Page 1

nº 1 - 2017 Edição 79 | Paraíba www.revistafashionnews.com


CaLÇaDoS, roUpaS e aCeSSÓrioS Manaíra Shopping | João peSSoa - pB BUenoS aireS

CanneS

JohanneSBUrg

MiaMi LaS VegaS

niCe

orLanDo

550 LoJaS - 18 paíSeS

pUnTa DeL eSTe

rio De Janeiro

São paULo


@carmensteffens CarmenSteffensOnline

Carmen Steffens


2017 em ritmo acelerado!

Ano novo sempre traz novas ideias e formas diferentes de conquistar o mercado.

“A

no novo a todo vapor... Pois é, 2017 mal começou, mas já dá aquela sensação de que o ritmo está a mil por hora, de que nada parou, de que a busca continua intensa e cheia de responsabilidades... E essa sensação não é à toa. Um novo ano sempre traz novos sonhos, novas ideias, novas formas de conquistar o mercado e muitos projetos. Até os antigos ressurgem repaginados. E isso nos preenche, nos dá um fôlego novo para seguir em frente. Afinal, não podemos parar. Nunca! E foi assim que começamos o ano: a todo vapor. Buscando formas diferenciadas de agregar mais valor aos nossos clientes, às marcas patrocinadoras, aos parceiros e também ao nosso produto, que, a cada ano, vem agradando aos leitores com uma linha editorial repleta de informação. Muitas novidades ainda vêm por aí. Só não posso contar os detalhes agora, porque ainda estamos fechando parcerias. Mas, aguarde! Enquanto isso, não deixe de conferir o nosso portal, o www.revistafashionnews.com, que traz notícias diárias sobre Beleza, Moda, Saúde, Sociedade, Gastronomia... Além de Entrevistas, Vídeos, Enquetes e muito mais. Nem deixe de conhecer o nosso instagram @revistafashionnews. Também estamos abertos a sugestões. Se quiser dar sua opinião ou mesmo dicas do que gostaria de ver em nosso grupo de mídias, é só enviar um e-mail para contato@revistafashionnews.com. Nesta primeira edição do ano, destacamos na capa a história de sucesso da Solena, uma clínica especializada, que traz uma nova experiência em atendimento odontológico, sob o comando de Icaro Jasub e José Anselmo. Também vamos falar sobre a importância de entender o que está escrito nos rótulos, ao comprar alimentos industrializados para casa, com texto de Ana Cristina Ramos. Para quem adora ou pretende comprar pela internet, tem uma matéria super esclarecedora, da advogada Ana Luiza Souto, sobre a possibilidade de ter, ou não, o dinheiro de volta, se não gostou do produto ao recebê-lo. Confira também a tecnologia das Ondas de Choque no pósoperatório de cirurgia plástica, com dicas de Claudete Arruda. Quer ressaltar a sua beleza? As irmãs Geise e Gessica Arruda mostram como ter o cabelo dos sonhos de forma estratégica. E pra você que está passando por algum problema pessoal ou profissional, saiba a importância da psicoterapia para tratar as feridas emocionais e encontrar o equilíbrio que precisa, com a equipe da Psicoser. Entre tantas matérias interessantes, também destacamos a carreira do advogado Rogério Miranda, a história da cantora teen Amanda Lyra e da artista plástica Renata Cabral. Sem esquecer as colunas de Romeyka Bezerra, com esportes radicais, de Ewerton Viera, com sociedade, e de Estevam Fernandes, com mensagens de reflexão. Além de cobertura de eventos e muitas outras matérias.

Saúde e sucesso pra você.

Ceres Leão veste:

10

Foto: Kadu Martins | Make: Gessica Amarante | Hair: Geise Amarante | Look: Camarim | Acessórios: Belle Bijou | Informações: nas páginas AMARELAS


Amanda Lyra Quem não lembra de uma doce voz no “The Voice Kids 2016”? Amanda cantou “Eu Sei”, de Serginho Moah e Fernando Pezão, e, apesar de não ter as famosas cadeiras viradas dos jurados, ela encantou o Brasil, principalmente, a Paraíba, sua terra natal. Conheça um pouco mais sobre a história desta jovem cantora de 15 anos, que tem, como sonho, seguir os passos musicais do avô Antônio Vieira.

pág.86

Sorrir sem Medo

Suspensão das Mamas

14 36 48

A mastopexia é uma cirurgia que tem como objetivo reverter o caimento natural dos seios, tornando-os mais firmes e com um aspecto jovem.

64

Melasma

Amor aos Animais

Incomodado com manchas amarronzadas no rosto? Já fez de tudo para eliminá-las e sempre voltam? A Decapagem garante 80% de cura para este problema.

Em prol dos pets, veterinárias buscam formas diferenciadas de cuidar dos animais, através do inovador sistema Vet’s Home, que atende em domicílio.

66

Liberação Miofacial

Renata Cabral

O que é e quais são as indicações desta técnica muito utilizada na fisioterapia? Liana Leal explica como melhorar os desconfortos musculares com o tratamento.

A pintura era um hobby, mas, depois de mostrar seu primeiro trabalho, convites foram feitos para expor, e a sua arte conquistou o mundo.

84

Reflexão

Rótulos e Embalagens

56 12

Conheça os diversos tratamentos odontológicos no combate ao envelhecimento. Aliados, são ideais para a longevidade saudável dos dentes e do rosto.

Dra. Ana Cristina Ramos alerta que, além da validade, é muito importante avaliarmos o real valor nutricional dos alimentos. Saiba por quê.

122

Pastor Estevam Fernandes fala sobre os males da pressa e de como ela destrói a paciência e impede que vejamos soluções claras em momentos de dor.


EDITORA | Ceres Leão REDAÇÃO | Ceres Leão, Lilian Cananea, Mayara Nascimento e Marcella Souza ASSISTENTE DE MARKETING | Bernardo Leite REPRESENTANTE COMERCIAL Kadu Martins, Katarine Medeiros e Ewerton Vieira CONTATO | (83) 3246.6508 E-mail: revistafashionnews@yahoo.com.br Notas site: sitefashionnews@yahoo.com.br IMPRESSÃO | Gráfica Santa Marta DISTRIBUIÇÃO | Mazureik Este impresso foi produzido com papéis provenientes de madeiras de reflorestamento extraídas a partir de um manejo florestal responsável e de outras fontes controladas.

A revista Fashion News é um informativo de publicação periódica, com distribuição em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, entre outras. Não nos responsabilizamos pelos textos assinados por seus autores nem anúncios enviados por agências de publicidade e/ou clientes. Também não nos responsabilizamos pelas respostas e afirmações de entrevistados. Pessoas sem registro em nosso expediente, exceto agências de publicidade, não estão autorizadas a vender a revista nem falar em nome dela. Na dúvida, entre em contato conosco pelo telefone acima.

nº 1 - 2017 Edição 79 | Paraíba www.revistafashionnews.com

A CAPA pág.74

N

ão faltam motivos para Icaro Jasub e José Anselmo, que estão por trás da marca Solena Odontologia, sorrirem à toa. Os odontólogos comandam uma das maiores clínicas odontológicas de João Pessoa. A ideia da parceria surgiu quando eles trabalhavam como dentistas em uma clínica particular, mas sem vínculo empregatício. O projeto cresceu, inovou, mudou de endereço, e, hoje, a clínica investe em equipamento de ponta e ainda dispõe do sistema DAY CLINIC, onde o paciente passa um turno e já sai do consultório com o trabalho todo realizado. Confira!

Capa: Icaro Jasub e José Anselmo (dentistas) SOLENA Odontologia Foto: Bernardo Leite Looks: Fillip Miranda

André Luiz

Bernardo Leite

Clingem Falcão

Dalva Rocha Fotógrafa

Camarim Moda Atual

Dayana Camêlo

Ewerton Vieira

Fernando Bronzeado

Fillip Miranda

Geise Amarante

Gessica Amarante

Igor Melo

Katarine Medeiros

Kátia Freire

Marcelo Campêlo

Márcio Lacerda

Márcio Monteiro

Marcos Borges

Rômulo Melquíades

Decorador

MakeUp

Fotógrafo

Fotógrafo

Fotógrafo

Contato Comercial

Make-hair

Êxito Projeções

Colunista Social

Fotógrafo

Fotógrafo

Fotógrafo

Cerimonial

Fotógrafo

Hair Stylist

Fotógrafo


beleza/

foto: shutterstock

MASTOPEXIA

*Por Francisco Odílio

A

mastopexia, também conhecida como suspensão mamária, é uma cirurgia que tem como objetivo reverter o caimento natural dos seios (ptose mamária), reposicionando a aréola e a pele com flacidez, elevando as mamas até sua posição original e deixando-as mais simétricas. Às vezes, a aréola torna-se alargada ao longo do tempo, e a mastopexia poderá reduzi-la. O procedimento pode ter um caráter rejuvenescedor, já que o perfil conseguido no pós-operatório é o de uma mama jovem e firme. Essa cirurgia está indicada para mulheres que apresentam flacidez e caimento das mamas em função do envelhecimento, grande variação do peso ou amamentação. CIRURGIA DE MASTOPEXIA É realizada com anestesia peridural ou geral, em ambiente hospitalar, podendo ser usadas as próteses de silicone nos seios ou não, dependendo da quantidade de tecido mamário. Existem casos em que a mama está com espaços vazios, que precisam ser preenchidos pelo silicone para que seja devolvida a firmeza e a sustentação. Com a idade, o tecido mamário atrofia, ou seja, vai diminuindo, isso é o que causa este problema. Nos casos em que não é necessário o uso de próteses de silicone, é feita a retirada do excesso de pele e o reposicionamento do tecido mamário para dar um novo contorno à mama. Em alguns casos, também são retiradas gorduras ou glândulas

a fim de dar aos seios um bom formato. As incisões geralmente são realizadas ao redor da região dos mamilos, podendo estender-se em uma linha vertical, saindo da aréola em direção à base do seio, ou ainda para um formato de T invertido, dependendo da quantidade de pele que será retirada. A cirurgia dura, em média, de duas a quatro horas, e a paciente permanece internada por um período de 24 horas. EXAMES e PÓS OPERATÓRIO São necessários exames pré-operatórios para ter certeza de que não há nenhuma contra indicação à cirurgia, além de um histórico detalhado de todos os antecedentes e hábitos da paciente para garantir o máximo de segurança no procedimento. Em relação aos cuidados pós-operatórios, é necessário seguir as recomendações médicas, como a limitação da movimentação dos braços, as medicações indicadas, o tempo de repouso, o uso do sutiã cirúrgico, os cuidados com o curativo e a posição de dormir. O resultado dessa cirurgia são mamas bem posicionadas e com formato gracioso e que vai aparecendo no decorrer dos meses. Em geral, ao longo do sexto mês, podemos observar o resultado final. A Mastopexia é uma cirurgia que requer um alto grau de técnica e experiência, devendo ser realizada por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

*Francisco Odílio Cirurgião Plástico – CRM 5702/ RQE 3944; Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP; Especialista em Cirurgia Plástica - CFM e AMB; Cirurgião Plástico do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW); Cirurgião Plástico do Hospital Ortotrauma. Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

14


beleza/

MICROAGULHAMENTO

* por Zuleika Andrade

V

ocê provavelmente já ouviu falar sobre a técnica de microagulhamento que, com o auxílio de agulhas muito finas, estimula o colágeno da pele e atenua sinais de envelhecimento. Atualmente, ela é realizada com o auxílio de um equipamento chamado Roller, que tem cerca de 200 agulhas, facilitando a aplicação. A Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas (IPCA) é uma variação desta técnica, feita unicamente por dermatologistas, por utilizar agulhas de calibre mais espesso, o que torna o procedimento mais invasivo, entretanto, com maiores indicações e melhores resultados. Por não ser um método ablativo, ou seja, não promover a remoção da camada superficial da pele, pode ser uma técnica alternativa para aquelas pessoas que não querem ou não podem utilizar alguns tipos de laser.

Fotos: Shutterstock

tratamento e INDICAÇÕES O tratamento é realizado através de dispositivos, compostos por pequenas agulhas que causam microperfurações na pele. “Estas microperfurações são responsáveis pela indução de um processo inflamatório no local, capaz de estimular os fibroblastos, que são células responsáveis pela produção de colágeno local”, além disso, através das pequenas perfurações causadas, é possível a indução de colágeno, a angiogênese (criação de vasos sanguíneos novos) e um aumento da vasodilatação, fazendo com que haja uma melhora da oxigenação e nutrição da pele. Estudos recentes também mostram melhora considerável na redução da pigmentanção de manchas, especialmente do melasma resistente a outros tratamentos”. As indicações do tratamento são diversas, mas as principais são a redução de melasma, cicatrizes de acne, rugas, melhoria de estrias, cicatrizes traumáticas e cirúrgicas, melhora de poros e textura da pele e alguns casos de queda de cabelo. Vale ressaltar que a técnica pode ser aplicada tanto no rosto, como em outras partes do corpo, inclusive no couro cabeludo, para estimular a circulação sanguínea da região e facilitar a penetração de substâncias, sendo utilizada como coadjuvante

16

no tratamento da queda de cabelo de várias etiologias. Como é feito a IPCA? Primeiramente, é feita uma higienização e assepsia da pele. Depois, escolhemos o diâmetro da agulha a ser utilizada. É colocado um creme anestésico potente e, em alguns pontos, fazemos anestesia infiltrativa, o que torna o procedimento mais bem tolerado. Essa técnica é diferente do microagulhamento feito por algumas esteticistas, pois utiliza agulhas mais calibrosas, o que torna o procedimento mais invasivo e, portanto, uma técnica exclusiva do dermatologista. Além disso, é necessário uma correta indicação, para evitar complicações e obter os efeitos desejados. O material utilizado no procedimento é totalmente descartável, por isso desconfie de tratamentos muito baratos, pois podem estar utilizando material reutilizado, mesmo que seja pelo mesmo paciente. “Após o procedimento, há inchaço - de leve a moderado - e vermelhidão na pele, que varia de acordo com a intensidade da aplicação. A recuperação costuma ser mais rápida em comparação ao laser. SESSÕES E Resultados Geralmente são indicadas de uma a três sessões, a depender da severidade do quadro e da indicação. O pós da IPCA é geralmente tranquilo, com mínimo desconforto. A redução das manchas e a melhora da qualidade da pele são vistas nos primeiros 15 a 30 dias. O auge da produção de colágeno induzida pela IPCA é em torno de três meses, quando vemos a melhora de rugas, cicatrizes e estrias”, podendo haver produção de colágeno por até oito meses, após o procedimento. Depois do procedimento, as orientações básicas são essenciais, como não utilizar protetor solar e maquiagem por pelo menos 24h e não se expor ao sol durante o processo inflamatório. É importante que você procure o seu dermatologista para melhor avaliação e indicação adequada ao seu caso específico.

*Zuleika Andrade Dermatologista CRM: 4605/PB | RQE: 2212; Mestrado em Saúde Coletiva pela UNISANTOS/SP; Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica; Pós-graduada em Dermatocosmiatria pela Faculdade de Medicina do ABC/SP Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


beleza/

foto: shutterstock

LIMPEZA FOTÔNICA

Saiba o segredo para ter uma pele limpa e bem cuidada com luzes de LED

*Por Lilian Batista

A

limpeza de pele é um procedimento que tem como objetivo a remoção de impurezas, células mortas, comedões (cravos) e o controle da oleosidade, tornando mais receptiva a permeação dos ativos contidos nos dermocosméticos e devolvendo a pele um aspecto saudável, com viço e luminosidade. Utilizamos da cosmetologia e eletroterapia, para atuarmos onde a pele necessita. A limpeza Fotônica segue todas as etapas de uma limpeza tradicional já conhecida, desde a higienização, esfoliação, tonificação, extração dos comedões e hidratação. O diferencial, dessa limpeza de pele moderna, é que ela intensifica e otimiza os efeitos após a fase de extração dos comedões. Nesse momento, é usado um aparelho que libera energia por meio de luzes de LEDS. São leds ou laser de baixa potência. Em nossa pele temos cromóforos (substância que tem elétrons capazes de absorver energia ou luz visível e excitar-se para assim emitir diversas cores), que são ativados pela cor da Luz, que precisa ter um comprimento de onda específico (470 a 660nm) para conseguir atingir estes cromóforos. Quando eles são ativados, gera-se uma homeostase destas células, fazendo com que elas tratem o “problema”. Proporcionando a modulação das funções metabólicas, como fotoestimulação e fotoinibição. FINALIDADE DO TRATAMENTO Elimina as impurezas da pele, minimiza os danos que podem

surgir após a remoção de cravos e espinhas - através do efeito antiinflamatório, calmante, bactericida e cicatrizante - e ainda acelera a recuperação da pele, aumentando a produção de colágeno. Assim, podemos prevenir e amenizar os efeitos negativos, como, por exemplo, a vermelhidão, a pele marcada e as hiperpigmentações (manchas). LUZES MAIS USADAS • Luz Azul: Excelente para tratamento de peles com acne, pois favorece a ação bactericida e oxigenante. • Luz Vermelha: Estimula a síntese de colágeno, tem efeito bactericida, analgésico e anti-inflamatório, bioestimulação na cicatrização de tecidos superficiais e combate aos radicais livres. • Luz Amarela, ou Âmbar: Tem ação drenante. Ela melhora a circulação sanguínea e linfática, diminui edemas, estimula a hidratação e tem efeito calmante, sendo indicada para peles sensíveis, peles com rosácea e telangiectasias (vazinhos). QUEM PODE FAZER A terapia com LED é indolor e segura, podendo ser utilizada em todas as faixas etárias e todos os tipos de pele. É um tratamento que não gera calor excessivo, não é invasivo e não danifica as camadas do tecido, pois estimula os processos naturais de regeneração cutânea. O paciente não apresenta efeitos colaterais e tempo de recuperação.

*Lilian Batista Clínica Lisianthus Graduação em Estética e Cosmética; Licenciatura em Biologia; Pós Graduação em Estética; *Habilitada na técnica MAGIC TOUCH DETOX. Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

18


Amplo Setor de Suplementos Alimentares no 1º andar da Redepharma

Linha completa para praticantes de atividades físicas, fisiculturistas e atletas fitness

Redepharma recebe Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank Atores conferem a variedade de suplementos alimentares da Midway

O sócio-diretor da Redepharma Edvaldo Neves com parte da sua equipe da Av. Edson Ramalho

fotos: Rômulo Melquiades

De passagem por João Pessoa, para um evento privado da Midway Labs, uma das maiores marcas de suplementos alimentares do mundo, os atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank marcaram presença na Redepharma, da Av. Edson Ramalho. Acompanhados do vice-presidente da Midway, Júlio Colle, e do representante da marca na Paraíba, Joseilson Porto, eles foram conferir toda a linha existente na loja e ficaram encantados com a variedade de produtos disponíveis ao consumidor. “Nós usamos a Midway há muito tempo, confio e gosto de todos o produtos”, disse Bruno, que saiu com as sacolas cheias. Já a Gio, ressaltou o LipoWay. “Eu uso, gosto e funciona. Podem acreditar”, deixou ela seu registro no mural. Recepcionados pelo sócio-diretor da Redepharma Edvaldo

Neves, os visitantes puderam conferir não só o Setor de Suplementos Alimentares, que tem uma linha completa para praticantes de atividades físicas, fisiculturistas e atletas fitness, mas também a estrutura da loja, que dispõe de perfumaria, inclusive importados, dermocosméticos, equipamentos e medicamentos farmacêuticos. Na ocasião, Edvaldo ressaltou a preocupação em sempre oferecer o melhor aos seus clientes. “A nossa empresa tem o cuidado de procurar e dispor aos consumidores produtos de qualidade”, explicou. Ele também destacou a abertura, em breve, de uma nova filial na Edson Ramalho, próxima a Casa Chang. “Será um espaço no mesmo formato, que atenderá com mais comodidade os moradores do bairro. Será uma loja ampla, com todos os produtos e serviços que já oferecemos”, disse.


Edvaldo Neves com os embaixadores da Midway Labs

Joseilson Porto - Júlio Colle - Gio Ewbank - Bruno Gagliasso - Edvaldo Neves

Estamos sempre buscando as melhores opções e os recentes lançamentos em produtos para os nossos clientes.” Edvaldo Neves

Simpático e antencioso, Bruno Gagliasso indicou vários produtos da Midway

Gio Ewbank deixou sua mensagem no mural da Redepharma

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank visitam o setor de suplementos da REDEPHARMA

Ceres Leão, Kayla Leão e Kadu Martins com o casal 20 da Midway, na Redepharma

Outra parte da equipe de atendimento da Redepharma, da Av. Edson Ramalho


beleza/

HIPERIDROSE AXILAR

Neste verão, não sofra com o suor excessivo *Por Ylka Virgínia

A

hiperidrose é caracterizada pela transpiração (sudorese) excessiva e incontrolável, podendo surgir sem qualquer fator desencadeante aparente. Atinge homens e mulheres e se manifesta em várias idades. Apesar de ser indispensável para controlar a temperatura do corpo, especialmente durante a prática de exercícios físicos, o suor excessivo causa impacto significativo na vida profissional e emocional dessas pessoas. Os sintomas cessam durante o sono. No entanto, o constrangimento, o isolamento, o incômodo físico, as alterações psicológicas, a baixa autoestima e outros problemas relacionados ao convívio social são exemplos das consequências que essa afecção pode causar a seus portadores. Como opções terapêuticas, existem algumas medicações tópicas que podem ser utilizadas, medicações sistêmicas e alguns procedimentos específicos para hiperhidrose. Mas, desde a década de 90, injeções de toxina botulínica (botox) também têm sido empregadas para diminuir a hiperidrose axilar. Apesar de ser bastante utilizada em procedimento estético, o botox vem aparecendo como solução para diversos outros problemas. Isso devido a sua capacidade de impedir a contração muscular. Vários estudos já demonstram sua eficácia, segurança e boa tolerabilidade no tratamento contra hiperidrose axilar, palmar e plantar. COMO FUNCIONA

foto: shutterstock

Nessa forma de tratamento, são realizadas injeções intradérmicas em toda área com produção excessiva de suor, as quais vão paralisar a liberação de acetilcolina, ou seja, ao ser injetada no organismo, a toxina botulínica impede o sistema nervoso simpático de estimular as glândulas sudoríparas a produzirem suor. A ação da toxina, geralmente, começa a ser percebida, em média, 10 dias após o procedimento e mantém-se ativa por vários meses. O procedimento é realizado no próprio consultório e sem grandes restrições das rotinas do paciente após o procedimento.

*Ylka Virgínea Ribeiro Clínica Jailson Dantas CRM: 5529-PB Membro da Sociedade de Dermatologia; Especialista em dermatocosmiatria pela Faculdade de Medicina do ABC/SP - São Paulo; Doutoranda na Santa Casa de São Paulo;

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) | Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

22


beleza/

LIMPEZA DE PELE

*Por Werônyca Félix

M

uitas pessoas acham que a limpeza de pele serve apenas para nos livrar dos indesejáveis cravos. Mas, na verdade, é muito mais que isso. A pele, principalmente a do rosto, está sempre exposta a diversos fatores que influenciam a saúde, como estresse, alimentação, variação hormonal, além de fatores externos, como a incidência solar e os resíduos de poeira. No caso das mulheres, ainda soma-se a indispensável maquiagem. Com isso, a tendência é a estimulação da produção de glândulas sebáceas, o que resulta no aspecto oleoso da pele, além de promoverem a obstrução dos poros, causando acnes e, em alguns casos, até inflamações. Os cuidados diários, como lavar com sabonetes específicos ou adstringentes, são muito importantes, mas, periodicamente, é fundamental uma limpeza mais profunda, com produtos que possuam os princípios ativos necessários para cada tipo de pele. Nesses momentos, é que há a necessidade da presença de uma profissional especialista para uma avaliação correta da pele. A limpeza feita regularmente ajuda na diminuição do excesso

de oleosidade, pois remove as células mortas que se acumulam na camada superficial da pele, restaura e equilibra o Ph da epiderme, que melhora o tônus, deixando-a mais firme e com mais elasticidade e previne o envelhecimento. Além de proporcionar uma aparência sempre limpa, hidratada, saudável e jovem. A renovação celular é estimulada constantemente, resultando em uma pele mais lisa e livre de manchas. A rotina de cuidados com o rosto, como a higienização e esfoliação, é muito importante e ajuda a manter os benefícios da limpeza profunda por mais tempo. É claro que a periodicidade é particular, mas, em média, como a renovação da pele se dá a cada 30 ou 40 dias, recomenda-se que esse seja o intervalo entre as sessões. Mas lembre-se, isso é uma média, nada como a avaliação de uma profissional para orientar corretamente os cuidados e intervalos para o seu caso especificamente. O procedimento é indicado para homens e mulheres, em todos os tipos de pele. Seu rosto é seu cartão de visita. Uma pele bem cuidada é fundamental para nos sentirmos bem, seguros e confiantes. Invista em você!

foto: shutterstock

*Werônyca Félix

24

Fisioterapeuta 191795-F Pós-graduação em Fisioterapia Dermato Funcional e Cosmetologia pela Faculdade Redentor/RJ; Educadora Física 001572-6/PB; Pós-graduação em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal da Paraíba/PB. Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Adriana Mendes - Roziane Coelho - Carla Bezerra - Almira Mendes - Roberta Aquino

Almira, com as filhas Rosana e Adriana Mendes, recebe Goretti Zenaide

Almira e Adriana Mendes realizam prévia Carnavalesca Mãe e filha recebem amigas com almoço, marchinhas e serpentinas

Fátima Mendonça - Alda Luna - Valmirinha Queiroga - Hélia Botelho - Celene Sitônio

A alegria contagiante da anfitriã Almira Mendes

Lúcia Padilha - Adriana Mendes - Ewerton Vieira - Roberta Aquino

fotos: Dalva Rocha

Lucimar Padilha - Magaly Agnes - Adriana e Almira Mendes - Lalá Brito - Roselma Virgulino

Para dar o start no carnaval, com direito a fantasia, frevo e muita serpentina, a empresária Almira Mendes, ao lado das filhas Rosana e Adriana, reuniu um grupo seleto de amigas no salão de festas do condomínio Tours Mont-Blanc, no Altiplano. Com apoio de Roziane Coelho e Roberta Aquino, Almira recepcionou cerca de 50 mulheres com um almoço especial, preparado por Ignez Cunha, com direito a salgados de entrada e sobremesa de pudim e mousse de uva. A atração musical ficou com o tecladista Beto Ribeiro, que tocou as tradicionais marchinhas até os hits carnavalescos do momento, lembrando o inesquecível “Carnaval das Mulheres”. A decoração do salão foi feita pelas filhas de Almira, Adriana e Rosana Mendes, que capricharam nos detalhes e foram super elogiadas pelas convidadas.


Foto: Bruno Barreto Make-up: Kátia Freire Atriz e Modelo: Isadora Cruz

Natural Nude

A make da versatilidade *Por Kátia Freire

A

maquiagem nude é uma grande tendência entre as celebridades e, agora, nos grandes salões de beleza do mundo inteiro. A ideia do limpo, leve e lindo, ou seja, o TOP 3L, chegou para ficar. Acompanhando as grandes semanas de moda, vimos que o estilo contemporâneo dos cortes, a reciclagem, como fonte de inspiração, e o “menos é mais” se tornaram referência mundial, e, na maquiagem, não poderia ser diferente. Para celebrar essa tendência que chega em todas as estações, de inverno a verão, não poderíamos ter melhor beleza como a da atriz global Isadora Cruz, que visitou o estúdio fotográfico da Revista Fashion News, para uma sessão de fotos cheia de inspiração para outras matérias. Com sua beleza natural e adepta de uma BEAUTY leve, nude e sexy, Isadora ressaltou o desejo de uma pele iluminada, contornos leves, explorando cílios e dando um ar super versátil, afinal - para quem vive na correria de fotos e gravações - uma maquiagem nude se torna o CORINGA DA VERSATILIDADE. A MAKE Usamos esfumados com tons de marrons e bege, fazendo um contorno na pálpebra superior e esfumando também as raízes dos cílios superiores e inferiores. Passamos o lápis bege, da linha D’Água da “Sobrancelha Designer”, para abrir o olhar, mantendo o contorno natural, apenas com um leve sombreado com o kit da Sobrancelha Designer. Usamos muita máscara de cílios da “Quem Disse Berenice” e também de alongamento. Na pele, uma base fluida e pó solto para selar, todos da “Vult Cosméticos”, e, na iluminação, utilizamos o da “Dailus Color”. No contorno facial, usamos o pó escuro número 6 da “Vult”, batom gloss “Avon Rosa Sereno”, misturado com o Nude suave. Agora, é só curtir a onda do Nude em todas as ocasiões e com todos os looks. Sugiram matérias e visite meu instagram no @katiafreiremakeup.

26


Brunch na NewLand Toyota celebra a chegada do novo ETIOS VeĂ­culo ganha design mais moderno para 2018 e atrai consumidores

NewLand Toyota: Gerente Geral EugĂŞnio Dias e o Gerente Comercial Igor Amorim


O novo Etios mantém as características de economia, conforto, melhor custo benefício da categoria e o design está mais elegante.” Igor Amorim

Novo conjunto de Rodas de Liga Leve do Etios 2018

Etios 2018 com faróis de neblina atualizados

Novo painel do Etios 2018

Cliente conferindo as novidades do Etios

Grade e para-choque frontal renovados

fotos: Márcio Monteiro

Se você é daqueles apaixonados por carros, e já tinha um caso de amor pelos modelos anteriores do Etios, vai se encantar com a linha 2018, que vem com um novo desing de fazer até quem não entende muito sobre carros querer um. E, para brindar esse lançamento exclusivo, a concessionária NewLand Toyota João Pessoa realizou, numa manhã de sábado, das 9h às 14h, na loja da BR 230, um delicioso brunch para receber os clientes fiéis da marca. PARA-CHOQUES E SEGURANÇA Segundo o gerente geral Eugênio Dias, a principal mudança do Etios 2018 foi o novo para-choque, que foi desenhado pela equipe de

engenharia e desenvolvimento da marca no Brasil. O que antes parecia ser uma exclusividade apenas dos modelos Etios Platinum e Etios Ready, agora foi inserida em toda a produção do compacto. Além do novo visual, o Etios 2018 vem com maior proteção em impactos frontal, que assegura o controle direcional em frenagens de emergência. “O veículo possui quatro estrelas em segurança para passageiro adulto, baixo custo de manutenção e um ótimo valor de revenda. Com três anos de garantia, a Toyota oferece essa tranquilidade para toda a linha de veículos”, garante Igor Amorim, gerente comercial da marca, que ainda enfatiza que “o carro ainda mantém as características de economia, conforto, melhor custo benefício e apresenta design mais elegante, com melhor compra da categoria para o cliente”.


Clientes em atendimento diferenciado na NewLand Toyota

Cliente conferindo formas de financiamento com os consultores Toyota

Convidados conferem todos os modelos de veículos Toyota Novo PRIUS encanta clientes e entra na lista de desejos da linha luxo

O Prius chega ao Brasil como produto de tendência no mercado mundial, com tecnologia exclusiva da Toyota.” Eugênio Dias

Ceres Leão no novo Toyota Prius

Consultor George Oliveira demostrando o SW4

Outra novidade do Etios 2018, segundo o gerente geral Eugênio Dias, é o exclusivo painel digital Smart Screen em full Tft e em alta resolução com duas telas de 4,2”. Possui ainda computador de bordo com a função Eco Wallet e gráficos informativos. O sistema de aúdio também não fica de fora, e conta com CD Players, função Mp3, entrada USB, bluetooth e conexão smartphone.

Supervisor de vendas Diogo Rocha - Gerente geral Eugênio Dias - Ceres Leão - Gerente comercial Igor Amorim

Equipe de vendas NewLand Toyota

APRESENTAÇÃO DO TOYOTA PRIUS Na ocasião, houve também o lançamento do hibrido mais vendido no mundo, o Toyota Prius. Ele é mais espaçoso e contará, em sua quarta geração, com mais tecnologia interna. “O novo Prius chega ao Brasil como produto de tendência no mercado mundial, com a tecnologia híbrida, inovadora e exclusiva da Toyota, oferecendo conforto e economia”, explica Eugênio Dias. Ele também ressaltou que o motor é capaz de entregar mais de 120 cavalos de potência. Uma das grandes novidades do Prius 2018 brasileiro será a melhoria de desempenho no consumo. A estimativa é que o modelo consuma até 10% a menos de combustível. O console, que mistura um bom acabamento em preto com detalhes em branco perolado, dá um ar mais requintado para o modelo, que combina muito bem com a central multimídia. A repercussão dos lançamentos foi ótima. Os convidados se surpreenderam com a sofisticação, comodidade e segurança dos automóveis apresentados, e ainda conferiram os preços e a facilidade de financimento. Enquanto admiravam o Etios, o Prius e os demais véiculos da marca, como o SW4 e o Corolla, os convidados foram servidos com um saboroso buffet de salgados e doces, acompanhado de bebidas variadas.


Showroom da NewLand Toyota de João Pesssoa

Equipe NewLand: Letícia Camargo, Rosana Patrícia, Patrícia Eduarda e Michelle Fátima

Espaço interno e novo painel do Toyota Prius

Cliente conferindo o porta-malas no novo Toyota Prius, com capaciadade de 412 Lt

Motor 1.8, com potência de até 128 CV


beleza/

PÓS-OPERATÓRIO

*Por Claudete Arruda

A

s ondas de choque é um novo aliado usado pelos fisioterapeutas dermatofuncionais no pós-operatório de cirurgia plástica. Aqui, em João Pessoa, a Clínica Glam Estética e Pilates usa com exclusividade esse método. Trata-se de uma tecnologia suíça, desenvolvida pela Storz Medical, empresa conhecida pelo seu alto padrão de qualidade e desenvolvimento tecnológico. A aplicação das ondas de choque pode iniciar-se logo após a cirurgia, proporcionando uma absorção mais rápida dos edemas e hematomas e, consequentemente, uma cicatrização mais eficiente com prevenção de complicações. É um recurso que pode ser utilizado para tratar fibroses, seromas e fibrose capsular mamária. As ondas de choque atuam com efeito de cavitação. Por se tratar de uma terapia mecânica, sua ação produz o rompimento da cápsula fibrosa. Com apenas uma sessão, é possível desacelerar a formação do tecido fibroso, devido às ações sinérgicas em proteínas pró e anti-fibróticas. Destaca-se ainda por um potente efeito de cicatrização, sendo, portanto, uma tecnologia completa para atuação no pós de cirurgia plástica estética. Essas ondas possuem aplicadores que determinam profundidades e potências diferentes. Conhecer profundamente essa tecnologia, como também todo o processo de cicatrização do paciente, é essencial para uma boa evolução. QUAL O DIFERENCIAL DAS ONDAS DE CHOQUE EM RELAÇÃO AOS OUTROS RECURSOS USADOS NO PÓS CIRÚRGICO? É uma tecnologia completa que atuará em todas as fases de regeneração e modelação do tecido. As ondas de choque atua: • Na melhora da circulação auxiliando na absorção dos líquidos; • Aliviando as dores; • Efeito anti-inflamatório; • Estimulando um processo de cicatrização mais rápido e fisiológico; • Prevenindo e tratando fibroses e seromas. IMPORTANTE: Realizar um pós-operatório, que respeite as fases do processo de cicatrização, é essencial para o sucesso de qualquer procedimento cirúrgico, por isso procurar um profissional capacitado, para realizar esse procedimento, é tão importante como procurar as referências e qualificações do seu cirurgião. Pense nisso!

*Claudete Arruda Clínica Glam Estética e Pilates CREFITO: 68352-F Fisioterapeuta Dermato-funcional; Formação em Pilates; Formação em Neopilates. Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

32

Foto cedida pela autora


beleza/

CIRURGIA PLÁSTICA

* Por Mário Medeiros

T

ambém conhecida como mamoplastia, a cirurgia de aumento de mama utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após emagrecer ou engravidar. A mamoplastia de aumento não corrige seios severamente caídos. Se você deseja um resultado que corrija a flacidez, o procedimento de elevação da mama pode ser realizado ao mesmo tempo que o aumento de mama ou, então, pode ser necessária uma segunda cirurgia. Seu cirurgião plástico irá ajudá-la a tomar esta decisão.

Aumento da Mama Se você está insatisfeita com o tamanho da sua mama, a mamoplastia é uma opção a ser considerada. O aumento de mama pode: • Aumentar o tamanho e projeção dos seios; • Melhorar o equilíbrio do seu corpo; • Melhorar a sua autoestima e autoconfiança; • Reconstruir a mama após mastectomia ou lesão. É certo para mim? A mamoplastia de aumento é um procedimento individualizado, e a paciente deve fazê-la para si mesma, não para satisfazer a vontade de alguém ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal. O aumento de mama pode ser uma boa opção para você que: • Está fisicamente saudável; • Tem expectativas realistas; • Tem seios totalmente desenvolvidos; • Está incomodada com a sensação de seios muito pequenos; • Está insatisfeita com os seios devido à perda de forma e de volume, após gravidez, emagrecimento ou envelhecimento; • Tem seios que diferem em tamanho ou forma; • Tem uma ou ambas as mamas não desenvolvidas normalmente. Preparando-se para a cirurgia de aumento de mama Previamente à cirurgia, pode ser necessário alguns exames laboratoriais ou avaliação médica, fazer uma mamografia antes da cirurgia, parar de fumar, caso seja fumante, e evitar

alguns medicamentos, como anti-inflamatórios, pois podem aumentar o sangramento na cirurgia. Na hora do procedimento, medicamentos são administrados para o seu conforto durante a cirurgia. As incisões e os implantes, como tamanho ou forma, dependem da sua decisão e do seu cirurgião. Riscos e complicações A decisão de se submeter à cirurgia de aumento de mama é pessoal, e é você quem deve decidir se os benefícios estarão de acordo com seus objetivos e se os riscos e possíveis complicações são aceitáveis. Seu cirurgião plástico e/ou equipe irão lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual irá se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais. Recuperação pós-operatória Muitos pacientes têm dúvida sobre o período de recuperação. Embora muitos fatores estejam envolvidos, o período de recuperação pós-cirúrgica, geralmente, é de 24 a 48 horas, seguido de um período de repouso de alguns dias. Provavelmente, você irá sentir dor e inchaço por algumas semanas. Exercício físico e atividades normais serão liberados seguindo orientação de seu cirurgião plástico. É importante saber que os resultados da cirurgia de implante de mama não são permanentes, e os mesmos podem exigir substituição ao longo da vida. Com o tempo, seus seios também podem mudar devido ao envelhecimento, às oscilações de peso, a fatores hormonais e à gravidade. Se, depois de alguns anos, você se tornar insatisfeita com a aparência de seus seios, você poderá optar por se submeter a um procedimento de lifting de mama ou troca. Ao escolher um cirurgião plástico, lembre-se de que a experiência do profissional e o seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.

*Mário Medeiros Médico - CRM-PB: 6811 | CRM-SP: 158886

Fotos: Shutterstock

Cirurgião Plástico - Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

34

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


beleza/

MELASMA

* Por Mariah Nogueira

M

elasma é uma doença crônica da pele que resulta em pigmentação facial simétrica, manchada e acastanhada. É mais comum nas mulheres do que nos homens, geralmente começa entre 20 e 40 anos, e pode levar a considerável constrangimento e angústia.

Foto destaque: Shutterstock | foto equipe: Kadu Martins

DECAPAGEM NO COMBATE AO MELASMA O objetivo deste artigo é avaliar o tratamento com microneedling realizado, durante oito meses, em pessoas (mulheres e homens) com melasma recalcitrante. Todos os pacientes demonstraram bons resultados. Em conclusão, as microagulhas, não falo do dermaroller, e sim de um método criado por mim, o Decapagem, que considero um método terapêutico promissor para o melasma. Com base que o melasma é uma patologia celular, procurei não tratar essas células com nenhum fármaco que venha inflamar ou deixar a derme mais sensível. Como biomédica especialista em estética e mestre em biologia molecular, sempre procuro ver o paciente como um todo e estudar a melasma como ela realmente é: uma alteração ou hiperpigmentação das células. Tenho certeza de que somente uma regeneração celular, através de fármacos corretos ou procedimentos,

que não venham agredir - ou melhor - aumentar a sensibilidade da área afetada, é ideal para a cura em 80% dos casos. Apesar do vasto arsenal terapêutico disponível para o tratamento do melasma, incluindo medicamentos tópicos novos e antigos, tecnologias com luzes e peelings, o controle clínico desta melanodermia é extremamente desafiador. A aplicação proposta, o processo de fisiogênese permanece obscuro, mas a experiência dos autores demonstra resultados satisfatórios e reprodutíveis. CONCLUSÃO Quanto mais sol mais tendência ao melasma, e quanto mais peelings químicos físicos, laser e ácidos menor a chance de cura. Ao contrário do que falam, é uma patologia crônica que somente algo que tenha poder de regeneração celular pode curar os tipos citados de melasma.

*Halan Lucena - Biomédico *Tailhane Morais - Enfermeira | Coren-PB 476.212 *Jean David - Fisioterapeuta | Crefito 42365-F *Mariah Nogueira - Biomédica | CRBM 5614 *Mércia Honorato - Médica | CRM-PB 1355 *Daniela Lima - Fisioterapeuta | Crefito 19.2328-F *Thais Tomasine - Enfermeira Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

36


Vivianne Araújo fez um tour pela cidade

E não poderia deixar de visitar o Museu do Louvre

Dermatologista paraibana participa de Congresso em Paris Vivianne Araújo confere as novidades em técnicas e equipamentos fotos: Acervo Pessoal

Vivianne Araújo no maior congresso de Dermatologia Cosmética do mundo

No ano em que completa 14 anos da sua clínica, a dermatologista Vivianne Araújo embarcou nas férias de janeiro para cidade luz, Paris, em busca de novos conhecimentos na área em que atua, para proporcionar o que há de melhor para seus pacientes. A médica participou do maior congresso de Dermatologia Cosmética do mundo. Na ocasião, teve a oportunidade de trocar experiências com especialistas do mundo inteiro e pode observar que está no caminho certo. “A nossa plataforma de lasers Etherea, com tecnologia nacional, que utilizamos, há cinco anos na clínica, é uma referência mundial. Isso mostra que nós, brasileiros, somos pioneiros em diversas técnicas e tecnologias”, afirmou. O congresso teve uma programação agitadíssima. A paraibana acompanhou o lançamento de um novo estimulador de Colágeno Injetável, para reconstituição facial, que poderá apresentar durabilidade de até quatro anos, mas que só chegará ao Brasil em setembro deste ano. Ela também assistiu muitas palestras com colegas brasileiros. O que só demonstra a excelência científica que o Brasil possui nesta área. Sempre antenada e em busca de oferecer aos pacientes as tendências mundiais na área estética, Vivianne ressaltou que, com a massificação dos tratamentos estéticos, cada vez mais, realizados por pessoas não especialistas e curiosos, que estão fazendo os pacientes de cobaia, é fundamental implementar esse rigor científico nas técnicas e tecnologias. “Com o mundo globalizado, o que diferencia um profissional do outro é a sua qualificação, técnica apurada e talento”, concluiu. Para 2017, ela pretende atualizar a Plataforma de lasers, para oferecer tratamentos com mais precisão, e iniciar a maior tendência mundial, que é o rejuvenescimento íntimo nas mulheres, com tratamento da área genital como um todo. Melhorando volume, coloração, incontinência urinária e outros distúrbios da menopausa. Pretende iniciar o uso dos fios Silhouette na área corporal para lifting de abdome, braços e nádegas. E espera, em breve, a chegada no Brasil de mais um estimulador de colágeno injetável, para reconstrução facial com durabilidade prolongada. Vivianne está no mercado há 22 anos e é pioneira em diversos tratamentos no estado da Paraíba, como utilização de diversos lasers, microagulhamento, Sculptra, Radiesse, Fios Silhouette, Laserlipolise, dentre vários outros. “Estamos muito felizes com o posicionamento da clínica no Estado, nos tornamos referência na Dermatologia estética. Fruto de muito investimento em estudo, pesquisas, congressos internacionais e atualização tecnológica“, concluiu Vivianne.


beleza/

foto: Bernardo Leite

MAKE-HAIR

Ressalte sua beleza de forma estratégica e arrase neste verão

C

om a chegada do verão, a maioria das mulheres adora fazer uma mudança no visual, não é mesmo? E foi o que a cliente Ileska Amarante fez. Ela quis inovar por completo e, para isso, apostou nos serviços da Maison G. Amarante para ficar com a cara do verão. Ombre Hair: o queridinho do verão A ideia da hair stylist Geise Amarante foi fazer um Ombre Hair. “Uma proposta que, para quem não quer uma mudanca muito radical, é o ideal”, explica. Nas mechas, foi aplicada a mistura das cores 10.0 e 7.1, com raiz esfumada com 4.0, para dar um ar de naturalidade. Em seguida, foi feita uma reconstrução da Joico K Pak - para devolver os aminoácidos que o cabelo perde ao longo do tempo e por conta da ação química do ombre hair -, e uma escova ondulada. Segundo Geise, esta linha revolucionária de reconstrução capilar da Joico pode ser encontrada na Cosbeli Distribuidora, de Toninho Queiroga. Para completar o visual, Ileska apostou nos pincéis da maquiadora Gessica Amarante, que escolheu fazer um “Nude”. “Esta proposta, com um ar mais fresh e natural, está fazendo o maior sucesso porque deixa a pele com o aspecto mais saudável”, expicou a makeup. A maquiagem utilizada foi feita em tons mais discretos, ressaltando a beleza feminina de uma forma simples, com o intuito de transformar sem que fosse retirado a essência da beleza natural.

Tons marrons e sobrancelhas corrigidas Nos olhos, foram utilizados vários tons de marrom, na técnica de sombra esfumada, com ponto de iluminação no canto interno do olho, e, para que houvesse mais destaque no olhar, as sobrancelhas ganharam vida e realce após serem corrigidas. Para a rosto, foi utilizada a técnica de contorno suave, enfatizando a naturalidade. Nude correto para os lábios Nos lábios, foi utilizado um batom em tom nude, que ultimamente vem sendo o queridinho da mulherada. “Ele é muito democrático e não tem restrição de uso. O ideal é encontrar um Nude que combine com seu tom de pele. Aí você pode abusar, ficando linda e poderosa”, ressaltou Gessica. Para Geise Amarante, a ideia é transformar sem exagerar e distorcer o estilo da cliente. “Pode sim haver uma grande transformação quando o cabelo combina com o perfil da pessoa e a maquiagem não é “pesada”. A beleza natural ressaltada de forma estratégica gera grandes transformações”, garante a hair stylist.

Geise e Gessyca Amarante Hair Stylist e Makeup and Hair Maison G. Amarante Beauty Salon

38

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Judite Farias reúne amigos e familiares para festejar nova idade

Judite Farias brinda os 70 anos com festa no Porto Pinheiro Feliz, matriarca recebe os convidados em clima de agradecimento

Kellyane Brilhante - Judite Farias - Raphaella Brilhante - Adriano Brilhante

Larissa Grisi - Kleyson Farias - Judite Farias - Isabela Sena - Stephanie Sena

fotos: Márcio Lacerda

Marcada por gratidão e amor a Deus, assim foi a comemoração por mais um ano de vida de Judite Farias. E este clima de agradecimento e superação foi percebido pelos convidados, no primeiro instante, ao receberem o convite da festa, que trazia como frase: “Eu sou aquela mulher que fez a escalada na montanha da vida, removendo pedras e plantando flores”, citação de Cora Coralina. Um momento mais que especial para toda a família, o qual serviu para homenagear essa mulher guerreira, amada e que conquistou a todos, ao longo dos seus 70 anos, com sua simpatia e generosidade. A festa teve, como cenário, o salão de festas do Porto Pinheiro, empresa que cuidou do buffet e toda a organização. A decoração e

iluminação tiveram o toque de Lily Gouveia, que se preocupou em deixar tudo exuberante com cores clássicas, como o rosê e o bordô, e toques de branco e dourado. O evento reuniu cerca de 150 convidados, entre amigos e familiares da aniversariante, que fizeram questão de abraçá-la pessoalmente. “Que momento lindo! Estou muito feliz em ter ao meu lado pessoas tão especiais, pessoas que têm sua importância para mim e são muito queridas”, declarou Judite. Ela estava radiante, e a sua beleza e elegância chamaram a atenção de todos. Ela usou um vestido longo de renda, que foi confeccionado especialmente para a ocasião. Já a produção de makehair ficou com a profissional Pollyana Lobato, da L’Équipe JR Mendes.


Mayara Cabral - Renê Neto - Judite Farias - Rejany e Osvaldo Cabral

Douglas Gomes - Judite Farias - Michella Gomes - Yasmin Farias

Agradeço a Deus por seu amor por mim. Por cuidar da minha família, dos meus sonhos e da minha vida com tanto zelo.” Judite Farias

Camilla Farias - Judite Farias - Bruna Farias

A anfitriã com o casal Ivonaldo Lima e Ana Cristina Pereira

O charme e elegância de Judite Farias

Fan Dutra - Nathália Urquiza - Rebecca Farias - Rosangela e Paulo Urquiza

Judite com Renê Júnior e Marília Ramos


Momento especial de homenagens do filhos

Familiares e amigos prestam homenagens à aniversariante Amor, flores, abraços e agradecimento a Deus, durante o evento,

A aniversariante com o casal Christinne Brilhante e Carlos Henrique

Edward Diniz - Judite Farias - João Felipe - Cristiane Diniz

Judite com o amigo Eronaldo Maia

Os irmãos da aniversariante

O carinho da Bisneta Maria Luiza


Me sinto privilegiada, pois corre dentro de mim, o sangue de uma mulher íntegra, batalhadora e que nunca deixou faltar nada para os filhos.” Kellyane Brilhante

Momento de descontração com os netos

Brindando mais um ano de vida ao lado dos filhos

e demonstram gratidão emocionam os convidados Judite feliz em receber rosas vermelhas, representando o amor dos filhos

Durante o evento, Judite recebeu algumas homenagens. Os elogios começaram do sobrinho e pastor Marenildo Júnior, que deixou uma mensagem sábia de Deus, em nome de toda a família, abençoando a noite de comemorações. Os filhos, representados por Kellyane Brilhante, e os netos, representados por Raphaella Brilhante, também fizeram questão de demonstrar sua admiração, veneração e respeito a quem, durante todos esses anos, sempre se fez presente em suas vidas. Este momento foi encerrado com as declarações carinhosas dos amigos, que foram representados pela amiga de longas datas Vilma Aquino. Por fim, todos os filhos entregaram rosas vermelhas à Judite, simbolizando seus laços de amor, as quais, juntas, viraram um lindo buquê em seus braços. A anfitriã agradeceu a todos pelas mensagens e concluiu sua fala cantando uma canção que diz um pouco da sua trajetória: “Ando devagar, porque já tive pressa, e levo esse sorriso, porque já chorei demais...”, de Almir Sater, Tocando em Frente. O início da noite foi animado pela banda Forró da Sensação. Após os parabéns, os convidados se divertiram ao som do cantor Daniel França, que levou todos a caírem na pista de dança até a madrugada. O bolo foi assinado pela cake designer Maria Helena Moura, e os bem-vividos, pela Marriage Doces Finos, de Jéssica Gambarra. O responsável por eternizar o aniversário em imagens foi o fotógrafo Márcio Lacerda. As lembrancinhas, deste momento, foram sandálias personalizadas pela Persona. Já os convites foram produzidos pela Rosângela Urquiza, filha da aniversariante.

Edson Felipe - Judite Farias - Eliane Diniz

Hellosman Dias Júnior - Raphaella Brilhante - Fátima e Hellosman Dias


Vilma Aquino - Judite Farias - Socorro Lopes

A aniversariante com o casal Rossano e Leyla Lucena

Convidados prestigiam aniversário e brindam a nova idade Festa tem decoração de Lily Gouveia e som do cantor Daniel França

Na mesa com o bolo assinado por Maria Helena Moura

Presença do casal Walter Candeia e Ana Virgínia

Judite com Walquiria Rocha e André Coimbra


Presença do pastor Marenildo Júnior e Elvia Lucena

A anfitriã com o casal Ana Rodrigues e José Rodrigues

Tornamo-nos sábios, quando chegamos no cume da montanha com coração grato. Certo de que tudo que se fez, não se fez sozinho.” Marenildo Júnior

Ramises Barbosa - Judite Farias - Rebecca Farias

Hellosman Dias Junior - Judite Farias - Raphaella Brilhante

A aniversariante com o casal Zilmar e Raulino Maciel

Noemi Farias - Judite Farias - João Jales

A anfitriã com José Ribeiro Júnior e Gianinna Lombardi

Azenete Confessor - Judite Farias - Joel Gomes


beleza/

Fotos: Shutterstock

BICHECTOMIA

Bochechas mais finas e marcadas Conheça um dos procedimentos estéticos favoritos das brasileiras

A

pesar de muito antigo lá fora, o procedimento de Bichectomia tomou popularidade aqui no Brasil há menos de três anos, mas, apesar do pouco tempo, já se tornou a cirurgia queridinha das artistas. E não é por acaso. A cirurgia promete rosto mais fino, com bochechas reduzidas e marcadas, proporcionando um ar mais harmonioso, chic e elegante. É um procedimento bastante procurado, que, ao ser indicado para a pessoa certa, produz resultados surpreendentes e satisfatórios. Geralmente realizada por cirurgiões plásticos ou dentistas, a bichectomia retira do rosto as bolas de bichat. A cirurgia dura de 40 minutos a 1 hora. O depósito de gordura é retirado cuidadosamente por dentro da boca, causando um afinamento sútil do rosto, com demarcação da “linha de blush”. É uma cirurgia ideal para quem tem o rosto cheio, e, mesmo emagrecendo, continua com ele redondo. Porém, muitos pacientes ainda questionam se futuramente não ficarão com o rosto envelhecido pela falta da gordura. A cirurgiã-dentista Ana Elisa Pawlenko, especialista na cirurgia de Bichectomia, com mais de dois mil casos acompanhados, explica que o envelhecimento da pele está diretamente ligado a alguns pilares que são geneticamente incontroláveis. “É uma atividade programada, e todo mundo vai passar por isso. A pele é seguida pela camada de gordura subcutânea, e, nestes depósitos superficiais, a gente não mexe quando se faz uma Bichectomia. Quando há uma perda de peso brusca, a pele

pode ficar enrugada pela falta da gordura subcutânea. Porém, a gordura de Bichat é bem mais profunda, delimitada, e não faz parte da pele, ou seja, ela não interfere nesta sustentação. Temos acompanhamento de casos de mais de 30 anos na literatura, sem nenhuma relação com o envelhecimento precoce”, explica. O principal resultado da bichectomia é o afinamento do rosto, com maior destaque das “maçãs” e contorno. Aquelas bochechas, que antes incomodavam, somem em até um mês após a cirurgia. Mas é só depois dos 90 dias, aproximadamente, que os resultados irão aparecer completamente. Por ser uma cirurgia de pequeno porte, os riscos são mínimos. No entanto, como em toda cirurgia, existem algumas complicações possíveis, como sangramento, infecção, etc, bem como - em situações mais raras - lesão de nervo, assimetria e ressecção em excesso. O processo de recuperação depende de cada paciente, mas basicamente é o mesmo da extração de um siso, onde é necessário evitar esforços físicos e exposição ao sol. Em cerca de três dias, após a cirurgia, o paciente já pode voltar para suas atividades normais, com cautela. Então se o formato do seu rosto lhe incomoda, você tem mais um procedimento cirúrgico a seu favor. Afinal, segundo Dra. Ana Elisa, “o importante é ficar belo e satisfeito e ter o prazer de sentir-se bem consigo mesmo”.

*Ana Elisa Pawlenko CRO 4808/PB Cirurgiã-dentista Clínica geral e estética dentária; Professora pioneira de cursos de Bichectomia no Brasil, com mais de 1000 casos operados. Informações, dúvida e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

46


saúde/

foto: shutterstock

DOR MUSCULAR

*Por Liana Leal

A

liberação miofascial é uma técnica muito utilizada na fisioterapia, que busca relaxar a musculatura e distensionar as fáscias. Utilizada em atletas e em diversas patologias, como retrações musculares, contraturas, tensionamento local, dores musculares crônicas e fibromialgia, o termo miofascial significa “mio - músculo, fascial – fáscia: tecido conectivo = fáscia muscular”. A fáscia é uma espécie de membrana formada pelo tecido conjuntivo que recobre cada fibra muscular, cada músculo e também toda a superfície do conjunto muscular, sendo encontrada em diversas extensões, espessuras e densidades em nosso corpo, permitindo que a função corporal em geral seja bem executada, fornecendo juntamente sustentação aos tecidos, proteção, coordenação e impedindo que ocorra o atrito entre os músculos. Segundo Rêgo (2012), “as fáscias também são sempre interligadas uma nas outras, havendo uma continuidade entre elas, sendo assim, seja qual for o tipo de alteração na tensão em qualquer parte da sua extensão, será repercutido no conjunto, afetando de forma global o nosso corpo.” Esse fato também explica, por exemplo, juntamente com o sistema nervoso, a dor por irradiação, ou a dor crônica global. De que forma a fáscia pode ser afetada e o que isso altera no nosso organismo? O uso exagerado da musculatura, maus hábitos posturais, padrão de movimento incorreto e até mesmo desgastes emocionais e o estresse podem levar a uma alteração prejudicial da fáscia, resultando em uma pressão excessiva sobre os nervos e músculos (LEITE, 2008). Isso faz com que o nosso corpo reaja formando nódulos, que são chamamos de pontos gatilhos (trigger points), que

acumulam toxinas, prejudicam o bom funcionamento do sistema musculoesquelético e alteram a coordenação, a flexibilidade e a força muscular, formando, mais uma vez, uma bola de neve que certamente vai culminar no aparecimento de lesões e impedir o desempenho no treinamento físico e o bem estar em geral. O que a liberação miofascial proporciona? Alívio de dores (crônicas, tensionais, pós treino, patológicas etc.), relaxamento muscular, maior mobilidade articular, mais liberdade na execução dos movimentos, melhora na capacidade de contração muscular. Além disso, temos ainda a melhora na disposição, mais flexibilidade, elasticidade e agilidade, prevenção de lesões e doenças musculares crônicas. Para atletas, melhora do rendimento, maior facilidade na nutrição muscular, acelerando a remoção de metabólitos, e melhora da propriocepção e consciência corporal. A liberação miofascial pode ser indicada tanto no pré, quanto no pós-treino, cada um para uma finalidade diferente. No pré-treino, é mais usada para diminuir a fadiga muscular e melhorar a flexibilidade e a execução dos exercícios. Já no pós-treino, é ideal para a redução da dor muscular e relaxamento. Como é realizada a liberação miofascial? Pode ser realizada de forma manual, por meio da manipulação dos tecidos, utilizando diferentes direções de deslizamento, apoios e pressões, de acordo com a necessidade e os relatos do paciente. Ou assistida com instrumentos específicos como raspadores, crochetes, rolos ou ventosas.

*Liana Leal Fisioterapeuta - CREFITO 55335-F Pós-graduação em Terapia Manual e Postural; Reeducação Postural Global (RPG); Formação no Método Busquet; Diretora e responsável técnica da FISIOCLINIC. Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: saúde nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

48


saúde/

TRATAMENTO ESTÉTICO

Um belo sorriso melhora a autoestima e impulsiona a vida profissional * Por Dácio e Fernanda Gonçalves

A

odontologia atual tem conquistado grandes avanços nas últimas décadas, devido ao desenvolvimento de técnicas, melhoria de materiais e tecnologias de adesão (o que faz a coroa ou faceta colar no dente). Atualmente, os pacientes não vão ao consultório apenas para saber se tem cárie e restaurá-la, eles procuram saber o que podem fazer para melhorar o sorriso e ficar mais bonitos e felizes consigo mesmo. Consequentemente, a procura no consultório por um sorriso de artista aumentou muito nos últimos anos. E os profissionais pocuraram se especializar em tratamentos estéticos . TRATAMENTOS MAIS PROCURADOS:

• Clareamento: Pode ser realizado basicamente de duas maneiras: num consultório dentário ou em tratamento caseiro, com a supervisão do cirurgião-dentista. Todos os diferentes tipos de tratamento para clareamento dental utilizam um gel. • Faceta de Porcelana: Trata-se de finas próteses fixadas na parte externa dos dentes. • Lentes de contato: São lâminas finas de cerâmica, ou porcelana, coladas ao esmalte do dente para corrigir manchas leves, imperfeições, lascas e fraturas. Comparada com as técnicas tradicionais de laminados e coroas, as ‘lentes de contato’ preservam muito mais a estrutura dental. • Coroas: São cimentadas no dente ao contrário dos recursos móveis, como as dentaduras e próteses parciais removíveis, que podem ser retiradas e lavadas diariamente. As coroas e próteses fixas, por serem cimentadas nos dentes ou em implantes, só podem ser removidas pelo dentista. Um profissional criterioso avaliará quais procedimentos devem ser realizados para melhorar o sorriso do paciente. Esses tratamentos podem corrigir a cor dos dentes, forma, tamanho, fechar diastemas (espaço entre os dentes), corrigir apinhamentos (desalinhamento dos dentes) sem o uso de aparelho, e ainda rejuvenescer o sorriso. Dentes desgastados e escuros envelhecem muito a aparência da pessoa, e, se isso incomoda, é de grande importância procurar um bom profissional, para realizar um trabalho personalizado, com o objetivo de superar os anseios do paciente, respeitando os limites de cada um, tanto físico, como psicológico e financeiro.

Fotos: Shutterstock

*Dácio Lima Gonçalves Júnior

50

CRO: 3467 - PB

*Fernanda de C. Miranda Gonçalves CRO: 3843 – PB Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


O pajem Davi Neri e a daminha Jéssica Farias

A mademoisélle Kathyanne Thais e avó da noiva Severina Batista

Enlace de Emmanuel e Thamires reúne amigos e familiares Casal recebe as bênçãos de Deus na Paróquia São Francisco de Assis

Após 16 anos, o sim dos noivos


Padrinhos dos noivos Rezende e Fabiana Oliveira e Renan e Aline Holanda

Padrinhos dos noivos Kayo e Edna Neri e Ferreira e Ednaura Mota

Amor de escola inspira os convidados durante a cerimônia Amigos e familiares se emocionam, na igreja, e abençoam o casal

Casal após o sim

fotos: Clingem Falcão

Sabe aquele amor de escola que, muitas vezes, achamos que é passageiro? Na história de Emmanuel Silveira Osório e Thamires Neri de Lima não foi bem assim. O que parecia apenas um “namorinho de colégio”, hoje se transformou em uma relação sólida, baseada em amor e companheirismo, segundo a vontade de Deus. Apesar das diferenças religiosas entre o casal, isso não foi nenhum impedimento para selar a união e receber as bênçãos de Deus. Emmanuel, mesmo sendo evangélico, realizou o sonho de sua esposa, que era de casar na igreja católica com a benção de nossa senhora. Foi sobre as bênçãos do Padre Manuel, na Paróquia São Francisco de Assis, que os noivos concretizaram aquele amor da juventude, vivido há 16 anos. O cortejo contou com cinco crianças, entre pajens e daminhas, até a entrada de Thamires marcada por um

crucifixo com as fotos do pai José Anchieta (in memoriam) e do avô Manuel Neri (in memoriam). Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi a entrada de Severina Batista, avó de Thamires, com a Sagrada Família, e da mademoisélle Kathyanne Thais, com a Nossa Senhora. A entrada das alianças, conduzida por Gabriela Maciel e pela afilhada do casal Letícia Neri, emocionou os convidados na hora de sua entrada. Com a produção do RN Studio, Thamires subiu ao altar com seu vestido de renda e saia de tule bordado com cristais swarovski, assinado por Francy Cabral. Ela foi acompanhada pelo padrinho Ednaldo Marinho, ao som da canção Ave Maria. Na decoração da igreja, feita por Fabiana Uchoa do “Tudo Pra casamento”, rosas brancas, gipsofilas e astromélias faziam parte de um cenário romântico e delicado.


A irmã da noiva Karina Neri com a afilhada do casal Letícia Neri

Nosso amor me comove, me impulsiona a ser uma pessoa melhor. Que Deus sempre esteja presente em nosso lar.” Thamires Neri Sofisticada e delicada decoração assinada por Fabi Uchôa

Pais dos noivos Jurandir e Geane Osório e Edilene Neri e Ednaldo Marinho

Os padrinhos Raquel e Alisson Oliveira e Daniel e Francilene Osório

Padrinhos Manoel Neri e Nadja de Lima e Renato Nascimento e Thatiana Neri

O casal com a mademoisélle Kathyane e as crianças Rayan, Gabriella, Jéssica, Alice e Letícia

Padrinhos Karina Neri e Pablo Farias e Marcos Sérgio e Maria da Guia Neri


Thamires e Emmanuel celebram a nova etapa juntos

Noite de festa é animada pelo cantor Raifi Sousa & Banda “Tudo Para Casamento” é elogiado pela organização geral do evento

Momento da Valsa

Detalhes do terço, que Thamires conduziu durante o cortejo, e do bolo feito por Odete Neri

O carinho dos noivos


Os noivos com Marcelo e Cilene Gomes

Emmanuel com os amigos Rezende Oliveira e Renan Holanda e o pai Jurandir Osório

Nós somos muito diferentes, mas uma diferença que se encaixa, que se completa... E de tão diferentes, somos perfeitos um para o outro.” Emmanuel Osório

Momento descontraído com o cantor Raifi Sousa

A recepção para os convidados aconteceu na Elegance Recepções, que teve decoração assinada por Fabiana Uchoa, do “Tudo Pra Casamento”. No jardim, foi colocado letreiros luminosos da Encantart Decorações e, na parte interna, uma decoração de rosas e gerbras. Durante a festa, foram servidos todos os tipos de salgados finos para entrada. Mesa de frios com queijos, rocamboles de camarão, vitela, torta de bacalhau, salada, salpicão, patê e, para completar, um festival de massas - com ravioles e cabelinhos de anjo recheados com camarão -, que se tornou a sensação da noite. Foram feitos mais de 30 doces diferenciados, tudo sob responsabilidade do “Buffet Silene Gomes”. Já os bem casados foram feitos pelas confeiteiras Amanda Neri e Ana Neri. O bolo teve assinatura de Odete Neri. Todos os convites e lembrancinhas foram confeccionados

Convidados se divertem com os recém casados

A harmonia do casal

Fabi Uchôa e Clingem Falcão à frente da empresa “Tudo Para Casamento”

pela irmã da noiva, Karina Neri. Ao som da música “Thinking Out Loud”, de Ed Sheeran, os noivos dançaram a tradicional valsa de casamento. Na hora da festa, a mãe da noiva, Edilene Neri, homenageou a filha com um anel cravejado de Zircônia. Já Geane Osório, mãe do noivo, os presenteou com a “bíblia do casal” para abençoar ainda mais o casamento. As crianças receberam bonecas de pano e bolsas térmicas personalizadas, e os convidados ganharam lembracinhas diversas. Raifi Sousa animou a festa até às 3h. Com cerimonial organizado por Fabiana Uchoa e fotos de Clingem Falcão, ambos da empresa “Tudo Para Casamento”, Thamires e Emmanuel realizaram um sonho de anos. “Eu estou muito feliz por cada momento, cada detalhe da festa, tudo teve seu toque mágico”, disse a noiva emocionada.


saúde/

alimentação

Não basta ler, temos que entendê-lo!

*Por Ana Cristina Ramos

A

o comprar um alimento, geralmente, observamos na embalagem a validade. Já nos alimentos infantis, tendemos a verificar ainda se há algum item em destaque, como “contém vitaminas” ou “sem corantes”, dentre outros estampados para chamar nossa atenção. Mas, além da validade, é muito importante avaliarmos o real valor nutricional através das informações que constam nestes rótulos. Entendê-los é algo que só nos beneficia. Antes de levar um alimento para casa, avalie o rótulo, com essa atitude você pode diminuir o índice de doenças causadas pela má alimentação e por dietas cheias de colesterol, calorias e gordura. FUNÇÃO DE ALGUNS ITENS: • VD%: Corresponde ao quanto das necessidades diárias de alimentação de 2.000 calorias este alimento supre uma pessoa. Especial atenção ao sódio e açúcares, verdadeiros vilões. • Valor Energético: Denomina-se valor energético a energia que é produzida pelo corpo humano através dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Esse valor é expresso em forma de quilocalorias e quilo joules, pelas siglas KCAL e KJ, respectivamente. As duas formas são aceitas para mensurar o valor energético. • Gorduras Totais: Principais fontes de energia do corpo, as gorduras auxiliam na absorção das vitaminas A, D, E e K. São chamadas gorduras totais porque representam o total de todos os tipos de gorduras (de origem animal ou vegetal) encontradas no alimento. • Gorduras Trans: São um tipo especial de gordura que - em vez de ser formado por ácidos graxos insaturados na configuração cis contém ácidos graxos insaturados na configuração trans. Esse tipo de gordura é pouco comum na natureza, mas é produzido partir de gorduras vegetais para uso na indústria alimentícia.

Fotos: Shutterstock

No item ingredientes, é importante saber quais estão em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente está em maior quantidade, e o último em menor. Por exemplo, se um alimento é rotulado como integral, deve ter por primeiro ingrediente Farinha Integral. No entanto, os alimentos que não possuem rótulos são os mais saudáveis, como, por exemplo, frutas, ovos, vegetais, carnes e peixes. E, por último, atentar que as informações se referem às porções que nem sempre são o conteúdo todo da embalagem . Por isso fique atento, saúde e bem-estar fazem parte do desejo da maioria da população mundial. Não basta ter dinheiro e sucesso sem saúde para desfrutá-los.

56

*Dra Ana Cristina Ramos Pediatra - CRM: 3820 Pós Graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia; Presidente do Comitê de Nutrologia da Sociedade Paraibana de Pediatria; Professora de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


saúde/

psicoterapia

*Por Angeli Lucena

ser humano é um ser da mais diversa complexidade. Somos seres sociáveis, nascemos pertencendo a um seio familiar. Crescemos, nos desenvolvemos e construímos uma história. Diante da nossa construção, enquanto seres sociais, carregamos as mais diversas emoções, sentimentos, desenvolvemos uma personalidade e, em alguns momentos, podemos nos descobrir um tanto temerosos, ansiosos, depressivos, hiperativos ou, até mesmo, excessivamente normais. Diante de um contexto social em que somos cada vez mais exigidos (desde a criança até o idoso), as carências também permeiam o ser humano. A falta do outro e a necessidade de termos ao invés de sermos, muitas vezes, nos fazem adentrar num mundo interno em que desconhecemos, algo que nos incomoda, algo em que - na construção da própria vida - não se consegue compreender. O processo psicoterapêutico tem como finalidade promover um momento de busca por si mesmo, de reconhecer o que incomoda sua vida e tira sua paz. Um momento de encontro com aquilo que não se consegue nomear e que acabemos expressando em forma de angústia. A psicologia, diante de suas mais diversas abordagens teóricas, permite que a pessoa aprenda a suportar as angústias e anseios, amenizando o sofrimento. O processo psicoterápico é um excelente alicerce para o indivíduo, pois, através da escuta primorosa e delicada do psicólogo(a), ajuda seu paciente a entrar num processo de reflexão e consciência, levando-o a encontrar uma forma de reconhecimento de si e de sua história de vida. Através desse processo, a pessoa em psicoterapia encontrará maior fluidez, tranquilidade e harmonia para desenvolver-se na sociedade. Se procurássemos entender cada parte da nossa psiqué, que ainda desconhecemos (e são muitas), assim como tratar das nossas feridas emocionais, ao invés de fingir que nada aconteceu e não refletir sobre isso, seria muito mais simples na vida de cada um de nós. Muitas vezes, é necessário fazer uma análise da própria vida e enfrentar aquele “probleminha” que incomoda, sem ter medo de buscar ajuda. Um encontro com um psicólogo ajuda na qualidade de vida, pois há a descoberta do equilíbrio do ser humano. É um momento no qual o paciente poderá dar uma pausa em suas inquietações, tristezas e angústias, reencontrando-se.

*PsicoSer Clínica Especializada em Psicologia Psicólogos: Elayne Lima - CRP 13/7070 Tassia Mendes - CRP 13/6920 Luana Diniz - CRP 13/7063 Angeli Lucena - CRP 13/6939 Márcia Almeida - CRP 13/7055 Valeska Maia - CRP 13/6926 Rodrigo Gomes - CRP 13/7337 Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) | Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

58

foto: Shutterstock

O


Erik Rousseau com o amigo Eudisley Anjo

Engenheiro Eudisley Anjos brinda doutorado e a passagem do aniversário

Ricardo Gomes - Eudisley Anjo - Marcelo Reis

Eudisley Anjos ganha linda festa surpresa na Casa Roccia Comemoração dupla brinda doutorado e nova idade do engenheiro

Elisângela Gomes - Marcos Tizey - Mariana Tizey - Guilherme Costa XXXXXXXXXXXXXXXXX

Estanisley Gomes - Valéria Soares - Danielle Silva

fotos: Rômulo Avellar

Um grande amigo merece todo o carinho do mundo, não é mesmo? Pensando nisso, o americano Erik Rousseau, com apoio do promoter Ricardo Gomes, fez uma linda homenagem ao amigo Eudisley Anjos, que esteve em Portugal, recentemente, concluindo o doutorado em Engenharia da Informática, pela Universidade de Coimbra. Com a sua volta ao Brasil, Erik decidiu fazer uma sofisticada e animada comemoração, que também serviu para brindar a passagem do seu aniversário. Feliz, com o sucesso do amigo, ele fez questão de dizer algumas palavras: “As a good friend, I can promise you that I’ ll willingly be your protector, your counselor, your friend and your family (Como um bom amigo, eu prometo que serei sempre o seu protetor, seu conselheiro, seu amigo e sua família)”. A comemoração aconteceu na Casa Roccia e contou apenas com a presença de parentes e amigos mais íntimos. Com decoração de Tony Ramerson, a festa chamou atenção pelos detalhes. O bolo foi idealizado para as duas ocasiões, doutorado e aniversário, com assinatura do atelier Fabiana Kelly. A atração musical da noite foi do Dj Marcos Miranda. Ricardo Gomes à frente da organização da festa


saúde/

osteoporose masculina

*Por Andre Luis Siqueira

P

or ser menos frequente nos homens do que nas mulheres, a osteoporose é uma doença que acaba, muitas vezes, sendo diagnosticada tardiamente na população masculina. No entanto, este tipo de alteração na qualidade do osso, tornando-o mais frágil, afeta um em cada quatro homens, após os 50 anos de idade. A osteoporose masculina, geralmente, está relacionada à deficiência de testosterona e ao envelhecimento. Por isso, a partir dos 70 anos de idade, indica-se para todos os homens a realização da densitometria óssea – exame que informa o quanto há de osso na coluna e no fêmur, onde as fraturas por osteoporose são mais comuns. Para homens com fatores de risco à perda óssea, no entanto, a densitometria já deve ser feita a partir dos 50 anos de idade. Isso porque tabagismo, sedentarismo, consumo frequente de álcool, baixa ingestão de leite, histórico familiar de osteoporose, tratamento contra o câncer de próstata e uso prolongado de corticoides (cortisona), considerados agravantes à saúde, aumentam a probabilidade de ocorrência da doença. Como a menopausa provoca perda óssea, quase todas as mulheres já começam a ser alertadas pelos seus médicos para o risco da osteoporose antes mesmo dos 50 anos, enquanto que nos homens esse alerta vai se adiando e acaba sendo esquecido. O ideal é que a doença seja reconhecida aos primeiros sinais de perda óssea, na fase de osteopenia. Mas, nos homens, é mais comum se detectar o problema quando ocorrem as fraturas, quando a osteoporose já está instalada. As fraturas osteoporóticas mais frequentes ocorrem em vértebras (coluna) e no quadril. Nas vértebras, elas estão associadas a dores crônicas, deformidade e perda de estatura. Já as fraturas do quadril, geralmente, são mais graves, exigindo, muitas vezes, imobilização e intervenção cirúrgica, trazendo risco de morte. Evitar os fatores de risco é a melhor forma de prevenir a osteopenia e, consequentemente, a osteoporose. Quando o problema for diagnosticado ainda em estágio inicial, é possível reverter o quadro da doença por meio de reposição de cálcio e vitamina D, pela prática de exercícios físicos de fortalecimento muscular e de resistência, como pilates e musculação, e como também mudanças de certos hábitos como parar de fumar e restringir do consumo de álcool, quando for o caso. Quando a perda óssea progride para osteoporose sua recuperação completa fica prejudicada. O avanço no tratamento, contudo, tem resultado em métodos que melhoraram a qualidade e a quantidade de massa óssea, reduzindo significantemente os riscos de fratura. Além dos cuidados usados para o fortalecimento ósseo nos casos de osteopenia, existem hoje medicamentos orais, intravenosos ou subcutâneos contra a osteoporose.

Foto: Shutterstock

*Andre Luis Siqueira

60

Ortopedista e traumatologista - CRM 6207 Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; Especialista pelo Hospital do Câncer de Pernambuco em Tumores Fellowship Instituto Rizzolli – Itália; Oncologista musculoesquelético do Hospital Napoleão Laureano Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Assis Alves - Maysa Alves - Rizalva Bezerra - Felicidade Nascimento - Hélder Alves - Marcos Labbate

Marcos Labbate - Assis Alves - Maysa Alves - Rafaela Ferreira - Hélder Alves - Pamela Costa

Ver a emoção e a alegria das ganhadoras torna o negócio Rommanel ainda mais gratificante. Meu muito obrigada a todos que participaram.” Maysa Alves

Ganhadoras Rizalva Bezerra, Felicidade Nascimento e Rafaela Ferreira

Equipe Rommanel com as ganhadoras

fotos: Dalva Rocha

Felicidade Nascimento mostra, feliz, a chave do automóvel

Rizalva Bezerra testando seu novo veículo

Que a Rommanel possui produtos de qualidade e é o sonho de consumo das mulheres, todo mundo já sabe. Agora, o que poucos sabem é que, neste ano, a marca fez 30 anos de mercado, trazendo, ao longo destes anos, toda experiência e credibilidade conquistadas junto às revendoras e clientes. E, claro, que a data não poderia passar em branco. Para comemorar mais um ano, a Rommanel lançou a campanha “30 ANOS, 30 CARROS”, no período de 1 de setembro à 17 de dezembro, no qual as consultoras de todo Brasil participaram do sorteio de 30 carros 0KM. O sorteio foi realizado no dia 21 dezembro, e, para a Paraíba, foram sorteados dois carros, um deles foi para a consultora Felicidade Nascimento, de Uiraúna, consultora da Rommanel Cajazeiras; e o segundo, para Rizalva Bezerra, de João Pessoa, consultora da Rommanel Mangabeira. Além das consultoras, a Rommanel também contemplou os seus consumidores com a super campanha “30 ANOS, 30 VIAGENS”, que teve como ganhadora a cliente do Manaíra Shopping, Rafaela Ferreira. Para a entrega dos carros e do vale viagem, a Rommanel Paraíba promoveu um delicioso coquetel no Hall de entrada do Shopping Tambiá, Centro. O evento, que contou com a presença do representante da Rommanel Nacional, Marcos Labbate, aconteceu em uma tarde de muita descontração para todos os presentes. As ganhadoras receberam a sua premiação das mãos dos diretores Assis Alves, Hélder Alves e Maysa Alves. Emocionadas, as premiadas expressaram toda a sua felicidade e gratidão em fazer parte do negócio Rommanel.


A alegria contagiante da equipe Rommanel com a ganhadora Felicidade Nascimento

Equipe Rommanel com a ganhadora Rizalva Bezerra

Campanha “30 Anos, 30 Carros” da Rommanel é sucesso Com coquetel, empresa faz entrega dos prêmios às ganhadoras

Hélder Alves - Felicidade Nascimento - Assis Alves - Rizalva Bezerra - Maysa Alves


saúde/

foto: shutterstock

longevidade dental e facial

* Por Ana Helena d’Avila Lins Lacerda, Gustavo Lacerda e Juliana Lacerda

A

tualmente, vivemos a era da busca pela longevidade e por uma melhor qualidade de vida. A possibilidade de viver mais, fez com que as pessoas se preocupassem mais com a saúde e a estética corporal. E o cuidado com a boca não pode ficar em segundo plano, afinal, o sorriso é o principal cartão de visita de qualquer um. A Odontologia conta com os mais diversos serviços para o rejuvenescimento do sorriso e da face. Para dentes escuros, por exemplo, dispomos de clareamento. Mas antes de realizar o tratamento, é importante consultar um especialista em Ortodontia, para avaliar se vale a pena clarear dentes, caso estes estejam mal posicionados. Isso porque, muitas vezes, o mal posicionamento dos elementos dentários pode ficar mais evidente que o clareamento. Quem tem prótese ou algum tipo de restauração também deve passar por avaliação do profissional antes de realizar esse tipo de procedimento. A Ortodontia contribui ainda com a ampliação das arcadas dentárias, pois um sorriso amplo também tem grande influência no rejuvenescimento. Com o passar dos anos, os músculos da face acabam

exercendo mais força sobre os dentes, causando esse estreitamento nas arcadas e o apinhamento ântero-inferior, podendo ser chamado de “ruga do dente”. Outra situação que causa incômodo nas pessoas é o sorriso gengival. Mas esse desconforto pode ser facilmente resolvido em um consultório odontológico com aplicação de toxina botulínica. O procedimento é reversível, ou seja, se o paciente não gostou do resultado, não precisa repeti-lo. Mas, são raros os casos de pessoas que não ficam satisfeitas com a aparência do novo sorriso. E quando o problema está nas diferentes cores que existem entre os dentes de uma mesma arcada e também nas formas desarmônicas desses elementos? Nada mais atual do que as lentes de contato, que são finíssimos revestimentos que cobrem os dentes na sua parte mais exposta. Essas são algumas das queixas mais relatadas nos consultórios odontológicos por adultos. Caso alguém se enquadre em um desses casos, vale a pena procurar um profissional hábil e experiente.

*Ana Helena Lins Lacerda

*Gustavo Lacerda

*Juliana Lacerda Dias

CRO: 2642-PB Especialista em Odontopediatria e Ortodontia; Mini-Residência no curso de Sistema Autoligado pelo SAL-Brasil; Capacitação em Toxina Botulínica.

CRO: 2641-PB Especialista em Prótese Dentária; Aperfeiçoamento em Ortodontia e Estética.

CRO 2647-PB Especialista em implantodontia e endodontia; Aperfeiçoamento em periodontia e cirurgia plástica gengival.

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

64


saúde/

animal

Sistema VET’S HOME, de atendimento domiciliar, oferece mais praticidade à clientela.

K

alinne Duarte de Gonçalves Mayer e Karla Pollyanna da Costa Moura. Duas personalidades diferentes, mas com um mesmo objetivo: cuidar dos animais. Médicas veterinárias, as duas se conheceram na Clínica do Dr. Edson Mauro e, a partir daí, decidiram iniciar um projeto de atendimento domiciliar, buscando suprir as necessidades dos clientes, que, muitas vezes, não podiam ir até a clínica para levar seu animal à consulta, por causa do trabalho ou por falta de transporte. “Muito de nossos clientes preferiam que fossemos até eles, pelo fato de terem filhotes em casa e não queriam expô-los ao ambiente, enquanto não tivessem todas as vacinas em dia, como também animais velhinhos que possuíam certas dificuldades de locomoção”, explicam as veterinárias. Foi então, que elas criaram o Vet´s Home, que atende de segunda a sábado e nos feriados também. Estando há um ano satisfazendo seus clientes. Kalinne Mayer é formada há dois anos, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus de Areia, com especialização em Clínica Médica e Cirúrgica em Pequenos Animais e Acupuntura Veterinária. Já Pollyanna Moura é formada há cinco anos, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Patos, com especialização em andamento em Clínica Médica e Cirúrgica de Felinos. Pollyanna atua também em Odontologia Veterinária, desde o início de sua profissão, e é especialista em Clínica Médica e Cirúrgica em Pequenos Animais. Pollyanna faz questão de citar que tanto o pai, o Dr. Ribeiro, quanto o Dr. Edson Mauro foram grandes influenciadores em sua carreira. “Fui motivada pelo meu pai, que é meu grande mestre e também veterinário. Ele sempre apoiou minhas decisões”, disse ela lembrando de que, quando era criança, adorava acompanhar o pai

nos procedimentos e consultas na clínica. Em segundo lugar, ela agradece ao veterinário Edson Mauro. “Ele me deu a oportunidade de trabalho até hoje, capacitando-me diariamente com seu coleguismo e profissionalismo. Tenho por ele uma eterna gratidão”, revela. A paixão de Kalinne por animais também começou cedo. Ao seu lado, sempre teve o apoio incondicional da mãe Arlete Duarte de Gonçalves Mayer. Mas, esse forte incentivo familiar tem uma linda história por trás. “Durante minha graduação, eu descobri que o sonho da minha mãe era ser veterinária, mas, na época, meus avós não permitiram. Então, ela realizou em mim o sonho que também era dela. Tudo o que sou hoje, devo a minha mãe”, fala Kalinne. Além do atendimento especial, as sócias têm o objetivo de expandir a área, para que as pessoas vejam o animal como um ente familiar, que merece cuidado, amor e respeito, independentemente da idade ou raça. “O maior desafio é sempre o começo de toda profissão, onde aperfeiçoamos os conhecimentos e aprendemos com os erros, para sempre buscar o melhor para os nossos amigos de quatro patas, porque são eles, com seu amor incondicional, que nos influenciam a seguir sempre em frente”, explica Pollyanna. Muitos desejam ser veterinários, mas, para isso, existem alguns requisitos para se tornar um excelente profissional da área. “Gostar de animais é a condição mais importante, mas enganam-se aqueles que acham que apenas o amor pelos bichos é suficiente para seguir esta profissão. Além da afeição, é preciso ter vocação, como em qualquer área”, explica Kalinne. Uma frase que chama atenção das veterinárias e que elas sempre aconselham seus clientes é a famosa citação de Chico Xavier: “Quem maltrata um animal é alguém que ainda não aprendeu a amar.” Kalinne Mayer Médica Veterinária

Pollyanna Moura Médica Veterinária

66

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Márcio Araruna e suas convidadas

Eduardo Chianca - Márcio Araruna - Diogénes Chianca

Márcio Araruna abre a Outlet Lingerie no MAG Shopping Amigos e clientes prestigiam coquetel e conferem as novidades da loja

Muito feliz pela aceitação e preferência da mulher pessoense pela Outlet Lingerie, que tem o melhor custo-benefício do mercado.” Márcio Araruna Márcio com a amiga Marisa Colognori

A top Giulia Lins prestigiando a nova loja

fotos: Rômulo Melquíades

O anfitrião com a miss Paraíba Mayrla Vasconcelos e o colunista social Paulo Germano

Fábio Bernardo - Celeste Maia - Mazinho Mendes

O empresário Márcio Araruna recebeu a presença de amigos, clientes e parceiros comerciais na inauguração da sua mais nova loja Outlet Lingerie, no MAG Shopping. A loja abriu as portas no mês de janeiro ao som do Dj Claudinho Santa Cruz, com um coquetel só para convidados. Este já é o seu quarto empreendimento no setor da moda. Com a Outlet Jeans e a Outlet Lingerie, na Av. Edson Ramalho, o empresário acredita que o mercado de roupas e acessórios está passando por mudanças por causa da economia brasileira, mas não deleta a possibilidade de vendas crescentes neste ano, pois acredita que o consumidor está, cada vez mais independente, seleto e cuidadoso consigo mesmo, buscando sempre estarem bem vestidos, inclusive na na sua intimidade. “No caso das mulheres, elas estão mais exigentes e sabem o que querem, e um dos fatores positivos é saberem alinhar qualidade com preço acessível, e isso nós temos na Outlet Lingerie”, explica o empresário. Além do custo competitivo, detalhes diferenciados em sua peças, como straps e transparências, são os artifícios usados para surpreender cada cliente da Outlet Lingerie de João Pessoa, que possui uma equipe de vendas especializada em lingeries, a qual orienta os clientes para a escolha das peças. São produtos femininos e masculinos com grande variedade de estilos e tamanhos. Marcas como Calvin Klein undewear, Ticiane Pinheiro, Valisere Outlet e Hope fazem parte dos looks do novo empreendimento pessoense.


saúde/

foto: Shutterstock

Shiatsu: Tratamento terapêutico

Pilates clássico e as novas modalidades

Alivia dores físicas e promove o bom funcionamento interno

Novas práticas desafiam e empolgam, mas exigem cautela

Nos dias atuais, o estresse e a ansiedade vêm afetando pessoas de todas as idades. Diante de tanta agitação e onde tudo é muito urgente, precisamos aprender a nos cuidar e respeitar o nosso corpo antes que entre em desequilíbrio, mas nem sempre priorizamos a nossa saúde física e mental. Para superarmos os problemas pessoais e não cairmos no ciclo de doenças, precisamos permitir retirar do nosso corpo as sobrecargas e vivências traumáticas para que possamos ter uma vida mais leve e tranquila. O Shiatsu é uma terapia corporal japonesa baseada na Medicina Tradicional Chinesa, e o seu objetivo é recuperar o equilíbrio físico e energético. Nos tempos antigos, na China, o médico não era pago para tratar as pessoas doentes, mas sim para mantê-las saudáveis. O sistema de saúde era preventivo, e os tratamentos eram feitos regularmente para evitar e prevenir as doenças. Como Funciona: É uma técnica milenar que é aplicada com os polegares, dedos e palmas das mãos em pontos que podem ser considerados como estratégicos. Estes canais de energia são os chamados “meridianos”, os mesmos utilizados na acupuntura. O terapeuta se junta ao padrão de respiração do paciente com a intenção de trazê-lo a normalidade. Principais Benefícios: •Ameniza a ansiedade, dor e o estresse, •Melhora a respiração, •Melhora a postura física, •Melhora o sistema circulatório, •Trata algumas doenças específicas.

O Método clássico do Pilates baseia-se em seis princípios: centralização, concentração, controle, precisão, fluidez e respiração. E seus exercícios podem ser realizados no solo e com auxílio dos aparelhos, onde os mais utilizados são: Reformer, Cadillac, Lader Barrel, Wall Unit e Chair. É sabido que as repetições e cargas estão intimamente inter-relacionados, tendo em vista que essas são as principais variáveis quando se trata de aumento de força e da resistência muscular. Neste método, se dá com a utilização de molas e, cada vez que se torna fácil à execução, a mesma será substituída por uma com mais pressão. A outra variação é o princípio das repetições, que se dá quando aumenta o número de repetições mantendo a mesma carga em um determinado aparelho, e variam de duas a 10 repetições, a depender do grau de dificuldade de execução do movimento. Atualmente, apareceram novas modalidades de Pilates, como Pilates Suspenso, Pilates na Água e Pilates baseado em Movimentos Circenses, ao mesmo tempo que desafiam e empolgam, deve-se ter muita cautela ao se iniciar nessas novas modalidades, visto que exigem muita força e auto-conhecimento corporal para não ultrapassar os limites das articulações e provocar alguma lesão, o que é menos evidente no método clássico que já atua no Brasil há 24 anos.

*Daphne Vieira - Fisioterapeuta, crefito: 46153-F - Terapeuta Shiatsu - Cursando Osteopatia Clínica - Escola ATMS da Bélgica - Terapeuta das Pedras Quentes e Liberação Miofacial Instrumental Informações ou dúvidas: (83) 3246.6508 (a redação) Onde encontrar: FITNESS nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

68

fotos: Shutterstock

especialistas

*Dayse Costa Urtiga Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates CREFITO: 125368-F Starfisio Pilates e Fisioterapia Estética Informações ou dúvidas: (83) 3246.6508 (a redação) Onde encontrar: FITNESS nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


foto: José Neto

@meyka_adrenalina meyka_pb@hotmail.com (83) 98862.5229

SOL, MAR E SURF SOLIDÁRIO Resgatando jovens ociosos para o esporte Fica em Intermares, e é lá que Johnson Jacques faz um trabalho mais que “adrenalinático”. Crianças e jovens, de ambos os sexos, são resgatados da ociosidade e “mente vazia” e convidados a praticar o SURF, gesto que faz muitos deles entenderem a importância dos esporte e dos estudos, pois a primeira regra de Johnson é: - “Não estuda, não pratica surf”. Fui conhecer de pertinho esse trabalho e me surpreendi. A #dika é: Vá conhecer, eles sabem fazer a diferença. Parabéns pela iniciativa, Johnson!

foto: Jessika Gama

# partiu rapel

remada da ilha

O convite do primeiro rapel de 2017 chegou, e a Adrenalina aceitou. O destino foi Barragem de Curimatã – em Barra de Santana/PB. João Pessoa e Campina Grande se uniram em busca de um dia de desafios. A aventura foi um sucessooo. O que assustou mesmo, foram os trovões e relâmpagos no fim da tarde. Obrigada pelo carinho dos aventureiros da equipe Acesso Vertical e a galera da nossa capital. Ameiiii o desafio. E quer saber mais? É só chamar que eu vou, tá? kkkk

A TOD Stand Up contou com 170 pessoas inscritas, nas modalidades stand up paddle, natação e caiaque. A novidade ficou por conta do catamarã camarote da Claro. A primeira prova de natação foi em mar aberto, saindo de dentro do catamarã ancorado, seguida da modalidade passeio de caiaques e do stand up paddle e, por fim, a “fun race” – categoria nunca disputada no stand up do nosso Estado. Nosso parabéns vai para o paraibano Lula Barros, seguido por Raul Coelho e Chicó Moura. A organização conta que foi difícil fazer essa remada, mas o desafio foi alcançado. Nosso carinho pelo convite vai para Leonardo Ferreira, empresário de Board Sports e instrutor de stand up. Já confirmamos presença para a próxima aventura dessa galera.

Barragem de Curimatã foi o destino desta galera

70

foto: Ismael Farias

TOP Stand Up reuniu amantes do paddle, natação e caiaque


foto: Rico Santa Cruz

JOVEM piloto

Chico Neto em alta velocidade 24 de janeiro. Data marcante para o jovem piloto Chico Neto. Simpatia e velocidade aos sete aninhos de idade. E foi apostando nesse talento, que o pai Jailson preparou um mega evento no Circuito Internacional Paladino para apresentar o garoto ao mundo esportivo. Um sonho? Que nada. Isso é uma realidade consolidada. Após a apresentação desse ferinha, ele foi a São Paulo, onde arrasou nas pistas, trazendo resultados surpreendentes e assustando os demais competidores. Ele conseguiu o inédito: 3º lugar na Copa São Paulo Light de Kart 2017. O único representante na categoria cadete Mirim do Nordeste já está entre os cinco melhores do Brasil. Anota aí esse nome, pois ainda vem muitas vitórias pela frente. E apoio não falta, é o que afirma Sérgio Crispim, um dos proprietários do Paladino. Nossa coluna estará coladinha no seu sucesso, Chico.

# ronco do montor

A cidade pernambucana de São Joaquim do Monte, conhecida como cidade da fé, realizará, nos dias 11 e 12 de março, mais uma festa de ronco de motores. Será o 4º motocross da cidade. O evento terá a realização de Duquinha e direção da equipe Perace. A locução ficará por conta de João Cross. Mas, atenção feras: o evento não será válido para nenhum campeonato, ok? Se liga aí, pois a competição irá distribuir alguns bons cifrãos em prêmios. foto: S2Sports

foto: José Geraldo

I TRILHA ACESSíVEL

Deficientes físicos em ação

torneio de pesca

O ano começou com uma ação “adrenalinática”. Foi bem assim no dia 28 de janeiro. Uma iniciativa da ONG AC Social e PB Adventure. Lógico que nossa coluna não poderia deixar de marcar presença. O evento contou com a participação de aproximadamente 30 voluntários radicais, onde cada veículo 4x4 conduziu uma pessoa que tinha deficiência física e poucas possibilidades de participar de uma aventura incrível ao litoral sul. Impossível descrever o sorriso de cada um deles. Parabenizamos essa galera, e já contem com nosso apoio para o próximo, ok?!

Preparando a isca e o anzol Vem aí mais um torneio de pesca da Associação de Pesca Amadora da Paraíba. Desta vez, em Baía da Traição/PB. Prepare a isca e o anzol, porque a galera é fera em arremesso e garante que esse evento terá muita adrenalina. Será nos dias 22 e 23 de abril, com direito a troféu e cifrãos para os três primeiros colocados. Para as mulheres que se garantem na pesca competidora, a organização avisa que o 1º lugar receberá uma premiação extra. Informação: (83) 99623.0304, com Mateus Zenaide. foto: Bruno Mendonça

trilha RADICAL utv A aventura da Polaris tem data A Polaris, revendedora, aqui em João Pessoa, desse “brinquedo” chamado UTV - agora localizada na estrada de Cabedelo -, não para com os desafios radicais. E, para os apaixonados por essas aventuras cheias de emoção, ela convida para um café da manhã radical no próximo dia 11 de março. Depois, é só nos equiparmos para saímos para um sábado “adrenalinático” pelas praias do nosso litoral. O convite já está aceito por esta colunista. E que chegue logo o dia. Emoção e adrenalina nos esperam. foto: Dani Ribeiro


Rone Vieira - Rodolfo Pita - Allisson Mendes - Ricardo Miranda - Marcia Neri - Emmily Tainah - Jebson Gomes - Cláudio Siqueira.

Homenageados: Victor Freitas, Samya Maia, Marília Lima, Thereza Madalena e Cacá Barbosa

Se você tiver em mente que o líder vai ser sempre líder, aí sim seu sucesso comercial estará garantido.” José Olímpio Filho

À frente do portal “Eu Tô Na Mídia PB”: José Olímpio Filho, Mardela Adelino e Ailton Rodrigues

fotos: Claudio Siqueira e Netto Sousa

A terceira edição do troféu Personalidade “Eu Tô na Mídia Paraíba” aconteceu no dia 14 de dezembro, no Versailles Recepções, sob o comando dos idealizadores Ailton Rodrigues, José Olímpio Filho e Marcela Adelino. O evento reuniu a sociedade paraibana para ressaltar os profissionais que se destacaram em 2016. O portal foi criado em fevereiro do ano 2014, com conteúdo voltado para os eventos do estado. É um espaço com notícias, agenda de shows e downloads de músicas. O site conta ainda com algumas colunas especiais, como “Gato e Gata da Mídia”, “Por aí a Fora” e “Um Dia Especial”. Diariamente são cerca de três mil acessos, chegando a quatro mil durante os fins de semana.

A edição 2016 do prêmio contou com mais de 60 homenageados. Entre os convidados estavam empresas, imprensa, parceiros, bandas e cantores, que foram escolhidos através da votação pelo portal “Eu Tô Na Mídia PB”, com mais de 83 mil internautas. A apresentação do evento ficou com a apresentadora da TV Master Simone Almeida, e as entregas dos troféus, com a empresária Marcela Adelino, que se sentiu honrada em premiar profissionais de relevância em suas áreas. “É muito gratificante homenagear personalidades tão importantes para o nosso mercado. Desejo muito mais sucesso a todos”, declarou. A noite foi animada pela banda baile Novo Canto.


Ailton Rodrigues, Soares e Sandra - José Olímpio Filho

Bruno Sena - Luiz Antônio Alvino - João Bosco Gondin - Berg Lima - Ramon Accioli Victor DePaiva

Noite de festa marca entrega do troféu Personalidade 2016 Portal “Eu Tô Na Mídia PB” homenageia 60 profissionais paraibanos

Homenageados com o troféu “Personalidade Eu Tô Na Mídia PB” 2016

Homenageados 2016: Analisis Laboratório, Arco-Iris Livraria, Baratão das Blusas, Chica Fulô, ClubJob, CNA Bessa e Manaíra, Criativa Bijoux, Dedé Cell, Felipe Mattos Desenvolvimento Web, Fênix Comunicação Visual, IESP, Interactivo Colégio e Curso, Kasa Decor, Líder Colchões, Like Multimarcas, Marketing e Mercado, Multi Transportes, O Mestre Home Center, Ótica Diniz, Paula Modas, Pizza Nostra, Pandel Congelados, Rayssa Imports, Same ship, Sandra e Soares Cabeleireiros, Sidimar Lima (Groomer), S.O.S Direção Hidráulica, Viva Turismo, Tinta Harz, Waldir Acessórios, Barqueiros Drinks, Cláudio Siqueira Fotografia, Floricultura Independência, Glamour Outlet, Gr Antigos e Limousines, Jebson Produções, Kiara Eventos e Decorações, Outdoor Cabo Branco, Sala Morena Cerimonial, Start produções e Eventos, Studio Hair e Versailles Recepções. Marcela Adelino entrega troféu para Chris Guedes


capa

Solena

Icaro Jasub e José Anselmo Odontólogos

74


Solena, uma nova experiência em atendimento odontológico

N

ão faltam motivos para Icaro Jasub e José Anselmo, que estão por trás da marca Solena Odontologia, sorrirem à toa. Os odontólogos comandam uma das maiores clínicas odontológicas de João Pessoa. A ideia da parceria surgiu quando eles trabalhavam como dentistas em uma clínica particular, mas sem vínculo empregatício. Com uma rotina pesada de trabalho e pouco dinheiro para pagar as contas, eles decidiram juntar suas habilidades (e reservas) para montar o consultório da dupla. “Compramos um consultório usado em Campina Grande, bem usado mesmo, e trouxemos para João Pessoa”, explica Icaro. Sempre à frente das novidades do mercado odontológico, a empresa logo se tornou referência na cidade. Tanto que, em 2011, Icaro e Anselmo dividiam uma sala; depois conseguiram uma sala para cada um e, desde o final de 2016, precisaram ampliar ainda mais a clínica, transformando-se no Centro de Reabilitação Oral de Manaíra. Hoje, além destes dois profissionais, a clínica conta com a assistência de mais três dentistas e outros cinco funcionários, bem como um laboratório de prótese em implantação. ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS A Solena Odontologia investe em equipamento de ponta para, não somente garantir um trabalho bem feito, mas, também,

com finalidade de trazer maior comodidade no atendimento aos pacientes. A clínica é a única da cidade a possuir o equipamento Cerec OmniCam – uma abreviação de “construção cerâmica” –, que realiza coroas dentárias e lentes de contato mais fácil e rápido. É uma espécie de um scanner intraoral com capacidade de fazer uma leitura computadorizada da boca. A tecnologia proporciona rapidez tanto na hora do atendimento, quanto na entrega da peça de porcelana, finalizada pelo dentista. Em muitos casos, o Cerec elimina a moldagem, pois realiza escaneamento da boca, resultando em mais conforto, agilidade e adaptação da peça. Após o escaneamento, é feito um planejamento virtual no computador e uma impressora 3D recorta em poucos minutos um bloco de porcelana na forma do dente desejado. “A novidade é melhor para o paciente. Antes o serviço requeria mais trabalho manual por parte do dentista. Agora, por meio de uma câmera, a leitura da cavidade bucal é feita com mais qualidade e precisão, só que em menos tempo”, explica José Anselmo. O que a clínica, antigamente, levava entre 20 e 40 dias para receber o material, fazendo, com que o paciente fizesse de quatro a cinco visitas ao dentista, atualmente, ela consegue fazer o trabalho em apenas alguns minutos, em uma única sessão. Então, em aproximadamente uma hora, os profissionais conseguem fazer uma coroa de porcelana e entregar pronta ao cliente.

Procuramos criar um ambiente confortável e agradável. Aqui, o cliente nem percebe que está em uma clínica.”

Icaro Jasub


Para oferecer essa agilidade no atendimento aos clientes, eles utilizam o sistema de DAY CLINIC, outro diferencial da Solena, onde o paciente passa um turno e já sai do consultório com o trabalho realizado. “Hoje, o tempo ou a falta dele, é um problema para todos, por isso investimos em equipamentos de última geração para dar mais praticidade e conforto aos nossos clientes”, explica Icaro Jasub. EQUIPE MULTIDICIPLINAR Com uma visão multidisciplinar, a equipe de profissionais garante a satisfação de seus clientes com o mais alto padrão nos aspectos funcionais e estéticos dos tratamentos. Com instalações agradáveis e adequadas para os procedimentos, a clínica preza pelo atendimento com excelência, atendendo nas especialidades de implantes dentários, estética, próteses dentárias, cirurgia bucal, canal e botox.

76


A grande conquista é o resultado de pequenas vitórias que passam despercebidas”. José Anselmo


EXPERIÊNCIAS RECONHECIDAS Aliado a todas as qualidades já citadas, a clínica conta com a visão gerencial de Icaro Jasub e José Anselmo, além de suas experiências pessoais na área. Icaro Jasub é graduado em odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba, especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial e especialista em implantodontia. Ele também possui credenciamento em cirurgia guiada em implantodontia e em L-PRF. O dentista possui, ainda, Habilitação em Toxina Botulínica e preenchedores faciais na odontologia e é membro do Digital Smile Design Team. Já José Anselmo é graduado pela Universidade Federal da Paraíba e especialista em implantodontia. Ele possui credenciamento em cirurgia guiada em implantodontia e em L-PRF, além de aperfeiçoamento em Endodontia com ênfase em instrumentação rotatória.

78


Icaro Jasub Odontólogo | CRO 4489

José Anselmo Odontólogo | CRO 4587 Foto capa: Bernardo Leite Fotos ambientes: Leonardo Vidal Looks: Fillip Miranda Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


O clássico com um toque de modernidade

Os espelhados são descolados e fazem sucesso no verão

ORANGE abre nova franquia e movimenta noite da capital Encontro divertido marca a chegada dos óculos na Av. João Câncio

Novo espaço aconchegante e moderno da Orange

fotos: Caio de Lima

Além dos laços maternos, o amor por vendas e o bom gosto também unem Elisabeth e Laise Ponce. E foram com essas afinidades que elas resolveram dar um passo a mais nessa caminhada junto à Orange. Com a proposta de oferecer para seus clientes óculos solares e armações de grau de todos os estilos, indo do clássico ao moderno, com ótimos preços e qualidade, mãe e filha inauguram a Orange na Av. João Câncio, 580, Empresarial Dimensional, logo após o supermercado Manaíra. O coquetel teve início às 10h, para os clientes, com uma promoção imperdível. Além da oportunidade de adquirir as peças com valor abaixo da tabela, os convidados ainda degustaram do excelente

buffet da Sonho Doce. Já a partir das 18h, as empresárias receberam os blogueiros Diene Toscano, Nara Marques, Anderson Max, Ágata Andrade, Vinícius Nepomuceno, entre outros. O evento contou com a presença dos familiares e amigos mais próximos, além de personalidades sociais e a imprensa, como Mariah Nogueira, Ceres Leão, Kadu Martins, Ricardo Castro e Adriana Bagno. A marca já possui oito anos no mercado, mas foi em abril de 2016 que Elisabeth Ponce teve a oportunidade de iniciar seu trabalho como revendedora. “Amo vendas, desde pequena sempre fui apaixonada por esse universo de poder oferecer algo que encante e satisfaça o meubcliente”, revelou Beth.


O formato Cat Eye é o queridinho das mulheres

Óculos masculinos com qualidade e bom gosto

Todo mundo gosta de ousar no visual, seja para ir a uma praia, um churrasco com os amigos ou até mesmo às festas de final de tarde.” Beth Ponce

As anfitriãs com a blogueira Diene Toscano

Rayssa Almeida - Beth Ponce - Halan Lucena

Beth Ponce e Laise Ponce à frente da loja

Beth Ponce - Priscilla Macedo - Laise Ponce

Laise com seus familiares


Fábia Jasmine arrasando com seus óculos de sol

Martinha Barreto escolheu um preto casual

Anderson Max arrasou com um modelo marcante

Beth e Laise Ponce brindam a chegada da grife em Manaíra Com coquetel e novidades na coleção, loja encanta os convidados

Simone Farias - Beth Ponce -Juliana Ribeiro

Beth Ponce com o amigo Udson Faheina

Vendo que esse universo de revendedora poderia dar certo, Eduardo, o proprietário da Orange, decidiu investir na marca, que desde então cresce a cada dia. Ficando à frente do varejo, no centro de distribuição da marca e dando apoio ao atacado, desde a sua inauguração, Laise Ponce também se entregou a marca junto com sua mãe, dividindo o tempo com sua carreira de arquiteta. Mas foi em Outubro, que as duas decidiram abrir uma loja exclusiva de varejo, onde pudessem dar um melhor atendimento aos seus clientes. “Tinhamos uma vontade muito grande em ter um espaço para atender nossos clientes e o consumidor final, e graças a Deus conseguimos realizar”, revela Laise. Semanalmente, a Orange recebe novidades de óculos de sol e armações. “Os clientes sempre elogiam nosso atendimento, trazendo vários amigos e indicando pela recepção e qualidade de nossos

O casal Eduardo Jorge e Ivanda Vieira

produtos“, afirma Laise Ponce. Os clientes podem ficar por dentro das novidades também pelo instagram da loja, o @orangelojamanaira, que posta diariamente fotos dos produtos. Segundo Beth, o óculos já virou peça chave das produções, por ser um produto fashion e ideal para qualquer ocasião. “Hoje, já é possível ter opções diferentes e poder combiná-los com vários looks. São peças descoladas, acessíveis e que permitem ter uma coleção vasta, sem pagar tão caro por isso”, explica a empresária que ainda afirma que a Orange está sendo um sucesso entre os apaixonados por esse tipo de acessório. “Nossa loja está sendo super bem aceita, e o que nos deixa mais felizes é o retorno e indicação dos clientes. Prezamos muito pelo atendimento e procuramos fazer de tudo para agradar a todos, “ finaliza Beth Ponce.


Hiane Luiza escolheu o formato Cat Eye

O blogueiro Vinícius Nepomuceno de Orange

Turma de blogueiros que animaram o coquetel

Laise Ponce - Daniela Lee - Jean Canadá - Mariah Nogueira - Beth Ponce

Andressa Melo usa lançamento espelhado

Nara Marques exibindo seu óculos espelhado

O casal Elvis Martins e Laise Ponce


salavip/

renata cabral

U

ma pessoa de muitas facetas: bancária, advogada, produtora cultural, mãe de quatro filhos e, além de tudo, artista plástica. Esta é Renata Cabral Cordeiro, dona de um talento excepcional, que, atualmente, vive, respira e transmite sua essência através da arte. “Sou artista desde que nasci. O meu olhar observador, minha introspecção e sensibilidade já demonstravam que a arte corria nas minhas veias. Sempre fui autodidata, e o desenho, para mim, foi algo muito natural desde a infância.” Metas no trabalho, entrega de projetos na especialização, petições e prazos para cumprir, sem falar do necessário cuidado com seus filhos...Tudo isso parecia sobrecarregá-la. Foi, então, que Renata passou a usar a pintura como uma válvula de escape. Um hobby. ”Eu não precisava vender arte: eu precisava respirar arte!” cita a artista. Cada novo trabalho, ela fotografava e publicava nas suas redes sociais. Até que a conceituada galeria Democrart, com sede em São Paulo, acessou o seu perfil e solicitou o envio de fotos de alguns trabalhos seus, para que pudessem assinar um contrato de vendas de giclées, que são reproduções em excelentes qualidades e séries limitadas. Para ter ótimas fotos, Renata contratou o profissional Toddy Holland, que fotografou todas as pinturas. A galeria recebeu as imagens e pronto! Firmaram o acordo em 2015. Depois de seis meses, veio sua primeira exposição internacional: a ArtBrazil, em Fort Lauderdale. Toddy havia mostrado as fotos das pinturas de Renata para a fotógrafa e curadora de arte Jade Matarazzo. A exposição foi um grande sucesso! “Fiz questão de ir pessoalmente. Ainda lembro do semblante dos organizadores do evento ao perceberem que eu era a artista das mulheres de olhos grandes, abordandome: “Cabral? So, are you Renata Cabral?”, pronunciando o meu nome com aquele sotaque americano bem peculiar. Eu, com um inglês modesto, apenas meneava a cabeça afirmativamente, com uma alegria que não cabia dentro de

fotos: Giordano Germoglio

84

mim”, brinca Renata. Depois desta exposição, a Galeria Viana Brasil, na Flórida, passou a representá-la nos Estados Unidos. De lá para cá, os convites para exposições foram sempre presentes, e as pessoas passaram a reconhecer a sua arte mesmo sem ver sua assinatura. Além de Toddy Holland e Jade Matarazzo, Renata sempre teve o apoio de sua família. Faz questão de falar de sua mãe, Rivanda Coutinho, que costuma cuidar dos seus filhos enquanto ela produz. O auxílio de sua psicoterapeuta Karina Simões foi indispensável, orientando Renata durante o caminho da descoberta, assim como o apoio do marido, o poeta Júnior Cordeiro, que continua sendo um grande incentivador. Suas influências para a arte vêm da vivência da infância, na cidade de Sapé, até a fase adulta, estudando o legado dos grandes gênios da pintura, como Klint, Modigliani e Schiele. Desta forma, a artista foi se encontrando. Desde os 16 anos, Renata Cabral faz suas experiências com a pintura. Além da tinta, costuma usar colagens com tecidos e papéis. Atualmente, ela trabalha com pintura em acrílica sobre tela. No entanto, possui alguns trabalhos, no início da sua trajetória, a óleo. Recentemente, ao ser contratada por uma construtora, elaborou um grande painel em azulejos cerâmicos para instalação em um prédio residencial no Bessa. No Brasil, possui exposições na Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Já no exterior, suas obras já foram expostas em Portugal, Estados Unidos e França. Neste ano, ela voltará a Portugal, com exposição em Madri e Lisboa. Suas obras têm apreciadores de vários países. A maior delas é um grande painel, pintado em acrílica sobre tela, que retrata oito advogados dissecando a justiça, instalado em um importante escritório jurídico do Recife. Contudo, sua maior paixão é retratar as mulheres, pois é fascinada pelo universo feminino.


foto: Kadu Martins

Para Renata Cabral, os traços espontâneos, por vezes viscerais, dão às pinturas uma vida própria, uma áurea peculiar e essencial. Suas obras possuem grande expressividade, chegando a levar à comoção. A dualidade, presente em sua obra, que intercala alegria e sofrimento, sensualidade e ingenuidade, euforia e amargura, em um mesmo quadro, afina-se à natureza feminina. “O olhar atento para o mundo foi um alimento para a minha inspiração. Assim como o feminino, as cores, a religiosidade e os sentimentos. A minha pintura parece transmitir a minha própria alma. Pinto o que sou, o que vejo, o meu universo. A arte é a minha vida. Através dela a minha energia criativa se exterioriza, torna-se palpável. Posso sentir o próprio Deus agindo em todo o processo e me sinto parte do universo e como alguém capaz de fazer o mundo girar” , revela a artista.

*Renata Cabral Artista Plástica Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: ARQUITETURA, PINTURA E DECORAÇÃO - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


salavip/

Amanda Lyra

D

iante desse mundo tecnológico, onde a maioria dos jovens e adolescentes dispõe a maior parte do seu tempo conectados nas redes sociais, Amanda de Lyra Vieira é diferente. Com uma vida corrida e cheia de atividades, ela dedica seu maior tempo à música. “Meu sonho é ser feliz, fazendo o que gosto”, diz Amanda. Essa paixão começou ainda criança, quando, aos cinco anos, entrou no coral do colégio Geo Tambaú. Desde então, seu maior desejo é cantar. Quem não lembra de uma doce voz no “The Voice Kids 2016”? Amanda cantou “Eu Sei”, de Serginho Moah e Fernando Pezão, e, apesar de não ter as famosas cadeiras viradas dos jurados, ela encantou o Brasil, principalmente, a Paraíba, sua terra natal. Dias depois de sua apresentação no “The Voice”, ela voltou a cativar o país no programa “Encontro”, com Fátima Bernardes, interpretando a música “A Estrada”, de Cidade Negra, e recebeu elogios da apresentadora e convidados. Ao retornar a João Pessoa, Amanda logo recebeu o convite para cantar ao lado da banda Os Gonzagas, participantes e semifinalistas do “Superstar”, no Chopp Time. DOM MUSICAL Mas, esse dom artístico não é por acaso. Desde cedo, ela sempre ouviu o pai Ademir Vieira contar histórias sobre o seu avô, Antônio Geraldo Vieira, que era seresteiro em Minas Gerais. E saber que traz nas veias o sangue musical do avô só a estimula ir

86

mais longe. Antes, ela tocava flauta e gaita, como uma diversão de criança, mas, hoje, Amanda se dedica, exclusivamente, às aulas de Canto Popular e Técnica Vocal, com a professora Daniella Gramani, e de violão com Nettinho Amorim. Rock, Reggae, MPB e Poprock fazem parte do estilo musical da jovem cantora, e suas influências são Nando Reis, Thiago Iorc, Ana Vitória e Coldplay. Sua música preferida é “Paciência”, de Lenine. Para melhorar o tom, a respiração e a voz, ela também faz aula de fonoaudiologia com Suelene Figueiredo, uma vez por semana. ATIVIDADES DA SEMANA Além de cantora teen e estudante do primeiro ano do ensino médio no colégio Motiva Ambiental, ela ainda é atleta de handebol da equipe juvenil da escola, comandada por Isaías Oliveira, onde treina três vezes por semana. Ela também faz parte do coral do Motiva, onde tem todo apoio de Joana Lucena, professora de arte e música. Outra atividade de Amanda é no grupo de Escoteiro Católico Frassati, sua grande paixão. “Escotismo é uma atividade muito importante pra mim, onde temos um dever para com Deus, com o próximo e para consigo mesmo, esses são os três legados de ser uma grande escoteira,” ressalta. Apesar de jovem, Amanda recebe o apoio de sua mãe Graça Lyra e do seu pai Ademir Vieira, que sempre lhe incentivaram em suas decisões. “Ela nunca estará só”, afirma o pai.


Mesmo com a agenda cheia de atividades intensas, com aulas, treinos e música, ela também se diverte como qualquer adolescente da sua idade. Adora assistir séries e sair com os amigos. Aos 15 anos, dona de um talento nato, Amanda, que também tem cinco irmãos, é o orgulho de toda a família. “Redundante falar do orgulho que sentimos dos nossos filhos, porém, no caso de Amanda, tanto os irmãos como os amigos se somam a nós, no prazer e na satisfação que sentimos pelo seu sucesso. Ela é uma menina muito amada”, declara a mãe. PROJETOS FUTUROS Para este ano, a jovem pretende colocar em prática seu novo projeto, que é fazer pocket show em eventos particulares e cafés. Segundo Amanda, apesar do cenário musical ser, cada vez mais, concorrido e diversificado, ela quer se consolidar na carreira artística. Mesmo estando no começo, ela se mantém entusiasmada e resiliente em suas escolhas. “O segredo para ser feliz é aceitar o lugar onde você está hoje, na vida, e dar o melhor de si todos os dias”, essa frase, que desconheço o autor, define o conceito de felicidade pra mim”, finaliza a artista.

*Amanda Lyra Cantora Foto: Marcos Borges Produção de Moda: Priscilla Pontes Make-hair: Gabi Valença Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: EVENTOS - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Íria Tavares - Isabel Alencar - Veruska Azevedo - Tatyana Karine - Márcio Costa - Fernanda Fernandes - Ana Luzia Pita

Com o casal Thiago Trappo e Tânia Carvalho

ARTESANO é destaque de capa na revista Fashion News Atuando há quatro anos, empresários brindam o sucesso da marca

Com Veroneide Macedo

Jailton Ferreira - Anny Karinny Lima - José Francisco Lima - Ceres Leão - Kadu Martins

Priscilla Macedo e Julye Pinheiro com a anfitriã

fotos: Márcio Monteiro

Foi ao som da cantora Mira Maya, acompanhada dos músicos Beg Oliveira e Leo Vidal, e do Dj Claudinho Santa Cruz, que os clientes e convidados da Fashion News puderam contemplar mais um lançamento da revista e conhecer o showroom da Artesano Movéis Planejados, capa da edição 78, e, assim, encerrar o ano com chave de ouro. Para a produção da noite, a editora e jornalista Ceres Leão optou por um look total white da Camarim, com make-hair do salão G. Amarante. A Artesano atua há mais de 30 anos no mercado, mas aqui, em João Pessoa, a empresa está desde 2013, trabalhando com movéis

personalizados para cada cliente. À frente dos negócios estão os empresários Anny Karinny Lima, José Francisco Lima e Jailton Oliveira Ferreira, que inovaram o mercado paraibano com produtos de qualidade e um trabalho sério, voltado para a satisfação total do cliente. O lançamento, que também comemorou os quatro anos da loja, teve ambiente decorado pela Sweet Beginnings, que caprichou nos detalhes, inclusive com cortina de luzes brancas. O buffet foi assinado pela DG Gourmet, e a cobertura de vídeo ficou com Marcelo Pereira, da Nobertson Films. Já a iluminação foi da Êxito Projeções.


Rizemberg Felipe - Ceres Leão - Haceldama Borba - Andreia Barros

Um ano difícil, mas abençoado, o qual encerramos com chave de ouro, tendo na capa a Artesano, referência no mercado.” Ceres Leão

Mira Maya com os músicos Beg Oliveira e Leo Vidal

As irmãs Geise e Gessica Amarante

Dayane Dias - Julye Pinheiro - Célia Costa - Ceres Leão - Thereza Formiga - Dauanne Arruda

Cabeleireira Janaína de Princesa Isabel e Patrícia Reis

Anfitriões com Newsara e Igor Amorim

Karyna Rocha - Anny Karinny - Raquel Lins - Thabata Paiva - Ana Luzia Pita

Riuji Thadeu e Josinalva Araújo - Ceres Leão - Roberto Miranda - Dema Macedo

Adernoel Junior - Natália Porto

Emiliany Nunes com a Ceres Leão


direito/

SALA VIP

eto de um dos maiores poetas paraibanos, o saudoso Paulo Miranda, cujo nome foi referência no desenvolvimento imobiliário da cidade, Rogério Miranda, desde cedo, aprendeu com seu avô o humanismo e a sede por conhecimento. Talvez tenha vindo daí o seu amor pelos direitos humanos, pela justiça e pelas relações existentes entre as pessoas. Cristão desde os 16 anos, Rogério sempre foi ávido leitor da Bíblia e da literatura cristã, além de gostar de filosofia, psicologia e outras ciências humanas. Também foi um grande curioso da História, através da qual era possível ter conhecimentos relativos ao passado da humanidade e sua evolução. Paixão herdada da sua mãe, a professora Jane Miranda, seu maior referencial de empreendedorismo e de vida. Com tantas inspirações de carreira, sua decisão no primeiro vestibular não poderia ser diferente. Ele fez três inscricões em cursos diferentes, para universidades públicas da Paraíba, onde foi aprovado em todos: Direito, Psicologia e Administração. De pronto, optou pelo Direito, concluindo o bacharelado no ano de 2000 e, logo em seguida, aprovado no Exame de Ordem da OAB/PB. Exerce a advocacia trabalhista há 16 anos, ininterruptamente, paixão essa que cresce a cada dia, mesmo diante dos desafios da profissão. “Aprendi a valorizar a vida, a família, as pessoas, a convivência harmônica entre elas e, na advocacia, nos tornamos pessoas melhores a cada dia”, afirma. Ao longo destes anos, defendeu empregados e empresas, acumulando mais de 1000 processos só nessa área, além da experiência na área cível (Justiça Comum e Federal), o que o tornou uma referência na advocacia trabalhista local. “O Direito do Trabalho cresceu muito aqui na Paraíba”, afirma. “Temos um dos melhores TRT’s do país, pioneiro no processo eletrônico, com uma jurisdição célere, magistrados preparados e uma excelente estrutura”, completa. Em seu escritório, gerencia uma equipe jurídica de advogados e estagiários, com predominância no Direito do Trabalho. Durante esse tempo de atuação profissional, acumulou larga experiência tanto nas audiências como nas sustentações orais junto ao TRT. “A cada processo, um aprendizado novo”, declara. Questionado sobre como consegue administrar, com clareza, todos os processos, sejam eles de empregado ou empregador, Rogério foi enfático: “O fato de ter atuado, durante alguns anos, como empresário no ramo da hotelaria, me fez ter uma visão equilibrada da aplicação da legislação trabalhista no ramo empresarial também,” afirma. “Precisamos conciliar os direitos dos empregados, a parte mais frágil da relação de emprego, sem desconsiderar os empregadores que geram esses postos de trabalho e que são importantes para a saúde financeira do nosso país”, conclui. Ele também acredita que o perfil ideal do profissional da área jurídica, nos tempos atuais, é aquele que se aperfeiçoa no conhecimento jurídico e tecnológico. Atento à satisfação dos seus clientes, Rogério Miranda sempre está aberto às parcerias com diversos outros advogados. Apesar do seu compromisso e responsabilidade profissional, Rogério, vez ou outra, dá uma relaxada. Seu hobby predileto é viajar. “Sempre que tenho folga, adoro conhecer outros países, com suas culturas e hábitos, a exemplo da Europa, Médio Oriente e América do Sul”, explica. Casado com Líllian Lacerda Miranda, ex-advogada trabalhista e, atualmente, servidora do TRT/PE, é pai de Fillipe Miranda e Samuel Miranda.

Foto: Kadu Martins

N

*Rogério Miranda Advogado Trabalhista Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: DIREITO nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

90


direito/

foto: shutterstock

COMPRA NA internet

*Por Ana Luiza Souto

O

s consumidores têm o direito à devolução dos produtos comprados fora dos estabelecimentos comerciais - via internet, telefone, catálogos, etc. – no prazo de sete dias a contar da efetivação da compra ou da entrega do produto. Esse é o chamado direito ao arrependimento (ou direito de reflexão), concessão que faz o Código de Defesa do Consumidor ao comprador, dando ao indivíduo a oportunidade de ter um contato físico com o bem comprado, para que este analise se aquele produto é o que realmente esperava ao ver fotos, ler sua descrição ou ouvir comentários. Para que o consumidor exerça seu direito ao arrependimento, não é necessária uma justificativa por parte deste. Isso quer dizer que a devolução pode ser feita mesmo com o produto em perfeito estado. É simples: não gostou, devolve. Porém, conforme dito, deve ser respeitado o prazo de sete dias, que devem ser corridos, a contar da assinatura do contrato ou entrega do produto. Desta forma, os dias devem ser contados de maneira subsequente, não se levando em consideração feriados ou finais de semana.

Outro ponto a se atentar: para que este direito à devolução do bem e ressarcimento do valor pago seja devidamente executado, deve-se ao fato de que o consumidor necessariamente precisa manifestar-se, por carta, e-mail ou telefone, dando ciência a outra parte no que tange a sua vontade de não mais ficar com o produto e ser ressarcido. Assim sendo, se enviar uma carta, envie com aviso de recebimento, se mandar um e-mail, imprima e guarde a mensagem, se ligar, anote o protocolo e o nome do atendente. Ademais, é essencial que produto seja devolvido em perfeitas condições, àquelas mesmas nas quais foi recebido, sob pena do consumidor não ter devolvido o valor que foi adimplido, por desrespeitar o princípio da Boa-Fé nas relações contratuais. Conforme exposto, uma vez exercido o direito de arrependimento, deverá o fornecedor restituir ao consumidor a quantia eventualmente paga, monetariamente atualizada, bem como quaisquer outros custos suportados pelo consumidor com o envio do produto ou a prestação do serviço (parcela eventualmente paga, transporte etc.).

*Ana Luiza Souto Advogada OAB 20878/PB Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: DIREITO – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

92


Fotos: Bernardo Leite e Kadu Martins

D

entre as muitas mulheres paraibanas, algumas delas se destacam por sua ousadia e perseverança. Além de talentosas, elas são mães, esposas, filhas e irmãs. Nesta edição, você vai poder conhecer histórias de vida de mulheres que passaram por altos e baixos, mas que conseguiram realizar os seus objetivos. Como diz o autor José de Alencar, “O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.” A Fashion News selecionou 24 mulheres para você se inspirar, dentre elas estão Natália Bride, Marcela Lucena, Juliana Picorelli, Sabrina Braz, Marília Dias, Janeide Costa, Michelle Costa, Daniele Manita, Janaína Toscano, Tallytha Couto, Adriana Marinho, Ana Garcia, Cibele Batista, Giselly Lira, Simone Melo, Lidiane Silva, Carla Juliana, Anna Guedes, Aline Arruda, Dauanne Arruda, Gilmara Campina, Giulliana Cantisani, Sônia Nóbrega e Verônica Damásio.

s ágina nas p – S E TA LHER r: MU L DA REVIS ontra A c n IN E F Onde las no amare


Adriana Marinho D

eve ser o olhar. Será? Mas, não é só isso… Deve ser, então, algo misterioso. Um segredo que ela não revela a ninguém? Pelo contrário! A estilista Adriana Marinho não esconde um ponto e vírgula de como se tornou tão inspiradora nesse mercado competitivo da moda. Em 1994, com apenas 16 anos, Adriana Marinho decidiu seguir a profissão já exercida pela bisavó, pela mãe e pela prima, no sítio que abrigava toda a família, em Lagoa Seca. Sem cursos na área, ela observava os acabamentos das roupas das lojas e de outras costureiras e treinava, diariamente, até conseguir costurar sua primeira peça de roupa. “Foi difícil, porque as pessoas me criticavam pela minha falta de formação superior. Me rotulavam como costureira, como se não fosse uma profissão digna e rentável. Além disso, desconfiavam da minha capacidade, por ser bem mais nova do que as profissionais da área”, desabafa. Hoje, 22 anos depois, o que antes era crítica e preconceito, tornou-se credibilidade e indicação. Inclusive de grandes empresas. “Muitos clientes e empresas me indicam para outras pessoas. Isso é muito gratificante, principalmente quando se faz por amor, que é o meu caso”. Para chegar onde está, atualmente, Adriana lutou muito, trabalhou muito e praticou, praticou e praticou. Diariamente. E, hoje, está em um patamar que a deixa realizada e feliz, com um sorriso frouxo, de canto a canto. “Quando recebi os elogios pelo meu primeiro vestido de noiva, fiquei mais confiante”, relembra. Com seu próprio atelier, o Adriana Marinho, no Bessa, a estilista tornou-se um nome conhecido em João Pessoa. Mas, mesmo assim, ela não se permite usufruir das benesses da sua marca sem se capacitar. Há um ano, ela decidiu se matricular no curso superior de “Design de Moda”. Além disso, Adriana está sempre em busca de tendências de mercado, para oferecer um serviço diferenciado aos seus clientes, que vai desde o atendimento, passando pela consultoria até chegar à execução do projeto. Para um futuro próximo, ela também pretende ampliar seu atelier, com a contratação de mais costureiras, que somarão talento e capricho ao seu estilo de trabalho para um atendimento mais rápido e prático aos clientes, atendendo, assim, toda a demanda.

Nunca desista do seu sonho. É difícil, árduo, mas não impossível. Quando se trabalha com amor, não faltam clientes.”

94


Tallytha Couto T

allytha Couto tem, apenas, 22 anos de idade. Mas, seu currículo esbanja experiências que muitos profissionais, ao longo de seus 30 de carreira, nunca imaginou ter. Estudante do curso de Estética e Cosmética, a micropigmentadora coleciona os certificados mais importantes da área. Entre eles, o curso de microblading em São Paulo, a técnica mais moderna em micropigmentação fio a fio. Com toda bagagem de conhecimentos, ela ainda encontra tempo para ministrar cursos de microblading e, em breve, ministrará cursos de alongamento de cílios e design de sobrancelhas. “Escolhi este caminho, porque essa é a profissão da minha mãe, e ela sempre quis que eu entrasse no ramo”, explica Tallytha, que decidiu investir nesse talento há pouco mais de um ano. Antes, ela estudava para ser comissária de bordo, seu sonho de infância. Chegou, inclusive, a trabalhar por cerca de dois anos em solo, na aviação. “Nesse tempo, estudei e passei para ser comissária de bordo, mas, de um ano e meio para cá, minha vida se transformou por completo e decidi mudar totalmente de área”, complementa. E toda essa mudança fez muito bem a Tallytha. Ela se encontrou como micropigmentadora e, a cada dia, apaixona-se mais pelo trabalho, pela rotina e pelas conquistas. “Todos os dias, eu tenho a certeza de que escolhi o caminho certo. Aumentar a autoestima de uma pessoa, fazer com que ela se sinta ainda mais linda; pessoas que tiveram câncer, conseguirem se ver novamente com sobrancelhas; reconstruir sobrancelhas e receber sorrisos, isso é o mais gratificante na minha profissão”, comemora. Diariamente, ela agradece por todas as conquistas alcançadas até agora e luta, constantemente, para mostrar o seu talento e se destacar no mercado. Está sempre em busca de novos cursos de capacitação e atualização profissional, para oferecer o melhor que existe no mercado para a sua clientela, que aumenta a cada dia. Para quem quer entrar na área, Tallytha deixa claro que nenhum retorno virá sem trabalho árduo. E, quando alguém comenta que quer ser micropgimentadora por causa do retorno financeiro, Tallytha é enfática: “entre por amor, independente da área que você escolheu exercer. Ame o que você faz e faça o máximo que puder, senão você será, apenas, mais um no mercado”, aconselha. Como alçou voos tão altos em tão pouco tempo de carreira? Com determinação e fé. Muita fé, como ela mesma fala. “O meu sucesso vem de Deus, sempre fui uma pessoa de muita fé, sempre deixei minha vida nas mãos dEle, aprendi a confiar nos planos dEle e a nunca desistir dos meus sonhos. Se Ele me permitiu sonhar, eu serei capaz de realizar”.

Entre por amor, independente da área que você escolheu exercer.”


Aline Arruda N

a infância, Aline Arruda queria ser professora. Era a sua brincadeira favorita. Na adolescência, conhecendo melhor sobre as profissões, escolheu psicologia. “Sempre fui apaixonada por ouvir as histórias de vida que as pessoas contavam e pensava em como seria bom poder de fato ouvir e poder ajudar. Minha dúvida era decidir qual profissão seguir. Depois, entendi que poderia fazer psicologia e ainda lecionar, e isso foi uma realização”, conta. Mas o caminho não foi tão fácil. Após a graduação, por não ter uma orientação sobre negócios, foi difícil manter a clínica e, por isso, Aline teve que trabalhar também em outras áreas para se sustentar. Então, decidiu se dedicar e fazer mestrado, “uma época ótima de aprendizado”, como ela mesma faz questão de frisar. Após o mestrado, surgiu uma oportunidade de emprego em uma faculdade em Rondônia, e ela não pensou duas vezes. Foi. “Passei um ano, tive ótimas experiências profissionais e voltei”, explica. Com um currículo melhor, Aline passou a dar aulas em faculdades de Campina Grande, Guarabira e Patos. “Nunca tive receio de alcançar meus objetivos, a oportunidade surgia, eu seguia”, acrescenta. Já consolidada como professora, Aline Arruda decidiu investir ainda mais na área acadêmica e, assim, fez o doutorado em psicologia. Depois, retomou à clínica. Dessa vez, com a orientação adequada sobre negócios. Foram tempos de muito trabalho e dedicação. Mas, o esforço valeu a pena. Hoje, Aline é requisitada para entrevistas em programas de rádio e TV, sobre diversos tema da psicologia, “contribuindo para o esclarecimento de dúvidas e receios da população”, comemora. “Quando as pessoas me perguntam, eu faço questão de falar sobre os obstáculos anteriores, porque fazem parte do crescimento. Não comecei em uma ótima posição. O início foi difícil, algumas vezes cheguei a achar que eu não conseguiria, mas mantive minha fé em Deus e continuei tentando, mesmo sem saber ao certo onde poderia chegar. Mas, quando se tem um sonho, é preciso ter fé e foco e avançar um dia de cada vez, mesmo que devagar, porque o importante é seguir sempre, sem parar”, aconselha Aline. Ter sucesso, para a psicóloga, implica em dedicação, abrir mão de algumas atividades, muito estudo e dedicação. “Não há segredo, há perseverança. Tentar até conseguir, mesmo com algumas possibilidades de falhar. Buscar e compartilhar conhecimentos, isso sempre será aprendizado”, acrescenta. Para o futuro, Aline pretende alçar novos voos. Mas, enquanto as novas metas não são traçadas, ela continuará se dedicando à profissão e aprendendo, diariamente, com seus clientes e alunos. Nos planos, também há um projeto mais do que especial: ter o primeiro filho, junto com o esposo, o militar Tiago Martins, maior incentivador de todos os sonhos de Aline.

Ter sucesso implica dedicação, abrir mão de algumas atividades, muito estudo e disponibilidade. Não há segredo, há perseverança.”

96


Sônia Nóbrega A

pós descobrir ser intolerante à lactose e ao glúten, a bióloga e mestre em educação Sônia Nóbrega “penou” para achar produtos de boa qualidade no mercado e poder se alimentar corretamente. “Fiquei desesperada sem saber direito o que comer. Na época, ainda não existia essa diversidade de alimentos que encontramos hoje. Apenas alguns produtos industrializados. Foi muito difícil no início”, relata Sônia, que sempre foi apaixonada pela arte de cozinhar, mas que ainda não tinha pensado em trabalhar na área de gastronomia. Mas, no meio da dificuldade em comprar alimentos que pudesse comer com vontade, Sônia Nóbrega enxergou uma grande oportunidade de mercado e decidiu investir. “Comecei a pesquisar, fazer alguns cursos e me apaixonei pela gastronomia funcional e restritiva. Aos poucos fui conquistando o paladar de amigos, e os clientes começaram a surgir”, acrescenta. A iniciativa deu tão certo que, em dezembro de 2015, ela abriu mão do salário fixo e da carteira assinada, como coordenadora de uma escola, e decidiu se dedicar à gastronomia funcional e restritiva. “O primeiro desafio foi saber por onde começar”, brinca Sônia. Sempre muito organizada, ela partiu para o planejamento da empresa. Selecionou os fornecedores adequados, testou os produtos para a venda, estudou os pontos de venda e contratou uma empresa para desenvolver sua marca. Para quem estava acostumada (e amava) a rotina escolar, foi preciso se adaptar às atividades inerentes ao empreendedorismo. “A rotina foi muito diferente no início. Achei estranho, mas logo me acostumei. A falta de um salário fixo todo mês também foi algo que precisei me adaptar”, explica Sônia. Com a marca “Sônia Nóbrega – Gastronomia Saudável”, a jovem empreendedora e chef de cozinha já desponta no mercado com diversos alimentos funcionais, principalmente para pessoas intolerantes ao glúten e à lactose. Entre eles, estão o pão de forma multigrão, pão australiano, focaccia, coxinha de macaxeira, bolo de chocolate, brownie e cookie funcional. As delícias são requisitadas e vendidas em grandes estabelecimentos da cidade, focados na venda de produtos fitness e restritivos. Feliz da vida com a profissão que a vida se encarregou de lhe oferecer, Sônia só comemora os frutos colhidos com muito trabalho, horas em pé e muita dedicação. Embora esteja em seus planos investir ainda mais no negócio. “Quero expandir sempre”, enfatiza a jovem. Para quem deseja seguir seu caminho, ela aconselha: “Precisa estudar, pesquisar e se aperfeiçoar. É preciso ter cuidado com a manipulação dos alimentos, pois estamos falando de alergias e intolerâncias alimentares bastante sérias”. E os alérgicos e intolerantes agradecem.

O primeiro desafio é saber por onde começar. Mas, quando trabalhamos com amor e cuidado, conseguimos refletir isso para o cliente.”


Dauanne Arruda D

auanne Arruda de Araújo se considera uma profissional realizada. Formada em Design de Interiores há 11 anos no antigo Cefet-PB, se formará também, no final deste ano, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Segundo ela, ter os dois cursos a tornará uma profissional bem mais completa. Antes disso, porém, também cursou a faculdade de Jornalismo, talvez por influência da irmã Haryanne Arruda, que é jornalista. Uma das responsáveis pelo ambiente que mais chamou a atenção na Primeira Edição da Casa Cor Paraíba 2016, a Fit Kitchen, Dauanne Arruda foi premiada na categoria “Ambiente mais original” da maior mostra de decoração da América Latina. A cozinha criada por ela para o evento mesclou do moderno ao rústico, aliando a sustentabilidade com a tecnologia e vida saudável. Segundo Dauanne, o importante foi encontrar o equilíbrio entre o luxo e a simplicidade. Participar do maior evento de Arquitetura e Decoração da América Latina e ser premiada só fez Dauanne Arruda ter a certeza de ter escolhido a profissão certa. “É preciso trabalhar com muito amor, acordar todos os dias motivada para exercer as suas funções e nunca reclamar de trabalhar. Acredito que o profissional de sucesso é aquele que é feliz com sua profissão, devendo exercê-la com paixão e, consequentemente, da melhor forma possível”, ressaltou. O escritório de Dauanne Arruda, localizado na Av. Esperança em Manaíra, assina projetos residenciais, comerciais e institucionais, unindo conforto, inovação e qualidade, sempre criando uma atmosfera aconchegante, harmônica e elegante em cada projeto. Para Dauanne Arruda, nada causa mais satisfação do que sonhar e realizar junto com o cliente. “É muito gratificante quando eu apresento o projeto ao cliente e é exatamente como ele imaginou. O resultado final do processo criativo e executivo é único”, comemora. O segredo do sucesso de Dauanne Arruda está no somatório de conhecimento, habilidade, atitude e persistência. “Exatamente nesta ordem. Tem muita gente que trabalha forte os três primeiros quesitos, mas se esquece do último e acaba fracassando bem próximo de sua meta”, afirma. Dauanne Arruda aconselha a quem se formou recentemente na profissão de Designer de Interiores ou Arquitetura, a nunca deixar de buscar novos conhecimentos. “Como é uma profissão que exige muitas informações e muitos campos para atuar, isso nos torna profissionais bastante polivalentes o que é muito bom em um mercado de trabalho que está sempre mudando. Mas seja lá em que campo for atuar, o mais importante é ter paixão por criar, ter curiosidade de saber como funciona e ter a inquietude de procurar sempre”, finaliza.

Pense grande, conquiste grande, seja grande. Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça aquilo que a maioria não faz.”

98


Simone Melo I

niciar uma carreira ou tomar decisões ousadas nos negócios são atitudes normalmente associadas aos jovens que acabam de ingressar no mercado de trabalho, mas alguns profissionais provam que o sucesso não tem idade. Em alguns casos, ele é fruto de anos de dedicação a uma mesma atividade; em outros, surge no momento de muita dor. Foi o caso da cake designer Simone Melo. Após sofrer as dores da depressão, Simone viu na confeitaria uma oportunidade de sair do quadro. “Os doces começaram a me dar força para viver. Sempre gostei de cozinhar, e minha mãe já trabalhava nessa área, fazendo bolos para casamento. Daí, comecei a me envolver nessa arte e procurar me aperfeiçoar através de vários cursos, tanto aqui em João Pessoa como no Rio de janeiro”, relata. Há oito anos, ela deixou de trabalhar com confecção de bijouterias e passou a trilhar “no caminho do sonho”, como Simone costuma se referir ao trabalho com confeitaria. Os desafios são constantes, e ela até já pensou em desistir, mas o amor pela profissão falou muito mais alto, e ela “desistiu de desistir”. Buscando formas de crescer, foi além e passou a investir ainda mais na carreira, com cursos de qualificação e compra de materiais específicos para as produções. “Realmente, eu já pensei em desistir, pois a concorrência chega a ser desleal, mas, a cada trabalho realizado, eu me encanto com o dom que Deus me concedeu. Quando um cliente chega e, principalmente, quando é uma criança que fala‘Tia tá lindo, eu amei a minha festa’, não há dinheiro no mundo que pague”, conta. Um desses sorrisos sinceros de criança veio do seu próprio filho, Davi Melo, de nove anos. “Minha avó faleceu, e fiquei sem clima para comemorar o aniversário dele. Mas, como ele insistia muito, decidi fazer um bolinho para cantar parabéns. E, no dia marcado, estava ali o tão sonhado bolo dele. E pude ver transparecer, em seus olhos, o brilho do encanto e da felicidade. Nunca vou esquecer”, relata a cake designer, emocionada. “Meu desejo, agora, é que eu possa continuar, junto com a minha família, realizando os sonhos dos clientes de uma forma doce e alegre, vendo a satisfação em cada coração. Para isso, vou continuar me capacitando e me reinventando”, brinca Simone. Como se pode perceber, ela é a prova literal de que, quando há amor pela profissão, a rotina deixa de ser trabalho, e o exercício diário dela passa a ser uma terapia. Livre da depressão, Simone, atualmente, é só sorrisos e planos. “Eu me doo muito na confecção de cada encomenda que recebo. Coloco na receita, além dos ingredientes alimentícios, muito amor e fé em Deus. Assim, trabalho feliz, mesmo não tendo finais de semana”, comemora Simone, agradecida por tudo o que conseguiu até agora.

Não há dinheiro no mundo que pague a satisfação de uma pessoa que confia no seu trabalho.”


Anna Raquel Guedes D

izem que seis, em cada dez crianças, querem ser médicas, mas Anna Raquel Guedes, desde pequena, sonhou em ser arquiteta. Nas viagens que fazia, nos livros e através de pesquisas na internet, ela ficava encantada com as obras arquitetônicas e nos conteúdos que abordavam esse universo encantador. Seus pais não são arquitetos e também não a influenciaram, foi algo que existiu, como vocação, e consolidou-se quando ela acompanhou a reforma da casa dos pais. “Eu me encantei pelo poder da transformação. A apresentação dos projetos e o decorrer da obra foram únicos e essenciais para eu vivenciar, de pertinho, esse universo que me encantava”, relembra. Quando estava na fase de prestar vestibular, procurou estudantes do curso de arquitetura, como também profissionais da área para confirmar aquilo que ela já sabia: que seu mundo estava na arquitetura. “As conversas fluíam de forma agradável, e, enquanto todos relatavam as realidades do curso e da profissão, eu perguntava sobre as dúvidas que tinha e analisava as respostas com calma. Com isso, me senti segura para ingressar na universidade. Até hoje me sinto abençoada e realizada com minha decisão”, comemora. Desde então, e já no mercado há 10 anos, ela deixa claro que nada caiu do céu. Foi tudo fruto de muita dedicação, comprometimento e tomada de decisões. “Logo que me formei, tive que escolher entre abrir meu próprio escritório ou investir em uma pós-graduação. Escolhi ir para São Paulo aprofundar meus conhecimentos”, conta. Anna Raquel Guedes é pós-graduada em Projeto de Arquitetura e em Didática do Ensino Superior, pela MACKENZIE/SP, como também em História da Arte, pela Escola Panamericana de Arte e Design/SP. É também pósgraduanda em Design e Arquitetura de Interiores, no Unipê, e aluna do curso de renderização 3D, - o 3dsmax. Ela ainda se desdobra para cumprir todos os compromissos diários do seu escritório, montado há cinco anos e já renomado na cidade, o Anna Guedes Arquitetura & Interiores. Inclui ainda em seu currículo, passagens por alguns escritórios de arquitetura em São Paulo, sociedade em escritório de arquitetura na capital paraibana, além do cargo de analista de projetos na Prefeitura Municipal de João Pessoa. Ela poderia ficar satisfeita e apenas colher os frutos de uma carreira já consolidada, mas é incansável, já está se preparando para a mudança de local do seu escritório, visando proporcionar mais conforto aos seus clientes. Anna Guedes também faz questão de se manter atualizada, mesmo que, para isso, seja preciso perder algumas horas de sono. “A recompensa vem quando escuto dos meus clientes que realizei o sonho de vida deles. Que consegui executar exatamente o que eles desejavam. Isso é extremamente gratificante”, relata.

Seja verdadeiro em tudo que você faz.”

100


Natália Bride A

empresária Natália Bride precisou de muito jogo de cintura para lidar com os olhares enviesados dos homens, quando decidiu, há 11 anos, desbravar a área de segurança patrimonial. Na época, estudante de enfermagem, ela se encantou com o trabalho realizado pelo esposo e decidiu seguir o mesmo caminho. E entrou de cabeça na área. Trabalhou bastante para se destacar. E conseguiu. Passou pelas empresas mais bem conceituadas da cidade, sempre se destacando como uma profissional diferenciada. “Encarei de frente o meu trabalho e, hoje, posso dizer com orgulho que conheço todas as áreas do meu segmento”, comenta. A aparência delicada nunca a impediu de impor sua autoridade na hora de realizar suas tarefas. Para fugir das situações mais tensas, tem uma estratégia pronta: a gentileza, aliada à segurança na postura e na voz. Assim, impôs respeito e derrubou preconceitos. “O universo da segurança é muito masculino, existe ainda muito preconceito quando você passa a liderar os homens”, complementa. Já com experiência e determinação de sobra, Natália sentiu a necessidade de crescer ainda mais e decidiu abriu as portas da Prottege, focada em soluções para segurança patrimonial. Para tanto, formou-se em gestão comercial e participou de diversos cursos na área de gestão, administração e tecnologia. “Os desafios foram muitos. Requer muito tempo e dedicação, ser mãe, esposa, empresaria é muito gratificante, mas exige muito esforço e renúncia”, ressalta Natália, que, mesmo diante dos obstáculos, nunca pensou em desistir dos seus objetivos. O reconhecimento de antigos chefes, que se tornaram amigos, só comprova que a escolha que Natália fez foi mais do que certeira. “Os elogios e reconhecimento dos meus antigos gestores, que lembram como comecei, sendo uma vendedora de equipamentos, me deixa realmente orgulhosa e me fazem acreditar que valeu a pena”, comemora. A rotina de trabalho dela inclui orientações diárias aos seus funcionários e a gestão da empresa. Uma troca de conhecimento constante, que ela faz questão de participar e incentivar. Essa atitude talvez seja a receita de sucesso de Natália, embora ela faça questão de ressaltar que a humildade é o ponto-chave para quem quer se destacar no mercado. “É preciso ter resiliência e não ter medo de inovar. Mas, além disso, é imprescindível tratar bem as pessoas, com carinho e atenção”, complementa a empresária, que tem como meta tornar a empresa líder no mercado, ainda este ano.

Veleje longe do seu porto seguro, pegue os ventos, explore, sonhe, descubra.” (Twain Cirff )


Carla Juliana Gonçalves A

paixão da advogada Carla Juliana Gonçalves pelo direito surgiu durante os estudos voltados para concursos na área de tribunais, quando se candidatava aos cargos de enfermagem, sua formação inicial. “Após um ano de formada, passei a estudar algumas disciplinas básicas de direito para os concursos e passei a me encantar com a disciplina”, conta. Já completamente envolvida pelo mundo jurídico, Carla Juliana decidiu fazer um curso superior na área, além de treinamentos complementares à faculdade e participações em congressos. Em 2012, matriculou-se na faculdade e, mesmo com a dupla jornada de trabalho, estudando para concurso e trabalhando na área de enfermagem, em regime de plantão, ela passou por todas as disciplinas com êxito. Nos cinco anos de faculdade, ela também estagiou no Ministério Público Estadual, na 2 Curadoria da Saúde de João Pessoa. “Pude agregar os meus conhecimentos na área de saúde com os conhecimentos jurídicos, fortalecendo minha base prático-jurídica”, acrescenta. Com experiência e atuação na área, em 2016, Juliana já comemorava sua segunda formação superior: o Direito. Nesse mesmo ano, ainda no penúltimo semestre do curso, Juliana também comemorava a sua aprovação, na primeira tentativa, nas duas fases da OAB. “Essa foi mais uma prova, para mim, de que quando realmente amamos algo, lutamos com garra e determinação, mantendo sempre o foco e tendo Deus à frente de tudo, conseguimos atingir os nossos objetivos, sendo esse o conselho que deixo a quem deseja ingressar na carreira”, revela. Hoje, a advogada Carla Juliana Gonçalves divide o tempo no exercícios das duas profissões. Com dois vínculos públicos efetivos como enfermeira, ela ainda atua como advogada, além de estudar para concursos na área jurídica, mais especificamente para o cargo de promotora de justiça. “Exerço a enfermagem até os dias atuais, mas pretendo migrar totalmente para o direito, porém, isto ocorrerá, apenas, quando obtiver êxito em um concurso jurídico, onde substituirei os meus de enfermagem”, acrescenta. Pensa que acabou? Não se engane. Carla Juliana ainda arranja tempo para dar atenção ao esposo, o cardiologista Marco Valério, e dedicar-se à pós-graduação em Direito Constitucional e Processo Constitucional. Para quem quer saber qual o segredo de Carla Juliana, ela diz, sem pestanejar: “nunca desistir dos objetivos, lutar com afinco e determinação e muita disciplina”. Como se não bastasse tudo o que já conquistou, Carla pretende, em breve, ingressar no mestrado e, posteriormente, no doutorado, na área jurídica, pois “o processo do saber é dinâmico e não pode parar”, finaliza.

O segredo do sucesso é nunca desistir dos objetivos, lutar com afinco, determinação e muita disciplina.”

102


Sabrina Braz A

possibilidade de auxiliar o próximo e promover a recuperação da saúde das pessoas foram, justamente, os fatores que impactaram a fisioterapeuta Sabrina Carneiro Braz e a fizeram escolher a profissão. “Sempre foi de meu interesse abraçar a carreira da saúde, principalmente no tocante ao ser útil ao outro e manter o contato próximo, com a ferramenta da Fisioterapia, podemos ser um veículo de promoção da qualidade de vida, mudança de hábitos e da vida das pessoas”, ressalta. Há 10 anos atuando na área, a campinense Sabrina Braz, 35 anos, divide seu tempo entre a atuação como fisioterapeuta e como gestora em saúde, atualmente, compõe sociedade nas três unidades de atendimento em fisioterapia – A Empresa Posture – com unidades nos bairros de Manaíra, Torre e Cabo Branco, além de estar sempre presente na vida do esposo e dos filhos. Com todo o seu talento e dedicação, nunca teve dificuldades para se inserir no mercado, mas trabalhou duro para se tornar uma referência na área. “Ao longo dos 10 anos de profissão sempre procurei aperfeiçoamento e capacitação, realizei especializações e diversos cursos de formação na área. Atualmente, estamos direcionados às áreas da traumato-ortopedia e do tratamento da dor, com a missão de promover saúde de qualidade mostrando resultados significativos para o bem-estar integral dos nossos pacientes”, argumenta. De acordo com Sabrina Braz, a qualidade do tratamento vai além da técnica do fisioterapeuta. De acordo com ela, é importante nunca deixar o fator humano de lado. “Você precisa enxergar a pessoa como um todo. Ela não é só uma dor nas costas. Existe um contexto geral e é importante entendê-lo para promover um atendimento humanizado”, explica. “É gratificante ver a pessoa superar os próprios limites. Não é um trabalho rápido e é preciso fazê-los entender isso. Temos uma cultura imediatista, em que você paga, e tudo se resolve. Isso não se aplica na fisioterapia. É necessário ganhar a confiança do paciente, para justamente promover os benefícios almejados”, complementa Sabrina. Para quem pensa em ingressar na área, um dos conselhos de Sabrina Braz é o profissional se manter sempre atualizado, além de buscar ferramentas que normalmente as faculdades não oferecem, como noções de gestão, que permitem ao fisioterapeuta atuar com mais segurança e de forma autônoma. Ela, por exemplo, sentiu a necessidade de se aprofundar tecnicamente como gestora, já que também é empresária. “Foi então que pude colocar minha essência empreendedora e buscar aprofundamento na área de gestão empresarial e de pessoas”, aconselha. E comemora: “Creio que a capacidade de expansão alcançada e a busca constante por excelência nos impulsiona a prosseguir rumo à nossa missão de oferecer um atendimento excelente e inovador”.

Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. E ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória.” (Augusto Cury)


Cibele Batista A

ntes mesmo de Cibele Batista escolher a profissão, a odontologia já a tinha escolhido, e ela ainda não tinha se dado conta. O casamento foi só uma questão de tempo. Admiradora da profissão, ela queria seguir algo que pudesse fazer as pessoas felizes, realizadas e, quando viu que era possível fazer isso com a odontologia, não pensou duas vezes antes de decidir o curso que prestaria vestibular. “Quando vi que a odontologia trazia de volta a autoestima, a vontade de sorrir, que para muitos era um sonho ter o sorriso bonito, eu então decidi pelo curso e, logo no primeiro ano, já me sentia encantada pela profissão”, conta e ainda comemora: “Sair de casa e saber que vou fazer algumas pessoas felizes, durante o meu dia, é muito gratificante. É minha motivação diária”. Mais do que uma profissão escolhida, a odontologia é uma missão de vida para Cibele. Tanto que ela não se imagina seguindo outra profissão. Mas, para chegar a ser um nome conhecido no mercado, ela teve que trilhar seu próprio caminho, muito árduo, por sinal. “Logo no início, começaram as dificuldades. Eu tive que morar com uma tia em Campina Grande e deixar minha família, que morava no interior. Além de ficar longe dos meus pais, eu não tinha quase nenhuma condição financeira para me sustentar. Muitas vezes, depois de um dia inteiro de aula, me via sem dinheiro até para pegar um ônibus. Já voltei pra casa, várias vezes, em cima de caminhão, pegando carona e agradecendo a Deus por, mesmo na dificuldade, ter como voltar. Eu tinha tudo como um incentivo”, relembra. Com muito esforço e força de vontade, Cibele se formou em odontologia. Com o currículo nas mãos, ela teve que encarar as dificuldades financeira e empresarial para abrir seu consultório. E, com um sorriso no rosto e muita vontade de vencer, ela foi, aos poucos, trilhando sua carreira e consolidando seu nome no mercado. “Quando transformei meu primeiro sorriso, e a cliente, com os olhos cheios de lágrimas, me agradeceu e disse que tinha realizado um sonho antigo de poder voltar a sorrir, isso me fez ver que eu estava no caminho certo e fazendo pessoas felizes”, conta agradecida. Há 22 anos atuando na odontologia estética – sendo, inclusive, uma das pioneiras na área em João Pessoa – e estrelando no patamar das grandes profissionais da odontologia, Cibele poderia se dar ao luxo de apenas aproveitar-se do seu nome já conhecido no mercado. Mas, não. Ela faz questão de se manter atualizada com as novidades e trazer o que existe de mais inovador aos seus clientes. “Já fiz vários cursos e espero nunca parar. Afinal, todos os anos existem novos tratamentos, e a tecnologia se moderniza”, explica Cibele. Todo esse conhecimento deu a ela um know how de quem, realmente, entende do assunto. A ponto da mesma criar muitas técnicas eficientes, que podem ser adaptadas ao perfil de vários clientes. “Quando você está apaixonado pelo o que faz, o desejo de fazer algo cresce diariamente. Essa é minha motivação de vida, transformar vidas através do sorriso”, finaliza.

Sonho alto, rezo forte e trabalho duro.”

104


Verônica Damásio A

qualidade de vida e a força de vontade foram decisivos para Verônica Damásio entrar no mercado de corretor de imóveis. Abrir mão da carreira já consolidada de comerciante, não foi fácil. Mas, ela acreditou e enxergou a oportunidade de desenvolver uma carreira promissora, sem abrir mão da qualidade de vida e dos momentos em família. Assim, há 15 anos, ela desbravou um mercado pouco “habitado” por mulheres. “A pessoa que pretende ser corretora de imóveis precisa pensar que ela vai trabalhar e depois ela vai ganhar. Além disso, ela tem que ter muita persistência, muita aplicação e muito foco. Porque sem isso, fica realmente muito difícil”, explica. Desde o momento em que iniciou neste segmento, Verônica investe na qualidade dos seus serviços, primando sempre o caráter e a confiança na hora de atender os clientes. Além disso, o instinto materno (ela tem duas filhas) e a atenção aos detalhes fazem dela uma profissional mais flexível quando lida com perfis diferentes de clientes, o que é uma grande vantagem no mercado imobiliário. Além disso, é comunicativa e multitarefa, um dom que a faz resolver vários problemas ao mesmo tempo, sem se estressar. “Ter o feeling para saber o que as pessoas querem é fundamental para o sucesso de um corretor de imóveis. Afinal, conhecendo os desejos dos clientes, você irá oferecer um serviço mais eficiente”, aconselha Verônica. Feliz com a promissora carreira, Verônica faz questão de deixar claro que, para viver bem, é preciso trabalhar muito. Segundo ela, mesmo que o mercado esteja em expansão, só se estabelecem aqueles que, realmente, tiverem disposição. “É uma profissão boa, que tem retorno, que dá para viver bem. Mas, que precisa de muito trabalho e tempo”. Embora seja um nome conhecido no mercado, ela não descansa quando o assunto é capacitação. Buscar novos conhecimentos e formas diferentes de abordagem são essenciais para esta dinâmica profissional. “Eu digo que a minha receita de sucesso é buscar sempre me reciclar. Faço questão de estar atualizada com o que o mercado oferece. Só assim vou poder entender as necessidades dos clientes, aumentando minha probabilidade de fechamento de contrato”, ressalta, antes de complementar: “diariamente vou trabalhar com disposição e feliz, me preocupo em oferecer o melhor a todos que me procuraram. Mas, o que me deixa orgulhosa mesmo é quando um cliente aparece por indicação, porque vejo o fruto do meu trabalho ser reconhecido.”

A vida por si só, já é um desafio. Por isso, temos que amar o que fazemos.”


Ana Garcia A

na Garcia sempre quis ser artista plástica. Desde criança. Desenhava divinamente e, inclusive, chegou a ganhar prêmios por causa do seu talento nato. Mas, a estrada nem sempre é reta e tranquila, e, algumas vezes, coloca buracos demais no caminho, como fez com ela. A empresa da família precisava de uma advogada e, por imposição, essa profissional tinha que ser Ana. Sendo assim, em vez de ingressar na Escola de Belas Artes, no Rio de Janeiro, Ana se formou em direito e teologia, levando a carreira adiante, embora nunca tenha amado a profissão verdadeiramente. No entanto, numa mudança radical, desistiu da advocacia e resolveu seguir na área estética, onde trabalhou por 25 anos. Talvez essa longa paixão pelo segmento da beleza tenha surgido porque, como definem alguns Cirurgiões Plásticos, é “o local onde a Medicina e a Arte se encontram”, e possui os verdadeiros “artistas do bisturi”. Ela não sabe definir exatamente se foi essa a ligação, mas garante: “Trabalhei com um grande cirurgião plástico e fui muito feliz nesta área”. Mas, como não se brinca com o destino – nem, muito menos, com a determinação de Ana – eis que ela inicia a carreira que sempre sonhou. Estudante do 6º período do curso de Licenciatura em Artes Visuais, Ana passa a desenvolver seus trabalhos e ministrar aulas no próprio ateliê. “Hoje, sei que estou onde sempre desejei estar. Não foi fácil. Muita luta, rejeições e conselhos negativos. No entanto, hoje isso não importa mais. O que importa é que estou fazendo o que gosto”, comemora Ana. Mesmo demorando mais do que gostaria para estar onde sempre quis, Ana Garcia já tem muito o que comemorar. Suas pinturas já foram expostas em Nova Iorque, Madri e Porto, além de algumas cidades brasileiras. No currículo, contabiliza a presidência da Associação de Artistas Plásticos da Paraíba (Associart PB), função que desempenhou por dois anos. “Tenho certeza que escolhi a profissão certa, porque quando estou diante de uma tela, eu perco a noção do tempo. Envolvo-me totalmente. Fico muito orgulhosa do meu trabalho, quando exponho e alguém chega e diz ‘eu quero esta obra’, dá uma satisfação enorme”, conta. Embora já tenha conquistado muitas etapas, Ana Garcia continua se aperfeiçoando e não pretende parar no curso de Licenciatura. Em seus planos, vislumbra um mestrado, seguido de um doutorado. Em breve, ela também pretende colocar no ar o seu site e finalizar o seu primeiro livro, contanto sua trajetória profissional e experiências com as obras realizadas. “Não conseguirei agradar a todo mundo, mas não importa. Para mim, o mais importante é projetar um trabalho, e, quando da conclusão do mesmo, ver que fui capaz, que consegui. Uns gostam, outros torcem o nariz... mas, quando vejo a obra pronta, totalmente concluída, dá uma felicidade tão grande, que não tem dinheiro no mundo que pague”, revela com um sorriso largo de quem, enfim, está percorrendo o caminho que sempre esteve guardado para ela.

O segredo do sucesso é trabalhar, pesquisar, estudar e persistir. E sempre ouvir os mais experientes.”

106


Giselly Lira C

ada paciente que entra no consultório da dentista Giselly Lira é bem-vindo e querido por ela. “A cada consulta, fico honrada em saber que eles confiaram a mim a sua saúde bucal”, conta agradecida. A rotina da odontóloga tem sido assim há cinco anos, desde o momento em que se formou, e se vê completamente apaixonada pelo que faz. Embora esteja atuando a pouco tempo no mercado, ela garante que o sonho de ser dentista existe desde a infância, devido à relação que tinha com a própria dentista. “Eu escolhi essa profissão espelhada na minha dentista, por quem nutria grande admiração pelo seu trabalho e, principalmente, pelo modo carinhoso que atendia as crianças”, relembra. Este respeito e admiração, àquela profissional da saúde, tornoram-se também os seus objetivos de vida e focos profissionais. No entanto, para que isso se realizasse, teve que tomar decisões difíceis. Precisou abrir mão do convívio com os familiares e amigos, que moravam em Patos, sua cidade natal, para cursar odontologia em João Pessoa. Diversos outros obstáculos surgiram no caminho, mas Giselly nunca fraquejou ao ponto de desistir do sonho traçado. “Durante o curso, meu filho nasceu. Foi uma época muito difícil, em que tinha que conciliar a maternidade com as aulas. Mas, nunca pensei em abandorar meu curso. Por mim e, principalmente, pelo meu filho, que me impulsiona a seguir sempre em frente”, derrete-se Giselly, que é mãe de Miguel, de cinco anos. Para ela, tudo serviu como lição e fortalecimento. Tanto que, hoje, ela se destaca no mercado nas áreas de ortodontia e estética. “A gratidão descrita no sorriso dos meus pacientes, logo após o término de seus tratamentos, me faz ter a certeza de que escolhi a profissão certa. Isso não tem preço!”, comemora. Atendendo em seu próprio consultório, em Manaíra, Giselly se orgulha das escolhas que fez e do patamar que alcançou. Para ela, amar o que faz foi primordial para vencer as batalhas diárias. Por isso, faz questão de aconselhar: “Quando amamos o que fazemos, não há desafio que não possa ser superado. Mas, é preciso ter perseverança e muita fé, e agradecer sempre por todas as conquistas”. Em relação aos planos para o futuro, ela não costuma fazê-los. O futuro, para Giselly, é construído na busca constante por novos conhecimentos e na dedicação aos seus pacientes. “Não costumo fazer muitos planos. Apenas foco em tentar fazer o melhor e o que é correto na vida, e me superar a cada dia”, ressalta. A receita tem dado tão certo que Giselly não para de crescer na profissão. Diariamente, novos clientes surgem, e os antigos se tornam fiéis, fazendo com que a agenda dela esteja sempre sendo preenchida. “Isso me dar uma grande satisfação, espero continuar atendendo e realizando os sonhos de todos eles de terem um sorriso bonito e uma boca saudável”, finaliza.

Quando amamos o que fazemos, não há desafios que não possam ser superados.”


Michelle Costa A

empresária Michelle Costa nunca teve medo de desbravar novos caminhos e traçar metas desafiadoras. Seja em casa, com os três filhos e o marido, seja na área profissional, ela está sempre em busca de novidades. E foi, com esse espírito empreendedor, que ela fez nascer a CleanNew, uma franquia que oferece serviços de higienização, proteção e durabilidade dos estofados, através da técnica da nanotecnologia. Utilizando matérias primas de alta qualidade com o que há de mais moderno na área têxtil, a técnica pode aumentar, em até três vezes, a vida útil do estofado. A decisão de apostar no empreendedorismo veio, justamente, pelo fato da empresa ser inovadora e diferente do que há no mercado de cuidados em higienização e blindagem de estofados. “Nascemos para levar aos nossos clientes o alto padrão de atendimento e pós-venda nos processos de cuidados residenciais. Garantimos o mais apurado e rigoroso sistema de higienização de estofados, blindagem e hidratação de couro, adequando os produtos aos vários tipos de tecidos que surgem no mercado de móveis de decoração”, explica a empresária. A sua forma criativa e inovadora de gerir o negócio tem dado tão certo que, em apenas quatro meses de portas abertas, a empresa já se tornou uma das unidades franqueadas mais rentáveis. Tudo fruto da sua dedicação e visão arrojada do mercado, características marcantes da empresária. “Trato cada cliente como único e, assim, vou conquistando o coração de cada um”, ressalta a empresária. Além do atendimento personalizado para atender as necessidades mais específicas dos seus clientes, Michelle também acredita que o amor pelo trabalho desempenhado é um grande diferencial. “Acho que o segredo do sucesso para todos é trabalhar com dedicação e amor, seja em qualquer segmento”, complementa Michele. A demanda e a excelência do trabalho realizado à frente da CleanNew se consolidou e virou referência para muitas unidades no Brasil. Mas, mesmo assim, Michelle pretende, em 2017, expandir suas operações e investir ainda mais em atendimento. Será um passo importante para ela, que quer levar saúde, bem-estar e qualidade de vida a todos os clientes da CleanNew. Será um ano com muitos compromissos e agenda lotada. Mas, não duvide que ela dará conta de tudo e, ainda, conseguirá tempo para acompanhar o marido e seus três filhos no dia a dia. Para quem quer saber a receita de Michelle, ela explica: “Com muita fé em Deus sigo sempre ao lado da minha família, meu porto seguro, onde encontro paz, amor e cumplicidade. Só tenho a agradecer sempre”, resume a empresária.

O segredo do sucesso é trabalhar com dedicação e amor, seja em qualquer segmento.”

108


Daniele Manita D

aniele Chaves Franco Manita, ou simplesmente Dani Manita, é uma pernambucana de sangue mineiro, onde há 12 anos fixou residência na Paraíba e, desde então, não cortou mais os laços com o Estado. Formou-se em Desenho Industrial na UFPB e, percebendo aflorar sua paixão por projetos de interiores, iniciou o curso de Arquitetura e Urbanismo na Facisa, em Campina Grande. No entanto, sua visão empreendedora falou mais alto. Determinada a conquistar o mercado e dar um novo rumo à história da sua vida, decidiu abrir seu próprio negócio. Proprietária da franquia Planejar - empresa especializada em móveis projetados - há quase quatro anos, Daniele Manita foi a principal responsável pela vinda desta empresa à capial paraibana. Há 27 anos no mercado brasileiro, a Planejar é reconhecida pela competência e qualidade dos seus produtos, focando sempre na inovação e no melhoramento do material, além de oferecer toda a experiência e a excelência em cada cliente conquistado. E essa conquista do mercado se deve a sua forma de trabalho, prezando pelo conceito de atendimento personalizado e qualificado, mas ela afirma que “encantar um cliente vai muito além do bom atendimento. É preciso que ele sinta que a empresa se importa com ele e que se preocupa com as suas reais necessidades” e finaliza: “O segredo é conquistar o cliente, dia após dia”. Dani Manita lutou muito para se tornar essa grande empresária de sucesso. “Na nossa vida, temos que ter foco nos nossos objetivos, e isso requer esforço, dedicação, comprometimento, persistência e resiliência”, afirma a empresária. Para ela, o início da sua vida empresarial não foi fácil. “Em muitos momentos eu tive dúvidas e incertezas e, por vezes, tive que dizer “não” a momentos de lazer”, revela. No entanto nada disso a fez parar. Segundo ela, “é nas dificuldades que muitas pessoas acabam por desistir dos seus sonhos, pois, para elas, esse é um caminho difícil, mas, as pessoas devem se lembrar de um detalhe: se elas acreditam em algo e querem muito atingir os seus objetivos, mesmo que tenha todas as pessoas contra ela, só há uma maneira de conseguir: lutar, trabalhar, se esforçar, cansar e voltar a lutar”. Mãe de dois filhos, Gabriel e Bianca, Dani Manita faz questão de reforçar ainda que o importante é não perder o foco e acreditar que, se o negócio estiver bem estruturado, não tem como dar errado. A Planejar, localizada na Av. Franca Filho, 216, em Manaíra, dispõe de arquitetos e profissionais especializados para atender a todos os seus clientes com extrema excelência. “É imprescindível lembrar que as pessoas, ao adquirirem móveis na loja, estão levando um conjunto de valores por trás dela, pois a nossa empresa tem o poder de transmitir confiança, criatividade, responsabilidade e ética”, garante Daniele.

O tamanho do seu sucesso é medido pela força do seu desejo, pelo tamanho do seu sonho e como você lida com as decepções ao longo do caminho.” (Robert Kiyosaki)


Giulliana Cantisani

G

iulliana Cantisani é puro movimento. Filha de atleta, a personal trainer começou sua carreira muito antes da escolha pelo curso. “Desde criança, tinha um forte amor por esportes, inclusive, durante a infância até o início da idade universitária, fui atleta de natação. Meu pai também foi atleta e tinha o sonho de cursar educação física, porém uma lesão o impediu de fazê-lo, porque, na época, era obrigatório passar em testes de aptidão física para poder cursar. Enfim, acredito que isso estimulou a minha vontade de seguir adiante, além do fato de ter paixão em estudar o corpo humano”, explica. Referência no mercado competitivo de personal trainer, Giulliana comemora os frutos do seu trabalho, mas não perde a humildade em um só momento. Isso porque ela sabe que tudo o que vem conquistando - até agora - é consequência da sua disposição, do seu otimismo e da sua fé inabalável. “O início da minha formação, realmente, foi bem difícil. Não tinha meio de transporte, e o ritmo de atividades era intenso. Já que, infelizmente, pra poder se obter sucesso e reconhecimento, era necessário batalhar muito. Eu dava aulas em todos os turnos e andava de ônibus pela cidade inteira. Além disso, dormia pouco”, relembra. Graduada em Educação Física há 10 anos, Giulliana realiza trabalhos de emagrecimento, condicionamento físico geral, treinamento de força e treinamento funcional, voltados sempre para a busca de uma vida mais saudável e com mais qualidade, ensinando aos alunos a ter prazer em praticar exercícios físicos, e não só buscar atividade pela estética. “Tudo leva a um caminho que exige atualização constante e rápida para atender às necessidades dos nossos clientes. Uma exigência, cada vez mais invariável, do mercado atual é a busca de profissionais realmente competentes, atualizados e preparados para atuar. O personal trainer que não se qualifica de forma adequada, que não se recicla constantemente, acaba sendo apenas um professor particular”, aconselha Giulliana. Quem olha de fora tem a certeza de que Giulliana já atingiu o máximo da sua carreira, mas ela tem muitos planos de crescimento. Para agregar valor ao seu trabalho, ela pretende cursar nutrição. Abrir o seu próprio negócio, dentro desta área, também está entre os seus objetivos. Alguém dúvida que ela vai conquistar tudo isso em um futuro muito próximo, sem perder o sorriso no rosto?

Disposição, otimismo e fé. Acredito que com esses três elementos podemos ir longe.”

110


Marcela Lucena M

arcela Lucena é uma profissional completa. Empresária com visão estratégica de negócio, mente criativa e competência técnica, ela também tem – de sobra – vitalidade para estar sempre em busca do que há de mais atual na área de festas. “Estou sempre me capacitando, aberta a novos conhecimentos”, ressalta Marcela. Dona de um currículo invejável, ela conta que o mundo das festas entrou na sua vida após perceber que havia uma carência de profissionais para atender o mercado de eventos, que estava em expansão. Assim, em novembro de 2009, decidiu se inscrever no curso em cerimonial, com um dos nomes mais conhecidos da área, o expert Roberto Cohen. E foi amor à primeira aula. “A partir do meu primeiro curso de cerimonial, vi que era a profissão que eu amava. Ali, vi meu sonho se tornando realidade, e, a partir dele, passei a realizar os sonhos dos meus clientes”, relembra com carinho. De lá para cá, já são sete cursos na área, que se somam à experiência já consolidada em atendimento hoteleiro, sua profissão anterior. “Na minha primeira cerimônia, não sabia quem era mais feliz, eu ou os noivos. Eu vivo o sonho dos meus noivos, porque sei que é tudo muito importante para eles. Faço questão de acompanhar tudo e acalmar os noivos que chegam nervosos, outros com mãos trêmulas, outros muito eufóricos. E, quando chega uma mensagem de agradecimento, ainda de madrugada, vejo que escolhi a profissão certa, que consegui acalmá-los e que eles aproveitaram a festa da melhor forma possível”, comenta Marcela. Após alguns meses do início da sua atuação à frente da Marcela Lucena Assessora de Eventos, seu nome já era indicado por profissionais da área e sua carreira já dava sinais de que tinha chegado para ficar. E não só se consolidou como cresceu ainda mais. Em janeiro de 2010, juntamente com a decoradora Mariana Lucena – sua irmã -, ela inaugurou a Pérola Recepções, uma das casas de festas mais requisitadas da cidade. Quando perguntada sobre a receita para o sucesso, ela é enfática: simplicidade. “Trabalho com amor, trato todas as minhas noivas da mesma maneira, com dedicação, respeito e carinho. Não faço distinção se vai ser festa simples ou mais luxuosa. Organizo a festa do mesmo jeito, com a mesma alegria e profissionalismo”, resume a assessora e empresária Marcela Lucena, nome que circula em nove, de 10 grupos de noivas e profissionais de festa.

Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para persegui-los.” (Walt Disney)


Janeide Costa D

eterminada, dedicada e completamente apaixonada pelo que faz. Essas são qualidades marcantes da personalidade de Janeide Costa, que, desde cedo, aprendeu a encarar o mercado de trabalho para conquistar seus sonhos e se realizar como profissional, mãe e mulher. Dando início à sua carreira aos 17 anos de idade, ela sempre soube que queria ser cabeleireira e, apesar da pouca idade, batalhou por cada sonho que surgia em seu coração. Assim, sem medo de trabalhar, abriu seu primeiro salão na garagem de sua casa em Esperança, cidade natal. A dedicação, o talento e a alegria de Janeide contagiaram os clientes e, em pouco tempo, ela percebeu que as pessoas sempre voltavam. Reconhecido por seus frequentadores, o pequeno salão caiu no gosto popular, logo o espaço foi insuficiente para atender a demanda. Devido à proximidade entre as cidades de Esperança e Campina Grande, novos clientes passaram a frequentar seu espaço, o que a levou a arriscar-se e inaugurar uma filial na cidade vizinha. O mesmo aconteceu com a capital paraibana, onde seu trabalho já era reconhecido, e, assim, decidiu abrir um novo salão, que acabou se tornando a sede de seu empreendimento. Com participações em feiras de beleza e cursos, a convite das marcas Wella e L’Oréal, Janeide consolidou sua marca e sua carreira e tornou-se referência no mercado da beleza paraibana. Com uma equipe de profissionais qualificados e um excelente nível de trabalhos oferecidos, ela garante a fidelidade de seus clientes. “É muito gratificante ver a satisfação dos nossos clientes e, mais ainda, vê-los indicar nosso espaço para os amigos”, declara emocionada. Em seus 29 anos de carreira, Janeide tem, em seu currículo, diversos prêmios, inclusive o Prêmio Visão que, em 2009, deu à cabeleireira o troféu na categoria Melhor Salão de Beleza de Campina Grande, filial a qual tem 21 anos de história, e o Prêmio Sebrae - Mulher de Negócios, no qual, ela ficou em primeiro lugar, na categoria Pequenos Negócios, edição 2015. “O caminho nunca foi fácil, sempre trabalhei diariamente e abdiquei de muitos prazeres para conquistar meus sonhos. Mas, não me arrependo de nada”, esclarece. Durante sua busca pelo sucesso profissional, Janeide também almejava o complemento de sua vida pessoal, o que fez seu instinto materno falar mais alto. Em meio à correria do seu dia a dia, ela cedeu à vontade de ser mãe e, assim, vieram Ramom, Pablo e Diego, filhos que ela educou e cuidou mesmo em meio as longas horas de trabalho. “Tive que trabalhar para poder dar o melhor pra eles. Até hoje é um pouco difícil conciliar, mas sempre que estou em casa tento saber como foi o dia de meus filhos e compartilhar dos seus problemas”, comenta a cabeleireira. Apegada à família, ela nunca deixou de lado seu lar e manteve-se presente na vida de todos sempre pregando a honestidade e lhes transmitindo o sentimento que pra ela, move o mundo: o amor. Para ela, o segredo do sucesso está em lutar pelo o que se almeja e se apegar ao Pai. “Sigo sempre com fé em Deus, pois tudo o que sou e tenho foi graças a Ele, que me deu força e coragem para vencer”.

Todo sonho possui obstáculos, sempre teremos dificuldades a superar, medos a enfrentar e decisões a tomar, mas nunca deixemos de seguir em frente.”

112


Juliana Picorelli

A

maquiadora Juliana Picorelli já está há alguns anos no mercado. Porém, de uns tempos para cá, vem se tornando um nome conhecido na cidade. Sempre curiosa, ela conta que a maquiagem das atrizes de filmes e novelas sempre chamaram sua atenção. “Eu já queria reproduzir tudo o que eu via de diferente e achava bonito”, revela. Para completar, Juliana ainda recebia maquiagens de presente da família. Ou seja, era quase impossível seguir outro rumo que não fosse trabalhar com a beleza. Mesmo que a pressão por um diploma superior batesse sempre à sua porta. Em 2012, ela foi convidada para ser modelo de maquiagem de uma maquiadora profissional. Foi seu primeiro contato com uma expert da área. A partir daí, a inquietação tomou conta de Juliana, e ela sentiu que queria, de fato, ser maquiadora, mesmo que apenas por hobby. “Eu estava na federal, estudando para ser professora de espanhol. Largar um curso superior iria me causar problemas em casa”, conta. Juliana ainda tentou conciliar as duas atividades. Enquanto frequentava à UFPB, ela decidiu se matricular em um curso de maquiagem. E já chamou a atenção da professora. Após a conclusão do curso, em 2013, ela foi incentivada a participar da seleção para preencher uma vaga de maquiadora em um dos salões de beleza mais renomados da cidade. “Um maquiador iria sair de lá para abrir seu próprio negócio, e a proprietária do salão precisaria de alguém no lugar dele, pois o salão sempre foi muito movimentado. Lógico que eu jamais me atreveria a tanto, pois não tinha metade da experiência que tenho hoje, mas ela acreditou tanto em mim que eu fui, me tremendo, mas fui”, relembra. Com pouca experiência, ela teve um começo difícil. Mas, tratou logo de correr atrás. Concluiu seis cursos na área de maquiagem. Entre eles, o curso com Brigitte Calegari e Cynthia Andrade, profissionais referências na área, além de ter adquirido certificados importantes na Catharine Hill, escola para maquiadores e uma das marcas de cosméticos mais conhecidas dos profissionais da área. Para ajudar no processo, Juliana ainda concluiu o curso de design de sobrancelhas e micropigmentação, “já que muitas clientes com mais idade chegam praticamente sem sobrancelhas, e eu me sentia muito insegura em relação a isso. Hoje em dia, não sofro mais, sei mapear a face e fazer uma bela sobrancelha só com maquiagem”, explica. Quase quatro anos depois, continua trabalhando no mesmo salão, o Janeide Cabelereiras, em Manaíra, e tem clientes fiéis, que só querem se maquiar com ela. Sorte? “Não. É preciso acreditar em si e nunca desistir. Todos nós temos dias bons e ruins, mas ambos são muito importantes para o nosso crescimento. Por isso, tento me superar sempre, para progredir, e nunca regredir”, aconselha Juliana. Mesmo com experiência e talento reconhecidos, Juliana pretende ir mais longe. Além das aulas de maquiagem que ministra, durante a semana, e o trabalho no salão de beleza, ela pretende realizar mais cursos na área com Alessandro Alcântara e Samer Khouzami, dois dos maiores nomes da maquiagem. Quando questionada se pretende seguir o caminho da docência em espanhol, ela é taxativa: “A maquiagem é o que eu quero para a vida”, conclui.

Todos nós temos dias bons e dias ruins, mas ambos são muito importantes para o nosso crescimento”.


Janaína Toscano

B

acharel em Ciências Jurídicas e especialista em Direito Constitucional, Janaína Toscano nunca se imaginou trabalhando no mundo da moda, mesmo esbanjando vaidade e amor por óculos escuros. Mas, quis o destino que ela seguisse esse caminho. E assim ela o fez. Há um ano, a empresária estava em busca de novos projetos, mas ainda não tinha ideia do que seria. Até que, em uma rede social da internet, ela viu algumas peças da Orange Eyewear, loja especializada em óculos, e a possibilidade de ser revendedora da marca. Foi amor à primeira vista. Janaína se encantou com os modelos e fez um pedido para revender os óculos. Com o mostruário de 12 modelos em mãos, saiu em busca de clientes e, com todo o seu talento para vendas, conseguiu vender tudo em apenas dois dias. “Inseri meu mostruário nas redes sociais, marquei amigas, formei parcerias com blogueiros... Se era para vender e a marca ser reconhecida, teria que ser de forma plena e que atingisse a todos”, relembra. Com o crescimento constante da demanda dos produtos, três meses após iniciar o trabalho como revendedora, ela abriu a franquia da loja em Guarabira. E, com menos de um ano de inaugurada, a Orange de Guarabira já lista entre as unidades mais rentáveis da marca. “É uma busca diária pela excelência no atendimento e em cada peça vendida, pois queremos que o cliente tenha a garantia de estar levando, para casa, um produto de qualidade, com modelos inovadores”. E, para quem acha que Janaína teve muita sorte para conquistar a liderança do mercado na área, ela faz questão de mostrar que nada vem por acaso. O trabalho é árduo, principalmente para o pequeno empresário, ainda mais durante uma crise econômica. “Da crise surge a superação, o desafio, a renovação. É o renovar que faz a Orange Guarabira dar, todos os dias, seu ponto de partida”, ressalta. Graças ao seu empenho e dedicação diária, Janaína tornou-se um nome conhecido no setor da moda e empreendedorismo. No entanto, ela garante que a rotina não é tranquila, mas faz questão de acompanhar todos os processos da loja, como as entradas e saídas dos produtos, o estoque e o que mais os seus clientes desejam no momento. “Saber o que o cliente quer é fundamental para um bom atendimento e a satisfação total da compra”, garante. A empresária também faz questão de estar perto da família, especialmente dos dois filhos, João Vitor (16) e Luís Eduardo (14). Além disso, ela ainda encontra tempo para ler e escrever poesias, duas de suas maiores paixões. Uma verdadeira “tsunami em um mar calmo”, como ela mesma se define. “Sou das águas, do mar calmo, do mar revolto, de uma tsunami. Sou ida e volta, das ondas pequenas às gigantes. Como o luar, a beleza transparente no olhar. Sou infinita, sou precisa, sou Janaína”, resume a empresária, em tom poético.

Não tinha quase nada, além da fé. Foi o suficiente.”

114


Lidiane Silva D

edicação. Esse é o lema da fotógrafa Lidiane Silva, que atua no mercado há três anos. À primeira vista, essa qualidade pode até ser uma palavra “clichê”, mas só ela sabe o quanto essa demonstração de amor e zelo ao cliente a fez conquistar espaço neste segmento tão competitivo da fotografia e tornar-se referência na fotografia gestante e infantil. “Sofri muito preconceito de outros fotógrafos e até já perdi equipamentos de trabalho. Mas, nunca pensei em desistir. Sempre sonhei, desde pequena, em ser fotógrafa e nunca passou pela minha cabeça seguir outra profissão”, explica Lidiane. Nem mesmo quando a pequena Ihorrana, então com três anos, derrubou o HD que tinha arquivos de seis trabalhos já realizados. “Não teve como recuperar os arquivos, mas eu levantei a cabeça e fui correr atrás do prejuízo. Não seria esse problema que iria me tirar da fotografia”. Sempre focada no seu objetivo e com o apoio incondicional do esposo, Lidiane concluiu quatro cursos na área. Ela não queria ser mais uma fotógrafa no mercado, seu desejo era ser reconhecida pelo talento. Com vontade de vencer, partiu para o segundo passo do seu sonho: comprar os equipamentos e montar o estúdio. No entanto, faltava dinheiro. Mas, isso não a deixou parada. Ao contrário, a fez corre atrás. Trabalhou como bolsista do Instituto Federal de Educação (IFPB), na área de administração. E pensa que ela acha que foi tempo perdido? Não mesmo! “Não era o que eu queria para mim, mas a prática da administração me auxilia, hoje, na gestão do meu trabalho, que é puramente empreendedor e autônomo”, esclarece. Casada e mãe de duas princesas (uma com sete anos, e outra com três anos), Lidiane está mais do que satisfeita com o caminho que percorreu até aqui, embora ainda queira novos voos em sua carreira. “Eu quero sempre me renovar e fazer cursos o tempo inteiro. Também tenho como objetivo ajudar a quem precisa, através do meu olhar. Afinal, meu mundo é um click de um pequeno detalhe que vira um momento mágico”, planeja. Para quem deseja começar na área, Lidiane aconselha: “Nunca desista. Por mais difícil que pareça. As pessoas podem até querer te derrubar, mas não se permita parar. Você só precisa se concentrar na sua própria jornada, provar a si mesmo que tudo o que importa são seus objetivos”. Entretanto, ela salienta a importância da capacitação. “Na era digital, ficou mais fácil e mais barato ter um bom equipamento, mas isso não torna as pessoas profissionais de fotografia, isso só gerou novos clicadores”, comenta. E finaliza: “A fotografia expressa momentos especiais, fatos reais ou, simplesmente, o registro de uma imagem qualquer. Atualmente, existe muita competitividade no mercado de fotos, para se destacar é preciso abusar da criatividade”.

As pessoas podem até querer te derrubar, mas não se permita parar. Você só precisa se concentrar na sua própria jornada, provar a si mesmo que tudo o que importa são seus objetivos.”


Gilmara Campina Q

uem acompanha a carreira de Gilmara Campina, atualmente, não faz ideia do quanto a micropigmentadora lutou para chegar onde está. Muitas dificuldades e desafios foram enfrentados ao longo da sua história, inclusive a falta de recursos próprios para custear a formação específica e adquirir os materiais e equipamentos necessários para atuar na profissão escolhida. Em 2010, iniciou a faculdade de estética e cosmetologia, o que a fez repensar sobre a sua trajetória de vida, até então como professora primária e recepcionista de hotel. A faculdade a despertou para um outro segmento, o da “beleza”. “Sou micropigmentadora por opção e amo o que faço, mas tive muitos contratempos no início”, revela. Focada no objetivo, ela traçou as metas e seguiu firme até alcançálas. Para conseguir o dinheiro que precisava, manteve-se na atividade de cabeleireira de 2009 a 2010. No mesmo período, concluiu três cursos específicos, além de oficinas e treinamentos, informações que trouxeram capacitação e autoconfiança no exercício da profissão. Preparada para atuar na área, começou em 2014 como “Gilmara Designer” e, com a expansão dos negócios, resolveu, em 2016, inaugurar a Donna Sobrancelha, no bairro dos Estados. “Desistir nunca passou pela minha cabeça. Hoje, quando vejo o sorriso no rosto do cliente, após o procedimento, sinto orgulho do caminho que tracei e da profissão que escolhi”, comemora. Casada, mãe de duas meninas e empresária, Gilmara Campina ocupou seu lugar no mercado e ostenta uma carteira vasta de clientes. Clientes estes que são a “força motriz” da sua atividade diária. Tanto que ela sabe quando não é possível realizar um procedimento. “Uma das situações mais difíceis é ter que dizer não para uma pessoa que chega em minha sala, com o desejo de realizar o sonho de transformação, mas tem algo que a impede de realizar o procedimento, como diabetes descontrolada, marca-passo, entre outros. Ver uma pessoa frustrada me entristece muito”. Talvez essa atitude humana de Gilmara explique todo o seu sucesso, embora ela garanta que não existe receita pronta para isso. “O segredo do sucesso de toda profissão consiste em fazer bem todos os procedimentos e serviços que são oferecidos pela empresa, ou tomar as decisões acertadas e cabíveis, fazendo de forma ética e com muito profissionalismo”, explica a micropigmentadora. E completa: “se alguém me traz o desejo de iniciar algum trabalho, nesta área, e eu posso ser útil - como primeira orientação - vou dizer que nunca desista dos seus sonhos, que busque estudos aprofundados, oficinas, treinamentos e que desenvolva suas habilidades. Tudo isso é fundamental”. Apesar de satisfeita com o caminho que percorreu, Gilmara quer mais. Está em seus planos ampliar a empresa e a carteira de clientes, “sem perder de vista o atendimento personalizado a cada pessoa que nos escolhe”, finaliza.

O segredo do sucesso de toda profissão, consiste em fazer bem todos os procedimentos e serviços que são oferecidos pela empresa, fazê-los de forma ética e com muito profissionalismo.”

116


Marília Bezerra Dias

A

medicina sempre fez parte da vida da oftalmologista Marília Bezerra Dias. Desde pequena ela via a dedicação e o amor que seus pais, ambos médicos, tratavam seus pacientes. Nas férias, por exemplo, Marília ia se divertir na clínica dos pais e, enquanto eles atendiam, ela brincava de recepcionista e se imaginava, um dia, seguindo a medicina e atendendo os pacientes. Hoje, Marília já colhe os frutos da sua escolha. Mas, para chegar ao patamar atual, teve que abdicar de muitos momentos de lazer e diversão da sua vida. “Passava noites e finais de semana estudando para atingir meu objetivo de entrar na faculdade de medicina”, relembra. As noites em claro foram recompensadas com a aprovação no curso tão almejado por ela, só que no Ceará, bem longe da família. No último ano da faculdade, Marília se mudou para Recife, para o internato em hospitais. Um ano depois, arrumou as malas, novamente, para se especializar em oftalmologia em Belo Horizonte, onde morou por quatro anos. Lá, também concluiu a subespecialização em retina e vítreo. Ao todo, foram 10 anos longe da família. Longos anos, que fizeram de Marília uma médica com um currículo vasto e bastante experiência na área. Se foi difícil? “Com certeza. Mas, nunca pensei em desistir. Nunca me imaginei seguindo outra profissão”, conta Marília. Desafios vencidos, Marília Bezerra, agora, é só sorrisos. Casada, mãe de dois meninos, ela divide seu tempo entre a maternidade e a profissão. Em casa, acorda cedo para brincar e acompanhar o desenvolvimento dos pequenos. Em seu consultório, atende os pacientes com o mesmo carinho que via seus pais atendendo. As dificuldades ainda existem, claro, mas nada que mude a certeza de que fez a escolha certa – e de que faria tudo de novo. “Tenho uma paciente que todo ano me dá flores no meu aniversário. São os gestos simples de agradecimento e reconhecimento que me motivam a acordar todos os dias, deixar meus filhos em casa e ir trabalhar, pois sei que estou ajudando alguém. Meus consultórios, o Cenotf e o Ctv, são meu segundo lar. Eu me sinto realizada ao saber que posso ajudar meus pacientes diariamente”, comenta, agradecida. A relação da médica com seus pacientes é tão próxima que eles (e seus familiares) passam a considerála uma amiga. Certa vez, a filha de um paciente foi, pessoalmente, ao seu consultório para comunicar o falecimento dele e agradecer por Marília ter conseguido melhorar sua visão. Graças ao trabalho dela, esse paciente conseguiu viver os últimos dias da sua vida com mais alegria e cor. “Eu me emocionei muito”, comenta Marília. O que talvez ela ainda não tenha noção é que emoção mesmo sentem os pacientes, privilegiados por terem a assistência de uma profissional exemplar e, que, mais do que uma médica talentosa, é um ser humano grandioso.

O segredo é fazer tudo com amor, porque só assim conseguimos superar o cansaço do dia a dia.”


TOCMIX abre no Cabo Branco e agita noite pessoense com Cantores, bandas e músicos marcam presença e fazem questão de

Maurício e Françoíse Calixto, empresários à frente da TOCMIX Instrumentos Musicais

Vinícius Mendes soltou o vozeirão na Tocmix

Mô Lima e Filipe Pordeus arrasaram no forró

João Lima também “deu uma palinha” no coquetel


um coquetel musical testar os instrumentos

Rubem Bezerra - Gui Torres

Fachada da nova loja Tocmix Instrumentos Musicais, no Cabo Branco

Edson Kubatani - Wellington Godinho - Maurício Calixto - Caio Lenzi - Fábio Brandão

Antônio Clécio - Francisco Diniz - Maurício Calixto

Maurício Calixto - Edson Severo - Rubem Bezerra

fotos: Samuel Santos

Marya Clara Calixto - Hérica Lino - Matheus Henrique Calixto Fernanda Lino - Françoíse Calixto

A Tocmix praia surgiu com o objetivo de oferecer mais conforto, comodidade e segurança a todos os nossos clientes.” Francoíse Calixto

O grupo Tocmix Instrumentos Musicais está há quase 10 anos no mercado de João Pessoa trazendo o que há de melhor em instrumentos musicais, como as marcas Yamaha, Roland, Epiphone, Fender, Gibson, Taylor, Korg, entre outras. Além de equipamentos de áudio e iluminação cênica para atender igrejas, bandas e os mais exigentes músicos do mercado. O empreendimento tem à frente os empresários Maurício e Françoíse Calixto que aliam simpatia, determinação e união para manter os projetos bem sucedidos. Com primazia, a Tocmix vem se consolidando na capital, e a sua última conquista foi a inauguração de mais uma loja, dessa vez no Cabo Branco. A empresa abriu suas portas no dia 28 de dezembro, porém o lançamento oficial ocorreu no dia 15 de fevereiro. O coquetel de inauguração, além de reunir familiares e amigos, contou, também, com a presença de cantores, músicos e bandas renomeadas da Paraíba, que, na ocasião, deram uma palinha para testar os equipamentos da loja. O novo espaço está localizado na rua Marcionila da Conceição, 1382, no Cabo Branco, e fica aberto das 9h às 19h. “O mais novo ambiente foi escolhido pensando nos nossos clientes, que sentiam falta - e sempre solicitavam - uma loja na praia”, revelou Maurício Calixto. A loja é ampla, com 480m² de área, ótima iluminação, design inovador e estacionamento, para atender e facilitar aos clientes na hora da compra.


TIAZINHA SEM MÁSCARA!

Atriz Suzana Alves

foto: Ismael Pessoa

Bloco de Notas

Esqueçam aquela menina conhecida como “Tiazinha”, em 2000. Após uma breve reclusão, a atriz Suzana Alves voltou à cena midiática e acabou de atuar na peça “Se meu Gabinete Falasse”, comédia de reflexão sobre a estruturação da cultura política atual e que teve como palcos os teatros Bradesco e Alterosa, em Belo Horizonte (MG). Atualmente, o papel mais significativo de Suzana é o de mãe de Benjamim, de sete meses, fruto da sua relação com o apresentador Flávio Saretta. Enquanto se dedica ao filho, ela sonha em fazer uma novela. Suzana esteve recentemente em João Pessoa, de férias, e foi acompanhada, por mim, para realizar alguns trabalhos nas lojas Todabella B. e Orange, atraindo a atenção dos fãs.

Luís Teixeira Carvalho e a jornalista Ceres Leão

A NewLand reuniu clientes e lançou o GLC 250 Coupé com a presença de Luís Teixeira Carvalho, proprietário do grupo NewSedan. Nossa editora-chefe Ceres Leão marcou presença.

foto: Gisa Veiga

José Maranhão e a esposa Alzeny Soares

Daniella Ribeiro - Maria Barbosa - Gervásio Filho - Albeni Galdino

A Assembleia Legislativa da Paraíba homenageou a ex-vereadora de Campina Grande Maria Barbosa com o Diploma Mulher Cidadã Anayde Beiriz, de autoria da deputada Daniella Ribeiro.

120

LIDERANÇA NO MERCADO DE AUTOMAÇÃO Os empresários José Maranhão e Alzeny Soares estão de parabéns pelo trabalho que vêm desenvolvendo no Estado da Paraíba, através dos seus sistemas práticos, que facilitam o trabalho das empresas e comerciantes. Com liderança no mercado de automação comercial na Paraíba, a Cupom Fiscal Sistemas dispõe da solução completa - tanto do programa informatizado como dos equipamentos - para empresas em geral. Vale lembrar que o prazo de adequação para a implantação da NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) está acabando. Em conversa com a coluna, José Maranhão nos disse que está disponível para tirar dúvidas pelo (83) 3222-8355. Uma boa oportunidade!


foto: Thiago Lima

Fátima Regina - Cristiane Lima

Ewelyne Vieira - Alberto Carlos Paiva - Renata Fonseca

Hélia Botelho - Goretti Zenaide - Thereza Madalena

CHEGOU A LUXOR

CICLOS PSICOLOGIA CLÍNICA

UM BRINDE À GORETTI ZENAIDE

Uma nova casa de festas acabou de chegar para realizar, com maestria, os eventos sociais de João Pessoa. Trata-se da Luxor Recepções, comandada pelas sócias Fátima Regina e Cristiane Lima. Inaugurada com uma bonita festa, para clientes e parceiros, o evento contou com a apresentação deste jornalista na abertura oficial. A Luxor abriga até 250 pessoas e tem estacionamento próprio para até 100 carros. Mais uma boa opção para a cidade.

Os psicólogos Ewelyne Vieira, Alberto Paiva e Renata Fonseca se conheceram na pós-graduação de Abordagem Centrada na Pessoa e Psicologia Humanista, do Unipê. A partir desse encontro, surgiu a ideia de criar um espaço para atendimento ao público, com foco nas relações interpessoais. O projeto logo foi aceito, e, após algumas pesquisas, nasceu a Ciclos Psicologia Clínica, localizada no Centro da Capital paraibana. Os três psicólogos realizam atendimento com ênfase na Abordagem Centrada na Pessoa, criada por Carl Rogers, primeiro psicólogo a tratar sobre as principais questões da Psicologia a partir da ótica da “Saúde Mental”.

Atuante no circuito social, a jornalista Goretti Zenaide foi a personagem principal de um badalado almoço para comemorar seu aniversário, realizado no restaurante Mezzan, do Hotel Manaíra. O tecladista Damião Barros animou a tarde, e o momento especial dos “Parabéns pra Você” foi com o bolo de Maria Helena Moura. Vale destacar o bonito e incansável trabalho de Goretti na AMEM (Associação Metropolitana de Erradicação de Mendicância), onde oferece melhores condições de vida aos idosos assistidos pela instituição.

Fisioterapeuta Gustavo de Oliveira

MUSCULAÇÃO TERAPÊUTICA Modalidade super em alta, a musculação terapêutica vem conquistando muitos adeptos em nossa sociedade, e tudo isso porque, praticada de forma correta, proporciona mais força muscular, mais flexibilidade e ganho na capacidade cardiovascular. O fisioterapeuta Gustavo de Oliveira, à frente do GO Studio Fitness, realiza um trabalho super bacana na referida área, com a reabilitação dos pacientes e a prática dos exercícios em geral. Dúvidas: (83) 98879-8385.

Cláudia Alves - Fátima Souza - Almira Mendes - Auxiliadora Cardoso - Roberta Aquino - Lúcia Padilha - Roziane Coelho Céu Palmeira - Sônia Vitoriano - Palowa Arcoverde

FÁTIMA SOUZA RECEBE HOMENAGEM PELA PASSAGEM DO SEU ANIVESÁRIO Quando estas amigas se reúnem, o agito é grande. Afinal, a energia delas contagia qualquer ambiente. E assim não foi diferente para comemorar a passagem de aniversário de uma das figuras mais queridas da sociedade, Fátima Souza. Organizado pelas promoters Roziane Coelho e Roberta Aquino, elas marcaram um encontro divertido no restaurante Appetito Trattoria, onde puderam se deliciar com um ótimo almoço e comemorar, com alegria e boas risadas, mais um ano de vida da amiga. Fátima, que surgiu mais bonita do que nunca, exibindo novo “shape”, monopolizou os olhares e fez questão de agradecer o carinho de todas. “Muito bom receber a atenção e o amor de quem gostamos, isso é muito gratificante. Espero que possamos comemorar muitos anos juntas”, revelou.


reflexão/

mensagem de fé

Psicólogo, filósofo, sociólogo, teólogo, escritor, Pastor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa e autor do livro “Quando Vem a Brisa”.

A tirania da pressa Esse estilo de vida neurótico acaba roubando uma das virtudes mais indispensáveis para quem quer viver vitoriosamente: a paciência.

O que é a síndrome da pressa? É uma doença do mundo moderno, que nos escraviza pela cultura do imediato, das respostas prontas, da percepção do tempo como dinheiro, da sensação de que é preciso correr muito e, cada vez mais, para sobreviver. Esse estilo de vida neurótico acaba roubandonos uma das virtudes mais indispensáveis para quem quer viver vitoriosamente: a paciência. A vida é bem mais do que apertar botões e esperar respostas. Ela é um aprendizado forjado no cotidiano. É uma construção contínua, que exige repensar valores, vivenciar novos sentimentos, aprender com as experiências e plantar novas sementes, para colher um futuro melhor. Contudo, quando as pressões da vida são intensas, é natural que queiramos um escape imediato. Às vezes, a vida parece que vai sufocar-nos. Buscamos ajuda humana, e ela não vem, recorremos aos céus, e eles parecem muito distante de nós. Toda alma angustiada coloca-se ansiosamente apressada diante do Altíssimo. Quando a reposta não vem no tempo que ela imagina necessário, fica a sensação de abandono e as perguntas: “Por que Deus demora tanto?” “Onde Ele está?” Deus não tem pressa! O agir de Deus, como Senhor do tempo, da vida e da história, é na exata medida de Sua precisão. Ele é perfeito em tudo que faz. A pressa é própria do homem. Nossas neuroses não combinam com a paciência de Deus. É sempre bom lembrar que a nossa pressa não altera a ordem natural das coisas.

122

O fluxo da vida é como o leito de um rio que corre sozinho, sem que ninguém precise apressá-lo. A aparente demora de Deus deve ser entendida por nós como tempo pedagógico. Enquanto esperamos, Ele nos está ensinando algo. Muitas vezes, é na angústia da espera que encontramos tempo para um mergulho em nossa interioridade. Refletimos sobre nossos valores, sentimentos e prioridades, e mudamos nossas percepções do momento em que estamos vivendo. Esperar é sempre uma forma de aprender algo. A vida é pedagogia pura, incluindo a sua dimensão espiritual. Quando esperamos por Deus, ficamos bem mais pertos da vitória. Na vida, nada é melhor do que um dia atrás do outro. O tempo sempre nos traz à luz aquilo que não conseguimos enxergar hoje, porque a pressa encobre nossa visão. Por isso, a paciência produz a experiência, e a experiência nos conduz a esperança. Quem quiser colher frutos no futuro, precisa aprender a plantar a esperança e a paciência no presente. O futuro se esconde nas sombras do nosso cotidiano. Por isso, a vida é plantar, cuidar, esperar e colher. Não se deixe vencer pela pressa! Antes, pelo contrário, permita que cada dia se esgote em si mesmo, com as tensões, mazelas e esperanças. Deus está no controle de tudo, inclusive do tempo. Não desista dos seus sonhos! Não perca a sua fé! Não apresse o rio!


foto: Shutterstock foto: Shutterstock

Não existe profundidade que impeça a mão do Senhor de te alcançar

foto: Lilian Gomes

Cursilho Feminino da Primeira igreja batista/JP Nos dias 16 a 19 de março, acontecerá mais um Cursilho Feminino realizado pela Primeira Igreja Batista de João Pessoa, sob o comando do Pastor Estevam Fernandes, na Pousada de Carapibus, localizada no Conde/PB. O encontro custa R$ 400, com café, almoço e jantar. Durante os quatro dias, os participantes terão palestras espirituais, que irão edificar ainda mais a sua vida. Informações: (83) 3222.7100.

“Encontro de crianças com cristo” da Aparecida

foto: Shutterstock

O XXII Encontro de Crianças com Cristo da Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada no Jardim 13 de maio, já está se preparando para receber novas crianças. Um momento de aprendizado espiritual, no qual as crianças poderão experimentar do amor de Deus e aprender mais sobre Ele e os ensinamentos deixados por Jesus Cristo. O evento acontecerá em abril, e as inscrições estão sendo realizadas até 12 de março, no Salão Paroquial. Informações: (83) 99851-4952

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” ( Isaías 55:6)

Por: Max Henrique Santiago Todos nós passamos por dias maus. Uns ontem, uns hoje, outros podem ser amanhã. Enfim, chega uma hora na vida em que todos nós enfrentamos momentos ruins. E, talvez hoje, você possa está justamente neste dia. A gente fica triste, o nosso coração dói, realmente parece que tudo vai se acabar. Como se tivéssemos sido arremessados em um poço tão fundo que nada e nem ninguém conseguiria nos tirar de lá. A escuridão a nossa volta tenta nos cegar, mas é válido lembrar de que se olharmos para o alto, ainda que um pouco distante, veremos luz. E é de lá que a única esperança de socorro virá. Talvez hoje você esteja se sentindo neste poço. Cego pela escuridão e com a mente turbinada de pensamentos ruins. Mas, gostaria de te dizer que a única chance de sair deste poço é “olhar para o alto”. Dentro do poço, a ajuda só pode vir de cima, e, mesmo que você esteja tão aprofundado, ao ponto de se sentir longe e sozinho, não existe profundidade que possa impedir o amor de Deus te alcançar. Não importa onde você esteja, clame ao único que pode te ajudar! “Por tanto, estou seguro de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos afastar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 8.38-39) Fonte: http://cantinhodopreto.blogspot.com.br/

Passageira Estranho pensar que a vida é passageira. Melhor pensar que você é o passageiro de uma jornada que quem cria é você mesmo! Claro que as oportunidade não estão todas sobre nosso controle, mas como iremos aproveitá-las sim. O valor de sua vida é você quem dá, ela vai passando, o relógio se movendo, e a opção de usar esse tempo é sua. Trabalhamos muito, nos preocupamos demais e esquecemos de viver esses segundos e horas do nosso próprio jeito. Sem medo de sorrir, sem medo de arriscar, use seu tempo a seu favor! Esse aproveitamento está em fazer coisas que gosta, se permitir relaxar e não olhar as horas, se divertir, comer o que quer, se vestir como quer, cantar e dançar do seu próprio jeito. Está também em correr atrás de seus sonhos, traçar suas metas e se automotivar para alcançá-las. Não deixe de lado nada que te faz bem e siga em frente com um sorriso no rosto. Fonte: https://www.mensagenscomamor.com/mensagem/239695


AGÊNCIA DE MODELOS

Agência Team: (83) 3066.1463 Amazing Models Management: (81) 3466.2397 Ep models Brasil: (81) 3455.5810 V Agency: (83) 98880.0534

ARQUITETURA, PINTURA E DECORAÇÃO

Ambiente Decorações: (83) 3246.7088 Artesano Planejados Av. Maria Rosa, 376, Manaíra (83) 3023.4398 | 98824.9302 Artness: (83) 3244.9058 | 3244.6376 Bauhaus: (83) 3185.6901 | 3185.7373 B&M Iluminação: (83) 3244.2628 C&N Tecidos: (83) 3239.1326 | 98814.3069 Conceito Interiores: (83) 3021.1533 Cortinas & Cia: (83) 3247.4709 | 98641.2724 Débora Almeida: (83) 98837.0978 Dstak Cortinas e Persianas: (83) 3244.0310 Duart Decor: (83) 98859.1511 Fibra Desing: (83) 3578.7007 Gabinetto Móveis: (83) 3247-4235 Joilma Nunes e Lídia Nunes (83) 99925.8808 | 98727.6150 Julye Pinheiro: (83) 3512.9899 Marel Móveis Projetados: (83) 3246.7994 Renata Cabral: (83) 98797.2507 Roberto Bezerra: (83) 98871.1150 Stok Design: (83) 3241.4692 | 3023.1421 Top Design: (83) 3578.8012 | 3578.8014 | 3214.9210 Traço: 98890.8130 Vip Vidros: (83) 3243.4213 | 3243.4214 XD móveis: Av. Edson Ramalho, 910 - Manaíra | (83) 3247-3435

BELEZA

124

Ana Elisa Pawlenko - Centro do Sorriso rua: Wandick Pinto Filgueiras, 1230 Tambauzinho (83) 3237.3985 | 98727.5413 Bella Cosméticos e Presentes: (83) 3034.5317 Bertha Garcez: (83) 98709.0501 | 98787.4277 BestLaser: (83) 3023.3020 | 99976.1216 Carla Marsicano: (83) 99124.4552 Claudete Arruda - Glam R. Tabelião José Ramalho Leite, 1358, Cabo Branco - (83) 3226.7145 Clínica Lisianthus R. Rosa Lima dos Santos, 27 - Bancários Futura Trade Center (83) 99621-0983 Clínica Pele: (83) 3578.4748 | 98220.8888 Corpo a Corpo: (83) 3244.6022 | 98824.7341 Cristiano Silva e Vinícius Porto: (83) 3024.5999 | 98704.8806 Depyl Action Bancários: (83) 3255.2211 Bessa: (83) 3566.8882 Manaíra: (83) 3247.1974 Campina Grande: (83) 3337.3556 | 3341.4464 Dr. Laser: (83) 3031.7275 Elos Estética & Saúde: (83) 3247.6402

Francisco Odílio Eco Medical Center, sala 1604 Rua Antônio Rabelo Júnior, 170 - Miramar (83) 4009.4567 Jailson Dantas Av. Oceano Atlântico, nº 211 - Intermares (83) 3191.8084 | www.jailsondantas.com.br Juliana Pinho - Dermocare Eco Medical, 4º andar, salas 406 e 407 rua: Antônio Rabelo Júnior, 170 - Miramar (83) 3506.1816 KL Clínica: (83)99913.2172 Léia Nascimento: (83) 98798.9441 Marcos Nunes: (83) 98733.7817 Maria Josinete | Belladerme Saúde e Beleza (83) 3244.7608 | (83) 98650.7144 Mário Medeiros: (83) 99866.4894 Mariah Nogueira: (83) 3034.9115 Posé: (83)3031.4508 Preciosa Cosméticos: (83) 3238.1750 Priscila Palmeira: (83) 99910.2054 | 99360.6324 Segreto: (83) 3034. 2666 SPA das Sobrancelhas: (83) 3578.4392 Spa Urbano: (83) 98852.9935 Vivianne Araújo: (83) 3225.6706 | 99115.8530 www.viviannearaujo.com | facebook: Vivianne Araújo Dermatologia Werônyca Félix Clínica Premiere, Av. Monteiro da Franca, 1562 Manaíra | (83) 99156.8993 | 3268.0922 Faceboock: Werônyca Félix Dermato Funcional Instagram: @weronycafelix_fisiodermato WM Cosmetics: (83) 3231.5209 Ylka Virgínea Ribeiro (Clínica Jailson Dantas) Av. Oceano Atlântico, nº 211 - Intermares (83) 3191.8084 Zuleika Andrade Edifício Eco Medical Center Rua Antônio Rabelo Junior, 170, salas 1807/1808/1809 - Miramar | (83) 3244.6662

CASA, CARROS, MOTOS EMBARCAÇÕES E VIAGENS

Acqua Fiber: (83) 3233.0705 Cinata Imóveis: (83) 3508.1675 Cupom Fiscal: (83) 3222.8355 Diego Bessa: (83) 99147.3180 F3 Import Export: (83) 3244.4946 Gold Viagens e Turismo: (83) 3023.2665 Holanda’s Prime: (83) 3035.4000 Hyundai: (83) 3041.8200 Kawasaki: (83) 3244.4445 New Land: (83) 3565-1900 Seletta Realty: (83) 99177.4286 Optimus Motel: (83) 3290.1374 Outdoor Cabo Branco: (83) 98856.7075 Br Polaris: (83) 99928.0055 Ponto Auto Veículos: (83) 3222.1111 Vip Assessoria: (83) 98750.8712

DIREITO

Ana Luiza Souto Advocacia: R. José Laureano, Centro - Remígio/PB (83) 99920.9996 Eduardo Arruda: (83) 98891.1313 José Augusto Neto: (83) 98780.5744 Julianna Erika: (83) 99694.3322 Moisés Neto: (83) 99992.3800 Rogério Miranda: (83) 3221.3190

EDUCAÇÃO, WORKSHOPS, PALESTRAS E SEGURANÇA

CEM: (83) 3331.3066 Exato Colégio e Cursos: (83) 3246.0701 i9: i9portariavirtual.com.br Julian Lemos: (83) 99117.8888 Kids Place: (83) 3576.2306 Prime’s Cool: (83) 3021.8752

EVENTOS, DOCES E PRODUÇÃO

Amanda Lyra: (83) 98899.6649 Ambar Geradores: (83) 98804.1137 | 3506.6333 André Luiz Florista: (83) 3221.1687 APCEF: (83) 3226.3105 | 98862.2775 Atelier Sandra Rocha: (83) 98861.7596 Atelier MM: (83) 3241.4244 Bosque dos Sonhos: (83) 99864.5073 Casa Provençal: (83) 98607.7030 | 99604.9641 Check List Cerimonial: (83) 3021.9875 Cristiane Lima: (83) 98822.8390 | 99696.3531 Cris festas: (83) 3042.7103 | 99917.7475 DJ Claudinho Santa Cruz: (83) 98739.3598 Du Bolo: (83) 98885.0507 Êxito Projeções e Eventos: (83) 3247.2552 Fábio Festas: (83) 3241.5003 Fillip Miranda - Cerimonial: (83) 3042.0889 Floricultura Edelweiss: (83) 3247.4100 Glamour Noivas: (83) 3247.2669 Quintal Mágico: (83) 3247.5652 H2: (83) 98649.0621 | 98649.0622 Interativa Eventos: (83) 98610.9522 Jéssica Gambarra: (83) 99144.8632 Kiara Eventos: (83) 98831.7578 Licca Kids: (83) 99154.1114 MAC Formaturas: (083) 98615.5540 Maria Ângela (Bem Casados): 98722.2012 Maria Helena Moura: (83) 3224.0051 Marriage Recepções: (83) 3244.0278 Maison Royale: (83) 98822.8394 Mix Coquetéis: (83) 98808.3640 | 99672.5555 Norbertson Oliveira: (83) 3243.3024 Pequeninos: (83) 99829.4555 Produz Eventos: (83) 98731.6182 Pula Pirula: (83) 3506.8115 | 98731.4080 Ramon Schanyder: (83) 99956.8010 Ronnie Astral Drinks: (83) 98800.0483 Ricardo Gomes: (83) 98667.3846 Sandro Vídeo: (83) 98823.2800 Sonata: (83) 8815.4984 | 99926.4984 Sonho Meu: (83) 99362.8820 Sheyla Lucena (83) 98155.7139 Sueli Almeida: (83) 98833.7703 Technology Eventos: (83) 98185.6959 Toc Mix: (83) 3023.277 Tudo Para Casamento: (83) 98884.9993 Velho Johnson: (83) 98660.2745 Caçadores de Fantasia : (83) 99601.9536

FITNESS

Alex Artur: (83) 98716.6099 Daphne Vieira: (83) 99672.1419 Dayse Costa Urtiga (Starfisio Pilates e Fisioterapia Estética) Rua Juiz Amaro Bezerra, 352, Cabo Branco (83) 3566.4600 | 3226.2704 Elite Force: (83) 3031.9267 Elton Lopes e Márcio Quirino: (83) 3506.3775 Fit 4: (83) 3508.5400 Geovânia Menezes: (83) 3244.7425 Korpus: (83) 3246.4768 ReFit (Regina): (83) 99907.1452 Trend Pilates: (83) 98653. 6963 UP Academia: (83) 3247-3289


FOTOGRAFIA

Ângela Queiroz: (83) 98640.5131 Art & Vídeo: (83) 322.6506 Bernardo Leite: (83) 99865.5155 Dalva Rocha: (83) 3221.1031 Deivid Ribeiro: (83) 98734.6683 DVD Studio: (83) 3243.3024 Edir Fotografia: (83) 3225.2603 | 98833.0316 Estúdio 3 Cliques: (83) 3031.1132 Fábio Soares: (83) 3042.0626 | 98899.1982 Fernando Bronzeado: (83) 3226.8934 Getúlio Lucena: (83) 98690.0819 | 4141.3996 Gil Monteiro: (83) 3034.4393 | 98770.6404 Igor Melo: (83) 98759.2002 Ismael Farias: (83) 99869.2126 Ismael Pessoa: (83) 98894.4959 Jamylle Rodrigues: (83) 98847.7880 Johnny Araújo: (83) 98710.4271 Josivaldo Bezerra: (83) 98700.9997 Júlio Marinho: (83) 98830.3543 C.kbeça: (83) 988249727 Kadu Martins: (83) 98887.2957 Kate Joanne: (83) 98876.6761 Lucas Freitas: (83) 99900.6088 MAC Formaturas: (83) 98615.5540 Marcelo César: (83) 99869.5462 Márcio Alves: (83) 98822.0014 Márcio Lacerda: (83) 98897.3914 Márcio Monteiro: (83) 98842.2140 Michael Souza: (83) 98861.6840 Osmar Santos: (83) 98743.4159 Photo A2: (83) 98809.2424 Roberto Marcelo: (83) 98812.6544 Roseane Fialho: (83) 3246.9165 Saulo Di Tarso: (83) 98839.5637 Wal Cavalcante: (83) 3224.5011 WD Studio: (83) 3578.8789 Wellington Jan: (83) 98731.8361

GASTRONOMIA

A Lasanha: (83) 3508.1001 | 3508.1000 B&A Bebidas: (83) 3208-6150 Casa do Peixe/Litoral Pescado (83) 3245.4027 | www.casadopeixejp.com.br China Taiwan: (83) 3268.1582 Escritório Café: (83) 99351.1000 Filetto: (83) 3185.6555 Jampa Nice: (83) 3034.8267 Marítimos: (83) 3226.6050 Panificadora Divina Misericórdia (83) 3031.1020 | 3247.1993 Pinto no Balde: (83) 3506.4721 | 98880.9864 Terraço Aspargos: (83) 3566.3622 Videira: (83) 3508.6081

MAKE-HAIR

Anairana Make Up: (83) 3565.8265 Bella Beauty: (83) 3565.8233 Bem Star: (83) 3247-6641 | 99102-5005 Carolina Rocha Make Hair (83) 99956.8234 | 98754.4456 Equipe A: (83) 3031.9992 Danilo Toscano: (11) 99166.6878 El Señor: (83) 3508.5800 | 99827-1286 G Amarante: (83) 3576.8821 | 98872.9273 Giulianna Oliter: (83) 99623.4094 Janeide Cabeleireiras: João Pessoa: (83) 3246.4750 Campina Grande: (83) 3341.4790 Kátia Freire: (83) 3246.2816 | 98845.5100 Marcelo Roballo: (83) 3226.4937| 98801.8247 Rosângela Queiroga: (83) 3245.8695 Seu Bigode: (83) 98828.3009 (Whatsapp) Silvana Badiru: (83) 3224.1423 Studio R: (83) 3226.2989

MODA

Belle Bijou: (83) 3048.1188 Bio Extratus: (83) 3231.5209 Camarim: (83) 3246.9177 Av. Flávio Ribeiro Coutinho, 170, Manaíra Carmen Steffens: (83) 2106.6242 Espaço Premium: (83) 3244.7989 Fazel: (83) 3247.9220 Hipyliki: (83) 3228.3313 Jorge Bischoff: (83) 3048.1026 Jumel: (83) 3576.1333 Kana Kaiana: (83) 3508.5528 Maison Kaline: (83) 3023.7869 Maison Raphaela Uchôa: 99954.0452 (Whatsapp) Maria Filó: (83)2106.6002 Mila Flor: (83) 3034-6430 Óculos Atitude Point: (83) 8118.5026 Óticas Orange: (83) 99834.3477 Óticas Laís: (83) 99679.6000 | 3565.8401 Outlet Jeans: (83) 3021.4299 Outlet Lingerie: (83) 3506.6292 Ronaldo Joias: (83) 3246.7410 Rommanel: (83) 0800.006.2803 www.rommanel.com.br Sarras: (83) 3565.1479 Sonho dos Pés: (83) 99108.9335 Trappo Shopping Sebrae: (83) 3224.3498 Shopping Sul: (83) 3235.4181 Shopping Tambiá: (83) 3214.4201 Villa Charme: (83) 3034.3015 Ziul Acessórios: (83) 3576.2805

MULHERES

Adriana Marinho: (83) 98746.4903 Aline Arruda: (83) 98718.2669 Ana Garcia: (83) 98773.6016 Anna Raquel Guedes: 3508.7038 Carla Juliana: (83) 99693.9919 Cibele Batista: (83) 98807.3847 Daniele Manita: (83) 98897.8899 Dauanne Arruda: (83) 99117.2722 Gilmara Campina: (83) 98670.1303 Giselly Lira: (83) 98870.9507 Giulliana Cantisani: (83) 98854.9889 Janaina Toscano: (83) 99600.4447 Janeide Costa: (83) 3246.4750 Juliana Picorelli: (83) 99620.5906 Lidiane Silva: (83) 98762.7102 Marcela Lucena: (83) 3246.2520 Marília Dias: (83) 2106.6262 | 2107.1602 Michelle Costa: (83) 99143.2225 Natália Bride: (83) 3578.9760 Sabrina Braz: (83) 3021.7397 Simone Melo: (83) 98869.5579 Sônia Nóbrega: (83) 98712.1855 Tallytha Couto: (83) 99661.3063 Verônica Damasio: (83) 98763.9450

SAÚDE

Ana Cristina Ramos Av. São Paulo, 854, Instituto do Cérebro Bairro dos Estados (83) 3209.8000 | 99106.7474 Instagram: @nutrologa.anacristina André Luiz Siqueira Av. Epitácio Pessoa, 2491, Bairro dos Estados (83) 3244.1452 Anibal Luna: (83) 3246.9026 | 99954.9954 Associação Brasileira de Odontologia (ABO) (83) 3224.7100 Charlles Lucena - Clínica Psiq (83) 3226.1819 Cristiano Silva e Vinícius Porto (Coachers e Biomédicos) (83) 3024-5999 | 987048806

Dácio e Fernanda Gonçalves Avenida Senador Ruy Carneiro, 33, Sala 312 Miramar - (83) 3225.8834 | 98853.4365 Facebook: Drs.Dacio e Fernanda Gonçalves Dicas da Cegonha Marcela Lorenzo: (83) 99156.3085 Diogo Barreto: (83) 3225.5675 Fabiano Brandão: (83) 99185.0561 | 4104.0055 Icaro Jasub e José Anselmo (Solena Odontologia): Av. João Câncio da Silva, 910 - Manaíra (83) 3045.6590 www.solenaodontologia.com Interdental (Juliana Dias, Ana Helena e Gustavo Lacerda) Av. Piauí, 57 - Bairro dos Estados (83) 3244.3550 Jailson Ferreira - ITC Vertebral Cabo Branco: (83) 3043.3352 Bairro dos Estados: (83) 3031.5866 Kalinne Mayer e Karla Moura (Veterinárias): (83) 99844.9977 | 99802.5278 Liana Leal - Fisioclinic Av. João Câncio, 1179 - Manaíra (83) 32476355 | 32476355 Map One: (83) 3244.1777 Márcia Fonseca Eco Medical, 8º andar, sala 803 rua: Antônio Rabelo Júnior, 170 - Miramar (83) 3566.8668 | www.dramarciafonseca.com.br Odontogrupo: (83) 3246.9026 | 99922.0546 odontogrupo@gmail.com PsicoSer: (83) 98695.0285 | (83) 3191.2001 Eco Medical, 5° andar, Sala 503 Rua: Antônio Rabelo Júnior, 170 - Miramar Instagram: @clinicapsicoser Redepharma: (83) 3245-8700 Ricardo Ribeiro Cruz (Centro GastroBariatrico da Paraíba) Eco Medical (83) 3185.7001 | 3185.7002 | 99390.2473 www.centrogastrobariatrico.com.br Solena Odontologia: Av. João Câncio da Silva, 910 - Manaíra (83) 3045.6590 www.solenaodontologia.com SOS Otorrino (83) 3247.6465 | www.sosotorrino.com.br Talvane Sobreira Rua: José Florentino Júnior, 157, Tambauzinho - (83) 3221.1926 talvane@talvanesobreira.com talvanesobreira.blogspot.com Talvane Sobreira Cirurgia Bucomaxilofacial (Facebook) Thiago Lins Oncovida: (83) 2107.2223 Victor Perrusi - Clínica Viva Rua Hildebrando Tourinho, 141 - Miramar, (83) 3021.4965 | 3021.4967 www.victorperrusi.com

STYLIST/PRODUÇÃO DE MODA Cimar Filho: (83) 99857.2310 Ton Pereira: 98897.3904 Victor Borges: (83) 99860.1384


SEU FILHO MERECE

tudo de prime do Berçário ao Ensino Fundamental

AA

833021.8752

|

primescool.com.br

Revista79  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you