decoração e iluminação, bem como comercializa os papéis de parede. Vantagens de contratar a Artesano Planejados: * Produtos de qualidade. * Atendimento personalisado. * Cumprimento de prazos. * Montagem precisa e pontual. * Projetos realizados por profissionais treinados e dispostos a realizar os sonhos de cada cliente.

*Anny Karinny Lima Arquiteta e Urbanista (Gerente de Projetos Artesano)

92

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


fotos: Márcio Monteiro

decoração

94

---Detalhes na decoração fazem a diferença---


A

beleza de uma casa ou escritório não está apenas no projeto arquitetônico desenvolvido para criar harmonia e funcionalidade diária que uma família ou empresa necessita, mas também nos detalhes da decoração, que imprimem o estilo e personalidade de cada cliente. Além da iluminação, cores, revestimentos, papéis de parede e móveis projetados, a escolha correta das cortinas, sofás, almofadas, tapetes, persianas e tecidos também enriquecem o ambiente e são fundamentais para compor um espaço confortável, agradável e de bom gosto, capaz de satisfazer o cliente e encher os olhos de quem o visita. Afinal, todo mundo tem algum cantinho em casa ou no trabalho que gostaria de dar mais vida e deixá-lo a sua cara, por isso decorar é uma arte.

CORTINAS E CIA Foi pensando nestes detalhes importantes de finalização do projeto arquitetônico que surgiu a Cortinas e Cia. Tudo começou com um ateliê de costura, voltado para a decoração, comandado pela matriarca da família, Maria Rodrigues. A partir daí, o empresário Júnior Costa e sua esposa, Patricci Leal vislumbraram um projeto grandioso que pudesse atender as necessidades dos seus clientes. Surgindo, assim, a ideia de abrir uma loja. Para isso, o casal buscou os melhores fornecedores para oferecer qualidade aos seus clientes, indo da mão de obra qualificada aos materiais oferecidos. E tudo isso em um só lugar. No mercado há mais de 20 anos, a Cortinas e Cia é referência no segmento, possuindo a fidelidade de seus clientes. A loja possui três unidades na cidade de João Pessoa, sendo duas no Centro da capital, e uma recém-inaugurada em Manaíra. Com projeto arquitetônico assinado pela arquiteta Marília Carneiro e ambientação de Glauber Castro, a nova loja ganhou um toque de sofisticação. Os planejados da Cortinas & Cia são da grife Ximenes Dantas, e os sofás foram criados e produzidos por Duart Décor. O grande diferencial da empresa está em sua fabricação, que é feita no próprio ateliê. Segundo Júnior Costa nada é terceirizado, o que garante entrega a curto prazo e atendimento personalizado. “Trabalhamos de acordo com a necessidade de cada cliente, e essa flexibilidade na produção garante total satisfação”, explica. A proposta é inovar no mercado oferecendo produtos personalizados e de boa qualidade, sempre em busca de mais parceiros para proporcionar o melhor aos seus antigos e futuros clientes.

*Cortinas e Cia Informações, dúvida e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


Cortinas e Cia inaugura nova filial na Edson Ramalho Evento reuniu arquitetos, decoradores e designers de interiores

Patricci Leal e JĂşnior Costa Ă frente da Cortinas e Cia


Patricci Leal e Júnior Costa com Fátima e Ximenes Dantas

Ximenes Dantas - Patricci Leal - Glauber Castro - Marília Carvalho - Duarte e Júnior Costa

Hélia Botelho - Ceres Leão - Célia Kátia

Carolina e Ítalo Padilha

fotos: Kadu Martins

Pensando no conforto e praticidade dos seus clientes, os empresários Júnior Costa e Patricci Leal inauguraram mais uma filial da Cortinas e Cia em João Pessoa garantindo materiais de bom gosto e qualidade para a decoração de casas e escritórios. Situada na avenida mais movimentada de Manaíra, a nova Cortinas e Cia chegou para atender com mais comidade e maior mix de produtos o público da praia. Com projeto assinado por Marília Carneiro e ambientação de Glauber Castro, o espaço ganhou um toque de sofisticação, a começar pelo pé direito alto que interliga o térreo com o mezanino. Os empresários aproveitaram a transição para desenvolver uma nova logomarca, que levou a assinatura do designer Bernardo Leite. Os móveis planejados são da grife Ximenes Dantas, e os sofás foram criados e produzidos por Duart Décor com os tecidos que serão disponibilizados ao público pela própria loja, que também comercializa cortinas, persianas, tapetes, almofadas e tecidos para parede. O coquetel reuniu um grupo seleto de profissionais de arquitetura, decoração e design de interiores, que teve a oportunidade de conhecer em primeira mão a proposta do empreendimento. O evento foi organizado pelo empresário Ximenes Dantas com buffet assinado por Suely Almeida, bebidas da casa Valduga e som do DJ Vilarim.

Marcos, Júnior e Duarte com a matriarca da família, Maria Rodrigues

É uma grande felicidade receber amigos e parceiros tão queridos que fizeram questão de prestigiar essa nova etapa de nossas vidas e a realização do nosso sonho.” Patricci Leal

Júnior, Duarte e Marcos Costa - Patricci Leal - Célia Kátia - Maria Rodrigues - Hérica Cavalcante - Maíra Thayna


Os anfitriões com Simara e João Paulo Damásio

Patricci e Júnior com Helmut e Kátia dos Santos

Júnior Costa e Patricci Leal apresentam novo empreendimento Espaço ganhou sofisticação com projeto arquitetônico de Marília Carneiro

Ricardo Castro - July Pinheiro - Adelle Mendes - Marília Carvalho - Jan Furtado - Germana Gonçalves - Glauber Castro - Ximenes Dantas - Patricci Leal - Júnior Costa

Vânia Nascimento - Patricci Leal - Patrícia Bezerra - Júnior Costa

Átilla e Adson Cardoso - Júnior Costa - Marx Rodrigues


produção de moda

foto: Saulo di Tarso

O

102

mundo da moda é glamoroso e cheio de vivacidade, mas também é um mercado competitivo onde criatividade e bom gosto fazem toda a diferença para aqueles que desejam se destacar e firmar seu nome nesta área. Algumas pessoas acreditam que a moda vive de luxo e, muitas vezes, a veem como futilidade. Porém, quem trabalha nesse cenário fashion sabe como é importante a inovação, o conhecimento e muita, muita pesquisa. Para Ton Pereira, produtor de moda, a chave está em amar o que faz. “Eu amo Moda. Está intrínseco em mim e pesquisar ou buscar referências é mais diversão do que trabalho”, conta. Nascido em João Pessoa, mas – como ele diz - com alma parisiense, a moda já o encantava desde criança. Sua infância foi apegada aos lápis e papéis, rabiscando, desenhando e criando modelos com tecidos. Apesar da vertente artística e fashion, ele começou a trabalhar primeiro no setor administrativo do Hospital Flávio Ribeiro Coutinho, onde permaneceu por um ano e sete meses. Depois assumiu a área de vendas da loja MAM antes de se entregar de corpo e alma à produção de moda. Atualmente, Ton Pereira desenvolve trabalhos de personal stylist, fashion shopper, produção de moda e produção de eventos de moda. Ele ainda presta consultoria para algumas lojas da cidade, produzindo looks, analisando as tendências, orientando compras e montando as vitrines. Além de fazer produções para books de 15 anos e editoriais de moda. Por sua irreverência e ousadia, Ton sempre está em busca de novidades para evitar que seu trabalho seja só mais um no mercado. “Para realizar minhas produções, cada projeto tem uma inspiração individual. Venho de uma mistura de etnias e busco inspiração nos mais diversos lugares, desde música até as cores. Afinal, todo bom trabalho começa com a formação do conceito”, comenta o produtor, que tem como lema de vida viver só o presente. “O futuro a Deus pertence. Vivo o hoje, o agora, detesto rotina, no máximo planejo o meu futuro até o final de semana”. Conhecido também por seu carisma e alto astral, é normal trabalhar ao seu lado dando boas gargalhadas. Literalmente, não tem tempo ruim para ele. Até mesmo ao ser perguntado por sua idade, ele brinca e desconversa: “Sou como um anjo, não tenho idade”.


joias

Ronaldo O ourives que transforma sentimento em joias

Q

As joias sempre estiveram presentes ao longo dos séculos, relacionadas ao poder e à beleza. O tempo passou, mas esse conceito não mudou. As joias têm o poder não apenas de incrementar o visual de mulheres e homens, mas principalmente de traduzir sentimentos. Em João Pessoa, ninguém entende melhor desse assunto do que Ronaldo Pessoa. Foi seu irmão mais velho quem lhe ensinou os segredos da profissão de ourives. E não demorou muito para Ronaldo começar a trabalhar com a família, ainda na adolescência, onde começou a desenhar peças para clientes, o que fez surgir a ideia de criar a sua própria linha de montagem. Então, em 2003, ele decidiu abriu seu próprio negócio no Empresarial Kadoshi, em Manaíra, a Ronaldo Joias, único estabelecimento que carrega sua marca. Sendo a única loja do gênero em João Pessoa, Ronaldo dá grande ênfase na qualidade dos seus produtos e no tratamento com os clientes, “Ronaldo Joias é mais do que uma loja, é um ambiente personalizado, agradável e discreto para quem deseja presentear ou adquirir uma joia”, explica. Com uma grande variedade de produtos, o designer tenta ao máximo colocar e traduzir nas peças o sentimento da pessoa que vai usar aquela joia personalizada. Ronaldo ainda apresenta um grande diferencial. Todas as peças são fabricadas à mão e confeccionadas artesanalmente, e as vendas são sob encomenda e pronta entrega. Na joalheria é possível fazer pedidos de colares, pingentes, brincos, anéis e joias para ocasiões especiais como alianças e anéis de formatura. Com mais de 20 anos no ramo joalheiro, Ronaldo Pessoa já se tornou referência no mercado de João Pessoa. Seu trabalho também é conhecido em outros estados e até em outros países. Alguns de seus clientes fazem questão de vir ao Brasil periodicamente e procurar Ronaldo para fabricar determinada peça, o que, para ele, é motivo de orgulho. A cada missão que recebe, ele sabe que tem o dever de colocar o máximo possível de emoção no trabalho realizado. Costuma dizer que joias são eternas e podem levar consigo os sentimentos. Para Ronaldo, ser ourives é ter talento e sensibilidade a ponto de fazer cada joia ser única.

*Ronaldo Pessoa Informações dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista

104


capa

TRAPPO APRESENTA UMA COLEÇÃO DE VIRAR O JOGO

primavera é a estação das flores, das cores, dos amores. O renascer da primavera, o verão, traz,Famosa por sua elegância e glamour, graças aos impossível falar de que modaantecede sem pensar na França. juntoseus com o seu colorido, contagiante e aquele sol a moda francesa serve de referência ao redor criadores de talentouma e às alegria suas marcas de renome internacional, que do a gente tanto ama. Pensando nisso, a Loja Trapo preparou mundo quando buscamos luxo e requinte em nossas peças. uma coleção cheia de leveza conforto paranome combinar comna o comunidade francesa de Ardèche, traz a João Pensando nisso, ea Sarras France, inspirado período mais romântico do ano.avassaladora da história francesa e da tradição da moda parisiense. Pessoa a mistura da nobreza O conceito produção foiapresenta o Glama você um mundo novo, com a discrição de uma O editorialescolhido da capa dapara nova Fashion News Esportivo mistura de ousadia, atitude bomdegosto para cidadenuma tranquila, aconchegante, rústica, masecheia charme. Com o estilo e bom gosto, a Sarras France – Bolsas vencer os desafios. Afinal, com para as peças podemos arrasar e Calçados, chega trazendo a sua certas, vitrine as novidades das passarelas. em qualquer evento, assima essência como num jogo, onde as escolhas Sem perder da mulher parisiense, que prefere peças atemporais a ser vítima da moda certas fazem grandes vencedores. passageira, a loja apresenta suas tendências clássicas com o domínio do minimalismo da moda atual, onde o novaecoleção da Trappo, é possível conferir, as menosNaé mais os acessórios são o topo da pirâmide dopara fashionismo. mulheres, macacão, shorts, conjuntos saiadae customização blusa, calças que de a loja faz nas peças buscando atingir todos os O toque especial fica por de conta cintura altaeefazendo cropped. Já,que para os homens, podermos - em de acordo com a sua personalidade, afinal, já gostos com o cliente se identifique comver os produtos suas disse araras - camisas polo e social, bermudas, calças em brim, a célebre Coco Chanel “La mode se démode, le style jamais.”. cintos, backpack, dockside, mocassim, entre outros. Junte-se ao nosso time de vencedores. Let’s play!

106


Sandália com duas fivelas, inspiração Louboutin, e carteira em couro. Valores sob consulta - SARRAS FRANCE

Macacão em Crepe, valor sob consulta - TRAPPO Polo Piquet Furtacor, Calça em Brim, Cinto de Lona e Dockside em Couro, valores sob consulta - TRAPPO


Camisa de Tecido Fio 80, Cinto de Lona, Bermuda Brim com Microestampas, BackPack em couro, valores sob consulta - TRAPPO

108


Saia e Cropped em Veludo, valor sob consulta - TRAPPO


Calรงa e Kimono em Crepe, valores sob consulta TRAPPO

110


looks | Loja TRAPPO calçado masculino | Loja TRAPPO fotos | Bernardo Leite make-hair | Kátia Freire modelos | Aliba Ulisses (Amazing Model) Natália Tavares (EP models) produção moda | Ton Pereira assistente de produção | Petrúcio Medeiros

Polo Raport Algodão, Calça Skinny Destroyed com Lycra, Sapato Mocassim em Couro, Cinto em Couro Pespontado, Notebook Bag em Couro, valores sob consulta - TRAPPO Macacão em Crepe, valor sob consulta - TRAPPO

Agradecimentos: carro Puma | Templários do Asfalto artigos esportivos | Unisport acessórios | Juliana Pintto calçado Feminino | Maison Neyla Venâncio locação | Vila Olímpica (DEDE) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


Decoração assinada pela Kids Festas, e bolo da Clara Costa

Mesa de doces e lancheirinhas

Rebeca Miranda celebra aniversário com o tema “Frozen” Pirlimpimpim se transforma em uma aventura congelante em sua festa

Turma da Imaginart deu um show de alegria e diversão com os personagens da Frozen

fotos: WD Studio

A pequena e alegre Rebeca Caetano Miranda Moreira, ou Beca para os amigos e familiares, aproveitou o clima de festa em torno dos seus cinco anos e transformou-se na Rainha da Neve. Para comemorar a nova idade, os seus pais, o empresário Roberto Miranda e sua esposa Rosângela Caetano, ofereceram um grande festa em homenagem à Rebeca. Com o tema “Frozen”, filme da Disney, a casa de festas Pirlimpimpim virou uma verdadeira aventura congelante. A H20 Cerimonial e Eventos foi a responsável pela organização da festa, que contou com decoração interna de Kids Festas, enquanto que a Kiara Eventos preparou toda a entrada principal, criando - com balões - o castelo da Rainha Elsa.

Cerca de 165 convidados, entre amigos do colégio e familiares, fizeram questão de prestigiar a aniversariante e comemorar, com seus pais, esse momento mágico da vida dela. Com buffet oferecido pela própria casa de festas, o evento contou com os tradicionais salgadinhos, docinhos, crepes e mesa de frutas e sucos. O bolo, assinado por Clara Costa, foi uma réplica do filme e encantou a todos por sua semelhança. Para o momento dos parabéns, Rebeca trocou de roupa e se transformou na Rainha Elsa. As lembracinhas da festa foram da Liv Bags, que confeccionou maletas térmicas, canecas e porta joias com as bonecas da Anna e Elsa. Os convidados também ganharam personalizados da Dona Festeira.


Ambiente para receber os amiguinhos

Estou tão feliz com este momento. Rebeca realmente merece toda essa festa. É uma filha alegre, amada e cheia de energia.” Rosângela Miranda

Os anfitriões com Mário, Nicolas Henrique e Loiva Greef

A aniversariante Rebeca Miranda nos seus cinco anos

LuannaNegromonte dança a tradicional com o pai Rodrigo Márcia e Giselevalsa Souza com Roberto Miranda e Rosângela Caetano

Rosângela Caetano com as primas Cristiane, Jane Coely, Kelly, Raquel e Emily xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Roberto Miranda, Rebeca e Rosângela Caetano na entrada do castelo de Elsa


Os anfitriões com Rosa Miranda, Emília MIranda, Sônia e Vanildo Caetano Filho

Valter e Elisângela Acioli - Roberto e Rosângela - Fernanda e Alexandre Beltrão e filhos

Com direito a neve, Rebeca ganhou título real de Princesa Convidados prestigiam a festa de cinco anos e brindam a nova idade

Momento do tradicional “Parabéns para Você” com bolo assinado por Clara Costa

Rebeca recebe o certificado de Princesa e é levada nos braços do pai para o salão

A noite contou com um encenação teatral em torno do aniversário da Princesa Anna, que faz parte do segundo filme. O show, organizado pelo grupo Imaginart, contou com a presença de todos os personagens do filme. A banda Castelo Encantado ficou responsável por animar os convidados. Conhecida por ser uma menina de personalidade marcante, carinhosa e comunicativa, Beca demonstrou grande felicidade durante o evento e se emocionou com o carinho que recebeu de todos. Dentre as várias surpresas, um momento especial marcou a noite: nevou no salão quando Rebeca saiu do castelo e recebeu o certificado de Princesa das mãos da Rainha Elsa. O evento foi de muita emoção para todos, em especial para a pequena aniversariante, que viu seu filme preferido virar realidade em sua festa de cinco anos.


Presença dos amigos Severino Cordeiro e Débora Braga, Maria da Paz, Jurema Medeiros, Sonali Braga e Reginaldo Oliveira

Roberto Miranda Segundo - Rosa Miranda - Jady Miranda - Roberto Miranda - Nenzinha Cavalcante Rosângela Caetano - Rebeca - Ângela e Vanildo Caetano - Renata Miranda

Sou completamente apaixonado por Rebeca. Deus me deu um grande presente e só tenho a agradecê-LO.” Roberto Miranda

A alegria contagiante de Moisés

Rosângela Caetano e Roberto Miranda com Moisés e Rebeca Miranda

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx O beijo carinhoso da aniversariante no pai

Banda Castelo Encantado anima a festa e diverte a criançada


Jornalista Fotógrafo @felipemaior

ATRAÇÃO CONFIRMADA Ivete Sangalo vai se apresentar no 10º Folianópolis Dez das 12 atrações do 10º Folianópolis, considerada a maior micareta do Sul do país, já estão anunciadas. Para celebrar uma década de muita música e alegria na Passarela Nego Quirido, em Florianópolis, e os 30 anos do axé no Brasil, o evento convidou ídolos consagrados da axé como Ivete Sangalo, Tomate, Saulo, Jammil e Uma Noites, Durval Lelys, Eva, Timbalada e Batom na Cueca, além de novos nomes da música brasileira como Psirico, grande destaque do ano passado, e a musa do axé catarinense, Diana Dias.

# FIM DA UNIÃO

Casal oficializa separação, e Caroline desabafa

Kaká e Caroline Celico estão oficialmente separados. No último dia 31, ela escreveu um depoimento em seu Instagram anunciando o fim da união. Eles estavam juntos há 13 anos e têm dois filhos, Luca e Isabella. “Uma das decisões mais difíceis da nossa vida é escolher se queremos andar juntos, ou separados. Dessa vez, estamos há algum tempo superando o processo mais dolorido que é a separação. Não foi uma decisão fácil, e ela vem com desdobramentos delicados e um processo de luto. A história que formamos lado a lado foi única, bem sucedida e ficará para sempre conosco. Sempre o respeitarei e admirarei em todas suas virtudes. Manteremos um bom relacionamento”, disse ela.


# T-SHIRT DO VERÃO

RAINHA FORA DE ÉPOCA

Atriz elogia trabalho de designer pernambucana

Cantora se veste à carater e aproveita carnaval fora de época em Barbados

Em passagem relâmpago pelo Recife, a atriz Sthefany Brito participou de um ensaio fotográfico para a campanha verão 2016 de uma marca de camisas e t-shirts da cidade, e saiu rasgando elogios à designer de acessórios Juana Moura. Para conhecer a nova coleção da designer, é só acessar @juanamoura e babar nas peças.

Como todos os anos, Rihanna viajou à terra natal, Barbados, para curtir o Carnaval fora de época que acontece por lá. A cantora pop chegou a subir no trio elétrico e foi a sensação por causa da sua pouca roupa: um sutiã coberto por pedrarias, calcinha pequena com correntes e um grande adereço com penas na cabeça. Embalada pelos hits locais e desinibida com o figurino reduzido, ela demonstrou animação durante a folia e muita ginga durante todo trajeto. Com tanto “samba” no pé, Rihanna já pode aparecer por aqui e ser Rainha da Bateria no Carnaval brasileiro. Vai arrasar com certeza. O Carnaval de Barbados acontece em agosto todos os anos na capital Bridgetown, e Rihanna não costuma perder nenhuma edição.

# PARABÉNS PRA VOCÊ

REVISTA CLAÚDIA

Cantora celebra aniversário

Apresentadora comenta novamente sobre acidente

Após fazer um show em São Paulo no último dia 1, a diva do axé Daniela Mercury aproveitou para comemorar a passagem do seu aniversário de 50 anos ao lado da amada, a jornalista Malu Verçosa. Ela recebeu familiares e amigos no famoso restaurante Paris 6, que fica no bairro do Jardins, na capital paulista. Juntas, elas posaram para fotos e trocaram olhares apaixonados. Em clima intimista, a noite foi repleta de sorrisos e muita descontração. Vida longa à rainha do axé.

Angélica voltou a falar sobre o acidente que sofreu em maio com um avião bimotor, no qual estava com sua família. A apresentadora é capa da edição de agosto da revista “Cláudia” e declarou: “A gente agradece todos os dias por esse renascimento, essa segunda chance. Porque fomos ao limite”, comentou ela, acrescentando: “Agora estamos levando a vida com mais calma. Eu acreditava em milagres e passei a acreditar mais.”

PLÁSTICA, SIM OU NÃO? Modelo é fotografada em aeroporto Depois de muita polêmica e especulação, a top model Gisele Bündchen foi fotografada após suposta plástica nos olhos e nos seios. O flagra aconteceu no aeroporto de Paris. Mas parece que os paparazzi ainda vão precisar correr muito atrás da brasileira. É que ela estava usando óculos escuros e uma blusa larguinha. Por isso, não daria para ver e comprovar mudanças no rosto e no corpo da über model. Gisele teria sido fotografada saindo de uma clínica de estética em Paris, de acordo com o jornal “New York Post”. Fontes da coluna “Page Six” afirmaram que ela fez intervenções estéticas em segredo.


paleta mexicana

*Por Maria Emília Pinheiro

Paletas mexicanas são a nova febre para se refrescar no calor do verão

U

ma paleta é um tipo de sorvete ou gelado de origem mexicana, produzido geralmente a partir de frutas frescas. O nome vem do espanhol “palo”, ou “bastão”, seguido do sufixo diminutivo “-eta”, em referência ao pequeno palito que é congelado dentro de cada sorvete ou gelado. A maioria delas é de produção artesanal e isso implica em não fornecer ao consumidor, na embalagem, as informações nutricionais do produto, como também não ter um Engenheiro Químico se responsabilizando pela formulação. As paletas viraram mania nacional, confirmada nos estandes da FISPAL 2015, onde pudemos ver uma variedade muito grande de negócios. Mas porque representar a Don Diego Paleteria? Primeiramente, lógico que a qualidade excepcional. Mas de onde vem essa qualidade? Vem de ser um parque industrial que investe em estrutura diferenciada para grande produção, garantindo, nesse aspecto, a padronização do produto e a sua disponibilidade nos pontos de venda. Como também, de investimentos em pessoas especializadas de contrato exclusivo, gerando uma identidade no produto, tanto interna de sabor e textura quanto externa em uma embalagem que além de bonita e personalizada, para cada sabor, está dentro das especificações da vigilância sanitária. Sendo assim, qualidade e segurança caminham juntos.

E depois de conhecer os bastidores da empresa e o produto, vi que estava diante de uma oportunidade de oferecer aos meus clientes um excelente negócio. Como já diz a música “moro em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, ainda mais no Nordeste, região onde o sol prevalece, não podia deixar de trazer algo delicioso para refrescar o nosso calor cotidiano.

A paleta mexicana Don Diego é a única que: • Contém Vitamina C (30%), Cálcio e Ferro (15% da necessidade diária de um adulto); • Tem versões com Whey Protein, Baunilha e Açaí com Banana (com baixa caloria para os que amam malhação); • Tem Chocolate Light (com zero açúcar para os diabéticos); • Contém apenas a fruta congelada e triturada, sem adição de água, o que confere uma textura muito macia. Tudo isso se confirma em mais de 30 pontos de venda em João Pessoa, Cabedelo e Conde. Quem prova, aprova e derrete-se.

*Maria Emília Pinheiro Empresária

120

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: nas páginas amarelas no final da revista


1

contatos: humbertoarruda10@yahoo.com.br | (83) 98650.6564 fotos: Instagram

João Coura - Gesiel Soares - Suelen Figueiredo - Taty Travassos - Raphael Barbosa

1 - Retificamos que foram os escritórios Ponto 3 Arquitetura e JT Arquitetura os responsáveis pela criação do belo espaço “Terraço do Encontro: Fazenda Moderna”, do showroom da loja MAC.

2 - A empresária Jesus Thomaz esteve na 12ª edição do Fashion Weekend Plus Size, que aconteceu em São Paulo. Na ocasião, ela firmou parceria com a marca de lingerie Dama de Seda.

3 - A Rota Premium PB, concessionária Jaguar/Land Rover, reuniu a imprensa paraibana durante um almoço na Pousada Vila dos Ventos, onde apresentou os lançamentos das marcas.

4 - Com um jantar descontraído no restaurante Gulliver Mar, o personal trainer Leandro Pereira reuniu alunos e familiares e comemorou a passagem do

2

seu aniversário.

Jesus Thomaz - Mariana Xavier - Andrea Saquele

5 - Tatiana Nishida, Marcus Leal e Ana

Marcus Leal e Tatiana Nishida

5

Leonor comemoram a abertura do Filetto, novo restaurante fast-casual da cidade.

3

124

4 Kadu Martins - Ceres Leão - Roberta Queiroz - José Ranulfo Queiroz - Mônica Paiva

Katarina Maroja - Ana Laissa Nazion - Leandro Pereira - José Sales - Saulo Nazion


mensagem de fé

Psicólogo, filósofo, sociólogo, teólogo, escritor, Pastor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa e autor do livro “Quando Vem a Brisa”.

OS PEQUENOS GESTOS A grandiosidade da vida está presente em atitudes aparentemente pequenas.

E

nganam-se os que pensam que a vida é feita das grandes realizações. Infelizmente, nossa cultura ocidental está impregnada de uma lógica, baseada em conceitos de super, hiper e mega, que vemos em apelos como: “seja um super pai”; “tenha uma hiper felicidade”; “realize um mega sonho”. Esses apelos são o reflexo de como a valorização da grandeza é dominante em nossa sociedade. Os pequenos detalhes fazem muita diferença em nossos relacionamentos mais significativos. Às vezes, as realizações mais simples passam despercebidas, mas são exatamente elas que embelezam e dignificam nossas atitudes, refletindo nossos mais nobres valores. Ninguém precisa ter tudo para ser feliz. Todavia, quando algum detalhe nos falta, é difícil concretizar o sonho de felicidade. Uma esposa, por exemplo, não precisa de presentes caros e muitas joias para ser feliz. Basta o amor do marido manifesto em gestos simples, como um abraço, um olhar carinhoso e outras pequenas atitudes que a façam sentir-se segura, amada e especial. Os filhos não precisam de brinquedos sofisticados, envoltos em embalagens gigantes, para se tornarem crianças saudáveis. Carinho, amor, companhia e atenção dos pais são também maneiras lúdicas de presentear os filhos, aliás, são pequenos gestos insubstituíveis na vida de uma criança.

126

O tamanho de uma casa não significa que ali mora uma família feliz. O dinheiro compra até uma mansão, mas não a paz, o carinho, o amor e a ternura, indispensáveis para a felicidade no lar. Estamos cada vez mais nos esquecendo de detalhes essenciais à vida, como cortesia, solidariedade, atenção, uma visita, uma palavra amiga, uma mão estendida, um gesto de perdão. A cultura que supervaloriza as embalagens e as formas termina por não atentar para o que é essencial, escondido sempre nos pequenos gestos. A essência não pode sucumbir à aparência. O silêncio e a simplicidade de um quarto proporcionam mais intimidade com Deus do que a liturgia das grandes catedrais. O Altíssimo é também muito simples e acessível a todos os que o buscam com simplicidade. Não foi por acaso que Jesus Cristo afirmou: “Tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destesme de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes verme... Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mateus 25: 35, 36, 40) A grandiosidade está presente em gestos e coisas aparentemente pequenos.


foto: reprodução

O TEMPO QUE FOGE Ricardo Gondim

SUCESSO: 10ª EDIÇÃO “CASA DO JULGAMENTO”

foto: Shutterstock

Com o tema “Cadeias”, o tradicional espetáculo “Casa do Julgamento” chegou em sua 10ª edição com sucesso absoluto de público. Conhecida por ser uma apresentação teatral interativa, que lida com as escolhas feitas pelas pessoas e as consequências dessas escolhas (na vida e na eternidade), a apresentação abordou - este ano - o drama vivido por jovens que acabam se envolvendo com más companhias e corrompendo os bons costumes ensinados pela família.

SETEMBRO: “ENCONTRO PARA CASAIS E FAMÍLIA” De 4 a 7 de setembro, não perca a oportunidade de desfrutar de um abençoado final de semana, no Hotel Casa Grande, em Gravatá/PE, onde ocorrerá o 1º “Encontro para Casais e Família”, promovido pelo Ministério de Casais da PIB. Preletor oficial: pastor Josué Gonçalves. Informações: (83) 3222.7100. Hospedagem - *Aptº duplo: Casal com dois filhos menores de 12 anos: R$

foto: Shutterstock

1.500 | *Aptº triplo: Casal com dois filhos, sendo um maior de 12 anos: R$ 1.900 | *Aptº quadruplo: Casal com dois filhos maiores de 12 anos: R$ 2.100

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas velhas passaram; eis que tudo se fez novo”. (2 Coríntios 5: 17)

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço. Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte. Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos. Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos para reverter a miséria do mundo. Não vou mais a workshops onde se ensina como converter milhões usando uma fórmula de poucos pontos. Não quero que me convidem para eventos de um fim-de-semana com a proposta de abalar o milênio. Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos parlamentares e regimentos internos. Não gosto de assembléias ordinárias em que as organizações procuram se proteger e perpetuar através de infindáveis detalhes organizacionais. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos. Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões de “confrontação”, onde “tiramos fatos à limpo”. Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário do coral. Já não tenho tempo para debater vírgulas, detalhes gramaticais sutis, ou sobre as diferentes traduções da Bíblia. Não quero ficar explicando porque gosto da Nova Versão Internacional das Escrituras, só porque há um grupo que a considera herética. Minha resposta será curta e delicada: – Gosto, e ponto final! Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: “As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos”. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos. Já não tenho tempo para ficar dando explicação aos medianos se estou ou não perdendo a fé, porque admiro a poesia do Chico Buarque e do Vinicius de Moraes; a voz da Maria Bethânia; os livros de Machado de Assis, Thomas Mann, Ernest Hemingway e José Lins do Rego. Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita para a “última hora”; não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja andar humildemente com Deus. Caminhar perto dessas pessoas nunca será perda de tempo. fonte: http://www.ricardogondim.com.br/poemas/1401/

NÃO É NECESSÁRIO “Não é necessário melhorar a aparência, adquirir muita cultura, aumentar o salto do sapato, levantar mais o nariz. Precisamos diminuir o barulho, caminhar mais devagar, prestar atenção a quem chega, abaixar a cabeça e colocar a humildade pra funcionar. Somos grandes, quando somos pequenos.” fonte: http://www.belasmensagens.com.br/bonitas/nao-e-necessario.html


EDUCAÇÃO

CNA : (83) 3044-8000 | 3506-3360 IESP Rod. BR-230, km 14, João Pessoa - (83) 2106.3800 Kids Place Unidade I: Fernando Luís Henrique dos Santos, 2076, Bessa (83) 3576.2306 | 8814.7897 II Unidade: Rua Valdemar Chianca, 192, Bessa

AGÊNCIA DE MODELOS

Agência Team: (83) 3066.1463 Amazing Models Management: (81) 3466.2397 Ep models Brasil: (81) 3455.5810 V Agency: (83) 98880.0534

ARQUITETURA E DECORAÇÃO

Ambiente Decorações: (83) 3246.7088 Anne Furtado Arquitetura: (83) 99943.2211 Artesano Planejados Av. Maria Rosa, 376, Manaíra (83) 3023.4398 | 98824.9302 Artness: (83) 3244.9058 | 3244.6376 B&M Iluminação: (83) 3244.2628 | (81) 3466.0222 | (84) 3025.0060 Century21 Dream House: (83) 3021-2121 Conceito Interiores: (83) 3021.1533 Cortinas & Cia: Av. Edson Ramalho, 910, sala 04, Manaíra (83) 98896.7181 cortinasecia2@hotmail.com Divina Benedita Av. Juarez Távora, 522, sala 108, Torre Ed. Maximum Shopping Empresarial (83) 3508.1922 | www.divinabenedita.com.br | contato@divinabenedita.com.br Fecimal: (83) 3246.5297 Marel Móveis Projetados: (83) 3246.7994 Paraíba Property (83) 3226.6606 | 98856.7676 Socortinas: (83) 3513.7818 Stok Design: (83) 3241.4692 | 3023.1421 Top Design: (83) 3578.8012 | 3578.8014 | 3214.9210 Uniflor: (83) 3222.0925 | 98835.1917

BELEZA

Bertha Garcez: (83) 98709.0501 | 98787.4277 Carla Marsicano - Espaco Clínico Bem-estar: (83) 3244.7425 | 99177.4107 Cia do Pelo Depilação: (83) 3512.7010 | 98721.7308 | 99377.1133 Claudete Arruda - Clínica Glam Beleza e Bem-estar Rua José Ramalho Leite, 1358, Cabo Branco - (83) 3226.7145 Depyl Action Bancários: (83) 3255.2211 Bessa: (83) 3566.8882 Manaíra: (83) 3247.1974 Campina Grande: (83) 3337.3556 | 3341.4464 Erika Serafim: (83) 98891.5177 Nalva Victor: (83) 3246.4750 | (83) 98813.7325 Valmari: (83) 98836.2055 Vida de Cabelo: (83) 3247.1720 Vivianne Araújo Av. Vandick Filgueiras, 514 Tambauzinho - (83) 3225.6706 | 99115.8530 www.viviannearaujo.com | facebook: Vivianne Araújo Dermatologia WM Cosmetics: (83) 3231.5209

CASA,CARROS, EMBARCAÇÕES E MOTOS

128

Acqua Fiber: (83) 3233.0705 Centraltec: (83) 3245.8789 J Carneiro: (83) 3515.9100 La dot: (83) 3506.8041 Lojão do Óleo: (83) 3244.3858 Montel: (83) 3246.2655 | 3194.1655 | 3227.0080 Othon’s Car: (83) 3224.7853 Petrônio Jet: (83) 99971.1201 | 98888.3639

EDUCAÇÃO

Cecília Ferreira (83) 98856.3835 ciceraferreiraadm@gmail.com Facebook: Metanóia Assessoramento Empresarial

EVENTOS, DOCES E PRODUÇÃO

Agência Regal: (83) 3578.5591 | 98755.0040 Ambar: (83) 98804.1137 | 3506.6333 Ambiente Decorações: (83) 3246.7088 | 3246.1144 | 99302.5366 André Luiz: (83) 3221.1687 Atelier MM: (83) 3241.4244 Cabines Instabooth: (83) 98644.7581 Casa Provençal Av. Fernando Luis Henrique dos Santos, 160, Sala 10, Jardim Oceania (83) 98607.7030 | 99604.9641 Charm Cake: (83) 3245.8567 Check List Cerimonial: (83) 3021.9875 / 98836.9875 Cris Festas: (83) 3042.7103 | 98820.0080 | 99917.7475 Cristina Lins: (83) 98795.7315 Diva’s Festas e Personalizações: (83) 98823.4096 | 98897.6334 DJ Claudinho Santa Cruz: (83) 98739.3598 Dream Fest: (83) 3224.4015 | 98836.2051 | 99342.9959 D’Rose Criações: (83) 98864.2547 DVD Studio: (83) 99382.7770 Erika Gurgel: (83) 3227.0764 | 98753.933 | 99689.5570 Eveline Rose Ateliê: (83) 98893.1494 Êxito Projeções e Eventos: (83) 3247.2552 Fillip Miranda - Cerimonial e Eventos: (83) 3042.0889 Floricultura Edelweiss: (83) 3247.4100 | 99103.9639 Forró do Chefe: Mariângela Toscano - Produtora: (83) 98874.2177 Gráfica Santa Marta: (83) 2106.2200 H2: (83) 98649.0621 | 98649.0622 Interativas Eventos: (83) 98610.9522 | 98700.2623 Jessica Gambarra Doces Finos: (83) 3244.0278 Júnior Produções (83) 3221.3866 | 99924.4748 | 99924.4602 Lembranças e Scraps: (83) 99977.4692 Lily Gouveia: (83) 99621.9009 Maria Ângela: (83) 3250.3812 | 98722.2012 Maria Helena Moura: (83) 3224.0051 Marriage Recepções: (83) 3244.0278 Norbertson Oliveira: (83) 3243.3024 | 98857.1766 Rayca Drinks: (83) 98896.5893 Orquestra Toque de Classe: (83) 98804 9399 (Célia Souza) Palace Recepções: (83) 3225.3118 Priscila Freitas Cerimonial: (83) 99922.1716 Pula Pirula: (83) 3506.8115 | 98731.4080 Quintal Mágico: (83) 3247.5652 Renata Varandas: (83) 98895.4543 | 99951.0810 Ronnie Astral Drinks: (83) 3221.5563 | 98800.0483 Sonata: (83) 8815.4984 | 99926.4984 | 98738.1466 Sílvia Egito: (83) 99925.1952 Sheyla Lucena (83) 98155.7139 Sueli Almeida: (83) 98833.7703 Tony Rammerson: (83) 98895.6474 | 99917.4855 View Filmes: (83) 99816.0733 | 98892.0035


FOTOGRAFIA

Alisson Isidro: (83) 99636.3585 | 98711.9226 Bernardo Leite: (83) 99865.5155 Cleide Morais Photography: (83) 99981.3531 Dalva Rocha: (83) 3221.1031 Deivid Ribeiro Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutino, nº 205, sala 206, Empresarial Business Center, Manaíra (83) 3031.1683 | 98734.6683 Instagram: @deividribeiro Edir Fotografia: 3225.2603 | 98833.0316 Fernanda Camargo: (83) 98812.1161 Estúdio 3 Cliques: (83) 3031.1132 Ismael Pessoa: (83) 98894.4959 Jamylle Rodrigues: (83) 3021.2803 | 98847.7880 Fábio Soares: (83) 3042.0626 | 98899.1982 Fátima Dantas: (83) 98809.2957 Fernando Bronzeado: (83) 3226.8934 Getúlio Lucena: (83) 98690.0819 | 4141.3996 Johnny Araújo: (83) 98710.4271 | 99827.8581 Júlio Marinho: (83) 98830.3543 Kadu Martins: (83) 98887.2957 Lucas Freitas: (83) 99900.6088 Márcio Alves: (83) 98822.0014 Márcio Lacerda: (83) 98897.3914 | 99605.0958 Márcio Monteiro: (83) 98842.2140 Michael Souza: (83) 98861.6840 |99921.2304 Photo A2: (83) 98809.2424 Roseane Fialho: (83) 3246.9165 Saulo Di Tarso: (83) 98839.5637 | 3566.5202 Wal Cavalcante: (83) 3224.5011 WD Studio: (83) 3578.8789 Wellington Jan: (83) 98731.8361

FITNESS

+ Fitness: (83) 3566.6908 | 99813.6843 Alex Artur: (83) 98716.6099 Alexandry Mangueira: (83) 98793.2339 Cia das Vitaminas: (83) 3512.5038 Elielma Costa de Andrade Starfisio Pilates e Fisioterapia Estética Rua Juiz Amaro Bezerra, 352, Cabo Branco (83) 3566.4600 | 3226.2704 Studio Pilates Av. Edson Ramalho, 270, sala 201, Manaíra (83) 98899.1436 Pump: (83) 3021.5100 | 3031.1811 Ville Santé by We Fitness (83) 3512.8547 | 98663.3330 | 99862.0413 X-Bike: (83) 3247.7565

GASTRONOMIA

A Lasanha: (83) 3508.1001 | 3508.1000 Capital Steak House:(83) 3214.9192 | 3015.3216 China Taiwan: (83) 3268.1582 Maria Emília Pinheiro: (83) 98184.4884 | 99928.8677 | 98743.1757 Marítimos: (83) 3226.6050 Ninja: (83) 3045.6161 Ofisu: (83) 98880.5123 | 99900.5442 Panificadora Divina Misericórdia (83) 3031.1020 | 3247.1993 Sabor da Terra: (83) 3226.2549 Videira: (83) 3508.6081

MAKE-HAIR

Afins Cosméticos Av. Hilton Souto Maior, Loteamento Cidade Universitária, Mangabeira Shopping (83) 3565.8265 A Nova Missiana: (83) 3226.3000 Bella Beauty: Av. Hilton Souto Maior, Loteamento Cidade Universitária, Mangabeira Shopping (83) 99980.2232

Carolina Rocha Make Hair (83) 99956.8234 | 98754.4456 Equipe A Beleza (83) 3031.9992 G Amarante Rua da Candelaria, 118, Manaíra (83) 3576.8821 | 98872.9273 Kátia Freire @katiafreiremakeup assessoria.katiafreiremakeup@hotmail.com (83) 98893.5530 | 99989.7636 Madame & Monsieur: (83) 3566.6928 Marhana Karla: (83) 98718.0594 Rosângela Queiroga: (83) 3245.8695

MODA

Andarella: (83) 2106.6241 Art Collection: (83) 99988.6499 Bag Shoes: (83) 3246.0317 Bella Maria: (83) 3031.2166 Belle Bijou Av. Governador Flávio Ribeiro Coutinho, 115 Lj, 05, Manaíra, Mag Shopping (83) 3048.1188 Cara de Sono: (83) 3023.5711 Carmen Steffens: (83) 2106.6242 Chica Fulô: (83) 3243.1281 Cia do Corpo: (83) 3247.3186 Exclusiva: (83) 3222.7262 Famma Store: (83) 3246.0316 Fazel: (83) 3247.9220 Flip Flop Chinelaria: (83) 3247.4005 Juliana Pintto: (83) 3021.5761 | 98835.4046 Kauzei Moda Atual: (83) 3578.1514 Maison Jet Set: (83) 3342.1770 | 3245.9383 Maison Neyla Venâncio: (83) 3224.3478 Maria Filó: (83) 2106.6002 - Manaíra Shopping Miss Nat: (83) 99674.6888 MiniMim João Pessoa: (83) 3247.5404 Guarabira: 3271.647 2 Ótica Moriá: (83) 3031.7474 Ronaldo Joias Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 167 - Loja 123, Empresarial Kadoshi, Manaíra (83) 3246-7410 Santa Lilla: (83) 3506.9909 Sarras: (83) 3565.1479 Strong Pump: (83) 3042.8342 Tidili: (83) 3031.5245 Trappo Rua Juvenal Mário da Silva, 775, Tropical Center: (83) 3222.0985 Shopping Sebrae Av. Joaquim Pires Ferreira, SN: (83) 3224.3498 Shopping Sul Av. Sergio Guerra, 900, Bancários, Primeiro Piso: (83) 3235.4181 Shopping Tambiá Av. Odon Bezerra, 184, Térreo, Entrada Principal: (83) 3214.4201 Ziul Acessórios Rua Professora Severina de Souto 152, Sala B, Bessa (83) 3576.2805 | 98834.4994

SAÚDE

Aline Amorim, Mariângela Araújo Praça da independência, 18, sala16 – Empresarial Independência, Tambiá (83) 3021.7847 | 98880.3040 Charlles Lucena, Heydrich Virgulino, Rafaella Nóbrega - Clínica Psiq Av. Epitácio Pessoa, 5200, sala 103, Cabo Branco (83) 3226.1819 | 98612.1115 www.clinicapsiq.com.br

Dácio e Fernanda Gonçalves Avenida Senador Ruy Carneiro, 33, Sala 312 Miramar - (83) 3225.8834 | 98853.4365 Facebook: Drs.Dacio e Fernanda Gonçalves Emerson Magno Instituto do Cérebro - Av. São Paulo, 854, Bairo dos Estados (83) 3209.8000 Enísia Cruz R. Pref. José Leite, 474 - Sala 1- 2 - Miramar (83) 99925.3036 | 98832.6595 Erika Nóbrega Av. Mato Grosso, 183 – Bairro dos Estados Clínica Oncovida Especialidades (83) 98894.2835 Interdental Avenida Piauí, 57 - Bairro dos Estados (83) 3244-3550 Jailson Ferreira - ITC Vertebral Cabo Branco: (83) 3043.3352 Bairro dos Estados: (83) 3031.5866 www.itcvertebral.com.br facebook.com/itcvertebraljoaopessoa Mayara Almeida Rua Walfredo Macedo Brandão, 668, Sala 307, Bancários (83) 98740.2797 http://www.mayaralmeida.com.br/ MC Colchões João Pessoa (83) 3023.2788 | 3247.5282 Campina Grande (83) 322.2070 | 3342.1637 Raquel Queiroz Odontogrupo – Mag Shopping | 3o. Piso Av. Flávio Ribeiro Coutinho, 115, Salas 310, 311, 312, 313, Manaíra (83) 3246.9026 | 99954.9954 odontogrupo@gmail.com Talvane Sobreira Rua: José Florentino Júnior, 157, Tambauzinho - (83) 3221.1926 | talvane@talvanesobreira.com | talvanesobreira. blogspot.com Talvane Sobreira Cirurgia Bucomaxilofacial (Facebook) Victor Perrusi Rua Hildebrando Tourinho, 141, Miramar - (83) 3021.4965 | 3021.4967 www.victorperrusi.com Zen Terapias: (83) 99371.6446 | 99677.0910

STYLIST/PRODUÇÃO DE MODA Cimar Di Sales: (83) 98846.4227 Priscila Holanda: (83) 98112.42927 Ton Pereira: 98897.3904


Edição 70