Page 1

nº 5 - 2017 Edição 83 | Paraíba www.revistafashionnews.com


CALÇADOS, ROUPAS E ACESSÓRIOS MANAíRA ShOPPING | JOÃO PESSOA - PB ARUBA BUENOS AIRES CANCÚN CANNES MIAMI MONTERREY PUNTA DEL ESTE RIO DE JANEIRO SANTIAGO SÃO PAULO

560 LOJAS - 19 PAÍSES


@carmensteffens CarmenSteffensOnline


se VOCÊ PENSA QUE NÃO VAI CONSEGUIR... Não vai mesmo!

E

ita que o final do ano está quase lá... Tenho certeza que você, assim como eu, tem muitas histórias para contar. De alegrias e de tristezas. De vitórias e de derrotas. Afinal, está sendo um ano de muita correria, dúvidas, tomada de decisões e mudanças. Siiiiim. Mudanças! Porque não podemos parar. Temos que nos reciclar, inovar e nos reinventar sempre. Esse mundo globalizado e tão digital tem nos cobrado muito nos últimos anos. Parece que nada é suficiente. A foto postada pela manhã já não serve mais à noite, a notícia de agora já envelheceu e os vídeos da internet já não são o bastante para suprir nossas necessidades. Tanto esforço e parece que não saímos do lugar. O que fazer? Desistir, com certeza, não será uma boa opção. Segundo o escritor Napoleon Hill, “se você fizer as coisas pela metade, você será fracassado”. E ele ainda reforça: “o sucesso começa pela intenção da gente, e tudo se determina pelo nosso espírito”. Se você é aquele tipo de pessoa que quer vencer, mas pensa que não vai conseguir... Então, não vai mesmo. Nossa vitória é alcançada não só pela vontade do querer, mas por nossas ações e pensamentos. Se deseja atingir o sucesso, você deve, antes de traçar as metas, ter a certeza de que conseguirá, custe o que custar, mas lembrando que isso não inclui derrotar, humilhar ou diminuir as pessoas. Afinal, “a luta pela vida nem sempre é vantajosa aos fortes nem aos espertos... Quem cativa a vitória é aquele que crê plenamente que conseguirá”. O que você tem feito da sua vida? Quantos sonhos ainda deseja realizar? Quantos deixou pelo caminho? O que falta para conquistá-los? Veja em que situação você se encontra hoje e aonde quer chegar. Quais as dificuldades que te impedem de avançar? Se você nunca parou para analisar, pare e pense. Mas, mexa-se também! Com certeza, ficar parado, ou chorando desesperado, não vai te dar soluções nem tão pouco abrir a sua mente para novas possibilidades. O melhor sempre está por vir. Pense nisso! Agora, aproveite a leitura de mais uma edição da revista Fashion News, que chega bombando de novidades. Na capa, destacamos o Método 5S, que ajuda a perder até 15k em um mês. Vamos falar também sobre câncer ósseo e mostrar quais os tratamentos mais procurados para uma dentição perfeita. Nesta edição, você ainda confere o projeto de um apartamento para o veraneio e vai entender a importância das brincadeiras lúdicas na infância. Destaque também para as dicas de maquiagem de Kátia Freire e os painéis sublimados que estão fazendo o maior sucesso no mercado. Além disso, você ficará por dentro dos eventos, os bastidores da sociedade e dos esportes e as mensagens de reflexão. Saúde e sucesso pra você.

Ceres Leão veste:

10

Foto: Kadu Martins | Make-Hair: Kátia Freire | Look: Camarim | Acessórios: Belle Bijou | Informações: nas páginas AMARELAS


R$ 149,90 - 34830

R$ 199,90 - 34734

alto Verão 2018

CAMPINA GRANDE: Partage Shopping | Tel: (83) 3337-2265 JOÃO PESSOA : Manaíra Shopping | Tel: (83) 2106-6157 NATAL: Natal Shopping | Tel: (84) 2020-3433


Novembro Azul No mês de novembro, o mundo presencia o movimento Novembro Azul, dedicado à prevenção contra o câncer de próstata. Além dos cuidados com a próstata, este se torna um mês para que os homens pensem sobre sua vida, inclusive procurem um espaço em que possam analisar os próprios problemas. A psicologia, por exemplo, fornece este momento reflexivo. Veja como!

pág.42

16

Otoplastia

Saúde do Trabalhador

Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou mesmo seu filho, a otoplastia (ou cirurgia da orelha) pode ser a solução. Saiba mais!

Advogado Rogério Miranda esclarece sobre as medidas de prevenção para evitar doenças no ambiente de trabalho, principalmente o suicídio.

72

Base, Corretivo e Pó

24

Kátia Freire explica como você deve escolher a cor do produto que mais combina com seu tom de pele e evitar efeitos indesejados na make.

Negócios em Pauta

74

Malu Perruci

Perda Auditiva

46 52 12

Você sabe como detectar e corrigir esse problema precocemente? Conheça métodos e exames que podem identificar sinais de perda auditiva.

O jornalista Leandro Ramalho apresenta alguns destaques do universo empresarial do estado, na nova coluna da Revista Fashion News.

88

Arquiteta por amor e empresária por vocação, ela revela os desafios da carreira, conta como conseguiu abrir sua empresa e fala dos planos para o futuro

Neobungee

Reflexão

Exercícios de força, flexibilidade, equilíbrio, resistência, coordenação e agilidade. Tudo isso faz parte da técnica recém chegada à Paraíba.

A grandiosidade da vida está presente nos pequenos gestos e detalhes do cotidiano. O pastor Estevam Fernandes lembra que a essência supera a aparência.

114


EDITORA-CHEFE | Ceres Leão REDAÇÃO | Ceres Leão, Mayara Nascimento e Rannyelinson Lima ASSISTENTE DE MARKETING | Bernardo Leite REPRESENTANTE COMERCIAL Kadu Martins, Katarine Medeiros, Ewerton Vieira e Romeyka Bezerra CONTATO | (83) 3246.6508 E-mail revista: revistafashionnews@yahoo.com.br Notas para o site: sitefashionnews@yahoo.com.br IMPRESSÃO | Unigráfica DISTRIBUIÇÃO | Mazureik A revista Fashion News é um informativo de publicação periódica, com distribuição em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, entre outras. Não nos responsabilizamos pelos textos assinados por seus autores nem anúncios enviados por agências de publicidade e/ou clientes. Também não nos responsabilizamos pelas respostas e afirmações de entrevistados e colaboradores. Pessoas sem registro em nosso expediente, exceto agências de publicidade, não estão autorizadas a vender a revista nem falar em nome dela. Na dúvida, entre em contato conosco pelo telefone acima.

A CAPA pág.26

S

empre buscando oferecer as melhores técnicas que auxiliam na perda de peso, a fisioterapeuta Juliana Pinho, sócia proprietária da clínica DermoCare, trouxe à Paraíba o revolucionário método de emagrecimento 5S®, considerado um procedimento rápido, saudável e 100% natural. Presente em seis países, o método faz com que o paciente perca até 15 kg em 30 dias, com total segurança. Como isso é possível? Essa e outras explicações você pode conferir na nossa matéria exclusiva de capa, que traz detalhes e imagens dos resultados já realizados na clínica. Confira!

Capa: Juliana Pinho DERMOCARE Foto: Bernardo Leite Look: Maison DM Assessórios: Amália Pinheiro Maquiagem: Kátia Freire Cabelo: Maison João Paulo

Adja Fernandes

André Luiz

Bernardo Leite

Daniel Medeiros Fotógrafo

Camarim Moda Atual

Dayana Camêlo

Eunice Paié

Ewerton Vieira

Fillip Miranda

Geise Amarante

Gessica Amarante

João Paulo Targino

Katarine Medeiros

Kate Joanne

Kátia Freire

Marcelo Campêlo

Roberto Marcelo

Romeyka Bezerra

Roseane Fialho

Fotógrafa

MakeUp

Decorador

Hair Sylist

Fotógrafo

Contato Comercial

Fotógrafa

Make-hair

Fotógrafa

Êxito Projeções

Colunista Social

Fotógrafo

Cerimonial

Colunista Esportiva

Hair Stylist

Fotógrafa


* por Zuleika Andrade

A

queda de cabelo é um problema que atinge milhões de pessoas em todo o mundo, tanto homens como mulheres. Existem várias causas para a queda acentuada de cabelo, porém é importante saber diferenciar da calvície. Em alguns casos, o bem-estar dos fios depende somente do equilíbrio hormonal, nutricional e até fatores psicológicos, como estresse, depressão e ansiedade. É importante saber também, que a queda dos fios é normal. São cerca de 50 a 100 fios por dia, não sendo muito se comparado à quantidade existente, que é em torno de 100 mil fios no couro cabeludo. Mesmo que a queda esteja acontecendo de maneira mais forte, nem sempre está associada à calvície, são inúmeras as causas, por isso é importante consultar um dermatologista, para fazer o diagnóstico do seu tipo de queda e indicar o tratamento mais adequado. O diagnóstico geralmente é baseado no histórico clínico do paciente, no exame do couro cabeludo, em exames laboratoriais, através da tricoscopia e, em alguns casos, da biópsia do couro cabeludo. CAUSAS MAIS FREQUENTES Nas mulheres, as causas mais comuns são problemas na tireoide, aumento dos níveis de testosterona, uso de anticoncepcional, causas emocionais e/ou psicológicas, baixa imunidade, anemias, deficiência de vitaminas, excesso de química (tinturas, progressivas, selagem etc), entre outras. No caso dos homens, a queda pode estar relacionada à calvície, alopecia areata, sensibilidade à testosterona,

dermatite seborreica, fungos e bactérias, excesso de oleosidade, doenças infecciosas, deficiência nutricional ou anemia. Para realizar o tratamento mais eficaz, é importante saber a causa. Existem medicamentos por via oral e tópicos que controlam a queda, além de procedimentos coadjuvantes ao tratamento clínico, com o objetivo de potencializá-lo. TRATAMENTOS Os principais procedimentos utilizados atualmente são a intradermoterapia capilar, que consiste na injeção de substâncias e vitaminas diretamente no couro cabeludo. A microinfusão de medicamentos na pele (MMP), através de um aparelho que faz microperfurações ao mesmo tempo que injeta substâncias específicas. O microagulhamento capilar, técnica que utiliza um rolo de agulhas, com o intuito de fazer perfurações no couro cabeludo, estimulando fatores de crescimento naturais, podendo ser associado ao drug delivery ou isolado, e o laser fracionado e LED terapia, que estimulam a microcirculação e a liberação de fatores de crescimento. A indicação de cada técnica deve ser feita, após criteriosa avaliação e diagnóstico dermatológico. Então, quando se pensar em queda de cabelo, procure imediatamente o seu dermatologista, ele é o especialista indicado para tratamento de todos os problemas relacionados aos cabelos.

Fotos: Shutterstock

*Zuleika Andrade

14

Dermatologista CRM: 4605/PB | RQE: 2212; Mestrado em Saúde Coletiva pela UNISANTOS/SP; Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica; Pós-graduada em Dermatocosmiatria pela Faculdade de Medicina do ABC/SP Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


* Por Mário Medeiros

S

e orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, podese considerar a cirurgia plástica. A otoplastia – mais conhecida como Cirurgia da Orelha – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções delas. O procedimento corrige tanto um defeito na estrutura das orelhas, presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, como trata essa região deformada por alguma lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. A OTOPLASTIA TRATA ESPECIFICAMENTE: • Orelhas muito grandes – uma condição rara chamada macrotia; • Orelhas salientes que ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus – não associados à perda auditiva; • Insatisfação do adulto com a cirurgia prévia da orelha. POSSO FAZER A OTOPLASTIA? A otoplastia é um procedimento altamente individualizado, e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal. CRIANÇAS BOAS CANDIDATAS À OTOPLASTIA SÃO: • Crianças saudáveis, sem doença com risco de vida ou com infecções crônicas não tratadas de ouvido; • Geralmente, crianças com cinco anos de idade, ou quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção; • Crianças cooperativas e que sigam às recomendações médicas; • Crianças capazes de expressar o que sentem e não manifestam objeções durante a discussão da cirurgia. ONDE É FEITA A CIRURGIA? O procedimento deve ser realizado em local seguro e confortável para o médico e o paciente, em centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência. Após a cirurgia, bandagens ou curativos serão aplicados sobre o local cirúrgico para mantê-lo limpo, protegê-lo de trauma e para sustentar a nova posição da orelha durante a cicatrização inicial. Em algumas situações, pode não ser possível atingir os melhores resultados com um único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia. SEJA CUIDADOSO. Seguir as recomendações de seu médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não estejam sujeitas à força excessiva, à escoriação, ou ao movimento durante o tempo de cicatrização.

Fotos: Shutterstock

*Mário Medeiros

16

Médico Cirurgião Plástico CRM-PB: 6811 | CRM-SP: 158886 Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


*Por Ana Elisa Pawlenko

U

m dos tratamentos mais procurados, atualmente, é o preenchimento do queixo, através de procedimentos nãocirúrgicos. Isso porque o queixo é um dos principais pontos da estética facial, fundamental para manter a harmonia do rosto. A proporção ideal é aquela que o queixo tem a mesma projeção que o lábio inferior, ou seja, ao colocar uma régua encostando no lábio inferior, a ponta do queixo também deve fazer um toque suave. As alterações em sua posição podem ser causadas por deformidades ósseas, que surgem no decorrer do crescimento do indivíduo, ou devido à traumas, fraturas ou tumores. Muitas pessoas, por uma questão genética, possuem o queixo retraído ou pequeno, deixando o terço inferior da face desalinhado. Nestes casos, é importante fazer o reposicionamento dentário para o equilíbrio da mastigação e, posteriormente, o paciente pode optar por cirurgias de aumento e avanço ósseo.

Porém, para aqueles que não querem se submeter ao procedimento cirúrgico invasivo, temos a opção de fazer a aplicação de um material preenchedor para que esse volume seja reposto de uma forma minimamente invasiva. Na consulta, há uma conversa prévia com o paciente e a avaliação individual do caso. Após isso, são dadas as opções de materiais de acordo com a durabilidade. A aplicação é em torno de 20 minutos, e o paciente volta às atividades no dia seguinte. O procedimento visa criar um queixo com o volume adequado, através de simples injeções de materiais específicos para preenchimento facial. Usamos, neste procedimento, uma anestesia odontológica, portanto o processo é indolor. Em seguida, através de uma micro-cânula fina, depositamos o preenchedor na região do mento com a finalidade de formar um novo tecido conjuntivo rico em colágeno. Fica um aspecto natural e harmônico, e os pacientes voltam a sorrir muito mais.

Fotos: Shutterstock

*Ana Elisa Pawlenko

18

CRO 4808/PB Cirurgiã-dentista; Clínica geral e estética dentária; Professora de cursos de Harmonização Facial no Brasil e exterior; Informações, dúvida e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


*Por Vivianne Araújo

A

ciência dermatológica tem evoluído em busca de tratamentos e abordagens cada vez mais eficazes e seguras, tanto para rejuvenescimento e embelezamento facial como corporal. Nos últimos anos, surgiram inúmeras tecnologias para tratar gordura localizada e flacidez. Dois grandes desafios que, aos poucos, são vencidos com procedimentos pouco invasivos e tecnologia de ponta. Lipólise Enzimática Esta técnica vem sendo aperfeiçoada há mais de 10 anos por dermatologistas, nela injetamos medicamentos que emulsificam a gordura e literalmente destroem a célula gordurosa. Depois da correta avaliação médica, o tratamento pode ser indicado para áreas como gordura submentoniana (papada), gordura pré-axilar ou prega do sutiã, abdome, flancos, além de excelentes resultados em lipomas, que são tumores benignos de gordura. A associação da lipólise enzimática com técnicas que aquecem a gordura tem se mostrado uma alternativa muito eficiente para potencializar resultados e diminuir o número de sessões. Vale lembrar que, na lipólise enzimática, ocorre a destruição da gordura assim como na lipoaspiração tradicional. Áreas de gordura muito extensas não são candidatas a esta técnica. Bioestimuladores de Colágeno Essa categoria de medicamentos injetáveis, como

Ácido Polilático (Sculptra) e Hidroxiapatita de Cálcio (Radiesse), tem estudos comprovando o aumento na produção de colágeno na pele injetada. O resultado é uma melhora do tônus, da firmeza, e uma evidente sensação de que a pele foi esticada. Antes restrito à face, hoje estas substâncias ganharam larga aceitação para uso na remodelação corporal, melhorando a flacidez e a celulite flácida. Com os bioestimuladores, podemos tratar abdome pós parto, braços flácidos, bumbum, coxas, joelhos e pescoço. Em média, com duas sessões, os resultados são bem expressivos. E o melhor, podem durar até dois anos. Projeto “Empina Bumbum” Dentre as áreas do corpo com maior predileção para remodelar, a região glútea é a preferência nacional. Com essas novas técnicas, conseguimos esculpir essa área, associando as técnicas de destruição de gordura com técnicas de tratamento da flacidez e celulite. Apenas com esses injetáveis podemos redesenhar o formato, firmando, esculpindo e projetando áreas específicas para um completo embelezamento da região do bumbum. A proposta do projeto é embelezar de forma harmônica e com resultados naturais. Importante sempre dizer que todo tratamento injetável, altamente especializado, só deve ser realizado por médicos especialistas (dermatologistas e cirurgiões plásticos). Não corra riscos desnecessários. Nossa saúde vale mais que a estética. Não faça escolhas que te coloquem refém de consequências perigosas. O preço de um “curioso” pode ser muito alto.

*Vivianne Araújo Dermatologista | CRM-PB: 5599 | RQE: 2598 Pós-graduada em Cosmiatria (Dermatologia Estética) pela FMABC – São Paulo; Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica; Residência em Clínica Médica no HSPM - São Paulo; Especialização em Dermatologia no Hosp. Heliópolis - SP; Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica; Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

20


Solange Bandeira é homenageada com Troféu Heitor Falcão Esteticista é destaque pelos tratamentos oferecidos na área da beleza

Carlos Ântonio - Solange Bandeira

Carolina Bandeira - Luiz Guedes - Solange Bandeira

Babacar Máne - Solange Bandeira

Solange Bandeira com o Troféu Heitor Falcão

fotos: Ewerton Vieira

Na 20ª edição do Troféu Heitor Falcão, que tem no comando o apresentador da TV Correio, colunista social e escritor Abelardo Jurema, a esteticista e dermopigmentadora Solange Bandeira Macena foi uma das premiadas pela qualidade e profissionalismo nos serviços oferecidos à sociedade na área de beleza. Com 19 anos no mercado, ela foi homenageada no dia 19 de outubro, no Paço dos Leões, ao lado da família, amigos e clientes. Desde a adolescência, Solange era apaixonada pela área da beleza e gostava de cuidar das pessoas, melhorando a autoestima de todos os que lhe procuravam e conviviam com ela. Sendo assim, ela começou a estudar e se profissionalizar na área, com muito foco, determinação e satisfação. “Não acredito em nada que se faça somente pelo dinheiro, costumo dizer que a minha satisfação é o resultado do

meu trabalho, o dinheiro é a consequência”, expressa Solange. Durante o evento, a esteticista agradeceu pela homenagem. “Agradeço, primeiramente, a Deus pela dádiva da vida, em seguida a Abelardo Jurema e sua equipe, pelo reconhecimento e confiança que tiveram ao me escolher, entre tantas outras, para receber essa tão almejada homenagem que é o Troféu Heitor Falcão. O evento ainda reuniu grandes profissionais paraibanos e contou com a atração especial do cantor Altemar Dutra Jr. O cerimonial do ficou por conta de Filip Miranda. O nome do Prêmio é tributo ao principal cronista paraibano, Heitor Falcão de Freitas. O objetivo é solenizar a memória social paraibana homenageando cidadãos, personalidades e empresas do Estado.


*Por Claudete Arruda

J

á pensou em tratar a celulite sabendo exatamente onde está a causa do problema? Pois bem, essa super novidade é uma inovação da clínica Glam, a primeira clínica do Brasil a ganhar um selo de certificação internacional por disponibilizar tratamentos de excelência e qualidade comprovados cientificamente. A termografia por infravermelho é uma técnica moderna e não-invasiva que mede a radiação infravermelha emitida pelo corpo, realizando um mapeamento térmico, que é registrado por uma imagem digitalizada. Com essa análise termográfica, podemos fazer o mapeamento do tecido alterado pela celulite e até graduar essa alteração, prevendo até mesmo, possíveis surgimentos de graus maiores antes que eles estejam visíveis na pele. VANTAGENS DO TRATAMENTO: * Análise interna do tecido com um diagnóstico mais preciso das áreas acometidas; * Verificação de áreas com predisposição de evolução para graus maiores; * Verificação da eficácia do protocolo para o determinado tipo de celulite; * Direcionamento para aplicar o equipamento e parâmetros na área mais acometida.

Foto: Shutterstock

Tratar celulite, não é fácil, pois trata-se de um problema multifatorial e, com um componente etiológico hormonal muito forte, com consequente déficit circulatório, o que torna o tratamento cada vez mais complexo. Portanto, para o sucesso do tratamento, é necessário uma avaliação aprofundada; e a análise com a Termografia Infravermelha possibilita não só o diagnóstico, mas também um guia para aplicar o recurso na área que apresenta um maior déficit circulatório, fibrose e gordura. Em alguns casos, o paciente apresenta um grau de celulite maior em um segmento e que pode ter, como origem, uma compressão na coluna. Neste caso, usar apenas recursos locais resolverá? Irá melhorar, com certeza, porém terá mais efetividade se buscarmos ir nas causas do problema. Esse é o objetivo dos tratamentos que realizamos na GLAM, ir além de um simples tratamento da estética. Temos a preocupação de investigar através de instrumentos comprovados cientificamente e proporcionar ao pacientes resultados duradouros e efetivos.

*Claudete Arruda Clínica Glam Estética e Pilates CREFITO: 68352-F Fisioterapeuta Dermato-funcional; Formação em Pilates; Formação em Neopilates. Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

22


U

ma dúvida unânime entre as mulheres é saber qual a cor certa para a base, o corretivo e o pó. Vamos te dar uma mãozinha nisso com algumas dicas valiosas. A base deve ser aplicada antes do corretivo e ter uma cor semelhante a do colo, rosto e braços, para que seja escolhido um produto que diminua a diferença. Algumas mulheres escolhem baseado apenas na cor do rosto, o que pode dar um certo desequilíbrio com outras partes do corpo. Com isso, o tom da base pode ser até três tons mais escuros que a cor real do rosto, para poder tirar aquela cara de “fantasma”. Sobre o corretivo, na escolha da cor, alguns pensam que quanto mais claro, melhor, para cobrir olheiras. Totalmente errado! O corretivo também precisa ter a cor próxima ao seu tom de pele ou, no máximo, um pouco mais claro, porém sem extremos. Outra dica é fazer uma pele bronzeada que também ajuda muito a disfarçar essas benditas olheiras. O pó na região dos olhos precisa ser fininho e um pouco mais claro que o pó aplicado no rosto inteiro. Para peles maduras, com mais rugas, usem o pó solto facial, pois marca menos. A dica da cor ainda é a mesma: levem em consideração a cor do pescoço, do colo e dos braços. Na maquiagem ao lado, mostramos uma pele super hidratada com uma base mais bronzeada, pouco pó, iluminador em tons de dourado, sombra cremosa nude, máscara de cílios bem natural, batom caramelo com muito gloss e sobrancelha mais natural. Para o verão, abuse de uma base leve, corretivos, apenas se necessário, e pó com muita naturalidade. Iluminadores, pó bronzeador, contornos com pó mais escuro e sombras cremosas metálicas . Os nudes também aparecem na estação. Seja leve, mas seja você. Autêntica! Use itens que podem realçar a sua beleza e ainda dar um efeito incrível na pele.

24

Foto: Bernardo Leite | Modelo: Laís Del’Agnese( V. Agency) | Make: Kátia Freire


Bella Cosméticos amplia a estrutura e reabre em Manaíra Com produtos e serviços de beleza, loja tem a Do.Ha como carro-chefe

Cliente recebendo tratamento vip

Os proprietários da Bella Cosméticos, Roberta Vasconcelos e Gabriel Sobral

Ceres Leão - Roberta Vasconcelos - Gabriel Sobral - Iris Regina - Josy galdino Nice Rodrigues - Faby Falcão - Elaine Cristina

fotos: Eunice Paié

A empresária Roberta Vasconcelos e o marido Gabriel Sobral resolveram ampliar o espaço da Bella Cosméticos, que antes ficava localizado no Centro Turístico de João Pessoa, e, agora, recebe novo endereço em Manaíra, na Rua Carlos Alverga, próximo à padaria Flor do Trigo. A Bella Cosméticos, além de produtos para profissionais da beleza, tendo como carro-chefe a marca Do.ha, antiga Doctor Hair, também dispõe de serviços de beleza para o público em geral, como escova para os cabelos, hidratação, coloração, penteados, design de sobrancelhas e makes. A jornalista e editora-chefe da Revista Fashion News, Ceres

Leão, marcou presença na reinauguração do empreendimento e, após receber tratamento vip, aprovou os produtos da marca. ”Senti os cabelos bem mais soltos e brilhosos, sem falar do aroma do produto, que é maravilhoso” , revelou. A empresária Roberta garante que a loja vai oferecer o melhor atendentimento para as clientes. ”Além de dispor de produtos já consagrados no mercado, nós teremos um cuidado especial com os cabelos de nossas clientes. Dos tratamentos à química, nossa satisfação será sempre ver cada uma delas realizadas e com o cabelo dos sonhos”. A reinauguração da Bella Cosméticos foi um sucesso e, agora, a loja está pronta para receber todos os clientes.


O Método 5S® consiste na associação de estratégias que, uma vez reunidas e aplicadas com ciência, trazem resultados na saúde e estética do paciente.”

26


1 tonelada

Juliana Pinho comemora a marca eliminada através do Método 5S®

C

hegou novembro, mês que antecede o verão. Com isso, os cuidados com a saúde, para garantir um corpo ideal, só aumentam, afinal, é a estação mais quente do ano, onde as pessoas costumam ousar e curtir mais a praia e as férias. Com isso, surge a dúvida: Será que com a mudança da alimentação, terei o resultado desejado? Apesar do pouco tempo, é possível sim ter grandes mudanças. Um dos aliados para essa transformação é o Método 5S®.

ATÉ 15 KG EM 30 DIAS

Com uma equipe multiprofissional, técnicas avançadas e força de vontade, é possível perder até 15 quilos em apenas 30 dias, como explica a fisioterapeuta Juliana Pinho, sócia proprietária da clínica DermoCare. “O Método 5S® consiste na associação de estratégias que, uma vez reunidas e aplicadas com ciência, trazem resultados na saúde e estética do paciente, resgatando o peso ideal, autoestima e qualidade de vida”, explica. Junto com o esposo, Rodolfo Almeida, Juliana administra a DermoCare – Fisioterapia Dermato Funcional. Graduada pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), ela ainda possui formação internacional em Dermato Funcional, diversas especializações, é pós-graduanda em Nutrição em Estética e possui formação em técnicas, como criolipólise, peeling facial, Striort®, entre outras. Além disso, é habilitada e certificada para aplicar o Método 5S® no estado.

UM TONELADA NA DERMOCARE

Os números impressionam. Mais de sete mil pessoas em todo o Brasil e em seis países já comprovaram a eficácia do 5S®. Na Paraíba, o método foi implementado pela DermoCare há pouco mais de um ano, resultando na eliminação de mais de 1 tonelada e cerca de 120 vidas transformadas. “O método tem como diferencial a reprogramação do hipotálamo, uma região central do cérebro, responsável pela fome, saciedade,

liberação de hormônios”, explica Juliana. Um dos motivos para a inflamação são as dietas ricas em gorduras saturadas, que resultam em quadros de fome excessiva, distúrbios do metabolismo, redução de gasto calórico e acúmulo de gorduras. “O Método 5S® é o único método da atualidade que propõe a desinflamar o hipotálamo e acompanhar cada estratégia implantada”, acrescenta.

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

Aqueles que querem mudar o corpo se encaixam bem no 5S® porque os resultados já começam a aparecer na primeira semana de tratamento. “A chave é a melhora na autoestima do paciente. São vários profissionais, de diversas áreas, que fazem o acompanhamento do método: Nutrólogo (Dr. Victor Sorrentino), cardiologista (Dr. Túlio Sperb), nutricionista (Equipe Nutrigroup), tecnóloga em estética, fisioterapeuta, esteticista e psicóloga (Equipe Pense Magro), todos empenhados em devolver a qualidade de vida e, principalmente, a vontade de viver”, descreve.

MODALIDADES DO MÉTODO

Atualmente são três modalidades do 5S®: Tradicional, Kids e Slim. No primeiro, são utilizadas cinco técnicas em três ciclos (perda, manutenção e reeducação) e é indicado para pacientes a partir dos 14 anos. Para as crianças, existe o Método 5S® Kids, em que, através de inúmeras técnicas, os pequenos de 5 a 13 anos também podem melhorar os hábitos alimentares, tratar a obesidade e prevenir doenças. Ainda existe o Método 5S® Slim, uma novidade que serve para aqueles que precisam perder pouco peso e ganhar massa magra. Mas não para por aí. “Em breve, teremos o 5S® Mommy, voltado para gestantes e pós-parto imediato, o 5S® Baby, para bebês de 1 a 4 anos, e o 5S® Special, para pessoas com deficiência”, adianta a fisioterapeuta Juliana Pinho.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sobrepeso e a obesidade são doenças crônicas que acarretam um risco aumentado de inúmeras outras, como diabetes, derrames, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares e hepáticos, neoplasias, entre

TRATAMENTO SAUDÁVEL E NATURAL Por ser 100% natural e sem uso de medicamentos, com a menor incidência de efeito rebote e cientificamente comprovado, hoje o método é indicado por médicos de diversas especialidades, como oncologistas, endocrinologistas, cardiologistas, ginecologistas, entre outros. Além disso, ainda existe o fator emocional, que é também trabalhado durante o método. “A equipe multiprofissional serve para que sejam criados estímulos diferenciados e não ocorra monotonia, desânimo ou desmotivação. Isso, aliado ao acompanhamento 24 horas que é feito através do aplicativo, nos fez chegar à marca de 1 tonelada eliminada”, afirma.

Em apenas dois anos, o Método 5S® já está presente em seis países e é utilizado por mais de sete mil pacientes! 28

outros. Em 2025, a estimativa é de que haja no mundo mais de 2,5 bilhões de pessoas com sobrepeso e 700 milhões de obesos. E, caso nada seja feito, o número de crianças obesas pode chegar a 75 milhões no mundo. No Brasil, mais de 50% da população já estão com sobrepeso.

Apaixonada pelo que faz, Juliana costuma dizer que às vezes esquece que trabalha: “Parece um hobbie. Estar com os pacientes e ouvir suas histórias, sabendo que me torno parte delas, devido a frequência dos atendimentos, é algo gratificante e único. Vejo que tudo vale à pena quando ouço os depoimentos e percebo como o método ajuda os pacientes as terem mais amor por eles mesmos”, conta. Essa época “pré-verão” aponta para o começo de um novo ano e a possibilidade de novos começos. “O 5S® já mudou a vida de milhares de pessoas em todo mundo, orientando sobre alimentação saudável, promovendo a eliminação de peso e a melhora na qualidade de vida, mas, acima de tudo, devolvendo a autoestima e a vontade de viver”, conclui Juliana Pinho.


MÉTODO 5S® TRAZ RESULTADOS SURPREENDENTES PERDEU 18 KG EM 2 MESES.

PERDEU 25 KGS EM 3 MESES.

PERDEU 18 KGS EM 2 MESES.

PERDEU 24 KGS EM 3 MESES.

PERDEU 15 KGS EM 2 MESES.

PERDEU 32 KGS EM 3 MESES.

COM SURGIU O MÉTODO 5S® O método foi idealizado pela fisioterapeuta dermatofuncional Edivana Poltronieri, do Espírito Santo. Com duração de no mínimo 90 dias, o programa garante perda de até 15 quilos por mês – e um chega pra lá no efeito sanfona. Edivana foi sua própria paciente. Pesando 92 quilos e sem conseguir emagrecer com dietas, ela decidiu fazer pós-graduação em obesidade e emagrecimento. Foi aí que pesquisou sobre a relação entre excesso de peso e inflamação no hipotálamo, área do cérebro responsável por regular a fome, a saciedade e outros processos metabólicos do organismo. Segundo a pesquisa, uma maneira de desinflamar a região hipotalâmica seria por meio do uso de ômegas

3 e 9 e gorduras do bem, reconhecidas por suas propriedades antiinflamatórias. Com a ajuda de nutricionistas, a fisioterapeuta elaborou um cardápio específico. Somou a isso medidas como suplementação vitamínica, relato diário das refeições e pesagem todos os dias. O resultado veio em pouco tempo: eliminou 8 quilos em uma semana. Ao final de três meses, enxugou 24kg no total. O caso chamou a atenção de parentes e amigos, que passaram a seguir o método e também fizeram o número da balança cair drasticamente.


Criolipólise Terceira Geração Cool Tech

Ultrassom de alta potência Heccus® Carboxterapia Facial e Corporal

30


Agradeço a Deus, porque sem ele nada sou, e a todos os pacientes por terem depositado no meu trabalho toda a confiança e expectativa de uma vida melhor e mais saudável. Assim continuarei trabalhando, sempre buscando o máximo de conhecimento para poder aplicá-los na prática, fazendo assim mudanças positivas na vida das pessoas, recuperando saúde e resgatando sonhos.”

ficha técnica DERMOCARE Capa: Juliana Pinho (Fisioterapeuta Dermatofuncional)

DERMOCARE Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

Foto: Bernardo Leite Foto Ambientes: Márcio Monteiro Foto Procedimentos: Kadu Martins Make: Kátia Freire Hair: Maison João Paulo Look: Maison DM Agradecimento: Amália Pinheiro Acessórios Amanda Choairy Virgínia Acessórios


“Picnic da Kayla na Floresta” é realizado no Quintal Mágico Kadu Martins e Ceres Leão festejam os cinco anos da filha entre

Para comemorar a data, Kadu Martins usou um look Dhom Store, e Ceres Leão usou um conjunto da Maison Maria Maria e acessórios Belle Bijou


com muita diversão os amigos e parentes

Bem vividos, palhas italianas, suspiros no cascão e doces modelados

A alegria contagiante de Kayla, que usou jardineira e laço Jumel e All Star Neyla Venâncio Kids

Jujubas em potes personalizados, modelados Joaninha e doces gourmet

Detalhes no clima do tema encantaram os convidados

A pequena esbanjou simpatia para todos os convidados

fotos: Kate Joenne

Melância no palito para refrescar os convidados

Minha florzinha, te amo. Saiba que sou uma pessoa melhor desde o dia em que você me tornou mãe.” Ceres Leão

Um domingo ensolarado, uma tarde de sonhos e alegria e uma criança feliz. Foi assim o aniversário de cinco anos de Kayla, filha da jornalista Ceres Leão e do fotógrafo Kadu Martins. A nova idade da pequena foi um momento de felicidade não só para o casal, mas também para toda a família e amigos, que acompanharam a gestação da mãe e o crescimento da sorridente garotinha. A festa aconteceu no Quintal Mágico, no Bessa, e teve como tema o “Picnic da Kayla na Floresta”, com decoração assinada por Cristina Lins, da Cris Festas, que usou miniaturas e também elementos relacionados ao tema, como toalhas de xadrez, cestas de palha e latas personalizadas com pães, bem como detalhes da natureza, como árvores (criadas pelo florista André Luiz), troncos, gramas, animais e flores do campo. O cenário ainda contou com um imenso painel sublimado, da Euforia Sublimação, que deu vida ao tema da festa, com a estampa de uma floresta em 3D, transportando os convidados a uma viagem sensorial pela natureza. Na entrada, foram criados dois ambientes. Um para receber os convidados e guardar os presentes, com janela em patina, flores, árvore, baú e uma bicicleta. O outro ambiente contou com uma mini mesa posta, preparada para o lanche da criançada e a entrega das cestas de guloseimas, feitas pela mãe da aniversariante, que também assinou o convite e os personalizados artesanais.


Osvaldo e Patrícia Reis e Mirna Menezes com os pequenos Gustavo, Bianca, Eva, Kayla e Brendha

Lucyana Pinho e José Madruga - Sérgio e Taciana Moniz com Maria Clara

Floresta em 3D deu vida ao tema central da comemoração Cercada por árvores, festa fez uma viagem sensorial pela natureza

Painel sublimado, da Euforia, deu vida ao tema da festa com uma linda floresta

Cibele Leão e Carlos Henrique Furtado - Sara Leão - Ceres Leão e Kadu Martins - Kayla Leão Letícia Macedo - Cacilda Leão - Tatiana Vieira e Ciro Leão Macêdo

Presença de Wânia e José Eduardo Macedo com Lorena


Presença de Sofia e Katarine Medeiros

Os anfitriões receberam Newsara e Igor Amorim, com Isadora, e Victor e Virgínia Perrusi com Luma

Kayla é muito amorosa, alegre e brincalhona, mas também tem uma personalidade forte. É a minha princesa e sei que ainda terei muito orgulho dela.” Kadu Martins

Roberto e Rosângela Miranda

Geise e Gessica Amarante

Fátima Dantas, com Arthur e Heitor

Micheline Meireles com Letícia e Sofia

Para receber os cerca de 100 convidados, Ceres Leão usou um look da Maison Maria Maria, já Kadu Martins vestiu um modelo da Dhom Store. Kayla usou uma jardineira da Jumel e All Star da Neyla Venâncio Kids. O make-hair ficou aos cuidados do G Amarante Beauty Salon. O bolo decorativo teve assinatura de Giovanna Germoglio, com biscuits de Amanda Torres. Os dois bolos comestíveis foram feitos pela chef Sueli Almeida, da Santa Farra. Os modelados também levaram a sua grife e ganharam vida com elementos referentes ao tema, como cestas, árvores, joaninhas, frutas, flores, entre outros. Os bem-vividos foram de Rose Marques. Já os doces gourmets, colocados nas forminhas da Rose Castro, foram da Caramel Confeitaria. A festa ainda contou com as balas da Candy Coco, as pipocas gourmets da Pipodeli e as palhas italianas e bem-vividos da Marriage Doces Finos.

Kayla com make-hair do G Amarante Beauty Salon

Para o buffet, a equipe do Quintal Mágico absorveu toda a ideia que os pais desejavam para o Picnic. Além dos tradicionais salgados fritos e de forno, foram servidos sanduíches naturais, cachorros-quentes, wraps, mini pizzas, risoto de carne de sol com queijo coalho, espetinho de frutas e também espetinho de docinhos, a exemplo dos brigadeiros, uvinhas e beijinho. A mesa ganhou toalhas de xadrez, e as cadeiras, laços vermelhos da GD Cerimonial, dando um clima alegre e descontraído ao ambiente. Os centros de mesa foram cestas com flores do campo, assinadas por André Luiz. Todo o registro da festa ficou sob os cuidados da fotógrafa Kate Joenne, e a filmagem com Norbertson Films, que arrasou na captação da imagens.


Bolo decorativo assinado por Giovanna Germoglio, com biscuits de Amanda Torres. Bolos comestíves e modelados de Sueli Almeida.

Detalhes do tema e elementos da natureza encantaram os Assinada por Cris Festas, a decoração trouxe a magia e a alegria da

Entrada para o salão principal com árvores feitas por André Luiz e cortinas xadrez

Mesas no clima do tema, com toalhas xadrez, laços, guardanapos e cestas de palha


Àrea ao ar livre para o lanche e entrega das cestinhas recheadas de guloseimas

Macãs do amor, bem vividos e muitos detalhes especiais

Modelados com miniaturas do tema

convidados festa ao ar livre

“ “

Elementos da natureza deram um toque especial

Espetinho de doces encantou os convidados

É sempre um prazer trabalhar com pessoas queridas e especiais. A festa foi linda.” Cristina Lins

Foi uma tarde divertida e cheia de encanto. Um picnic inesquecível.” Aline Araújo

Entrada do Quintal Mágico. Espaço decorado para receber os convidados e presentes


Célia Ribeiro - Ceres Leão - Patricci Leal - Júnior Costa

Mauro e Olga Bastos com Julia - Con Aguiar e Cleber Adiel com Giulianna

Crianças e adultos brincam e se divertem num domingo de sol Sanduíche natural, frutas e personalizados artesanais fazem a diferença

As cestas de palha, recheadas de guloseimas, para as lembrançinhas das crianças, foram todas personalizadas pela mãe


Presença de Aécio Farias e Simone Almeida com o pequeno Aécio Neto

Presença das mamães do Prime’s Cool

Kayla é muita engraçada e divertida. É a personificação da alegria. Tenho um amor inexplicável por ela. ” Cacilda Leão

Sala de brinquedos com fazendinha, supermercado e maternidade

Paredão de brincadeiras com lavanderia, pet shop, salão de beleza e confeitaria

Em cada canto do Quintal Mágico, os convidados tinham a oportunidade de descobrir um mundo de fantasias, cercado por muito verde, flores, jardim e por espaços que permitem a interação e estimulam as crianças à imaginação (brinquedoteca, sala de jogos, pula pula, campinho de futebol, fazendinha, supermercado, maternidade e um paredão com petshop, lavanderia, salão de beleza e confeitaria). “Tudo foi pensando nos mínimos detalhes, com o objetivo de garantir, aos convidados, um serviço personalizado, acompanhado por monitores, recepcionista, segurança e garçons”, explicou Ceres Leão. Além das crianças, as mamães também se divertiram e participaram das brincadeiras criadas por Ceres, com direito, inclusive, a brindes da Belle Bijou.

Na brincadeira do “Quem Tiver na Bolsa...”, a vovó Cacilda ganhou um brinco da Belle Bijou

Na brincadeira do “Quem Estoura Primeiro”, a sortuda foi Amanda Leite, que ganhou um brinco Belle Bijou


*Por Andrier Farias

D

ores na região anterior do joelho, durante atividades esportivas ou diariamente, ou dores ao subir e descer escadas, levantarse de cadeiras, ou mesmo ao permanecer sentado por longos períodos (durante longas viagens ou dirigindo), são queixas frequentes nos consultórios dos especialistas em joelho e podem estar relacionadas à Condropatia Patelar. A patela é um osso triangular, que se encontra na porção frontal do joelho, sendo o ponto de inserção do quadríceps, o principal músculo da coxa. Dessa forma, a patela está exposta a altas cargas de pressão articular (cerca de três vezes o peso corporal, quando sobe e desce escadas, e sete vezes, quando se flexiona o joelho acima de 90º). Para o suporte dessa carga, a cartilagem articular da patela é a mais espessa do corpo humano (cerca de 5 a 7 mm). O QUE É CONDROPATIA PATELAR? A Condropatia Patelar é uma lesão na cartilagem que reveste a patela, geralmente causada por motivos biomecânicos ou anatômicos. Certas situações, como estresse repetitivo do joelho (a exemplo da prática de corrida ou salto), desequilíbrios musculares (em que existe um encurtamento muscular ou uma condição muscular fraca),

traumatismos locais ou exercícios realizados de forma inadequada podem favorecer o seu aparecimento. Apesar de acometer ambos os sexos, as mulheres têm uma maior chance devido ao eixo de suas pernas, geralmente em valgo (quando o joelho é em “x” ou “para dentro”), o que aumenta a pressão na região lateral do joelho. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO O diagnóstico é feito através da história clínica e exame físico. Pode ser realizado, para complemento diagnóstico, o exame de Ressonância Nuclear Magnética, onde podem ser avaliados detalhes, como a extensão e grau de profundidade da lesão, bem como outras lesões associadas. O tratamento é, na grande maioria das vezes, conservador (não cirúrgico) e baseado no reestabelecimento das funções e reequilíbrio biomecânico do joelho. Por fim, vale destacar que, à menor suspeita, procure ajuda especializada de um médico de sua confiança com experiência em patologias do joelho.

Foto: Shutterstock

*Andrier Farias

40

CRM/PB: 5893 Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Universitário Professor Edgard Santos (UFBA) – Salvador/BA; Especialização em Cirurgia de Joelho no Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Passo Fundo/RS; Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT; Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho – SBCJ; Preceptor de Cirurgia de Joelho do Programa de Residência Médica do Hospital de Emergência e Trauma Senador Umberto Lucena; Preceptor de Cirurgia de Joelho do Programa de Residência Médica do Complexo Hospitalar Governador Tarcísio Burity Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) | Onde Encontrar: SAÚDE - páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


*Por* Angeli Raposo Lucena

N

foto: Shutterstock

o mês de novembro, o mundo presencia o movimento conhecido no Brasil como Novembro Azul. Um mês dedicado a incentivar o exame para diagnosticar e/ou prevenir o câncer de próstata. Porém, avaliando essa campanha, encontramos também um bom momento de refletir sobre o homem em si e toda sua complexidade, que, infelizmente, está relacionado a pressupostos como “homem não chora”, “homem não sofre por amor” ou “homem é quem manda”, e a realidade é que eles acabam cuidando menos de sua saúde, inclusive, da saúde mental. Além dos cuidados com a próstata, este se torna um mês para que os homens pensem sobre sua construção de vida, inclusive procurem um espaço em que possam analisar os próprios problemas. A psicologia, por exemplo, fornece este momento reflexivo, livre de estereótipos, julgamentos e opiniões. É um espaço psicoterápico que ajuda e promove, no homem, um novo olhar sobre suas potencialidades. No processo psicoterapêutico, o paciente é convidado a reelaborar o que entende sobre si, sobre os outros e sobre o mundo, de maneira que eles se sintam confortáveis em se expressar, livres das amarras e ditados sociais. O Ministério da Saúde apresentou, neste ano, dados que mostram os índices de suicídio. No relatório, os homens aparecem com uma taxa de mortalidade por suicídio de 79%, enquanto que as mulheres apresentam 3,6 vezes menos que esse número, 21% do total. Segundo a pesquisa, entre os homens, os viúvos, os separados e os solteiros são os que mais aparecem nesses 79%. Em 2008, uma pesquisa organizada pela Universidade do Canadá, mostrou que homens que são incentivados ou propensos a falarem sobre seus sentimentos, estão mais “distantes” do suicídio, do que aqueles que não se expressam. Aos homens, desejamos um envolvimento prazeroso e saudável com seu corpo, buscando realizar os exames médicos necessários que os ajudem a descobrir e/ou evitar doenças, como o câncer de próstata, entre outras. Mas também incentivamos que se dediquem a encontrar as enfermidades que assolam sua alma, que, muitas vezes, dificultam uma plena e satisfatória vida com aqueles que os querem bem. Procurem apoio e ajuda para falarem de si. São vocês, homens, que podem recriar novos ditados populares, pois o homem pode chorar, sofrer e amar, sim!

42

*NeoSer Clínica Especializada em Psicologia *Angeli Raposo Lucena

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) | Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

Psicólogos: Elayne Lima - CRP 13/7070 Tassia Mendes - CRP 13/6920 Luana Diniz - CRP 13/7063 Angeli Lucena - CRP 13/6939 Márcia Almeida - CRP 13/7055 Valeska Maia - CRP 13/6926 Rodrigo Gomes - CRP 13/7337


Ameloblastomas, preciso me preocupar? Saiba os perigos dessa patologia

*Por Talvane Sobreira

O

s ameloblastomas são tumores geralmente benignos de origem bucal, crescimento lento e comportamento único e localmente agressivo, afetando comumente a mandíbula (80%) e menos frequentemente o osso maxilar. Pode atingir proporções variadas, de acordo com o tempo de evolução. Representam 10% dos tumores odontogênico. Por serem, geralmente, indolores e pela carência de outros sintomas, o paciente primeiramente consulta o profissional quando este apresenta alguma alteração nos dentes. O surgimento desse tipo de tumor acontece, normalmente, na mandíbula e é mais comum na faixa que vai dos 30 aos 50 anos. Sua denominação é dada devido à semelhança com as células do órgão do esmalte.

44

Fotos: Shutterstock e cedidas pelo autor

Características As características são um aumento lento de volume em geral associado a locais dos dentes, como os dos sisos, pois se desenvolvem de forma silenciosa. Portanto a visita frequente ao dentista para uma avaliação de rotina é importante no diagnóstico preventivo de doenças, como o ameloblastoma. Sua causa ainda não foi bem definida. Geralmente é identificado por exames, como o raio X ou a ressonância magnética, por exemplo. Um dos principais problemas desse tipo de tumor, além do inchaço no rosto e dificuldade para movimentar a boca, é a possibilidade de modificação na estrutura da mordida.

Tratamento Uma vez dado o diagnóstico, o plano de tratamento é elaborado a partir da análise clínica e dos resultados do raio X, podendo ser auxiliado também por tomografia computadorizada e reconstrução 3D. Várias formas de tratamento vêm sendo propostas para o ameloblastoma, como eletrocauterização, criocirurgia, escleroterapia, curetagem e excisão em bloco, embora não haja unanimidade entre os autores quanto a melhor forma de tratamento, que depende muito do tipo de tumor, do seu tamanho e comportamento. Tipos de cirurgias No caso das cirurgias, elas podem ser do tipo radical ou pode ser conservadora. O procedimento “radical” é aquele em que o ameloblastoma é ressecado com uma certa margem de segurança de um a dois centímetros, em um osso sadio. As situações da cirurgia “conservadora” acontecem quando, no procedimento, o tumor é removido sem essa margem de segurança. Nas situações mais graves, quando é necessário remover muito osso, o bucomaxilofacial pode fazer uma reconstrução da mandíbula para manter a estética e funcionalidade dos ossos do rosto.

*Talvane Sobreira Cirurgião Bucomaxilofacial | CRO: 2262 Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial pela UFRJ; Mestre em Diagnóstico Bucal pela UFBA e UFPB; Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia; Membro da American Association of Oral Maxillo Facil Surgeons. Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


P

or vários anos, o homem batalha por caminhos diversos para evitar uma das grandes mazelas da saúde física: a perda auditiva. Sendo um problema que gera muitos impactos na vida do indivíduo, ela também pode se tornar uma doença mental. Em muitos casos, ocasiona isolamento social, dificuldade de comunicação com os familiares e até mesmo depressão. Desde o antigo imperador romano Adriano, quando as cornetas acústicas começaram a ser usadas, até os dias modernos, desenvolver um aparelho que consiga compensar ou substituir a cóclea humana é um desafio. A cóclea (ou caracol, devido à sua forma) é a porção do ouvido interno que contém os terminais nervosos responsáveis pela audição. Nos últimos 30 anos, a prótese auditiva era a única opção compensatória da patologia, porém, vários pacientes reclamavam do tamanho, da eficácia do instrumento e, acima de tudo, da visão estereotipada de deficiente. As próteses visuais (óculos) estão para os olhos assim como a prótese auditiva está para o ouvido, mas, por serem tão comuns, não “diminuem” os seus usuários à categoria de deficientes. Recentemente a tradicional prótese auditiva ganhou - como aliados de peso - as próteses colocadas com cirurgia: a estapedotomia (procedimento cirúrgico em que se remove parte ou todo o estribo e o substitui por uma prótese, normalmente de teflon), a PORP (onde cadeia ossicular é reconstruída com uma substituição da prótese ossicular parcial) e TORP (quando a cadeia ossicular é reconstruída com uma substituição da prótese ossicular total). Já no setor de implantes, destacam-se o coclear, o implante de tronco cerebral e o implante ancorado ao osso (BAHA). Para aumentar as chances de cura ou para evitar o uso dessas próteses, existem métodos de detecção de perda auditiva e mecanismos de diagnóstico e tipificação da lesão. Há exames precoces, como o teste da orelhinha (exame que precisa ser bem mais valorizado, indicado e analisado por um médico), o BERA e a audiometria, que está cada vez mais acessível. Todas as pessoas que têm história familiar de perda auditiva ou queixas auditivas, recém-nascidos, trabalhadores do ruído, idosos e usuários de quimioterapia, entre inúmeros outros, deveriam comparecer ao especialista em Otorrinolaringologia e avaliar a sua audição.

*Por Adriano Sérgio Meira

Fotos: Shutterstock

*Adriano Sérgio Meira Otorrinolaringologista CRM: 5675 - Especialista em Otorrinolaringologista pela ABORLCC/AMV Fellowship Universidade de Minnesota – Minneapolis – USA; - Membro da Academia Americana e Brasileira de Otorrino e da International Hearing Foundation; - Diretor da Clínica SOS Otorrino

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

46


* Por Mariah Nogueira

Fotos: Shutterstock

A

cada dia mais se fala em técnicas de rejuvenescimento ou técnicas anti-idade. O fato é que homens e mulheres estão buscando não só o bem-estar físico, mas também emocional e estético. O Plasma Rico em Plaquetas (PRP) ou Plasma Rico em Fatores de Crescimento (PRFC) é uma novidade terapêutica que consiste em aplicar as próprias proteínas de crescimento celular do paciente em diferentes áreas do corpo para favorecer seu rejuvenescimento. O método existe desde os anos 1970 e é fruto de longas pesquisas com células troco. No decorrer dos estudos, viu-se que o PRP favorecia a regeneração, assim, ele começou a ser usado na ortopedia e enxertos. Hoje, a aplicação é ampla e ocorre inclusive nos cuidados estéticos. O PRP é produzido a partir do sangue do próprio paciente em que será utilizado, ou seja, o primeiro passo é a coleta deste sangue, que passa por um processo delicado de centrifugação, para que os fatores de crescimento sejam então liberados. Após isso, o PRP já pode ser injetado no paciente, o que deve acontecer quase imediatamente para o resultado ideal. São os fatores de crescimento que permitem a reversão das alterações na pele causadas pelo envelhecimento. As proteínas presentes no sangue estimulam de maneira potente a regeneração e reprodução celular. O mais importante de tudo é que não existem contraindicações. Homens e mulheres de qualquer idade podem fazer uso do PRP. A técnica só não é recomendada para recém nascidos, pois eles já possuem células novas e tronco em excesso. O cirurgião plástico Wizard Chuar foi o responsável, em 1992, pela inserção do PRP na estética. Ele percebeu que cicatrizes cirúrgicas desapareceram após a injeção dos fatores. Assim, foi possível não só a regeneração, mas também o aumento do colágeno e da elastina. As aplicações hoje podem ser feitas no rosto, pescoço, decote, dorso das mãos, entre outras. Ainda assim, é fundamental salientar que, apesar dos grandes resultados nos procedimentos com PRP, como mentora do procedimento no Brasil, sei que a aplicação deve ser feita apenas com profissionais que realmente entendem do assunto e estão capacitados para tal.

*Mariah Nogueira Biomédica | CRBM 5614 Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

48


*Por Aníbal Henrique Luna

O

câncer de mama (CM) é o câncer mais comum em mulheres, excetuando-se o câncer de pele. Atualmente, a chance de uma mulher norte-americana desenvolver a doença é de 12%. Isso significa que há sete chances em oito de nunca se desenvolver a doença. Mas, igualmente, quer dizer que há uma chance em oito de se desenvolver o CM em alguma fase da vida, segundo dados da American Cancer Society. Estima-se que até o fim de 2017 cerca de 252.710 casos novos serão diagnosticados somente nos EUA. O diagnóstico precoce e um tratamento de alto padrão são as estratégias mais importantes para a prevenção das mortes em decorrência do câncer de mama. Quando diagnosticado nos estágios iniciais, pequeno e sem disseminação, existe maior possibilidade de tratamento bem sucedido. No entanto, em algumas situações, o diagnóstico é tardio, e o tratamento, mais complicado. Quando o paciente é submetido à quimioterapia, para doença metastática nos ossos, são empregadas, frequentemente, drogas inibidoras da reabsorção óssea.

O último posicionamento da Cochrane sobre o assunto foi em 2012 (“Bisphosphonates and other bone agents for breast cancer” – Wong et al., 2012), no entanto, artigos mais recentes sustentam o seu uso. Esses agentes são usados em outros tipos de câncer que causam metástases ósseas, como mieloma múltiplo e próstata. O que também é extremamente necessário se trazer à luz da conscientização é que todos os pacientes submetidos a tratamentos com essas drogas precisam ser avaliados por um Cirurgião Bucomaxilofacial. Isso pode melhorar muito a qualidade de vida deles. Essas drogas podem alterar - de forma quase irreversível - o tratamento odontológico desses pacientes, e é importante se diagnosticar e tratar rapidamente alguns problemas bucais antes do início de sua administração. Mas, melhor do que se preocupar com essas drogas, é se prevenir. Já conversou com seu médico e estabeleceu o protocolo de prevenção que melhor se aplica a você? Ame-se! Previna-se! Prevenir ainda é uma das melhores formas de lutar e vencer.

Fotos: Shutterstock

*Aníbal Henrique B. Luna

50

Cirurgião Bucomaxilofacial | CRO: 3.041; Especialista em CTBMF FORP - USP; Mestre e Doutor em CTBMF FOP - UNICAMP; Prof. Associado da Disciplina de Cirurgia Bucomaxilofacial I da UFPB; Traumatologista Bucomaxilofacial do Hospital de Trauma - HET - SHL/PB; Vice-Coordenador da Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais - UFPB. Informações, dúvida e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) | Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no final da revista


*Por Vanessa Medeiros

N

eoBungee é uma metodologia de treinamento desenvolvida por Amanda Braz e Maria Eduarda Rangel. Amanda é fisioterapeuta, mestre em Neurociências, autora do método NeoPilates, especialista em adaptar recursos circenses para os estúdios de Pilates. Maria Eduarda é professora de atividades circenses aéreas e a primeira formada do Brasil em “Bungee Workout”, na Tailândia. O termo “bungee” significa elástico. Este termo é conhecido pelo esporte Bungee Jump, que consiste em saltar de lugares altos presos por um elástico. O Bungee Workout, por exemplo, é uma atividade desenvolvida por Joe S., da academia de dança “Stories to Tales Theatre”, em Bangkok, na Tailândia. A técnica utiliza elásticos, semelhantes ao do Bungee Jump, combinando movimentos de dança e acrobáticos, em uma aula dinâmica e com muita coreografia. O termo “neo” significa novo, e inovar sempre foi a proposta das criadoras do NeoBungee. O que é? O NeoBungee é um equipamento especial, composto por uma parte elástica e uma cadeirinha, envolve vários tipos de exercícios, resistidos ou facilitados pelo elástico. O equipamento, que já pode ser visto no Studio Trend Pilates Vanessa Medeiros, é preso em barras, suportes ou afixado na parede. Este recurso permite exercícios de força, flexibilidade, equilíbrio, resistência, coordenação e agilidade. Para todas as idades e condicionamentos físicos, com o foco tanto na atividade física personalizada como na reabilitação. Portanto, o NeoBungee é mais um recurso aéreo para ser utilizado nas aulas/sessões de Pilates e/ou NeoPilates, de forma individualizada, com base nas técnicas de avaliação e prescrição de exercícios inerentes aos profissionais de educação física e fisioterapia.

*Vanessa Medeiros

fotos: cedidas pela autora

CREFITO: 192140-F

52

Fisioterapeuta; Professora dos cursos de formação em TrendPilates Suspenso e NeoBungee; Formação em Osteopatia em andamento; Formação em Pilates Clássico Científico, NeoPilates, Pilates para Gestante e Mamy Baby e Pilates na Saúde da Mulher; Treinamento Funcional Core 360º (Fases 1 e 2); Avaliação Postural Informatizada; Formação em Kinesio Taping Fundamentos e Avançado (KT Internacional Association).

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Puro Açaí abre na orla de João Pessoa e agita a noite com Renan da Resenha e Nara Marques prestigiam evento e aprovam

Renan da Resenha - Adriana Santos - Nara Marques


muita diversão o novo ambiente

Marca aposta em espaços amplos e confortáveis

Evento de inauguração reuniu cerca de 500 pessoas, com fluxo rotativo

Espaço do self-service de açaí chama atenção pela variedade

Cores alegres são destaque no ambiente

Diogo e Adriana Santos com seus filhos Alice e Falcão Neto

fotos: Daniel Medeiros

São 28 opções de toppings para montar o açaí

Nosso açaí vem do Pará. Lá é feita uma inspeção completa por parte do franqueador, o que atesta a qualidade do nosso produto.” Diogo e Adriana Santos

O fruto típico da região amazônica já caiu no gosto dos paraibanos e é, hoje, um dos produtos mais consumidos no mercado. No entanto, quem gosta de açaí, sabe bem que qualidade não é pra qualquer um. Desde a cor, passando pelo sabor e até a textura, tudo faz diferença na hora de montar e consumir um bom açaí. Pensando nisso e sabendo como os clientes estão cada vez mais exigentes, a Puro Açaí inaugurou sua primeira unidade em João Pessoa, no dia 8 de setembro, mostrando que alimentação saudável, sabor, variedade, qualidade e conforto podem caminhar juntos, em uma parceria única para os amantes do açaí. Com origem em Fortaleza - onde já possui mais de 20 lojas e está presente em várias outras cidades - a Puro Açaí em João Pessoa é capitaneada pelos empresários Adriana e Diogo Santos, que trouxeram da marca uma das principais características da rede: as inúmeras possíbilidades de montar a refeição. No total, são 28 opções de toppings, e infinitas combinações possíveis, para deixar o açaí com a cara do cliente. “É a maior franquia de self-service de açaí do Brasil e a pioneira nesse formato prático e cômodo. A ideia já agradou ao consumidor, pois cada um se serve da maneira que desejar e ainda decide quanto quer gastar”, contou Adriana. Ela acrescenta que tudo começou a ser idealizado em março deste ano: “Desejamos o litoral, e Deus colocou em meu coração especialmente João Pessoa, sobretudo pela paz e qualidade de vida”.


Solon Lucena - Maria de Lourdes Lucena - Adriana Santos

Somos muito gratos aos pessoenses, aos franqueadores Franklin e Ana, e aos franqueados master Mariana e André, nossos maiores encorajadores.” Diogo e Adriana Santos

Inauguração teve presença vip de Nara Marques

Renan da Resenha apresentou show especial na inauguração

As portas do Puro Açaí foram oficialmente abertas às 17h, e os clientes puderam conhecer os detalhes da unidade, que teve o projeto assinado por Lélia Benevides, arquiteta da franquia, com ambientes projetados em oferecer uma experiência saborosa, mas também confortável, em um espaço com cerca de 200 m². A loja ainda conta com um Espaço Kids, que as crianças amam e os pais mais ainda. Além da estrutura acolhedora, outro ponto que chama atenção é o hall do self-service, com opções tradicionais, repletas de granola, amendoim, castanhas e banana, e também itens diferenciados, como kiwi e ovomaltine. Além disso, o açaí “ouro negro” já ganhou o coração dos clientes: “O ‘ouro negro’ é literalmente especial. De fato, é o melhor do Brasil, na sua cor, na consistência e no sabor. É forte e, claro, não possui gelo”, explicam os empresários. Para Adriana Santos, outro ponto positivo é o alto critério que possuem com os produtos: “Somos do Pará, ou seja, temos uma

Adriana Santos - Diogo Santos - Alice Santos - Franklin Vieira Ana Paula Vieira - Nara Marques - Mariana André

Casais aproveitaram a noite degustando o autêntico e delicioso açaí do pará

exigência muito séria e verdadeira na qualidade do açaí”, explica. Hoje, são mais de 40 lojas no Nordeste, mas Adriana e Diogo adiantam que a partir de 2018, o sul e o sudeste também receberão unidades da Puro Açaí e, além disso, a franquia está prestes a inaugurar sua primeira unidade fora do Brasil, em Miami/Flórida. Durante a abertura da loja, na orla de Manaíra, os visitantes ainda curtiram um show de humor com Renan da Resenha e interagiram com a digital influencer e musa fitness Nara Marques, que fez presença vip. Destaque também para os franqueadores Franklin e Ana Paula Vieira, e os franqueados máster do Piauí, Mariana de Jesus e André Melo. O agito da noite ficou com o som do Dj Marcos Miranda. A Puro Açaí João Pessoa está localizada na avenida João Maurício, orla da praia de Manaíra, nº 663. Funcionando todos os dias, das 15h às 23h.


Mariana André - André Melo - Diogo Santos - Adriana Santos

Carlos Inácio - Diogo Santos - Adriana Santos - Naedja Medeiros

Moradores de Manaíra lotam e curtem o espaço Puro Acaí Humor, sorteio de brindes e sabor do pará marcam a inauguração

Adriana Santos conta um pouco da sua trajetória como empresária

Moisés Neto - Isadora Barreto - Natália Braga - Rafael Paulino

Familiares marcam presença no evento de inauguração


Fotos: Shutterstock

*Por Juliana Arcela

A

tualmente é inegável a importância do brincar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. A brincadeira é a atividade principal da infância. Essa afirmativa se dá não apenas pela frequência de uso que as crianças fazem da brincadeira, mas principalmente pela influência no desenvolvimento infantil. O psicólogo russo Lev Vygotsky (1991) ressalta que a brincadeira proporciona saltos qualitativos no desenvolvimento e na aprendizagem. No que se refere à aprendizagem, utilizá-la como um recurso é aproveitar a motivação interna que as crianças têm para tal comportamento e tornar a aprendizagem de conteúdos escolares mais atraentes. Por intermédio da brincadeira, a criança explora e reflete sobre a realidade e a cultura na qual está inserida, interiorizando-a. A experimentação de diferentes papéis sociais, através do faz-de-conta, permite compreender o papel do adulto e aprender a comportar-se como tal, constituindo-se como uma preparação para a entrada no mundo dos adultos. Por outro lado, através do lúdico, elas têm a oportunidade de simular situações e conflitos da sua vida familiar e social, o que lhe permite expressar as emoções. Brincar é uma forma segura de encenarem os seus medos, as suas angústias e a sua agressividade e

de tentarem elaborar e resolver os seus conflitos internos. Os jogos, nos quais estão implícitos o perder e o ganhar, permitem que possam começar a trabalhar a resistência à frustração. Aprender a lidar com esse sentimento é essencial para o equilíbrio emocional e o desenvolvimento da personalidade. Outro aspeto importante é o desenvolvimento do raciocínio, da atenção, da imaginação e da criatividade, na medida em que as brincadeiras trazem novas linguagens também ajudam a criança a pensar. O brincar desempenha um papel igualmente importante na socialização da criança, permitindo-lhe aprender a partilhar, a cooperar, a comunicar e a relacionar-se, desenvolvendo a noção de respeito por si e pelo outro, bem como sua autoimagem e autoestima. Os pais têm um papel fundamental no que diz respeito à preparação dos espaços, à seleção dos brinquedos e dos contextos a serem explorados, proporcionando um ambiente de qualidade e enriquecedor da imaginação infantil, que estimulem as interações sociais com outras crianças, familiares e amigos. Por isso, sempre que possível, brinque muito com seus filhos. Dessa forma, promoverá o seu crescimento feliz e saudável!

*Juliana de Miranda Arcela Pedagoga; Pós-graduada em Psicopedagogia; Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia; Capacitada em Ciência ABA (Análise Aplicada do Comportamento); Capacitada em Sistema de Comunicação Alternativa (PECS). Estimulare Espaço Terapêutico Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

58


* Por Dácio e Fernanda Gonçalves

A

A odontologia atual tem conquistado grandes avanços nas últimas décadas, devido ao desenvolvimento de técnicas, melhoria de materiais e tecnologias de adesão (o que faz a coroa ou faceta colar no dente). Atualmente, os pacientes não vão ao consultório apenas para saber se tem cárie e restaurá-la, eles procuram saber o que podem fazer para melhorar o sorriso e ficar mais bonitos e felizes consigo mesmo. Consequentemente, a procura no consultório por um sorriso de artista aumentou muito nos últimos anos. E os profissionais procuraram se especializar em tratamentos estéticos. TRATAMENTOS MAIS PROCURADOS: • Clareamento: Pode ser realizado basicamente de duas maneiras: num consultório dentário ou em tratamento caseiro, com a supervisão do cirurgião-dentista. Todos os diferentes tipos de tratamento para clareamento dental utilizam um gel.

Fotos: Shutterstock

• Faceta de Porcelana: Trata-se de finas próteses fixadas na parte externa dos dentes.

• Lentes de Contato: São lâminas finas de cerâmica, ou porcelana, coladas ao esmalte do dente para corrigir manchas leves, imperfeições, lascas e fraturas. Comparada com as técnicas tradicionais de laminados e coroas, preservam muito mais a estrutura dental. • Coroas: São cimentadas no dente ao contrário dos recursos móveis, como as dentaduras e próteses parciais removíveis, que podem ser retiradas e lavadas diariamente. As coroas e próteses fixas, por serem cimentadas nos dentes ou em implantes, só podem ser removidas pelo dentista. Um profissional criterioso avaliará quais procedimentos devem ser realizados para melhorar o sorriso do paciente. Esses tratamentos podem corrigir a cor dos dentes, forma, tamanho, fechar diastemas (espaço entre os dentes), corrigir apinhamentos (desalinhamento dos dentes) sem o uso de aparelho, e ainda rejuvenescer o sorriso. Dentes desgastados e escuros envelhecem muito a aparência da pessoa, e, se isso incomoda, é de grande importância procurar um bom profissional, para realizar um trabalho personalizado, com o objetivo de superar os anseios do paciente, respeitando os limites de cada um, tanto físico, como psicológico e financeiro.

*Dácio Lima Gonçalves Júnior CRO: 3467/PB

*Fernanda de C. Miranda Gonçalves CRO: 3843/PB Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

60


Elisângela Gomes - Maria Enedina - Mabel Muniz Benevides - Graça Dantas Renata Albuquerque - Ronald Canejo - Charles Tokarski - Glaucius Nascimento

Equipe da Roval

Roval realiza I Encontro Paraibano de Medicina Preventiva Encontro debateu temas como menopausa, gestação, stress e obesidade

A expectativa era abrir espaço para debater e informar sobre medicina preventiva e qualidade de vida. Objetivo que foi alcançado com sucesso.” Elisângela Gomes

Mais de 300 pessoas participaram do evento

Kiannara Garcia ganhou um dos sorteios no evento

fotos: Roberto Marcelo

Promover a reflexão sobre hábitos de vida e reforçar um olhar para a saúde do indíviduo. Estes foram os pontos que direcionaram a realização do I Encontro Paraibano de Medicina Preventiva e Qualidade de Vida, que aconteceu no dia 16 de setembro. Promovido pela Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (Sobraf ), em parceria com o Grupo Roval, o evento já teve duas edições em Pernambuco: “Debater saúde e qualidade de vida faz parte do ‘DNA’ da Roval, e esse foi um dos motivos pelo qual trouxemos o evento para a Paraíba”, explica a empresária e sócia Elisângela Gomes. A programação contou com três palestras. Na primeira delas, a ginecologista Márcia Fonseca abordou a questão da menopausa. Em seguida, foi a vez do ginecologista Glaucius Nascimento falar sobre os cuidados na gestação. Depois de um breve intervalo, onde os participantes puderam circular pelo hall do evento e interagir com empresas parceiras, que fizeram demonstrações de produtos, foi a vez do médico Ronald Canejo palestrar sobre medicina preventiva, stress e obesidade. O evento teve também apoio da distribuidora Galena e ainda da Uninassau, onde foi realizado o encontro. A Roval, que tem quase 30 anos de mercado e 31 lojas espalhadas pelo Nordeste, espera realizar a segunda edição do encontro no próximo ano, como já acontece em Pernambuco: “O sucesso desse evento já nos leva a planejar a edição de 2018 que também será imperdível”, finalizou Elisângela.

Ronald Canejo - Elisângela Gomes

Glaucius Nascimento

Márcia Fonseca


Fotos: Shutterstock

*Por Andre Luis Siqueira

M

uitas pessoas, quando procuram um Oncologista Ortopédico, não fazem ideia de que o osso teria potencial para desenvolver um câncer. Geralmente, elas são encaminhadas por um outro profissional não oncologista e chegam ao consultório muito apreensivas com a possibilidade de um diagnóstico que não estava previsto em suas vidas. De acordo com estatísticas americanas, os tumores ósseos correspondem de 2 a 3% de todos os cânceres. Infelizmente, a maioria ainda não possuem causas conhecidas, sabemos que derivam de defeitos genéticos, durante a divisão celular, e pesquisas - em outros países - ainda estão em fases muito iniciais a respeito de sua origem. SINTOMAS E DORES O câncer ósseo, na maioria das vezes, começam com dores em regiões ósseas específicas, tanto nos membros superiores e inferiores, como também no esqueleto axial (coluna, costelas, etc). A sua grande maioria apresenta-se em áreas ao redor do joelho, por isso deve-se sempre valorizar a queixa da dor, mesmo de pequena intensidade.

Outro sintoma seria a presença de crescimento da área comprometida, e, alguns casos raros, febre e perda de peso por causas sem explicação. São tumores tão diversos, que cada fase da vida (infância, adolescência, adulto e idosos) possui sua lista de tumores mais frequentes, fazendo com que o Oncologista Ortopédico tenha em seu consultório desde crianças a pessoas na terceira idade . TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR Atualmente, pesquisas direcionadas à genética tumoral, mas especificamente seu genoma, nos têm ajudado bastante na escolha do melhor tratamento. Lembrando que nos casos oncológicos, o paciente sempre deve ser tratado por uma equipe multidisciplinar experiente, composta de médicos oncologistas clínicos, radioterapeutas, cirurgiões oncológicos e, claro, o ortopedista. Mas também devem ter acompanhamento psicológico, fisioterápico e social, tanto para o paciente quanto para a família. O avanço nas técnicas cirúrgicas nos proporciona excelentes resultados ao longo dos anos com o uso de materiais mais modernos e com maior durabilidade.

A maioria dos cânceres ósseos são oriundos de metástase, ou seja, eles resultam da propagação de um câncer que se originou em outra parte do corpo. O câncer de mama e de próstata são as causas mais freqüentes do câncer ósseo, e mais de dois em cada três casos de metástase, desses tumores, evoluem para os ossos.

*Andre Luis Siqueira Ortopedista e traumatologista CRM: 6207 Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; Especialista pelo Hospital do Câncer de Pernambuco em Tumores Fellowship Instituto Rizzolli – Itália; Oncologista musculoesquelético do Hospital Napoleão Laureano

62

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


* por Diana Martins

A

Fotos: Shutterstock

palavra depressão se tornou bastante conhecida nos últimos tempos com o avanço da psiquiatria no campo da ciência e o acesso do público aos esclarecimentos acerca dos diversos transtornos mentais. No entanto, tem sido muito comumente empregada de forma incorreta, no dia a dia das pessoas, ao nomear as mais diversas patologias da área psiquiátrica. Na linguagem médica, o termo depressão faz referência ao diagnóstico de Transtorno Depressivo Maior, que é caracterizado por um quadro de tristeza constante, perda de interesse em atividades antes consideradas prazerosas para o indivíduo, alterações de sono e de apetite, indisposição, inquietação ou lentificação, se sentir culpado de forma excessiva e/ou sem que haja motivos, dificuldade para se concentrar, o que acarreta em algumas alterações de memória, e perda da vontade de viver. É importante ressaltar que esses sintomas vêm associados no paciente deprimido, eles não ocorrem isoladamente. Diversos são os fatores que podem levar ao surgimento da depressão, e eles podem ocorrer isoladamente ou em associação, o que promove um agravamento do quadro. Dentre as causas mais comuns estão traumas, perdas e estresses a que o indivíduo pode ser submetido. As perdas não estão somente relacionadas ao luto,

64

morte de um ente querido, mas podem dizer respeito a perdas de uma forma geral (de um emprego, do contato social com alguém em casos de divórcio ou mudança) e funcionar dessa forma como um gatilho para o problema. Existem estudos que comprovam que fatores orgânicos como genética, uso de drogas lícitas e ilícitas, alteração de neurotransmissores e/ou doenças físicas também estão relacionados ao início de um quadro depressivo. Cotidianamente, outras patologias psiquiátricas, como transtornos de ansiedade, psicóticos, da personalidade, etc. têm sido chamadas de depressão, às vezes até mesmo pelos próprios portadores, familiares ou pessoas próximas, pelo fato de esses transtornos trazerem consigo, em grande parte dos casos, um quadro de tristeza ou de sofrimento muito grande associado. Portanto, depressão não é caracterizada apenas pelo quadro de tristeza, há outros sintomas que, juntamente com a tristeza, vão compor esse diagnóstico. Assim, o ideal seria que, na presença de sofrimento mental, um psiquiatra fosse consultado, pois é o médico indicado para realizar uma avaliação adequada do quadro e definir o diagnóstico correto.

*Diana Martins Médica Psiquiatra CRM/PB 8149 | RQE 5070 Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


* por Ícaro Jasub e José Anselmo

Foto: Shutterstock e cedidas pelos autores

F

lávia Alessandra, Fernanda Lima, Deborah Secco, Ana Maria Braga, Grazi Massafera, Glória Pires, Regina Duarte, Daniele Suzuki... A lista de celebridades - que já mudaram a aparência dos dentes e até da expressão facial - é extensa e continua crescendo. O responsável pela transformação é um procedimento estético rápido, nada agressivo e de resultado imediato, mais conhecido como “lentes de contato dentais”, que nada mais são do que películas de porcelana que são encaixadas individualmente sobre os dentes naturais, respeitando o seu formato original - ou não. Com esse tipo de tratamento, os dentes podem ficar mais alongados, alargados ou ter cantos arredondados, a fim de harmonizar o sorriso com o rosto. Antes da escolha, porém, o dentista faz uma simulação computadorizada, com fotos, para a paciente entender o efeito. As lentes de contato dentais são peças de porcelana, de 0,2 a 0,5 milímetros de espessura, confeccionadas artesanalmente ou por meio de impressão 3D. Elas são fixadas sobre o dente do paciente, com uma cola especial, sem provocar dor. Após a avaliação do estado da saúde bucal, o profissional providencia os moldes das lentes. É recomendável elaborar provisórias para a pessoa ter certeza do resultado. Depois do “test drive”, o profissional dá sequência ao tratamento, colando as lentes definitivas. Após a aplicação do método, a vida segue normal, com escovações após as refeições e o uso de fio dental (ao menos uma vez por dia). As lentes resistem cerca de 15 a 20 anos. Porém, é bom destacar que maus hábitos, como roer unhas e morder tampa de caneta, comprometem a durabilidade das lentes. Como é um artifício estético, apenas corrige o desenho do sorriso. Quem tem alteração na função mastigatória, como mordida cruzada ou ranger de dentes, ou sofre com problemas periodontais (inflamações na gengiva) não pode fazer. Quando bem feito, é difícil encontrar casos de pessoas que se arrependem do tratamento. Mas, se acontecer, só é possível retirar as lentes para colocar outras novas. Há quem diga que é um procedimento reversível. Nós, da Solena Odontologia, não concordamos. Por isso, antes de colocá-las, consulte um dentista de sua confiança e experiente no assunto.

*Icaro Jasub

Odontólogo | CRO 4489

*José Anselmo

Odontólogo | CRO 4587

Solena Odontologia Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

66


fotos: Shutterstock

foto: Shutterstock

A ventosaterapia é um método de tratamento baseado na Medicina Tradicional Chinesa. É natural e seguro, ideal para filtrar, decompor e expelir as toxinas e o sangue residual do organismo. Além de promover um alinhamento energético, retardamento da velhice, reduzir dores, desconfortos e estresse. É uma técnica milenar, minimamente invasiva, que utiliza copos de vidro ou plástico na superfície da pele, gerando uma sucção e uma pressão negativa para gerar a sua terapêutica. Com isso, melhora o fornecimento do oxigênio na pele e fortalece o metabolismo, promovendo a melhora na constituição orgânica e o aumento do bem estar No ano de 2016, houve uma elevada procura por informações a respeito da ventosaterapia, e isso se deu por causa do maior nadador da história, o americano Michael Phelps, ter aparecido, em público, com as marcas que as ventosas deixam no corpo. E, cada vez mais, atletas aderem a esta forma de tratamento por seu alívio rápido da dor e dos outros benefícios que o método promove naturalmente, sem risco de doping. Entre os benefícios da ventosaterapia estão o aumento da circulação sanguínea local, aumento da produção de líquido sinovial dentro das articulações, relaxamento, eliminação de contraturas musculares e pontos de gatilho, fortalecimento dos vasos sanguíneos, desintoxicação do organismo, lombalgias, dores abdominais, cefaleia e problemas digestivos.

*Daphne Vieira

Fisioterapeuta, crefito: 46153-F Terapeuta Shiatsu; Cursando Osteopaia Clínica pela Escola ATMS da Bélgica; Terapeuta das Pedras Quentes e Liberação Miofacial Instrumental. Informações ou dúvidas: (83) 3246.6508 (a redação) Onde encontrar: FITNESS - as páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

68

O Método clássico do Pilates baseia-se em seis princípios: centralização, concentração, controle, precisão, fluidez e respiração. E seus exercícios podem ser realizados no solo e com auxílio dos aparelhos, onde os mais utilizados são Reformer, Cadillac, Lader Barrel, Wall Unit e Chair. É sabido que as repetições e cargas estão intimamente inter-relacionados, tendo em vista que essas são as principais variáveis, quando se trata de aumento de força e da resistência muscular, que, neste método, se dá com a utilização de molas e, cada vez que se torna fácil à execução, a mesma será substituída por uma com mais pressão. A outra variação é o princípio das repetições, que se dá quando aumenta o número de repetições, mantendo a mesma carga em um determinado aparelho, e variam de duas a 10 repetições, a depender do grau de dificuldade de execução do movimento. Atualmente, apareceram novas modalidades de Pilates, como Pilates Suspenso, Pilates na Água e Pilates baseado em Movimentos Circenses. Ao mesmo tempo que desafiam e empolgam, deve-se ter muita cautela, ao se iniciar nessas novas modalidades, visto que exigem muita força e auto-conhecimento corporal para não ultrapassar os limites das articulações e provocar alguma lesão, o que é menos evidente no método clássico que já atua no Brasil há 24 anos.

*Dayse Costa

Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates CREFITO: 125368-F Starfisio Pilates e Fisioterapia Estética Informações ou dúvidas: (83) 3246.6508 (a redação) Onde encontrar: FITNESS - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


foto: Elphem Carvalho

@meyka_adrenalina meyka_pb@hotmail.com (83) 98862.5229

*Todas as fotos são de responsabilidade da colunista

CASTELO NAS ALTURAS O Dia das Crianças, para os integrantes da equipe All-Terados 4x4, foi especial. Às 6h30 saíram de João Pessoa/PB com destino a Passa e Fica-RN. seguiram para o Parque Estadual da Pedra da Boca, em Araruna-PB, para um rapel desafiador. Mas, a aventura não parou. Seguiram passando pelo Santuário de Nossa Senhora de Fátima, até o objetivo final, o tão encantador Castelo de Zé dos Montes no Sítio Novo-RN. Lugar de construção rústica, que foi iniciada há mais de 30 anos, e que os guias afirmam que foi idealizado depois que “Zé do Monte” teve um sonho com Nossa Senhora. Encerraram a expedição na cidade de Santa Cruz-RN. Ufa... Parabéns pela disposição!!! Kkkk

foto: Site Paladino/reprodução

foto: Max Brito/Rennan Oliveira/Danilo Batista

# COPA BRASIL DE KART São muitas as emoções!!! O piloto paraibano Eduardo Mourão conquistou o título da categoria Senior B, depois de uma bela disputa contra o “rival” paraense Roberto Saraiva. O evento aconteceu no Circuito Internacional Paladido, na cidade do Conde/PB, no último dia 14 de outubro. O piloto paraense fez bonito durante quase todas as atividades, mas faltou o “click” final, e não aguentou a pressão do paraibano nas últimas voltas. O pódio ficou completo com o terceiro lugar para Pedro Carvalho, mais um paraibano que nos encheu de orgulho. Nossa coluna não poderia deixar de parabenizar esses “adrenalináticos” do kart.

70

4ª Edição do CHECKPOINTSHIFT Em 28 de agosto, o Nordeste virou palco da 4ª edição do CheckpointShift. Mais de 45 carros inscritos, com participantes de vários estados. Em sua maior edição realizada até hoje, a aventura reuniu veículos esportivos de alto luxo de marcas como Ferrari, Porsche, BMW, entre outras. Saímos da concessionária Newsedan Mercedes-Benz, aqui, na nossa capital, com destino a Natal/RN. O itinerário incluiu uma parada no evento Circuito Fechado, deixando nosso passeio ainda mais “adrenalinático”, onde enfrentamos uma prova de aceleração em 800m numa pista de pouso. O evento arrecadou alimentos para instituições carentes da grande João Pessoa/PB, criando uma competição simbólica, premiando o maior doador de alimentos. O resultado disso, foram mais de 500 kg de alimentos arrecadados. Amei a aventura!


foto: Dani Ribeiro

2º ECOTURISMO DO CONDE Um evento esportivo não competitivo, que agrega esporte, lazer e aventura, valorizando o patrimônio natural, a preservação ambiental e, ao mesmo tempo, fomentando a economia criativa da região. A abertura do 2º Ecoturismo Costa do Conde aconteceu no dia 09 de setembro, começando com uma trilha Off Road 4x4, saindo do Circuito Internacional Paladino, no Conde/PB, e contando também com trilheiros dos estados de Maceió e Pernambuco. Na sequência dos finais de semana tiveram trilha ecológica de bike, corrida de orientação, caminhada e finalizou em 07 de outubro com passeio de caiaque pelo Rio Grau. O evento teve o apoio da Newland Toyota, PBTur, Sebrae, Prefeitura do Conde, Circuito Paladino e Paraíba Adventure. Marcamos presença apoiando a prática do esporte e aventuras. Parabéns aos organizadores!

AVENTURA NA ITÁLIA

# SUZUKY day na paraíba Realizado pela Suzuky Brasil em varias regiões do País, e pela 1ª vez na Paraíba. Foi nos dias 07 e 08 de outubro, com rota pelas praias do nosso litoral sul. Os All-Terados 4x4, grupo de trilheiros, participaram diretamente com mais de 40 carros. A noite de adesivagem dos carros foi na Suzuki Ryo, concessionária local, com coffe break e arrecadação de alimentos como forma de inscrição do evento. Familias carentes beneficiadas e aventura garantida! Sucesso total!

foto: Elphem Carvalho

foto: Max Brito

PARAÍBA AUTOSHOW 2017

O casal paraibano Rogério e Lillian Miranda, também apaixonado por aventuras radicais, saiu no dia 12 de outubro, com destino à Itália, Croácia e Grécia. Entre os lugares maravilhosos visitados pelo casal, está o Monte Solaro, uma montanha na ilha de Capri, na Campânia/Itália. Eles contam que o lugar tem uma elevação de 589m, e que o pico é o ponto mais alto de Capri. “Registrei o passeio do teleférico, lembrando das aventuras radicais da coluna Adrenalina”, conta Rogério, que, por e-mail, nos enviou a foto, dividindo a emoção desse momento. Obrigada pelo carinho. E se você também tem uma foto radical, é só nos enviar.

A Paraíba vai entrar com tudo no cenário nacional de eventos automotivos. De 1 a 3 de dezembro, o Circuito Internacional Paladino será palco do maior centro de entretenimento a motor do Nordeste, recebendo novidades do universo de veículos, sejam eles de quatro rodas, duas rodas ou náuticos, além de apresentações de Drift, Hot Lap do grupo ShiftBR, show de Wheeling, entre outras. O Paraíba AutoShow 2017 é um projeto idealizado por Garagem 83 e Carangos PB, e promete chegar em grande estilo. Convite aceito e presença confirmada. Detalhes no www.paraibaautoshow.com.br

foto: Rogério Miranda

O RAPEL VOLTOU Quem acompanha bimestralmente nossas publicações, sabe a paixão que tenho por aventuras radicais, e, para essa galera da ERAL – Equipe Radical Aventura Livre, a paixão não é diferente. No dia 10 de outubro, a emoção foi com destino a Pedra da Aroeira/ PB, no Parque Estadual Pedra da Boca. Um dia diferente, com um calor bem característico da nossa região, mas nada que fizesse 20 corajosos aventureiros adrenalináticos desistir do desafio. Contando com a participação do CaiaquePB e PBAdventure, o rapel foi um sucesso... Ou melhor, foi adrenalinático!!!! foto: Dani Ribeiro


Foto: Roberto Marcelo

N

o “Outubro Rosa”, temos um mês dedicado à prevenção do câncer de mama, e, no “Novembro Azul”, o foco é a prevenção do câncer de próstata. No entanto, no mês passado, o TRT da Paraíba promoveu a campanha “Setembro Amarelo”, divulgando medidas de prevenção de doenças no ambiente de trabalho, principalmente em casos de suicídio de trabalhadores que foram vítimas de abusos. Pensando nisso, conversamos com o advogado Rogério Miranda para esclarecer e alertar a população sobre a relação entre o cuidado com a saúde e a vida do trabalhador. Você já presenciou situações em que trabalhadores foram colocados em ambientes degradantes, perigosos e/ou danosos? Já tenho mais de 16 anos atuando como advogado e lembro de alguns casos marcantes. Por exemplo, uma trabalhadora que sofria diariamente assédios por metas, para captação de cartão de crédito. Ela estava submetida a um alto grau de ansiedade e possuía o rosto marcado por feridas causadas por si mesma. Lesões por esforço repetitivo, a LER, ainda são comuns? Infelizmente sim. Em certa situação, uma bancária, que havia dedicado décadas ao seu trabalho, acabou sendo aposentada por invalidez. Além da depressão, ela ainda convivia com fortes dores decorrentes das lesões nos punhos e membros superiores. Algum caso envolvendo menores de idade? Lembro do caso de um menor que sofreu grave choque elétrico quando trabalhava em atividade perigosa, perdendo parte dos dedos do pé. No geral, existe uma demanda por certos cuidados no ambiente de trabalho.

Houve reparação nesses casos? O Poder Judiciário Paraibano deu respostas rápidas e eficazes a tais violações, reparando-as. Porém, mesmo diante das reparações, as marcas na alma e no íntimo de cada um deles permanecerão por longos anos. Como a lei se comporta com a saúde e o bem-estar dos colaboradores? A legislação trabalhista prevê normas de prevenção na Medicina do Trabalho (artigos 168 e seguintes da CLT). Sem esquecer que a Constituição da República colocou a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança, como condição de direito social (art.7º, XXII), bem como determina o seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa (art.7º, XXVIII). Temos ainda as dezenas de NR (Normas Reguladoras do Ministério do Trabalho) que regulamentam diversas atividades laborais. A sociedade em geral precisa se preocupar com isso? É dever de todos lutar por uma sociedade livre de ambientes de trabalhos nocivos, bem como de prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Por isso, uma boa dica é buscar assessoria de advogados, médicos do trabalho, ouvidoria do TRT, Ministério Público do Trabalho, dentre outros, visando o cumprimento dos programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais (PPRA, PCMSO, etc). Faça valer seu direito a um trabalho digno que preserve o seu bem mais valioso: sua saúde.

Rogério Miranda Advogado – OAB/PB 10800 Pós- graduando em Direito do Trabalho pela ESMAT/PB; Pós- graduado em Direito Civil e Processo Civil pela ESMA/PB; Advogado atuante na área do Direito do Trabalho desde 2001.

72

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) | Onde Encontrar: DIREITO - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


contatos: leandro@pautacom.com.br (83) 98812.8020

1

fotos: Arquivo Pessoal

1-

Entrevista Paola Antonini - Congresso Ortopedia

A influencer Paola Antonini esteve no V

Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Ortopedia Técnica, promovido pela Abotec. A Pauta Comunicação também marcou presença e foi a agência responsável pela divulgação nacional.

2 - Bráulio Bessa foi a atração principal do E-Day, evento tradicional da DeVry João Pessoa, que leva informação e motivação aos alunos. Fábio Bandeira, do Portal Administradores, também falou para mais de mil pessoas que estavam no evento.

3-

O diretor da K.L.A. João Pessoa, Alberto

Marinho, lançou, em dois eventos, o livro “Vendas a Chave de Tudo”, que traz textos de 12 especialistas, um deles de sua autoria.

4 - A AcqualiveGroup abriu a primeira loja na Capital. Na inauguração, os convidados conheceram a linha de produtos e

2

degustaram a água alcalina ionizada, que E-Day Devry 2: Braulio Bessa, Leandro Ramalho e Fábio Bandeira

combate o envelhecimento, auxilia no emagrecimento e aumenta a imunidade.

5 - Para fortalecer a comunicação com os

usuários da Hapvida e traduzir o crescimento da marca no Brasil, a operadora, através do seu marketing, lançou a campanha ‘Hapaixonados’.

3

74

Lançamento do livro de Alberto Marinho

4

Simone Varella, Marketing Hapvida Saúde

Franqueados da Acqualive, Matheus e Nicolas Smith, e o diretor Francelino Neto

5


Jorge Luiz apresenta novo espaço no Business Center

Jorge Luiz Inter Coiffeur renova o salão e muda de endereço Com foco no cliente, espaço ganha estrutura moderna e confortável

Alexandre Vieira - Jorge Luiz - Rosane Oliveira

Miguel Ângel - Jorge Luiz - Javier Figueiredo

fotos: Roberto Marcelo

Atualmente, o ramo da beleza está em grande expansão, e muitas são as ofertas de serviços disponíveis no mercado. No entanto, os empresários Jorge Luiz Ribeiro e Pâmella Ribeiro observaram que a experiência, na hora de escolher o profissional ideal, faz toda a diferença. Pensando nisso, eles decidiram renovar o ambiente do “Jorge Luiz Inter Coiffeur”, que antes era localizado no Empresarial Kadoshi. Agora, o novo espaço está no Business Center, para melhor atender aos clientes. Todo projeto foi idealizado pelo próprio Jorge Luiz Ribeiro, profissional com 45 anos de atuação, o qual já atuou no Rio de Janeiro (Leblon e Barra da Tijuca), em salões onde atendeu vários artistas renomados.

Para ele, renovar faz parte do seu processo evolutivo como profissional, principalmente quando o cliente é o principal motivo. “Cada cliente que sentou na minha cadeira, me ajudou a construir um pedacinho do que tenho hoje. Cada conquista tem uma história bonita para contar. Eles merecem sempre o melhor”, expressa Jorge Luiz. O “Jorge Luiz Inter Coiffeur” oferece serviços de cortes masculino e feminino, tinturas, barba, manicure masculino e feminino e, futuramente, depilação masculina e feminina. E tudo isso em um ambiente confortável, moderno e acolhedor. “Fizemos o melhor para atender nossa clientela, tenho certeza que eles virão amar”, afirma.


Espaço traz projeto do próprio Jorge Luiz, com estrutura diferenciada

Projeto estava pronto há trinta anos e foi colocado em prática

Jorge Luiz - Thais Maya

Cada cliente que sentou na minha cadeira me ajudou a construir um pedacinho do que tenho hoje.” Jorge Luiz

Rômulo Carvalho - Mara Borges - Thais Maya - Fernanda Maya

Jorge Luiz - Isis Nunes Novaez - Maria Antônia Novaez - João Filho Novaez

Emiliana Barros - Jorge Luiz - Socorro Lima

Mauro Mello - Jorge Luiz - Dirceu Tortorello - Rodrigo Bloom - Luiz Knup


Renata e-Ronaldo Moscoso - Jorge Luiz

Beatriz Ribeiro - Jorge Luiz - Luiza Maya

Noite de reinauguração foi celebrada com muita animação Clientes, amigos e familiares fizeram questão de marcar presença

Guilherme Holanda - Tati Maya - Jorge Luiz - Fernanda Maya - Gustavo Holanda - Luiza Holanda

Pamella Ribeiro - Fernanda Maya - Pedro Maya - Thais Maya - Jorge Luiz - Gustavo Holanda

O Hair Stylist Jorge Luiz tem sempre buscado melhorias para ampliar os seus conhecimentos. “Meu trabalho, ao longo desses 45 anos, foi de constante reciclagem e atualização no segmento de beleza, sempre conectadas às tendências e, acima de tudo, ao bemestar de todos os meus clientes, atendendo cada perfil de forma singular e especial”, explica. Os empresários Jorge Luiz e Pâmella Ribeiro agradeceram a presença de todos e ainda comunicaram que pretendem trazer profissionais do Rio de Janeiro para compor o quadro de profissionais do salão e promete muitas surpresas. Para comemorar o novo espaço, os sócios serviram um coquetel para os convidados, clientes e a família, que veio diretamene do Rio de Janeiro e Brasília, especialmente para prestigiá-los. A “Doce Maya” ainda brindou os presentes com deliciosos brownies.


Com Ana Karyne Lima, Raquel Sousa, Roseli Waldozende, Gabriel Santos e Lauro Santos

Agradeço aos clientes e amigos que, durante meus 45 anos de carreira, me permitiram construir este projeto único.” Jorge Luiz

Daniel Pires - Cristina Silveira

Maria do Carmo e Alexandrino Freitas

Fernada Romero - Luiz Knup

Jorge Luiz - Tarcizo Telino

Tati Maya - Neves Fernandes - Socorro Fernandes - Jorge Luiz - Dirceu Tortorello

Jorge Luiz - Tati Maya

Jorge Luiz e Pamella Ribeiro


* Por Alana Petrucci Negócio

E

A sala de estar foi criada para ser um ambiente acolhedor, ste projeto foi elaborado para uma família dinâmica, de integração familiar, por isso foi o local escolhido para acomodar o antenada, de espírito jovem e muito bem relacionada socialmente, que Home Theater. Foi projetado um painel vertical em MDF Fresno Negro, sonhava com uma casa moderna e acolhedora. da Artesano, até o teto, para ressaltar o pé direito duplo e dar maior Três ambientes mostram bem a identidade dessa família: a imponência ao ambiente, e um rack contemporâneo com o aspecto cozinha, a sala de estar e o banheiro do casal. Sendo fundamental a rústico do Corten, contrastando com a leveza do Laccato Preto. A parceria da Artesano Planejados na concretização dos mesmos. iluminação compõe vários cenários através do lustre, spots e iluminação A cozinha foi executada em um lugar estratégico da casa, indireta pelos rasgos no gesso, tornando o ambiente ainda mais interligada a três ambientes (sala de jantar, área de lazer e área de serviço). aconchegante, elegante e traduzindo o gosto pela música e sétima arte. Funcional, requintada e atual, atendeu a necessidade dos clientes, com O banheiro do casal, também funcional, teve seus espaços o melhor aproveitamento possível dos espaços, contendo três bancadas aproveitados na sua totalidade. Nos móveis, foram utilizados o Metallic (sendo uma de ilha), cristaleira, armários, prateleiras, gavetas e nichos *Juliana Lacerda Dias *Gustavo Lacerda *Ana Helena Lacerda e o Laccato Clay, trazendo cores e nuances com leveza, para compor para os eletrodomésticos, otimizando o uso e mantendo a organização CRO: 2647-PB CRO: 2641-PB CRO: 2642-PB com a bancada, com o espelho, com a iluminação e refletir o glamour e e praticidade. Implantodontia e Endodontia ; Prótese Dentária; Odontopediatria e Ortodontia; a harmonia do ambiente. A partir das cores do revestimento em vários tons de cinza e Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento em Ortodontia Mini-Residência no curso de O projeto imprimiu fielmente o gosto dos clientes, que da bancada de Quartzo Kensho, foram escolhidos para os móveis em periodontia e cirurgia plástica e Estética Sistema Autoligado pelo SALparticiparam, ativamente, das etapas do projeto, inclusive das escolhas MDF, o Cobalto, o despojado Concreto e, para sofisticar o ambiente, o gengival. Brasil; de todos os materiais. A presteza, qualidade e atenção, pós venda da Laccato Grafite da Artesano, o Espelho Fumê e o Vidro Translúcido. E Capacitação em Toxina Artesano, garantiram a satisfação e a certeza de que a casa superou as ainda, para compor este cenário de solidez e sutileza, foram utilizados Botulínica expectativas da família. placas e spots de led, destacando a nobreza de cada detalhe.

80

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Fotos: Walber Lima

*Alana Petrucci Negócio Arquiteta e Urbanista - UFPB; Engenheira de Segurança do Trabalho - Unipê *Móveis Planejados - ARTESANO Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: ARQUITETURA E DECORAÇÃO – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


foto: Kadu Martins

A

rquitetar espaços, para o bem-estar e o estar bem, constitui um desafio que necessita de uma relação de confiança entre arquiteto e cliente, o que, no decorrer da concepção de um projeto arquitetônico, deve se consolidar e garantir um parceria bem-sucedida. O arquiteto deve estar à disposição para conhecer as ideias e os sonhos de seus clientes, buscando compor e propor espaços que possam concretizá-los. Daí a importância de um diagnóstico profundo e honesto das expectativas do cliente e das variáveis econômicas, estruturais, sociais, culturais e ambientais que podem interferir no projeto, de modo a identificar as potencialidades que contribuirão para a concretude das ideias. Nessa relação, o arquiteto trará seu conhecimento técnico para concretizar um projeto, dialogando da maneira mais clara e sincera sobre a viabilidade das propostas geradas. As esquisses - que são a materialização gráfica das primeiras linhas de um projeto - marcam o primeiro momento em que o arquiteto mostra para seu cliente como conseguiu interpretar suas expectativas, apresentando as primeiras soluções arquitetônicas de forma clara e aberta ao diálogo. Tomando, por exemplo, o projeto de uma residência particular, o arquiteto adentra à intimidade do seu cliente e precisa agir

com muita ética de modo a respeitar a diversidade estética que irá se apresentar no decorrer da relação de parceria, buscando desenvolver soluções harmônicas com a identidade do cliente, e não agindo para impor um modismo. Uma vez acordadas as ideias iniciais, a relação do arquiteto com o cliente irá evoluir para a elaboração do anteprojeto, que permitirá aprimorar os detalhes e confirmar a viabilidade técnica, econômica e legal da proposta. O anteprojeto é um dos momentos críticos da relação de parceria, pois é por meio dele que afirma-se a identidade da proposta, identifica-se com mais clareza suas limitações e potencialidades. É importante destacar que uma parceria bem-sucedida irá impactar também na fase da construção, pois, embora a maior parte das decisões sobre um projeto arquitetônico ocorra na fase de concepção, é comum os clientes apresentarem demandas de modificações durante a construção. Essas são situações que devem ser tratadas de forma bem dialogada entre cliente e arquiteto, para que não comprometam negativamente o conjunto da obra. Nesse processo, nunca é demais lembrar que “quem constrói a casa é quem nela mora”, com o apoio técnico de um bom profissional capaz de traduzir expectativas em realidade.

Frédéric Barbotin Arquiteto Urbanista – CAU: 169927-0 Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: ARQUITETURA E DECORAÇÃO - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

82


*Por Doralice Camboim

F

esta é sinônimo de criatividade. Seja casamento, aniversário infantil, 15 anos ou bodas de prata... Todos são momentos para deixar a imaginação livre e planejar cada detalhe com o máximo de dedicação possível. Só com essa dose extra de criatividade, a festa vai superar as expectativas dos convidados e também dos anfitriões. Um dos caminhos para surpreender é com o uso da sublimação digital, uma técnica descoberta há cerca de 60 anos, mas que vem ganhando mais força com os recentes avanços tecnológicos. A sublimação digital é um processo de impressão que reproduz imagens em alta definição, incluindo tecidos, acessórios e uma infinidade de produtos utilitários. Nesse sentido, um dos queridinhos das festas é o painel sublimado, uma tendência que coloca imagens nítidas e reais com efeitos em 3D em grandes peças de tecido, com o objetivo de criar cenários sofisticados e realistas. O item é usado não só em aniversários infantis, com os temas que as crianças mais gostam, os adultos também curtem a ideia deste diferencial e já incluem o produto em seus eventos. Anteriormente, para se reproduzir imagens em grandes formatos, eram necessários vários processos, como a serigrafia. O

método de impressão era demorado. No entanto, o tempo mudou, e o mercado da sublimação digital trouxe rapidez e inúmeras oportunidades de negócios. Além disso, um dos maiores diferenciais é a qualidade de impressão. As possibilidades de uso dos painéis variam conforme a criatividade dos organizadores, podendo ser usados nas paredes, pisos ou teto, cobrindo mesas, revestindo mobílias, cortinas, etc. Mas as vantagens não param no uso dos painéis, a flexibilidade, praticidade, durabilidade, facilidade de manuseio e de armazenamento também são alguns motivos pelos quais os painéis sublimados são escolhidos por aqueles que querem uma festa com decoração surpreendente. Na Paraíba, a Euforia Sublimação e Arte, atua no mercado de João Pessoa há um ano, não só com o painel sublimado, mas com uma série de produtos que vão das almofadas à moda praia e tecidos com estampas exclusivas. A empresa é administrada por Pedro Camboim, Maxwell Nascimento e Doralice Camboim. Todos com larga experiência no setor da indústria têxtil, especificamente no seguimento de estamparia digital, onde todo o “know-how” iniciou há sete anos, na cidade de Recife/PE.

*Doralice Camboim Arquiteta/Euforia Sublimação Maxwell Nascimento Diretor Operacional Pedro Camboim Designer Gráfico

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: ARQUITETURA E DECORAÇÃO – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

84

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


N

* Por Rosane Oliveira

Fotos: Wilmar Costa

ada como passar um tempo descansando em um espaço aconchegante e que represente a personalidade da família. Assim, ambientar este apartamento de veraneio, localizado na praia de Camboinha, era fazer mais do que mudanças físicas no local, era imprimir as características dos moradores em cada ambiente. Como o apartamento tinha dimensões reduzidas, a ideia era integrá-los ao máximo, eliminando algumas paredes e portas, criando ambientes mais despojados e amplos. Afinal, a intenção era ter um espaço confortável e agradável para reunir a família nas férias. Para melhorar a área da cozinha eliminamos a parede que a dividia da sala de jantar, colocando um móvel integrando os ambientes, dando assim a sensação de amplitude. Além disso, criamos uma divisória que foi revestida com porcelanato estampado com um ladrilho português azul, para podermos instalar o fogão e a coifa, fazendo com que a área de trabalho da cozinha aumentasse além de isolar a área de serviço e a DCE. Como solução, para integrar a cozinha à sala de jantar, decidimos emoldurar o acesso, criando um portal decorativo, confeccionado em MDF, com vários nichos que se integram aos armários da cozinha e que foram projetados para receber as decorações e objetos de viagens da família. Todo o mobiliário da cozinha foi desenhado para encaixar os eletrodomésticos e utensílios, ressaltando a estética, que foi valorizada com o detalhe da moldura nas portas dos armários e os puxadores em louça, refletindo ao ambiente um estilo clássico cheio de charme, que combinou com os móveis e decoração que a família já possuía. Toda a marcenaria foi executada e confeccionada pela Gabinetto Móveis.

86

Rosane Oliveira Arquiteta Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: ARQUITETURA E DECORAÇÃO – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


M

alu Perruci é arquiteta por amor e empresária por vocação. Não encara a profissão como um trabalho, mas como um lazer, que descobriu através de um game. Rápida e prática, ela começou a estagiar já no segundo ano de curso, passou por dois escritórios e hoje também é empreendedora, através do seu próprio escritório. Apesar de não ter ninguém da família ou amigos na área, Malu não deixou que isso atrapalhasse a sua trajetória, pelo contrário, esse foi um dos seus maiores incentivos, como ela conta na entrevista abaixo. Quais seus maiores desafios, seja na graduação ou já formada? Meu grande desafio na época da graduação foi a questão financeira. Por isso, prestava consultoria para os colegas e estagiava pra conseguir concluir o curso. Na profissão, um grande desafio é o momento econômico do Brasil. Apesar disso, com muito estudo e trabalho, sei que estou vivendo o melhor momento da minha carreira. Qual o segredo para se destacar como arquiteta? Acima de tudo, ter humildade, saber escutar os clientes e oferecer a melhor solução para eles. Pessoalmente, busco oferecer mais do que o cliente me pede. Por exemplo, sempre procuro auxiliá-los até a conclusão da obra, seja acompanhando ou ajudando na escolha dos melhores produtos, com os melhores preços. Nesse sentido, qual situação fez você ficar orgulhosa de si mesma? Sempre fico muito feliz quando vejo o feedback positivo nas redes sociais, toda vez que posto algo sobre um projeto. Mas o principal é ver minha família feliz com a profissional que me tornei, em especial meus pais, Luiz Humberto Malheiros Feliciano e Cândida Marinho Perruci, e meu esposo Rafael Kennedy de Almeida Menezes, que é meu fã número um (risos). O que move ou motiva você? Alguma inspiração? Sem dúvidas, o amor pelo que eu faço. Porque não encaro como um trabalho, e sim como lazer. Além disso, o reconhecimento das pessoas e dos clientes, que já me proporcionaram fazer projetos até em outros estados. Sobre inspiração, gosto muito da arquiteta Carol Cantelli, que hoje dá várias palestras pelo Brasil.

Foto: Kadu Martins

Qual o conselho para os futuros arquitetos? Quando as pessoas vêm me perguntar se arquitetura é um curso difícil, eu digo que não. É um curso trabalhoso, que requer muito do seu tempo. Mas, reforço, um estágio é fundamental. Dou graças a Deus pelos estágios que fiz! Foi o que me ajudou a encarar dos primeiros desafios de recém formada. Quais os planos para o futuro? Quero muito abrir um negócio próprio, ligado à minha profissão. Uma outra empresa, além do meu escritório. Mas, como viajante que sou, um dos meu sonhos é fazer uma especialização na Europa.

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: ARQUITETURA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

88

*Malu Perruci Arquiteta e urbanista | CAU 139453-3


Entrada do Popótamus com lounge

Decoração assinada por Kiara Eventos

Uma Noite no Hawaii marca os 55 anos de Roberto Miranda Empresário recebe os convidados em clima tropical, no Popótamus

Roberto Miranda recepciona convidados com traje em clima havaiano


Detalhes tropicais e muito verde na decoração

Foi um momento abençoado por Deus. Sempre é um prazer receber os amigos e brindar a vida que o Senhor me deu.” Roberto Miranda Mesa com detalhes em flores, coco e colares havaianos

O anfitrião com a mãe Jady e os irmãos Rosa e Paulo Miranda

Casal com os filhos Moisés e Rebeca

Roberto com a esposa Rosângela Caetano

fotos: Roseane Fialho

Foi no clima do Havaí, com muita alegria e descontração, que aconteceu mais uma celebração do aniversário do empresário Roberto Miranda. Cores, flores, frutas, pássaros e colares havaianos não faltaram na decoração de Kiara Eventos. O capricho nos pequenos detalhes encantou os convidados, que se transportaram para uma verdadeira “Noite no Hawaii”, com paisagens praianas do arquipélado norteamericano e sua natureza preservada. A festa já é tradição na família Miranda. Todos os anos, o empresário faz questão de celebrar mais um ano de vida e sempre escolhe um tema diferente. Desta vez, a ideia foi uma sugestão da GCA publicidade, que logo foi aprovada pelos amigos.

Com cerimonial de Fillip Miranda e Karina Marques, cerca de 150 pessoas marcaram presença no evento, que ganhou estrutura e iluminação da Sonorize. Na entrada, as iniciais RM, da Luz & Letras, iluminavam o espaço e chamavam a atenção de quem circulava pela avenida. Destaque também para os lounges aconchegantes montados na área externa do Popótamus Buffet. Na chegada, os convidados eram recepcionados por artistas com Pernas de Pau, que cospiam fogo, e também por havaianas, da Imaginart, que entregavam colares e saudavam a todos com o tradicional “Aloha”, que quer dizer “Alô”. Um dos símbolos mais reconhecidos do estado, a coroa de flores, ou Lei (na língua nativa), significa celebração.


Família Caetano: Milena, Bruna, Cristiane, Erasmo, Vanildo Filho, Sônia, Nevinha Aciole, Ângela, Vanildo e Vanessa

Tatiane e Alexandre Miranda - Andréa e Paulo Miranda - Roberto e Rosângela Cazuza e Regina Lima

Roberto é um cara amigo, parceiro e sua energia contagia a todos em sua volta. Tê-lo ao meu lado, todos os dias, é um privilégio.” Rosângela Caetano

Com Amanda Campos, Philipe Lira, Dido Roberto, Verônica, Daniel Lira e Bruna Furtado

Roberto com os filhos Renata, Rebeca e Moisés Miranda

Amigos: Humberto e Fábio Arruda, José Alexandre, Roberto Miranda, Bruno Spinasse, Felipe Medeiros e Clovis Miranda

Na ocasião, o colunista social e escritor Abelardo Jurema homenageou o empresário, parabenizando-o pelo seu aniverário e cantando uma música de Roberto Carlos, “Amigo”. O colunista ainda citou o avô de Roberto, Paulo Miranda (in memoriam), emocionando os familiares, inclusive o empresário, que sente muita falta de quem foi sua base e porto seguro. “Meu avô foi minha bússola. Tudo o que sou devo ao seu amor, dedicação e exemplo de homem honrado e feliz”, revela com orgulho. Roberto aproveitou a ocasião e ainda agradeceu a presença de todos. “Estou muito feliz com a presença dos amigos e familiares em brindar mais um ano de vida. Cada detalhe da festa foi pensando não só em mim, como aniversariante, mas nos convidados, que sempre fazem a noite ficar ainda mais animada”, agradeceu Roberto Miranda.

Presença dos casais Elisângela e Valter Acioli e Pablo e Talline Santos


Severino Cordeiro e Débora Braga - Sérgio e Rosineide - Reginaldo e Sonali Braga - Rosângela e Roberto - Silvone Catão - Jurema Medeiros e Maria da Paz

Dayse Caetano e Elton Lima - Roberto Miranda e Rosângela Caetano - Iara Caetano e Luiz Cravo Danyelle Caetano e Rafael Miranda

Amigos e familiares brindam a nova idade do empresário Com trajes coloridos, convidados entram no clima da festa havaiana

Havaianas, da Imaginart, recepcionaram os convidados com coroas de flores e saudação de Aloha

Roberto recebe Jussara e Raimundo Nazion e também Saulo e Ana Nazion

Com Orlando e Fátima Rodrigues e Aldimar e Carlos Wanderley


Detalhes da decoração encantam todos os convidados Pássaros, colares havaianos e muitas flores deram um toque especial

Entrada do Popótamus contou com um aconchegante lounge e recepção de Pernas de Pau, que cuspiam fogo


Alto astral de Jorge Reis, Roberto Miranda, Floriano Miranda e Humberto Arruda

Com Tadeu e Fátima Miranda e Ivete e Fábio Arruda

Com Aldimar Wanderley, ganhadora do melhor traje da festa

Floriano e Diana Miranda - Roberto e Rosângela - Betânia Miranda

Tenho o maior orgulho do meu filho. É trabalhador, dedicado ao lar e adora uma festa. Sua presença preenche minha vida de alegria. Sou uma mãe abençoada.” Jady Miranda

Presença do casal Sara Targino e Franco Neto

Para descontrair e estimular os convidados a entrarem no clima havaiano, Roberto Miranda lançou um desafio com premiação: o melhor traje da noite ganharia um Outdoor, da Cabo Branco. O prêmio ficou para Aldimar Wanderley, que agradeceu o carinho do aniversariante. “Roberto é genial, seu astral contagia a todos, e a festa dele é imperdível. Se Deus quiser, ano que vem estarei comemorando de novo o seu aniversário”, declarou radiante. Quem também elogiou a festa e o carisma do aniversariante foi Diana Miranda, recém chegada da Suíça. “É tão bom reunir a família Miranda, ainda mais para comemorar o aniversário desde cara super gente boa. Suas festas são bastante animadas. Eu adoro”, afirmou a cantora, que ainda deu uma palinha, animando os convidados. Rannielle Farias e Pedro Henrique Alves - Roberto e Rosângela - Abelardo Carlos


Casais dançarinos: Paulo de Freitas e Giseli Sousa - Humberto Arruda e Ceres Leão - Rosângela Caetano e Roberto Miranda, Iara Caetano e Luiz Cravo - Thaiany Oliveira e Ramon Farias

Convidados elogiam o tema e o astral contagiante da festa Melhor traje da noite havaiana ficou com a amiga Aldimar Wanderley

Bartolomeu Interaminense - Lindomar Miranda - Alexandre Henrique - Edinilton Martins Roberto Miranda - Aldenor Holanda - Floriano Miranda - Fábio Palmeira - Franco Neto

O abraço do amigo Rogério Kaspary

Fernando e Ana Miranda - Juraci e Jacy Miranda - Jady, Janete, Rosa e Isamary Miranda


Familia e amigos se reúnem e cantam o tradicional “Parabéns Pra Você”

Aniversariante surpreende os convidados com coreografia Ao som da música “À Vontade”, casais entram e dançam no salão

Com coreografia de Ramon Farias, cinco casais dançam durante a festa

Um dos momentos mais marcantes e empolgantes da festa foi a dança coreografada de Roberto Miranda e Rosângela Caetano com mais cinco casais, que passaram cinco dias ensaiando - em segredo para surpreender a todos. Ao som da música de Ivete Sangalo com Wesley Safadão, “À Vontade’”, os parceiros Humberto Arruda e Ceres Leão, Luiz Cravo e Iara Caetano, Ramon Farias e Thaiany Oliveira, Paulo de Freitas e Giseli Sousa deram um show na pista de dança. A coreografia foi do próprio Ramon Farias. “Foi uma honra e também uma imensa alegria dançar com esses casais amigos e super empolgados”, expressou Roberto, que quis fazer algo diferente este ano para os convidados.

Coreografia animou os convidados

No jantar, foram servidos filé ao molho champignon, camarão a quatro queijos, saladas tropicais e arroz com amêndoas. O bolo foi de Gabriela Medeiros. Já os drinks tropicais, da Sampa Tônica. Como lembrançinha, os convidados também desgustaram bem-vividos e bolinho de flores em miniaturas, feitos também por Gabriela Medeiros. A banda Baile Predilecta animou a festa até às 3h da madrugada e não deixou ninguém parado. Ao som das músicas de Tim Maia, La Bamba, Beatles, Beto Barbosa, Kaoma, Claudia Leite, entre outros. O evento ainda teve desenho de caricaturas, por Francilino Lima, fotos instantâneas da Ontime Cabine Fotográfica e a presença da TV Master e TV Tambaú, cobrindo todo o evento.


Ewerton Vieira, da TV Master, entrevistou o aniversariante

Kadu Martins e Ceres Leão foram abraçar o amigo e parceiro pela passagem do seu aniversário

Ricardo Castro, da TV Tambaú, também marcou presença

Roberto é um grande amigo e parceiro. Um cara que motiva e transmite uma energia boa por onde passa. Características herdadas do seu avô Paulo Miranda.” Abelardo Jurema

Bolo assinado por Gabriela Medeiros

Roberto agradece a presença de todos e do amigo colunista

Abelardo Jurema homenageia Roberto Miranda e canta a música “Amigo”

Os anfitriões com Maria Lúcia e Abelardo Jurema

Presença do casal Marília Lima e Felipe Monteiro


O

s seus talentos podem ser entendidos como tudo aquilo que você faz muito bem e que flui naturalmente em você, são seus pontos positivos direcionados para alguma habilidade. Muitas pessoas ligam talento a algum tipo de habilidade artística, apenas. Mas existem muitos talentos ligados a habilidades relacionais, modos de pensar e criar, maneiras de organizar, e muitos outros trunfos, em diversas áreas da sua vida. Entusiasmo, coragem, ousadia, formação e responsabilidade são características que todo jovem talentoso possui. Nesta edição, vamos apresentar a história de nove jovens, com destaque na Paraíba

100

em suas áreas de trabalho. Maquiadora, empresário, odontólogo, cabeleireira, advogada, médica e fisioterapeuta, essas são as profissões exercidas pelos jovens Jany Keilla, Murillo Marra, Kelly Mello, Elson Fernandes, Ially Veny, Raíssa Pinheiro e Leda Pessoa. Cada um com uma história de vida diferente, mas com um mesmo foco: oferecer o melhor para o mundo. Como diz o poeta e escritor Augusto Branco, “Talento é dom, é graça. E sucesso nada tem a ver com sorte, mas com determinação e trabalho.” Você já descobriu qual o seu talento? Se inspire na história desses jovens e acredite que você também tem o seu.


G

ostar do que faz, se dedicar à profissão e se manter sempre atualizada são os segredos para ser bem sucedida, segundo Cristianne Lauritzem, de 35 anos. A cabeleireira é dedicada em tudo o que faz e sempre teve a certeza do seu talento, por isso nunca lhe faltou vontade para correr atrás dos seus objetivos. “Nunca pensei em desistir, amo o que eu faço. Sei que, com muita fé, garra e determinação, posso vencer os desafios”, afirma Cristianne. Segundo ela, para trabalhar com beleza, tem que entender o que cada cliente deseja. E, nesse caso, ela entende bem. Por ser extremamente vaidosa, ela sabe como as clientes se sentem após se verem no espelho. “A minha atividade envolve a autoestima. Toda vez que vejo o sorriso de uma cliente ao concluir um trabalho, sei que escolhi a profissão certa. Essa é a minha maior motivação”, confessa. Ela relembra também que sempre gostou de fazer os cabelos das amigas, e o hobbie virou carreira. “Sempre tive jeito para isso e, na época, eu estava analisando qual profissão iria escolher. Como queria fazer algo que eu já me identificasse, decidi que seria cabeleireira”, descreve. Cristianne é campinense, mas já mora em João Pessoa há 17 anos. Nessa trajetória, um dos seus maiores orgulhos foi conseguir administrar a concorrida agenda profissional, se especializar e ainda conseguir criar, sozinha, a filha, que hoje tem 14 anos. “Sempre fui muito batalhadora e nunca tive medo de obstáculos. Sou daquelas de subir degrau por degrau, com determinação, sem esperar pelos outros. Cada conquista alcançada foi mérito meu”, conta. Atualmente, além de se dedicar ao trabalho, ela é estudante de moda. “Gosto de tudo que é relacionado a este universo, inclusive adoro me vestir bem. Como acredito que nossa trajetória deve ser aliada à constante busca por aprendizado, optei por aprender mais sobre o assunto”, diz. E, claro! Na correria do dia a dia, ela ainda aproveita para encaixar seus hobbies: dançar e malhar. Como profissional, ela já foi professora do Instituto Embelleze e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Na sua agenda, Cristianne ainda ministra workshops sobre colorimetria e mechas. Entre uma aula e outra, ela ainda dá dicas do que aprendeu ao longo da profissão: “Sempre falo para as minhas alunas a buscarem seus sonhos e não terem medo das dificuldades, afinal elas existem para fortalecer o aprendizado”. Filha de Inácia Maria Bonfim e José Walter Lauritzem, Cristianne vive um momento único na carreira, que é abrir o próprio estúdio. “É um sonho que eu sempre tive e hoje posso viver essa fase”, comenta. Ela adianta que, com o seu novo espaço, novos projetos vão surgir: “Vem muita novidade por aí, mas é surpresa”, diz. Sempre consciente do que quer para si, com metas específicas e objetivos bem traçados, Cristianne sabe bem o que vem pela frente. “Já fiz cursos em São Paulo, Curitiba e Fortaleza, mas, no próximo ano, espero fazer um curso em Londres”, detalha. Determinada, isso é só uma questão de tempo para ela pôr os pés na terra da Rainha.

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: JOVENS DE TALENTO - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


C

uidar do sorriso de alguém é devolver a felicidade e a vontade de viver. Foi isso que o odontólogo Elson Tadeu Fernandes de Oliveira, de 33 anos, ouviu de um de seus pacientes, depois que este viu o novo sorriso em um espelho. Para Elson, essa é uma das maiores recompensas da odontologia: ver a satisfação do paciente com a conclusão do procedimento. Filho de Elias Feliciano de Oliveira e Maria de Fátima Fernandes Souza, Elson conheceu a odontologia logo cedo, aos 16 anos, quando começou a trabalhar na administração do laboratório de prótese dentária da mãe. “O contato com as reabilitações protéticas despertou o interesse por imaginar a felicidade do paciente ao concluir o tratamento, e, principalmente, a satisfação do dentista na devolução da qualidade de vida do mesmo”, lembra. Elson concluiu a graduação na Faculdade de Odontologia do Recife, mas já, no primeiro período, mostrou uma das suas maiores características: a determinação. Estagiou em diversos locais ao longo do curso, como o Hospital da Restauração, o Hospital Getúlio Vargas e o Instituto de Medicina Integral, todos no estado de Pernambuco. Hoje, já com nove anos de profissão, sabe que, apesar dos desafios da profissão, esta é uma área inspiradora. “Nenhum início é fácil. O caminho é longo até a estabilização no mercado, mas a vontade de fazer o melhor sempre esteve à frente das minha ações”, ele ainda acrescenta: “Obstáculos existiram e sempre vão existir, mas é através deles que crescemos e ficamos mais fortes”, conta.

102

Um dos seus hobbies é viajar, mas seu amor realmente é pela profissão. Perguntado sobre como se vê daqui a 10 anos, Elson foi direto ao ponto: “Me vejo trabalhando muito” (risos). O que lhe dá a certeza de que dará o melhor de si para conquistar sempre novos clientes ao longo do caminho. Mas, caso você esteja pensando em conhecer mais desse universo, ele dá uma dica fundamental: “Tenha identificação com a área. Odontologia é fantástica, porém necessita de dedicação, estudos e muito trabalho”, aconselha Elson. Além das atividades clínicas, ele faz parte da Coordenação de Especialização de Implantodontia do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), onde ele foi aluno, monitor e posteriormente recebeu o convite para coordenar o curso. Perfeccionista e inovador, para Elson, a chave para vencer os desafios da profissão é continuar aprendendo. Segundo ele, ir ao dentista é comumente associado à dor ou sofrimento. “Isso tornou-se algo cultural, mas com a evolução dos procedimentos, as sensações dolorosas estão cada vez mais distantes. A mudança nesse ‘pré-conceito’ é o que devemos promover”. Sua maior motivação é o amor ao que faz, então seu sonho não poderia ser diferente: “Espero continuar acordando todos os dias motivado para dar o meu melhor, ampliando meus conhecimentos e investindo na estrutura física do nosso espaço, para oferecer conforto e bem-estar para nossos pacientes”, arremata. Para ele, o projeto é manterse dando novos começos aos pacientes. Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: JOVENS DE TALENTO - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


E

ncantada com a área da saúde, a pessoense Ially Veny Benício Silva Sá, de 26 anos, resolveu cursar Odontologia. “Sempre me encantei com a área de saúde, gostava de cuidar das pessoas. Logo que comecei odontologia, vi que era realmente o que eu queria, me senti realizada em poder devolver a autoestima das pessoas para se sentirem confortáveis ao sorrir, pois o nosso sorriso é nossa porta de entrada para tudo”, ressalta. Ially Veny recebeu o apoio dos pais, Valdeci Benício de Sá e Maria Ilma da Silva Sá, para a escolha do curso, e é claro, que ela aproveitou cada momento da faculdade, buscando aperfeiçoar seus conhecimentos, participando de cursos em Recife e Natal, simpósios, estágios, congressos e também foi monitora do curso. Humana e amorosa, Ially atua na área há quatro anos e explica que não foi fácil no início da carreira. “Ingressar no mercado de trabalho, exercer a profissão para outras clínicas, com limitações e sem reconhecimento profissional, até me estabilizar e conseguir abrir o próprio consultório, não foi nada fácil, mas superei com muita coragem, observando tudo em volta, agregando a experiência adquirida, muita força de vontade, dedicação e Deus acima de tudo.” Ially trabalha em áreas distintas da Odontologia, ela sempre vê o paciente como um todo, buscando mais especializações para englobar tudo que o paciente tem necessidade, para que o mesmo se identifique com o profissional. Atualmente, a odontóloga está com um projeto de abrir um consultório na zona leste, buscando alcançar públicos diversificados. Durante a carreira, ela foi desafiada a atender um paciente, que de acordo com os colegas e professores da pós-graduação -, o caso dele só poderia se resolver com uma exodontia, pois o elemento dentário estava com grande destruição, mas ela acreditava que havia chance de realizar um tratamento de canal e uma coroa. Foi então que Ially conversou com o paciente, esclarecendo tudo, e que a maior probabilidade seria de insucesso, mas que, se ele quisesse tentar, ela aceitava o desafio. Para alegria e satisfação de ambos, o resultado deu certo. “Fiquei orgulhosa de mim, pois foi a primeira vez que venci um desafio, e que mesmo com o desengano dos colegas, obtive sucesso. Faz dois anos que eu o avalio e está tudo bem”, expressa Ially.’ Como todo profissional que tem suas inspirações, uma das pessoas que Ially se inspira é o noivo, o também odontólogo Talison Vieira, por toda sua paciência e dedicação aos pacientes. Hoje, Ially aconselha aqueles que querem seguir a carreira de odontologia, para ter perseverança, pois não é fácil, e que tenha certeza do que realmente quer, porque, para lidar com pessoas, é necessário humanidade e amor.

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: JOVENS DE TALENTO - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


F

oco, dedicação e amor resume a vida profissional da maquiadora Janny Keilla de Sousa Barbosa. A estudante de Publicidade e Propaganda, de 21 anos, decidiu não deixar de lado sua paixão por maquiagem, encarando diversos desafios que a profissão exige, como investir no bom curso para aperfeiçoar seu talento. “Tive que juntar dinheiro por um bom tempo para, então, conseguir me matricular no Instituto Embelleze. Na época, eu trabalhava na escola da minha tia, no turno da manhã e da tarde, e à noite tinha que ir para a faculdade. Imagina a loucura? Conversei com minha tia e pedi que ela me liberasse todas as terças à tarde, para que eu pudesse ir fazer o curso. Graças a Deus, ela me apoiou”, revela. A maquiadora é recente no mercado, mas já vem conquistando seu espaço no mundo da beleza. Janny keilla foi destaque no “Fashion Makeup by Anairana”, na edição 83 da Revista Fashion News. E, isso serviu de motivo para ela entender que estava no caminho certo. Ela é uma das poucas profissionais de João Pessoa que produz tutoriais para o instagram. O que parecia um hobbie, hoje, Janny não se ver trabalhando em outra área. Mesmo estando quase formada em Publicidade, ela não quer abrir mão desse desejo. “Antes eu queria apenas aprender a me maquiar, hoje eu quero trabalhar maquiando outras pessoas. Mesmo não querendo trabalhar diretamente como publicitária, o meu curso me deu muita visão do que é a publicidade em si, e isso vai me ajudar muito, tanto para alcançar clientes, como também vai me ajudar em qualquer área que eu quiser atuar. Como objetivos, pretende cursar Design de Moda e montar o próprio estúdio de beleza. Mas, quem nunca pensou em desistir no meio do caminho? Ela já. Com a vida corrida, Janny, muitas vezes, teve que escolher entre maquiar suas clientes ou fazer o trabalho da faculdade. Como o curso lhe exigia muito, o medo, em não cumprir sua agenda de maquiagens, a fazia pensar que não conseguiria se tornar uma grande maquiadora. Mas, a resiliência da estudante não deixou que ela desistisse. Nesse ano de 2017, ela desenvolveu o ‘MIGAS DA MAKE – PROJETO SOCIAL”, com intuito de ajudar as adolescentes, que não tinham recursos financeiros, a investir no curso de automaquiagem. Para participar, a candidata só precisa pagar uma pequena taxa e doar alimentos não perecíveis ou produtos de higiene. Uma de suas inspirações é a Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa. “O jeito descontraído dela, de passar pelos problemas da vida, e das gambiarras que ela fazia quando não tinha os produtos no momento. Me identifico muito com ela, por ser uma pessoa de luz e determinada”, revela. Como recado, ela avisa aos jovens que a maior competição na vida profissional é com você mesmo, e que não precisa passar por cima de ninguém para conquistar seus sonhos. Cada um tem seu dom, e o segredo é fazer tudo com amor.

104

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: JOVENS DE TALENTO nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


c

omo a maioria das pessoas, Leda Maria Pessoa Amorim, de 26 anos, possui em si dualidades: defeitos e qualidades, com os quais ela procura conviver da melhor forma, desenvolvendo sua espiritualidade e aprendendo com seus acertos e erros, a partir dos quais se aperfeiçoa diariamente, para se tornar melhor como ser humano e como profissional. Leda sempre quis fazer algo que a fizesse sentir-se próxima das pessoas e ajudá-las, de alguma forma, para que pudessem ter uma vida melhor. Então, ela optou por fisioterapia. “Sempre gostei bastante da área de estética, e proporcionar a melhora daquilo que incomoda fisicamente as pessoas, é gratificante por ver o resultado dos procedimentos na elevação da autoestima. Tenho também fascinação pela pessoa idosa, gosto de conversar e aprender com elas, e cuidar dos mesmos é um prazer muito grande”, expressa a fisioterapeuta. Segundo Leda, focar no que ama, cultivar um bom relacionamento com os pacientes/clientes, valorizar o ser humano, atuar com ética profissional e pessoal e buscar o aperfeiçoamento constante na área, fazem dela uma profissional capacitada para realizar um excelente trabalho. Mas, como toda profissão tem seus desafios, para a fisioterapeuta o maior é manter-se atualizada com as inovações científicas e não ter medo de arriscar-se, confiando em sua habilidade. Mas, apesar da exigência do mercado, dos avanços tecnológicos e da concorrência, nunca pensou em desistir da profissão. “Sou apaixonada pelo que faço e poder atuar em áreas diversas, sempre com a finalidade de promover uma melhor qualidade de vida para quem trabalho, sempre me dá um fôlego novo” , declara. A possibilidade de aprender mais e conquistar novos espaços sempre foi objetivo dela. Desde a faculdade, ela participa de cursos de aperfeiçoamento, como Capacitação em Dermatofuncional Facial e Corporal, Prescrição Fisioterapêutica, Dry Needling (agulhamento a seco), dentre outros. Ao concluir o curso de fisioterapia, ela fez especialização em Curitiba, na área de Reabilitação Vestibular e está concluindo duas Pós-graduação, uma em Gerontologia e outra em Dermatofuncional e Cosmetologia. No ínicio, ela fazia apenas atendimento domiciliar, hoje, ela tem o próprio consultório na Avenida Ruy Carneiro, no Empresarial Trader Office Center, onde atua na área de fisioterapia Dermatofuncional, e na reabilitação vestibular, que é voltada, principalmente, para o tratamento das labirintites. Atua ainda, em atendimento fisioterapêutico domiciliar, principalmente, às pessoas idosas. Leda Pessoa não se cansa no desempenho das suas atividades. Para ela, se uma pessoa acredita que tem uma vocação, um dom, basta se dedicar e estudar. Basta ter confiança de que conseguirá e seguir em frente!

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: JOVENS DE TALENTO - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


S

onhar é algo que faz parte do ser humano. Ter metas e objetivos é o que faz cada pessoa levantar de manhã e enfrentar um novo dia. Os sonhos são justamente a matéria-prima da empresária Kelly Mello, de 33 anos. Diretora da Cristallo Bianco Formaturas, ela é responsável por coordenar diversas equipes para realizar eventos inesquecíveis. “Sei que escolhi a profissão certa, quando recebo o sorriso de um cliente, dizendo que meu trabalho superou as expetativas. Isso não tem preço”, descreve. Kelly tem uma longa trajetória quando o assunto é liderança e coordenação. No primeiro emprego, ela foi da recepção à administração de uma clínica em um período de três anos. Em 2007, dividia seu tempo entre o curso de Gestão Hospitalar e a montagem da Cristallo Bianco. Foi quando, em 2009, ela realizou a primeira formatura completa, com serviço de assessoria, cerimonial e fotografia, em uma festa para 55 formandos e quase mil convidados. Vendo o sucesso e a repercussão positiva, ela mergulhou nessa área e não parou mais: “Fiz administração e investi em capacitação na área de eventos, fazendo vários cursos de cerimonial e protocolo”. Mas ela foi além. Fez os cursos de fotografia sensual (2013), empreendedorismo em eventos (2014) e, neste ano, participou de um treinamento de relações humanas e comunicação, onde foi premiada na categoria de melhor RH na conclusão do curso. Atualmente, ela estuda jornalismo. Com tantos avanços, é natural que surjam vários obstáculos. “Pensei em desistir, quando perdi tudo que tinha e ouvi a frase: ‘Está vendo aonde os seus sonhos nos levaram?’. Achava que não adiantava mais lutar, mas a força de vencer foi maior”, relembra com olhos no futuro, quando pretende trabalhar para expandir a empresa para todo o Nordeste. Dona de um coração sensível, ela ainda criou o projeto “Cristallo do Bem”, levando os formandos a pensar no próximo com a arrecadação de alimentos, que são doados a comunidades específicas. Kelly destaca que se orgulha ao perceber que seu trabalho pode promover esperança em tantas vidas. Quando questionada sobre quem a inspira, Kelly remete tudo à mãe, Marly Mello. “Tudo que conquistei até hoje é exclusivamente mérito dela”, dedica e declara: “Te amo, dona Marly” (risos). A família foi sempre seu porto-seguro. Sua mãe e seus irmãos foram os maiores incentivadores. Kelly sabe bem que a caminhada é longa e cheia de obstáculos: “O mercado é bastante competitivo e um dos maiores desafios é conseguir realizar os eventos não só cumprindo o contrato, mas, principalmente, superando as expectativas”. Para isso, ela pretende cursar direito e conhecer empresas de eventos em pelo menos três países. De sonhos ela entende e é questão de tempo para novas e grandes conquistas.

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: JOVENS DE TALENTO - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

106


O

lhar para o próximo com atitudes de compaixão e cuidado é uma das maiores virtudes do ser humano. Esse é inclusive um dos princípios da medicina, área escolhida por Raíssa Pinheiro de Lucena, de 24 anos, filha de Hélvia Pordeus Pinheiro de Lucena e Leotácio Batista de Lucena. Natural de João Pessoa, possui também raízes com a cidade de Uiraúna, que fica a cerca de 480 quilômetros da capital e é conhecida como “a terra dos médicos”. Para Raíssa, medicina não era apenas um objetivo, mas um grande sonho, que também foi sonhado pelos pais, em especial sua mãe. “Sempre sonhei ser médica, desde pequena. Sendo assim, nunca optei por nenhum outro curso. Passei no primeiro vestibular, aos 17 anos, concluindo aos 23”, descreve. Firme, ela ainda acrescenta: “Sabia desde o início o que queria ser e exercer. Minha escolha foi por vocação”. Durante a graduação na Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene), Raíssa participou de projetos, escreveu artigos científicos, esteve na área de cirurgia geral do Ortotrauma por dois anos e ainda atuou como auxiliar de cirurgia plástica durante um período de três anos. No currículo, muita experiência e histórias marcantes, como um caso de edema agudo de pulmão grave, registrado no Hospital Geral de Mamanguape: “Durante aquela emergência, estávamos fazendo tudo pela paciente e vimos ela melhorar. Em um certo momento, ela olhou para mim, pegou minha mão, tirou a máscara de reservatório de oxigênio e beijou minha mão, dizendo: ‘obrigada, minha filha’”, lembra Raíssa. Hoje, ela atua em uma Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro do Valentina, onde orienta alunos de medicina, além disso é médica de clínica geral no Ortotrauma de Mangabeira e também no Hospital Geral de Mamanguape. Para trilhar seus passos, Raíssa Pinheiro inspira-se no seu tio, Francisco Pinheiro da Rocha, cirurgião abdominal em Brasília/DF, ex-secretário de saúde do DF, diretor clínico, chefe da residência médica do Hospital de Base, além de médico do Senado Federal. Para Raíssa, “um grande espelho de dedicação e sucesso”. Honestidade e humildade fazem parte do perfil profissional dela, que ainda se descreve como persistente e também perfeccionista. Para os futuros colegas de trabalho, Raíssa aconselha: “Dê sempre o seu melhor, não importa onde você esteja”, ideal que, baseado na fé, norteia sua atuação. Acima de tudo como segredo do sucesso, ela aposta no amor ao que faz. O futuro sempre traz grandes incertezas, mas Raíssa é determinada em conquistar seus objetivos. “Quero iniciar a residência médica e concluí-la após cinco anos”, conta. Mas as metas não param por aí: “em 10 anos me imagino cirurgiã. Me atualizando e enfrentando novos desafios”. Se sonhar é fazer planos, o que não falta em Raíssa é coragem para realizá-los.

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: JOVENS DE TALENTO - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


“O

que você quer ser quando crescer?” Assim perguntavam à pequena Rafaela. Não era necessária pensar duas vezes, logo ela respondia em alto e bom som: “Quero ser advogada”. Hoje, aos 35 anos, Rafaela Cristina Medeiros do Amaral, lembra que nunca se imaginou em outra profissão. “Sempre tive grandes referenciais na minha vida e, com isso, sempre sonhei em ser advogada”. Filha de Ronaldo Azevedo do Amaral e Eliane Medeiros do Amaral, ela lembra de algumas pessoas que inspiram-na, como seus tios: o advogado em São Luís/MA Eli Medeiros, e o juiz João Lima. Além do avô Eliel Medeiros, que esteve por vários anos à frente da Junta de Recursos do INSS na Paraíba. Formada pela Faculdade Paraibana (FAP), Rafaela buscou conhecer vários ramos do direito e, para isso, foi estagiária do Ministério Público Estadual, da 15ª Vara Cível, da 2ª Vara da Justiça Federal e também experimentou um pouco da rotina de um escritório de advocacia. “Sempre tive a consciência de que, quanto mais ramos do direito eu conhecesse, mais preparada estaria para os desafios da profissão”, destaca. Rafaela Medeiros já advoga há cerca de cinco anos, mas não deixa de lado a busca por conhecimento. Atualmente está concluindo uma pós-graduação em Processo Civil. Para ela, o caminho em direção ao sucesso profissional passa pela vontade que o advogado tem de se diferenciar: “Já não basta contar com uma excelente noção do direito material e notável prática no direito processual, é preciso ter verdadeiros diferenciais competitivos”, ela ainda acrescenta que é necessário “insistir, persistir, investir em conhecimento, ter foco e metas bem definidas”. Apesar das dificuldades da profissão, sobretudo de se manter economicamente estável nos primeiros anos da advocacia, Rafaela conta que desistir não foi uma opção. “Amo o direito e me realizo com ele, por isso nunca me vi em outra área e também nunca pensei em desistir”, reforça. Para ela, uma das maiores recompensas da profissão é poder ajudar as pessoas. “Muitas vezes os clientes chegam até desmotivados ou tristes e, após alguns encontros, nós conseguimos traçar um plano para solucionar aquele problema. Com isso, a tristeza dá lugar a alegria. Isso é muito gratificante”, descreve. Aliado a essas recompensas, uma das maiores motivações de Rafaela é o filho Eduardo. “Ele desperta em mim algo inexplicável”, lembra com brilho nos olhos. Batalhadora e com metas bem definidas, ela pretende fazer mestrado e doutorado em Direito da Família e, mais do que isso, Rafaela sonha em tornarse referência nesta área. Para o futuro, ela sabe que a determinação de hoje é o sucesso de amanhã.

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: JOVENS DE TALENTO - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

108


A

cada dia que passa, Murillo Marra de Oliveira, de 29 anos, tem a certeza de que está no caminho certo. A vontade de ser um empreendedor pioneiro na culinária de pamonhas goianas e desfrutar da excelente qualidade de vida que João Pessoa oferece, foram os motivos para o empresário sair de sua terra natal, Goiânia, e ir morar na capital paraibana. Formado em Relações Internacionais, Murillo Marra sempre dedicado e competente em tudo que faz, tem se destacado no meio de sua geração. Ele, hoje, é um empresário em ascenção na área que atua. Murillo Marra recebeu o apoio dos pais Nicias Marra de Oliveira e Maria Ivonete Oliveira da Silva, que sempre lhe incentivaram a seguir a desejada carreira e se tornar um grande empreendedor. Desde a faculdade, ele investiu nos seus sonhos, começou estagiar no Departamento de Promoção Comercial e investimentos, no Ministério das Relações Exteriores, onde ampliou seus conhecimentos e teve a oportunidade de se relacionar com personalidades da carreira diplomática, como também com os maiores executivos e empresários do Brasil. “Esse foi exatamente o momento em que comecei a vivenciar, através do estágio, opniões diversas e oportunidades de negócios com pessoas de sucesso, me tornando mais convicto da minha vontade, de me tornar um empresário exportador”, expressa Murillo. Depois de cinco anos na faculdade, veio o tão esperado diploma. A partir daí, embarcou no mundo dos negócios, abrindo uma empresa no ramo de gastronomia regional, a Pamonharia Goiania, que dispõe de pamonhas cremosas e recheadas, nos sabores de carne de sol na nata, linguiça, chocolate, dentre outros. Segundo ele, o seu diferencial está em buscar novos caminhos comerciais, tanto internos como externos, para atingir novos clientes e ampliar as vendas. Uma de suas maiores inspirações é o Steve Jobs, por ser uma figura símbolo da inovação digital e também do empreendedorismo. Apesar de se sentir estável profissionalmente, ele não para e tenta se superar a cada dia com muito estudo, ousadia e resiliência. Para os jovens que desejam entrar na área financeira, Murillo diz que o primeiro passo é tomar conhecimento sobre a profissão e saber se realmente a fará por amor. E, para aqueles que já estão na área, mas que em algum momento pensou em desistir, Murillo Marra reforça, “Se o sucesso ainda não veio, ele está por vir, essa receita não falha.”

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: JOVENS DE TALENTO - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Acrísio Toscano - Ewerton Vieira - Simony - Walter e Izabel Paiva

Analice Dantas e Simony

Ewerton Vieira comemora 30 anos na Pérola Recepções Cantora Simony, ex-integrante do Balão Mágico, prestigia colunista

Ezilda Rocha - Maria Júlia Ferrer - Ewerton Vieira - Roziane Coelho - Lúcia Padilha - Céu Palmeira

Simony com Ewerton, Zilda e Ewelyne Vieira

Fábio Marcel - Simony - Ewerton Vieira - Daniella Souza


Leosita Barros - Ewerton Vieira - Terezinha Cavalcanti - Lauriete Gonçalves

Muito feliz em poder comemorar mais um ano de vida, com saúde e alegria. Saber que estou no caminho certo. Obrigado, Deus! Ewerton Vieira

Sarah e Lourdes Bitencourt prestigiam o colunista

Aniversariante recebe Hélia Botelho

Ruth Moura - Marletti Assis

Simony e Ewerton com as tias dele, Zélia e Dita Vieira

fotos: Estúdio A Fotografia

Para comemorar a chegada dos 30 anos, o colunista social Ewerton Vieira reuniu mais de 120 amigos, entre parceiros e familiares, na sua tão esperada festa de aniversário, que foi realizada, desta vez, com retumbante sucesso na Pérola Recepções. Presença VIP super aguardada, a cantora Simony fez bonito durante a noite de comemorações, na qual usou um vestido da loja Todabella B, calçou LKalçados e usou as peças da Murion Acessórios. A banda Beauty Box e o DJ Blue Eyes se revezaram nas músicas dançantes da festa, ricamente decorada por Mariana Lucena. O som e iluminação ficaram sob os cuidados da Start, o cerimonial foi conduzido pela Eventus Assessoria e Cerimonial, e o bolo, uma criação de Maria Helena Moura. A diversão à parte ficou com as fotos instantâneas da Ontime Cabine Fotográfica. Os convidados ainda conferiram as novidades da Ostent, nova marca de óculos de João Pessoa.

Rogério Mota e Shayenne Borges

Dom Fernandes e Jamilah Brito


despertar do mestre: Positividade sempre!

Bruno Spinasse e Fernando Rosa

Bloco de Notas

Realizado no Hardman Praia Hotel, participei da turma 02 do Despertar do Mestre e afirmo: é uma excelente oportunidade para novas descobertas. Um grande aprendizado no propósito de liderar a vida profissional e pessoal. O curso é um treinamento de desenvolvimento onde cada participante aprende técnicas e ferramentas de Coaching, Psicologia Positiva e PNL (Programação Neurolinguística), para estimular o próprio autoconhecimento. O master coach trainer Fernando Rosa Mestre esteve em João Pessoa para mais uma edição do curso, que contou com o apoio do empresário e coach Bruno Spinasse. Para quem tem interesse, o Despertar do Mestre volta nos dias 17 e 18 de novembro.

*Todas as fotos são de responsabilidade do colunista

Dayane Carvalho - Daniel Virgulino - Roselma, Lucas e Cybelle Virgulino

Sempre alegre e com um sorriso constante no rosto, a empresária Roselma Virgulino recebeu o carinho das amigas e familiares durante a comemoração do aniversário, realizado no restaurante Videira.

WORKSHOP: Cerimonialistas em foco

Vinícius Medeiros

Em ascensão no mercado, o designer de interiores Vinícius Medeiros destaca-se pelo talento e versatilidade no trabalho executado. Ele tem a solução perfeita para projetos encantadores.

112

César Serra com Eduardo Quirito, Kaline Formiga, Eneida Araújo e Laura Mota

Com o objetivo de melhorar e qualificar os principais cerimonialistas e assessores de eventos sociais da região, foi realizada a sétima edição do Workshop Cerimonial Social do Nordeste, no Bristol Recife Hotel, no Recife (PE). Durante dois dias, grandes profissionais da área de eventos do Brasil, a exemplo dos cerimonialistas Roberto Cohen e César Serra, proferiram palestras sobre os assuntos preponderantes ao circuito das festas. Laura Mota, profissional à frente da Eventus Assessoria e Cerimonial, marcou presença e adorou todas as dicas dadas pelos palestrantes e fornecedores. Além das novidades do mercado, ela trocou experiência com outros profissionais e ainda adquiriu conhecimento para oferecer aos seus inúmeros clientes.


Alisson e Raquel Holanda

Costanza Pascolato e Tereza Ribeiro

Juliana Braz com Mariana e Luzenira Braz

johnny rockets em jp

costanza: a Papisa da moda

Molduras glass e afins

Presente em mais de 33 países, o Johnny Rockets hamburgueria temática americana - agora, está em João Pessoa no Holanda’s Prime Shopping Residence, no coração de Tambaú. O soft opening foi super prestigiado, e o casal Alisson e Raquel Holanda ofereceu o melhor para os convidados. Todos provaram e aprovaram as delícias do Johnny Rockets, que dispõe de uma grande variedade em sanduíches, milkshakes, drinks e muito mais.

Considerada um dos grandes ícones da moda brasileira, Costanza Pascolato marcou presença na Kitai Mitsubishi, que tem à frente o empresário Dias Neto, e foi o centro das atenções no evento organizado pelas lojas Tereza Ribeiro Maison e Spezzato. Super elegante, Costanza interagiu com as convidadas, tirou fotos com todas e deu um show à parte no evento beneficente, com renda revertida para a Amem (Associação Metropolitana de Erradicação de Mendicância). O buffet do evento foi assinado pela DG Gourmet, e o DJ Villarim ficou na cena musical da noite, onde o estilo e a solidariedade se sobressaíram.

Consolidada no mercado com a Vidros & Cia, a empresária Juliana Braz decidiu expandir os negócios e inaugurou recentemente a Molduras Glass, na Avenida Esperança, em Manaíra. Com proposta de oferecer molduras diferenciadas (seja por encomenda ou entrega imediata), vidraçaria em geral, persianas, quadros estilizados e entre outros itens, a loja está sendo bem aceita pelos clientes. “Estou feliz com a resposta positiva da Molduras Glass e vamos implantar inúmeras novidades até o fim do ano”, afirma Juliana.

Dandara Costa

A gata do jornal Bonita e cheia de estilo, a jornalista Dandara Costa é a titular da “Coluna do Meio”, espaço dedicado aos fatos sociais e culturais do jornal A União no qual também realiza entrevistas e noticia tudo que é destaque em João Pessoa. Aos 26 anos, Dandara recebeu, com surpresa, o convite para substituir a colunista Goretti Zenaide (in memoriam) e está agradando. “Agradeço as pessoas que me receberam super bem e quero fazer o possível para corresponder às expectativas de todos”, finaliza Dandara.

Edna Figueiredo - Zui Souto Maior - Oliveira Filho - Salete Leite - Laudicéia Aguiar

subindo a serra: oliveira filho tem Aniversário badalado As festas de aniversário do colunista social Oliveira Filho são maravilhosas, e a data já faz parte do calendário social de Campina Grande. Bastante querido, um grupo de 15 pessoas de João Pessoa, liderado por Hélia Botelho, viajou à cidade para prestigiar o brilhante profissional midiático. O salão de festas do Palácio das Artes Suellen Carolini, comandado por Laudicéia Aguiar, foi o local escolhido para a comemoração, que contou com o buffet do Regallier, composto por deliciosos salgados e um jantar irresistível, bolo artístico de Lindalva Gonçalves, a linda decoração ficou sob responsabilidade de Marco Paulino e a parte musical teve o comando de Alex Macedo e banda Andaluz. Na oportunidade, Oliveira homenageou as madrinhas da festa e também Maluh Vinagre, atual Miss Paraíba Plus Size Nacional.


foto: Shutterstock

Psicólogo, filósofo, sociólogo, teólogo, escritor, Pastor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa e autor do livro “Quando Vem a Brisa”.

os pequenOs DETALHES Eles embelezam e dignificam nossas atitudes, refletindo nossos mais nobres valores Enganam-se os que pensam que a vida é feita das grandes coisas. Infelizmente, nossa cultura ocidental está impregnada de uma lógica, baseada em conceito de super, hiper e mega, que vemos em apelos como: “seja um super pai”; “tenha uma super felicidade”; “realize um mega sonho”. Esses apelos são o reflexo de como a valorização da grandeza é dominante em nossa sociedade. Os pequenos detalhes fazem muita diferença em nossos relacionamentos mais significativos. Às vezes, os pequenos gestos passam até despercebidos, mas são exatamente eles que embelezam e dignificam nossas atitudes, refletindo nossos mais nobres valores. Ninguém precisa de muito para ser feliz. Todavia, quando algum pequeno item falta, é difícil concretizar o sonho de felicidade. Uma esposa, por exemplo, não precisa de presentes caros e muitas joias para ser feliz. Basta o amor do marido manifesto em gestos simples, como um abraço, um olhar carinhoso e outras pequenas atitudes que a façam sentir-se segura, amada e especial. Os filhos não precisam de brinquedos sofisticados, envoltos em embalagem gigantes, para se tornarem crianças saudáveis. Carinho, amor, companhia e atenção dos pais são também maneiras lúdicas de presentear os filhos, aliás, são pequenos gestos insubstituíveis na vida de uma criança.

114

O tamanho de uma casa não significa que ali mora uma família feliz. O dinheiro compra até uma mansão, mas não a paz, o carinho, o amor e a ternura, indispensáveis para a felicidade no lar. Estamos cada vez mais nos esquecendo dos detalhes essenciais à vida, como cortesia, solidariedade, atenção, uma visita, uma palavra amiga, uma mão estendida, um gesto de perdão. A cultura que supervaloriza as embalagens e as formas termina por não atentar para o que é essencial, escondido sempre nas pequenas coisas. A essência não pode sucumbir à aparência. O silêncio e a simplicidade de um quarto proporcionam mais intimidade com Deus do que a liturgia das grandes catedrais. O Altíssimo é também muito simples e acessível a todos que o buscam com simplicidade. Não foi por acaso que Jesus Cristo afirmou: “Tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mateus 25.35, 36, 40) A grandiosidade está presente nos gestos e detalhes aparentemente pequenos.


foto: Shutterstock

foto: Reprodução/NAC

DIGA À SUA ALMA QUE AQUIETE-SE NOVIDADE: BANDA da “REDE NUVEM” LANÇA NOVO CD

por Christian Clayton

A Rede Nuvem, ministério de jovens da Igreja Cidade Viva, lançou, neste mês, o seu segundo CD, intitulado “Fé, Amor e Esperança”. O projeto foi baseado no texto bíblico de 1º Coríntios 13, contendo 10 faixas musicais, sendo sete autorais. O projeto foi desenvolvido pela banda sob a produção de Adriano Alves, baterista e produtor do Juliano Son e do Ministério Livres. O CD pode ser adquirido na livraria da Igreja Cidade Viva e, em breve, estará também nas plataformas digitais. foto: Reprodução/Facebook

“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda O louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu” (Salmo 42.11).

DOMUS HALL RECEBE SEXTO CONGRESSO PERFUMADAS Organizado anualmente pela Igreja Evangélica Batista da Liberdade, o Congresso Perfumadas chega à sexta edição com o tema “Primazia”. Neste ano, o evento acontece nos dias 9, 10 e 11 de novembro, na Domus Hall. Entre os convidados estão os cantores Anderson Freire e Danielle Cristina e a pastora Ezenete Rodrigues (Lagoinha/MG). As inscrições podem ser feitas em: mulheresperfumadas.org.br.

Em certo momento de dificuldade na vida, o salmista começa a conversar consigo mesmo. Ele está perturbado, abatido, entristecido, sendo atacado. Então, ele percebe que está com as emoções para baixo. Suas emoções estão abatidas, levando-lhe a ficar em um estado que somente piora as coisas. Nesse momento, ele decide analisar os lados. De um lado, os ataques que lhe entristecem. Do outro lado, ele tem DEUS, que é por ele, em quem Ele pode confiar. É nesse momento que a conversa consigo mesmo é tao importante. Ele diz para suas emoções: “Por que está abatida, minha alma? Por que se entristece? Pare agora! Confie em DEUS. Confie, pois certamente eu vou ver o agir DELE que me salva, e ainda O louvarei pela vitória diante desta situação. Minha alma, pare de se entristecer e confie em DEUS!”. Assim, aprendo que, em muitos momentos, tenho que obrigar a mim mesmo a confiar em DEUS. Tenho que ordenar e obrigar minhas emoções a seguirem minha fé e confiança em DEUS. Afinal de contas, DEUS é Fiel, e eu sei que ELE é por mim. O final não é conforme minhas emoções, mas conforme a fidelidade de DEUS! Fonte: lagoinha.com

ARREPENDIMENTO: A CURA DA INFIDELIDADE

foto: Shutterstock

por Davi Lago (trecho)

“Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos“ (Provérbios 16.9)

O arrependimento nos faz melhores. Jesus veio nos curar das nossas enfermidades espirituais. Ele é o Médico que dá vida eterna. Abandonemos a inconstância, a infidelidade abjeta. Deixemos de lado as obras infrutíferas das trevas, as insinceras desculpas que damos aos nossos pecados. Jesus Cristo está voltando! Passemos a ser pessoas reconciliadas com a vida, a valorizar o que temos. Aprendamos a sorrir com mais frequência. Não tenhamos mais uma alegria vã, fundada em fama, prazer, bem-estar ou ausência de problemas. Mas uma alegria completa, fundada no nível mais profundo da existência. Ouçamos Oséias 14.9: “Quem é sábio? Aquele que considerar essas coisas. Quem tem discernimento? Aquele que as compreender. Os caminhos do Senhor são justos; os justos andam neles, mas os rebeldes neles tropeçam” Fonte: davilago.com/blog


AGÊNCIA DE MODELOS

Agência Team: (83) 3066.1463 Amazing Models Management: (81) 3466.2397 Ep models Brasil: (81) 3455.5810 V Agency: (83) 98880.0534

ARQUITETURA, DECORAÇÃO, IMÓVEIS E PINTURA

241 Arquitetura: (83) 98880.0000 | 99675.5446 Alana Petrucci: (83) 99688.2327 | 98840.9889 Ambiente Decorações: (83) 3246.7088 Arte Fibra: (83) 3245.4032 | 98810.6731 Artesano Planejados: (83) 3023.4398 | 98824.9302 Bauhaus: (83) 3185.6901 | 3185.7373 C&N Tecidos: (83) 3239.1326 | 98814.3069 Conceito Interiores: (83) 3021.1533 Cortinas & Cia: (83) 3247.4709 | 98641.2724 Daniella Souza: Instagram: @dann_souzza Débora Almeida: (83) 98837.0978 Dstak Cortinas e Persianas: (83) 3244.0310 Duart Decor: (83) 98859.1511 Euforia - Sublimação e arte: (83) 3508.3453 | (81) 99570.9155 Frédéric Barbotin: (83) 99107.2731 Fibra Desing: (83) 3578.7007 Gabinetto Móveis: (83) 3247.4235 Guarámoveis: (83) 3271.7552 Julye Pinheiro: (83) 3512.9899 JVL Vidros: (83) 3224.5440 | 99984.1141 Márcio Costa: (83) 99139.8317 | 3023.4398 Malu Perucci: (83) 98806.5164 Roberto Bezerra: (83) 98871.1150 Roberto Carlos Imobiliária: (83) 98824.0103 Rosane Oliveira: (83) 99983.9119 | 3245.9119 Seletta Realty: (83) 99177.4286 Stok Design: (83) 3241.4692 | 3023.1421 Top Design: (83) 3578.8012 | 3214.9210 Traço: 98890.8130 Vip Vidros: (83) 3243.4213 | 3243.4214 XD Móveis: (83) 3247-3435

BELEZA

116

Ana Elisa Pawlenko - Centro do Sorriso Rua Wandick Pinto Filgueiras, 1230 Tambauzinho | (83) 3237.3985 | 98727.5413 Ateliê do Sol: (83) 99642.1573 Bella Cosméticos e Presentes: (83) 3034.5317 Bella Liz: (83) 3024.7879 | 99192.3443 Bertha Garcez: (83) 98709.0501 | 98787.4277 BestLaser: (83) 3023.3020 | 99976.1216 Claudete Arruda - Clínica Glam R. Tabelião José Ramalho Leite, 1358, Cabo Branco - (83) 3226.7145 Clínica Lisianthus: R. Rosa Lima dos Santos, 27 Bancários | (83) 99621.0983 Clínica Pele: (83) 3578.4748 | 98220.8888 Corpo a Corpo: (83) 3244.6022 | 98824.7341 Cristiano Silva e Vinícius Porto: (83) 3024.5999 De Ink Tatoo: (83) 98721.6001 | Instagram: @deinktatoo Depyl Action: Bessa: (83) 3566.8882 | Manaíra: (83) 3247.1974

Dr. Laser: (83) 3031.7275 Erika Serafim Estética: (83) 98621.9266 Espaçolaser: (83) 98140-9979 Francisco Odílio: (83) 4009.4567 | Eco Medical - Sala 1604 Help Laser (83) 98634.5596 | 98733.7817 Jailson Dantas: Av. Oceano Atlântico, nº 211 Intermares | (83) 3191.8084 Juliana Pinho - Dermocare: (83) 3506.1816 Eco Medical, 4º andar, salas 406 e 407 Léia Nascimento: (83) 98798.9441 Marcos Nunes: (83) 98733.7817 Mário Medeiros: (83) 99866.4894 Mariah Nogueira: (83) 3034.9115 Mesolan: (83) 3024.3146 | (81) 98118.7775 | (84) 98151.7775 Pierre Couffeire’s: (83) 3247.1351 | 98837.6399 | 99832.8498 Posé: (83) 3031.4508 Preciosa Cosméticos: (83) 3238.1750 | 98887.4398 Priscila Palmeira: (83) 99910.2054 | 99360.6324 Segreto: (83) 3034. 2666 SPA das Sobrancelhas: (83) 3578.4392 Spa Urbano: (83) 98852.9935 Tayná Ciarline: (83) 98621.9266 | 98879.8406 Vivianne Araújo: (83) 3225.6706 | 99115.8530 Werônyca Félix Clínica Premiere, Av. Monteiro da Franca, 1562 Manaíra | (83) 99156.8993 | 3268.0922 WM Cosmetics: (83) 3231.5209 Ylka Virgínea Ribeiro/Clínica Jailson Dantas (83) 3191.8084 Zuleika Andrade Rua Antônio Rabelo Junior, 170, Edifício Eco Medical Center, salas 1807/1808/1809 - Miramar | (83) 3244.6662

CASA, VEÍCULOS, TECNOLOGIA E VIAGENS

Acqua Fiber: (83) 3233.0705 App Shop: (83) 98177.4028 | 3506.1041 | 98171.4020 Auto Peças Bessa: (83) 3246.1440 | 98780.8043 Br Polaris: (83) 99928.0055 Cinata Imóveis: (83) 3508.1675 Clean New: (83) 99143.2225 Cupom Fiscal: (83) 3222.8355 Diego Bessa: (83) 99147.3180 F3 Import Export: (83) 3244.4946 Gold Viagens e Turismo: (83) 3023.2665 Holanda’s Prime: (83) 3035.4000 Hyundai: (83) 3041.8200 J Carneiro: João Pessoa - (83) 3515.9100 | Cabedelo - 3515.9199 | Guarabira - 3271.8537 Kitai Mitsubishi: (83) 2108.0303 | 2102.4100 | 3102.5000 LaVie Construções e Incorporações: (83) 3024.2303 | 98770.0080 Lúcio Carneiro Corretor de Imóveis: (83) 98881.0579 NewLand: (83) 3565.1900 Optimus Motel: (83) 3290.1374 Outdoor Cabo Branco: (83) 98856.7075 Ponto Auto Veículos: (83) 3222.1111 Vip Assessoria: (83) 98750.8712

DIREITO

Ana Luiza Souto: (83) 99920.9996 Eduardo Arruda: (83) 98891.1313 Herta Kherle: (83) 98852.0900 José Augusto Neto: (83) 98780.5744 Julianna erika: (83) 99694.3322 Moisés Neto: (83) 99992.3800 Rogério Miranda: (83) 3221.3190

EDUCAÇÃO, WORKSHOPS, PALESTRAS E SEGURANÇA

CEM: (83) 3331.3066 Exato Colégio e Cursos: (83) 3246.0701 i9: i9portariavirtual.com.br Julian Lemos: (83) 99117.8888 NTW Contabilidade: (83) 98819.8484 | 98861.7151 Kids Place: (83) 3576.2306 Prime’s Cool: (83) 3021.8752

EVENTOS, DOCES E PRODUÇÃO

Ambar Geradores: (83) 98804.1137 | 3506.6333 André Luiz Florista: (83) 3221.1687 APCEF: (83) 3226.3105 | 98862.2775 Atelier Sandra Rocha: (83) 98861.7596 Atelier MM: (83) 3241.4244 Beto Movimento: (83) 98706.6030 | 99108.7373 Bosque dos Sonhos: (83) 99864.5073 Casa Provençal: (83) 98607.7030 | 99604.9641 Casa Mágica: (83) 98628.7060 Check List Cerimonial: (83) 98836.9875 Cristallo Bianco: (83) 98640.6207 | 98804.4922 | 3034.2516 Cristiane Lima: (83) 98822.8390 | 99696.3531 DJ Claudinho Santa Cruz: (83) 98739.3598 Érika Gurgel: (83) 98753.3933 Êxito Projeções e Eventos: (83) 3247.2552 Fábio Festas: (83) 3241.5003 Fillip Miranda: (83) 3042.0889 Floricultura Edelweiss: (83) 99103.9639 Glamour Noivas: (83) 3247.2669 Quintal Mágico: (83) 3247.5652 H2: (83) 98649.0621 | 98649.0622 Interativa: (83) 98700.2623 | 98610.9522 Jéssica Gambarra: (83) 99144.8632 Kiara Eventos: (83) 98831.7578 Licca Kids: (83) 99154.1114 Maison Royale: (83) 98822.8394 Maria Ângela (Bem Casados): 98722.2012 Maria Helena Moura: (83) 3224.0051 Marriage Recepções: (83) 3244.0278 Marx Rodrigues: (83) 98701.1105 Mix Coquetéis: (83) 98808.3640 | 99672.5555 Norbertson Oliveira: (83) 3243.3024 OnTime Cabine Fotográfica: (83) 98873.5283 | (81) 98336.0115 Pequeninos: (83) 99829.4555 Produz Eventos: (83) 98731.6182 Pula Pirula: (83) 3506.8115 | 98731.4080 Ramon Schanyder: (83) 99956.8010 Ronnie Astral Drinks: (83) 98800.0483 Ricardo Gomes: (83) 98667.3846 Sandro Vídeo: (83) 98823.2800 Sonata: (83) 8815.4984 | 99926.4984 Sonho Meu: (83) 99362.8820 Sheyla Lucena (83) 98155.7139 Sueli Almeida: (83) 98833.7703 Technology Eventos: (83) 98185.6959 Toc Mix: (83) 3023.277 Tudo Para Casamento: (83) 98884.9993 Velho Johnson: (83) 98660.2745 Caçadores de Fantasia : (83) 99601.9536

FITNESS

Alex Artur: (83) 98716.6099 Carla Freire: (83) 98730.8346 Daphne Vieira: (83) 99672.1419 Dayse Costa Urtiga (Starfisio Pilates e Fisioterapia Estética) Rua Juiz Amaro Bezerra, 352, Cabo Branco (83) 3566.4600 | 3226.2704 Elite Force: (83) 3031.9267 Elton Lopes e Márcio Quirino: (83) 3506.3775 Fit 4: (83) 3508.5400 Geovânia Menezes: (83) 3244.7425 ReFit: (83) 99907.1452


FOTOGRAFIA

Ângela Queiroz: (83) 98640.5131 Art & Vídeo: (83) 3222.6506 Bernardo Leite: (83) 99865.5155 Dalva Rocha: (83) 3221.1031 Deivid Ribeiro: (83) 98734.6683 DVD Studio: (83) 3243.3024 Edir Fotografia: (83) 3225.2603 | 98833.0316 Estúdio 3 Cliques: (83) 3031.1132 Fábio Soares: (83) 3042.0626 | 98899.1982 Fernando Bronzeado: (83) 3226.8934 Getúlio Lucena: (83) 98690.0819 | 4141.3996 Gil Monteiro: (83) 3034.4393 | 98770.6404 Igor Melo: (83) 98759.2002 Ismael Farias: (83) 99869.2126 Ismael Pessoa: (83) 98894.4959 Jamylle Rodrigues: (83) 98847.7880 Johnny Araújo: (83) 98710.4271 Josivaldo Bezerra: (83) 98700.9997 Júlio Marinho: (83) 98830.3543 C.kbeça: (83) 98824.9727 Kadu Martins: (83) 98887.2957 Kate Joanne: (83) 98876.6761 Lucas Freitas: (83) 99900.6088 MAC Formaturas: (83) 98615.5540 Marcelo César: (83) 99869.5462 Marcello Vasconcelos: (83) 98856.9780 Márcio Alves: (83) 98822.0014 Márcio Lacerda: (83) 98897.3914 Márcio Monteiro: (83) 98842.2140 Michael Souza: (83) 98861.6840 Osmar Santos: (83) 98743.4159 Photo A2: (83) 98809.2424 Roberto Marcelo: (83) 98812.6544 Ronny Nascimento: (83) 98627.7209 Roseane Fialho: (83) 3246.9165 Saulo Di Tarso: (83) 98839.5637 Wal Cavalcante: (83) 3224.5011 WD Studio: (83) 3578.8789 Wellington Jan: (83) 98731.8361

GASTRONOMIA

A Lasanha: (83) 3508.1001 | 3508.1000 Art Doces - Jussirene Cabral: (83) 98806.4680 | 3231.6748 B&A Bebidas: (83) 3208.6150 Boutique Saudável: (83) 3024.7020 Casa do Peixe/Litoral Pescados (83) 3245.4027 | www.casadopeixejp.com.br China Taiwan: (83) 3268.1582 DG Gourmet: (83) 3226.1496 | 98870.8318 DU Bistrô: (83) 99656.5550 Escritório Café: (83) 99351.1000 Filetto: (83) 3185.6555 Jampa Nice: (83) 3034.8267 Manaçaí: (83) 3219.5300 | 3578.3287 Marítimos: (83) 3226.6050 Panificadora Divina Misericórdia (83) 3031.1020 | 3247.1993 Sublime Torrão: (83) 3024.4382 Terraço Aspargos: (83) 3566.3622 The W: (83) 98808.0907 Videira: (83) 3508.6081 Yokay Temakeria: (83) 3034.7106

JOVENS DE TALENTO

Cristianne Lauritzen - Cabeleireira: (83) 99612.2287 Elson Tadeu - Cirurgião Dentista: (83) 3576.7019 | 99614.6447 | 99195.4528 Ially Venny - Odontóloga: (83) 98647.5970 | 99946.9312 Janny Keilla - Maquiadora: (83) 99928.0282 Leda Pessoa - Fisioterapeuta: (83) 99634.3588 Murillo Marra - Empresário: (83) 98101.2658 Rafaela Medeiros - Advogada: (83) 99630.1213 Raíssa Pinheiro - Médica: (83) 98841.1376

MAKE-HAIR

Anairana Make Up: (83) 98740.6982 | Mangabeira Shopping: 3565.8265 | Shopping Sul: 3235.8671 | Manaíra Shopping: 2106.6171 Barbearia Sr. João: (83) 3566.7887 | 99678.0005 Bella Beauty: (83) 3565.8233 Bem Star: (83) 3247-6641 | 99102.5005 Carolina Rocha Make Hair (83) 99956.8234 | 98754.4456 Equipe A: (83) 3031.9992 Danilo Toscano: (11) 99166.6878 El Señor: (83) 3508.5800 | 99827.1286 G Amarante: (83) 3576.8821 | 98872.9273 Giulianna Oliter: (83) 99623.4094 Janeide Cabeleireiras: João Pessoa: (83) 3246.4750 Campina Grande: (83) 3341.4790 Kátia Freire: (83) 3246.2816 | 98845.5100 Léo Ribeiro: (83) 98211.4050 | Instagram: @leoribeirocabelos Maison João Paulo Targino: (83) 3246.2816 Marcelo Roballo: (83) 3226.4937| 98801.8247 Parada Obrigatória: (83) 3024.1355 Priscylla Mendes: (83) 98729.7110 | Av. João Maurício, 315, sala 9 - Manaíra Rosângela Queiroga: (83) 3245.8695 Seu Bigode: (83) 98828.3009 (Whatsapp) Silvana Badiru: (83) 3224.1423 Studio R: (83) 3226.2989 Top Brasil: (83) 3242.3615

MODA

Amália Pinheiro Acessórios: (83) 99961.2323 | 3506.9714 Belle Bijou: (83) 3048.1188 Bio Extratus: (83) 3231.5209 Camarim: Av. Flávio Ribeiro Coutinho, 18, Manaíra | (83) 3246.9177 Carmen Steffens: (83) 2106.6242 Chica Fulô: (83) 3243.1281 | 98856.9203 Coloré: (83) 3035.0094 Corbeluxe: (83) 3048.1006 Espaço Premium: (83) 3244.7989 Fazel: (83) 3247.9220 Hipyliki: (83) 3228.3313 Idarrô: (83) 99926.0357 | 98165.1960 Jorge Bischoff: (83) 3048.1026 Jumel: (83) 3576.1333 Kana Kaiana: (83) 3508.5528 Le Forme Moda Fitness & Praia: (83) 98613.1429 | 3236.5237 Maison Kaline: (83) 3023.7869 Maison Raphaela Uchôa: (83) 3031.1558 | 99954.0452 (Whatsapp) Maison T - Taglia Paixão: (83) 99802.6312 Maria Filó: (83)2106.6002 Mila Flor: (83) 3034-6430 Mira Menezes: (83) 99922.9014 | 98864.9718 Oculum: (83) 2106.6490 Ótica Victory: (83) 3225.4778 Óticas Orange: (83) 99834.3477 Óticas Laís: (83) 99679.6000 | 3565.8401 Outlet Jeans: (83) 3021.4299 Outlet Lingerie: (83) 3506.6292 Ronaldo Joias: (83) 3246.7410 Sonho dos Pés: (83) 99108.9335 Trappo Shopping Sebrae: (83) 3224.3498 Shopping Sul: (83) 3235.4181 Shopping Tambiá: (83) 3214.4201 Villa Charme: (83) 3034.3015 Ziul Acessórios: (83) 3576.2805

SAÚDE

Ana Cristina Ramos: (83) 3209.8000 | 99106.7474 André Luiz Siqueira: Bairro dos Estados - (83) 3244.1452 | Aeroclube - 3578.3000

Andrier Farias: (83) 3578.3000 | 3244.6317 | 3244.6537 | 3506.2914 Adriano Sérgio - SOS Otorrino: (83) 3247.6465 | www.sosotorrino.com.br Anibal Luna: (83) 3246.9026 | 99954.9954 Associação Brasileira de Odontologia (ABO) (83) 3224.7100 Charlles Lucena - Clínica Psiq (83) 3226.1819 Dácio e Fernanda Gonçalves Avenida Senador Ruy Carneiro, 33, Sala 312 Miramar - (83) 3225.8834 | 98853.4365 Diana Martins: (83) 3245-8983 | Av. Euzely Fabrício de Souza, 445 - Manaíra Dicas da Cegonha - Marcela Lorenzo: (83) 99156.3085 Diogo Barreto: (83) 3225.5675 | 99154.1353 Erickson Moura: (83) 98113.0855 | 99103.5195 Fabiano Brandão: (83) 99185.0561 | 4104.0055 Herta Kherle: (83) 98852.0900 Hospital Padre Zé: (83) 3241.8445 Icaro Jasub e José Anselmo (Solena Odontologia): (83) 3045.6590 Ilana Suassuna: (83) 3246.9026 | 98815.9671 Inovare Odonto: (83) 3224.0780 Interdental (Juliana Dias, Ana Helena e Gustavo Lacerda): Av. Piauí, 57 - Bairro dos Estados | (83) 3244.3550 Jailson Ferreira - ITC Vertebral: (83) 3043.3352 | (83) 3031.5866 | www.itcvertebral.com.br Juliana Arcela: (83) 98212.5054 | Estimulare Espaço Terapêutico - Ecomedical - Sala 609 Liana Leal - Fisioclinic (83) 3247.6355 | 3247.6355 Luis Veras: (83) 98777.5643 | 3255.0895 | Ecomedical - Sala 909 Márcia Fonseca: (83) 3566.8668 | Ecomedical Sala 803 | www.dramarciafonseca.com.br Map One: (83) 3244.1777 Neoser - Psicologia Integrada: (83) 3576.0174 | Ecomedical - Sala 503 Odontogrupo: (83) 3246.9026 | 99922.0546 Matheus Jardelino (83) 98836.3317 | 3042.1654 Médicas Veterinárias: (83) 99844.9977 | 99802.5278 Policlínica das Praias: (83) 99983.8988 Redepharma: (83) 3245-8700 Ricardo Ribeiro Cruz Centro GastroBariatrico da Paraíba (83) 3185.7001 | 3185.7002 | 99390.2473 | Rodrigo Oliveira: (83) 99652.1187 | 98872.9847 SOS Otorrino (83) 3247.6465 | www.sosotorrino.com.br Talvane Sobreira Rua: José Florentino Júnior, 157, Tambauzinho - (83) 3221.1926 talvane@talvanesobreira.com talvanesobreira.blogspot.com Trend Pilates: (83) 98653.6963 Thiago Lins Oncovida: (83) 2107.2223 UP Odontologia Especializada: Bessa - (83) 3507.2008 | Mangabeira - (83) 3191.0876 | Santa Rita - 3033.3326 | Sapé - (83) 3283.2702 Victor Perrusi: (83) 99931-0029 www.victorperrusi.com

STYLIST/PRODUÇÃO DE MODA Cimar Filho: (83) 99857.2310 Ton Pereira: 98897.3904 Priscilla Pontes: (83) 99909.8764 | Instagram: @papoleve Victor Borges: (83) 99860.1384


Ensino

fundamental

Educação

Infantil

berçário

Dos Primeiros aos grandes passos TEMPO INTEGRAL

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM INGLÊS

Matrículas abertas Deixe para o seu filho uma experiência que vai mudar a sua vida PRIMESCOOL.COM.BR |

3508.6988

RUA ADÁLIA SUASSUNA BARRETO, 110, PEDRO GONDIM

SISTEMA DE EDUCAÇÃO

Edição 83